Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto contrata médio que em 2013-14 foi sinónimo de 13 golos e 9 assistências

Licá e Carlos Eduardo também brilharam no Estoril e este ano demonstraram não ter “estaleca” para serem figuras no Dragão. 

Evandro foi uma das novidades do FC Porto no arranque da época 2014/2015. A contratação já era dada como praticamente certa, mas só agora foi oficialmente conhecida. O médio de 27 anos (faz 28 em Agosto), que em 203-14 marcou 13 golos e fez 9 assistências, assinou pelos azuis e brancos para as próximas 5 épocas, tendo o emblema estorilista recebido cerca de 1 milhão de euros pelo passe do brasileiro (a Traffic – empresa que detém os canarinhos – fica com a maior parte da quantia). VM – Pelo 2º ano consecutivo os dragões “pescam” no Estoril, depois das transferência de Licá e Carlos Eduardo para o Dragão na temporada passada. Em termos teóricos, Evandro tem tudo para ter mais sucesso que os 2 elementos citados, o que também não será difícil. É mais experiente, já passou pelas selecções jovens do Brasil e por um clube como o Estrela Vermelha, onde se sente a pressão dos adeptos. Tecnicamente também encaixa melhor no que falta ao meio campo azul e branco. É um médio bom ao nível da posse de bola, que tem golo (este ano marcou 13), e será importante naquela zona onde nem Josué, nem Carlos Eduardo, nem Quintero, conseguiram fazer esquecer Lucho González (o brasileiro é um elementos criativo, dinâmico e muito competente na exploração do espaço entrelinhas). Uma contratação interessante (até pelo facto de também estar a ser pretendido pelo Sporting), apesar de estar longe de ser aquela super-mais-valia evidente que os dragões necessitam (não é por acaso que Lopetegui pediu a contratação de Óliver e o FC demonstrou na época passada que quantidade -Josué, Carlos Eduardo, Licá, etc -, não é sinónimo de qualidade; mais vale uma aposta num médio para ser titular de caras do que dividir o dinheiro por 4 ou 5 incógnitas).

0 Comentários

  • Madureira
    Posted Julho 3, 2014 at 10:07 am

    Completamente de acordo!! Eu já o digo á anos… é melhor comprar um jogador de qualidade inquetionavel, do "que dividir o dinheiro por 4 ou 5 incógnitas"… e pior é o que acontece depois, onde estes jogadores ficam com contratos de 3 e 4 anos por cumprir, que têm uma colocação difícil, onde muitas vezes são emprestados de borla e com o clube a pagar grande parte do seu salário e nunca mais trazem rendimento, nem desportivo nem financeiro!! Quanto ao Evandro, é mais do mesmo em relação á época anterior… de jogadores de qualidade continuamos á espera!

  • André Vieira
    Posted Julho 3, 2014 at 10:09 am

    Boa contratação, na minha opinião é indiscutivelmente melhor que Carlos Eduardo, Licá ou Josué.
    Resta saber se será titular ou não, eu ao contrário do VM apostaria na sua titularidade ao invés do Oliver, pelo facto de ser mais experiente, mas isso depois logo se vê.

  • Anónimo
    Posted Julho 3, 2014 at 10:11 am

    É um bom jogador, mas não tem, na minha opinião, a qualidade necessária para aquela posição no Porto.
    Esta equipa, com os reforços que se conhecem até ao momento, vai ter dificuldades na Europa: Fernando era absolutamente essencial; caso saiam Jackson e Mangala – ou mesmo apenas um deles – a situação ainda se torna mais grave.
    De resto, a conclusão a tirar é o progressivo empobrecimento do nosso campeonato, algo que já era expectável. O nível está claramente a baixar.
    Coelho

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 10:15 am

      Claro.. Então que jogadores se enquadram na filosofia(bons e baratos) do Porto?
      Estava á espera de um Pogba, ou de um Xavi?
      Pedro

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 10:22 am

      Não estava à espera de ninguém. Entre ele e nada, se fosse adepto do Porto, preferia nada. Não é superior aos que lá estão.
      Coelho

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 10:29 am

      De tempo… O Mourinho com o FC Porto também venceu a liga dos campeões com uma equipa deste género(contratações internas).
      E íamos jogar com 10 jogadores logo no inicio?
      Pedro

