Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga portuguesa obriga à perfeição, FC Porto só perdeu 1 jogo nos últimos 3 anos, Benfica esteve 13 meses sem perder

O campeonato português, nos últimos tempos, “tem” apenas dois nomes: FC Porto e Benfica. Os dragões só perderam uma partida em 3 anos, os encarnados estiveram 13 meses sem conhecer o sabor da derrota (perderam apenas frente ao FC Porto na última jornada), e Portugal não conhece outro campeão, para além destes dois emblemas, desde 2001/2002 – altura em que o Sporting conquistou o título pela última vez. Estamos perante uma bipolaridade enorme e onde fica claro que os rivais ou atingem a perfeição ou tão cedo não vão conseguir ombrear com águias e dragões.
Chega a ser ridículo constatarmos que o Porto em 3 anos só perdeu 1 jogo. Mas isso traduz bem a realidade do nosso futebol. Temos assistido a um quase passeio por parte de águias e dragões na I Liga, sendo que a competição é muitas vezes decidida, salvo raras excepções, nos duelos que envolvem estas duas formações. A facilidade com que superam obstáculos e atingem uma superioridade pontual e exibicional abismais, colocam a Liga portuguesa como uma das menos competitivas, sendo que é quase impossível assistirmos à vitória de um chamado “outsider”. Com o Sporting num péssimo momento a todos os níveis (financeiro e desportivo) e com o Braga – depois de ter sido o grande rival do Benfica em 2009/2010 – com alguma dificuldade para manter alguma estabilidade (factor determinante) e regularidade de resultados, é cada vez maior o fosso em relação a águais e dragões. 
Esta bipolaridade também é visível em muitos outros campeonatos europeus, como por exemplo em Espanha (Real Madrid e Barcelona) ou Alemanha (Dortmund e Bayern Munique), mas em nenhuma dessas ligas há este tipo de facilidades (equipas só com uma derrota em 3 anos). A diferença de orçamentos explica muito mas não tudo. Sendo certo que Benfica e Porto apresentam orçamentos estratosféricos para o nível da nossa Liga, a verdade é que a maturidade competitiva, a boa política de transferências (Benfica e Porto além de contratarem bem, todos os anos realizam encaixes significativos, ao contrário do Sporting que raramente vende 1 jogador acima dos 15 milhões) e inclusive a própria atitude (sentir-se “grandes” perante os outros), ajudam a explicar estas diferenças. Veremos o que acontece no futuro, mas é cada vez mais evidente que ou Braga e Sporting atingem a perfeição (acabar uma época só com uma ou duas derrotas), algo que nos parece complicado, pelo menos a curto prazo – além da diferença de orçamentos, os plantéis de Benfica e Porto apresentam outra, maturidade, qualidade técnica e competitiva – ou dificilmente vão ter hipóteses de discutir o título num futuro próximo.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

49 Comentários

  • Tiago
    Posted Maio 14, 2013 at 6:18 pm

    Em 3 anos só perder 1 jogo diz bem do que é neste momento o futebol português.

    Isto não deve acontecer em nenhum campeonato do Mundo. Infelizmente, estamos perante uma Liga fraca, com pouca competitividade em que o Porto e Benfica fazem o que querem. Só por milagres perdem pontos.

    • Carlos
      Posted Maio 14, 2013 at 7:59 pm

      são 2 equipas de pote 1 da Champions. Sabe quantos países podem dizer que têm 2 equipas nestas condições?

    • Luis Ribeiro
      Posted Maio 30, 2013 at 9:14 am

      Tiago isto já aconteceu na liga Inglesa no periodo de hegemonia do Arsenal, foram uns 50 jogos sem perder. Estamos a falar da Premier, para muito o campeonato mais competitivo/espetacular do mundo.

  • Gonçalo
    Posted Maio 14, 2013 at 6:19 pm

    Se o Porto e Benfica continuarem a passear desta maneira pelos nossos relvados nem daqui a 20 anos o Sporting é campeão. E não estou a ver isto a mudar nos próximos anos.

  • nicolás
    Posted Maio 14, 2013 at 6:22 pm

    É puramente verdade. Benfica e FC Porto são dois monstros nesta Liga. Falta claramente mais regularidade e tal atitude de "grande", porque o Sporting, em casa, nao pode ser tão vulgarizado como foi estas épocas.

