Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O nº5 do Visão de Mercado para o Mundial 2014

Uma época do ponto-de-vista individual atribulada mas perfeita considerando apenas os interesses da selecção. 

O Visão de Mercado nomeia aqueles que deviam ser, na nossa opinião, os 23 eleitos por Paulo Bento para disputar o Mundial 2014. Um exercício sempre complicado, a panóplia de soluções é limitada e este ano uma boa parte dos jogadores portugueses que vão estar no Brasil nem sequer teve direito ao estatuto de titular nos seus clubes, e por outro lado os critérios de cada um resultam em escolhas variadas. Contudo, não há dúvidas de que Coentrão será o dono da lateral esquerda de Portugal no Mundial. E parece que está com tudo para fazer um excelente torneio. Depois de ter estado com um pé fora do Real e de ter sido obrigado a parar algum tempo por problemas físicos, o Caxineiro termina a época em grande. Está fresco fisicamente (o que é bom para Portugal) e com a moral em alta por estar a merecer a confiança de Ancelotti na fase decisiva de 2013-14. Para além de ter “sentado” Marcelo (o brasileiro, apesar do “hype”, foi preterido por todos os treinadores que teve na carreira), ainda recentemente, no Real x Bayern, realizou a melhor exibição com a camisola merengue. Portugal não tem muitos jogadores acima da média e ainda menos a jogar de maneira regular nas melhores equipas do Mundo, por isso, poder contar com este rejuvenescido Coentrão só aumenta as nossas hipóteses de sucesso.

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 26, 2014 at 2:14 pm

    Subscrevo tudo, chega nas melhores condições físicas possíveis (nem com desgaste físico, nem com falta de ritmo e confiança) e é um elemento fundamental na nossa selecção.

  • JOAO.p
    Posted Abril 26, 2014 at 2:16 pm

    Provavelmente o único absolutamente indiscutível juntamente com Ronaldo, Pepe e Moutinho (não deixa de ser curioso o facto de três quartos deste grupo serem do Real Madrid)

    • luis bcn
      Posted Abril 26, 2014 at 2:25 pm

      Jogarem no Real é apenas um atestado ás suas qualidades.

    • Anónimo
      Posted Abril 26, 2014 at 2:33 pm

      se calhar esses são os indiscutiveis por serem manifestamente melhor que os outros. No entanto creio que Patricio, Joao Pereira e Bruno Alves, serão indiscutivelmente titulares no mundial.

      Na baliza, penso que não há grandes dúvidas apesar de Beto e Anthony lopes estarem a fazer boas épocas Paulo Bento optou sempre por patricio e este tem correspondido.

      Na lateral direita, João Pereira sem ser um lateral de classe mundial, tem bastante entrega e está a fazer uma boa época no valencia. As alternativas seriam miguel lopes, andre almeida, e cedric, mas destes 3 ninguem sabe qual vai ser convocado.

      E a central Bruno Alves continua a ser a melhor opção. As alternativas serão josé fonte, Neto e Rolando, mas novamente ninguém sabe quais destes 3 irão ser chamados e Bruno Alves apresenta-se um nivel acima.

      José Reis

    • JOAO.p
      Posted Abril 30, 2014 at 10:52 am

      Dizia isto da perspectiva de que não temos portugueses em mais nenhum clube de topo.

      Sim, Patrício, JP e Bruno Alves serão titulares, o que queria dizer era que não são completamente indiscutíveis para os portugueses, ao contrário de Ronaldo, Pepe, Moutinho e Coentrão

  • Rúben Cardoso
    Posted Abril 26, 2014 at 2:18 pm

    O Marcelo também esteve quase um mês lesionado.

