Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Parece-me que as notícias sobre a minha morte são manifestamente exageradas

É fatal como a morte ou os impostos, cada vez que o FC Porto atravessa uma fase menos boa, Pinto da Costa é dado como falecido (para o futebol, entenda-se). Para dar um exemplo, a época passada parecia o fim da linha, já que PC escolhera o incompetente Vitor Pereira para o leme, o Porto estava na iminência de ficar em branco no que respeita a títulos, e o golpe de teatro em Janeiro pariu “apenas” Liedson e IzmaYlov. Pinto da Costa perde faculdades, perde influência, perde qualidades várias. Ou porque a idade não perdoa e algumas mentes associam decisões menos conseguidas à degradação consequente da velhice, ou porque os problemas de saúde, alguns graves, são públicos e cada vez mais frequentes, o facto é que de quando em vez os mais directos intérpretes do futebol nacional tiram uns minutos para escrever o epitáfio do presidente da agremiação azul e branca. Mas o resiliente indivíduo teima em chamar à baila a famosa citação atribuída a Mark Twain, e qual vilão de slasher movie, simplesmente recusa-se a ir desta para melhor (repito, no que ao futebol diz respeito, não vão aqui dizer que desejo mal a alguém), e aparece sempre para mais uma sequela no ano seguinte. E retomando o cenário colocado antes, que parecia negro e escuro, basta relembrar que este culminou com Jesus de joelhos, e com o Mónaco a deixar 70 milenas no Dragão. De qualquer modo, o ciclo repete-se, e há quem coloque mais uma vez em causa as qualidades do vetusto dirigente. Afinal, a escolha de Paulo Fonseca foi um fiasco. O ex-Paços tem o mesmo carisma do seu antecessor, mas ainda está por provar ter duas característas de VP: a de se envolver em acaloradas discussões com árabes, e a de perceber bastante de futebol. O reforço do plantel não foi o melhor; os mexicanos não pegaram, Quintero não é James, Ghilas está longe de ser um furacão (diga-se que também era preciso que jogasse, para tal), e algumas, ou muitas até, das novas caras não parecem ter qualidade suficiente para dar algo a um Porto que se quer ganhador em todas as frentes. A qualidade do futebol é pouca, e reflecte-se nas (reduzidas) assistências, e no desempenho desportivo. A “Championes” já foi, numa campanha recheada de recordes negativos, e no panorama nacional os portistas são obrigados a dobrar o pescoço e olhar para cima, de modo a verem Benfica e Sporting. Mas há mais casos estranhos para os lados do Dragão, usados como arma de arremesso contra a Direcção. Fernando, fundamental figura, está em fim de contrato, e ainda não renovou. Fucile, que parecia à partida importante na rotação das laterais, não só saiu sem honra ou glória, como ainda proporcionou episódios de índole disciplinar raros para as bandas do Olival. IzmaYlov continua desaparecido, sem que alguém saiba, ou queira saber, do seu paradeiro. Tudo casos que, fogem ao cenário da dita “cultura” portista. Para completar o ramalhete, existem cada vez mais boatos, difíceis de controlar, acerca de disputas de linha de sucessão, o que certamente provoca fracturas na estrutura. Resta saber qual a resposta do homem forte do FC Porto. Desportivamente, vencer o campeonato é indispensável, uma boa campanha na Liga Europa seria um ponto a favor, e mesmo que não vença a Taça, deixar o rival de Lisboa pelo caminho é condição sine qua non. Fernando terá de renovar, numa manobra vintage, por amor e gratidão ao clube, para depois ser vendido no defeso, por um valor considerável. E Paulo Fonseca dará razão àqueles que afirmam que no Porto, enquanto houver estrutura, qualquer treinador é campeão. Se este cenário se realizar, é caso para dizer… leiam o título.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

85 Comentários

  • «Se a época acabasse hoje renovava com Paulo Fonseca» - Pinto da Costa
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:30 pm

    «Se a época e o contrato dele acabassem hoje, ontem tinha renovado com ele. Não é necessário dizer mais nada. Tenho absoluta confiança no Paulo Fonseca. Se eu entendesse que ele não era o treinador que o FC Porto neste momento precisa, era o primeiro a dizer-lhe», clarificou o líder dos portistas, em entrevista ao Porto Canal.

    «Mal de nós se o Paulo Fonseca, eu e os jogadores não acreditássemos que seremos campeões. No ano passado e há duas épocas foi o que foi. É óbvio que acreditamos. Os nossos adeptos e sócios foram habituados a um grau de qualidade e exigência. Mas mal de nós que eles não sejam exigentes, estão habituados a vencer», observou.

    Terminada de forma precoce a campanha na Champions, Pinto da Costa eleva a fasquia do dragão na Liga Europa.

    «Queremos chegar à final e ganhar em todas as provas. Não queremos apenas chegar à final», vincou.

  • «Aqui ninguém sai por metade do preço» - Pinto da Costa
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:30 pm

    «Não estamos a negociar ninguém para sair. Quando dizemos que os nossos jogadores saem pela cláusula, só saem pela cláusula. São cláusulas altas e não admitimos baixar porque não estamos interessados que saiam. Aqui não saem por metade do preço. Não estamos a pensar em alterar o plantel», adiantou o presidente dos azuis e brancos em entrevista ao Porto Canal, pronunciando-se em concreto sobre a situação de três jogadores do plantel:

    «Ninguém tem de estar preocupado com o Fernando. As coisas estão tratadas com ele e com o seu empresário. O Helton renovou e reconhecemos-lhe valor. É um caso especial. O FC Porto deve-lhe muitos dos títulos que conquistou nos últimos anos. Quanto ao Lucho, queremos renovar pois é património do FC Porto mas ele pediu-nos para esperar até final da época. Quer ver como estará em termos físicos».

  • «Estamos a três pontos do Benfica devido a uma arbitragem escandalosa e vergonhosa» - Pinto da Costa
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:31 pm

    «[No campeonato] tivemos jogos melhores e outros piores, como todos os outros. Se temos três pontos de atraso em relação ao Benfica é devido a uma arbitragem escandalosa e vergonhosa. Não quero, de maneira nenhuma, dizer que Artur Soares Dias foi desonesto mas o senhor Soares Dias não tem condições para apitar. Sendo honesto, não sabe, não tem competência para apitar o FC Porto. Ele deve abandonar a arbitragem e se não o fizer, não pode apitar mais o FC Porto», sentenciou Pinto da Costa, em entrevista ao Porto Canal.

    O empate (2-2) com o Estoril, na jornada 5 da Liga, não foi ainda digerido pelo presidente portista.

    «As pessoas esquecem-se que a perda de cinco pontos de avanço começou no Estoril, com uma arbitragem inacreditável de Rui Silva. Estivemos duas vezes em vantagem. Sofremos o empate com uma grande penalidade inventada. Voltámos a ter vantagem mas depois sofremos um golo em fora de jogo. São dois pontos que perdemos com uma arbitragem que me fez lembrar Inocêncio Calabote. Não me lembro de uma arbitragem que tenha influenciado tanto o resultado de um jogo», afirmou.

    • TretadoCostume
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:36 pm

      Esta altura da época e conversa já é conhecida de anteriores épocas e o resultado final acabou por ser o mesmo, porque será? Faz-me lembrar o "encomendem-as faixas". Já se sabe a novela que seguirá, preparem-se também Sportinguistas.