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2013 at 6:24 pm

    Isto n vai mudar nos próximos anos. Vai continuar a ser Benfica e Porto e os restantes.
    É incrivel o Sporting ficar a 30 e tal pontos dos dois primeiros classificados

    Ass. RAmi

  • santi
    Posted Maio 14, 2013 at 6:46 pm

    Neste momento a liga Portuguesa é o Benfica, Porto e o resto. Tanto um como o outro têm orçamentos colossais para o nivel que se vive em Portugal. No entanto se algo de anormal não acontecer, o Benfica e o Porto irão pagar a factura seja daqui a duas, três ou quatro épocas. Convém começarem a pensar em novas políticas e estruturas financeiras pois a este ritmo o passivo dos clubes aumenta substancialmente.

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2013 at 6:50 pm

    Ficou por dizer que, há dez anos atrás o Benfica nem ia às competições europeias e que nestes últimos dez anos, o Sporting ficou quatro vezes em segundo lugar atrás do Porto, num destes campeonatos lutou até à ultima jornada, e anteriormente a esta serie, também lutou praticamente até ao fim pelo campeonato juntamente com o Benfica, no celebre ano em que perdeu campeonato e Liga Europa em apenas uma semana.
    Posto isto, que grande bipolaridade!!!

    Ass. Speekcs

    • Álvaro Correia
      Posted Maio 14, 2013 at 8:49 pm

      Uma salva de palmas! o benfica apareceu a frente do sporting nos ultimos 3/4 anos ja sao os maiores. pelos meus calculos, desde que estamos em 2000, a diferença de titulos não é assim tão grande. Contra o porto sim! a esse, nada a dizer.

    • André
      Posted Junho 24, 2013 at 11:58 am

      Sem duvida, não percebo como juntam o Benfica ao papa títulos deste século… será pelas taças da liga?

    • André
      Posted Junho 24, 2013 at 12:01 pm

      Parabéns pelo post, mas juntar o Benfica ao FC Porto quando eles estão tão longe… é verdade que este campeonato se justifica juntar estes dois clubes, mas vejamos este século, estes 10 ou 15 anos, existe comparação entre FC Porto e Benfica? nem em sonhos, nem a anos luz… Penso que se pode elogiar a politica do FC Porto, a juntar ás grandes vendas como HULK FALCÃO JAMES MOUTINHO e por ai fora…. Temos os Titulos, FC Porto é só o clube mais titulado do século, como se pode comparar ao Benfica? em sonhos?

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2013 at 6:58 pm

    é realmente incrivel.

    Mas isto também é reflexo das participações na Champions. Os milhões que daí advém permitem aumentar o fosso entre quem participa regularmente (Porto e Benfica), de quem vai raramente.

    João Malaquias

  • Anarquista Duval
    Posted Maio 14, 2013 at 7:03 pm

    Quando Benfica e Porto têm um onze que custou mais que por exemplo o finalista da Champions League (Borussia Dortmund), e bastante mais que o resto dos clubes da liga Portuguesa todos somados, nada disto é de espantar.

    • Carlos
      Posted Maio 14, 2013 at 7:57 pm

      se calhar convinha saber quanto custou a academia e o centro de treinos topo de gama que tem o Dortmund, e da brutal receita de bilheteira todos os anos. E já agora, o Dortmund estaria hoje extinto, não fosse o rival Bayern a salvá-los da falência. Para não falar de que estiveram alguns anos a meio da tabela. É que o Dortmund é um excelente exemplo, mas não são uns coitadinhos, é preciso ver as condições que tiveram para chegar tão bem a esta altura.

      Mas concordo que Porto e Benfica deviam ter orçamentos um pouco mais baixos, mais de acordo com as suas receitas ordinárias, pois têm uma gestão de risco, dependente dos milhões da Champions e de receitas extraordinárias.

    • Anarquista Duval
      Posted Maio 14, 2013 at 8:29 pm

      E quantas ajudas não têm os grandes clubes de futebol em Portugal? Como por exemplo estádios oferecidos e centros de treinos patrocinados. E mesmo assim apresentam passivos astronómicos todos os anos.

      Mas nem vou discutir isto. A ideia que aqui queria passar é que a mim não me admira nada estes números de Benfica e Porto quando compram jogadores a peso de ouro (mais caros que um dos finalistas da Champions). Isto, enquanto que uma boa parte dos restantes clubes luta por pagar os ordenados ao fim do mês.

