Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pellegrini culpa Guardiola pelo falhanço na PL; Chelsea bisa na Youth League

Pela qualidade de jogo e enorme superioridade individual em relação à concorrência surpreende que os Citizens não tenham conquistado esta Premier League, até com alguma facilidade.
O treinador do Manchester City, Manuel Pellegrini, apontou o anúncio da contratação de Pep Guardiola para a próxima época como responsável pelas derrotas na Liga que impediram os ‘citizens’ de estarem na luta pelo título. “Por diversas razões, perdemos encontros importantes em fevereiro. No início desse mês, anunciou-se a minha saída e a contratação de outro técnico. Isso afetou os futebolistas e, para mim, as duas derrotas que aí sofremos impedem-nos agora de estar na discussão pelo título“, lamentou Pellegrini, à Sky Sports, valorando o papel dos desaires de início de fevereiro, diante dos dois primeiros classificados, Leicester City (3-1) e Tottenham (2-1), e reconhecendo que, apesar de ainda faltarem algumas jornadas, a sua equipa já não tem hipóteses de alcançar o Leicester.


Os Blues consolidam o estatuto de melhor formação da Europa apesar de este elenco não ter metade da qualidade do que venceu a prova o ano passado, o que por um lado também coloca em causa o trabalho dos adversários – O Chelsea voltou a vencer a Youth League ao bater o PSG na final, por 2-1. Depois do título em 2015 os Blues fazem o bis na competição e passam a ser o clube com mais títulos na Liga dos Campeões para juniores (o Barcelona tinha vencido na estreia, em 2014). Tomori inaugurou o marcador logo aos 10 minutos mas passado 1 minuto cometeu um penalti que podia ter permitido ao PSG empatar, no entanto Jean-Kévin Augustin viu Collins negar-lhe o 1-1. A partida desenrolou sem grande interesse até ao intervalo, mas no 2.º tempo foi animada. Os parisienses carregaram, tiveram várias oportunidades e conseguiram chegar mesmo ao empate, com um belo golo de Meïté, mas passado 3 minutos Palmer voltou a colocar o Chelsea na frente. Ainda faltavam jogar 29 minutos, o PSG voltou a ter mais uma mão cheia de oportunidades, algumas delas flagrantes, mas o resultado não se alterou. Em suma fica a ideia que o PSG, pelo que fez na final, principalmente na 2.ª parte, e até ao longo do torneio, tinha a equipa mais forte, mas foi o Chelsea, que até chegou a esta fase com alguma facilidade, a voltar a sorrir. A nível individual, Abraham, Colkett, Ainda e Palmer foram as principais referências dos Blues, apesar de, principalmente em termos ofensivos, estarem longe do que Brown, Solanke, Musonda e Boga apresentaram o ano passado. No meio campo também não houve um Loftus-Cheek nem um Christensen na defesa. No PSG, Meite (que já é de 1996) e o suplente Ikone foram os destaques na final, mas houve pouco Edouard e Jean-Kévin Augustin (o único jogador presente na final que já tinha marcado como sénior).

0 Comentários

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 18, 2016 at 5:05 pm

    Gosto de Pellegrini.

    É um treinador competente, com bons trabalhos em todas as equipas por onde passou e com um ideia de jogo positiva.

    Contudo, falta-lhe aquela "atitude" que separa os génios como Guardiola, Mourinho, Simeone ou Klopp, dos muito bons.

    Mas quanto à afirmação em si, nem era preciso faze-la para se perceber isso mesmo.

    De facto, o timing do anúncio da chegada de Guardiola foi um erro tremendo por parte dos responsáveis do City e isso afectou toda a época podendo inclusivé custar alguns títulos.

    • Carlos
      Posted Abril 18, 2016 at 7:49 pm

      As duas derrotas que ele falou foi com Leicester e Tottenham, algo que esta epoca é perfeitamente normal, visto que o Tottenham é de longe a equipa que melhor futebol pratica esta epoca na premier league e o Leicester está a fazer a época de sonho, qual a desculpa para os outros pontos perdidos antes de Guardiola ser anunciado? Qual a desculpa da epoca passada? Qual a desculpa para em 3 anos de trabalho no clube inglês o futebol coletivo ser sempre mediano(por vezes até banal) e viver das individualidades? É muito fácil culpar os outros.

