Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estoril faz história (desde 2008 que os azuis e brancos não perdiam no Dragão) e praticamente afasta o FC Porto do título (portistas, que já estão em 3º, podem acabar a jornada a 7 pontos do Benfica); Adeus de Fonseca (o VM foi o único a dizer desde o 1º dia que era um erro de casting)? Jackson também não está a corresponder; Evandro voltou a destacar-se no conjunto de Marco Silva

FC Porto 0-1 Estoril (Evandro 78′)

Quando toda a imprensa e comentadores de futebol rejubilavam e diziam maravilhas de Paulo Fonseca, quando este assinou pelo FC Porto, o VM foi o único a dizer que os azuis e brancos tinham errado na opção e que Vítor Pereira era muito superior ao ex-Paços (ler aqui). Posto isto. Triunfo histórico do Estoril (1.ª vitória dos canarinhos no Dragão), que destrói o registo caseiro dos portistas, isto porque o último desaire havia sido em 2008, na altura frente ao Leixões (2-3). Evandro fez a diferença de penálti e o FC Porto pode ter dito, aqui, o adeus ao título, isto porque os azuis e brancos podem acabar a jornada a 7 pontos do Benfica (caso os encarnados derrotem o Vit.Guimarães amanhã). Este até não foi um dos piores jogos dos elementos de Fonseca (oportunidades de golo não faltaram), mas a equipa portista nunca pareceu tranquila nem segura em campo (muitos erros, assobios e passes errados), algo que um Estoril objectivo (mesmo acusando o desgaste na 2.ª parte) aproveitou e de que maneira. Em termos individuais, Quaresma foi um dos melhores (tentou desequilibrar e testou várias vezes Vagner), os laterais Danilo e Alex Sandro não deixaram de lutar (boas prestações dos dois), enquanto que Mangala comprometeu (incrível a facilidade com que erra nos lances). Jackson teve mais uma exibição miserável (rei dos falhanços há vários jogos), sendo que Herrera não esteve tão influente como vem sendo hábito. Nos canarinhos, Evandro voltou a estar em grande (espalhou qualidade na 1.ª parte e deu a vitória), Carlitos também fez um bom jogo, enquanto que Tiago Gomes sofreu muito com Quaresma.

No que diz respeito ao encontro, os primeiros minutos denotaram um Estoril pressionante (Balboa, Babanco e Carlitos dificultavam a saída de bola portista), sendo que depois o FC Porto equilibrou e assumiu as contas do jogo. Josué e Varela incomodaram Vagner, enquanto que os canarinhos, embora com um futebol objectivo, com boas jogadas ao primeiro toque, conseguiam instalar-se no meio-campo dos dragões, mas foram raras as ocasiões perto de Helton. No segundo tempo, o FC Porto surgiu mais adiantado (na primeira parte houve uma grande distância entre sectores), e dominou claramente as incidências do encontro. As oportunidades de golo foram surgindo com alguma regularidade, com Quaresma em grande destaque. O extremo português esteve bastante activo, mas Vagner ia negando o 1-0. Jackson teve, no mínimo, 3 bolas de golo, mas a sua pontaria tirou folga (aliás tem estado ausente há várias partidas), para desespero dos adeptos portistas. Num ataque rápido, Evandro é derrubado na área por Mangala e o árbitro assinala penálti. Na cobrança o médio brasileiro não perdoa e faz o 1-0, gelando o Dragão. Até ao final, houve muita contestação nas bancadas, algum desespero portista ao lançar bolas na frente e um grande remate de Quaresma, apenas bloqueado nas mãos de Vagner.

Destaques:


FC Porto – Fonseca é só bater recordes. Quebrou o recorde de invencibilidade dos dragões em casa, registo que perdurava desde 2008, confirmou o 4.º desaire na Liga, algo que não aconteceu nas últimas 3 temporadas juntas do FC Porto. Temporada atípica dos dragões. Mais do que esta perda de pontos anormal (na era Vítor Pereira, os azuis e brancos só perderam uma vez em 2 anos), a equipa demonstra uma insegurança e intranquilidade fora do normal, algo visível neste Porto de PF desde o início. Hoje até não foi um dos piores jogos dos dragões. A 2.ª parte foi positiva, mas a falta de ideias na frente, esclarecimento na hora de decisão e erros infantis na defensiva, fez a diferença. Individualmente, Quaresma (procurou desequilibrar e tentou tudo), Alex Sandro e Danilo rubricaram boas exibições (sobretudo no 2.º tempo), enquanto que Mangala e Jackson estiveram muito mal (o colombiano fez um jogo paupérrimo). Helton foi assobiado desde cedo e esteve intranquilo, sendo que Ghilas não foi a tempo de ter influência na partida (a expulsão de Mangala também não ajudou)


Estoril – 1.ª vitória no Dragão, 1.ª vitória de um clube nos últimos 5 anos e meio no terreno dos portistas (desde o triunfo do Leixões em Outubro de 2008 que ninguém superava o FC Porto), mas um prémio justo para uma equipa que desde que regressou à I Liga tem apresentado um futebol positivo (hoje até foi mais astuto que bonito), e demonstrado qualidade a todos os níveis (e esta época com as saídas, presença na LE, e mais pressão, não era de todo expectável que o conjunto de Marco Silva estivesse neste momento isolado no 4.º lugar apenas a 6 pontos do campeão nacional). Individualmente Evandro (marcou o tento decisivo e mostrou novamente muita qualidade) e Carlitos fizeram grandes exibições, embora esta não tenha sido um Estoril tão forte na sua principal virtude: transições ofensivas. Tiago Gomes teve algumas dificuldades frente a Quaresma, Balboa não conseguiu explorar os erros da defensiva contrária e Vagner esteve impecável (segurou os 3 pontos)

PS – Fonseca disse na flash-interview que vai falar com Pinto da Costa. É o adeus?

0 Comentários

  • kafka
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:12 pm

    Enorme Estoril, e agora mais que nunca temos que vencer amanhã para aumentar para 7 pontos de avanço

    E o Estoril com esta vitória põe fim a sequência de 81 jogos sem perder do Porto em casa para o Campeonato, mesmo assim, ainda longe do recorde global que já pertencia ao Porto de 119 jogos sem perder em casa para o campeonato

    • Hugo Noronha
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:19 pm

      porque só se olha para os possíveis 7 pontos de avanço sobre o porto e não se olha para o sporting que está a fazer uma boa época apesar de não estar tão bem nos últimos tempos?

      Temos de ser humildes, e jogar com garra para podermos ganhar!

      Mesmo 81 jogos sem perder em casa são muitos jogos, muito tempo e uma marca difícil de repetir mas não impossível.

    • Miguel
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:32 pm

      Hugo Noronha…adeptos como o kafka não olham para o Sporting porque dizem que o Sporting não os assusta…esperemos que assim continuem a pensar e que no final engulam um grande sapo ;)

    • kafka
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:35 pm

      Hugo,

      Eu não esqueço o Sporting, eu num comentário hoje aqui no blog frisei que não os descarto da luta pelo título, agora prefiro ter o Porto a 7 do que a 7 pontos, foi só nesse sentido..

    • kafka
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:52 pm

      Miguel,

      Quando falares de alguém, convém que saibas aquilo que dizes em vez de inventares, é que depois quem fica mal visto és tu, é só um conselho para o futuro, mas até te facilito o trabalho e deixo aqui os posts onde se há coisa que eu digo é precisamente o contrário, ou seja, que não descartava o Sporting da luta pelo titulo, mas pronto pode ser que para a próxima penses antes de escrever para não dizeres coisas sem sentido e caíres no ridículo

      https://visaodemercado.blogspot.pt/2014/02/sporting-consegue-reviravolta-em-vila.html#comment-form

      https://visaodemercado.blogspot.pt/2014/02/sporting-regressa-as-vitorias-exibicao.html#comment-form

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:45 pm

      Falando a sério, não digo com certeza que o Benfica vá ser campeão, mas com a diferença de pontos que está atualmente, com um Porto horrível e um Sporting razoável (mas como se viu na luz a diferença de qualidade individual é gritante para o Benfica), se nesta conjuntura o Benfica não é campeão será das coisas mais inacreditáveis que vi no futebol.

      Não tomem isto como arrogância, não digo isto por ser o meu clube mas simplesmente é o que me parece vendo jogar as 3 equipas e conhecendo a valia dos seus jogadores e treinadores.

    • kafka
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:03 pm

      Jeremy, senão tivéssemos ainda em 4 competições eu diria mais taxativamente que só por milagre não seriamos campeões, agora com o desgaste físico enorme que teremos, não descarto mesmo o Sporting da luta pelo titulo (nem o Porto atenção, pese esta derrota, dos 7 pontos perdidos a mais do que nós, 3 só dependem deles, portanto ainda estão os 3 na luta)

    • Bartolomeu
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:10 pm

      A única surpresa da época, para mim, é o excelente campeonato do Sporting. De resto, já sei que vou ao Marquês no final da época. E sei que irei mais do que uma vez.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:12 pm

      Kafka, eu também não digo com certeza…

      Mas algo posso já dizer, se não formos campões este ano é uma vergonha enorme para quem nos comanda e para os próprios jogadores…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:50 pm

      E para vocês adeptos também! Que peitoria que aqui vai.. Não se esqueçam dos milagres do ano passado! Feitos galifões outra vez, vocês não aprendem mesmo.

      André Corvo

  • filipe
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:14 pm

    Como é possível ainda ter este treinador….é preciso perder o campeonato para ele ter que ir embora

  • Reco
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:14 pm

    Então não metia o Licá ? Ai fonseca… assim não.
    Bom resultado para três equipas, Benfica, Sporting e Estoril (que fica a 6 pontos do Porto, e como a coisa anda…)

    Lenços brancos no Dragão…

    • Baresi
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:36 pm

      6 que são 5, o Estoril ganha vantagem com o FCP no confronto directo…
      E atenção que a equipa de Paulo Fonseca(?) tem duas saídas complicadas, a seguir, com o Arouca pelo meio, vão a Guimarães e Alvalade..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 4:46 am

      O Porto tem 42 pontos e o Estoril tem 36 pontos, logo se o Estoril fizer, nas jornadas que restam, mais 6 pontos do que o Porto, empatam em pontuação e é nesse caso que entra o pormenor do confronto directo, dando a vantagem ao Estoril.

      O Sporting é que o senhor poderá dizer que está, na prática, a 6 pontos do Benfica, devido à vantagem do último no confronto directo.

      Está um pouco confundida essa cabeça :p

      Cumprimentos,

      Bruno Gonçalves

  • L.C.
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:14 pm

    Enorme Estoril.
    Melhor equipa do campeonato fora de casa, a par do Benfica.

  • Mário M.
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:14 pm

    Uma palavrinha para Marco Silva: é fantástica a forma como surpreende tudo e todos e coloca 1 avançado quando se pensava que ia colocar o autocarro. Teve coragem e colheu os louros, que senhor.

    • RiefSilva
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:27 pm

      Sem tirar mérito ao trabalho do Marco Silva, no inicio da 2ª parte o Porto estava a fazer boas jogadas, e parecia estar mais próximo do golo. Nesta altura PF decide tirar aquele que estava a ser o melhor médio, e a aprtir daí o Porto já não conseguia criar jogadas, começando o Estoril a criar oportunidades, minutos depois retira outro médio para colocar um avançado, e o Porto perde a já pouca capacidade de de segurar a bola, minutos depois sofre o golo, e depois disto esteve sempre mais próximo do se sofrer o 2º do que de marcar.

      Existe muito demérito do Porto e do Paulo Fonseca, que há muito que demonstra não ter capacidade para inverter este momento negativo e as suas opções parecem sempre em desespero.