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 10:45 am

      O Lopetegui não é o Mourinho, com o qual, naquelas duas épocas, até o Ricardo Fernandes parecia o David Silva. E eu não critico contratações internas, até as encorajo, apenas comento a qualidade dos jogadores.
      Mas se quiseres também te dou contratações internas que foram um desastre (90 por cento).
      Actualmente, na nossa liga, há 4 de jogadores com capacidade para jogar nos grandes: Bebé, Éder, Rafa, Filipe Augusto. O resto são apostas de risco.
      Não começam com 10, mas entre começar com um trinco e Herrera e Carlos Eduardo/Quintero ou Evandro, a diferença não é significativa. Opinião.
      Coelho

    • Francisco Corona
      Posted Julho 3, 2014 at 11:17 am

      Eder ? Ai meu deus…. Esse nem dado.

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 11:27 am

      Nem dado porquê? Pelo que fez na selecção? Pelo que fez na selecção, suponho que também não quisesses o Ronaldo nem dado…
      O Éder é um belíssimo jogador. Precisa de trabalhar alguns aspectos, mas tem qualidade. Só as lesões o podem impedir de ir mais longe.
      Coelho

    • André Vieira
      Posted Julho 3, 2014 at 3:21 pm

      Coelho, para tua informação, o Evandro foi dos melhores jogadores da liga na época passada, e o melhor jogador a jogar fora dos grandes.
      A Época passada esteve a um nível superior em relação a Rafa, Bebé, Éder e Filipe Augusto.

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 4:12 pm

      a nivel global até acho que esta a haver um enriquecimento de campeonato …

      agora a situação do porto é diferente

      Mr.Green

  • Zé de Fare
    Posted Julho 3, 2014 at 10:14 am

    De todos os jogadores que entraram até agora, é o jogador mais sério. Tem condições para se impor no meio campo até porque herrera vai este ano jogar numa posição diferente.

  • Diogo Palma
    Posted Julho 3, 2014 at 10:14 am

    Foram buscar o Oliver para quê?
    Ja tem o Quintero, Evandro, Josue, Carlos Eduardo, etc …

  • Super Dragão
    Posted Julho 3, 2014 at 10:17 am

    Este jogador não é melhor que o Carlos Eduardo… Carlos Eduardo já demonstrou grande capacidade técnica e remate (grandes golos). Precisa de mais intensidade e ter alguém que o ensine a movimentar-se melhor em campo. Parece que está sempre na lua… Evandro vem para encher chouriços… Ou não…espero eu!

    • Observador
      Posted Julho 3, 2014 at 10:24 am

      Discordo, o Carlos Eduardo tem tudo isso que mencionou, mas um jogador é mais do que técnica e remates, o Evandro é muito mais inteligente abordar o jogo..

      lembre-se que um jogador que saiba tirar partido das suas virtudes é mais valioso do que ter um que apesar de todo o seu potencial não consegue usar o que tem.

      Espero que lhe sejam dadas as mesmas hipóteses do que a outros…

    • Super Dragão
      Posted Julho 3, 2014 at 10:29 am

      Eu espero que tenha razão… Obviamente que a questão que levantou da inteligência da abordagem é mais importante do que ser um predestinado mas eu acho que o Carlos Eduardo tem mais potencial (tem 24 acho) e caso consiga assimilar o que lhe falta seria um caso sério… Gosto mesmo muito do jogador mas o mais provável é não dar em nada.. Pode ser que o Evandro surpreenda

    • Diogo Ribeiro
      Posted Julho 3, 2014 at 11:24 am

      Penso que Carlos Eduardo tecnicamente é bom jogador mas falta-lhe intensidade e tem de melhorar o seu posicionamento, no entanto, Evandro é um jogador já mais maduro e por isso leva vantagem.

    • Tiago Beça
      Posted Julho 3, 2014 at 2:31 pm

      Super Dragão, o Evandro é jogador de futebol, já o Carlos Eduardo é jogador da bola.

      O Evandro pode e certamente irá dar muito jeito na temporada que se avizinha. Corre muito, é inteligente, tem a cultura táctica suficiente para saber onde tem de estar seja a defender ou atacar, e sabe ter a bola nos pés, seja para assistir, marcar ou fazer jogar.

      Não é nenhum Deco, mas deve dar cartas.

      Eu preferia que ele tivesse ido para o estrangeiro.