    • Tiago Quintas
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:58 pm

      Mentiras atrás de mentiras. Contra o Benfica o arbitro até estava a favorecer claramente o FCP até ao segundo golo do Benfica.
      E contra o Estoril, se calhar era preferivel o Otamendi ter ido para a rua e terem ficado a jogar com menos um o resto do jogo. Eu não estou a ver este Porto a ganhar ou empatar a jogar contra o Estoril durante 80(?) minutos.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:59 pm

      Será que ele se lembra do empurrão do Jackson em Paços de Ferreira?
      Será que ele se lembra do penalty inventado contra o V.Guimarães?
      Será que ele se lembra do fora de jogo mal assinalado a um jogador do Belenenses que parte antes do meio-campo, aos 92 min com o resultado em 1-1?
      Será que ele se lembra do golo em fora de jogo contra o Nacional?
      Será que ele se lembra do penalty inventado a 5 min do fim em Coimbra (que foi desperdiçado)?

      Chama-se memória selectiva.

      João

    • Carrela
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:32 am

      Será que não viste Jackson ser tocado no jogo com o Estoril? a ser falta de Jackson era penalti ante sentão… fdahhh belo exemplo de memória selectiva… enfim

    • MP222
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:22 pm

      Gostava de ver o que os Srº da APAF vão dizer sobre as declarações do presidente do porto sobre a arbitragem… se vão pedir um castigo exemplar como fizeram com o presidente do Sporting ou se vão voltar a ignorar como costumam fazer quando as criticas vem dos lados do porto ou do benfica…

  • "Árbitros profissionais querem agradar aos patrões"
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:32 pm

    "Para mim, Pedro Proença é o melhor árbitro da Europa. E não terá sido por acaso que não arbitrou o Benfica-FC Porto… Com ele não teria havido os casos que se verificaram no domingo passado", disse Pinto da Costa, na entrevista ao Porto Canal, referindo ainda que o setor da arbitragem não passa por um bom momento.

    "Discordo do dr. Fernando Gomes, a propósito da nomeação de Pedro Proença para o Mundial, quando diz que tal representa o reconhecimento do trabalho da arbitragem nacional. Seria a mesma coisa, quando o Cristiano Ronaldo recebe um prémio internacional, dizer-se que é o reconhecimento da qualidade dos jogadores portugueses, quando tal corresponde a uma distinção individual pelo seu trabalho. Quanto a mim, a arbitragem portuguesa não está bem e agora, com o profissionalismo, as coisas vão piorar. Enquanto essa atividade foi encarada como um hobby, tudo bem, mas como profissão os árbitros vão querer agradar aos patrões"…

    • Tiago Quintas
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:58 pm

      É o melhor arbitro da Europa e do Mundo para ele, porque alinha em todos os tachos que ele precisa.

  • "Fernando Gomes matou a Liga"
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:33 pm

    Pinto da Costa confessou não se rever nesta Liga de Clubes, cujo presidente, Mário Figueiredo, "foi eleito", disse, para "acabar com o monopólio da Olivedesportos. Foi assim que foi eleito".

    "Mário Figueiredo, que respeito como pessoa e advogado, está a ser o coveiro da Liga, mas não considero que foi ele quem a matou. Quem a matou foi o dr. Fernando Gomes ao alterar, com os clubes da II Divisão, os estatutos. É absurdo que uma associação de clubes não tenha… clubes na sua direção escolhida pelo presidente, sendo advogados todos os executivos. Não é com advogados que os problemas do futebol se resolvem. O dr. Fernando Gomes, com o seu projeto pessoal, ao excluir os clubes matou a Liga e na situação em que se encontra os patrocinadores fogem para a Federação, onde 'está' Ronaldo. A federação tem matéria prima de borla, por isso há clubes em pré-falência, enquanto ela tem milhões em depósitos a prazo".

    Fernando Gomes e Mário Figueiredo estiveram sob a mira do presidente do FC Porto:

    "O dr. Fernando Gomes afastou os clubes da Liga e o dr. Mário Figueiredo entrou em guerra com Joaquim Oliveira pelo monopólio dos direitos das transmissões televisivas, quando quem quis sair saiu, como o Benfica e o Farense, manifestando a sua ingratidão a quem salvou os clubes ao longo de anos. Aliás, viu-se agora que só está com a Olivedesportos quem quer, ninguém é obrigado, mas o presidente da Liga entrou numa guerra injustificada e o organismo perde peso. Já ninguém a ele recorre, mas vai sobrevivendo à custa das multas. Fernando Gomes tem contribuído para o desprestígio total da Liga, pois à FPF não interessa uma Liga forte, recebendo os seus patrocinadores e aumentando as suas contas bancárias".

  • João
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:34 pm

    Peço desculpa ao VM por ter feito os comentários com estas declarações do Pinto da Costa mas pareceram-me pertinentes.

    Cumprimentos e bom trabalho.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:49 pm

      Estas afirmações do PC não passam de larachas. disse que hulk não saia por menos de 100M e vendeu bem a baixo. Pedro Proença é o melhor árbitro da Europa. Claro, deu um titulo ao Porto com o golo do Maicon.
      Qd o Porto esta em baixo é tipico aproveitar entrevistas ao canal do clube para lançar petardos. Afirmações ridículas e desprovidas de verdade. O tipico neste senhor.

      Jaime

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:08 am

      Oh Jaime mas tu ainda acreditas que o Proença beneficiou o Porto com um golo em fora de jogo quando o Cardozo joga a bola com o braço duas vezes dentro da área e bem à frente dele??

      A alcunha de calimero começa a assentar cada mais vez melhor do outro lado da 2ª circular…

    • Super Dragão
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:13 am

      Pedro Proença deu um título? Mas foi ele que não levantou a bandeira?

      Já agora, o tal Pedro Proença não assinalou um penalty do Cardozo e o 2º golo do Benfica nasce de uma falta inexistente. Não brinque com as pessoas sérias porque de sério você não tem nada

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:44 am

      Essa do golo do Maicon tem piada. Então os restantes lances desse jogo não contam? Nesse jogo se houve algum clube prejudicado foi o FCP.
      Aconselho sua excelência a rever (se é que o viu) esse jogo, mas veja os 90 minutos. Tome notas das decisões que foram tomadas e que não foram tomadas pela equipa de arbitragem. Depois tenha a dignidade de dizer aqui neste espaço, quem é que realmente foi prejudicado nesse jogo.

      Outra coisa, os petardos normalmente costumam vir do canal do benfica, aliás caso não se recorda ouve uns certos "profissionais" que desejaram em direto a morte a Pinto da Costa.
      A sua resposta foi tipica de um benfiquista… Continue a ver o desporto e em especial o futebol pela sua optica, é bom para o Porto. É por essas e por outras, que no fim (não a meio) vence a equipa de azul.

