Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agressor de Pedro Proença condenado a 18 meses de prisão

O adepto do Benfica que confessou ter agredido o árbitro Pedro Proença, em agosto de 2011, com uma cabeçada na cara, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, foi hoje condenado a 18 meses de prisão, com pena suspensa. Américo Alves, de 35 anos, foi condenado a uma pena de um ano e meio de prisão, suspensa na sua execução por igual período, por um crime de ofensas à integridade física qualificada, além de ser obrigado a pagar uma multa de 750 euros por um crime de injúrias agravado. O arguido foi ainda condenado a pagar ao árbitro internacional de futebol uma indemnização de pouco mais de 7.720 euros. Fonte: Agência Lusa

0 Comentários

  • Pedro
    Posted Março 21, 2014 at 5:49 pm

    Quiseram fazer do Américo um exemplo, mas vou contar o que se passou:
    o Américo mandou uma boca quando o Proença ia a passar. E o Proença o que fez? Em vez de seguir o seu caminho voltou para trás e começou a insultar o Américo, conclusão: o rapaz não se ficou e deu-lhe uma cabeçada.
    Mas como o Proença é figura publica e começaram a querer fazer disto um caso nacional como se os árbitros andassem a ser agredidos castigaram o pobre do Américo que é um tipo humilde e de poucas posses.

    • NFM
      Posted Março 21, 2014 at 5:54 pm

      Presumo que tenha chamado ao PP coisas lindas e depois ainda se sentiu com razão para lhe partir 2 ou 3 dentes….

      Este caso é lamentável, tentar justifica-lo é perda de tempo…

      Que sirva de exemplo pois o Manuel Mota além de ver o estabeleciemento comercial várias vezes vandalizado agora até a filha ameaçam de morte..

      Isto já não faz parte do desporto e é preciso muita coragem para ser arbitro em Portugal..

      Cumprimentos

    • porquinhodaindia
      Posted Março 21, 2014 at 5:56 pm

      Caro Pedro,

      sabe que o facto do "Américo ser um tipo humilde e de poucas posses" não faz dele mais ou menos culpado do que quer que seja.

    • Dédalo
      Posted Março 21, 2014 at 6:04 pm

      Malandro do Proença…Desplante de andar a passear no Colombo e ainda por cima de voltar atrás qdo é "insultado"….!!! Em vez de seguir o caminho! isso sim é que ele devia ter feito.

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 6:05 pm

      Pedro, se tu fores na rua e eu te insultar tu segues a tua vida? o Américo estava bem era calado.

      Dragão 86

    • Messinovic
      Posted Março 21, 2014 at 6:06 pm

      podias ter ido a tribunal testemunhar a favor do Américo.
      o rapaz é tão humilde que precisa de andar a mandar bocas?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 21, 2014 at 6:21 pm

      Pedro,

      Até pode ter sido isso que aconteceu. Mas a questão aqui é: Quem agrediu quem? Quem agrediu verbalmente quem primeiro? Proença é um humano como qualquer outro… se vai a passar na rua e houve insultos a si e provavelmente à sua mãe (típico) é óbvio que pode ter ido pedir explicações, e é óbvio também que quem partiu para a violência tem de ser castigado. Ponto… não se trata de ter muitas ou poucas posses.

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 6:33 pm

      NFM ,preciso coragem para se ser arbitro em Portugal ?
      Quem nao deve ,nao teme …

      Obvio que ao fazer mal o seu trabalho(que ja o fez por diversas vezes ) o Proença nao roubou directamente nada a esse senhor ,mas ao prejudicar o seu clube(e se ele fosse socio ,menos "injustificavel" seria) ele sentiu se no direito de falar .

      O Proenca sabe que ja errou muita vez e ira continuar a errar ,so tinha de seguir a sua vidinha .
      Agora tb nng sabe se ele nao falou torto para o adepto do clube ,que acabou com a cabecada .

      Com isto nao tou a defender o Sr. Americo ,mas nng sabe o que se falou para o tar a julgar .

      João Luís

    • NFM
      Posted Março 21, 2014 at 6:49 pm

      João todos os arbitros erram e é impossivel não errarem..

