Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As 15 melhores transferências a nível nacional

A sensivelmente 40 dias do fecho do mercado e já com uma quantidade de movimentações assinalável na nossa Liga (os plantéis já estão todos praticamente fechados), chegou o momento do Visão de Mercado actualizar o ranking (ler aqui a 1ª lista) e fazer um balanço sobre o mercado indicando as 15 melhores contratações do mercado nacional até ao momento (considerando a valia dos jogadores, dinheiro envolvido, e impacto que podem ter nas equipas).

1 – Markovic (Benfica) – Há meio ano era impensável que o extremo/avançado fosse actuar em Portugal em 2013-14, principalmente pela forte cobiça de equipas como o Chelsea e Inter no seu concurso. Um craque em potência que aos 17 anos já era o melhor jogador do campeonato sérvio e aos 18 titular na selecção principal. Se juntar à sua fantasia (tem algo que o distingue dos jogadores acima da média daqueles que podem afirmar o seu nome na elite Mundial), velocidade e capacidade de assumir o jogo, a outra intensidade competitiva, em vez de ser uma opção a médio prazo será uma mais-valia já a curto prazo no elenco de Jorge Jesus.

2 – Djuricic (Benfica) – Ao contrário do que acontece com Markovic, o médio ex-Heerenveen já tem outra bagagem competitiva. Nos últimos 2 anos foi uma das principais referências da Eredivisie e os 6 milhões que o Benfica investiu na sua contratação, comparando com outras movimentações neste defeso representam um valor até algo simpático. Claramente um jogador acima da média, com uma elegância fora do normal, e com uma excelente qualidade técnica. Veremos se será o substituto de Aimar ou o “novo Saviola”, a única certeza é que o seu talento é indiscutível.
3 – Ghilas (FC Porto) – Como suplente de Jackson, ao lado do colombiano ou a fazer de “Derlei”, o argelino é um super-reforço para os azuis e brancos. O seu poderio físico e técnico, a capacidade de finalização, o que demonstrou em 2012-13 e margem de evolução, demonstram bem o impacto que pode ter nesta época no Dragão.
4- Eduardo (Sp. Braga) – Reforço de peso para os minhotos: pelo que representa para o clube, importância (Quim nunca deu garantias e era necessário um guardião com outra categoria) e estatuto (quando saiu de Braga era o titular da selecção AA e foi um dos melhores do Mundial 2010).
5 – Herrera (FC Porto) – De todos os reforços dos azuis e brancos talvez o que tem mais probabilidades de ser titular a curto prazo. O internacional mexicano é uma aquisição de grande nível (já foi eleito o melhor jogador do torneio de Toulon e do Abertura). O médio ex-Pachuca foi apontado como o sucessor de Moutinho, mas o seu papel promete ser um pouco diferente do  desempenhado pelo português. Herrera pode jogar a 6,8 e até a 10. Um elemento de trabalho, recuperação, distribuição, ou seja, um box-to-box de eleição.
6 – Quintero (FC Porto) –  Um dos jovens mais entusiasmantes da actualidade que tem tudo para ser o novo mágico do meio-campo portista. Os moldes do negócio, o facto de não ter sido indiscutível no Pescara e a incerteza que seja uma aposta já a curto prazo, impedem que esteja no topo desta lista, mas o talento do nº10 é indiscutível.
7 – Fredy Montero (Sporting) – O clube leonino precisava de um avançado e apostou tudo na técnica individual e qualidade de remate do ex-Seattle. A missão de fazer esquecer Wolfswinkel não é fácil, a maneira como se vai adaptar ao futebol europeu também é uma incógnita, mas se conseguir dar continuidade à média de golos que apresenta nos últimos anos e apresentar o nível que o levou a ser por duas vezes o melhor marcador do campeonato colombiano tem tudo para ser a principal referência ofensiva dos leões.
