Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Taça da Liga: Os “formados localmente” e o “caso” João Cancelo

Dois esclarecimentos sobre os regulamentos da polémica Taça da Liga (todos os anos proporciona dados novos que podem ser alvo de debate, mas que nestes 2 casos nem merecem discussão):
1º – O artigo 11, alínea 2 refere que: “Os clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efectivos, em cada jogo disputado, pelo menos dois jogadores formados localmente.” Ora, a Liga considera formados localmente aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade, inclusive. Por exemplo no caso do FC Porto, Josué, Licá, Varela e Quaresma preenchem este requisito.
2º – No que diz respeito a João Cancelo, que foi expulso no último jogo da equipa B do Benfica (frente ao Penafiel) e utilizado no embate dos encarnados contra o Gil Vicente para a Taça da Liga. O regulamento é claro ” f) o jogador que em representação da equipa B seja expulso através da exibição de cartão vermelho, poderá participar nas outras competições disputadas pelo clube principal, sem prejuízo da sanção disciplinar dever ser cumprida no jogo ou jogos seguintes da competição em que se verificou a infracção.


PS – Às vezes parece ser necessário um ou mais cursos superiores para interpretar correctamente legislação em Portugal, admitimos que os regulamentos em Portugal no que diz respeito ao futebol são pouco claros – a comunicação social também não ajuda, já que em vez de ser pedagógica muitas vezes não conhece as regras e até alimenta falsos critérios (foi visível que todos ficaram com a ideia que em caso de empate nos golos entre Sporting e FC Porto passava a equipa com média de idades mais baixa, quando esse nem era o 2º critério) -, mas evitem inundar ainda mais o futebol português com falsas teorias.

46 Comentários

  • Gonçalves
    Posted Janeiro 27, 2014 at 6:59 pm

    E pronto…assim fica toda a gente esclarecida…excelente.

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

  • Nuno
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:04 pm

    Estamos perante o argumento que os líderes portistas irão defender para se esquivarem de uma eliminação da Taça da Liga. Mas para aqueles, em que a memória não será certamente o ponto forte, relembro o brilhante caso do passado ano, que envolvia os seguintes jogadores: Fabiano, Abdoulaye e Sebá.
    Em suma as regras existem, mas com elas existem dúzias que as contrapõem.
    Alienado a estes factores existem os interesses televisivos e económicos que depois do histerismos momentâneo irão sobrepor-se, por isso até à Meia-Final: Benfica vs Porto.

  • Roberto
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:08 pm

    Daqui para a frente que as pessoas comecem a participar nas discussões de forma mais opinativa e menos sensacionalista.

  • JGonçalves
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:08 pm

    Normal. Sem leis ambíguas não é possível os escritórios de advogados ganharem dinheiro com serviços de consultoria. É igual no futebol e em tudo o resto neste país à beira mar plantado. Viva Portugal!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:08 pm

    E que tal um esclarecimento em relação a jurisprudência, quando em 2002 (salvo erro em relação ao ano), o Marco foi desclassificado da 2ª para a 3ª Divisão, quando na última jornada entrou para além da hora prevista em campo, e nem a razão da justificação foi aceite, a qual foi o facto de o motorista do autocarro ter-se esquecido da chave do mesmo?

    Será que o FCP, se apresentar como justificação, por exemplo, que havia um jogador a apertar as botas e que é mais lento que os outros mas como funcionam como equipa ou vai um ou não vai nenhum, também será desclassificado?

    Ou teremos os sistemáticos dois pesos e duas medidas do podre futebol português?

    João

    • Joao Lisboa
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:20 pm

      Concordo!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:22 pm

      joao, e de quanto foi o atraso?

      porque pelo que me lembre, pelo menos nas camadas juvenis, quando , no decorrer da ultima jornada do campeonato (ou ultimas, nao sei), uma equipa falta ao encontro (sem motivo razoavel) e sancionada com a descida. alem disso, ficam impedidos de jogar, se ganharem a divisao, no ano seguinte na divisao acima
      lembro-me de a uns tempo ter acontecido ao sporting c em iniciados.

    • luis bcn
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:43 pm

      O jogo do Marco começou 2 minutos depois? Ou meia-hora? Ou uma hora? Ora informa lá que eu nao sei…

      Fica aqui o repto para analisar o horario de todos os jogos da liga, da taça e da taça da liga para saber quantos jogos começam a horas….

