Ficou a ideia que era possível golear o Gana, Ronaldo em dia sim hoje tinha facturado por 3 ou 4 vezes, mas verdade seja dita que a selecção ganesa teve igualmente várias oportunidades de golo, e quando Portugal chega ao 2-1 os africanos até estavam por cima. Quanto ao jogo, Portugal entrou melhor, mais intenso, agressivo, a circular melhor a bola. Logo aos 5 minutos Ronaldo atirou à barra, a meio da 1ª parte, falhou um golo escandaloso de cabeça (mérito do guarda-redes ganês que efectuou uma excelente defesa), e sendo certo que na jogada a seguir Gyan também podia ter marcado (grande defesa de Beto), foi mesmo a selecção nacional a chegar ao 1-0 fruto de um auto-golo de Boye. Na 2ª parte, esperava-se um jogo mais partido (o Gana tinha de ganhar), mas Portugal não aproveitou isso e entrou adormecido. Para piorar, depois da Alemanha fazer o 1-0, passado um minuto Gyan empatou a partida. A partir daqui, com as duas equipas a precisar de arriscar o jogo ficou mais partido e houve várias ocasiões de parte a parte. Paulo Bento lançou Varela e Vieirinha e a equipa portuguesa voltou a estar perto de marcar, com Ronaldo a ganhar destaque… pela negativa. É certo que o craque fez o 2-1 (aproveitou um mau alívio de Dauda), mas falhou 3/4 ocasiões claras que poderiam ter dado um resultado mais folgado. Do outro lado, os jogadores ganeses também não estiveram de pontaria afinada. Até final, nota para a lesão de Beto, mais uma na equipa nacional.
Portugal – Apesar de tudo, foi o melhor jogo da equipa portuguesa. A explicação é óbvia: as entradas de Rúben Amorim e William Carvalho no 11, que não só deram maior equilíbrio e dinâmica ao meio campo como também permitiram a subida de rendimento de Moutinho. Durante a primeira parte, que foi claramente a melhor de Portugal neste Mundial, houve um bom controlo do jogo a meio campo e uma maior ligação com o ataque. Na segunda parte a equipa entrou com pouca crença e com menos intensidade, fazendo uma exibição mais próxima dos dois primeiros jogos. Os médios foram caindo de produção e a defesa voltou a demonstrar uma banalidade incrível em termos posicionais (Veloso e Bruno Alves cometeram demasiados erros). Ainda assim, Portugal podia ter marcado várias vezes, mas apresentou uma ineficácia tremenda num jogo em que era necessário anular a diferença de golos e isso acabou por ser fatal.
Ronaldo – Fez história e juntou-se a Klinsmann, marcando pela sétima fase final consecutiva (Euro 04, JO 04, Mundial 06, Euro 08, Mundial 10, Euro 12 e Mundial 14). No entanto, foi um péssimo Mundial para o capitão português. É certo que estava em dificuldades físicas, mas hoje apresentou uma falta de eficácia incrível (e a finalização até é o seu ponto forte). E o melhor jogador do Mundo tinha de ter desequilibrado mais e sobretudo de assumir mais os jogos, até porque é um elemento que praticamente não defende.
Paulo Bento – O maior culpado da fraca prestação neste Mundial. Tudo começou na convocatória, onde ignorou alguns jogadores, convocou outros pelo estatuto, chamou jogadores com problemas físicos e conseguiu levar apenas 1 lateral esquerdo quando a lógica é ter 2 elementos por posição. Hoje Portugal acabou o jogo com 2 laterais adaptados, mas foi principalmente a lateral esquerda que deu muitos problemas. Percebeu-se que Almeida e Veloso, apesar de fazerem a posição, não têm a competência necessária para substituir Coentrão. Para além do mau futebol apresentado, que é consequência do péssimo estado físico dos jogadores e da falta de ideias do seleccionador (demasiado pontapé para a frente), este jogo serviu para provar que as escolhas para o 11 nas duas primeiras partidas foram erradas. Hoje PB finalmente deu oportunidade a jogadores que mereciam (Amorim e William) e a equipa melhorou significativamente, mas já foi tarde demais.
William/Moutinho – A entrada do primeiro levou à subida de rendimento do segundo. O facto de ter um médio de cobertura mais posicional à frente da defesa deu maior liberdade a Moutinho, que fez a melhor exibição do Mundial. O médio do Mónaco apresentou outra intensidade, jogou mais próximo do ataque e foi decisivo no primeiro golo. Quanto a William, não fez um jogo brilhante mas deu claramente maior segurança, equilíbrio e capacidade de recuperação ao meio campo de Portugal. Cometeu alguns erros no passe e por vezes acusou a sua falta de velocidade, mas ficou claro que era a solução para aquela posição.
Éder – Entrou bem contra a Alemanha, mas a partir daí foi uma nulidade. É demasiado limitado tecnicamente (hoje não conseguiu receber uma bola) e apresenta graves lacunas na finalização. Apesar de tudo, ficou evidente que Postiga continua a ser melhor solução para o ataque, o que diz bem das nossas opções para esse sector.
Vieirinha – É o espelho do que é a selecção portuguesa actualmente. Entrou bem, demonstrou qualidade e que merecia ter tido mais minutos. Mas nem podemos dizer que é o futuro de Portugal já que vai participar no Euro 2016 com 30 anos.
Veloso – Fez um jogo esforçado, mas de facto não tem qualidade para jogar naquela posição (lateral esquerdo). A sua falta de rotinas ficou clara (erros de posicionamento e de abordagem) e prejudicou a equipa. Ainda assim, foi decisivo ofensivamente no primeiro golo de Portugal.
Nani – Esteve aquém do que poderia e deveria fazer. Foi mais uma exibição semelhante às anteriores: esteve muito activo, tentou assumir o jogo de Portugal, mas quase tudo lhe saiu mal (o último passe, o remate). Não foi um jogador capaz de fazer a diferença (ele que em tempos era claramente um dos melhores 3/4 elementos da equipa).
Grupo G – A Alemanha com naturalidade ficou em 1º lugar, mas não dominou como pensava e vai ficar na parte do quadro teoricamente mais complicada. Hoje frente aos EUA, os alemães depois de um desperdício inicial sofreram com as transições dos norte-americanos e voltaram a denotar algumas dificuldades defensivas. Quanto aos EUA, o que manda são os resultados, mas fica a ideia que os norte-americanos conseguiram 4 pontos sem serem superiores em nenhum dos 3 jogos, venceram de maneira injusta o Gana, hoje apesar de terem criado algumas oportunidades, foram inferiores à Alemanha, e o melhor jogo que conseguiram foi mesmo frente à nossa selecção. Por último, uma nota para o Gana. Que, talvez fruto das polémicas, frente a Portugal não apresentou o nível dos primeiros 2 jogos. Houve alguma intensidade, mas deu a ideia que Gyan estava a lutar sozinho.



0 Comentários
Cláudio
Faltou Antunes e Quaresma na convocatória. Paulo Bento demorou a perceber que nenhum dos avançados tem qualidade para jogar, e é até preferível jogar com o Ronaldo ao centro. William trouxe mais consistência ao meio campo. Raul Meireles e João Moutinho são dois jogadores muito parecidos que não dão dinâmica ofensiva. Rafa merecia uma oportunidade e poderia ter acrescentado algo mais pelas suas características.
Pedro Melo
Antunes, Quaresma e Adrien a meu ver.
Meireles foi uma nódoa. Rafa foi de férias. Enfim…
Cláudio
Concordo e penso que até o Bébé a avançado poderia ter dado mais a esta equipa.
Alfemus
Disseste tudo. Desde cedo se percebeu que a questão do defesa esquerdo era sensível e que a qualidade do Quaresma seria sentida no banco.
O meio campo, nem vale a pena falar… É pura teimosia do Paulo Bento…
Bruno
Depois de O quaresma na ultima vez que esteve em estagio com a seleçao ter sido expulso por ter agredido o Miguel Lopes ainda o querem lá outra vez ???
Joel
Antunes, Quaresma, Antunes, Rolando, Danny. Acho que pelo menos estes 5 eram indispensaveis e davam um aumento de qualidade tremendo à seleçao.
Para que o Rafa se nem 1 minuto jogou? Para que o Postiga se toda a gente sabia as suas condições fisicas?
Antunes > André Almeida
Danny > Rafa
Quaresma > Postiga
Rolando > Neto
Adrien > M. Veloso
Entre outros. É pena.
Joel
Escusam de falar no Bébé, porque já se sabe que jogadores fora dos 4 grandes em Portugal não entram nas contas do P.Bento. Bébé, Candeias, Danilo, etc, seriam boas escolhas, mas sempre secundárias. Bébé poderia ter ido em vez do H. Almeida, seria interessante.
Cláudio
Bruno, e a atitude do Pepe? Sabemos como o Quaresma é, mas também temos de perceber que ele estava numa boa forma e é um jogador que quando não desatina pode mudar um jogo.
Anónimo
É impressão minha, ou ainda ninguém percebeu que isto nao era uma questão de jogadores, ou outra coisa qualquer. Simplesmente nao estavam fisicamente preparados e no plano tático, parecíamos uma equipa tipicamente africana, sem clareza de ideias e acima de tudo, desconcentrada! Como nota final, custa me tanto ver o vieirinha, ricardo costa, André Almeida, Eduardo, neto, eder, postiga, Hugo Almeida…serem incluídos nesta equipa. Por favor, sejamos claros, metade nao fez o suficiente para ser chamado à seleção e a outra metade, nao tinha capacidade física para jogar mais um minuto esta época.
O Paulo Bento nao é assim tão mau, contudo demonstrou que por ser tão conservador e sem brilho tático, deveria abandonar a seleção. A culpa nao é essencialmente dele, até porque temos um grupo fraco, mas isso nao nos impediu antes de darmos tudo o que tínhamos e até irmos longe.
Zé
Quaresma, nunca na vida!!! Jogador que decide bem 1% dos lances não é necessário…
Antunes já foi mais que falado… :)
Quanto à tática e jogadores de inicio, já peca por atrasada…
Abraço,
Zé
Bruno
Mas o Pepe agrediu um adversario, condenavel na mesma sim senhor, mas não foi um colega de equipa. Como é que acha que grupo se sentiria ao vê-lo lá novamente, sabendo que de um momento para o outro o Quaresma podia ter uma birra e começar agredir alguem.
Rui Miguel Ribeiro
Para que foi o Rafa? Utilizámos 21 jogadores, não era fácil conseguir usar os 23 em 3 jogos!
Pedro Melo
Rui, se o Rafa não foi utilizado nos jogos em que TINHAMOS de ganhar, seria utilizado quando??
O próprio Paulo Bento admitiu ter escolhido Rafa pelas suas características ofensivas, bem, se ele não o usa quando precismos de marcar, quando vai usar?
Rafa foi claramente um daqueles que é convocado por forças superiores ao selecionador.
Joel
Caro Rui,
Uma vez que não era facil usar os 23 jogadores e o P Bento só usou 21, podiamos ter ido nós os 2 em vez dos 2 que não jogaram, viamos os jogos, ferias gratuitas, excelente. O rendimento desportivo também era semelhante. Vou enviar requerimento à FPF a enviar já candidatura para tal cargo.
Uma coisa é não serem utilizados ou coisa bastante distinta é nunca sequer terem entrados nos planos reais do selecionador. Se não poes um médio ofensivoextremo em nenhum destes 2 últimos jogos quando o poes? Quando estás a ganhar 5 0 ? LOL.
João Lains
Sempre disse que a chamada do Rafa era inúti, pelo menos, para já.
Pedro Alves
Bruno,
Se o Bruno fosse holandês estaria neste momento a pedir a exclusão definitiva de Robben da seleção holandesa por este ter "agredido" o Martins Indi. Mais coerência nos comentários e menos"clubite". Se não gosta do Quaresma diga, não arranje desculpas.
