Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empata em Inglaterra; Fabiano ofereceu, Ruben Neves voltou a ser titular, trio Jackson-Brahimi-Tello já se começa a destacar

Everton 1-1 FC Porto (Naismith 42′; Jackson 57′)

Segundo empate consecutivo do FC Porto nesta pré-época. Os dragões estiveram a perder frente ao Everton (oferta de Fabiano, o jogo de pés do brasileiro já é fraco, com a herança de Helton ganha o estatuto de miserável), mas na 2ª parte, depois de uma jogada de alto nível Jackson empatou e fez o resultado final.

Não se assistiu a um encontro de muita intensidade no Goodison Park, o FC Porto mesmo assim, apesar de estar a jogar em casa do adversário, deu sempre a ideia de estar melhor na partida. No entanto, na 1ª parte não conseguiu criar oportunidades de golo e ainda viu Fabiano a colocar a bola nos pés de um adversário, que isolou Naismith, com o escocês a não ter problemas em fazer o 1-0. No decorrer do 2º tempo Lopetegui fez entrar Jackson, Tello e Brahimi, e os azuis e brancos melhoraram. Juntando à boa circulação de bola, o golo do empate. Depois de uma excelente combinação entre Brahimi e Herrera, Jackson Martínez à ponta-de-lança não teve problemas em facturar. Até final, Cha Cha Cha ainda desperdiçou um golo, Fabiano também evitou o 2-1 numa ocasião, mas apesar do domínio portista o resultado não se alterou.

FC Porto – Bom jogo para iniciar o estágio em Inglaterra, sem ter feito uma super-exibição o conjunto de Lopetegui foi melhor, e o adversário até é dos mais competentes da PL, e mais uma vez ficou claro que em termos de quantidade/qualidade este elenco portista reúne todas as condições para chegar ao título. Indi, na estreia, cumpriu (o Everton também teve pouco volume ofensivo), Rúben Neves (de novo titular) continua a revelar uma maturidade fora do normal (parecia um veterano ao lado de Evandro…o brasileiro acusou muito mais o momento), mas na 1ª parte, à excepção de Óliver (que jogou a extremo) houve pouca acutilância no ataque (Adrián esteve novamente apagado a avançado centro e Quaresma só apareceu quando sofreu faltas). Mas também é esta uma das virtudes deste novo Porto, no 2º tempo, Lopetegui, com as entradas de Tello, Brahimi e Jackson, ainda conseguiu acrescentar mais qualidade à equipa, e foi notório que a velocidade do espanhol, a técnica do argelino, e o jogo de área do colombiano vão fazer a diferença. Nota ainda para a dinâmica de Herrera (com o Mundial, agora, é o dobro do jogador que era há um ano), e pela negativa destaque, além da falha de Fabiano, para Alex Sandro, que voltou a ser pouco incisivo. 

0 Comentários

  • HR
    Posted Agosto 3, 2014 at 4:56 pm

    Parece que o Ruben Neves ficará mesmo no plantel. E ainda bem.

    Uma dúvida: alguém sabe se o Martins Indi fala português?

    PS: Mais uma demonstração do que levou o treinador a querer tanto um novo guarda-redes…

    • m1950
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:14 pm

      Sim , ele é de descendência guinnese.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:19 pm

      Ele diz que fala com a mãe em português. Sente-se mais confortável no inglês, mas parece que fala bem.

    • Anónimo
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:34 pm

      Off-Topic. Fábio Teixeira, se não estou em erro foste tu que te confessas-te fâ do RB Salzburg correcto?

      Diz-me o que achas do Yordy Reyna.

      Luis Freitas

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:19 pm

      Sinceramente, não tenho grandes referências dele. Sei que a sua posição é extremo direito, até pela sua fisionomia. Tem um bom drible, é muito rápido, tem técnica e até cruza bem. Mas ele no Grodig tem jogado como avançado, também por se movimentar bem e ter um bom remate. Já marcou contra o Sturm Graz, fez uma assistência contra o Austria e na taça também já fez o gosto ao pé. Ele ainda é muito novo, mas só tem contrato até 2015, por isso vamos ver como o Salzburg gere este dossier, porque à partida o objetivo é manter os craques todos até conseguirem assegurar uma vaga na LC (o que está difícil), porque terminado isso, eles vão ser fortemente assediados.