      Cumprimentos,
      ACG

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:03 pm

      Desculpem a minha afirmação donos da verdade. O Porto foi prejudicado nesse jogo, como foi prejudica pelo Proença qd assinalou penalti do Yebda sobre o Lizandro. Register inventado mais um para ter feito excelente trabalho.
      Mais uma vez desculpem o comentário, mas por vezes esqueço a escala pela qual regem a arbitragem. Assim sendo o mago PC tem razão. Voces estão a ser muito prejudicados este ano, especialmente no Paços, Guimarães…

      Pc tb nunca afirmou que o jogador A nao saia a baixo da cláusula e depois vendeu a baixo. Sao criações da minha cabeça. Desculpem…

      Jaime

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 4:35 pm

      Jaime, aqui ninguem diz que estamos a ser prejudicados, as declaracoes de PC foram muito infelizes na minha opiniao. Agora vcs insistem no Maicon como se esse fosse o unico caso do jogo, para alem da dupla mao do Cardozo, ha uma falta inexistente no segundo golo do SLB e uma agressao do Javi Garcia ao Lucho com um pontape na cabeca quando estava no chao. E se quer falar de mais casos, ha o celebre 3-1 no campeonato dos tuneis, um penalti do Coentrao foi transformado em segundo amarelo ao Fucile. Como ve, podemos ficar a tarde toda aqui a falar de casos de uns e outros.
      MPires

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:37 pm

    De facto, quando os amigos colocam jogadores em clubes de "elite desportiva", lá para o sul de França, a preços, não de trivela, mas de cigano (sem qq desrespeito para com a comunidade), em que o jogador que mais vale, é aquele que é vendido por menos dinheiro, de facto, nestas condições até Margaret Thatcher seria comediante, de "fina ironia".

    Glenn Stromberg

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:46 pm

    ANÁLISE AO PLANTEL E À SITUAÇÃO ACTUAL DO FC PORTO – Paulo Pereira

    "O FC Porto não é isto."

    Este é o pensamento que certamente tem assolado a mente da maior parte dos adeptos portistas, no decorrer desta época. E justificadamente. O futebol actual dos dragões é paupérrimo: pouco intenso, sem ideias e desconjuntado. Os jogadores parecem não dar tudo o que têm, faltando-lhes garra, motivação e o espírito de vitória e conquista tão característico da equipa do Porto. O treinador, Paulo Fonseca, continua a não justificar a opção de Pinto da Costa, insistindo num esquema táctico até agora infrutífero e mesmo prejudicial para a equipa, e mantendo um discurso que não se coaduna com as prestações dos campeões nacionais na presente temporada.

    Estando ainda em prova na Taça da Liga, na Taça de Portugal e na Liga Europa, com a liderança do Campeonato a apenas três pontos de distância e tendo já conquistado a Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto vê-se ainda com a possibilidade de realizar uma boa época no que a títulos diz respeito. Contudo, para isso, algo terá obrigatoriamente de mudar no Dragão, nesta segunda metade da época. Mas que alterações podem ser feitas nesta altura? Passará a solução pela troca de treinador? Por um lado, talvez: a chegada de um novo técnico normalmente gera uma renovação da motivação no plantel que, aliada a eventuais bons resultados, pode solucionar ou atenuar o problema. Porém, o segundo treinador pode não conseguir recuperar a equipa ou até tentar implementar um plano de jogo ainda mais inadequado do que o do seu antecessor. Além disso, o despedimento de um treinador faz sempre passar para o exterior a ideia de uma certa instabilidade existente no seio do clube, algo que Pinto da Costa certamente não deseja. Assim, partindo do princípio de que Paulo Fonseca irá permanecer nos dragões até ao fim da presente temporada, as mudanças terão de passar pela constituição do plantel (tanto a nível de entradas, como de saídas), pelo esquema táctico a utilizar e pelo próprio "onze base" da equipa. Analise-se, então, posição a posição, o plantel do FC Porto:

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:51 pm

      Guarda-redes – Tendo em conta que o jovem Kadú tem passado grande parte da época na equipa B, a adquirir experiência, o plantel principal dos dragões tem, neste momento, três guarda-redes: Helton, Fabiano e Bolat. O turco ainda não realizou qualquer jogo oficial pela equipa A e o porquê da sua contratação continua a ser uma incógnita. Quanto a Fabiano, nas partidas em que participou, já demonstrou ter a qualidade necessária para ser o guardião do clube azul e branco, sobretudo no recente jogo contra o Sporting. A confiança dos adeptos em Helton é, ainda, muito forte e ninguém se esqueceu do que o brasileiro já deu ao FC Porto; no entanto, à semelhança do que aconteceu com Vítor Baía, talvez esteja na altura de proceder à passagem de testemunho.

      Defesas Centrais – São quatro os defesas centrais que actualmente se encontram nos quadros principais do clube: Mangala, Otamendi, Maicon e Reyes. O mexicano teve ainda poucas oportunidades de se mostrar, estando neste momento a passar por um processo de adaptação e crescimento por que muitos jovens passam no FC Porto. É bastante evidente que se trata de uma aposta para o futuro. No que diz respeito a Mangala, também ainda muito jovem, não há muitas dúvidas de que se trata do melhor central do FC Porto e de um dos melhores da Liga Portuguesa. Ainda se encontra em fase de crescimento e, portanto, tem de continuar a jogar para diminuir o número de erros que tem vindo a cometer no decorrer da época. Otamendi, por sua vez, tem sido indiscutivelmente um dos piores da temporada, estando em fim de ciclo na equipa portista: o mais aconselhável seria vendê-lo nesta janela de transferências, dando definitivamente a titularidade a Maicon que, apesar de ser, por vezes, algo trapalhão, é um dos atletas que ainda joga com a garra e motivação de outros tempos. Finalmente, com a saída do argentino, abrir-se-ia uma vaga no centro da defesa, que poderia perfeitamente ser preenchida, por exemplo, por Tiago Ferreira da equipa B. Não é um jogador brilhante, longe disso, mas está mais do que na hora de o FC Porto começar a apostar nos seus jovens portugueses.

      Defesas Laterais – Com o afastamento de Fucile do plantel, são apenas dois os laterais do FC Porto: Danilo e Alex Sandro. Ambos têm estado muito abaixo daquilo que podem e sabem fazer (sobretudo Danilo, a nível defensivo), muito por culpa do facto de não terem qualquer concorrência interna. Os dois brasileiros são jogadores de qualidade acima da média, apesar de ainda terem muito que melhorar, mas necessitam de competitividade nos treinos e de descanso em alguns jogos. A promoção do colombiano Quiñones à equipa A (já lá esteve meia época, com Vítor Pereira, e tem actuado a bom nível na Segunda Liga) e a adaptação de Ricardo a lateral direito (algo que Paulo Fonseca já testou duas vezes) são as soluções mais simples e evidentes.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:51 pm

      Médios – A dinâmica do meio campo do FC Porto é, neste momento, um dos principais problemas da equipa nortenha. A saída de Moutinho (um dos melhores médios do Mundo), a insistência do treinador num sistema que, aparentemente, não se adequa aos jogadores disponíveis e a indefinição dos três titulares explicam praticamente tudo. Paulo Fonseca deveria desistir do tal" triângulo invertido" e voltar a apostar no triângulo que tem dado títulos ao FC Porto; provavelmente, só a partir desse momento é que os restantes problemas podem começar a ser resolvidos. No que diz respeito aos jogadores, são sete os disponíveis na equipa principal: Fernando, Defour, Herrera, Josué, Carlos Eduardo, Lucho e Quintero. O trinco brasileiro é o único que tem justificado a titularidade indiscutível, sendo um dos poucos que tem mantido o nível exibicional de épocas anteriores. Carlos Eduardo já demonstrou ter uma qualidade técnica acima da média e uma fantástica visão de jogo e, portanto, é o lógico dono da posição de médio mais ofensivo da equipa (apesar das recentes prestações, que têm sido mais discretas). A posição sobrante é a que, provavelmente, suscita mais dúvidas. Lucho é a escolha mais óbvia, mas tem-se apresentado muito mal nas últimas partidas e, possivelmente, poderia dar mais à equipa se jogasse menos tempo. Juan Quintero ainda é muito jovem, faltando-lhe alguma experiência e maturidade; a ser utilizado, só faz sentido que seja no lugar de Carlos Eduardo. Assim, restam três opções: um belga, um mexicano e um português. Defour já mostrou ser bom jogador, sendo até titular na fenomenal Selecção da Bélgica, mas falta-lhe algo: quando joga, não parece acrescentar muito à equipa. Herrera tarda em corresponder às expectativas criadas aquando da sua contratação: qualidade parece tê-la, mas joga de forma demasiado lenta e denunciada. Tendo em conta o excedente de médios no plantel (sete, para três posições), não faria mal nenhum a Herrera ser emprestado a um clube europeu de segunda linha, nesta segunda metade da época, para se ajustar definitivamente ao ritmo europeu. Falta ainda referir Josué, que tem sido sistematicamente utilizado fora da sua posição, influenciando negativamente a qualidade das suas exibições. Tratando-se de um jogador formado no clube, com potencial para melhorar significativamente, justifica-se dar-lhe mais oportunidades na sua posição de origem. Terá apenas de controlar a sua agressividade excessiva, que lhe pode custar castigos disciplinares desnecessários.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:51 pm