João
O Quaresma agrediu o Miguel Lopes porque ele lhe mandou uma lenha. Convém às vezes lembrarmo-nos da história toda e não só da parte que nos interessa. Já aconteceu centenas de vezes, aconteceu aliás entre o Bruno Indi e Robben num treino da Holanda há meia dúzia de dias e não me parece que a Holanda esteja a fazer pior Mundial que nós.
Bruno
Robben e Indi não chegaram a vias de facto. Hoje o Gana mandou 2 mais cedo para casa.
https://www.youtube.com/watch?v=MSXqRWNRwRQ
E vejam se isto é atitude de alguem que merece estar na seleaçao.
Rui Miguel Ribeiro
Eu não defendi a não utilização do Rafa nem de qualquer outro. Apenas rebati o argumento "se nem foi utilizado o que foi lá fazer"! Pensei que tinha sido claro.
Obg pela amabilidade Joel. Talvez dê para o Euro/2016 ;-)
João
Pois não, o Quaresma deu um pontapé, o Robben virou o Indi. Quando se quer florear a conversa, as coisas que se inventam. Nem o Miguel Lopes faz parte do grupo para começar. É tudo conversa para boi dormir. E mandar calar o público em Braga? E mandar a braçadeira de capitão para o chão? E dizer que se for para perder prestígio, abdica da selecção? Pronto, já arrumamos o Ronaldo e Figo. Ah, espera.. esses não convém.
Tiago Cardoso
para mim jogadores como Antunes, Danny, José Fonte, Bebe, Adrien, Tiago, Ricardo,Manuel Fernandes, Orlando Sá mereciam tanto ir ao Mundial
JF
Orlando Sá? Qual Ricardo, o do Porto? Tem de haver limiter para a critica.
João Moreira
Oh anónimo, só podes estar a brincar quando pões em questão a chamada do Ricardo Costa, Neto, e apesar de tudo do Éder. De facto o Éder não esteve nada bem, mas é um jogador que ainda precisa de ser "formatado" ao que o seleccionador realmente pretende, venha quem vier, ele é melhor que o Postiga e o Hugo Almeida, a questão, é que estes dois últimos já estão habituados ao resto do plantel.
O Ricardo Costa só devia ter sido o titular nos 3 jogos, e provavelmente, o neto também. O Pepe pelo que fez, não calçava mais, e o Bruno Alves, até doeu ver. Isto para não falar no que o Miguel Veloso e João Pereira andaram lá a fazer.
Questionar o Vieirinha também, é das coisas mais estúpidas e atrasadas que se podem fazer, porque o que aconteceu, foi que ele mexeu com o jogo de forma positiva. E não fosse a lesão também, poderia ter comprovado que está 10 vezes acima do Nani, que até dói ver jogar. Vontade não é qualidade!
Bras
Esperemos que o Paulo Bento se demita…depois desta desilusão
Ricardo Ricard
Sonha…
Joel
Está agarrado com unhas e dentes, quem lhe vai lá abrir as mãos e a boca? Daqui a uns meses já levamos com mais uma palhaçada de uma convocatória à P. Bento.
João Lains
Uma renovação implica sempre um novo selecionador. É uma pena que a federação não perceba isso. No entanto, não se esqueçam que o Queiroz só foi demitido em setembro. O que me deixa com algum receio é que com um europeu de 24 equipas, a margem de erro durante o apuramento é maior e a menos que as coisas corram imediatamente mal, ainda teremos de aguentar com o Bento durante mais algum tempos
Anónimo
Concordo que poderíamos ter melhor, mas antes de demitir o Paulo Bento, há que ver quem está disponível no mercado e de melhor qualidade!
Bruno M.
Alfemus
Bruno M., mais que não seja tens o Fernando Santos que não vai renovar pela Grécia…
André CG
Com Ronaldo normal hoje tínhamos espetado 5 facilmente. Participação triste, espero uma mudança de discurso de Paulo Bento.
Filipe Silva
Bela desculpa
André CG
Desculpa? Contra a Suécia marcou golos bem mais difíceis do que os de hoje. Não estou a culpa lo, é apenas uma observação, afinal é o melhor do mundo.
Veeder
O melhor do mundo que criticou os colegas hoje podia ter provado que não é só no real que marca uma trovoada de golos por ano. Teve pelo menos 4 lançes de fácil concretização que nos colocava nos oitavos de final e ao contrário de messi, muller e outros, mais uma vez nao disse presente
Anónimo
Veeder: esqueceste-te, por exemplo, quando o Ronaldo foi receber o prémio de melhor jogador em campo, ia a coxear?.
Achas ele estava a 90% (já só digo 90%)…? (julgo que nenhum de nós é bruxo ou adivinho, mas via-se que esteve sempre em esforço).
Muito presente esteve ele hoje.
Ricardo Ferreira
Anónimo
Paulo Bento tem de sair.
Se for para vir um português para o substituir apostava em Fernando Santos ou José Peseiro.
Fernandes
Artur Matias
Nenhum desses me parece grande coisa. Em termos de personalidade gostava de lá ver o Manuel José, mas parece-me que está a ficar gágá, ou xéxé.
Joel
Estão todos iludidos. Se sair de lá o P. Bento entra para lá o R. Jorge, Ilidio Vale, Oceano ou uma perola dessas. Se o P. Bento lá chegou sem CV, esses tambem chegam. E não me venham com tretas de ele ter ganho 2 ou 3 taças no SCP.
João Lains
Manuel José? Deve ser pelo seu enorme palmarés… no Egipto.
Anónimo
Referi o Peseiro porque apesar de não ser um treinador que ganhe muitos títulos, é um treinador que implementa um bom futebol por onde passa, e é isso que nos está a faltar neste momento.
Fernandes
Fábio Teixeira
O Peseiro não sabe por a equipa a defender e o problema de Portugal nunca foi a falta de golos marcados.
Artur Matias
Não acho que se deva contratar um treinador que chegue à selecção e peça autorização ao sr. Ronaldo para falar. Por isso referi o Manuel José. É que portugueses, há poucos com esse perfil.
E que não se verguem aos interesses alheios então…
Anónimo
Nani não pode jogar assim.
Cristiano desta forma não pode ser melhor do mundo.
Basicamente só se aproveitou William e Moutinho enquanto pode andar sozinho a correr.
Varela mesmo sendo Varela tem de jogar de início.
Coisa feia esta selecção
Gauss
EBITDA
Claro que não, a jogar a 70/80% das suas capacidades é difícil.
Vai ser quem o melhor do Mundo? O "anão" que andou 6 meses desaparecido? Ou o "piscinero"que custou mais de 100M?
Anónimo
Não pode porque? O Messi em 2010 marcou zero golos no mundial e também apanhou 4 da Alemanha e foi o melhor do mundo.
LM
Jose
Começam as desculpas.
Ebitda se calhar basta a esse 2 jogadores acabarem o ano com mais golos que o ronaldo, não foi assim que o ronaldo ganhou a bola de ouro ? pk certamente que não foram os titulos.
Silva
Comparar o mundial de um puto de 22 anos(na altura o messi tinha essa idade), com um homem de 29…
EBITDA
O Ronaldo com 19 anos levou Portugal à final do Euro 2004.
Desculpem lá. Realmente…
Paulo Pereira
Silva,
O Ronaldo com 21 anos fez um bom Mundial em 2006. O Neymar está a fazer um bom Mundial este ano com 22.
Se o péssimo Mundial de 2010 que o Messi fez não lhe tirou hipóteses de vencer a Bola de Ouro (ainda para mais não tendo vencido a Champions nesse ano), também não é este péssimo Mundial de 2014 que o Ronaldo fez que o vai tirar da luta.
kafka
O Messi esteve desaparecido 6 meses? Então mas desde o dia 1 Janeiro 2014 (que é quando começa a contar para a Bola de Ouro) o Messi tem mais golos e assistências que o Ronaldo…de facto há com cada um
Anónimo
um puto que chegou com o titulo de melhor do mundo e numa selecção em que não havia nem Hugo Almeida nem Éder nem nada disso. o homem de 29 tinha milhões de olhos sobre ele, o puto na altura não tinha. o homem, como muitos dizem e como a teoria afirma, está no princípio do fim. o puto estava no inicio do principio.
LM
Pedro Fernandes
Qual é mesmo a lata para falar no Messi? Todos sabem que o que mais conta é a última impressão e a partir de agora é que vai começar a contar a corrida para a bola de ouro. E sejamos realistas, enquanto que o Messi passou os 2 primeiros jogos completamente ausente do jogo e apareceu para decidir ambos com 2 golos, o Ronaldo no jogo decisivo em 5 oportunidades faz apenas 1 golo. Adoro ambos, mas só mostra a capacidade de desiquilibrio de cada um e o impacto na partida.
Anónimo
Bola de Ouro deveria ir para Robben…
Fernandes
Joel
Discussão estupida. Que interessa o Ronaldo ou o Messi? O que interessa são as equipas. Está mais que provado que ter Messi ou Ronaldo não garante vitórias.
Além disso, a bola de ouro deve ser entrega ao Postiga.
João
Ainda continuamos com a desculpa do "jogar a 70%/80% das capacidades". Eu quadraplégico marcava aquela bola à entrada da pequena área que rebentou na tromba do guarda-redes.
Anónimo
Eu já tou por tudo, Postigolo a bola de ouro concordo plenamente!!!!
Jogador que esta a 70/80% não deveria ser convocado, é a única crítica que posso tecer a Ronaldo.
Gauss
Anónimo
Ronaldo-4 oportunidades desperdiçadas, mas claro , todos vão ignorar, vão culpar os colegas dele, vão dizer que nao estava a 100%. A verdade é que teve 4 oportunidades flagrantes, e falhou-as todas. Bravo Ronaldo, melhor do Mundo.
Gonçalo Moreira.
Anónimo
É só veres a análise do VM ( nada contra) que diz que foi mérito do guarda redes. Ele consegue mandar tudo à figura do guarda redes, nem com os pés nem de cabeça, impressionante.
Mário
EBITDA
O golo também foi à figura. Foi pura sorte, nem percebo como marcou 17 golos na Champions, deve ter sido tudo de fora de jogo ou de encostar.
Simao
A champions joga-se no mundial ???? Ainda quer defender o que não tem defesa ??? acha que o ronaldo jogou bem no mundial ???
my bloguerddu
Entao e porque nao percebes nada de futebol porque nao viste os 17 golos.
Se queres critica lo critica o pelo que quiseres menos por ter falhado os 2 ou 3 golos pois se nao fosse ele Portugal nao tinha vindi ao Brasil.
miguel
acho incrível. o homem que nos levou ao brasil e arriscou a carreira dele ao jogar com aquela lesao. cambada de ingratos.
kafka
Vamos lá ver se nos entendemos, então o Cristiano não estava.a 100%??? Então admitem que o Cristiano é mentiroso é isso? É que o Cristiano disse antes do Mundial "Eu estou.a 100% para.este.Mundial e espero vir a estar.a.110%"
Que engraçado que é vocês chamarem indirectamente mentiroso ao Cristiano, não o tinha como tal, mas se vocês dizem que ele não estava.a 100% alguma coisa aqui não está a bater certo…
Anónimo
Que argumento estúpido kafka. Não se esperava menos do melhor do mundo, depois de ter estado só a jogar sem treinar no Real Madrid, depois de ter jogado a final da Champions em esforço, alguma vez alguém esperava que o Ronaldo dissesse que nao poderia jogar por Portugal? O que é que achas que ele quer dizer com os "110%"? Qualquer pessoa percebe que o Ronaldo não está a 100%, pode estar apto para jogar mas o ritmo de jogo não está lá nem de perto!
AF
kafka
Agora dizes isso que era óbvio, mas antes do Mundial começar a maioria dos users aqui dizia "este vai ser o Mundial do Cristiano" ao que eu e mais uns poucos rebatiamos dizendo " mas qual Mundial do Cristiano se ele está lesionado" e todos me atacavam e acusavam de falta de patriotismo e não sei que mais (é só veres os comentários antes do Mundial, está lá tudo)…no entanto agora dp de acontecer o óbvio já vêm todos dizer que ele não estava a 100% e não sei que mais, é de facto preciso ter muita lata, pois todos diziam a 1 mês atrás que o Ronaldo estaria a 100% e ia ser a estrela deste Mundial…enfim a memória curta aqui é fantástica
JF
Ridiculo é chamar ingratos a quem critica o Ronaldo.
