Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alemanha agrava jejum de Portugal

Portugal 0-1 Alemanha (Mukhtar 39′)
Não vai ser este ano que Portugal vai colocar um ponto final num jejum de títulos internacionais que dura desde o Europeu sub-17 em 2003. A selecção nacional perdeu frente à Alemanha, de maneira justa diga-se (a ‘Mannschaft’ até merecia ter goleado), na final do Europeu sub-19 e ainda não foi desta que voltou a erguer um troféu. Mas, apesar da derrota, há 3 ideias que ficam para o futuro: é urgente criar condições para que os jovens lusos tenham mais oportunidades na I Liga (a nossa selecção era das que tinha menos jogos ao nível sénior), ao contrário da equipa que foi finalista no Mundial sub-20 em 2011 esta geração de André Silva, Gelson ou Rafa tem muito mais talento (por isso não há desculpas para a falta de aposta); 2015 pode ser um excelente ano para as selecções nacionais (mas para isso é preciso que estes miúdos tenham mais espaço), já que esta geração vai disputar o Mundial sub-20 (e daqui a um ano, se tiverem mais jogos com outro tipo de exigência, vão estar mais fortes) e os sub-21 tem boas hipóteses de disputar o europeu da categoria (o problema é que também esses ou são suplentes ou estão em equipas B).

Portugal não teve hipóteses perante uma Alemanha superior a todos os níveis. Este era o jogo em que a equipa portuguesa seria verdadeiramente testada (até aqui os adversários estavam perfeitamente ao alcance) e a verdade é que a resposta não foi positiva. Os comandados de Hélio Sousa foram inferiores durante grande parte dos 90′, criaram apenas uma ocasião para marcar e se não fosse a falta de eficácia dos alemães (e um André Moreira em bom nível) até poderia ter sido goleado. No final de contas, um desfecho previsível, tendo em conta a superioridade alemã enquanto equipa e a maior experiência em graus de competitividade elevados (a maioria dos jovens lusos só jogou na II Liga). 


Portugal – Jogo fraco da equipa nacional. Nunca houve capacidade para ter a posse de bola e o meio campo não esteve à altura (pouco pressionante). Guzzo nem se viu (a menos que tenha sido por problemas físicos, faria mais sentido que jogasse Francisco Ramos), Podstawski também não esteve ao mesmo nível e Rony pouco participou nas tarefas defensivas. O craque do City foi mesmo uma das desilusões na equipa de Hélio. Esteve pouco em jogo e não conseguiu assumir as despesas ofensivas. Gelson e Ivo Rodrigues desequilibram a espaços, mas sem incomodar verdadeiramente a defensiva alemã. André Moreira terá sido o melhor jogador da equipa, evitando vários golos do adversário.

Alemanha – Mesmo sem Goretzka, Meyer ou Gnabry foi um passeio para os germânicos. Equipa muito evoluída em todos os aspectos, que controlou sempre o jogo e que facilmente criou desequilíbrios no conjunto português. Percebe-se a vontade que há de seguir o modelo de jogo da selecção AA, inclusive no guarda-redes a actuar como líbero. Mukhtar foi o melhor em campo (fez o golo e mostrou pormenores técnicos excelentes), bem acompanhado por Stendera e Brandt, ambos muito dotados do ponto de vista técnico. Oztunali desequilibrou no transporte de bola, enquanto Selke, o goleador, hoje não esteve tão eficaz.

Outros destaques: Num Euro sem a presença de Espanha, Holanda ou França não houve tantos destaques como habitualmente. Na Sérvia Zivkovic, já internacional AA, teve de ir para casa mais cedo, mas é o elemento com maior potencial. Extremo esquerdino que actua pelo lado direito, forte tecnicamente e com grande visão de jogo. Os sérvios apresentaram também vários jogadores talentosos na defesa, como os dois centrais (Jovanovic e Babic), o lateral-esquerdo Antonov e o guarda-redes Rajkovic. Na Áustria, Bytiqi, avançado móvel, Grillitsch, outro avançado, e Michorl, médio centro esquerdino, foram as principais figuras (Blutsch também esteve em bom plano).

0 Comentários

  • VettelF1
    Posted Julho 31, 2014 at 6:51 pm

    Derrota muito simples de explicar: Portugal jogou com medo da Alemanha. Sem motivo…

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 31, 2014 at 7:00 pm

      A superioridade foi de tal forma evidente que essa justificação perde sentido.

    • VettelF1
      Posted Julho 31, 2014 at 7:05 pm

      Não acho. A Alemanha foi bastante superior, mas também Portugal jogou com medo de ter a bola e de tentar mais. Mas enfim, foi uma derrota merecida.

    • André Santos
      Posted Julho 31, 2014 at 7:14 pm

      As duas melhores equipas deste Europeu chegaram à final e a vitória da Alemanha foi justíssima.
      Foram superiores em termos físicos, técnicos e mentais.
      A experiência ao mais alto nível fez a diferença e por causa disso acredito que os jogadores Portugueses têm mais potencial do que os alemães pois mesmo sem essa experiência apresentaram-se num nível bastante aceitável.
      Têm agora um ano para melhorar e tirar a desforra no próximo Mundial sub20

    • caribe
      Posted Julho 31, 2014 at 7:41 pm

      não foi medo, for mesmo incapacidade para ter a bola

    • Gustavo Gomes
      Posted Julho 31, 2014 at 8:13 pm

      Falam dos sub21 como uma grande equipa mas não está sequer no top10 da Europa. E como nas últimas qualificações só tem feito desgraças, tem um péssimo ranking entre as adversárias, factor decisivo para o play-off. Não me surpreenderia apanhar uma França ou uma Espanha no play-off para o Europeu sub21…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 31, 2014 at 6:52 pm

    Nada a dizer, venceu a melhor equipa em campo!

    Resta dar os parabéns a estes miudos!

    • Carlos Gama
      Posted Julho 31, 2014 at 8:33 pm

      Faz muito bem aos jovens jogadores portugueses estarem nestes momentos de decisão e competição a sério. Serve para aprender muita coisa e ver onde podem melhorar no futuro.
      A Federação gasta muito dinheiro (de todos nós) para preparar as equipas o melhor possível e muitas vezes nota-se que os jogadores encaram estas competições como férias, mas fiquei com a sensação que esta geração de 95 deu tudo o que tinha, embora faltasse um pouco mais para ganhar a final.

      A carreira destes jogadores está apenas no início, os que trabalharem vão longe, e os que não derem no duro vão ficar para trás e cair no esquecimento.

      Nota importante: Os clubes portugueses são os principais inimigos dos jogadores jovens.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 6:53 pm

    Jogo muito mau e muito aquém do que se esperava, é certo que a Alemanha tem uma equipa muito forte mas esperava-se mais de Portugal! Achei o Domingos e o Rafa muito disciplicentes, o Riquicho é muito bom a defender mas não contribui nada para o ataque. Francisco Ramos devia ter entrado logo de início no lugar de Guzzo, Rony também não apareceu e não conseguiu carregar a equipa às costas! Penso que Hélio decidiu mal quando tirou o Ivo e penso que devia ter tirado o Gelson. André Silva luta e corre muito mas não tem muita bola e não consegue mostrar nada… Mais uma vez não foi desta e esta era capaz de ser a melhor hipótese durante muito tempo!
    Marcelo Féria

    • Mário M.
      Posted Julho 31, 2014 at 7:04 pm

      Ivo já não dava mais, o seu desgaste era evidente.

