Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O grande reforço do FC Porto para 2014-15

Fernando já abandonou o FC Porto e fala-se que as saídas podem não ficar por aqui, já que elementos como Mangala ou Jackson, têm muito mercado. Porém, e pese embora o facto de poderem chegar substitutos creditados para essas posições, e das contratações de Ricardo, Evandro, Óliver, Opare e Sami, o grande reforço do FC Porto para 2014-15 já consta no plantel e dá pelo nome de Héctor Herrera. O mexicano depois de uma época francamente negativa (foi uma das desilusões do ano), chegou ao Mundial do Brasil disposto a tentar mudar a imagem que tinha deixado em Portugal. E, sucintamente, conseguiu-o. Foi um dos médios em maior foco na competição, mostrou toda a sua qualidade com e sem bola e não foi por ele com os Aztecas caíram aos pés dos Holandeses. Verdade seja dita, no FC Porto do ano passado Herrera era obrigado a racionalizar, pautar e pensar o jogo, características que não eram definitivamente as suas. E agora, no futebol de Lopetegui, onde a batuta deverá ser finalmente entregue a um verdadeiro criador de jogo (Óliver, Quintero, Evandro…), El Zorrillo poderá ter finalmente a possibilidade de mostrar por que razão os dragões avançaram para a sua contratação. Se colocar ao serviço dos azuis-e-brancos o que mostrou na Seleção (regularização do terreno de jogo, transporte de bola, verticalização do jogo e facilidade de chegar à área contrária), vai ser mesmo um consagrado no 11 e poderá de uma vez por todas dissipar as ideias disparatadas de quem não lhe aponta qualidade e não lhe augura futuro. Tal como Guarín, também Herrera poderá ser um jogador que depois de consumado o tempo de adaptação, pode finalmente exponenciar o futebol da equipa e fazê-la melhorar com o seu contributo (Guarín virou vários jogos com Villas-Boas). E dado que as suas características são raras de encontrar no elenco azul-e-branco (já com o colombiano acontecia a mesma coisa) pode ser um jogador tremendamente importante na manobra da equipa.
No final de tudo, resumimo-nos a uma sequência trazida ao mundo por Alexsandro Aparecido de Oliveira. Improvisar, adaptar e superar. Herrera já improvisou (tentou ser o Moutinho que tanto Paulo Fonseca como Luís Castro queriam que fosse), dá mostras de se ter adaptado (terminou a época em crescendo de forma e fez um tremendo Mundial) e agora só falta mostrar na Cidade Invicta que se consegue superar. 

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 4, 2014 at 2:08 pm

    Sem dúvida um jogador que tem tudo para brilhar este ano. Penso que será o dono da posição 8!

  • Alfemus
    Posted Julho 4, 2014 at 2:10 pm

    O Herrera com Paulo Fonseca era claramente um peixe fora de água.

    Se nos lembrarmos das mudanças que aconteceram com o Luís Castro, o Herrera já se estava a mostrar um pouco como aconteceu agora: já aparecia em zonas mais avançadas do terreno, muitas vezes a tabelar, ir à linha e cruzar para trás… Aliado a uma maior aptidão para rematar…

    Sinceramente, é um grande jogador que só precisava de ter um treinador à altura… :D

  • Tiago Fouto
    Posted Julho 4, 2014 at 2:12 pm

    A questão é saber se o Lopotegui tem um estilo de jogo em que o Herrera encaixe. Se for uma espécie de tiki-taka ou muita posse de bola, não favorece o jogo de Herrera…

  • Henrique Dias
    Posted Julho 4, 2014 at 2:15 pm

    – O problema de Herrera foi o tipo de jogo e o sistema de jogo do Porto ele é um tipo de médio mais de transporte, mais ao estilo Enzo do que Moutinho, se lhe pedirem para ser o organizador o pensador nunca se vai conseguir impor acho que era o jogador ideal para substituir uma eventual venda de Enzo (contratação impossível só estou a falar do ponto de vista futebolístico), acho que se tiver um treinador que lhe peça que seja o médio que faça a pressão que ajude a recuperar bolas com a sua capacidade de transporte e de chegada a área pode ser a grande revelação do Porto.
    Saudações benfiquistas…..