Houve selecção antes do Ronaldo e vai haver depois. Ele não ta a fazer nenhum favor aos portugueses. Se não quiser, não venha. O maior problema desta selecção é o Ronaldo ser tratado como se fosse maior que a selecção. NINGUEM esta acima de uma instituição
Miguel Lopes
Foi tão fácil golear este Gana, mas eles não querem nada com isto..
Ruben Ambrósio
Spain & Portugal 2026!
Não se esqueçam disto ahaha
fabio jesus
Adeus Paulo Bento.Incrível por momentos pensei que tivesse voltado atrás no tempo e que estava a ver um jogo do Sporting no tempo do Paulo Bento.Equipa sem ideias e só balões dos centrais à procura de alguém.
Stalley
Mesmo a sério!!!
SL!
Anónimo
Adeus Paulo Bento?
Mas ainda acreditam no bom senso daquele individuo ou de alguém da federação?
Até já Bento, vemos-te arruinar o Euro 2016 para os portugueses.
Luis Freitas
Anónimo
Ronaldo muito fraco, 3 golos cantados.
Mário
EBITDA
Quantos marcaste tu?
Anónimo
Mas eu não sou o melhor do Mundo.
Mário
Luis
Mas o rapaz disse alguma mentira, para começarem com isto, se fosse outro era logo cruxificado.
João Lains
Fraco ou perdulário?
FT
Anónimo, todos "nós" somos os melhores do mundo em alguma coisa, nem que seja aos olhos das nossa mães :)
Tu não és exceçao, nem que seja a jogar "bilhar de bolso" seéquemeentendes
SL
Anónimo
João o fraco foi uma maneira de dizer. Aliás, até te queria aqui pedir desculpas quando te critiquei por dizeres que o Éder era flop, afinal não deve andar muito longe da tua análise.
Mário
RiefSilva
Esses "SE" todos, não seriam necessários. Bastava que neste jogo, os jogadores acreditassem desde inicio, neste jogo os jogadores tivessem capacidade de sacrifício. Com outro acreditar, com outra garra, este jogo, fácilmente teríamos os golos necessário.
João
Foi pena não termos podido contar com o Ronaldo, mas aquele puto que jogou com a camisola 7 até parece que pode ter futuro.
Ricciardo
Apesar de tudo foi o jogo menos mau da selecção, jogar em Brasília não tem nada a ver com Manáus…
Portugal podia e deveria ter ganho este jogo por uma margem maior, mas alguns jogadores via-se na sua forma de abordar o jogo que não estavam crentes e tal como em outras partidas não mostraram nervo…
Vi pouco nervo em Nani, dou um exemplo, o Ronaldo na primeira parte tem uma jogada típica pela esquerda em que flecte para o meio e remata, o Nani estava a entrada da área e em vez de correr para uma provável sobra de bola, ficou parado a olhar… tal como ficou parado a olhar para o jogador americano que rematou para 1-1 em Manáus, é nestas coisas que se nota a diferença…
Mal entrou o Vieirinha notei imediatamente outro nível de entrega…
Diga-se também que isto só acontece, porque há claramente jogadores que sentem que tem lugar cativo, quando o único que deveria ter esse sentimento era Cristiano Ronaldo, culpa de Paulo Bento logicamente…
Ter 65 minutos de Eder quando já na primeira parte dava para ver que não era mais valia é mau demais…
Esforçado mas tremendamente limitado, deram-lhe uma boa desmarcação, estragou a jogada assim que deu o primeiro toque na bola… difícil assim…
Apesar de tudo, o jogo podia ter corrido de forma diferente se os níveis de concentração fossem mais apurados em determinados períodos do jogo, entraram mal na segunda parte, falharam golos feitos na ultima meia-hora…
Portugal não mereceu passar a segunda fase, Paulo Bento tem que se demitir ou ser demitido.
Artur
e o ronaldo não tem culpa nenhuma, tipico.
Deve ter sido o Nani e companhia que falharam 5 ou 6 golos cantados.
Ricciardo
O Ronaldo? se não fosse o Ronaldo esta campanha teria terminado em Estocolmo…
Artur
Obvio que sim, se o patocio soubesse chutar uma bola entravamos directo. e agora só porque o ronaldo fez o grande jogo que fez frente á suecia vai servir de desculpa para sempre.
Neste mundial vi mais penteados do ronaldo que golos, mas falhanços incriveis vi muitos, mas esses deviam ser o Nani,Varela e companhia.
Ricciardo
Típico… se a culpa não é do Ronaldo é do Patrício…
você deve ser dos tais que agora aponta o dedo a jogadores formados no Sporting, mas depois quando há assuntos a reivindicar sugestões para melhorar a qualidade do jogador Português, diz que se está nas tintas e que o quer é ganhar, bla bla bla
Não tenho pachorra para indivíduos da sua espécie…
MosqueteiroSLB
ricciardo tu tambem nao es melhor. o que o artur diz e verdade. se o patricio chutasse bem, nao iriamos a estocolmo.
nao foi por ronaldo que perdemos, mas tambem nao foi propriamente por ele que chegamos ate aqui. criticas os outros por criticarem os vossos meninos, mas voces e so desculpas ridiculas para os salvarem.
fosse o eder a falhar o que o ronaldo falhou hoje e caia tudo em cima dele.
ronaldo e bom, mas tambem pode jogar mal
Artur
Tão quem é que mandou aquele frango contra Israel que lhes deu o empate ?(repetido 2x frente a Alemanha no Mundial) Quer ver que foi o Beto.
Tipico os jogadores ou ex-jogadores do sporting nunca tem culpa nenhuma.
Hoje deve ter sido o Andre almeida ou o Vieirinha que falharam 5 golos cantados á boca da baliza.
Ace-XXI
Isso do Patrício é falso porque quando jogamos com Israel em casa ja estávamos em 2 com poucas hipóteses de chegar ao 1, a Rússia perdeu o ultimo jogo mas já estavam matematicamente qualificados.
Ruben F.
7 fases finais consecutivas ? Eu só conto 6, alguém me pode dizer qual me está a faltar ?
Bem, quanto a Portugal, a exibição foi a mais positiva do Mundial mas mesmo assim não chegou. Ficou a impressão de que Ronaldo em qualquer outro dia teria feito, pelo menos, mais dois golos. Nota muito positiva para João Moutinho que fez hoje um belo jogo, gostei também do Amorim e, apesar de algumas perdas de bola, do William. O Éder está a mostrar que é super banal, fez-me suplicar por Postiga a certa altura !
Fico agora à espera de uma renovação do nosso grupo para que as futuras prestações sejam mais felizes.
Jose
2004,2006,2008,2010,2012,2014
Onde está a setima ? só se forem os jogos olimpicos, mas isso não são mundiais nem europeus.
Os mesmo que tiram o merito á conquista de messi nesses jogos, são os mesmo que agora querem elevar esse tento ?
Ruben F.
Sim, foram os JO :) Já estou um pouco habituado a uma certa parcialidade na discussão Ronaldo-Messi, afinal de contas o Ronaldo é português e estamos em Portugal … mas não deixa de ter uma certa graça algumas situações em que a falta de coerência é gritante !
João Lains
Nunca ouvi ninguém retirar mérito ao Messi pelos jogos olímpicos. Por favor, haja pachorra para quem se lembra de inventar este tipo de coisas num momento tão inoportuno.
Ruben F.
Lains, andas desatento ! As pessoas desvalorizam constantemente esse feito do Messi porque os JO são uma competição de menor importância no universo futebolístico. Eu por acaso até concordo com a ideia de que o Messi pela selecção é um jogador diferente daquilo que é no Barça e que é impossível comparar os seus feitos na selecção com os de Maradona, por exemplo, mas também dizerem-me que as pessoas não desvalorizam … é como quando os putos chutam a bola e partem um vidro e depois não foi ninguém. Admitam lá que por serem portugueses são um bocado parciais nesta questão
jose
nunca leu comentarios do tipo o messi nunca ganhou nada pela sua seleçao.
estão a menosprezar o mundial de sub-20( dou de barato) e os jogos olimpicos, mas hoje o golo foi quase considerado facto unico.
João Lains
E quem é que se lembra dos jogos olímpicos? Pelo menos, sempre que falam neles, só me vem à cabeça o di Maria.
jpm
é que mesmo que se os JO contassem eles também se realizaram em 2008 e 2012. consta que o Ronaldo não marcou nesses. consecutivo quer dizer consecutivo.
Zé
SE jogássemos à bola…
Rodolfo Trindade
Pelos menos saímos com a cara um pouco mais lavada!!! Ganhámos e poderiamos ter feitos mais 3 ou 4 golos e notou-se um maior empenho… Notória a melhoria do meio campo com William e Ruben e Moutinho a aparecer muitoooo melhor no jogo de hoje..
Ronaldo também apareceu melhor e inclusive poderia ter facturado por mais 2 ou 3 vezes..
Ricardo Ricard
Tenho pena que não haja mais jogos para Portugal neste mundial,gostava de ver novos penteados :/
João Lains
Futebol = zero, nada de novo por aqui. Eu só gostava de perceber como é que isto é publicado.
Luis
O melhor comentario que ja vi aqui ahahahahahah já ganhou :)
EBITDA
João Lains, concordo perfeitamente contigo.
Com a mediatização do VM, começo a notar um fluxo anormal de pessoas sem o mínimo intuito de discutir futebol.
Ricardo Ricard
João,se fosses mais inteligente percebias o meu comentário,pelo menos tenta. Ebitda,ainda andavas tu sei lá onde já eu comentava neste blog.
EBITDA
Exatamente por acompanhar os teus comentários desde o início que cá estou é que sei que pouco acrescentas à discussão "futebolística". Preferes sempre a piada fácil.
A VM é o melhor sítio em Portugal para acompanhar DESPORTO, não humor.
David Gomes
Tenho notado bastante que começam a aparecer muitos comentários sem o intuito de comentar futebol mas este comentário está muito bom. Ironia entende quem consegue e não quem quer. E eu nem gosto muito de si, Ricardo…
David Gomes
De si, como quem diz dos seus comentários, como é óbvio.
João Lains
É por ter percebido que achei o comentário tão estúpido. Não é por estares aqui há mais tempo que deixas de dizer menos disparates que os outros.
Ricardo Ricard
Piada fácil? Depende do assunto e depende de quem a percebe. Se fizesse um comentário mais sério sobre este jogo e sobre a participação de Portugal neste mundial,seria apenas mais um,não iria acrescentar nada de novo,99% dos comentários são iguais…Então prefiro a piada disfarçada.
Pedro Miguel Garcia
Os únicos minutos em que jogámos bem, foram os primeiros 45' de hoje… Por mais que custe não merecemos mais do que o que tivemos… Esta seleção não joga nada, esta é a mais pura das verdades.
Agora que encontrem o culpado, que para além da FPF que não vai cair, na minha opinião é o selecionador, simples!
EBITDA
Alguém que diga ao Edér que não é jogador de futebol. Tanta mediocridade junta!
O pior jogador português desta campanha, sem contar com os habituais (Postigas, Almeida, etc) foi o Bruno Alves, parecia estar de férias com os amigos, sem entrega nenhuma, sem vontade de jogar.
Paulo Bento = RUA INCOMPETENTE
Mourinho, Esperámos por ti!
Simao
E alguem que diga ao ronaldo que a baliza é grande e que não estavamos num concurso de tiro ao boneco.
André CG
O pior foi o nani de longe. Sempre a tomar decisões egoístas e a tentar relançar a carreira de clubes na selecção. O quaresma fez falta e não me venham com a agressividade porque temos lá o mais agressivo da Europa (pepe)
João Lains
O Nani esteve francamente mal. O Éder é um desengonçado e nem pelo ar se conseguiu impor. O Pepe também falhou imensos passes. Gostei muito do Wiliam mas se cometer menos faltas, melhor. Ronaldo esteve bastante perdulário.