    • Carlos Gama
      Posted Julho 31, 2014 at 8:37 pm

      Portugal tem bons jogadores mas a diferença de intensidade competitiva entre a selecção Alemã e Portuguesa mais parecia um jogo entre júniores e outra de iniciados.

      Em Portugal há muito pouca competição no futebol de formação. Passar um jogador um escalão à frente mesmo que tenha qualidade para isso é visto como um crime. Deve ser o único país no mundo onde isso acontece.. Estamos a criar miúdos mimadinhos que não sabem o que é pressão

  • Tiago Martins
    Posted Julho 31, 2014 at 6:56 pm

    Em momento algum Portugal conseguiu por em causa o domínio germânico acabando por permanecer na disputa do jogo até ao fim devido ao desacerto adversário na hora da finalização às boas intervenções de André Moreira (o resultado foi curto e não transparece o que se passou em campo).

    Rafa, João Nunes, Tomás Podstawski, Marco Lopes e André Silva parecem-se ser aqueles que possuem mais potencial para augurar uma grande carreira.

    O que é realmente preocupante é vermos o número de jogadores alemães que já tem participação ativa nas suas equipas, enquanto nós cá continuaremos com a mentalidade que “é muito novo” e lá vão os talentosos jogadores participar anos a fio na “espectacular” segunda liga portuguesa.

    • porquinhodaindia
      Posted Julho 31, 2014 at 6:59 pm

      João Nunes? Os centrais e a posição médio interior (entre Tomás e Rony) são de longe os pontos mais fracos desta seleção.

    • Tiago Martins
      Posted Julho 31, 2014 at 7:05 pm

      É a tua opinião…

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2014 at 7:05 pm

      Rafa tem de melhorar muito no momento defensivo. A essa lista a acrescentava o Ivo.

      Amadeu Santos

    • pavão
      Posted Julho 31, 2014 at 7:21 pm

      O Gelson não tem futuro?Vamos ver daqui a uns anos onde estão esses da lista(tirando o Marcos Lopes) e onde está o Gelson…quando foi do mundial de sub 20 o Nélson Oliveira também ia ser um dos melhores pontas-de-lança europeus…

    • Tiago Martins
      Posted Julho 31, 2014 at 7:37 pm

      pavão,

      Tem problemas de visão ou é só estupidez?

      Referi aqueles que na MINHA opinião têm mais potencial, não disse que os outros eram fracos/não tinham potencial.

    • João
      Posted Julho 31, 2014 at 7:41 pm

      O João Nunes esteve melhor que o companheiro de eixo, mas não é dizer muito porque foram as duas piores unidades. Há um lance em que é ultrapassado por um alemão na área em que ele nem lhe faz frente. Momentos muito ridículos dentro daquela área portuguesa, o João Nunes patrocinou alguns, apesar de o mestre de cerimónias ter sido mesmo o Duarte.

    • pavão
      Posted Julho 31, 2014 at 7:55 pm

      Caro Tiago,

      quanto à visão, o facto de na SUA opinião o João Nunes ter mais potencial que o Gelson Martins n abona muito a favor das suas capacidades de visão.

      Em relação à estupidez, o sua resposta também não abona muito a favor da quantidade que é portador.

  • porquinhodaindia
    Posted Julho 31, 2014 at 6:56 pm

    Desfecho expectável. Estes jovens fizeram muito mais do que era sua obrigação.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 6:58 pm

    Não éramos favoritos e este resultado acaba por ser benevolente atendendo às inúmeras chances dos alemães. Tal como havia sucedido nas meias, jogámos sem ala direita: um passador quando a Alemanha por ali atacava e um fracasso a nível ofensivo. Esperemos que alguns jogadores sejam afastados a fim de se manter a qualidade elevada. Nomeadamente:
    – Riquicho: de longe o pior jogador. Uma nulidade absoluta.
    – Gelson: não compreendo o destaque dado pelo VM. Decide sempre(!) mal e especialmente nos últimos dois jogos, foi medíocre.
    – Intima:não se compreende como foi chamado. Só se for pelo clube que representa (se bem que não acredito que fique lá muito mais).
    Por outro lado, a dupla de centrais esteve mais uma vez a um bom nível.

    Zé Carlos

    • Mário M.
      Posted Julho 31, 2014 at 7:22 pm

      É muito injusto criticarem o Riquicho. O rapaz não compromete defensivamente e isso é o mais importante num lateral.
      E se houve jogo onde os centrais não estiveram a um bom nível, ao contrário dos outros jogos, foi este.
      Mas é apenas a minha opinião , vale o que vale e tanto como a sua :)

  • Rui Mendes
    Posted Julho 31, 2014 at 6:58 pm

    Já estamos habituados a perder nas finais. A Alemanha foi muito mais forte, dominou a meio-campo e nós não conseguimos criar as nossas jogadas. São uns justos vencedores, começaram a competição menos bem mas recuperaram e confirmaram o favoritismo. Nós temos alguns jovens com imenso potencial, temos de os aproveitar, mas neste jogo notou-se a falta de experiência da nossa seleção. Enquanto os alemães já têm alguns jogadores conhecidos além fronteiras, que já jogaram na Bundesliga, os portugueses têm o talento mas só jogam nas equipas B ou nas equipas júnior.

  • André Filipe A
    Posted Julho 31, 2014 at 6:59 pm

    Nada a dizer quanto à justiça do resultado mas fica a ideia que esta geração com tanto talento e com uma equipa coesa e forte poderia ter quebrado o jejum…

    No entanto, parece claro que o facto de haver uma clara aposta a nível de séniores dos clubes nos jogadores jovens na Alemanha fez a diferença nesta competição, o que foi visivel em termos do controlo emocional, maturidade e compostura dos mesmos.

    Espero sinceramente que esta geração jovem portuguesa tenha o espaço que merece(quanto aos ''sportinguistas'' estou descansado) para valorizar o que é nosso e criar as bases para ter selecções jovens e principais fortes no curto prazo.

    SL

  • João Dias
    Posted Julho 31, 2014 at 7:00 pm

    Estou triste. Ficou a ideia que a diferença entre as equipas não é significativa…

    Vamos ao Mundial sub-20 como vice campeões da Europa e com mais que qualidade para irmos longe no Mundial.

    Mas não concordo com o VM quando diz que nos sub-21 há muitos jogadores que só jogam em equipas B.
    O Paulo Oliveira joga no plantel principal do Sporting.
    O Guerreiro joga no Lorient como indiscutível.
    O Ilori jogou na Liga Espanhola a titular.
    O André Gomes já jogou a titular em grandes jogos.
    O João Mário já se afirmou no Sporting.
    O Ricardo já se afirmou no Porto.
    O Carlos Mané já se afirmou no Sporting.