    • Carlos
      Posted Julho 4, 2014 at 2:48 pm

      Que bom ver um benfiquista civilizado, fico feliz! entretanto 100% de acordo, o Herrera deve assumir funções semelhantes ao Enzo. Acho que são 2 jogadores muito semelhantes, a diferença é que o JJ soube perceber que ele como extremo não rende e foi capaz de o "inventar". Já o PF ( que graças a Deus voltou ao seu lugar) recebeu um produto feito na mão e soube dar cabo dele…..vidas

    • Diogo Palma
      Posted Julho 4, 2014 at 3:08 pm

      O Enzo tem muito mais técnica do que o Herrera, é isso que os distingue.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 4, 2014 at 3:23 pm

      Carlos: Deve conhecer muito poucos para ficar tão espantado.

    • Jota
      Posted Julho 4, 2014 at 3:26 pm

      Carlos, o Jorge Jesus demorou e muito a perceber a melhor posição para o Enzo, senão estou em erro, até foi emprestado a um clube da Argentina.

      Diogo o Enzo tem melhores pézinhos que o Herrera , mas também acho que o mexicano tem uma facilidade incrível de remate, o que o torna potencialmente mais perigoso.

    • stanpanan
      Posted Julho 4, 2014 at 3:33 pm

      Jota o Enzo foi emprestado pk fugiu para a Argentina, ninguém o correu de cá, fala se em problemas familiares…

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 4, 2014 at 3:41 pm

      E voltando a ser chato…Jesus não inventou nada de novo,o Enzo já tinha jogado no meio campo.

    • Jota
      Posted Julho 4, 2014 at 3:42 pm

      stanpanan desconhecia esse pormenor…assim já aumento o crédito ao Jesus.

    • stanpanan
      Posted Julho 4, 2014 at 3:59 pm

      Sim, o Ricardo tem razão, ele na Argentina já tinha jogado a médio, mais médio interior, mas não era uma posição desconhecida para ele, é certo que jogava na ala, dai a excelente capacidade dele de correr com bola

    • Pedro Fernandes
      Posted Julho 4, 2014 at 8:34 pm

      Tenho o mesmo pensamento em relação a Enzo e ao Herrera, acho que era o jogador mais parecido com o jogador benfiquista sendo que o que os distingue é a qualidade técnica do argentino ser superior e a facilidade de remate ser maior por parte do mexicano.

  • Che
    Posted Julho 4, 2014 at 2:20 pm

    penso q o fcporto deveria usar o sistema 4x2x3x1 com herrera e defour no meio campo e quintero ou oliver na posicao 10.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 4, 2014 at 2:35 pm

      Esse era sem dúvida o sistema de jogo que mais favorecia esses três jogadores (Óliver adapta-se a qualquer sistema desde que não lhe coloquem muitas tarefas defensivas em cima).

    • Carlos
      Posted Julho 4, 2014 at 2:52 pm

      Ou seja, voltar ao terror do ano passado mas com a diferença de que quem faz o nr 10 nao tem 33 anos? não podia discordar mais. Além de que o Defour não tem qualidade para o Porto e devia ser imediatamente vendido, é um jogador médio de pés e fraco de cabeça, mas isto são só os meus 10 tostões

    • Diogo Palma
      Posted Julho 4, 2014 at 2:55 pm

      Concordo contigo Che.

    • Narcisse
      Posted Julho 4, 2014 at 2:56 pm

      E depois era ver o Porto a sofrer defensivamente, como era habitual quando Fernando não jogava…

    • Che
      Posted Julho 4, 2014 at 2:57 pm

      Ou então utilizar um 5-3-1 que também poderia funcionar com os centrais que temos, Mangala, Reyes e Maicon os três juntos com os dois laterais que fazem muito bem os corredores, Danilo e Alex Sandro seria de top. Claro que teria de entrar outro central para o lugar do Mangal, disse na evidência de não sair.

    • Narcisse
      Posted Julho 4, 2014 at 3:03 pm

      Defour e Herrera não têm qualidade psicológica para aguentar um meio-campo de uma equipa, e isso ficou provado na época passada

    • Alfemus
      Posted Julho 4, 2014 at 3:07 pm

      Isso do 4-2-3-1 já foi testado o ano passado com o Paulo Fonseca e deu o barraco que deu… Então agora que temos um Herrera que aparece em zonas de finalização e meia distância vamos metê-lo cá para trás a servir os outros??