Tiago Fouto
O William jogou bem e da outra consistência, ainda assim perdeu algumas bolas…
MightyThor
Convocatória brilhante…
Acabamos um jogo que precisamos de golear com um médio a defesa direito, um médio a defesa esquerdo e sem ponta de lança.
Não te demitas, Paulo Bento!
A verdade é que fizeste um trabalho brilhante. Quase conseguiste evitar esta humilhação toda ao falhar a qualificação, só não contavas que o melhor do Mundo te fosse furar os planos e eliminar sozinho a Suécia!
JP
objectivo passagem aos oitavos de final não atingido, espero que signifique a demissão/despedimento do pseudo seleccionador nacional.
Artur Matias
Não me parece que o meio campo tenha sido william-amorim-veloso…
Em relação ao Ronaldo, tinha obrigação de fazer mais, pelo menos teve oportunidades para isso. A selecção, ao não se superiorizar aos EUA, traçou o seu destino. Passar neste último jogo era algo com uma probabilidade limitadissima. Sempre que o jogo esteve empatado, o Gana estava em melhor posição para passar. Aliás, até a perder, o Gana tinha de marcar menos golos que Portugal para passar…
Pedritxo
Triste,muito triste, mas acabamos por merecer pela falta de gana que tivemos.
No balanço dos ses,claro que ha muitos.
Muita boa gente aqui neste blog nao augurava nada de bom com a convocatoria, gastamos mais dinheiro em hospitais do que no hotel.
O Meireles ja anda a enterrar ha tanto tempo que nao poderia ser titular e do lote de convocados ou das 2,1 ou adiantava veloso e punha william ou punha amorim.
Nao seria dificil fazer isso, e depois a vaca sagrada do nani, que mesmo nao fazendo nada de jeito em termos ofensivos,e sempre titular e hoje voltou a fazer nada de jeito.
Varela e outro tipo nani.
Eder desiliudiu-me imenso, nem parecia saber passar uma bola,muito lento
Ao intervalo, seria dificil por rafa e vieirinha e tirar nani e eder? ai,ai sao bento, que mal tu fizeste a esta selecçao.
Ao menos mudou o meio campo hoje.
O problema sera que nao o estou a ver a renovar a selecçao.
Umas das coisas que nao compreendo e que bruno fernandes que e titular na udinese nem aos sub-21 vai, uma vergonha, claramente deveria estar no mundial.
Rony vai para o lille e podera ja ser uma soluçao a curto prazo.
Quaresma bem fez falta no banco
Artur
Quando o "melhor do mundo" vai para o Mundial como se estivesse numa passerele, onde se prei«ocupa mais com os seus penteados, do com jogar.
Hoje fizemos 2 golos, porque o Gana os ofereceu, porque os que nós criamos o tal "melhor do mundo"(por 5/6 vezes falhou escandalossamente) nem isolado conseguiu rematar para dentro da baliza.
Mas acaba por ser justo depois de andarem 2 jogos a pastar dentro de campo agora queriam milagres.
RicardoSporting
Nao é entre aspas ele é mesmo o melhor do mundo e vai ser outra vez em 2014. Deixa-se de ser anti que o Ronaldo hoje nao teve culpa nenhuma, até foi dos melhores em campo.
Rui Miguel Ribeiro
Então a culpa dos 3 ou 4 golos falhados é de quem? Sua?
Anónimo
Aquele lance aos 89 minutos do Vieirinha quando recebe a bola em posição previligiada para o remate e em vez de o fazer tenta passar a bola a Ronaldo reflecte bem a falta do Quaresma na seleção.
Tal como o VM apontou nos outros dois jogos, os jogadores portugueses só vêm Ronaldo e mesmo que este esteja marcado por 4 ou 5 jogadores continuam a tentar passar para ele.
O que Portugal precisava era de um jogadores como Quaresma, cheio de confiança e que decidi-se por ele próprio a jogada… Dava mais soluções ao ataque e de certa forma retirava um pouco de pressão a Ronaldo.
Aquela entrada do Raul Meireles foi fantástica. Para quê que levou o Rafa afinal?
Luis Freitas
Ricciardo
Concordo, estava a comentar exactamente isso…
A presença do Ronaldo por si só, estupidifica muitos jogadores, parece que perdem a confiança neles próprios e deixam de tentar criar perigo para delegar no Ronaldo essa responsabilidade…
andamos durante dois jogos a jogar com meia equipa lesionada e jogo e meio com pernas de pau a fazer de ponta de lança e só conseguimos criar mais perigo quando passamos a jogar com falso ponta de lança…
Roberto
Volta Postiga estás perdoado. Some-te Éder!
Roberto Aguia
Concordo em Absoluto!
Pedritxo
para o que jogou hoje ,essa frase e bem dita
JF
Volta Pauleta
William
expliquem-me tambem com é que o eder é jogador profissional de futebol… nao domina uma bola!
João Lains
Mesmo.
kafka
Há uns dias atrás depois da lesão do Hugo Almeida, eu disse aqui que o éder não era bom, era sim menos mau (que são coisas completamente distintas como é óbvio) e caíram-me.todos em cima
Mah Med
O Paulo Bento nunca se demitira , mas vocês acham que ele abdica dos milhões do despedimento?
Vierinha e muito superior ao Varela , Eder nao consegue parar uma bola , Rafa nao foi convocado para se arriscar mais? Hoje que era o tudo ou nada nao jogou( calhou o JM ter comprado o seu passe no dia a seguir) … esperar pelo homen que se segue….
Fábio Coutada
Podiamos ter goleado, houve mais agressividade, houve mais alguma qualidade na criação de jogo sobretudo na zona central como Moutinho, mas a verdade é que a segunda parte foi um espanto, erramos um milhão de passes, houve execuções técnicas em alguns momentos que, enfim…
Posto isto, a exibição do Gana depois do que tinha feito com a Alemanha é motivo para levar presos todos os jogadores. Como é que uma equipa que só precisa de vencer se apresenta com uma atitude destas?
Anónimo
Ainda não percebi como é que depois de uma época tão deprimente ao serviço do Porto o Paulo Fonseca ainda foi o escolhido para treinar a seleção neste Mundial…
Bruno Almeida
kafka
Infelizmente aconteceu o que eu tinha previsto, ou seja, nem Portugal era capaz de golear o Gana, nem a Alemanha iria golear os Estados Unidos…
Neste grupo falhei na minha previsão, pois pensava que passariam Alemanha e Portugal, mas dentro de campo os Estados Unidos passaram justamente este grupo, pois no global dos 3 jogos foram de facto a 2a melhor equipa do grupo, portanto justa passagem, estão de parabéns pelo feito pois à partida eram a equipa mais fraca.do grupo…
pMak
Agora que chegou ao fim esta nossa miserável prestação, posso escrever as minha análise:
Paulo Bento foi jogador mas com certeza não se lembra de como é ser jogador! É desportivamente impossível que algum jogador, seja de que desporto for, esteja num nível competitivo só com treinos!! Para agravar a situação este mundial foi no Brasil com condições de jogo fisicamente muito mais exigentes que qualquer campeonato europeu. Posto isto, 1/3 da nossa convocatória tinha de ser outra..
Esta equipa parecia amadora!! Seleccionador medíocre, medíocre, medíocre! Se os jogadores têm culpa? Claro que têm mas muitos deles já não dão mais e mais culpa tem quem os põe lá achando que eles ainda sabem fazer alguma coisa..
Não vou criticar jogador A ou B porque e quando uma equipa está nas condições físicas/psicológicas abaixo do rating de Portugal nem com uma mão ou pé de Deus.
Só espero que o m***** do Paulo Bento se vá embora e alguém com aqueles no sitio vá para lá! Alguém que se de ao trabalho de realmente fazer o trabalho de seleccionador e ver os jogos dos jogadores portugueses menos badalados…
Anónimo
Pois, os portugueses são muito bons nos "ses"…
Deixo só uma critica rápida:
Sabem o que é que me irrita mais na seleção portuguesa? É que os jogadores que a representam têm todos uma inteligência de neandertal. Relativamente às outras seleções os nossos jogadores são muito burros. E como são burros, não possuem a capacidade técnica das outras seleções – um jogador "inteligente" é geralmente um jogador com uma qualidade técnica e criativa acima da média. Os nossos jogadores mais "inteligentes" são de longe o Ronaldo e o Moutinho (seguidos de Nani e R.Amorim).
Estas equipas com elevada capacidade técnica, apresentam uma maior percentagem de passes acertados, assim como receções. O Barcelona do Guardiola foi a melhor equipa que vi até hoje jogar: o tiki-taka ao distribuir a fatiga uniformemente, permite uma maior disponibilidade para defender em pressão e recuperar a bola mais rapidamente – é um ciclo vicioso, e a equipa acaba por manter a bola o jogo todo.
Em suma, tenho muita pena que Portugal não tenha capacidade para fazer um jogo onde se troca mais a bola e onde os jogadores jogam mais próximos uns dos outros. Isso não cabe ao Paulo Bento, cabe à federação – não significa que quero manter o P.B., só gostei da seleção dele até ao 4-0 com a Espanha. Como já disse em diversas ocasiões, há um enorme trabalho para ser feito – gostei das ideias do VM – com pessoas responsáveis e trabalhadoras isso será possível (somos um país de futebol), mas não sei se os atuais dirigentes serão as pessoas indicadas para o trabalho.
João Campagnolo
Pedro Rodrigues
A inteligência é uma questão muito importante e pertinente e faz toda a diferenças. Gostava de apontar o lance do Ronaldo como exemplo: o Varela mostrou extrema inteligência, porque aproximou-se da bola mas não saltou nem se atirou contra o guarda-redes. Metade da equipa (burros) teria feito asneira e obrigado o árbitro a assinalar falta, assim marcámos golo.
Estes pormenores fazem a diferença.
Joel
Ao ver esta ponta final do jogo lembrei-me logo de Quaresma. Era um jogo excelente para ele, para tirar cartões e para impor velocidade e objetividade ( baliza ) neste jogo.
Gostei de ver Vieirinha, foi raçudo e até fiquei com ideia que deveria ter jogado mais tempo.
Amorim foi melhor defesa direito do que o J. Pereira, a médio foi fraco. Adrien caia ali que nem uma luva, perguntem ao Bento porque.
Ronaldo meteu-me asco incrivel. Está numa péssima forma, falhou golos feitos que qualquer um de nós marcava e esteve sempre com uma postura e uma expressão que não entendo, principalmente num jogador como ele. Triste, apagado, derrotado, sobranceiro, enfim!
Eder foi 0, não entendo o que se passa com ele. Parece um peixe fora de água, não tem a minima ligação com o resto dos jogadores, acho que perdeu muita cotação neste mundial.
No fim, a qualificação não era assim tao utopica, com um pouco de eficacia e intensidade teriamos ganho facilmente por 3 ou 4, pois eles são fraquinhos. Os USA perderam, como já era esperado, mais uma vez morremos na praia, por culpa nossa e só nossa. Agora tirem-se as ilações que acharem por bem, as minhas estão tiradas há muito..
P Bento, RUA ! Desde o principio em que fez a convocatoria que fez, deixando de parte 67 jogadores que elevavam claramente a qualidade da seleção, até ao campeonato propriamente dito, aonde as lesões se sucederam e ele não conseguiu criar um 11 ou deixar a teimosia de lado, sendo ainda assim parcialmente salvo pelas lesões que deram oportunidades de jogo a quem deveria jogar logo desde inicio.
Pedro
Quando o "melhor do mundo" vai para o Mundial como se estivesse numa passerele, onde se prei«ocupa mais com os seus penteados, do com jogar.
Hoje fizemos 2 golos, porque o Gana os ofereceu, porque os que nós criamos o tal "melhor do mundo"(por 5/6 vezes falhou escandalosamente) nem isolado conseguiu rematar para dentro da baliza.