  • Guga Fiel
    Posted Maio 14, 2013 at 7:14 pm

    Boa tarde,

    Antes demais, os meus parabéns pela excelente publicação.

    O futebol português é apenas um reflexo da sociedade. Se olharmos para outras industrias, verificamos que a monopolização está presente em quase todos os sectores. Interesses? Claro que sim! No caso do futebol, a escassa dimensão do pais e mentalidade das suas gentes, leva a que haja uma enorme concentração de poder. Estamos numa fase em que não há capacidade de sustentar 3 grandes no futebol nacional. Não é preciso fazer muitas contas. O Benfica, com os seus 6 milhões de sócios e simpatizantes estará sempre garantido. 6 milhões, são sinónimo de muito marketing à sua volta. Televisões, Rádios, Jornais, Revistas e empresas dos diversos sectores da sociedade estarão sempre presentes quando se menciona a palavra Benfica. O Benfica vende, quer esteja bem, quer esteja mal. O lugar vago para competir com o Benfica? O FC Porto, naturalmente. Pinto da Costa tem sido um homem estremamente hábil neste processo. Joga como ninguém. As muitas vitórias conquistadas ao longo do seu reinado têm trazido cada dia mais "crentes" para a sua "luta". Ao mesmo tempo, a identificação do Benfica como seu rival e inimigo, tem sido igualmente crucial para o sucesso do próprio FC Porto. Esta jogada não foi por acaso. Como tudo o que envolve Benfica vende…o Porto vende. Estas "lutas" tornaram os clubes mais fortes, seja nos orçamentos, na qualidade dos jogadores, nas estruturas, nas decisões de poder e naturalmente no número de títulos. Contudo, este monopólio teve um efeito contrário nos restantes adversários. Os clubes estão secos. Secos de jogadores de qualidade, secos de dinheiro e secos de títulos. Quando assim é, aqueles que estão colados ao Benfica e o Porto, não manifestam interesse nos restantes, simplesmente porque nada ganham com eles, antes pelo contrário. Esta é a lógica do mercado. O Sporting? Foi simplesmente "comido" pelo FC Porto. Nunca percebeu as jogadas de Pinto da Costa. Infelizmente as mentalidades sportinguistas continuam presas ao passado, às rivalidades do antigamente com o outro clube da segunda circular. O Pais cresceu e não mora somente em Lisboa. Os rivais estão agora em Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, etc. O Benfica percebeu isso. O Porto cresceu com isso, mas o Sporting nem uma coisa nem outra. Infelizmente.

    • LeoMaster1906
      Posted Maio 14, 2013 at 8:41 pm

      Este palavreado todo é muito bonito mas 6 milhões de sócios???? Está tudo louco. O Benfica até pode ser o clube com mais socios (acho 200 Mil) mas daí ser 6 milhões de socios e adeptos (ainda tenho algumas duvidas a não ser que esteja a contar com resto do mundo). Eu só estou para ver o que isto vai custar ao Benfica e Porto mas isso ninguem fala. Os passivos só contam quando se falam no SCP…

  • toni hassan
    Posted Maio 14, 2013 at 7:19 pm

    Há que salientar a grande política de transferências dos dois clubes. Talvez os milhoes gastos em Alex Sandro e Danilo tenham sido demais, mas algum dia vao sair por 30 milhoes. No entanto é a realidade do futebol mundial. Ja ninguem consegue contratar miudos com talento se nao avançar com alguns milhoes.

    • Bruno
      Posted Maio 14, 2013 at 7:51 pm

      O Alex Sandro demais? Foi até barato para o craque que é.
      Danilo? Sim, 13 M são demais, embora ele seja melhor como médio. Os 4.8 milhões de comissões são um escândalo.

    • toni hassan
      Posted Maio 14, 2013 at 8:14 pm

      Principalmente o Danilo, vá. Esse premio das comissoes deve ter sido o factor determinante para desviar o jogador do Benfica.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2013 at 11:00 am

      Craque? só se for a jogar com as mãos! Ambos!

