Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vai começar o campeonato de juniores, depois de metade da época a jogar a “feijões”

Inicia-se na próxima semana a fase de apuramento do campeão nacional de juniores, mas, tendo em conta a fraca competitividade verificada até agora, é quase o mesmo que dizer que vai começar agora o campeonato. A organização da prova não é, de todo, a melhor. Os clubes que estiveram em grande na primeira metade da época – como o Sporting, que terminou com 16 pontos de vantagem para o Benfica – não vão ter nenhum benefício, já que todas as equipas começam com 0 pontos. Em suma, os candidatos ao título podem passar grande parte da temporada em ritmo de passeio, já que isso não terá qualquer peso na corrida pelo titulo. 

O Benfica, actual campeão em título, foi uma desilusão na zona sul. A fraca prestação dos encarnados parece simples de explicar: o clube participou na UEFA Youth League e concentrou as atenções na prova europeia, que, sem dúvida, permite que os jogadores experimentem outros níveis competitivos. Com a qualidade de jovens que já destacámos anteriormente (ler aqui), como Gonçalo Guedes, Rebocho, Rochinha, João Nunes, Kevin Oliveira ou Romário Baldé, veremos se as águias conseguem corrigir os péssimos resultados da primeira fase e revalidar o título. Em relação ao Sporting, que se superiorizou claramente ao rival, teve menos jogos do que nas últimas épocas – não participou em nenhuma prova internacional – e isso fez a diferença. Os leões dominaram por completo a zona sul, contando com o talento de jogadores como João Palhinha (médio com características pouco habituais no futebol português), José Postiga, Daniel Podence, Gelson Martins, Matheus Pereira ou Mama Baldé. A surpresa acabou por ser o Oeiras, que se apurou para a fase final, juntamente com o Leiria. 
A norte, como habitualmente o Porto teve bastante facilidade em destacar-se na frente. Sem grande contribuição de Rafa, Podstawski e André Silva, que actuaram principalmente pela equipa B, a grande surpresa foi o avançado Rúben Alves, que marcou grande parte dos golos da equipa. O extremo Sérgio Ribeiro também esteve em evidência, bem como os médio Vítor Andrade e Francisco Ramos. O Leixões, conjunto com tradição ao nível da formação, terminou no segundo lugar, à frente de Braga e Guimarães, que também se apuraram para a fase final, em que está prometida uma luta a três pelo título. As equipas devem optar por chamar os principais jogadores (que têm jogado a nível sénior) e, com isso, aumentar significativamente a qualidade dos seus conjuntos. Quem leva vantagem na luta pelo título? Qual o clube que apresenta mais jogadores com talento para chegar às equipas principais? O facto de o Benfica ainda estar na UEFA Youth League pode pesar nesta fase (estes jovens não estão habituados a 2 jogos por semana)?

42 Comentários

  • Pedro
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:32 pm

    faziam uma primeira liga com os 8 ou 10 melhores clubes, a 4 voltas, e uma segunda liga com as restantes equipas, dividida em duas zonas. Desciam 2 e subiam 2. Ficava um campeonato mais competitivo e com objectivos para toda a época

    • troza
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:35 pm

      E seria medidas não só para o futebol. Eu conheço mais pessoalmente o caso do basquetbol mas é complicado pedir a miúdos do sul estarem a fazer viagens como fazem os mais velhos quando eles têm de conciliar escola e tudo isso.

      No entanto… acho que um campeonato mais competitivo seria fantástico.

    • Bertinho
      Posted Fevereiro 8, 2014 at 1:47 am

      Concordo, fazer uma primeira liga e dividir o resto ou parecido, temos de ser realistas os jovens nestas idades é que tem de trabalhar para chegar o mais longe possível, pode ser mais complicado mas assim estavam mais preparados para transição em muitos casos para uma segunda liga em alguns casos.

  • slb1994
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:37 pm

    Depois de uma fase inicial quase a “feijões” para as melhores equipas, finalmente iremos ter alguma competitividade no campeonato de juniores.
    Acredito que o Benfica possa ganhar novamente o campeonato, apesar de estar na “Liga dos Campeões (onde é uma das equipas favoritas à vitória final).
    Acho esta geração superior à do ano passado.

    • KingLeao
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:55 pm

      Sinceramente nao acredito depois do que vi, estar Youth CL nao pode ser desculpa acho que o favorito e o Scp pelo que demonstrou nos confrontos directo e pelos 16 pontos de vantagem , apesar desta geracao do Benfica tem talento que provavelmente nao vao ser aproveitados, enquanto o JJ estiver la, mas respeito a sua opiniao.

