Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os futuros vencedores dos Óscares

Dia 2 de Março decorre a tão esperada gala dos Oscares, os prémios máximos (para o público em geral, se formos abordar a questão de uma perspectiva menos comercial, o cenário muda) do Cinema. Nem sempre os melhores ganham. Nem sempre as escolhas são consensuais. Nem sempre estão, sequer, nomeados os melhores. Contudo, duas coisas não podem negar-se: primeiro, é a grande noite do ano; segundo, quem ganha ganha, quem perde perde, e no fim, injustiça ou não, a História apenas se lembra de quem ficou com o Oscar na mão.

O mesmo acontece com o grande prémio individual do futebol: a Bola de Ouro. Esta pode ser considerada o Oscar do desporto-rei, aquele prémio simultaneamente consagrado e polémico que, apesar de tudo, todos querem arrecadar. Hoje em dia e durante os próximos anos, dois autênticos ET’s do futebol actual, “as Meryl Streep’s dos relvados”, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, continuarão a reinar neste capítulo. Contudo, dentro de alguns anos, a história mudará por fim de narradores.
E quem serão eles? No Cinema, futuros oscarizados podem ser encontrados entre actores como Ryan Gosling, Emma Stone, Joseph Gordon-Levitt, Andrew Garfield, Carey Mulligan ou Michelle Williams. No futebol, desde logo, vêm à cabeça dois nomes: Hazard e Neymar. O segundo general do Barcelona e a grande estrela do Chelsea são dois nomes na linha da frente para ganhar o tão ambicionado troféu. Jovens como Götze, Pogba, Óliver, Isco, Jesé, Draxler (repararam na predominância de espanhóis e alemães?) também são fortes candidatos. Outros candidatos de “terceira linha”: El Shaarawy, e Alcântara (imensa qualidade mas com Götze na mesma equipa…). Prevê-se, de facto, maior equilíbrio nos anos posteriores a Messi e CR7. Num plano mais “velho”, vemos Agüero, Bale, Suárez (menos provável devido à sua idade e equipa) e Özil (equipa e rendimento actual).
Relativamente aos portugueses e aos “portugueses”, Markovic está, sem dúvida, na linha da frente. Bruma é o mais promissor dos jogadores lusos, com Rony Lopes no segundo lugar e elementos como Rafa, Bernardo Silva e Bruno Fernandes a completar o pódio. Dos outros jovens que alinham no nosso campeonato, podemos considerar Quintero e Carrillo. Iturbe e Kelvin seriam possibilidades se houvesse uma coisa chamada aposta no seu potencial. Porém, aparte Markovic e, num plano secundário, Bruma e Rony, todos parecem ainda bastante distantes de um lugar nos finalistas da Bola de Ouro.
Dói sempre ver jogadores que, quais Gary Oldman, DiCaprio ou Amy Adams, ainda não ganharam a Bola de Ouro — e, no caso dos futebolistas, provavelmente nunca ganharão. Grandes jogadores como Ribéry (teve a sua última oportunidade em 2013?), Ibra (este ano poderá ser a derradeira oportunidade) ou Iniesta (2014 é ano de Mundial…) estão invariavelmente atrás dos dois monstros da actualidade e o facto de serem da mesma idade ou mais velhos que eles trai as suas possibilidades. Mas nada é impossível: afinal, Christopher Plummer ganhou o seu primeiro Oscar aos 82 anos de idade.
Muitos candidatos, uma Bola de Ouro. Muitos grandes actores, um Oscar. Muitos cães para um osso. O reinado de Ronaldo e Messi acabará um dia e aí novos valores aparecerão. Apesar de toda a futurologia que possamos fazer, há sempre novos jogadores (e actores) a aparecer, apostados em baralhar as nossas contas — e assim é que tem piada. De qualquer das formas, é dia 2 de Março a maior noite do ano. E viva o Futebol.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Gustavo Bonifácio
    Posted Março 1, 2014 at 11:38 pm