      José Pereira

    • Filipe
      Posted Maio 20, 2013 at 11:28 am

      Deve ser o Melgarejo que é bom !
      Agora sem gozo, o Alex Sandro compensa de longe o investimento. O Danilo será mais difícil mas também vai render

  • Rodrigo
    Posted Maio 14, 2013 at 7:50 pm

    Realmente incrivel. O FC Porto perder apenas 1 (!) jogo em 3 anos e inacreditavel e demonstra bem a falta de capacidade das restantes equipas se baterem com o FC Porto e tambem com o Benfica desde que o Jorge Jesus chegou ao comando tecnico dos encarnados. Parece-me que esta tendencia se mantera nos proximos anos, ja que estes dois clubes continuam a comprar e a vender bem, enquanto que as restantes tem cada vez menos dinheiro e serao forçadas a recorrer maioritariamente a jogadores jovens e da formaçao, nao sendo isto necessariamente algo de mau, porque existem muitos clubes pequenos em Portugal que contratam imensos jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa.

  • Nuno
    Posted Maio 14, 2013 at 8:18 pm

    Pior do que os resultados é a qualidade de jogo apresentada por grande das equipas nacionais. O problema nem está no Porto e Benfica vencerem os seus jogos, é no modo como o fazem, muitas (demasiadas) vezes em ritmo de passeio e gestão de esforço. Então os jogos entre equipas "pequenas" são de uma qualidade atroz.

  • scp_fan
    Posted Maio 14, 2013 at 8:33 pm

    Ainda mais impressionante é que essa derrota foi um 3-1 com um Gil Vicente!

    A última derrota caseira do Porto data de 25 de Outubro de 2008!!!

    Impressionante!

  • LeoMaster1906
    Posted Maio 14, 2013 at 8:52 pm

    Este texto tem algumas coisas concordo mas quem fala de bipolaridade na Bundesliga não sabe nada sobre o football alemão.
    Quanto ao resto estou para ver o que isso vai custar, no futuro, ao dois clubes.
    Só se fala no passivo quando se fala no SCP mas e estes super-investimentos são o quê? Lucros? Na minha terra quando se compra está contrair despesa talvez noutros lados deve ser contrário (ironia).
    O Sporting só não teve mais sucesso porque o que comprou não presta e agora está pagar os anos dos roquettes e croquetes (17 anos).
    O Sporting pode agora ser outsider mas tal como Dortmund é um clube vão ter contar no futuro porque hoje pode ser FCP e SLB num bom momento a perder apenas 1 jogo por época e daqui 5/6 anos pode ser o Sporting.
    Isto porque já identificou os males e está criar condições para o futuro.
    Talvez estra crise do clube leonino pode não ser a ultima na liga portuguesa (e oxalá que aconteça a outros porque estou fartos de bocas e não vou ser hipocrita). Claro espero quem passe por isto possa recuperar.
    Saudações desportivas :)

    • xovo
      Posted Maio 14, 2013 at 8:57 pm

      Acho q o autor quis referir, e bem, que a Liga Alemã é completamente dominada por Bayern e Dortmund. Estão a anos luz dos restantes. É certo que não se pode comparar em termos de espectacularidade com a liga portuguesa, mas a bipolaridade é semelhante ao nosso campeonato.

    • André Filipe
      Posted Maio 14, 2013 at 9:15 pm

      Completamente falso…. podem dominar e muito agora mas perdem varias vezes e o Dortmund so há 3 anos é que lutou com o bayern. A Bundesliga teve 5(!) campeões diferentes nos últimos anos (Estugarda, wolfsborg, borussia de Dortmund, Bayern de Munich, werder breman)nos últimos anos so há uma constante(bayern) e mesmo esse já ficou em quinto e terceiro lugar. Concordo em tudo com o que o LeoMaster1906 e na minha humilde opinião o porto e o benfica ainda vao acabar por pagar por esta gestão extremamente arriscada. Tal como na vida, o futebol é feito de ciclos e isto é um ciclo que mais tarde ou mais cedo vai acabar, isto é certinho como o destino ;)

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2013 at 9:19 pm

    Nao me admira ! pois a estes clubes tudo é permitido!! é sempre a subir…Arbitragens…apitos dourados…as brincadeiras do Vale e Azevedo que colocariam o SLB na 2 liga…A D. Manuela Ferreira e as accoes do SLB…Quando uns sao levados ao colo…e outros empurrados para baixo é o que dá!