      Ja agora ontem o Monaco – Marselha começou com 5 minutos de atraso e o L´equipe hoje na capa poem o campeonato frances todo em causa a dizer que se nao fossem esses 5 minutos o Monaco estaria em ultimo e o Hoogstraten VV, um clube belga da 2 divisao, seria lider da Ligue 1.

      Porque hiperbolizando é que isto que voce esta a dizer…que se nao fosse os 2 minutos de atraso o scp este ano ia jogar a final da champions na luz com o Concordia Elblag, um clube da 2 liga (zone este) da Polonia…

      Ja ouvi muitas coisa mas os sportinguistas andam perdidos…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 27, 2014 at 8:15 pm

      tenho que concordar. se o sporting foi eliminado foi por demerito. nao foi por o jogo ter começado 2 min depois.

      isto de dizer que o marco desceu de divisao… convem contar a historia toda.
      atrasos de 2 minutos sao mais que normais. nao sei o porque deste alarido todo

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 27, 2014 at 8:31 pm

      Eu adoro tudo isto.
      O jogo do FCPorto começou com 6 minutos de atraso em relação ao do Sporting.
      Ontem já eram 4 minutos. Hoje passamos então a 2.
      Espero bem que se deixe de falar disto muito rapidamente, quando não o Sporting, lá para sexta-feira, vai ser punido com descida de divisão por ter iniciado o jogo em Penafiel na segunda-feira por volta do meio dia e um quarto…
      Enfim, foram 30 anos a cimentar o sistema de corrupção e mentiras em que o futebol português assenta, e esses hábitos vão demorar mais um pouco a mudar.

    • Tiago Meireles
      Posted Janeiro 27, 2014 at 9:17 pm

      Eu só não percebo essa insistência em que a culpa é do Porto, já há vídeos que provam que a primeira equipa a entrar no terreno de jogo na 2ºparte foi o Porto se depois o jogo só começou 2 ou 3 minutos depois do jogo em Penafiel a culpa não é do Porto…
      Agora se querem desculpar os falhanços do Sporting com isto, até o próprio presidente o fez…
      Até digo mais e repito as palavras do ex-arbitro Pedro Henriques, a única equipa que se podia queixar era o Porto por causa da arbitragem…

      Fica aqui um dos vídeos se o VM aceitar: https://www.youtube.com/watch?v=yKOyU6WMNiY

    • RiefSilva
      Posted Janeiro 27, 2014 at 9:24 pm

      Eu através das gravações automáticas do serviço de televisão fui verificar o atraso, o que verifiquei, foi que o jogo de Porto começou depois do jogo do Sporting com uma diferença 3 minutos e 40 segundos, os segundos não são precisos, mas é de certeza entre os 30 e os 50. O atraso oficial, que é o que conta são de 2 minutos e 45 segundos na 1ª parte e 3, 15 segundos na 2ª parte.

      Ainda através do mesmo método, verifiquei que o intervalo do jogo do Dragão teve quase menos 1 minuto que o intervalo do jogo em Penafiel.

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 27, 2014 at 11:35 pm

      O Sporting aprende em Penafiel que o jogo no dragão tinha começado com 5 minutos de atraso e ainda ia a correr começar a segunda parte a tempo e horas??
      O pênalti do Porto é assinalado aos 96 minutos numa falta fora da área? Por um árbitro relativamente conhecido pelo que havia feito no passado a um concorrente directo?
      O império de corrupção em que vocês cresceram levou-vos à pura e absoluta cegueira.

    • Carlos
      Posted Janeiro 28, 2014 at 10:31 am

      o marinho neves é que se lembrou dessa do Marco
      a descida de divisão ocorreu depois de 4 faltas de comparência, bem diferente do que se está aqui a tratar.

      ainda em relação ao atraso, há que recordar que o Porto foi a primeira das 3 equipas a apresentar-se para o reinicio da 2º parte: https://www.youtube.com/watch?v=yKOyU6WMNiY e quanto a jurisprudencia, como alguém afirma, https://expresso.sapo.pt/futebol-taca-da-liga-benfica-e-sporting-penalizados-por-atraso-no-inicio-dos-jogos=f556323#ixzz2re7UZ700

    • Carlos
      Posted Janeiro 28, 2014 at 10:40 am

      falta fora da área ?
      houve duas ! a do Ghilas e a do Carlos Eduardo são ambas fora da área
      https://youtu.be/aBzLNVAilnM

  • Sideshow Bob
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:08 pm

    Mas consideram correcta a abrangência dada à expressão "localmente" ? Não somos realmente um país de grandes dimensões mas a palavra local abranger 900 kms parece me excessivo.