VettelF1
Então suponho que saibas que o penteado do Ronaldo é para homenagear um menino com cancro.
Jorge
VettelF1
Suponho que sabes que essa noticia já foi desmentida pela mãe do menino.
E o penteado de hoje foi para quem ? Para o comandante do avião que os vai trazer para casa ?
RicardoSporting
Mas tens quantos nomes?? Comentares o mesmo varias vezes. Devias ir ao medico tratar esse odio
Rodrigo
Jogamos mal, mas mesmo assim fica a ideia que poderiamos ter passado, ate porque a Alemanha cumpriu o seu papel.
O meio-campo esteve claramente mais forte com as entradas do William e do Amorim (o Moutinho tambem melhorou e talvez tenha sido a nossa melhor unidade) e tivemos oportunidades para marcar mais golos. Por outro lado, o Nani voltou a estar desastroso, o Joao Pereira igualmente (incrivel como tem tantos fas), o Bruno Alves tambem nao esteve bem, enquanto que o Eder foi uma autentica nulidade. O Ronaldo teve nos pes a possibilidade de nos dar o apuramento, mas nao esta claramente ao seu nivel. Bons apontamentos tambem do Veloso e do William a espaços.
Como refere o VM, "se isto" ou "se aquilo" e o que se vai ouvir nos proximos tempos, mas de "se's" nao se faz o futebol e como tal a nossa eliminaçao e plenamente justa. Espero que se apurem as responsabilidades, sendo que o seleccionador deveria demitir-se (nem e so a questao da sua qualidade, e tao so porque alguem tem de assumir a responsabilidade por este fracasso) e varios jogadores devem ter feito o ultimo jogo pela Selecçao nacional. Importa pensar no Euro 2016 e em introduzir novas caras neste grupo.
Tiago Silva
O carácter do treinador fica à vista quando a precisar de marcar 3 golos em 5 minutos decide trocar de guarda-redes, estando o Beto disposto a sofrer (literalmente) até ao fim de jogo e a suplicar para não sair. Precisamos de um ganhador, não de um medroso, alguém que vive das vitórias morais e pouco mais.
PS: Se calhar não era má ideia pensar num estrangeiro, de preferência (menos) imune a pressões externas
Ricciardo
A mentalidade do Paulo Bento é assim, prefere dar minutos a um jogador no Mundial do que arriscar seja o que for…
So tenho pena que não tenha tirado o Nani de campo para por o Rafa, porque não tenho a mínima duvida que iria jogar com outra atitude…
Tiago Silva
Sem dúvida, quando a nossa vida depende de mais 3 golos é preciso meter a carne toda no grelhado e o Rafa podia ter entrado até muito antes.
Joel
Mesmo. Ele estava a suplicar para não sair para não gastar uma substituição com um GR, releva capacidade de sofrimento, carater e visão de jogo, o treinador porém, demonstra o contrário, pouca visão de jogo e pouco carater. Também se não saisse o GR ele nem ia usar a substituição.. Nem o B. Alves pos a ponta de lança.
(Go!!)nçalo
algumas ideias:
– éder não tem valor para esta selecção, esforçado, sim, mas seria bem mais rentavel jogar com cr a PL, é fácil, cr, danny, vierinha
– a selecção criou bastantes oportunidades a cr, pelo menos 3 vi falhados…fraca mentalidade em toda a partida, não pode ser só a "p&% do azar" como se viu em directo
– bento tem de sair, um treinador com pulso precisa-se
– elementos como meireles, alves, almeida, postiga, deveriam simplesmente abdicar
e arranjem um psicólogo, juntamente com um acesssor de comunicação, é incrivel como cr e bento reagiram no pós-eua…sem crença e espirito de entre-ajuda não é possível ganhar nada
enfim, tudo correu mal e a culpa é repartida
melhores campanhas virão
m1950
Pagou-se caro não vir o Antunes , confesso que eu antes da convocatoria eu preferia Amorim a Adrien pois seria entre 1 deles a escolha , mas o William é quem é porque joga ao lado do Adrien , o meio campo da seleção teria de ser sempre William – Adrien e mais 1 , porque o Adrien foi castigado apenas pelo estilo de jogo do Sporting , mas é indubitavelmente o melhor médio centro portugues da actualidade.
Pagamos a polivalencia… pois até levamos polivalencia lesionada , faltou o melhor defesa esquerdo portugues , sim falo do Antunes , pois para mim Coentrão é outro jogador normal que é bom no esquema do Benfica , e não é jogador para muito mais , e a defender então eu nem digo nada.
Voltando agora aqui ao jogo Bento foi lento , psicologicamente Portugal tinha de entrar para marcar o segundo ao Gana… pois se fizesse 2-0… o Gana abria as pernas , logo substituições ofensivas teriam de ser logo ao intervalo , hoje deram tudo , mas não foi possível fazer mais.
Que o futuro imediato da seleção passe por aqui.
Beto (sou Sportinguista) – Jpereira – Pepe – Neto – Antunes ( Coentrao joga só porque é do Real) – William – Adrien – 1 qualquer – Nani – CR7 – 1 qualquer.
Falta força ao meio campo de Portugal já , e o Éder é aquilo que eu já tinha dito , um jogador fraquissimo que voces deram uma opiniao baseada no hype de um jogador que marcou 13 golos no esquema de Jose Peseiro , e falhava golos que nem louco , e nota-se perfeitamente a falta de escola ,mas a culpa não é dele.
Como viram , eu identifico a falta de uma solução mais criativa a meio campo e a falta de um ponta de lança…quem é que vai apostar neles ?? O Sporting ?? Vai adaptar quem a posição , Mané ou Medeiros ?? Sporting se quer lutar pelo titulo vai ter de investir num 10 e deixar a formação no banco. Benfica , parece-me que Bernardo não tem hipoteses.
Hugo N
Com Manuel José ou outro treinador que perceba mais de bola teriamos qualquer coisa como isto:
Beto
R.Amorim–Pepe–Neto–F.Coentrão
———-Willam———
Moutinho——-Adrien
Nani–CR–Q7
com danny, tiago e j.pereira a espreitarem o onze.
Andre Teixeira
Logo que comecei a ler o seu cometário apercebi-me logo mais um sportinguista a falar… depois chegou a parte da sua equipa parti-me a rir…..
essa de Coentrão ser um jogador normal e só joga porque é do Real… ou melhor como você diz que ele so joga porque é do real eu digo que ele não entra na sua equipa porque ja jogou no Benfica.
a Selecção está como está devido a pessoas como voce, que põe os interesses dos clubes acima do de Portugal
Anónimo
Dizeres que o Adrien é o melhor médio Português quando comecei a ler pensei que eras maluco mas depois quando escolhes o Beto dizes (sou Sportinguista) e logo percebi.
Coentrão joga na seleção por ser do Real Madrid? Exactamente. Não tem qualidade para o Real Massamá quanto mais para a selecção Nacional.
Falas de jogadores banais mas incluis o Nani nessa equipa. O Nani que sempre que a bola chega ao pé dele a jogada morre (isto quando consegue receber).
Comp
José
Tiago Fouto
Muito bom, Coentrao não sabe defender e não é grande jogador. Muito muito bom…
m1950
Hugo N , também gostei muito de ver Amorim da outra vez na direita , é um jogador de alma , hoje o meio campo teve outra cara mas não o achei influente , talvez na direita fosse capaz de dar mais consistencia a Portugal , JP está em muito baixo nível.
CR7 não gosta de se dar a marcação , num esquema de 4-4-2 losango seria possível sustentar ele a avançado mas assim num 4-3-3 duvido , falta claramente um ponta de lança a Portugal , vamos ver o que faz Vaz Té na próxima época.
José Peseiro para mim seria o treinador ideal , pois ele tem uma forma simples e rápida de por os jogadores a interpretar o futebol , e quase todos os jogadores são substituiveis dentro do seu jogo , e como é um futebol agradavel , acredito que isso seria muito importante , porque é bom que os jogadores desfrutem do futebol praticado em campo.
Joel
Hugo N. , gostava mais desta:
PatricioBeto
Cedric ( SilvioM. Lopes ) Rolando Pepe Coentrao
Moutinho William
Quaresma Danny Nani
Ronaldo
J. Pereira demonstrou estar muito fraco este ano. Preferia sempre o Silvio e o M. Lopes, á falta de melhor punha o Cedric ou o Amorim. D. Figueiras ainda está verde. Mudava a tatica para este formato, se fosse para jogar em 4 3 3 tipico da seleção tirava o Danny e punha o Adrien.
Com este formato garantiamos tambem soluções de qualidade e experientes no banco, permitindo-nos tambem mudar o esquema tatico se necessário. B. Alves, Neto, M. Veloso, Meireles, Eder, H. Almeida, Varela, Vieirinha, Adrien, Antunes, etc.
Teorias, de qualquer forma.
m1950
Joel , Cédric também não sabe defender , nem tem o timing para por o pé a bola ainda , aliás em todos os jogos grandes foi sempre dos elos mais fracos da defesa , o primeiro golo na luz para o campeonato , no cabeceamento do Gaitan , ele tinha de fechar , maxi no extremo oposto cruza e Gaitan aparece entre ele e o Mauricio , isto é inadmissivel em alta competição, e nem falo nos jogos contra o FCP. Tem potencial e espero que com o Marco Silva , ex-LD , aprenda alguma coisa.
Eu já esquecia Silvio , este sim é um jogador do meu agrado , lamento a sua apetencia para lesões , é uma opção válida e certamente lutaria pela titularidade na direita.
Os laterais de Portugal , mostram muita falta de escola a defender , Silvio e Antunes , eu se fosse treinador , eram estes que me davam mais garantias , são os unicos que mostram escola a defender.
O Idiota...
Talvez seja tarde de mais para apontar o dedo a quem errou, mas está a tempo de apontar o dedo a quem errou HOJE! E hoje, vimos um selecionador, que supostamente está a dirigir uma equipa, que está ao leme da seleção, passar o jogo, completamente apático, sentado, sem um pingo de irritação por um jogo sem chama nem garra… Quanto aos jogadores, deviam dar o prémio e ordenados deste mundial, a quem precisa neste país…
DanielC
Se há um culpado neste desastre, e é o Paulo Bento. Não vale a pena criticar os jogadores porque quem dá o tom à equipa é o treinador.
gonçalo
depois deste jogo ficou claro que foi graças a teimosia e falta de qualidade de paulo bento que nao passamos. aquela convocatoria é uma anedota, antunes (para levar andre almeida, adrien (para levar rafa) que de certeza faria melhor que raul meireles e quaresma (faria muito melhor que varela) para citar alguns que ficaram de fora. Depois temos jogadores que me fazem uma confusao desgraçada e quase me dao cabo do sistema nervoso. Como é possivel o gordo do Veloso que nem anda para a frente nem para tras jogar a lateral quando ricardo costa tinha sido dos melhores nos ultimos jogos? Como é possivel so hoje se ter lembrado de ter posto meireles no banco e lançar ruben amorim e William na equipa inicial? Como é possivel varela jogar nesta selecçao? o homem nao da uma para a caixa, uma unica! perde todas as bolas que disputa, nao consegue fazer um drible, a sorte dele para os portugueses acharem que merecia ser titular é o facto de marcar sempre um golo decisivo caido do ceu porque fora isso é uma nulidade completa. Paulo Bento é simplesmente ridiculo e claramente uma pessoa de preferencias, se nao lhe cairem no goto esqueçam. Ficou hoje provado que se nao fossem os lugares aquecidos portugal teria passado, mesmo hoje goleavamos o Gana mas nao houve discernimento na hora de finalizar e isso notou-se no proprio Ronaldo, um Ronaldo em forma e sem estar frustrado com esta selecçao marcava 3 ou 4 golos nas oportunidades que teve.
