Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O mais difícil já está feito

Escreviam os arouquenses no seu site oficial no final da época passada: “O FC Arouca conseguiu o que muitos duvidavam e achavam como impensável, a manutenção na Liga Zon Sagres. A nossa equipa não só garantiu a manutenção como atingiu a marca de 31 pontos, o que lhe permitiu entrar já na última jornada com a manutenção assegurada, enquanto outras equipas ainda se digladiavam por um lugar no escalão máximo do futebol nacional”. E basicamente o mais complicado para o Arouca está feito, subir à I Liga e conseguir a manutenção. Para esta segunda época no principal escalão no futebol português o objetivo vai ser tentar fazer o mesmo, de modo a que consigam criar uma estabilidade que lhes permita fixarem-se de vez no principal campeonato, ao contrário do que tem acontecido com o rival Beira-Mar. À partida, o clube não deve ter problemas em garantir a manutenção. Já tem uma base bem definida da época passada e com o campeonato este ano alargado a 18 equipas tem mais possibilidades de levar a melhor sobe os clubes com as mesmas aspirações.

Arouca versão 2014-15
Entradas: Nildo Petrolina (Videoton), Lucas Colitto (Defensores de Belgrano), Ulysse Diallo (Ferencvários), Tomas Dabó (Sp. Braga), Artur (Marítimo), Mauro Goicoechea (Otelul Galati), Nelsinho (Portimonense) e Diogo Ramos (Doxa).
Saídas: Lassad, Mika, Roberto, Cássio, Luís Dias, Stéphane, Soares, Ceballos e Cissé.
Objetivo: manutenção.
11 base: Goicoechea, Balliu, Aldekoaotalora, Nuno Coelho, Tinoco, Rui Sampaio, Bruno Amaro, Nildo, Artur, Colitto e Diogo Ramos.
Ponto forte: meio campo. Bruno Amaro fez uma grande época e dá perfeitas garantias num clube desta dimensão; Nildo é um super-reforço (demonstrou ter qualidade aquando da sua passagem por Portugal) e jogadores como Pintassilgo, David Simão (pese embora a falta de intensidade) e Artur também podem ser opções neste setor. Também as laterais estão bem servidas, especialmente a direita com Balliu, uma das surpresas da última época.
Ponto fraco: ataque. Foi uma das lacunas na última época (Lassad desiludiu, Romário foi flop, Roberto, o mais regular, saiu) e nenhum dos reforços para 2014-15 dá garantias de marcar 10/15 golos por época. A baliza também está algo debilitada (Goicoechea e Rui Sacramento estão longe do nível de Cássio) e não seria descabida a contratação de um médio defensivo depois da saída de Soares (Nuno Coelho deve continuar adaptado a central).
Jogador chave: Nildo. Aos 28 anos, vai ser um claro upgrade no meio campo da equipa de Pedro Emanuel, já que tem um pé esquerdo digno de realce e é dono de uma técnica apreciável. Será também importante nas trocas posicionais com os extremos, uma vez que é um jogador muito versátil e com cultura de movimentos (oferecerá mais à equipa do que David Simão).
Previsão: 15º lugar. Artur (poderá atuar na ala direita) e Nildo são até ao momento os grandes reforços do Arouca para atacar a nova época e em contrapartida saíram muitos elementos importantes da equipa do ano passado. Comparando o elenco com o dos rivais que à partida terão o mesmo objetivo, parece credível pensar que a equipa vai escapar à descida de divisão, mas é difícil augurar mais do que isso.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira e Tiago Martins

0 Comentários

  • K14
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:28 pm

    Muito bom post e boa iniciativa sobre realizar estas publicações sobre as equipas de menor nomeada mas que como todas as outras contribuem para a realização da nossa Liga.

    Só uma pergunta, já se fez um post "Porto versão 2014-15" como fizeram para o Sporting e Benfica?

    Cumprimentos.

  • Anónimo
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:31 pm

    Excelente post, continuem a fazer posts destes sobre outras equipas da Liga Zon Sagres, como por exemplo, o Boavista, Penafiel, Belenenses, Moreirense, etc…

    Ricardo

  • Kacal l
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:34 pm

    Excelente post, também é preciso falar sobre os clubes mais modestos e aqui está, os meus Parabéns Fábio e Tiago.

