Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O central do futuro que tenta contrariar a história recente do FC Porto

Diogo Queirós é, hoje por hoje, um dos projectos mais cativantes na formação em Portugal. O defesa central, de 17 anos, com um trajecto deste tenra idade ligado ao FC Porto – começou no Leixões, mas rapidamente chamou a atenção dos responsáveis dos Dragões – tem se afirmado progressivamente como um dos pilares do clube, desde os iniciados, passando pelo habitual empréstimo à equipa sub-17 do Padroense, até à precoce titularidade nos júniores (não esquecer o seu estatuto de juvenil de 2.º ano). Esta caminhada, quase sempre marcada pelo envergar da braçadeira de capitão, estende-se às selecções nacionais, onde é presença assídua desde os sub-15 e, nesta temporada, à selecção sub-17 onde o seu contributo foi determinante no apuramento para o europeu da categoria (titular em todas as partidas, à excepção da última frente à Croácia onde o apuramento já estava garantido).
Dentro do campo rapidamente nos apercebemos da sua presença, marcada por um estilo que nos faz viajar para uma escola de centrais a que o Porto nos habituou, embora nos últimos anos de forma menos prolífica. Elegante, com uma qualidade técnica invulgar em Portugal na sua posição e a basear grande parte do seu jogo na antecipação, o jovem central raramente recorre à falta e insiste numa saída limpa em grande parte dos lances, algo que, por vezes, transparece falta de agressividade. No outro lado da questão, o internacional sub-17 denota alguma dificuldade no deslocamento e agilidade – características inatas e, por consequência, dificilmente aprimoradas -, assim como na forma como disputa lances pelo ar (algo também inerente à idade).
A longo prazo, o jogador beneficiará certamente de uma subida precoce à equipa B Portista, onde poderá encontrar outros estímulos ao seu jogo (Bloco baixo que é inexistente em 2/3 da época no plantel sub-19; Executantes mais rápidos e agressivos sobre a bola) que proporcionem um acelerar do seu crescimento. Sobre o jovem central pairará o insucesso de alguns seus antecessores (Tiago Ferreira, Ricardo Tavares ou Abdoulaye), mas este enquadramento profissional antes da equipa A poderá ser decisivo no seu maturar.

VM Scouting: João Magalhães

30 Comentários

  • Anónimo
    Posted Abril 15, 2016 at 3:56 pm

    Gosto muito deste jogador, será um novo Rúben Neves? O Porto vai precisar de um central a breve prazo, quem sabe o miúdo não aparece..

    Luís

    • Vital Moreira
      Posted Abril 15, 2016 at 11:18 pm

      Na próxima época tem que jogar pela equipa B e fazer a Youth League com os júniores.

      Ser uma estrela na formação não tem nada a ver com ser jogador nos séniores, é completamente diferente. Ainda por cima na posição de central, tem que fazer o seu trajecto sustentadamente.

    • Afonso Teixeira
      Posted Abril 15, 2016 at 11:21 pm

      Com 17 anos ainda dá para fazer trabalho para melhorar agilidade e mobilidade. O miúdo é bom mas ainda tem muitos degraus para subir.

  • Anónimo
    Posted Abril 15, 2016 at 3:58 pm

    Boa tarde,

    Bom post, a identificar bem as lacunas intrínsecas do jogador e que não se melhoram. Ainda assim acho que é um líder e se o Porto o tratar bem, está um jogador para outros voos.

    Canelas_SD_1986

  • RR
    Posted Abril 15, 2016 at 4:15 pm

    O Porto sempre teve tradição de formar bons centrais, apesar de não conheço o jogador.

  • Anónimo
    Posted Abril 15, 2016 at 4:22 pm

    Com a sua idade Rúben Neves deu o salto para a primeira equipa do Porto. Tendo em conta a posição será dificil tal voltar a suceder, mas é bem provavel que seja incluido no plantel B, saltando o escalão de juniores.

    Gertrudes

    • Anónimo
      Posted Abril 15, 2016 at 4:24 pm

      Não, o Rúben Neves saltou no 1.º ano de júnior, ou seja, quando a época 2016/2017 começar, isto depois do europeu sub17 que o Diogo também irá disputar, curiosamente também com o estatuto de capitão.

      Vaqueiro

  • Carlos Azevedo
    Posted Abril 15, 2016 at 4:23 pm

    Gosto muito deste tipo de post, muito prazer em ler e depois ver que corresponde ao jogador. Felizmente conheço o Diogo há 5 anos e diria que não escreveria melhor algo sobre ele, faço votos de sucesso ao blog e ao jogador, que é uma pessoa extraordinária e merece sucesso pela sua aplicação diária.

  • Gonçalves
    Posted Abril 15, 2016 at 4:25 pm

    Daqui a 5 anos a dupla de centrais da selecção vai ser o Diogo Queirós e o Rúben Dias.