  • Hugo Silva
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:00 pm

    Bom jogo do Porto … brahimi mostrou em poucos minutos que é um talento!!! se o jackson ficar e vier o jimenez o Porto fica com um plantel fantastico ja nem quero o clasie o ruben neves ja mostrou que é um grande jogador…

    • Bruno Miguel Marques Ferreira
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:27 pm

      Concordo, mas acho que porto devia contratar mais um medio defensivo, pelo que tenho visto o casemiro parece mais um 8 do que um 6 e era despachar o defour que para mim o tempo dele no porto chegou ao fim.

  • Guilherme Silva
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:01 pm

    Bom teste. Não fosse a oferta do Fabiano (aí está a falta de confiança de Lopetegui, a falta de jogo de pés), e estavam reunidas todas as condições para vencer em Inglaterra.

    Jogo mais equilibrado na 1a parte, ainda assim acho que a vantagem ao intervalo do Everton é um pouco injusta. A 2a parte foi nossa, dominamos completamente, melhoramos muito com a entrada de Tello, e principalmente Jackson e Brahimi. Grande jogo do Brahimi, muita técnica individual, que qualidade. Indi e Maicon não estiveram mal, mas têm a habitual falta de entrosamento que só se alcança jogando mais. Alex Sandro não me pareceu grande coisa outra vez, mas ainda assim melhor que o caracol José Angel. Não sei se é falta de ritmo, mas demonstrou uma lentidão alarmante.

    Continuo a preferir jogar com Rúben Neves do que com Casemiro, mais simplicidade de processos e melhor ocupação de espaços do que o brasileiro. Óliver também espalhou técnica individual.

    Foi um bom teste para a equipa se habituar a jogar contra equipas mais fechadas, como o Everton estava na 2a parte. Muita técnica, explosão e boas combinações nesta fase penso que dão a garantia que quando enfrentarmos um José Mota qualquer que jogue com 10 defesas, tenhamos mais sucesso do que tivemos no ano passado, quando a falta de ideias era o prato do dia.

    • D.G
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:21 pm

      Desculpa, mas a parte que foi nossa foi mesmo a primeira, que infelizmente culminou com o erro crasso do fabiano.

    • Guilherme Silva
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:28 pm

      Eu acho que ainda estivemos melhor na 2a parte.

      É certo que houve as arrancadas do McGeady, que aliadas à lentidão do José Angel criaram muito perigo, mas nós na 1a parte apesar de ter bola, não criamos uma oportunidade de golo. Na 2a parte, marcamos, mostramos melhores combinações e criamos muito mais perigo.

      Nota ainda para a pressão que fizemos sem bola mal a perdíamos, penso que Lopetegui vai tentar implementar uma pressão "sufocante" a exemplo do que acontecia no Barcelona. Nota-se que havia grande preocupação em recuperar rápido a bola.

    • KingLeao
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:51 pm

      Nao acho que foi um bom jogo, Porto tem que mostrar mais claramente, eu sei que ainda e pre-epoca mas tirando um ou outro jogador(Brahimi,Ruben,Jackson) o Porto tem que mostrar mais intensidade e apesar do Everton nao atacar muito criou mais opurtunidades para marcar.

      SL

    • João
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:17 pm

      KingLeao como só vi a 2ª parte posso estar errado, mas dos 45'-90' só o Jackson teve mais oportunidades flagrantes que a equipa do Everton toda. E mais uma vez, não acho que o Porto tenha jogado muito melhor do que na apresentação, estou só a corrigir isso.

    • Filipe
      Posted Agosto 3, 2014 at 8:16 pm

      A 1º parte foi fraquinha, o Everton foi bem superior, mas na 2º só deu Porto, empate ajusta-se ao que se passou na minha opinião.

