Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

40 golos são sinónimo de uma má época?

Lionel Messi tem protagonizado uma época muito aquém do nível que nos habituou. Problemas físicos, más disposições constantes e principalmente os péssimos resultados do Barcelona colocaram a “Pulga” em cheque. No País vizinho até o acusam de não dar o máximo para estar a 100% no Mundial. Mas até que ponto podemos falar de uma má temporada quando o argentino já marcou 40 golos em 2013-14?


Melhores épocas de: 

– Rooney, 34 golos em 2009/2010 (44 jogos) e 2011/2012 (43 jogos), ambas ao serviço do Manchester United;
– Benzema, 32 golos em 2011/2012 (52 jogos) ao serviço do Real Madrid;
– Van Persie, 37 golos (48 jogos) em 2011/12 ao serviço do Arsenal;
– Ibrahimovic, 40 golos (43 jogos) na presente temporada ao serviço do PSG.
O avançado do Barcelona que em 3 das últimas 4 temporadas se sagrou o melhor marcador da Liga Espanhola habituou os fãs a um nível tal, que o que seria uma temporada notável para qualquer jogador é considerado um ano muito abaixo das expectativas para o astro argentino. Melhor marcador da Liga Espanhola em 3 nos últimos 4 anos,  5ª temporada seguida em que atinge a marca dos 40 golos, depois de ter apontado 47 golos em 2009/10, 53 em 2010/11, 73 em 2011/12 e facturado 60 na temporada passada, mas mesmo assim o que apresentou em 2013/14 parece ser curto. É inegável que um craque que nos tem habituado a bater recordes (tal como Cristiano Ronaldo), que vão desde ser o jogador com mais golos num só ano civil (91 golos) até ser o o melhor marcador de uma edição da Liga Espanhola (50 golos), passando pelo facto de ser o melhor marcador da Liga dos Campeões, se contarmos com os golos apontados por um só clube (67 golos ao serviço do Barcelona) e terminando nos 21 golos em 26 jogos que fazem dele o melhor marcador da história do grande clássico da futebol espanhol, Real Madrid vs Barcelona, está a passar uma fase menos boa, mas não será tudo uma questão de padrões?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Matt Le Tissier

0 Comentários

  • zé manuel
    Posted Maio 1, 2014 at 12:43 pm

    Por isso é que continuo a achar este jogador, apesar de bom, overrated.
    As exibições são 70% das vezes paupérrimas, os golos são na maioria de pénalti ou a acabar uma jogada colectiva (nunca um rasgo de magia como já fez). Pode ser bom, mas para mim este ano nem no top 5 entra.

    • Filipe M
      Posted Maio 1, 2014 at 12:59 pm

      És o famoso Zé Manel o taxista? Aquela personagem da Maria Rueff? Se fores tu, Maria, continuas em grande forma :)

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2014 at 1:02 pm

      Crianças é por isto que as drogas e o alcool faz mal…
      Quer dizer um jogador que faz 40 golos esta época (ainda não acabou), que é candidato todos os anos (leia-se TODOS os ANOS) ao prémio Puskas, por golos saidos da banda desenhada ou recriações do Maradona e nem no top 5 entra…
      Este ano até agora o melhor tem sido Suarez sem sombra de duvidas, sendo a seguir Ronaldo e Messi em disputa com Diego Costa.. ;)
      Bebe agua, que faz melhor ao sistema.

      Saudações Nuno Pereira

    • Kafka I
      Posted Maio 1, 2014 at 1:07 pm

      zé manuel, belo sketch agora…o Messi overrated é das coisas mais lindas que já li por aqui…

      isto há com cada artista por aqui…

    • João Lemos
      Posted Maio 1, 2014 at 1:08 pm

      Não consigo classificar este comentário, é infeliz demais.

    • nuno amaro
      Posted Maio 1, 2014 at 1:12 pm

      Eheheh!!! Filipe M obrigado pelo comentário… :)

    • zé manuel
      Posted Maio 1, 2014 at 1:46 pm

      Mas vocês estão a analisar esta época dele ou as épocas passadas? O coerente sou eu ou vocês?
      Futebol não é apenas golos, nem é quem sempre faz os golos o melhor. O problema é esse, só veem golos à frente e nunca veem quem está por trás a construir.
      Messi é overrated sim. Mas lá por ser overrated, não quer dizer que seja dos melhores. Simplesmente não é o Deus a.k.a melhor de sempre de longe, como toda a gente diz.
      João Lemos, contra-argumente o meu comentário então por favor. Seguir a onda dos outros é muito bom, quando chega a raciocínio lógico já é mais complicado

