Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diamantino critica declarações de Jesus e desvaloriza passagem do técnico pelo Benfica

«Ouvi alguém dizer que o passado do clube não interessa e o que interessa é o presente, mas senti-me com aquela frase. Nem vou falar de José Augusto ou Eusébio, porque desses nem faço ideia. O meu passado foram quatro campeonatos, cinco Taças de Portugal e três finais europeias. A pessoa que disse isto [Jorge Jesus] ainda tem de percorrer muitos quilómetros até atingir três finais europeias, quatro campeonatos e cinco Taças de Portugal e para não falar de outras coisas. Acho que é uma falta de respeito e essa pessoa [Jorge Jesus] deve ter sempre os pés bem assentes no chão e não se pôr em bicos de pés quando ganha», afirmou Diamantino Miranda, em entrevista à RTP. O antigo médio do Benfica, grande referência do clube nos anos 80 aproveitou ainda para desvalorizar a passagem de Jorge Jesus pelos encarnados: «Para o investimento que tem sido feito [o maior da história do clube da Luz], para o nível do futebol em Portugal e a diferença do Benfica para os outros clubes, não me parece nada de especial o Benfica ser campeão duas vezes em quatro anos». 

30 Comentários

  • João
    Posted Maio 6, 2013 at 10:00 am

    Haja alguém razoável no meio disto tudo.

    Jesus tem feito um bom trabalho, mas longe de ser excelente. Há 2 anos foi humilhado por Vilas-Boas, a época passada perdeu para um banal Vítor Pereira. E este ano só vai ganhar a Liga porque o Benfica deu-lhe tudo: Salvio por 13 milhões, Ola John por 9 e ainda o Lima.

    • carlos
      Posted Maio 6, 2013 at 10:53 am

      Vai ganhar a liga Europa?? Mas que presunçâo.. como se o adversário final fosse o Moreirense (c/todo o respeitopor esse clube).
      Pode eventualmente ganhar, por isso está na final mas o Chelsea é só o Campeâo Europeu em título, com os jogadores que se conhecem e um treinador super experiente e perito em eliminatórias assim que estaria bem nâo embandeirar em arco como de costume que depois o resultado é o que se conhece.

    • José Ferreira
      Posted Maio 6, 2013 at 11:08 am

      Vai ganhar a Liga = Campeonato

    • Sancho
      Posted Maio 6, 2013 at 11:18 am

      Carlos, o campeonato nacional tem o nome de Liga Zon Sagres.

    • gps
      Posted Maio 6, 2013 at 5:52 pm

      Eu gostava era de saber quem pagou a viagem do Hélder Conduto a Moçambique para recolher este exclusivo

  • Cosme Damião
    Posted Maio 6, 2013 at 10:01 am

    Grande Diamantino , geração coma a tua não há, fostr daqueles que sais-te pela porta pequena deste clube,infelizmente.

    Gostava de ouvir falar o Fala barato do Jesus no campeonato do ano passado que perdeu para um treinador que é zero e quando tinha 5 pontos de avanço .

    • VMBB
      Posted Maio 6, 2013 at 10:20 am

      Acho uma piada a alguns benfiquistas…quando são os adversários a falar da perca do campeonato depois de 5 pontos de vantagem, falam das arbitragens em Guimarães, em Coimbra, no fora-de-jogo do Maicon e no penalty em Alvalade sobre o Gaitan(onde, em todos os casos, temos toda a razão). Quando são benfiquistas a falar desse campeonato, já não falam das arbitragens e ainda concordam. Haja alguma coerência.

      O Diamantino parece que também precisa de rennie, ou então isto não passa de uma pura manifestação de inveja.
      Uma coisa é serem os adversários tentarem desestabilizar o Benfica, o que na minha opinião é perfeitamente legítimo, outra é serem pessoas benfiquistas a fazer este tipo de declarações, numa altura crucial da época.
      O JJ tem razão, por acaso é o passado que ganha títulos? É o facto do Benfica ter sido bi campeão europeu à 50 e tal anos que vai fazer com que ganhe a LE este ano, ou é o trabalho de JJ e dos jogadores?

