Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga Europa: O patinho feio das competições europeias ou um mero cuidado paliativo?

O próximo, derradeiro e decisivo encontro da Liga Europa, versão 2012/2013, traz consigo uma final inusitada, o todo-poderoso Chelsea, atual campeão europeu, e o há muito afastado destas andanças Benfica (dos 4 maiores clubes nacionais, o emblema encarnado era o que há mais tempo se via arredado dos grandes palcos no que a competições internacionais diz respeito).
Olhando para o percurso das duas equipas salta à vista um facto curioso: ambas iniciaram o seu percurso europeu na Liga dos Campeões, “descendo” posteriormente para a Liga Europa devido a prestações aquém do previsto. Cumpre agora decidir quem ganhará a competição da segunda divisão europeia.
Poderá questionar-se se o atual modelo da competição menor, vulgo Liga Europa, sugadora dos derrotados da crème de la crème, lhe trará prestígio. Haverá quem defenda o estabelecimento das duas competições europeias num formato totalmente independente, evitando assim todo e qualquer tipo de promiscuidade. Ou, caso a promiscuidade seja uma bandeira da UEFA, porque não admitir o percurso inverso, permitindo que os melhores clubes da Liga Europa venham a competir nesse mesmo ano na Liga dos Campeões?
Não será chegada a altura de zelar pelos interesses da Liga Europa, deixando de recorrer às equipas “menores” da Liga dos Campeões? Ou, não seria mais honesto do ponto de vista intelectual assumir de uma vez por todas que a Liga Europa serve como paliativo para aqueles que menos prestigiaram a competição maior, não obstante tratar-se de um prémio injusto já que possibilita que um 3º classificado de um grupo da Champions compita na Liga Europa, quando outros clubes que vão mais além (oitavos, quartos e meias finais) estejam impedidos de ali competir, amputando-lhes maiores possibilidade de ganharem, como aqueles, um troféu europeu?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Sérgio Tomás

33 Comentários

  • Fernando
    Posted Maio 13, 2013 at 12:06 pm

    Não é por o Benfica estar na final. Mas concordo com o post e com o que o Villas-Boas disse há 2 anos

    «É extremamente injusto, não faz sentido dar um bónus a equipas que falharam na Liga dos Campeões».

    E se era para dar bónus, tinha mais lógica que o dessem às equipas que foram eliminados nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Ao menos essas tiveram mérito em passar a fase de grupos e muitas acabam por perder nesse mata-mata por pormenos como aconteceu este ano no Real-Man Utd.

    • maneuel 11
      Posted Maio 13, 2013 at 5:40 pm

      Quando o villas boas eles ja estavam na liga europa, foi quando ainda so se apuravam 2 equipas e o Porto ficou em terceiro, Braga em segundo e em Benfica em primeiro

  • Ricardo Veiga
    Posted Maio 13, 2013 at 12:20 pm

    Excelente post, questões pertinentes.

    Defendo actualmente apenas uma grande competição internacional, o mais próximo possível de um campeonato com uma posterior fase (curta, no máximo 8 equipas) a eliminar.

    Ou seja: mais equipas, maior representatividade dos campeonatos europeus secundários e terciários. Maior justiça e relevo para a competição.

  • André
    Posted Maio 13, 2013 at 12:26 pm

    Bom post!!
    Apoio totalmente a independência de ambas as provas.

  • - paul,
    Posted Maio 13, 2013 at 12:48 pm

    concordo a 100% com AVB quando dizia que era ridículo beneficiar quem falhava na Champions, realmnete não faz sentido algum, assim a liga europa será sempre uma especie de segunda divisão, espero que mudem este formato !

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 13, 2013 at 1:20 pm

    Por essa ordem de ideias, a Liga dos Campeões deveria ser composta somente pelos vencedores dos respectivos campeonatos, ou não acha que o fundamento principal da competição (liga dos CAMPEÕES) não sai desvirtuado com uma final Beyern vs Dortmund por exemplo?

    Não concordo que quem seja eliminado nos oitavos da Champions passe para a Liga Europa, não faz sentido, já avançaram bastante na competição para estar a fazer esse género de trocas, não creio que seja benéfico, até porque vai criar um desequilíbrio ainda maior, com jogos muito estranhos, este ano poderia ter calhado um Manchester United vs Videoton por exemplo..

