Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Os donos dos direitos televisivos, e os empresários dos jogadores e donos dos fundos, é que escolhem o seleccionador nacional» – António Oliveira

Fala quem sabe…
António Oliveira, que já foi seleccionador nacional em 2 períodos diferentes e é o maior accionista individual do FC Porto (além de ser irmão de Joaquim Oliveira, dono da Olivedesportos), explicou ontem no programa Play-Off, da Sic Notícias, como é escolhido o seleccionador nacional. Está explicada a escolha de Paulo Bento (treinador reconhecidamente limitado a nível técnico e táctico)? E as razões que o levam a convocar determinadores jogadores e a lançar elementos com pouco nível no 11 titular?

107 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 14, 2013 at 12:37 pm

    Este ás vezes quando fala diz umas verdades. É mais do que óbvio que o Paulo Bento não foi lá parar por as suas qualidades de treinador,é um conjunto de factores que tem de ter um fantoche à frente,que neste caso é o Paulo Bento.

    • João Lains
      Posted Outubro 14, 2013 at 3:37 pm

      Não sei o que dizer acerca destes jogos de bastidores na FPF, mas o piscar de olho do António Oliveira ao minuto 1:32, é bastante suspeito. Cena de teatro encomendada!

  • Vitor Machado
    Posted Outubro 14, 2013 at 12:47 pm

    Deixo aqui uma pergunta no ar, caso falhe a qualificação para o Mundial quem deverá ser o substituto do Paulo Bento? Na minha opinião tendo em conta que o Mourinho nesta fase não estará disponível, a escolha mais óbvia seria o Fernando Santos pela experiência e currículo, mas parece-me que mais uma vez vamos ter um treinador na mesma linha do Paulo Bento, este não é Bento mas é Sousa… vai uma aposta..?

    • Rui Mateus
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:06 pm

      Manuel José!Já lá devia estar desde a África do Sul,mas como diz as verdades,o povo português convive mal com a verdade e a responsabilidade,vai ser um "boneco" qualquer!!!

    • Vila Verde
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:14 pm

      algo me diz que o próximo selecionador será jorge jesus

    • Jorge Jesus
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:00 pm

      Vila Verde, para Jorge Jesus aceitar ser seleccionador de Portugal, Matic,Fejsa,Markovic e companhia Lda teriam de pedir nacionalidade portuguesa.

    • vsn7647
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:20 pm

      Duvido que jesus treine a seleçao até porque nao tá habituado a falar com portugueses ja ha 4 anos e a barreira linguistica podia ser entrave …

  • Miguel
    Posted Outubro 14, 2013 at 12:51 pm

    O Paulo Bento como é lógico é um testa de ferro, o Paulo Bento está para a seleção como o Passos Coelho está para o governo…
    Mas alguem têm dúvidas que a convocatória é elaborada por Jorge Mendes e o Joaquim Oliveira? Eu sou a favor de acabar com os fundos dos jogadores, com os empresários (ou restringir o numero de jogadores que podem ser agenciados por um empresário).
    E os direitos televisivos? Sou sportinguista, mas aplaudo e de PÉ o LFV por ter cortado relações com a Oliveiradesportos. Espero que o BdC faça o mesmo!!! Já podiamos ter uns canecos a nível de seleções e não temos por causa destes abutres que pairam no futebol português.

    • Bibiano Baldé Cá Jr.
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:22 pm

      Se não temos canecos foi porque não tivemos competência para tal. Mesmo quando lá estava o sargentão figura alheia a todo o tipo de pressões mesmo assim não vencemos nada.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 14, 2013 at 4:57 pm

      nao vencemos, mas ficamos perto. la chegavamos longe por jogar bem, nao era pelos adversarios basicos que nos calhavam. basta ver o ultimo europeu… portugal foi longe, mas com quem e que jogamos de jeito? alemanha perdemos, espanha tambem. holanda num dos piores momentos, republica checa, dinamarca e bosnia…
      pelo menos scolari punha quem queria, basta ver o que fez com ramirez no brasil

    • pedro
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:18 pm

      podiamos ter um mas o sargentão, aqui tao elogiado de não ir em grupos, que convocava quem queria não conseguiu ganhar 2x á grecia,uma na fase de grupos outra na final e jogando em casa. que titulos é que podiamos ter antes e depois disso ?? estamos a falar de portugal não da alemanha,espanha,frança,brasil etc a nossa geraçao de ouro já passou neste momento ronaldo(estrela) e moutinho são os menos maus da seleçao porque o resto são fracos ou limitados.

    • António Soares
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:53 pm

      Mesmo quando lá estava o sargentão figura alheia a todo o tipo de pressões mesmo assim não vencemos nada.

      Alheia a todo o tipo de pressões?
      Tem a certeza?

      É que toda a gente sabe que Scolari só convoca quem lhe interessa e quem está no empresário certo. É que isso nem sequer é segredo.

      Mais, como é possivel Scolari ser (à época) treinador do Palmeiras e a sua "Droble 10" ter recebido R$ 430mil do mesmo Palmeiras? Como pode alguém ser sério, treinando uma equipa e receber comissões das transferências de jogadores.

      Pergunte a alguns jornalistas brasileiros como é que Scolari chega (novamente) a selecionador do Brasil (e novamente sem ter que fazer a qualificação).

      "Alheio a pressões". Só pode ter sido para rir…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:10 pm

      antonio soares agora pergunte la aos brasileiros se se importam de ter o scolari la ou preferem ir chamar o mano de volta? scolari nao precisa da qualificaçao porque ja la ganhou um mundial

  • Nuno
    Posted Outubro 14, 2013 at 12:52 pm

    o Socolari também era, e é, limitado em termos técnicos e tácticos. Tem a qualidade de colocar os jogadores a remar na mesma direcção, e motivá-los. Convoca os melhores, e coloca de parte os cancros (por exemplo, como fez com o Romario, que nunca, mas nunca, aceitaria ser suplente).
    Já o PB, convoca os amigos, e põe jogadores de parte por birra*.

    *vá, venham lá com o Baía…

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 4:26 pm

      Scolari convoca os melhores? Sendo assim o melhor guarda redes da Europa em 2004 não devia estar entre os 3 melhores portugueses…

    • vsn7647
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:22 pm

      Scolari foi o ultimo seleccionador com coragem para resistir a algumas pressoes , e nao duvido que nao tenha convocado Baia pra mostrar a Pinto Da Costa que nao mandava na convocatoria . Se vem com a historia de que com Baia ganhavamos o Europeu nem vale a pena conversar .

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:08 pm

      Eu disse que com Baía ganhávamos o Euro? É mentira que ele era um dos melhores guarda redes do mundo naquela altura?

      Acha normal que para mostrar que Pinto da Costa não manda na seleção não se convoque o melhor GR Português, talvez de todos os tempos, quando este estava na melhor fase da carreira. Para mostrar que Pinto da Costa não manda temos que prejudicar o País? Se foi para isso como é que justifica que a base da equipa fosse o Porto de 2004?

      Scolari teve muita sorte pois tinha a base da equipa de Mourinho, um meio campo que jogava de olhos fechados, a juntar a jogadores como Ronaldo, Figo, pauleta, Miguel, Andrade, etc… Paulo Bento se apanhasse um plantel desta categoria também faria bons resultados…

      Voltando a Baía uma coisa lhe garanto, com ele na baliza não sofreríamos aquele golo de canto na final, pois a saída dos postes era um dos seus pontos fortes ao contrário de Ricardo que era ridículo nesse departamento…

      E para que fique claro sou Benfiquista, mas gosto que pelo meu país joguem os melhores…

    • Manuel
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:40 pm

      Pessoalmente estive de acordo com Scolari. Não são apenas as capacidades técnicas que contam quando se escolhe um jogador ou contrata um trabalhador para uma empresa.
      Deixo alguma informação desconhecida da maioria.