      Se toda a gente vê futebol, sabe que o que digo é verdade. Não é à que é ESTA (esta, não as passadas) época que está a ser fortemente criticado pela imprensa. Parece claramente estar com a cabeça noutras paragens (Mundial ou até mesmo fora do Barcelona).
      Neste momento vejo estes seguintes jogadores a fazerem épocas fantásticas (uns por serem motores de equipa, outros a decidirem em momentos importantes)
      Liverpool: Suárez
      Atleti: Koke e Diego Costa
      Real: Ronaldo, e talvez num segundo plano, Dí Maria, Modric e Bale.
      Barcelona: Iniesta
      PSG: Ibra
      Poderia colocar aqui também Touré e Aguero, que realizaram épocas boas também, apenas fustigadas com lesões

    • Miguel Gonçalves
      Posted Maio 1, 2014 at 1:56 pm

      Concordo completamente, contigo, touré yaya, suarez, ronaldo, bale di maria modric, diego costa e ibra. Todos estes estão a fazer uma melhor época que messi. Gosto do messi, mas acho que a maioria do pessoal é ceguinha por ele, e ja vê uma boa época sempre. Ele este ano desde que veio de lesão ainda so marcou 2 golos sem ser de penalty, isso é muito fraco.

    • Miguel Gonçalves
      Posted Maio 1, 2014 at 1:59 pm

      Concordo plenamente contigo, o messi está sempre no top2 se estiver em forma. Mas esta época não está sequer no top 5 é a realidade. Todos os jogadores que mencionaste estão bem melhores que o messi esta temporada. O Messi desde que veio de lesao so marcou uns 3 golos sem ser de penalty.

    • Brendan
      Posted Maio 1, 2014 at 2:14 pm

      Miguel:

      Desde 9/2 até hoje:

      21 golos marcados e 6 deles de penalty.

      "O messi desde que veio de lesão só marcou uns 3 golos sem ser de penalty"

      Conclusão: Mentira.

    • zé manuel
      Posted Maio 1, 2014 at 2:32 pm

      E eu para complementar o meu comentário inicial, ainda acrescento esta estatística de GOLOS (que é o que para vocês importa)
      Contém os pontos que cada um dos jogadores amealhou, com golos seus (excluindo penáltis). Excluí assistencias e não contei o tempo a que foram marcados. São a importância a nu e cru.
      Messi -> 15 pontos em 43 jogos = 0.35
      Aguero -> 11 pontos em 32 jogos = 0.34
      Ibra -> 15 pontos em 43 jogos = 0.35
      Suárez -> 15 pontos em 35 jogos = 0.42
      Diego Costa -> 23 pontos em 49 jogos = 0.47
      Ronaldo -> 21 pontos em 44 jogos = 0.47

      Agora sem contar estes, há ainda os motores de equipa como Iniesta, Modric, Koke, Touré ou Gerrard

    • Gonçalo Vargas
      Posted Maio 1, 2014 at 3:45 pm

      Eu arrisco-me a dizer uma coisa. O Messi é antes UNDERRATED.

      Muita gente não consegue perceber o brilhantismo nem que lhe desse uma chapada na face. Tudo o que ele faz é incrível. Génio na cabeça e génio nos pés. Decide sempre bem e percebe o jogo como ninguém.

      Tira os golos ao CR7 e ele é o que? E sim eu adoro o Cristiano, mas ele olha para o Messi, como os outros olham para ele. Comem os dois de um prato à parte, mas Messi é outro nível. Numa época má marcou 40 golos. Há muitos que nem vão marcar isso numa carreira.

    • zé manuel
      Posted Maio 1, 2014 at 3:53 pm

      Exacto, é por isso que quando perderam contra o Atleti, ele só correu mais 1km que o Pinto. Já sabia que iam perder (afinal, ele é um génio) para que correr?

    • Silva
      Posted Maio 1, 2014 at 4:04 pm

      Se o futebol não é apenas golos, o porquê de continuarem a ateimar num Ronaldo, o melhor do mundo? Porque se bem me lembro, é "apenas" nisso que ele se destaca.
      Já o outro, alem dos golos, assiste, e é muito mais trabalhador. Tem um futebol próprio que o caracteriza. Já nem me refiro à sua raça, e a sua capacidade de se levantar logo que sofre falta.