  • Tiago Martins
    Posted Abril 26, 2014 at 2:20 pm

    Deposito grandes esperanças no Fábio Coentrão para o Mundial. O seu momento de forma em nada me surpreende, pois considero-o um dos 10 melhores defesas esquerdos do Mundo (em Espanha foi várias vezes “perseguido” pelo preço que custou e pela valorização excessiva da qualidade de Marcelo – seu concorrente direto – por parte dos adeptos e da comunicação social). Ao que tudo indica, chegará ao Mundial em excelentes condições físicas e com naturalidade será o escolhido para a lateral esquerda da defesa das Quinas.

  • Gonçalves
    Posted Abril 26, 2014 at 2:26 pm

    Se fizeram uma sondagem sobre quem é o melhor lateral esquerdo do Mundo…o Marcelo deve ganhar…resta saber quem estão certos: os treinadores ou os adeptos.

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

    • LuisSilvaTV
      Posted Abril 26, 2014 at 3:23 pm

      Um pouco á imagem do que acontece com Sergio Ramos, demasiado hype. Não deixam de ser optimos jogadores ( tendo em conta o nº de profissionais no futebol ), mas não estão no nivel em que os colocam. ( neste grupo coloava tambem balotelli e o ozil, não só por esta epoca, mas nunca achei que era o 10 que todos achavam ser ))

    • Anónimo
      Posted Abril 26, 2014 at 6:31 pm

      Se fizerem uma sondagem sobre quem é o melhor lateral esquerdo do mundo, quem ganha, e por uma larga margem, é o Alaba.

      Afonso Luis

  • Nuno Correia
    Posted Abril 26, 2014 at 2:32 pm

    O Pepe também esta em grande forma.. Se tivéssemos um DD com a qualidade do coentrão, podíamos arriscar a ter a melhor defesa do mundial.

    • El Sabio
      Posted Abril 26, 2014 at 2:53 pm

      Um defesa-direito com a qualidade do Coentrão, chama-se CÉDRIC SOARES

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 26, 2014 at 3:01 pm

      É bom que isso seja a gozar. Comparar o Cédric ao Coentrão devia dar cadeia.

    • Stalley
      Posted Abril 26, 2014 at 3:18 pm

      El Sabio, eu sou Sportinguista, mas Cédric ainda não está ao nivel de Coentrão, tem potencial para isso, a meu ver, mas neste momento o Lateral Direito da Selecção é JP.

      Cédric a meu ver poderá ser chamado ao Mundial, com a lesão de Silvio, abre-se uma vaga, e Cédric fez uma excelente época, mas agora veremos o PB prefere se levar um polivalente, tipo Ricardo Costa (DC/DD), ou levar 2 laterais para cada lado (Duvido).

      SL!

    • Fernando Martinho
      Posted Abril 26, 2014 at 4:04 pm

      Cedric!? Deve ser a gozar! Pode ser bom, mas neste momento tem de ser suplente.

    • El Sabio
      Posted Abril 26, 2014 at 4:33 pm

      Cédric está ao nível de Coentrão quando ele estava no SLB

      Rúben Cardoso, viste os jogos todos do Sporting está época? Eu vi
      Tu deves ter visto meia dúzia de resumos, e mesmo assim o Cédric aparece várias vezes a fazer assistências.

      Diz-me um defesa-direito da Liga Portuguesa melhor que o Cédric esta época (Danilo tem mais potencial claro, mas fez uma época horrível e só daqui a 2 ou 3 anos é que vai ser naturalizado)

      Quanto a João Pereira passou de criticado por todos (principalmente sportinguistas) a intocável
      É um jogador com muita raça e R1 . Tem actualmente menos velocidade e mais experiência.

      Cédric, Adrien, Quaresma e Danny não serem convocados é que deveria dar cadeira

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 26, 2014 at 4:42 pm

      Estás a falar com um sportinguista, que viu todos os jogos do Sporting este ano, e não, o Cédric não está sequer ao nível do Coentrão do Benfica, muito menos ao nível do Coentrão do Real Madrid. O que não invalida que o Cédric merecesse ir ao Mundial, porque merece. Mas ainda tem que comer muita mas mesmo muita sopinha para chegar ao pés do Coentrão.