  • I.C.E.
    Posted Julho 3, 2014 at 10:18 am

    Crfeio que Evandro terá alguma facilidade em pegar de estaca no F.C. Porto ao contrário de Licá e Carlos Eduardo. Fica ainda a curiosidade de ver, novamente, um meio-campo com Carlos Eduardo a "trabalhar" para Evandro. No entanto, aposto mais para um meio-campo composto por Mikel, Oliver e Evandro (atendendo aos jogadores disponíveis e não aos "possíveis" futuros contratados.

  • Pedro
    Posted Julho 3, 2014 at 10:19 am

    No Sporting era titular
    Já o Derley no Benfica é igual…nunca vai jogar e no Sporting era titular

    Estas contratações só tiveram a intenção de eles não irem para o Sporting…todos sabem que estes jogadores nunca vão jogar

    • Ricciardo
      Posted Julho 3, 2014 at 10:26 am

      O Derley no Sporting só seria titular se o Slimani ou o Montero saíssem.

      È bom jogador, e interessava claramente ao Sporting, no entanto não acredito que fosse titular
      o Evandro talvez fosse, mas o Sporting ao que parece vai apostar forte no Slavchev…

    • Mauro Machado
      Posted Julho 3, 2014 at 10:31 am

      Claro. Só para desestabilizar o grandissimo Sporting! O costume.. Enfim..

    • Tiago Beça
      Posted Julho 3, 2014 at 2:33 pm

      O Derley perdia o lugar para o Slimani, para o Montero já não acredito.

      O Benfica precisava de um avançado para o lugar do Rodrigo. Não teve nada a ver com o Sporting, deixe-se de manias da perseguição, não precisamos de andar a correr atrás dos jogadores desejados pelo Sporting até porque regra geral vocês querem jogadores bem mais baratos que nós.

  • Observador
    Posted Julho 3, 2014 at 10:20 am

    Grande jogador, sou um admirador profundo deste Evandro, e ver um jogador desta qualidade ser transferido por 1 milhão de Euros ainda que seja de um clube como o Estoril é o maior exemplo que no futebol há para aí muitos negócios da China…

    Excelente técnica, mas acima de tudo é um jogador que sabe pensar os vários momentos do jogo e decidir as jogadas quase sempre da melhor forma, ter um jogador destes é meio caminho andado para se ter sucesso…

    Já não é novo, pergunto-me como poderá um jogador desta qualidade aos 27 anos ainda ter estado perdido num Estoril, para mim é o melhor reforço do Porto até agora, não tenham a menor duvida que vai dar mais ao Porto do que o Oliver…

    Isto se o Lopetegui não for como algumas pessoas aqui do blog, que olham mais aos nomes das camisolas e ao estatuto do que a qualidade intrínseca do atleta.

    Pode jogar solto no meio campo e pode fazer funções de médio de transição, para mim este jogador é chave num sistema 4-3-3 ou 4-2-3-1, consegue "colar" os sectores de campo com a sua forma de jogar e tornar o futebol da sua equipa mais compacto, 40% da qualidade do Estoril na época passada foi obra deste jogador…

    • Tiago Beça
      Posted Julho 3, 2014 at 2:34 pm

      Concordo com tudo. Um excelente jogador 'desperdiçado' no Estoril.

    • André Vieira
      Posted Julho 3, 2014 at 3:28 pm

      Finalmente alguém que reconhece qualidade ao Evandro.
      É um excelente jogador, muito acima da média, que tal como referi no comentário acima, acho que pode dar mais do que Oliver, porque é mais experiente.
      Só quem não viu os jogos do Estoril a época passada é que pode duvidar do seu valor.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 3, 2014 at 10:24 am

    Volto a dizer o mesmo que disse do Licá e do Carlos Eduardo…Não é jogador para o Porto.

    • Ruben Montrond
      Posted Julho 3, 2014 at 1:07 pm

      Espero bem que estejas enganado, porque se for como o Licá ninguém vai aguentar….Ou melhor, só de pensar que o Lica ainda esta no plantel fico logo doente!

      Lica é simplesmente o pior jogador do Porto.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 3, 2014 at 1:34 pm

      Há jogadores que são bons para equipas pequenas e médias,o Licá e o Carlos Eduardo são dois deles. E sinceramente também me parece que o Evandro seja.

