Estamos na fase das transferências, a preocupação principal dos clubes (e adeptos) é definir os plantéis com a entrada e saída de jogadores, mas pensar apenas no agora e ignorar o futuro pode ser fatal. Neste âmbito, até porque é um assunto que está directamente relacionado com este defeso (em casos em que a renovação é impossível é preferível vender já do que deixar sair daqui a um ano a custo zero), importa destacar os principais elementos da Liga que estão no último ano de contrato e deviam merecer desde já uma maior atenção por parte das suas equipas (daqui a 5 meses e meio podem assinar livremente por outro emblema, apesar de só poderem consumar a transferência no final da época).
FC Porto: Helton, Lucho, Sereno, Fucile, Atsu, Fernando e Castro;
Benfica: Rúben Amorim;
Sp. Braga: Elderson, Alan, Paulo Vinicius e Hélder Barbosa;
Sporting: Bruma, Evaldo, Onyewu, André Santos, Diogo Salomão e Boulahrouz;
Paços de Ferreira: André Leão e Caetano;
Marítimo: Heldon e Danilo Dias;
Nacional: Diego Barcellos e Mateus;
Benfica: Rúben Amorim;
Sp. Braga: Elderson, Alan, Paulo Vinicius e Hélder Barbosa;
Sporting: Bruma, Evaldo, Onyewu, André Santos, Diogo Salomão e Boulahrouz;
Paços de Ferreira: André Leão e Caetano;
Marítimo: Heldon e Danilo Dias;
Nacional: Diego Barcellos e Mateus;
PS – Rúben Semedo tem contrato com o Sporting até 2017



71 Comentários
RR
Lucho deve sair para ir acabar a carreira na Argentina. Helton igual mas para o Brasil. Fernando é a mesma história de sempre…Cheira-me que o Porto está refém dele por ser tão importante…mas suponho que vá ter um ano para encontrar suplente par aalguém que irá certamente sair a custo 0…Erro crasso. Atsu é dispensável quando se tem Kelvin e Iturbe. Mas a custo 0…erro…perdoável. Castro irá renovar sem dúvida nenhuma.
Paulo Almeida
helton e lucho concordo que deverao voltar aos seus paises no fim da epoca, sereno deve rescindir ou ser vendido neste defeso, fucile tambem nao devera renovar, castro deve renovar em breve, atsu tem que ser vendido – o ideal era o porto ficar com metade do passe – e fernando é o mais complicado, e fundamental no porto, mas se paulo fonseca inverter o triângulo ele "perde protagonismo" e dez o porto nao pode deixar fugir cerco de dez milhoes.
José Ferreira
Duvido muito que Lucho volte a Argentina para terminar a carreira, a mulher e o filho são portugueses, no Porto ele está em casa, penso que deverá terminar a carreira aqui mesmo. Já Helton deverá regressar ao Vasco da Gama para terminar a carreira e dedicar-se depois à sua música. Fernando ou renova ou sai esta época, nunca sairá a custo zero, Atsu deve sair também esta época, ou então fica 1 ano sem jogar encostado na equipa B e depois sai a custo zero. Castro é para renovar.
André Lopes
Helton será o Julio Iglesias brasileiro!
Vitor Carneiro
Lucho vai acabar a carreira no FCPorto!!!
Vitor Carneiro
Lucho acaba a carreira no FCPorto!!!
Ricardo
Não percebo como é que o Sporting está a lançar o William Carvalho, Semedo, Salomão e André Santos quando só tem mais um ano de contrato. Esta direcção fala do Bruma (processo onde demonstrou muita incompetência) mas ainda faz triplamente pior.
Rodrigo
Calma, certamente que se ficarem no plantel principal os seus contratos serao renovados. Em relaçao ao Sporting, parece-me que apenas os contratos de William Carvalho, Semedo, Bruma e Wilson Eduardo (este ainda tenho duvidas) deveriam ser renovados, uma vez que os restantes nao podem acrescentar nada no presente nem no futuro do clube.