    • El Sabio
      Posted Abril 26, 2014 at 5:18 pm

      Ok Ruben, provavelmente és daqueles sportinguistas que vai ao estádio assobiar o Carrillo

      Esquece o Coentrão então. Cédric é melhor ou pior que o João Pereira?
      É que eu gostava da entrega do JP47, mas em termos defensivos (convém não esquecer que a posição dele é defesa) era dos piores laterais da liga e o histórico de cartões dele também não é abonatório!

      Cédric, que já foi considerado o melhor defesa-direito sub-20 do campeonato do mundo (caso fosse estrangeiro e jogasse lá fora valia logo 20M e era o novo Beckenbauer) evoluiu exponencialmente defensivamente que era também o seu único ponto fraco. E este ano apenas foi comido pelo melhor jogo do Quaresma da época, que num dia bom, até dá nozada a um Philipp Lahm

      Não valorizem só os belgas e os sérvios. Em portugal temos putos tipo o Cédric, o Esgaio, o João Mário, o Iván Cavaleiro, o Bernardo Silva, o Gonçalo Paciência, etc etc

      Todos estes são futuras trutas titulares da Selecção Nacional. A diferença do Cédric para os restantes é que já tem 3 épocas a titular na primeira divisão nacional (tem 22 anos)

      Parece que só quando assinam por um Valência ou um Zenit é que passam a ser bons.

      SL

    • JPIRES
      Posted Abril 26, 2014 at 5:30 pm

      ha pessoas muito iluminadas com todo o respeito. a epoca que coentrao fez em 2010-11 tornou-o no top 3 defesas esquerdos do mundo, tendo o mundial confirmado a excelente epoca do fábio. no real madrid atingiu um nivel bom mas nao soberbo como mostrou pelo benfica a nivel interno e europeu, quem se lembra concorda comigo, o coentrao era o extremo e defesa ao mesmo tempo, ele era mais temido pelos defesas adversarios do que os nossos atacantes. essa epoca foi incrivel e a partir daí torneii-me fan deste grandissimo jogador.
      cedric oxala atingisse este nivel mas esta epoca nao o fez nem de perto

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 26, 2014 at 5:59 pm

      Outra vez ao lado. Se há pessoa que defende com unhas e dentes o Carrillo, sou eu. E já estou fartinho de o fazer neste blog.

      Eu nunca disse que o Cédric era mau. Acho-o um bom lateral, e evoluiu muito defensivamente este ano, com o Leonardo Jardim. Ofensivamente, acho que esteve aquém, mas não foi só culpa dele, foi mais culpa de quem jogava do lado dele. O melhor jogo da época que o Carrillo fez foi jogando do lado do Cédric, por exemplo.

      Eu acho é que tu estás a confundir um pouco as coisas. Eu quero o Cédric na selecção, gostava muito que fosse. Agora, não tem rigorosamente nada que ver com o Coentrão, que é um dos melhores laterais-esquerdos da Europa, que não é titular na sua equipa porque tem lá um que ainda é melhor que ele.

    • IslamTsunami
      Posted Abril 26, 2014 at 5:59 pm

      Melhor lateral-direito em Portugal esta época?

      Cédric
      4571 (50%)

      Danilo
      2143 (23%)

      Maxi Pereira
      2001 (22%)

      Alguma vez João Pereira supera Maxi e Danilo?

    • Filipe M
      Posted Abril 26, 2014 at 6:04 pm

      Epa, se tivesse sido uma vez, ainda vá lá. Duas vezes acho que já é abuso. Agora tu foste mesmo capaz de dizer três vezes em três comentários diferentes que o Cedric tem a qualidade do Coentrão?!? Há limites, ou não? Ó Sábio, muda-me esse nick!!