      Não podia estar mais em desacordo, Che…

    • Gonçalo Mano
      Posted Julho 4, 2014 at 3:13 pm

      Se o Porto não conseguir um 6 de top, estilo Fernando, a opção de ter 2 jogadores de perfil até fará sentido, mas nunca com Defour.

      7 milhões de Euros deitados ao lixo, jogador do mais banal possível.

      Quanto à possibilidade de não dar tarefas defensivas a um jogador (neste caso o Oliver Torres), só conheço 3 jogadores que estão automaticamente libertos desse tipo de tarefas: Ronaldo, Messi e Ibra.

      Curiosamente, são, provavelmente, os 3 melhores jogadores do mundo.

      Para o Porto ter sucesso, toda a gente tem que defender, e isso incluí o Oliver Torres.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 4, 2014 at 3:36 pm

      Ninguém disse para não lhe dar muitas tarefas defensivas. Só disse que ele se adapta a qualquer sistema de jogo, desde que não o sobrecarreguem com tarefas defensivas, algo que penalizou a sua permanência em Madrid.

    • João
      Posted Julho 4, 2014 at 6:10 pm

      Se o Defour ainda tiver lugar na equipa A do FC Porto para ano, alguém anda a brincar com isto, ponto final. Se dos adeptos é aceitável que não consigam ver o que entra pelos olhos dentro, de pessoas pagas para perceber minimamente do assunto, é grave demais.

  • Bráulio
    Posted Julho 4, 2014 at 2:20 pm

    Sinceramente não me acredito que seja o grande reforço do FCPorto uma vez que esse deverá ser um desequilibrador nato. Partindo do pressuposto que o FCPorto fará uma temporada melhor que a do ano transacto vários jogadores irão demonstrar qualidades que ainda são desconhecidas. Herrera, tal como a grande maioria dos jogadores, irá apresentar-se num patamar superior, contudo, na minha perspectiva insuficiente para singrar no clube.

    Pessoalmente não são, nunca fui e espero um dia vir a ser um admirador do jogador. Nalguns jogos da época passada havia várias pessoas que destacavam algumas das suas características, no mundial consta-se que se deu a conhecer ao mundo mas sinceramente nada vi. Poderá ser defeito dos meus olhos ofuscados ou então estarei mesmo a ver algo que a maioria das pessoas não consegue analisar.

    Em cada 10 remates acerta 2 no alvo (tal como Defour), não tem a raça de Moutinho para correr atrás da bola e preencher bem os espaços (correr ele corre mas no FCPorto parecia sempre desnorteado e mesmo na selecção penso que fez más abordagens posicionais), a defender não é nada de excepcional e ao nível de passe, apesar de ter alguma qualidade está a anos luz de Quintero.

    Sendo assim em que é que o jogador se destaca? Eu não consigo ver e gostava que alguém me ajudasse, porque além de fazer passes para o lado (verdade seja dita que executa rápido) e de errar mais do que o que devia apenas faz uns passes a rasgar de vez em quando, mas para isso penso que Josué é melhor do que ele.

    É verdade que dá verticalidade ao jogo mas o FCPorto sempre jogou pelas alas e não pelo meio, tem algum mérito no transporte e bola mas sem nunca desequilibrar, chega muitas vezes à área adversária mas golos nem vê-los e por fim não é bom a temporizar o jogo, é meramente um jogador que aprendeu a executar rápido e que não sabe fazer mais nada além disso. Quando tem que parar e pensar o jogo limita-se a executar rápido, quando tem que jogar rápido executa rápido mas nem sempre para a melhor opção.

    Sinceramente não lhe auguro nenhum futuro risonho, o FCPorto não me parece que seja o clube ideal para ele e um dia que saia (para um clube de menor dimensão porque já atingiu um patamar superior à sua qualidade) poderá demonstrar um pouco mais, mas apenas não passa de um jogador banal.

    • David Silva
      Posted Julho 4, 2014 at 3:42 pm

      A titulo de curiosidade pode me dizer qual a diferença entre o Castro e Herrera?