8 – Lisandro López (Benfica) – Os encarnados garantiram um dos melhores defesas a actuar na América do Sul. Uma entrada que pode esta relacionada com a saída de Garay, sendo que o ex-Arsenal Sarandí tem algumas parecenças com El Negro. Apesar de não ser tão eficaz na construção, Lisandro é um grande upgrade no que diz respeito ao jogo aéreo (decisivo nas bolas paradas), pelo que é, dentro das muitas opções para a defesa, o claro favorito para formar dupla com Luisão na zona central.
9 – Diego Reyes (FC Porto) – Contratação com os olhos postos no futuro (jovem muito promissor). O mexicano, que custou sensivelmente 7 milhões de euros, foi adquirido já com o pensamento numa eventual venda de Otamendi ou Maicon, e a qualidade na posição está garantida. Central de grande categoria (alto, veloz, forte no jogo aéreo e bom tecnicamente), que tem tudo para ser o novo elemento na história de grandes centrais que passaram pelo Dragão (o FC Porto sempre foi inteligente na preparação do futuro).
10 – David Simão (Arouca) – Desaproveitado no Benfica, potenciado no Marítimo, estrela no Arouca. Este parece ser o destino do médio português formado nas águias. O esquerdino saiu de forma atribulada da Madeira e, em virtude da falta de oportunidades na Luz, decidiu rumar ao recém-promovido à Primeira Liga. O emblema orientado por Pedro Emanuel (está a formar um bom grupo) ganhou um elemento com qualidade que tem tudo para ser a figura do clube.
11 – Sulejmani (Benfica) – De entre os reforços do Benfica, o ex-Ajax é o que menos “ruído” tem provocado entre os adeptos encarnados, mas pode ser um elemento importante para Jorge Jesus (alinha nas faixas e no apoio ao avançado). Contratado a custo zero, Sulejmani – de 24 anos – carrega consigo o rótulo de “estrela adiada” (maior transferência da história do futebol holandês), embora o seu valor seja sobejamente reconhecido (no campeonato português tem tudo para ter impacto). Resta saber se, com tantas opções ofensivas, terá espaço na águias.
12 – Felipe Pardo (Sp. Braga) – Um reforço bastante interessante por parte dos arsenalistas. Um extremo/avançado poderoso que pode ser o grande trunfo de Jesualdo. Contratado por 600 mil euros, este colombiano, conhecido pelo seu remate forte, tem condições para deixar a sua marca no Axa.
13 – Salvador Agra (Sp. Braga) – Fazia falta um extremo com as características do ex-Olhanense. Com Alan já na curva descendente, Hélder Barbosa “ausente” e a saída de Mossoró, Jesualdo ganhou um elemento bastante desequilibrador, que com a sua velocidade e agressividade até pode representar uma opção para Paulo Bento.
14 – Luís Gustavo (Rio Ave) – O jogador formado no Barcelona, e uma das grandes esperanças lusas ao nível dos sub-21, tem tudo para se afirmar no meio campo vilacondense (Wakaso também foi um bom reforço). O facto de ter sido o 11º jogador mais utilizado em 2012-13 na equipa B catalã num conjunto que tinha médios como Rafinha e Sergio Roberto diz bem do peso desta contratação (assinou por 4 épocas).
15 – Sebá (Estoril) – Balboa e João Pedro foram igualmente bons reforços, mas pelo que demonstrou na equipa B do Porto, Sebá tem tudo para ser uma das sensações da I Liga. O brasileiro, poderá desempenhar um papel semelhante àquele protagonizado por Licá, extremo com movimentos interiores, utilizando a sua potência para se impor no ataque de Marco Silva.

51 Comentários

  • Pereira
    Posted Julho 25, 2013 at 8:47 pm

    Não entendo muito bem o Eduardo, claramente o Braga fica a perder.

    Eduardo é fraco basta ver a carreira de sucesso que teve no estrangeiro, e mesmo na própria selecção só defendia bem as bolas que iam ter com ele.