      Extremos – Assumindo que o jovem internacional Sub-21 Ricardo passará, então, a ser utilizado como lateral direito, e ainda que Izmaylov não voltará à equipa tão cedo, Paulo Fonseca dispõe, presentemente, de quatro extremos: Varela, Licá, Kelvin e Quaresma. A inconstância do primeiro, a falta de criatividade do segundo, a pouca maturidade e experiência do terceiro e a forma física preocupante do último ajudam a explicar a falta de propensão ofensiva que a equipa portista tem evidenciado, bem como as dificuldades que o treinador enfrenta na escolha dos dois extremos titulares. Apesar das já referidas exibições tremendamente inconstantes, Varela parece ser o único dos quatro com lugar assegurado, tendo a seu favor os já muitos anos de casa. A segunda vaga tem pertencido a Licá que, no entanto, não tem justificado as oportunidades concedidas. É muito útil a defender mas oferece muito poucas soluções no ataque, sendo bastante previsível. Quaresma, pelo que se viu na Luz, não parece estar ainda nas condições físicas ideais (voltará algum dia a estar?), não sendo aconselhável dar-lhe a titularidade sem provar que, de facto, a merece. Sobra Kelvin que, apesar da tenra idade, já deu um Campeonato ao clube. Falta-lhe ainda alguma capacidade para definir melhor as jogadas, quando a bola lhe chega aos pés; todavia, quando entra em jogo (algo que, durante a época, ainda não aconteceu muitas vezes), consegue agitá-lo, não tendo receio de partir para cima dos defesas contrários. Com base nisto, não ficaria mal a Paulo Fonseca testar o brasileiro a titular, esperando que a sua inclusão na equipa inicial traga a imprevisibilidade e explosão que têm faltado ao ataque do FC Porto. Finalmente, refira-se ainda o jovem português Tozé, que se tem exibido a bom nível na equipa B e que, presumivelmente, já merecia, no mínimo, uma convocatória ao plantel principal.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:52 pm

      Avançados – São apenas dois os pontas-de-lança de que a equipa A dos dragões dispõe neste momento: Jackson e Ghilas. O argelino pouco tem jogado e, quando o fez, não mostrou muita coisa. No entanto, entra em jogo quase sempre a cinco minutos do fim, o que não é suficiente para mostrar aquilo que realmente vale. Jackson é bem melhor e apresenta um registo goleador respeitável na presente época (18 golos); contudo, dando mais tempo de jogo a Ghilas, o colombiano teria mais tempo de descanso e, possivelmente, sentir-se-ia na obrigação de fazer ainda mais para eventualmente não perder o lugar. Quem também já justifica uma chamada aos treinos da equipa A é o português André Silva, que tem demonstrado um enorme potencial e que poderia crescer bastante através da convivência com jogadores mais experientes.

      Nada está perdido. Mas tudo está também muito longe de ser ganho.

      É urgente mudar, pelo menos no que diz respeito aos lastimáveis índices de entrega e ambição até agora verificados nos jogos, por parte da equipa.

      Porque o FC Porto não é isto.

      Paulo Pereira

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:49 pm

    Declarações ridículas sobre a arbitragem,antigamente ainda tinha alguma piada mas já nem isso…A idade não perdoa e Pinto da Costa já não é o mesmo.

  • Mike-UK
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:51 pm

    Todos chorámos Eusébio.
    Todos choraremos por Cristiano, um dia.
    Por este chorarão alguns. Em 2004 haviam milhões de portugueses a torcer pela nossa selecção. Milhões menos um. Este.
    Nunca se perdoa um traidor.

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:12 am

      Por Luis filipe Vieira e Vale e Azevedo nem os benfiquistas chorarão, por roquette's, JEB, Godinho, etc nem sportinguistas chorarão

    • hugo lopes
      Posted Janeiro 17, 2014 at 9:42 am

      eu não chorei eusébio nem chorarei cristiano. Muito menos pinto da costa.

    • Jorge Figueiredo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:13 am

      Todos choramos por Eusébio? Mas ele foi quem? Um premio nobel da paz que revolucionou portugal? Deixem se de tretas…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2014 at 3:13 pm

      Olhe … eu respeito o Eusébio!
      mas garanto que não chorei até porque não o conheço de lado nenhum !
      mas sim respeito a sua partida

      agora vejam lá esses exageros -.-

      rpga

  • NFM
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:53 pm

    ganhar o titulo é fundamental??? o porto é tricampeao, parece me que é mais fundamental para o benfica ser campeão do que para o porto…

    concordo que o PF parece um erro de casting mas VP também parecia e foi bicampeao….

    PC ja ressuscitou varias vezes tantas foram as vezes que o deram como morto….

    PC também erra naturalmente mas erra muito menos do que os rivais e sabe mais a dormir do que os outros acordados…

    algo me diz que este filme vai ter o mesmo cenario de sempre, é so aguardar…

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 16, 2014 at 11:55 pm

    DIscordo totalmente quando o autor do texto chama o Vítor Pereira de incompetente, eu acho que é um bom treinador e quem me dera que cá estivesse este ano.
    Vítor Pereira é um treinador que tem feito um bom trabalho por todos os clubes onde passou, especialmente no FCPORTO, afinal de contas só teve uma derrota em dois anos ao leme.
    Relativamente ao restante texto redigido pelo autor, já dei noutros posts o meu parecer em relação ao teimoso Paulo Fonseca por isso não me vou alongar mais.
    Espero que o Pinto da Costa tenha realmente a noção do que está a fazer, eu sinceramente acho que está a cometer um erro grosseiro.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:21 am

      O autor do texto não chama VP de incompetente, o VP levava era esse adjectivo. Basta ler as palavras seguintes para compreender o sentido da frase.