    • Drillex
      Posted Abril 15, 2016 at 6:01 pm

      Sim, e o Iturbe vai ser o melhor do mundo, o Adu vai ser o novo Pele e o Labyad vai ser um jogador de top mundial, será que existem pessoas ainda não percebem que o futuro é incerto?

  • Rodolfo Trindade
    Posted Abril 15, 2016 at 4:28 pm

    Bom post João Magalhães algo a que já estamos habituados.

    O FCP terá de estabilizar primeiro para os jovens entrarem com uma base forte e não sentirem tanto o choque.

    O que eu acho é que virá mais um ano de forte investimento por parte do FCP.

    • The Monster
      Posted Abril 15, 2016 at 5:04 pm

      Ora aí está uma verdade, um clube tendo um bom balneário com referências mais velhas na equipa A é muito mais fácil os jovens despontarem, tivesse o Porto jogadores como tinha antigamente como Jorge Costa ou Paulinho seria muito mais rápida a integração e adaptação a exigências mais altas.

  • H Soares
    Posted Abril 15, 2016 at 4:28 pm

    Longe vão os tempos em que formávamos bons centrais. A equipa b e a equipa de juniores não possuem nenhum jogador que sobressaia no centro da defesa, problema que já se nota desde o inicio da epoca.
    Essa necessidade levou a adaptar-se por várias vezes Chidozie e Tomás a centrais, eles que não o são de raiz. Chidozie saliente-se revelou-se uma adaptação interessante.
    Surge, agora o Diogo, que sendo juvenil, é para mim o melhor central dos juniores, não o considero de todo um fenómeno, mas dentro da concorrência(ou falta dela) que tem, é o que mais se destaca.

  • Anónimo
    Posted Abril 15, 2016 at 4:30 pm

    Para quando um artigo sobre o central Gonçalo Vieira do SCP Juniores? Não achas que tem qualidade para vir a ser um belo jogador?
    Bom artigo!

    Roberto C.

    • João Magalhães
      Posted Abril 15, 2016 at 4:43 pm

      Difícil, queria dizer que a posição de central, em contexto de formação, é talvez a mais difícil de avaliar. Porquê? Porque quando chegam lá cima o seu rendimento estará muito relacionado com o do colectivo – sim, o dos outros jogadores também, mas o central é talvez a posição em que está mais dependente da organização defensiva da equipa, assim como do tipo de treinador que vai encontrar. Repara, jogas 10 anos em cima do adversário, dois terços da época a golear, dois terços da época sem adversários que te criem problemas, sem que te obriguem a ir aos limites e, mais tarde, quando atinges uma equipa B ou A tens o dobro dos problemas e um tempo para pensar e executar muito menor. Tens que estar sempre a ajustar em função da bola e do adversário, coisa que aqui podes nem fazer que mesmo assim vais ter sucesso nas tuas acções. Daí que tipos como o Roderick, Tiago Ferreira, João Nunes, Ricardo Tavares e muitos outros que prometiam, não corresponderam. Ou por razões diferentes no Sporting, tinhas Dier, Ilori, Tobias e Semedo e o jogador com pior rendimento na altura é o que está melhor actualmente na sua posição (Semedo).

      Isto para dizer que, mesmo dentro de 99, considero outro central com muita qualidade, talvez até o que pelas suas características tem mais margem de evolução, apesar de hoje em dia ser um mar de problemas, cometendo muitos erros básicos na posição (Ricculli). Quanto ao Gonçalo, o próprio tem tido problemas para ser titular esta temporada e para a próxima época também não sei como será, já que o Ricciulli e o Conté também poderão contar para a posição. Fora isso, e tendo o estatuto que tem, acredito que seja titular.

    • Nuno Silva
      Posted Abril 15, 2016 at 7:15 pm

      O Roderick não correspondeu porque foi o bode expiatório do ajoelhamento do JJ no Dragão, senão estaria no plantel do Benfica à frente do Lindelof.

    • Anónimo
      Posted Abril 16, 2016 at 2:16 am

      Concordo, no entanto gostaria de saber a sua opinião sobre o Gonçalo, visto que aprecio as suas analises.
      Roberto C.

    • Hugo Moura
      Posted Abril 16, 2016 at 5:53 pm

      João Magalhães, o Diogo Queirós não chegou a passar pelo Padroense. Ele passou dos sub15 direto para os sub17. Tal como este ano aconteceu com Afonso Sousa e Romário Baró.

  • José S.
    Posted Abril 15, 2016 at 4:36 pm

    O porto sempre formou bons centrais, apesar de nestes ultimos anos não se notar isso.
    Desde o B. Alves que o porto não coloca um produto seu na equipa A e mesmo o B. Alves chegou com 17/18 anos ao porto e foi aos soluços…
    Penso que o ultimo mesmo formado no porto foi o Jorge Costa…
    Mas tendo o miúdo ainda muita margem de progressão e se for integrado aos poucos poderá chegar longe. Bem o porto precisa!!
    A aposta na formação tem de ser ainda maior!!