      SL

    • slb1994
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 6:29 pm

      O Benfica em meia dúzia de jogos na Youth CL teve mais competitividade do que em toda a fase inicial de juniores.
      De alguns jogos que vi, o Benfica facilitou muito. Também é indiferente, pois agora começa tudo do zero

    • Alberto Bastos
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 10:36 pm

      Por sinal, não penso assim. Na maior parte dos jogos houve, não uma diferença em qualidade e maturidade táctica, mas em competitividade, em "andamento". Porque, deixe-me que lhe diga, as nossas melhores 4 equipas juniores, quer a Norte, quer a Sul, estão ao nível ou a um nível superior ao que vi (quer nos adversários do Porto, quer nos do Benfica).

  • Miguel Guerreiro
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:37 pm

    A equipa mais forte é claramente o Benfica, seguido do Sporting que conta com um conjunto extremamente coeso.
    Se os jogadores "séniores" forem regalados para os juniores, o Porto dá um enorme salto qualitativo.
    O Oeiras foi a equipa sensação, marcando presença na fase final em detrimento do Belenenses, o Oeiras apresenta alguns jogadores interessantes, provenientes do Benfica, noemadamente Savic.
    A zona norte não acompanhei com tanta atenção.

    • Carlos alexandre
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:44 pm

      Claramente não viste os jogos do oeiras! Qual Savic?

    • Vanka
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:09 pm

      O Mirosavić e o Edson Pires ambos do benfica apenas agora foram para lá… O Oeiras fez o brilharete sem esses dois …

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:17 pm

      O Miguel deve falar do sueco Mirosavic que foi emprestado ao Oeiras! Ricardo Morais

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:24 pm

      Ronny Santos que voltou ao Benfica foi titular indiscutivel na 1a fase no Oeiras ou nao Vanka? Ricardo Morais

    • KingLeao
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:46 pm

      Nao sei como a pessaol com palas nos olhos o Scp e de longe o favorito e mais talentoso, Entao o Scp termina a frente do Benfica com 16 pontos de diferenca e diz me uma coisa dessas, jogadores como Podence(que pezinhos deste menino).Matheus Pereira(muita qualidade tecnica e Palhinha ja jogaram nos B ja tem minutos, e alem desses de destacar o Geraldes que andou perdido na equipa B a epoca passada e esta a fazer um excelente epoca nos juniores, o DC Hugo Meira muito promissor e deixaram talvez um dos melhores jogadores nos juniores o Lisandro Semedo uma maquina este miudo acho que claramente o Scp Juniores e que tem mais hipoteses de chegar a equipa principal gracas aposta na prata da Casa por parte do meus clube.

      SL

    • Carlão
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:28 pm

      Sim, o Ronny Santos foi titular tal como o guarda redes que vai ser agora titular na 2a fase pelo Benfica, que foi o guarda redes menos batido do campeonato Nacional, que era do Oeiras. O oeiras tem uma equipa essencialmente composta por jogadores de 1º ano, que apresentam bastante qualidade.
      Quanto ao Mirosavic ainda não disputou qualquer jogo pelo Oeiras, terá oportunidade agora na 2ª fase, no entanto, o Edson Pires (outro craque) já jogou, tendo mesmo sido decisivo no jogo conta o Vitoria, em Setubal, por exemplo.

  • Nuno
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 3:49 pm

    Se jogarem com os principais jogadores, o Porto é de longe o principal favorito. Basta ver que ainda agora na seleção de Sub20 tiveram 3 jogadores do Porto que ainda são juniores

  • Tiago Alves
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:08 pm

    Cuidado com o Leixões, tem uma grande equipa e surpreenderam tudo e todos ao ficarem em 2º lugar! No Porto, se o André, Rafa, Tomas e Ivo jogarem vai ser mais fácil. Ruben Alves é bom, mas nos jogos a sério parece que vacila, e não se evidencia, viu-se na youth league. Vitor Andrade(capitão), Verdasca, Rui Silva, R.Tavares, J.Costa, Rui Moreira e S.Ribeiro são outros bons valores desta equipa.

    • Paulo Lopes
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:51 pm

      O André Silva, Rafa, Tomás e o Ivo só devem ser chamados se não jogarem na equipa B.