    E já nem falo em elementos como Bruno Fernandes, Rony Lopes, Ruben Vezo, Ricardo Horta…

    Mas é certo. Se os nossos jovens dos sub-21, sub-20 e sub-19 forem aposta nos seus clubes temos tudo para sermos uma seleção de top.

    Cabe à FPF tomar medidas.

    • Tiago Mendes
      Posted Julho 31, 2014 at 7:24 pm

      Eu nem sei se choro de pena, se choro de tanto me rir ?

      A diferença nem se notou nada, 1 oportunidade para Portugal, contra 7/8 da Alemanha.

      Ricardo afirmou-se no Porto ? so se foi nos Bs
      Mané,Joao Mario, Paulo Oliveira afirmaram-se no Sporting ? 1 joga a espaços, outro teve emprestado e o outro chegou agora.

      Tem a certeza que sabe o significado de se afirmar ?

    • Pedro
      Posted Julho 31, 2014 at 7:29 pm

      Estou a ver que o jogo de hoje não foi suficiente para lhe provar que muitos dos jogadores que jogaram hoje vão ser apenas bons e que as "estrelas" ainda não tem capacidade para jogar no plantel principal ?

    • João
      Posted Julho 31, 2014 at 7:42 pm

      A diferença entre as equipas não é significativa? Oh João, por amor de Deus, essa foi à Manuel e contas do Benfica.

    • Tiago Mendes
      Posted Julho 31, 2014 at 7:45 pm

      A diferença nem se notou nada, 1 oportunidade para Portugal, contra 7/8 da Alemanha.

      Ricardo afirmou-se no Porto ? so se foi nos Bs
      Mané,Joao Mario, Paulo Oliveira afirmaram-se no Sporting ? 1 joga a espaços, outro teve emprestado e o outro chegou agora.

      Tem a certeza que sabe o significado de se afirmar ?

    • João Dias
      Posted Julho 31, 2014 at 8:10 pm

      Viu-se que quando o ataque português acelarava a defesa alemã termia por todo o lado.
      O João Mário afirmou-se, sim senhora. O Ricardo também já ganhou o seu espaço.

    • Tiago Mendes
      Posted Julho 31, 2014 at 9:04 pm

      Eu volto-lhe a perguntar se sabe o que significa afirmar-se num clube ?

      Olhe o defour esta á 3 anos no Porto e nunca se conseguiu afirmar, mas João Mario que na sua carreira fez 1 jogo, vou repetir 1 jogo pela equipa principal do Sporting já diz que ele se afirmou no Sporting, tem noçao do ridiculo, ou faz de proposito ?

      E o espaço que o Ricardo ganhou na época passada, vai perde-lo nesta época, logo tambem não se afirmou no Porto.

      Para si o Ilori já se afirmou no Liverpool, certo ?

      E o Andre Gomes por ter jogado alguns jogos importantes, ja é uma estrela ? Então Marco Ferreira que jogou na final da taça uefa pelo Porto deve ter sido uma super estrela mundial.

    • Tiago Mendes
      Posted Julho 31, 2014 at 9:06 pm

      ah e a defesa alemã tremeu tanto que a Alemanha ganhou o jogo na boa, e tremeu mesmo tanto que só possibilitou 1 oportunidade a Portugal.

      Mas se a defesa da Alemanha tremeu, a de Portugal desfez-se.

    • Kafka I
      Posted Julho 31, 2014 at 9:33 pm

      Tiago Mendes,

      Eu já desisti, depois da pérola de hoje à tarde em que o João Dias defendeu a vinda de um Brasileiro (Douglas Costa) para a Selecção, fiquei sem a mínima dúvida que o João anda aqui apenas a gozar com os users que aqui estão, portanto é perder tempo discutir com ele.

      Ele limita-se a dizer coisas sem sentido algum, apenas para chamar à atenção

  • Rodrigo
    Posted Julho 31, 2014 at 7:02 pm

    Nao ha muito a dizer. A Alemanha provou ser mais forte e poderia ate ter goleado. Muita qualidade na circulaçao de bola, muita pressao, muita capacidade fisica, velocidade e muitas oportunidades de golo criadas. E mais uma grande geraçao do futebol alemao, sendo que existem varios jogadores de qualidade que ficaram de fora (Meyer, Gorezka ou Gnabry). Impressionante o trabalho da federaçao alema na ultima decada, sendo que estao agora a colher os frutos.
    Quanto ao jogo, destaque claro para Mukhtar, o homem que decidiu a final e que com a sua velocidade, qualidade tecnica e no drible criou muitos problemas a defensiva portuguesa que nunca conseguiu bloquear as suas diagonais.
    Por outro lado, grande jogo da dupla de medios Kimmich (um cao de caça e que evitou o golo do Rony na 2ªparte, alem das inumeras bolas recuperadas) e do Oztunali (um box-to-box muito interessante e com grande qualidade de remate).
    Stark e um verdadeiro patrao na defesa (o seu parceiro nao tem a mesma qualidade e sobriedade), Schnitzler e um excelente guarda-redes e o Brandt foi igualmente um quebra-cabeças. Os laterais cumpriram e o Selke nao esteve tao em foco nesta partida.

    Quanto a Portugal, ainda nao e desta que o jejum de titulos internacionais e quebrado, bem como ainda nao foi desta que nos conseguimos superiorizar a Alemanha. Jogo fraco e onde a selecçao portuguesa nunca conseguiu contrariar o futebol rapido e com grande qualidade de posse de bola da Mannschaft.
    Excelente jogo do Andre Moreira (defendeu o que podia) e dentro do razoavel destaque para os laterais Riquicho e Rafa e para o Gelson que ainda assim foi o elemento que criou mais desequilibrios, apesar de decidir quase sempre mal. O meio-campo foi completamente impotente perante o meio-campo adversario, o Ivo Rodrigues e o Andre Silva desceram muito de produçao e nao conseguiram desequilibrar, enquanto que os centrais revelaram muitos problemas perante a chegada de tantos jogadores alemaes a area. Os elementos que saltaram no banco nao trouxeram nada de novo, bem pelo contrario.

    Quanto ao futuro, parece-me evidente que existe aqui muito talento e espero que seja aproveitado pelos clubes. Tomas Podstawski, Andre Silva, Gelson Martins, Ivo Rodrigues, Marcos Lopes (um caso ainda assim diferente porque ja esta noutro patamar competitivo), Rafa, Guzzo, etc, sao jogadores com muito talento e precisam do apoio dos clubes e de jogar para crescerem ao nivel da qualidade e da maturidade competitiva. Caso os nossos jovens continuem apenas a jogar nas equipas B ou a pertencerem a planteis de equipas do meio da tabela para baixo sem terem uma utilizaçao regular e suficientemente competitiva poderemos assistir a mais um desperdicio de uma geraçao, inclusive mais talentosa que a ultima finalista do Mundial sub-20.