  • Anónimo
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:02 pm

    Um jogo satisfatório do Porto na primeira parte e uma boa segunda metade mas ainda com muito a corrigir o que é completamente normal quando se conta pelos dedos os jogadores que estavam na equipa a época passada.

    Fabiano mostrou o porquê da contratação do Andres, o brasileiro esteve simplesmente horrível com os pés, mau timing e má decisção em quase todas as vezes que foi chamado a intervir com os membros inferiores.
    Alex Sandro mostrou o porquê da contratação de Angel, finalmente mostrou um nível superior e fez o melhor jogo da pré-época.
    Jackson Martinez mostrou o porquê da renovação, é crucial para este plantel de Lopetegui e é o único ponta de lança de topo do nosso campeonato.

    Brahimi que tanto elogiei quando contrato (para mim é um dos melhores jogadores do mundo a segurar a bola) já apareceu a espaços tal como Tello que desequilibrou no drible em velocidade.

    Indi e Maicon serão claramente a dupla de titulares, o luso-holandês mostrou-se melhor do que no mundial, mas precisa de velocidade.

    Quintero também esteve em bom plano quando entrou e na minha ótica tanto na linha como no meio é jogador para o 11.

    Luis Freitas

    • lizardking
      Posted Agosto 3, 2014 at 8:08 pm

      Se calhar sou eu que não percebi mas como é possível um profissional de futebol ,mesmo sendo guarda redes, jogue tão mal com os pés.treinam ttodos os dias. Será possível que se não passarem 20 m por dia a treinar pés não melhoram um pouco, por amor de deus.só fazem isto na vida e não o.fazem bem. Quem fala de Fabiano fala de Artur e patrício

    • Anónimo
      Posted Agosto 3, 2014 at 8:35 pm

      Confesso que é algo que sempre me intrigou também.

      Parece impossível que uma pessoa que toca numa bola praticamente todos os dias à anos e anos ainda se sinta tão desconfortável com ela nos pés.

      Luis Freitas

  • Tiago Alves
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:02 pm

    Indi teve muito bem. Adorei.
    Tello, Quintero, Brahimi e Jackson mexeram com o jogo.
    Fabiano no melhor e no pior.
    Angel falhou os timings de entrada.
    Herrera ainda em boa forma do Mundial.
    R.Neves sempre simples e eficaz.

  • Kacal l
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:02 pm

    A primeira coisa a dizer é que o Porto com Jackson é mais forte (nada de novo), é fundamental ter uma referência ofensiva lá na frente e o colombiano é um excelente finalizador e um matador de excelência, mais um golo à PL, nota-se a diferença com e sem Jackson.

    Depois cometemos alguns erros defensivos, o Fabiano é um excelente GR dentro dos postes, mas hoje mostrou a sua fragilidade no jogo de pés (treme muito), depois a dupla Maicon/Indi até esteve bem, mas notou-se a falta de entrosamento do holandês e não se conhecem, precisam de tempo, e o Alex Sandro tem muitas dificuldades quando apanha jogadores rápidos (aconteceu contra o Genk, com o Masika, e aconteceu hoje, com o McGeady), quer no 1×1, quer na recuperação das subidas, precisa de melhorar nesse aspecto, mas gostei do Danilo.

    No meio-campo, gostei do Rúben Neves e do Herrera (o mexicano será titular, com naturalidade), depois o Brahimi é classe pura, pode jogar nas alas, mas é como #10 que rende mais, onde demonstra a sua qualidade técnica, criatividade e magia, seria a minha aposta para o 11 na posição #10.

    No ataque, o Tello entrou bem (mostrou velocidade e irreverência) e o Quintero mostrou a sua maturidade, visão de jogo e qualidade de passe longo, o Adrián voltou a estar pouco em jogo, mas acredito que vai melhorar.

