Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Özil igual a Messi

Já actuou a extremo direito, esquerdo, rende mais a médio ofensivo mas agora na Alemanha joga a falso 9. Low está a fazer de Ozil o mesmo que Guardiola fez de Messi no Barcelona. 
Para muitos é a principal favorita a conquistar o Mundial, para outros apresenta duas condicionantes que impedem que vença o Campeonato do Mundo: 1ª são sempre vergados pela Espanha; 2ª falta um avançado com o nível do meio campo. A única certeza, é que a Alemanha apresenta uma das melhores gerações da sua história (e poucos países tem uma tão rica como os alemães no que diz respeito ao futebol). No entanto, por azar, esta fornada de luxo coincidiu com uma super-Espanha, o que tem impedido aos germânicos de juntar os títulos ao bom futebol. Ora, Low parece decidido a contrariar este trauma e durante a qualificação para o Mundial 2014 desenvolveu uma Alemanha versão Barcelona. Klose tem 35 anos, Gomez está lesionado e parece não encaixar numa equipa de Top, e é sabido que Kießling não conta para seleccionador. Por outro lado, os germânicos apresentam médios/extremos como Khedira, Schweinsteiger, Schurrle, Draxler, Gundogan, Gotze, Kroos, Muller, Reus e Ozil. Perante este cenário (muito talento no meio campo e poucas soluções na frente), Low tem apostado em Ozil como falso 9, e os resultados estão à vista. A Alemanha que sempre se evidenciou pela sua capacidade física e frieza, hoje em dia é um conjunto que espalha técnica, faz uso da criatividade (mantém as virtudes ao nível da potência, velocidade e uso dos corredores laterais) e actua praticamente o jogo todo no meio campo adversário (com médias de posse de bola superiores a 70%). Com Ozil a falso 9, acontece uma situação semelhante ao do Barcelona. Os centrais adversários ficam perdidos na marcação, quando procuram Ozil deixam espaço para as entradas dos médios ofensivos (Reus, Muller, etc), e os alemães juntam à mobilidade (Muller também aparece várias vezes como referência ofensiva) uma superioridade no meio campo (devido às movimentações de Ozil). Vamos ver o que acontece no Brasil em 2014, mas esta Alemanha quer dar luta em todas as vertentes: pela conquista da competição e pelo rótulo de campeões do Tiki-Taka. Ozil terá sucesso a falso 9? Considerando todas as opções às ordens de Low (a nível defensivo tem “sentado” Hummels…Mertsecaker está num grande momento), qual é neste momento o 11 mais forte da Alemanha? E a nível de favoritismo, em que lugar estão os germânicos?

33 Comentários

  • Sombras
    Posted Outubro 12, 2013 at 6:48 pm

    Pessoalmente não gosto desta inovação de Low, pois creio que se perde muito de Ozil enquanto criativo. Para mim o melhor 11 desta selecção seria com esta mesma táctica, mas com os seguintes jogadores:
    Neuer, Lahm, Hummels, Boateng/Mertesacker, Schmelzer; Khedira, Schweinsteiger/Gundogan ou Kroos; Reus/Draxler, Ozil, Muller e Goetze/Schurrle como falso 9 ou Klose como "verdadeiro".

  • Kacal
    Posted Outubro 12, 2013 at 7:02 pm

    Se o Low está a tentar fazer de Ozil o que o Guardiola fez de Messi??? não sei, mas, posso dizer que se está a tentar, não vai conseguir, o Messi, juntamente com o Ronaldo, é um "et" do futebol e tem todas características e a qualidade para poder fazer essa posição, o Ozil não tem algumas dessas qualidades como explosão, velocidade e, sobretudo, uma capacidade de finalização acima da média, o Ozil é um jogador com muita classe e uma visão de jogo fora do normal, assiste os colegas com muita facilidade com a sua qualidade de passe, tem que jogar a 10 e organizar o jogo da equipa, é aí que rende mais, quem muito inventa pouco acerta.
    Quanto ao PL de top que a Alemanha não tem, não concordo, pode não ter avançados tão bons como algumas das selecções do Mundo têm, mas, têm bons PL´s como: Mário Gomez e Miroslav Klose que se forem bem servidos são PL´s que marcam bastantes golos, são bons finalizadores e há ainda o Podolski que é um bom jogador, acho que não é por isso que não vão ganhar o Mundial.

  • JFOC
    Posted Outubro 12, 2013 at 7:18 pm

    Esta para mim é a selecção hoje em dia com mais profundidade com um vasto leque de opções para todos os lugares, e a par do brasil e espanha (estão a começar a quebrar) são os principais candidatos, a argentina apesar de uma frente de ataque temivel tem poucas opções para a defesa e meio campo caso existam lesões impeditivas de alguns jogadores fundamentais e na baliza tem um GR fraco.