      "Joseph Blatter, presidente da FIFA, em entrevista concedida ao jornal croata "Jutarnji List" em que debate os perigos do G14 e também do racismo no Futebol, assume ter tido conhecimento da existência em Portugal de um lobby, composto por vários políticos e empresários, que tem como objectivo pressionar Luiz Felipe Scolari a convocar Vítor Baía para o próximo campeonato do Mundo que iria decorrer na Alemanha; “Recentemente, recebi uma delegação portuguesa que se queixava de que vários políticos e empresários terem forçado a convocação do guarda-redes Vítor Baía, do FC Porto, para a selecção de Portugal, embora não seja essa a vontade do treinador (Scolari). Os poderosos, porém, insistem que vá pelo menos na condição de terceiro guarda-redes, para poderem vendê-lo por um preço maior”.

      Muita gente fala sem saber.

    • António Soares
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:54 pm

      Convocava os melhores é o mesmo que dizer que conseguiu a proeza de deixar dois jogadores que estiveram no melhor 11 europeu do ano em anos diferentes, fora dos 23 escolhidos para fases finais: Baía e Quaresma.

      É obra!

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:09 pm

      Manuel, essa sua transcrição não tem ponta por onde se lhe pegue…

      Em 2006 Baía já era suplente do Helton e já devia estar com 37 anos ou por aí… Logo não fazia sentido convocá-lo… Como também não faz sentido o Porto tentar vendê-lo naquela altura pois já ninguém ia dar dinheiro por um jogador tão velho…

      O que se está a discutir é a sua não convocação em 2004, ano em que ele foi justamente considerado o melhor da Europa…

      Quanto á teoria que muitos querem passar de que Baía ia destabilizar o grupo, eu pergunto-me como é que um jogador que ganhou tantos títulos pode ser esse cancro que muitos o querem pintar…

      Scolari não convocou Baía unicamente para mostrar que mandava, o que foi um erro por mais voltas que queiram dar…

    • João Lains
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:38 pm

      Só falta agora dizer que o Scolari fez um mau trabalho, agradeçam é tudo o que fez por nós. E não desbobinem dizendo que ele teve sorte porque apanhou a nossa geração de ouro. O Baía ficou de fora e a sua ausência não foi sentida, o Ricardo esteve exemplar em 2004, é isso que interessa!

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:51 pm

      Scolari fez um bom trabalho, mas teve muita sorte porque encontrou uma equipa montada por Mourinho…

      Mesmo no Mundial que ganhou com o Brasil era mais que exigível, pois essa equipa tinha 2 bolas de ouro, Ronaldinho, Roberto Carlos, Cafu e Lúcio, logo qualquer treinador decente teria ganho aquele mundial na minha opinião…

      Quanto a Baía a sua ausência foi sentida porque aquele golo na final não teria entrado com Baía. Estamos a falar de não convocar o melhor Guarda Redes Português de todos os tempos para convocar um guarda redes mais que banal. Imagina Paulo Bento não levar o Patrício e dar a titularidade a Eduardo, queria ver se aceitavam tão bem a decisão…

    • Manuel
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:55 pm

      Carlos, faz sentido, sim. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Pode haver alguma imprecisão na transcrição, mas ele em 2004 já tinha 35 anos.

      Achas que o Blatter inventou ou estava a mentir? Qual era o interesse dele? Deve ter uma imaginação do caraças! Ou então deve ser benfiquista, não é o que vocês dizem?

      O que mostra é o jogo de interesses por detrás da selecção e quem o faz, "políticos e empresários". A mando de quem e de que interesses? Agora é só "extrafolar", como diz o Herman.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 9:18 pm

      Manuel, eu sou Benfiquista. Não tenho é problema em admitir que Baía era muito superior a Ricardo.

      A questão aqui é simples. Em 2004 Baía foi o melhor guarda redes da Europa, Ricardo era fraco (lembra-se do golo do Luisão). Se acha normal o melhor guarda redes da Europa não ser convocado é consigo…

      Logo se tivéssemos Baía as probabilidades de ganhar aumentavam. É simples. Ou tb não acha que o golo da Grécia na final era defensável por um guarda redes que soubesse sair dos postes?

    • Manuel
      Posted Outubro 14, 2013 at 10:20 pm

      Carlos, o que menos interessa para a discussão é a simpatia clubística.
      Como eu disse, não sei se leu ou percebeu, "não são apenas as qualidades técnicas que contam quando se escolhe um jogador ou se contrata um trabalhador para uma empresa".

      Sendo Scolari quem decide só temos de respeitar a decisão, mesmo que não concordemos com ela. Eles estará de posse de informações que mais ninguém tem. E contra isso…

      Que me lembre o Ricardo defendeu penalties que o Baia nunca na vida defenderia. Mas também a minha memória pode estar a falhar pois não estava no pais.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2013 at 10:46 pm

      E se nao fosse o ricardo, o Baia tinha defendido todos aqueles penaltis?!
      Kanjy6

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 10:59 pm

      Ricardo só defendeu um Penalty em 2004, que por acaso até foi muito mal marcado.

      Continuo com a minha opinião, se um guarda redes era o melhor da Europa tem que ser convocado.

      Também não me parece que Baía fosse um cancro no Balneário, pois nunca ouvi ninguém dizer nada negativo dele nesse aspecto…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 14, 2013 at 11:17 pm

      O Ricardo esteve exemplar e enterrou-nos na final….

  • Nuno
    Posted Outubro 14, 2013 at 12:53 pm

    O Oliveira devia já agora explicar o porquê de ter posto o Baía na Coreia, tendo feito o Ricardo o apuramento. O que se calhar levava a concluir o porquê do Scolari ter abdicado do Baía em detrimento do Ricardo.

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:03 pm

    Ainda bem que o António Oliveira disse e bem quais são os requisitos "básicos" para um tipo qualquer ser seleccionador. Finalmente alguém com coragem desmascarou esta farsa.
    Espero ainda por mais umas quantas verdades nos próximos dias/meses.
    RUA com o FREI BENTOLAS, já estou farto de tipos incompetentes, para incompetentes já chegam os ricaços dos nossos governantes políticos.

    • mpcp
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:16 pm

      e esse individuo é somente o accionista maior do clube que controla o futebol portugues à 30 anos!

  • Fernando Pimentel
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:03 pm

    Porque é que vemos Ruben Micael, Amorim, Eder e Serenos convocados e a jogar.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:08 pm

      O eder acho muito bem que va a selecao. E o melhor ponta de lanca que portugal tem

      Ass jose henrique

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:16 pm

      Até aparece que o Éder joga muito na selecção…mas já agora quem é que convocavas em vez do Éder? Não me digas que era o Salomão,o Betinho ou o Carlos Mané…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:51 pm

      Este Ricardo Ricard está com claros problemas com os jogadores do Sporting. Mas para o lugar do Éder eu ia mais para o André Gomes (visto que o PB gosta de convocar jogadores de posições diferentes quando alguém se lesiona).

      Agora mais a sério.. não acha que já chega? Começa a tornar-se enjoativo sempre o mesmo tipo de comentário….