  • slb1994
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:05 am

    Ponto nº1: Tenho enorme respeito pelo trabalho feito pelo senhor Jorge Nuno Pinto da Costa. Os seus anos de presidência têm sido um autêntico sucesso: grande crescimento a todos os níveis, conseguindo a hegemonia do futebol nacional e a nível internacional com registos notáveis (quatro títulos internacionais neste milénio).
    Ponto nº2: Não obstante o que disse anteriormente, os atuais discursos do presidente portista já começam a roçar o ridículo. Em tempos já me provocou indignação, mais tarde até achava piada, mas com o passar dos anos já se torna deprimente.
    Bem, eu nem quero entrar muito pela crítica pessoal, pois percebo que com 76 anos e com uma vida agitada se possa perder algumas capacidades.
    Ponto nº3: Tentando encarar com alguma seriedade a sua entrevista (o que não é fácil):
    – “ (…)mas as pessoas esquecem-se de que tudo começou, em termos de perdas, no Estoril, com a arbitragem inacreditável do senhor Rui Silva. Sofremos um golo em fora de jogo e ainda houve uma grande penalidade inventada (…)” – Muito honestamente, acho que o Porto foi prejudicado pela arbitragem nesse jogo… Mas o campeonato foi só essa jornada? Porque não falar do jogo com o Vitória? Estes comentários, tanto de PdC como de outros dirigentes (nomeadamente do Benfica) são absolutamente ridículos.
    – “(…)Se o Benfica fosse prejudicado… Deus me livre. Os delgados deste país não tinham mais tinta” – Não me quero alongar muito sobre o historial recente dos jogos. Só me provoca alguma confusão alguém que centra um discurso na arbitragem, quando há alguns meses disse isto “Só os burros é que falam de arbitragem (…)”
    – “Não estamos a negociar ninguém. Quando dizemos que os nossos jogadores saem pela cláusula eles só saem pela cláusula. Aqui não saem a metade do preço. Não estamos a pensar em alterar o plantel” – Só assim de cabeça: Quaresma, Hulk, Álvaro Pereira.

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:21 am

      Cada um dá valor que quer aos discursos de cada um… Eu como portista não ligo muito ao que diz PdC, um benfiquista prestar algum juízo de valor aos mesmos é que me parece um pouco ridículo quando tem um presidente que diz o que diz. ProntoS, é tal como disse, cada um dá a atenção que acha.

      Seguindo a ordem de ideias do mais empolgante comentarista deste burgo do lado vermelho, esses nomes que referiste só sairam do Porto porque eles queriam sair, o Porto tudo fez para mantê-los até porque não tinha necessidade de vende-los, mas eles pediram e então o clube deixou-los sair. Torna-se simples quando se usa os mesmos "argumentos".

    • Manuel
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:24 pm

      O Hulk saiu porque quis por menos de metade da cláusula? O Quaresma também saiu porque quis por menos de metade da cláusula? Não anda bem informado. Melhor, anda a ser enganado.

    • bruno
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:48 pm

      60 milhoes não é por menos de metade da clausula. o que se discute aqui é que o vieira no funeral do eusebio diz claramente ninguem sai abaixo da clausula e uns dias depois matic(aquele que estava avaliado em 0 nos activos ahahahahaahahahahaha) o melhor jogador da equipa sai por uns miseraveis 25 milhoes.

    • slb1994
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:05 pm

      Sim claro, porque o Hulk saiu por 60 M como todos nós sabemos.
      Acreditem no que quiserem…

    • Super Dragão
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:18 pm

      O Hulk foi vendido por 60M sendo que ao Porto "cairam" 40M relativamente aos 85%, isto é por demais obvio ….

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:08 am

    Comete erros de gestão como cometerá qualquer outro ser humano que tenha de "conduzir" um clube… mas continua a cometer menos erros que muitos outros que andam neste mundo. Pode estar a perder algumas capacidades, fruto lá está, da idade, mas na gestão e conhecimentos de e NO futebol, esses não os perde e arrisco-me a dizer, nunca os perderá.
    A minha questão é:
    Será que aqueles que dizem que "morte" do Porto acontecerá depois da morte de Pinto da Costa estão a exagerar?

    • slb1994
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:18 am

      Sim, penso claramente que estão a exagerar.
      Atualmente não me acredito que Pinto da Costa tenha tanta influência como noutros tempos , sendo que a forte estrutura portista vai muito além do que é o presidente .

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:48 am

      Há um tal de Antero Henrique que tem tanta ou mais influência e as pessoas pensam que é só Pinto da Costa…

  • Anónimo
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:28 am

    Acho incrível como se endeusa alguém que comprovadamente (ex: alô escutas) corrompeu o futebol português anos a fio.

    Isso é o mesmo que venerar Cavaco Silva ou basicamente qualquer político português com as suas "parcerias".

    O princípio é o mesmo, mas as pessoas gostam de viver na sua dissonância cognitiva e têm o que merecem.

    João

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:45 am

    e assim, digam o que quiserem. podem dizer que as suas ideias sao fruto da idade, e que ser campeao e fundamental e tal, mas nao concordo. o pinto da costa so sara do porto quando morrer, e morrer de verdade, nao estou a dejesar a sua morte, mas duvido que ele abdique o seu lugar, e duvido que os socios, mesmo que fique algum tempo sem ganhar, o tirem de la.
    todas as mas decisoes, e a ma epoca do porto, tem recaido no treinador, ou porque o jogador x e flop, ou e porque o y joga mal. mas nunca caem no presidente.
    basta ver o recente video no estadio da luz na homenagem ao eusebio. estao uns gajos a cantar e o madureira a pedir para pararem e a ameaçar, mas foi preciso outro gajo dizer que era uma ordem do presidente para se calarem todos.
    e obvio que tal como os outros presidentes dos grandes, este gosta de mandar areia para os olhos dos adeptos, e vem fazer estas declaraçoes. mas sinceramente noto uma diferença. as outras declaraçoes eram mais em jeito de gozar com o benfica, nestas parece-me mais chateado. ele nao esta contente com o facto de ter perdido na luz. e por isso veio culpar a arbitragem. toda a gente sabe que o proença nao arbitrou este jogo porque ja esta definido para o ultimo do campeonato

  • Zé Pereira
    Posted Janeiro 17, 2014 at 1:00 am

    Este senhor vai ser o lance Armstrong do futebol mundial…Só em países de loucos, algo tão obvio e com provas nao traz consequências … Esta de parabéns … Mas nao entendo que alguém inteligente o endeuse… Mas o futebol é isto:paixão irracional.

  • Bruno Giménez
    Posted Janeiro 17, 2014 at 1:57 am

    Eu só deixo uma constatação e uma pergunta:

    Afinal também há calimeros lá em cima de onde tendem a gritar-nos isso mesmo cá para baixo. Só que os calimeros nortenho devem ser de outra água. Quem pode paga, e quem não paga, f****…

    O que será que o digníssimo José Fontelas Gomes, sua excelência o presidente da APAF, dirá agora? Cá para nós, que ninguém nos lê: cala-te, Gomes, olha que comes…

  • JesusTheLamego
    Posted Janeiro 17, 2014 at 4:32 am

    Ponto 1) Quer ganhe ou não o campeonato, quer esteja morto ou vivo, futebolisticamente falando, o PDC será sempre o grande presidente. nunca ninguém alguém fez mais por um clube como este senhor.
    Ponto 2) Claramente este post foi escrito por alguém que tem em pinto da costa uma das pessoas que mais tristezas trouxe à sua vida.
    Ponto 3) independentemente dos resultados esta epoca, o FCP domina o panorama nacional à decadas,
    Ponto 4) num clube que diz da humildade ser um dos seus pilares é triste os adeptos não reconhecerem que o SCP numa epoca onde são eliminados da taça cedo, sem competições europeias não esteja na liderança da liga, em vez de reconhecerem isso, ficam todos contentes por estarem entre os 3 primeiros, mas caros amigos no final é que se fazem as contas.
    Ponto 5) Tenho sérias duvidas que as decisões do pdc sejam contra o interesse do clube.
    Ponto 6) é engraçado os sportinguistas e benfiquistas, uns mais recentemente, tentem comparar respectivos dirigentes com o pdc, passando os dias e enchendo blogs a dizer mal dele.
    Ponto 7) é facil ver qual a intenção do post, até é a unica frase a negrito!
    Ponto 8) inchem amigos, o fcp vai lutar pelo titulo este ano, e é preciso não dormirem…
    Ponto 9) é fixe ser portista durante este clima de guerra dá bem para verificar a azia que ainda anda pelo ar.
    Ponto 10) com tanta festa é caso para dizer cheira a mofo.
    JesusTheLamego