    Quanto à Alemanha penso que low pode muito bem aproveitar o trabalho de guardiola, isto é em vez de jogar ozil a falso 9, pode muito bem jogar gotse (já foi testado no bayer) ou muller nessa posição, mas eu acredito que caso mario gomez recupere e começe a marcar golos será ttitular, tem tido muitas lesões infelizmente mas em boa forma é um dos melhores homens de área do mundo

  • diogoribeiro
    Posted Outubro 12, 2013 at 7:36 pm

    Se ele pôe Klose na frente até apostava que iria continuar a marcar como tem feito sempre.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 12, 2013 at 7:41 pm

    Muller ou Reus para mim seriam as melhores "adaptações"… não me lembro de uma selecção germânica com tanta qualidade, e o mais surpreendente, jogadores com uma técnica tão refinada.
    Para mim, 2014 vai ser o ano da Alemanha…

  • João Lains
    Posted Outubro 12, 2013 at 7:55 pm

    Acho precipitado falar na aposta em Ozil como falso nove. Klose e Mario Gomez estavam lesionados e Kiessling nunca entrou nas contas de Löw. As únicas opções que restavam eram o Max Kruse e o Schürrle, que jogou sobre a ala esquerda. Não me lembro de o seleccionador ter adoptado esta estratégia antes.

  • Leão ao peito
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:00 pm

    Sistema tático: 3-5-2(para tirar melhor proveito do meio campo)
    GR: M.Never

    DC: Per Mertesacker;Mats Hummels;Jérôme Boateng;

    MDF:Sami Khedira

    MC:Bastian Schweinsteiger;Ilkay Gündogan;

    MO:Mario Götze

    MO:Marco Reus

    Apoio ao PL:Mesut Özil

    PL:Lukas Podolski

    Em relação ao favoritismo talvez seja o terceiro, pois o 1º vai para o brasil, e 2º para a nossa visinha espanha.

    • Rodrigo
      Posted Outubro 12, 2013 at 8:17 pm

      Essa tactica seria um problema em muitos jogos, ja que nao existiriam jogadores para dar largura ao jogo alemao. Alem disso, Lahm nunca pode ficar de fora.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2013 at 8:19 pm

      E um dos jogadores mais inteligentes do mundo vai para o banco(Lahm) ?O que vale é que és do Sporting…

      Afonso Luis

    • João Lains
      Posted Outubro 12, 2013 at 8:31 pm

      Só te limitaste a colocar todos os grandes médios no onze inicial.

    • Jesus
      Posted Outubro 12, 2013 at 8:41 pm

      1ºO Lahm ficar de é um "crime".
      2ºEu sou um dos poucos defensores da 3-5-2 mas pôr o Mertesacker numa tática com 3 centrais acho que é um erro devido a ele ser demasiado lento.

  • Octávio Fernandes
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:09 pm

    Fantástica seleção Alemã com um meio campo que é um ABUSO, repito ABUSO em qualidade/juventude! é um crime ver alguns daqueles jogadores sentados no banco de suplentes.. infelizmente low nao conta com Kießling que cairia que que nem queijo ralado numa bolonhesa gourmet
    Deixo aqui o 11 ideal para mim:
    Neuer
    lahm
    schmelzer
    hummels
    mertesacker(devido ao bom momento de forma)
    khedira
    schweinsteiger
    goetze
    ozil
    reus
    muller

  • Rodrigo
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:15 pm

    A Alemanha sempre foi forte ao longo da historia, mas sempre baseou o seu futebol mais na força do que na tecnica, pelo que esta e sem duvida uma das melhores geraçoes de sempre do futebol alemao e, sem duvida, a que tem um maior numero de talentos.

    Relativamente a conquista de titulos, a verdade e que nao tem acontecido devido a super geraçao que tambem tem tido a Espanha nestes ultimos anos, mas creio que em 2014 essa tendencia se pode inverter e acho que o Mundial 2014 pode acabar nas maos dos alemaes (no entanto, Brasil e Espanha partem no mesmo degrau).

    Em relaçao a esta questao do Ozil a falso 9, parece-me que podera resultar frente a alguns adversarios, mas creio que em alguns jogos sera sempre necessario ter Klose ou Gomez na frente de ataque, ate porque Ozil e o melhor medio ofensivo do Mundo e como tal faz falta uns metros mais atras para criar as tais situaçoes de golo para o avançado finalizar.

