Justifica-se este reforço? A curto prazo parece ter pouco espaço no meio campo encarnado, a médio prazo a prioridade devia ser criar condições para dar minutos a Bernardo Silva.
Foi dado como certo em vários clubes mas agora é oficialmente reforço do Benfica. Luis Fariña assinou pelas águias até 2018. O médio ofensivo de 22 anos e 1m77, apesar de o clube da Luz (como é apanágio na Luz) não ter revelado os valores do negócio, foi adquirido ao Racing por uma verba a rondar os 3 milhões de euros (Jorge Mendes intermediou a transferência). VM – Considerando todas as opções que o Benfica tem no meio campo ofensivo, não se percebe esta aquisição, nesta fase os clubes só deviam aumentar o nº de activos com a aquisição de mais-valias indiscutíveis ou jovens promessas (Fariña não se enquadra em nenhum destes 2 critérios). Mesmo a pensar no médio/longo prazo faz pouco sentido, já que, além dos actuais médios do Benfica serem relativamente jovens o clube da Luz ainda conta com elementos interessantes nas camadas jovens, Bernardo Silva principalmente, que merecem ter espaço no plantel principal. Mas, dada a maneira como a Gestifute de Jorge Mendes patrocinou esta contratação, talvez a falta de lógica tenha uma explicação. Apesar deste reparo. É indiscutivelmente um médio interessante, também pode jogar a extremo esquerdo ou nº8 mas rende essencialmente a nº10, que se destaca essencialmente pela sua técnica, velocidade e capacidade no transporte de bola. Caso fique no plantel encarnado (há a hipótese de ser emprestado, se for cedido a uma equipa da nossa Liga será certamente uma das principais figuras), pode ocupar a vaga de Carlos Martins (foi dispensado e está a treinar na equipa B). Aliás, pode ter passado por aqui a ideia em contratar Fariña. No banco falta alguém com capacidade para fazer bem as transições ofensivas, caso Enzo esteja indisponível (André Gomes é muito lento, Djuricic joga mais perto do avançado e o único que o pode fazer é Gaitán, mas a sua continuidade não é certa e por outro lado o argentino é importante em outras funções). Mesmo assim, tendo em conta a profundidade/qualidade do elenco encarnado, será uma surpresa que tenha espaço esta época para impor o seu futebol, a menos que até 31 de Agosto o Benfica venda 2/3 médios.



81 Comentários
Ricardo Ricard
Do que conheço do Fariña…É um bom jogador e ainda é jovem,pelo valor que deverá ser é uma boa aposta. Irá certamente ser emprestado esta época.
FUANSLB
Sendo eu do SLB não percebo para que querem tanto médio, apostavam num DE de qualidade e equilibravam mais a equipa, saudações benfiquistas.
Hugo Fernandes
Em termos de médios centro estavamos igual ao que estivemos no ano passado em que o Enzo e o Matic tiveram uma sobrecarga tremenda.
João Lains
Péssima gestão, somos capazes de dar 10M pelo Markovic (não duvido que os valha) que provavelmente iniciará a temporada como suplente e não somos capazes de colmatar uma das lacunas da equipa de há dois anos para cá, oferecendo aquilo que o Granada pediu em tempos pelo Siqueira ou os 5 milhões que o Nápoles exigia pelo Armero.
claudio s.
Não é mau jogador, mas neste momento não tem espaço no plantel, só se Gaitán e André Gomes saírem. A ficar será sempre uma 3ª opção para o lugar, espero que seja emprestado a um Paços, Estoril ou até mesmo ao Braga e que brilhe.
Concordo que jogadores como o Bernardo Silva têm de ir tendo minutos entre os "grandes", existe muito potencial nos juniores e juvenis do clube, só tem de se lhe dar uma oportunidade.
Anónimo
Achas mesmo que os juniores /juvenis do benfica têm espaço no plantel?
Voçês só querem estrangeiros, e muitas das vezes queimam as carreiras dos jogadores um grande exemplo disso é o Nelson Oliveira quem me dera tê-lo no meu scp
jon
TIAGONN
Nao conheco grande coisa deste Farina, mas com jogadores como o Bernardo para que contratar este? O bernardo nao esta a ser uma supresa no europeu, quem acompanha os jogos dos juniores sabe que ainda é capaz de dar mais a este portugal, este nao engana.
O talento esta la, falta aguem que perceba e aposte nele, se nao ainda vai dar um fabio paim….
Ele é enorme, como o VM ja aqui referiu, cabeca sempre levantada, um AIMAR portugues!
Cumprimentos a todos
Diogo
O Jorge Mendes meteu o Pizzi e o Farina no Benfica, o que irá receber em troca?
Ou isto é apenas o Benfica a pagar favores do passado?
Zapata
Em troca, recebe a sua parte num jogador a sair do Benfica para o estrangeiro, dentro de dias. Quase de certeza…
Czarli
Muito vago Zapata… Ilumina-nos por favor. Os leitores (dos comentários) do blog adoram as tuas fontes.
Zapata
Não faço a mínima quem seja. Mas certamente que o Benfica venderá alguém.
Tiago Meireles
Seja quem for que o Benfica venda o Jorge Mendes vai sair de bolsos cheios, mais uma vez
LuisRafaelSCP
Ia referir exactamente aquilo que o VM disse: é contratações destas que impedem os bons valores da formação do Benfica de jogarem na equipa principal. Já nem falo de André Gomes (Que nunca achei que era o jogador que pintavam/pintam), mas sim de Bernardo Silva.
Temos também o exemplo do Bruno Cortez, para terem um lateral bom a atacar e com necessidade de evoluir a defender apostavam no Cancelo (ficava o Silvio para a esquerda com o Melga) que pela idade até tem mais facilidade em aprender e evoluir, mas enfim, a política do Benfica é esta…
Zapata
Sílvio e Melgarejo para a esquerda? Nossa senhora… Espero que esses 2 joguem tanto quando o Cortez…. Pouco.
Rui Miguel Ribeiro
E joga quem Zapata? Não há outro.