    • João
      Posted Julho 4, 2014 at 6:12 pm

      É, quando toda a gente vê, FIFA, ex-jogadores, comentadores analistas, toda a gente menos o Bráulio.. sim, vamos optar por acreditar que o problema é seu e não do resto do planeta.

    • Nurio
      Posted Julho 4, 2014 at 7:07 pm

      Mas há algum problema em ele ter uma opinião diferente do "planeta"? Que eu saiba a opinião dele vale exactamente o mesmo das outras opiniões pois não existe uma verdade absoluta. Ao menos ele soube ser construtivo e não apenas dizer que o Herrera não presta por isso deixe de ser arrogante porque não é o dono da verdade.

    • João
      Posted Julho 4, 2014 at 9:00 pm

      Encontre lá um parágrafo ali que não se pudesse aplicar ao Ramires, por exemplo, e depois venha-me falar de jogadores banais.

      Não há mal nenhum em divergir do resto do planeta, há instituições especializadas nisso e tudo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 4, 2014 at 2:20 pm

    Teve uma época inteira para se mostrar e pouco ou nada mostrou,talvez por não jogar na sua posição correcta e por exigirem algo que não lhe podem exigir. Acho piada à importância que se dá ás exibições do Herrara no mundial,não que tenha jogado mal,pelo contrario,fez bons jogos mas estamos a falar de apenas 4 jogos,um deles frente aos Camarões…Assim como o Cristiano Ronaldo ou o Moutinho não passaram a ser jogadores banais,o Herrera não passou a ser craque por causa de uns jogos.
    Com isto acho que o Herrera é um bom jogador,não é quase medíocre como diziam ser antes do mundial,mas também não é nenhuma estrela depois de fazer 4 jogos.

    • DD
      Posted Julho 4, 2014 at 2:45 pm

      O Herrera já tinha mostrado qualidade nos jogos do Porto, deu ares de craque, só lhe faltou consistência (também tem de melhorar um ou outro aspeto do seu jogo, mas nada crítico). E esse problema de consistência não foi, claramente, problema dele, mas sim da equipa (muitos jogadores em sub-rendimento que jogavam bem apenas de vez em quando, não apenas Herrera). Não estou a dizer que ele é uma espécie de salvador, apenas que foi muito mal aproveitado na época passada.
      É óbvio que as suas exibições neste Mundial podem não significar nada. Também depende muito de como a equipa vai jogar com o Lopetegui. Mas demonstra que o Herrera foi muitas vezes atacado de forma injusta, chegando-se mesmo a dizer que não tinha qualidade para jogar no Porto. Isso nunca foi verdade (muito pelo contrário) e o Mundial confirma-o, daí a importância das suas exibições. Durante a época passada notou-se que tinha talento apesar de ter aparecido, de forma mais consistente, na parte final da época. Ele teve, claramente, vários problemas/situações que o afectaram e que o impediram de jogar futebol em condições.
      Vamos ver do que ele é capaz esta época.

    • stanpanan
      Posted Julho 4, 2014 at 2:53 pm

      Concordo em absoluto contigo, é nisto que eu não gosto dos mundiais.. Jogadores ficam muitas vezes sobrevalorizados em 2 ou 3 jogos… Alias basta um jogo muito bom para conseguirem logo grandes contratos… Se se aceita isso em muitos adeptos, principalmente os que não acompanham regularmente diferentes campeonatos e acompanham o mundial, não se entende em responsáveis de clubes.. ainda hoje na Abola o Berlusconi diz que não vai conseguir vender o Bollatelli pelo que fez no mundial, mas algum clube contrata ou não o Bolla pelo que ele não fez no mundial??? Não se entende…

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 4, 2014 at 3:07 pm

      Não sou fan do Balotelli mas essas declarações foram completamente ridículas,como se o Balotelli tivesse começado a jogar futebol no mundial.

    • Nuno R
      Posted Julho 4, 2014 at 3:17 pm

      Oleg Salenko endorses this comment!

    • stanpanan
      Posted Julho 4, 2014 at 3:26 pm

      Salenko, esse nao foi o que marcou 5 golos num mundial, ou num jogo do mundial ?