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 6, 2013 at 10:28 am

      Tem toda a razão. O Jesus às vezes descarrila no discurso, mas neste caso foi realista e não quis ofender ninguém.
      Eu tenho grande admiração pelo Diamantino enquanto jogador do Benfica, mas além de injusto, o timing dele é péssimo, para ser simpático.

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 6, 2013 at 10:13 am

    Afinal não sou só eu que sou "maluco"…Apesar de concordar com o Diamantino,penso que não foi a altura ideal para vir falar…

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 6, 2013 at 10:16 am

    E pronto, quando acima de tudo devíamos estar unidos eis que começam as divisões!

    Estamos a 5 jogos de uma época espectacular não faz sentido estar com este tipo de discussão, independentemente de quem tem ou não razão.

    Um abraço

  • Manuel
    Posted Maio 6, 2013 at 10:17 am

    O forte do Diamantino nunca foi a inteligência, por isso nem entendeu as palavras do JJ. Ou não quis entender. No tempo do Quique, como treinador adjunto foi ignorado pela equipa técnica, o que eu achei mal, mas não se queixou.

    Apoucar o que o seu clube fez este ano, reduzir isso ao treinador, acho que é de uma grande falta de… nem digo!

    Concordo totalmente com o JJ. O que interessa agora é o futuro, os próximos 5 jogos. Ninguém se esquece do passado, mas o dia de finados comemora-se em Novembro. :-))

  • Nuno
    Posted Maio 6, 2013 at 10:20 am

    O Jesus gosta muito de falar de boca cheia, por isso às vezes tem de ouvir destas.
    Claro que estas declarações não têm um timing apropriado, mas por outro lado criam polémica, que é do que o povo gosta.
    O Jesus tem demasiada basófia, e na minha opinião, é o defeito que o impedirá sempre de alcançar um patamar superior, entre a elite dos treinadores.

  • Nuno
    Posted Maio 6, 2013 at 10:20 am

    …bazófia…

  • Pedro Domingues
    Posted Maio 6, 2013 at 10:31 am

    Palhaçada para destabilizar… O Sr Diamantino distorce as palavras do JJ para ter 5 min de antena e os media tratam de fazer mais um caso onde não o há.

    O JJ só quis dizer que a história não entra em campo, e o que importa é ganhar hj… não querendo com isso desvalorizar a história do benfica… mas há quem goste de hiper valorizar uma visão distorcida de ver um comentário de alguém de quem não se gosta…

    • VMBB
      Posted Maio 6, 2013 at 10:36 am

      100% de acordo.

    • Nuno
      Posted Maio 6, 2013 at 10:47 am

      Não sei se foi o caso, mas muitas vezes o JJ fala como se o benfica tivesse começado a ganhar com ele. Antes dele não venciam, não valorizavam jogadores, não jogavam bem, e aí por diante.
      Há que ter arrogância para se vencer, excesso de humildade tolda o espírito, mas é preciso saber doseá-la.

    • José Ferreira
      Posted Maio 6, 2013 at 11:11 am

      Nuno, Jorge Jesus tem toda a razão quando fala assim. Desde 1994 que o Benfica não se encontrava no patamar em que está hoje. Há décadas que não faz uma dobradinha…

      Concordo inteiramente com o comentário do Pedro Domingues.

    • Pedro Domingues
      Posted Maio 6, 2013 at 11:25 am

      E é vdd, é com JJ que o Benfica retomou esse caminho, ou é mentira?! mete 10 anos antes de JJ?! qual foi o jogador que o benfica valorizou?! Simão e Manuel Fernandes… Agr todos os anos perguntamos qual é o próximo?! é claro que o historial do Benfica não começa em JJ e acho que ele não é arrogante o suficiente para achar isso.
      Agr os nossos Media darem eco a uma voz que está a 2000km de distância, desfasado da realidade portuguesa, em que provavelmente chegaram e perguntaram: "O que acha do que disse jesus?! Disse que o passado não vale nada, o que interessa é o presente e o futuro." Eh claro que o homem vai defender o que fez pelo benfica…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 6, 2013 at 11:29 am

      Nuno,

      Por acaso, não digo em toda a história, mas nos ultimos anos antes de Jesus o Benfica não fazia nada disso que você referiu.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 6, 2013 at 11:28 am

    Falou bem… mas não me parece a altura ideal para um benfiquista proferir tais declarações, isto normalmente acontece no Sporting.