Pereira
Sim porque o André Santos e o Salomão daqui a 1 ano vão sair por 30 milhões cada 1.
O Sporting não esta a lançar ninguém pois ainda vamos na pré-época e tenho quase acerteza que nenhum deles ficar no plantel tirando o Salomão.
Ricardo
Por essa Calma é que perdemos o Bruma e Ghilas esta incompetência toda fez com que quando fomos tentar renovar com o Bruma e comprar o Ghilas já eles estavam perdidos. Temos de funcionar em antecipação e não estar à espera que as coisas aconteçam. Inácio é muito incompetente.
JTeodoro
Veja a diferença, Bruma é um sub 20 que fez um grande mundial e que tem meio mundo atras dele, qualquer um desses que o Sr mencionou ninguém os quer, se nem no depor eram titulares o Sr. tá com medo que chegue alguém e os leve? Adorava que isso acontece.
Rodrigo
Sim e verdade isso de funcionar em antecipaçao, mas ate se definir o plantel principal nao ha razao para alarme em relaçao as renovaçoes de William, Wilson Eduardo, etc. A questao do Bruma como sabe e bem diferente e a culpa e mais da anterior direcçao do que desta, ja que ai sim o lançaram na equipa principal em competiçao e a partir dai seria dificil conseguirem uma renovaçao dentro dos parametros financeiros do clube.
JTeodoro
Meu caro, o Sr fala que perdemos o Ghilas, mas diga me uma coisa, alguém o obriga a fazer o que o Sr. não quer? Nenhum jogador que tenha a possibilidade de ir para o FCP ia escolher o SCP, seja consciente. O jogador é que escolhe para onde vai, relembre o caso Kleber onde o SCP tinha feito uma proposta mais vantajosa e o jogador foi para o FCP.
Gabriel
O objectivo é reduzir a massa salarial. Não se vai renovar contratos sem se decidir primeiro se os jogadores ficam no plantel ou se poderão lá chegar a curto prazo. De resto, o potencial de cada um desses é muito inferior ao de Bruma. Já agora, não sei o que vários adeptos do Sporting conseguem ver no Salomão…
JTeodoro
Salomão tem 25 anos, temos miúdos de 20 anos bem superiores a ele, tirando william carvalho e semedo que desconheço e o caso bruma, dos restantes os unicos que provavelmente deixaria no plantel seria o André Santos e Wilson Eduardo.
Pedro Vieira
Rodrigo concordo consigo.
Apenas William Carvalho Semedo e Bruma vale a pena renovar. Andre Santos e Wilson Eduardo depende. Se ficarem no plantel sim. Se não, vende-se já
LuisRafaelSCP
Está a comparar o caso de uma promessa desde os 12/13 anos como Bruma, com os tubarões de olho á vários anos com o caso de Wilson Eduardo que aos 23 anos ainda não se impôs sequer para ficar na equipa principal? Vale tudo para tentar formas de criticar a direcção..
Hortalica
o Sporting a semana passada renovou com 5 jogadores, Zezinho, Mica, João Mário, Ricardo Esgaio e Luís Ribeiro. Esses devem ser os que se seguem, certamente esta semana ou na próxima.
Caso este ano não despachemos o Evaldo, Oguchi e boulahrouz ao menos é o último ano de contrato.
O Salomão pelo que tenho lido, está a desapontar, acho que Viola merecia muito mais que ele oportunidade na equipa A. O André Santos dos médios defensivos deve ser o pior.
luis_caixinha
Ricardo, o sporting ainda tem 5 meses para renovar contratos, provavelmente estão atirar conclusões nesta pré-epoca para depois sim investir nos jogadores.
Quanto ao porto parece-me que o fernando vai ser mais um caso paulo assunção, adia a renovação e depois sai a custo zero.. vamos ver.