Zapata
Esse é o mal. Eheh
pedritxo
Temos o luis martins ainda, quer dizer nem sei se ainda e nosso, para ter cortez mais valia apostar noutro
Paulo Almeida
com 3 defesas esquerdos internacionais (contando que silvio jogara na esquerda) e voce nao quer que jogue nenhum ? entao quem joga ? o raul jose ?
NSC
Luís Martins = cepo.
Manuel
O Luis Martins já não é nosso desde o ano passado. Old news.
Estes jogadores vieram de borla pois quem os pagou foi o JM. Significa que acreditam na competência dos treinadores do Benfica como veículo de afirmação de jogadores. Melhor isso do que o contrário ou não acham? Só fica se for necessário. Se não for é emprestado. Simples, não é?
O Melga é o melhor defesa ala do Benfica. Quem diz o contrário não sabe o que diz.
LuisRafaelSCP
Que jogue então o Cancelo! Entre ele e o Buraco Co… ups queria dizer Bruno Cortez.
Vadeer
O benfica nao é obrigado a divulgar os valores das transferencias ? Nao tem que dar justificaçao á CMVM ?
Zapata
Não, não tem.
teixeira
só em transferências acima dos 3 milhões de euros
Zapata
Não é acima dos 3 milhões coisa nenhuma. Acima dos 17 ou 18.
Relva
É acima dos 3 milhões.
Zapata
Já disse que não é nada acima dos 3 milhões. Quer dizer, acima dos 3 é. Mais propriamente acima dos 17 ou 18 milhões. Todo e qualquer valor de 1 milhão, 2, 3, 10 ou 14, não são para serem comunicados.
Wonderkid
Acima dos 17 ou 18?! Ahahahahah então pra isso quase nem exisitam comunicados à CMVM! lol
Zapata
Wonderkid,
Informe-se. O valor varia de clube para clube.
Vá tentar descobrir no que consiste, depois procure tal valor, faça a conta e venha-me dizer mais ou menos o valor correcto.
Eu, sem procurar, digo que deve rondar entre os 16 e os 18 milhões, julgo.
Renato Teixeira
O valor corresponde a 5% do activo total do clube ou da SAD (esta parte escapa-me um bocado) ou seja, se o activo for de 100M o clube tem que dizer os valores, acima de 5M…
Zapata
A passagem do Estádio da Luz da Benfica Estádio para SAD faz com que os encarnados fiquem obrigados a declarar à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) negócios de valores superiores a… 19 milhões de euros, confirmou a O JOGO fonte dos campeões nacionais. Tudo porque a sociedade anónima do clube da Luz ficou agora com um total de activos de 381 milhões de euros. Como é apenas obrigada a declarar ao mercado transacções que ultrapassem 5 por cento desse valor, só terá que o fazer a partir de 19,05 milhões de euros.
——————
Isto em finais de 2010.
FilipeA
Zapata tem razão… é por isso que negócios por valores "mais baixos" como este, witsel entre outros não tem os valores referidos nos comunicados… mas não é o único clube a fazer isso…
Euclides!
Qualquer noticia que seja alvo de especulação e que influencie o mercado de valores é geralmente solicitada informação de forma a acabar com a mesma especulação, por vezes a CMVM até suspende as acções enquanto tal informação não for prestada, mas de facto não é obrigatório, e não existe valor nenhum máximo ou mínimo, aquilo que acontece é que normalmente quando um clube gasta mais dinheiro ou se fala numa maior transferência, tal informação gera maior especulação e como tal é normal que seja prestada ou pedida informação de forma a clarificar…
Hugo Fernandes
Eu nem digo que seja uma posição que não precise de ser reforçada, mas pode vir a tirar espaço a André Gomes, que é um jogador que tem potencial e é português. Pode fazer a posição 8 ou 10, espero que seja uma boa surpresa, apesar de achar um bocado desnecessária a contratação
Zapata
O André é um 6/8, este é 8/10 e pode actuar na esquerda. Suplente de Djuricic, e é se ficar…
Hugo Fernandes
Exactamente, mas com 3 opções para extremo esquerdo – Gaitan, Ola John e Markovic – parece-me que a primeira reserva ao Djuricic a número 10 seja Gaitan. Portanto o sacrificado pode mesmo ser André Gomes, como disse e bem, isto é se ficar no plantel.
Kacal
Na minha opinião, de um Portista, acho que as posições mais necessitadas são as laterais defensivas, Sílvio é um bom reforço e Maxi (não gosto dele, mas, vai ser o titular), mas, no lado esquerdo há um problema, uma adaptação que só ataca bem (Melgarejo) e um jogador que está visto que o seu ponto forte não é defender bem (Cortez), para além de não ser um jogador assim tão bom e depois a posição de Médio Defensivo, talvez fosse preciso alguém de grande qualidade como alternativa a Matic, André Almeida, André Gomes e mesmo Rúben Amorim são bons jogadores mas não fazem o que Matic faz dentro de campo, na posição de 8 têm Enzo Perez e Rúben Amorim e mesmo Djuricic pode fazer a posição em caso de necessidade e muitos outros podem, Farina parece ser um jovem jogador com qualidade, mas, não era uma contratação prioritária, mas, eles a direcção do Benfica é que sabem, para mim, até é melhor…
Daniel Martins
Melgarejo ataca bem? O paraguaio é bem melhor a defender que a atacar. Não existem muitos jogadores no mundo como o Matic, e os que existem são caros. Por isso mais do que uma alternativa ao sérvio, o Benfica precisa é de um médio que defenda bem.
Rúben Cardoso
Um jogador que a jogar a extremo no Paços de Ferreira, marca 10 golos na sua época de estreia em Portugal, não pode ser melhor a defender do que a atacar. Até porque acho que é um extremo de bom nível, e é um lateral razoável.
Kacal
o que???, Melgarejo era extremo e segundo avançado, foi emprestado ao Paços e mostrou muita qualidade ofensivamente e marcou 9 golos no campeonato, inclusive, 1 ao porto de cabeça que nos custou 2 pontos e defensivamente cometeu muitos erros no Benfica, custando pontos, tem evoluido, mas dizer que é melhor a defender que atacar é só mesmo para contrariar, por favor.