    Ou não passa ninguém da fase de grupos ou que deixem estar assim, estar sempre a mexer é que descaracteriza a competição.
    Um abraço

    • ogi kush
      Posted Maio 13, 2013 at 4:28 pm

      o ano passado tivemos um braga vs porto na final da liga europa.

      Antigamente somente os 1ºclassificados iam a champions e tinha mais logica.

      Dai o nome liga dos campeoes.

      Mas cm o dinheiro dos milionarios que compraram clubes a uefa quer la saber.

      Fcp e Slb teriam mais hipoteses de conquistar uma champions visto que no maximo apanhavam um barça bayern juve psg..isto ja nas meias e final.

  • Nuno Simões
    Posted Maio 13, 2013 at 1:51 pm

    Totalmente de acordo. A meu ver mesmo que o Benfica ganhe a LE, o FCP fez este ano uma melhor campanhã a nível internacional mesmo não ganhando nada…

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2013 at 1:55 pm

      Já nada me surpreende vindo destes "adeptos"…mas é com cada uma…meu Deus.

    • Tony Bou
      Posted Maio 13, 2013 at 2:16 pm

      Sim, pois claro que ganhar uma final ao ainda campeão europeu não tem o prestígio que é cair aos pés do Málaga nos 1/8s, um feito enorme! Parabéns.

    • paulo
      Posted Maio 13, 2013 at 2:50 pm

      O que dizer? Uma equipa com o grupo mais acessivel da competição e é eliminado na 1ªeliminatoria que tem de fazer por 1 equipa do 3º ou 4º panorama europeu… o que dizer…

      O porto é que conseguiu prestigiadas finais com monaco (2ªdivisão europeia), celtic (equipa mediana) e braga (3ºpanorama europeu)!

      Tenho de lhe dar os parabens pelos dezasseis-avos de final da LC continue assim para o ano pelo 3º ano consecutivo!

    • Nelito
      Posted Maio 13, 2013 at 4:32 pm

      Paulo o FCP tem mais titulos internacionais que todos os clubes portugueses juntos.

      Se houve alguem que ja ganhou no sec XX e no sec XXI competiçoes europeias esse clube foi o FCP.

      E sim nos passamos aos 8 final(voces o ano passado foram aos quartos foi mau?) da champions league, ñ fomos eliminados pelo tal celtic(equipa mediana) que voce diz mas que tem tantos titulos cm benfica.
      Entao o Psg e o m.city com 2 e 3 titulos é q são grandes ou o chelsea que ganhou pela 1 vez uma competição europeia o ano passado tb é enorme, que grandes palmares que estes clubes apresentam.

    • santos
      Posted Maio 13, 2013 at 7:34 pm

      sr.paulo podem não ter sido finais contra reais ou barcelonas, mas se la chegaram foi por merito. monaco nesse ano eliminou o chelsea e o real madrid(equipas do sub mundo), o celtic fazia-se valer pelo colectivo e de um super ponta de lança chamado larson, enquanto o braga(3ºpanorama europeu) chegou lá porque eliminou quem apareceu pelo caminho, eliminou um certo benfica nas meias quando já andavam a vender bilhetes para a final, mas as equipas do sub mundo(benfica) nunca aprendem.

      os srs. fizeram agora 2/3 épocas em condiçoes pensam logo que são os reis do mundo e que foram voces que fizeram o ranking de portugal, mas não se esquecam que os srs. são os mesmos que alguns anos atras comiam sovas do celta de vigo, do olympiakos, eram eliminados pelo anderlech,celtic(a tal equipa mediana,este ano foi outra vez)

    • paulo
      Posted Maio 13, 2013 at 9:08 pm

      e o porto eliminou???? sim assim que me lembro dum enfardamento duma equipa do 3º mundo chamada artmedia que nos 2 anos seguintes foi eliminado na intertoto! O porto nunca eliminou 1 equipa que fosse das 10 melhores da europa, á excepção do bayern ainda n devias ser nascido, e do man utd onde foi roubado 1 golo aos scholes limpinho.