      Ricardo exacto… mundial além de criar jogadores do nada também os transforma em maus de um dia para o outro…

  • Diogo Ribeiro
    Posted Julho 4, 2014 at 2:21 pm

    O que Herrera pode oferecer nesta temporada está intimamente ligado ao que Lopetegui lhe pedir para desempenhar no terreno de jogo, caso seja um futebol pensado e de muita posse Herrera não estará confortável. Mas é um médio de grande pulmão, aparece muitas vezes na zona de finalização e tem uma bela meia distância.

  • Kacal l
    Posted Julho 4, 2014 at 2:21 pm

    Excelente post, o Herrera já merecia um depois da excelente prestação no Mundial, muito bom, Parabéns! Fábio. :-)

    Concordo com praticamente tudo, não tenho nada de especial a acrescentar.

    Como tu, sempre achei que ele tinha qualidade e potencial, características interessantes no seu jogo e que fisicamente era muito bom, mas foi realmente uma das desilusões da época, mas a verdade é que o Porto, em geral, foi uma das desilusões em Portugal e ele foi quase sempre utilizado fora da sua posição, sentia-se um "peixe fora de água" e também não pode fazer milagres, mas acredito que o Porto vai melhorar muito, o Lopetegui vai utiliza-lo na sua posição a desempenhar as suas funções e ele naturalmente também vai subir de rendimento, afirmar-se de vez e mostrar o seu verdadeiro valor, à semelhança do que fez no Mundial, também tenho essa convicção.

    Quanto ao plantel, falta um ou dois MDF (Illarramendi na linha da frente) e um ou dois Extremos (Tello pode ser reforço, Ibrahimi e Suso são hipóteses), depois depende das saídas, o Martins Indi deve substituir o Mangala que é praticamente certo que vai sair (Man City como provável destino), mas fala-se que o Lopetegui quer um GR de topo (Navas está mais longe) e quer segurar o Jackson, também parece que o Lopetegui quer fechar o plantel em duas semanas, portanto vamos ter novidades em breve, é esperar para ver.

    • Alfemus
      Posted Julho 4, 2014 at 3:18 pm

      O Jackson não me parece que queira ficar e penso que nem deveria ficar. Gosto muito do Ghilas e penso que deveria apenas ter minutos.

      Para resolver a questão de ponta-de-lança e também de extremo eu preferiria o Sebá. Se entendi bem, o jogador veio por empréstimo e o FCP tinha uma opção de compra que era muito elevada, preferindo não exercer. Depois foi vendido ao Estoril onde, sinceramente, esta época explodiu, confirmando o que eu já achava daqueles primeiros minutos com o Vítor Pereira: rápido, com bom físico e podendo desiquilibrar bem…

      Quanto a GR… enfim… É o Porto com guarda-redes e o Benfica com extremos… Ainda estou para perceber a fixação…

    • Kacal l
      Posted Julho 4, 2014 at 3:48 pm

      Alfemus,

      Tudo o que eu disse, não foi o meu pensamento, as minhas ideias, nem a minha opinião, é o que se fala na imprensa, mas até concordo contigo, acho que está na altura do Jackson sair, o Ghilas merece ter mais minutos, mas é preciso ir ao mercado.
      Depois também acho que a contratação de um GR não é prioridade, muito menos gastar milhões num GR, mas vamos ver.
      Por fim, não me importava de ter Tello e Sebá, mas é esperar para ver.

  • my bloguerddu
    Posted Julho 4, 2014 at 2:22 pm

    Nao se iludam. Nao e por ter feito um mundial razoável que vai ser nesta epoca uma das grandes figuras do campeonato.

  • Rodrigo
    Posted Julho 4, 2014 at 2:25 pm

    Sinceramente, se o Lopetegui cultivar no FC Porto o mesmo estilo de jogo que tinha nas camadas jovens da selecçao espanhola, creio que nao sera muito positivo para o Herrera.
    Esta visto que o mexicano nao e um jogador de toque, de tabelas, de construçao. O Herrera precisa de espaço para mostrar o seu futebol, precisa de um grande raio de acçao para imprimir a sua velocidade, capacidade de progressao com bola e verticalizaçao, sendo muito forte na aproximaçao a area adversaria. No entanto, Lopetegui cultiva um estilo de jogo mais de posse e jogo apoiado, nao havendo uma grande possibilidade para este tipo de jogadores brilharem. Veremos o que acontecera ao Herrera, mas pelo menos a missao de organizar o jogo da equipa nao devera ter, um erro crasso cometido pelo Paulo Fonseca (nunca sera um Joao Moutinho ou algo que se pareça), uma vez que essa missao devera estar entregue a Oliver ou Quintero. Nao me espantaria de o ver muitas vezes encostado a ala direita por exemplo.