    Foi um bom teste, em geral, gostei da exibição (sobretudo na 2ª parte), é preciso corrigir algumas coisas e melhorar noutras, mas acredito que estaremos fortes no inicio do campeonato e no play-off da Champions.

    • luis bcn
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:12 pm

      O Jackson hoje foi Jackson, marcou um golo…e falhou 3
      .
      O Fabiano nao é mau de pés, é é burro. Ele podia resolver os atrasos como a maioria dos guarda-redes que atiram a bola para a frente mas ele tem a mania de sair sempre a jogar (e por vezes não é possível).

    • Joao Goncalves
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:16 pm

      Acrescento que o Tello tem de aprender a fechar melhor o flanco e a meter-se mais em jogo, pois está sempre naquela de jogar num passe em profundidade e não dá posição para circulação de bola.

      Também nota para a péssima estreia do José Ángel que parecia um passador e para Fabiano que a continuar assim, vai parar ao banco, e não é pelo jogo de pés mas pelas tomadas de decisão quando precisa de se livrar dela.

      De resto Casimiro não assumiu o jogo naquela posição como deveria ser a sua função e coisa que Rúben Neves o fez com qualidade.

      Depois disto o melhor 11 atual do Porto é Fabiano (pq ainda não viu o espanhol jogar), Danilo, Indi, Maicone Alex Sandro, Rúben Neves, Herrera e Brahimi(parece-me mais objectivo que o Óliver e que o Quintero), Jackson, Quaresma e Adrian (pq sabe fechar e é mais lutador nesse momento que o Tello).

      Outra nota te destaque foi mais uma vez, o Carlos Eduardo nem se ter visto apesar de jogar numa posição fulcral do terreno.

      E fala-se muito nas alternativas e falta delas, mas para fazer aquilo que o Herrera está a fazer e com a qualidade e intensidade que o faz, não temos ninguém nem de perto nem de longe, capaz de o substituir… temos muitos candidatos a "10" mas para "8" está quieto a está…

    • Kacal l
      Posted Agosto 3, 2014 at 5:34 pm

      luis bcn,

      Desculpa lá, mas não percebi a seguinte frase: "O Jackson hoje foi Jackson, marcou um golo… e falhou 3".
      Daqui retiro que o Jackson é fraco e perdulário, o que não é verdade, basta ver os registos de golo das últimas duas épocas, ele fez os primeiros minutos da época e os PL não finalizam todos os lances, acontece, e não vi nenhum falhanço escandaloso, mas é fundamental no 11.

      João Gonçalves,

      Sim, concordo, mas isso são pontos em que o Tello vai melhorar com o tempo, acredito que sim.

      O José Angél chegou esta semana e deve estar sem ritmo competitivo, fez os primeiros minutos pelo Porto, não vamos já "crucifica-lo", não faz sentido.

      De resto, concordo com o que disseste sobre o Casemiro, e estou a gostar do Rúben Neves, acho que merece continuar no 11 até prova em contrário.

      Concordo com o teu 11.

      O Carlos Eduardo foi mais do mesmo, sem novidades, não é jogador para o Porto.

      Sim, tens razão, mas a hipótese Clasie não está descartada e podemos ter uma agradável surpresa em breve, é esperar, seria o ideal para concorrer com o Herrera, mas também para a posição #6

    • João
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:11 pm

      Concordo com o 11 do João Gonçalves e, algo que já venho a dizer há muito tempo, com a falta de alternativa a 8. Não que Herrera não cumpra, mas não tem ainda uma performance regular e se vai parar ao estaleiro, é Oliver lá e muita fé.

    • Kacal l
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:57 pm

      João,

      Eu acredito que o Clasie ainda vem (não custa sonhar) e aí teremos alguém que pode assumir a posição #6, mas ser uma alternativa ao Herrera.