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:20 pm

      Entao na sua opiniao Eduardo nem jogador para distritais era certo, e porque o GR da equipa da minha terra defende para alem das bolas que vao directas a ele..Foi o que deduzi do seu comentario
      Quanto a sua carreira, a verdade e que teve uma epoca mal conseguida no Genova e um mau jogo na seleccao..
      A partir dai apelidaram no de "flop ".
      Muitos esquecem se das boas temporadas no Setubal e no Braga, para alem de que sempre que foi chamado no Benfica, esteve bem

      Tiago Martins

  • Marchand de Tapis
    Posted Julho 25, 2013 at 9:00 pm

    Fazia uma troca direta do Eduardo pelo Jefferson

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:27 pm

      Tambem nao concordo com o 4 lugar de Eduardo, mas sao opinioes..No entanto, nao punha o Jefferson.Penso que ate tem sido sobrevalorizado -e verdade que e um defesa jovem, tecnicista, rapido etc..
      No entanto, ainda compromete um pouco defensivamente(digo o como socio estorilista) …
      Ja pensaste, por exemplo, se Melgarejo tivesse jogado a DE do Estoril?? Como nao.ha "tantos olhos " nen pressao, tambem o considerariam "craque "

      Luis Ribeiro

  • Mário M.
    Posted Julho 25, 2013 at 9:01 pm

    Só acho que Jefferson devia fazer parte da lista. O 2º melhor lateral esquerdo da época transata devia pelo menos, estar no top-15. Pessoalmente, acho que uma troca direta com Luís Augusto seria muito mais apropriada.

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:42 pm

      Avaliares o Jefferson como o 2 melhor lateral da epoca transata e relativo (eu por exemplo nao opino dessa opiniao) …

      Agora, ve se que nem conheces o jogador que trocavas – o jogador chama se Luis Gustavo e teve no onze mais utilizado do Barca B e e dos.mais promissores da sua geracao

      Tiago Martins

    • Mário M.
      Posted Julho 25, 2013 at 10:06 pm

      Sim, enganei-me, mas para sua informação acompanho muito as promessas do Barça, e um jogador que venha de uma equipa da segunda divisão espanhola, sem nenhuma oportunidade na equipa principal, cuja adaptação pode ser um problema. E disse bem, promessa. Ainda não provou nada.

      Vamos a Jefferson, e para começar que foi o lateral mais consistente, bom a atacar e a defender, que foi melhor que Jefferson sem ser Alex Sandro? Foi o Melga? Diogo Figueiras, que só jogou meia-época? Fiquei curioso.

      Depois, foi titular no Estoril durante toda a época, exímio nas bolas paradas ( se for benfiquista deve-se lembrar), e defendia com certidão e ataca como poucos?

      Acha que é uma troca precipitada? Duvido

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 25, 2013 at 10:20 pm

      O Edimar do Rio Ave também esteve em bom plano.

    • Mário M.
      Posted Julho 25, 2013 at 10:41 pm

      É verdade, mas foi muitas vezes alternando com o Lionn.

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 25, 2013 at 10:50 pm

      O Lionn foi quase sempre lateral direito.

  • Dealwithit.
    Posted Julho 25, 2013 at 9:12 pm

    Sinceramente não entendo os dois sérvios em primeiro e segundo lugar. São opiniões… A meu ver como vocês dizem markovic é um craque em potência, ou seja, enquanto esse potencial não se materializar não vale a pena dar-lhe já classificação de estrela, de top 1. Djuricir, que apresentam em 2 lugar, pode ter talento, mas tem mais talento do que Quintero? É melhor que Herrera? Tem mais técnica do que Montero? A meu ver também não merece estar onde está. No entanto, como já referi, são opiniões discutíveis.