    • Narcisse
      Posted Julho 4, 2014 at 3:01 pm

      Sinceramente estou curioso para ver o estilo de jogo de Sporting e Porto…

      Penso que o jogo de posse de Lopetegui não dará grande resultado face a um Benfica semelhante ao da última época principalmente devido ás fortes transições ofensivas e á eficácia defensiva que sempre primou na época anterior (espero que se mantenha).

      Para mim, a grande dúvida será mesmo o nível do futebol Sportinguista.

      Desejoso que venham os Derbies e grandes jogos, e tudo aponta para uma das épocas mais imprevisiveis dos últimos anos

    • Rodrigo
      Posted Julho 4, 2014 at 4:50 pm

      Eu estou curioso para ver a maioria das equipas, ja que existiram muitas mudanças de treinador.

  • Rui Roldão
    Posted Julho 4, 2014 at 2:25 pm

    Na minha opinião o Herrera e jogador para 4-4-2 e não 4-3-3, funcionando melhor na posição em joga o Enzo no Benfica. Era uma boa contratação para o Man.Utd

  • Anónimo
    Posted Julho 4, 2014 at 2:30 pm

    Este equipamento do Porto faz me lembrar o de 2003/2004. Fixe.

    SL

    João Rato

  • I.C.E.
    Posted Julho 4, 2014 at 2:42 pm

    A qualidade de Herrera é visível mas, para isso, precisa de um sistema de jogo que o beneficie e que seja utilizado na posição em que se sente mais confortável, caso contrário, não renderá tanto pelo F.C. Porto como rende na seleção mexicana.

  • Nuno R
    Posted Julho 4, 2014 at 2:49 pm

    Ao ouvir e ler comentários quanto ao Herrera, vem-me sempre à cabeça o Podolski: na selecção partia tudo, e nos clubes nunca conseguiu alcançar o mesmo nível.
    Haverá certamente outros casos, mas este é paradigmático.

    Toto Schillaci, anyone?

  • Anónimo
    Posted Julho 4, 2014 at 2:50 pm

    Jogador muito interessante, ao qual sempre reconheci imenso valor. Varre um campo inteiro. Foi mais vítima do que culpado, na época do Porto. É um verdadeiro motor.
    Coelho

  • Diogo Palma
    Posted Julho 4, 2014 at 2:53 pm

    Isto é uma visão de um sportinguista sobre um dos seus rivais.

    O que eu vou dizer pode causar alguma polémica mas não invalidada que o Herrera seja um bom jogador …
    Sinceramente não gosto do estilo de jogo do Herrera, ele tem pouca técnica, não tem aquele toque de bola de craque, joga de uma forma bruta e atabalhoada para um construtor de jogo ou box-to-box.
    É um jogador com pulmão, agressivo, tem força, resistência e entrega mas eu pessoalmente gosto mais de ver jogadores como Enzo, Adrien e Moutinho a jogar na posição 8.

    Eu pessoalmente acho que o Herrera podia ser mais útil a trinco do que a jogar na posição 8 no meio-campo portista, isto tento em atenção as características do jogador e devido ao facto do Porto não ter nenhum trinco disponível neste momento.
    O Porto tem muitas opções de ataque para o meio-campo (Josué, Óliver, Carlos Eduardo, Quintero e Evandro) mas para dar segurança defensiva ao miolo do terreno só tem o Mikel (já lesionado), Defour, Herrera e Danilo (é titular no lado direito da defesa mas pode ser adaptado a médio passando o Opare ou Víctor García para a lateral direita).

