Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Obviamente demito-o!

Encerrada que foi a campanha lusitana por terras de Vera Cruz, e depois de assente a poeira e feitas as mais diversas considerações, as atenções focaram-se quase que exclusivamente na continuidade de Paulo Bento ao comando da Selecção. Por outras palavras, questiona-se se o actual seleccionador teria condições para continuar o seu trabalho. Não obstante todos os condicionalismos, tais como a recente renovação de contrato, e os elogios públicos por parte de Fernando Gomes, a resposta é simples, e passa por um redondo “Não!”. Assumindo que Paulo Bento não se demite, ou sequer coloca o seu lugar à disposição, a solução passa pela óbvia demissão, pois se lições se podem tirar da participação no Mundial, é a de que o seleccionador não possui capacidades para o cargo. Mesmo considerando que a matéria prima existente está num nível bem abaixo da disponibilizada a Scolari e Humberto Coelho, por exemplo, factos são factos, e não só os resultados foram paupérrimos, mas principalmente, e até mais importante, a imagem deixada foi de uma mediocridade gritante. Portugal apresentou uma equipa sem fio de jogo, cansada, apática, e com uma quantidade de lesões que provavelmente entra no livro dos recordes. Mas mais grave que isso, é a completa recusa do seleccionador em assumir os erros cometidos. Errar é humano, todos falham, mas normalmente as pessoas inteligentes e competentes aprendem com esses erros, e procuram corrigi-los de modo a evitá-los no futuro. O discurso de Paulo Bento é o oposto: tal como fez inúmeras vezes no Sporting, deu a cara e assumiu a derrota, mas curiosamente não explica muito bem em quê a sua culpa se baseia, refugiando-se nos pormenores técnico-tácticos. O resto? Bem, o resto foi simplesmente azar. Tudo foi bem feito, desde o estágio, até à digressão, passando pela desnecessária adaptação ao clima. Simplesmente, as coisas correram pelo pior. Sim, é verdade que o futebol não é uma ciência exacta, e os pormenores fazem a diferença entre uma vitória e uma derrota, mas há aspectos que se podem pelo menos tentar controlar. Tais como a capacidade física dos atletas, tema muito falado. Os jogadores portugueses caíram literalmente que nem tordos, alguns após breves minutos de competição. Azar? Ou consequência de convocar jogadores em clara decadência física, com pouco tempo de jogo durante a temporada e longas paragens por lesão? Outros ainda se aguentaram livres de mazelas, mas o ritmo apresentado foi muito abaixo do exigido por uma prova com este grau de exigência. O estado físico de cada atleta foi aferido antes da ida para estágio? O seleccionador não sabia que certos jogadores não tinham as condições mínimas, ou sabia, e mesmo assim optou por chamar esses elementos? Depois, há a questão da convocatória. Paulo Bento defende que esta foi baseada em critérios desportivos. E claro, juntando ao “mérito”, o factor “gratidão”. Ou seja, Bento chamou o seu grupo, que o carregou durante o apuramento, e adicionou os supostos “melhores”. Olhando para quem foi e para quem ficou, é difícil não esboçar um sorriso. E também não é difícil adivinhar o que aí vem: mais do mesmo, mais dos mesmos. Numa altura em que a selecção precisa de uma renovação, ou mesmo de uma revolução, num cenário em que boa parte do núcleo duro (a quem muito devemos, verdade seja dita) está em claro plano descendente, temos ao leme um indivíduo que mostra uma fidelidade cega ao seu grupo de confiança, mesmo que isso ponha em causa os objectivos desportivos. Para terminar, falemos da qualidade de jogo apresentada. Ao fim de dois anos a gerir um grupo estável, é penoso ver uma equipa desgarrada, com um modelo táctico imutável qualquer que seja o opositor, com as mesmas escolhas para cada posição, e cujo jogo ofensivo se baseia em jogadas individuais, ou em bolas para o Ronaldo. Aliás, quem viu os jogos, apercebeu-se de que os colegas só tinham olhos para CR7, abdicando muitas vezes de melhores soluções. Resta saber se este comportamento se deveu a ordens do treinador, ou se foi mero reflexo de uma equipa centrada (em todos os aspectos, tácticos, mediáticos e não só) no avançado do Real, sendo que, se tal fosse o caso, cabia ao treinador corrigi-lo. De qualquer modo, ninguém se pode mostrar surpreendido em relação às exibições, pois estas estiveram em linha com as mostradas na fase de apuramento, na qual Portugal defrontou, sem conseguir vencer e mostrar um futebol atraente, potências como a Irlanda do Norte ou Israel. Os defensores do seleccionador argumentam que a campanha foi condicionada pela derrota inicial, e que tudo terá falhado a partir daí, corroborando a teoria de que, até aí, tudo correra pelo melhor, incluindo as escolhas para o onze inicial e toda a abordagem ao próprio jogo. Ou seja, a goleada imposta pela Alemanha foi uma causa, e não uma consequência. É verdade que as consequências físicas e psicológicas foram devastadoras, mas Portugal encarou o segundo jogo, perante um adversário muito inferior, a depender apenas de si próprio. Apenas teria de mostrar a sua natural superioridade. Não foi bem o que aconteceu, pois não? Provavelmente devido a pormenores técnicos e questões tácticas, jamais devido às escolhas do treinador. Em jeito de conclusão, temos um senhor que fez tudo bem, acertou em todas as decisões, fez as escolhas correctas. Porém, tudo o que podia correr mal, correu mal. Assim sendo, alguém estará seriamente equivocado, e pessoalmente, acredito que esse alguém seja Paulo Bento. Por isso mesmo, e respondendo à questão, “Sr. colaborador do VM, se for eleito Presidente da FPF, que fará do sr. Seleccionador Nacional?“…

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito 

0 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 2, 2014 at 3:24 pm

    Vítor Pereira ou Manuel Machado, em alternativa.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 2, 2014 at 3:31 pm

      Outra vez a conversa do Vítor Pereira…Santa Mãezinha…

    • hortalica
      Posted Julho 2, 2014 at 3:32 pm

      O Fernando Santos parece-me melhor. Fez um belo trabalho na Grécia

    • Nelson Mohr
      Posted Julho 2, 2014 at 3:43 pm

      Eu também voto no Vitor Pereira ou um estrangeiro…

    • CERVICAL
      Posted Julho 2, 2014 at 3:48 pm

      Eu acho que devia ir o Ricardo Ricard, já que o Vitor Pereira não tem qualificações.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 2, 2014 at 3:50 pm

      Sinceramente o futebol do Fernando Santos não me entusiasma. E eu acho que numa Seleção que tem carradas de tecnicistas para lançar no futuro, não seria a melhor opção. Acho que ele não é Selecionador de equipa grande, e o mesmo poderia dizer do Manuel Machado, mas este pelo menos consegue colocar sempre as suas equipas a praticar bom futebol e até ao momento tem cumprido.

