Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal falha final do Europeu sub-19; Selecção nacional foi superior (principalmente a partir do intervalo), mas acabou eliminada pela Sérvia nas grandes penalidades

Sérvia 2-2 (3-2 nas g.p.) Portugal (Djurdjevic 6′ e Gacinovic 85′); Bernardo Silva 55′ e Alexandre Guedes 79′)

Nada de novo, Portugal foi melhor que a Sérvia é melhor que o conjunto de Drulovic, demonstrou isso na 2ª parte e prolongamento, mas acabou eliminado nas grandes penalidades. Mais uma vitória moral e uma hipótese de conquistar um título perdida, tem sido nesta a nossa sina há vários anos. Mas esta geração pelo que correu, talento que evidenciou e vontade, merecia mais.

Encontro simples com a Sérvia a ser melhor na 1ª parte (chegou ao 1-0 logo a abrir, Portugal acusou o golo e nunca conseguiu impor o seu futebol) e a selecção nacional a ser muito superior no 2º tempo. Peixe colocou Horta, a atitude da equipa também foi diferente depois do intervalo e nos segundos 45m só deu Portugal. Bernardo Silva empatou depois de uma boa jogada, Guedes consumou a reviravolta com um belo golo de cabeça e quando nada o fazia prever no único ataque dos sérvios na 2ª parte, Gavinovic empatou (uma auto-estrada da defensiva nacional) e levou o jogo para o prolongamento. Nessa fase, apesar do desgaste evidente da equipa de Drulovic, Portugal não conseguiu aproveitar e o jogo foi para penalidades. Nos penaltis, a selecção começou bem (a Sérvia falhou um penalti e Varela defendeu outro), mas depois Guedes, Rafa e João Teixeira desperdiçaram (os 5 penaltis foram todos batidos para o mesmo lado) e os sérvios acabaram por fazer o 3-2 por intermédio de Mitrovic (a grande figura da equipa) e carimbar a passagem para a final.

Destaques

Sérvia – No 1º tempo foi mais forte física e tecnicamente, mas depois pouco fez para justificar o acesso à final (Varela acabou o jogo sem fazer uma defesa). Mesmo assim nota para a qualidade do guardião Rajkovic e principalmente para Mitrovic, avançado que já foi associado a Benfica e Porto, e que com a sua força física e capacidade técnica massacrou a defensiva portuguesa.

Portugal  – Esta geração merecia muito mais e inclusive (ao contrário de outras que revelam pouca atitude) fez por merecer outra sorte. Veremos o que fazem no futuro, mas se tiverem oportunidades estes jogadores (este ano devem evoluir nas equipas B) tem tudo para se afirmarem no futebol português. No que diz respeito à selecção, Rafa, Podstawski e Rony vão ser importantes na qualificação para o Mundial sub-20, os outros devem ajudar os sub-21. Quanto ao jogo. Bernardo Silva voltou a estar em destaque, Rony também acrescentou muita arte ao jogo de Portugal (as melhores jogadas passaram pelo médio do City), os laterais Cancelo e Rafa mais uma vez (a nível ofensivo) estiveram em evidência, Podstawski melhorou muito na 2ª parte e esteve em todo o lado, e Guedes marcou à ponta-de-lança. Mesmo o seleccionador, Emílio Peixe, teve muito mérito na maneira como alterou a equipa. Pela negativa destaque para as exibições de Mané (tal como Hélder Costa esteve sempre muito trapalhão e pouco acrescentou) e da defensiva portuguesa, Tobias esteve péssimo na 1ª parte (depois melhorou mas não fica isento de culpas no 1º golo), Iê comprometeu no 2º golo.

68 Comentários

  • David Martins
    Posted Julho 29, 2013 at 4:18 pm

    O guarda redes servio nos penalties atirava-se sempre antes do tempo, ou os jogadores portugueses são cegos ou não gostam de mandar penalties para o meio da baliza. Enfim.

  • luis_caixinha
    Posted Julho 29, 2013 at 4:19 pm

    Como é que este Edgar Ié é convocado e titular nas selecções nacional sub 19 e sub 20, ou tem uma boa cunha ou muito sinceramente não sei.

    Qualidade a roçar o zero, e é ele jogador do Barcelona.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 29, 2013 at 4:37 pm

      Catió Baldé…

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2013 at 4:45 pm

      Estou totalmente de acordo!
      Este Edgar Ié só pode ter cunhas, é que não joga nadinha!não sabe marcar, não sabe posicionar-se,passe razoável…enfim!
      Reparem no 2ºgolo da Sérvia e vejam onde ele anda.

      Henrique Oliveira

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2013 at 5:09 pm

      Não creio que seja assim tao mau, mas comparado a Fabio Cardoso, a diferença e gritante..
      A verdade e que isto e "apenas" uma competição jovem e o mais importante e formar jogadores… Mas os jogos decidem se em pormenores- se calhar o pormenor de ter sido Fabio Cardoso titular e nesta altura estaríamos a antever a nossa final

      Tiago Martins

    • Luis
      Posted Julho 30, 2013 at 2:25 pm

      Onde é que o Edgar Ie anda no 2º golo da Sérvia? Bom, foi dobrar um tal "Rafa" que com o resultado em 2-1 decidiu aventurar-se no terreno sem ter a devida compensação, algo que os nossos laterais são pródigos, em subir à maluca, depois quem quiser que vá fechar na defesa…só levámos 2 golos pelo flanco esquerdo, que estava sempre aberto, portanto os que dizem que este Rafa é um bom jogador deviam reflectir 2 vezes.