      Paulo Fonseca é um bom treinador, mas claramente não estava preparado para o peso de treinar o Porto.

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:35 pm

      Era precisamente a isto que me referia. 70 minutos a recusarem-se a jogar futebol, 71 minutos lança um avançado para, claro, aproveitar o desgaste zero de uma equipa que passou o remanescente do jogo no chão – brilhante!

  • Luis
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:15 pm

    ahah. O próximo treinador deverá ser o do Estoril, o que é uma pensa já que gostava de o ver no Benfica

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:17 pm

    Penalty e expulsão no Dragão para o 0-1??

    Falta pouco para chover rãs e termos uma praga de gafanhotos!

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:57 pm

      Até parece que o Marítimo não ganhou 1-0 ao Porto de penalty.

      Sou do Benfica mas essa conversa já chateia, queixam-se quando os árbitros estão bem (como hj e ontem), queixam-se quando estão mal e quando são beneficiados dizem que é porque vão prejudicar o Sporting.

      Não será mais interessante falar de futebol?

    • Marco
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:00 pm

      pois é, vez de virem com conspirações absurdas sobre arbitragem e falassem de futebol, não eram retratados desta maneira. O Porto há uns tempos atrás ganhava muito porque era uma grande equipa, nesta época ganha pouco porque joga muito pior. É simples.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:07 pm

      Concordo plenamente Marco…

      O Benfica tem perdido os campeonatos porque tem sido menos competente que o Porto (o ano passado eram equipas do mesmo nível mas teve que ganhar uma), não por causa de factores esternos…

      A diferença maior é que o Vitor Pereira era um bom treinador e o Fonseca é mau…

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:48 pm

      É estranho como uma arbitragem correcta consegue fazer saltar comentários como este… a favor ou contra o Porto, desde que seja correta, devia ser sempre assim.

    • antonio Silva
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:04 am

      O problema é que qd a arbitragem e incorrecta, a culpa e do Porto, quando é correcta, a culpa é do Porto, quando um jogador se lesiona, a culpa e do Porto, tudo serve para tirarem o peso da responsabilidade de apresentar resultados desportivos, o que se arrasta a anos! Enquanto isso festejam derrotas alheias

  • Diogo Duarte
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:18 pm

    Sinceramente já estava á espera disto, FCP a jogar muito pouco e o Estoril a manter a sua regularidade exibicional, mais uma demonstração de como o sr Paulo Fonseca nunca será treinador para um grande, mas apesar tambem fica demonstrado que este Porto não tem os argumentos de outros tempos,
    Por fim mas não menos importante nota positiva para o Estoril pelo feito que é ganhar no Dragão acrescido ao facto de ninguém o ter conseguido desde 2008 (6 anos sem perder em casa é qualquer coisa de fantástico) e pelos 3 pontos que têm outro valor emocional por serem conseguidos contra um grande.

    PS: Parece-me cada vez mais que este Evandro encaixava que nem uma luva no lugar de André Martins no SCP e bem que daria jeito neste momento!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 3:55 am

      Nem mais! Há meses que digo que o Evandro é o ideal substituto de André martins! e não o vitor silva dos enchidos…

      Ass: Joao Jorge

  • João
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:19 pm

    A "melhor equipa a jogar futebol em Portugal é isto" 10 minutos de futebol, 80 minutos dos jogadores do Estoril a pedirem falta, a implorarem falta, a pedirem assistência, a atrasarem pontapés de baliza, a atrasarem cantos, a atrasarem lançamentos de linha lateral, a protestarem esta decisão, a protestarem a outra decisão… O Porto perde aqui o campeonato e não se pode dizer que tenham estado bem mas como já prevejo as loas fantásticas que vão fazer aqui ao Estoril fica já aqui dito. O Estoril é a negação do futebol, a equipinha mais pequena de Portugal em tudo, porque em orçamento as outras também são pequenas, algumas bem mais pequenas que o Estoril – mas vão a jogo.

    Não digo isto por azia ou para defender a fraca prestação do Porto hoje, o Estoril faz a mesmíssima coisa contra Benfica, Sporting, Braga, contra todas as equipas que lhes tirem um bocado o tapete em termos de jgoar à bola. E só se agiganta contra as restantes. São 20, 25 minutos de tempo útil de jogo, com os cavalos da frente descansados em permanente defesa de 11, contra-ataque de 3/4, e 60/65/70/mais minutos de se recusarem terminantemente a jogar futebol.

    Uma equipa com alguns bons executantes, mais ou menos bem orientada, mas nada mais do que isso. É a uma equipa em Portugal que eu me sento para ver a bola e já sei que vou chegar passado hora e meia com 2 ou 3 minutos de futebol visto. E de mentalidade, de longe a mais pequena.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:27 pm

      Que comentário tão tendencioso meu deus, eu sei que não estão habituados a isto, mas por favor, também não é preciso ter as palas tão direitas. O Estoril tem-se exibido a grande nível e joga consoante o que o jogo pede.
      Gomes

    • Nuno
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:32 pm

      Bem que azia… Mais ou menos orientada não É Bem Bem Bem melhor orientada que o teu Porto… O Estoril defendeu bem e se é verdade que na 2ª parte foi mais defensivo, pelo contrário na 1ª parte lançou vários contra-ataques. Agora não peças ao Estoril para jogar em ataque continuado durante 90 minutos contra equipas como o Porto, Benfica e Sporting (o Braga não porque o Braga perdeu e perdeu muito bem porque o Estoril jogou em muito melhor e em ataque continuado contra o Braga…ao contrário do que dizes). Dizer que o Estoril é a equipa mais pequeninha de Portugal só demonstra mesmo muita azia e mais valia teres comentado a frio e não a quente…

    • Baresi
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:39 pm

      Excelente comentário João.
      Muito perspicaz, sim senhor…

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:40 pm

      Não, nenhum jogo pede que o Wagner tenha um estiramento aos 43 ou 88 sempre que o resultado interessa e pareça o Exterminador Implacável quando está a perder nenhum jogo pede pontapés de baliza de meio minuto, nem lançamentos laterais que passam pela mão de 3 jogadores diferentes. Nem nenhum jogo de futebol merece o Carlitos. Quem diz mal do Alan, e com razão, reveja o jogo de hoje do Carlitos porque só à conta dele foram uns 5/6 minutos de jogo parado.

      O Estoril tem tido bons resultados. O Gil Vicente já fez muitíssimo boas exibições este ano, como o Nacional ou o Vitória de Setúbal, simplesmente têm o handicap de fazerem 90 minutos e não 10 ou 20 por semana.

    • Baresi
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:47 pm

      Só uma coisa, o Estoril fora de casa tem 10 jogos, 7 vitórias, 2 empates e uma derrota…
      Deve ter esta táctica do autocarro/passar tempo/ anti-jogo muito aperfeiçoada…

    • Tiago Ribeiro
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:48 pm

      o helton faz o mesmo e não te vejo reclamares

    • Tiago Ribeiro
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:48 pm

      o helton faz o mesmo e não te vejo a reclamar

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:02 pm

      Não faz, não. Aliás, Benfica, Sporting e Porto jogam nas competições europeias com equipas com outras armas, outros orçamentos, e não fazem isto. As equipas do Jaime Pacheco passavam o jogo a distribuir lombo e por mim está óptimo, cabe aos árbitros cumprirem os regulamentos. Nem no próprio Estoril, os jogadores alinham todos pelo mesmo diapasão. Mas que a maior parte da equipa só se dedica a limar relva jogos inteiros, isso é um facto.

      De qualquer forma, só questiono a adjectivação com que foram brindados imediatamente aqui, o facto de o Helton, ou o Heldon, ou o Elton, ou o Weldon fazerem x, y ou z é completamente irrelevante. Da mesma que os resultados fora interessam para a conversa exactamente o mesmo que os resultados em casa, no trabalho ou de férias. Nada.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:13 pm

      Você vive em que Planeta? O Estoril pode ter perdido tempo, como faz o Porto se estiver a fazer um bom resultado contra uma equipa mais forte fora, mas comparado com outras equipas da nossa liga não foi nada de anormal… Vá rever os últimos minutos do Benfica-Belenenses e veja o que é perder tempo.

      Para ajudar a isso o árbitro deu 3 minutos na primeira e 4 na segunda, não sei onde está a sua razão de queixa…

      Se acha que o Amado estava a simular, gostava que o Mangala lhe entrá-se de pitões ao pé para ver se você aguentava como 'um homem'.

      As farmácias ainda estão abertas se quiser adquirir rennie…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:51 am

      Hoje o Estoril teve mais cautelas mas também estava a jogar com o campeão nacional no seu campo por isso não me parece que seja algo anormal, mas reparem bem na maneira como já a ganhar e bem perto de fim ainda tentava fazer pressão alta e sair a jogar quando conseguia

      é uma equipa com boa mentalidade e que joga bom futebol, se o seu treinador tivesse ido para o porto no inicio da época se calhar nao estavam na posição onde estão

      João

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:20 pm

    Que exibição fraca, nunca vi o Porto a jogar tão mal, enfim é mais um recorde (negativo) batido pelo PF, depois de muitos que já conseguiu consegue quebrar a série de jogo sem perder no Dragão que durava desde 2008, é uma tristeza e agora podemos ficar a 7 pontos do Benfica, da forma como eles estão a jogar é quase impossível chegarmos ao titulo, não me acredito que deixem fugir novamente o campeonato e este Porto não tem capacidade para deixar de perder pontos até ao fim do campeonato, eu espero que o PF se demita porque se ele fica e somos eliminados da Liga Europa, então aí está o caldo entornado.
    O Estoril sem o Sebá e sem um PL veio ganhar ao Dragão e nem foi preciso uma grande exibição, mais um erro defensivo que cometemos, ainda por cima o Mangala foi expulso e sofremos as consequências, não percebo a ideia de ter um central no campeonato (Abdoulaye) e outro na Liga Europa (Maicon), o Danilo esteve mal, arrancava sem a bola chegar a ele ou então esquecia-se da bola, na frente o Jackson foi novamente muito perdulário e esteve muito desconcentrado, gostei do Quaresma que se esforçou e tentou tudo, o Evandro fez realmente uma boa exibição e continuar a mostrar que merece o "salto", acima de tudo têm um treinador de grande qualidade e têm um colectivo forte e unido e mereceram ganhar, nós continuamos a nossa senda e ainda vamos ficar pior se o PF não for embora, ainda tenho a imagem dele (depois do golo do Estoril) a bater palmas e dizer vamos lá equipa, é uma vergonha, até mete dó.

    • Tiago Alves
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:29 pm

      O porto perde jogo no momento que o PF volta a fazer a asneira de tirar o Josué(melhor em campo até então) e colocar o C.Eduardo.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:27 am

      Tiago Alves,

      Não podia estar mais de acordo, esqueci-me de falar no Carlos Eduardo que entrou mal contra o Frankfurt ou Leverkusen (já nem sei… :-D) e agora voltou a entrar mal contra o Estoril, tem estado a jogar mal e nos grandes jogos não mostrou nada, foi só fogo de vista e mete-lo hoje foi mais um erro do PF.

  • João Dias
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:20 pm

    Não concordo com o VM quando diz que o Vítor Pereira é superior ao Paulo Fonseca.
    É verdade que os resultados podiam ser outros, mas não podemos ignorar o fantástico trabalho que fez no Paços de Ferreira. Levou -o ao 3º lugar. Repito. 3º lugar. Um dos orçamentos mais baixos da liga.Nunca tinha visto nenhum treinador fora dos 3 grandes a fazer tão esplêndido trabalho. Não podemos branquear esta proeza.