      Essa estatística é para rir, certo?
      Relativamente às derrotas, onde andou o Ronaldo no Bernabéu? No jogo que poderá ter decidido o titulo?

    • zé manuel
      Posted Maio 1, 2014 at 4:29 pm

      Transcreva onde disse que Ronaldo é o melhor do mundo, peço-lhe que sim.
      Ah o Messi é trabalhador. Será por isso que é apanhado nos treinos a "coça-los" e nos jogos anda a passo? Ou será por se vomitar antes e durante os jogos?
      Ronaldo é um excelente trabalhador, e se calhar é por isso que sou mais admirador dele. Trabalhou e lutou para chegar onde chegou, não precisou de pílulas de crescimento nem de cunhas.
      Qual é o futebol próprio que o caracteriza? O mesmo que Maradona teve há uns 30 anos? Não sera esse futebol caracterizado por Maradona, e depois sim Messi?

      A estatística com certeza não é para rir. Desafio a contra argumentar em condições, não com um simples "é para rir?"
      E onde andou o Messi nos outros jogos decisivos? Onde anda o Messi nas semi-finais de Champions a ser decisivo? Onde anda o Messi a ganhar pontos para o seu clube? Vai buscar um jogo no meio de muitos. Onde andou Messi na Taça do Rei, que parece que nem jogou? Ah pois, bem me parecia.

    • Silva
      Posted Maio 1, 2014 at 5:14 pm

      Sim, porque o Messi, não trabalhou nem lutou contra os problemas que tinha, para chegar onde chegou.
      Isto de se deixar influencia pela comunicação social…

      Quanto ao ser apanhado a "coça-los", foi feito um video de 20 segundos, com ele a bocejar, e significa que não fez nada?Ó santa…

      Relativamente á estatistica, continua a ser para rir.
      Os pontos que cada um amealhou, quando marcou? Qual é a relevancia de um golo deles, quando a equipa marca 3 ou 4 golos? Já agora, o porquê da exclusão dos penaltis? Não são golos?

    • Kafka I
      Posted Maio 1, 2014 at 5:23 pm

      O Messi teve cunhas? as coisas que se aprende por aqui…os recordes mundiais todos que o Messi tem foi por cunha? estamos sempre a aprender..

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 2, 2014 at 10:42 am

      Dizer que Ronaldo é só golos é tão ou mais ridículo que dizer que o Messi é overrated. Aprendam a apreciar ambos, pois são os dois melhores jogadores desta era, e vão ambos (e aqui já sei que o Silva se vem rir, e vem discordar, e dizer que Messi é suprassumo em tudo) figurar na história do futebol mundial.

    • Silva
      Posted Maio 2, 2014 at 2:10 pm

      Ruben, discorda? Então enumere-me em que mais é que o Ronaldo se destaca.
      Trabalho de equipa, não. Garra, não. Visão de jogo, não. Desequilíbrios, não.
      Espera aí, mergulho e choro? Sim

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 2, 2014 at 2:45 pm

      Capacidade física? Sim. Intensidade? Sim. Jogo de cabeça? Sim. Potência de remate? Sim. Velocidade? Sim. Desequilbíbrios? Sim. Bolas paradas? Sim. Finalização? Sim.

      E nem tive que puxar muito pela cabeça.

    • Silva
      Posted Maio 2, 2014 at 5:22 pm

      Capacidade fisica? Quando leva um sopro e cai?
      Intensidade e Desequilíbrio? Já mal ganha em lances de 1 vs 1, e não joga com grande intensidade.
      Jogo de cabeça? Não se destaca tanto quando o querem fazer parecer. (lá vai marcando um golito de vez em quando, mas não o torna um cabeceador nato).
      Velocidade? Aceita-se, mas futebol não é atletismo.
      E finalização, tal como já havia dito.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 2, 2014 at 5:33 pm

      Leva um sopro e cai? Devem ser sopros como aquele que levou do Dante ainda há dias…

      Não ganha lances de 1 vs 1? O Boateng ainda está à procura dos rins, tamanha foi a facilidade com que foi ultrapassado nesta eliminatória. Quando tem a bola nos pés, imprime intensidade ao jogo.

      Jogo de cabeça? Ai não tem? Um jogador que tem uma capacidade de impulsão completamente fora do normal, e marca bastantes golos de cabeça. E decisivos por ventura (final da Champions contra o Chelsea, final da Taça do Rei contra o Barcelona, até por Portugal…)

      Velocidade, isso está aos olhos de toda a gente. E é um atributo físico do futebol e de qualquer desporto, não é só do atletismo.