José Ferreira
Paulo Assunção não saiu a custo zero do FC Porto por ter terminado contrato, Paulo Assunção tinha contrato por 1 ano com o FC Porto quando saiu. Após uma conversa do Paulo Assunção com o Rui Costa no final de um Benfica-Porto é que começou toda a polémica com o Paulo Assunção que rescindiu com o FC Porto ao abrigo da Lei Webster, sendo que o Paulo Assunção pagou ao FC Porto para sair.
Gonçalo
Uma pessoa próxima do Domingos Soares de Oliveira já me garantiu que o Fernando vai substituir o Matic no Benfica, o sérvio daqui a 1 ano sai por 35 milhões e depois entra o Polvo de bola. O Atsu, Ruben Semedo, Bruma e William Carvalho também devem assinar pelo Benfica.
amadeuvilla
Atsu, Bruma e Fernando no Benfica? Não me parece que o Benfica seja capaz de competir com Chelsea pelo Bruma. Atsu ainda me acredito. Agora Fernando é que acho quase impossível.
jose ribeiro
Está certo disso?
bibooporto
hahha :D o Fernando quer saír do Porto (melhor clube portugues) para ír para outra liga e respectivamente á seleccao, e ía para um clube pior (que nao ganha nada) como o benfica ? Ia de cavalo para burro, é o que faz jogar muito FM
Euclides!
Este comentário deixa bem patente o lirismo do típico adepto do Benfica, e as fantasias que faz relativamente aos jogadores dos Rivais…
vai tudo assinar pelo Benfica…
patético.
Ricardo Ricard
Comentário patético…Mais patético é o Sr. Euclides vir falar em lirismo e em fantasias…Quando é um exemplo gritante disso mesmo
Rabensandratana
Gonçalo, pelo andar da camioneta para o ano o SLB fica com 150 jogadores ligados ao clube.
Sebastião das iscas
Para o benfica so vão servios agora, por isso atsu e fernando ñ devem assinar.
O atsu vai para inglaterra, o fernando talvez para um monaco ou inter.
Helton e lucho(mulher e filhos portugueses) devem renovar.
O bruma em portugal a optar entre benfica e porto aposto a minha mão direita como escolhia porto com contratos iguais.
Vasco
Acho que o Domingos Soares de Oliveira também mencionou o Ronaldo… mas o fenémeno que agora tem 90kg. Acho que é para a baliza para ver se sofrem menos golos. Isto há com cada lirico!
Zapata
Tantos inteligentes…. Que nem uma ironia perceberam.
amadeuvilla
Castro "coração de dragão" renova. Atsu não de certeza, ainda vai a custo zero( mau negócio). Helton e Lucho podem renovar, adoram o clube e a cidade, mas também podem ir embora.
Fucile depende muito desta época. Fernando e Sereno é para dispensar, por motivos diferentes. Fernando porque ter jogadores contrariados, nunca é bom, ainda para mais, um jogador como Fernando, que faz uma publicação no Facebook quando tem contrato com o Porto. Na primeira época de Vitor Pereira o balneário estava dificil por isso mesmo, era o Guarin, o Alvaro Pereira, etc… Sereno simplesmente não tem qualidade.
O Sporting precisa de renovar muitos contratos para não acontecer o que aconteceu com Bruma.
ILLUMINATOR
Os casos mais graves (por ordem) são os de fernando, bruma e atsu! O fernando se sair a custo 0 vai ser um péssimo ato de gestão; a novela bruma já não precisa de mais palavras…; o atsu acho que vai ficar um ano de repouso.
Os jogadores com um ano de contrato no sporting vão todos renovar exceto os dispensados.