    • janp12
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:30 pm

      Também concordo com o que diz.
      A maior diferença que vejo entre os 2 é a maneira como vivem o futebol, mas isso não conta muito:
      Venha o diabo e escolha ;)

    • Pedro Chambel
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:33 pm

      Factor pressão é muito grande, ha treinadores que nao aguentam isso, e este é um desses, treinar o Paços nao e o mesmo que treinar o FCP

    • RiefSilva
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:41 pm

      O VM diz que o VP é superior a nível táctico, e nesse aspecto concordo plenamente. PF é um bom treinador, baste ver o seu percurso, mas já demonstrou que não estava preparado para este desafio.

    • vsn7647
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:43 pm

      Manuel Cajuda já ouviu falar ? E tambem ha o caso do Domingos na 1ª epoca do Braga !

    • Nuno
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:43 pm

      Eu discordo contigo. Mesmo o ano passado eu dizia que o Paulo Fonseca nunca seria um treinador para o grande e o Vitor Pereira era muito melhor terinador por uma razão muito simples…O Vitor Pereira procura um futebol ofensivo (mais apoiado e em posse de bola ao contrário de Villas Boas e mesmo Mourinho que são mais de transições rápidas) enquanto que o Paulo Fonseca conseguiu um 3º lugar com base num futebol defensivo (e beneficiando de uma época extremamente atipica do Sporting e de alguma maneira do Braga mas disso o Paços não teve culpa).

      Ora uma equipa como Porto, Benfica e Sporting não pode ter treinadores que se preocupam mais em defender…e o Porto hoje está a sofrer com isso (duplo pivot defensivo é à equipa pequena como o Paços fazia o ano passado) tal como o Sporting sofreu com Carvalhais, Paulo Sérgios (quem é que não se lembra dos discursos de Paulo Sérgio depois de perder e dizer que teve mais oportunidades e que merecia ganhar tal como o PF faz…) e Jesualdos Ferreiras (sim este é também um treinador defensivo…).

      Posto isto…Paulo Fonseca fez um excelente trabalho no Paços tal como o Jaime Pacheco fez co o Boavista…bons treinadores para equipas de dimensão menor e em que o mais importante é não sofrer golos e só depois marcar…

    • Pedro Fernandes
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:09 pm

      nuno, isso do duplo pivô ser de equipa pequena é que tenho de discordar. há muitas e boas equipas que jogam dessa forma e não são necessariamente pequenas, como por exemplo o bayern de heynckes ou até borussia dortmund.
      a dinâmica e as características dos jogadores é que fazem a diferença e qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que o porto tem de jogar com um médio-defensivo (fernando, claro está) com dois jogadores mais ofensivos à sua frente!

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:55 pm

      VP tinha a parte defensiva muito mais forte e era daqueles que sabia gerir uma vantagem, algo que não acontece com PF. O resto também é proveniente do que se passou no final da época, cortaram-lhe as pernas ele não tem muita forma de andar, mesmo com a vinda de Quaresma, não é o suficiente. Agora tem é gente parada no banco que pode melhorar o jogo do Porto, embora não sendo nenhum james ou moutinho, têm sempre o Quintero para o meio e o Ghilas que já se viu que pode fazer de extremo em situações de menor rendimento de varela/quaresma.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:54 am

      fez um bom trabalho no Paços de Ferreira mas o futebol nao era propriamente fantastico, era uma equipa muito de contra ataque, o que não resulta numa equipa como o porto, e que acabou por ter a sorte de ter um braga e sporting fracos o ano passado

      João

  • Paulo Miguel
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:22 pm

    Acho bastante precipitado quando falta ainda muito para jogar, dizer que o Porto pode ficar afastado do titulo, ainda para mais depois de duas vezes consecutivas em que o adversário directo levava uma vantagem consideravel, mas a continuar a jogar assim, será provavél que isso aconteca.

    • mpcp
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:30 pm

      so que agora com a chegada do bruno de carvalho os arbitros deixaram de virar a cara. o mesmo lance que dita a derrota hoje aconteceu milhares de vezes estes 30 anos resultando em falta ao contrario por simulação!
      Mais 1 palavra para o central dos 70 milhões… que continue que é muito bom!
      Estou de acordo com paulo miguel visto ainda faltar muito tempo!

    • benficasempre
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:37 pm

      Sim agora os arbitros devem tar com um medo do Bruno… É mais porque desta vez tem dois adversários à frente, sendo que a equipa está a jogar pessimamente e que agora pode haver um choque psicológico

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:42 pm

      Infelizmente os penaltys sobre o Danilo e Quaresma e os lances de Jackson isolado para a baliza invalidados por falta do "Matique" continuaram a acontecer como há 30 anos mesmo com o Bruno de Carvalho. O que é pena.

    • Paulo Miguel
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:16 pm

      Oh João a sério? Não me digas que o "excelente" momento de forma do porto se deve ao jogo da Luz?
      Depois de ler aquele comentário sobre o Estoril (ou Borussia de Dortmund, quiçá) já espero tudo.

      A verdade é que voces não estão nada habituados a este tipo de situações e há que arranjar um bode expiatório. Primeiro um Pinto da Costa que esta época anda mansinho nas declarações e na guerra aberta ao clube da Luz que tanto faz os adeptos rejubilarem-se. Depois o caso Fernando, que numa situação normal já tinha encontro marcado com o martelo. Isto numa boa fase á la Pinto da Costa nunca aconteceria. E ainda vamos falar em arbitragem?

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:45 pm

      Paulo, caso não tenha percebido, o comentário era em resposta ao mpcp e não ao seu. Parece-me bastante óbvio.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:58 pm

      óbvio que o Porto não está afastado do título, mas este ano existe mais uma equipa para complicar as contas, daí ser mais complicado que os anos anteriores, não esquecendo que uma dessas equipas está apenas focada no campeonato e a outra tem plantel suficiente para rodar a equipa de forma correcta para todas as competições.

  • janp12
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:22 pm

    "Jackson também não corresponde" – acho que não tem sentido fazer esta observação. Acho-o um grande jogador, mas como é óbvio, quando uma equipa não funciona, não vai ser um ponta de lança a salvá-los sempre.
    QUARESMA – nota positiva mais uma vez para este jogador, vai levando o FCP ao colo apesar de hoje não ter conseguido contrariar a corrente.
    MARCO SILVA – (como benfiquista que sou) não me importava nada de o ver no Benfica futuramente apesar de gostar do JJ. Desculpem a expressão, mas se o visse no FCP ficava com grande AZIA!

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:02 am

      Gosto da maneira de como o Marco pensa, no entanto, odeio a maneira como reage. É daqueles treinadores que explode rápido, e fala das arbitragens constantemente sem dó nem piedade, mesmo com razão, acho que é algo que fica mal caso esteja num grande. (dito isto estou a criticar os grandes que o fizeram esta época, se não estou em erro, foram mesmo os 3)
      No entanto, se há pessoa que gostava de ver no lugar de JJ, era o Marco.

  • Octavio
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:22 pm

    O Mangala ainda continua a valer 50 milhões? E novo Deco (Carlos Eduardo), quanto é que vale? E Ghilas, já abateu os 4 milhões por metade do passe? O Scolari já reservou os lugares dos laterais de 30 milhões? E o Dortmund, já deu os 40 milhões pelo Abdoulaye?

    O Porto joga ZERO. E não mudou nada desde do início da época. Só que agora começou a perder pontos. O único joga (e só a 50% das suas capacidades) é o Quaresma.

    O Benfica, ganhando amanhã, pode mesmo reservar o Marquês. Se o Benfica fosse agora ao Dragão jogar para a Taça da Liga, o Fonseca nem tinha coragem de aparecer.

    • janp12
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:28 pm

      Não esquecer o Sporting que está com uma energia incrível e continua moralizada: ontem com mais uma reviravolta!
      Quanto ao valor de cada valor que enuncia: é normal que quando uma equipa joga mal todos os jogadores saiam desvalorizados, mas não deixam de ser bons jogadores como Fernando, Danilo, Alex Sandro, etc etc

    • Marco
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:36 pm

      esse raciocínio é algo absurdo, se a equipa não funciona logicamente que os jogadores não potenciam as suas qualidades e acabam por parecer piores. Por esse andar, terias que vir aqui dizer o mesmo dos jogadores de Inter, Milan, Man Utd, Leverkusen, etc… em cada uma das muitas vezes que a equipa perde.

      Claro que o Porto joga zero, mas há muita qualidade no plantel (da mesma forma que também há alguma banalidade).

    • João Martins
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:38 pm

      eu este ano duvido sinceramente que o porto seja campeao , mas e ridiculo que ainda hajam benfiquistas com a tua mentalidade
      Ja fizeram reservas durante 2 anos e depois nao compareceram. Sejam humildes , porque eu ja vi este filme varias vezes . este ano o final talvez seja diferente , mas eu , nem falava se passasse pela humilhacao dos anos anteriores. reservem la o marques . continuem com toda essa arrogancia.
      depois no futuro tenham alguns dissabores

    • Octavio
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:40 pm

      Claro que são! Mas o problema é que o momento das equipas conta muito.
      Adrien há 1 ano valia quanto? E agora? O Cédric, tantas vezes criticado aqui no VM?

      O momento é tudo. E não se pode oferecer esses valores por esses jogadores, quando não estão a jogar nada.

    • RuiCosta
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:53 pm

      Duvido muito que este tal Octavio seja benfiquista. É que ainda não vi nenhum benfiquista a dar o titulo como conquistado e agora aparece este individuo aqui a dizer isto!

      Alias, possiveis 7 pontos não ditam nada, o que pode ditar o principio de alguma coisa é a falta de qualidade da equipa do Porto. E ainda há o Sporting.

    • Pedro Fernandes
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:12 pm

      como diz o meu treinador que por acaso foi jogador profissional no boavista e paços de ferreira: futebol é momento!

    • Luis Rosa
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:15 pm

      João Martins, pior que arrogância são generalizações.

      O Octavio é arrogante, mas o Octavio só fala por ele e não está aqui a representar nenhum benfiquista.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:19 pm

      E o Rooney e o Van Persie também são bons? É que se fossem, pela sua lógica, o Manchester não estava tão mal…

      Quando uma equipa é bem treinada os jogadores parecem melhores que o que são, quando o treinador não presta é o contrário.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:06 am

      Muito sinceramente a mim parece-me um comentário de um Sportinguista, não vejo de forma alguma citar a palavra "nós" quando se refere ao Benfica e reservar o Marquês. Caso seja Benfiquista, devia ter um pouco de vergonha depois das épocas anteriores.
      Está toda a gente a esquecer-se do Sporting que, neste momento, tem superado quase todas as deslocações difíceis e onde os outros dois adversários directos sentem muitas dificuldades. (Estou curioso para ver o Benfica a jogar em Braga, ou mesmo em Arouca).

    • Fábio Valente
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:08 am

      Como benfiquista,acho muito sinceramente estranho dizer para reservar o marques, depois do que se passou na ultima época! O benfica tem deslocações dificeis, calendário apertado e está em todas as provas,
      Tem plantel de sobra para ser campeao e tem obrigação!
      Quanto ao jogo, não foi dos piores jogos do porto, mas continuam a cometer muitos erros defensivos e a falhar muitos golos!
      PF é o menos culpado, a equipa foi mal montada!

  • H Soares
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:23 pm

    Hoje até se viu um Porto a jogar razoavelmente bem em alguns momentos, no entanto não adianta bater mais no ceguinho. Os jogadores não rendem o que deviam render com este treinador.
    Nem é por hoje, mas ao longo desta época tem sido uma vergonha o futebol jogado, demos lhe tempo, arrancamos os cabelos de tanta paciência consumida, mas chegamos ao limite.
    Hoje só peço uma coisa a Deus, por favor faz com que o Pinto da Costa demita esta "treinador".