      Aliás, desta selecção toda, os que serão jogadores úteis contam-se pelos dedos de uma mão. O GR é mediano, na defesa só Tobias Figueiredo tem estofo de senior, sabe quando se deve jogar e acima de tudo quando se deve parar o jogo, os médios centro são todos tenrinhos, tudo de "toque de bola" e não sei que mais, mas não sabem fazer um passe acelerado, nem um remate colocado com força, gostei de Mané e Horta, Guedes é um avançado banalíssimo, tem 2 pés que parecem umas tábuas e não vai ter altura para aplicar o seu jogo de cabeça a nível sénior.

      Continuamos a mostrar que o problema dos jovens portugueses são os fundamentos de jogo e a parte mental, resumindo, pensamos que trazer miúdos da rua para o campo e metê-los a jogar é o que basta para ter equipas fortes, daí que selecções trabalhadas tacticamente como uma Sérvia conseguem enganar-nos apesar de só terem 1 jogador acima da média.

  • Zapata
    Posted Julho 29, 2013 at 4:19 pm

    Ainda vou ler que isto foi azar…

    Portugal foi… Portugal.

  • NoSense
    Posted Julho 29, 2013 at 4:19 pm

    Sinal de que a tradição continua a ser o que era…continuamos a ser o país do "quase"…Ainda que joguemos muito melhor que os outros, o "quase" persegue-nos e não nos deixa ir mais além.
    Acontece a todos, mas depois de toda a superioridade no jogo, falhar 3 grandes penalidades consecutivas…é obra

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2013 at 4:20 pm

    Que penalties tão mal marcadinhos!!! Toda a gente a ver que o GR ia sempre para aquele lado e eles a insistirem… É preciso ser mais inteligente!!!
    Triste sina a portuguesa, jogar bem e perder sempre!!!

    João

  • NFM
    Posted Julho 29, 2013 at 4:20 pm

    penaltys muito mal marcados e todos para o mesmo lado…

    incrivel a nossa sina…

    joagamos melhor principalmente na segunda parta mas mais uma vez somos eliminados na apesar de sermos melhores…

    nao nos damos bem com a fase a eliminar

    • Zé da Costa
      Posted Julho 29, 2013 at 4:29 pm

      Sina não, chama-se competência. Em alta competição não se falham três penalidades consecutivas. Simples.

  • Pedro Ferreira
    Posted Julho 29, 2013 at 4:21 pm

    Alguem me consegue explicar porque é que marcamos os penaltis todos para o mesmo lado (ainda por cima para o lado que o GR se estava sempre a atirar)?

  • Emigra
    Posted Julho 29, 2013 at 4:21 pm

    muita pena…

    nunca vi tanto penalty falhado! tivemos o pássaro na mao…

    de qualquer forma boa prestacao, a equipa mostrou forca para virar o resultado depois de se encontrar a perder aos 5m e esteve a escassos minutos de ganhar nos 90 (Ié foi mal batido no golo do empate).

    Gostei muito do Alexandre Guedes.

  • brunoresende
    Posted Julho 29, 2013 at 4:21 pm

    nada a que já não estejamos habituados, mas ainda assim, boa campanha desta seleção. como a maior parte de nós costuma dizer: fica para a próxima…

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2013 at 4:24 pm

    O mesmo de sempre…tou farto disto!
    Perdemos por culpa própria, BEM FEITA.
    Ja agora a convocatoria devia de ter mais jogadores do Sporting!
    SL
    Danny.

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2013 at 4:28 pm

      Mais jogadores do sporting por que razão? Se forem mais formados no sporting como o Mané ou o Ié, pelo que fizeram hoje e têm vindo a fazer (principalmente o segundo), mais valia terem ficado em Portugal.

      Cruz

    • Luís Borges
      Posted Julho 29, 2013 at 4:37 pm

      Porque é que devia ter mais jogadores do Sporting? Explique-se melhor e diga os nomes de quem devia ter entrado e de quem não devia estar presente se faz favor. Cheira-me a que esse comentário provém da simples ideia de que tudo o que é das camadas jovens do Sporting é melhor. Aliás, este ano os campeões nacionais de juniores (sub-19) foram os jovens benfiquistas…

      Por favor, o problema aqui não foi a convocatória. Os elementos estiveram na generalidade todos em bom nível (o craque do Barcelona e ex-Sporting é que foi fugindo à regra, curiosamente). O problema foi aquele que é típico de Portugal nestes momentos decisivos. Muita ingenuidade… Parece que a cultura ganhadora e a grande maturidade desportiva tardam em ser cimentadas.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 29, 2013 at 4:39 pm

      Mas mais jogadores do Sporting para quê?! Só para andar por ai a gabar-se da formação?! Que tristeza esta gente!