JMFL
No caso do Ruben Semedo, ele nem sequer deveria estar integrado em qualquer equipa senior do SCP. É um miúdo ingrato que manifestou há relativamente pouco tempo que é adepto do benfica, e que nunca ambicionou chegar à equipa principal do Sporting Clube de Portugal. Apenas está na formação do Sporting, porque reconhece que é melhor que as demais. Relativamente aos restantes casos no Sporting, penso que deverão estar à espera do feedback do Leonardo Jardim, para definirem prioridades no que diz respeito a renovações.
KingLeao
Ele tinha 15 anos, deixe-se la disso!
Zapata
Não tinha 15, mas sim 17. Isso foi há menos de 2 anos.
Pedro
No Sporting é renovar com william, Semedo, André, salomão e talvez o wilson dependendo do resto da pré epoca
Pedro
Renovar com o André Santos e Salomao? obvio que nao, jogadores banais
Rodrigo
Relativamente ao meu clube, parece-me que sera urgente renovar com William Carvalho e Wilson Eduardo se ficarem no plantel principal, Bruma era bom que renovasse, mas esta dificil, enquanto que Semedo e um jovem com potencial e como tal tambem lhe deve ser proposta a renovaçao.
Por outro lado, os restantes jogadores nao acrescentam nada no presente e no futuro e deve-se deixar que saiam, se possivel ja neste defeso.
O FC Porto tem um caso bicudo com o Fernando, ja que e uma pedra basilar da equipa e nao sera facil a sua perda, sobretudo a custo 0. Veremos se o Polvo renovara ou se saira mesmo a custo 0 para um grande clube do futebol europeu. Helton e Lucho devem sair no final da epoca para acabarem as carreiras nos seus paises, enquanto que Castro devera renovar. Ja o Atsu e um jogador que deveria ser vendido porque ja expressou varias vezes que quer sair. Fucile e Sereno devem igualmente sair no final do contrato.
No Benfica ha a questao do Amorim que deve renovar, enquanto que em Braga os 4 devem sair no final do contrato, sendo que o Helder Barbosa podera abandonar o Axa neste defeso.
Por fim, no Paços de Ferreira, Nacional e Maritimo existem jogadores interessantes em final de contrato e que poderao ser uteis no futuro aos clubes grandes do futebol portugues, especialmente Braga e Sporting. Entre estes parece-me que Andre Leao e Danilo Dias sao os jogadores com mais potencial.
Pedro
Alguém sabe quando é que o Ponde, Chaby, Tobias Figueiredo e Mané terminam contrato?
Rodrigo
Ponde e Mane e 2015, Chaby 2016. Tobias nao sei.
Pedro
o do Mané termina daqui a uns dias e nao em 2015
PedroFerreira
Daqui a uns dias? Realmente os representantes são os mesmos do Bruma por isso nunca se sabe :P
Rodrigo
Se acha isso porque e que perguntou?
Pedro Vieira
Mane já não foi para a Belgica?
Jesus
Temos que renovar rápidamente com o Rúben Semedo porque é um central com bastante potencial de resto jogadores como Andre Santos,William Carvalho,Boulharouz e Evaldo não fazem falta.O Salomão não sei gostei de vê-lo mas apesar de dar ideia de ser novo já tem 25 anos,o Onyewu nunca percebi o porque de ter sido emprestado até á lesão foi dos melhores centrais do campeonato um dos poucos que conseguiu anular o Hulk por completo mas tem um salário muito alto por isso era tentar vende-lo por cerca de 1/2m já era bom.O Wilson Eduardo nunca gostei dele mas talvez dar-lhe uma oportunidade e se fizer uma época boa era renovar.
Rabensandratana
Espero que o FCPORTO consiga vender o Atsu por 4M, renove com o Castro e com o Fernando (o brasileiro tem de ser um dos mais bem pagos do plantel, ele merece, caso contrário sairá a custo zero), Lucho no final da época pode sair a custo zero, já deu muito ao FCPORTO e espero que termine a carreira em grande num bom clube da Argentina.
Bruma, cá para mim irá para o Chelsea, Mourinho é um confesso admirador das características do guineense.
