Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: 5º clube na carreira de Villas-Boas

AVB vai aproveitar esta experiência na Rússia para recuperar o estatuto que adquiriu no FC Porto?

O Zenit confirmou oficialmente a contratação de André Villas Boas até ao final da época 2015-16. É o 5º projecto da ainda curta carreira do treinador português de 36 anos (Mourinho só aos 37 teve a sua 1ª experiência como treinador principal). VM – Voltamos a referir (ler aqui) que é o projecto ideal para Villas-Boas relançar a sua carreira. O Zenit é o melhor clube da Rússia (AVB estava “queimado” na Premier League e não havia muitas alternativas), está sempre na Liga dos Campeões (principal montra do futebol mundial) e tem uma capacidade financeira que permite ao português apostar forte no mercado (mesmo considerando os condicionalismo inerentes à liga russa). Por outro lado, tendo em conta a fraca herança deixada por Spalleti, tem tudo para fazer melhor e não vai ter uma pressão extra como teve em Inglaterra (o italiano com a chegada de Hulk e Witsel largou o pragmatismo, que até estava a dar resultados, e deixou a equipa num vazio: demasiado exposta defensivamente e a praticar um futebol inconsequente, aliás devia ter sido despedido quando perdeu o campeonato na época passada para o CSKA). Por último, uma equipa com um fora de série como Hulk (com quem AVB ganhou tudo ao serviço do FC Porto), vai certamente engrandecer o currículo do jovem treinador português, inclusive, apesar da diferença de 3 pontos para o Lokomotiv, é bem possível que vença já a liga esta época.

0 Comentários

  • Super Dragão
    Posted Março 18, 2014 at 10:47 am

    Em Inglaterra tentou despachar as lendas inglesas…agora que tente despachar as russas que nem dura um mês.

    • mv
      Posted Março 18, 2014 at 11:49 am

      Na Rússia tera de ter mais cuidado pois existe limite de estrangeiros. Vai ter de contar com os Russos.

  • Tiago Quintas
    Posted Março 18, 2014 at 10:52 am

    Pior que o Spalletti dificilmente faz, aliás fazia melhor que o Sherwood.

  • Samuel Leite
    Posted Março 18, 2014 at 11:10 am

    O grande problema dele foi querer crescer muito rápido. Como benfiquista fiquei aliviado quando ele saiu no fim do primeiro ano, mas ele para consolidar uma carreira de sucesso deveria ter ficado no porto mais um ou 2 anos. O Mourinho digam o que disser dele sempre deu pacos seguros vejam quantas vezes recusou ir para o real? Ele próprio disse que recusou o real 2 vezes e porquê? Ainda nao se sentia preparado e experiente para um projecto tao grande. O AVB nao tinha maos para um Chelsea.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 18, 2014 at 12:26 pm

      Caro Samuel Leite,

      concordo consigo. A saída do FC Porto foi precipitada (ainda por cima nos moldes em que se processou…) mas admito que AVB pensasse que seria um comboio que não passaria duas vezes e tentou agarrar a oportunidade. AVB falhou no Chelsea FC, sem dúvida (tentou iniciar uma revolução no plantel que fracassou), julgo que não falhou no Tottenham (foi decisivo para potenciar a transferência mais cara de sempre do clube, bateu o record de pontos e depois dele os Spurs não melhoraram…) e tem agora um projeto aliciante na Rússia.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 18, 2014 at 12:40 pm

      O que o fez sair do Tottenham foram as duas humilhações sofridas com City e Liverpool, e as derrotas em casa com West Ham (3-0) e Newcastle (1-0) também não ajudaram. A direcção não perdoou, às primeiras adversidades que teve. Mas verdade seja dita, a equipa, mesmo sem Bale, manteve-se praticamente a mesma, e no início da época, jogava um futebol muito pobre, que ainda assim, conseguiu mostrar resultados, visto que entre Agosto e Outubro, perdeu apenas duas vezes.

    • Anónimo
      Posted Março 18, 2014 at 1:55 pm

      Não foram de certo, as duas humilhações nos jogos que sofreu, a razão da sua saída, porque se não o Wenger já estava fora do Arsenal pelo menos há duas epocas. Foram mesmo problemas relacionados com a Direcção do clube.