      Mais uma vez digo: você é tão absolutamente cego por Messi, Messi e mais Messi, e ainda mais Messi, que não consegue reconhecer as qualidades evidentes do Cristiano Ronaldo. Quando assim é, é impossível discutir este assunto com pessoas assim.

  • bpstp
    Posted Maio 1, 2014 at 12:47 pm

    Lá está, seria boa época para outros jogadores, mas para o Messi é uma "má" época.

  • JOAO.p
    Posted Maio 1, 2014 at 1:00 pm

    Tem tudo a ver com a fasquia. Para Messi e Ronaldo, está muito para além de 40 golos. Está nas exibições, preponderância na equipa, comparação equipa-jogador, a frequência com que diz "presente" e o próprio rendimento da equipa em que está inserido.

    O Messi, muito para além dos golos, tem estado completamente apagado e longe da magia que mostrou em outras épocas. Enquanto Ronaldo tem brilhado intensamente, Messi tem ficado muito aquém. Por exemplo, na Taça do Rei, o argentino teve, face à ausência do CR7, oportunidade soberana para ser herói. Todos sabemos como correu… Messi não só tem marcado menos golos que o normal (que já é de si estratosférico), como tem revelado uma inépcia preocupante para inverter o rumo dos acontecimentos na Liga, Champions e Taça do Rei. O Ronaldo tem sido o rei da LC, praticamente não participou na TdR (mas ainda marcou dois na eliminatória contra o Atleti) e na Liga será em princípio o melhor marcador e, se o Real vier a inverter as posições com os rivais madrilenos, será também herói. Mesmo que tal não aconteça, está em plena batalha goleadora com Suárez pela Bota de Ouro. Messi está neste momento (a não ser que algo extraordinário aconteça, mas estamos a falar de um dos dois melhores do Mundo) fora de todas as lutas mais importantes.

    Por isso sim, está a ter uma "má" época.

    • Silva
      Posted Maio 1, 2014 at 4:07 pm

      O Ronaldo tem brilhado imensamente? Tem visto as exibições dele? Os golos é que para alguns são capazes de disfarçar as más exibições, mas o ronaldo não tem brilhado, nem lá perto, desde que ganhou a bola de ouro.

      Relativamente à fasquia, diria que para o Ronaldo, não está muito aquém, visto o normal dele ser os 50/60 golos por ano. Agora, o Messi, é que elevou demasiado a fasquia com os 92

    • Carlos
      Posted Maio 1, 2014 at 10:50 pm

      Silva, estás a ser intelectualmente desonesto, falas dos números de Ronaldo de temporada e comparas com os números de Messi de ano civil?

      O Messi no ano em que marcou 91, vê quantos é que Cristiano marcou….e em 2013 vê quantos Cristiano e Messi marcaram.

      E realmente Ronaldo é um cepo, parece o Jardel, só marca golos…tem uma qualidade de passe ridícula e nem ajuda a equipa a defender…enfim, só aparecem aqui cromos, como os que também dizem que Messi é overrated…

      Deem-se por satisfeitos por estarem a desfrutar de 2 génios ao mesmo nível na mesma altura, vão passar muitos anos até voltarem a aparecer 2 jogadores deste nível….

    • Silva
      Posted Maio 2, 2014 at 2:13 pm

      Carlos, não estou a ser desonesto nada. Porque no ano em que o Messi marcou os 92, ronaldo marcou 59 pelo Real Madrid.

      Génio só há um.

  • Anónimo
    Posted Maio 1, 2014 at 1:08 pm

    O declínio começou… as jardas de hormonas de crescimento que levou quando era um miudo, transformaram-no num excelente atleta que juntamente com o talento extraterrestre que tem fazem dele uma lenda viva! Mas não deixa de ter sido um processo contra natura.. e já dizia o outro "o que não é sustentável, nunca se sustentará" até posso estar enganado como é óbvio mas penso que o mutante Messi está a dar de si.
    António Borges

  • van Basten
    Posted Maio 1, 2014 at 1:09 pm

    O texto disse tudo. Para qualquer outro jogador que não Messi e Ronaldo, 40 golos seria uma marca tremendamente fenomenal (pegando no exemplo do Le Tissier, ninguém diz que Ibrahimovic está a fazer uma má época). O problema do Messi é ser Messi.