Penso que o Rúben Amorim renovará pelo SLB.
LuisRafaelSCP
Alguns jogadores interessantes…
Porto: Helton penso que fará a ultima temporada; Lucho deverá renovar por mais uma época; Sereno sai a custo 0; Fucile renova; Atsu sai agora, ou no fim da época a custo 0; Fernando igual a Atsu; Castro renova;
Ruben Amorim: Tenho dúvidas, talvez vá sair já neste mercado.
Braga: Alan renova mais uma época; Paulo Vinicius, Helder Barbosa e Elderson penso que são vendidos neste mercado.
Sporting: Bruma não arrisco prognósticos…; William Carvalho, Ruben Semedo e André Santos renovam; Wilson Eduardo e Salomão acredito que será consoante o rendimento ao longo da época; Evaldo, Onyewu e Boulahrouz dispensados, saiem nos próximos dias;
Paços: André Leão sairá para um campeonato "menor" mas a receber bem; Caetano renova;
Marítimo: Heldon e Danilo Dias devem renovar;
Nacional: Claudemir e Diego Barcellos renovam; Mateus tem mercado, poderá sair já.
Rodrigo
Isso de consoante a epoca nao e bom e vejamos o caso do Bruma. Assim que o plantel principal esteja definido devem ser efectuadas as renovaçoes dos jogadores que interessam, sendo que destes que o VM referenciou nao acredito que todos fiquem a trabalhar com o Jardim.
LuisRafaelSCP
Mas é uma incógnita por exemplo a valia que o Wilson pode ter na equipa principal.. faz sentido renovar já e depois ao longo da época ver-se que afinal foi um erro? É sempre complicado estas situações…
Bruno
O Rubén Amorim renovou este mês com o Benfica até 2018.
E ainda bem.
PedroFerreira
William carvalho e Ruben semedo estão a mostrar ter bastante qualidade, mas nenhum dos casos é comparável ao do Bruma. Pelo que vi de william no jogo com o tourizense e pelo que tenho lido dos restantes na imprensa parece que pode vir a ser uma bela surpresa. LJ fará a sua avaliação, mas penso que apenas 3 desses jogadores do Sporting renovarão…
Kacal
No "meu" Porto, Helton deve sair para regressar a "casa", ao Vasco, no fim da época, Sereno e Atsu também devem sair a custo zero, Lucho ainda deve renovar por mais uma época, Fernando deve sair agora para encaixarmos algum dinheiro e Fucile e Castro vai depender, se jogarem pouco esta época e tiverem poucas oportunidades e "aposta" neles, talvez, queiram sair a custo zero, isto é o que eu acho que vai acontecer, mas, espero que Fucile e Castro renovem (por mais 2 ou 3 anos), Lucho (renove por mais 1 e que seja o seu último ano como jogador no Porto) e que Fernando (ou renove ou saia este ano por 15/20 Milhões), Sereno e Atsu não são imprescindíveis e por isso o Porto devia tentar fazer algum dinheiro com eles este ano ou senão vão sair a custo zero. PS: Ruben Amorim já assinou novo contrato até 2018, com o Benfica.
MNL
Como adepto/sócio do SCP só tenho a dizer o seguinte:
Evaldo, Onyewu e Boulahrouz finalmente terminam contrato, mas espero q sejam despachados já este ano.
Wilson Eduardo, Salomão e Andre Martins estão em avaliação e precisam de mostrar/ confirmar competências. Até agr tem mostrado atitude e isso num ano de transicção é importante, mas é preciso mais.
William Carvalho na minha opinião merece pelo menos renovar por 2 anos, só tem 21 anos. Fez mto jogos o ano passado na belgica mas acho q ñ tinha nada a perder fazer alguns jogos pelos B.
Rúben Semedo é uma incógnita. Já o vi fazer coisas boas, como já o vi a ter paragens cerebrais inexplicáveis. Em Setembro/Outubro terei opinião mais bem formada.