    • Invictus
      Posted Agosto 3, 2014 at 7:39 pm

      Vem o Clasie o Jimenez, mais 1 central( Marcano? )..
      Quanto ao 11:

      1-a.fernandez
      2-danilo
      3-a.sandro
      4-m.indi
      5-maicon
      6-clasiecasemiro
      7-herrera
      8-brahimi
      9-quinteroa.lopez
      10-c.tello
      11-j.martinez

      Achei o lateral j.angel muito lento, oliver ñ tem lugar no onze, ricardo kelvin defour c.eduardo têm que ser vendidosemprestados assim como varela e rolando…Fabiano ñ é g.r para ser titular no fcp

    • lizardking
      Posted Agosto 3, 2014 at 8:12 pm

      Kacal, Jackson e Cardozo são os jogadores que têm o maior número de jogadasbpara golo do futebol português. ACho que sao os 2 perdularios( atenção não tou a.comparar os 2)

    • Kacal l
      Posted Agosto 3, 2014 at 9:23 pm

      lizardking,

      É normal, mas se calhar outros avançados marcam 2 em 10 e eles marcam 5 ou 6 em 10, essa é a diferença.

    • João
      Posted Agosto 4, 2014 at 1:07 pm

      Sinceramente preferia que a alternativa ao Herrera fosse o Casemiro e chegasse Stambouli. Precisamos de um #6 de destruição, que varra tudo, que recupere muitas bolas e Casemiro está visto que não é esse jogador.

  • NFM
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:03 pm

    Bom jogo do Porto…

    Gostei do Indi, Casemiro, Oliver e Brahimi…. Fabiano e Adrian foi a nota negativa.

    Na segunda parte, com a entrada de Cha Cha, Tello e Brahimi, durante 30 minutos dominou completamente o jogo.

    Herrera, Brahimi, Tello e Cha Cha Cha mostraram excelentes pormenores e com mais entrosamento podem dar muitas alegrias…

    A jogada do golo foi simplesmente espectacular…

  • André Vieira
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:09 pm

    Pode-se dizer que até foi um bom jogo do FC Porto.
    Teve momentos de bom futebol, devido ao facto de possuir jogadores tecnicamente muito acima da média.
    Mas ainda não é uma verdadeira equipa, é preciso melhorar bastantes coisas, mas as que saltam mais a vista, são a transição defensiva, o FC Porto perdeu um dos melhores ( senão mesmo o melhor) trincos na transição defensiva, e Ruben Neves ( muito bom na construção de jogo) e principalmente Casemiro ainda estão longe de Fernando neste aspecto.
    Outra nota é a falta de uma presença na área, ficou evidente na primeira parte que Adrian Lopéz não pode ser uma referencia na área porque não tem essas características, sendo assim é fundamental que Jackson Martinez não saia do clube, e é necessário encontrar uma alternativa ( Jimenez nesse aspecto preenche os requisitos necessários).

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:16 pm

    Jackson é mesmo o melhor reforço desta equipa!

    Gostei muito de Indi, tal como eu tinha dito parece-me um excelente reforço para o futebol português! Mas espero tar enganado :)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:43 pm

      No fim da temporada vai ser considerado o melhor central a actuar em Portugal…

    • Paulo Almeida
      Posted Agosto 3, 2014 at 7:06 pm

      também gostei muito do Indi, apesar de no mundial não ter sido excelente, nunca percebi tanta duvida em relação a sua qualidade, eu que o acompanho ja a uns anos, nao tenho duvidas que e um enorme reforço.

  • Pedro R,
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:19 pm

    Se o Porto conseguir aliar o melhor da 1ª parte (coesão no meio campo, pressing alto e preenchimento de espaços) com o melhor da 2ª (circulação de bola, repentismo e qualidade de decisão no último terço) tem uma equipa que será muito complicada de bater.

    Destaco o Indi que para primeiro jogo já mostrou bom ritmo, Ruben Neves que com mais dois anos em cima e com continuidade na aposta será jogador de seleção e Brahimi que com a bola no pé já espalhou magia

    • KingLeao
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:02 pm

      O Porto tem muita indefinicao no meio campo e quando Everton comecou atacar o Porto sentiu muitas dificuldades, como alguem disse em cima o Porto como equipa e 0, apesar do excelente plantel precisa de melhorar e muito.