    • zé manuel
      Posted Abril 26, 2014 at 9:16 pm

      Ora bem vamos lá ver, eu nem queria intervir neste comentário, mas acho que precisava mesmo de ensinar algumas coisinhas que fui aprendendo ao longo da minha vida.

      1º- Grande parte de um sucesso de uma seleção numa competição como Mundial/Europeu provém da experiência. Experiência que só se adquire ao jogar, e de preferência contra adversários de alto calibre.
      2º- Polivalência numa convocatória à seleção conta bastante. E acho que é por isso, aliando ao ponto 1, que prefiro Miguel Lopes/Ricardo Costa ao Cédric ou André Almeida.
      3º- Cédric demonstra lacunas defensivas, apesar de já ter evoluído. Viu-se contra Porto, onde foi papado pelo Quaresma, e contra o Benfica. No Mundial não vão jogar nem Tozé's Marrecos como na Liga Portuguesa. Vão ser sim Hazard's, Reus, Robben's, etc.
      4º- Dizer que Cédric é melhor que Coentrão quando teve no Benfica deve ser algum tipo de piada. Continue a mandá-las que o povo precisa de rir

    • porquinhodaindia
      Posted Abril 29, 2014 at 1:10 pm

      Como se pode ter o desplante de afirmar que Cédric tem o nível de Coentrão?

    • David
      Posted Maio 12, 2014 at 5:33 pm

      Sou um bocado novo neste blog, e este vai ser o meu primeiro comentário, porque apesar de já ter ler muito barbaridade, acho que esta bateu o record. Como é que alguém na sua plena capacidade mental compara o Cédrid Soares com o Fábio Coentrão?? Mas está tudo doido?? eu sei que o futebol é o ópio do povo, mas não exageremos. Todos os jogos grandes deste ano, o Cedric deu barraca em todos!! Foi uma vergonha contra o Benfica nos 3 jogos, e nem vou comentar o que o Quaresma lhe fez no jogo em Alvalade. O facto de errar contra as equipas mais fortes é sintomático, não tem tarimba para grandes jogos, porque isto de defender o Danilo Dias é uma coisa, defender Quaresma, Gaitan, Markovic é outra, e já nem falo no Mundial, contra Hazard, Neymar, Reus, Robben, etc…
      Eu sei que a clubite é uma doença grave, mas isso não explica tudo.
      O Cédric já foi convocado para a selecção e o Paulo Bento colocou a jogar o André Almeida, que na minha opinião até defende melhor que o Cédric, já nem falo do Sílvio, porque esse infelizmente está lesionado, e iria fazer bastante jeito à selecção pela sua polivalência.
      Lá por fazerem inquéritos sobre quem é o melhor lateral e ganhar o Cédric isso não o torna melhor que os outros, porque o ano passado o Paulo Fonseca ficou à frente do Jesus num inquérito e acho que quanto a isso estamos todos esclarecidos.
      Estou aqui a tentar explicar que o Cédric não é sequer o melhor lateral direito em Portugal, quanto mais ser um dos melhores do Mundo, que é o que o Coentrão é. O Coentrão é um dos melhores laterais esquerdos do mundo, comparar um com o outro é como comparar um Mini Moke a um Aston Martin. Deixemos-nos de clubite aguda, e olhemos para as coisas como elas são.

    • David
      Posted Maio 12, 2014 at 5:39 pm

      ter lido*

  • van Basten
    Posted Abril 26, 2014 at 2:34 pm

    Muito satisfeito pelo tremendo momento de forma do Coentrão e ainda mais por não ter sido escolha regular ao longo de toda a época (provavelmente, o jogador não concordará comigo neste ponto). Chega ao Mundial nas melhores condições físicas e Portugal agradece.

    Estou com mais optimismo em relação ao que pode fazer a selecção neste campeonato do Mundo do que estava no início da época.