    • Gustavo Gomes
      Posted Julho 31, 2014 at 8:20 pm

      Continuaremos a ver a impotência da FPF em projectar o futuro da selecção para os próximos 10 anos. Enquanto o futebol em Portugal ser apenas uma área para alguns lavarem o seu dinheiro e enriquecerem à custa de comissões, em vez de ser uma autêntica prática desporitiva, nunca veremos Portugal a ganhar nada..

  • Diogo Meira
    Posted Julho 31, 2014 at 7:02 pm

    Foi pena o resultado mas os clubes nacionais e a seleção tem excelente matéria prima
    Destaco o guarda redes André Moreira do ribeirão que até o seu passe já foi comprado pela gestifut por 220 mil euros ( sei isto porque sou de ribeirão ) , o rafa, o Tomás , Ivo, gelson, o ronny Lopes André silva e o cassama

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2014 at 7:20 pm

      Destacar gelson nesta selecção, perdoa-me a frontalidade, é insultar os outros jogadores. Gelson não consegue definir uma única jogada com sucesso. Faz-me lembrar o Nani. Pode ter uma excelente técnica, mas isso não chega. Já Riquicho e Baldé têm exactamente este problema de não saberem definir um lance sequer. Sem querer parecer xenófobo ou racista, visto não ser a minha intenção, penso que estes jogadores de origem africana têm muito este problema que os inviabiliza de chegar mais longe com o talento que têm. São jogadores que agem sempre de forma muito "quente" e acabam por ser inconsequentes infelizmente.
      António Pereira

    • Diogo meira
      Posted Julho 31, 2014 at 7:25 pm

      Se o gelson chegar ao que chegou o nani ( mesmo não decidindo bem os lances) já faz um excelente carreira

    • Pemarofi
      Posted Julho 31, 2014 at 7:38 pm

      Dos pés do Gelson nasceu a melhor oportunidade portuguesa… desperdiçada por dois brancos,….curiosidades….

    • Gustavo Gomes
      Posted Julho 31, 2014 at 8:23 pm

      Gélson e Riquicho foram os únicos jogadores que nem sequer sabem o hino nacional. Isso diz tudo sobre o espírito de sacrifício por esta equipa que eles têm.

      O Sporting diz sempre que forma primeiro homens em vez de jogadores.. tenho sérias dúvidas em relação a estes dois, e com casos recentes como Bruma, Semedo etc, fico com mais dúvidas ainda do Sporting formar Homens com o mínimo de inteligência.

    • cards
      Posted Julho 31, 2014 at 8:52 pm

      o que tem sber cantar o hino? os brasileiros no mundial cantavam o hina à capella e ficaram em 4 lugar, o que interessa é se jogam bem ou mal agora cantar hinos é secundário.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2014 at 9:31 pm

      Não, não é secundário. Fala-se da aposta na formação, de se potenciar o jogador português mas parte da solução passa também por impor limites de jogadores estrangeiros. Eu sou totalmente contra naturalizados e jogadores que não têm qualquer afinidade a Portugal. E o caso de Riquicho ou Gelson é esse mesmo. Nasceram no estrangeiro, não têm nada de português e como acto de gratidão, deviam no mínimo saber o hino. Até o Pepe (que é o jogador que pior nome dá a Portugal) sabe o hino. E a questão do hino ser secundária é uma ofensa. Por exemplo, o Miguel Veloso passava os hinos de cabeça baixa sem cantar o hino (mostrando 0 de dignidade). O que é certo é que no Mundial o deixou de fazer.
      É que se é para se jogar com estrangeiros, vai-se ao Brasil e em 200 Milhões há-de se encontrar muito melhor que Riquichos.

      Pedro S.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 7:03 pm

    Não há nada a dizer, a única coisa que me vem à cabeça é: Alemanha e pronto Alemanha é Alemanha e no fim ganha sempre a Alemanha. E nós com anos após anos grandes jogadores a sair das formações continuamos a apostar em Hugos Almeidas, em Casemiros em Alex Sandro em Jose Angeis em Jardeis em Sidneis em Andre Martins em Cedrics em Jacksons e dai para a frente. Pergunto, não há dinheiro! Tudo se queixa que tem dividas e o caneco, será muito complicado deixar de fazer contratações astronómicas e apostar na formação? Mas não é apostar na formação como o Ander ou o Ajax fazem, que é criar e vender com 18 anos… mas cá podia-mos fazer grandes jogadores e mantê-los cá de tempos a tempos ir-mos buscar brasileirada e isso tudo porque tb de vez em quando dá geito… tipo não sei se me faço entender xD

    Nos próximos tempos não tou a ver grandes jogadores a sairem da formação mas as equipas de 99 e 2000 penso que vão ser as proximas gerações de ouro :)

    Outra questão, será que os grandes não têm olheiros nos escalões mais baixos será que aquele GR do Ribeirão não podia muito bem ser titular num Paços ou Setubal, ou será que não podia dar geito no futuro a 1 grande?

    Mas e outra questão, provavelmente ele já é titular no Ribeirão o que lhe dá mais maturidade e inteligência do que outros que ainda jogam nos juniores e equipas B's, portanto não seria benéfco jogadores como o Nuno Santos ser titular no CNS e ter toda a liberdade do mundo ao inves de ir rodando pela Segunda Liga onde tinha mais pressão e onde ir jogar poucos jogos?

    O desporto cá em Portugal é um mistério, e cada mais se torna um mistério profundo e ruim. Ficam muitas perguntas por responder…. neste nosso Portugal.

    Ass.: Diogo

    • Kacal l
      Posted Julho 31, 2014 at 7:21 pm

      Sim, até por que Casemiro e Alex Sandro são jogadores velhos e fraquinhos, por favor… isso nada tem a ver com a aposta nos jovens portugueses, uma coisa não invalida a outra.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2014 at 7:33 pm

      Kakal,

      Eu não digo que Alex Sandro ou o Casemiro são fraquinhos, mas você como Portista considera que o ALex Sandro está a dar tudo pelo Porto? Eu digo que não e será que o Rafa não podia evoluir como jogador se tivesse uma época inteira a jogar na 1º equipa regularmente e no final da mesma ser melhor que o Alex Sandro, claro que podia. E para que é que o Porto quer jogadores emprestados como o casemiro, pode ser muito bom jogador mas jogos completos como sénior deve ter feito no máximo uns 30, o Podstwaski a jogar regularmente não podia ficar ao mesmo nível do Casemiro e depois ainda valer um bom dinheiro para o Porto? Claro que sim.

      Mas o Porto que continue com estes negócios de empréstimos que penso que pode ser benéfico para o meu Benfica, a ver vemos ahahhaha.

      Ass.: Diogo

    • João
      Posted Julho 31, 2014 at 7:47 pm

      O Hugo Almeida é português e da formação do Porto. Postiga idem. Trocamos pelo Éder no Mundial, consegue ser pior. Experimentou-se o Nélson Oliveira no Europeu, consegui não chegar a ser sequer.

      A menos que esteja a sugerir que um puto de 20 anos do Porto B seja o avançado da selecção para o apuramento do Europeu, não estou a ver ninguém em muito melhor posição.