    Fernando Araujo

  • D_scp
    Posted Maio 14, 2013 at 9:39 pm

    As pessoas não compreendem a dimensão do nosso país. Somos provavelmente o país com melhor qualidade futebolística por metro quadrado. Num país tão pequeno, temos 2 clubes (Porto e Benfica) de grande dimensão actual europeia (pote 1 da champions), outro (Sporting) que tem história, títulos e boas representações europeias e que ainda no ano passado eliminou o campeão inglês da Liga Europa e ainda um Braga que bateu o pé a grandes colossos europeus nas últimas épocas. Em termos proporcionais, relativamente à população e área do nosso país, não há país melhor que Portugal. Ainda assim, critica-se. Alguma coisa havemos de andar a fazer bem..

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 14, 2013 at 10:48 pm

    Tal como em Espanha os campeões perdem muito poucos pontos… deve-se ao fosso que existe entre as equipas de topo (Porto e Benfica neste momento) e as restantes!
    É mau para a competitividade do campeonato, mas é dificil de alterar a tendência!

  • Rui Amaral
    Posted Maio 14, 2013 at 11:20 pm

    Um dos piores post`s elaborados por este site ….

    olhem a imparcialidade!!! se é o que vos caracteriza não podem deixar passar post`s destes perdem o bom nome que arduamente ganharam … " os mais imparciais" !!!!

    1)
    este post`s vem em má altura … é muito bonito dizer que o Bnefica esta ao nivel ou superior que o Porto! esta é poca e talvez a passada sim … mas e agora as outras?!!!

    Vejamos:
    este ano a luta foi porto benfica
    mas nos outros ano assistimos a um benfica com planteis "sempre superiores" mas que nao conseguiu bater a regularidade do braga sendo apenas campeao como se de um acaso se trata-se ( 5 em 5 anos)
    recuamos ainda mais para a epoca do paulo Bneto e o benfica … estava igual ou pior que o sporting de agora mas tinha a comunicação social bancos e apareceu o salvador LFV

    2)
    só se for benfiquista é que diz que o benfica contrata bem … porque a quantidade de flop`s que o benfica contratou nestes ultimos anos que vieram a pesso de ouro excede uma folha A3 (balboa, roberto, reyes, jara,etc) … pois claro … mas tem orçamento para cometer esses erros …. ok …. mas não contrata como o porto o faz!

    3)

    existe sim o clube que tem passeado por portugal! f.c.porto! esse sim tem dominado a so com uma ma epoca por azares ou problems que surgão é que perde um campeonato … gasta pouco vende muito !

    este sim tem sido o CLUBE da liga portuguesa não um benfica que agora fez um aboa epoca e o pos`t saiu nesta altura

    SL

    • Anónimo
      Posted Maio 15, 2013 at 1:17 am

      honestamente, nem sei bem como classificar o teu comentário….
      1) "dizer que o benfica estao ao nivel ou superior que o porto"? quem pôs o benfica à frente do porto quanto a este domínio e regularidade? a questão abordada é de haver um fosso destes para os outros! nos últimos 4 anos é indesmentível! nos anteriores o sporting ainda se ia metendo ao barulho (e ganhando esporadicamente) se vamos a puxar da história….
      2)o benfica tem tido flops, o porto tb, o sporting nem se fala! todos têm. a questão é que todos os que dão certo, sobretudos nos últimos anos, compensam de longe esses flops! ou queres fazer contas?
      depois, reyes flop? nem desportivamente nem financeiramente, que até veio emprestado! roberto flop? desportivamente talvez, financeiramente ficou ela por ela entre o gasto e recebido.
      3)o porto gasta pouco? 13 milhoes pelo danilo, mais ainda pelo alex sandro, 8/9 milhoes martinez, 11/14 milhoes pelo moutinho, etc….. depois recupera-os, verdade… mas pouco investimento n é!
      tem é juízo!

    • Montez
      Posted Maio 15, 2013 at 1:17 am

      A sua imparcialidade é que é de brandar aos céus….

      Se acha que o Porto compra pouco……. é porque não tem noção da realidade nem das inúmeras contratações falhadas.

      O seu fanatismo deve lhe ter toldado a interpretação do texto. Em nenhuma parte lê o autor a superiorizar um clube ao outro, somente aos demais… Chamando à atenção que a continuar assim somente a perfeição poderá retirar o titulo a ambos.

    • Sideshow Bob
      Posted Maio 15, 2013 at 1:49 pm

      Rui, tu foste um daqueles que foi para o alvaláxia depois do jogo com o olhanense celebrar a vitória do porto no clássico certo?

      Acho incrível como em vez de olhares para a tua casa e tentar arruma la ainda tens a lata de criticar a do vizinho porque tá sempre impecável..