Por ultimo e nao é nenhuma desculpa mas sim uma constataçao estas arbitragens sao vergonhosas. O mesmo arbitro que marca o penalty contra portugal é o mesmo que depois nao ve o penalty sobre o Eder, e esse penalty convertido poderia fazer a diferença (nao digam que nao, hoje viu-se uma entrada forte mas ao intervalo devem ter sido informados do 0-0 no outro jogo e depois do intervalo pensaram ja nao ser possivel, com mais um golo a historia era diferente). No primeiro jogo o pepe é expulso da forma que sabemos mas no jogo com os estados unidos e com o gana os jogadores portugueses sao realmente agredidos e passam impunes…. ah esqueçam o arbitro hoje viu a agressao e deu cartao amarelo
Anónimo
E ainda há quem diga que o Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português de sempre.
Joaquim Oliveira
Paulo Pereira
E porque é que não é?
É o Figo? Também tivemos uma prestação lastimável em 2002 (até foi pior que esta); e em 1998 nem a França fomos.
É o Eusébio? Fez um Mundial de 66 como nunca nenhum português vai fazer e deu-nos um 3º lugar. Mas e que mais? A quantas fases finais fomos com o Pantera Negra? Com Ronaldo, já ficamos em 2º num Europeu, em 4º num Mundial e 3º/4º num outro Europeu.
RicardoSporting
Toda a gente tem que dizer isso. Quem nao disser tem um odio muito grande que nem consegue ver bem as coisas
Joel
Não esquecer que o Ronaldo já jogou uma final de um campeonato Europeu, 2004, uma meia final de 1 campeonato europeu, 2012 e uma meia final de um campeonato do mundo, 2006….. Não está mau.
DanielC
E mais uma coisa, o melhor esquema táctico para a seleção, de forma a aproveitar ao máximo o CR é jogar com 4-4-2.
MosqueteiroSLB
ronaldo herdou o "dom" dos outros avançados. 5 oportunidades incriveis, so desperdicio, la marcou um golo numa oferta.
grande jogador, mas nao e um grande capitao. ja estava acomodado com o resultado muito antes do jogo acabar.
finalmente um joao moutinho com alguma garra.
bruno alves- nao sei como e que disseram que era um dos nossos pontos fortes, sempre disse que era mediocre. facilmente ultrapassado, e sempre que o era, recorria a falta. como sempre.
paulo bento- fora.
beto- obrigado. fez boas defesas, nao teve culpa. jogou lesionado tentando manter o ritmo do jogo, ao contrario de outros que simulavam semi-lesoes para justificar mas jogadas. foi o que sentiu mais a derrota.
oftopic- nao percebo como e que no FB do vm, havia pessoas a dizer que o pepe nao devia jogar mais pela seleçao, e que se todos tivessem a sua raça, decerto tinhamos passado o grupo. obrigado pepe
Zé
A culpa de perdemos foi do W.Carvalho… o golo do gana ele tem que fazer a dobra ao Veloso e ajudar o Bruno Alves… vejam o lance!! Culpa dele…
E mais! Culpa é dele de não passarmos…
gonçalo
isso é que é uma perseguiçao ao W.Carvalho… Quer dizer, o moutinho faz um passe miseravel, tinhamos apenas 2 medios capazes de disputar a bola, o jogador do gana ultrapassou o moutinho e o William foi fazer a dobra dele e a culpa do golo é dele claro. Va ver o golo e diga-me que culpa tem ele que o moutinho faça um passe daqueles e que o Veloso recupere lentamente, apenas quando ve a bola ser posta na linha é que se lembra de dar um sprint… resultado: tarde demais. Mas pronto a culpa é do William claro
Green Army
Muito sinceramente, para alguns, n digo todos, porque seria insultar a inteligência de quem vê futebol e aprecia futebol, é que o William é jogador do Sporting, pq se fosse jogador de "outro" clube certamente teria outro tido de tratamento por parte de alguns "experts" e chegando ainda mais longe, o problema deste pais, é um problema de mentalidade mesquinha e limitada, de quem n vê mais além do que o próprio umbigo. Entretanto as pessoas inteligentes e principalmente com ATITUDE positiva para levar o pais para a frente, vão se embora para o estrangeiro, é pena, mas é verdade.
MosqueteiroSLB
gonçalo e green army eu presumo que o ze estava a ser ironico porque eu critiquei o wiliam no outro jogo.
neste nao disse nada. nao teve culpas no golo, e acho que o vm resumiu bem a sua exibiçao. sem ser nada de gigante, foi competente nas suas açoes.
akalince
O zé esta a ser irónico nao perceberam??
João Rocheteau Ramos
SE, SE , SE…..se Portugal jogasse de laranja era a Holanda. Somos e vamos continuar a ser a selecção dos SE's enquanto houver incompetentes à frente da selecção e que representem (mal) o nosso país, um país que vive para o futebol e no entanto fomos passados pelos tipo do soccer, tenham vergonha. Tínhamos jogadores de qualidade suficiente para fazer bem melhor, o problema é que alguns deles estavam, tal como nós sentados a ver o jogo pela TV. À volta de metade da selecção não deveria ter ido, Éder,meireles,veloso,almeida x2, postiga, nani,eduardo,bruno alves e talvez + um ou outro. Muitos destes não estavam em forma para representar o nosso país, pois a selecção é isso mesmo, uma selecção e não uma reunião de velhos conhecidos ou grandes amigos. Eles estão ali para suar pelo país deles e darem tudo o que têm e não para andarem às cabeçadas dentro de campo e fingir isto e aquilo. Espero que tenham vergonha e admitam a borrada que fizeram e a imagem que deixaram, pois se era para passear podiam ter ido para o Algarve que é bem mais perto e não gastavam tanto dinheiro.
Matt Le Tissier
Não foi por falta de aviso. A maldição da Bola de Ouro existe e continua bem viva.
Curioso que 3 dos 4 semifinalistas do último europeu de futebol caíram na fase de grupos do Mundial. Apenas a Alemanha escapou.
Asamoah Gyan superou hoje Roger Milla como jogador africano com mais golos na história dos Mundiais (6).
Matt Le Tissier
Klose está a apenas 4 jogos de igualar Matthaus como jogador com mais jogos em Mundiais. Tem neste momento 21 jogos, tantos como Maradona, Seeler, Zmuda e menos dois do que Maldini.
Thomas Müller chegou aos 9 golos em Mundiais com o mesmo número de jogos do que o Rei Pelé (9), mas sendo 5 anos mais novo.
Além disso, é neste momento o 4º jogador mais jovem a marcar 9 golos em Mundiais, atrás de Eusébio, Gerd Müller e Kocsis.
É sem sombra de dúvidas, o maior candidato a bater o recorde de golos na competição, detido por Klose e Ronaldo Fenómeno.
Cumprimentos
João Lains
A Alemanha nunca vacila, simples.
Kafka I
Confere João, a Alemanha desde 1938 (sim não me enganei, 1938) que não fica abaixo dos 4ºs de final num Mundial, isto é qualquer coisa de TREMENDOO
1950 – Não participaram no Mundial
1954 – Campeões Mundo
1958 – 4º Lugar
1962 – 4ºs de final
1966 – Finalista
1970 – 3º lugar
1974 – Campeões Mundo
1978 – 2º fase de grupos, que compunha as últimas 8 equipas do Mundial
1982 – Finalista
1986 – Finalista
1990 – Campeões Mundo
1994 – 4ºs de final
1998 – 4ºs de final
2002 – Finalista
2006 – 3º lugar
2010 – 3º lugar
Anónimo
Acho incrivel apontarem qualquer dedo ao Ronaldo, é incrivel mesmo ! O que era a seleção sem Ronaldo? Se ate com ele é o que é, quanto mais sem ele que so é o melhor jogador portugues de todos os tempos ! Enfim sejam serias a apontar culpas ser a fernandp gomes humberto coelhos paulo bento e essencialmente Jorge mendes!
Lk
Zé Couves
Desde que vi a convocatória que o meu apoio foi para outra selecção. No entanto, não é por isso que fico satisfeito com estes resultados. Mas isto só espanta quem acha que o futebol é "atitude, garra, crença, querer, vontade" e outras coisas do género.
Como toda a gente sabe, na selecção há pouquíssimo tempo para treinar. Como tal, é importante levar os melhores jogadores para os jogos internacionais. Sendo que, por melhores jogadores, se deve entender aqueles que têm melhores capacidades técnicas e que têm uma compreensão mais avançada sobre o que fazer em campo. E não, este segundo requisito não se resume a fintas, remates com força, marcação em cima do homem ou entradas duras, para não falar de estratégias "mourinhescas", como simular lesões (a sério, que esperteza mais saloia). Esta compreensão tem a ver com compensações (se o meu colega sai à bola, devo ocupar a posição que ele deixou), linhas de passe, jogar junto, preocupar em defender a minha baliza em vez de andar "à apanhada" atrás dos adversários (a título meramente ilustrativo, pensemos em João Pereira, Miguel Veloso e Bruno Alves) e em atacar o espaço central, sempre que para isso houver oportunidade, etc.
Mas, da mesma maneira que 11 grandes músicos, sozinhos, não fazem uma grande banda, 11 grandes jogadores, sozinhos, não fazem uma grande equipa. É por isso que é importante ter um bom treinador. Um treinador não serve só para escolher 11 caramelos para entrarem em campo. Serve para ensinar, corrigir e potenciar o rendimento duma equipa. Para que tal aconteça, um bom treinador tem que ter os mesmos requisitos de um bom jogador – conhecimento sobre o que é o futebol e qualidade técnica, ou, se quisermos, competência (sendo isto a capacidade de, através do treino, passar as suas ideias para o respectivo plantel).
Posto isto, nós não levamos nem os melhores jogadores nem temos um grande treinador. Repetindo-me, um mês de trabalho não dá para grandes coisas, mas dá certamente para mais do que 11 rapazes a jogar em "cada um por si, deus por todos". E sinceramente, vendo o jogo que Portugal fez contra a Alemanha, se por algum motivo eu não estivesse neste país, ia dizer que aqueles jogadores tinham trabalhado apenas 2 ou 3 dias antes do jogo. Ficaram expostas todas as nossas fragilidades enquanto colectivo.
Bem diz o povo que o pior cego é aquele que não quer ver. E nesta categoria podemos incluir Paulo Bento, que perdeu por 4-0 duma equipa que nem teve que forçar para chegar a esses números, e não mudou mais do que o obrigatório, em face das lesões, para empatar com os EUA (!!!). E depois disto ainda havia quem acreditasse no "milagre". A expressão é correcta, pois só por milagre teriamos alguma hipótese de passar, não hoje, mas ao longo destas 3 penosas jornadas. Mas a crença ainda não vale golos, para mal dos nossos pecados.
Mas também podemos incluir a FPF, que vai insistir na palermice de ter um seleccionador que não só é incompetente no treino como não promoveu nenhum tipo de renovação nas escolhas da selecção. A vergonha não impera num reino dominado pelo amiguismo, pois caso contrário já estavamos a pensar em novos selecionadores…
João Dias
As próximas convocatórias terão de ser nests linha:
Patrício, Anthony Lopes, Beto
Diogo Figueiras, Cedric, Pepe, Luís Neto, Rolando, Tiago Ilori, Fábio Coentrão, Antunes
William Carvalho, Daniel Carriço, João Moutinho, Adrien, Bruno Fernandes
Nani, Cristiano Ronaldo, Carlos Mané, Vieirinha, Éder, Bebé
Uma renovação feita com qualidade e que dá garantias para o futuro.
Diogo Palma
Porquê que o J. Pereira e o Veloso ficaram de fora?
Luís bcn
O Bruno Fernandes e especialmente o Carlos Mané nao tem qualidade para jogar na selecçao, nem nos sub-21 são titulares quanto mais.
Veremos como reaparece o Bruma depois da lesão (era a maior promessa portuguesa há pouco tempo), esse sim pode ter impacto. O danny tambem tem lugar (e a titular) mas com o P. Bento nao deve ser chamado. O mesmo para o manuel fernandes.