      SL

    • Gauss
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:29 pm

      KingLeao

      tu acreditas mesmo no que estas a dizer?

    • Law
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:41 pm

      kingleao, o porto como equipa é 0? LOL nao deves andar a ver bem, claro qe há coisas a trabalhar no aspecto defensivo mas dai a dizeres qe é 0 vai muito… e claro, adrian foi um fiasco de contratação, para mim, nao precisamos dele se o jackson nao sair, era so contratar o jimenez e ja tinha-mos 2 PL, se bem qe o Ghilas tmb ia dar luta mas emprestaram-no,,

  • andre
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:36 pm

    Martins Indi veio melhorar o sector mais fraco do Porto neste momento que é a defesa. Se vier o Marcano a dupla será Indi-Maicon ou Indi-Marcano. A chegado do Angel já fez o Alex Sandro acordar ligeiramente para a vida, pelo menos já corre mais um pouco.
    Ruben Neves ao contrario dos miudos que são lançados, como diz o Vm demonstra uma maturidade e tranquilidade a jogar, este não engana!
    Adrian ainda não mostrou nada a não ser o nome, assim como o tello que tem velocidade e tecnica mas defensivamente é uma nulidade (necessario em jogos europeus).
    Casemiro e Brahimi nao enganam, sao mais valias.

    Espero que venha um ponta lança, se vier será o Jimenez embora eu não ache piada aos mexicanos pois demoram na adaptaçao. Herrera, está um jogador diferente para melhor, felizmente.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:38 pm

    Há muitas e boas opções neste Porto. E da mesma maneira que digo que o Benfica não se vai apresentar tão fraco porque o nível das equipas em Portugal na sua maioria é baixo, preparem-se porque o elenco que o Porto tem, em Portugal, frente às equipas que por cá temos, vai facilmente resolver a maior parte dos problemas…
    Não os considero campeões antecipados, longe disso, mas como isto está actualmente, não vai ser fácil impedi-lo.

  • João
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:43 pm

    Só vi a 2ª parte. Do que vi, equipa ligeirissimamente melhor do que no 1º ensaio com o St. Etienne. Fico com a ideia que se confirma o que dizia. A qualidade está lá, evolução vai-se notando, agora resta saber se o Lopetegui tem unhas para esta guitarra.

    Realço o Brahimi, Danilo e Jackson pela positiva, Quintero também apesar de a bola pouco lhe ter chegado a partir dos 75'. Indi muito bem, mas a confirmar que velocidade não é a praia dele e bolas nas costas sente alguma dificuldade. José Angel francamente mal neste primeiro jogo, Casemiro esteve apagado mas sem grande culpa porque o fluxo de ataque do Everton foi mesmo pelas laterais e particularmente pelo nosso lado esquerdo. Fabiano e Reyes continuam muito inseguros sobre pressão.

    Tello deve ter instruções para não descer, mas ali com sem Casemiro ou Brahimi a fecharem e com o José Angel ainda a tentar perceber que dia era e onde estava, o lado esquerdo foi uma auto-estrada.

    Parece-me mesmo que os 3 grandes partem em relativa igualdade neste momento. Muito a melhorar.

  • Rodrigo
    Posted Agosto 3, 2014 at 5:55 pm

    Bom jogo do FC Porto, sobretudo na 2ª parte. Na 1ª os azuis e brancos revelaram alguma lentidao e raramente conseguiram criar perigo. Na 2ª Lopetegui fez varias alteraçoes e os elementos que vieram do banco trouxeram outra agressividade e intensidade ofensiva. Em termos defensivos a equipa continua a cometer varios erros, sendo que a estabilizaçao do numero 6 e a definiçao de quem apoia os laterais em termos defensivos deveriam ser uma prioridade na cabeça de Lopetegui.