Quanto ao Matic, não estou a dizer que têm que contratar alguém com as mesmas características que Matic nem com a mesma qualidade, mas alguém que defenda bem e mais experiente, não há dinheiro, mas, para jogadores a custarem 10 Milhões com 19 anos (não estou a por em questao a qualidade do jogador, falo de Markovic) quando já ha varias opções para o seu lugar é que bom, o benfica que continue com esta politica, para os rivais é bom e para mim, continuo a festejar.
Daniel Martins
Pois também eu pensava que iria ser assim. Aliás em regra é o que se espera, quando se adapta um extremo a lateral obtem-se um ala com jogo predominantemente ofensivo. Mas com o Melga não foi assim. É de longe o melhor lateral a defender do Benfica. Tem um bom posicionamento e não costuma perder o adversário de vista. Ofensivamente é insuficiente para o que o Benfica necessita, e isso nota-se mais quando a equipa adversária o pressiona no primeiro terço do campo (ver Benfica-Porto do campeonato passado). Tem dificuldades a sair da pressão, a jogar ao primeiro toque e a sua recepção orientada não é a melhor. Esteve mal no primeiro jogo do campeonato, de resto não me lembro do Benfica perder mais pontos por causa dele. Não estou com isto a dizer que ele é fenomenal a defender, atenção. Mas é melhor a defender que a atacar, sem dúvida nenhuma.
MM
temos um "miúdo" com um potencial enorme,que deve ser titular da equipa b este ano,mas que muito bem podia começar a ser integrado desde já na a como alternativa ao djuricic e vai-se buscar um argentino,gastando 3 milhões que não me parece ser superior ao tal miúdo de 18 anos.
qual andré gomes qual quê,no máximo será jogador para equipas de meio da tabela,apostem mas é no bernardo silva e deixem-se de inventar e gastar dinheiro à toa.
agora gostava era de ver as saídas a serem tratadas,o ano passado fizeram uma borrada de todo o tamanho ao renovar com um jogador completamente acabado para o futebol,agora quero ver quem lhe pega,sendo que ele deve-se estar a marimbar para se joga ou não ou até se vai para a equipa b,tem um bom contrato sem fazer nada,está no seu país,não deve estar nada incomodado.djalós,jaras,michels e companhia estão sem jogar e so ali o benfica tem vários milhões "empatados" mais ordenados…
espero que este fariña não se torna noutro caso destes,mas que neste momento era uma contratação desnecessária lá isso era…
Rui Miguel Ribeiro
Espero estar enganado, mas cheira-me a barrete e tresanda a desnecessário.
Rodrigo
Nao conheço bem este Fariña, mas segundo sei nao e mau jogador, embora me pareça que e completamente desnecessaria a sua contrataçao nesta fase. O Benfica esta recheado de bons jogadores no meio-campo ofensivo e tambem nao me parece uma boa politica continuar a aumentar o numero de jogadores nos quadros quando a politica deveria ser precisamente o contrario. Alem disso, sera mais um a tapar a entrada de jogadores como Bernardo Silva (Cancelo ou Ivan Cavaleiro tambem deveriam ter mais espaço).
Leo
Isto cá para mim tem a haver com alguma coisa de o Edér ir para o Benfica. O Benfica empresta o Fariña e o Hugo Vieira ao Braga e contrata o Edér.
Zapata
E hoje fala-se de Kleber para o Braga.
Também punha as minhas fichas aí, se bem que acho muito complicado.
Ou então Fariña no Estudiantes.
Mas são meros palpites, para o caso de Cardozo acabar mesmo por sair.
tt
Acho que o Eder era a solução ideal para o problema do ponta de lança. O problema é mesmo a lesão. Ate para o jogador, mesmo que não seja titular indiscutível, ser ponta-de-lança utilizado com frequência e marcar 10/15 golos (mas podem ser bem mais) na temporada já seria suficiente para ter lugar reservado no mundial.
Gonçalo Pereira
Não acho de todo descabido o que dizes, é bem possível
FilipeA
Leo já tinha pensado no mesmo e acho que até o escrevi aqui no VM… Éder é bom jogador e talvez valesse a pena esta estratégia para o conseguir, se bem que continuo a não concordar com ela, mas Éder não irá resolver os problemas e o "vazio" deixado pelo Cardozo caso ele saia… é preciso um jogador com maior capacidade e veia goleadora… mas esses custam caro!
FilipeA
Depois dos rumores que se falam tambem ha a possibiliade de eder ir para substituir jackson e como contrapartida o braga receber o kleber… ainda ha mt mercado
Zapata
O que também acho engraçado é o "choro" pelos jogadores da formação e queixarem-se por o Benfica não apostar neles. Chiça, qualquer jogador que assine, tem que se falar logo de jogador A ou B que joga nos juvenis ou juniores… Calma…
André Carvalhas, João Pereira (central), David Simão, Danilo, Mário Rui, Lassana Camará, Leandro Pimenta, Abel Pereira, Yartey, André Soares, José Coelho, Romeu Ribeiro, etc etc… Onde andam eles? Barcelonas? Manchesteres? Eles provaram que o Benfica fez mal em não apostar neles? Não. Quem provou foi Diogo Figueiras, por exemplo. Que foi dispensado e mesmo assim chegou à 1ª liga e afirmou-se. Sami também. Sílvio tinha feito o mesmo e foi repescado este Verão. Poucos mais o fizeram…
Como serão aposta, se não têm qualidade para tal? Aliás, o Benfica nem dava condições para tal, visto que nem centro de estágio/formação tinha.
Desta lista, estão alguns dos jogadores mais promissores dos últimos anos, a passar por juvenis e juniores do Benfica. André Soares foi dispensado do Marítimo B e está sem clube, Yartey foi dispensado do Sochaux e voltou para a Suiça, André Carvalhas irá jogar novamente na 2ª liga, Coelho e Romeu Ribeiro também.
O próprio Nelson Oliveira, que a nível sénior mostrou 0 por onde passou. Rio Ave, Paços e Corunha.
E quero ver o que farão também Miguel Vítor e Miguel Rosa…
O Roderick é da formação, e dos piores jogadores da equipa.