  • Guilherme Silva
    Posted Julho 31, 2014 at 7:03 pm

    A nossa falta de experiência e o cansaço fez uma grande diferença.

    Rony e André Silva muito pouco em jogo, sem espaço nenhum, Hélio falhou em montar uma estratégia melhor ao deixar o Francisco Ramos de início no banco. Baldé decide sempre mal, tal como Riquicho, não tem a mínima inteligência para decidir.

    Estes jovens têm muita qualidade e merecem ser aposta a curto/médio prazo nas equipas portuguesas. Espero ver isso no meu Porto.

  • Carlos Teixeira
    Posted Julho 31, 2014 at 7:05 pm

    Como é possivel o gelson fernandes jogar quase 90mt? Tipico brinca na areia, inconsequente e só atrapalha o jogo. Tem técnica mas taticamente muito fraco. Vitoria justa da Alemanha!

    • Mário M.
      Posted Julho 31, 2014 at 7:28 pm

      Tem uma certa razão, mas quem jogaria? Romário Bálde? Intima?
      Isto é tipo Carrillo, perde uma bola, é crucificado, mas se fosse certinho taticamente e não desequilbrasse, é Wilson Eduardo e é mau na mesma. Afinal, em que ficamos?

    • Pemarofi
      Posted Julho 31, 2014 at 7:39 pm

      Dos pés dele nasceram as poucas oportunidades portuguesas…

    • Carlos Teixeira
      Posted Julho 31, 2014 at 8:17 pm

      A jogada de perigo da final não foi obra dele, sobrou para ele fazer fazer o passe. E destacar um lance em cerca de 80 minutos só prova o que digo! Porque o resto foram maus passes, percas d bola infantis e falta d objetividade. Parece ter qualidade, mas só será jogador qdo decidir o tempo d passe na altura certa sem fazer um drible ou uma mariquice antes do passe.

      Nestes ultimos dois jogos prejudicou e muito o modelo d jogo portugues.

    • João
      Posted Julho 31, 2014 at 10:04 pm

      Isso das oportunidades que nasceram dos pés do Gelson é repetir até ser verdade? O lance a que se deve estar a referir é construído primeiro na ala pelo Rafa e, salvo erro, Ivo. O remate do Rafa na primeira parte, exactamente pelos mesmo dois. O lance em que o André deixa para o remate do Guzzo (?), é uma desmarcação do nosso meio campo…

      Onde e quando foram essas oportunidades?

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 7:11 pm

    Vitória sem contestação. Queria apenas realçar dois ou três aspectos:
    Primeiro: Como já todos sabemos e tem sido habitual neste tipo de decisões, Portugal falhou nos momentos decisivos. E talvez seja importante realçar a mentalidade e a falta de experiência dos jogadores como principais factores explicativos de tal derrota. A falta de experiência dos jogadores por não jogarem nas equipas A do campeonato de Portugal, como foi bastante referido na emissão televisiva, é mais do que óbvia. Sem esse tipo de experiência adquirida, é difícil gerir momentos decisivos dos jogos que marcam o resultado final. Depois a mentalidade parece-me ser também um "handicap" nas nossas selecções (aplicável também à selecção A). Não é um simples acaso o facto de a Alemanha, tanto neste escalão como no principal, ter muito mais calma e eficácia nos momentos decisivos e, para mim, este factor é de facto o mais difícil de ser revertido e que, de certa forma, está relacionado com parte da experiência. É preciso desenvolver nos atletas uma forma mais "fria" de encarar os jogos e, acima de tudo, os momentos-chave.
    Segundo: Há dois jogadores do 11 base que mais uma vez confirmaram que não têm a mínima "estaleca" para jogarem na selecção: gelson e riquicho (este então é terrível e parece claramente ter uns anos a mais face ao que consta no BI).
    Terceiro: Felicitar esta selecção que, apesar da derrota, honraram o país e mostraram aos "craques" da A que o país tem uma geração que pode futuramente alcançar feitos importantes, necessitando porém de serem lançados nas principais equipas do nosso campeonato, claro está.
    Jorge S.

    • Mário M.
      Posted Julho 31, 2014 at 7:32 pm

      Toda a gente critica o Gelson, mas se calhar, isto sou eu a supor, se perguntassem a uma pessoa de um clube que não o Sporting, palpita-me que não o recusariam. Mas isto posso ser a eu a puxar a brasa à minha sardinha.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2014 at 8:03 pm

      Mário M., lamento mas não devem ser assim tantos a quererem o Gelson nos seus clubes. Apesar de benfiquista, não pretendo destilar ódio relativamente a elementos do SCP. Aliás, a VM destaca-se (e muito) dos jornais desportivos pela ausência desse tipo de opiniões depreciativas entre adeptos de diferentes clubes. Porém, não tenho problemas em manifestar esta opinião, que me parece comum a muitos outros utilizadores, em relação ao Gelson. Se me perguntarem por exemplo pelo Tomás ou mesmo André Silva, não teria qualquer problema em aceitá-los no Benfica.
      Jorge S.

    • Filipe Leite
      Posted Julho 31, 2014 at 8:32 pm

      Gelson Martins: Qualidade técnica -5*, 1 vs 1 -5*,. Rapidez.- 5*, Trabalho em equipa -1*, determinação 2*, capacidade fisica 2*, etc…

      Gelson Martins pode nunca ser Cr7 mundial, mas poderá ser "facilmente" um Nani dos melhores tempo se quiser trabalhar… quando perceber que o futebol colectivo pode fazê evoluir poderá aproximar se da nata europeia… Se quiser apenas "brincar" ao futebol, nunca ira alem duma equipa da primeira metade da tabela da liga.. Acho este Gelson SUPERIOR tecnicamente a TODOS os extremos que o SCP tem atualmente… MAS NÃO é o mais valia para o SCP se não se deixar de malabarismos… Este menino por varias vezes hoje gozou com a defesa alemã mas nunca causou grande perigo porque nunca soube passar a bola… Quando soube CRIAMOS A MELHOR OPORTUNIDADE DO JOGO TODO…

  • Kacal l
    Posted Julho 31, 2014 at 7:17 pm

    Vitória justa da Alemanha, foram superiores a nós em todos os aspectos (defensivos, tácticos, ofensivos e até físicos), depois tiveram maior critério com a bola nos pés e conseguiram utilizar o talento no seu jogo, já Portugal denotou algum cansaço e nunca assumiu o jogo e a posse de bola, tirando alguma desorganização e erros dos alemães, em que aproveitamos e conseguimos criar algum perigo (sobretudo no lance aos 66 minutos), pouco mais fizemos e foi mais esforço e raça que qualidade, uma exibição de sacrifício, mas pouco conseguida, mas há que levantar a cabeça e seguir em frente, esta exibição e derrota em nada “mancha” a nossa prestação nesta competição, assim como a ida à final e as coisas positivas que fizemos, estou orgulhoso dos nossos jovens e dou-lhes os Parabéns, se houver aposta e oportunidades, teremos o futuro assegurado.
    De relembrar que os jovens alemães já têm maior experiência e índices competitivos, visto que muitos deles já jogam com regularidade na equipa principal dos seus clubes, o que lhes dá uma clara vantagem, e é o caminho a seguir.