  • Paris 1970
    Posted Abril 18, 2016 at 5:05 pm

    Estou muito orgulhoso dos nossos jovens, deram tudo o que tinham para conquistar o troféu mas infelizmente não conseguimos. Foi pena o penalty falhado, se calhar se tivesse entrado podiamos ter ganho. Espero que alguns destes jovens comecem a ganhar espaço na equipa principal. Estão realmente de parabéns, fizeram bem melhor do que a equipa principal. Agora é torcer para que a nossa equipa feminina conquiste a Champions! Para quem não sabe já estamos nas meias contra o Lyon.
    ICI C'EST PARIS!

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:41 pm

      Estou curioso como ando a ver alguns comentários seus aqui sempre num excelente português se é frances e vive em Portugal ou o que?

      Pedro Rato

    • Paris 1970
      Posted Abril 18, 2016 at 5:51 pm

      Eu sou português, nasci em Portugal e vivo em Portugal mas infelizmente a minha cidade não tem nenhum clube profissional e como tal apoio o PSG porque é o clube da cidade onde tenho a minha família (alguns naturais de lá e adeptos "doentes" pelo PSG)

    • Diogo Faria
      Posted Abril 18, 2016 at 7:13 pm

      Excelente justificação. Se te sentes assim sempre que vês o PSG e não o sentes por mais nenhum clube, então sem duvida que o PSG é o teu clube. Ser francês, português, etc, não interessa para nada. O futebol e o sentimento não têm lógica.

    • Paris 1970
      Posted Abril 18, 2016 at 9:20 pm

      Há muita gente que critica por não ser um clube português, outros dizem que é por terem grandes jogadores mas o facto de ter sido comprado por um milionário é uma coincidência, já era do PSG antes. E sim, só sou mesmo do PSG, mais nenhum clube

  • Alfredo
    Posted Abril 18, 2016 at 5:06 pm

    Certo que existe desmotivação quando sabemos que vamos ser substituidos, mas um bom profissional não se deixa afetar e cumpre o seu trabalho com honra até ao fim..

  • Kafka I
    Posted Abril 18, 2016 at 5:14 pm

    Há sempre 2 formas de abordar a questão

    Os jogadores do Bayern na época 2012/2013 souberem em Dezembro que o Heynckes ia embora e que seria substituído pelo Guardiola, e o que aconteceu depois?

    Bem continuaram na deles e foram 6 meses de um autêntico vendaval de futebol, onde esmagaram literalmente tudo o que lhes apareceu à frente e terminaram a ganhar tudo, portanto em nada lhes afectou saberem em Dezembro que o treinador ia ser substituido 6 meses depois

    Portanto visto deste prisma, pode-se dizer que os jogadores do City não têm a força mental e o profissionalismo que aquela equipa do Bayern tinha? talvez seja uma afirmação excessiva da minha parte

    Agora o que é certo, é que um profissional cumpre com o seu trabalho até ao fim, dá tudo até ao ultimo dia que tem a receber salário e que eu saiba o City não deixou de pagar aos seus funcionários (jogadores), apenas lhes disse que dentro de 6 meses iriam ter um novo chefe…

    • Soul Of The Game
      Posted Abril 18, 2016 at 5:38 pm

      Saudações,

      Concordo contigo quanto ao profissionalismo dos jogadores.

      Corrige-me se estiver enganado, mas na altura o Heynckes ia para a reforma. Nesse caso não houve carga anímica negativa. Ou seja, do meu ponto de vista, pesa mais negativamente, o grupo de trabalho saber que o treinador vai ser substituído por razões "desportivas" do que por razões "profissionais" vá.

      Acho que o Pellegrini é dos treinadores menos reconhecidos dos últimos tempos. Já no Real foi substituído pelo Mourinho. Não que esteja a comparar o nível dos dois, mas igualmente a meio desta época, soube que ia ser substituído pelo Guardiola. De uma forma global, acho que fez dois excelentes trabalhados dadas as circunstâncias.

      Cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:50 pm

      3, 4 ou mesmo 5 lugar é excelente numa premier league de Leicester campeao, com o orçamento gigantesco do city?

      Discordo.