    • Rabensandratana I
      Posted Julho 3, 2014 at 2:08 pm

      Sou portista mas concordo inteiramente com o Ricardo Ricard, o Evandro tem quase 28 anos assinou por 5 temporadas???? Porque não assinou só por 3 temporadas???

      Para mim além de já termos vários jogadores para a posição do Evandro, o brasileiro em nada é superior aos de mais, o Licá e o Carlos Eduardo no Estoril jogavam que se fartavam e chegaram ao FCPORTO e mostraram muito pouco especialmente o português que é um jogador que só sabe jogar em contra ataque, onde a sua velocidade/resistência faz estragos.
      Carlos Eduardo não consegue jogar mais de 50 minutos a um ritmo constante, espero que alguém o consiga fazer evoluir neste aspecto se melhorar os seus índices físicos tornar-se-à muito melhor jogador.

      Mais uma vez friso, Evandro era desnecessário, ainda para mais assinou por 5 anos, inadmissível do meu ponto de vista.

  • Anónimo
    Posted Julho 3, 2014 at 10:25 am

    Anda aí muita gente desatenta aos jogos do Estoril.

    Evandro não tem nada a ver com Licá e Carlos Eduardo a não ser o clube proveniente.
    É um médio bem mais maduro, com experiência e rótulo de promessa adiada que acabou por não conseguir dar o salto mais cedo na sua carreira até agora, mas poderá não ser tarde (existem vários jogadores que também só o conseguiram numa idade mais avançada como Derlei).

    É uma boa contratação para o Porto, bastante melhor do que Carlos Eduardo e Josué, que na minha opinião e que provavelmente será a principal alternativa a Herrera.

    Bruno Almeida

  • André Pinto
    Posted Julho 3, 2014 at 10:28 am

    Em parte concordo com o que foi dito pela VM mas por outro lado não.

    Vamos por parte, o Porto contrata um bom jogador. Tem experiência e nunca fará esquecer o Lucho. O máximo, irá fazer com que não se pense nele, mas Lucho é Lucho. Em relação ao Licá, também concordo não tem estaleca. Agora Carlos Eduardo apareceu bem em Braga e nos seguintes jogos, até ao Estoril (onde se lesionou). Depois dai, não foi o mesmo.

    Agora numa época em que tudo foi mau, é normal os jogadores não sobressaírem. Relembro que Quintero foi o menos mau em Coimbra (no tempo em que esteve em jogo) e a partir dai foi afastado, mas também fez jogos menos conseguidos. Relembro, que o Mangala (com a qualidade), Maicon, Danilo, Alex Sandro cometeram muitos erros e ninguém pode dizer que são maus. Num ano, onde o treinador claramente foi mau, as opções foram más e onde os resultados foram péssimos, é normal haver jogadores a menos. Tal como Herrera. Ele agora é o maior, mas relembro que no jogo Belenenses-Porto 1-1 (onde estive presente), ouvi e vi adeptos a chamarem-lhe de "burro" e a enxovalha-lo. E agora devem estar todos contentes. Jogadores sem confiança e sem ritmo, não mostram o que valem. Ainda mais quando as pessoas estão contra eles e em vez de puxarem, passam os jogos a meter pressão em cima deles e criticam-nos a todo o custo.

    Eu quero ver estes mesmos jogadores quando tiverem com confiança e sem pressão. Para ver, se não passam de bestas a bestiais. Estou para ver se esta época se começam a ganhar e não se deixam a ir abaixo, se Herreras, Quinteros e Carlos Eduardos não mostram o que sabem.

    Agora o Licá não mostrou nada durante o ano, resta saber se o passou sem confiança ou se é mesmo sem talento (claro caso fique).

    De resto, uma boa noticia para o meu clube. Tal como Oliver, vão fazer elevar a qualidade e talento do plantel.

  • Anónimo
    Posted Julho 3, 2014 at 10:31 am

    Boa contratação para o Porto. Tem tudo para fazer mais do que qualquer um dos médios fez o ano passado…

    O VM já tinha referido aqui num post que era o melhor jogador fora do âmbito dos 3 grandes e parece encaixar bem no estilo de Lopetegui a não ser pela idade avançada (o que ainda não o impede de brilhar).