      Rui sousa

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 18, 2014 at 3:10 pm

      Problemas com a direcção do clube? Uma das causas desses problemas foram exactamente os maus resultados desportivos, principalmente em casa. Não digo que não tivessem existido já problemas do "forno" interno, mas esses resultados foram demasiado penosos para o investimento feito na equipa e para as ambições que se tinham.

  • Posted Março 18, 2014 at 11:22 am

    O AVB é o maior flop de sempre, eu só me questiono quanto tempo mais vamos ter que lhe dar para confirmar isso.

    Não obstante, boa sorte para a sua nova aventura.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 18, 2014 at 12:05 pm

      Há por aí muito treinador fabuloso que, com o dobro da idade(!), não ganhou metade do que AVB ganhou numa época.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 18, 2014 at 12:14 pm

      Ainda vais ter de lhe dar muito tempo, tem apenas 36 anos, ainda tem uma longa carreira pela frente para evoluir e ganhar muitos títulos. Com esta idade, qual o treinador que já ganhou o que ele ganhou?

    • Posted Março 18, 2014 at 1:02 pm

      AVB teve uma grande época no Porto, com o melhor plantel desde Mourinho e com um adjunto que sabe mais de bola a dormir que ele acordado (falo, como é óbvio, de Vítor Pereira). Aliás, a incapacidade que mostrou quer no Chelsea, quer no Tottenham (sempre teve grandes planteis), sobretudo aliado ao trabalho que o VP continuou a desenvolver por cá (com planteis inferiores ao que AVB teve quando esteve no Porto), deviam ser suficientes para, pelo menos, fazer-nos questionar sobre o seu real valor. Mas enfim, como a boa imprensa é mais determinante que o bom trabalho, temos um AVB que continua a ser adorado e um VP que continua a ser desprezado (teve que vir um treinador mais fraco para se dar um pouco mais de crédito ao VP).

      Tudo bem que AVB é novo e que há outros mais velhos que não ganharam nada. Sem dúvida. A questão é que, como devia ser sempre, a idade não é um factor relevante. O factor relevante deveria ser, sempre, a qualidade. AVB, em 3 anos, fartou-se de demonstrar que não tem qualidade para andar no mais alto nível. Qual foi o legado que ele deixou? O que sobrou das equipas que treinou?

      Quanto não vale ter uma cara bonita, "bons amigos" e boa imprensa…

    • Pedro Fernandes
      Posted Março 18, 2014 at 1:46 pm

      Focou um ponto fundamental da análise à prestação de AVB pós Porto: Vitor Pereira.
      Estou plenamente de acordo consigo Zé!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 18, 2014 at 1:46 pm

      Sem dúvida, o Porto de AVB jogava aquele futebol e ganhou o que ganhou graças ao adjunto perceber muito de futebol. É como o Mourinho, ganha o que ganha porque o Rui Faria percebe muito de futebol… já os treinadores principais não percebem nada daquilo e só ganham porque têm um bom plantel.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 18, 2014 at 1:47 pm

      Já agora, tem um plantel tão bom no Tottenham, que desde que ele saiu, só tem vindo a piorar…

    • Posted Março 18, 2014 at 2:10 pm

      LuisRafaelSCP, por pontos:

      A constatação de que AVB sem VP é miserável deriva das prestações de um e outro a partir do momento em que se separaram. Um caiu a pique, não obstante ter plantéis de topo; o outro manteve o nível, não obstante ter planteis piores. Se 1+1 não é igual a 2, então não sei nada de matemática…

      Quanto à comparação com Mourinho e Rui Faria não faz qualquer sentido, uma vez que ambos trabalharam sempre juntos. No dia em que Rui Faria se "emancipar" (se isso alguma vez acontecer) cá estaremos nós para ver no que dá. ATENÇÃO: não estou a colocar Mourinho em causa, até porque há vídeos de treinos do Real com o Mourinho onde se percebe claramente que o homem é realmente dos melhores de sempre, com ou sem Rui Faria; estou só a desmontar a comparação que fez para demonstrar que não faz sentido.