Actualmente, temos gerações de:
94 – Bruno Varela, Cancelo, Bernardo, Dino, Hélder Costa, Fábio Cardoso, João Teixeira (…)
95 – Guzzo, gémeos Alfaiate, João Nunes, Pedro Rebocho João Gomes, Nascimento, (…)
96 – Romário, Gonçalo Guedes, Diogo David, João Lima, Isaac, André Ferreira (…)
E ainda Yuri (irmão de Romeu Ribeiro), Guga, Ruben Dias e Renato Sanches, que são de 97 e já jogavam nos juvenis A.
Todos eles já presos com contrato profissional e de longa duração (há excepção de Sanches, que é o meu 2º jogador preferido da formação, que não pode assinar contrato profissional por só ter 15 anos).
Gerações como o Benfica nunca teve. Veremos se serão, ou não, aproveitados…
Hugo Fernandes
Boa análise, concordo plenamente
Pedro Almeida
Já agora, por curiosidade, quem é o seu jogador preferido da formação? Poderia elaborar uma lista com os 10/15 jogadores da formação que pensa terem qualidade/potencial para virem a ser jogadores da equipa principal?
Faço-lhe este pedido (difícil, porque nunca se sabe como decorre a transição para senior…) porque conhece como poucos a formação do Benfica.
Cumprimentos e obrigado pela atenção
Zapata
Pedro Almeida,
O meu jogador preferido é claramente o Bernardo Silva.
Se for ao youtube e escrever "Bernardo Silva – Juniores, Benfica" dá para ter um cheirinho do que ele fez esta época num jogo frente ao FC Porto.
É um jogador à parte dos outros. Pena o físico que tem, apesar de isso lhe dar outras mais-valias. Tem uma inteligência e capacidade de execução incrível.
Na próxima época jogará num campeonato duro como a 2ª liga, veremos como se adapta…
O 2º é Renato Sanches, jogador nascido em 1997. (também há um cheirinho dele no youtube, se quiser ver)
Faz-me lembrar o Manuel Fernandes, quando este apareceu, ainda muito jovem, a jogar no Benfica. Na última época, jogando com a geração de 1996, acabou a temporada jogando a 10, mas prefiro vê-lo a 8. Tem um futebol muito adulto.
Aliás, o Norton de Matos disse há umas semanas numa entrevista ao Record, que o Renato tem futebol para entrar de caras na equipa principal do Benfica, dentro de poucos anos.
O 3º é Cancelo. Ofensivamente, é espectacular. Falta-lhe trabalhar (e muito) defensivamente. Mas tem um talento incrível. Rápido, forte fisicamente, aceleração incrível, excelente tecnicamente, joga bem com os 2 pés, etc.
Há também a questão mental. E aí Bernardo mete Renato e Cancelo num bolso.
Depois há outros jogadores bem interessantes:
Gosto muito de 2 Gr's: Bruno Varela (1994) e André Ferreira (1996).
Dos centrais Fábio Cardoso (1994), João Nunes (1995), João Lima (1996) e Ruben Dias (1997).
Do pequenino Guga (1997), que é uma formiga no meio-campo e fez uma grande dupla com o Renato Sanches, ao serviço da geração de 96 (juvenis A – que foram campeões).
Guzzo (1995), que no seu 1º ano de júnior, foi várias vezes titular na equipa B.
O avançado João Gomes (1995), que, pelo físico e forma de jogar, parece um panzer germânico. Eheh
E claro, Gonçalo Guedes (1996), que é um extremo muito bom. Tem tudo. E muito forte mentalmente.
O Nuno Santos, júnior que veio do Rio Ave, e jogou no Porto, também é muito bom.
Mais ou menos isto. Ainda há outros bons jogadores, como Hélder Costa (extremo – mas aposto tudo em que como dentro de 2/3 anos está a jogar a lateral), Pedro Rebocho, Filipe Nascimento, Filipe Oliveira, Yuri Ribeiro e mais alguns.
Claro que nem todos darão jogadores de grande qualidade, mas potencial há. E muito. Basta ver que o Benfica foi campeão de juvenis e juniores, e domina as convocatórias de praticamente todas as selecções.
Aliás, não há potencial somente no Benfica. No Sporting continua a haver e no Porto também estão a aparecer bons nomes, se bem que atrás de Benfica e Sporting.
Jose Nuno Alves
Na generalidade estou de acordo com o que dizes.
Muitos de nós (treinadores de bancada) queremos ver os putos na equipa principal, mas nao estamos lá a semana inteira a ver o seu rendimento nos treinos.
Nao há-de ser coincidencia, esses pseudo craques nao vingarem quando saiem para clubes com dimensoes muito inferiores e no momento onde deveriam provar que foi por nao apostarem neles que nao chegaram à equipa A, acabam por dar razao a quem nao apostou neles.
Neste momento existe a realidade das equipas B, e a meu ver acho que deveria ser revista a forma como os jogadores evoluem.
Existem muito poucos jogadores que sao capazes de fazer a passagem de Junior -> Equipa B -> Equipa A de forma "directa". Só mesmo jogadores com talento e mentalidade excepcional o podem fazer(Bernardo Silva, por ex.).
Todos os outros na minha opiniao precisam de ganhar estaleca.
Ano 1
Com idade juniores ou primeiro ano de Senior podem jogar na equipa B. A equipa B, nao deve ter 40 jogadores como acontece neste momento com o Benfica para quem esta la, possa ganhar experiencia.
Ano 2
Hipotese 1, jogadores que superam as expectativas, e que mostram nivel para representar a equipa A sao promovidos à equipa A (descendo muitas vezes à Equipa B para manter ritmo, se nao forem chamados a jogar na equipa A)
Hipotese 2 ser colocados em equipas da primeira liga (teste de fogo), ou seja, ou evoluem e mostram que sao capazes de se impor em equipas de primeira liga com menor dimensao (exemplo do Melga, quando esteve no Paços) e podem vir a ser uteis para a equipa A, ou sao vendidos (se possivel com clausula de recompra).
Ano 3 – Os jogadores que vingaram em equipas da primeira divisao, voltam para a Equipa A (igual à hipotese 1 do Ano 2).