  • SwissMan
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:23 pm

    Pregunta ao VM : Disseram que o Paulo Fonseca foi um erro de casting. Agora se o Marco Silva for o escolhido para ser o novo treinador do Porto, pensam que vai ser uma boa escolha? Ou o Porto nececita um treinador com mais experiencia?

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:23 pm

    Mais alguém está a imaginar o Paulo Fonseca a treinar o QualquerCoisaysport da Turquia na próxima época e a lutar para não descer?
    Jorge dos Santos

  • vsn7647
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:25 pm

    Destaques : A lesão súbita do Gonçalo Santos , será que vai para o Porto ?
    Manuel Mota a 4º arbitro , já deve ser quase a 2ª casa dele o estádio do dragão este ano .
    Tirar o herrera que é jogador com a sua excelente presença fisica para segurar o meio no 4 4 2 é anedotico.
    Isto é so o karma a actuar sobre um senhor que no inicio do campeonato se achava dono do mundo com a sua arrogancia , não tenho pena nenhuma .
    Nota também para os adeptos do Porto que mais que adeptos do clube mostraram novamente que sao adeptos de resultados , imagino se tivessem como o Sporting teve o ano passado …

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:32 pm

      É por isso que até Dezembro tinham a melhor média de assistências e o super mega hiper Sporting deste ano ia em 3º, com o presidente a pregar sermões aos sócios em comunicado por não aparecerem nem pagarem quotas.

      Lógica sportinguista.

    • vsn7647
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:49 pm

      Com os arredondamentos estranhos feitos nos números das assintencias (https://www.publico.pt/noticia/o-curioso-caso-dos-arredondamentos-das-assistencias-no-estadio-do-dragao-1458279) mais as borlas que o Fernando Madureira dá pra lavar dinheiro não é dificil , e qualquer pessoa consegue ver que ha aldrabice nesses números , onde o Porto por exemplo contra o Penafiel não tinha quase adeptos numa lateral e apontou 17 Mil nas assistencias .
      Não fale do que não sabe e isso não refuta o argumento até porque se eu quiser digo lhe que o Sporting tem melhor media de assistencias porque ao contrário do Porto não é um "clube de Regiao" …

    • vsn7647
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:53 pm

      *melhor media de assistencias nos jogos fora .

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:04 pm

      Ena, então aqueles estudos todos que vos apontam para 3º clube.. deve ser uma região bem grande.

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:25 pm

    Despeçam-me imediatamente este treinador!!!
    Exibição paupérrima para variar!!!
    Eu sempre disse que o Vítor Pereira deveria ter continuado no FCPORTO para mim é um treinador que em termos tácticos dá 10 a zero ao Fonseca, só pecava em termos motivacionais.
    O Jackson Martínez, o Josué e o Ba foram uma nulidade, os homens que entraram não acrescentaram infelizmente.
    Parabéns ao Estoril pela vitória.

    • carlos
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:52 pm

      Saúdo um homem com a mesma opinião do que eu sobre o Vítor Pereira.
      Acho que há uma gritante falta de ideias nesta equipa técnica e, depois das recentes cómicas declarações de PF, a incompetência está patente. Na minha opinião, é a hora de mudar.

      E para os haters de Vítor Pereira, isto diz tudo: https://www.youtube.com/watch?v=mIUyHyyAO5k.

    • Tiago Alves
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:30 pm

      Josué foi uma nulidade? Foi o melhor em campo até sair…

    • Rabensandratana
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:23 am

      Tiago Alves, o Josué não exerce pressão sobre o portador da bola, raramente desequilibra, apenas fez um grande passe para para a desmarcação do Jackson ou do Varela não consigo precisar com exactidão, de resto esteve muito alheado do jogo.
      Josué é um dos afilhados do treinador, e isso diz quase tudo!!!
      Atenção, respeito a sua opinião, apenas tenho uma opinião contrária.

    • Tiago Alves
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:14 am

      Pode não ser um jogador para ser titular no Porto, mas é dos únicos que nos últimos jogos tem deixado tudo em campo. PFonseca cometeu a mesma asneira de quinta e voltou a perder o comando do jogo.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:27 pm

    Sendo portista como sou vou ser vos sincero parece me a mim que o paulo fonseca ira hoje sair do porto e que quem o vai substituir caso o nosso presidente esteja atento sera o marco silva do estoril! Concordam? Ass: Diogo

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:27 pm

    Estoril desfalcado, e nem foi um Estoril demasiado forte e fiel aos seus princípios, este que ganhou no Dragão (na 2ª parte recuaram as linhas como não me lembro do Estoril ter feito nestas duas épocas que está na 1ª Liga).
    No entanto, enquanto Marco Silva mexe bem na equipa e lança Bruno Lopes (vendo que não tinha presença no meio campo adversário), o Paulo Fonseca não mexeu bem e as substituições não tiveram efeitos.

    A Flash Interview deixa antever uma possível saída nos próximos dias de Paulo Fonseca… entre Jesualdo Ferreira (temporário…) e Marco Silva, poderá estar o novo treinador do Porto.

  • Adam Van Loureiro
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:27 pm

    E ainda me criticam por dizer que Mangala não é aquilo que pintam, "físico de bradar aos céus" diz-se, o problema é não ter a mentalidade certa para usá-lo e com graves lacunas técnicas.

    Uma teoria: porque será que a única equipa que realmente incomoda aos grandes seja o Estoril? Talvez por ser um clube que joga o futebol como negócio, com a Traffic como fornecedora de jogadores, e não associa-se a um clube superior nem a esquemas com amizades, como por exemplo, o Paços de Ferreira. Se fossem todos os clubes como o Estoril. .

    Saudações.

    • Marco
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:31 pm

      se calhar porque está muito bem orientada, por Marco Silva, esse sim, o grande treinador que tem mentalidade ganhadora para treinar um grande.

    • Baresi
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:12 pm

      Ainda há pouco tempo se dizia maravilhas dele, um central de classe mundial. É só ir ao post do jogo do Frankfurt (ou Leverkusen, ou Borussia) e ver o que se diz do francês.
      Este lance então é fenomenal, prejudicou a sua equipa de forma clara.
      Evandro estava numa posição descaída para a esquerda e apertada para fazer o golo, ao tocar no jogador do Estoril o vermelho era garantido.
      Foi o que aconteceu.

      Será que houve muitos olheiros de grandes clubes a ver este jogo?

    • Adam Van Loureiro
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:14 am

      Nem mais, Baresi. Acredito que estivessem poucos, só andam lá nos jogos importantes.

      Falava-se de venda astronómica pelo Mangala, acima dos 40M "oferecidos" por árabes megalómanos. . Tanto dinheiro por um jogador que não dá garantias? Que erra sucessivamente? Preferia um Nesta ou um Puyol ou um Ricardo Carvalho, classe e inteligência sobrepõe-se a físico. Sempre.

      E depois há o hiper pseudo-craque Jackson Martínez, que sinceramente está um nível inferior ao que querem atribuir, sem ninguém a dar-lhe a papinha pouco faz. Por exemplo Montero, não marca há dois meses, mas faz assistências, passes de ruptura, etc, e Jackson? Pois.

      E depois existem outros como Gaitán, Carrillo, Josué, etc. Mas são outras histórias.

    • Nuno F.
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:23 pm

      Adam Van Loureiro pode explicar de forma mais clara o que quer dizer com " E depois existem outros como Gaitan, Carrillo, Josué… "

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:25 pm

      Não sei em que sentido falou do Gaitán, Carrilo, Josué, mas não estou a ver onde Gaitán se assemelha aos outros dois, só se for na posição em actuam dentro do campo. Gostava que me explicasse essa afirmação.

    • Adam Van Loureiro
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 5:28 pm

      Gaitán é excelente jogador, mas apenas nos jogos importantes. Nos restantes jogos, eclipa-se várias vezes, não é consistente. Um jogador inconsistente é muitas vezes um jogador a menos.

      Carrillo é o jogador que tem o técnico e o físico para ser do Top 5 deste campeonato, mas mentalmente esta num campeonato amador. É pena. .

      Josué é uma nódoa como jogador e como pessoa, não tem o mínimo respeito por colegas de profissão, e os seus únicos atributos é marcar penaltis e fazer passes picados. Insuficiente.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:28 pm

    Já agora, também disse desde o início que Marco Silva é bastante superior a Paulo Fonseca e que seria sempre a aposta mais acertada. Rui Vitória, é outro treinador que quase que aposto que se um dia tiver oportunidade de treinar um grande, será na linha de Paulo Fonseca… já o digo desde a época passada

    • Rabensandratana
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:34 pm

      LuisRafaelSCP, concordo contigo o Rui Vitória se um dia treinar um grande que não seja o meu FCPORTO, penso que faria o mesmo do que fez o Paulo Fonseca.

    • vsn7647
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:53 pm

      Não acho Luis , aliás Marco Silva tem revelado este ano os mesmos problemas de Fonseca contra as equipas que vao jogar fechadas á reboleira e para isso basta analisar o pessimo histórico do Estoril em casa !

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:16 pm

      Isso é muito relativo, agora é fácil dizer que Marco Silva é bom e Fonseca é mau…

      Mas no ano passado, que foi a primeira época de ambos na liga o Paulo Fonseca tinha um plantel pior que o Marco Silva e ficou muitos pontos á frente…

      Há treinadores que funcionam bem nos clubes pequenos e não nos grandes, acho que é este o caso com o Fonseca.

  • Miguel
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:29 pm

    toda agente critica o André Martins e diz que ele é um jogador fraco, medíocre e sem qualidade para um grande…gostaria de perguntar a essas mesmas pessoas o que acham do herrera e do josué ;)

    • JN
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:14 pm

      Queres justificar a mediocridade do André Martins com o pior Porto do século?

      André Martins tem de ser corrido da primeira equipa do Sporting com urgência. Ele e o Wilson. Isso não muda por causa de jogos dos outros.

    • Miguel
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:37 pm

      caro JN…e o André Martins não está no 11 do melhor Sporting das últimas épocas???este argumento vale tanto como o seu

    • antonio Silva
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:12 am

      O andre martins estar no melhor 11 das ultimas epocas do sporting diz tudo sobre a qualidade do mesmo! Basta comparar isso com resultados desportivos.
      Agora comparar jogadores num sporting no melhor momento de forma nos ultimos 5 anos com o pior porto dos ultimos 20 é obra! Andre martins e fraco e se tivesse neste momento no porto provavelmente nao teria mostrado metade do que mostrou no sporting, isto se calça-se alguma vez!

    • Adam Van Loureiro
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:18 am

      Mesmo assim JN, ele comparou com dois jogadores, não a equipa.

      E sim, Josué é uma nódoa, só serve para penaltis e passes picados. . Herrera não se sente à vontade com as suas funções. .

    • Miguel
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:52 am

      se o limitado do josue joga no porto porque é que o André Martins não o podia fazer também caro antonio silva?ou o josue é um super jogador aos teus olhos? :s…e as comparações não são legítimas??no início da época ninguém dava nada por este Sporting e dizia-se que estávamos a caminho de mais uma classificação vergonhosa…agora comparar as duas equipas "é obra"..enfim

      o josue e o herrera são jogadores banalíssimos e no Sporting não tinham lugar de certeza absoluta..nem esta época nem a época passada que foi a pior de sempre do Sporting

  • Samuel Noronha
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:30 pm

    Espero que seja o ultimo jogo deste treinador, nunca gostei dele, e cada jogo que passa gosto menos.