  • MM
    Posted Janeiro 17, 2014 at 9:18 am

    coitada desta personagem, cada vez que abre a boca só sai disto. não é qualquer tipo de discriminação, mas quando se chega a esta idade, o tempo de antena devia terminar para pessoas destas (pinto da costa,mário soares,etc), porque só sai disparate. o pinto da costa sempre que fala ou falou, revela todo o seu complexo de inferioridade em relação ao benfica. vão-me responder ah e tal mas ele é que ganha campeonatos, ganhou títulos europeus, domina o futebol português (em todos os aspetos), porque raio é que teria uma complexo de inferioridade? sinceramente não sei, só sei é que uma pessoa que fala mais do benfica do que do seu clube deverá ter uma coisa muito mal resolvida com o benfica. e como diz alguém aqui, eu ficava indignado com as palavras do pdc em relação ao meu clube, depois já achava piada, porque ele dizia coisas tão ridículas que só podia estar a gozar. agora é só deprimente, é a chamada vergonha alheia, porque cada palavra deste "senhor" só revela uma falta de vergonha e seriedade tremenda. nem vale a pena falar sobre as declarações de ontem, porque queixar-se de um jogo onde a sua única oportunidade de golo é em claro fora-de-jogo, onde para se queixar de algo teria sempre de falar primeiro da mão escandalosa do mangala que daria penalti e cartão… é preciso não ter vergonha nenhuma na cara. mas vindo de quem vem já é hábito…

  • JNA
    Posted Janeiro 17, 2014 at 10:01 am

    Posso estar enganado, mas o declinio do Porto está a começar. Já há vários anos que se fala na perda de capacidades do PC. Agora começa a tornar-se mais visivel. Os titulos tem abafado o declinio.

    Só olhando para titulos vs equipa vs futebol jogado, deixando de parte a parte de bastidores que é demasiado subjectiva, não é preciso voltar muito atrás no tempo para constatar o seguinte:

    2010-11: o Porto jogou ganhou tudo o que tinha para ganhar, tinha um treinador jovem com potencial, que entrou em guerra na comunicação social com o Benfica.
    Tinha como referencias defensivas:Helton, Bruno Alves, Alvaro Pereira
    MC:Guarin, Fernando, Raul Meireles, Moutinho
    Para partir a loiça: Falcão e Hulk

    2011-12: Entrou um treinador desconhecido em termos de carreira, mas era adjunto de AVBm já conhecia a casa. Entrou em entrou em guerra na comunicação social com o Benfica.

    Com VP não antigiu os objectivos na CL e ganhou o campeonato em grande parte por demérito do JJ.

    Tinha como referencias defensivas:Helton, Alvaro Pereira (Alex Sandro entrou mas chegou ser apelidado de flop), Mangala (ainda era verde)
    MC:Guarin, Fernando, Moutinho, Lucho (que voltou),(James a ganhar experiencia), (sem causar impacto Deffour)
    Para partir a loiça: Hulk

    Esta equipa ainda estava ao nivel do ano anterior, foram feitas boas contratações para o futuro.

    2012-13: Continuou VP. Continuou em guerra na comunicação social com o Benfica. Na CL melhorou embora ter sido eliminado pelo Málaga (que fez uma grande época) tenha deixado um amargo de boca.

    Tinha como referencias defensivas:Helton, Alex Sandro, Mangala, Otamendi, (Danino chegou mas não convenceu)
    MC:Fernando, Moutinho, James, Lucho (a baixar de forma), (sem causar impacto Deffour)
    Para partir a loiça: Dependentes de Jackson

    Começavam a perder força do Meio Campo para a frente. A grande força da equipa era a defesa, estando dependentes de 3 jogadores no ataque.

    2013-14 Entrou PF. Não há guerra comunicação social com o Benfica. Eliminados com records negativos em termos de CL. A 1 ponto do Sporting com uma equipa baseada na formação. A 3 pontos do Benfica, sendo que o Benfica teve problemas internos, más exibições e lesões.

    Referencias defensivas: Helton, Alex Sandro, Mangala, (Danino apesar de bom, continua sem justificar o valor), Otamendi (perdeu influencia), (recuperou-se Maicon)
    MC: Fernando (Entraram jogadores sem qualidade ou com dificuldades de adaptação), (lucho está metade do Lucho de antigamente).
    Para partir a loiça: Dependentes de Jackson (que está abaixo do nivel da epoca passada)´, e Ghilas (que não é aposta do treinador).

    A Defesa está pior apesar de serem os mesmos jogadores.
    O MC perdeu toda a criatividade que tinha e não se vislumbra a sua melhoria. Não há qualidade ou quando há como o caso de Quintero, falta qualquer coisa. o ataque está dependente de um Jackson também pior que na época passada e mais perdulário.

    Olhando para estes quatro anos pode-se ver a enorme baixa de qualidade da equipa. Olhar para a equipa de AVB e olhando para a equipa de PF, é como o dia e a noite. Se Fernado sair e o PC não investir verdadeiramente na equipa, será o verdadeiro declinio da equipa.

    Até aqui o demérito do Benfica fez com que VP tivesse conseguido disfarçar o declinio do Porto com 2 titulos. Este ano com o plantel mais fraco desde há muito, um treinador manso que não entra em guerras (sempre proveitosas), que tem uma teimosia quase ao nivel de JJ, vai ser muito dificl o Porto ser campeão.

    Sem titutulos, sem equipa e com o dinheiro da milionarias vendas em parte desconhecida, prevejo um declinio do FCP.

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:49 am

      Essa conversa toda é muito bonita mas o que conta são os factos!

      Quando O Sporting ganhou dois campeonatos e entre eles o Boavista ganhou um, todos diziam que era o declínio do Porto… Isso foi na viragem para o século XXI, o que interessa é que após esses 3 anos de seca o Porto reergueu-se ganhando uma Uefa e uma Champions.

      Depois o benfica ganhou um campeonato e era o declínio do Porto… e veio um tetracampeonato para calar as bocas!

      Depois o benfica ganhou outro campeonato e era o PdC estava a perder faculdades… e veio uma Liga Europa, um campeonato invencível com a conquista do mesmo em pleno relvado do maior rival, uma Taça de Portugal e uma Supertaça contra "o melhor benfica de sempre, treinado pelo melhor treinador português".

      Depois houve dois campeonatos em que nas respectivas temporadas se andou a dizer que o PdC estavs velho, perdeu todas as faculdades e uma vez mais o Porto ganhou as respectivas com apenas 1 derrota em 60 jogos. A isso soma-se igualmente as respectivas Supertaças.

      Este ano… pode vir a ser do mesmo!!!

      Os cães ladram e a caravana passa…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:06 pm

      Quem te dera estares em declínio como está o FCP. Se em declinio somos campeões, "fogo pá", então somos mesmo os "máiores".