      Quanto ao Tottenham, acho que é unânime que não lhe falta qualidade individual. Que clube não quereria um plantel com Lloris, Walker, Vertonghen, Paulinho, Capoue, Lamela, Adebayor, Eriksen, Soldado, etc.? Agora, uma orquestra cheia de músicos de topo não toca nada se não houver um maestro que a organize e a oriente. Ou seja, podemos ter um plantel muito bom, sem competência técnica no banco estamos condenados ao fracasso. E se depois de AVB o Tottenham piorou, isso só significa que quem veio a seguir é pior. Mas também acho que é pacífico que não é por Sherwood ser mau que AVB é bom…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 18, 2014 at 11:29 am

    Já disse também que é uma óptima escolha. Melhor que esta só mesmo se tivesse a oportunidade de treinar por exemplo o AC Milan ou o Inter de Milão e tentar recuperar os títulos para um destes históricos, porque de resto, nos principais campeonatos não me parece que tivesse grandes hipóteses de treinar um candidato ao título, e ir por exemplo para um Valência ou uma equipa nessa linha, seria demasiado arriscado e poderia cair no esquecimento.
    AVB tem de longe o melhor plantel da Rússia o que lhe vai permitir regressar às conquistas, vai certamente ganhar muito dinheiro, e com dinheiro bem aplicado, pode construir uma equipa capaz de boas campanhas na Europa.

  • Jose Seabra
    Posted Março 18, 2014 at 11:41 am

    AVB flop? Quem diz isto só pode ser alguém com muito ódio ao André por alguns resultados claros que ele conseguiu na altura em que treinava o FC Porto.

    Em relação à aventura dele no Chelsea, disse logo que não ia resultar, filosofias muito diferentes, o Chelsea desde a 1ª passagem de Mourinho que assentou o seu futebol num modelo de jogo assente nas transições rápidas, num futebol físico, AVB para implementar o modelo que fez com que tivesse sucesso no FC Porto teria que "limpar" o plantel e contratar jogadores que encaixassem no seu "jogo", era uma tarefa impossível, só um treinador com um estatuto muito grande no futebol mundial o poderia fazer sem a contestação dos mais antigos do plantel como Lampard, Drogba, Terry, Cole, etc… Vejo este falhanço como normal.

    No Tottenham foi bem diferente, AVB na 1ª época bateu o recorde de pontos da história do TOttenham no campeonato inglês (não só na Premier League). Na 2ª época saiu Bale e o Tottenham tinha que reconstruir a equipa com uma nova dinâmica, contrataram praticamente uma equipa nova, alguns dos reforços sem o consentimento de AVB e não deram tempo ao treinador para reconstruir o plantel. Quem anda no futebol, como eu ando, sabe que estas coisas levam o seu tempo, não é por acaso que Sherwood está a fazer muito pior que AVB.

    Em relação a esta nova aventura, parece-me uma escolha inteligente, o Zenit é a equipa da Rússia mais forte, com um grande poder monetário, tem jogadores que AVB conhece muito bem, concerteza reforçará o plantel, muito provavelmente virá buscar jogadores a Portugal. Creio que conseguirá ser campeão ainda esta época, apesar do mau momento do Zenit. Na Liga dos Campeões da próxima época, se a equipa conseguir estar presente, poderá fazer uma excelente prestação.

    • Paulo Almeida
      Posted Março 18, 2014 at 11:45 am

      excelente comentário, concordo plenamente.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Março 18, 2014 at 12:05 pm

      Bom comentário. Quais foram os jogadores do Tottenham que foram contratados sem o seu aval?

    • Jose Seabra
      Posted Março 18, 2014 at 12:18 pm

      Jose Nuno Alves, segundo a imprensa inglesa, Lamela, Chiriches, Eriksen e Chadli eram jogadores que AVB não queria mas que foram contratados por imposição do novo director desportivo Franco Baldini.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 18, 2014 at 12:20 pm

      Do que tenho ideia, ele não quis as contratações de Capoué, Lamela e Soldado, pelo menos. Mas posso estar errado, e lembro-me que ele inclusivé quis o Moutinho.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 18, 2014 at 12:29 pm

      Queria dizer Chadli, e não Soldado, peço desculpa pelo lapso. Mas ainda assim, o espanhol tem-se revelado uma tremenda desilusão.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 18, 2014 at 12:37 pm

      Se bem me recordo creio que os alvos de AVB eram Moutinho e Villa.

    • Sideshow Bob
      Posted Março 18, 2014 at 1:07 pm

      José Seabra

      Quais são os jogadores que ele conhece muito bem??? Sem contar com o Hulk..
      Agora fiquei curioso..