      Agora tu vais apitar um jogo e durante a semana dizem-te que se o Benfica ganhar leva um tiro e a filha também e ainda dizem uma bala chega e dizem a escola onde anda e tudo…..

      Podes dizer o que quiseres sobre os arbitros mas isto já não tem a ver com o futebol e são atos cobardes de pessoas irracionais…

      Imagino o que o arbitro terá sentido… Ser vandalizado e ameaçados constantemente é preciso ter um arcaboiço muito grande…

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 7:08 pm

      Oh Pedro, realmente pobre Américo…

      "Mandou bocas" e o Proença em vez de seguir caminho "insultou-o". ..

      Óbvio que devíamos era dar um louvor ao Américo por ter dado uma cabeçada ao Proença e ainda condenar a pagar danos morais ao pobre Américo pelos tais insultos!

      Até porque suspeito que as "bocas" do Américo foram meigas, pois um tipo que anda em centros comerciais a distribuir cabeçada é obviamente um tipo muito civilizado!

      E de certeza que tu estavas lá para teres todo esse conhecimento de causa e confirmaste in loco a gravidade dos "insultos" do Proença ao pobre Américo!

      Isto há com cada um…

      P.S.: Sou do Benfica, mas tenho noção do ridículo.

      Tomás

    • Sérgio
      Posted Março 22, 2014 at 2:42 am

      NFM não é preciso ter coragem para ser arbitro, é preciso ser imparcial e ver a verdade.
      Claro que há lances em que o arbitro pode falhar, mas outros são escandalosos, como a titulo de exemplo o golo anulado ao Slimani num Sporting vs Nacional.

      Mas como é óbvio abomino qualquer tipo de represálias feita ao Talho do Sr Mota bem como as ameaças à sua filha , acho que as forças policiais deviam andar mais em cima das coisas.

  • Rodrigo
    Posted Março 21, 2014 at 5:50 pm

    ridiculo, 1 ano e meio por uma cabeçada?

  • Filipe D
    Posted Março 21, 2014 at 6:05 pm

    Não sei o que o Américo faz mas se ganhar o salário mínimo nacional são mais de 17 meses a bulir.

    Pelo menos o Américo já não deverá gastar dinheiro com parvoíces como jornais desportivos, benfica tv, cotas de sócio, bilhetes para assistir a jogos, etc.

    • NFM
      Posted Março 21, 2014 at 6:11 pm

      Infelizmente nem o Américo nem mais de metade Portugal…

      Não será fácil pagar esta quantia certamente

    • Octavio
      Posted Março 21, 2014 at 6:13 pm

      Claro que não. Com o serviço prestado, o mais certo é ter direito a tudo isso de borla (mais a indemnização paga).

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2014 at 6:15 pm

      Pode ser que o benfica como clube de bem "longe" lhe pague multa.
      A violência não tem nada a ver com o desporto por isso tudo mais do que justo.
      ASS: Hélio

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2014 at 6:15 pm

    o JJ agrediu um agente da autoridade …

    quanto deveria levar então?!

    rpga

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 21, 2014 at 6:18 pm

    Todos os Benfiquistas deveriam contribuir para todos os custos que o Américo teve com o processo,incluindo a indemnização.

    • Rabensandratana
      Posted Março 21, 2014 at 7:08 pm

      Então tu achas bem o que fizeram ao Proença???

      Só podes estar a brincar de certeza!!! Tu deves ser daqueles adeptos que incentivam à violência, só vão ao estádio para andar à pancada.

      Penso que os benfiquistas no computo geral são pessoas de bom senso e não irão contribuir para ajudar a pagar a indemnização a um energúmeno que agrediu um árbitro.

      Ao ponto que este tipo chegou.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 21, 2014 at 7:30 pm

      Não incentivo,mas neste caso não condeno devido ao que se passou. É a vida.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 21, 2014 at 7:48 pm

      Tristeza… tu se fizeres porcaria no teu trabalho também levas pancada?