Fernando Antunes
O Bruno Fernandes e o Carlos Mané não têm qualidade para jogar na selecção? É só treinadores de bancada. Vais engolir essas palavras, muito bem engolidinhas. É melhor preocupar-se antes com Tozé's, Paciências, etc…
Pedritxo
Luis bcn,
vai engolir com certeza essas palavras, bruno fernandes basta ver jogos da udinese para ver que ta ali um bom jogador e que sera de selecçao.
Rui Miguel Ribeiro
Penso que o VM analisou bem o jogo. Vitória justa e insuficiente era exactamente o que eu esperava deste jogo, sem dúvida o melhor depois da hecatombe com a Alemanha e no muito pobre confronto com os EUA onde conseguimos miraculosamente uma vida extra.
Gostava que fossem tiradas consequências deste desaire, mas vivemos num páis onde a culpa tende a morrer solteira….
Sousa
Bem, é surpreendente o fanatismo dos sportinguistas neste espaço. SE, o Adrien fosse convocado… Então o Adrien provou alguma coisa esta época? Jogando contra equipas pequenas da 1a liga e jogando de forma mediocre contra os Grandes?
A escolha do Andre Almeida em detrimento do Andre Almeida foi o maior escandalo da convocatória. Depois, só a nulidade do Paulo Bento como treinador.
ricardo
este terrivel mundial foi o culminar de um percurso desastroso que teve inicio na fase de apuramento… os problemas ja se arrastam ha muito tempo… nao sao de agora.
so vejo um possivel caminho: um recomeço do ZERO com uma nova liderança e com novas ideias. o nosso futebol esta gasto, nao da mais… acabou
Anónimo
A meu ver é culpa de Paulo Bento e da federação. Mas que federação com 2 dedos de testa vê o treinador levar meia dúzia de jogadores que irão de facto ser titulares no mundial mas que tiveram lesões graves e jogaram menos de 10 jogos nos seus clubes e não intervém ? Acho que o melhor que podia acontecer a Portugal era acontecer o mesmo que na estrutura da Itália. Paulo Bento demitir-se após esta desilusão no mundial, pois com Portugal a jogar assim, pensei muitas vezes que estava a ver o Sporting de a 2 épocas a jogar, ou o Porto desta época. É que não cabe na cabeça de ninguém como é que Adrien Silva não é convocado com a tremenda época que fez, e aquela nódoa chamada Raúl Meireles, que tem quase 80 anos é titular indiscutível. Como é que não é chamado um DE suplente, como Antunes, para estes infortúnios que acontecem (caso do Coentrão ) . Como é que um jogador que esteve sem jogar devido à situação na Ucrânia (M. Veloso) é convocado, em cada jogada eram erros e mais erros, as bolas passavam por ele que mais parecia manteiga, para não falar do caso do Hélder Postiga. Precisamos de uma renovação da selecção, e RÁPIDO
André
Gonçalo Mano
Há orçamento para o Prandelli?
Aqueles moços de vermelho eram conhecidos como o Brasil da Europa não era?
Como é que se converteram numa equipa de chutão para a frente?
triste triste triste…
Axel
Existem erros de toda a espécie.
Convocatória mal realizada.
Preparação, mal efectuada.
O pior erro de todos, 11 titular, mal estruturado.
Foi preciso chegar ao jogo contra o Gana para perceber que o Amorim e o William deveriam ter sido opções claras?
Convocar os "meninos" que nos qualificaram até não é mau de todo, mas na hora da verdade têm que jogar os melhores e não foi isso que aconteceu.
Paulo Bento tem responsabilidade clara por este mau desempenho.
Infelizmente apanhamos um Ronaldo em recuperação de uma lesão grave e perigosa.
Fica o aviso e vamos ver como se recupera uma seleção que mesmo limitada tinha qualidade (no banco) para não ser arredada do Mundial, como foi.
Há um responsável, é o seleccionador, não sei se será motivo para que exista uma mudança imediata, é esperar para ver a próxima qualificação e ver quem são os convocados, não temos muita margem de recrutamento, é verdade, mas pede-se que se coloquem a defender a nossa pátria os melhores, uma seleção com os melhores portugueses e não uma seleção com os amigos do seleccionador.
Posto isto, resta-me dizer que a Seleção "Paulo Bento" não mostrou argumentos para passar e foi bem eliminada.
Gabriel Esteves
Penso que agora o importante é ir pensando no futuro! Muitos jogadores provavelmente fizeram aqui o seu ultimo jogo, ou pelo menos deviam! Bruno alves e raul meireles já não têm qualidade para estas andanças! Para os seus lugares deviam entrar no imediato Neto e Rúben Amorim. É urgente começar a introduzir nas convocatórias da equipa jogadores mais jovens de qualidade, como é o caso de rafa, llori, Rúben vezo, andré gomes, joao mário, paulo oliveira, bruma e o próprio Anthony Lopes.
Pedro
Paulo Bento já atirou as culpas para cima dos jogadores e por isso obviamente não se vai demitir.
Fernandes
Pouco sangue vermelho, verde e amarelo! O "se" seria um "é" com crença e vontade! Foi o jogo mais displicente, mais sem chama de todos (e ganham com 2 favores ganeses). Não acreditaram, o Gana deixava-os fazer tudo mas eles não queriam porque já tinham metido na cabeça que no fim-de-semana já por cá estariam. Foi triste, agora veem as renuncias, o Paulo Bento vai continuar a riscar os melhores e pensar em 20016 e blá-blá-blá whiskas saquetas! Futuro negro … muito negro … Vamos ter sorte se estivermos todos os anos em europeus e mundiais daqui para a frente … Do jogo nem vale a pena falar … mas nunca vi tanto passe falhado … nem as crianças da frente da minha rua faziam pior! Enfim …
Diogo Palma
Se … Se … Se … Este mundial está a correr muito mal à maioria das equipas europeias mas isso não pode ser desculpa para o fraco nivel exibicional apresentado pela nossa seleção.
Para este mundial o P. Bento tinha uma das melhores gerações de futebolistas portugueses de sempre, no entanto estavam dos "cheios de parafusos".
Todos sabemos que o problema começou logo na constituição da convocatória, para mim deveria ter sido:
Guarda-redes: Patrício, Beto e A. Lopes
Defesas: J. Pereira, Cedric, F. Coentrão, Antunes, Pepe, B. Alves, R. Costa e Neto
Médios: Veloso, William, Moutinho, Amorim, Meireles e Adrien
Avançados: Nani, Quaresma, Danny, Bébe, C. Ronaldo e Éder
Agora vamos ver o que irá acontecer no futuro porque muitos destes jogadores já estarão quase em final de carreira no próximo europeu ou mundial. Esperemos que apareçam novos jogadores, por exemplo para o lugar do Meireles há Adrien e J. Mário.
Diogo Palma
O Éder jogou muito mal, já no jogo anterior não acrescentou nada mas não temos melhor.
O C. Ronaldo tem de jogar a ponta-de-lança porque a extremo o lado esquerdo fica sempre desequilibrado tanto a atacar como a defender porque ele nunca está colado à linha. Hoje falhou uns 5 golos "feitos" mas Éder, Postiga ou H. Almeida não fariam melhor.
O Nani também está numa forma fraquissima, não arrisca nas fintas, domina mal as bolas, etc.
O Moutinho foi o melhor, voltou a mostrar a sua qualidade.
O Amorim também jogou bem mais falta-lhe "poder de fogo" no ataque.
O William dá outra segurança e fisico ao meio-campo.
O Veloso nem esteve muito mal hoje, mas não é defesa esquerdo nem lá perto.
O J. Pereira tem de arriscar mais no drible quando está a chegar à área adversaria para cruzar.
A dupla de centrais esteve bem, expecialmente o Pepe que vez um grande jogo.
O guarda-redes teve pouco trabalho mas manteve-se seguro e atento.
Veeder
Eu sei que o responsável máximo e culpado é o Paulo Bento, pelas escolhas que fez (seja na convocatória, seja durante a competição), pela pouca produtividade da equipa. Mas não deixo de apontar o dedo ao CR7.
O homem que na véspera afirmou categóricamente que a equipa é fraca hoje podia ter provado que realmente é o melhor do mundo. Os fracos deram-lhe 4 bolas de golo de relativa fácil finalização e qual foi a resposta do melhor do mundo?? Simples, estamos arredados do mundial e se é verdade que não fomos afastados pelo jogo de hoje, mas simpelo jogo com os EUA, também não deixa de ser verdade que nos tinhamos classificado se o Ronaldo tivesse feito aquilo que era esperado (marcar golos simples para o melhor do mundo e que no real marca 40 por ano). Qual tem sido a reposta do messi, muller, suarez?
Anónimo
Bruno Alves- Uma aberração simplesmente. Insistência absurda nos passes longos, deficiente a abordar lances e mostrou ainda o seu habitual jogo sujo, já tão característico.
Nani- Outra aberração. Define 99% dos lances de forma absurda, pensa que tem os pés do Maradona mas tem que perceber que neste momento, é uma nulidade.
Éder- Não mostrou ser melhor que os ridículos jogadores que foram lançados na sua posição. Não há jogador mais trapalhão. E ainda pedia o Braga há uns tempos 10 M?
William Carvalho- Depois de no jogo com os americanos ter sido dos melhores, foi hoje absolutamente terrível.Aliás, a crónica do VM está demasiado facciosa para o jogador. Falhou dezenas de passes e foi demasiado macio na abordagem aos lances.
Pedro M.
J. André
Europeu 2016 – França
Guarda Redes:
Rui Patrício – 28 anos
Beto – 34 anos
Anthony Lopes – 25 anos
Defesas Esquerdos:
Fábio Coentrão – 28 anos
Antunes – 29 anos
Defesas Direitos:
Sílvio – 28 anos
Cédric – 24 anos
Defesas Centrais:
Neto – 28 anos
Pepe – 33 anos
P.Oliveira – 24 anos
Rolando – 30 anos
Número 6:
William Carvalho – 24 anos
João Mário – 23 anos
Número 8:
Moutinho – 29 anos
André Gomes – 22 anos
Ruben Amorim – 31 anos
Número 10:
Rafa Silva – 23 anos
Adrien Silva – 27 anos
Extremos:
Bruma – 21 anos
Ronaldo – 31 anos
Nani – 29 anos
Bebé – 25 anos
Pontas de Lança:
Edér – 28 anos
Nelson Oliveira – 24 anos
Hugo Almeida – 32 anos
Outras opções:
Guarda Redes:
José Sá – 23 anos
Defesas Esquerdos:
Raphael Guerreiro – 23 anos
Luis Martins – 24 anos
Defesas Direitos:
Miguel Lopes – 29 anos
João Cancelo – 22 anos
Defesas Centrais:
Ilori – 23 anos
Rubén Vezo – 22 anos
Número 6:
Miguel Veloso – 30 anos
Luis Gustavo – 23 anos
Número 8:
André André – 26 anos
Raul Meireles – 33 anos
Número 10:
Bruno Fernandes – 21 anos
Josué – 26 anos
Extremos:
Quaresma – 31 anos
Ivan Cavaleiro – 22 anos
Vieirinha – 30 anos
Pontas de Lança:
Betinho – 22 anos
Helder Postiga – 33 anos
Tiago Fouto
O Bernardo Silva não entra aí? O André Silva? André Gomes dorminhoco para ser outro a tirar intensidade ao meio campo? E o Rony damos ao Brasil?
C8s
Se o Quaresma tem ido, Se o Paulo Bento soubesse treinar, Se a minha avó tivesse rodas eu era um motocultivador.
Anónimo
Se já não havia muitas dúvidas hoje pode-se dizer, com toda a certeza, que o principal responsável pela fraca prestação da nossa selecção é o treinador. Para um leigo na matéria foi fácil perceber, após o primeiro jogo, que faltava intensidade ao meio campo. O Paulo Bento precisou de dois jogos para perceber isso.
Em forma de gratidão e teimosia apostou nos jogadores que lhe deram o apuramento. A este nível não se podem cometer estes erros.