      Um abraço

    • Posted Março 18, 2014 at 2:24 pm

      Engraçado como os mais antigos que aponta (Terry, Lampard, Cole) não só ficaram com Matteo, Benitez como são titulares (tirando Cole, que tem rodado com o Azpilicueta) com Mourinho. Sobretudo com Matteo, por não ser nada de especial nem ter "estatuto", parece que a justificação do "balneário" é um tanto descabida. Ainda por cima AVB chega a Londres depois de ganhar tudo com o FCP. Falta de estatuto? Balneário? Parecem-me desculpas de mau perdedor… E ainda que fosse, demonstraria apenas falta de capacidade de relação interpessoal. O que não parece ser o caso – alguém que com o seu histórico recente de falhanços (há 3 anos seguidos) continua a ser cogitado para as grandes equipas só pode ter grandes qualidades humanas e facilidade de estabelecer contactos. Sobra-nos a incompetência, comprovada pelo futebol miserável praticado pelo Chelsea de AVB.

      Recorde de pontos no Tottenham – com um plantel de topo e montado num dos melhores jogadores do mundo (extra CR e Messi, claro), sem jogar nada de especial, conseguiu o 5º lugar. 1 ano depois, 120M€ investidos, qualidade média do plantel ainda maior, joga um futebol primário, para ser simpático.

      As evidências estão aí, só não vê quem não quer…

    • Jose Seabra
      Posted Março 18, 2014 at 3:30 pm

      Zé, está-me a dar razão quando diz que terry, lampard, cole,etc, ficaram no plantel com os treinadores que se seguiram, precisamente pelo que referi, são jogadores já com um estatuto inabalável no clube, jogadores talhados para jogar num modelo de jogo específico que Mourinho levou para o Chelsea e se mantém até hoje, AVB queria mudar isso, deu-se mal. Em relação ao estatuto de AVB quando chegou ao Chelsea, em nada se compara à situação de Mourinho quando chegou pela 1ª vez a Londres. AVB tinha ganho tudo é verdade, mas não a Champions, ganhou a Liga Europa, bem diferente de ganhar a Champions, Mourinho chegou a Londres depois de ter ganho a Liga dos Campeões, MOurinho chegou a Londres e fez uma revolução no plantel, Abramovich colocou todo o dinheiro à disposição de Mourinho que contratou quem quis para formar a sua equipa, nada a ver com o contexto em que chegou AVB.

  • Filosofo do Chuto
    Posted Março 18, 2014 at 12:33 pm

    Duvido do que disse no que diz respeito ao valor de AVB, José Seabra. Principalmente porque a sua aventura em Inglaterra, só me fez pensar, cada vez mais, que o Vitor Pereira era de facto o grande obreiro da equipa que o porto teve com AVB no leme.

    Taticamente as suas equipas pós-fcp foram sempre mais fracas, demonstrando uma organização ofensiva fraca, principalmente no Chelsea, o q para um homem do futebol não é difícil de verificar…

    A escolha do Zenit é de facto sensata porque não tem os holofotes sobre si e dispõe de uma equipa superior aos adversários e um clube com excelentes condições financeiras.

    SL

    • Jose Seabra
      Posted Março 18, 2014 at 12:58 pm

      Filosofo do chuto, em 1º lugar deixe-me dizer que respeito a sua opinião, eu tenho uma opinião muito particular em relação a VP e se calhar muitos não concordam comigo, VP é um excelente treinador, enfrentou muitas dificuldades na 1ª época de Porto, muitos problemas de balneário, jogadores que queriam sair e gerou-se grande instabilidade, na 2ª época o FC Porto teve dos melhores registos defensivos na Europa, era a equipa que concedia menos oportunidades de golo aos adversários em toda a Europa, a 2ª era o Bayern, ofensivamente, a equipa era mais pobre, tinha poucas soluções, James esteve muito tempo lesionado e isso prejudicou o seu rendimento, Varela é útil mas irregular, depois tinha Kelvin, um miúdo ainda com imensas lacunas em relação à componente táctica e ao colectivo, Seba da equipa B, Liedson era a alternativa a Jackson, ou seja, as soluções aos titulares eram muito pobres e muitas vezes o rendimento ofensivo não era o melhor, em relação ao processo ofensivo, todos os treinadores dependem da criatividade e qualidade técnica dos seus jogadores, o Tottenham de AVB na 1ª época tinha Bale o melhor jogador de longe, depois tinha bons jogadores mas muito irregulares, Lennon é jogador capaz do melhor e do pior, Defoe era um avançado móvel mas também com rendimento irregular e já não caminhava para novo, Adebayor tremendamente irregular, naturalmente esta equipa dependia muito de Bale. Na 2ª época, AVB tinha muitas opções, Townsend era a principal aposta de AVB e estava a corresponder muito bem, estava a ser o melhor da equipa e o jogador que mais se aproximava ao que tinha sido Bale, depois Soldado nunca correspondeu às expectativas com exibições muito fracas, Adebayor não era opção, Defoe não tinha o fulgor de outros tempos, Chadli irregular, Lamela parece que nunca se irá adaptar ao futebol inglês, enfim, um treinador está sempre dependente da criatividade, regularidade, técnica dos seus jogadores no processo ofensivo, ainda por cima jogadores com os quais AVB não fazia tensões de ter no plantel, torna tudo mais difícil, ainda por cima com a direcção do tottenham a não dar tempo ao treinador para reconstruir toda uma nova dinâmica após a saída de Bale.