    • Ricardo Fernandes
      Posted Março 21, 2014 at 7:56 pm

      Isto só pode ser brincadeira!! Alguma vez alguém deveria pagar para pessoal com cérebro do tamanho de um amendoim andar a agredir árbitros, mesmo que este tenham errado num jogo? Os benfiquistas, eu incluído, deveriam era pedir para o Américo trocar de clube pois eu, como benfiquista, em nada me revejo nestas atitudes!!

    • Daniel C.
      Posted Março 21, 2014 at 8:12 pm

      Aquilo que disseste é absolutamente nojento, mas na verdade, é algo que não me surpreende tendo em conta o teu historial aqui no VM. Se fosses tu a levar a cabeçada, era engraçado que também pagassem a indemnização ao agressor. Enfim, cada vez mais se vê pessoas sem carácter como este leitor no mundo do futebol.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 21, 2014 at 9:15 pm

      E pronto, Daniel C. disse tudo o que vinha aqui escrever…

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 21, 2014 at 10:32 pm

      Se eu fosse apanhado em escutas telefônicas e se eu prejudicasse sistematicamente as mesmas pessoas…era bem feita. Se calhar é mais bonito ir atirar pedras e garrafas à polícia nas manifestações. Carácter é coisa que falta ao Pedro Proença e a certos leitores que por aqui se fazem de anjinhos.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 22, 2014 at 12:54 am

      Caro Ricardo Ricard,

      De facto, relativamente ao meu caro, em matéria de caráter estamos esclarecidos sem dúvida.

    • João
      Posted Março 22, 2014 at 1:43 am

      Obrigado ao Daniel C. por me poupar o comentário.

      Facilmente o comentário mais patético que li no VM, o que já é dizer alguma coisa.

      A única coisa que se pode desejar é que prove o mesmo tratamento.

    • Carlos Atalaia
      Posted Março 22, 2014 at 11:44 am

      Ora nem mais. Um sem vergonha como o Proença merecia até bem mais do que dois ou três dentes partidos. Ele fez o que algumas centenas de milhar gostavam de poder fazer, não me importo nada de contribuir com algum dinheiro, se me garantirem que existem pessoas suficientes com vontade de fazer o mesmo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 21, 2014 at 6:23 pm

    Acho muito bem, assim como era bem feito descobrirem os vândalos que foram aos talhos do Manuel Mota e castigá-los também. Não é este tipo de castigos que eu defendo para os árbitros, os erros são profissionais, os castigos têm de ser profissionais, não pessoais!

  • Rui Chaves
    Posted Março 21, 2014 at 6:29 pm

    Penso que é justo… se o Srº. Américo tivesse educação, respeito, civismo e inteligencia suficeinte para saber estar e perceber que não se deve misturar futebol com a vida privada, a esta hora nao estava a fazer contas á vida, e a pensar onde vai arranjar dinheiro para pagar pelo acto estupido que cometeu…

    Ja viu Srº Américo a preocupação do seu clube com a sentença que lhe aplicaram !!! O que é que ganhou por se armar em herói ? ganhou uma divida de 7.720 euros…

    Um exemplo para todos aqueles que defendem os seus clubes de forma fanática e doentia e que insultam tudo e todos só por serem de uma cor diferente…

    Na hora da verdade, o clube que voçes defendem á pedrada, á porrada, com insultos, com situções como a do Srº Américo… não querem saber de voçes e nem sequer sabem quem voçes são…

    Agora pensem "Américos"…

    • Renato
      Posted Março 21, 2014 at 7:25 pm

      Mas o que é que os clubes têm a ver com as maluquices que qualquer um faz, em nome do clube?
      Querias o quê? agora qualquer maluco cometia um acto tresloucado em nome do clube e esse mesmo clube tinha que pagar advogado ou as indeminizações?
      Tas louco!!!

    • Rui Chaves
      Posted Março 21, 2014 at 8:49 pm

      Não… aqui não há loucos… se lesses com atenção percebias…
      O que quero dizer é que gostar de futebol é uma coisa, defendê-lo de forma irracional ao ponto de prejudicar a vida pessoal é outra… o exemplo está á vista…

      Abraço

  • Hugo Noronha
    Posted Março 21, 2014 at 6:30 pm

    "Só se perdeu as que caíram no chão" —> neste caso, cabeçadas! LOL

    Agora mais a sério, a indemnização é qualquer coisa! Alguém quer passar a vida a agredir-me à cabeçada para ver se fico rico?!