    Quanto aos destaques, parece claro que Jackson Martinez e fundamental. E a unica referencia ofensiva que o FC Porto tem, e o unico com uma capacidade de finalizaçao acima da media e parece-me que frente as equipas fechadas do nosso campeonato e fundamental ter um ponta de lança como o colombiano. Adrian podera ser muito util, mas jogando numa ala ou no apoio ao ponta de lança. Jogando a 9 num 4-3-3 duvido que tenha exito.

    Alem do colombiano, destaque para o bom jogo do Brahimi (incrivel a capacidade como guarda a bola e acelera o jogo), do Tello (com a sua velocidade, drible e capacidade de finalizaçao podera fazer muitos estragos no futebol portugues), do Ruben Neves (muita maturidade e qualidade de passe), do Oliver (o elemento que mais assumiu o jogo na 1ª parte, embora jogando na ala), dos centrais (Maicon e o patrao da defesa e Indi cumpriu na estreia) e do Danilo (cumpriu defensivamente e ofensivamente deu profundidade).

    Por outro lado, os laterais esquerdos sofreram com o McGeady, o Fabiano ofereceu o golo e revelou que a jogar com os pes e relativamente fraco (ainda assim negou o 2-1 aos Toffees), o Casemiro ainda revela algumas falhas no posicionamento, o Evandro esteve bastante discreto (perde cada vez mais espaço nos azuis e brancos, apesar de ter cumprido posicionalmente) e o Adrian continua a revelar a tal incapacidade para ser a referencia ofensiva num 4-3-3.

    Por fim, o Quaresma teve alguns cruzamentos e ganhou faltas, mas este novo modelo de jogo nao o parece favorecer. Veremos como sera a sua temporada, sabendo-se que existe uma concorrencia de peso, uma vez que com Jackson e bastante provavel que alem de Tello tenha a forte concorrencia do Adrian e ate do Brahimi.

    • Joel
      Posted Agosto 3, 2014 at 9:52 pm

      Rodrigo, gostaste da capacidade de finalização do Tello neste jogo?? Rápido é, drible não vi muito, finalização tambem não. Oliver na ala não joga nada, no meio rende muito mais, não obstante já o ter criticado nessas posições.

      Quaresma é sempre o patinho feio. Não entendo. Alguem assumiu o jogo mais que ele? Ele jogou mal? Para mim voltou a ser o melhor extremo, sendo que jogou na parte em que não tinha ponta de lança em campo. O unico que acelerava o jogo e rematava à baliza, no entanto, Oliver parece que foi o elemento que mais assumiu o jogo na 1a parte, quando mal se viu. Enfim, lógicas da conveniencia e das preferencias.

    • Joel
      Posted Agosto 3, 2014 at 9:55 pm

      Ah, só para referir que o Quaresma defende bastante mais do que o Tello, o que até é irónico. Enorme passador naquele lado. E quando digo defender estou a dizer descer o corredor e não correr atrás dos defesas contrários que tem a bola. A chamada "pressão".

    • Rodrigo
      Posted Agosto 3, 2014 at 10:32 pm

      Nao disse neste jogo. Quem viu o Tello no Barcelona sabe do que falo.

  • Rodrigo
    Posted Agosto 3, 2014 at 6:01 pm

    A maior surpresa desta pré-época é sem dúvida o Ruben Neves, grande maturidade a jogar. Posiciona-se bem, é rápido a decidir (e decide quase sempre bem) e joga de forma simples (mas inteligente). Com tantas qualidades, a cereja no topo do bolo é o facto de ter 17 anos, claro que não é nenhum "polvo" e nem isto quer dizer que vá ser um indiscutível daqui a uns anos, mas que está no bom caminho está e Lopetegui está a dar-lhe muitas oportunidades nesta pré-época. Hoje contra o Everton é o penúltimo jogo da pré-época do Porto e Ruben Neves continua a ser a escolha de início de Lopetegui, o que muito provavelmente quer dizer que deverá ser opção para o plantel principal.