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2013 at 2:05 pm

      O Éder é um bom jogador, humilde e que mostra o empenho que tem todos os dias em que pisa o relvado. Só peca por não ter mais tempo de jogo na selecção
      Ass: daniel paiva

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 14, 2013 at 2:43 pm

      o eder e so o melhor ponta de lanca portugues

    • Andre
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:00 pm

      Ricardo Ricard, Salomão e mané sao PL? só pa implicar memo -.-

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:17 pm

    eder? Certamente não ve muito futebol mas o eder é o melhor ponta de lança portugues…
    Tiago Peixoto

  • Bruso
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:20 pm

    O próprio António Oliveira sabe que só lá esteve devido à sua proximidade com o Porto e com o Joaquim Oliveira. Há muito que é sabido que as convocatórias são feitas para agradar determinadas pessoas.
    Ainda é mais escandaloso nos escalões jovens da nossa seleção. Nesses escalões os empresários é que fazem as convocatórias. Se um jovem não tem empresário muito dificilmente vai à seleção.

    • António Soares
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:57 pm

      Convocados sub-16 para estágio em Rio Maior há cerca de um mês:

      Benfica: João Moreira, Ricardo Araújo, Ricardo Mangas, Rodrigo Borges e Tiago Dias;
      FC Porto: Generoso, Madiu Bari e Simão Ribeiro;
      Fulham FC: Jonatas Centeno;
      GD Gafanha: Samuel Dias;
      Padroense FC: Bruno Pereira, João Tavares, Madi Queta, Rui Sousa e Wilson Costa;
      SG Sacavenense: José Gomes
      Sporting: Bruno Paz, Gonçalo Vieira, Hélder Almeida, Idrisa Sambu, João Simões, Moreto Cassamá, Pedro Ferreira e Tomás Foles.
      SG Sacavenense: José Gomes

      É claramente o Porto que domina estes interesses… Ou então não!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:13 pm

      ou antonio essa convocatoria esta um bocado desactualizada… mais vale basear-se na do torneio da hungira, sub-17 se nao me engano

    • Alberto Bastos
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:16 pm

      Idrisa Sambu e Moreto Cassamá são do Porto, não do Sporting

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:21 pm

    Isto acontecia no tempo dele. Hoje em dia a escolha deve pertencer quase por inteiro ao Jorge Mendes, e não deve ser só na escolha do seleccionador.

    É por isto que gosto muito da selecção, que vibro nas grandes competições, mas digo sem vergonha que sofro mais e vibro mais com o Sporting do que com a selecção. E até digo mais (podem matar-me a seguir, mas é o meu sentimento!) se fosse eu a escolher, entre Sporting campeão em 2014, ou Portugal campeão do mundo em 2014, não teria dúvidas em escolher o Sporting.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:44 pm

      Entendo-te perfeitamente, no meu caso relativamente ao Benfica…jamais trocava o Benfica campeão nacional por Portugal campeão do Mundo..

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2013 at 1:53 pm

      Até concordo mas o campeonato nacional é demasiado pouco. Entre uma champions e um mundial… aí sim escolheria o sporting.

      Steve milho

    • Bernas_
      Posted Outubro 14, 2013 at 2:05 pm

      Caro LuisRafaelSCP,

      Não te sintas envergonhado por dizer isso, eu digo SEMPRE isso. Se tiver de escolher entre um ou outro, SEMPRE o SPORTING!

      Esta selecção não me motiva nada, os jogadores que são convocados são ridículos, ninguém entende os critérios do PB, nunca vão aqueles que estão em melhor forma!

      Acho "engraçado" que nesta altura não se discuta na praça pública a saída do PB, ele realmente tem uma grande CS…

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 2:20 pm

      Com certeza, como se o Sporting CP fosse totalmente imune aos interesses dos proprietários dos direitos televisivos, dos empresários de jogadores ou dos fundos. Esta é a realidade do futebol mundial que não é combatida porque parte das mais altas instâncias e sobretudo porque justifica o seu propósito: o futebol é um fenómeno à escala global, que gere, sustenta e confere lucros extraordinários a inúmeros indústrias e movimenta em velocidade e montante, dinheiro como nunca antes fez.

      Os ditos lobbies foram de uma sagacidade enorme, compreenderam como ninguém o tempo em que vivem e legitimamente ganham com isso. Nada contra, o modelo está a funcionar e bem.

      Esta questão estaria a ser debatida se Portugal tivesse já garantido a qualificação? É que em Portugal os donos da opinião parecem só lembrar-se das "grandes questões de fundo" quando a conjuntura é desfavorável.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 14, 2013 at 4:27 pm

      No Sporting, nas última décadas o que tem havido mais é interesseiros e "tachos", não disse o contrário… mas sou livre de sentir mais o meu clube do que a minha selecção.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 4:51 pm

      Entre o mundial e a Champions do Benfica preferia a Champions, mas não trocava um mundial da seleção por um campeonato do meu clube…

  • Meira
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:35 pm

    são estes m*rdas que estragam o futebol português

  • pitoxoroglu
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:36 pm

    Ainda nao vi todo o filme, mas gostei de ver o piscar de olho do Antonio Oliveira à passagem do 1'.32" de filme…

    • rodas ferreira
      Posted Outubro 14, 2013 at 2:46 pm

      Muito bem visto!de certeza que esta foi encomendada

    • rodas ferreira
      Posted Outubro 14, 2013 at 2:47 pm

      De certez que esta foi encomendada…

    • vsn7647
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:29 pm

      Não fosse o Antonio Oliveira uma pessoa que normalmente pisca muito os olhos … E sim as convocatorias sao justissimas e nada "encomendadas" percebe se chamadas de André Gomes Nelsons Oliveiras pra euros , Serenos Josues Micaeis entre outros e a não chamada de Manuel Fernandes Eliseu Diogo Figueiras (André Almeida é que é bom) e Jose Fonte …

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:38 pm

    Lembro-me que encontrei o Purovic há uns anos na esplanada de S Pedro a beber uns copos e em conversa comigo disse-me que no Sporting (tempo do Paulo Bento) dificilmente ia ter uma oportunidade porque a equipa técnica recebia comissões de empresários por meter os jovens a jogar… Também diga-se de passagem que o Purovic era horrível

  • Amílcar
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:51 pm

    Paulo Bento é, sem dúvida, um treinador limitado, mas penso que fez um trabalho válido no Sporting. Deu-se ao luxo de perder pontos importantes neste apuramento, mas qualificou a selecção para o Euro 2012 de onde saiu apenas nas meias-finais (não discuto se era ou não a sua obrigação, mas que o fez, fez) e acredito que qualificará Portugal para o próximo Mundial.

    No entanto, sempre teve o seu grupo de "amigos", aquele grupo restrito de jogadores permanentes na selecção, fizessem o que fizessem a nível de clubes. É possível discutir várias inclusões e ausências nas convocatórias, com base em mais ou menos argumentos. Mas o que António Oliveira disse não me parece novidade nenhuma. Os indivíduos com maior participação na federação portugesa (empresários, Olivedesportos – Controlinveste e outros fundos) têm interesses a defender com a definição da selecção, que inclui o treinador, logo, para mim, é normal que tenham uma palavra a dizer nesse sentido. Não que o escolham directamente, mas que participem na decisão dessa escolha. Aliás, mais me surpreenderia se isso não acontecesse noutros países com uma conjuntura semelhante à nossa. As selecções não são clubes, mas também não são organizações humanitárias.