      Um abraço

    • Rui Amaral
      Posted Maio 15, 2013 at 5:18 pm

      desculpem benfiquistas vir a vossa parte do blog dizer o que penso e que no meu entender é verdade … não estão habituados a ser criticado por ninguém da imprensa mas tem que ouvir umas verdades!

      Anónimo nao compreendo 90% das criticas a respeito do meu texto (apenas a questão do Reyes talvez entenda o seu ponto de vista):
      1) o texto claramente põem o benfica ao nivel do porto nestes ULTIMOS anos (e nao apenas neste ultimo) … quem tem olhos vê isso, O QUE DÁ A ENTENDER QUE NA ULTIMA DECADA O BENFICA JUNTAMENTE COM O PORTO REINOU O FUTEBOL PORTUGUES …. o que está muito longe da realidade!
      ps: desde 2000 até o paulo bento sair veja lá quantas vezes o sporting foi superior ao benfica! afinal quem se intrometeu no meio de quem?
      2) o texto diz que o benfica contrata "bem" …. contrata muito! …. dizer que o sporting tem muitos flop`s não tem nada a ver com a analise do texto!
      3)essas contratações mais elevadas foram feitas este ano! ate aqui foi sempre gasta 1 vende a 30 ex: anderson, lucho, pepe, bruno alves, lisandro,etc!!!

      Montez:
      o porto compra jogadores que ninguem conhece e que falham
      o benfica compra "craques" e magicos que vem para cá e nao dão em nada!
      a segunda é a definição de flop`s ;)

      Sideshow Bob:
      o seu comentário não faz nenhuma critica construtiva ao meu comentário!
      ps: enganas-te-te redondamente na tua previsão!
      abraço

    • Sideshow Bob
      Posted Maio 15, 2013 at 6:04 pm

      Que queres que te responda?

      .Que criticas um blog neutral em relação a sua imparcialidade quando o que mais faz é posts construtivos sobre o teu clube?!
      .Que tanto Reyes como o Jara tinham lugar de caras no teu clube?!
      .Que referes que o Benfica não conseguiu bater a regularidade do braga e que ganhou por acaso, quando acabou o campeonato a 5 pontos do mesmo?! Por essa lógica o porto se ganhar este ano também vai ser por acaso certo?
      .Que escreveste um comentário sobre o post aonde idolatras o porto quando foi exactamente esse clube juntamente com alguns elementos das mais variadas direcções do sporting que fizeram o teu clube descer ao estado aonde está hoje?!

      Tenho pena de não ter feito um comentário construtivo, mas fiz te uma pergunta e dei te um conselho, acreditei que chegava para perceberes..!

      Um abraço

    • Tiago Beça
      Posted Maio 30, 2013 at 10:44 am

      Amigo ganhe juizo, o Porto ganhou estes ultimos 2 campeonatos nem sabe como.

  • espanhol
    Posted Maio 14, 2013 at 11:45 pm

    Só a qualidade não explica tudo, as equipas grandes continuam a manter muita influencia sobre os árbitros.

  • - paul,
    Posted Maio 15, 2013 at 12:40 am

    é impressionante em apenas 3 anos só ter uma derrota, penso que deve ser um caso unico no mundo !

  • Mike Portugal
    Posted Maio 15, 2013 at 8:14 am

    Os 2 orçamentos gigantescos, em comparação com o resto dos clubes, explicam grande parte das vitórias. Claro que orçamento alto não significa automaticamente uma vitória, mas lá que ajuda, ajuda. O facto de terem bons treinadores é outro factor muito decisivo, pois lembro que o SLB começou a gastar rios de dinheiro em contratações depois de ser campeão em 2005 e só o voltou a ser em 2010, devido a JJ.

    A parte do orçamento alto irá forçosamente acabar por causa das regras de fair play financeiro, pelo que FCP e SLB não poderão continuar a ter orçamentos tão grandes. Isso poderá ajudar a criar mais equilibrio nas próximas épocas.