Para mim, com uma gestao deste genero, podia-se rentabilizar melhor a equipa B. Nao faz sentido jogadores fazerem 34 jogos na segunda aos 22, 23 anos para depois serem cedidos sem retorno. Como nao faz sentido jogadores fazerem 2 ou 3 temporadas na segunda liga, sem se ter nocao do real valor deles.
Obviamente, para que isto funcione, o JJ (ou seja quem for o treinador) tem de dar mais hipoteses aos putos e diminuir o numero de contratacoes de jogadores estrangeiros.
Pedro Almeida
Zapata, muito obrigado pela resposta.
Da geração de 94 para cima conhece-os relativamente bem e sim, concordo consigo, o Bernardo é qualquer coisa. Veremos é se terá espaço no plantel a médio/longo prazo.
Penso igualmente que, se jogarem bem na equipa B, tanto o Cancelo como o Bernardo Silva poderiam ser chamados para alguns jogos da equipa principal na taça de Portugal ou Taça da Liga. No entanto, uma vez que Jesus é um treinador pouco dado a rotações, não me parece que tal vá acontecer o que pode desmotivar os mesmos. Sei que são novos, mas com 19 anos já poderiam ter uma oportunidade de futebol de 1ª Liga. Que pensam sobre esta questão da rotação? Eu, por exemplo, preferia utilizar uma Taça da Liga como um meio de promover jogadores mais novos ou menos utilizados do que encará-la como uma competição "a ganhar".
Em relação aos jogadores de 95 e mais novos não os conheço de todo pelo que considerarei a sua opinião.
Cumprimentos
Rui Miguel Ribeiro
Zapata: Esqueceu-se do David Simão que vingou na I Divisão e do Miguel Rosa que tem uma chusma de clubes da I Divisão a lutar por ele.
Apesar de não o ter pedido, agradeço-lhe na qualidade de beneficiário a análise que nos deixou.
Bem haja!
Rui Sancho
Zapata, respeito o teu conhecimento da formação, aliás, o VM já te deu crédito por isso mesmo, no entanto tenho de defender aqui o outro lado da questão.
Ter talento não é tudo, mas é importante, depois, dos jogadores mencionados houve quem fizesse uma transição positiva para o futebol sénior:
Yartey por exemplo. Sai dos juniores para o Beira Mar, na segunda divisão e acaba por fazer alguma coisa. Na época seguinte é emprestado ao Fátima na segunda liga na primeira metade e depois ao Beira-Mar na primeira liga, na segunda metade da época. Jogou em ambas as divisões. No ano seguinte jogou no Servette onde pegou de estaca e marcou 8 golos. Bem bom para um jovem de 20 anos não?
Outro caso, David Simão. Fátima 2009/10 onde participou em mais de 25 jogos, no ano seguinte em Paços joga mais de 2000 minutos e é considerado o melhor jovem do campeonato… Se isto não é uma passagem de sucesso dos juniores para o futebol profissional então acho que só o Rooney é que se safava.
O caso do Miguel Rosa é frustrante, claramente tem futebol para a primeira divisão. Pode até não ter para o Benfica, mas já deu mostras de que merecia uma chance.
O Nélson, se conheces o trabalho dele nas camadas jovens nem sequer há qualquer dúvida… Para além disso estas a menosprezar o Mundial Sub-20 e as nomeações para Golden Boy e o prémio de segundo melhor jogador do Campeonato de sub 20. No Rio-ave competiu com o João Tomás…
Por outro lado, jogadores como Manuel Fernandes e João Pereira, sem empréstimos, sem estatuto de estrela nos juniores, chegam e ganham o seu lugar na equipa e construiram uma bela carreira, apesar de todos reconhecermos que pelo menos o Manuel podia ter ido mais longe.
Qual é o ponto que falha aqui? O Benfica. Manuel Fernandes não foi bem seguro como devia, era um jogador de top na época em que saiu, foi incrível em Inglaterra, e não o ter segurado foi um erro. Bem sei que ele fez birra, tal como o João Pereira, mas o Benfica, e os clubes em geral, já aprendiam a defender-se disso…
Voltando á questão central o que faz falta é um plano. Um verdadeiro plano de desenvolvimento de jogadores, não só da formação mas também todos aqueles que são contratados por terem potencial. Não concordo com o plano do Jose Nuno Alves, acho-o muito vago, mas creio que a aposta deveria passar por aí.
Jose Nuno Alves
Rui Sancho,
Tal como dizes o importante é mesmo o plano. Acredito que nao estejas de acordo com o meu plano, foi pensado a medida que escrevi o comentario e eu nao sou nenhum iluminado :)
A questao é que anda tudo aos pulos com os estrangeiros que sao contratados, com os putos daas equipas B e com as fornadas que saiem da formacao(essencialmente agora com os Sub20 e os S19), mas poucos pensam como se pode fazer de forma efectiva as transicoes (de Junior a Senior, de uma segunda liga a uma equipa que tem ambicoes a nivel Europeu).
Embora seja daquela informaçao que nao chega "ca fora", SLB e FCP devem criar um plano, para gradualmente contratarem menos la fora, promoverem mais e manterem o nivel.
Zapata
Rui Sancho,
Aqui a questão nem é tanto se se afirmaram na 1ª liga. É mais, ter talento/qualidade para jogar na equipa A do Benfica.
Luis Martins, Daniel Martins, Leandro Pimenta, David Simão, etc, chegaram à 1ª liga e, na minha opinião, não têm qualidade para o Benfica. Ou pelo menos para serem opções válidas.
O Miguel Rosa sim, poderia ter em anos passados. Mas, olhando para o actual plantel, não vejo onde pudesse jogar. É pena, era melhor que tivesse ele algumas oportunidades em vez de um Felipe Menezes, mas pronto. Estou curioso para ver o que fará na próxima época…
O Manuel, para mim, é jogador à parte. Já disse várias vezes aqui no blog que sou grande fã. Foi um porco com o Benfica e abandonou o barco quando a equipa precisava dele. É pena, sei que é bom rapaz e gosta do Benfica, mas quando a cabeça não dá para mais…
Quanto ao Nelson, foi dos jogadores mais fortes a passar pela formação do Benfica nos últimos anos. A questão é que, nos seus empréstimos, não mostrou nada de relevante.