    • Nelito
      Posted Maio 13, 2013 at 9:27 pm

      Paulo eu vi o FCP com MAdjer Gomes e futre ganhar uma champions no sec XX
      E depois vi deco e afins ganhar uma champions no sec: XXI
      Quem eu tenho a certeza que nunca viu o seu clube ganhar uma competição europeia dessa meu caro eu tenha a certeza que foi voce.

      O fcp ja ganhou a varias equipas de gabarito entre elas barça r.madrid m.united b.munich, milan…eu vi..
      Eu ñ tenho culpa que o monaco tenha eliminado o milan r.madrid e afins e o Fcp e m.united lyon e afins.
      So os mais fortes chegaram a final.

      E fala.me de clubes de 3º mundo? relembro que ainda pouco tempo levou 5-1 do fortissimo olympiakos 3 batatas do colosso telaviv e 7 a zero do grande celta de vigo.
      Para ñ falar da humilhação que foi perder uma meia final da liga europa para o braga, um clube com zero campeonatos zero titulos europeus e com um orçamento imensamente inferior ao benfica.

      Ja agora limpinho limpinho foi o golo do vata que vos meteu numa final da champions.

  • José Manuel
    Posted Maio 13, 2013 at 1:59 pm

    Percebo que o formato atual levante dúvidas mas também trás prestígio e nível competitivo à Liga Europa. Se os clubes que ficam em terceiro no grupo da champions não "descessem" para a Liga Europa, esta seria uma liga mais desinteressante, quer para o público quer para os clubes. Para além disso as equipas vindas da champions não têm desiquilibrado muito a Liga Europa, até porque não costumam ganhar o troféu. Pode ser desfavorável para as equipas presentes na competição desde Setembro, mas é bom para o espetáculo podermos ver alguns dos melhores planteis da europa a competirem a nível internacional.

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2013 at 2:15 pm

    Não acho desprestigiante.
    Quer dizer, ficariamos com uma Liga dos Campeões menos competitiva na fase de grupos, pois era menos um lugar para lutar, e uma liga europa mais pobre na sua fase final.

    Seria mais injusto para mim que, como aconteceu este ano, um pote onde estavam 4 campeoes dos respectivos campeonatos, e 2 tivessem obrigatoriamente de ficar de fora das competiçoes europeias em Dezembro.

    Depois, quanto a ser um prémio de consolação, não discordo muito. Mas também não vejo que seja assim tão mal haver um prémio de consolação para muitas equipas que não estão na primeira linha europeia, mas que são claramente equipas muito fortes, como é o caso de Benfica e Chelsea este ano.

    Havendo equipas destas sem capacidade para competir com Barcelonas, Man Utds, e Muniques, seria injusto priva-las da europa, até porque, se aqui estão, foi porque eliminaram muito boas equipas que estavam já na liga europa.

    João Malaquias

  • JV
    Posted Maio 13, 2013 at 2:22 pm

    Como já se falou penso que é inconcebível termos nos tempos que correm uma Liga dos Campeões apenas com os clubes campeões nos seus países. Nunca a UEFA queria apenas uma equipa inglesa e espanhola na suposta maior competição de clubes a nível mundial porque são essas equipas que geram os milhões que aqueles senhores usam para pagar os elevados prémios.

    Indo agora de encontro ao tema do post, também concordo com a não despromoção de equipas para a Liga Europa porque isso levanta sempre uma questão: porque se há-de favorecer os 3º lugares de cada grupo e não os vencidos dos 8º de final ou 4º de final? Que perdendo esses mesmos jogos (a eliminar) foram completamente afastados de qualquer conquista europeia ao contrário das equipas que ficaram em 3º dos respectivos grupos que têm a hipótese de outro troféu que apesar de ser de uma importância mais reduzida, tem bastante prestígio.Não se poderia dar a hipótese completa de a Liga Europa ser ganha pelas ditas equipas da 2ª divisão europeia, ou seja, aquelas que não tiveram categoria para integrar a principal Liga (a dos Campeões)?