  • André Filipe
    Posted Maio 15, 2013 at 9:40 am

    Há que ser sincero tb numa coisa… a juntar à grande qualidade de benfica e porto e à não qualidade dos restantes, junta se uma arbitragem tendenciosa e que beneficia fortemente porto e benfica cortando logo qualquer esperança de vencer um jogo contra estes dois. É sempre divertido quando qualquer um deles se queixa pq são sempre eles os mais beneficiados. Simplesmente estes dois têm mais influencia na arbitragem

  • irredutível marítimo
    Posted Maio 16, 2013 at 12:49 am

    Quando não se criam condições para haver maior competitividade, quando se promove a todo o custo apenas três clubes fazendo destes as equipas de todos os portugueses (com uma claramente à cabeça dessa "promoção"), quando não se criam condições, não para que estas sejam mais fracas, mas para que o fosso para as restantes diminua, só os mais desatentos é que podem ficar admirados.

  • irredutível marítimo
    Posted Maio 16, 2013 at 1:01 am

    E concordo com o André. É ridículo ver as queixas às arbitragens daqueles que são sempre os mais beneficiados com o intuito único de manter a pressão sobre os árbitros que depois dão os seus frutos.
    É tão fácil expulsar um jogador adversário, é tão fácil marcar uma grande penalidade contra os mais pequeninos porque é para isso que serve o constante barulho sobre a arbitragem.
    Basta ver o que acontece quando existem lances duvidosos, quando são contra estas equipas é uma semana e programas inteiros a discutir os lances, quando é a favor, nem os resumos dão cobertura aos lances, passam à frente, dizem ser limpinho e não querem saber porque não vende.
    E assim, se já é uma luta muito desigual, torna-se ainda mais complicada, quase impossível.

  • Flashman
    Posted Maio 16, 2013 at 4:22 pm

    Apesar deste post, a verdade, por muito que custe a Sportinguistas (eu) e a Benfiquistas, é que o Porto anda a tourear-nos à 20 anos… Nesse periodo o Benfica ganhou 3 campeonatos, o Sporting 2 e o Boavista 1 – e os outros 14… foi o Porto (sem dizer que no mesmo periodo ganharm 3 taças europeias). A verdade é que o SCP e o SLB são ambos algo tristes, concentrando na nossa guerra interna, e deixando o Porto ir ganhando alegremente quando de facto deveriamos era trabalhar juntos para acabar com esta hegemonia asfixiante. De facto O Benfica actualmente faz mais concorrência (tal como antes o SCP do Paulo Bento é que fazia) mas em ultima instância quem acaba (quase) sempre por ganhar é o Porto. Tentar fingir que há bipolarização é enganarmo-nos a todos (e jogar o jogo que o Porto quer)

    • Tiago Beça
      Posted Maio 30, 2013 at 10:46 am

      Guerra interna com o SCP? Não sei onde. Há uns anos sim, mas quando o Sporting acaba em 7º lugar é uma perda de tempo sequer pensar neles.

  • Anónimo
    Posted Maio 27, 2013 at 11:50 am

    Custa aos Sportinguista este texto sim, porque apesar de bem escrito não é inteiramente justo.
    A disputa a 2 clubes desde 2001 também foi por 2 anos Porto Sporting e um Benfica Sporting com uma final europeia e taças ganhas no meio, visto isto só nos últimos 3 4 anos é que o SCP saiu da luta. Em relação ao SCP não conseguir vender jogadores a mais de 15 milhões, na altura que o SCP estava bem se não tivesse virado costas a senhores como Jorge Mendes talvez tivesse vendido a 30 e a 40 porque já que o jogador Portugues é o mais cobiçado da Europa o SCP jogou a Champions com 8 e 9 portugueses no onze titular e jogadores na casa dos 20 anos! Posto isto algo estranho juntando a ma estratégia que surgem post como este mas atenção a quem o escreve!

  • Tiago Beça
    Posted Maio 30, 2013 at 10:51 am

    Perdeu um jogo em 3 anos, agora pergunto-me é quantos teria perdido se não fosse quase sempre ajudado pelas arbitragens.
    As coisas não mudaram, e enquanto PdC permanecer na frente do FCP eles serão sempre beneficiados. O homem tem tudo e todos no bolso, desde policias a políticos, passando por árbitros e agentes desportivos.

    Assim até o Boavista era campeão. Não têm mérito nenhum, e o futebol Português é um espelho perfeito do estado do nosso país.

  • JRD
    Posted Maio 30, 2013 at 10:28 pm

    Segundo as minhas contas o Porto vai com 1 derrota nos últimos 92 jogos para o campeonato, algo que nunca vi em lado nenhum, e é seguido pelo Bunyodkor, campeão do Uzbequistão que tem 1 derrota nos últimos 79 jogos.

Deixa um comentário