    • Miguel Gonçalves
      Posted Maio 1, 2014 at 2:06 pm

      O ibra não marca apenas golos, ele resolve os jogos praticamente sempre, o messi não o tem feito.
      Vocês tem de ver para além das estatísticas

    • Kacal l
      Posted Maio 1, 2014 at 2:21 pm

      van Basten,

      Sim, concordo com o Miguel Gonçalves, muitas vezes o PSG vence 1-0 com golo de Ibra ou goleia com bis de Ibra, até hat-trick de Ibra, o PSG vai ser campeão, o Ibra tem sido decisivo, não há comparação.

    • Kafka I
      Posted Maio 1, 2014 at 5:16 pm

      Mas está tudo doido? estão mesmo a comparar o ET Messi com o Ibrah? epah por favor…que o ET Cristiano se compare ao Messi é perfeitamente normal, agora comparar um ET com o Ser Humano, calma lá…

      E depois se o PSG não fosse campeão no fraquissimo campeonato Francês, é que seria um escândalo, não é por aí que o Ibrah é bom ou mau, pois o PSG seria sempre campeão com ou sem Ibrah…

    • Kacal l
      Posted Maio 1, 2014 at 6:54 pm

      Kafka,

      Calma lá, ninguém está a comparar o Ibra ao Messi, em termos de qualidade, o Messi e o CR7 são "ET´s", estamos a comparar a importância dos golos do Ibra com os do Messi e a importância do Ibra e do Messi para os seus clubes, esta época, apenas esta época, o Ibra foi decisivo no PSG para a conquista do titulo, o Messi esteve abaixo do que pode e deve fazer e o Barça não vai ser campeão, é nisso que estamos a falar.

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 6:56 pm

      Kafka I, ve ai o CV do Ibra e ve em que épocas esteve em que equipas, depois percebes que falares de uma só fase da carreira dela, "fraquissimo campeonato frances", não é assim tão relevante.

      O Ibra é um grandissimo jogador, mas é óbvio que não se compara ao Messi e ao Ronaldo, mas tambem é preciso ter calma, é preciso ver como é que o Messi e o Ronaldo vão envelhecer no futebol. Para já Ronaldo está claramente à frente.

    • van Basten
      Posted Maio 1, 2014 at 7:20 pm

      Discordo com os dois. Fiz aqui um apanhado dos jogos em que ambos foram decisivos com os golos que marcaram e os jogos em que contribuiram para um avolumar do resultado (2 ou mais golos). Vejamos:

      MESSI:
      1/9/13 – Valencia 2 – Barcelona 3 (3 golos)
      14/9/13 – Barcelona 3 – Sevilha 2 (1 golo)
      18/9/13 – Barcelona 4 – Ajax 0 (3 golos)
      22/10/13 – Milan 1 – Barcelona 1 (1 golo)
      6/11/13 – Barcelona 3 – Milan 1 (2 golos, 1 deles de penalti)
      8/1/14 – Barcelona 4 – Getafe 0 (2 golos)
      16/1/14 – Getafe 0 – Barcelona 2 (2 golos)
      9/2/14 – Sevilha 1 – Barcelona 4 (2 golos)
      12/2/14 – Real Sociedad 1 – Barcelona 1 (1 golo)
      15/2/14 – Barcelona 6 – Rayo Vallecano 0 (2 golos)
      12/3/14 – Barcelona 2 – Man City 1 (1 golo)
      16/3/14 – Barcelona 7 – Osasuna 0 (3 golos)
      23/3/14 – Real Madrid 3 – Barcelona 4 (3 golos, 2 deles de penalti)
      29/1/14 – Espanhol 0 – Barcelona 1 (1 golo de penalti)
      5/4/14 – Barcelona 3 – Betis 1 (2 golos, 1 deles de penalti)
      20/4/14 – Barcelona 2 – Atl. Bilbao 1 (1 golo)
      27/4/14 – Villarreal 2 – Barcelona 3 (1 golo)