    Saudações Leoninas e Desportivas, Dealwithit(Ricardo)

    • Ruben Gomes
      Posted Julho 25, 2013 at 9:20 pm

      Pois… Leoninas

    • Nuno Ribeiro
      Posted Julho 25, 2013 at 9:21 pm

      Não vale a pena discutir qual o seu clube

    • Nuno F.
      Posted Julho 25, 2013 at 9:30 pm

      Não entende porque são do Benfica…Mesmo o Markovic sendo um craque em potencia ( para mim já é um craque), pode muito bem ser considerado uma das melhores contrataçoes do defeso…entao vejamos o quintero ja pode ser considerado uma das melhores contrataçoes sendo ele tambem um craque em potencia, mas o markovic ja não pode, que incoerencia!E se analisar bem os jogadores , veja os percursos do markovic e do quintero e verá que como diz o VM o Markovic tem algo que distingue os jogadores acima da media daqueles que deixarao o seu nome na elite mundial!Quando ao Djuricic ele ja joga a serio a alguns anos, o Herrera chegou agora, nao provou nada e pelo o que tenho visto não me impressionou nada!

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:35 pm

      Sinceramente (como portista) penso que sim, Markovic apresenta se como a melhor contratacao do defeso..
      Quanto ao 2 lugar, Djuricic ou Quintero e discutivel..Quanto ao Herrera bem..Nao achei um jogador de top no que vi.
      E, por exemplo, era suplente na seleccao do Mexico, que nao e nada de especial.

      Abilio Gomes

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:36 pm

      O Ricardo, ha escolhas discutiveus. Mas comparar Djuricic a Montero..e sou sportinguista

      Hugo Mendes

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 10:23 pm

      Eu até ia comentar seriamente,mas depois perdi as palavras quando li que o Montero tem mais técnica que o Djuricic…

    • Mário M.
      Posted Julho 25, 2013 at 10:40 pm

      Deves ter visto muito o Montero ao vivo…

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 26, 2013 at 9:19 am

      Já ouvi dizer que o Zidane e o Messi fizeram um curso de técnica por correspondência com o Montero.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 25, 2013 at 9:14 pm

    Não concordo com o 4º lugar do Eduardo,é claramente um guarda-redes que teve mais momentos baixos do que altos na carreira,agora não se calam com o Mundial de 2010,como se 4 jogos significassem alguma coisa de especial num guarda-redes com quase 31 anos e que desde que saiu do Braga foi sempre a cair. Istambul BB ?!?!

    Fredy Montero…Campeonatos fraquissimos,tem uma media de 0.37 golos em 207 jogos…É uma melhor contratação do que Sulejmani ou Diego Reys?…Não me parece minimamente.

    • Mário M.
      Posted Julho 25, 2013 at 9:19 pm

      Ainda te vais calar com o Fredy Montero. Escreve o que te digo.

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:38 pm

      Penso que a VM quis, para alem de avaliar a qualidade/potencial, avaliou a possivel utilidade.
      Diogo Reyes devera ser 4 opcao e Sulejmani dificilmente sera titular

      Tiago Mendes

    • Vasco
      Posted Julho 25, 2013 at 9:44 pm

      Fredy Montero tem tudo para ser um Liedson 2. Só quem não percebe patavina de futebol subestima esta contratação.

    • Jesus
      Posted Julho 25, 2013 at 9:58 pm

      Sabes qual era a média de golos do Jackson antes de vir para a Europa?Não era muito melhor que a do Montero

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 25, 2013 at 10:21 pm

      O Jackson antes de vir tinha uma media de 0.49 golos em 156 jogos,um pouco superior,nada significativo mas também não aparecem Jacksons todos os dias…

      Depois é isto…Montero tem uma media de golos baixa,a maioria dos Sportinguistas nunca o viu jogar ou viu agora uns lances no youtube e já o comparam ao Liedson ou afirmam com toda a certeza que irá ter um grande sucesso…Até poderá ter,mas à partida será apenas mais um.

    • ZiP
      Posted Julho 26, 2013 at 2:24 am

      Vasco, está a querer dizer que o Montero vai acabar no porto?

  • ILLUMINATOR
    Posted Julho 25, 2013 at 9:19 pm

    Acho que é "quase obrigatório" meter o jefferson no top!