    Quero só acrescentar que o Selke é um PL interessante e cheio de potencial, mas já parece o Muller, é maduro, frio, arrogante, convencido e fiteiro, começa bem…

    Quanto a individualidades:

    – André Moreira (seguro, atento e fez boas defesas que "salvaram" Portugal), Domingos Duarte (concentrado e imperial, excelente corte no fim do jogo), Riquicho (muita determinação e vontade, correu muito), Podstawski (muita raça e forte no desarme e na recuperação, certeiro na saída de bola, sobretudo no passe), Ivo Rodrigues (tentou desequilibrar e mostrou bons pormenores) e André Silva (muito batalhador e esforçado, nunca desistiu), cada um pelas suas razões, foram os melhores do lado de Portugal, a meu ver.

    • Guilherme Silva
      Posted Julho 31, 2014 at 7:31 pm

      Domingos Duarte e Riquicho? Não concordo nada. o Riquicho ainda é esforçado a defender mas depois é só pontapé para a frente, e até isso faz mal. O Domingos Duarte, junto com o João Nunes, hoje estiveram muito mal cada bola que ia à nossa área era um perigo.

    • João
      Posted Julho 31, 2014 at 7:50 pm

      Domingos Duarte imperial!? Mas vimos o jogo sequer? O centro da defesa foi um autêntico passador durante o jogo todo, com posicionamentos amadores, erros básicos, alívios para a primeira linha da Alemanha, chegavam a passar por eles só na corrida, nem se davam ao trabalho de fintar.

    • Kacal l
      Posted Julho 31, 2014 at 7:54 pm

      Guilherme Silva,

      Não vou muitos destaques individuais e tentei "arranjar", mas foi difícil, aceito o que dizes.

      Quanto Riquicho, em termos práticos acrescentou pouco, mas eu também valorizo o esforço e ele esteve muito bem nesse aspecto.

      Depois eu até gostei da exibição do Domingos Duarte, acho que não cometeu assim tantos erros e se sofremos apenas um golo é porque não esteve assim tão mal, depois aquele corte sensacional na linha no fim do jogo, ficou-me na retina.

      Mas até admito que possa estar errado.

    • Guilherme Silva
      Posted Julho 31, 2014 at 8:12 pm

      Kacal, o corte sensacional do Domingos, também vem fruto dum mau posicionamento antes. Para mim o maior destaque da equipa e o grande responsável por termos sofrido apenas um golo foi mesmo o André Moreira. Eu nem sou muito fã dele, gosto mais do Tiago Sá, mas hoje pouco lhe podemos apontar, tendo em conta que a nossa linha defensiva esteve toda bastante mal, na minha opinião.

    • Kacal l
      Posted Julho 31, 2014 at 9:24 pm

      Sim, concordo que o André Moreira foi o elemento em maior destaque na defesa, hoje.

  • Pedro
    Posted Julho 31, 2014 at 7:20 pm

    Pode ser que depois deste jogo o João Dias perceba que muitos daqueles jogadores nao vao passar de equipas medias portuguesas e que os mais dotados ainda não estão prontos para as equipas principais dos 3 grandes.

    Em relaçao ao jogo nada a dizer, 90 minutos de total dominio da Alemanha, que só o GR de Portugal evitou a goleada.

    • Kacal l
      Posted Julho 31, 2014 at 7:30 pm

      Concordo, jogadores como: João Nunes, Riquicho, Francisco Ramos, Guzzo, Jorginho e Romário Baldé (falando nos que foram utilizados hoje), não me parece que passem de equipas médias portuguesas ou clubes de ligas menos conhecidas, mas posso estar errado e ter que admitir o contrário mais tarde, é possível, mas duvido.

    • João Dias
      Posted Julho 31, 2014 at 7:32 pm

      Estes jovens têm talento para se afirmar em clubes de top.

    • Pedro
      Posted Julho 31, 2014 at 7:44 pm

      Claro que tem João Dias, e hoje isso ate ficou bem provado.

      Se calhar fez lá falta um portugues Douglas Costa

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 12:22 am

      Kacal

      Romário guzzo e joao nunes eram titulares indiscutiveis do finalista vencido da youth league. Nao que valha grande coisa mas, por exemplo, acho que o Rebocho vai dar mais ao futebol que o Rafa pq tem mais pra aprender. Nestas idades nao se pode definir isso, vide Joao Teixeira, um eterno suplente que está a ter minutis que os seus sempre titulares nao estao!
      Carlos Alberto

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 7:24 pm

    A Alemanhã merecia ter goleado, temos de ser justos. Muito bem André Moreira, mas muito mal o desacerto na finalização dos alemães. De resto estiveram impecáveis, maior capacidade física ( também por terem menos minutos), melhor qualidade de passe e sobretudo boa estabilidade defensiva, a equipa actuou sempre como um bloco.

    A vitória é sempre importante, mas mais do que isso, é importante que estes jogadores já na próxima época tenham as suas oportunidades, nem que seja apenas nas taças ( se for em todos os jogos devem somar á volta de 10 aparições, nada mau para primeiro ano de sénior).

    Concordo com o VM quando diz que para o ano pode ser o ano das seleções jovens( apesar de dizermos isso em todas as competições). Basta fazermos o exercício do onze sub 21 português.

    Gr: André Moreira/ Tiago Sá
    DD : Cancelo
    DC : Vezo/ Paulo Oliveira e Illori
    DE : Rafa / Rafa Guerreiro
    6 : William
    8 : João Mário / André Gomes
    10 : Ronny
    Extremos : Bruma e Tozé ( acredito que vai ter muitas oportunidades e mostrar o seu futebol)
    9: Goncalo ou André Silva

    Amadeu Santos

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 31, 2014 at 7:29 pm

    Não há muito a dizer.
    As duas melhores equipas jogaram a final e a melhor ganhou. Alguns jogadores muito importantes na manobra da equipa como o Tomás e o Ivo acusaram muito o desgaste e a Alemanha além de mais forte fez o trabalho de casa colocando muita pressão nos sectores mais frágeis de Portugal, nas laterais e se pela direita não tiveram muita sorte porque finalmente Gelson ajudou e muito no trabalho defensivo, já pela esquerda com as subidas de Rafa e com a falta de ajuda de Ivo aquilo foi uma passadeira. A subida dos interiores para bloquearem a primeira fase de construção de Portugal foi determinante.
    Contudo há que dar mérito a estes miúdos, são uma belíssima geração e terão futuro concerteza, haja quem neles aposte.
    Nota para o bom trabalho que os treinadores da FPF estão a fazer apesar de algumas críticas o que é certo é que desde a entrada de homens como Rui Jorge, Peixe ou Hélio, os resultados têm melhorado

  • João
    Posted Julho 31, 2014 at 7:38 pm

    Nestes jogos apercebemo-nos da real valia de alguns jogadores. Os centrais são medianos, na melhor das hipóteses. Rafa tem que evoluir bastante no aspecto defensivo, Riquicho não passa daquilo. Tomás, Guzzo e Francisco Ramos têm bons pormenores, há potencial para evoluírem mas tiveram muita dificuldade em segurar o meio campo alemão. Ronny foi zero, lamento muito. Ivo esteve bem, estava descontraído o que já era mais do que se podia dizer do resto da equipa. Tem boa técnica, apesar de por vezes ter excessos de confiança escusados. Gelson também pouco acrescentou e Baldé péssimo em ambos os jogos. O André esteve muito sozinho no ataque, lutou e integrou-se bem nas transições, mas não pode ter momentos como na 1ª parte em que recebe e está de frente para a baliza e não remata de esquerdo.