    Também acredito que o Arouca vai assegurar a manutenção, é um clube estável e cumpridor, depois é bem gerido e mantém a base do ano passado (treinador incluído), também é verdade que saíram alguns jogadores importantes como: Cássio, Ceballos e Roberto, o próprio Soares, mas também entraram bons reforços como: Diallo, Dabó, Artur e sobretudo o Nildo Petrolina, ainda devem chegar mais reforços (um PL matador deve mesmo ser a prioridade), portanto estão criadas as condições para mais uma época positiva e tranquila, acredito que vão conseguir alcançar o objectivo e até podem superar os pontos da época passada.

    Bom trabalho. :-)

  • Rodrigo
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:35 pm

    Nao acho que o Arouca tenha para ja uma equipa para ter uma epoca tranquila, ate porque nao aprecio particularmente as equipas do Pedro Emanuel, mas parece-me que, ainda assim, nao esta nas primeiras apontadas a descer de divisao (o 15º lugar parece-me ajustado).

    As chegadas do Nildo e do Artur aumentam bastante a capacidade desta equipa no meio-campo ofensivo, sendo que ainda reside alguma incognita na baliza (veremos se o ex Roma consegue afirmar-se) e na frente de ataque (nenhum dos avançados parece ter capacidade para marcar muitos golos como referiram o Fabio e o Tiago).
    Parece-me que a chegada de um medio defensivo deveria ser prioritaria, enquanto que no meio-campo me parece que o trio Rui Sampaio-Bruno Amaro-David Simao se devera manter, ate porque o Pedro Emanuel nao e um treinador ofensivo.

  • João Dias
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:39 pm

    Arouca, rival do Beira-Mar? Nunca.

    Os arouquenses não tem nem metade da história/ tradição do Beira-Mar.
    Além disso, temos o dobro dos sócios do Arouca.

    • Gabriel Esteves
      Posted Agosto 5, 2014 at 2:54 pm

      Aqui concordo contigo! Sou de Aveiro e sei que o Beira-Mar, apesar de uma situação financeira agravada, tem muitos sócios e muito historial (Duas finais da taça de portugal, uma vencida). No entanto, aprecio muito o trabalho do Arouca, clube pelo qual simpatizo! O maior rival do Beira-Mar é a Associação Académica de Coimbra.

    • Mostarza
      Posted Agosto 5, 2014 at 3:01 pm

      Recordo do Beira-Mar uma equipa com Palatsi, Jorge Neves, Areias, Rui Dolores, Ricardo Sousa, Fary…

    • Mauro Riquicho
      Posted Agosto 5, 2014 at 3:02 pm

      Sim sempre foram rivais, aliás a criação e ascenção do Arouca sempre se deveu a uma tentativa de ir atrás do Beira-Mar, inclusive te-lo ultrapassado.

    • João Dias
      Posted Agosto 5, 2014 at 3:24 pm

      Mauro Riquicho,

      É impossível o Arouca rivalizar com o Beira-Mar.
      Temos uma cidade muito maior, um clube com o dobro dos sócios, com 27 vezes mais participações na I Liga e com muito mais títulos.

      Já houve vários clubes no distrito a tentarem rivalizar connosco: o Feirense, a Oliveirense…

      Nenhum deles conseguiu nem nenhum deles conseguirá.

    • Schmeichel
      Posted Agosto 5, 2014 at 3:28 pm

      Ia escrever isto e já alguém se tinha antecipado. O Arouca olha para o Beira-Mar como um rival, o BM olha para o Arouca como uma equipa de regional que tem um mecenas.

      Para mim o melhor jogador que passou pelo Beira-Mar foi o mágico Adbel-Ghany.

    • João Dias
      Posted Agosto 5, 2014 at 4:07 pm

      Abdel Ghany, capitão da seleção egipcía…
      Espalhou magia nos relvados beiramarenses!!

    • Rodrigo
      Posted Agosto 5, 2014 at 5:00 pm

      Pode ser rival apenas em termos demograficos. Como refere o Joao Dias a historia do Beira-Mar fala por si.

  • Gabriel Esteves
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:39 pm

    Clube da terra dos meus avós e que eu estimo muito! Força Arouca! Força Artur!

  • Mostarza
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:43 pm

    Pedro Emanuel é um técnico underrated. Tem uma Taça de Portugal e o ano passado conseguiu o impensável em Arouca.