    • Daniel Martins
      Posted Julho 2, 2014 at 3:53 pm

      Manuel Machado não, por favor! Mas o Vitó era muito bem-vindo. O Fernando Santos treina bem a organização ofensiva mas defensivamente deixa muito a desejar. E para defender mal já nos chegou este mundial.

    • Nelson Mohr
      Posted Julho 2, 2014 at 3:54 pm

      Eu até sugeria o José Peseiro, mas aí iamos sofrer uma carrada de golos… Pois eu também não sou nada fã do Fernando Santos. Para mim o melhor era vir um treinador estrangeiro qualquer, o seleccionador do Chile por exemplo, não sei se era possível, mas era interessante…

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 2, 2014 at 4:01 pm

      Costuma-se dizer que as pessoas têm o que merecem e realmente a ignorância também serve para o futebol,os Portugueses têm o que merecem. Querem tirar de lá um palerma que nada fez para lá chegar e meterem outro que mesmo bi-campeão correram com ele do Porto e que teve de ir para a Arábia Saudita porque as grandes equipas da Europa andavam a dormir. Não aprendem mesmo.

    • Anónimo
      Posted Julho 2, 2014 at 4:03 pm

      Gostaria que viesse Jose Pekerman.

      Luís

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 2, 2014 at 4:07 pm

      Eu acho precisamente o contrário Daniel.

    • Rúben Cardoso
      Posted Julho 2, 2014 at 4:11 pm

      Se há coisa que o Fernando Santos trabalha bem, é a vertente defensiva. Por mim, era enfiar uns brincos nele e no Peseiro, e fazer a fusão. Ou então o Vítor Pereira, que consegue aliar as boas coisas de ambos.

    • Ricardo F.
      Posted Julho 2, 2014 at 4:19 pm

      @Ricardo Ricard
      O "palerma" que foi corrido do Porto "e que teve de ir para a Arábia Saudita porque as grandes equipas da Europa andavam a dormir" foi bi-campeão, perdendo apenas um jogo em duas épocas, deu lições táticas ao auto-proclamado mestre da tática, superou saídas importantíssimas em duas épocas consecutivas (Falcao, para muitos o melhor PL que passou por Portugal e Hulk, um dos jogadores mais decisivos de sempre do nosso campeonato), potenciou James, escolhia os 11's que normalmente eram os melhores e, embora o futebol apresentado não fosse de topo, era eficaz e o Porto era uma equipa extremamente competente.
      Posto isto, diga-me alguém (acessível obviamente) que se perfile melhor para o cargo. E fundamente, de preferência. É que eu, sinceramente, não encontro.

    • Daniel Martins
      Posted Julho 2, 2014 at 4:20 pm

      Luís, Pekerman não ia fazer mais que PB. A Colômbia é das selecções mais desorganizadas do Mundial, aquele meio-campo desposiciona-se com uma facilidade enorme. Eles têm é muita qualidade individual, coisa que na selecção portuguesa não abunda.

      Ricardo Ricard, no futebol, tal como na vida, não deves avaliar a competência pelos resultados obtidos ou pelos cargos alcançados mas sim pela qualidade dos processos. Naquilo que um treinador pode controlar, AKA "a componente táctica", Vítor Pereira está acima da média. E isto é irrefutável.

      Fábio Teixeira e Rúben Cardoso, para mim um treinador que mete o seu meio-campo a defender homem-a-homem nunca será competente defensivamente mas isto é a minha opinião. Quando penso na sua passagem pelo Benfica lembro-me de uma equipa que quando atacava era bastante imprevisível mas que sofria golos facilmente. Na selecção grega não se nota essa qualidade nos processos ofensivos porque a qualidade individual é pouca.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Julho 2, 2014 at 4:32 pm

      O Ricardo Ricard não percebe nada disto, mas insistentemente continua no blog. Epa moço cai no ridículo. Vitor Pereira é a par do JJ o melhor português da actualidade. O Homem sabe tanto que nem consegue descer ao nível dos totos que comentam os jogos no mundial. Ele domina o detalhe algo que tu nem sabes o que é. Para vocês é so resultados. Pois eu digo bi campeão com 1 derrota em 2 anos. E com uma equipa que era A QUE MENOS OCASIÕES DE GOLOS SOFRIA POR JOGO NA EUROPA. Já agora sou benfiquista de alma e coração. O modelo de jogo dele era fantástico mas a malta gosta é de Quaresmas.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 2, 2014 at 4:44 pm

      Não vale de muito continuar a discutir o Vítor Pereira,continuam sem perceber que um seleccionador não é um treinador normal,não tem experiencia,prestigio nem qualidades para o ser. Continuam sem se lembrar como o Vítor Pereira foi campeão nacional das duas vezes. Alem de não ser nada de jeito tacticamente como querem fazer parecer é um Deus na comunicação e a arranjar culpados quando não ganha,o homem que inventou os bloqueios. Pondo de lado o meu patriotismo,Deus queira que o Vítor Pereira seja seleccionador e o mais rápido possível,só espero que o Blog seja vivo nessa altura também e o melhor é fazer prints screens porque a malta muda de opinião como o vento de direcção. Muitos que defendem agora o Vítor Pereira eram os mesmo que queriam correr com ele do Porto,assim como muitos que apoiavam o Paulo Bento eram os que queriam correr com ele do Sporting,apoiavam até criticaram o Paulo Bento com o William,o Cedric,o Adrien,etc e etc.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 2, 2014 at 4:53 pm