      No Chelsea, as caracteristicas dos jogadores que tinha não se adaptavam ao modelo de jogo que ele queria implementar, Mata foi claramente uma contratação de AVB pois é o tipo de jogador de encaixava que nem uma luva na filosofia do português, inclusive Mata era claramente o jogador em maior destaque nessa equipa, os outros tinham maior dificuldade, não aceitaram as ideias do treinador e num balneário com Lampard, Drogba, Terry, etc… naturalmente que quem saía a perder era o treinador.

    • Pedro Fernandes
      Posted Março 18, 2014 at 1:54 pm

      Não podia estar mais de acordo com ambos, admiro-me de encontrar tanta gente com a mesma opinião que eu. Eu, como claro apoiante dos Spurs, dava-me dó ver os jogos de este ano e o ano passado valeu Bale que carregou, literalmente, a equipa às costas. Após isso, e o fracasso no Chelsea, dava que pensar o que estava errado, e esse erro, claro está, foi VP ter ficado no Porto.
      Por muito má imprensa que tenha, o que é certo é que com uma equipa cheia de problemas, VP apresentava o Porto comum futebol de qualidade e uma estrutura defensiva inabalável e um futebol de posse que, nem sempre bonito ou de grande qualidade, sortia efeito e permitiu a conquista de 2 campeonatos! Por isto tudo, acho que o fracasso de AVB não se deve só ao "azar" que teve mas também ao abandono de VP como seu adjunto.

  • Octavio
    Posted Março 18, 2014 at 12:39 pm

    Pode ser uma excelente oportunidade e AVB tem a qualidade suficiente para ter sucesso nesta nova aventura.
    Mas tem de "entrar a matar". Tem de vencer a Liga, já! Mesmo não sendo responsável pela estruturação da época em vigor, começar a próxima sem ter vencido esta pode condicionar, e muito, os adeptos e direcção.
    Tem de saber lidar com os jogadores russos (muitos deles são bons), tem de saber gerir as expectativas de Witsel e Hulk que, em ano de Mundial, não quererão continuar na Rússia, e aproveitar o grande talento e força que Danny tem neste clube.
    O plantel é muito bom e pode fazer melhores figuras das que, este ano, tem feito na Europa, onde as exibições são ridículas.
    Pode, ainda, contratar bons jogadores, talvez no mercado sul-americano, um pouco à imagem do que faz o Shakhtar, na Ucrânia.
    E creio que não se deve precipitar, cumprindo o contrato de 2 anos e meio, dando-lhe mais estatuto e maturidade para abraçar, com sucesso, outros desafios. Agora é aproveitar e ganhar neste!

    E São Petersburgo é uma cidade brutal, com uma excelente oferta cultural que a aproxima (e muito) da restante Europa Ocidental, mais do que a restante Rússia.