  • Rúben Cardoso
    Posted Abril 26, 2014 at 2:40 pm

    E acho um bocado falacioso essa do Marcelo preterido e ter sentado, com todos os treinadores. No ano passado, esteve muito tempo lesionado, falhou mais de 20 jogos por lesão, e ainda assim conseguiu fazer 17 jogos. Este ano fez 33 jogos, sendo que falhou 9 jogos por lesão.

    Eu gosto muito do Coentrão, é um jogador que me dá imenso gozo ver jogar, pois tem uma intensidade incrível para um lateral-esquerdo, mas calma lá… ele para o campeonato fez apenas 8 jogos, somando menos de 600 minutos. O brasileiro tem só o dobro dos minutos totais jogados. Mas é uma coisa habitual: depois de uma grande exibição (que a foi, incrível mesmo), saltam para o pedestal.

  • Fábio Teixeira
    Posted Abril 26, 2014 at 3:02 pm

    Não saiu o ano passado, mas este quase de certeza que sai.

    United.

    • JPIRES
      Posted Abril 26, 2014 at 5:31 pm

      lol sem jogar a champions? duvido

    • Ninja
      Posted Abril 26, 2014 at 7:47 pm

      Quem joga a premier num clube como o United nao se importa de passar um ano sem champions. Creio que coentrao precisa de um novo desafio. Tem tudo para se tornar uma referencia em old trafford.

      No entanto a saida nao vai ser facil.
      Creio que o seu pico de forma na recta final do campeonato, o bom entendimento com ronaldo e a valorizacao no mundial vao dificultar a saida…

  • João Dias
    Posted Abril 26, 2014 at 3:06 pm

    Em termos de lateral esquerda estamos muito bem servidos.Com Fábio Coentrão a titular e com Antunes como alternativa, este não é nem de perto nem de longe a posição mais debilitada da seleção.

  • Filipe M
    Posted Abril 26, 2014 at 3:17 pm

    Na perspectiva da Selecção Nacional, a época de Fábio Coentrão não poderia ter corrido melhor. O lateral vai aterrar no Brasil com os índices físicos e psicológicos elevadíssimos. Não tem, naturalmente, o tremendo desgaste que teria se tivesse sido titular a época toda, o que lhe permite chegar bem "fresquinho" ao Mundial. Por outro lado, ao ser-lhe concedida a titularidade na derradeira fase da época (onde tudo se decide) alinhará com as cores nacionais vestidas com o seus níveis motivacionais altíssimos. Melhor cenário era impossível para Paulo Bento.

    A qualidade de Fábio é inegável. Quando saiu do Benfica era Top 5 mundial, Certamente não desaprendeu, digo eu. Não tem tido vida fácil em Madrid, muito por culpa do valor astronómico da sua transferência. Nunca "caiu no goto" da aficcion merengue. Poderá agora estar a começar uma segunda vida de Coentrão em Espanha.
    Muito do sucesso de Portugal no Brasil, poderá passar pela forma com que o lateral se exibir. Quanto melhor estiver o ex Benfica, mais hipóteses tem a Selecção das quinas de fazer um brilharete no Campeonato do Mundo.

    • João Lains
      Posted Abril 26, 2014 at 3:31 pm

      Fundamental para a selecção, será quantos jogos o Ronaldo conseguirá resolver por si só.

    • porquinhodaindia
      Posted Abril 29, 2014 at 1:11 pm

      Caro João Lains,

      é um facto sem dúvida. E há lá coisa mais reconfortante do que depender do melhor do mundo…

  • Pedritxo
    Posted Abril 26, 2014 at 3:43 pm

    Coentrao e top 5 mundial na sua posiçao na minha opiniao, mais completo que marcelo, tudo o que disseram dele foi a custa da porcaria da imprensa espanhola, que so sabe deitar abaixo, mas ele nao jogava tao mal quanto diziam.

