Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Luisão quer jogar até aos 40 mas já prepara carreira de treinador

Vai ser o Aloísio do Benfica? Mario Yepes foi titular no Mundial’2014 com 38 anos, Ricardo Carvalho aos 37 ainda é indiscutível no Mónaco, mas no futebol português não é normal um jogador, de campo, ser titular com mais de 35 anos. Ainda por cima as boas exibições de Lindelof a juntar a mais uma grande época de Jardel estão a demonstrar que o “Girafa” não é imprescindível.

Luisão é um dos alunos da pós-graduação de treinadores de alta competição, da Faculdade de Motricidade Humana, curso coordenado pelo técnico português José Mourinho. Em declarações à margem da Pós-graduação em High Performance Football Coaching, que frequenta, o capitão do Benfica garantiu que não pensa em terminar para já a sua carreira. “Até aos 40 anos o meu mestrado é no campo”, realçou o defesa das águias que está parado desde Novembro. “Não me sinto como adjunto, faço o meu papel como atleta e capitão. É necessário separar as coisas e manter essa distância”, afirmou também o capitão do Benfica, que considerou ainda que se inscreveu na Pós-graduação em High Performance Football Coaching de forma a ‘melhorar como atleta e adquirir conhecimentos”. Questionado sobre o regresso à competição depois de um longo período de paragem, Luisão garantiu que está tudo bem e que pensa em regressar brevemente aos relvados. “Não estive nem estou de fora. Somos um grupo, estamos todos dentro. Estou ansioso por voltar e quase a regressar”, rematou o internacional brasileiro de 35 anos.

0 Comentários

  • João
    Posted Março 22, 2016 at 5:33 pm

    O Luisão tem contrato até quando? Acho que a história dele como jogador do Benfica acabou.

  • Hugo
    Posted Março 22, 2016 at 5:34 pm

    Sinceramente preferia que Luisão saisse e fizesse o contrato da vida dele, acho que em termos desportivos e até financeiros compensa muito mais ter Jardel, Lisandro e lindelof do que ter Luisão e outros 2.
    Luisão deu bastante à equipa e já é um simbolo do clube mas já não o vejo com qualidade para ser titular, e um jogador do estatuto dele não se iria contentar com o banco ainda para mais os problemas que isso poderia causar.
    Para mim poderia ser Lisandro/Lindelof com Jardel como 2 opção e depois um jovem da formaçao para evoluir e aprender na equipa principal

  • Alberto
    Posted Março 22, 2016 at 5:34 pm

    Desde que o Luisão se lesionou o Benfica só perdeu 1 jogo

  • Nuno
    Posted Março 22, 2016 at 5:42 pm

    Como Benfiquista, pode ir fazer ate aos 40 na China ou nas arabias. Para capitães e com perfil de lideres na equipa há Julio Cesar, Samaris, Jonas, Lindelof tem perfil para o ser.

  • Kafka I
    Posted Março 22, 2016 at 5:51 pm

    Neste momento Luísão pode ser mais problema do que solução

    Acho que o melhor era o Benfica tentar vende-lo a um clube Chinês, ainda ganhava uns trocos e o Luísão fazia o contrato da vida dele…

    Não esta aqui de todo em causa a qualidade e tudo o que ele já deu ao Benfica, mas a idade pesa em todos e nada a fazer com a genética…também vai haver um dia que o Barça vai ter de se desprender do Messi, ou pelo menos mandá-lo para o banco…talvez não va ser bonito, mas vai ter de ser como teve de mandar o Xavi para o banco, porque devido à idade o Xavi já não podia dar certas coisas que outros davam…

    Portanto se o Luisao aceitar uma situação de ser reserva, tudo bem que fique, agora se exigir a titularidade só pelo estatuto que tem, então esta na hora de partir

    • João Magalhães
      Posted Março 22, 2016 at 6:03 pm

      Exacto, nada é eterno e o próprio Luisão sabe disso. Se quer ser titular só tem que lutar pelo lugar como os companheiros, o treinador estará lá para decidir.

    • NS
      Posted Março 22, 2016 at 6:17 pm

      Mesmo que aceitasse um estatuto de reserva, o Benfica ficaria com um jogador com um salário anual de milhões no banco. Para ser o quarto central seria muito custoso além de retirar espaço a integração de um jovem central (da formação ou contratação).