    • Pedro Jorge
      Posted Julho 29, 2013 at 4:50 pm

      em resposta ao Luís Borges, posso dizer que o Iuri Medeiros ou o Filipe Chaby faziam muito mais que por exemplo o Helder Costa

      quanto ao Cruz..dizer que o Mané devia ter ficado em Portugal e que não merecia jogar por esta selecção, quando até foi dos melhores jogadores da partida e isso notou-se quando saiu, é um atentado à inteligência das pessoas…se quer criticar alguém critique apenas o Ié e o defesa esquerdo que tiveram culpas no 2º golo da servia..como é possível o defesa esquerdo português deixar o sérvio desmarcar-se daquela maneira??

    • Luís Fernandes
      Posted Julho 29, 2013 at 4:53 pm

      O verdadeiro adepto tuga, ta-se pouco lixando para a seleção, apenas quer que os jogadores do seu clube brilhem nela….tristeza!!!

    • JA
      Posted Julho 29, 2013 at 4:59 pm

      É a ideia geral que os melhores jogadores de Portugal foram o Cancelo, o Rafa, o Podstawski, o Leandro, o Bernardo e o Ronny! Quantos destes foram formados no SCP?

    • Gonçalo Pereira
      Posted Julho 29, 2013 at 5:07 pm

      AAHAHAHHA! mesmo a sério, Luís Fernandes…

    • Mário M.
      Posted Julho 29, 2013 at 5:36 pm

      Até porque o Rafa não tem culpa no 2ºgolo…

      As pessoas não pensam, o Hélder Costa não vale nada! O Mané, mesmo não tendo feito o seu melhor jogo, iniciou a jogada do primeiro golo. Mas pessoas como o JA esquecem-se que o Alexandre Guedes foi "só" o melhor marcador Português, mas é óbvio que o bom jogo do Rony tapa as grandes exibições nos 2 primeiros jogos.

      Para que fique claro uma formação não é considerada "boa" porque leva jogadores à seleção, mas sim aquela que lança mais jogadores para o estrelato. Isto é importante.

      Agora, querem falar de formação? Vamos falar de formação.

      O Sporting neste momento, só para exemplificar, tem Eric Dier, William Carvalho, André Martins, Cédric, Adrien, Bruma, Wilson Eduardo, Patrício na equipa A. Na equipa B tem Betinho, Iuri, Esgaio, João Mário, Ponde, Chaby, Mica, Tobias, Mané, etc.

      Vamos ao Benfica. Tem André Gomes, Rúben Amorim na equipa A. João Cancelo, Bernardo Silva, Hélder Costa, Varela, Miguel Rosa na equipa B.

      Agora vejam as nacionalizações de uns e de outros e digam, segundo os vossos critérios, quem tem a melhor formação.

    • nando
      Posted Julho 29, 2013 at 6:36 pm

      Parte do principio que esta seleção foi mal formada.

      Deixar de fora jogadores como o Iuri Medeiros, Carlos Chaby, Sancidino Silva, Gonçalo Paciência, Raphael Guzzo, Rúben Semedo, João Palhinha e sobretudo o Bruma.

      Quanto às criticas por aqui já feitas, não considero que o Lê seja tão mau como o pintam. Fez um grande campeonato e, se hoje pode eventualmente ter algumas culpas no 2º golo da Servia, essas culpas tem que ser divididas com o Rafa que ficou estático não ajudando o seu colega. Depois temos que ver quantas e quantas vezes ele foi o pronto socorro do lado esquerdo devido às constantes descidas do Rafa.

      Carlos Mané. Não foi o verdadeiro Mané que esteve neste europeu.

      Mané depois da grave lesão que teve, tem tido muitas dificuldades em voltar a ser o que era.

      Se no jogo contra a Lituânia achei que esteve mal ao ponto de achar que deveria ter sido subsistido, hoje sou bastante critico à sua substituição, e com alguma razão pois o seu substituto foi uma grande desilusão.

      Mané no jogo de hoje esteve muitos furos acima do que já tinha feito neste Europeu e esteve dentro das jogadas mais perigosas que a seleção teve até à sua saída.

      Quanto ao Benfica ter sido campeão Nacional de Juniores, foi justamente porque soube inteligentemente aproveitar os problemas que aconteceram no Sporting.

      Quanto à formação do Sporting, só os doentes facciosos é que podem duvidar da qualidade e grandeza dela, que a tornam a melhor de Portugal e das melhores do mundo.

      Se olharmos para o último Sporting – Benfica para a Taça de Honra, vimos que o Sporting apresentou-se em campo de inicio com 8 jogadores da sua formação ao contrário do seu rival que se apresentou com uma equipa onde salvo erro só 2 pertenciam à sua formação. Por aqui vê-se a grande diferença que existe entre a formação Leonina e todas as outras.