      E atenção que chegou o dono da verdade,o sábio do blog e das internets,o grande Gonçalo Vargas! Que ninguem ouse contrariar a opinião dele! Um aplauso para ele!
      Quando fizeres 18 anos podes voltar a falar para a minha pessoa.
      E já agora,o grande Apoel a quem o Porto não conseguiu ganhar em 2 jogos,o Zenit,o Málaga,o Manchester City (aqueles da goleada de 4-0) mandam-te um abraço. Um abraço rapaz ;)

    • Rúben Cardoso
      Posted Julho 2, 2014 at 4:54 pm

      Assim como tu, se correr bem, vais mudar a opinião consoante o vento. O Vítor Pereira, em termos tácticos, é do melhor que passou por Portugal nos últimos anos, não tenho grandes dúvidas. Se tinha muitos ovos para fazer boas omeletes? Tinha. Venceu dois campeonatos. Por mérito dele, ou demérito dos outros, o que interessa é que os ganhou. Preferiu ir ganhar uns trocos em vez de ir para uma equipa europeia com outras condições. Não o censuro. Mas basta ter dois ouvidos e um cérebro para perceber a diferença entre ele, e o comum treinador tuga, é só ver os programas da RTP sobre o Mundial.

    • kafka
      Posted Julho 2, 2014 at 5:44 pm

      Sou um confesso admirador do Vítor Pereira, inclusive já fui atacado por Benfiquistas por achar que o Vítor seria uma excelente opção caso o Jesus tivesse saído do Benfica, como tal acho que seria uma excelente solução para a Selecção..

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 2, 2014 at 5:56 pm

      A ideia do Pereira chega a ser ridícula. Fernando santos seria o melhor. Ou então um estrangeiro.

    • Erisktoff
      Posted Julho 2, 2014 at 6:25 pm

      Acho extremamente ridículo e uma falta de conhecimento de futebol quando vêm colocar a hipótese Vítor Pereira a SN, é que só quem não quer ver ou apenas se baseia em "títulos" conquistados, sim porque na minha opinião Vítor Pereira teve mais sorte (devido às contratações realizadas nessas mesmas temporadas) do que propriamente sabedoria e conhecimento técnico/táctico. Agora para selecionador nacional penso que Fernando Santos tem um bom perfil apesar de incutir aos seus jogadores um futebol que para algumas pessoas pode não ser o mais atrativo mas é eficaz.

    • Daniel Martins
      Posted Julho 2, 2014 at 6:46 pm

      Um treinador tem é de ser avaliado pela competência táctica e não pela suposta "sorte" (que é muito subjectiva) ou pelo desempenho nas conferências de imprensa. Este mundial tem demonstrado que na falta de qualidade individual, como no caso da selecção portuguesa, não há nada melhor do que ter uma equipa que saiba responder a todos os momentos do jogo, sejam defensivos ou ofensivos. Daí termos países como a Costa Rica, México, Chile a baterem o pé às ditas "grandes selecções". Ridículo é não saber nada de futebol e mesmo assim confundir "competência" com "sorte".

    • Diogo JR
      Posted Julho 2, 2014 at 8:43 pm

      sou apologista de contratar treinadores portugueses para a seleção portuguesa, penso que não faz sentido trazer estrangeiros, mas se fosse esse o caso, penso que um treinador que está atualmente sem equipa e seria bem vindo, era o Moyes, excelente trabalho no Everton, falhou no United devido a vários fatores, mas continuo a apreciar o seu trabalho. Quanto a portugueses, depende do futebol que a Federação quer jogar, se for para continuar com um futebol deprimente, onde se tenta defender bem e depois não se sabe o que fazer no ataque, temos o Vitor Pereira ou o Fernando Santos, se quiserem mudar e começar a praticar um futebol mais atrativo ofensivamente, mas cheio de buracos na defesa, temos o José Peseiro ou o Manuel Machado…

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 2, 2014 at 3:26 pm

    A resposta está no titulo…Um dia ainda gostaria de saber quem se lembrou deste artista para Seleccionador. É o 2 em 1,consegue ser um técnico fraco e limitado, alem de ter a extraordinária capacidade de ser um ditador e com isso criar conflitos com jogadores. Como se não bastasse…É um triste homem que não tem a vergonha na cara suficiente para admitir que errou e ir-se embora sem qualquer indemnização.

  • Eduardo
    Posted Julho 2, 2014 at 3:27 pm

    Mais do que a humilhação que foi a participação de Portugal no Mundial o que me choca é a vassalagem da comunicação social aos empresários e à Federação. Se fosse outro treinador já tinha sido escorraçado nos jornais mas como é o Bento e interessa a muita gente que ele continue na selecção ninguém diz nada até parece que não aconteceu nada.

    • Ângelo
      Posted Julho 2, 2014 at 3:48 pm

      Bom comentário caro Eduardo! Infelizmente a realidade é essa, Paulo Bento tem muitos padrinhos (dá para ver pelas suas convocatórias), é um homem discreto que não levanta grandes ondas e faz o que lhe mandam.

    • CERVICAL
      Posted Julho 2, 2014 at 3:55 pm

      Eduardo,
      Nem mais !! Disseste tudo!

    • Ricciardo
      Posted Julho 2, 2014 at 4:11 pm

      Bem observado, Paulo Bento tem agora tão boa imprensa…

      Quando estava no Sporting não gostavam muito dele, gozavam com ele, falavam no losango, era piadas e caricaturas…

      A imprensa é umas das grandes culpadas pelo estado das coisas no futebol e na política, venderam-se completamente aos lobbies,

  • Narcisse
    Posted Julho 2, 2014 at 3:31 pm

    Mais um bom artigo Nuno…

    Quanto a este assunto, penso que já não há mais discução possivel, e a a conclusão está no titulo do artigo.
    O mundial foi sinónimo de incompetência, não só de Paulo Bento, mas do resto da equipa técnica, com alguma culpa dos jogadores á mistura.