    Boas sorte! (pois é um excelente treinador)

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 18, 2014 at 12:56 pm

    Sinceramente não percebo como é que as pessoas podem achar o Vilas Boas um FLOP. Sei que não é um dos melhores treinadores do mundo, muito longe disso, e que o sucesso que teve foi quando tinha super equipas. Foi assim no Porto com um Super Falcão, Hulk e Moutinho, e foi assim no Tottenham quando tinha um incrível Bale. Mas não pode ser assim tão mau quanto o pintam. Aliás, o Tottenham depois da sua saída não melhorou, pois não? Até contínua a piorar…

    O Zenit é o clube ideal para ele, tem uma equipa fantástica, que precisa de alguns retoques, mas dinheiro é o que não falta. Quando digo retoques, digo-o porque a maior parte dos milionários que investem em futebol pensam sempre muito no ataque e esquecem-se do meio-campo defensivo e defesa.

    Só tenho pena que no seu primeiro jogo Vilas Boas seja logo eliminado da Champions. Não acredito que o Zenit consiga ir a Dortmund virar a eliminatória…

  • João Lains
    Posted Março 18, 2014 at 1:14 pm

    É verdade que o plantel do Zenit está recheado de qualidade, no entanto existem uma série de jogadores que à semelhança do cenário que o André enfrentou no Chelsea, entram nos últimos anos da sua carreira e não sei se ele tem pulso necessário ou a confiança da direcção para lidar com estes casos à sua maneira. Falo por exemplo do Anyukov, Tymoschuk, Zyryanov, Arshavin ou Kerzhakov. Felizmente para o André, o mercado de inverno já encerrou o que acaba por funcionar como uma condicionante para o seu trabalho mas que ao mesmo tempo vai impedi-lo de cometer os mesmos erros que lhe custaram o balneário no Chelsea. Desejo-lhe sorte para esta nova experiência, e embora isso implique necessariamente a conquista do título, não posso esconder que guardo uma simpatia especial pelo Dínamo Moscovo, que tem um plantel com vários jogadores acima da média como são os casos do Douglas, Denisov, Noboa, Zhirkov, Dzsudzsák, Kokorin ou Kuranyi. À margem disto, também estou a torcer pelo Anzhi que parece estar finalmente no rumo certo no que diz respeito à sua política de mercado depois de ter garantido as contratações de Bukharov, Bystrov, Aliev ou Bilyaletdinov. A equipa está agora revigorada e em boa forma após a pausa de inverno. Resta saber se conseguirão escapar à despromoção.

    Apesar do ambiente nos estádios não ser muito empolgante e o futebol praticado ser muitas vezes pobre, acho que há demasiado talento neste campeonato para desprezarmos as transmissões que a Sporttv nos oferece, ainda para mais com a presença do André a partir de agora. Um motivo forte para me levantar bem cedo aos Domingos de manhã!

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 18, 2014 at 1:28 pm

      Não diria melhor. É um campeonato que me dá um gozo enorme ver, e então ao Domingo de manhã, é um regalo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 18, 2014 at 1:34 pm

      Ontem vi a primeira parte do Spartak contra o Anzhi e (na altura estava 2-0) pensei que o Anzhi já não se safasse da descida. Pelos vistos foram a tempo de alcançar um bom resultado, mesmo tendo poupado alguns elementos para a Liga Europa.

    • Jogre
      Posted Março 18, 2014 at 1:48 pm

      essas "velhas guardas" do Zenit estão já algo postas de lado porque o seu rendimento tem sido muito pouco ou nulo. Kherzakhov já apresentava muitas limitações e foram buscar o Rondon, Anyokov pouco joga, Tymochuk ainda menos. Arshavin pouco ou nada acrescenta. Acho que não vão colocar entraves à saída destes jogadores, tal como deixaram sair Shirokov ou mesmo o Denisov no início.
      O problema para AVB são as restrições do campeonato o que o vai obrigar a procurar jogadores talentosos mas russos.

    • João Lains
      Posted Março 18, 2014 at 2:03 pm

      No sábado à hora de almoço também tive a oportunidade para acompanhar o CSKA – Zenit, e embora não haja muito para reter aqui ficam as principais notas. O Zenit teve sempre mais bola mas nunca foi capaz de criar real perigo à baliza do Akinfeev, à excepção de um remate ao ferro do Hulk. O CSKA é uma equipa muito perigosa no contra-ataque até por força dos jogadores que ocupam os corredores. Tanto o Tosic como o Musa, são jogadores muito verticais e incisivos nas suas movimentações em direcção à baliza. O Dzagoev esteve em destaque e embora não tenha o drible curto que tinha o Arshavin nos seus tempos áureos, tem forçosamente de ser o seu sucessor na selecção russa. O Mário Fernandes, qual Ivanovic, também realizou uma boa exibição e teve várias iniciativas pelo corredor enquanto o Ignashevitch, apesar da idade continua a ser imperial na defesa. O Milanov não esteve muito em jogo mas foi decisivo com um grande golo, um pontapé seco directamente ao ângulo depois de adorno do Dzagoev. Do lado do Zenit, não houve alguém que se tivesse destacado acima de todos os outros, mas gostava de referir que o Rondón foi muito mal servido pelos seus colegas e quando teve o esférico na sua posse foi muito trapalhão. O Danny esteve ausente se bem que o timing para a sua substituição bem como do Ryazantsev não me pareceu o mais apropriado, já que nem regressaram do balneário.