  • Anónimo
    Posted Maio 6, 2013 at 12:45 pm

    JJ esta longe mesmo que vença os 3 titulos esta epoca esta longe de ter tido uma estadia excelente,maravilhosa durante os 4 anos, mas nao foi ma, foi mediana e explico o porque.

    Nunca nenhum treinador teve o investimento que ele teve, o plantel pode construir, o tempo que ele ficou, mas tambem a seu favor o futebol que a equipa pratica, sendo que nos 3 anos anteriores a equipa chegava ao fim e nao havia frescura fisica, sendo que este ano melhorou nesse aspeto e rodou a equipa.

    Mas ainda tou para perceber o que se passa com luisinho, ate andre almeida tem que jogar a def.esquerdo porque pelos vistos o homem nao presta, nao deslumbrou nos jogos que fez mas tambem nao jogou assim tao mal, se formos por ai Maxi Pereira nao calçava ha muito tempo.

    JJ so da chutos nos discursos nas conferencias , mais vale tar calado, se for preciso daqui a uns anos lança um livro a falar do que fez no benfica e carreira, ou gaba-se disso, mas ai o passado ja lhe interessa.

    o Diamantino tem toda a razao, ganhar 2 campeonatos em 4 anos nao e nada de especial com o investimento que foi feito.

    JJ mesmo que ganhe tudo quero que va embora

    pedritxo

    • Nuno Rocha
      Posted Maio 6, 2013 at 1:47 pm

      Eu presumo (desejo) que não sejas benfiquista. Eu também te vou explicar algumas coisas.

      1 – O que JJ quis dizer foi que o passado não entra em campo, ou seja, é indiferente referenciar o passado seja positivo ou negativo, pois esse não tem qualquer peso nos jogos que faltam disputar. Para esses, apenas o presente conta.

      2 – Para o Benfica em 4 anos ganhar 2 campeonatos, comparando com o passado recente já não é nada mau.

      3 – Falam de investimento? A sério? Nos ultimos 30 anos querem ver que o Benfica não tinha também os maiores orçamentos do campeonato.. E ganhava? Não pois não? O Realk tem um orçamento gigante e não ganha, O Man. City, o Chelsea, o Tottenham, etc etc, a lista é interminável. Não é só ter dinheiro, há que saber o que fazer com ele, e nisso o Benfica está incomparávelemnte melhor com JJ.

      4 – Essa da rotatividade é um mito criado aquando da passagem de Domingos pelo Braga. Uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade. As equipas, todas elas, têm altos e baixos ao longo de uma época.

      5 – Os jogos em que André Almeida jogou a defesa esquerdo foram explicados por JJ, mesmo quando Melga está apto e joga André Almeida. Tal prende-se com o facto da equipa adversária ter extremos mais fortes e o jovem benfiquista é mais forte que qualquer um dos outros laterais a defender.
      Se reparara, Luissinho apenas jogou em partidas em que os adversários eram claramente mais fracos. E por o ter contratado, e por lá estar não significa que tenha de jogar. JJ pode ter 1000 razões para não o colocar e todas elas justificáveis. É o senhor que os treina?

      6 – JJ não foi contratado para escrever dissertações. Não foi contratado como Prof. de português para os jovens da academia. Não foi contratado como diretor de comunicação. JJ é uma pessoa de origens humildes, foi futebolista e não sabe mais do que aquilo. A educação ou falta dela é razão para rebaixarmos alguém? Ainda assim o treinador tem evoluido muito neste aspeto.