    Outras noticias sobre o Porto é a continuidade de Rolando, que bem merecia um lugar na seleção no Mundial e este lugar no plantel 2014/2015

    Luis Freitas

  • SportingFan1906
    Posted Julho 3, 2014 at 10:59 am

    Boa contratação por parte do FC Porto. É um jogador diferente, virtuoso, bastante inteligente na forma como trata a bola, mais maduro e experiente, com estas características claramente se apresenta um patamar acima de Licá, Josué, e Carlos Eduardo, contratações internas na linha de Evandro. Veio dar cumprimento, assim bem como competitividade ao plantel do clube do Norte, sendo sempre uma boa opção, contudo penso que será Oliver o dono do lugar, uma vez que eu acho que foi pedido pessoal do treinador (não descurando a qualidade do jogador).
    Seria, igualmente uma boa contratação para o meu clube, Sporting CP, contudo penso que actualmente o meio -campo deve-se encontrar fechado, a não ser que alguma peça importante saia, claramente que me refiro a William Carvalho ou Adrien.
    Uma pequena nota para o Estoril uma vez que é mais um bom valor que sai, mas nada que eles não estejam habituados e com certeza irão mais uma vez dar a volta por cima.

    SL

  • Diogo Ribeiro
    Posted Julho 3, 2014 at 11:22 am

    Evandro é um jogador interessante leva já alguma bagagem internacional e maturidade. É na realidade um bom jogador. A minha dúvida reside apenas se o treinador o vai lançar, pois já deu para ver que o espanhol Oliver é uma aposta pessoal de Lopetegui e se não estou em erro os 2 jogam na mesma posição. O Porto conta já com um vasto leque de opções no miolo vamos ver como os vão despachar os excedentários.

  • m1950
    Posted Julho 3, 2014 at 1:29 pm

    O Sporting estava interessado no jogador ??? Ou Marco Silva teria interesse ?? Se o Marco Silva viesse mais cedo , certamente o jogador era do Sporting. Acho que o Sporting não o contratou foi porque não quis , pois Jardim uma vez até referiu que tinha melhores que o Evandro para a sua posição , portanto só com mudança de técnico é que seria possível Evandro ser contratado.

    Corrigir-vos também com o Derley , pois BDC negou qualquer interesse em qualquer jogador do Maritimo , e isso passou despercebido pela CS.

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 1:43 pm

      Claro porque o Sporting tem de longe melhores condições financeiras para oferecer a um jogador…
      Manuel

    • Rabensandratana I
      Posted Julho 3, 2014 at 2:13 pm

      m1950, o sr. nunca deve ter ouvido falar em propostas mais aliciantes, que eu saiba o SLB e FCPORTO são os clubes em Portugal que melhor pagam, logo os jogadores optam por jogar onde recebem mais.~

      O futebol cada vez mais é um negócio como tal, os jogadores vão à procura de quem lhes pode oferecer melhores condições salariais.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 3, 2014 at 2:19 pm

    Vamos ver como vai o treinador gerir esta situação sendo que tem dois jogadores com um futuro fantástico pela frente e este mais experiente para a mesma posição. Possivelmente Quintero ou Oliver vão derivar para a ala. Esperar para ver.

    De resto acho o Evandro um excelente jogador muito maduro e cerebral, parece-me que tem muitas condições para ter sucesso no Porto.

  • Kacal l
    Posted Julho 3, 2014 at 2:20 pm

    Bom reforço, a sua qualidade é inegável, fez duas épocas de bom nível no Estoril, esta época fez 13 golos e foi fundamental num Estoril que voltou a surpreender e alcançou um 4º lugar, na Liga Europa também fez boas exibições, acho que é uma boa contratação e pode ser uma mais-valia no plantel.

    É um médio completo, com boa qualidade técnica, boa qualidade de passe e visão de jogo, bom no drible e segura bem a bola, tem também uma grande inteligência a jogar e não se esconde nos grandes jogos, ao contrário do ex-companheiro Carlos Eduardo que “desaparece” nos grandes jogos, pode desempenhar qualquer função no meio-campo, mas é como #10 que rende mais, aliás, desde que subiu no terreno que se mostrou goleador, era a única coisa que lhe estava a faltar e esta época acrescentou golos à sua qualidade, pode ser um elemento valioso para dar profundidade ao nosso plantel, só espero que consiga mudar o “chip” do Estoril para o Porto, mas acredito que vai triunfar.

Deixa um comentário