      São os campeões de Inverno e voltaram a achar que já são campeões. Epá, será que não aprendem nada com o passado??? Voces que apenas vivem do passado!? As contas são no fim!
      Há coisas que me transcendem.

      Bota Bieira que no fim verás a asneira!

      Cumprimentos,
      ACG

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:26 pm

      Percebo o ponto de vista do JNA,quer queiram quer não o Porto já não é o mesmo de antigamente,os 2 últimos títulos é certo que os ganharam,mas ganharam por demérito do Benfica,principalmente o ultimo.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:27 pm

      Quando o Sporting e o Boavista ganharam esses 3 campeonatos, os árbitros eram sorteados.

      Que grande coincidência…

      João

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:42 pm

      É isso e os 17 penalties marcados em 2001/02. Certo…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:08 pm

      Czarli, fácil falar 17 mas mais difícil dizer quantos não o foram e quantos ficaram por marcar.

      A isso se chama propaganda e desonestidade intelectual.
      Vai-se repetindo a mesma coisa ao longo dos anos ao estilo dos políticos.

      Posso-te dizer que o único que não foi, foi o da Luz.
      E não te esqueças que o Jardel, dada a sua capacidade de cabeceamento, sofria agarrões em tudo o que era canto.

      E vê que mesmo assim, o Sporting ganhou esse campeonato por muito pouco.
      Pois mesmo com o sorteio podiam sempre aqui e ali calhar "aqueles" árbitros.

      A questão do sorteio é um facto.
      Por que achas que voltaram á nomeação?

      João

    • JNA
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:44 pm

      Continuem a cantar de galo e a olhar para o lado. Continuem a falar dos males do Benfica e dos benfiquistas.

      Equipa em 5 anos foi desfeita. De uma equipa com Hulk, Falcão, Meireles, Alves, Moutinho e Fernando entre outros, passam para uma equipa com 2 laterais que custaram balurdios, 1 central que é a joia da Coroa, o unico pilar no MC prestes a sair a custo zero e 1 Avançado com 27 anos.

      O resto são Josués, Licás, Varelas, Carlos Eduardos, que estão longe da grandeza do Porto, 18M investidos em mexicanos que não mostraram ainda nada e um jogador talentoso (Quintero) que tarda em se afirmar.

      Tudo isto treinado por um jovem teimoso, que ao contrário do que é hábito nem sequer entra em guerras destabilizadoras na comunicação social com os clubes de Lisboa.

      Dinheiro, nem vê-lo, apesar de venderem sempre bem e caro.

      Se eu fosse portista estaria preocupado, mas como o VP ganhou dois campeonatos oferecidos pelo JJ, acham que está tudo bem. Vocês é que sabem.

    • JNA
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:04 pm

      Faltou acrescentar a questão da formação. Muito se fala da academia de Alcochete e da não aposta do JJ. O Porto a meu ver ganha aqui destaca-se de forma clara… é claramente o pior dos 3 em termos da relação quantidade/qualidade/proveito das escolas. Mas mais uma vez o bom é assobiar para o lado. O facto de usarem a equipa B para jogadores estrangeiros (para além dos que não calçam na A), ou para usarem um jogador em fim de carreira para transmitir a mistica. Estão no bom caminho.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:14 pm

      Caro JNA,
      Como é que os campeonatos foram ganhos por demérito do JJ, se o FCP de VP foi CAMPEÃO nos 2 anos em que lá esteve com apenas com 1 derrota? É isso o declinio que fala? 1 derrota em 2 anos?
      Enquanto diz que o demérito é do JJ, estou em crer que é mais mérito do VP!
      Custa assim tanto reconhecer o mérito do adversário?

      Cumprimentos,
      ACG

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:16 pm

      Para além do mergulho do Jardel na Luz, lembro-me também do mergulho do JVP nas Antas onde o famigerado Martins dos Santos marcou dois penalties inexistentes contra vejam lá quem… o Porto.

      Falar de desonestidade intelectual e depois falar dos 17 penalties fora os que não marcaram… Caramba, é um recorde!! Acho que nem o Porto e o benfica juntos conseguiram ter 17 penalties numa só temporada.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:17 pm

      JNA…Falhaste na do jovem teimoso não entrar em guerras na comunicação social…

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:29 pm

      É deveras preocupante o estado actual da formação portista mas dizer que é claramente o pior quando nas ultimas duas décadas (quando Portugal começou a ser um habitue) em Euros e Mundiais tiveram jogadores como Jorge Costa, Fernando Couto, Secretário, Rui Jorge, Postiga, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Hugo Almeida, Bruno Alves, Sergio Conceição, Vitor Baía, entre outros fora outros portugueses embora formados por outros foi no Porto que atingiram o ponto mais alto como o Maniche, Costinha, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Meireles, Moutinho, Varela, Deco, Jorge Andrade, Pepe, Bosingwa, Capucho…

      Se me conseguires dar apenas metade dos nomes nas respectivas condições que dei em qualquer outro clube em Portugal… calo-me!

      Mas acabando como comecei… um clube com a formação/aposta em portugueses como o Porto sempre fez, é ridículo o estado actual da coisa.

    • JNA
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:32 pm

      Ricardo, pelos vistos falei cedo demais.

      AGC, o VP só perdeu 1 vez. Foi bom ser eliminado pelo Apoel? Gostaste do futebol praticado durante grande parte do seu legado? Se por acaso o puto Kelvin (que não conta praticamente para o PF) não tivesse vos dado as 2 vitórias que deu no fim do campeonato passado, dizias o mesmo?
      Estás feliz com o teu plantel actual? Achas que com a saida do Fernando vais ficar com uma grande equipa? Quantos jogadores precisas de contratar?

      Mas se quiserem podem continuar a falar do Benfica, dos Penaltis e das arbitragens.

    • JNA
      Posted Janeiro 17, 2014 at 2:49 pm

      Czarli, o meu post tem a ver com declinio. Como é obvio reconheço grande valor à formação do Porto no passado. Mas e o futuro?

    • Czarli
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:07 pm

      O futuro é negro… a menos que voltem a apostar nos jovens valores como outrora. Basta visitares a blogosfera portista para te certificares que a grande maioria (?) pede um regresso ao passado em relação a esse ponto.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:14 pm

      "Os títulos têm abafado o declínio."

      E quem não tem "títulos que abafam" (seja lá o que isso for) está como? Em ascensão meteórica?

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:16 pm

      É no mínimo desprovido de lógica que se fale em declínio para um clube que conquistou 3 competições europeias em 10 anos.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:19 pm

      O títulos de VP foram os únicos títulos de campeão nacional conseguidos exclusivamente por demérito do SL Benfica. Tivesse o FC Porto perdido todos os jogos e seria campeão na mesma tal foi o demérito do SL Benfica.

    • JNA
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:21 pm

      porquinho da india A discussão não é sobre os outros.
      Se puderes responder às perguntas que lancei, sem falares dos outros agradecia.

      Sepique da tru!

    • Paulo Pereira
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:50 pm

      JNA,

      Se o Porto está, como tu dizes, em declínio, tal facto deve ser preocupante para os seus dois grandes rivais que, nos últimos anos, têm sido sistematicamente ultrapassados pelos dragões na maior parte das competições disputadas.

      Que o Porto presentemente não está muito bem, isso quase ninguém nega. Agora falar de declínio quando tem sido constantemente a melhor equipa nacional? É, no mínimo, anedótico.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 4:30 pm

      Caro JNA,

      Do seu comentário inicial constam 0 (zero) pontos de interrogação (quando colocados no final das frases,regra geral, costumam sinalizar uma pergunta), logo não faço ideia que perguntas pretende ver respondidas.