      Por último, não podia deixar de referir aquilo que foi uma constante ao longo de todo o encontro. O comentador da Sporttv que confundiu o Hulk (incrível como é que perante a sua fisionomia possa gerar dúvidas em alguém) ora com o Rondón (também tinha botas pretas) ora com o Danny (também estava a jogar com luvas).

    • João Lains
      Posted Março 18, 2014 at 2:17 pm

      Concordo e até admito que a situação que expus acabe por não ser assim tão delicada para o André, porque o Lodygin é o único totalista da equipa assim como o Smolnikov tem roubado cada vez mais minutos ao Anyukov. Cenário que permitiu tanto a um como a outro chegarem à selecção russa. As limitações físicas também já são evidentes tanto no Tymoschuk como no Zyryanov e tanto o Arshavin como o Kerzhakov já não gozam de um papel de destaque na equipa. A principal missão prende-se precisamente com a procura de talento nacional, mas com o poder negocial de que o Zenit dispõe e que lhe permite roubar jogadores a praticamente todos os seus rivais, o trabalho sai muito facilitado.

  • Dr. Bayard
    Posted Março 18, 2014 at 1:50 pm

    Está visto para onde vai o Fernando na próxima época…

  • Jogre
    Posted Março 18, 2014 at 1:50 pm

    Dimitri Alenitchev – treinador adjunto

  • Gabriel Esteves
    Posted Março 18, 2014 at 2:06 pm

    Tem tudo para lhe correr bem, esta experiência na Rússia! Pelo menos internamente tem o melhor plantel de toda a liga russa! Tem um plantel recheado de qualidade! Também algumas "velhas glórias" que têm que se lidadas com cuidado! Este ano pode não conseguir campeão (não é assim tão difícil), mas com algumas movimentações no Verão, tem tudo para ser campeão com tranquilidade na próxima época!

  • Rabensandratana
    Posted Março 18, 2014 at 2:20 pm

    Boa sorte para o AVB, que dizime os seus adversários como fez aqui em Portugal.

    Desejo-lhe tudo de bom é o treinador pelo qual sinto que tem uma grande margem de progressão os insucessos no Chelsea e o despedimento no Tottenham de certeza que o tornaram mais forte.

    Espero acima de tudo que o Zenit do meu Hulkinho conquiste o campeonato, irá ser uma tarefa complicada mas o AVB é competente e estará preparado para fazer dos homens do São Petersburgo campeões. Numa das cidades mais bonitas da Europa.

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 18, 2014 at 2:29 pm

    Na minha opinião foi uma péssima escolha a nível desportivo…Vamos ver quantos mais anos vai durar a sua fama devido ao que fez em 2010/2011.

  • Emigra
    Posted Março 18, 2014 at 2:34 pm

    O interessante é que este senhor vai sempre para os clubes que pagam melhor aos seus treinadores… na lista publicada a semana passada se nao me engano o Spaletti estava em 6o no mundo.

    PAra além do dinheiro, desculpem lá, mas algum profissional quer ir treinar para a Rússia? Nao é que hajam estádios cheios, temperatura perfeita para jogar (e ver) a bola… nada disso.

    Caro AVB, fale a vontade em experimentar campeonatos exóticos mas tb nao ficava mal admitir que o dinheiro é fundamental (como foi para o Hulk). Afinal, depois da indemnizacao choruda no Chelsea… a do Tottenham tb nao terá sido má… seria dificil habituar-se a receber muito menos nao é?