    Um abraço

    • Roberto
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:27 pm

      Penso que neste tipo de documentos, "localmente" sempre quis dizer clubes portugueses. E nem me parece que faria sentido "localmente" apenas abringir, por exemplo, clubes do distrito de Lisboa.

    • André Costa
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:28 pm

      Acho que exactamente por sermos um país pequeno se pode usar a palavra localmente.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:35 pm

      Nem mais…
      Mas como o futebol português só serve para "queimar" os jovens talentosos jogadores portugueses…até no futebol têm de emigrar!!!
      Duarte Santos

    • luis bcn
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:45 pm

      Por mim mudavam as leis e obrigavam os clubes a apresentar jogadores da sua formaçao que era da maneira que o Porto punha algum a jogar porque por muito que eles façam na equipa b nem um treino tem direito…

      Agora acho que a generalidade dos clubes estaria contra…

    • Sideshow Bob
      Posted Janeiro 27, 2014 at 8:42 pm

      Exacto luis bcn, era aí aonde eu queria chegar. Ao estar referido "localmente" devia querer dizer que os clubes teriam que apresentar dois jogadores formados na sua "casa".
      Sei que não partilhamos preferências clubisticas mas tanto no caso do meu clube como no do teu o facto de existir uma obrigação na utilização da formação pelo menos nos jogos desta competição só traria vantagens ao crescimento dos atletas. Se depois a aposta tinha continuidade já é outra história.

      Roberto, não tem que ver com distritos, não era a isso que eu me referia.

      Um abraço

    • Pedro
      Posted Janeiro 27, 2014 at 9:02 pm

      mas fazia sentido a palavra "localmente" identificar algo que não fosse o próprio país? A dúvida seria se se tratava da freguesia, do distrito, do concelho, da área metropolitana?? Ou era para distingir continente e ilhas?

    • Sideshow Bob
      Posted Janeiro 28, 2014 at 1:42 am

      Era para distinguir clubes, acho que é fácil de perceber.

      Um abraço

    • Miguel Lopes
      Posted Janeiro 28, 2014 at 1:56 am

      Formados localmente como o Futre, o Quaresma, o Varela, o Moreto Cassama, Idrisa Sambu, não falo no Moutinho porque esse foi comprado. .. ne. ..

  • JonnyP.
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:13 pm

    Obrigado pela respostas. Grande post, fantástico VM!

    Já agora, se puderem, gostaria que me esclarecessem outras questões…

    Qual o número de jogadores, e quanto tempo de utilização, tem que ter uma equipa na transição do jogo para do campeonato para a Taça da Liga?

    Quanto tempo de descanso tem de ter um jogador para poder jogar na Taça da Liga, jogando anteriormente ou posteriormente para o campeonato (sem interesse em relação à divisão)?

    Saudações desportivas,

    • RiefSilva
      Posted Janeiro 27, 2014 at 9:31 pm

      Não sei se percebi bem a 1ª pergunta, acho que se refere ao intervalo entre 2 jogos da mesma equipa, se não estou em erro, uma equipa tem direito a 72 horas antes do próximo encontro.

      Na 2ª pergunta, não existe isso do tempo de descanso. Um jogador pode jogar hoje pela equipa B, ou por uma seleção, e amanhã pode jogar na taça da liga pela sua equipa principal.

      Esta época houve algumas alterações ao regulamento das equipas B. Esta foi uma das regras que alterou. Um jogador da equipa B pode jogar o jogo seguinte pela equipa A (desde que não seja no mesmo dia). No entanto um jogador da equipa A só pode jogar pela equipa B volvidas 72 horas.
      Esta regra é para porteger a verdade desportiva da 2ª liga, e não para proteger os jogadores.

    • JonnyP.
      Posted Janeiro 27, 2014 at 10:51 pm

      RiefSilva, Obrigado pelo esclarecimento pela 2ª questão, pois tinha noção que a regra tinha sido alterada, mas depois de tanta conversa já estava confundido…

      Em relação à 1ª questão, não me exprimi corretamente. O que quero "apenas" saber é se necessário jogar com jogadores que disputaram a último jogo para o campeonato? Se sim, quantos, e por quanto tempo?