    No entanto, acho exageradas as covicções de que Paulo Bento só convoca o que lhe mandam convocar. Se ele é um fantoche, como já vi alguém comentar, Scolari também o era? Com o que fizémos nestes últimos anos a nível de selecção, eu até fico a adorar fantoches.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:04 pm

      scolari nao o era. scolari convocava os melhores. basta ir ver o que fez com o ramirez. teve uma birra com ele, um representante da federaçao disse que ele dificilmente voltaria, e voltou… com paulo bento, ha minima coisa e esse jogador nunca mais e convocado. este paulo bento, nao sabe fazer convocatorias, e mesmo com jogadores nao tao bons consegue ganhar a equipas com 1/5 do talento da nossa seleçao

    • Amílcar
      Posted Outubro 15, 2013 at 12:00 am

      Tens toda a razão, era aí que queria chegar. Mesmo que ele tivesse o seu grupo, não tinha receios em convocar os melhores. Só fui buscar Scolari para mostrar isso mesmo, que não acho que os seleccionadores sejam os fantoches das federações. No fundo, são eles que escolhem quem bem entendem, uns são só mais tacanhos que outros. A pressão dos agentes e etc. não me parece que se sinta nesse ponto de decidir uma convocatória inteira – um ou outro jogador acredito que sim, lobbys já em todo o lado, mas sejamos realistas.

  • Filopez
    Posted Outubro 14, 2013 at 1:58 pm

    O que nao foi normal é uma selecçao como a Portuguesa (das melhores do mundo) ter como selecionador um treinador que foi treinador meia duzia de anos do sporting (alguns nos sub-19). Com todo o respeito, isso nao é currículo para a nossa selecçao, alias para nenhuma selecçao. Um selecionador nao tem que ser forçosamente um idoso com vasta experiencia mas um treinador que nem campeao foi ainda…

    O Jaime Pacheco fez um trabalho bem mais meritório no Boavista do que ele fez no SCP…onde anda o Jaime Pacheco? Quem é o Paulo Bento ao lado do JP? é como comparar o Sergio Oliveira ao Pirlo…e quem fala em Jaime PAcheco fala em outros (e muitos) que ja fizeram muito mas nunca tiveram metade das oportunidades…

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 3:39 pm

      Das melhores do mundo com base em que critério? Como podemos criticar constantemente o selecionador, as convocatórias, a performance dos jogadores e sore isto afirmar que temos uma seleção das melhores do mundo?

      Coerência!

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:10 pm

      Jaime Pacheco? Por amor de deus, Paulo Beno não é grande coisa mas dá 10-0 a esse pseudo treinador que quando a sua equipa perdia dizia que era por terem feito poucas faltas…

      Para além disso o título do Boavista tem pouca credibilidade pois o Presidente da liga era Valentim Loureiro, e todos sabemos que ele e Pinto da Costa faziam o que criam naquela altura…

  • Kacal
    Posted Outubro 14, 2013 at 2:00 pm

    Acreditando que isto é verdade, é uma vergonha, a escolha deveria ser em beneficio da selecção e de nós (os Portugueses), mas, pelos vistos, não é isso que acontece, isto é ridículo, tão ridículo como as convocatórias que o PB (Treinador Limitado) faz, gostava que isto acabasse e que escolhessem alguém de qualidade (como treinador), que tenha espírito de liderança e, principalmente, que tenha ambição, que acabe com estas escolhas duvidosas nos convocados e que ponha a equipa a esforçar-se e jogar bom futebol, com golos e vitórias.

    É preciso chamar quem está em forma e a jogar melhor futebol e não chamar sempre os mesmos, jogadores como: Sereno, Rolando, Rúben Amorim, Rúben Micael, Meireles, Hugo Almeida, Nelson Oliveira, etc, jogadores que andam a jogar muito pouco e que não estão em boa forma, depois há outros como Neto (tem sido suplente no Zenit e não está num bom momento) e Éder (não está a 100%) que não devem ser chamados, quando há jogadores que jogaram os jogos todos até agora e que estão em boa forma e a jogar bem como: José Fonte, Cédric, Adrien, Manuel Fernandes, Bebé, etc, que são bons jogadores que podia ser chamados para ter a oportunidade de, pelo menos, se mostrarem, os jovens dos sub-21 também podiam ter oportunidades, como: Paulo Oliveira, William Carvalho e Bruma que jogam nos seus clubes e estão em boa forma.
    É uma vergonha e é triste não termos uma selecção competitiva, nos em termos de jogadores de top, não temos o número de jogadores que muitas selecções têm, mas, temos qualidade, por isso, temos de compensar com a chamada de jovens e outros jogadores que estão em boa forma e que podem trazer algo mais á selecção no momento, espero que se mude este pensamento e "politica".

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 14, 2013 at 3:10 pm

      O Nelson Oliveira não anda a jogar muito e não está em forma?…ok…

      Mais um comentário tipicamente Sportinguista…mas não me vou alongar muito senão vem ai o LuisRafael e castiga-me.

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2013 at 3:29 pm

      Há pessoas que falam sem saber e depois dá nisto, primeiro eu sou Portista, logo aí perdes toda a tua credibilidade, quanto ao Nelson Oliveira, sim, se calhar até pode estar em boa forma física, visto que, fez jogou os 9 jogos disputados pelo Rennes até agora (7 como titular), marcou 4 golos, não é mau, mas, também não é excelente e por fim, o que ele tem feito quando joga a titular ou quando entra na selecção??? ZERO, não acrescenta nada, parece um jogador banal e por isso acho que, neste momento, não deve estar na selecção, não é nada contra o Benfica ou contra o jogador, a realidade é que ele na selecção não tem feito nada, apenas isso.

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 3:41 pm

      E pronto discussão desvirtuada. Agora a culpa de tudo isto é do Nélson Oliveira!

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 3:54 pm

      É difícil perceber como tantos defendem o argumento de que com José da Fonte, Cédric, Adrien, Manuel Fernandes ou Bebé (só para referir os nomes supracitaos) seria tudo completamente diferente!

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 14, 2013 at 4:10 pm

      Ás vezes é difícil confundir um Sportinguista e um Portista,normalmente o ódio cego pelo Benfica é parecido,mas quando falam em muitos jogadores de uma ou outra equipa…
      Se o Nelson Oliveira não merece estar no banco da Selecção e jogar uns minutos de vez em quando porque "apenas" jogou 630 minutos em 810 possíveis no Campeonato Francês,marcando 4 golos…Então quem é que merece? És capaz de dizer um avançado melhor para lá estar sentado? Quando é que se convencem que Portugal não tem pontas de lança de grande nível? Quem te ouvir falar pensa que o Nelson Oliveira se farta de jogar pela Selecção…O único jogo em que jogou 90 minutos foi contra o Brasil. No apuramento para o mundial apenas jogou 25 minutos com a Irlanda do Norte e jogou agora 20 com Israel…Querem o quê? Milagres? Falaste de jogadores que nem sequer jogam e não falas de jogadores como o Nani que não joga a ponta de um corno na Selecção ao tempo? Bebé? Tem pouco mais de 300 minutos jogados,1 golo marcado e joga no ultimo classificado da liga Portuguesa,isso tem algum sentido?!
      Achas mesmo que Portugal não joga nada porque está o Nelson Oliveira no banco ou porque está a jogar o André Almeida em vez do Cédric que sempre foi um jogador medíocre?