    Vencedor: 12 anos de escravo

  • Mário Rebelo
    Posted Março 1, 2014 at 11:39 pm

    quem merecia um Oscar era a Inês

  • Pedro T
    Posted Março 1, 2014 at 11:55 pm

    Hum… Futuros candidatos à bola de ouro..
    Na linha da frente, à frente de Bruma e afins .. Markovic.. certo, o miúdo até tem potencial, não sei se para ganhar a bola de ouro, mas .. Mais que Bruma? Discutivel, mas tudo bem, agora .. :"Rony Lopes no segundo lugar".. também se aceite, o jogador do City tem bastante potencial. Agora aparte Markovic o resto está longe disso? Quer dizer que Markovic está perto com uns excelentes 6 ou 7 jogos? Não sei.
    "Elementos como Rafa(TITULAR), Bernardo Silva (SUPLENTE) e Bruno Fernandes(SEMI-TITULAR E A DAR CRÉDITOS LÁ FORA)".. O 1º e o último concordo, já o Bernardo Silva embora lhe reconheça um enorme potencial, um jogador que mal joga na equipa A do seu clube queres que fique à frente de jogadores como Mané, Josué e até mesmo Ivan Cavaleiro (bastantes mais jogos). Não estou a dizer que o comentário está errado, que não está, mas já que refere os que referiu porque deixar de fora Esgaio, J.Mário, Iuri Medeiros, Gonçalo Paciência e outros jogadores jovens talentosos? É fácil perceber a predominância de jogadores relacionados com o Benfica (fora Bruma). Mas adiante.
    Quanto aos "grandes nomes" lá fora é praticamente impossível prever quem dominará o panorama europeu/mundial quando sairem da ribalta Ronaldo e Messi(e ainda faltam muitos aninhos),poderia-se pensar que seria Neymar, Muller, Hazard ou até mesmo Götze, mas quem não nos diz que nessa altura não aparece outro Messi/Ronaldo de 19 anos a partir tudo? Só o tempo o dirá, até lá só desejo um melhor futebol e mais justo (menos corrupção xP)
    Cumps!

    • Fernando
      Posted Março 2, 2014 at 11:58 am

      Caro Pedro T, se soubesse o clube da Inês Sampaio, não diria que há predominância de jogadores relacionados ao Benfica… Se ela fosse colocar os nomes todos, o texto tinha cinco páginas. Mas isso não quer dizer que não os considere…

    • JPIRES
      Posted Março 2, 2014 at 6:46 pm

      quem percebe de futebol sabe que o que disseste do bernardo silva é errado, das duas uma, nunca o viste jogar e estás-te a cingir aos factos estatísticos ou percebes 0 de futebol. quanto aos elementos que referenciaste, só te tenho a lembrar que os jogadores a referir têm de estar minimamente ligados a um possivel potencial jogador a BOLA OURO. é preciso dizer mais alguma coisa?

    • Pedro T
      Posted Março 3, 2014 at 3:20 pm

      Agora se me vens com o comentário do "ah e tal, dizes isso portanto não percebes nada de futebol".
      Epa… Não. Tu és um Deus omnipresente do futebol e sabes tudo só pode. Eu percebo de futebol mas não me ando aí a gabar. Desde o ano passado que acompanho inclusive praticamente todos os jogos da equipa B dos 3 grandes e do Braga e sei quem lá anda. Como já referi reconheço o talento de Bernardo e não, não percebo 0 de futebol, sei que tem muito bons pezinhos e cabeça, agora quase todos os jogos que ele fez foram na segunda liga. Já que queres ir por aí diria que o Medeiros seria o próximo Ronaldo e o Tozé o próximo Xavi. Quando ele vier para a primeira liga, aí opina-se, agora até lá, se referes B.Silva primeiro refira também os que estão à frente dele, que é o caso de William e Mané(pode não ser constante os 90 min mas se ele marca um grande golo a emprensa apelida-o de bom golo e se o Cavaleiro marca um golo de se tirar o chapéu no jogo seguinte cai o mundo aos pés dele. E Cavaleiro não é superior a Mané. Sem palas. Não é. Bernardo Silva poderá ser, dependendo da evolução (e relembro a eterna sina de Paim, tinha talvez até mais potencial que Ronaldo, admitido pelo próprio e foi o que foi). Não basta dar uns toques na bola, fazer umas fintas e passes de génio para ser o próximo bola de ouro. Tem de ser um trabalho estruturado com pés e cabeça. A estatítsca para mim não conta para nada, a ver por aí o Benfica era eterno 2º e o Porto campeão eterno, o City/Chelsea ganhava a champions, o Arsenal nunca teria liderado a premier este ano e o Mónaco quase que era campeão.
      Portanto quanto ao teu comentário sobre quem percebe de futebol e se já o vi ou não a jogar meto as mãos no fogo e arrisco-me a dizer que conheço muito melhor a equipa do Benfica B,sendo eu do Sporting do que tu próprio. E vou mais longe e digo conhecer a dos 3 grandes melhor que tu o plantel principal do Benfica. Eu não me cinjo apenas ao meu clube, faço um esforço principal por acompanhar a nossa liga e afins claro, mas também dos principais campeonatos europeus(Itália, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha) e agora poderia aqui estar o dia todo a falar e a avaliar individualmente equipas e jogadores do Dortmund, Bayern's, milan, juve, inter, fiorentina, real, barça, valencia, atlético, arsenal, chelsea, city, liverpool, totenham, monaco, psg, marseille, lyon, sporting, porto, benfica, braga, guimarães, setúbal, etc.
      Sou um expert de futebol? Provavelmente não, mas gosto de acompanhar e ter cultura geral sobre o assunto para não falar sem saber em vez de vir para aqui mandar bitaites. Dei a minha opinião, se achas que sim, tudo muito bem, se achas que não, respeitas e expões a tua dúvida em vez de vires para aqui insinuar que percebo 0 de futebol. Esse é o comentário de miúdos de 12 anos com palas que quando veem a imagem ou algo relacionado com o seu clube rebaixada têm logo necessidade de dizer alguma coisa. Podes ver isso pelo comentário anterior do Sr. Fernando, por não concordar expôs a sua opinião e disse o que não concordava, não insultou ninguém. É que de comentários como o seu quem parece não perceber nada de futebol é mesmo o senhor.