    Caso não houvessem essas tais despromoções para a Liga Europa, 4ª feira poderíamos ter um Fenerbahçe X Basileia ou Newcastle X Rubin Kazan, estes sim jogos de uma 2ª divisão europeia, caso contrário teremos o campeão europeu em título a disputar essa final. Como disse acima, também este não é um cenário que interesse à UEFA porque existindo uma equipa como o Chelsea na final (para não falar do SLB) gera muito mais receita e é isso que interessa àqueles senhores "grandes" do futebol.

  • cmba85
    Posted Maio 13, 2013 at 2:23 pm

    Penso que o intercambio de equipas acabaria por ser mais justo no esquema actual. Agora acho é que o vencedor da liga europa deveria ter entrada directa na Champions no ano seguinte.. acho que seria merecido e talvez lhe desse mais atractivo á prova. Na minha opiniâo um campeâo da Europa Legue merece + ir á champions no ano seguinte ano que um 4º classificado da bundesliga ou de la Liga española por exemplo. O Platini parece que tem umas ideias novas.. vamos ver o que por aí vem..

    • Nelito
      Posted Maio 13, 2013 at 4:35 pm

      Nunca na vida um clube que ganhou a taça das taças ou taça uefa passou para champions,nem tem logica nenhuma, no maximo teria que defender o trofeu da competição que ganhou.

      É o mesmo que o vencedor da taça de portugal agora tb tenha entrada directa na champions.

  • Luis Rosa
    Posted Maio 13, 2013 at 2:35 pm

    Parece-me que este post analisa muito pela rama os regulamentos da Taça UEFA, não sei se motivado por um objectivo de colar o rótulo de “cuidado paliativo” à competição.

    Numa década em que a Taça UEFA/Liga Europa tem vindo a ganhar o seu espaço e maior visibilidade e interesse, parece-me descabido que se critique o modelo actual, quando nenhuma das alternativas apresentadas são melhores. Sobretudo quando o interesse por esta competição tem aumentado também devido à competitividade crescente da mesma, que também se deve ao contributo dos 3ºs classificados.

    Retirar o acesso à Liga Europa aos 3ºs classificados pode ter vários efeitos, nenhum dos quais me parece positivo:
    – Retirar competitividade na fase de grupos da Liga dos Campeões a partir do 3º/4º/5º jogo (em certos grupos, com 2 tubarões, logo ao 1º jogo).
    – Retirar interesse competitivo à Liga Europa, condenando-a ao insucesso como competição. Parece-me que acima de tudo, todos nós como adeptos queremos é ver memoráveis embates.
    – A alternativa de passarem os eliminados dos 1/8ºs de final da Liga dos Campeões, seria ainda pior, pois cavaria um fosso maior entre os clubes que descem da LC e os que vão directamente à Liga Europa. E neste caso sim, parecia-me muito mais um cuidado paliativo do que nos moldes actuais.

    A única alternativa ao modelo actual parece-me ser o de passarem apenas os melhores 3ºs classificados da fase de grupos (4/6) em vez de todos os 8. Mas ainda assim, há grupos com forças muito diferentes, talvez não fosse de todo justo.

    Não percebo também onde entra a promiscuidade quando as regras são claras à partida, e quando todos os clubes preferem passar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, mesmo com o risco de serem logo eliminados, do que descerem à Liga Europa mesmo com o risco de a vencerem.

    Se o autor tem uma visão mais purista das competições, a análise deveria ter sido muito mais abrangente, pegando também, como diz o Sideshow Bob, na Liga dos Campeões, que deveria ter, por essa ordem de ideias, apenas os Campeões em competição.
    Se o objectivo da Liga Europa é eleger o melhor clube europeu duma 2ª linha de clubes, com excepções pontuais como At. Madrid, Porto (onde nem se coloca esta questão, pois o acesso à Liga Europa foi directo) e, eventualmente Chelsea, que pertencem à primeira água europeia, o objectivo tem sido conseguido. Analisando as 14 temporadas em que os 3ºs classificados descem à Liga Europa, vamos ter agora o 6º vencedor vindo da fase de grupos da Liga dos Campeões (sendo que Zenit e CSKA fazem parte destes 6, onde o facto de serem da europa de Leste com calendários diferentes poderá ter bastante peso).