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 9:46 pm

      Os bracarenses dirao isso do Luiz Carlos (dos melhores medios da epoca transata)
      O Vitoria dira isso do Moreno (medio experiente e qualidade)
      O Estoril do Galvao
      O Pacos do Rui Miguel
      A Academica do Diogo Valente…

      Yuri Moreiea

  • Anónimo
    Posted Julho 25, 2013 at 10:03 pm

    Parabens por mais um post de qualidade..O "meu "top teria 1 ou outra alteracao, mas fundamentalmente estou perfeitamente de acordo com a maioria das opcoes…
    Verifico que grande parte dos que participaram ate agora no comentario/analise as escolhas, "reclamavam " a presenca de Jefferson…Eu nao o colocaria, pelo seguinte :
    -e verdade que fez uma epoca de grande nivel..E um jogador talentoso, tem tecnica e cruza com qualidade MAS apresenta um defice defensivo, que aos 25 anos nao sei se sera corrigido..
    um "user "referia isso mesmo – se Melgarejo fosse do Estoril e jogasse a DE, seria igualmente considerado "craque ", mas as exigencias sao diferentes e a maior parte nao viu nem metade dos jogos do Estoril..
    Para alem disso, acho "exagerado "considera locomo o 2 melhor DE da temporada..E se da temporada e relativo, em termos "reais " ainda e mais exagerado..
    Acho, por exemplo, que Antunes e superior..E que a propria contratacao.de Diogo Figueiras era melhor – mais novo 3 anos e faz bem as duas laterais…
    Depois, ha outros laterais que nao acho como sendo"dado adquirido "que Jefferson seja melhor – falo de Helder Lopes e Edimar

    Rafael Moreira

  • Partingon
    Posted Julho 25, 2013 at 10:05 pm

    Discordo completamente com o lugar atribuido a Eduardo. Na minha opinião nem no top entrava, arrisco-me até a dizer que não estará, no final da época, no no top 7 dos melhores jogadores da liga.

    Também não concordo com Djuricic. Herrera ou Quintero fariam mais sentido.

    • Nuno F.
      Posted Julho 25, 2013 at 10:18 pm

      Pode explicar porque fariam mais sentido?

    • Fábio Teixeira
      Posted Julho 25, 2013 at 10:19 pm

      Estar no top 7 dos melhores jogadores da liga também não é para qualquer um. Se ficar em 8º, aposto que terá tido uma excelente época.

    • luis fae
      Posted Julho 25, 2013 at 10:39 pm

      Já agora gostaria de saber o porquê de Herrera ou Quintero fazer mais sentido?

    • Partingon
      Posted Julho 26, 2013 at 1:33 am

      Simples, herrera tem mais qualidade com provas dadas internacionalmente tal como quintero que vingou no estrangeiro e fez um grande mundial, tendo maior potencial. Djuricic também é bom jogador mas não melhor ou com mais potencial que os outros.

    • Belenense
      Posted Julho 26, 2013 at 8:04 am

      O quintero no estrangeiro ainda nao provou nada. 6 Meses numa equipa secundaria italiana mostram pouco.

      O Djuricic foi considerado o melhor medio da liga holandesa em 2012/2013.

      A sua lógica é imcompreensivel.

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2013 at 8:55 am

      o senhor Partingon, tem de explicar que raio de provas dadas internacionalmente por herrera ele fala, e que jogar no mexico sao provas internacionais?, ser suplente na selecçao mexicana onde nenhum craque da selecçao chicharito gio dos santos e guardado tds suplentes em seus clubes na europa?…quinteroo suplente do ultimo classificado do campeanato italiano, ou do djuricic que foi considerado ate pela concorrencia, ajax etc como o melhor jogador actuar na holanda, coerencia, e verdade e algo que o senhor desconhce por completo

      Kaiser

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2013 at 9:07 am

      Alias, o quintero, nem no Pescara, equipa que desceu de divisão se conseguiu afirmar! Tudo bem, ainda é novo, era a sua primeira aventura no estrangeiro, mas.. quanto ao Herrera, é verdade que tem provas dadas no estrangeiro.. mas á quantos anos? é que atualmente é apenas 1 suplente no "super mexico"