    Por mim Fernando Santos merece um lugar como seleccionador

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 3:34 pm

    Grande análise. Para completar a VM devia escrever um artigo referindo por quem passaria a renovação que a selecção precisa. Quais os jogadores, essencialmente jovens , que poderiam ser desde ja uma alternativa válida.

    Eduardo M.

  • Samuel Noronha
    Posted Julho 2, 2014 at 3:35 pm

    Não vejo quem possa ser grande alternativa, mas é certo que o P. Bento não tem qualidade, nota-se que não faz trabalho de casa, isto já debatido por jornalistas. Basicamente, é arranjar um esquema táctico e manda-los lá para dentro e nem coloca os que estão em melhor forma.

  • Rúben Cardoso
    Posted Julho 2, 2014 at 3:35 pm

    Resposta: demissão! Mas como estamos em Portugal, e estamos a falar da FPF, nada vai acontecer.

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 3:38 pm

    A alternativa tem de ser alguém com o perfil de um Scolari em termos de liderança. Alguém que ponha a mão no ombro dos jornalistas e lhes diga o que devem ouvir como ele fez certa vez, alguém que não baixe as calças aos interesses instalados, e, juntando a isto, alguém que tenha algumas provas dadas como treinador. Mas quanto a mim, a prioridade é para alguém que selecione os melhores de facto, e não os "melhores" que alguns querem. É meio caminho andado. O problema é que, como nos Governos, quem manda quer sob a sua alçada pessoas controláveis. E por isso é necessário que a limpeza (ou o "cortanço") se inicie pela "cabeça", como disse António Oliveira.

    João

  • Schmeichel
    Posted Julho 2, 2014 at 3:38 pm

    Obviamente, demito-o. O fraco rendimento deveu-se acima de tudo às escolhas do treinador e a questões tácticas (algumas potenciadas por "defeitos" dos jogadores escolhidos).

    Como alternativa, do ponto de vista puramente técnico eu escolheria Vítor Pereira, mas não penso ter ainda estatuto (a bem da verdade, tem muito mais estatudo do que tinha Paulo Bento quando pegou na selecção nacional).

    No mercado internacional (olhando apenas a seleccionadores), gosto particularmente do Sampaoli (impressionou-me a qualidade táctica do Chile).

    • Anónimo
      Posted Julho 2, 2014 at 3:52 pm

      Também me impressionou o trabalho do Sampaoli!! Seria interessante ter um treinador que aposta sobretudo na entrega dos jogadores, pressão constante e na ideia do colectivo, que são precisamente os pontos onde falhamos redondamente.

      Pedro M.

    • Tomás W
      Posted Julho 2, 2014 at 6:16 pm

      O Sampaoli esta disponível?

  • Tartaruga
    Posted Julho 2, 2014 at 3:38 pm

    Rua com este tipo! Em termos da esclhoa dos 23, não só não convocou os melhores, como também praticamente não convocou nenhum dos jovens competentes que poderiam ter ganho com uma experiência no mundial, tendo um 3º guarda redes de 31 anos quando poderia ter 1 de 23, titular numa equipa de topo com o Anthony Lopes. Não vou falar de Adrien e Antunes, simplesmente incrível como não foram, e que falta que fizeram.

    Quanto ao jogo jogado pelos escolhidos, realmente que pobreza.. Houve azares sim, Pepe ter perdido a cabeça e Ronaldo não estar a 100% para salvar o PB, e o único defesa esquerdo que foi levado ter-se lesiondado.. 2 destes azares davam para prevenir ou pelo menos preparar a equipa para isso. Se Ronaldo não tivesse jogado, para quem teriam passado os jogadores? tentavam fintar tudo e todos? passavam a bola ao adversário?

    O Vitor Pereira tá livre! Não sei se estaria interessado em ser selecionador, mas tem muita qualidade como treinador!

  • Marcos Cruz
    Posted Julho 2, 2014 at 3:40 pm

    Alternativa óbvia: Fernando Santos. Renovação: articulada com Rui Jorge, o inventor de um futebol de formação no Portugal do século XXI. Estes dois homens, mesmo a trabalhar contra o Bento (que é amigo de ambos), são a nossa chance.

    • Tiago Fouto
      Posted Julho 2, 2014 at 3:49 pm

      Rui Jorge tem feito um bom trabalho? O que quer dizer: "inventor de um futebol de formação"? Qual tem sido a sua mais valia?

  • Rabensandratana
    Posted Julho 2, 2014 at 3:43 pm

    Detesto o Frei Bento como seleccionador/ treinador é muito limitado, teimoso, orgulhoso e acima de tudo burro muito burro.

    O principal responsável por esta situação chama-se Fernando Gomes que cometeu dois erros de amador, o 1º foi renovar com o Bentolas antes do Mundial ter começado e o 2º é não ter coragem de o demitir depois deste fracasso que foi visto por todos os portugueses.

    Pergunto eu, neste caso não fazem a cama ao Bentolas como fizeram ao Queiróz????

    Para mim o próximo seleccionador deveria ser estrangeiro, se a escolha recair num português que seja o Fernando Santos, pelo menos tem muito melhor c.v do que o Bentolas que praticamente nada ganhou.

  • H Soares
    Posted Julho 2, 2014 at 3:44 pm

    Em relação ao que devia ser feito, não existem muitas duvidas, devia ser demitido. Em relação ao que vai ser feito, aposto que nada, vai continuar como se a participação tivesse sido razoável, parte dos jogadores estão ao seu lado, diga-se que até eu estava, com o lugar cativo que alguns tem.
    Gostava que o pessoal visse a entreviste do PB, penso que foi na TVI24, em que a Cláudia lhe faz uma questão em relação ao Helder Postiga, como se engasgou o homem.