  • GN2193
    Posted Março 22, 2016 at 5:55 pm

    Pegando no recente post sobre o Buffon. Recordo-me que enquanto assistia ao Juve – Sassuolo, ouvi os comentadores dizer que segundo os dirigentes da Juve, Buffon ia escolher o seu futuro, se continuava a jogar ou se passava a dirigente. E que eles (dirigentes) confiavam no seu bom senso e amor pelo clube, sabendo que iria tomar uma decisão em função daquilo que fosse melhor para a a Juventus. Com as dividas diferenças, acho que o Luisão está para o Benfica como o Buffon está para a Juve, e que apesar de neste momento não ser imprescindível, merece ser ele a escolher o seu futuro. Mas claro, terá sempre que ter sempre em conta o melhor para o clube (vindo dele, parece-me algo óbvio).

    GN

  • Jose Vilela
    Posted Março 22, 2016 at 6:05 pm

    Se o benfica melhorou o seu jogo bem o deve á lesao de Luisao, com a lesao dele a defesa melhorou e muito e passou a ser uma equipa mais compacta.

    O Luisao ja nao tem capacidades para joga ao mais alto nivel e jogava apenas pelo estatuto e experiencia que tem.

  • Nuno R
    Posted Março 22, 2016 at 6:12 pm

    Adepto de futebol é lixado.
    O homem era indiscutível, a sua experiência e liderança eram indispensáveis, era símbolo e tal, teve o azar de se lesionar, a coisa corre bem… Adeus e até logo.
    De facto o futebol é cruel (que o diga Totti), e insubstituíveis só os encontramos no cemitério.
    Pessoalmente, acho que o Benfica só teria a ganhar em mantê-lo mais um ano, de backup à dupla Lindelof-Lisandro.

    • ntorion
      Posted Março 22, 2016 at 7:23 pm

      Concordo. E quem acha que ele deve sair então deve estar agradecido ao maxi por sair. Os símbolos como o Luisão não têm preço, enquanto tiver condições para jogar pode e deve continuar, nem que seja como 4° central. Olhem para o porto, é isso que querem no Benfica? O Luisão é que ensina JC, samaria etc a sentir o Benfica para que esses o possam fazer depois…

    • Anónimo
      Posted Março 22, 2016 at 8:28 pm

      Lindelof-Lisandro? E Jardel?

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Março 22, 2016 at 9:02 pm

      Peço desculpa pela opinião, mas o Jardel é o mais fraco dos centrais do Benfica. Porventura o melhor nas bolas paradas ofensivas, mas o mais lento e com maiores dificuldades de posicionamento. Acho-o o elo mais fraco, e não é por "hype", ou lá o que chamam, em relação ao Lindelof.

    • RhaiL
      Posted Março 22, 2016 at 9:11 pm

      Nuno R, achas que o Jardel é o mais lento? Sempre o vi como o central mais rápido de longe, e considero-o o melhor nos duelos. Achobque só peca na saída de bola, aí é o pior dos 4.

    • Anónimo
      Posted Março 23, 2016 at 3:12 am

      Não és o único a achá-lo. Na minha opinião, Jardel e Lisandro ainda formam a melhor dupla. O sueco tem um potencial muito maior do que eu imaginava, mas ainda não é, para mim, melhor que os outros dois. Mas com Lindelof e o adaptado Samaris, o Benfica poderia conseguir um encaixe com um dos centrais, ou até deixar sair o Luisão (que recebe mais de 3 milhões por época), que mesmo que saia a custo zero, leva a um alívio de tesouraria brutal. Mas atenção: um jogador como o Luisão nem deve ser convidado a sair; deviam falar com ele para verem quais as melhores opções no presente, mas despachar o jogador mais emblemático do Benfica neste século (e provavelmente do nosso campeonato) como alguns estão aqui a dizer é que não.

      Bruno

    • Cruz
      Posted Março 23, 2016 at 7:14 am

      O Jardel é o melhor central em Portugal já desde ha mais de um ano, e provavelmente o mais rápido. Nuno R a dizer barbaridades ..

  • Nuno R
    Posted Março 22, 2016 at 6:14 pm

    E com o comentário anterior não quero fizer que seja diferente.
    Qualquer jogador, por mais anos e trabalho que tenha dado ao clube, a partir do momento em que é dispensável, obrigado e até sempre.

  • João Santos
    Posted Março 22, 2016 at 6:52 pm

    Como benfiquista nascido na década de 90, apesar de ter começado a ver futebol ainda nessa década, só comecei a ver/perceber futebol mais a sério no início da década de 2000 (felizmente era uma criança sem muita noção das barbaridades que o Damásio e o Vale e Azevedo andavam a fazer no Benfica).

    Como tal, a maior parte das fases do Benfica que eu vivi com alguma noção da realidade têm uma coisa em comum: Luisão. O Luisão é um jogador que ao início não era nada do outro mundo, na minha opinião, mas ao longo dos anos foi melhorando cada vez mais o seu futebol e cimentando a sua importância no balneário até chegar a capitão. O ano passado, com 33/34 anos, fez provavelmente a sua melhor época ao serviço do Benfica.