Não dou grande importância ao facto de ter sido o 2º melhor jogador do Mundial Sub-20. Henrique foi considerado o melhor e fracassou no São Paulo, Granada e Sport. Agora está no Botafogo e é suplente. No ano de 2013, só jogou 9 vezes e foi titular em 2 jogos.
Aliás, o Nelson no Mundial Sub-20 jogou contra miúdos da sua idade. O fundamental num jovem é mostrar qualidade… quando joga contra mais velhos. É que contra os da mesma idade, é mais fácil se destacar. Exemplo disso são aqueles miúdos do Benfica ou Sporting que vêm da Guiné-Bissau e nos escalões de formação são uns autênticos pais dentro de campo, jogando contra miúdos com muito menos corpo. E isto foi algo que o Nelson sempre teve. Corpo. Que o levou a ter grande sucesso na formação. A nível sénior… que mostre trabalho.
Fracassou no Rio Ave, no Paços e no Corunha, que era das piores equipas da Liga Espanhola.
Gosto muito dele, e inclusive sou da mesma terra que ele, mas se quer ficar no plantel, tem que mostrar algo. Não tenho dúvidas que, caso na próxima época faça uma boa temporada (seja no Stoke, Rennes ou um Cardiff), volta logo ao Benfica em 2014-2015.
Quanto a um plano, as coisas estarão sempre dependentes da equipa B e das ideias do treinador da equipa A.
A equipa B é importante para dar um primeiro contacto com o futebol sénior.
O principal objectivo dos jogadores que lá actuam, é chegar à A.
Se não o conseguirem, o objectivo é saltar para a 1ª liga.
E há jogadores talentosos mas sem hipóteses de jogar na equipa A e que, após uma experiência na B do Benfica, saltam para a 1ª liga.
Luis Martins, o Djaniny que começou a época na B no ano passado, o Mvom que está a treinar na Olhanense, o Duarte que está no Paços, Leandro Pimenta…
Dou o exemplo de um jogador que me surpreendeu. Ivan Cavaleiro.
Na formação não dava nada por ele, inclusive chegou a ser dispensado para o Belenenses, mas na sua 1ª época como sénior, acabou por estar em bom plano na equipa B.
Passo seguinte: Empréstimo a um Gil Vicente, V. Setúbal ou Académica.
Ele tem características empolgantes para um extremo. Aparece bem em zonas de finalização, remate bem com os 2 pés, é bom tecnicamente, rápido, inteligente, etc.
Fundamental é: Caso seja emprestado a um clube da 1ª liga e não tenha sucesso, o Benfica não deve desistir dele.
Se, por acaso, fracassar e a sua 1ª aventura na 1ª liga não lhe correr bem e o Benfica não lhe der a mão… Então aí sim, a carreira dele começa a vir por aí abaixo.
FilipeA
E ainda há o brasileiro Diego Lopes que era uma grande esperança da formação encarnada que já vai para o 2o ano de empréstimo ao Rio Ave e se calhar vai ficar por ai…
FilipeA
Infelizmente não tenho grande tempo para acompanhar a formação mas fiquei maravilhado com os pormenores de Bernardo e Renato Sanches. Bernardo tem pormenores de craque e adoro ver um jogador jogar de cabeça levantada naquela posição. Renato faz lembrar o Manuel Fernandes mas com técnica mais apurada e menos capacidade fisica, mas isso trabalha-se. Veremos o que darão…
Rui Sancho
Jose Nuno Alves, não o estava a criticar, muito pelo contrário, aliás nem eu seria capaz de formular um plano desse tipo, apesar de toda a minha carreira como jogador de FM :D, mas creio que pelo menos algumas directrizes seriam importantes.
Zapata, mais uma vez não discordo do que dizes, a questão para mim é que eu não acredito muito em coisas como o potencial de um jogador, ou melhor, não acredito na definição que se tem de um jogador com potencial. Jeito para dar um pontapé numa bola todos eles têm. A evolução de um jogador e aquilo que define se ele pode atingir um bom nível ou não é o aspecto psicológico e eu acredito que isso pode ser trabalhado. Claro que vão ter sempre características diferentes, fisicas e técnicas e mesmo a nível de profissionalismo, tenacidade, vontade de vencer, são características inerentes á pessoa e que dificilmente são alteradas. Mas a tranquilidade em campo, o trabalho de equipa, as movimentações, tudo isso pode ser trabalhado.
Mas isto sou eu a divagar.
Quanto ao tal plano, mais uma vez, tenho uma visão diferente. Para mim esse plano não poderia estar dependente do treinador. No Benfica troca-se muito de treinador, estamos a atravessar uma invulgar fase de estabilidade agora, mas isto seria um projecto de longo prazo e logo não pode estar dependente do técnico, tem de ser uma imposição da direcção. Afinal de contas, se há objectivos em termos de competições, porque não estabelecer objectivos claros ao nível da formação?
Euclides!