    • Zé Couves
      Posted Agosto 5, 2014 at 2:51 pm

      Com o plantel que teve o ano passado, o que conseguiu é tão pouquinho… Treinador miserável

    • Mostarza
      Posted Agosto 5, 2014 at 2:59 pm

      Sim, o expectável seria um apuramento para a Liga dos Campeões. Mas Pintassilgo, Nuno Coelho e Lassad não estiveram ao seu nível…

    • Anónimo
      Posted Agosto 5, 2014 at 3:30 pm

      O FCA tinha jogadores com grande pontencial, basta ver o Baliu e ceballos, formado no Barça, David Simão, formado no SLB , André Claro, formado no FCP, e com grande experiencia, por exemplo Cássio (P.Ferreira), Bruno Amaro (V.Setubal e Nacional), Rui Sampaio (Beira-Mar e Cagliari), Nuno Coelho (Académica, Beira-Mar e Aris) Lassad (Deportivo, Celtic) , etc, etc . . . .Impensável só para quem não consegue ver !!
      Joel M

    • Guilherme Loureiro
      Posted Agosto 5, 2014 at 3:57 pm

      Concordo com o Joel M. O Arouca tinha um excelente plantel para uma equipa que tinha acabado de subir e jogadores de grande nome como o mesmo referiu. Não sou adepto do Pedro Emanuel, mesmo tendo ele ajudado a trazer de volta a Taça de Portugal para Coimbra. A Académica não tinha um futebol assim tão agradável, tal como o Arouca também não tinha, apesar das boas unidades e valores que apresentava. Acabou por também apanhar um Sporting em fase de queda já, que serviu de preparação para a pior época de sempre do clube.
      Assim sendo, acho que não é um treinador desvalorizado. É um treinador, como muitos outros e até acho que muitos jovens treinadores apresentam mais valências que ele.

      Quanto ao Arouca, penso que é bom ter mais equipas do centro na primeira liga, depois do "desapareciemento" de Leiria e Beira-Mar. É bom terem-se mantido, mas o trabalho deve continuar de modo a tornarem regulares na 1ª liga. De facto a grande contratação é mesmo o Artur, do Marítimo mas também Nildo. Ceballos será a grande perda.

      Obrigado e parabéns por estes posts. Acho que são também importantes para nos mantermos informados também das equipas mais pequenas. Propunha o seguinte: Fazerem também algo parecido para a minha Briosa e para todos os outros clubes (sei que já fizeram Sporting, Benfica Boavista e Arouca, salvo algum esquecimento) e no fim fazerem um post geral sobre expectativas de posicionamento na tabela no final da época.

    • João Dias
      Posted Agosto 5, 2014 at 4:28 pm

      Desaparecimento do Beira-Mar?

  • Il Codino
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:44 pm

    Correcção,o Ustaritz não saiu,e na vossa equipa tipo tem o próprio jogador Aldekoaotalora.

    Excelente plantel para a manutenção,penso que precisam de um matador,estiveram interessados no Wilmar Jordan,mas o interesse deve se ter esfumado devido aos valores,e mesmo um central,Rodriguez ex Rio Ave seria uma boa opção.

  • AC
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:44 pm

    Muito bom post.
    A ver se as divergências cronicas com CM Arouca não complicam o planeamento. É super importante a presença de equipas do distrito de Aveiro.

  • Tiago Ferreira
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:48 pm

    Muito bom artigo, que acaba até por funcionar como um guia, uma vez que passamos a pré-época atentos ao reforços dos 3 grandes, e quando o campeonato começa lá somos surpreendidos por este e por aquele jogador, do qual nem tínhamos ouvido falar.
    Se aceitam uma sugestão, apenas acho descabido neste bom trabalho a previsão da qualificação. Acho que não acrescenta qualidade, nem qualquer facto.

    • João Lains
      Posted Agosto 5, 2014 at 4:36 pm

      A previsão foi uma sugestão que eu lhes dei e acho que faz todo o sentido. Para quem não está tão atento são um auxílio muito importante para avaliar a qualidade dos conjuntos, confiando no conhecimento do Fábio e do Tiago. É óbvio que são falíveis, mas é isso que o futebol tem de bom e que nos ajudará no final a destacar as surpresas e as desilusões da temporada. Aposto que se tratasse de um campeonato estrangeiro, não dirias o mesmo. Cabe aos leitores aceitar ou contra argumentar se for caso disso, porque imagino que há quem ta discordar quando se tratar dos três grandes.