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 3:47 pm

    Não sendo eu grande adepto do Jesualdo Ferreira, pergunto-me se não será ele a pessoa com o perfil indicado para seleccionador nacional. Jesualdo Ferreira é reconhecido por trabalhar bem com jovens, característica que me parece útil numa altura em que se fala de renovação da selecção; é reconhecido por não ser um treinador conflituoso ao contrário de Paulo Bento (Quaresma, Danny, Ricardo Carvalho); já ganhou títulos e esteve envolvido nas maiores competições; é conhecedor do futebol Português; está numa idade em que já não precisa de prestar favores a ninguém (exemplo o Jorge Mendes).
    Reforço a ideia de que não o acho brilhante, mas considero que tem o perfil indicado para a função. Fernando Santos também me parece que poderia ser uma boa escolha.

    Pedro

  • Santiago
    Posted Julho 2, 2014 at 3:47 pm

    Vergonhosa a campanha portuguesa com esse senhor ao leme. Falhou em todos os aspectos que lhe competiam. Já agora, muito bom texto e concordo a 100%.
    Quanto a um possível seleccionador, eu optava por um estrangeiro. Acho que para fazer a revolução necessária precisamos de um seleccionador que não tenha um passado ligado a Portugal, para escolher os 23 de uma forma mais independente. Assim sendo, optaria pelo "disponível" Prandelli.

  • Ricciardo
    Posted Julho 2, 2014 at 3:49 pm

    Eu concordo com a generalidade dos comentários, mas isto eu já o escrevi no balanço da participação de Portugal no mundial…

    Não serve de nada mudar o seleccionador se não se mudar os quadros directivos da FPF, esta nova presidência da federação é má demais… fala-se tanto na Liga de clubes, mas o verdadeiro mal está na Federação, está completamente entregue a bicharada e aos lobbies…

    Se ninguém resolver este problema, então nem vale a pena pensar em mudar o Paulo Bento, o que vier a seguir é igual ou pior…

  • Rui Santos
    Posted Julho 2, 2014 at 4:06 pm

    A convocatória é má, tal como a preparação e todos os factores inerentes a estes dois factores.

    Mas o que mais me preocupa não foi isto, é o futuro. Portugal foi para os Estados Unidos porque os patrocinadores assim o ditaram, fazendo com que a preparação não fosse a melhor. Os treinos foram uma verdadeira palhaçada, praticamente todos os treinos foram à porta aberta com direito a bilhetes e tudo, foi um autêntico circo. Porquê? Não sei, mas provavelmente porque os patrocinadores assim o obrigaram.

    Depois existe a convocatória e o senhor PB. Em Setembro temos as certezas, mas aposto que muitos dos que estiveram no mundial irão ser convocados, em vez dos que realmente merecem. E, os novos que forem convocados, não serão os melhor, mas sim os que mais "precisarem".

    Portanto, a liderança da FPF tem de mudar, ou pelo menos mudar de ideologia. Se isto acontecer, na minha opinião devia vir um estrangeiro com a carreira feita. Para que não se baixasse para ninguém e não tivesse problemas em dar murros na mesa quando o é necessário. Mas como a liderança não deve mudar, se o PB sair, vem PB2, o que muda são as moscas…

  • Gonçalo Mano
    Posted Julho 2, 2014 at 4:10 pm

    Já foi tudo mais que escalpelizado, por isso deixo apenas as minhas preferências para a substituição do Paulo Bento:

    1º Lugar: Prandelli
    2º Lugar: Fernando Santos
    3º Lugar: Vitor Pereira

    Se fosse possível arrancar o Hitzfeld da reforma, essa seria a opção 1, mas duvido que ele queira vir para este ninho de cobras.

  • BuckRogers
    Posted Julho 2, 2014 at 4:15 pm

    Subscrevo Nuno :) Acrescento, o carisma de um líder reflecte-se no estado emocional de um grupo.
    https://www.youtube.com/watch?v=yX39J_YyKbs

    Outros tempos outras vontades, seriously?! ;)
    https://www.youtube.com/watch?v=zB6YFXSkm3Y

  • Bráulio Pinto
    Posted Julho 2, 2014 at 4:20 pm

    Depois de correr com toda a escória da FPF a toda a equipa técnica é preciso afastar amistosamente elementos mais velhos como Meireles, H.Almeida, R.Costa, B.Alves, Postiga…

    É urgente apostar em sangue novo e porque não começar o apuramento para o Europeu com um 11 completamente distinto com jogadores jovens e provas dadas (uns mais uns menos) em equipas maiores. Por exemplo:

    GR: Anthony Lopes
    DD: Cedric
    DC: Ilori
    DC: Neto
    DE: Raphael Guerreiro
    Mdef: W.Carvalho
    MC: Adrien
    MO: Bruno Fernandes
    Ext: Bruma
    Ext: Ronaldo
    PL: Nélson Oliveira

    Banco:
    Patrício/Beto
    João Pereira/Coentrão
    Rolando/José Fonte
    Moutinho/R.Amorim/Rafa/Ronny Lopes
    Vieirinha/Pizzi
    Vaz Tê/Orlando Sá/Éder

    Seria um começo dar minutos a titular aos jovens (parecem-me perfeitamente capazes de bater equipas como Israel e Irlanda do Norte – os veteranos não conseguiram) e depois como é óbvio chamar-se ia os grandes talentos que irão despertar (G.Paciência/I.Cavaleiro/B.Silva/I.Medeiros…) e afastar-se ia quem não jogasse nos seus clubes. Os mais experientes que não mencionei (Danny/Nani/Quaresma/M.Fernandes/Pepe…) só seriam chamados se de facto estivessem a grande nível e fosse perspetivado que iam durar, pelo menos, até ao final do Europeu, porque de nada me vale, por exemplo, ter Bruno Alves no apuramento em 2014/2015 se em 2016 já não tiver ritmo competitivo ao mais alto nível.

    • Anónimo
      Posted Julho 2, 2014 at 5:01 pm

      Talvez um pouco radical de mais, porque por exemplo o prazo de validade do Coentrão não acabou. De qualquer forma, seria interessante caminhar nesse sentido que aponta.

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 9:22 am

      Gosto muito da ideia de lançar vários minutos aos jovens nos jogos "fáceis". Só penso que era melhor deixar sempre pelo menos 2-3 referências, sendo 1 delas obviamente Ronaldo. As outras talvez poderiam ser J. Moutinho e Pepe na minha opinião para termos vozes experientes no meio-campo e defesa.
      Adicionalmente também penso que cada vez mais, e tendo em conta a falta de bons PLs em Portugal, deveríamos apostar no Ronaldo como referência no centro de ataque, que daria lugar a mais um extremo como por exemplo Rony Lopes.