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2013 at 4:30 pm

      Eu não disse isso, atenção, é a realidade que Nelson Oliveira não faz nada na selecção, se há melhor ponta-de-lança para ser chamado, para além dos que são chamados??? não, não estou a ver nenhum, mas, chama-se Postiga e Éder e não se chama mais nenhum, levamos mais um extremo ou mais um médio, agora ter jogadores que nada fazem é que não, outra coisa, claro que não acho que seja por ter o jogador x ou jogador y a titular que nós estamos como estamos, mas, é a soma de tudo, treinador mau, convocatórias estranhas, os jogadores com mais qualidade que nada têm jogado como Pepe, Nani, etc, e outras coisas, é tudo somado que faz com a selecção não esteja bem, falei no Bebé porque é um bom jogador, que dá tudo em campo, o ano passado fez uma bela época e nunca teve uma oportunidade, este ano tem estado bem até e há outros jogadores que merecem a oportunidade de se mostrar, para ver se os "craques" e outros que são regularmente chamados "acordam" e começam a mostrar serviço na selecção, é uma soma de tudo.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:00 pm

      O Nélson Oliveira não é nada de extraordinário, mas é muito superior ao Hugo Almeida que nunca fez nada da seleção e tem mais minutos que ele.

      Os 3 pontas de lança que deveriam ser convocados são o Postiga, o Eder e o Nelson…

      Não percebo tb tanta implicância com o Nélson, se tivéssemos melhor era compreensível, mas com os avançados que temos ele merece claramente estar na seleção, dos 3 avançados que referi é até o que tem mais golos marcados este ano, sendo assim não seria escandaloso ser titular…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:22 pm

      epa, as convocatorias sao ridiculas, mas nao inventem assim tantas desculpas.

      nelson oliveira antes de vir para a seleçao ha foi um dos principais factores para portugal ter sido 2 º lugar no mundial sub-20 (se nao me engano), foi considerado o 2º melhor jogador do torneio. william carvalho so deu que falar esta epoca. em 7 jogos so tem 4 de bom nivel. jogou pela seleçao mais nova, e apesar de ter marcado 1 golo foi dos piores…

      cedric? o mesmo que os sportinguistas queriam que fosse embora o ano passado? este ano faz 7 jogos razoaveis e ja e uma maquina, enquanto andre almeida (e eu nem sou fan dele), joga uma liga europa inteira, na qual vai a final, jogou no jogo mais importante do campeonato para o benfica e jogou na final da taça. quem e que esta mais preparado? quem e que provou mais?

      quanto aos rubens, serenos e companhia podiam ir embora…. sereno esta numa pessima posiçao na liga turca enquanto o fonte esta muito bem numa liga muito superior

      bebe nao esta assim tao forte esta epoca como esteve na passado no rio ave, provavelmente culpa da ma posiçao e de costinha.

      eu so digo deem tempo de jogo adequado ao nelson que pior que o psotiga nao faz. no europeu sempre que o nelson entrava tinha que atacar como um avançado e defender pelo ronaldo ( nao sei se se lembram), como e que querem que ele brilhe? ele foi completamente queimado nesse mundial, so para ronaldo poder correr. para quem diz que nao fez nada, entao sugiro que revejam como e que portugal levou 2 golos da dinamarca… nao apeteceu ao nosso capitao descer. apesar disto acho que o nosso avançado e mesmo eder.

      adrien? em vez dele metam antes o danny que ja foi considerado varias vezes o melhor da liga russa. quanto a andre gomes, parem la de reclamar, pois quando foi convocado estava numa forma incrivel, que acho que este ano se repetira, pois ja jogou bem com o psg, esperemos so que a lesao nao atrapalhe

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:31 pm

      Carlos, eu não tenho nenhuma implicância com o Nelson, mas, ele nada tem feito na selecção e eu sei que não há melhor, mas, não o chamar e chamar só dois PL´s (Postiga e Éder) pode ser bom para ele para ele trabalhar mais para vir á selecção, há dois jogadores que podiam ter uma oportunidade, não são craques, mas, são jogadores razoáveis que trabalham bem nos seus clubes e podia ter uma oportunidade, apostar não custa e nem titulares seriam, que são: o Vaz Té e o Edinho, é só isso que digo, mais nada.

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:38 pm

      MosqueteiroSLB, o Nelson Oliveira esteve muito bem no Mundial Sub-20 (2011) e por isso foi chamado á selecção A, mas, a verdade é que acusou a pressão e não mostrou nada de especial, não mostrou ainda o que prometia nessa altura, mas, eu não disse que ele era mau jogador.

      O Cédric pode não ser melhor que o André Almeida, mas, também não é pior de certeza, o que está em questão é que o Cédric é um dos totalistas do Sporting em termos de minutos (7 jogos completos) e tem estado em boa forma, para além, de ser melhor ofensivamente, mais rápido e de cruzar melhor que o André Almeida, que é o que se queria para este jogo, em CASA, com Israel, só isso.

      Por fim, eu não disse que o Adrien devia ter sido titular, acho que devia ter sido chamado, porque merecia, também concordo que o Danny fosse o titular, mas, para por o Micael, acho que o Adrien era melhor opção, é isso que está em questão, nada mais, é a minha opinião, vale o que vale.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 5:54 pm

      Kacal, e o que fez Éder na seleção por exemplo? Temos que ver que a qualidade naquela posição é muito pouca, logo um jogador que tem 4 golos numa liga competitiva como a francesa acho que merece ser chamado… Tens também que ver que Nélson não tem tido muitos minutos para mostrar alguma coisa, ao contrário de cepos como o Hugo Almeida….

      Va Tê tem jogado a estremo esquerdo, não a ponta de lança…

      Estás a falar a sério quando falas em Edinho? É um jogador fraquíssimo… Nunca pode ir á seleção… Se dissesses que o Luís Leal do Estoril merecia uma oportunidade já era mais justificável, agora Edinho, por amor de deus…

      Se calhar tinha sido melhor ter jogado o Cedric, mas André Almeida também não é inferior e como foi dito tem muito mais experiencia em jogos difíceis, pelo que me parece uma opção normal por parte do Paulo Bento.

      Também concordo que Danny devia ser titular na seleção, mesmo se Raul Meireles estiver bem. É o único jogador que tem qualidade para jogar como 10 por Portugal, e o nosso meio campo precisa urgentemente de um médio mais criativo…

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:25 pm

      Carlos, eu até aceito que o Nelson Oliveira precise de mais minutos na selecção, eu não duvido da qualidade dele, tem estado mal, mas, também admito que tem jogado pouco.
      O Vaz Té tem jogado a extremo, mas, tem o físico necessário para jogar a PL e foi como PL que ele fez bastantes golos na segunda liga Inglesa, que é uma liga bastante competitiva e ele tem rotinas a PL, quanto ao Edinho, não é um craque, longe disso, mas, não o acho assim tão fraco, para além, que é um jogador experiente, esforçado e trabalhador, possante e bastante forte no jogo aéreo, em 5 jogos que fez na selecção (nem todos foram completos), fez 2 golos e o Nelson Oliveira em 12 jogos (nem todos foram completos também) fez 1 golo apenas, vale o que vale, mas, é um facto, se dão oportunidades ao Hugo Almeida (que pouco ou nada tem feito), porque não podem dar ao Edinho, Vaz Té e dar mais tempo ao Nelson Oliveira?!, já agora, o Luís Leal podia ser uma aposta, é um bom jogador, tem dupla nacionalidade (Português e São Tomé e Príncipe), mas, acho que já não pode jogar por nós, mas, não tenho a certeza.

      Eu acho que o Cédric deveria ter sido o titular, pelas razões que já disse, o AA também mereceu e não esteve assim tão mal, não foi por aí, quanto ao Danny, concordo que deve ser o titular, Meireles já não é o que era, mas, se não foi o Danny que seja o Josué ou o Adrien, é só isso que digo.