    Há qualidade, apesar de tudo. Bastante até. Mas há ali elos fracos que são particularmente fracos quando se compara com a armada alemã.

  • Mário M.
    Posted Julho 31, 2014 at 7:38 pm

    Sou o único a achar que o Riquicho até não esteve mal hoje? Só não vi os primeiros minutos de jogo, não sei se aconteceu alguma coisa muito má aí.

  • Nuno R
    Posted Julho 31, 2014 at 7:45 pm

    A diferença esteve na maturidade competitiva, pois muitos dos "alimões" têm experiência de I Divisão, enquanto que os nossos se passeiam entre B's e divisões inferiores. Claro que isto é fruto da aposta dos clubes alemães nos seus jovens formandos, devido às dificuldades financeiras de uma Bundesliga empobrecida composta por clubes falidos. Claro que essa aposta também é potenciada pelo facto do alemão ser genética e mentalmente melhor preparado para o soccer do que o vulgar Lusitano, o que cria gerações de talentos puros, ao contrário do que se passa por cá.

  • OPQ
    Posted Julho 31, 2014 at 7:51 pm

    Não há volta a dar, era muito difícil ganharmos a partir do momento em que eles têm jogadores que já jogaram na Champions e nós se temos 1 ou 2 que alguma vez jogaram na primeira Liga já é bom.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 8:02 pm

    Terá sido o ultimo jogo de Ronny Lopes ou de Guzzo por Portugal?
    O responsáveis da CBF afirmaram que em breve um jovem que representa Portugal nas camadas jovens iria jogar pelo Brasil.

    João Carlos

  • Filipe Leite
    Posted Julho 31, 2014 at 8:10 pm

    Começo por dizer que vitorias morais não se constrói o futuro

    1º Alemanha foi superior e mereceu totalmente a vitoria…

    2º Portugal portou se melhor do que eu esperava… Comparo estas duas selecções as principais que tiveram no mundial que se defrontaram, a diferença é a mesma… Temos também aqui o nosso "CR7" (Rony Lopes) que para mim é superior a todos da Alemanha, só que o colectivo alemão é muitíssimo mais forte que o nosso…

    3º jogamos o que Alemanha deixou nos jogar, fisicamente fortes e frescos levam sempre vantagem nas bolas dividas…

    4º- Temos uma bela selecção equilibrada e qualidade, quero ver a evolução enquanto selecção no mundial sub 20 na Nova Zelândia 2015

    5º Apesar da dignidade com que perdemos,fica me o amargo de boca de ver jogadores tão bons como os alemães, em alguns casos superiores aos alemães na suas posições (Tomás, rafa, Ivo, Rony, André Silva, Martins, Guzzo, Moreira, parecem me jogadores de grande futuro) mas com menos "ritmo competitivo" ou rodagem como os alemães… Vou usar o unico "SE"… SE os nossos jogadores fossem apostas nos clubes, e tivessem tantos minutos de primeira liga como tem os alemães. eu estou convencido que a vitoria nos sorria…

    6º Espero urgentemente que a federação OBRIGUE os clubes a jogar com Portugueses… O meu FCP em vez de andar as comissõ€s que olhe para dentro… Não peço muito… apenas que 50% do plantel seja Português(12/24) e que pelo menos 2 inicie o jogo e que acabe com pelo menos 1 tuga em campo… Caso não cumpra os 50% de tugas não pode inscrever se na liga, se não começar o jogo com 2 tugas em campo, retira-se 1pt, se n akabar com 1 tuga em campo retira-se outro 1pt… em caso derrota ou empate esse seria ja o castigo ideal para quem não aposta em tugas… A contabilização de 0 pts e descida de divisão…

    È preciso ideias, esta é a minha… punha os clubes a mexer se…Pode ser estupida mas é a minha…

    • João Dias
      Posted Julho 31, 2014 at 8:34 pm

      Agora é que falas na aposta em portugueses?
      Sempre que eu falava nisso, atacavas-me…

    • cards
      Posted Julho 31, 2014 at 9:13 pm

      Que condições mais parvas, vamos ter calma se o jogacdor tuga é bom porque qualquer jogador da 3ª divisão o brasil chega cá e é titular?

    • Filipe Leite
      Posted Julho 31, 2014 at 9:19 pm

      Ataco te porque não consegues ser um pouco isento que seja…
      Atacaste o meu clube de nao apostar em tugas só por causa dos espanhois quando apenas nenhum, para mim é de qualidade duvidosa… Tudo servia para mandar abaixo o FCP…
      Eu quero Tugas no meu Porto, mas não vejo nenhum a entrar no 11 no imediato comparando a qualidade actual do plantel…

      Mesmo que significasse a Perda do campeonato e queria, 16 jogadores de topo que o Porto tem lá neste momento depois 10 tugas de qualidade a saber (Ricardo GR, Rafa LD, Tomás MC, Ruben Neves MD, Tozé MO, Ivo Ext, Gonçalo, Andre silva.

      Tipo: Gr: Fernandez, fabiano, Ricardo
      LD: Danilo, Opare, ricardo pereira
      DC: Reyes, igor, Maicon, Indi
      LE: Alex Sandro e Rafa
      MD : Ruben Neves, Casemiro
      MC: Tomas, Herrera
      MO: Quintero, Brahimi
      AD: Quaresma, Ivo
      AE: Tello, Adrian
      AC: Jackson, Gonçalo, André

      Isto era o meu sonho apenas, 26 jogadores, que nao me chateava nadinha se ha falta de jogadores jogassem os putos e perdessemos pontos… Mas ano após ano iam crescendo e serem de topo… dentro de 3 anos(fim do contrato do Lope) estariam no topo e de caras na selecçao…

    • Filipe Leite
      Posted Julho 31, 2014 at 10:36 pm

      Cards, não compreendi o teu comentário… se puderes explicar, tento contrapor… Condições parvas porque obrigavam os clubes a ter tugas?