    • Pedro T
      Posted Março 3, 2014 at 3:20 pm

      (cont)

      Para clarificar. O Futuro da selecção vem das camadas jovens de Sporting/Benfica podendo ser completado com alguns do Porto e doutro clube que possam aparecer(fora os que estão lá fora jovens e já começam a chamar a atenção, escuso de dizer nomes).
      Pela formação destes dois creio que num futuro próximo, se bem aproveitados jogadores como B.Silva, Cavaleiro, Cancelo, Sancidino, Tozé, GONÇALO PACIÊNCIA(este menino tem potencial para ser gigante e o próximo PL da selecção nacional, tem tido azar com as lesões), T.Figueiredo, Semedo,CHABY,PALHINHA, Mané,Esgaio(creio que será o eterno polivalente) e Medeiros teremos potencial para ter umas das melhores seleções do mundo (com alguns mais velhos que já lá estão). Agora, lá está, têm de ser bem aproveitados (e sim, faltam nomes na lista).
      Passe bem e se quiser uma análise individual e sugerir alguém está à vontade que eu faço o relatório para si com as características de cada um.

      P.S: A formação do Porto se não têm cuidado está sujeito a degradar visto que a equipa em vez de servir para dar oportunidades aos jogadores jovens da formação está a servir como reserva dos jogadores não utilizados da equipa principal.

  • Kafka
    Posted Março 1, 2014 at 11:58 pm

    Já o disse num post antigo, da nova geração pós-Messi/Ronaldo, o Goetze com jeitinho até vence a Bola de Ouro já este ano, pois é muito possível que o Bayern seja Bi-Campeão Europeu e a Alemanha Campeã Mundial, e sendo assim, alguém vai ter de acompanhar Ronaldo e Messi entre os 3 finalistas, e terá de sair do grupo de jogadores Alemães que jogam no Bayern, e como tal ou será Goetze ou Muller

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 2, 2014 at 12:09 am

      100% de acordo.

    • João Lains
      Posted Março 2, 2014 at 12:22 am

      Nem eu que sou fã do Gotze desde que ele deu os primeiros passos no Dortmund em 2010 consigo ser tão optimista. Tenho a certeza (quase) absoluta que ele não estará entre os três finalistas. A única coisa que me deixa edo alerta é a segunda metade do ano em que reeditará a dupla com o Lewandowski.

    • Kafka
      Posted Março 2, 2014 at 12:30 am

      João, quem seria o escolhido na tua opinião do grupo da ALemanha/Bayern para acompanhar o Ronaldo/Messi? …Num cenário de Bayern e Alemanha campeões, algum dos jogadores do Bayern/Alemanha vai ser finalista de certeza absoluta..

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 2, 2014 at 12:58 am

      Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Kroos, Müller ou Götze?

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2014 at 12:59 am

      Mas está tudo doido? Alguma vez Gotze está no patamar de melhores do Mundo já este ano? Nem no Top-10, para além dos extraterrestres Messi e Ronaldo, temos Ibra, Suarez, Bale, Ribery, Iniesta,Aguero,YaYa,Hazard. Mesmo que conquiste isso tudo ainda não é jogador para isso, falta-lhe sobretudo regularidade, pequenos rasgos de vez em quando não chega para ser Bola de Ouro.
      Gomes

    • Kafka
      Posted Março 2, 2014 at 1:10 am

      Fábio, pois terá de sair de um desses o outro finalista…mas até por serem jogadores ofensivos, e quem vota por norma dá mais primazia aos jogadores da frente, aposto que será ou o GOetze ou o Muller..