      Não obstante os meus argumentos, JJ tem falhas, JJ já cometeu muitos erros no Benfica, JJ pode ser criticado em muitas coisas, mas uma coisa é certa, JJ é o melhor treinador que passou no Benfica nos ultimos 20 anos e como tal digo o contrário:

      Mesmo que perca tudo, espero que JJ fique.

    • José Ferreira
      Posted Maio 6, 2013 at 2:42 pm

      Jorge Jesus teve um investimento sem paralelo no passado recente, é verdade. Mas se compararmos com o Porto podemos dizer que a Jorge Jesus simplesmente lhe deram armas para competir pelo campeonato de igual para igual.

      Na minha opinião, o maior mérito de Jorge Jesus foi a consistência a nível europeu (para o ano é provável que o Benfica seja cabeça-de-série na LC) e a capacidade de potenciar jogadores (Ramires, David Luiz, Di Maria, Fábio Coentrão, Witsel). Só nestes JJ deu ao Benfica 20+25+30+30+40 = 145 Milhões + Matic. Adicionalmente, o Benfica passou a ser respeitado.

      Se fizer o triplete, será a melhor época de sempre do Benfica, desde 1904.

      Tem defeitos? Tem. O Benfica poderia ter um treinador melhor? Não.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2013 at 4:09 pm

      ele ganha muito para o que custou.

      claro que ele potencia jogadores, obvio que sim,o unico que posso admitir que ele potenciou e o coentrao, que nao tava a dar nada.

      ramires- ja cinha do brasil cotado, so fez o que se esperava dele e custou mt dinheiro.
      David Luiz- ja tava ca ha algum tempo e mais tarde ou mais cedo tinha que explodir , senao seria outro sidnei.
      Di maria- igualmente
      Witsel- Outro que ja veio com muito conhecimento da belgica
      Javi Garcia- veio para o benfica mas ja tinha feito uma epoca na liga espanhola

      Dou merito agora ao matic e ao coentrao,esses sim foram construidos por ele.

      Mas comparem os numeros que o benfica gastava em transferencias e o que gasta agora, que passa sempre os 20 M.

      Tudo bem que JJ ja deu os tais 145 M, mas tendo em conta que em media se gastaram 25M por epoca em contrataçoes da 45M de lucro

      pedritxo

      Falou do tottenham, as equipas inglesas por norma tem grandes orçamentos ate por causa da pub inerente a liga

  • Xico Lopes
    Posted Maio 6, 2013 at 1:41 pm

    Acho que o Diamantino tem razão numa coisa. Ganhar 2 campeonatos em 4 épocas para o Benfica não pode ser nada de especial.
    À falta de melhor, concordo com a definição de sucesso dada pelo ex-presidente do Sporting Jose Roquete. Sucesso é ganhar 2 campeonatos em cada 3 e 3 em cada 5. Julgo que é para isso que o Benfica deve trabalhar, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia, o que interessa é manter o ritmo ascensional.

  • SecretWord
    Posted Maio 6, 2013 at 1:50 pm

    Apesar de concordar com o Jorge Jesus, quando este diz que o presente é o que mais importa (apesar de termos de tentar buscar inspiração ou aprendizagem no passado), penso que Diamantino tem razão em certos aspetos, vejamos:

    – o facto de Jesus se "pôr em bicos de pés" quando ganha (aconteceu em 2010 e está a acontecer agora. Parece que cada vez que ganha alguma coisa se auto considera Deus – quando apenas é Jesus)

    – Jorge Jesus, apesar do bom trabalho que no geral fez, não traduziu concretamente isso em títulos (para quem se diz catedrático, um campeonato (podem ser 2), 3 taças da liga, uma presença nos quartos da Champions, 1 meia-final da Liga Europa (quando contra o Braga e na altura, lembro-me, o Benfica era super favorito pelo que se dizia) e agora uma final da Liga Europa (que não me acredito que vença, mas no futebol tudo é possível), é manifestamente pouco: e estou a contar com estas meias-finais/quartos e a final não disputada ainda).