  • fabio jesus
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:32 pm

    Grande resultado para o "meu" Sporting que assim para 2ºlugar e para o Benfica que se ganhar amanhã já fica com 7 pontos de vantagem sobre o Porto,em relação ao jogo foi mais um exibição muito fraca do Porto e o Estoril mesmo não tendo feito um exibição do outro mundo mereceu a vitoria.Quem me está a surpreender muito é o Quaresma, dá para ver que não é o mesmo Quaresma que saiu do Porto mas mesmo assim ainda tem momentos fantásticos, se continuar assim vai ao Brasil e quem sabe até pode vir a ser titular.

  • Miguel Ginestal
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:34 pm

    Tanto bate até que fura.
    Estava-se a ver que com o futebol mediocre, com a falta de rotinas e com a falta de qualidade este Porto ia dar muita tristeza.
    O treinador foi apanhado no meio, porque verdade seja dita, tendo um dos planteis dos anos anteriores e um Sporting normal (e não os miudos dos esteroides deste ano) tudo estava bem mais tranquilo na Liga.
    Enfim, não podemos contar sempre com o Penaltizinho nos 90 infelizmente.

    • yyzx
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:47 pm

      "um sporting normal", pá por favor…a tua memória só deve ir até as últimos dois atrás. Um sporting normal é um que lute por titulos

    • César
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:15 pm

      ah.. agora na academia do sporting há esteroides. está tudo explicado. porque tudo o que não venha da america do sul não pode ser bom, por isso a unica explicação possivel para a formação do sporting é o uso de esteroides. muito obrigado Miguel Ginestal

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:49 pm

      "Miudos dos esteroides" Queres ver que a amarelinha ja e do dominio publico?

      Jonas

    • Zecarias
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:00 am

      Aquele André Martins… bem sabia que havia ali produtos extra. O corpo dele não engana.

  • filipe
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:43 pm

    fazendo uma análise fria podemos dizer que os jogadores do porto nem jogaram mal, mas tb não jogaram bem sobretudo no ultimo terço de terreno, acrescido das más substituições a equipa ressentiu-se ainda mais levando a falhas defensivas, para mim a lacuna grande deste treinador é a falta de visão de jogo, por mais teoria que um treinador tenha não chega para fazer grandes feitos é preciso algo mais e isso só está ao alcance de poucos…..qualquer treinador novo a ser escolhido só devia ficar até ao fim de época e depois logo se via..

  • Tiago Quintas
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:46 pm

    Enquanto foi treinador do Porto, Vitor Pereira melhorou como treinador, especialmente na vertente táctica, teve bons duelos tácticos com JJ, era bom a preparar a equipa. O Paulo Fonseca fica a milhas nisso. O problema do VP era ser fraco psicologicamente, deixava-se abater muito por derrotas ou empates e transmitia isso mesmo aos jogadores.

    Reservar o Marquês neste momento só um tonto é que pensaria nisso, anos seguidos a ter bastantes pontos de vantagem e sempre a 'morrer na praia', já é tempo de aprender qualquer coisa com isso e acabar com os facilitismos.

    O Porto desta época é claramente o pior que me lembro de ver, não há fio de jogo, o duplo pivot defensivo logo no inicio da época estava muito mal trabalhado, e depois disso foi inventar na esperança de encontrar qualquer coisa que funcione. Além disso quem tem Fernando (um dos melhores 6 do mundo a nível defensivo), joga numa liga em que a maior parte das equipas jogam à defesa, e quer ser candidato ao titulo, nem sequer devia jogar com duplo pivot defensivo.

    PF já anda de cabeça perdida, vê-se há muitos jogos, e as declarações dele depois da jornada europeia mostram bem que o homem nem sabe a quantas anda. Não era treinador para o Porto.

  • Tiago Meireles
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:48 pm

    Mais uma fraca exibição, do mesmo que temos sido habituados pelo Fonseca…
    Sempre apoiei o Vítor Pereira, e queria que ele tivesse renovado, muitos criticaram e agora vê-se o resultado…
    Jackson continua irreconhecível e é incrível como continua a ser titular jogo após jogo.
    O Estoril teve mérito na vitória e teve em Vagner o seu melhor jogador.

    Demite-te Fonseca, é o melhor para ti e mais importante é o melhor para o clube.

  • Jeremy
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 9:53 pm

    Longa vida a Paulo Fonseca… Continue assim e merece uma estátua ao lado da do Eusébio pelos benefícios que tem prestado ao seu clube do coração.

    Quanto ao jogo destaco que o Estoril foi ganhar ao Porto sem 2 dos seus 3 melhores jogadores (Sebá e Gonçalo não jogaram, o outro é o Evandro), fazendo um jogo de equipa boa, sem autocarros e espreitando sempre o ataque. Que grande treinador o Marco Silva, aquela substituição do Evandro pelo Galvão a ganhar mostra toda a sua qualidade. Nota-se que a equipa sabe o que faz em campo, sempre organizada e tenta sempre jogar seja onde for, foi assim o ano passado na Luz e foi assim hoje.

    Este Porto do Fonseca é o pior da última década, só recuando a 205 se vê algo parecido. Equipa desorganizada, jogadores sem saber o que fazem (até se nota nas bolas paradas), meio campo á nora, etc.

    Conseguiu transformar Mangala num central banal, no meio campo a colocação de um médio ao lado do Fernando torna-o metade do grande jogador que é. É incompressível trocar o Maicon pelo Abdoulaye e o Quintero pelo Josué. Os estremos do Porto não eram convocados no Benfica tal a sua falta de qualidade (nós temos Sulejmani e Salvio no banco).

    Mas o que é escandaloso é a maneira como a equipa não sabe o que faz, principalmente a defender. Comparando a organização defensiva do Porto com a do Benfica (1 golo sofrido em 12 jogos) parecem equipas de divisões diferentes. A atacar não culpo muito o Fonseca pois quem tem Varela e Quaresma (incrível como não se sabe desmarcar para os sítios certos) não pode fazer grande coisa, apesar de ser esperado outro rendimento.

    No Porto os laterais são os únicos que vão remando contra a maré, pois são de um nível bem acima da qualidade do resto da equipa.

    No Estoril, que até jogou pior que o habitual, gostei muito dos centrais e do Guarda Redes (que me parece ter qualidade apesar de um ou outro erro), mesmo o Evandro já rendeu bem mais do que o que fez hoje (apezar de ser decisivo).

    Se o Pinto da Costa estiver 'fino', despede hoje o Fonseca e não deixa o Marco Silva voltar, o que me preocupa um pouco como Benfiquista. Se este ano não vejo maneira de não sermos campeões, nos próximos anos o Porto será bem mais forte se contratar este excelente treinador.

    Olhando para a tabela e vendo jogar as duas equipas, não vejo maneira do Porto ficar á frente do Sporting. Pois estes, apesar de não terem a mesma qualidade individual são uma verdadeira equipa, mérito do Jardim.

    O Porto parece um grupo de amigos que se encontra depois do trabalho para jogar uma futebolada… A organização tática não é muito diferente.

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:06 pm

      Jeremy, fico-me pelo último parágrafo e peço já desculpa por não ter lido o resto do comentário. O mesmo que venha a dizer há várias semanas, os jogadores do Porto podiam aproveitar ao início e em vez de cumprimentar a equipa adversária, cumprimentarem-se uns aos outros também porque pelo que demonstram em campo, estão-se a ver pela 1ª vez na vida.

      Palavra chave é treino.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:25 pm

      Grande tirada João essa dos cumprimentos antes…

      E sim não é de agora, como disse em cima nota-se sobretudo a defender. Entre a organização defensiva do Benfica e do Porto vai uma distância tão grande como do Porto a Lisboa. E o engraçado é que o Porto é melhor individualmente nas posições quase todas defensivas, tirando um central…

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:37 pm

      Concordo com o teu comentário.

      Só discordo na parte das alas, é verdade que não temos extremos de qualidade extra, mas o Quaresma ainda é um excelente jogador a nível técnico, está ainda em fase de "recuperação", está a regressar á sua melhor forma e a ganhar o ritmo competitivo desejado.
      Já o Varela é um extremo que cumpre e é útil, até tem feito alguns golos importantes esta época, concordo que um extremo que entrasse directamente no 11 era bem-vindo, mas não é aí que o problema desta péssima época reside.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:53 pm

      Pois para mim o Quaresma, apesar da sua fantástica técnica não serve para uma equipa como o Porto…

      É um jogador muito pouco inteligente, basta ver as vezes em que se desmarca para um lado quando devia ir para o outro, para além disso joga pouco simples e complica o que é fácil.

      Vai marcar mais golaços como o de quinta, mas vai continuar a jogar mal, como jogou na quinta e na minha opinião hoje (apesar de não ter sido tão mau).

      Quanto ó Varela é simples, é um bom finalizador mas com a bola nos pés não passa por ninguém em desequilibra e o mais normal é perder a bola ou tentar ganhar uma falta…

      Acho que para uma equipa que quer lutar com o Benfica a diferença na qualidade dos estremos é algo de brutal (as posições onde há maior diferença)…

      Por exemplo mesmo um Rafa que tem muito que provar dá me mais garantias que qualquer dos alas do Porto e a mesma análise vale para o Sebá (erro claro do Porto em não ficar com ele)…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:57 pm

      O PF esta a provar que nao e tao bom treinador quanto isso mas dai a chamar-lhe "Artur Jorge II"….

      Jonas

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:10 pm

      Como é óbvio estava a ser irónico, quando falei daquilo do clube do coração… Não tenho dúvidas que ele quer ganhar.

      Sobre o Artur Jorge não posso dizer o mesmo, quem dispensa Schwarz, Kulkov, Yuran, Isaías, Vítor Paneira, Rui Águas, Veloso, Silvino ou é muito mau treinador ou está a ser pago por outro patrão, e muito mau treinador o Artur Jorge não pode ser pois foi campeão da Europa.

      Ainda noutro dia o Paneira disse algo parecido, foi com ele (a treinar o Benfica) que o porto ganhou a hemogenia que tem atualmente e ninguém me tira da cabeça que foi algo intencional.

    • Tiago Alves
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:33 pm

      Alguém repara nas bolas paradas "inventadas" no momento? Lembro-me de o quaresma fazer que marca o livre, passar por cima da bola e a equipa do Porto fica toda em fora de jogo, então josué teve que atrasar….Já para não falar dos cantos ofensivos que, por vezes, que acabam nos pés do Helton.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:48 pm

      Tiago, isso demonstra toda a preparação que a equipa tem dos treinos…

      2 jogadores estão para marcar uma bola parada e os outros 8 não fazem ideia do que vai acontecer… Se há um lance sintomático do que é trabalhado pelo treinador é esse.

      Como venho aqui dizendo não sou grande fã do Jesus, mas se reparar quando o Benfica marca uma bola parada 'estudada' estão todos em sintonia, torne-se o lance perigoso ou não.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 3:07 am

      Jeremy,

      O Quaresma e o Varela chegam bem para um lado das alas, rodando entre si, se viesse um extremo para o 11 mais o Rafa, acho que ficávamos bem servidos, não vejo que seja possível muito mais que isto, também não podemos contratar á maluco.

  • Martini Bianco
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:07 pm

    Pinto da Costa: Obviamente, demito-o!!!