      O VM é muito à frente com o esclarecimento de regras, leis de jogo e afins…

      Saudações desportivas,

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:19 pm

    Fizeram muito bem em esclarecer as pessoas.

  • Santos
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:20 pm

    Deixem lá isso, o as regras e normas são feitas pelas pessoas dentro do sistema para favorecer, claro está, o sistema. Por muito que BdC queira, até o chamam de choram quando tem razão em algumas coisas e toda a gente o sabe, as coisas não não mudar facilmente, há demasiados interesses à volta disto tudo.

    A Taça da liga mesmo não dando "nada", não dá qualquer acesso à Europa ao contrário da Taça de Portugal, dá mais dinheiro em termos de vitorias (passagens às fases seguintes) e direitos televisivos, mesmo tendo um numero inferior de jogos.
    Alguém está interessado no bem da selecção ou dos jovens portugueses, taça que até foi feita um bocado para isso ? Ninguém julga Porto, Benfica, Braga, Rio Ave por terem poucos portugueses e muito sul-americano, agora se a FPF quer melhores resultados que invista a sério nas formações jovens e crie oportunidades ao clubes para que possam meter os miúdos e ao mesmo tempo receberem benefícios por isso.
    Se a UEFA criou a LC para jovens, porque não criam algo parecido dentro dos clubes… ? Sem falar das restantes competições para camadas jovens que já existem.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 27, 2014 at 7:51 pm

      isso e tudo para o sporting ganhar um titulo?
      a taça da liga ja da mais dinheiro. ja obriga a inclusao de formados em portugal, logo beneficia a formaçao. se os clubes quiserem podem rodar. o sporting nao rodou. o sporting manteve o 11 base, tirando um ou outro.
      amigo, o benfica meteu 10 portugueses no ultimo jogo. acho que era esse o objetivo da taça da liga,digo eu. queriam aproveitar os B's, o nosso banco foi exclusivamente B, e ainda alguns a titular.

      a uefa criou uma liga para juniores, em portugal ha uma coisa chamada campeonato. queres mais o que? uma taça de portugal para juniores? nao foi para jovens, foi para juniores.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:21 pm

    Confesso que desconhecia este "caso João Cancelo" mas, interpretando o referido artigo, creio não haver caso para "caso": o jogador expulso num jogo da equipa B pode jogar em outras competições nacionais pela equipa A (exemplo: Taça da Liga), devendo cumprir o castigo (pela expulsão no jogo da equipa B) num jogo da competição em que foi expulso, ou seja, num jogo da II Liga.

    FCD

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:24 pm

    ja com o oblak havia essa duvida. muitos diziam que o benfica no inicio nao tinha jogado com 2 formados localmente. agora ja esclareceram
    quanto ao cancelo parece-me claro. as equipas B nao jogam a taça da liga, logo suspensoes a jogadores destas equipas nao passam para uma competiçao que nao participam. o mais chocante foi haver gente a criticar ele ter jogado, mas ninguem perguntou porque e que ele foi expulso. isso e que ainda nao sei

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:29 pm

    Tudo dentro das leis nestes dois "casos". Em Portugal passamos mais tempo a falar de coisas que nada têm a ver com o jogo em si (o futebol corrido dentro de campo).

    Enfim, que se acabe com esta patetice. Aquilo que se passou no Dragão, é mais uma "mancha" na Taça da Liga e na "fama" da mesma, mas que se acabe com esta polémica pois não quero o Sporting nas meias finais através da secretaria!

  • NFM
    Posted Janeiro 27, 2014 at 7:59 pm

    estes casos nunca o foram para quem percebe as regras,,,

    o verdadeiro caso foi o benfica-gil ser jogado no restelo e o presidente do Gil vir dizer que soube da mudança pelos jornais….

    a liga veio depois pedir desculpas o que confirma que nem eles sabem os seus proprio regulamentos….

    mas claro so interessa falar de caos se envolverem o porto, dos outros assobia se para o lado…

    siga a festa

    • Kafka
      Posted Janeiro 27, 2014 at 9:00 pm

      O verdadeiro caso, anda a acontecer à mais de 20 anos e ninguém é punido por isso, isso sim é o verdadeiro caso, e sim todos assobiam para o lado nesse verdadeiro caso, mas prontos se tens gosto em vencer da forma como tens vencido ao longo destes 20 e tal anos, está tudo dito

  • Mike Portugal
    Posted Janeiro 27, 2014 at 8:10 pm

    Obrigado ao Visão de Mercado pelo esclarecimento do caso Cancelo.