    • Ricardo
      Posted Julho 29, 2013 at 6:49 pm

      digo 7 do sporting que tinham lugar na convocatória: Palhinha, iuri, mickael meira, bruma, riquicho, ponde e chaby. nem percebo a convocatória de helder costa e joão teixeira (que entrou em campo para falhar o penalty). aliás o chaby e o palhinha tiravam o lugar a estes dois sem a minima duvida.
      e já agora esperem para ver o quão bons serão o mane e o tobias figueredo

    • Pedro Jorge
      Posted Julho 29, 2013 at 6:51 pm

      Oh JA

      ideia geral??de quem??tua e da comunicação social vermelhusca?

      como é que jogadores como o Tobias Figueiredo (só o melhor central desta geração), o Alexandre Guedes (só o melhor marcador desta selecção) ou o Carlos Mané (só o maior desequilibrador nas alas desta selecção – aliás, isso notou-se depois da sua saída) não têm lugar nesse lote??

      já agora..o Cancelo não é aquele gajo do lado direito da defesa que é um buraco a defender??e o Rafa não é o defesa esquerdo que foi completamente papado no 2º golo da sérvia e nem na baliza acertou no penalti??hmmm..está vista a "ideia geral" ;)

    • Ruben Gomes
      Posted Julho 29, 2013 at 9:26 pm

      Mario M. ja agora diga me as razoes que levaram o sporting a apostar nos jovens ahh e em que lugar ficaram?? Humm ..

    • Mário M.
      Posted Julho 29, 2013 at 10:01 pm

      Pois, realmente o Sporting apostou muito nos jovens no ano passado, principalmente até ao Natal.

      Em vezes de fazer essas observações, veja o número de pontos que fizemos na 1 e na 2 metade da época. E mais não digo.

    • Luis
      Posted Julho 30, 2013 at 2:34 pm

      Cancelo?

      Por favor…jogador banalíssimo! Não é por correr e fintar 30 e fazer pormenores de futebol de rua que se é craque! As pessoas que compreendam que futebol tem muitas componentes e para a sua posição específica é um jogador fraco.

      Os responsáveis da Sérvia analisaram exaustivamente o jogo e perceberam que o principal ponto fraco da selecção são as costas dos laterais, daí que os 2 avançados da Sérvia tenham passado o jogo todo a explorar essa situação, sem que o seleccionador português tenha feito uma única correcção que seja, 2 golos a explorar a ausência de cobertura de Rafa no flanco esquerdo e vários lances na 1a parte a explorar a ausência de capacidade defensiva de Cancelo e falta de compensação por parte dos médios de Portugal. Podstawski ainda colmatou parte dessa falta de cobertura na 2a parte.

      Mas é um resultado normalíssimo e espelha a diferença entre um País que leva a formação a sério e um País que pensa a formação como tachos para ex futebolistas e amigos do futebol que não têm nem a capacidade nem a vontade de se aperfeiçoarem e continuam a ver o futebol como se via há 30 anos, por algum motivo é que em Portugal não se consegue formar jogadores para posições específicas, temos sempre muitos extremos porque depende da criatividade e centrais porque basta dar cacetada, agora médios centro completos, laterais competentes ou pontas de lança que saibam rematar uma bola….isso não existe….

  • Vasco
    Posted Julho 29, 2013 at 4:24 pm

    5 penaltis para a esquerda com o guarda-redes a ir sempre na mesma direção, incrível.

    Edgar Ié muito fraco (antecipação, jogo aéreo, marcação) e grande falha no 2º golo sérvio. Mas o que enerva mais foi saber que o adversário pouco ou nada fez para ganhar.

  • NN_SLB
    Posted Julho 29, 2013 at 4:25 pm

    A unica coisa que não entendo é aquele Edar Ie, tão fraco, a maneira como foi papado pelo gajo da Servia é de amador…

  • telmo
    Posted Julho 29, 2013 at 4:26 pm

    Devo ter visto uns 6 jogos (mundial sub-21 e este europeu) do Edgar Ie' no ultimo mes e nao consigo compreender como e' que este rapaz que e' um jogador banal e' titular de 2 seleccoes, nao faz sentido nenhum.

  • Octavio
    Posted Julho 29, 2013 at 4:27 pm

    Uma 2ª parte e um prolongamento inteiro a jogar contra 11 postes e nem assim a vitória nos sorriu.

    Injusto, é certo, mas há muita ingenuidade…

    Ié é uma nódoa (a sua % de passes certos deve andar na ordem dos 20%), Hélder Costa não soube substituir Mané e o 6, que entrou para os penaltys estava todo borrado.

    Bom Mané, os laterais (a atacar, embora Cancelo pense que é o Maicon ou o Cafú), Rony e Guedes.

    Sérvia muito fraca e pontapé para a frente. Mas uma dupla atacante e um guarda-redes de grande qualidade.

  • Diogo Rodrigues
    Posted Julho 29, 2013 at 4:28 pm

    Portugal muito mal nos penalties, sem que Sérvia estivesse bem. Muitos erros durante o jogo, ainda que sejam o espelho da falta de maturidade competitiva.
    Mostrámos garra, atrevimento e qualidade técnico-táctica. Faltou assertividade quando mais falta fazia.
    Ainda assim, bom jogo da nossa selecção

  • Nuno
    Posted Julho 29, 2013 at 4:32 pm

    O penalty do Rafa foi um portento de execução.
    Vi o jogo aos soluços, por isso não dá para comentar, embora tenha ficado com a ideia de que mal metemos o 2º começámos logo a jogar para o lado e para trás.