    • vsn7647
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:33 pm

      Não é nada contra a chamada de Nelson Oliveira só nao percebo como é chamado ao Euro 12 com 0 golos na sua liga e quando nem titular era no Benfica , ou por exemplo Andre Gomes quando nem nos sub 21 é dos melhores . Já pra nao falar do fenomeno que envolve Nelson Oliveira (propaganda do clube mais forte em termos de imprensa) que chegava no Euro 12 a ter capas de jornais com : Nelson Oliveira marca no treino ou como ouvi na rtp no jogo com a irlanda que foi ele que mudou o jogo …

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 6:50 pm

      vs7467 o Euro 2012 já passou, neste momento Oliveira já marcou alguns golos logo não me parce escandaloso a sua chamada. Ele não tem culpa da propaganda dos jornais…

      Kacal, o Vaz Tê tem qualidade já o Edinho mantenho que para mim é um autentico Flop.

      Já agora que falamos em opções como é possível convocar o Varela que é um autêntico 0 no Porto este ano? Não vejo criticas tão declaradas a esta chamada quando para mim é ainda mais estúpida…

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:01 pm

      No que aos pontas de lança diz respeito Portugal é um país peculiar. Vejamos,para o pseudo-adepto da Seleção Nacional:

      – Pauleta não servia porque apesar de ser o máximo goleador da Seleção, só marcava golos a equipas menores (agora tudo fica irritadíssimo com os problemas de finalização contra equipas menores) (47 golos)

      – Nuno Gomes não prestava porque não corria e marcava pouco. (29 golos)

      – Hélder Postiga (tem melhor média de golos do que Ronaldo, por exemplo) também não serve e de cada vez que é convocado, gera-se um tumulto. (26 golos)

      – Hugo Almeida basicamente é um tosco (17 golos)

      Ninguém serve e todas as estatísticas são esquecidas com base num passe falhado, num remate mal colocado.

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:45 pm

      Carlos, quanto ao Vaz Té e ao Edinho, já disse o que achava, não posso mudar a sua opinião, respeito-a e quanto ao Varela concordo, confesso que não falei nele no meu primeiro comentário, dei alguns exemplos, mas, também é verdade que disse etc e ele é um dos que inclui-o nesse etc, também sou critico dele no Porto e sou Portista, mas, sei ver as coisas sem "palas", sobre tudo o que disse é a minha opinião.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:57 pm

      porquinhodaindia, tudo o que disse da opinião do pseudo adepto é a mais pura realidade… Ou seja as opiniões são corretas.

      Se não vejamos: Pauleta jogou 4 fases finais pela seleção e nessas fases finais marcou 4 golos, ou seja uma média de um golo por fase final… Se lhe parece uma média satisfatória, para um ponta de lança titular de uma seleção de topo como era a nossa naqueles anos é consigo…

      Nuno Gomes era um avançado razoável mas falhava muitos golos. Em 2000 jogou bem mas a partir daí teve uma queda de rendimento brutal…

      Postiga é tão bom jogador que ao longo da carreira inteira só por 3 vezes marcou mais de 10 golos por época nas ligas em que esteve.

      Hugo Almeida é um tosco, é só ver os jogos.

      Como é óbvio não temos um ponta de lança de jeito á muito tempo, o último foi o Pauleta mas tinha o referido problema de se apagar nas fases finais…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 14, 2013 at 8:24 pm

      e so para esclarecer que eu nao escolhi nelson oliveira em detrimento de eder. eu digo claramente que preferia eder, mas com lesoes e tudo o mais e dificil. mas entre hugo almeida e o nelson, acho que o 2 ja fez mais.

      entre cedric e andre almeida eu disse que foi justo para a.a. assim como seria para cedric porque como ja disse nao acho o andre nada de mais, ate acho que vai perder o lugar para o silvio, que se se apresentar ao nivel de quando esteve no braga e titular facilmente.
      quanto ao adrien nao ser convocado acho ridiculo, so digo que nao seria ele o titular.

      porquinhodaindia, podemos sempre inverter os factos. tempo de jogo de postiga? quantos golos falha ele para meter esses? com carlos queiroz, portugal, salvo erro, marcou 7 golos. 7 golos no mesmo jogo. 7 golos em 5 jogos, estou so a contar a partir da fase de grupos. e uma excelente media, mas so marcamos num jogo, de resto nao marcamos a ninguem, limitamo-nos a nao sofrer. a equipa de queiroz mal atacava, por isso e que quando jogamos contra o brasil, o jogador que melhor jogou e que criou mais perigo foi o coentrao.

      o nuno gomes lembro-me de entrar nos min finais e marcar, lembro-me que no seu ultimo ano ele tinha para ai 4 em menos de 90 min, mesmo assim nao tinha qualidade para ser o avançado, era simplesmente uma boa alternativa. postiga tem 26 golos, nao faz mal, pode ir.

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 9:00 pm

      Caro Carlos,

      assim sendo também é legítimo discutir o contributo de Pauleta para a Seleção Nacional marcar presença nessas quatro fases finais que refere (ver n.º golos em fases de apuramento:algum jogador contribuiu mais?).

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 9:13 pm

      porquinhodaindia

      Claro. Pauleta era fantástico nos apuramentos isso é indiscutível. O problema eram as fases finais… É que são aí que se ganham os títulos.

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 14, 2013 at 10:26 pm

      Caro Carlos,

      tem razão. Só pretendo enfatizar que a questão do ponta de lança é claramente exagerada. Não temos um ponta de lança top ou sequer muito bom, isso é um facto mas não me parece:

      1) que as performances de Hugo Almeida, Hélder Postiga ou Nélson Oliveira sejam as principais causas para a mediocridade do futebol da Seleção;

      2) que Vaz Tê, Edinho ou outras alternativas sugeridas fizessem indiscutivelmente melhor.

      Ou seja a questão é estrutural. Estamos longe de ter um leque de jogadores de qualidade suficientemente alargado para exigirmos mais do que temos conseguido. Portugal não investe no jogador português, não há nada de particularmente bom ou de mau nisso. É um facto que gera inevitavelmente consequências.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 11:03 pm

      Claro que os Pontas de Lança são fracos, tal como é o lateral direito e o trinco. Para além disso não temos um nº 10 de qualidade.

      Por isso é que eu dizia que as pessoas tinham razão quando se queixavam da falta de qualidade dos avançados.

      Pode ser que esta nova geração de Sub 21 e Sub 20, venha mudar a questão da qualidade. Jogadores promissores não faltam. Duvido é que sejam apostas em Benfica e Porto, nalguns casos com razão pois há melhor, noutros estupidamente pois são passados por estrangeiros que não são superiores.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 14, 2013 at 11:16 pm

      O Pauleta marcou 3 golos num jogo. No resto dos jogos e fases finais marcou UM golo contra Angola. O Nuno Gomes sempre marcou 2 à Alemanha e um à Espanha jogando muito menos tempo.