    • Tiago Alves
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:33 pm

      É o primeiro ano que sinto que o FCPorto tem condições de ser campeão. Um 11 com J.Costa; Rui Silva, Ricardo Tavares, Tomas(joga quase sempre a central nos juniores), Rafa; Vitor Andrade, Ramos, R.Moreira; Ivo, André e Ruben Alves. Tem tudo para ser campeão.

      Por parte do Leixões vejo jogadores que podem singrar um dia na 1º liga, os casos evidentes são o "centralão" Filipe Machado e o avançado Miguel Nogueira.

  • João Ribeiro
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 4:37 pm

    Neste momento os "campeões" da formação são o Vitória, Sporting, Leixões e pouco mais. O resto salvo raras excepções e peço desculpa se me esqueci de alguém é treta. Têm a formação por ter. Lá está só para somarem títulos nas camadas jovens, não para o verdadeiro objectivo do futebol da formação.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:01 pm

    Esta prova precisava de uma urgente remodelação. As fases iniciais são autênticas pré-temporadas para os mais fortes, sem contar com as reais cabazadas que aparecem de quando em vez.
    Tenho pena que a remodelação dos modelos competitivos jovens não tenha sido abordado pelo Sporting no conjunto de propostas recentemente apresentadas

    • Fábio Teixeira
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 11:57 pm

      Tipo quê? Não te esqueças que a maioria são estudantes e é complicado fazer viagens grandes ao fim de semana.

  • mildio
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:15 pm

    com todo o respeito pelo autor do post… mas… por favor.. que argumentação mais descabida.. então o benfica acaba a fase regular a mais de 16 pontos do primeiro classificado e a desculpa é que participou na youth legue?? então o sporting o ano passado também tem a desculpa para não ter ganho a prova.. foi as meias finais da next gen.. tudo bem que o benfica esta a crescer na formação.. mas nao é preciso isto.. não é preciso andar com este tipo de desculpas.. por favor.. então o sporting?? que mete em todos os jogos miúdos dos juniores na equipa B, jogando com os melhores dos juvenis nos juniores e os melhores dos juniores na B?? qual a desculpa para "só" ter ficado 16 pontos a frente do 2 classificado quando tem também todos estes condicionalismos? as competições são para ser encaradas com seriedade e desportivismo.. ai e tal não vou jogar com os melhores porque daqui a x dias vou jogar com o anderlecht.. se a formação é assim tao boa, devia dar para todos os jogos, fazendo o treinador uma gestão do cansaço sem perda de produtividade. digo eu.. se calhar ter uma boa formação é ter meia dúzia de bons jogadores..

    nao quero com isto dizer que o titulo de juniores é importante.. não o é.. tudo bem que os miúdos querem ganhar, e ate lhes faz bem ganhar.. mas mais que ganhar faz lhes bem competir.. aprender a crescer como jogadores e sobretudo como homens.. a formação é isto mesmo.. formar.. ensinar a ganhar e a perder..
    nao gostei minimamente do teor deste post.
    quanto a competição em si.. sem duvida que esta tudo errado.. sempre achei este tipo de competição um gozo.. ora durante 20 jornadas vais andar a brincar a bola.. depois é que é a sério.. ora isto não joga em nada com o amadurecimento dos jogadores.. crescem a pensar que andaram a brincar.. em vez de terem a capacidade de encarar todos os jogos como decisivos e a contar.. na fase a brincar ainda por cima como não conta para nada, ainda se arranjam umas lesões e tal e depois um jogo mais mal conseguido deita tudo a perder.. péssimas regras destes torneios de formação..
    saudações desportivas

    • Ricardo
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:24 pm

      Jovem, tens a noção que na 1ª fase ficar em 1º ou em 4º é igual? O Sporting até podia ter feito mais 50 pontos que o Benfica isso ia dar ao mesmo, agora é que se vê quem é que tem melhor equipa. Até aqui foi feijões como o VM diz.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 6:08 pm

      O ano passado as constantes trocas entre juniores, NextGen e equipa B prejudicaram a classificação, qual é a dúvida?