      Luís S.

  • van Basten
    Posted Julho 2, 2014 at 4:22 pm

    Bom, a solução óbvia passaria pela demissão de Paulo Bento, Fernando Gomes, e de todos os restantes incompetentes entre os dois (acredito que devam ser bastantes). Claro que isso não vai acontecer. Para isso, precisávamos de estar a falar de Homens.

    O mais engraçado é que, na televisão, escutamos os comentadores desportivos a dizer consistentemente que Paulo Bento é um homem sério, de princípios, com honestidade e brio profissional. Ora, parece-me que, especialmente depois da sua assumida não demissão e entrevista à TVI, Paulo Bento revelou-se anything but. Um homem sério, de princípios, com honestidade e brio profissional não diria o que o texto refere. Ou seja: é o responsável máximo por esta vergonha. Mas não se demite. A culpa é toda dele. Mas não toma nenhuma atitude indicativa de mea culpa. Assume todos os erros cometidos. Mas não diz quais são esses erros. Falar de questões técnico-tácticas, mesmo que as tivesse explicado (o que também não fez), é simplesmente tentar abrigar-se de uma tempestade com uma folha de jornal. Patético.

    Sinceramente, cada vez que o 'homem' aparece, irrita. Ultimamente, sempre que ele fala, passei-me a fixar muito mais nas rugas de testa que lhe surgem a cada 2 segundos do que no que ele diz. Acaba por ser bem mais interessante (e de certa forma hipnótico), porque o que ele diz é sempre o mesmo. Nada. Zero. Não justifica, não corrige, não assume. Por outras palavras, não faz nada do que está, literalmente, naquele momento, a dizer que faz.

    Por isso é que continuo a dizer que, como seleccionador, vale zero. Mas como político era capaz de ser dos mais 'competentes' a passar pelo país.

    Outra coisa que me tem desiludido é precisamente o voto de confiança e competência que tem merecido de pessoas que muito admiro/admirava, como o Carlos Daniel. Adorei a sua reacção após o jogo com a Alemanha, pôs o dedo na ferida e não desistiu de apontar o dedo a quem o merecia. Após isso, o seu discurso mudou. No que toca à selecção, tornou-se num clone de Rui Costa no programa do Mundial, assumindo basicamente uma postura politicamente correcta num debate que deixa de o ser quando todos parecem estar contentes em concordar e dar palmadinhas nas costas de um dos profissionais mais incompetentes e menos corajosos que passou pela FPF nos últimos anos. O apresentador do programa, por incrível que pareça, parece-me o único disposto a resistir a esse marasmo. Não sei o que terá acontecido para Carlos Daniel mudar a sua postura em relação à selecção de forma tão vincada, se terá sofrido pressão externa ou algo semelhante, o que seria ainda mais grave. Mas que mudou, mudou. Nunca pensei dizer isto, mas quando se fala de PB agora, prefiro mil vezes escutar o que o Manuel José tem a dizer do que o jornalista da RTP, já que o treinador pode ter todos os defeitos do mundo, mas claramente vê-se que não deve favores a ninguém e não admite que ninguém pense por ele.

    Tristes momentos que vive o nosso futebol, jogado e falado.

    • Joaquim Freitas
      Posted Julho 2, 2014 at 5:56 pm

      Touchê

    • kafka
      Posted Julho 2, 2014 at 5:58 pm

      De acordo com tudo, como já falámos aqui, esta participação miserável podia servir como impulso para as coisas mudarem desde a base (tal como aconteceu na Alemanha a 14 anos atrás) mas lá está na Alemanha existem Homens e em Portugal existem ratos, e quando assim é tudo ficará na mesma…

      Também reparei nessa mudança de discurso do Carlos Daniel, e claramente na minha opinião foi pressionado a fazê-lo… Quanto ao discurso do Rui Costa é um dos motivos pelo qual não gosto de ouvir falar a maioria dos ex-jogadores deste País, pois são incapazes de ter opinião própria e resumem tudo a palmadas nas costas… Não há um ex-jogador que seja capaz de dizer "hoje isto, aquilo é não sei que mais teve mal e na minha opinião devia ter sido da forma z" não há um único que seja capaz disto… E portanto o Manuel José por muitos defeitos que tenha marca claramente a diferença porque pensa pela cabeça dele, algo que a maioria não faz…

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 4:25 pm

    Sou apologista da contratação de um seleccionador estrangeiro, algo à margem de Scolari. Assim as probabilidades de o seleccionar não ser influenciado por terceiros aumenta consideravelmente! E a meu ver, um seleccionador não precisa de ser um génio tático.. Há-que haver regime tático e colectivo, mas o principal é conseguir criar um grupo coeso, motivado e com escolhas certas. Este mundial é a prova disso.

    Bruno

    • Tomás W
      Posted Julho 2, 2014 at 6:06 pm

      Um seleccionador estrangeiro seria a melhor maneira de "combater" os vários interesses que condicionam a selecção. Por isso e uma solução que tem sempre muitos "adversários".
      Candidatos de grande qualidade penso que não faltariam, só nas selecções deste mundial temos o Prandelli ou o Zaccheroni

  • Alexandre
    Posted Julho 2, 2014 at 4:29 pm

    Rua com este triste.

    Soluções? Fernando Santos merece uma oportunidade, é experiente, já provou muita coisa, tem "mão" no balneário, conhece o futebol e consegue unir o grupo, convencendo os jogadores de que podem sempre ir mais longe e incentivando-os a dar tudo. O problema aqui é que Paulo Bento é amigo do Jorge Mendes e este não o quer fora da selecção, assim como os "senhores" da FPF, que querem é meter jogadores do Mendes na selecção para beneficiarem com isso.

    Jogadores para a "revolução"? Nada mais fácil.

    GR – Anthony Lopes tem vindo a ganhar o seu espaço em França, já foi chamado e tem qualidade, deveria ser integrado na equipa. Beto e Patrício continuariam.