    A sua importância na equipa, seja em campo ou no balneário, é enorme. Ainda para mais, ele chega ao Benfica após uma fase negra da nossa história, e acompanhou a evolução do clube e passou por tudo desde 2003 até aqui. Não me esqueço de algumas declarações dele nos mercados de verão a pressionar para sair, mas também é verdade que isso nunca se refletiu em campo e assim que começavam as épocas ele estava sempre lá disponível e a dar tudo em campo, por isso não o vou julgar por isso quando já deu tanto ao Benfica.

    Concluindo, para mim o Luisão enquanto quiser continuar no Benfica deve lá ficar, seja como jogador, (titular ou suplente, neste momento acho que não tem condições de voltar à titularidade), enquanto ele sentir que pode dar algo ao clube em campo ou no balneário, seja como membro da equipa técnica ou direção.

  • João Lains
    Posted Março 22, 2016 at 6:59 pm

    Se o Luisão não recuperar o lugar no 11, assim que esteja fisicamente apto, acho que devia fazer birra como o Totti, e vir a público expressar a sua insatisfação.

    Bendito sejas Del Piero. Para além de nunca teres abandonado a tua senhora, soubeste escolher o momento certo para te despedires. E fizeste o com estilo, erguendo o Scudetto na nova casa da tua senhora e com um golo para uma última comemoração junto dos teus. Podias ter feito barulho, mas não, aceitaste a tua condição e quando foste chamado, brilhaste com os teus golos, sobretudo os de livre directo, onde eras exímios, e que foram tão importantes na caminhada da Taça. outro fez a vida negra ao Luis Enríque, actual treinador do Barcelona, e agora a Spalleti, a quem deve outro respeito, por todos os títulos que conquistaram juntos.

    Do Luisão, espero o mesmo do Del Piero, mas gosto que ele tenha aproveitado este momento em que se calhar tem mais tempo livre, para se formar e cuidar do seu futuro profissional.

    • Daniel Rosa
      Posted Março 22, 2016 at 7:17 pm

      Tudo dito

    • Johnny W.
      Posted Março 23, 2016 at 12:26 am

      Apesar de tanto Totti como Del Piero terem percursos muito semelhantes nos respectivos clubes creio que as suas situações não são/foram de todo idênticas Lains. Ninguém questiona o amor dessas lendas aos clubes mas era mais fácil para o Del Piero recusar convites doutros clubes que o Totti visto o 1 estar numa equipa vencedora e o Totti não. E digo isto como adepto da Roma desde que me lembro. Uma coisa é estar num clube que disputa champions(e ganha) outra é num clu e que ganhou 3 scudettos na sua historia. Outro ponto, pelo menos para mim, o Totti no seu auge atingiu um nível superior ao Del piero e lembro me de rejeitar ser galatico em 2001. Depois de Baggio é talvez o melhor italiano que eu vi.( um aparte na Roma acho que nem é o mais bem pago, esse "título pertence ao capitan futuro De Rossi)

    • João Lains
      Posted Março 23, 2016 at 3:15 am

      Johnny, acho que não percebeste bem o meu ponto de vista. O que está em causa não é a qualidade dos jogadores. Isso será sempre uma questão subjectiva, e sendo Del Piero, o meu futebolista preferido, ele estará sempre em primeiro para mim. A ideia que eu quero transmitir é que, independentemente do que cada um destes jogadores ofereceu aos seus clubes, eles nunca se devem sobrepor aos interesses dos últimos nem usufruir do estatuto que conquistaram nos mesmos. Isto é, eles devem ser capazes de perceber quando é que se tornam mais problema que solução. Ninguém duvida que cada um amasse os seus clubes. O Del Piero já foi o futebolista mais bem pago do mundo em 2000/01 e o De Rossi é por larga margem o mais bem pago do futebol italiano, e quem acompanha a Roma, já facilmente percebe que não é mais um elemento influente na equipa.