  • benficasempre
    Posted Julho 29, 2013 at 4:38 pm

    E aquele comentador da rtp a saudar o facto de existirem empresários que metem jogadores como o Ié no Barcelona… Vê-se que deu grande coisa, porque agora não acerta uma. E continuamos com a nossa capacidade fabulosa de quase chegarmos lá. Têm muito talento, mas é mais do mesmo

  • jp91
    Posted Julho 29, 2013 at 4:43 pm

    não consigo perceber todo o hype criado à volta do cancelo. deve pensar que é um poço de técnica, mas na verdade o que ele tem é velocidade e drible em velocidade (coisas diferentes de ter técnica). Anda sempre a fazer arrancadas, deve pensar que é o Ronaldo ou o Messi, mas pronto é a imprensa e a sua capacidade de influência que se tem em Portugal. já falavam em potencial titular do benfica e da seleção num futuro relativamente próximo, por amor de deus, no máximo vai dar uma espécie de miguel lopes

    Quanto ao jogo, já nada surpreende. a perder todos correm e tudo muito esforçado, a ganhar são vedetas e tá tudo ganho e depois nos penalty's é o costume, quem não sabe marcar que marque.

    • Zé da Costa
      Posted Julho 29, 2013 at 4:50 pm

      Sobre Cancelo concordo em absoluto. Tanto nos sub20 como nos sub19 só revelou mediocridade. É da formação do SL Benfica logo toca a endeusar.

    • Vasco
      Posted Julho 29, 2013 at 5:03 pm

      Tu ao menos já experimentaste ver jogos dele? Eu não sou do Benfica mas sei ver a qualidade que ali está. Quem o conhece sabe que ele tem muito, mas muito potencial. Se calhar é dos jogadores com melhor futuro desta seleção.

    • jp91
      Posted Julho 29, 2013 at 5:04 pm

      ressalve-se que eu apesar de não ser do benfica, acho que agora têm vindo a demonstrar mais qualidade ao nível da formação. No entanto, também acho que as pessoas (maioria benfiquistas) exageram (endeusam, como diz) um bocado. Dos que estiveram presentes neste europeu apenas bernardo silva, um dos portugueses mais promissores, e varela têm um grande futuro à sua frente.

    • jp91
      Posted Julho 29, 2013 at 5:18 pm

      vasco,

      já vi muitos jogos dele e o que vejo é sempre a mesma coisa: velocidade, desconcentração, displicência, bons cruzamentos, maus passes longos de rutura, mau posicionamento. juntando estas "qualidades", vejo um defesa direito mau, pois um defesa defende, daí o nome "defesa direito". No entanto, seria de explorá-lo em terrenos mais avançados.

      Acho que as pessoas hoje em dia preocupam-se mais em ter jogadores bons a atacar do que a defender, qualquer que seja a posição. um defesa direito deve primeiro saber defender e depois atacar.

      com isto não quero dizer que ele não vá dar jogador de futebol, porque por exemplo o benfica tem muito o hábito de jogar nas alas defensivas com laterais muito ofensivos, por vezes extremos. Só uma última coisa, acho que se cancelo tivesse a garra de coentrão ou j.pereira disfarçava algumas limitações defensivas

    • Vasco
      Posted Julho 29, 2013 at 5:27 pm

      É por pessoas que pensam como tu que metade deles não chegam onde deveriam chegar! Só Bernardo Silva e Varela?? Que dizer então do Ronnie, do Rafa e do Podawski? Seleções inferiores à nossa conseguem ter sempre destes miúdos a surgirem e a destacarem-se nos seus campeonatos, mas nós já não podemos… Viu-se bem a superioridade da nossa seleção neste jogo. Ainda assim aposto que se estes sérvios viessem para Portugal eram uns autênticos craques. Meu Deus. Revolta-me esta situação. Mas alguma vez o Neymar era melhor que por exemplo o Bruma aos 15 anos?? Alguma vez o Quintero era melhor aos 15 que o Ronnie?? Não! A aposta é outra! Os pensamentos que lhes são transmitidos são diferentes. Um jovem jogador noutro país sabe que tem futuro. Aqui não. Mas pronto, a tuga lá se vai cada vez mais afundando.

    • Felix
      Posted Julho 29, 2013 at 6:41 pm

      O Cancelo não presta!!!
      Sinceramente com quem tem uma sáida destas nem merece a pena discutir…
      Empresário do Miguel Lopes és tú?

    • nando
      Posted Julho 29, 2013 at 7:00 pm

      O Cancelo é um grande jogador que na minha opinião está no clube errado.

      Cancelo na minha opinião só tem que melhorar na forma como defende e no timing em livrar-se da bola.

      Bernardo Silva foi outro dos jogadores que me surpreendeu pela positiva até porque tinha pouca informação dele.

      É outro jogador que está no clube errado.

      Rafa um belíssimo lateral esquerdo o qual só tem que melhorar o recuperar defensivamente.

      Tomás muito certinho à frente dos centrais mas um pouco displicente nos passes.

      E fico-me por aqui apesar daqueles que não citei não terem sido inferiores a estes.