      Gomes, faço-te a ti a pergunta que fiz ao João, eu contextualizei a hipótese do Goetze ser o finalista, e era na condição (bastante provável de acontecer diga-se) do Bayern ser campeão da Europa e a Alemanha campeã do Mundo, ora numa situação dessas, aposto que o finalista que acompanhará ROnaldo e Messi saira do conjunto de jogadores Alemães que jogam no Bayern e na ALemanha, e sendo assim, senão é o Goetze, então quem será?

    • João Lains
      Posted Março 2, 2014 at 1:23 am

      Eu tenho gostado bastante das exibições do Gotze, nomeadamente, quando foi utilizado como avançado porque quem o conhece sabe que o seu ponto forte não é a velocidade mas sim a qualidade técnica, a agilidade e a capacidade para driblar os adversários em espaços reduzidos à qual junta uma fantástica visão de jogo que lhe permite assistir os colegas.

      Compreendo que faça sentido colocar um jogador do Bayern no pódio da Bola de Ouro, mas as estrelas são tantas que é difícil para qualquer um deles atingir a mesma preponderância, influência e até destaque na imprensa que um Suaréz, um Hazard ou um Ibrahimovic.

      Além disso, continuo a achar que independentemente das lesões, o Robben consegue ser mais decisivo como mais ninguém naquela equipa. Gosto também de deixar sempre uma palavra ao Müller, que aparece sempre em grande plano nos grandes jogos e tem uma regularidade impressionante até a nível de números, desde que iniciou a sua carreira profissional.

    • Kacal l
      Posted Março 2, 2014 at 1:54 am

      Porque não ganhar o Lahm a Bola de Ouro??? é um jogador que não sabe jogar mal, dos mais completos do Mundo, provavelmente o jogador mais inteligente do Mundo, é pequenino, mas tem uma capacidade física excelente, raramente falha jogos por lesão, é do mais polivalente que há, é capitão no Bayern e na Selecção, portanto se o Bayern for campeão europeu, o campeonato está ganho e ainda podem vencer a Taça da Alemanha (é o mais provável) e a Alemanha ainda for campeã do Mundo, eu não ficaria surpreendido e até acho que seria justo, se o Fábio Cannavaro ganhou em 2006, quando a Juventus não foi campeã (foi, mas com o Calcio Caos acabou por não ser), não ganhou a Taça de Itália, nem a Champions, ele "só" ganhou o Campeonato do Mundo pela Itália, sem falar que em segundo lugar ficou o Buffon, portanto também pode e merece ganhar o Lahm.

    • Jorge
      Posted Março 2, 2014 at 3:50 am

      mas o que interessa ganhar o mundial, campeonato, taças e champions ? no fim ganha quem marcou mais golos, mesmo que esse vencedor nem tenha um titulo para amostra, parece que agora o que interessa e injustamente é quem tem mais golos no fim de Novembro.

      O premio nunca devia ter saido da france football, e atribuiçao da bola de ouro devia de ter criterios bem definidos e outro metodo de votaçao, devia-se votar pelo merito e não por simpatia/nacionalidade.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2014 at 9:25 am

      Kafka eu particularmente sou contra essa teoria de que quem ganha mais títulos merece a Bola de Ouro. A Bola de Ouro é um prémio individual e assim sendo penso que deve ter em conta os desempenhos individuais e não a escolha de um jogador que ganhou tudo à custa do coletivo. Nesse leque coloco Suarez que tem feito uma grande época e acredito que faça um bom Mundial, Hazard, se levar o Chelsea ao título e fizer um bom Munidal, entre outros. Claro que a Alemanha tem grandes jogadores, mas neste momento vale mais pelo coletivo, Gotze ainda não se afigura como estrela maior, aliás, até parte atrás de Ozil.
      Gomes

  • Silva
    Posted Março 2, 2014 at 12:10 am

    Acho que o nome do Ronaldo também merecia fazer parte dos que veêm em 2014 a última tentativa para uma bola de Ouro.

    Quantos aos citados só mesmo num futuro um pouco distante. Não os vejo capazes de competir com o Messi, que apenas têm 26 anos.
    Na minha opinião, apesar de serem bons jogadores tecnicamente aliando à boa capacidade de finalização, tal e qual ao Ronaldo, falta-lhes algo, que actualmente só vejo em um ou dois jogadores. A magia de os ver jogar. (quando o Markovic está em dia sim, sinto que tem um pouco disso. Tenho pena que o Jesus, não saiba tirar total partido disso)

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 2, 2014 at 12:14 am

      Por acaso não concordo. A capacidade física do Ronaldo poderá ser uma vantagem para ele. Acredito que se mantenha no topo até aos 32-34 anos.