    • Pedro
      Posted Março 22, 2014 at 2:43 pm

      Dificilmenente…
      Mas seguramente sem dentes.
      Faz o seguinte teste: pedes ao Américo q te dê uma cabeçada, no processo ele parte-te 3 dentes, depois vais ao maló e pedes orçamento.

      Vai ver q fica baratinho

  • Chilavert
    Posted Março 21, 2014 at 6:33 pm

    Essa historia do Manuel Mota também se deveria averiguar quem anda ameaçar a familia.São manobras inaceitaveis e os criminosos deveriam ser levados á justiça independentemente da cor clubistica.
    Há pessoas que não tem limites e alguem tem de os colocar no seu devido lugar

  • SSporting !
    Posted Março 21, 2014 at 6:39 pm

    Pois eu dava tudo para ser o Sr Americo , e sou sportinguista se pudesse ja tinha chegado a vias de facto com metade da escoria arbitraria que temos em Portugal , pois eu acho que crimes como corrupção que se vive no seio arbitrário sim merecia levar com pesadas multas , agora la vai o PP gastar os 7720 euros no ramiro e depois com uma visitinha ali ao Sr elefante….

  • fabio jesus
    Posted Março 21, 2014 at 6:44 pm

    7.720 por uma cabeçada e um ano e meio de prisão?Tudo bem que o Américo não devia ter feito aquilo, mas por favor é um exagero.Por isso é que neste país os pobres cada vez continuam mais pobres e os ricos mais ricos.Como já disseram aqui se compararmos com a multa do Porto ainda torna isto mais ridiculo.

    • Trust3r
      Posted Março 21, 2014 at 7:17 pm

      Acho que está a comparar uma agressão física com um atraso de 2 minutos num jogo de futebol. Não é preciso dizer mais nada.
      Agora 1 ano e meio de prisão por uma cabeçada, quando outros crimes mais graves têm penas parecidas ou menores, isso sim é que não faz sentido. Não sou advogado, mas parece que em Portugal os julgamentos têm o factor impacto publico. Se estiver uma figura envolvida as penas são multiplicadas. Para o Américo: bem feita e não misture o futebol com a vida quotidiana.

    • Mitt Romney
      Posted Março 21, 2014 at 10:17 pm

      Pena suspensa, não sei se sabe o que é.
      MR

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 21, 2014 at 6:50 pm

    Acho que é a primeira vez que oiço alguém ser preso ou ter pena suspensa por ter dado uma cabeçada em alguém. Situações destas acontecem todas as noites pelo Bairro Alto, ou outras zonas de bares do país em que existe alcool à mistura. No entanto, percebo o porquê da pena.. É um exemplo, e acho que deve ser encarado como tal…

    Só não concordo que a Juíza tenha comparado um árbitro a um polícia.

    Última nota para o facto de bater num árbitro dar 18 meses de pena suspensa, mas o caso do Jesus que agarra ostensivamente um polícia não dar em dada. É caso para dizer que há portugueses de primeira e portugueses de segunda…

  • Nuno R
    Posted Março 21, 2014 at 7:21 pm

    Esta até seria uma notícia interessante de comentar se, ao mesmo tempo que a leio, não estivesse a ver na TV a notícia de que a condenação no processo CGD do Armando Vara foi revogada.s

    No comments

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2014 at 7:26 pm

    estou a espera do dia em que um GR decida meter um estádio em tribunal por os adeptos gritarem
    "fffffffffiiiiiiiiiiiiilllho da (e o resto já sabem)"

    rikhardo

  • Diogo Ferreira
    Posted Março 21, 2014 at 9:46 pm

    Se eu for na rua e um tipo me der uma cabeçada será que também recebo 8 mil euros (+/-) ?
    DF

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2014 at 10:27 pm

    Para quem não sabe, uma agressão a um árbitro é equiparado a uma agressão a um agente da autoridade, membro do parlamento ou governo ou a um juiz. Daí a pena ser tão pesada.

    Mário

Deixa um comentário