Eu, enquanto adepto do Sporting, já tinha percebido que se tratava de um treinador limitado mas mesmo assim conseguiu surpreender-me. No europeu de 2012 já se tinha verificado que o nosso corredor esquerdo era uma autoestrada. Dependia muito da boa vontade do médio para fechar o corredor. Neste mundial (2 anos depois) cometeu o mesmo erro com a agravante de o médio escolhido para a tarefa ser o Meireles.
Quanto à convocatória nem vale a pena falar pois já foi muito debatida. Erros básicos.
Infelizmente parece que vai continuar.
GF
Flávio Trindade
A entrada do William e do Amorim não só libertaram o Moutinho como a rotatividade da equipa aumentou 40X.
De longe o nosso melhor jogo e com este meio campo teríamos ganho com tranquilidade aos States…
Como Paulo Bento vai continuar espero no mínimo que ele tenha aprendido com isto.
Dois pontos são fundamentais:
A renovação da equipa e ganhar o nosso grupo com clareza sem play offs nem afins. Para mim esses são os objectivos mínimos
PedroFernZ
Meio-Campo Amorim-William-Veloso? Então e o Moutinho?
E não é possível comparar esta exibição com as anteriores. O Gana é um adversário bem inferior quer aos EUA, quer à Alemanha
Kacal l
O Gana é inferior aos EUA??? essa é boa…
Nuno R
Não pude ver o jogo, mas ainda ouvi o prelúdio via rádio. Um jornalista/analista comentava as alterações ao 11, e questionava o porquê da saída de Meireles. Que tem um grande pontapé, que marcou 10 golos pela selecção, que costuma aparecer nos momentos decisivos. Pensei para comigo que afinal o Paulo Bento é o homem certo no lugar certo.
Quanto ao grupo em si, nada de novo; mesmo com Ronaldo a 70%, levássemos um grupo de "jeitos", e dava para passar à vontade. Ao contrário do que Bento defende, e do que ouvi de outros "opinadores", não perdemos o apuramento ao levar 4 batatas da Alemanha, mas sim empatando com os EUA. E esse jogo foi um jogo perdido porque o mestre Bento não quis fazer as alterações que estavam à vista de toda a gente. Mas a eliminação acaba por ser positiva, pois chegássemos à final, teríamos de jogar com o Andre Almeida na baliza (é polivalente), o Postiga de canadianas, e mais uns quantos enfaixados, pois a este ritmo de lesões não sobravam 11 para jogar.
PS: Rafa, as férias foram boas? O Antunes manda cumprimentos
Anónimo
Concordo veemente contigo : fartei- me de ouvir que o jogo da Alemanha foi o momento decisivo mas de facto o embate com os Usa é que nos atiraram para fora do Mundial. A mudança devia ter sido feita nesse jogo. Não no jogo em que temos de «esgotar as possibilidades». Embaraçoso foi ouvir o comentador nunca acertar na combinação de resultados que daria o apuramento.
Jack O'Hara
Nuno R
Não ouviram o homem na conferencia de imprensa? A renovação está aí, 7 novas caras em relação à última competição. O discurso dele disse tudo… dizendo nada.
Anónimo
Estes jogadores estão tramados.
Não é que seja problema um para eles, mas agora vão continuar as suas férias, desta vez com familiares, mas só que agora são eles a pagar.
A volta às Américas acabou. Foi bom, aproveitaram o sol, correram um bocadinho… mas acabou! A partir de agora começa a sair dos bolsos de cada um.
Vai ser vê-los a fugir, cada um para seu lado. Para a semana já ninguém se lembra disto…
Ah, e a culpa disto tudo foi do Patricio… sem duvida!
JB
LuisRafaelSCP
Ficou provado que com este meio campo, podíamos perfeitamente ter vencido os EUA.. muito mais intensidade!
Mas é preciso é tranquilidade, o Meireles pela lógica do Paulo Bento, em 2016 só tem mais 2 anos do que em 2014!
Kacal l
A base do meio-campo para o Euro 2016, a meu ver, tem que ser:
William Carvalho, Veloso, Moutinho e Amorim, depois há Adrien, Manuel Fernandes, Josué, Rafa (se entrar nas contas como #10), João Mário, entre outros, que podem completar os seis jogadores do meio-campo.
O Meireles tem que sair de vez.
Anónimo
Veloso? Quer me parecer que jogar naquele campeonato ucraniano em nada contribuirá para o seu futuro na selecção. Para jogar como o fez neste mundial, Veloso não pode ser opção credível,
Manuel Fernandes (a par de Quaresma), não tem cabeça nem estabilidade para ir à selecção. E acredito que tenderá a entrar em declínio qualitativamente falando. Porque quantitativamente, o salário chorudo parece não sentir turbulência.
Josué??? Se não fores empresário dele, tens que ser familiar. Josué é mau demais. Destaca-se apenas pela mediocridade mental que apresenta, semelhante à de um adolescente rebelde em busca de conflitos.
Zé Carlos
LuisRafaelSCP
Manuel Fernandes é de descartar. O Amorim podia ter tido o seu momento neste Mundial, em 2016 terá 31 anos, com as várias lesões que teve ao longo da carreira, poderá apresentar-se com os mesmos problemas que se apresentou o Meireles este ano.
O Josué depende desta temporada, terá que dar um salto competitivo, senão é curto para a selecção.
Acredito muito em Rafa, Bruno Fernandes, João Mário e Rony Lopes. A juntar ao Adrien (o problema é o Paulo Bento), William, Veloso e Moutinho, acho que haverá muita qualidade.
Filipe
E o Veloso não sai? Depois das exibições medíocres seja a médio seja a defesa esquerdo, penso que está na altura de encostar até voltar à forma.
Anónimo
Esta seleção de hoje já foi melhor … mas mesmo assim mete pena!
comparo muito este nossa seleção com o prórprio equipamento ! muito vermelho de sangue de derrota e pouco (nenhum) verde de esperança e de luta por uma causa!
é uma seleção velha que ja nao apresenta intensidade e que coloca seriamente em rsico o futuro do pais ao mais alto nivel no futebol mundial … em idade claro
Mr.Green
Pedro Alves
Até num jogo da seleção consegue demonstrar a sua frustração… Veja lá que até com o equipamento implica por este não ter a cor do maior clube de Portugal (ironia)… exatamente, se o equipamento fosse verde Portugal tinha passado aos oitavos em primeiro e com o pleno de vitorias.
Tenha juízo e comente FUTEBOL.
Homem comente FUTEBOL, e se possível com um pouco de
Tiago Rosado
Adrien, Bébé, Antunes
Green Army
Mais do que apontar erros e atribuir culpas, quero aqui deixar uma palavra de apreço ao Beto, pela sua prestação e pelo sacrifício que fez em prol da equipa e de toda uma nação, e ainda um reconhecer de todo o trabalho que ele fez até chegar onde chegou, vê se claramente trabalho ao longo de uma carreira e o ponto máximo para ele, aconteceu… vestir a tão desejada camisola de Portugal. Por outro lado, já foram aqui mencionados todos os erros e frustrações de querermos mais, mas eu acredito sinceramente que todos os elementos que compõe esta estrutura, deram o seu melhor para honrar Portugal, mesmo aqueles que tenham outra origem, mais do que um jogo, joga se a honra e o prestigio. Podem existir erros, é verdade, e muitos já foram amplamente discutidos, mas a verdade é que pelo menos, caímos, mas caímos de pé, hoje já se viu mais garra e mais atitude, e pelo menos nesse aspecto fiquei mais satisfeito e orgulhoso destes jogadores e equipa técnica.
Pedro Barreto
Convocados antes de ver o mundial: (11 em maiúsculas, 4-4-2)
Claro que os escolhi sem contar com os que renunciaram, os que não merecem por atitudes menos próprias na seleção e sem ser demasiado radical nas escolhas. Sou adepto de se ir fazendo a renovação e não uma revolução como tem de ser feito agora.
BETO, Patrício, Anthony Lopes
COENTRÃO, BRUNO ALVES, PEPE, JOÃO PEREIRA, Antunes, Cédric, José Fonte, Neto
VIEIRINHA, WILLIAM, MOUTINHO, RUBEN, Adrien, Veloso, Bruno Fernandes
C RONALDO, VARELA, Bebé, Nani, Éder
Com o Ronaldo com algumas debilidades físicas o melhor é ele jogar no mais sobre o centro, descaindo por vezes nas alas, vir pegar algum jogo atrás mas sobretudo arrastar defesas com as suas movimentações e posicionamentos exímios em zonas de finalização (à semelhança da final da Champions)
Varela ou Bebé é a minha grande dúvida, mas recaí no 1º por nunca ter visto o 2º a jogar na seleção. Este avançado seria o mais esforçado, o que mais cai nas aulas ou no meio para ajudar na construção. Bebé neste momento, apesar de também construir pouco como o Nani, cruza e remata bem melhor que este último, e como avançado que aparece a finalizar tem outro físico que o ajuda dentro de área.
Com o Ruben numa ala ganhamos na construção de jogo e solidez defensiva, nunca irá ser o extremo como o Vieirinha e deste modo o avançado mais móvel irá cair mais na ala do Ruben. O William pode assim preocupar-se mais em fechar melhor o lado esquerdo pelas subidas o Coentrão.
Convocados DEPOIS de ver o mundial:
Sai Bruno Alves dos 23, entra José Fonte DIRETAMENTE PARA O 11 e chamava o Ricardo Costa. Este ultimo surpreendeu-me pela positiva (verdade que nunca segui muito o Valência) ou talvez tenha sido o Bruno Alves que me tenha surpreendido pela negativa.
PREPARAÇÃO: No mínimo UMA semana de treino no Brasil antes do primeiro jogo e voar direto de Portugal. Ser a última seleção a chegar é vergonhoso aina mais depois de viajar meio mundo, qualquer pessoa com 2 dedos de testa sabe que não pode ser assim, não é preciso ser Doutorado.
João Dias
Bruno Alves??? Não achas que já deu o que tinha a dar??
João Pereira?? Com 32 anos já não serve!
Pedro Barreto
Lês-te o meu comentário?
Anónimo
eu acho é ridiculo durante a transição ofensiva baixar o trinco, subir os laterais. Numa equipa que apresenta índices fisicos muito maus, na perda da bola os laterais não conseguem recuperar a tempo. A equipa apresentava grande dificuldade em sair a jogar, logo este tipo de saída de jogo era impensável!
O golo do gana nasce numa destas situações…
A culpa não é do a. almeida, do meireles, do eder, a culpa é de quem achou que estavam em condições, e que poderiam acrescentar algo em relação aos outros.
Mas existe tanto por onde pegar…
Bruno de Carvalho a treinar a selecção nacional!
Ricardo Coval
Santiago
Já viram a capa do OJOGO? Cópia do vosso trabalho. Não consigo perceber se há alguma referência ao VM, mas fica aqui já feito o aviso.
sotôr
Apesar dos erros na convocatória, na preparação física e na componente táctica demonstrados neste mundial, fizemos também uma qualificação à rasquinha contra equipas que me pareciam perfeitamente acessíveis, a fazer jogos muito fraquinhos. Olhando para trás, este desfecho era mais que previsível.
Anónimo
Gostaria só de deixar a minha opinião sobre qual deveria ser a base para o próximo Euro, isto claro dependendo se certos jovens conseguirem agarrar a titularidade nos seus clubes nestes 2 anos que se seguem, mesmo assim apostando ainda em muitos presentes neste mundial
Fica aqui um onze com algumas alternativas:
Gr: R. Patrício (Anthony Lopes)
Defesa direito: J. Pereira (Sílvio)
Defesa central: Pepe
Defesa central: L. Neto (T. Ilori)
Defesa esquerdo: F. Coentrão
Médio Defensivo: W. Carvalho
Médio Centro: J. Moutinho (Adrien)
Médio Ofensivo: Rony Lopes (Bruno Fernandes se optarmos por jogar sem um 10)
Extremo: Bruma (Rafa)
Extremo: Nani (C. Mané)
Ponta de Lança: C. Ronaldo (N. Oliveira, um grande talvez)
Luís S.