      Fausto

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:50 pm

      Saudações benfiquistas Kafka.
      Subscrevo inteiramente.
      Gosto de ler os teus comentários, tens sempre uma opinião bem fundamentada, os meus parabéns.
      Já agora, alguma vez pensaste em escrever um texto aqui para o VM (visão do leitor)? Ou o facto de às vezes seres pouco isento (se é que tens noção disso claro) não te motiva a escrever pois serás altamente criticado (se já o és nos comentários imagina num texto).

      Shevchenko

    • ACT7
      Posted Abril 18, 2016 at 5:56 pm

      Kafka achas que uma das coisas que terá a ver com a maneira de ser dos Alemães? Sendo eles um povo muito profissional comparando com o o plantel do City que conta com muitos jogadores espanhóis e argentinos, achas que isto terá algo a ver?

    • RREB
      Posted Abril 18, 2016 at 5:58 pm

      Concordo com o mouth. Saberem que era a última época até lhes deu mais alento para ele sair em grande

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:59 pm

      O Pellegrini também "aproveitou" a deixa para se defender dos fracassos como é óbvio, ninguém sabe se não tivesse sido anunciado o espanhol se o City estaria melhor ou pior, são muitos ses, o Chelsea também perdeu os dois jogos depois de anunciarem Conte.

      Mário

    • Carlos
      Posted Abril 18, 2016 at 7:58 pm

      Gostava de saber qual a desculpa do Pellegrini para antes de Guardiola ser anunciado o City ter 5 empates e 5 derrotas em 22 jogos. Qual a desculpa para na epoca passada ter ficado a 8 pontos do 1º lugar. Qual a desculpa para há 2 anos só ter ganho o campeonato graças à ajuda do Chelsea ter ido ganhar a Liverpool a 2 jornadas do fim(mas ao menos aí aproveitou, tem mérito, até porque conseguiu muitos pontos). Qual a desculpa para o futebol mediano que o City praticou nestes 3 anos ao seu comando(por vezes até banal), vivendo das suas individualidades. Na champions não critico porque teve sempre grupos complicados e depois calhava-lhes o Barcelona, por isso é normal serem eliminados, e este ano esteve bem(e ainda pode ficar melhor), mas além de já não gostar dele como treinador(acho os seus processos de jogo medianos), isto de vir culpar os outros em vez de admitir que tem culpas próprias é ridiculo.

  • Octavio
    Posted Abril 18, 2016 at 5:21 pm

    Deixa lá Pellegrini, foste o 1º. Daqui a 1 ano Wenger, Mourinho e Klopp estarão a usar a mesma desculpa: "perdemos a Liga por culpa do Guardiola".

    É que isso é a história da vida dele, fazer os adversários perderem as Ligas que disputam com ele.

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:27 pm

      Um pouco menos de arrogância e um pouco mais de humildade são serios objectivos que o senhor devia tentar cumprir.
      Até agora esteve em campeonatos com 2 candidatos ao titulo, em inglaterra no entanto…

      Manuel

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:33 pm

      Acho que nem a mulher de Guardiola gosta tanto dele mas vamos pelo menos tentar ser racionais, não Octavio?

      Rodrigo Silva

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:37 pm

      Sim, porque Guardiola anda nisto há mais de 20 anos e passou por equipas como a melhor de Espanha e a melhor da Alemanha. Difícil era fazer pior.
      Já agora Octavio, o Heynckes conseguiu ganhar a Champions com o Bayern. O Guardiola ainda não e não me parece que seja esta época. No ano passado estavam muito mais fortes.

      Ricardo Pinto

    • Anónimo
      Posted Abril 18, 2016 at 5:39 pm

      Estou confuso. O Guardiola não perdeu uma liga de espanha para o Mourinho?

      Tiago Afonso

    • Octavio
      Posted Abril 18, 2016 at 6:00 pm

      Manuel,
      Tem razão, em Inglaterra há tantos candidatos ao título que este ano nenhum deles vai ser campeão.

      Rodrigo,
      Racionais? Creio que em 7 épocas, Guardiola só não venceu o campeonato em 1. Acho que estou a ser racional ao dizer que há grande probabilidade de ele vencer, ou não?