    Cumps

  • João D
    Posted Abril 15, 2016 at 4:37 pm

    A seleção sub-17 é mesmo muito forte. João Filipe, José Gomes, João Virgínia,Quina, Ruben Vinagre, Dalot, Diogo Queirós…

    Há qualidade para pensar no título europeu.

    • coach407
      Posted Abril 15, 2016 at 5:46 pm

      Engraçado será ver quem chegará mais longe entre Diogo Costa e João Virgínia. Qual será o titular? Para já, pelo menos a nível de seleções, Diogo Costa parece levar um avanço (até já foi chamado aos sub-21 sendo ainda juvenil) no entanto Virgínia também está nos juniores do Arsenal onde tem mais concorrência e é o mais novo da equipa o que dificulta a nível de minutos, não é tão utilizado como Diogo Costa. No entanto acredito que esteja a evoluir e de vez em quando lá faz uns jogos e dá troféus ao Arsenal como ainda recentemente quando defendeu 3 penalties na final, sendo que também passaram as meias-finais nas grandes penalidades com ele na baliza.

      Dois excelentes projetos de guarda-redes a juntarem-se a Pedro Silva do Sporting B (ainda júnior). Entre os 3 vamos ver quem chega mais longe sendo que os três estão num bom caminho, em patamares competitivos altos para a idade.

  • Kacal I
    Posted Abril 15, 2016 at 4:57 pm

    Excelente post, mais um do João Magalhães!

    Quanto ao jogador em questão, não acompanho futebol de formação mas já ouvi falar muito e bem deste jovem inclusive aqui, claro, espero que possa subir em breve à equipa B e continuar a sua evolução e maturação, espero que possa ter oportunidades na equipa principal e afirmar-se no futuro, que siga o exemplo dos sucessos que tivemos nesta posição e não dos insucessos, bem precisamos de um novo craque no centro da defesa.

  • The Monster
    Posted Abril 15, 2016 at 4:58 pm

    Gosto deste central, não lhe fazia nada mal saltar já para a equipa B, nem a ele nem a própria equipa B que tal como a A não respira saúde no centro da defesa.
    João Magalhães, para quando um post sobre o Afonso Sousa?

  • Invictus
    Posted Abril 15, 2016 at 4:59 pm

    Boas Joao Magalhaes, muito bom post, sera que o futuro Baia(Diogo Costa)e Diogo Dalot ñ estão ao mesmo nivel que o Diogo Queiros?(embora joguem em posições diferentes..)

    Assim como Moreto Cassama e Rui Pedro que muito bom beneficiar com a equipa B…

    • Invictus
      Posted Abril 15, 2016 at 5:19 pm

      Ja agora como esta ser o desempenho do Leandro Campos no Padroense?

    • João Magalhães
      Posted Abril 15, 2016 at 5:37 pm

      Em teoria, neste momento, o Diogo Costa está a um nível superior ao Queirós, seguido do Dalot. O problema é que o Porto está cheio de guarda-redes: Gudiño, Sá, Casillas, Helton e mais uns emprestados..

      Leandro campos tem feito boa época, tal como o Paulo Moreira e o próprio Miguel Magalhães. Infelizmente a equipa não conseguiu o apuramento para a 3.º fase de campeão nacional, onde na zona norte se qualificaram Porto e Braga sub17.

    • Invictus
      Posted Abril 15, 2016 at 6:25 pm

      Na proxima epoca talvez fiquem Jose Sa,Helton e Diogo Costa como 3 G.R e titular na B…Gudino deve continuar emprestado. Casillas deve seguir para MSL…
      Para mim tem tudo para ser o proximo Baia o Diogo Costa deve assumir dentro de 23 anos a titularidade na baliza do FCP na minha optica.

      Fico contente que o Leandro Campos esteja desenvolver-se como jogador, é muito rapido e agil para Avançado..

  • dca
    Posted Abril 15, 2016 at 6:58 pm

    João Magalhães, não achas que o Porto tem uma boa formação mas mal aproveitada? Rui Pedro, André Silva, Diogo Queirós, Francisco Ramos, Diogo Dalot, Rafa Soares, Verdasca, Moreto Cassama entre outros. Uns ainda são muito novos para dizer que são mal aproveitados, mas parece-me que no Porto há sempre gerações muito interessantes mas depois, pouco ou nada são aproveitadas. Pode ser erro meu mas gostava de ler a tua opinião.

    • João Magalhães
      Posted Abril 15, 2016 at 9:03 pm

      Concordo em parte, mas o Porto sofreu por ter plantéis de grande nível, o que impossibilitou vários jovens de ter destaque na equipa principal. Ainda assim acho que dos 3 grandes é o que recruta pior, deixando fugir muitos da sua área geográfica para Benfica e Sporting. Vamos ver o que faz a alguns dessa lista..

Deixa um comentário