  • observador
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:08 pm

    O futebol tem destas coisas. A culpa e sempre do mesmo.
    O Paulo Fonseca e fraco.
    Mas o ano passado com uma equipa mais fraca q o Estoril ficou em 3 lugar e o grande Estoril em 5 lugar. Na temporada anterior esteve a lutar para subir com o aves ate as ultimas jornadas. Chega ao porto e os mais importantes jogadores do meio campo James e Joao saem. Tem Josué herreira e o pseudo deco. Tem Jackson com a rabula da renovação a falhar golos incríveis. Anos luz do ano passado. Fernando tb na Rabula da renovação. Mangala fifia atrás de fifia
    O PF chegou ao porto por mérito, não por ser portista. Coisa rara no barreiro pois ele e sportinguista. Conseguiu la chegar por mérito e a culpa não pode cair sempre no mesmo.
    Também assistimos ao fim de um ciclo. Penalti e expulsão no dragão. Isto antes resolvia se com um cesto de fruta. Ate nisso tiveste azar PF

  • Mah Med
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:10 pm

    Paulo Fonseca e vitima e não o culpado , culpados são o seu presidente e o sr Antero Henrique , presidente que contratou um treinador que teria que " ensinar " tudo pois vejamos de todos treinadores que treinaram o clube e tiveram sucesso passaram por clubes grandes ou por adjuntos , olheiros, apanha bolas etc…
    A malta no dragão esta mais preocupada com quem ira suceder o "big boss" do que preparar esta epoca , contratações esta época foram ridículas , Jorge Nuno queriam mostrar ao bruno de carvalho quem manda e mas esqueceu se que os objectivos eram completamente diferentes e la se contratou , o "lord lica", ghilas,Josué carlos Eduardo e deixaram o treinador a deriva , ficaram que um plantel que na sua maioria queria sair quer dizer ele nao sera a vitima?

  • Carlos
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:12 pm

    A esta hora, Pinto da Costa não está reunido com o Paulo Fonseca. Está reunido com o Marco Silva.

  • JN
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:13 pm

    Cá está… Alex Sandro melhor que o Jefferson porque custou milhões e porque é chamado à selecção, de resto ficam os factos: Jefferson melhor lateral do campeonato até agora, de longe.

    • Baresi
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:25 pm

      Siqueira sem dúvidas. Bem mais complet0

    • jorge
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:27 pm

      sim JN não vá ao medico, olhe que isso é grave

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:35 pm

      Mas o Alex Sandro jogou mal? É capaz de ter sido o melhor do Porto…

      Mas continue a bater no ceguinho, quero ver se vai admitir que estava errado quando o Alex Sandro estiver a jogar num grande europeu e o Jefferson andar no Sporting ou no Braga…

      Vir com estas teorias é despropositado, a equipa do Porto não perdeu pelo Alex Sandro, mas o Sporting ontem poderia bem ter perdido pontos num erro do Jefferson…

      Quem não vê uma diferença de qualidade tão grande percebe pouco de bola…

      Só falta dizer que o Maurício, Rojo ou Dier são melhores que Mangala… Força!

    • Pedro
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:35 pm

      Como as pesssoas vêem o 11 do Sporting como o JN vê o 11 do Sporting

      gr-rui patrico gr-buffon
      d.d-cedric dd-daniel alves
      dc-mauricio dc-thiago silva
      dc-rojo dc-kompany
      de-jefferson de-marcelo
      m.def-w.carvalho m.def-patrick vieira
      m.c-adrien m.c-iniesta
      m.c-andre Martins m.c-vidal
      ext-heldon ext-ronaldo
      ext-W.E ext-messi
      ava-montero ava-ibrahimovic

    • JN
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:10 pm

      As coisas que vocês tentaram ir buscar para negar este facto. Continuem a tentar que o facto não muda.

      Pedro, engraçado o teu comentário quando o Jefferson é o unico jogador do Sporting que elogiei esta época neste site.

      Divertiste-te a inventar algo que se aplica a ti e aos frustrados do teu clube? É um bom exercicio
      É que o Kardec ainda está à espera de assinar pelo Real Madrid e o Roderick está a pensar se há de assinar pelo United.

    • JN
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:16 pm

      Jeremy, "quando o Alex Sandro estiver a jogar num grande europeu e o Jefferson andar no Sporting ou no Braga"

      Isto resume a falta de argumentos desta gente contra o facto do Jefferson estar a ser o melhor lateral da liga.
      "O Jefferson nestas 20 jornadas não foi o melhor da liga porque o Alex Sandro tem a atenção de clubes Europeus"

      Lá está o tal mito dos 15 milhões, isso é que vale aqui.
      Até me envergonha tentar falar de futebol com esta gente.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:28 am

      Deixem lá o JN levar o melhor lateral da liga, se o Benfica vencer amanhã com um golo do pior ponta de lança do campeonato e conseguir garantir três pontos, é o que interessa (pela teoria dele, o Benfica, não tem nenhum jogador melhor na sua posição do campeonato, no entanto vai na frente). Já se viu que pouco entende de laterais e também que adora o Markovic, mas deixem o rapaz andar a ver verde, até pode calhar o Jefferson começar a marcar golos todos os jogos ou a dar imensas assistências e o Sporting ser campeão, depois ninguém o cala…

    • Tiago Quintas
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:30 am

      Eu acho o Alex Sandro superior. Sobe melhor, tem mais técnica, defensivamente é ligeiramente superior também. Isto aliado ao facto de ser novo faz com que seja um jogador bastante atraente para os grandes europeus. Além disso tem sido dos melhores elementos do Porto em muitos jogos, destacando-se mais que o Jefferson. Para mim é claro que vai ser um dos melhores laterais esquerdos do mundo, ao contrário de Danilo que não me parece que vá melhorar muito mais.

      Dito isto, acho o Jefferson um excelente lateral, foi sem duvida um bom reforço, ainda por cima dado o seu custo que foi baixo, provavelmente um dos melhores negócios que o Sporting poderia ter feito.

      Vou ainda mais longe e digo que o Jefferson é pior jogador que o Siqueira.
      Mas o Siqueira teve muitas lesões, que acabaram por prejudicar a sua forma, daí também o Jefferson ter estado melhor que ele.

      Para o Sporting, faltava agora o Sebá e o Evandro, entravam de caras para o lugar do Wilson e do André, que não jogam rigorosamente nada.

    • antonio Silva
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:45 am

      Voce JN é uma comédia, e apesar de nao vir aqui com intencoes de me rir e sempre bom descomprimir com as suas piadas, continue.
      Entao alex sandro apesar de despertar muita mais cobiça internacional que o Jefferson, para si, nao e suficiente para afirmar que tem mais qualidade, enquanto que o seu argumento é que o jefferson é melhor pq o sporting tem mais vitorias! Sendo assim, o cortes é uma máquina.

    • Paulo Miguel
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:55 am

      O JN ganhou um novo amor de estimação, parece que a novela Markovic está ultrapassada. Com muita pena minha, pois era um farto-te de rir com os relatorios detalhados com os erros dos jogadores e com os titulos das capas dos jornais sobre o mesmo!! :(

  • Manuel
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:28 pm

    Quem bate em Paulo Fonseca não sabe do que fala. O PF é o menos culpado do que está a acontecer no Porto. Não passa de (mais) uma vítima do que está acontecer e que teria obrigatoriamente de acontecer mais tarde ou mais cedo. Era só uma questão de tempo até isto acontecer.

    O Porto irá mudar de treinador mas acreditem que não irá mudar grande coisa. Se lá estivesse o VP aconteceria a mesma coisa, porque os conhecimentos tácticos de um treinador é apenas um pequeno pormenor "in the big scheme of things", apesar de haver alguns treinadores de bancada que acham que os conhecimentos tácticos de um treinador mudam tudo e são decisivos. Não muda! E não são!

    Se as coisas fossem assim tão fáceis, porque razão alguns dos treinadores que treinaram o Porto desde que saíram nunca mais fizeram nada? Deixaram de perceber de futebol e de tácticas? Se excluirmos o Mourinho, que é a excepção, quais foram os treinadores que quando saíram repetiram o sucesso no Porto. E já agora prolonguem isso para uma grande maioria dos ex-jogadores do Porto.

    Eu já ando a prever e à espera disto há 4 anos e se não veio mais cedo foi porque AVB intrometeu-se, de outro modo isto já teria acontecido há 2 anos. Se PC tivesse contratado JJ como desesperadamente queria há já 3 anos nada disto teria acontecido, ter-lhe-ia dado mais um balão de oxigénio, igual ao que lhe deu o AVB, e prolongado a fase de maturidade sem cair na decadente par aonde vai agora. Mas LFV que aprendeu com o tempo e topou o que se passa e trocou-lhe as voltas.

    Uma equipa de futebol, como uma empresa, não é apenas um sector, são muitos sectores. E todos têm de funcionar de uma forma harmoniosa. Complementam-se e não são estanques. Quem não percebe isto não percebe grande coisa de gestão, pois é de empresas que falamos.

    Se fosse assim tão fácil o sucesso de uma equipa de futebol, apenas uma questão de treinador ou dos seus conhecimentos técnico-tácticos, o Benfica teria ganho o campeonato várias vezes nos últimos anos. Mas não ganhou. Porquê?

    Uma empresa não é apenas o departamento de marketing. Uma empresa não é apenas o departamento de contabilidade ou de informática. Uma empresa não é apenas o departamento de vendas ou de produção.
    Assim como uma equipa de futebol não são apenas a qualidades dos jogadores, ou os conhecimentos técnicos- tácticos do treinador ou o departamento médico, a qualidade do presidente do clube, etc. É um todo que tem de funcionar de determinada maneira, de acordo com determinadas directivas e estratégias.

    A não ser que se faça batota e aí as regras do jogo mudam tudo e todos estes princípios são colocados de pernas para o ar. Vive-se uma realidade virtual, constrói-se um castelo em alicerces arenosos e mais tarde ou mais cedo a barraca vai abaixo. É tudo uma questão de meteorologia.

    Uma equipa de futebol, que é o que nos traz aqui, é um todo que tende a funcionar de um modo harmonioso. Reduzir o desempenho de uma equipa de futebol a uma questão táctica é estar míope e ignorante da realidade. Esta é muito mais complexa do que se pensa.

    Mas os adeptos, todos eles treinadores de bancada em potência, cada um com a sua opinião e cada um com os seus conhecimentos quase sempre compartimentados, dão opiniões baseadas em experiências pessoais, "a biased way to look at the world".

    Uns falam da táctica, outros da qualidade do treinador, outros ainda da componente física, outros da "organização da equipa", outros da qualidade de um ou outro jogador, outro ainda do cabelo do treinador ou da maneira como apara a barba ou masca a pastilha. Mas não é nada disso, ou melhor, é disso tudo junto mas muito mais.

    Todos aqueles que não conseguem olhar para a floresta, não conseguem ter uma visão de conjunto (que exige algum conhecimento do que se passa) mas olha apenas para as árvores individuais engana-se. Redondamente.

    • João
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:33 pm

      Por onde é que andam os ases da táctica do seu clube? In the big scheme of things, todos no lodo futebolístico, não é?

    • Tiago Quintas
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:43 am

      Claro que os árbitros podem proteger um clube mais ou menos, mas dizer que o momento de forma do Porto em nada tem a ver com a capacidade do treinador….Nota-se claramente a falta de trabalho táctico, há enorme distância entre sectores, nas bolas paradas não há trabalho feito e nota-se, etc….

      Com VP não havia nada disso, era sempre alta pressão em todo o campo, uma equipa conjunta. Isso não tem nada a ver com árbitros.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:29 am

      Manuel,

      Há vários culpados e vários problemas, mas um desses problemas é o duplo-pivot que penso que foi o PF a adoptar, digo eu…

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:42 am

      O texto é todo muito bonito, agora coloque troque os treinadores do Sporting e Porto entre eles, teríamos a mesma classificação?
      Não estou a dizer que em certos parágrafos não tenha razão, apenas acho que isso do treinador também não é como quer parecer, há que haver conhecimento e sabedoria para poder comandar uma equipa.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 10:41 am

      Se existem ordenados em atraso, se os jogadores são assíduos da net e sabem do que se passa ou se tem passado nos últimos 30 anos no futebol em Portugal, se sabem através da net o que se tem passado com os jogadores que saem do clube ou por conversas entre eles, da maneira como saem e como são ameaçados pelo braço armado do clube, etc., etc. Nem vale a pena esmiuçar mais do que isto, eu pergunto, que culpa é que o Paulo Fonseca tem disto? Como é que a táctica do PF ou do VP podia mudar a realidade?