      Ricardo,
      "Difícil era fazer pior". Bem, é ver as campanhas de Tata Martino e o que Luís Enrique está prestes a "alcançar"… Já na Alemanha, esse mesmo Heynckes, conseguiu ficar em 2º atrás do Dortmund, perdendo a final da Taça por 5-2, para esse mesmo Dortmund. E o Van Gaal antes dele também se fartou de vencer Ligas seguidas pelo Bayern…
      E sabe quando é que foi a última vez que o Bayern venceu 3 Ligas seguidas? Há quase 20 anos! E, pela 1ª vez, vai vencer 4 seguidas. Mas isso qualquer um fazia…
      E diga-me um treinador que foi sempre às meias-finais da Champions (em 7 épocas e com 2 finais ganhas). "Qualquer um fazia…"

      Tiago,
      perdeu sim. E o Mourinho até para o Tito perdeu, e quando este já lutava contra uma doença maldita.

    • diogoribeiro
      Posted Abril 18, 2016 at 7:09 pm

      Tendo em conta as equipas que teve e a concorrência, 6 de 7 campeonatos não é nada assim tão especial. É muito bom, mas não é nada do outro mundo.

    • Pedro Barata
      Posted Abril 18, 2016 at 7:58 pm

      Mas quando é que as pessoas percebem que ele teve "as equipas que teve" porque era ele a treiná-las? Ou acham que se fossem vocês para o banco também se ganhava tudo, por obra e graça de espírito Santo?

    • Carlos
      Posted Abril 18, 2016 at 8:01 pm

      Os pontos que o Dortmund tem esta época à 30º jornada, dava para ser líder em 47 dos últimos 52 campeonatos da Alemanha, mas claro, a concorrência é fraca…

    • Octavio
      Posted Abril 18, 2016 at 8:05 pm

      Pedro Barata,

      esquece, não vale a pena. Eu agora já percebi. Todos os outros que passaram pelo Barcelona e Bayern e não ganharam o que Guardiola ganhou (e no tempo que foi) é que são magnânimos e quase deuses, pois podiam ter vencido o que Guardiola venceu mas não quiseram. Era demasiado fácil. É bom saber que ainda há pessoas assim.

    • Kafka I
      Posted Abril 18, 2016 at 10:41 pm

      Pedro Barata e Octavio

      Totalmente de acordo

  • André Dias
    Posted Abril 18, 2016 at 5:24 pm

    Neste caso parece-me mais culpa de Pellegrini do que dos jogadores. Quando o Bayern anunciou Guardiola, Heynckes ganhou tudo e retirou-se em grande.

    No caso do City, parece-me é que Pellegrini perdeu a motivação para orientar a equipa até ao final da época. Os jogadores são profissionais e querem sempre ganhar títulos, não deixariam de jogar bem só por saberem que iam trocar de treinador no final da época.

  • Nuno R
    Posted Abril 18, 2016 at 5:29 pm

    O timing é o que teria que ser para assegurar o Guardiola. Mesmo que não fosse oficial, as pessoas falam, as coisas sabem-se.
    Claro que, por exemplo, o Yaya deve passado por uma Neura…
    Pior que "contratar" um treinador, são as listas de reforços e dispensas. Ate prova em contrário, o Guardiola devia "contar" com os jogadores todos do actual plantel, com a premissa de que com ele jogariam o dobro.

  • Alexandre Crespo
    Posted Abril 18, 2016 at 5:59 pm

    Resumir a fraca prestação do man city na pl com esta desculpa é intelectualmente desonesto.. Eu pelo menos não vi essa falada qualidade de jogo na temporada do city e a nível defensivo é uma equipa muito fraca em muitos lances nem fazer uma linha defensiva sabem

  • Larsen Nazare Boaventura
    Posted Abril 18, 2016 at 6:10 pm

    De facto com os avisos antecipados de saidas há desmotivação dos jogadores…
    Fernando, Mangala, Yaya, Zabaleta, Kompany e companhia… Muitos vão sair… E esse anuncio veio desmotivar a alguns inseguros nesta fase da epoca mais depois da exibição frente ao PSG o presidente vai vetar algumas possiveis saidas…

  • Pedritxo
    Posted Abril 18, 2016 at 6:34 pm

    Eu junto os comentarios do Flavio Trindade e do Kafka, que sao o comentario perfeito para este post, Pelegrini falta algo para chegar aos genios e os jogadores do City nao tem força mental nenhuma.

Deixa um comentário