  • mildio
    Posted Janeiro 27, 2014 at 8:41 pm

    consigo achar extremamante engraçadas as regras do futebol portugues. sao claramente feitas para que haja este tipo de mal dizer e dificuldade de perceber, para envolver advogados, grupos economicos, juizes poderem dizer que nao ha provas para condenar etc.. assim uns tem argumentos para se defender, outros tem argumentos para atacar, curioso que todos usam a lei como argumento!! melhor de tudo é as pessoas acharem que estas leis estão optimas.. o futebol portugues esta optimo.. nao ha razao para desconfiar de nada.. é tudo limpo.. nao houve intencao de nada, e o sr Mota dos talhos rebentados ( bem feito.. o que comes da fruta é para pagar os estragos do talho) continua no espaço de 1 mes a lixar o mesmo clube 2 vezes..
    comtinuamos a achar que mesmo que este caso seja apenas acasos e coincidencias que esta tudo bem, e tudo nao pssou de um mal entendido. vergonha de pais. vergonha de futebol. é isto que merecemos. em relação ao cancelo, nao tenho nada contra ele ter sido utilizado, mas deixo aqui um caso que aconteceu este ano que vem comprovar a falsidade e o vergonhoso estado e da lei em portugal. ora analisando o caso do cancelo que foi expulso num jogo oficial da equipa B e que depois jogou no seu clube pela equipa principal. tudo bem é possivel porque a competição é diferente. caso B rui patricio no na pre epoca num jogo de cariz particular organizado pelo proprio clube é expulso e nao pode jogar pelo clube em competição oficial. bravo

  • Anónimo
    Posted Janeiro 27, 2014 at 8:55 pm

    o que aconteceu com o cancelo já aconteceu com outros jogadores tanto no scp como no slb, os castigos na equipa b são para ser cumpridos na equipa b, porque se não fosse assim os clubes poderiam usar as equipas b para limpar castigos da equipa principal
    pedro rodrigues

  • Kafka
    Posted Janeiro 27, 2014 at 8:57 pm

    Visão de Mercado, vocês dizem que o Quaresma preenche o requisito, mas não preenche

    • Kafka
      Posted Janeiro 27, 2014 at 10:16 pm

      Erro meu, pois interpretei a regra como se fosse formado no clube e não no País…sendo assim o Quaresma conta

  • Tiago Alves
    Posted Janeiro 27, 2014 at 9:00 pm

    Obrigado VM, fui dos que levantei essa dúvida sobre o caso Cancelo ontem, só pedi para ser esclarecido.

  • slb1994
    Posted Janeiro 27, 2014 at 9:07 pm

    Bem, esse esclarecimento devia ser enviado diretamente para os antis que , num post que nem era relacionado com a utilização de João Cancelo , atiraram "postas" para o ar para tentar justificar as suas irregularidades com "pseudo-regras" que o rival não cumpria.

  • Rui Sousa
    Posted Janeiro 27, 2014 at 9:17 pm

    Estou imensamente esclarecido, principalmente na parte de que a Liga inventa definições. "formados localmente" tem que ser definido no artigo descrito, porque a Liga não é autoridade nenhuma para fazer suposições sobre a definição. Se alguma alma caridosa for ler e verificar que está lá definido o que é "formados localmente", muito bem. Se não estiver, estamos muito mal de futebol e de direito, e passa a ser simplesmente vergonhoso que se inventem leis para salvar clubes.

  • Tó Madeira
    Posted Janeiro 27, 2014 at 11:12 pm

    O formado localmente já se usa na europa ha muitos anos, e sempre foi para os formados no país.
    Formados no clube é outra coisa, mas aqui ninguém joga FM?
    Na champions tens de inscrever 4 formados no clube mais 4 formados localmente

  • Bruno Lacerda
    Posted Janeiro 28, 2014 at 1:47 am

    No vosso PS, no fim do texto, penso que queriam dizer que seria o 3º critério visto que o primeiro era: a) diferença entre os golos marcados e sofridos, seguido de: b) o maior numero de golos marcados e, por ultimo: c) a equipa com a média de idades mais jovem.

    A legislação é de facto péssima, mas quem a devia fazer cumprir ainda é pior. ;)

Deixa um comentário