    • jp91
      Posted Julho 29, 2013 at 7:01 pm

      vasco acalme-se. o que eu disse é que da formação do benfica, presente neste europeu, o bernardo silva e o varela são os que têm mais futuro.

      De resto estou de acordo consigo, e até acrescento a esses jogadores o tobias, mané e leandro silva

  • Tiago Meireles
    Posted Julho 29, 2013 at 4:47 pm

    Sim é injusto mas já estamos habituados a isto…
    É impressionante como um bom empresário consegue por o seu jogador no clube que quer e até é titular nas camadas jovens da selecção nacional.

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2013 at 5:32 pm

    Deixem-se de críticas e façam vénia a estes miúdos. Jogam muito muito muito. Tomara que apostem neles. Ainda falam do futuro incerto da selecção A. Entre os sub-21, sub-20 e sub-19 temos muita "mão de obra" para apostar.

    Ass: Marco Castro

  • Felix
    Posted Julho 29, 2013 at 5:35 pm

    Entradas em jogo a medo na expectativa dá nisto, depois da Espanha voltou-se ao mesmo, só não se entrou assim contra a Holanda por obrigação de ganhar o jogo, esta selecção pelos jgadores e caracteristicas destes tem sempre de assumir o jogo e não entrar a ver jogar como se viu novamente hoje, a 1ª parte foi zero. Na 2ª com outra atitude e posse de bola a qualidade veio ao de cima para ser traida pela já notada falta de qualidade defensiva do lado esquerdo.
    Ié tirar o lugar ao Fábio Cardoso é uma grande anedota, hoje no 1º golo consegue estar comletamente deslocado da sua posição sem razão aparente e no segundo tem uma abordagem ao lance digna de de amador para ser simpático. Este ZERO depois de enterrar nos sub 20 veio enterrar nos sub 19 e já estou a ver que deve ir direito para os sub 21 para fazer os minutos que não fez no clube, trabalha-se assim nas camadas jovens portuguesas.
    Helder Costa consegue irritar-me de uma maneira parva não tem attude cmpetitiva e 75% das vezes decidiu mal e perdeu a bola, sou do SLB mas justificava muito mais o Guzzo ser convocado do que este.
    O Alexandre Guedes é bom de cabeça mas de pés uma nódoa, Cancelo e Bernardo quero ver a desculpa do Vieira e JJ para não os aproveitarem.

    É injusto e doloroso para muito dos jogadores não irem á final mas a escolha de marcadores parece mal feita e mais uma vez a nível táctico e de identidade falta algo para se fazer melhor.

  • Pedro
    Posted Julho 29, 2013 at 5:47 pm

    Impressionante VM, até pode ter sido trapalhão, mas hoje Mané foi dos melhores de Portugal, Lopes apagou-se do jogo em alguns momentos, quando havia perigo geralmente tinha os pezinhos de Mané, uma coisa é ser trapalhão (que nem esteve muito neste jogo, além de que a reviravolta de Portugal nasceu dele), outra é ser eficaz e a velocidade que ele imprimiu ao jogo foi muito importante (principalmente quando Bernardo começou a acusar o cansaço, amortizou os efeitos e deu mais tempo para o criativo do benfica recuperar) acho muito má análise a Carlos Mané sinceramente, deu-se bastante ao jogo.
    Quanto a Tobias também estranho como é que dizem que um central está francamente mal quando ganhou se não estou em erro 100 % das bolas de cabeça, simplesmente imperial, quanto aos golos da sérvia muita culpa em Ié, aí sim, fraco na antecipação e a deixar-se bater muito facilmente (2º golo foi uma desgraça). O único positivo dele será mesmo a impulsão e velocidade que impõe nos lances (apesar de levar tudo à frente e fazer jogo perigoso por vezes).

    • Felix
      Posted Julho 29, 2013 at 6:39 pm

      Também estranho a avaliação do Tobias quando o Ié esse sim foi o buraco que enterrou nos dois golos!
      QUanto ao Mané quando jogou pela direita esteve bem mas na esquerda nem por isso, não percebi essa de ele voltar a trcar de fanco quando estava muito melhor na direita!

    • Texas_1904
      Posted Julho 29, 2013 at 7:07 pm

      Teve alguma culpas no 1º golo mas concordo que apesar disso esteve em muito bom plano.

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2013 at 6:45 pm

    O Horta não entrou ao intervalo! O Peixe mexeu, e bem, ainda na 1ª parte, modificando completamente a maneira cm Portugal estava a jogar…
    TC

  • Texas_1904
    Posted Julho 29, 2013 at 7:06 pm

    Desta selecção é de realçar a qualidade… perdemos frente à Espanha sem termos sido piores colectivamente e empatamos com uma boa selecção Servia, a merecer claramente a vitória.

    Varela mostra imaturidade mas ao mesmo tempo potêncial;

    Cancelo enorme potencial… defensivamente continua a precisar de muito trabalho mas quem o acompanha de há algum tempo percebe que já teve alguma evolução também aí. Quanto à afirmação "ah e tal ele não tem técnica so tem velocidade e drible em velocidade" eu disto percebo que quem o disse e que quem concorda com isto, infelizmente percebe pouco de futebol e para estas pessoas o Bale deve ser um jogador normal porque so é rápido e porque so dribla em progressão… enfim.