    Por fim, e dificil escolher o melhor 11 da Alemanha nesta fase, ja que existem 15, 16 jogadores que facilmente poderiam ser titulares na Mannschaft. No entanto, escolheria o seguinte 11:
    GR: Neuer
    DD: Lahm
    DC: Boateng
    DC: Hummels
    DE: Schmelzer
    MC: Khedira
    MC: Schweinsteiger
    ED: Muller
    EE: Reus
    MO: Ozil
    PL: Klose

  • Paulo Miguel
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:19 pm

    Desculpa, mas deixar um jogador como Philipp Lahm de fora do 11 parece-me descabido

  • João Lains
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:45 pm

    A última temporada terá sido aquela em que vi o Hummels cometer mais erros. É o meu central favorito mas não me esqueço da meia final do último europeu em que esteve desastrado. Já agora parece sempre uma sombra do que joga no Borussia Dortmund, talvez por Löw não lhe dar tanta liberdade.

    No ataque, Klose apesar da idade e do menor fulgor, continua a marcar. Mario Gómez não cai nas graças do seleccionador assim como Kiebling que nem entra nas contas. Schürrle, Kruse ou Muller, todos eles podem jogar na frente de ataque, mas a minha aposta recairia em Podolski.

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 1:43 am

      Apesar desses erros de Hummels deveria ser crime escolher Mertsaker no seu lugar, apesar do bom início de época deste…

      A mim também me parece que o Hummels precisa de ser o patrão da defesa e ter a liberdade para sair a jogar como gosta para render a top. Ao bom estilo dos antigos líberos alemães como Bekenbauer ou Sammer.

  • Kev
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:49 pm

    Por acaso nos ultimos dias encontrei um site fantastico que faz o upload de praticamente todos os jogos das selecções e ligas.

    Dito isto, ontem depois de ver portugal, fui ver a Alemanha, portanto, respondendo a pergunta, acho que a equipa mais forte que podem apresentar é mesmo a de ontem… Secalhar Reus em vez de Schurrle.

    Gostei muito do futebol que estão a praticar, muito fisico, muita dinamica, enfim… Vamos ver se continuam assim no mundial.

    Abraços

  • Kacal
    Posted Outubro 12, 2013 at 9:20 pm

    Quanto ao meu 11, para mim, o GR, a defesa e o meio-campo (mais recuado) não há dúvidas de quem devem ser os titulares, como PL, neste momento, pela "faro" que tem para o golo e pela experiência que tem eu punha o Klose e a 10 eu punha o Ozil (como é óbvio), a minha única dúvida é os extremos, mas, mesmo assim, o meu 11 era:

    GR: Neuer
    DD: Philipp Lahm
    DC: Boateng
    DC: Hummels
    DE: Schmelzer
    MDF: Khedira
    MC: Bastian Schweinsteiger
    ED: Thomas Muller (tem que jogar, é um jogador muito regular, muito trabalhado e muito subvalorizado)
    MO: Mesut Özil
    EE: Mario Gotze/Reus (é a minha dúvida)
    PL: Miroslav Klose

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2013 at 9:39 pm

    É curioso que no B. Munique. o Guardiola tem tentado fazer a mesma experiência com o T. Muller. No caso da selecção J. Low já tinha tentado adaptar M. Gotze à posição 9,5 mas com a lesão prolongada deste e o regresso lento à sua melhor forma, agora voltou-se para Ozil. No entanto com ou sem PL de raíz, não me parece que resida aqui o maior problema da selecção alemã. É sobretudo no sector defensivo que se notam algumas debilidades. A Alemanha tem falta de laterais de grande qualidade, a excepção é Lahm que até considero o melhor lateral do mundo mas não tem qualquer concorrente à vista, e à esquerda Schmelzer será o dono do lugar mas está longe de se poder considerar um top 5 no lugar e também tem uma fraca concorrência. Quanto aos centrais dá-se o estranho caso de Hummels que rende muito menos na selecção que no seu clube e a lesão prolongadíssima de Badstuber que limita ainda mais as opções e por isso Mertesaecker tem sido titular quase indiscutível.
    Atendendo ao panorama actual considero que os favoritos à conquista do Mundial são:
    1º – Brasil (para além da qualidade dos jogadores o factor casa será tremendo)
    2º Espanha ( é actual campeã mundial e europeia e isso diz tudo)
    3º Alemanha (dispõe do melhor e mais variado leque de jogadores mas tem claudicado na hora h das decisões das grandes competições e isso pesa de que maneira no subconsciente dos atletas).