      Há coisas na gestão de pessoal que ultrapassam em muito as concepções técnicas que se possam utilizar. Estas podem esconder muita coisa, como aconteceu o ano passado, mas é como uma de mão de tinta pintada por cima da ferrugem, mais tarde ou mais cedo esta volta a aparecer e torna-se cada vez mais difícil escondê-la.

      Quando os líderes não são pessoas íntegras isso acaba mais tarde ou mais cedo por transbordar para as camadas mais baixas das empresas.

      PF é mais uma vítima do sistema montado por quem dirige o clube há muitos anos. Quem se quiser manter informado é apenas ler o que está escrito em alguns blogues que mostram a realidade do futebol português nos últimos 30 anos.

      Isto não são teorias da conspiração, são realidades. Atrevo-me a dizer que a realidade ultrapassa a ficção se tivéssemos acesso a tudo o que realmente aconteceu antes dos blogues aparecerem.
      Para quem está atento isto era um desastre à espera de acontecer. Eu já o escrevo há mais de 4 anos pois já estava a ver. Basta saber somar dois mais dois e conhecer um pouco da história da humanidade.

      AVB escondeu muita coisa, VP também, mas no fim… the time of reckoning is waiting!
      E não há nada que possa mudar o que irá acontecer por mais de mãos de pintura que ponham na ferrugem.

    • Fonseca
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:44 pm

      Manuel,
      Você (sem querer ofender), você tem visto os jogos do FC Porto esta época? Diga-me sinceramente como é que o Paulo Fonseca não tem culpa nos resultados!
      A ver:
      – O FC Porto precisa de extremos e coloca o Iturbe de parte (quando este seria o ano de explosão) e manda o Kelvin para a 'B';
      – Jogadores (Quintero, Licá, Herrera, Carlos Eduardo, Ricardo, etc) passa de bestas a bestiais e vice-versa
      – Uma táctica implementada e incutida nos jogadores que faz rir qualquer outro treinador;
      – O P.F. não sabe / não possui um discurso de um treinador que está num clube para ser campeão;
      – Vamos falar das substituições que ele faz?
      – Quantas vezes jogamos em 4-2-4 esta época para correr atrás do prejuízo?
      – Já vi o P.F. a jogar com três no.10 (Josué, Quintero, Carlos Eduardo), um central e sem trinco (e isto tudo ao mesmo tempo)
      – Não vive a intensidade de um jogo como AVB e o Vitor Pereira (os jogadores espelham isso)
      – Troca de defesas-centrais como troca de camisa (principio básico numa equipa campeã é a solidez defensiva)
      – Vale a pena falar na rotatividade do plantel (é recorrente ver jogadores que passam de titulares para a bancada de um jogo para outro)
      – Não me vou alongar mais, está mais que visto que a CULPA É DO TREINADOR e os jogadores à falta evidente de organização procuram sempre a vitória às custas do coração.

      E agora vem você falar de lobbies estruturais e empresariais?

    • Pedro
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:16 pm

      Dizer que este momento de forma da equipa a nada se deve ao treinador, só prova o que o senhor percebe de futebol.

      Pode fazer copy past dos textos que quiser, pode comentar todas as transferências do porto sempre com a mesma historia da bolha,pode criticar todos os ex-porto que está mais que visto que o futebol não é para si.

    • João
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 3:06 pm

      Quem esteve 19 anos sem ganhar, apenas uma Taça de Portugal de 1968, não desistiu, não abandonou, quando se ia a Lisboa só para cumprir calendário, pois já se sabia como se era tratado e não desistiu, aguenta uma crisezinha agora, ainda para mais quando já viveu tantas e tão grandes alegrias, ao vivo e a cores, note-se, algumas para muito além do sonho.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 3:08 pm

      O Sr. Manuel nao passa de uma cassete, que aproveita um dos raros maus momentos que o FCP tem para vir escrever barbaridades que ninguem reconhece, nem mesmo os adeptos do seu clube. O FCP ja nao perdia ha 5 anos em casa, pode ter chegado um fim de ciclo no que toca ao modelo de compra e vende, algum dia tinha que dar mau resultado, nao se consegue substituir com eficacia jogadores como Falcao, Hulk, James, Moutinho, Guarin, Lucho, Lisandro Lopez, Quaresma de uma forma tao rapida como o tinham vindo a fazer. Infelizmente, Paulo Fonseca saiu bastante mais fraco do que todos pensavamos. A gestao de compra e venda por parte do director geral tb tem sido bastante ma, e duvidosa. Nao deite foguetes ja, sabe que quando o JJ ganhou pela primeira vez o ciclo do SLB ia comecar, depois todos sabemos o que aconteceu.
      MPires

    • Manuel
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 3:09 pm

      Fonseca, eu nem preciso de ver os jogos do Porto para perceber o que se passa no clube há vários anos. Repito, há vários anos. Os adeptos do Porto andam cegos porque foi assim que os fizeram.
      O que diz são pormenores, detalhes, que escondem uma "malaise" bem maior.

      Eu se quiser discutir a doença de uma floresta não me vou concentrar nas árvores individuais. Se uma floresta está doente naturalmente que é porque grande parte das árvores estão doentes. Mas não interessa discutir as árvores porque isso não ajuda a compreender o problema. As árvores doentes são apenas um sintoma de um mal maior. Percebe o que quero dizer?

      Não é preciso perceber de medicina para perceber que determinada pessoa, ou pessoas, está doente.

      A maneira como este Novo Porto foi construído desde há 30 anos é uma falácia, não é assim que se constróem empresas que duram. Por muito que isso custe engolir aos adeptos.

      As empresas duradouras são construídas com bons exemplos, exemplos de INTEGRIDADE, de ÉTICA, de MORAL e de VERDADE por parte dos líderes, exemplos esses que depois são seguidos pelas estruturas mais baixas da organização. Ora não foi isto que aconteceu com o este Novo Porto.

      Mas explicar isso aos adeptos ou fazer-lhes ver vai levar muitos anos. Só depois de perceberem e renunciarem a este Porto, que não é o Porto criado por Monteiro da Costa, é que um Novo Porto pode emergir.

      Vejam o que está a acontecer com o Sporting. Irá acontecer o mesmo convosco. Só depois de abrirem os olhos poderão criar algo de verdadeiramente novo.

      A propósito disto, leiam um livro intemporal, embora já com alguns anos, que se chama, "Build To Last", de Jim Collins e Jerry Porras. Sempre podem aprender algo.

      Ps. Fonseca, o que são lobbies estruturais e empresariais?

      Pedro, compreendo a sua azia assim como vejo a sua miopia mas não tem a minha simpatia, muito menos a minha compaixão.

    • Fonseca
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 4:26 pm

      Manuel, essa analogia da floresta doente e não individualizar a doença das árvores…bem, seguramente que tem argumentos muito fortes que sustentem essa ideia (já que você a reforça dia-sim, dia-sim).
      Na minha perspectiva (e utilizando também analogias) vejo o FC Porto como um poderoso exército romano mas que possui um como General como o Imperador Calígula aquando do ataque a Neptuno. Mas Manuel, eu apenas sou um "adepto do Porto que ando cego porque assim me fizeram".

  • João Dias
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:29 pm

    Caricato…
    Sera que no mesmo dia,Porto e Braga perdem os seus treinadores?
    Deve ser caso unico na historia do futebol portugues.

  • Gonçalo Moreira
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:37 pm

    Paulo Fonseca não é pior que Vítor Pereira. Basta ver que Vítor Pereira nunca teve sucesso na sua carreira excepto quando passou pelo FC Porto, antes disso nunca fez nada digno de destaque. Pelo contrário Paulo Fonseca fez boas épocas nas divisões inferiores, nomeadamente no Pinhalnovense e no D. Aves. Quando chegou à primeira liga, Paços de Ferreira conseguiu um impensável 3º lugar, muito acima do que seria espectável. Paulo Fonseca ainda é um treinador jovem e subiu a pulso na carreira, um pouco à imagem de Leonardo Jardim, fazendo um bom trabalho pelos clubes por onde passou. O problema foi ter chegado ao FC Porto um pouco desamparado, ainda com pouca experiência, e começou a cometer erros logo desde o início. Pinto da Costa pode ter dito publicamente que tinha total confiança nele mas não parece que tenha dado alguma ajuda ao treinador quando ele precisou dela, sendo que as coisas já descambaram há bastante tempo. Vítor Pereira também passou pelo mesmo, praticamente era ele sozinho a defender o FC Porto na praça pública, a tal estrutura não pareceu dar muito apoio e devia tê-lo feito. Acontece que Vítor Pereira já tinha outra experiência e sabia muito bem o que é o FC Porto e como as coisas são, ao contrário de Fonseca. Isso permitiu-lhe aguentar a pressão, também é um homem que já tinha passado por momentos maus na sua carreira, coisa que se calhar Fonseca nunca tinha passado uma vez que subiu sempre e cada mudança foi para um clube melhor. Vítor Pereira contava ainda com os contributos fundamentais de jogadores como Moutinho, Hulk na primeira época e James, jogadores muito acima da média e que desequilibravam a seu favor. Fonseca apenas recebeu um Quaresma em final de carreira e a meio da época, tendo de se contentar com outros reforços ainda sem experiência num clube tão exigente como o FC Porto.

    Paulo Fonseca esteve mal desde o início, pelo que, a direção do FC Porto é a principal culpada pela atual situação porque já teve muito tempo para emendar a mão.

  • MM
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:46 pm

    só boas atitudes no dragão. pinto da costa a "mandar" um jornalista afastar-se, num tom de ameaça e quaresma a assustar os jornalistas com o carro…parecem baratas tontas.
    a verdade é que à muito tempo que não se viam arbitragens justas em jogos do porto. o que tem mudado essencialmente é isso…

  • Pedritxo
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 10:51 pm

    Paulo Fonseca e culpado,principalmente a mexer no jogo a partir do banco.

    Mas ha que ter factos:

    Mangala desde o inicio e erro atras de erro.nao parece o mesmo.
    Otamendi idem
    O Lucho andava aos rastos em muitos jogos
    Moutinho e James sairam
    Jackson que ja falhava muito ,agora ainda ta pior, e conheço portistas que desde o ano passado nao gostam dele
    Nao tinham um extremo acima da media que desiquilibrasse

    Ha muitas coisas mas neste porto, e depois com os maus resultados, foi sempre a ir abaixo

    • Pedro
      Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:04 pm

      O paulo fonseca é o culpado disso tudo menos na parte de não ter um extremo que desiquilibrasse, e mesmo neste ponto o iturbe foi dispensado por ele.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:10 pm

    Estou convencido de que o Porto poderá apostar no Espírito Santo. É da casa, da escola e tem vinho a realizar um trabalho bem interessante em Vila do Conde. Parece-me evidente que o Marco Silva não nutre uma especial simpatia pelo FCP o que acaba por não ajudar. Enquanto benfiquista, Fonseca poderia continuar! Será daqueles treinadores que será aposta de um Braga/Guimarães no futuro ou acabará na Turquia ou Roménia.

    As minhas apostas são:

    FC Porto – Nuno Espirito Santo ou Jesualdo Ferreira (aposta temporária para apontar os focos para Villas Boas na época seguinte).