    Nos jogos decisivos quem joga?marcelo ou coentrao? sempre coentrao, marcelo e bom, mas nao e melhor que coentrao

  • Bruno Fonseca
    Posted Abril 26, 2014 at 5:36 pm

    O Coentrão está numa excelente forma. Na minha sincera opinião ele é o 2º melhor lateral esquerdo do mundo, apenas atrás do Alaba, podem não concordar mas é a minha opinião.
    Este bom momento do Fábio é excelente para a nossa seleção.

    Quanto ao Cédric provavelmente não será convocado para o Mundial, o PB deverá querer um lateral polivalente e eu concordo.

  • #30
    Posted Abril 26, 2014 at 6:34 pm

    Comparar o Cedric ao Coentrão só pode ser brincadeira de Fanatico, Cedric só dá chutão na frente quando está apertado e não esta, nunca sai a jogar apoiado e os cruzamentos vêm sempre para a JL. Ele é muito forte é na ala direita do MAIN!

  • Ivo Gonçalo Manuel
    Posted Abril 26, 2014 at 6:51 pm

    Gosto muito do Marcelo, mas o Fábio Coentrão para mim é melhor, e só fica atrás do Alaba como melhor defesa esquerdo do mundo, e mesmo assim, só o é, porque não é um titular indiscutível do Real Madrid.
    Está a fazer uma boa época apesar dos altos e baixos que teve, mas está numa boa forma, e tende a melhorar, vai terminar a época em grande no Real Madrid e espero que mantenha a forma no Brasil. Portugal precisa dele em forma.

  • Rodrigo
    Posted Abril 26, 2014 at 8:16 pm

    E um dos indiscutiveis da nossa Selecçao e como tal e muito importante te-lo em boa forma no Brasil. Chegara fresco porque nao teve um grande desgaste ao longo da epoca e certamente que chegara motivado por ser aposta neste final de epoca e por possivelmente levar consigo uma serie de conquistas esta temporada (a Taça do Rei ja esta e veremos se o palmares aumenta em 2014).

    Em relaçao ao Marcelo e a quem e melhor, pessoalmente gosto mais do Marcelo, acho que quando tem a cabeça no lugar e esta motivado consegue ser o melhor lateral esquerdo do mundo (chegou a jogar a um nivel estupendo com Mourinho), mas a verdade e que este ano nao tem estado ao mesmo nivel e nao me surpreende que o Ancelotti opte pela maior segurança e equilibrio do Coentrao nesta fase decisiva da epoca.

  • António Cabral
    Posted Abril 29, 2014 at 1:34 pm

    Rui Patricio; João Pereira; Coentrão; Pepe; Bruno Alves; Wiiliam Carvalho; Adrien; João Moutinho; Nani; Danny; Cristiano Ronaldo (O onze mais forte)

  • PR
    Posted Abril 29, 2014 at 2:48 pm

    O Coentrão é muito mais equilibrado do que Marcelo. Marcelo tem um potencial ofensivo tremendo, é mais criativo mas defensivamente não dá grandes garantias – e como evoluiu com Mourinho, antes era um passador! Penso que não será por acaso que Coentrão joga mais frequentemente em jogos de maior grau de dificuldade (mesmo descontando as lesões de Marcelo). Ainda assim, Coentrão está a um nível altíssimo tanto no plano ofensivo, como no plano defensivo. Melhor do que ele só vejo realmente Alaba.

    Quanto ao lateral-direito, não há em Portugal ninguém do mesmo nível. Sílvio tem potencial para ser o melhor de todos mas as lesões não lhe permitem ter grande continuidade. Para mim, porque penso que um lateral direito tem de ser antes de mais competente do ponto de vista defensivo, creio que o melhor disponível é o André Almeida e creio mesmo que será ele o chamado para acompanhar João Pereira (que é aliás muito inferir no plano defensivo). Cedric é bastante bom do ponto de vista técnico, cruza muito bem mas não é tão fiável do ponto de vista defensivo quanto André Almeida. Acresce que este tem o bónus da sua polivalência, donde não tenho dúvidas de que ele estará entre os eleitos.

Deixa um comentário