    Por último, acho ainda bastante questionável o timing dum post desta natureza (não foi hoje que os clubes desceram da Liga dos Campeões para a Liga Europa), ainda mais pela análise deficitária. Parece-me que em certos polos, por parte de certos adeptos e até treinadores a quem a competição deveria ser querida, tem havido nos últimos tempos uma tentativa de desvalorizar esta competição.
    Desvalorizar esta competição é diminuir os feitos daqueles que conquistaram e daqueles que eventualmente venham a conquistar esta competição de muito valor, como é a Liga Europa.

    • jonny boy
      Posted Maio 13, 2013 at 4:38 pm

      Como Portista ferrenho tenho que lhe dizer que a liga europa é uma competiçao europeia, por si so, quer dizer que uma competição europeia é sempre melhor e mais dificil de ganhar que uma qq competição interna.

      Digo.lhe q trocaria o campeoanto pela liga europa(ainda nada esta ganho quer no campeonato quer na liga europa) sem olhar para tras.

      Agora uma coisa eu tenha a certeza(amigos ja me confirmaram) para voces benfiquistas sabia muito melhor o campeoanto que ganhar a liga europa.

      Va se la saber o porque desta mentalidade…

    • Luis Rosa
      Posted Maio 13, 2013 at 7:07 pm

      Concordo que uma competição europeia (excepto Supertaça europeia), à partida, é mais apetecível que uma competição interna. A longo prazo, uma taça europeia abrilhanta muito o palmarés, pela sua raridade.
      O meu comentário foi precisamente no sentido de defender o prestígio da competição, tal como é.

      Não percebi a partir do quê é que deduziu que eu sou benfiquista. Quem já ganhou esta competição deve ser muito mais pronto em defendê-la do que quem ainda não.

      Quanto a preferências entre campeonato/Liga Europa, isso varia de adepto para adepto porque, felizmente, não são todos iguais. No início da época se calhar a maioria até preferiria vencer a Liga Europa. Nesta fase, perder a final da Liga Europa seria muito menos doloroso do que perder o campeonato da forma como foi perdido.
      Mas as coisas são o que são, e as taças que forem parar ao museu são bem vindas, quaisquer que sejam elas. Se as vitórias dependessem de preferências, as taças não chegavam pra todos.

  • Eagle One
    Posted Maio 13, 2013 at 3:46 pm

    Qual é mais prestigiante, ser finalista da Champions ou vencer da Liga Europa? Pegando no exemplo do Ténis, é melhor ser finalista de Wimbledon ou Roland Garros ou vencer o Portugal Open?
    Ficar em 2º no Mundial de Formula 1 ou vencer a Formula 2?

    Mas alguma vez, um Sporting-MTK, um Benfica-Anderlecht, um Porto-Juventus, um Porto-Celtic, um Sporting-CSKA, um Porto-Braga ou um Benfica-Chelsea terão o misticismo de um Benfica- Manchester United de 68?

    Se me perguntassem, o Benfica ganha ao Chelsea, mas uma das 5 finais dos Campeões é apagada da memória, nunca aceitava!!!

    • luis bcn
      Posted Maio 13, 2013 at 4:13 pm

      Que mistica qual carapuça? O benfica-manchester de 68 nao representa nada para a maioria das pessoas. Eu nasci em 89 vi o meu clube ganhar tudo (menos a taça da liga), o benfica é um mito, igual ao Nottingham Forrest, Ajax e ao Imperio Portugues. Estamos em 2013, o benfica é igual ao dinamo de kiev, ao Porto, ao valencia e a outros clubes medios do panorama europeu. Enquanto nao perceberem que voces nem poem mais adeptos no estadio que o valencia ou que o atletico de madrid e acham-se os maiores do mundo nao vao nem ser campeoes de portugal pois nem aqui sao melhores. E de todas as finais que vi o meu clube ganhar a de Sevilla foi a melhor e de certeza que qualquer portista concorda comigo. Na liga europa os clubes portugueses estao como os espanhois na champions o que indica que somos fortes mas nao somos nada de especiais.

    • Luis do Monte
      Posted Maio 13, 2013 at 4:42 pm

      Desculpa mas algum viu a final de 68? tem que ser avozinho e ter uns 70 anos no minimo.