      Decisivo com golos em 12 jogos
      10 assistências na liga

      IBRA:
      22/9/13 – PSG 1 – Monaco 1 (1 golo)
      2/10/13 – PSG 3 – Benfica 0 (2 golos)
      6/10/13 – Marselha 1 – PSG 2 (1 golo de penalti)
      19/10/13 PSG 4 – Bastia 0 (3 golos, 1 deles de penalti)
      23/10/13 – Anderlecht 0 – PSG 5 (4 golos)
      5/11/13 – PSG 1 – Anderlecht 1 (1 golo)
      9/11/13 – PSG 3 – Nice 1 (3 golos, 1 deles de penalti)
      27/11/13 PSG 2 – Olympiakos 1 (1 golo)
      1/12/13 – PSG 4 – Lyon 0 (2 golos de penalti)
      7/12/13 – PSG 5 – Sochaux 0 (2 golos)
      22/12/13 – PSG 2 – Lille 2 (1 golo)
      8/1/14 – Brest 0 – PSG 5 (3 golos)
      19/1/14 – PSG 5 – Nantes 0 (2 golos, 1 deles de penalti)
      4/2/14 – Nantes 1 – PSG 2 (2 golos)
      18/2/14 – Leverkusen 0 – PSG 4 (2 golos, 1 deles de penalti)
      23/2/14 – Toulouse 2 – PSG 4 (3 golos, 1 deles de penalti)
      16/3/14 – PSG 2 – St. Etienne 0 (2 golos)

      Decisivo com golos em 9 jogos
      11 assistências na liga

      Como se vê as diferenças não são assim tão óbvias e o Messi até foi mais decisivo que o Ibra ao longo da temporada, no que a golos diz respeito. Desses golos, 4 do Messi foram de penalti, enquanto que no caso do Ibra foram 8. O que se passa é que o Ibra marcou uma catrafada de golos em jogos que o PSG goleou, e isso fica na retina.

      Volto a frisar, Messi é Messi e por isso espera-se sempre algo estratosférico dele.

      Atenção que com isto não quero dizer que não gosto do Ibra ou algo do género, aliás quero deixar bem claro que o prefiro ver jogar a ele do que ao Messi. Mas também não podemos ser injustos.

    • van Basten
      Posted Maio 1, 2014 at 7:58 pm

      Não me tinha apercebido que já mais gente tinha comentado e quando disse 'discordo dos dois' estava a referir-me ao que o Miguel Gonçalves e o Kacal tinham dito sobre quem tem sido mais decisivo esta época.

    • Kacal l
      Posted Maio 1, 2014 at 9:12 pm

      Ok, contra factos não há argumentos, mas eu continuo a achar que apesar dos golos, o Messi tem feito uma época abaixo do que pode e deve fazer, até por ser um "ET", ele e o Ronaldo, a fasquia está muito elevada e 40 golos não é o normal para o Messi, mas eu refiro-me às suas exibições desinspiradas.

    • van Basten
      Posted Maio 1, 2014 at 9:43 pm

      Nisso sem dúvida nenhuma Kacal, estamos de acordo.

  • VettelF1
    Posted Maio 1, 2014 at 1:22 pm

    A questão é a quem marca os golos: na minha opinião, não importa se o Ronaldo e o Messi marcam 50 ou 60 golos numa época, se só os marcam a Almerías, Rayos, Bétis, etc. O importante é marcarem para decidir jogos. E tem sido esse o problema esta época: excepto no clássico em Madrid com o Real, onde o Messi fez um hattrick, ele não tem marcado em jogos decisivos, como a Champions com o Atlético ou a Taça com o Real.

    Daí considerar que a época do Messi está aquém das expectativas.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 1, 2014 at 1:24 pm

    O problema é mesmo esse, Ronaldo e Messi são considerados "ET's", acima de todos os outros, para o bem e para o mal, têm de lidar com isso…

  • Matt Le Tissier
    Posted Maio 1, 2014 at 1:31 pm

    Fazendo a comparação com os números de Cristiano Ronaldo, o futebolista português apontou até ao momento 49 golos em 44 jogos.
    Está ainda a 6 golos do seu registo da temporada passada (55).

    • João Lains
      Posted Maio 1, 2014 at 1:54 pm

      Mas convém deixar a ressalva, que disputou menos onze jogos em comparação com a época transacta.

    • Matt Le Tissier
      Posted Maio 1, 2014 at 2:11 pm

      Já agora referir que os 40 golos de Messi até ao momento foram apontados em 43 jogos.
      Na temporada transacta apontou 60 golos em apenas 50 partidas.

  • Octávio Fernandes
    Posted Maio 1, 2014 at 1:41 pm

    O Messi Habituou-nos bem demais (isto não é de todo uma critica), mas vendo bem a época menos boa da equipa e a lesão + os problemas gástricos é uma época só ao nível de um ET !