    • João Lains
      Posted Março 2, 2014 at 1:40 am

      O rendimento do Ronaldo não dá mostras de cair e aos 29 anos ainda vai sendo capaz de se superar. É normal que com o avançar da idade se espere cada vez menos, agora não coloques a fasquia tão baixa. Ele é um atleta perfeito que conseguirá manter um nível que lhe permite estar no pódio da bola do ouro por mais uma ou duas ocasiões. Estamos a falar de um top 3, porque entre os 10 melhores, ainda lhe será um desafio fácil para os próximos dois ou três anos (2016). Repara no Ibrahimovic.

    • Silva
      Posted Março 2, 2014 at 4:32 am

      A nível de capacidade física, penso que já se tenha notado alguma diferença este ano que passou. Ronaldo sempre dentro da área a encostar lá para dentro, portanto já nem com a desculpa do ser um extremo lá vão.

      Vai continuar com a única coisa que realmente o destaca. O número de golos. Mas para mim, o futebol não é apenas isso.

    • Silva
      Posted Março 2, 2014 at 12:15 pm

      @joao, isso dizem vocês que se baseiam apenas no números dos jogadores para receber ou não a bola de Ouro

    • João Lains
      Posted Março 2, 2014 at 1:01 pm

      Não sou eu que escolho os critérios. Mas porque é que lançaste essa questão? Achas que a sua nomeação foi injusta? Em termos de performance individual, ninguém o superou em 2013, por isso ele foi um justo vencedor. Os golos não são apenas números, são influência, preponderância, capacidade de resolver uma partida a favor da sua equipa quando as coisas se complicam.

    • Mateus
      Posted Março 2, 2014 at 4:03 pm

      O Ronaldo é o Lebron do Futebol, atletas perfeitos, vão durar no mínimo mais cinco anos

      Mateus

  • Mah Med
    Posted Março 2, 2014 at 12:29 am

    gostaria que fizessem um exercício , vamos imaginar que , bernardo silva, carlos mane, Eric dier , Ivan cavaleiro, toze, iuri Medeiros etc…, em vez de terem nascido na em portugal e teriam nascido na Holanda ou na servia , vejamos o craque do Benfica ja era titular desde dos 16, zakaria labyad que passou pelo sporting desde os 16(era mais novo que o ilori por exemplo), zakaria bakali tem 16 e joga com regularidade , ola jonh joga desde dos 17, classie desde os 17, o dinamarquês vitkor fiksher( acho que assim que se escreve eheh)17, sem quer dizer que chegaram ao mesmo patamar eu acho que mane e markovic sao jogadores muito parecidos entao vejamos a principal característica de ambos nao e velocidade no espaço extremos rapidos, no espaço a muitos, mas jogadores que sao rapidos e virtosos com a bola no pe como e caso do jovem extrmo do sporting e o servio do benfica , a grande diferença entre ambos e que aos 16 ja jogava derby's com o estrela vermelha e outro andava na equipa b' em portugal a medo de por os seus talentos a jogar e por isso eles demoram sempre mais a soltarem se e afirmaram se a nivel nacional e internacional , vejamos o servio nao tem medo de partir para cima de ninguem seja o defesa em frente o maldini ou bruno cortez pois ele ja se soltou e ja perdeu o medo de falhar em quanto que mane pensa um milhao de vezes antes de partir par cima do defesa e que se o rapaz perde a bola a sempre um iluminado qualquer que vai começar a chamar fuço. brinca na areia etc… os clubes e metalidade da nossa sociedade impede infelizmente que alguns jogadores possam antigir o maximo das suas qualidades, se bernardo silva joga se na holanda teria fortes hipoteses de ser chamado a seleçao da laranja mecanica pois nao ha medo em apostar na juventude exemplo disso foi terem levado o jovem jetro williams ao europeu . Eric dier sera inferior a kourt zouma , bruno indi ou de vrij ? eu nao acho mas se o sporting amanha anunciasse a sua contratação destes 3 em cima referidos, portugal vinha abaixo facebook vinha abaixo porque nao se da o mesmo valor aos que estam conosco? ola jonh e superior a ivan cavaleiro? nao acho sao ela por ela mesmo assim so foi aposta quanto o benfica começou a epoca a perder pois ouve uma avalanche de criticas ao trabalho de jesus e do presidente pois na opniao dos adeptos a qualidade da sua academia demasia boa para ser ignorada , benfica voltou a ganhar e o rapaz la voltou aos b's e para finalizar para contatar josue quando ha toze , como diria o tirica pior que este nao fica.
    minha previsao:
    hazard
    januaz
    markovic
    sl