      Eu nem da final da taça das taças me lembro quanto mais de uma final 68 a preto e branco com ma definição, pois sim, foi epica de certeza.

      Ganhar uma competição europeia é sempre mais prestigiante que ficar em 2º lugar

      Na minha terra o 2 lugar é o ultimo…

      talvez seja difcil perceber, mas dou.lhe um exemplo simples:

      Onde estão as taças dessas finais todas que o slb foi? sim as taças do 2 lugar em que museu esta? e festejaram ou reservaram ou marques?

    • Luis do Monte
      Posted Maio 13, 2013 at 4:44 pm

      E depois comparas desportos individuais com futebol um desporto colectivo, qual é o sentido?

    • Luis do Monte
      Posted Maio 13, 2013 at 4:52 pm

      P.S: boa sorte para amanha, e lembre,se caso ganhem a taça uefa(qual final de 68) ainda este ano têm a superta europeia para conquistar, sim 2 competiçoes internacionais que somente o FCP possui em Portugal.

      Seria mais interessante conquistarem estes 2 trofeus que pensarem em finais de 68..

  • Rodrigo
    Posted Maio 13, 2013 at 4:56 pm

    Totalmente de acordo, uma vez que as duas competiçoes deveriam ser completamente independentes e nao se deveria permitir que os 3ºs classificados da fase de grupos da Champions rumassem a Liga Europa.

  • Bruno
    Posted Maio 13, 2013 at 6:06 pm

    Aproveito este post para vincar a minha ideia, acerca do peso da competição, que, independentemente do clube Português que a ganhe, será sempre um feito semelhante ou maior ao de ser campeão nacional, na minha opinião, maior.
    Posto isto, o post em si.
    A Liga Europa é, e sempre foi, uma segunda divisão Europeia, o que por si só, não lhe tira prestigio algum.
    A promiscuidade no futebol é detectável, mais que não seja pelas pessoas em que nele mandam.
    Depois, a certa altura o post, fala na situação da despromoção de equipas da LC para a LE, e fala na injustiça que é, para aquelas equipas que são eliminadas em fases mais adiantadas, mas, e como é que sugere a inclusão de equipas provenientes da CL em fases mais adiantadas da LE. Isso faz sequer sentido?
    A presença de equipas da LE na próxima edição da LC está, segundo se fala na CS, em estudo, e seria sem dúvida, um forte incentivo à conquista do troféu.

    Já agora, acho que o "todo-poderoso" Chelsea como diz no post (claro exagero), está ao alcance do Benfica. Vai depender muito da forma como JJ abordar o jogo, mas as hipóteses são 50/50.

    SL!

  • Nuno
    Posted Maio 13, 2013 at 7:16 pm

    A diferença entre LC e LE é uma e só uma: o dinheiro envolvido.
    Modelos, promiscuidade, para cima e para baixo, o que interessa são os cifrões.

    Para uma grande equipa europeia é mais rentável a longo prazo uma boa carreira na LC, do que vencer a LE.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2013 at 9:08 pm

      Rende mais dinheiro chegar apenas aos grupos da Liga dos Campeões do que ganhar a Liga Europa.
      O Benfica ganhou 8.6 milhões só por estar presente e mais 3 milhões por duas vitorias e dois empates,sem contar com com o valor dos bilhetes nos 3 jogos em casa e sem contar com o valor das transmissões televisivas,o market pool da Uefa.

      Até ás meias finais da Liga Europa o Benfica ganhou mais um milhão e por chegar à final mais outro milhão. 2.5 milhões já estão garantidos por jogarmos a final,o vencedor leva 5.

      Só para comparar,o finalista vencido da Champions vai receber mais de 40milhoes e o vencedor cerca de 60…

  • Jose Nuno Alves
    Posted Maio 14, 2013 at 10:32 am

    Para quem defende a passagem para a LE de equipas que são eliminadas em fases mais avançadas da Champions(1/8s), eu sugiro que se entregue a LE ao vencido da LC. Isso sim era justo, afinal de contas, por ter perdido a final, perdeu a hipotese de ganhar o outro caneco, o dos pobres.

Deixa um comentário