Dos outros jogadores referidos só Atsu acho interessante
Ricardo
acho que querias dizer andre santos em vez de andre martins.
eu nem sei é se o ruben semedo vai querer renovar tendo em conta que ja afirmou em publico que é benfiquista e que estava no sporting "por agora"
MNL
Qto a Bruma espero q seja confirmada a duração do contrato, q o SCP ñ aceite a sua integração e peça o valor indemnizatorio inscrito no contrato, ou seja, 30M€.
Espero portanto q arranje um clube q lhe pague bem, q Baldé faça mto dinheiro em negociats ou o clube para onde for se chegue à frente com a guita.
sousa
Juízo…é o que parece faltar.
FT
Diga me uma coisa… Mas será que o seu representante algum dia iria pagar 30M? É que se isso acontecesse, ele rescindiria contrato alegando alguma coisa, e o que é que iria acontecer o Bruma? Iria ser preso por nao ter essa quantia?
Isso nunca irá acontecer
SL
MNL
ñ?! pq? os contratos ñ são para ser cumpridos?
os regulamentos são claros e caso Bruma veja negada a sua intenção considerar o contrato nulo o SCP está no seu direito de alegar q o jogador pela forma d agir rescindiu o contrato injustificadamente.
Há imensos casos em q os clubes foram indemnizados devido à rescisão unilateral e injustificada de contrato. Miguel, foi por exemplo o principio do fim de Paulo Barbosa (alguém ainda se lembra dele?). Nesse caso quem pagou foi o Valência 7,5M€.
O mais rebuscado e improvável foi o de Mutu. Em q o Chelsea rescindiu o contrato, devido ao consumo de drogas, pediu indemnizam e teve direito à mesma. 14 Milhões de Euros foi a punição que o jogador foi obrigado a pagar. Além disso o Chelsea à pc tempo deu entrada com um pedido para ser compensado pela Juventus, com quem o jogador assinou posteriormente.
Considera assim tão despropositado pq, é novidade?
Infelizmente o contrato vai ser considerado nulo certamente, o Sindicato de jogadores e os amigos de PdC da Liga de clubes vão tratar disso. Caso contrario queria ver como é q Bruma se ia arranjar.
Se eu gostava q acontecesse gostava. Se é exequível? Ñ! Estamos em Portugal…. certamente haverá alguma coisa no contrato assinado por Bruma, com o SCP, inconstitucional. O status quo está de pedra e cal.
MNL
O Representante é Bebiano, antes era Zahavi. Mas Bebiano esse está off the hook pq é advogado.
Baldé é Tutor de Bruma. E tb ñ seria a primeira vez q um tutor seria "entalado".
Se há coisa q tenho a certeza, ainda para mais tratando-se de dinheiro, é q o Armindo se visse a via andar para trás ia tentar sacar um coelho da cartola.
Se a coisa correr mal, quem é o lado mais fraco? Se encontrar o lado mais fraco sabe onde a corda vai partir… e encontra o coelho.
Tigre
O Sporting que seja esperto e que dê o Salomão e Wilson Eduardo ao Rio Ave em troca pelo Hassan, o Salomão e Wilson são maus demais nunca vão ter um nível para o Sporting.
Não percebo como é que não meteram o boulahrouz e onyewu no pacote do Schaars, isso sim tinha sido uma transfer.
FT
Claro, preferiram incluir o Arias e agora buscar um brasuca qualquer, que nunca ouvi falar, de certeza nem é lá grande pistola, vem emprestado, e ainda é mais caro que o Arias a nivel de salarios…. Salvador da Patria, BdC, no seu melhor hahaha
SL
P. C. Campos
Está aqui uma boa shortlist para, por exemplo, o SCP trabalhar:
André Leão, Claudemir, Danilo Dias são elementos que ganham menos nos clubes onde estão e gostariam de passar a jogar num clube maior.