    Na minha opinião o plantel do Porto deve ser:
    GR: Fabiano, Ricardo e Kanú (o Hélton deve sair, Fabiano tem qualidade para ser titular e Ricardo é um bom suplente)
    DD: Danilo e Víctor García
    DC: Bruno Índi, Rolando, Maicon e Reyes (Mangala deve sair e Abdoulaye emprestado)
    DE: Alex Sandro e Opare
    MD: Herrera, contratação e Mikel (Fernando vai sair)
    MCD: Defour, Josué e Carlos Eduardo
    MCE: Evandro, Quintero, Óliver
    ED: Quaresma, Sami e Ricardo
    EE: Contratação, Varela e Kelvin
    PL: Contratação, Ghilas e Paciência (Jackson Martinez deve ser vendido)

    Acho que o Porto precisa de pelo menos 3 reforços (um trinco, um extremo e um ponta-de-lança), têm muitas opções de qualidade no centro da defesa e no meio-campo ofensiva mas os extremos e o meio-campo defensivo são os sectores onde existe maior fragilidade.

    Na baliza acho que que o Fabiano é um excelente guarda-redes e deve continuar a titular, o Ricardo pode ser um bom suplente e o Kanú será a terceira opção.
    Nas laterais defensivas têm Danilo e Alex Sandro que são teoricamente os dois melhores laterais do campeonato e o banco terão os jovens com potencial para os substituir (Víctor García e Opare).
    No centro da defesa têm opção em quantidade e qualidade, Índi, Rolando, Maicon e Reyes … qualquer um dá garantias, mas eu apostava no internacional holandês e no português.
    Na posição 6 é que estão os maiores problemas, têm de arranjar uma alternativa a Fernando que possa ser titular. Mikel está lesionado, Herrera poderia tornar-se o dono da posição mais recuado do miolo dos dragões mas acho que isso não vai acontecer.
    Na posição 8 temos Defour e Herrera, também podem adaptar o Danilo ou um dos inúmeros médio-ofensivos que têm a esta posição.
    Na posição 10 têm imensas opções, Evandro, Óliver, Quintero, Josué e Carlos Eduardo. São opções com qualidade e quantidade, talvez até em excesso.
    Nas alas a coisa também não está famosa, Quaresma é titular indiscutivel mas falta outro jogador que pegue de estaca na outra ala porque nem Varela, nem Sami, nem Ricardo, nem Kelvin têm capacidade para serem titulares do Porto.
    No ataque também precisam de um ponta-de-lança para o lugar de Jackson, o Ghilas não é mau mas acho que não tem qualidade para jogar a titular e o Paciência ainda está verdinho.

    Fico à espera de ver quem irá entrar no reino do Dragão, por enquanto acho que o meu Sporting tem sido o que melhor se está a mexer no mercado comparando com os outros grandes.

    PS: Acho que o Lopetegui vai ser um fiasco, o Porto é um clube enorme e não se pode sujeitar a receber jogadores dos clubes espanhóis apenas por empréstimo … depois acontece o que ocorreu com o Benfica e o Siqueira.
    Claro que o Camacho, Illarramendi, Tello, Morata, etc seriam grandes contratações mas era se fossem a titulo definitivo!

    • Diogo Palma
      Posted Julho 4, 2014 at 3:04 pm

      O Porto até poderia optar por jogar em 4-2-1-3, como:
      Fabiano, Danilo, Índi, Rolando e Alex Sandro na defesa, Herrera e Defour com Evandro a jogar mais à frente, Quaresma e Tello (seria fantástico para os dragões mas é caro) nas alas e Mitrović (deve ser demasiado caro) a ponta-de-lança.

    • Alfemus
      Posted Julho 4, 2014 at 3:22 pm

      Só discordo do empréstimo do Adboulaye… Sei que não foi uma boa época para ninguém, mas não lhe consigo perdoar, aquando aquele golo do Sporting (o que começou em fora de jogo), que ele parecia estar a fugir do Slimani em vez de o marcar!!!

    • Diogo Palma
      Posted Julho 4, 2014 at 3:50 pm

      Alfemus,
      Eu acho que o Abdoulaye tem potencial e pode vir a ser um central de grande qualidade mas ainda tem de ganhar experiencia.
      Acho que a contrataçao do Indi era desnecessaria porque Rolando, Maicon, Reyes e Abdoulaye sao 4 bons centrais.