    • Alberto Bastos
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:59 pm

      Dúvida nenhuma, mas apenas e só porque o Sporting trabalha a formação sem objetivos em classificações, mas em atenção à evolução dos jogadores! E a questão é que o Sporting, tendo chegado à final-four da NextGen e tendo sido finalista, nunca descolou dos adversários diretos nas outras provas . E sabes porquê? Porque o "andamento" e experiência que se consegue nessas provas colocam a equipa num patamar acima das outras.
      Sobre o Benfica: apostou as fichas todas na dita "champions", que de champions tem pouco, pois as equipas são selecionadas (não são apuradas…) em função das equipas principais de cada clube.
      Agora está a pagar pela opção resultadista…

    • mildio
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 11:39 pm

      Jovem Ricardo.. o meu comentario foi mesmo a criticar a forma da competição… nao concordo que se anda a brincar a bola durante jornadas a fio com perigos de lesoes e quem sabe algumas graves que atrasem a evolução de algum jogador. e tudo isso para nada.. a competição deveria ser uma prova de regularidade.. tal como são os campeonatos séniores.. uma prova de regularidade.. em que quem chegasse ao fim sendo a equipa mais regular ganharia.. simples.. assim por vezes nao ganha quem é o melhor nem mais regular.. agora por exemplo o benfica esta melhor faz uma epoca regular chega ao fim em primeiro.. depois neste mini campeonato faz um jogo menos conseguido e perde o campeonato. sera justo? entao devo acreditar que o benfica fez de proposito para ficar a 16 pontos do primeiro lugar? por ser a feijoes? e a honra do clube? ah desculpa és do benfica.. nao ha essa palavra no teu vocabulário.

      nuno R nao sei a quem respondeste. mas concordo com isso foi isso que referi.. por isso nao concordei com esta desculpa de o benfica joga a youth league e tem desculpa para a classificação que tem ate agora quando o sporting tem tido os ultimos anos competições iguais e nao tem inventado desculpas.

      alberto bastos concordo em pleno.. o essencial nao é ser campeões em juniores.. é sim formar os jogadores e homens com competencias e caracteristicas que lhes permita evoluir e chegar aos seniores e poder integrar a equipa principal.

  • Bruno Filipe Domingues da Silva
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 5:37 pm

    Sendo neste perspectiva, os iniciados e os juvenis onde o benfica dominou o campeonato com larga vantagem sobre o sporting também foi para aquecer.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 6:26 pm

    É engraçado que nas duas últimas épocas o Sporting participou na Liga dos Campeões de juniores (embora não tivesse ainda essa designação), à 2 anos foi campeão na mesma, o ano passado foi o Benfica, automaticamente o Benfica passou a ter muito melhor equipas de juniores e as maiores promessas.. este ano, o facto do Benfica estar na Liga dos Campeões de juniores já justifica o facto do Sporting ter acabado a fase regular em 1º.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:09 pm

      equipas muito diferentes na prova. a nextgen nem merece ser chamada champions. ainda me lembro que o sporting perdeu com o aston villa. nao me cenham dizer que o aston villa tem das melhores escolas. a outra derrota do sporting, se nao me engano, foi com o inter. ja e melhor, mas mesmo assim nao e top.

      esta youth league tem equipas superiores a next gen. por exemplo, o real nao participou, bayern tambem nao, man united tambem nao, ajax etc. .. teve equipas boas , mas tambem teve varias de fraco nivel, que nem se percebe como sao selecionadas, e o porque de portugal so levar 1.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 9:51 pm

      A next gen é por convite e não tem a competitividade da Youth LC…

    • Alberto Bastos
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 10:24 pm

      O Aston Villa tem das melhores escolas inglesas -não sabiass, mas ficas a saber!
      Vocês vêm comparar esta dita "champions", em que os clubes são selecionados em função das equipas seniores e não da sua real valia, com a NextGen, integrada por equipas convidadas -e que aceitaram o convite- e que são reconhecidamente consideradas de "formação de top". Tanto quanto sei, nem todas terão aceitado, caso do Real Madrid…que nem sequer é considerado ter "formação de top".
      Falar nos clubes ingleses convidados e em resultados, como o exemplo da derrota do Sporting com o Villa, é demonstrar que não só não acompanharam a prova, como nem os jogos viram.
      Como exemplo, deixo estas perguntas:
      1-quem eliminou o Barcelona, na cidade condal?(1/4 final);
      2-qual a nacionalidade das equipas que participaram na "final four"?
      (Coisas simples, mas que servem para meditar)
      Vi muitos -repito, muitos- jogos da "champion sub-19" e digo-te, com plena convicção, que os finalistas da NextGen "entravam de caras" nas 8 equipas que disputaram os "quartos", MAS…
      mas, atenção, na NextGen cada equipa podia utilizar até 3 jogadores com 20 anos feitos até ao início da época (o Inter, vencedor da 1ª edição, utilizou 3, que à data da final, já tinham 21 anos-e que fizeram toda a diferença contra os "levezinhos" do Sporting, que não usou dessa prerrogativa (ficou-se pelos 20 anos)…