  • Kacal l
    Posted Maio 1, 2014 at 1:49 pm

    Os golos não são tudo, vejamos num nível/patamar mais abaixo, o Jackson Martínez tem 28 golos em 49 jogos (19 no campeonato), mas em termos de rendimento e exibições tem estado muito abaixo do que pode e deve fazer, podia ter ainda mais golos porque tem estado desconcentrado e desmotivado e tem sido ineficaz, a sua atitude também não é a melhor e não tem dado nada de especial à equipa, em termos colectivos.
    O Messi também fez muitos golos, é verdade, mas, tirando o hat-trick contra o Real, não me lembro do Messi ter sido decisivo em muito mais jogos, tem tido má atitude, não se esforça, não corre, parece que se está a marimbar para esta época, o Messi no seu melhor é um Messi que joga e faz jogar, espalha magia e classe, dá tudo em campo e acrescenta muitos golos à sua conta, não é um Messi que apenas marca golos, pode-se dizer que um Messi a 50 ou 70% é superior a muitos jogadores de classe mundial, mas a verdade é que o Messi tem feito uma época abaixo do que pode e deve fazer e ele consegue muito melhor, não tem ajudado o Barça em termos colectivos e para mim é uma época menos conseguida, mas também não é péssima, claro, acredito que ele se esteja a guardar para o Mundial, embora não concorde, ele tem que dar tudo pelo clube, mas acredito que possa ser isso, vamos ver.

  • Brendan
    Posted Maio 1, 2014 at 2:04 pm

    Não é uma temporada fantástica por parte do Messias. Ainda assim, e tendo em conta tudo o que se passou, acabou por não ser tão má como poderia ter sido.

    Estou convencido que o Messi está apostado em terminar definitivamente com a conversa de quem é o melhor desta era. E esta conversa só terminará com o título Mundial. É esse o foco do astro argentino.

    • Bruno Meleiro
      Posted Maio 1, 2014 at 5:37 pm

      Não será esse também o objectivo do Ronaldo? Digo eu….

      A confirmar-se isto, estamos perante um grande "anti-desportivismo" para com o clube que representa, que lhe paga o salário milionário e ao qual deve estar grato e sobretudo corresponder. Não me parece que seja este o caso de Messi, vejo-o como um jogador exemplar, que tem o direito a fazer épocas menos conseguidas, especialmente após os últimos anos onde foi, de facto, o melhor jogador do mundo. O próprio Ronaldo também já passou por isto.

      É possível que esteja a começar a quebrar, pois está no auge da carreira (uns mais cedo, outros mais tarde, mas anda +/- por esta idade), e o elevado número de jogos que tem nas pernas, traz consequências.

      Enquanto jogador, está já claramente dentro do TOP 3/5 dos melhores de sempre, e agora pergunto, os restantes? tiveram em toda a carreira anos tão bons como os que o Messi teve em meia?

      Só uma Nota: à 7 anos que vemos Ronaldo e Messi dentro dos três melhores jogadores do ano (messi ganhou 4 e foi 3 vezes 2º na bola d'ouro), isto é metade da carreira de um jogador, que nos revela que não só estão vários patamares à frente dos outros, como mantém o mais alto nível anos a fio! Coisa pouca…

      É um prazer vê-los jogar, é só isto que digo…

      Bruno

  • Rabensandratana
    Posted Maio 1, 2014 at 3:02 pm

    Messi mesmo não estando no seu melhor em termos físicos tem um registo de golos impressionante, ele e o CR7 são jogadores de outra galáxia.

    Eu compreendo que tanto um como o outro acima citados sejam alvo de algumas críticas quando se apresentam um pouco abaixo em termos de golos marcados, mas isto é fruto da exigência que os mesmos têm com eles próprios.
    Desejo ver o Messi restabelecido dos problemas físicos e que continue a espalhar magia.

  • Anónimo
    Posted Maio 1, 2014 at 3:35 pm

    Acho que a má época é atribuida à falta de qualquer conquista. Se tivessem ganho qualquer competição, a impressão de má época seria atenuada, e estariam todos felizes.

    Cumprimentos,
    HR

  • O sacana
    Posted Maio 1, 2014 at 3:45 pm

    A verdade é simples,barça não joga messi não marca. claro como a agua. não me lembro de ser diferente na selecção da Argentina. ou estou enganado? se não está bem no barça mude pois tem que provar como será num campeonato diferente,a mim pelo menos tem. e se realmente o facto dele jogar no barça com aquelas estrelas todas não queria dizer nada para aquele que foi considerado como o melhor jogador de todos os tempos…não sei porque agora é diferente….a equipe devia estar bem mesmo que ele não estivesse …. pois!!! os dados estão aqui.
    ps: para mim messi é dos melhores de todos os tempos,mas não o melhor tal como ronaldo não o é.