    (realmente nota-se algum vedetismo no Cancelo e isso é consequência para alem da própria personalidade vincadíssima, de perceber que é bem mais evoluído do que os adversários… espero que tenha humildade e se a tiver será dos melhores do mundo, ou DD ou a ala);

    Tobias… potencial tremendo, penso que tem tudo para ser um centralão num futuro próximo;

    Ie/ Cardoso – o Ie é realmente fraquinho mas isso já quem o acompanha sabe faz tempo… provavelmente o maior erro do selecionador Peixe terá sido, provavelmente por algum complexo de julgação que viesse a ter em relação ao nº de titulares benfiquistas, o maior erro do senhor neste Europeu. O Cardoso é bem melhor, bem melhor mesmo;

    Rafa – Não conhecia… é bom e vai ser melhor. Precisa de defender melhor mas de admirar seria se com a idade que tem já fosse excelente nesse capitulo;

    Tomas – Gosto bastante e se bem acompanhado pelo seu clube pode ser um belo jogador de selecçao A daqui a uns anos. Excelente tacticamente e tecnicamente muito longe de comprometer;

    Leandro / Teixeira – O Leandro não é mau, mas sinceramente não dá ao jogo o dinamismo do Teixeira… mais uma vez o complexo de Peixe em ter no onze titular um determinado numero de jogador do Benfica. Ambos vão dar jogadores de 1ª liga e o Teixeira de nível de equipa de media alta categoria da nossa liga;

    Bernardo – É um génio e tem tudo para ser um craque… na televisão ou no estadio, é fácil ver quais as decisões que os jogadores deviam tomar dentro do relvado (passe, drible, compensação) e o Bernardo lá dentro consegue tomar em 90% dos casos a decisão acertada, sempre com a enormíssima qualidade que o caracteriza. Tem de ser aproveitado, para bem do Benfica, da seleção nacional e do próprio jogador… seria um crime desperdiçar este talento que por cá vem sendo raro de aparecer;

    Mané – Não sou fã, já não era das poucas vezes que o tinha visto… macio, macio, macio, apesar de se perceber técnica de drible… mas para a sua finta dar certo é preciso também intensidade e aí peca e muito. Se evoluir bem e porque vai muitíssimo a tempo, ainda pode ser um razoável/bom jogador.

    Hélder – nunca apreciei e acho que nunca vou gostar… tem alguma margem mas tecnicamente peca bastante. Duvido que dê num bom jogador;

    Rony Lopes – Talentoso e o seu talento só é respeitado na plenitude se jogar no meio… se for bem acompanhado outro excelente jogador que temos aqui;

    Guedes – Nunca tinha visto um sequência de jogos dele e do que tinha visto não tinha gostado… agora com uma sequência de jogos do atleta em cima vi um jogador que embora tecnicamente quase nulo com os pés, consegue porem segurar algum jogo através do físico e passar tantando não perder o lance… como disse, de pés e mesmo na finalização não é famoso contudo mostra uma aparente boa técnica de cabeceamento. Tenho duvidas mas pelo que vi e tirando uma pequena conclusão apartir destes jogos acho que se bem acompanhado pode dar pelo menos um razoável ponta de lança… depois tudo dependerá da forma como evoluir;

    Horta – Não conhecia e gostei bastante… baixinho mas tecnicamente bastante bom. Não lhe falta intensidade e pela técnica que tem sabe receber bem ou devolver de primeira mostrando visão de jogo. Deverá fazer carreira como segundo avançado a poder descair nas alas. Excelente activo que o Vitoria de Setubal aqui tem.

    • jp91
      Posted Julho 29, 2013 at 7:21 pm

      texas acho que comparar, ainda que com as devidas diferenças, o cancelo com o bale isso sim é de quem não pesca nadinha de futebol, mas talvez por ter "nascido" em 1904 isso esteja explicado. o bale remata bem, passa bem, é inteligente, tem TÉCNICA (acho que hoje em dia as pessoas têm dificuldade em perceber o que isto é, sabe o que é um ronaldinho e zidane ou preciso dizer Aimar, James, Matías fernandez?) e até defende melhor que o cancelo.

      Quanto à afirmação em que diz que cancelo se tiver humildade vai ser dos melhores do mundo, o seu username diz tudo.

      Cumprimentos

    • Texas_1904
      Posted Julho 29, 2013 at 7:43 pm

      Amigo, eu ao contrário de ti não estou com palas de cor nenhuma… e nem comparei o Cancelo ao Bale, limitei-me a pegar na citação de alguém (" ele não tem técnica, só tem velocidade e técnica em velocidade") e demonstrar através do exemplo Bale como isso nem faz sentido.

      Bom, e se pensas que o Cancelo não tem técnica é porque das duas uma… ou não o conheces ou então tens de tentar perceber o que é técnica. Um jogador que domina bem, passa bem e dribla bem (se é em velocidade ou se não é velocidade pouco interessa e até faz lembrar quem diz que "o Messi não finta… foge) tem de ser bom tecnicamente… para alem disso como ainda no jogo de hoje ficou provado, o Cancelo tem visão de jogo ou não tivesse ainda feito ainda hoje grandes passes a isolar jogaores nossos… inclusivamente o melhor deles de pé esquerdo. Mas não tem técnica… ok, é clubite, é triste mas percebe-se.