    • Johnny W.
      Posted Março 24, 2016 at 12:43 am

      Sim sim eu percebi o teu ponto de vista. Mas também percebo o do Totti, pelo que "sacrificou" pelo clube. Um dos melhores que eu vi e poucos são os títulos de clube que conquistou. Quanto ao De Rossi sabia que era bem pago mas, o mais bem pago da liga é um absurdo. Que segurem mas é o Pjanic. (e por gosto pessoal o Florenzi)

  • João
    Posted Março 22, 2016 at 7:46 pm

    acho extremamente ridículo e deselegante ver certas opiniões . Temos hum jogador que se sempre mostrou o quanto gosta do Benfica,um líder dentro e fora de campo, que tenciona acabar a carreira na luz e vejo Ontario a dizer mal e a manda-lo embora.. respeitem que sempre respeitou o nosso Benfica. Porque estes seres que hoje falam mal do Luisão, são os mesmos que a terceira jornada queriam rui vitoria e o Luis Filipe Vieira fora do Benfica , por não terem credibilidade, e essas mesmas pessoas calaram-vos.. E hoje são aplaudidos. Gentinha, se temos um jogador que quer jogar até aos 40 no nosso Benfica e

    • Kafka I
      Posted Março 22, 2016 at 8:41 pm

      E se ele quiser ficar e o treinador o mandar para o banco e ele não aceitar a condição de banco, continua a ser benéfico para o grupo pelo que fez no passado? é isso?

    • Bernardo Belo
      Posted Março 22, 2016 at 10:21 pm

      Concordo a 99%

    • Brito Pio Machute
      Posted Março 23, 2016 at 12:01 am

      concordo contigo joão.

      Porque aqui não está a questão do dinheiro, mas sim de uma referencia do clube. Que sabe a historia do clube.

  • Cristiano Messi
    Posted Março 22, 2016 at 9:20 pm

    A palavra certa é "Ironia"!

    Durante quase uma década, praticamente desde a segunda época em Portugal, que o atual capitão encarnado, TODOS os inícios de época, fala manifestando o desejo de sair. Agora, que os grandes palcos se fecharam para ele, quer fazer "finca pé" e jogar até aos 40!!

    É o futebol. Faz parte.
    Boa sorte para ele.

  • Brito Pio Machute
    Posted Março 22, 2016 at 11:44 pm

    Acho uma estupidez alguns comentários, sem querer ofender quem o tenha feito.

    A equipa é formada vários grupos de profissionais. Jogadores e equipa técnica. E eu adiciono os funcionários invisíveis que se estende desde os cuidadores da relva ao segurança.

    As coisas não funcionam por si só. E as vezes devemos ter em conta que existem, para alem de pessoas os, processos. Este ultimo que é o mais importante dentro de uma empresa. ("porque por mais que olhemos para o desporto como entertenimento, lazer…, na sua essência é um negocio que vive de receitas e lucros sob pena de deixar de existir")

    Por isso doi me o coração quando leio que, "por mim o fulano poderia ir embora porque temos la outros". Fico ainda mais quando leio "desde que ele se lesionou só perdemos um jogo".

    O Luisão é uma referencia dentro e fora de campo. É a imagem do clube (atenção: não digo que esteja acima de tudo). É um senhor-jogador.

    Agente não sabe quais são os processos endógenos do grupo, como a relação de motivação ou transmissão de conhecimentos, do grupo. Mas pelo tipo de respostas às contrariedades que a equipa demonstra a cada jogo leva a crer que seja qual for o jogador que entra acaba fazendo um trabalho melhor que o seu substituído.

    Eu me pergunto, seria isto possível sem as referencias ou mesmo sem os processo de relacionamento dentro de um grupo de trabalho?

    Volto a lembrar que dos três grandes o Benfica foi a equipa mais contrariedades sofreu desde o inicio de época.

  • Anónimo
    Posted Março 23, 2016 at 6:05 am

    Acho que estão a fazer o funeral ao Luisão cedo demais (muito por culpa de um início de época atribulado). Apesar do início de época atribulado ainda o ano passado ele era o melhor central do campeonato (e nos anos anteriores também), e portanto quando a idade pesa normalmente há um decréscimo gradual de qualidade e não abrupto como aconteceu do ano passado para este, e por isso leva-me a crer que o motivo pelo qual o Luisão pirou na suas performances foi a mudança de treinador.

    Users como o Kafka deviam pensar antes de escrever. O mesmo se passou com o Rui Vitória. É preciso paciência e não pedir logo despedimentos após maus resultados/exibições. É preciso tentar perceber o porquê desses resultado negativos e dar tempo.

    Zebiole

  • Pedro de Castro
    Posted Março 23, 2016 at 7:34 am

    Por tudo o que ele fez pelo Benfica, pelas vezes que quis sair e foi "persuadido" a ficar, só merece decidir até quando é que quer jogar, e o Benfica só tem é que aceitar. Se andamos a dar mama a inúteis que nunca puseram um pé em campo de águia ao peito, é o nosso dever manter o Luisão no clube, a titular ou não, o tempo que ele bem entender.
    Juntos!

Deixa um comentário