  • Gonçalo Vargas
    Posted Maio 1, 2014 at 3:48 pm

    Já agora acrescento estatísticas valem o que valem. Nem sempre os melhores estão no topo ou ganham e não deixam de ser os melhores. O Messi não tem que provar nada a ninguém.

    Não é por se ganhar que se é bom, mas sim porque se é bom que se ganha. Espero ter-me feito compreender.

    Cumprimentos.

  • Hugo
    Posted Maio 1, 2014 at 4:26 pm

    Convinha nos 2 jogos contra o Atletico ou na final da Copa aparecer em campo. Contra os Getafes parece o maior da aldeia

  • TiagoSong
    Posted Maio 1, 2014 at 4:52 pm

    O numero de golos é enganador. Basta olharmos para a estatística de kms percorridos pelo Messi nos jogos com o Atlético ou Real Madrid (entre outros) para verificar que o Leo anda em campo sem grande vontade ou entrega ao jogo. Os golos não servem para esconder isso.

  • Ricciardo
    Posted Maio 1, 2014 at 6:55 pm

    Não tem a ver com o numero de golos, tem a ver com a influência, peso na equipa, o numero de jogos que resolveu esta temporada foi menor, assim como a nível de exibições baixou bastante o seu nível no ultimo ano e meio…

    creio que acima de tudo é uma questão psicológica, creio que o jogador está desmotivado ou desencantado com alguma coisa no Barcelona, já vi acontecer muitos outros jogadores, a dada altura da carreira, quando se ganha tudo perde-se a motivação…

    depois há também o factor psicológico de Ronaldo ter ganho a bola de ouro, para alguém que durante 4 anos ganhou (bem ou mal) o prémio de melhor jogador, perder deixa sempre sequelas,

    a tese de que se está a resguardar para o mundial é valida, no entanto creio que Messi perdeu fulgor, já não aparece com o mesmo poder de explosão, quem analisar vídeos das suas melhores temporadas no Barcelona e os comparar com os actuais apercebe-se que o jogador é actualmente morfologicamente já diferente, já não é aquele baixinho irrequieto e imprevisível, actualmente é um jogador "parado", que apesar de marcar golos já não é tão dinâmico…

    também me lembro do que foi Cristiano Ronaldo até aos 23 anos, puro espetaculo, era provavelmente o jogador mais forte no 1 vs 1, desconcertante diria… quem o chama hoje de Robocop, não o deve ter visto jogar naquela altura, porque ele era por vezes humilhante para os defesas, a diferença, é que Ronaldo evoluiu de um jogador irrequieto para um jogador letal, perdeu agilidade é certo, mas aumentou a potência, e mais do que tudo nunca perdeu vontade jogar…

    Ronaldo tem 29, acredito que fará mais 2/3 anos ao mais alto nível a discutir a bola de ouro, Messi tem 26 ou 27 e tenho dúvidas se voltará ao seu melhor.

  • João Oliveira
    Posted Maio 1, 2014 at 9:59 pm

    Pessoal, peço desculpa estar a intrometer-me mas na minha opiniao não podemos comprar Messi ao Ronaldo. Eu por exemplo não gosto do futebol do Messi, e gosto do Ronaldo.
    Enquanto penso que o Messi no futebol inglês não se safava devido ao seu físico, e à sua forma de jogo (diga-se brilhante na forma como domina a bola e faz o seu jogo de posse). Agora o Ronaldo ao ter-se transferido de Inglaterra para Espanha e continua a brilhar ninguém lhe pode tirar o mérito. Basta que numa má época do Real Madrid o Ronaldo "levou o real Às costas" e isso é incontestável. O fisico do Ronaldo, a sua impulsão, até mesmo a sua velocidade (mesmo ser comprovado não ser o mais rapido) é fora de serie.

    Sem querer tirar merito ao Messi acho que está no patamar que está muito devido à equipa que tem (jogadores fantásticos, como iniesta, xavi, etc…)

    Agora aproveito para concluir que ambos são foras de serie, mas que penso que esta nao é a epoca de messi, não o é. E não devido aos golos, mas sim devido ao brilho que nao tem dado aos seus jogos.

    Cumprimentos,
    Joao

    PS: Não me intrepretem mal, apenas dei a minha opinião

Deixa um comentário