    DD – Cédric fez uma boa época, caso dê continuidade, será naturalmente opção. João Pereira é um jogador que não aprecio e portanto, gostaria de ver um outro jogador no seu lugar. Pena o João Cancelo não ter oportunidades.

    DE – Coentrão e Antunes, who else?

    DC – Pepe e Neto deverão continuar. Caso Ilori jogue e se afirme (não necessáriamente no Liverpool) tem de ser opção. Paulo Oliveira é outro bom central, espero que ganhe o seu espaço no Sporting e chegue à selecção nacional.

    MDF – William e Veloso, com o "Touré Português" a ser o titular.

    MC (8) – Moutinho e Adrien. O médio do Sporting fez uma grande época e só por estupidez do Paulo Bento ficou em casa.

    MC ("10") – Aqui tem estado um problema para a nossa selecção, embora possa estar perto do seu fim. Bruno Fernandes (que tambem pode funcionar como 2º médio) será a solução mais imediata. Rafa Silva (jogador tambem apto a jogar nas alas) seria mais uma opção de qualidade.

    Extremos- Nani tem de mudar de ares e voltar a mostrar o seu verdadeiro valor (no Mundial já apresentou um nivel mais elevado, embora ainda longe do que sabe e pode fazer). Bruma chegará com naturalidade à selecção caso se afirme esta época e volte da lesão a 100%. Rony Lopes tem no Lille uma grande oportunidade para mostrar todo o seu futebol e chegar à selecção principal. Ronaldo é o melhor do Mundo e o nosso melhor jogador.

    Avançados – Éder (apesar de não ser um portento de técnica e ter falhas básicas no seu jogo) é um jogador interessante, alto, rápido e potente, pode funcionar como uma espécie de "desgastador" de defesas, embora não tenha a qualidade necessária para ser titular de uma equipa que quer ser de top. Gonçalo Paciência, caso tenha espaço no FC Porto (que eu duvido) pode vir a ser "O" ponta de lança. Bébé, que como extremo falha devido ao seu fraco poder de decisão, pode ganhar o lugar nesta posição, depende do clube que representar na próxima época e nas oportunidades que tiver.

    Saídas – Eduardo, André Almeida, Bruno Alves, Ricardo Costa, Meireles, Varela, Vieirinha (não por falta de qualidade, mas porque vai chegar a 2016 com 30 anos feitos), Amorim (pela questão da idade, tambem), Almeida e Postiga. João Pereira devia sair tambem, mas depende das boas oções que houver para o lugar.

    Outros convocáveis – André Gomes, Tozé, Carlos Mané, Raphael Guerreiro, Bernardo Silva (possivelmente um dos melhores jogadores portugueses na próxima década), João Mário, Esgaio, Vezo, André Silva, Iuri Medeiros, Helder Costa, Ricardo Horta, Tobias Figueiredo…e certamente mais alguns que agora não me vêm à memória. A convocação ou não destes e de todos os outros jogadores está dependente da sua afirmação e oportunidades que tiverem nos próximos 2 anos, não é a qualidade que está em causa.

    Atenção, isto é APENAS uma opinião e sugestão para o futuro da selecção nacional, para quem se indignar e questionar X ou Y opção..

    Nuno, grande post, como sempre.

  • CERVICAL
    Posted Julho 2, 2014 at 4:58 pm

    Faltam 2 meses para o primeiro jogo.

    Quero um seleccionador novo, com ideias novas, que faça convocatórias de jeito e os ponha a jogar à séria!

    Alguem me explica porque é que o Orlando Sá nunca foi convocado? ou quase nunca… (sinceramente)

  • Tiago Moreira
    Posted Julho 2, 2014 at 5:04 pm

    Para mim, Jorge Jesus seria o seleccionador.

    • CERVICAL
      Posted Julho 2, 2014 at 5:22 pm

      Desculpa mas não queria ter o mundo todo a pensar que nós somos como ele.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 2, 2014 at 6:02 pm

      Isso não tem pés nem cabeça. Por essa ordem de ideias, eu não quero que o mundo pense que eu sou como o Bruno Alves ou o Pepe.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 2, 2014 at 5:19 pm

    Que grande artigo, muito bom mesmo!

    Para mim o seleccionador para além de toda a compenente técnico-táctica teria de ser alguém com a força, com a coragem, com a personalidade forte de dar um murro na mesa e acabar com os jogos de interesses. Essa era a principal coisa a fazer neste momento!

  • Nuno R
    Posted Julho 2, 2014 at 5:26 pm

    Há aqui um ponto que deve ser esclarecido: acho que ninguém quer os "velhos" fora da selecção. Aí concordo com o PB, idade não deve ser factor discriminatório (o tiago se calhar tinha dado jeito). A questão está em jogadores com uma certa idade que estão em clara decadência, e esses sim devem ser afastados. O seu rendimento tem descido ao longo dos últimos tempos, e essa tendência não parece inverter-se. Claro que a perda de faculdades físicas, inerentes à idade e ao desgaste, limita mais um jogador que baseie o seu jogo na componente física (que corra muito, ou jogue no choque) do que em pura técnica e capacidade táctica, como um Pilro.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 2, 2014 at 5:31 pm

    Fernando Santos parece-me o ideal nesta altura, sendo que não seria fácil, uma vez que o português deverá querer um treinar agora um clube!

    Em alternativa, para mim há duas opções de risco: Vitor Pereira e Rui Faria

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 5:46 pm

    Demissão, mais que obvio mas, os Fernandos, os Humbertos, os Pintos e outros que por lá andam tambem tinham guia de marcha. Limpeza de alto a baixo, não simpatizo com o Queiroz mas que ele em relação a FPF tem razão lá isso tem.
    Pereira

  • Tomás W
    Posted Julho 2, 2014 at 5:46 pm

    Parabéns pelo artigo, subscrevo tudo o que e dito sem mudar sequer uma vírgula.