    • Kafka
      Posted Março 2, 2014 at 12:51 am

      Plenamente de acordo Mah Med, só em Portugal é que um jogador só pode jogar na equipa principal a partir dos 20 e tal anos…o Maldini foi titular do Milan aos 17 anos…o Raul titular do Real aos 17 anos…o Seedorf titular do Ajax aos 16 anos…o Van der Vaart titular so Ajax aos 17 anos…o Robben titular do Groningen aos 17…o Akinfeev titular do CSKA aos 17 anos…o Buffon aos 17 no Parma…o Neymar aos 17 anos no Santos…e podia estar aqui o resto da noite a dizer nomes…todos eles titulares das respectivas equipas e não foi por isso ficaram pior jogadores ou comprometeram, pelo contrário…só em Portugal é que há o preconceito com jogadores de 17 anos, e aos 17 em vez de ja estarem na equipa principal, andam a jogar nos juniores, enfim

    • Mah Med
      Posted Março 2, 2014 at 1:31 am

      o problema muitas vezes são os paineleiros que nada percebem de futebol a mínimo erro crucificam um jogador olha o Carrilho na minha opinião ate foi dos melhores mas como e constantemente crucificado saiu num coro de assobios , dou te o exemplo shikabala no contragolpe da tvi 24 nao me lembro quem foi disse que o egipicio nao tinha vingado na grecia o que era mentira pois era dos jogadores mais acarinhdos pela sua massa associativa falam sem saber , nelson oliveira foi morto por parte dos adeptos mas principalmete pelos jornais , bem lembro de ver jornais apos 2 jogos colocarem o nelson a valer 20 milhoes!! no jogo do chelsea foi manchada pois acabou por custar umas meias finais ao seu clube, subiu lhe a cabeça….

    • Silva
      Posted Março 2, 2014 at 4:41 am

      @kafka, eram outros tempos no futebol, onde o dinheiro não reinava metade do que reina hoje.

      Mas não se ponham a criar um bicho de sete cabeças, porque não é só em Portugal que esse problema acontece. Vão lá ver, quantas são as equipas de Champions que têm putos de 18 ou 19 anos a jogar na equipa principal, com a nacionalidade do país do clube. No máximo, meia dúzia de casos, impostos pelos adeptos tal como aconteceu no caso do Cavaleiro.

    • Rui Roldão
      Posted Março 2, 2014 at 12:05 pm

      O mané pode ser bom mas ta a anos luz do markovic.o mane e suplente do helder costa nos sub.20 enquanto o markovic já é desde o ano passado titular da seleção A da Sérvia
      Eu defendo que muitos destes jogadores do Sporting parecem ser de outro mundo pq o plantel este ano e muito mau(o ivan cavaleiro era titularissimo e o "novo Ronaldo"
      neste Sporting)vejam os exemplos do brumo e do llori que sairan do Sporting e já n se houve falar deles

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2014 at 2:58 pm

      o ilori foi para um clube que tem agger, skrtel, touré e sakho como soluções para a posição de central, claro que nao iria ser aposta e seria emprestado a um clube da dimensão dele para evoluir por isso nao se ouve falar. o bruma ta lesionado, mas antes da lesão era titular no gala que esta agora a discutir a passagem para os quartos da champions.

      Luis M

    • Mah Med
      Posted Março 2, 2014 at 3:05 pm

      rui roldao, eu mesmo referi que servio esta a uns furos acima , essa do helder costa ser titular por favor…, cavaleiro, silva se tem talento por ter medo dos lançar? ontem o malman nao faria menos que o magrao( jogou bem ate) se malman e o futuro metam no a jogar!

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2014 at 12:55 am

    muito bom este post, concordo com tudo o qe foi dito…mas até acabar o reinado ronaldo/messi ainda surgirao novas vedetas do futebol :D
    Fernando F

  • Kacal l
    Posted Março 2, 2014 at 1:12 am

    Excelente e interessante post com uma comparação curiosa, mais um da Inês, Obrigado. :-)

    Quanto á Bola de Ouro, os próximos anos ainda serão dominados por Ronaldo e Messi, alguns até podem andar perto (Ribéry, Ibra, Iniesta, etc), mas no fim estarão sempre os dois em grande vantagem, essa é a minha convicção, há alguns nomes como: Suárez, Aguero, Bale, Ozil, etc, etc, que podem lutar pela 3ª vaga nos próximos anos, mas para serem melhores do Mundo só com títulos colectivos e fazendo épocas excepcionais a nível individual, senão têm poucas hipóteses.

    No futuro, o trio Hazard, Neymar e Gotze são os favoritos a ganhar a Bola de Ouro, depois vêm outros jovens como: Pogba, Óliver, Isco, Jesé, Draxler, Thiago Alcântara, El Shaarawy, o próprio Januzaj, Markovic (coloco-o nesta lista), etc, num patamar abaixo.