  • Sca Da
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 6:57 pm

    Acredito que se o Porto utilizar os jogadores que têm andado pela equipa B como são os casos de Ivo, Tomas P., André Silva e Rafa possa ter alguma vantagem em relação às outras equipas, pois a experiência da equipa Sub19 do Porto aumentaria substancialmente, como portista que sou quero claro que o Porto Sub19 seja campeão e este ano até temos uma boa equipa para isso.

    • Alberto Bastos
      Posted Fevereiro 7, 2014 at 10:29 pm

      Isso é resultadismo e não formação.
      Esses jogadores já estão noutro patamar, por isso é deixá-los lá a competir e a evoluir.
      Nesse aspecto, acho que a formação do Sporting é exemplar: os que são habituais Bês, por lá ficam; os que andam "cá e lá", voltam aos juniores, numa fase em que a competitividade aumenta

  • Chilavert
    Posted Fevereiro 7, 2014 at 10:23 pm

    Este ano parece me ser o ano em que as equipas são de valia mais identica.
    Quero destacar o Leiria(muito forte em casa) e o Oeiras que tenho curiosidade em ver visto que equipas tradicionais como Setubal e Belenenses não conseguiram atingir a fase final

  • Francisco Novais
    Posted Fevereiro 8, 2014 at 12:14 pm

    atençao que os juniores do Vitoria Sport Clube comecaram o campeonato muito mal mas apesar disso conseguiram um conjunto de bons resultados (derrotaram o Porto) e conseguiram o apuramento. Acredito que sem contingencias de arbitragem, consiga o pódio.

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 8, 2014 at 12:42 pm

      Não diga isso amigo. Aqui só se fala das grandes promessas dos clubes do costume. Do nosso clube, do Leixões e etc não se fala.
      É só vedetas, mas ano após ano 2 desses clubes não aproveitam nada ou praticamente nada.

      Um jovem que seja inteligente já não escolhe Benfica e Porto. A aposta lá é zero.

  • Abel Alves
    Posted Fevereiro 8, 2014 at 3:43 pm

    Os favoritos sao o Sporting e o Porto. Tao so porque tem os planteis mais competitivos e os que melhor dao uso a equipa B. O Benfica e anedotico na formacao. E nada mudou de relevante nos ultimos anos. Porque? Porque na filosofia do clube nao cabem jogadores da casa. E isso faz com que aquela motivacao extra no final da formacao nao exista na luz. Veremos o que nos mostra esta fase final

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 9, 2014 at 12:22 pm

      Com todo o respeito mas tenho de lhe dizer que o Porto não é das equipas que dá melhor uso a equipa B, pelo contrário. Tem toda a razão no que diz sobre o Benfica mas o mesmo se aplica ao Porto.
      Volto a repetir só o Vitória, Sporting e também Marítimo em certa medida é que estão a dar o melhor uso a equipa B. Eu sou vitoriano mas acho que consigo ver as coisas de forma imparcial neste caso. Sei admitir que o meu clube só fez esta aposta na formação quando começou a viver grandes dificuldades, assim como o Sporting. Se bem que estes já antes apostavam. Se bem que nós últimos anos estavam a perder esse hábito. De resto a aposta na formação não existe praticamente.
      Dizer que o Porto dá bom uso a equipa não faz qualquer sentido. Quantos jovens meteu da formação na equipa principal?

  • Abel Alves
    Posted Fevereiro 8, 2014 at 3:45 pm

    Estou muito curioso em ver o desempenho do Vitoria. Algo me diz que fara boa figura pois a filosofia do clube e de formacao.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 9, 2014 at 1:18 pm

    Abel sou Vitoriano e Vimaranense. Mas não se deixe iludir. Em Guimarães não existe projecto ou filosofia de merda nenhuma. Trabalha-se ao sabor do vento, em função da bola que entra ou não.

    É o retrato de um futebol português completamente amador e que envergonha qualquer profissional que semana após semana dá o litro no seu trabalho. De profissional isto só mesmo para dirigentes e empresários que mamam ano após ano.

Deixa um comentário