    • jp91
      Posted Julho 29, 2013 at 8:05 pm

      bom realmente nem fala a pena argumentar consigo, cancelo é realmente um poço de técnica e eu não devo ter visto bem o jogo. peço desculpa

    • Pedro Jorge
      Posted Julho 29, 2013 at 9:11 pm

      dizer no mesmo post que "o cancelo se tiver humildade vai ser dos melhores do mundo" e que o Mané bem trabalhado só pode dar "um razoável/bom jogador" penso que está tudo dito

      o cancelo é fraco..fraco a defender e pensa que é o melhor do mundo a atacar e a fintar (ele que meta na cabeça que não tem qualidade para isso)…volta lá a ver o jogo e conta o número de vezes que ele tentou fintar os adversários…garanto-te que 90% das vezes perdeu a bola ou não passou por eles (ganhando um lançamento ou um canto)..já para não falar no buraco que é a defender

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2013 at 1:30 am

      Também julgo que estes especialista não viram o jogo. Se eu que sou sportinguista acho o Cancelo um rapaz cheio de talento, e eu nem sou treinador nem nada (passo a ironia).

      Ass: Carlos Barbosa

    • Zapata
      Posted Julho 30, 2013 at 4:40 pm

      O mal é não conhecerem o Cancelo, que é somente dos jogadores mais rápidos e com mais técnica de rua, a actuar em Portugal.

  • Rabensandratana
    Posted Julho 29, 2013 at 8:05 pm

    Mais uma vez Portugal perdeu por culpa própria, quem não sabe bater grandes penalidades, arrisca-se a perder, foi o que infelizmente, sucedeu com a nossa selecção.

    Durante os 90 minutos mostrámos mais futebol, mas por infelicidade não conseguimos marcar pelo menos mais um golo do que os sérvios.

    Bom golo do Guedes, não tenho problema nenhum em afirmar que fui dos poucos a criticar este jovem no 1º encontro diante da Espanha, hoje marcou um golo de belo efeito.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 29, 2013 at 8:44 pm

    Não vi nenhum jogo… acredito que tenham estado bem, mas não deixa de ser sintomático que em todas as competições que as nossas selecções de futebol os comentários no fim são sempre: "merecíamos mais".

  • Bruso
    Posted Julho 29, 2013 at 9:28 pm

    VM o Ricardo Horta não entrou ao intervalo mas sim ainda no decorrer da 1ªparte.

    Quanto ao jogo, foi como descrito. Dominio total de Portugal que por falta de atitude, na minha opinião, sofrem um golo nos minutos finais. Tiveram a grande nivel durante 40 minutos da 2ªparte mas aquele lance deitou tudo a perder. Completa displicência do Rafa, Iê e ainda do médio que aparece a esticar a perna e que me parece ser o Tomas. Naquele momento era preciso dar tudo e jogar-se de cabeça para frente da bola. Aquele remate em circunstância alguma devia ter sido feito.

    Não consegui assistir a todo o prolongamento nem aos penaltis mas falhar 3 penaltis seguidos é muito mau.

    Grande craque é aquele Mitrovic…O Tobias já não sabia o que fazia para o parar.

    Do lado de Portugal destaque para mais um golo para o Guedes. Tá a mostrar serviço ao Leonardo. Na minha opinião devia ser chamado à equipa principal e devia ter muitas oportunidades de jogo.

  • Anónimo
    Posted Julho 30, 2013 at 12:43 am

    Os penaltys foram sem dúvida mal batidos, mas a escolha dos jogadores foi muito mal feita, não sei como não se fala mais nisso. Como é possível o Marcos Lopes não estar entre os 5 primeiros a bater? Não faz sentido…

  • Paulo Almeida
    Posted Julho 30, 2013 at 12:26 pm

    trsite sina a nossa, fomos melhores mas o "quase" voltou a atormentar-nos. Esta equipa tem qualidade, destaco o Tobias, o Rafa, o Tomás, o Ronny, o Bernardo e o Mané – que tem muita qualidade mas esteve aquém – e pela negativa o Ié, não percebo como consigui ser titular nos sub19 e sub20.

  • Paulo Almeida
    Posted Julho 30, 2013 at 12:31 pm

    Da Sérvia destaco o Mitrovic, a sua qualidade não é novidade para mim, mas fiquei ainda mais apreciador da sua qualidade depois de ontem, também gostei muito do guarda redes, apesar dos seus 17 anos mostrou muita segurança, acredito que terá grande futuro.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2013 at 2:37 am

    Deixo aqui um desafio ao VM. Abram um post onde possamos fazer de treinadores das respectivas equipas e selecção nacional imaginando o que seriam os 11 dos 3 grandes e selecção com a integração dos jovens das selecções sub-21, sub-20 e sub-19. Poderia ser bem interessante analisar as ideias.

    Ass: Marco Gonçalves

Deixa um comentário