    Fernando Silva

  • Fabiuh_21
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:29 pm

    Não me parece que Ozil seja o jogador indicado para ser "falso 9", penso que Muller ou Schurrle fariam melhor esse papel. Na minha opiniao jogavam:
    Neuer,
    Boateng, Hummels, Mertesacker, Schmelzer,
    Lahm (tem jogado bem a "6" com Guardiola e Khedira nao me convence), Schwensteiger, Ozil,
    Reus, Muller/Schurrle, Gotze.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:37 pm

    Primeiro, a Alemanha não perde sempre com a Espanha. Aliás, até tem um saldo positivo de 8-7 (mais 6 empates). Em segundo lugar, creio que a Espanha já passou o apogeu. Em terceiro lugar, a Alemanha está cada vez mais forte. Finalmente, não é crível que Angel Villar continue a "ganhar" campeonatos para a Espanha.

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 1:24 am

      Angel Villar é que ganhou os campeontos para a Espanha? E eu a pensar que ter Xavi, Iniesta ou Fabregas, entre outros é que "ganhou" os campeonatos… Mas pronto nós Portugueses temos essa mania de nunca reconhecer o mérito a quem ganhou, também deve achar que o Penalty do Abel Xavier foi injusto e o jogo foi comprado pela França…

      Tente não acreditar em tudo o que sai da special mouth…

      Assim de repente nas últimas competições que a Espanha jogou só me lembro de ter sido claramente beneficiada em 2012 contra a Croácia, na final do mundial por exemplo foram prejudicados pois De Jong devia ter sido expulso salvo erro antes do prolongamento… Há tb o golo de Villa contra nós, que é fora de jogo por centímetros mas tenho por hábito não criticar os fiscais de linha em lances tão difíceis…

      Quanto a perder com a Alemanha ultimamente, sim é verdade nos últimos anos a Espanha tem eliminado a Alemanha nas grandes competições. Foi assim na final de 2008 e nas meias em 2010. O problema é que a Alemanha perdeu os dois jogos sem dar o mínimo de luta, e em 2010 por exemplo as equipas eram quase iguais ás atuais…

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 1:35 am

      Não sabia dessa nova inovação tática… talvez resulte se na frente jogar Muller e Reus abertos nas alas, pois são dois jogadores que se desmarcam bem e finalizam muito bem também. Pode ser uma solução inteligente contra equipas de maior qualidade, mas seria melhor jogar contra equipas pequenas com um avançado típico como Gomez ou Klose…

      A Alemanha está entre os 3 grandes favoritos para vencer o mundial, com Espanha e Brasil, pela qualidade que tem na maior parte das posições. A única dúvida é como responderão se apanharem a Espanha. É que meter o autocarro novamente como fizeram em 2010 seria vergonhoso tendo em conta a qualidade que apresentam.

      Os principais outsiders seriam a Argentina, precisam dum mundial de Messi como fez Maradona em 86 para terem hipóteses, Bélgica e Holanda.

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 13, 2013 at 12:41 pm

    Alemanha

    GR: Manuel Neuer
    DD: Philipp Lahm
    DC: Jérôme Boateng
    DC: Mats Hummels
    DE: Marcel Schmelzer
    MD: Sami Khedira
    MC: Bastian Schweinsteiger
    MO: Mesut Özil
    ED: Mario Götze
    EE: Marco Reus
    AV: Thomas Müller

    Para mim era este o 11 utilizado no Mundial.

    • Luís Borges
      Posted Outubro 13, 2013 at 6:57 pm

      Concordo. Acho que o Muller pode encaixar bem como "falso 9" (apesar de ser um elemento que precisa de algum espaço para potenciar o seu futebol), mais do que o Ozil (e como o Lains referiu ali em cima, é precipitado afirmar já que essa é uma aposta firme do Low). No teu onze, penso que só falta o Gundogan (aprecio bastante o Khedira, mas o médio do Dortmund é igualmente formidável e pode dar mais à equipa, aliás, nem tenho dúvidas que chegará ao Mundial em melhor forma). Ah, e neste momento o Mertesacker não pode ficar de fora.

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 13, 2013 at 8:41 pm

      Sim, eu sei que o Mertesacker, neste momento, não pode ser deixado de fora, mas eu tentei escalar o 11 com vista à sua utilização no Mundial. Quanto à titularidade do Khedira, deveu-se às características que fazem dele um "aniquilador" de terreno que tem uma capacidade fenomenal de equilibrar a equipa.

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 8:42 pm

      Em termos ofensivos Gundogan oferece mais que Khedira, mas o jogador do Real é melhor na recuperação, outro jogador que pode jogar ao lado de Shweinsteiger, apesar de ser mais um 10, é Kroos que em acho o mais completo dos 3. Tem uma excelente técnica e é tb muito intenso na recuperação de bola.

      Enfim bons problemas tem o selecionador alemão, que desta vez deve estar obrigado a ganhar, porque caso contrário estou a ver Jupp Heynckes ou Klopp a assumir a seleção no fim do mundial…

Deixa um comentário