    Braga – Sérgio Conceição, Miguel Leal, Lázaro Oliveira ou Ricardo Chéu.

  • DAP
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:14 pm

    Com todo o respeito, acho uma certa piada a algumas pessoas aqui a dizerem que o Benfica tem tudo para ser campeão, mesmo com um calendário mais desgastante… Caríssimos, o Benfica e JJ NÃO FAZEM MAIS NADA DO QUE A SUA OBRIGAÇÃO se forem campeões: o pior FCP dos últimos anos e um Sporting em fase de remodelação e só exigem o campeonato? Pois eu exijo serem campeões a duas ou três jornadas antes do final! E isto se acontecer, apesar de tudo, ainda me deixa triste, porque o que vai acontecer é que JJ vai continuar no Benfica (quando, sendo campeão este ano, não faz um feito por aí além) e Marco Silva vai parar ao Porto, cujos resultados são fáceis de prever, sendo que, para o ano, teremos um Sporting mais forte e regular. Abram os olhos: só temos de exigir ao Benfica o campeonato, taça de portugal, taça da liga e uma boa prestação europeia, ponto final.

  • Tiago Alves
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:36 pm

    Próximo treinador…Paulinho Santos ou Nuno Espírito Santo. Com um destes, os jogadores mostravam serviço…

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:41 pm

    O Porto so consegue competir com o benfica se se afastar de todas as competiçoes e se concentrar numa. Nos dois ultimos anos foi assim. Este ano parece que apostam na taça da cerveja, lucilio, etc etc.
    Ribas

  • Gonçalo Vargas
    Posted Fevereiro 23, 2014 at 11:50 pm

    Não compreendo e sempre disse: o Vítor Pereira pode não ser nenhum brilharete, a verdade é que o colectivo do Porto com ele, era muito forte, o que mascarava alguma falta de qualidade nas alas que ficou evidente esta época e com a saída de moutinho e a perda de pulmão de Lucho (que jogou muito mais do que deveria ter jogado) o Porto perdeu muita qualidade na posse e na saída para o ataque.

    Esta época só existem 3 jogadores claramente acima da média no FCP, os laterais (especialmente o Alex) e o Fernando e portanto esta "crise" era esperada, mais tarde ou mais cedo. O PF é muito fraco sem dúvida, a equipa perdeu tanta qualidade colectiva que nem tem sentido, mas o plantel é muito banal exceptuando estes 3 jogadores. O Jackson eclipsou-se e lembra-me um pouco o que o Lima tem sido esta época no Benfica, batalha mas não tem tanto golo.

    Quem tem Abdoulaye, Licá e Josué a titular não pode querer ganhar títulos. Como se explica que 2 destes jogadores tenham sido titulares na champions assim que chegaram? Isso é culpa da direcção e não de PF.

    Resumo: o treinador é mais fraco que o VP e não tem nem perfil nem estofo para treinar um grande e isto aliado a um plantel com muitas banalidades deu neste resultado, resta saber se o Marco Silva vai ser outro PF.

    • Tiago Quintas
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:10 am

      Concordo com tudo. A culpa não é apenas de PF (apesar deste ter muitas), a direcção não colmatou saídas com jogadores do mesmo nível.

      Há uma gritante falta de trabalho nos treinos. Mas o que é que este homem manda os jogadores fazer todos os dias? Parece que os jogadores acabaram de se encontrar e nunca jogaram juntos.

      O plantel tem 2 extremos decentes, Josué e Herrera ficam longe de Moutinho e Lucho da época passada….Safam-se os laterais, e o Fernando. O melhor avançado está em mau momento de forma, Ghilas continua a não ser opção, quando nesta altura já deveria ter jogado bastante mais nem que fosse para substituir o Jackson em jogos já ganhos. Os centrais parecem baratas tontas, Mangala não só não melhorou a sua abordagem demasiado fisica como até piorou, Otamendi metia dó…

      Na próxima época, com um treinador mais capaz o porto poderá fazer bem melhor; saindo Fernando penso que o Defour tem capacidade para assumir o lugar, e não sendo tão bom a defender sempre é melhor no transporte de bola. Herrera deverá assumir-se de vez no meio campo, tal como o Quintero.

      Também penso que a contratação de um extremo que entre directo no 11 e tenha grande qualidade seria imperativo, Quaresma não chega, pode ir rodando com o Varela.

      É necessário também valorizar o Reyes, custou demasiados milhões para andar perdido na segunda liga.

      Licá, Kelvin, Ricardo, podem ir dar uma voltinha. Para fazer o que eles fazem mais vale a pena usar os miúdos da B, que sempre há a possibilidade de se fazerem jogadores.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:34 am

      Tiago Quintas,

      Concordo, falando no último paragrafo, o Licá não vai dar em nada, não passa de um jogador mediano, a melhor opção é vende-lo no fim da época, o Kelvin e o Ricardo precisam de ser emprestados, o Ivo Rodrigues e o Tozé são jovens com qualidade e podem ser chamados em caso de necessidade, até o próprio Kayembe que já mostrou bons pormenores.

    • Joel Silva
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:35 am

      Caro Tiago,

      Dizer que o Quaresma nao chega é o mesmo que dizer que nao tem visto os jogos do PORTO. Arrisco-me a dizer que tem sido o Quaresma mais 10. Jogador fantastico e numa forma bastante apreciavel, mesmo nao estando no pico da sua forma. Varela tambem tem estado impecavel. Tem sido os 2 melhores jogadores do PORTO, logo nao percebo essa constatação de necessidade imperativa de contrataçao de extremos, até parece que o problema tem passado por lá!

      Herrera e Josué tambem tem sido dos melhores em campo nos últimos jogos. Nos centrais concordo, assim como no Martinez. Tem sido a peça mais fraca e já devia ter ido para o banco há alguns jogos, mas há valores que se sobrepoem ;) .

      Kelvin e Ricardo para além de extremamente jovens, tem imensa qualidade. Critica injusta e sem fundamentos. Ricardo como defesa direito vai dar muito que falar, e o Kelvin é um jogador fantastico, falta-lhe é jogos nas pernas, mas mesmo assim já assinou um campeonato.

    • Tiago Quintas
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 10:24 am

      Sim o Quaresma tem estado bem ou pelo menos tem-se esforçado, mas já não tem aquele poder de 'explosão' que tinha, e não vai ficar mais novo. Não é do mesmo nível de Hulk ou James, daí eu referir a contratação de um jogador de outra capacidade.

      Não acho que o Ricardo ou o Kelvin sejam assim tão bons, são razoáveis, tanto um como outro no geral não corresponderam quando foram chamados (marcar o golo do titulo foi a única coisa que me lembro ver o Kelvin a fazer). O Ricardo até pode dar um bom defesa direito, mas neste momento ele é extremo.

  • Fábio Teixeira
    Posted Fevereiro 24, 2014 at 12:26 am

    O Evandro saiu aos 80 minutos com 18km corridos durante o jogo…

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:28 am

      Uma velocidade média de 13,5 km/h? De certeza? A ser verdade correu mais do dobro do que corre o jogador médio do nosso campeonato.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:31 am

      É um dos jogadores de equipa "pequena" que merece dar o "salto", é de outro nível.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:51 am

      A ser verdade aquele valor está a perder-se um grande valor para o atletismo.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:46 am

      Isso é completamente impossível. Nem sequer acompanhei o jogo, mas a média que um jogador de futebol percorre durante os 90 minutos varia entre os 9 e os 11 quilómetros. São muito poucos os que ultrapassam essa barreira.

      Não me recordo muito bem se terão sido 15 ou 16 quilómetros, mas foi o máximo que vi um jogador percorrer num jogo de futebol. Aconteceu num desafio do Europeu de Sub-21 em 2007 em que estava envolvida a Inglaterra e que até foi preciso recorrer à marcação de grandes penalidades e foram mais de duas dezenas até que se encontrasse o vencedor. O jogador capaz desta proeza foi o Milner e claro que estes dados são relativos a 120 minutos.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 11:27 am

      Isso dá uma média de 4min e 26 segundos por Km, o que acho muito devido ao facto de ele durante esses 80 minutos ter estado parado muitas vezes…é provavel que a Sportv se tenha enganado

    • Fábio Teixeira
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:42 pm

      Caros, foi mesmo o que a SportTV mostrou. É provável que se tenham enganado, porque eu próprio também fiquei surpreendido.

  • porquinhodaindia
    Posted Fevereiro 24, 2014 at 1:29 am

    Naturalmente que PF será o próximo treinador do Mainz 05 clube que para a semana se desloca a Leverkusen (e é para ganhar!).

  • João Francisco
    Posted Fevereiro 24, 2014 at 4:27 am

    Eu fui o primeiro a dizer que o Paulo FonSECA não era treinador para o Porto. Mas ele assinou contrato antes da última jornada da campeonato passado.

    Agora a verdade está a vir ao de cima, e independente de tudo o Paulo FonSECA já deu um campeonato ao Porto, este está é no curriculum do Vitor Pereira.

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 24, 2014 at 10:09 am

    No final do jogo valeu tudo,gostava de saber se aquele segurança que empurrou o agente do Corpo de Intervenção da PSP, foi identificado,e se os mesmos que sempre defenderam que o Jesus devia ser condenado a prisão perpetua e que deveria ter levado uma carga de porrada em pleno relvado,o que acham que deveria acontecer ao capanga e o que haveria de ter acontecido se fosse um cidadão "normal" a empurrar um agente do Corpo de Intervenção,que até são muito conhecidos por gostarem de longos diálogos quando há problemas…

    O Porto fica afastado do titulo se hoje o Benfica ganhar? Em condições normais a resposta era sim…Mas com o Jesus como treinador do Benfica? Diria que o Porto quase que fica fora do titulo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 24, 2014 at 10:35 am

    Tenho um amigo que conhece o Paulo Fonseca há muitos anos e que sempre me disse que ele é Benfiquista daqueles ferrenhos…Eu sempre duvidei um pouco porque para mim seria impensavel treinar o Porto mas…Cada vez mais acredito que o Paulo Fonseca é realmente do Benfica e fez o melhor plano de sempre,infiltrou-se no Fcp para dar o titulo ao Benfica e para ficar rico quando sair. Obrigado Paulinho!

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 10:44 am

      Teoria da conspiração bem-humorada mas falível (argumento "amigo do amigo" é provavelmente o mais usado pelos portugueses).

      Jesualdo também é benfiquista.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 11:38 am

      Neste caso eu tenho a certeza de que conhece o Paulo Fonseca,por várias razões,uma delas é terem crescido juntos no Barreiro.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:15 pm

      Jesualdo, Fonseca e Marco Silva são benfiquistas, mas o Ricardo está a brincar.
      Por outro lado, depois do Artur Jorge ter feito que fez não era nada mais do que merecido, se fosse verdade.

  • Nuno FMS
    Posted Fevereiro 24, 2014 at 2:23 pm

    Paulo Fonseca tem culpa, é verdade. Mas pegando na célebre frase "Sem ovos não de fazem omeletes", no plantel do FCPorto não há um "ovo" para as laterais, caso Danilo e Alex Sandro estejam indisponiveis, não há um "ovo" para o lugar de Fernando, para as alas do ataque chegou Quaresma (que tem sido um dos elementos em mais evidência) e há Varela (jogo sim, jogo não) mas depois também não há bons "ovos" para poder competir com esses lugares. Imaginem então se a equipa não se tivesse reforçado com Quaresma… No fundo quero dizer que o treinador tem grande parte da culpa mas também o material que tem à disposição é talvez um dos piores na ultima década do FC Porto.

Deixa um comentário