    • Tiago Ferreira
      Posted Agosto 6, 2014 at 3:28 pm

      No sentido de destacar as surpresas e as desilusões da época admito que faça sentido. Até porque fica registado o ponto de partida, a previsão, e é a partir daí que podem ser tomadas conclusões.
      Entendo o ponto de vista, e não mancha em nada o grande trabalho.

  • Andre CG
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:48 pm

    Excelente ideia, eu sei que não vão ter metade dos comentários, mas o campeonato não são só três equipas!
    Façam uma do meu Gil Vicente, que me parece que terá vida difícil esta época…

  • Anónimo
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:50 pm

    Um plantel bastante equilibrado, sendo que ainda poderiam investir num guarda-redes e num ponta-de-lança.
    Com esses dois reforços, tendo esta base de jogadores bastante experientes acredito que o Arouca pudesse até tentar chegar à primeira metade da tabela…

    Ricardo

  • André
    Posted Agosto 5, 2014 at 2:59 pm

    Óptimo tópico.
    Penso que os clubes desta dimensão teriam em beneficiar em conseguir excedentes dos clubes grandes.
    Falo de jogadores que já não estejam ao nível das equipas B, mas que também não estejam nas contas para a equipa principal das mesmas. Empréstimos para posições chave em que os ditos clubes grandes suportariam os salários traria benefícios imediatos para a mesma época: mais qualidade para atacar a temporada presente, mais visibilidade na imprensa.
    Outra vantagem poderia ser também criar uma equipa com qualidade suficiente para permitir a entrada dos jovens das próprias equipas, vindos dos juniores ou de empréstimos. Esses jovens iriam ser o futuro do clube, e o assegurar de uma maior folga financeira.
    Os diversos clubes de Portugal têm de criar mais negócios entre eles. Apostar nos jovens e pô-los a jogar ao mais alto nível sempre que possível.
    Esta é a minha opinião.

    • Anónimo
      Posted Agosto 5, 2014 at 4:26 pm

      Isso dos emprestimos é bom até certo ponto porque imaginando que o Arouca tem um jogador emprestado do FCP, este valoriza no Arouca e na epoca seguinte ou vai para outra equipa de maior nivel ou vai para a equipa principal do Porto, ou seja, para o Arouca, apesar de ser bom ter o jogador nesse ano, tem que andar à procura de outro jogador ! Por isso os emprestimos não são assim tão bons, tanto a nivel desportivo como ate economico . . .
      Joel M

  • Anónimo
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:03 pm

    Muito bom o post, so revela a qualidade de conhecimentos sobre as equipas menos faladas da primeira liga. gostava que fizessem um post sobre as possibilidades do penafiel na primeira liga.
    ass: nunes

  • Anónimo
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:08 pm

    O Arouca tem um plantel muito equilibrado e experiente !! Faltando apenas um PL goleador e um MDf, visto que Nuno coelho está a jogar a DC.
    Com estas duas contratações, e apesar de não gostar muito do treinador, acho que o Arouca tem tudo para andar pelo meio da tabela.
    Só um pequeno erro no texto – O rival do Arouca não é propriamente o Beira-Mar, porque apesar de serem do mesmo distrito, só se defrontaram 3 vezes (2 vitórias para o Arouca). Os rivais históricos do Arouca são equipas que andam pelas distritais e no CNS. Só agora, se o Arouca mantiver aqui durante uns anos, é que vai formar rivais, propriamente ditos. As equipas mais próximas a que se pode chamar rivais, nos últimos anos, foram o Leixões e Belenenses
    Joel M

  • Pedro Costa
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:09 pm

    Bom tópico, que espero que estendam esta iniciativa a todos os restantes clubes da primeira liga. Acho que fizeram uma boa análise do Arouca, como tal estou com curiosidade para ver o que dizem do Belenenses, o meu clube.