  • Kacal l
    Posted Março 18, 2014 at 3:49 pm

    O AVB fez uma boa escolha, o Zenit é o melhor clube da Rússia e com muito dinheiro, o campeonato e a Taça são quase certezas e nas competições europeias pode surpreender, sem falar na Supertaça, portanto ele pode ganhar títulos e pode por o Zenit a jogar bom futebol e a jogar como uma equipa, fazer melhor que o Spalleti não é difícil e portanto acho que é o melhor para o AVB, o seu salário também deve ser muito bom, é preciso dar um passo atrás para depois se dar dois á frente e é o que ele está a fazer, nos outros campeonatos não tinha lugar, seja por estar "queimado", seja por não haver vagas ou por não querer ir para lá, portanto acho que é a melhor opção, o Zenit também tem um plantel com bons jogadores e a capacidade financeira necessária para o AVB investir bem no mercado, acho que vai triunfar e recuperar o estatuto perdido e vai voltar a dar o "salto", desejo-lhe toda a sorte do Mundo e espero que tenha sucesso.
    No Zenit vai reencontrar o Hulk e treinar jogadores como o Neto, Witsel e Danny, conhecidos dos Portugueses, mas também há o problema de treinar veteranos como Anyukov, Tymoshuk, Arshavin, Kherzakov, etc, esperemos que não aconteça como no Chelsea.
    Na Académica fez um bom trabalho, no Porto fez um excelente trabalho, no Chelsea não teve a possibilidade de construir um plantel ao seu gosto e nem sequer teve tempo para implementar as suas ideias, sem falar que os veteranos o tramaram, mal o AVB saiu viu-se outra atitude e até ganharam a Champions, correu mal, no Tottenham teve que construir uma equipa nova, desde do plantel ao esquema táctico, dinâmica, etc, perdeu jogadores com o Modric e o Bale, o próprio Van der Vaart e deixou sair jogadores como Caulker, Huddlestone, Parker e Livermore, podem não ser craques, mas são jogadores com qualidade e que alguns são da "casa" e outros conhecem bem o clube e isso é importantíssimo, também faltaram reforços no sector defensivo, também me parece que a certa altura os jogadores "queimaram" o AVB porque demonstravam falta de atitude competitiva, intensidade e agressividade, não corriam, e isso fez com que ele não triunfasse, mas no Zenit acredito que vai recuperar o estatuto e a fama.

    PS: Como é possível que o Spalleti ou o Zenit tenham deixado sair o Shirokov para um clube do mesmo campeonato, para mim é um médio com grande qualidade e também experiência e até estava a ser dos elementos em melhor forma no Zenit, este ano até tinha 10 golos em 19 jogos e foi decisivo no Play-off da Champions contra o Paços de Ferreira.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 18, 2014 at 4:30 pm

      Pelo que li na altura o Shirokov é um jogador que causa muitos distúrbios no balneário e era algo racista. Diziam que era uma pessoa dificil de se conseguir lidar.

      Mas isto foi o que li aí em sites de futebol, não sei se é verdade…

    • Kacal l
      Posted Março 18, 2014 at 4:51 pm

      Nelson Mohr,

      Se assim for, justifica-se a sua saída, até é positivo para o AVB que assim tem menos problemas para lidar, mas se for mentira, em termos desportivos é uma péssima decisão a sua saída, na minha opinião.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 18, 2014 at 5:07 pm

      Pois em termos desportivos também considero uma enorme perda (eu pessoalmente sou um fã do Shirokov, é um jogador fantástico).

      Eu acho que o AVB pode tornar do Zenit uma equipa forte, não só nas competições internas mas nas competições europeias. E ele pode aproveitar muito bem o dinheiro que o Zenit tem, e voltar ao mercado português, jogadores como Fernando, Mangala, Rodrigo… por exemplo, seriam excelentes reforços e talvez aceitariam ir para a Rússia (talvez o Mangala não iria aceitar).

    • Kacal l
      Posted Março 18, 2014 at 10:31 pm

      Exacto Nelson. :-)

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 18, 2014 at 4:45 pm

    8.5 milhões por época…Enfim…Não tem lógica absolutamente nenhuma. Qualquer dia compra o Fcp.

    • mv
      Posted Março 18, 2014 at 11:06 pm

      Ele não vai ganhar isso. O director desportivo do Zenit já disse que o salário era dentro dos valores do Spalletti, até ligeiramente mais baixo

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 19, 2014 at 11:26 am

      É o valor que tem sido avançado nas noticias.

Deixa um comentário