    • Carlos
      Posted Outubro 14, 2013 at 11:26 pm

      Não se esqueça dos 4 que Nuno Gomes marcou em 2000. Em fases finais marcou quase o dobro d Pauleta a jogar menos tempo…

    • Bruno Perneta Correia
      Posted Outubro 15, 2013 at 3:06 am

      Em relação à convocatória de Nelson Oliveira, não há nada a apontar. Neste momento de aflição, com Postiga lesionado, podiamos ter dado uma oportunidade a Luis Leal, que está em boa forma mas não exclui por essa razão o Nelson.
      É sim criticável, que Danny, o nosso melhor 10 e jogador mais criativo esteja no banco para jogar Micael. Mais, que entre entrar Danny ou Nelson escolha o segundo, e Danny nem calçar num jogo tão importante. Jogando Nani fora de forma, Micael (que nunca foi brilhante) na fase descendente, Nelson que ainda não tem tarimba para definir jogos importantes (podia ter dado um golo certo a Ronaldo e optou por tentativa disparatada de remate artístico), convocar varela e custódio em detrimento de outros em excelente forma.

      Não sei porque dizem que William foi dos piores nos sub21. Fez um golo, fez o passe em profundidade que origina o cruzamento para o golo de Bruma, defendeu e criou jogo, e foi classificado pel'aBola como um dos melhores em campo. Dava 10-0 ao custódio (apesar de achar de Adrien seria a escolha lógica; aliás, Manuel Fernandes ainda estaria primeiro).

      Em relação aos avançados, sempre foi o nosso calcanhar d'Aquiles. Temos quanto a mim, 4 selecionáveis: Postiga, H.Almeida, Éder e Nelson O.; Fraco mas é o que temos. destes 4, o meu preferido é Éder. Julgo que contra um Luxemburgo, L.Leal merecia ser chamado. Era um bom prémio.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 15, 2013 at 9:21 am

      A diferença entre o Pauleta e o Nuno Gomes é que o Pauleta só marcava a selecções do 3º mundo.

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 15, 2013 at 12:58 pm

      E agora o pseudo adepto fica furioso porque não conseguimos marcar a seleções do 3º mundo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 15, 2013 at 12:58 pm

      Não Carlos, claro que não esqueci. Estava a referir-me ao tempo em que O Pauleta coexistiu com o Nuno Gomes na selecção.
      Nem mais Ricardo.

  • Homero
    Posted Outubro 14, 2013 at 2:40 pm

    Por isso é que o Oliveira lá chegou, o Queiroz foi corrido e o Manuel José nunca lá chegará.

  • Rodrigo
    Posted Outubro 14, 2013 at 3:17 pm

    Nao sou um fa do Antonio Oliveira, mas de facto esta expressao que ele profere tem todo o cabimento e parece-me que ha uma grande influencia dos empresarios (Jorge Mendes, sobretudo) na escolha de jogadores para representarem a Selecçao e de seleccionadores. Sendo isto verdade e triste, mas de facto e o futebol portugues no seu melhor.

  • Sancho
    Posted Outubro 14, 2013 at 3:38 pm

    Como é que o Antonio Oliveira ainda tem lata de ir a programas desportivos, depois da vergonha que foi o Mundial de 2002? Pelos vistos já se percebeu como é que lá chegou.

    Pelo menos com esta declaração confirma-se mais um podre do futebol portugues…

    off-topic: grande vitoria do Francisco Morais sobre o Kelly Slater. O desporto portugues continua em grande!

  • Fabiuh_21
    Posted Outubro 14, 2013 at 3:39 pm

    Nao foi novidade nenhuma para ninguém, toda gente sabe que o nosso selecionador é o Jorge Mendes, ele só escolhe um "boneco" para marcar presença no banco, e depois é só convocar os jogadores do seu cartel para não correr o risco de desvalorizarem e sobretudo puderem dar umas boas comissões nos negócios futuros

  • Jota Pita
    Posted Outubro 14, 2013 at 3:45 pm

    É incrivel como os senhores do costume continuam a usufruir do futebol portugues para seu proprio beneficio e continua tudo na mesma!!

    Possivelmente o melhor que poderia acontecer ao futebol portugues seria não nos qualificarmos para o mundial…
    Incrivel como Jorge Mendes, Olivedesportos (e Pinto da Costa) fazem o que querem sem serem punidos,investigados, apertados!!
    Cada vez menos me identifico com esta selecção e futebol portugues!

  • Pedro Paulo
    Posted Outubro 14, 2013 at 4:16 pm

    Quem não se lembra do caso off the record.

    Oliveira é perito a mandar bocas para animar a malta.

  • Francisco
    Posted Outubro 14, 2013 at 4:41 pm

    Eu olho para tudo isto de forma natural. O Paulo Bento em termos tácticos, é dos melhores treinadores que podem ter em Portugal. O Europeu que Portugal fez em 2012 é fraco a meu ver, mas não é qualquer equipa que põe a Espanha a jogar em modo pontapé para a frente. O Homem tem os defeitos que vocês apontam, mas é um estudioso, prepara bem as equipas, com tempo e com estágios a sério (sim, porque 3 dias para estar com os jogadores é uma palhaçada) provavelmente até faria outros resultados.

    É importante realçar que, apesar de o considerar a nível táctico um excelente treinador, Portugal não pode jogar sempre encolhido, com aquele pensamento de está a ganhar 1-0 e entra o Custódio. Depois falta trabalho de base. A Espanha tem claramente dois blocos de jogadores que facilitam toda esta integração na selecção (Real e Barça), a Alemanha (Bayern, Dortmund), Bélgica (Muitos jogadores que vêm a jogar juntos desdeos 15 anos nas selecções) e apenas para referir algumas. Quando Portugal chega à final do Euro 2004 e Meias do Mundial 2006, havia um bloco de jogadores do FC Porto que facilitava a forma de jogar e o próprio rendimento colectivo da selecção.

    Tudo bem que estas coisas de Empresários, Televisão e Federação maquilham a competência das pessoas, mas também não se pode ver isto como um todo. Detesto o Paulo Bento, desde sempre, pois treinou o Sporting (o meu clube) e dava dó…mas na realidade fez sem ovos várias omeletes.

    O problema das pessoas, é que têm um nível de crítica destrutiva muito acentuada, pois se é chamado o Jogador X, está mal pois quem devia ir é o Jogador Y. Depois andam a discutir Nacionalização de jogadores. Sinceramente, não podem querer que a selecção só tenha sub-21's, ou nacionalizados…Agora a moda é: O Meireles não presta, o Éder (grande jogador) não presta, o Postiga não presta (é pena, é o Torres português), o Patrício já não presta (cometeu um erro), o CR7 com Portugal não joga nada (pois, é difícil quando é ele o único que se movimenta)…Para mim é muito mais grave exibições como as de Nani, que é um flop; Hugo Almeida, que não dá nada; e continuar-se a convocar jogadores que nos clubes não jogam. Aí sim, chegamos ao ponto de que é o Jorge Mendes que manda.

    Mas pensem, será que é assim tão justo criticar um treinador que apanha a selecção numa altura em que todos queria o Mourinho? Será assim tao justo criticar um homem, que apesar de banal como treinador, levou Portugal a uma meia-final em que perdeu nos Penalties com o Campeão do Mundo? Se calhar está na altura de pensar em apoiar a selecção e arranjar formas de ultrapassar as dificuldades e não criar problemas.

    E como há muitos que preferem que o Sporting, Benfica (não incluo o Porto porque esses ganham sempre) sejam campeões, a verem a selecção ser campeã do mundo, não há muito a dizer. Orgulhava-me muito que o Sporting fosse campeão, mas sinceramente, já espero há tanto tempo que ver Portugal no topo do Mundo deixa-me muito mais emocionado. Ir a Espanha e poder dizer a esses trolls que sou campeão do Mundo era brutal.