  • Dr. Bayard
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:20 pm

    Sou do distrito de Aveiro e já joguei futebol no campo do Arouca. Nessa altura, o Arouca militava no distrital e as condições não eram as melhores. Imaginem o meu espanto com o crescimento deste clube!
    Só um aparte, li algures que o GR Goicoechea não estava a corresponder ao expectável e está prestes a ter "guia de marcha"…

  • Anónimo
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:37 pm

    O rival do Arouca é o Castelo de Paiva, não o Beira-Mar. Tenho pena que o Beira-Mar tenha perdido a sua mística desde que se mudou para o elefante branco a.k.a. Estádio Municipal de Aveiro.

    Em relação ao Arouca, vão ter uma tarefa complicada. Com 18 equipas os campeonatos tornam-se muito mais complicados para todos.

    Tiago.

  • barinho
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:41 pm

    Muito bom post.Se fosse possível podiam fazer para todas as equipas da Liga Zon Sagres.Tinha piada no final depois comparar as vossas previsões com a classificação final ;).

  • Rabensandratana I
    Posted Agosto 5, 2014 at 3:57 pm

    O Arouca tem um conjunto razoável de jogadores entre os quais o Bruno Amaro, o Artur, o Sampaio, o Balliu etc.

    Os pontos fracos desta equipa são os fracos guarda-redes e infelizmente não tem um avançado que garanta pelo menos 10 golos em 34 jornadas.

    O ponto forte do Arouca é o seu meio-campo onde dispõem de um leque de jogadores com alguma técnica e bastante combativos, David Simão é menos combativo do que os colegas mas tem técnica e sabe passar muito bem a bola aos seus companheiros.

    Um bom reforço para guarda-redes seria o Ricardo do FCPORTO, já que será o 3º guarda-redes e para mim o Kadú cumpriria essa mesma posição.
    Um avançado interessante para o Arouca poderia ser o Gonçalo Paciência ou o Betinho são jovens com mobilidade e que finalizam razoavelmente e acima de tudo têm salários acessíveis para o Arouca.

    • Anónimo
      Posted Agosto 5, 2014 at 4:19 pm

      Em relação aos avançados que escolhes-te nao concordo porque o Arouca já tem dois avançados com potencial Tucka com 19 anos e Ulysse com 21 anos, logo não é preciso mais um jovem para tapar estes dois e ainda por cima estes jogadores só vinham por emprestimo.
      Joel M

    • Ninja
      Posted Agosto 5, 2014 at 4:33 pm

      Vejo mais fabiano emprestado e ricardo a 2o GR com Kadu entre a A/B. As inscricoes da champions este ano vao ser dificeis… Desperdicar um lugar num 2o GR estrangeiro nao faz sentido com Ricardo no plantel.

  • António Tonga
    Posted Agosto 5, 2014 at 4:36 pm

    Excelente post já fazia falta uma análise cuidada a estas equipas mais modestas, que dão aquele cheirinho da terra que devia ser melhor usado no campeonato português. Espero pelos próximos :D

  • Rui Amaral
    Posted Agosto 5, 2014 at 4:36 pm

    excelente conjunto para as aspirações do clube

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 5, 2014 at 5:12 pm

    Acredito que o Arouca consegue a manutenção, é um clube que tem feito algumas movimentações interessantes no mercado. De qualquer das formas, é uma das equipas que nas previsões, estará na luta pela manutenção até ao fim.
    Destaque como está no post para as contratações de Artur e principalmente Nildo. Quero destacar também a do Dabó, jovem lateral direito que acredito que vai assumir-se e evoluir em Arouca!

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 5, 2014 at 5:24 pm

    Excelente Post!

    Só discordo numa coisa, quase que aposto que David Simão continuará a ser titular!

  • Bruno Fonseca
    Posted Agosto 5, 2014 at 5:38 pm

    Mais um bom post da autoria do Fábio e do Tiago, parabéns!
    É bom darem ideia de como se estão a formar as equipas dos clubes mais pequenos, já que estes não são vistos com tanta atenção.
    O Arouca perdeu alguns jogadores para esta época mas contratou outros igualmente bons.
    Creio que o Arouca irá conseguir a manutenção, é um clube organizado e cumpridor, bom de se ver estes clubes.

  • Pedro viana
    Posted Agosto 5, 2014 at 5:51 pm

    Tendo em conta que os centrais são o diego galo, ustaritz e miguel oliveira, quem é esse Abdel…

Deixa um comentário