    No entanto não acredito que o Paulo Bento seja demitido, pelo que temo que se venha a repetir o que se passou a 4 anos, depois de um mundial pobre um início de apuramento para o europeu miserável.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 2, 2014 at 5:53 pm

    Este post é arrasador e certeiro. Paulo Bento é um treinador medíocre e uma pessoa igualmente medíocre que "assume" as responsabilidades mas não assume as consequências, que não consegue avançar explicações cabais e honestas sobre as falhas, basicamente atribuindo-as à Lei de Murphy. O facto de estar agarrado ao "tacho" como uma lapa, é a última prova da mediocridade do indivíduo.
    Finalmente, o Presidente da FPF tem responsabilidades ENORMES, pois renovou contrato com o treinador ANTES da fase final e DEPOIS de uma fase de qualificação miserável nos resultados e nas exibições.
    DEMITAM os dois!!!

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 6:42 pm

    Tem de ser estrangeiro. E por mim Pekerman.

    Pedro C

  • Bruno
    Posted Julho 2, 2014 at 6:48 pm

    À dias, fazendo uma análise, aquilo que foi dito, o não "mea culpa" de PB, etc, etc, e a coisa que mais me faz saltar a tampa, e está no texto, é a conversa do "espírito de grupo", "entrosamento", blablabla, transportando isto para o campo, seria espectável uma equipa entrosada, afinada, com alguns mecanismos, curiosamente nada disso acontece. A conclusão a que cheguei foi que isto não passa de um bando de rapazes que x em x meses se encontram para passar umas belas férias, é só isto e nada mais. Paulo Bento é o responsável pois é ele que convida toda a gente e é ele que leva as bebidas, devia por isso sair, mas pelo andar da carruagem o grupo está coeso. Presidente, vice, treinador, adjuntos, médicos, etc, estão todos unidos e coesos, são um grupo que está junto à muito tempo, e para quê mudar(?), quando podem ficar juntos 4ever na mediocridade.

    SL!

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 7:42 pm

    Porque não Humberto coelho para seleccionador?
    Fez um bom trabalho em 2000 e penso que poderia fazer agora uma boa renovação…
    Ricardo Carvalho

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 7:54 pm

    Pra mim foi o melhor post do VM qe li ate hoje, concordo plenamente com o qe aqi foi dito… E sem duvida qe se nao qeremos ter uma seleçao ainda mais mediocre, uma seleçao qe nem seqer passe para a fase final dos campeonados, o sr. Paulo Bento tera de sair, e o sr. presidente da federaçao deverá acompanha-lo….

    Fernando F.

  • André Monteiro
    Posted Julho 2, 2014 at 8:05 pm

    Porque não Manuel José? Tem ganho inúmeros troféus lá fora e, mesmo não agradando a muita gente, não encontro melhor opção a nível nacional.

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 8:10 pm

    Paulo Bento mostrou que não tem estaleca para isto.

    Joga sempre com a mesma táctica, em transição mas que no fundo é pontapé para a frente para o Ronaldo ou o Nani. Eu olho para outras selecções do mundial que são mais fracas que a nossa e nota-se ali dedo do treinador. Na nossa não se vê nada.

    Depois arranja confusão com jogadores e confusões desnecessárias. O Ricardo Carvalho armou-se em parvo, mas ainda não se sabe bem o que se passou com Danny, não se sabe o ódio que tem ao Adrien ( pôr João Mário na pré-convocatória foi um golpe baixo, embora ache que este seja um médio com muito futuro), nem com Manuel Fernandes. tem a mania que é duro, mas a verdade é que está a pôr o seu ego à frente do país.

    No fim está a convocatória sempre com os cativos que independentemente de jogarem ou não estão lá. Não há qualquer instinto de inovação nem de querer mudar algo. Prevejo um apuramento muito sofrido e posso já dar o onze inicial do jogo coma albânia: o mesmo do jogo coma Alemanha

    Francisco

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 2, 2014 at 9:08 pm

    Nuno gostei do post mas apesar de também não defender a continuidade de Bento(foram erros técnicos a mais), quem eu acredito que devia ser obviamente demitido seria Jorge Mendes, o " master of puppets" da Seleção.
    Mas esse não pode sair…então é inútil desviar a ponta do icebergue quando o problema não vai desaparecer.
    Queiroz foi o anti Cristo não passa assim tanto tempo, foi substituído e a Seleção não melhorou.
    Se fosse estrangeiro seria alguém das suas relações.
    Para mim, mais importante do que manter este ou trazer outro, é iniciar um processo de renovação com critério e com regras para que a muita qualidade que cresce por cá faça também crescer em qualidade (prefiro 11 bons jogadores a 1 Ronaldo) o número de seleccionaveis.

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 10:32 pm

    Vitor Pereira ou Fernando Santos. Vitor Pereira não tem qualificações? Memória curta, foi Bi-Campeão em Portugal com apenas 1 derrota, significa alguma coisa penso eu. É um treinador com carácter e perfeitamente capaz de assumir o comando de uma seleção da dimensão da de Portugal.
    Fábio Leal

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2014 at 11:29 pm

    E o próprio Manuel José para seleccionador, porque não ?!

    Acho dos poucos que o sr. Jorginho Mendes conseguia ficar de fora com os seus interesses manhosos e egocêntricos, que em NADA beneficiam a Seleção Nacional. Aliando isto, a competência, pulso firme, e competências técnico-tática, é o ideal.

    O Paulo Bento tem um grande defeito: É casmurro e não se deixa influenciar por quem não estima/admira, mas obediente e bem influenciado por quem tem consideração e apreço (adivinhem quem..!).

    Miguel V.P.

    • André Monteiro
      Posted Julho 3, 2014 at 3:43 am

      Alguém que concorde comigo e se lembre deste pobre homem que nunca é reconhecido cá dentro!

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2014 at 4:55 pm

      O senhor paulo bento é casmurro dai a nao chamada do adrien,quaresma,marco paixao,antunes e muitos outros.. mas enfim cada um colhe o que semeia!
      FRancisco Silva

  • DanielC
    Posted Julho 3, 2014 at 3:35 pm

    A pessoal ideal seria a Helena Costa.

    Com certeza que não faria pior que o incompetente do Paulo Bento.

Deixa um comentário