Vocês Benfiquistas são muito mauzinhos com os miudos da formação, até mete impressão ler-se certas coisas…
e realmente dá para perceber o porquê da direcção e treinadores raramente investirem nos jovens…
o Nelson Oliveira é um jogador que em termos físicos é muito forte, não é tosco, tem bom remate e um bom nível de finalização, é um avançado que a jogar com regularidade marcaria 15 golos com alguma facilidade numa equipa do Benfica e que poderia evoluir o seu jogo a vários níveis (psicológico e táctico) se o clube acreditasse nele…
estar a emprestar jovens sucessivamente a clubes no estrangeiro ou em divisões secundarias é um tremendo erro, especialmente entre os 19 e os 23 anos, porque é nesta idade que eles precisam de saltar entre o que é a formação e o profissional de futebol, é neste periodo que fica definido o ADN do futebolista e a sua carreira (basicamente), é muito raro ver jogadores a explodir quando não conseguem ter nesta fase uma utilização e evolução constante…
mas os Benfiquistas continuam a ser mauzinhos, se aparece um jogador que dê uns toques e faça alguns brilharetes imediatamente o comparam a estrelas e fazem umas capas de jornais, mas depois não são pacientes e não lhe margem para errar, uma má temporada ou alguns maus jogos e imediatamente lhe cortam as pernas ou o futuro…
O Benfica tem apostado exageradamente em sul americanos, muitos deles não tem melhor qualidade que o jogador Português, ganham mais dinheiro, custam a transferir e na hora de serem vendidos também nunca valeriam tanto quanto um jovem nativo da formação que tivesse a ser utilizado e a evoluir…
Mas la está, cada um segue a politica que quer, a mim deu-me um gozo tremendo ver jovens jogadores do Sporting formados na minha equipa a jogar um futebol colectivo muito interessante e técnico, todos eles muito jovens e com muito futuro na Taça de Honra…
Olá John não é melhor que Ivan Cavaleiro (digo eu…) mas custou 8 milhões, ganha muito mais, e provavelmente vai acabar encostado…
Jará´s, kardec´s, moras e outros que tais não sao melhores que o Nelson Oliveira idem…
este Fariña é um bom jogador, mas o Sporting não pegou nele porque era demasiado caro para um jovem que poderia chegar a Europa, não se adaptar e além disso tem na formação jogadores "idênticos"
la está, o Benfica tem um centro de estágios, forma jogadores, mas a formação é um clichê, não é algo que o benfica ralmente aposte, tem jovens em escalões, mas não é para dar sequência ou verdadeira continuidade ao processo, é para ir entretendo, ganha-se aqui e ali alguns escalões, depois até dizem que ja estão a ultrapassar a formação do Sporting (piada.. só pode)
o Benfica não é um clube de formação (decididamente) um centro de negócios que anda a volta de empresários, investidores, um clube que tem urgência em ganhar e que faz da comunicação uma forma de ter os adeptos "crentes" e esperançosos nas vitorias, mas nem aí o Benfica se esforça por ter adeptos cultos e conhecedores, o target do benfica é mais ter o "adepto" bronco, que lê os jornal a Bola e que se entretem com artigos como o do Harramiz que saiu a dias…
enfim…
Rui Sancho
Euclides você até pode não estar errado, e até concordo um pouco na sua análise ao clube em si, mas isso é parte do seu adn e não é algo que se mude de um dia para o outro. Todos nós gostariamos de ver um Benfica cheio de Portugueses, mas eu seria incapaz de fazer um 11 de jogadores portugueses no Benfica actualmente.
Por outro lado discordo que emprestar os jogadores seja um erro. O Benfica tem responsabilidades e tem um plantel muito competitivo, não é possível integrar jovens assim do nada. Sim, isso tem a ver com a quantidade incrível de jogadores que o benfica tem sob contrato, mas sobre isso agora não há nada a fazer. Além disso, nessas idades o melhor para os jogadores é jogar, ficar no clube a aquecer bancos ou a jogar 1000 ou menos minutos por epoca não leva a lado nenhum.
E depois, o Sporting neste momento não é um exemplo. Tentou mudar a sua política e correu mal, muito mal, e foi isso que obrigou o clube a voltar à política anterior. Mas lá está foi a isso obrigado, e mesmo assim fê-lo mal. As contratações deste ano estão a ser um pouco descabidas, o futuro dos jovens não está a ser devidamente acautelado… etc. O Benfica tem muitas falhas, mas você enquanto adepto do Sporting devia estar muito mais para aí virado. Pode ser que o Maurício ou o Welder ou como se chama deêm num David Luiz..
LuisRafaelSCP
O problema é mesmo esse… muitos desses jogadores se tivessem sido apostas do Benfica, teriam certamente atingido um patamar superior! E até digo mais, há jogadores de qualidade que passaram pelas escolas do Benfica, mas que nem sequer chegaram a jogadores de futebol profissional por falta de aposta..
Rui Sancho
Aí estamos de acordo!
Zapata
Ou, se calhar, não valem é mesmo nada e não têm qualidade para jogar no Benfica.
Daniel Martins
Se o Jorge Mendes de facto intermediou esta contratação, então não é preciso dar muitas mais voltas à cabeça para saber qual a razão da vinda do Fariña.
tt
Acho que a contratação tem mesmo que ver com Carlos Martins. O Benfica não tem uma alternativa que seja um elemento forte na transição ofensiva e que possa ser alternativa a Enzo Perez. Carlos Martins não foi um flop como dizem, foi um jogador útil mas que esta em queda de rendimento obvio. Havia esperança numa evolução rápida de Andre Gomes mas o jogador precisa ainda de muita rotação por isso este ano vai andar entre a AA e a BB. Ruben Amorim é alternativa tanto a Enzo como a Matic, embora continue a achar que era importante pelo menos ter sinalizado um trinco com características mais defensivas (numa linha de sucessão…)mas parece que vai ficar assim fechado.
Farina é um jogador interessante na perspetiva do 4x1x3x2 habitual, digamos que pode ser o jogador que ira fazer o que Aimar ia fazendo em termos de papel.
A questão é que agora Andre Gomes fica mesmo empurrado para a B por falta de espaço e vai ser difícil afirmar-se rapidamente.
Sobre Bernardo Silva é demasiado cedo, o jogador tem um caminho a percorrer, este ano vai tentar jogar na B e nos juniores para o ano o plantel será diferente e certamente poderá surgir um espaço.
Acredito que vá sair Salvio, e por isso a entrada de Pizzi. Mas o objectivo devera ser esticar a corda, e se romper, tentar colocar Gaitan mesmo que por um valor mais baixo abrindo espaço e minutos para jogadores como Sulejmani ou Markovic que não podem de forma alguma ficar demasiado tempo no banco. Não faz sentido um plantel com Salvio, Sulejamni, Gaitan, Farina, Djurici, Markovic, Ola Jonh, Gaitan… já para não falar de Rojas ou Urreta que justificam minutos.
Ficamos a aguardar saber quem sai.
Rui Miguel Ribeiro
Para o Benfica era bem melhor sair Gaitan e ficar com Salvio e parece-me óbvio que Urreta tem de ir embora. O Rojas deve ficar na B. E ainda ficam 6. Isto se não surgir mais ninguém….
Filipe Cardoso
Em relação à aposta na formação. Não se esqueçam que FCP e SLB estão no pote 1 da Champions. Isto é, estão perto das melhores equipas do mundo. Sendo assim, dificilmente um jogador a sair da formação tem entrada no plantel. Há uma diferença de intensidade brutal. Só após algum tempo na B é que se pode apostar num jogador jovem.