    Em termos de Portugueses, não será fácil algum ganhar a Bola de Ouro, mas o Bruma é o favorito, depois surge o Rafa, Rony, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, penso que são os únicos com potencial para ganhar a Bola de Ouro.
    Nos "Portugueses", o Quintero tem potencial para tal, mas está ainda muito longe disso, o Iturbe não dá para dizer, o Carrillo e o Kelvin não me parece que cheguem lá, mas é a minha opinião, vale o que vale, vamos ter de esperar e ver, o talento e a qualidade não é tudo, muito menos o potencial, há outros factores que podem alterar estes "favoritismos" de um momento para o outro.

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2014 at 1:19 am

    A analogia até podia ter piada, mas esqueceu-se de um pormenor Inês…

    Nos Óscares, existem prêmios para Realizadores, filmes e argumentos, que quando são bons ou fazem um bom trabalho, transformam actores desconhecidos em vencedores de Óscares. No futebol, Ronaldos ou Messis constroem eles próprios os argumentos e podem transformar qualquer partida banal em algo épico e imortal, independente do realizador. Todos os outros jogadores precisam de um suporte que os transforme em algo diferente dos restantes… De certo que se lembra quem foi o jogador da bola de ouro de 2004???

    Os jogadores que menciona como futuros Bola de Ouro são mais como Brad Pitts ou Tom Cruise, ou seja, são bons mas só terão o seu Oscar quando participarem num grande filme ou forem realizados por um mestre ou quanto tiverem um grande argumento e dirigidos por um treinador competente.

    Depois de Ronaldos ou Messis, qualquer um dos que mencionou são actores de Blockbusters ou filmes de franchise (talvez estou a ser um pouco duro com Neymar). Espero que, tal como os actores, alguns tenham a sorte de entrar no projecto certo… Hazard está no caminho certo devido ao treinador, tal como Ronaldo teve anteriormente Fergunson…

    Existem tantos imponderáveis na sua análise que de tão subjectiva é inócua. Tal como um mau filme, onde os argumentos da notoriedade dos actores não produzem uma boa história.

    E até admiro para alguém que tanto critica o Paulo Bento, não dê valor à realização… Afinal ele nem deve se preocupar com isso porque tem o melhor do mundo.

    Dispenso de comentar os potenciais futuros portugueses, porque acredito que tal como no cinema, não existe potencial, ou são ou não são. E para mim os que mencionou, não são… E só serão enquadrados num grande argumento, realizados por um grande realizador e em que o resultado conjunto seja um grande filme.

    Nuno

  • João Lains
    Posted Março 2, 2014 at 2:04 am

    Hazard, já é a estrela da sua equipa. Gotze, está na melhor equipa do mundo e estará sempre envolvido nestas votações, mas falta lhe o papel de principal protagonista que o belga já tem e que por exemplo Neymar dificilmente conseguirá ter com a presença de Messi. Por isso, restringindo me apenas aos jogadores com menos de 23 anos, Hazard é o que está melhor posicionado porque é o melhor jogador da sua equipa (campeão inglês?) e também da sua selecção de quem se espera o melhor.

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2014 at 8:57 am

    Bom post, mas acho que e sempre ingrato falar de "melhores jogadores" quando a produtividade e exposicao dos atletas esta sempre tao dependente de factores que lhes sao alheios, como a forma dos respectivos clubes, sistemas tacticos dos treinadores etc.

    Na actual "primeira linha" do futebol ha uns quantos injusticados que ja mereciam uma nomeacao e que foram deixados de fora pela Ines. Jogadores como Rooney, Di Maria, Hulk, Falcao, Cavani, Lahm, Schweinsteiger, Reus e Thiago Silva sao todos eles merecedores de um lugar em qualquer lista de estrelas maiores mas parecem constantemente afastados dos premios individuais.

    Da actual geracao jovem, penso que tambem falta falar de Oscar, Fernandinho e Marquinhos para equilibrar as contas do Brasil contra as geracoes de oura da Alemanha e Espanha e ver o que acontece com Pastore e Lamela da Argentina que estando a ser pouco regulares este ano sao ainda jovens que estao um nivel a frente da media.

    Finalmente em relacao aos portugueses fica sempre mais dificil discutir quem e que merece ou promete mais. Bruma nao tenho acompanhado recentemente, mas com a cabeca que tem duvido que va assim tao longe quanto isso, nao aos niveis de superestrela. Depois ha toda a jovem geracao sub-21 em que nomes como Bernando Silva, Rony, Bruno Fernandes, Mane e outros sobresaem. Destes claro que uns jogam em equipas "b" porque teem concorencia de varios jogadores do melhor que ha actualmente enquanto que outros teem mais espaco nas respectivas equipas principais porque ai a concorrencia e fraca. Quais serao estrelas maiores do futebol internacional nos proximos anos? Duvido que algum deles.