De resto, os que vão fazer parte do plantel principal irão renovar os outros não. Não há dinheiro para manter quem não vai ser utilizado.
Bruno
Falando do que me interessa, do Sporting:
Dispensar: Ony, Evaldo, Boula.
Chutar para canto: Bruma, Semedo.
Renovar com os restantes.
André Leão era muito bem visto.
SL!
Tiago Vieira
VM, tenho a impressao que o Ruben Amorim renovou recentemente…
André P.
Segundo Cátio Baldé em declarações já depois do rebentar do caso Bruma, o Rúben Semedo já renovou com o Sporting. Dizendo que foi desde essa renovação que começou a desconfiar da nova direcção do SCP. Cátio Baldé: "o Rúben Semedo, que até tinha propostas de Inglaterra, mas renovou por acharmos que havia um bom projeto para ele no Sporting". As constantes declarações contraditórias deste senhor não me deixam descansado quanto a ter renovado, mas que ele afirmou que já tinha renovado afirmou.
Nuno
Algo de estranho se passa no Porto…
Fernando não renova, Fucile é emprestado, e agora volta (e em teoria para ser opção) no seu último ano de contrato? Não é comum o Porto ter como primeiras opções jogadores em fim de contrato.
Antes que pensem que estou a insinuar que o PdC está senil ou que o Porto está em decadência, ressalvo que apenas estou a indicar um facto que foge è filosofia do clube, nada mais.
No caso do Sporting, destaque para Evaldo, Onyewu e Boularouz, que em fim de contrato, o mais certo é serem dispensados (ou seja, pagar para saírem). Os restantes jogadores da lista, tenho dúvidas que possam ser mais-valias, embora o André Santos tenha qualidade (mas pouca intensidade) e o Salomão sempre me tenha deixado com o pé atrás… já o bruma, ao que dizem, não tem contrato com o Sporting e é jogador livre. Li isso algures, e o Catio Balde confirmou
Fábio Teixeira
Do FC Porto só estou preocupado com a intransigência da renovação do Fernando. Hélton e Lucho deverão fazer os seus últimos anos na Invicta e depois rumarem aos seus países. Sereno é para colocar já este ano, Fucile e Castro são bons suplentes apenas e Atsu denota-se contrariado e quer sair – tenho pena, mas quando é assim não há nada a fazer.
No Sporting, Bruma está de saída e os únicos que vejo serem capazes de ficarem com o plantel são Wilson Eduardo e, quiçá, André Santos.
Quanto ao resto, apenas destacar André Leão, que para mim, é um jogador "à Porto" e gostava imenso de o ver no elenco portista.
D_scp
O Semedo já renovou. O Cátio ja andou a chorar pelas comissões.
Luis Navalhas
VM o Ruben Amorim renovou no dia do 1º amigável, até 2018
nando
Vou falar só do meu Sporting pois dos restantes jogadores dos outros clubes, tirando a Atsu mais nenhum me interessa.
E no meu Sporting espero bem que renovem o mais rápido com o Rubem Semedo e o Willian Carvalho. Não incluo aqui o Bruma porque as coisas estão muito feias mas, no entanto, também é para renovar.
Wilson Eduardo e André Santos são 2 casos a pensar e tudo depende se venham ou não fazer parte do plantel, enquanto os restantes "obrigado por terem representado o Sporting, mas chegou a altura de dizer adeus".
Em relação ao Atsu, como se encontra em litígio com o seu clube, como este tem que dar um jogador ao Sporting, a soluçao para o caso pode muito bem estar por aqui.
CSM
No Maritimo como todas as temporadas a jogadores importantes em final de contrato. Esta epoca acabam contratos de 7 jogadores:
Sami
Heldon
Danilo Dias
Marcio Rozario
Briguel
Luis Olim
Marafona
Penso que Danilo,Marcio,Luis,Briguel e Marafona renovam mas Heldon e Sami acho que nao. O que pensao?