      Zé terrivel

    • Nuno F.
      Posted Julho 26, 2013 at 9:24 am

      Oh Partingon até me fez rir, então o Herrera tem provas dadas internacionalmente? Ele é SUPLENTE do México, é um jogador "normal" , não tem a minina prova dada, pode ser que venha a dar, mas por enquanto é mais um!O Djuricic como ja disseram foi considerado o melhor jogador da liga holandesa e olhe que por lá estão sempre a aparecer talentos!Quanto ao Quintero , nem dá para falar, meia duzia de jogos e já é o maior…tem de ter calma!

  • Ruben Gomes
    Posted Julho 25, 2013 at 10:05 pm

    Concordo plenamente com este TOP do VM, se em causa esta o potencial dos jogadores referidos.. Nesse caso de acordo. Porque alguns destes jogadores nao serao titulares. Markovic e Djuricic, um deles nao sera.. a nao ser que vaiam alternando o que era boa ideia pois ambos iriam manter se frescos e a qualidade iria manter-se. E analisando essa prespetiva Quintero estaria no 1º lugar pois vem colmatar ( em principio ) a saida do james, e sem duvidas e grande substituto. O ghilas é mais um soluçao para Jackson, que o ano passado nao tinha. De resto Luis Gustavo, Montero, Agra, David Simao.. sao grandes contrataçoes pois vem para serem titular absolutos, e tem maior importancio para o respetivo clube do que os que tem o tal potencial.

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 25, 2013 at 10:17 pm

    Eu acabo por concordar com as vossa escolhas para o ranking das melhores transferências internas, porque percebo que os critérios não passam só pela qualidade dos jogadores, mas também pelo impacto e pela utilidade que eles vão ter nos seus novos clubes. Em todo o caso, reparei que só "inseriram" o Fredy Montero em relação à outra lista. Sendo assim, alguém me podia relembrar quem é que estava anteriormente em 15º e saiu, naturalmente, desse posto?

  • Rodrigo
    Posted Julho 25, 2013 at 10:18 pm

    Discordo do lugar que o Eduardo ocupa (subiria o Agra) e nao percebo a ausencia do Jefferson neste top-15, mas de resto acabo por concordar.

    • Anónimo
      Posted Julho 25, 2013 at 10:39 pm

      Penso que estao a sobrevalorizar o Jefferson..Mas sao opinoes e o que conta e quando for a valer..
      Saudacoes Rodrigo

      Hugo

  • Jose Nuno Alves
    Posted Julho 25, 2013 at 10:33 pm

    Ou muito me engano, ou hás-de ver muitos jogos com o Markovic a extremo e o Djuricic no meio. Quanto ao Quintero, o James quando chegou não pegou de estaca. Como é habito no Porto foi sendo integrado aos poucos. No final provavelmente vai ter menos minutos que qualquer 1 dos dois Servios. Para o ano, se ele confirmar as qualidades, ai sim, o Quintero poderá ser bastante mais utilizado.

  • Manuel
    Posted Julho 25, 2013 at 10:46 pm

    Penso que é demasiado cedo para falar. No entanto vão haver surpresas ao longo do ano, algumas agradáveis outras nem por isso, embora na minha opinião o Markovic e o Djuricic já sejam certezas.
    Provavelmente irão entrar mais um ou dois jogadores interessantes.

  • SOU SCP
    Posted Julho 26, 2013 at 1:15 am

    o Markovic é craque, nisso tenho de dar os parabéns ao benfica pela contratação!

  • Drav
    Posted Julho 26, 2013 at 2:51 am

    Não percebo a presença de Eduardo na lista, quanto mais em 4º.
    Seja como for, na minha opinião acrescentaria Iván Balliu e Jefferson.

  • Paulo Almeida
    Posted Julho 26, 2013 at 1:01 pm

    concordo quase a cem por cento com a lista, trocaria um ou outro, mas no geral concordo.

Deixa um comentário