Só os predestinados lá chegam!
PORTOCAMPEÃO
Matic, Ruben Amorim, André Almeida
Enzo Perez, André Gomes
Djuricic, Farina, Gaitan
Sendo que André Almeida pode jogar a lateral direito, Gaitán a extremo direito e Ruben Amorim em qualquer posição no meio campo.
Anónimo
Falam da necessidade de ter outro nº8 e que o Carlos Martins e o Andre Gomes não servem.
E o Ruben Amorim? É escuro?
Quanto a Fariña, mais um argentino para a cancha.
Miguel
FilipeA
Não entendo muito bem esta contratação por parte do meu clube nem este aproximar de relações com o empresário Jorge Mendes, que ainda há bem pouco tempo demonstrou numa escuta telefónica como são preparados os "desvios" de jogadores do SLB nos bastidores… enfim vá-se lá perceber certas coisas. Tudo bem que o homem tem o poder que tem no mundo do futebol mas há que saber se parar as águas!
Fariña não acrescenta nada ao plantel do SLB, a não ser que ainda haja muitas mexidas no plantel e ainda para mais sabendo que em principio Pizzi (outro representado pelo tal) vai assinar também pelo clube. Pizzi ainda se pode perceber, sendo português com grande capacidade e margem de progressão e talvez uma boa oportunidade de negócio (o mais negativo é mesmo o empresário que a meu ver não deveria ganhar nem mais um cêntimo do meu clube), mas mais um médio?! E um DE de qualidade, não? e um DD de qualidade, não? Sim porque Cortez parece-me mais do mesmo (espero estar enganado) e Silvio não vai ser o que precisamos durante toda a época. E já agora um médio defensivo, e um PL (pois cardozo não deve ficar…), não?
Ai Benfica, Benfica…
FilipeA
Já agora alguém sabe se o SLB ficou com o Diogo Rosado?
Zapata
Não ficou. Inclusive já disputou uns amigáveis pelo Blackburn.
Fábio Teixeira
Se for para jogar a "8" acaba por ser um bom investimento. Caso contrário, deverá significar a saída de Gaitán, a meu ver.
O Benfica precisa urgentemente de um "backup" para Matic, e não vou falar das laterais, porque mesmo que as tenham reforçado, continua a ser o ponto fraco da equipa.
Euclides!
O Matic é um jogador que se tem revelado bastante unico em termos de jogo, não vejo por aí muitos "back up´s" a nível europeu
só um jogador como o Matic é que permite ao Benfica jogar actualmente com este sistema tendo ao lado um jogador como Enzo Perez, por exemplo com outro jogador ao lado, o meio campo do Benfica iria imediamente ter dificuldades, quer a criar ou a destruir jogo, porque o Matic funciona quase como um pivot, jogador forte a recuperar com complexão fisica (alto) e depois é também um barómetro no meio campo pautando o jogo…
Muito complicado, é raro este tipo de médio no futebol actual (por isso é que andam tantas equipas interessadas)
Carlos Atalaia
A política desportiva do Benfica continua a ser muito difícil de explicar do ponto de vista lógico. Não vale a pena acrescentar muito aos comentários anteriores, que já disseram tudo.
Só quero dizer isto: é desolador verificar que os dirigentes do Benfica ainda não perceberam como se faz uma equipa vencedora. O que me leva a pensar que a época 2009/2010 foi uma espécie de acidente de percurso, mas positivo. Uma equipa vencedora faz-se, tal como aconteceu nessa época, com um plantel de 11 jogadores muito bons e 4 ou 5 alternativas de nível próximo.
Não faz sentido nenhum ter um plantel de 25, com 23 bons e dois maus. Para depois um deles ser titular absoluto e o outro ser suplente utilizado várias vezes. São os erros destes Artures, Melgarejos e Rodericks que custam os títulos a plantéis cheios de craques.
Gaitán, Markovic, Ola John, Salvio, Sulejmani, Djuricic, Pizzi, Fariña, Urreta, Cardozo, Lima e Rodrigo. Admitindo que saem 2 ou 3, continuam a ser demasiados jogadores, ainda por cima se tivermos em conta que quase todos fazem várias posições. E ainda há Nelson Oliveira e Rojas, que para 3º avançado e 4º extremo chegavam bem.
Bruno
Tópico: "Sporting fez proposta pelo médio Luis Fariña"
1º "O Farina foi oferecido ao SLB e SCB mas eles rejeitaram porque não tinha qualidade, seria muito mau agora ir para o Sporting"
2º "Inácio.. comissões, comissões everywhere, etc, etc, bla bla bla whiskas saquetas.."
3º "Não é melhor que Labyad.."
4º "O empresário anda a tentar colocar o jogador em Portugal. Dá-lhe Inácio!"
…
Tópico: "Fariña (admitiu que o Sporting estava a negociar o seu passe) pode reforçar o Benfica"
1º "Até ficava doente. No Sporting era ouro, no Benfica está tapadíssimo."
2º "Mais um. Já que o Bruno e o Inácio não sabem negociar nem têm dinheiro.." bla bla bla, o resto é igualmente cómico.
3º "Se vier para o SLB, não compreendo.."
4º "Fraquíssimo. Espero que não passe de um rumor."
5º "Desnecessário.."
6º "Cheira-me a barrete.."
Tópico: "OFICIAL: Luis Fariña no Benfica até 2018"
1º "..bom jogador.."
2º "..tanto médio/ e defesas.."
3º "..cheira-me a barrete.."#2
4º "..não percebo esta contratação../.. nem a aproximação a JM.."
5º "..péssima gestão.."
Acho graça a estes pseudo Sportinguistas, isto está aqui material para dezenas de "memes". Não pus os nomes dos autores dalgumas obras de arte para não ficarem corados.. hehhe.
Ah, e não precisam de comentar este post a pedir desculpa, afinal, qualquer imbecil com um PC com acesso à Internet pode dizer as barbaridades que lhe apetecer que não acontece nada. Esses, certamente trabalham na campanha de apoio ao BC nos blogs e facebook.. ohh wait?!??
SL!