    Jonas

  • yellow box
    Posted Março 2, 2014 at 10:25 am

    Esqueceram-se de referir um nome: Oscar!
    E a do Carrilo e do Kelvin poupem-me!!!
    De resto muito bom….

  • JOao bnm
    Posted Março 2, 2014 at 12:02 pm

    Asério que compararam o Markovic com jogadores como Neymar, Hazard, Gotze e Pogba?
    poupem-,me

    • JN
      Posted Março 2, 2014 at 1:20 pm

      JOao, não há nada a fazer. Este exagero está entranhado neste país em relação aos jogadores que vão parar aquele clube. E quem afirmar com factos o ridiculo desta situação toda não percebe nada disto e é atacado.

      Basta comparar o tratamento que foi dado à exibição de ontem do William que teve o dobro da influência de uma exibição de Markovic que há 1 semana fez titulos que pareciam contos de fadas em todos os meios de comunicação.

      Alias no ultimo jogo na Liga Europa o Markovic jogou 25 minutos e compare-se o exagero que foi feito do que ele jogou, com a exibição que o William fez ontem durante 90 minutos.

      É só fazer uma comparação e rir do descaramento de meios de comunicação que se vendem como "imparciais" neste país.

  • Fernando
    Posted Março 2, 2014 at 12:05 pm

    Bom post da minha amiga Inês, sempre a dar cartas. Faltam nomes como Reus ou Oscar, mas se os fosse pôr a todos aqui, o texto nunca mais acabava. Daí dizer 'jogadores como', implica que há mais mas que não havia espaço para mencioná-los a todos. Dos portugueses, esgaio, paciência, André Silva, entre outros estão também entre os preferidos, mas lá está, se os referisse a todos, o texto nunca mais acabava…
    E para quem acusa a Inês de clubismo… Poupem-me, se há pessoa imparcial é ela.

  • JN
    Posted Março 2, 2014 at 1:21 pm

    DEIXEM DE SER PROTETORES DO MENINO QUERIDO E PUBLIQUEM!

    Markovic nessa fotografia tem de fazer rir qualquer um. Continua o ridículo.

    Ontem o William fez uma exibição tão ou mais influente que a do Markovic que levou o país à loucura, e não houve loucura nenhuma nem exageros, nem titulos que parecem fábulas da Disney, nada.

    "William destacou-se"

    Agora com o filtro à Markovic:

    "William a 7ª maravilha do mundo, um génio sem igual que está a encantar o mundo e está acima de todos, destacou-se"

    Continua o folclore.

    • Kafka
      Posted Março 2, 2014 at 3:40 pm

      JN,

      Tu não consegues ter uma comentário que seja aqui, que não seja destilares ódio e inveja sobre o Benfica e sobre o Markovic, enfim…mas continua, que ao menos fazes rir toda a gente aqui no Blog

    • Silva
      Posted Março 2, 2014 at 11:08 pm

      Uma coisa é ser o melhor no Sporting. Que não é muito difícil.
      Outra é ser dos melhores no Benfica ;)

  • Joao
    Posted Março 2, 2014 at 1:35 pm

    O Bruma, Rony, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rafa, Mané ou outros que enumeraram tem talento, mas se há atualmente um jogador portugues para ser o melhor do mundo (na sua posição) esse senhor chama-se William Carvalho. Estranhamente, ninguem o mencionou.

  • João Lains
    Posted Março 2, 2014 at 3:23 pm

    Há aqui gente que se esquece que o Markovic tem menos três anos que o Hazard ou dois que por exemplo o Gotze e o Neymar. Duvido que alcance o patamar de um destes três, mas neste espaço de tempo pode acontecer muita coisa, desde ser campeão com o Benfica na sua época de estreia, deixando-nos os pormenores e os rasgos de génio que nos tem vindo a habituar. Pode assumir o papel de protagonista principal na equipa do Benfica e fazer um brilharete na Liga dos Campeões. Pode, juntamente com uma geração recheada de talentos, ajudar a Sérvia a ganhar um lugar na fase final do Europeu de 2016. Pode ser transferido para um grande clube europeu por uma verba recorde e exibir-se ao mais alto nível num dos principais campeonatos com os seus tenros 21 anos (em 2015) e ainda aproveitar o Europeu 2016 como montra para todo o seu talento. Eu sei que estou a ser demasiado optimista mas tudo isto poderá vir a acontecer. Quando ele pega na bola, sinto sempre que dali pode sair uma coisa mágica. Não é o Maradona, mas é o Mar… kovic.

Deixa um comentário