  • cards
    Posted Julho 31, 2014 at 8:20 pm

    Achar que um jogador nestas idades vai ser craque ou não é muito relativo, não querendo comparar o incomparável, Carlos Lisboa enquanto jovem nunca ia à seleção de Portugal quando chegou a senior foi somente o melhor jogador de sempre português de basquetebol, dou sempre este exemplo aos jovens pois acho que é um bom exemplo enquanto jovem Lisboa ere normal já em sénior foi fenomenal.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2014 at 9:13 pm

    Únicos de jeito da equipa Rafa; Podtawski e Ronny Lopes. O resto é entulho e a selecção sub-19 tem o mesmo problema de todas as selecções. Falta de trabalho táctico, físico e técnico. Vá lá…só falta tudo. Não há rigor, não há intensidade, não há maneira de vermos 3 passes seguidos. Enfim…

    Ass: Guilherme Silva

    • João
      Posted Julho 31, 2014 at 10:07 pm

      O 1º hoje teve muita dificuldade na defesa, o 2º nunca conseguiu segurar o meio campo alemão e o 3º foi zero.

      Boa escolha de jogo para dizer isso.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2014 at 11:02 pm

      Está a dar-me razão. Se esses são maus que farão os outros? Para mim no global mais uma fornada de lixo.

      Ass: Guilherme Silva

  • Rabensandratana I
    Posted Julho 31, 2014 at 9:14 pm

    Infelizmente a selecção perdeu, entrou a medo e deu uma parte de vantagem aos alemães.

    Estou farto de ver as nossas selecções com medo de jogarem olhos nos olhos frente às grandes potencias mundiais.

    A Alemanha venceu bem e dispôs das melhores ocasiões para marcar.

    Portugal agora terá de aproveitar bem os nossos jogadores jovens e acima de tudo os clubes grandes têm de ir gradualmente apostar veemente na prata da casa.

  • Vitor Manuel
    Posted Julho 31, 2014 at 9:57 pm

    Algumas lições depois do jogo. O futebol moderno veio para ficar. De certa forma lamento. A bola anda ali entre os defesas mais de metade do tempo util de jogo.Que o adversario nao jogue é o mais importante. O Barça, depois a Espanha, o Bayern, depois a Alemanha.

    Porque falhámos? Na minha opinião para contrariar este modelo quando o adversário quer sair a jogar desde a grande area, a linha defensiva tem de estar o mais subida possivel para a pressão. É fundamental ter centrais fisicamente muito potentes, para cobrir com autoridade todo o espaço nas costas. Esta selecção não os tem e sabendo disso, nao se expunham, deixando muito espaço entre sectores e tornando a pressão alta inocua.

    Segundo ponto. No futebol actual a equipa tem de ter 11 jogadores peritos em reter a bola, em não perder a posse facilmente. Portugal tem varios que não tem essa capacidade e por isso a posse foi sempre deles. Riquicho o piorzinho. Depois Gelson que apesar de ser agil e de ter boa tecnica curta, é demasiado mau a decidir e no passe e pouco seguro a conduzir bola. Os centrais nada de especial tambem.

    Mesmo assim, ha grandes valores nesta selecçao. Rafa, Podwstavski, Andre Silva, Ronny, Ivo e o Moreira sao jogadores que poderão ter futuro de selecçao AA.

    Uma ultima palavra. Ja aqui alguem chamou a atençao para isso. E realmente. Os jogadores africanos são maus no futebol moderno. Muito maus. Este futebol exige uma grande rapidez de decisão e de percepção dos espaços. Há algumas excepçoes como William Carvalho, mas em geral, estes Baldes do empresario do Bruma, só vêm enfraquecer as nossas selecções a partir dos sub 19 (nos sub 17 ainda sao uteis) e retirar espaço a quem pode realmente vir dar jogador. A Alemanha apostava em africanos nas selecçoes jovens ate ha uns 8 anos atras, com pobres resultados. Deixou de o fazer. Com bons resultados.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 31, 2014 at 10:05 pm

    Estava confiante que íamos ganhar. De qualquer das formas, não apaga a boa prestação que esta selecção teve. Parece-me uma geração com talento, principalmente porque tem 3/4 elementos acima da média (Rony acima de todos, Gelson e André Silva num 2º patamar) e outros bons elementos (Tomas P., Ivo, Rafa, Riquicho, Guzzo) que prometem fazer uma boa carreira.

    Há que apostar e não deixar estes elementos de lado com se fez com os sub-campeões de sub-20

  • José dias
    Posted Julho 31, 2014 at 10:06 pm

    Homens contra meninos. A diferença competitiva foi por demais evidente.

  • Tiago Cação
    Posted Julho 31, 2014 at 11:56 pm

    Para mim e olhando para o que foi o jogo e para o que se passou no Mundial, o problema da selecção portuguesa é o trabalho dos jogadores, técnica e excelentes pormenores é o que não falta, mas não é tudo e sem a experiência nas pernas e sem o ritmo e estaleca competitiva nunca teremos selecções como a Alemanha. No meu ver o problema em Portugal está na origem dos melhores jogadores de formação, isto é, cerca de 70 a 80% provém de Benfica, Porto e Sporting que na realidade não apostam neles devido à perda dos títulos e de dinheiro e à desvantagem lá fora (LC e LE). Se analisar mos a selecção alemã, maior parte dos jogadores são de clubes como o Hannover, o Nuremberga (central com 20 jogos na Bundesliga), o Werder Bremen, o Schalke, etc… tudo clubes que não chegam aos calcanhares do Borussia e muito menos do Bayern. Penso que um caminho para a mudança seria os clubes de menor dimensão apostarem na formação, o que traia menos custos e poderia levar a excelentes encaixes e a uma melhor selecção nacional, não descartando claro os três grandes, mas por aqui passaria o futuro, a meu ver. Imagine-se um jogador como o Gonçalo Paciência ou o Bernardo Silva a jogarem uma época inteira a acumularem experiência, seria muito produtivo e OBVIAMENTE AS EQUIPAS B AJUDAM MAS NÃO RESOLVEM!!!!!

  • Bruno
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:31 am

    Portugal é um País de crentes, só assim se explicam certas coisas.
    Portugal nem daqui a 50 anos volta a ganhar o que quer que seja, é muita coisa que está mal.

    SL!

  • Dr. Bayard
    Posted Agosto 1, 2014 at 7:36 am

    Somos um povo engraçado… Os miúdos chegam à final e não chega? Qual é a obrigação de Portugal ter os melhores sub19 da Europa?
    Esta equipa tem bons jogadores que fizeram um percurso notável. Apenas perderam na final com uma fornada de jovens do melhor que se viu em muitos anos. Cuidado com esta geração da Alemanha!
    Ao contrário da maior parte dos comentários, ainda bem que existem as equipa B! E o alargamento da fase final do campeonato de juniores também ajuda um pouco.
    Parecemos uma superpotência mundial! Os miúdos perdem na final e… o futebol português está todo mal!

  • Gonçalo Mano
    Posted Agosto 1, 2014 at 8:35 am

    A vitória (mais do que justa diga-se) explica-se em duas palavras: Ritmo competitivo.

    Os Alemães não são tão melhores que nós, mas grande parte deles tem ritmo de Bundesliga!

    A partir daí, que podemos nós almejar, se apostamos em estrangeirada.

    Isto só lá vai com regulamentação e aposta consistente.

    Também era importante os clubes esquecerem grandes vitórias internacionais a nível de clubes durante uns anos, para esta aposta frutificar sem esse tipo de pressão.

Deixa um comentário