      Quanto à questão da formação (que serve para tudo e o seu contrário), já escrevi a minha opinião, não voltarei a fazê-lo.

      Quanto ao "falares dos outros", informo-o (provavelmente será uma surpresa para si) que o penúltimo parágrafo do seu comentário se refere ao SL Benfica (segundo o meu caro, o único responsável pelo bicampeonato de VP.).

      Teve, naturalmente, que "falar dos outros" para tentar torpemente explicar um título tão merecido quanto difícil de aceitar.

    • JNA
      Posted Janeiro 17, 2014 at 4:43 pm

      Engraçado que também não falei da formação no meu comentário inicial. Falei posteiriormente. Curioso de ler o meu comentário da formação e não ler o outro comentário que fiz perguntas ao outro utilizador.

      Já agora, quando eu falo do declinio, comparo o que era o Porto em 2010 onde ganhou tudo e estava bem e o dia de hoje. O que interessa para a conversa que o porto tenha ganho 3 troféus.

      O declinio que eu falo é a partir desse momento. Como estava o Porto quando AVB partiu e como vai ficar o Porto quando Fernando partir a custo zero.

      Como os benfiquistas é que são os unicos com palas e pelo Dragão está tudo bem, não espero que nenhum portista diga que está preocupado com o que se passa no vosso clube.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 5:20 pm

      Caro JNA,

      tinha saltado o comentário das perguntas às quais agora sim respondo:

      1) eliminação com o APOEL: justíssima, o FC Porto foi incapaz de vencer uma equipa do Chipre (chegou aos 1/4 da prova mas isso não justifica coisa nenhuma) e portanto foi justamente eliminado

      2) Futebol praticado: a nível interno os resultados falam por si (apenas o Gil Vicente de Paulo Alves conseguiu derrotar). A performance europeia do reinado de VP não foi suficiente (foi desvalorizada a passagem aos 1/8 da Champions em 2012/2013 mas o Málaga estava perfeitamente ao alcance).

      3) Não respondo a suposições (como "SE o Kelvin…", no limite SE a Olhanense ganhasse os jogos todos venceria o campeonato) porque são do domínio da imaginação e não têm qualquer fundamento lógico.

      4) Felicidade com o plantel actual: plantel tem carências, está longe da mediocridade mas é inferior aos de VP (mais soluções mas menos óptimas soluções – não há ninguém da qualidade de Moutinho, James, Hulk)

      5) O tão anunciado "Declínio desde 2010": desde AVB, FC Porto conquistou 2 em 2 títulos nacionais (AVB conquistou zero troféus desde então.). Pode-se falar em mau momento, mau futebol, mau treinador, fraco plantel…declínio é, no mínimo exagerado na minha opinião.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 17, 2014 at 5:22 pm

      Bem, então se não entende eu explico:
      O Porto depois do Fernando (que pelos vistos renovou, mas adiante…) ficará como ficou depois do Costinha, como ficou depois do Paulo Assunção, provavelmente vai jogar o Manel…
      O Porto como ficou depois do AVB como ficou depois do Artur Jorge e ficou depois de Mourinho, se bem que depois do AVB ficou melhor porque ganhou ao invés do depois de Artur Jorge e depois do de Mourinho…bem vistas as coisas, se calhar o Porto não está em crise…ou será que ganhar o Campeonato é estar em crise.
      É incrível que basta PdC falar que todos ficam "loucos". Apesar de não concordar com algumas coisas que ele disse, pelos vistos resoltou, é que o que se nota, é que os adversários assim quem PdC fala, tremem como se estivessem no Polo Norte…

      Saudações desportivas,
      ACG

    • Paulo Pereira
      Posted Janeiro 17, 2014 at 5:37 pm

      JNA,

      Usar como termo de comparação a época de Villas Boas é injusto. Isto porque ganhar 4 competições numa época, vencendo o campeonato só com 3 empates, é algo raríssimo.

    • João
      Posted Janeiro 19, 2014 at 1:04 pm

      "Se o Kelvin".. Olhem se não vos tivessem inventado um penalti contra a Académica na Luz aos 94? Fala tudo do Kelvin como se não tivessem ganho metade dos jogos sem saberem ler nem escrever. As 11 bolas nos postes na Liga Europa que levaram também já são detalhes, por exemplo, mas o Kelvin oi tudo sorte.

      Quanto ao resto, é como lhe disseram, já ouço essa conversa desde 2000, ano sim, ano sim, em 2004 voltou, em 2009 ia -dar.se início ao ciclo do Benfífias Rolo Compressor..Pois bem, 2013 conclui a nossa melhor década de sempre. SEMPRE.

      Portanto, a pergunta que se impõe é: como é que pessoas minimamente espertas, já nem digo inteligentes, ainda não perceberam que o Pinto da Costa naquela administração é mais um. Pode até haver um abalo quando sair, mas nada de muito grave, tenho para mim que até vai ser positivo ver algumas velhas ideias de fora.

  • Kaz Patafta
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:36 pm

    Desculpem lá mas só quem sabe que vai ter ajudas por trás é que se atira pa um campeonato com uns extremos como Varela Josué e Licá

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 3:11 pm

      O FC Porto também "já se atirou pa um campeonato" com Janko, Djalma ou Kléber e não se deu mal.

    • Kaz Patafta
      Posted Janeiro 17, 2014 at 7:12 pm

      Ainda bem que se refere a esse campeonato que, a meu ver, foi a maior prova que o Porto é constantemente ajudado e tem armas que outros não podem ter. E não me refiro apenas ao golo do Maicon porque nesse jogo até houve erros a prejudicar o Porto

    • João
      Posted Janeiro 19, 2014 at 1:06 pm

      Então refere-se a quê, exactamente. Esclareça-me porque eu assim de repente consigo lembrar-me de pelo menos mais uns 5 ou 6 jogos em que fomos penalizados aos 2, 3 pontos de cada vez (Bruno Paixão em Barcelos, preciso de dizer mais?).

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 17, 2014 at 2:53 pm

    O Porto este ano vai com 29 golos marcados e 11 sofridos…

    Em 2013 nesta altura tinha 8 golos sofridos,em 2012 também tinha 8 e em 2011 tinha 6…

    Em 2013 tinha 35 golos marcados,em 2012 eram 34 golos e em 2011 tinha 36…

    Vale o que vale…

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 17, 2014 at 3:09 pm

    Muito provavelmente o primeiro post que leio em que é referido que VP "percebe bastante de futebol". Um dos treinadores mais desprestigiados e humilhados de sempre no nosso país (e jamais essa situação será alterada) a quem conseguiram colar o rótulo de "bicampeão mas só e só mesmo por exclusivo demérito dos adversários".

    • Nuno R
      Posted Janeiro 17, 2014 at 4:09 pm

      Acho que percebe de futebol. Não o acho um grande condutor de homens, nem é um líder carismático, mas percebe de futebol. Olha, tal como o JJ percebe, e muito, de futebol. Claro que é preciso mais para ser um bom treinador…

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 17, 2014 at 4:40 pm

      Caro Nuno R,

      Concordo com a sua leitura. Mas convirá que a quantidade de vezes que JJ é elevado a sacrossanto da táctica, mestre da avalanche ofensiva e outros rótulos do género é consideravelmente maior do que o número de pessoas/artigos que elogiam/elogiaram VP (mesmo sabendo que tem o dobro dos títulos nacionais).

Deixa um comentário