  • Bruno P.
    Posted Julho 4, 2014 at 3:14 pm

    Sinceramente não concordo nada com a frase: "(…) chegou ao Mundial do Brasil disposto a tentar mudar a imagem que tinha deixado em Portugal".

    Uma coisa é analisar as actuações de um jogador numa equipa que está a ganhar e a jogar bem, mesmo quando determinado jogador nem faz uma exibição dita de "encher o olho", nunca se diz que jogou mal ou esteve aquém. Quando um jogador, como a meu ver foi o caso do Herrera, luta e faz o seu trabalho numa equipa de cacos que pouco joga e que nem sempre soma os resultados pretendidos, é sempre desvalorizado e ignorado.
    Não sendo o meu clube de eleição, nem assumidamente o FCP ter sido uma equipa que na época transacta tivesse cativado as atenções dos amantes do bom futebol, via-se no Herrera um jogador com bom potencial, a lutar por algo mais, a precisar de mais qualidade ao seu lado e a tentar impor-se na sua 1ª época em Portugal e consequentemente na Europa. Estava à vista que havia ali qualidade e não foi à toa que o FCP o contratou e pagou o que pagou…

    Mas aceito e estou de acordo que o Mundial é sempre uma grande montra e basta um bom jogo para ficar tudo doido num só jogador. Exemplo disso é também o Rojo. Fez uma excelente época ao serviço do Sporting CP, mas nem por isso foi muito valorizado, o tal homem dos 6M foi sempre o supra-sumo, e no entanto agora no Mundial bastou um golo, um toque de letra e uns cruzamentos et… voilá! aí está ele a ser pretendido por meia Europa. Enzo Pérez, outro exemplo… época a todos os níveis memorável, está à vista de todos que é o que a Argentina precisa naquela equipa e concretamente naquele meio-campo, mas não calça e… ninguém se interessa por ele, nem quem o conhece, como o Sabella…!

    • João
      Posted Julho 4, 2014 at 6:20 pm

      Finalmente um comentário inteligente em vez de mandar para o ar lugares comuns. O Herrera pouco jogou no FC Porto na época passada, nunca de forma regular e continuada. E quando jogou, salvo um ou dois jogos desastrosos (em que esteve ao nível do resto) foi sempre dos melhores ou o melhor em campo, mais esclarecido, mais inconformado.

      Não fez "4 bons jogos num Mundial", fez uma série de bons jogos este ano. Mas é mais fácil mandar postas de pescada.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 4, 2014 at 3:22 pm

    Não vejo que fossem "ideias disparatadas". O Herrera mostrou pouco no Porto do ano passado e não havia razões para estar entusiasmado com a contratação. Agora já há. Vamos ver se transpõe o que produziu pelo México em Portugal.

  • Trust3r
    Posted Julho 4, 2014 at 3:56 pm

    Não concordo muito com o artigo, porque penso que Lopetegui quer implementar um estilo de jogo antagónico à maneira de jogar do Herrera.

  • Rabensandratana I
    Posted Julho 4, 2014 at 4:39 pm

    Penso que o Lopetegui fará de o Herrera um grande jogador.

    De resto concordo com o que o Fábio escreveu!!!
    Mais um bom texto do Fábio, parabéns!!!!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 4, 2014 at 4:50 pm

    Pode ser dos tais jogadores que demora mais um pouco a adaptar-se a uma nova realidade. A verdade é que mostrou no Mundial as credenciais que lhe eram atribuídas quando assinou pelo Porto e agora as expectativas são altas.

  • FabioM.
    Posted Julho 4, 2014 at 7:07 pm

    Se Julen Lopetegui usar um modelo de jogo "espanhol", mais de posse, não usando muito transições rápidas o Herrera dificilmente calça.
    Para o estilo de Lopetegui um reforço muito melhor já no plantel será Defour, vai encaixar como uma luva na posição de fernando. Defour, Oliver e Evandro é a minha aposta para o meio campo do porto.

  • Tiago Duarte
    Posted Julho 4, 2014 at 7:48 pm

    Ele que mostre cá o que mostrou lá!

    Tiago Duarte

Deixa um comentário