    – A fechar: ganhou na primeira época, com mérito. Na segunda foi completamente humilhado pelo FC Porto (vai ficar na história por ter sido o treinador que inventa David Luiz à esquerda e leva 5 no Dragão; por ser o treinador que permitiu que o maior rival ganhasse o título em pleno estádio da Luz; e que depois de vencer por 2-0 na primeira mão, é eliminado da TdP em plena Luz por 3-1). Ano passado foi tremendamente incompetente (não há desculpas de arbitragens, porque se foi prejudicado em certos jogos, foi com certeza beneficiado noutros – tal como o Porto este ano não se pode queixar da arbitragem). E este ano, em princípio será campeão, com muito mérito da sua equipa mas também não nos podemos deixar levar por fogos de vista, vejamos: se for campeão, não o será com uma vantagem mais do que 4 pontos. Foi eliminado da Liga Milionária num grupo acessível (tal como o Porto ano passado), onde tirando o Barça, tinha Celtic e Spartak completamente ao seu alcance. Saltou para a Liga Europa, onde fez bem o seu trabalho, mas apanhou o 13º da Premier League, o 12º da Ligue 1 e um Fenerbahçe muito mas muito acessível (a única equipa que poderia ter dado – e deu – mais luta foi o Leverkursen).

    Posto isto, e apesar de como técnico que é (tem uma filosofia de jogo de que gosto) eu apreciar, como pessoa não vale na minha opinião, um centavo, os prós e os contras desta passagem de Jesus pelo Benfica equivalem-se (referir também que potenciou – uma das suas maiores qualidades – inúmeros jogadores: Di María, Coentrão, Javi García e agora eminentemente Matic) e a sua continuidade é boa para a estabilidade do clube e para o futebol português.

    A finalizar, deixo uma frase que encontrei numa rede social e que achei imensa piada: Jesus é um sportinguista, que treina o Benfica e sonha com o Porto.

    Saudações desportivas.

  • Armando
    Posted Maio 6, 2013 at 3:56 pm

    Se ganhar dois campeonatos em 4 anos e muito bom… E porque jjesus e diamantino nao falam do mesmo slbenfica!

  • Jesus
    Posted Maio 6, 2013 at 5:35 pm

    Isto até já mete raiva eu sou Sportinguista e pagava para ter este senhor no meu Sporting(ja disse isto mais de 100 vezes no VM),preferem Quique`s e Chalana´s,não gozem com as pessoas se faz favor se o Benfica tem os jogadores que tem é porque alguem(JJ) conseguiu valorizar outros que mais ninguem conseguiu,ou acham que o Vieira ganhou o euromilhões.

  • lp22
    Posted Maio 6, 2013 at 6:06 pm

    Devo ter sido o unico que percebeu que JJ quis dizer que um grande não pode viver do passado e tem de ter sempre a ambição de conquistar mais e mais…

  • Nuno
    Posted Maio 6, 2013 at 7:16 pm

    É bom ver os benfiquistas defenderem o JJ deste modo. Há um ano por esta parte, quando desbaratou uma vantagem pontual a poucos jogos do fim, chamaram-lhe tudo e mais alguma coisa. Hoje, já é melhor que o Mourinho (ver um comentário num post colocado há uns dias).
    O Jesus tem muito mérito, ninguém lho tira, mas também é verdade que ajuda o Vieira ter ganho juízo, e não despedir o treinador ao fim de uma derrota. Se calhar o "velho" Vieira tinha corrido com ele depois de perder as meias da Taça em casa e as meias da LE frente ao Braga. Eu lembro-me do Benfica ter bons jogadores e bons treinadores no seu período "negro", mas o problema é que entravam e saíam às carradas, sem qualquer tipo de hipótese de falharem ou de se adaptarem. O Jesus também pode agradecer a esta conjuntura menos conturbada, sendo que é verdade, também para ela contribuiu.

Deixa um comentário