    • Gauss
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:35 pm

      Infelizmente vai ter o lugar no plantel tapado. Casemiro veio para jogar e ainda falam em Clasie.
      Conclusão Ruben Neves vai evoluir na espetacular II liga…

    • Rodrigo
      Posted Agosto 3, 2014 at 6:55 pm

      Se o Clasie vier é para jogar na posição 6. O Casemiro passará a jogar na posição 8 (onde costumava jogar no Real Madrid) e o Ruben Neves parece-me que continuará a ser a principal alternativa para a posição 6.

  • Anónimo
    Posted Agosto 3, 2014 at 6:58 pm

    Achas que era uma boa solução para o Sporting? Em fim de contrato e todos sabemos como precisam de um extremo de preferência de baixo custo.

    Luis Freitas

  • Anónimo
    Posted Agosto 3, 2014 at 7:04 pm

    Mas este é uma equipa de que país, não deve ser de Portugal, deve ser o plantel com menos portugueses que já jogou no campeonato português.
    Ridículo.
    Duarte

    • gepeto
      Posted Agosto 3, 2014 at 7:15 pm

      É verdade que so la estavam 2 mas tambem se olhares para a pre epoca do benfica no ano passado nao vias muitos..

    • Anónimo
      Posted Agosto 3, 2014 at 9:21 pm

      Sim, é verdade, mas é uma situação que deveria ser mudada, já que, depois quando vemos a seleção jogar nos campeonatos internacionais, ficamos todos a queixar-nos que temos uma seleção fraca e sem bons jogadores.

      Duarte

  • Miguel C
    Posted Agosto 3, 2014 at 7:10 pm

    Boa segunda parte dos Dragões, gostei em particular de ver Jackson muito mais motivado, a mostrar claramente que está com a cabeça no Porto.
    Ruben Neves é cada vez mais seguro que irá ter um futuro brilhante como 6. Brahimi mostrou excelentes argumentos técnicos, que qualidade de drible! Tello deu velocidade à ala esquerda e tentou aparecer em desmarcações já no final da segunda parte quando o Everton subiu um pouco mais as suas linhas. Gostei de Martins Indi, apesar de alguma confusão quando tinha de falar com Maicon ou Fabiano, normal devido à sua recente chegada.

    Azar de Fabiano, numa jogada relativamente simples falhou e provavelmente ditou de vez a sua posição como segundo guardião. Apesar de fortíssimo entre os postes continua com um jogo de pés bastante abaixo da média, falha também na leitura de jogo, muitas vezes hesitando no momento de dobrar o central e aliviar ou agarrar a bola. Vamos ver se o Espanhol consegue fazer melhor.

  • Rabensandratana I
    Posted Agosto 3, 2014 at 7:24 pm

    Não vi o jogo infelizmente só consegui ver o resumo!!!

    Fiquei contente por o FCPORTO não ter perdido com o Everton que considero ser uma das equipas mais fortes de Inglaterra sem contar com os habituais crónicos " big 5" e ainda posso incluir o Tottenham.

    Por o que tenho lido o Rúben Neves fez mais uma bela exibição fico contente por o miúdo, para mim é mais útil do que o Casemiro.

    Surpreendido pelo central holandês não ter cometido erros.
    Fabiano infelizmente cometeu mais um erro grosseiro, desta forma entrega a titularidade ao espanhol.

    Vamos lá FCPORTO!!! Vamos tentar ganhar já o próximo jogo frente a mais uma equipa inglesa!!!

    • Ninja
      Posted Agosto 3, 2014 at 10:42 pm

      Indi foi assombroso na leitura de jogo mas sem medo de impor o físico. Um jogador que nada teve a ver com o que se viu no Mundial.

      Vejo a chegada de Marcano como desnecessária…. Lichnovsky para 4o central (entre a A e a B) e um luxo desnecessario.

    • Rabensandratana I
      Posted Agosto 4, 2014 at 12:12 am

      Indi, dos muitos jogos que vi no Feyenoord comete muitos erros espero que o FCPORTO não pague a factura e deixa muito espaço nas costas, Alex Sandro é outro jogador que tem urgentemente de rectificar esse aspecto.

Deixa um comentário