    Cumprimentos

  • Carlos
    Posted Outubro 14, 2013 at 4:48 pm

    Sinceramente não acredito em nada que sai da boca deste senhor. Para mim trata-se de um ajuste de contas com o seu irmão e de uma forma de aparecer nos jornais e ao mesmo tempo atrair audiências para o programa televisivo em questão.

    Paulo Bento tem muitos defeitos como treinador, mas parece-me uma pessoa séria que põe sempre os interesses dos clubes ou seleções em que trabalha em primeiro lugar, não acredito que faça as convocatórias a mando de quem quer que seja…

    O António Oliveira se quer falar da porcaria que é o nosso futebol que comece pelo clube em que foi campeão nacional, é que aí não há dúvidas do que se passou naquela altura. Basta ir ao youtube para ver que até em 2004, em que tinham a melhor equipa que eu vi em Portugal, tinham que receber árbitros em casa para ganhar ao Beira Mar, ou então comprar delegados da liga para o Mourinho não ser castigado por desejar a morte do Rui Jorge…

    Quanto á sua carreira como selecionador, quem não se lembra de 2002 em que com uma equipa fantástica não conseguimos passar um grupo horrível, talvez por o nosso selecionador andar mais preocupado em conhecer as raparigas orientais do que propriamente em treinar a nossa equipa…

    Paulo Bento já mostrou que sente o nosso país como poucos, tendo até se prejudicado em 2000 quando foi suspenso a seguir ao jogo com a França…

  • Luis Barroso
    Posted Outubro 14, 2013 at 5:20 pm

    É curioso ver agora o António Oliveira a admitir que foi posto na selecção por interesses, numa altura aliás em que a Selecção estava bem comandada pelo Humberto Coelho, que foi despachado depois de um Euro (2000) em que a prestação de Portugal foi muito boa, ao nível das melhores que já tivemos.

    Acho que pese embora essa "honestidade" do António Oliveira (muito tardia…), lançar esta acusação para o ar depois de um jogo mal conseguido e sem se perceber qual é a acusação específica que se faz ao Paulo Bento (em termos de escolha de alguns jogadores em detrimento de outros) é estranho.

    Uma coisa é dizer-se que há "lobbies" na selecção (como há em todas), outra é sugerir que este seleccionador vive condicionado na sua acção. Se há constrangimentos, então expliquem-se melhor por favor, para que possamos perceber qual é a acusação que está a ser feita. Dizer que o Manuel José foi vetado por alguns interesses não é nenhum ataque ao Paulo Bento, desde que ele seja sério e independente nas escolhas que faz.

    O risco que vejo com o Paulo Bento não é a falta de currículo (qual é o grande currículo que levou o J. Low a seleccionador alemão?), mas sim o facto de ele ainda ser muito novo e de poder ainda ter uma carreira longa pela frente. Isso pode fazer com que ele tenha maior tendência para pensar muito no "dia seguinte", porque não vai ficar ali para sempre e assim a relação com o seu empresário pode tornar-se mais importante, por esta razão específica.

    Dito isto, acredito que Paulo Bento procura sinceramente o melhor para a selecção e para si próprio, com o bom desempenho da equipa. Aliás, o Rui Santos e o António Oliveira dizem estar de acordo mas não estão… o Rui Santos tinha acabado de dizer que o Paulo Bento é o "novo Scolari" porque faz o que lhe aptece!! A versão do Oliveira não é bem essa…

    p.s: adorava ver o Paulo Bento a encostar de vez o Rúben Micael (que não é material de selecção) e a dar verdadeira oportunidade ao Josué, que pode jogar ali e tem muito mais qualidade. Não sou adepto do Porto, mas aqui isso não interessa!

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2013 at 5:21 pm

    Que bela campanha que se esta a criar em volta do seleccionador nacional!

    Para os mais curiosos, talvez seja bom notar que Paulo Bento sera testemunha de Nuno Lobo no processo da agressao sofrida no jogo Estoril vs FC Porto. Coincidencias?

    Pedro

  • Santos
    Posted Outubro 14, 2013 at 5:43 pm

    Olha… afinal a minha "conspiração" não estava errada. Surpresa, surpresa…

    Acho que o único que conseguirá ir contra este "sistema" será mesmo Mourinho, isto claro se alguma vez lá quiser ir, ou o deixarem…
    Fantoches nas mãos dos endinheirados, puro e simples.

  • Ricardo Lopes
    Posted Outubro 14, 2013 at 6:48 pm

    O que temos visto da nossa selecção em nada me surpreende, um treinador fraco que convoca quem lhe apetece, pois não acredito que veja jogos dos jogadores portugueses por esse mundo fora. Uma equipa com André Almeida, Rúben Micael, Ricardo Costa, Hugo Almeida, Sereno, Nelson Oliveira ou Hélder Postiga, não se pode pedir muito… Jogadores como José Fonte, Adrien, entre outros mereciam pelos menos serem convocados.
    Nenhum jornalista questiona o nosso seleccionador, o motivo de jogadores como Custódio, Silvestre Varela, Carlos Martins… não servirem para o Sporting de Paulo Bento, mas serem convocados pelo nosso seleccionador nacional. Uma curiosidade, Josué só mereceu uma convocatória depois de se transferir para um grande, tendo feito um época muito boa ao serviço do Paços de Ferreira, a par de Vitor e André Leão.
    Para um seleccionador nacional, as convocatórias devem ser de quem joga, de quem tem minutos nas pernas, de quem faz assistências, quem marca golos, quem torna as defesas sólidas…
    Para os jornalista é mais fácil crucificar um jogador, por um erro em 90 minutos, que criticar algumas vedetas que em 90 minutos, não fizeram um passe correcto, erraram inúmeros cruzamentos, falharam defensivamente, que não demonstraram serem um colectivo…
    Por coincidência, os jogadores que irão cumprir castigo no próximo jogo de Portugal, serão do mesmo clube, Pepe e Cristiano Ronaldo, terá sido mera coincidência?
    Por ultimo, se Marquinhos (PSG), defesa central com 19 anos, é um jogador jovem com forte margem de progressão é filho de pai português, era uma muito boa aposta para a nossa selecção. Se tem nacionalidade portuguesa, é um luso descendente como Anthony Lopes e Daniel Fernandes. Se temos jogadores internacionais como Bruma, Rolando, Nani, que são oriundos de ex-colonias, sendo Marquinhos um luso descendente, Paulo Bento quer o convoque, pois será uma mais valia. Aliás, se podem votar, porque não pode jogar pela selecção poruguesa.

    Ricardo Lopes

    • JP
      Posted Outubro 14, 2013 at 7:32 pm

      em relação ao Marquinhos, claro que o devia convocar, mas não nos enganemos, ele iria rejeitar…

    • Bruno Perneta Correia
      Posted Outubro 15, 2013 at 3:16 am

      E que tal jogarmos com 11 brasileiros naturalizados que jogariam com todo o amor pelo nosso país depois de terem sido rejeitados pelo deles?
      (o Marquinhos já afirmou publicamente que quer jogar pelo país dele, como é natural diga-se)

  • FilipeA
    Posted Outubro 14, 2013 at 8:33 pm

    E a novidade está? Querem ver que era preciso este "inteligente" dizer isto na TV para se aperceber disto! Basta ver o que se tem passado no futebol português para se perceber que tudo e bem "cozinhado" antes do "time show". E as convocatórias da selecção Portuguesa e Mendes SA então nem se fala… eheheh

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 14, 2013 at 11:13 pm

    Não é novidade, mas não deixa de ser vergonhoso. Não admira que a selecção jogue como joga e esteja onde está.

Deixa um comentário