Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Man Utd oferece 23.5 milhões de euros por Mangala; F1: Vettel vence na Malásia (prova recheada de episódios…o clima na Red Bull nunca mais vai ser o mesmo)

Mangala – Apesar de em Espanha se garantir que Garay já é jogador do Man Utd, hoje a imprensa inglesa dá conta do interesse dos Red Devils no central do FC Porto. De acordo com o Daily Star, o clube inglês elegeu o portista Mangala como substituto de Rio Ferdinand, preparando-se para avançar com uma proposta de 20 milhões de libras (23,5 milhões de euros) pelo defesa francês. A única certeza é que Ferguson está no mercado por um central (Rio está em final e contrato e Vidic tem apresentado vários problemas físicos). VM –  Pela lógica, Otamendi devia ser o próximo defesa a sair (os portistas gostam de obedecer a um ciclo), mas muitas vezes o mercado é que manda. E de facto, não seria de todo um mau negócio. Mangala tem qualidade, impressiona pela sua capacidade física, melhorou muito esta época, mas, apesar de todo o potencial que apresenta, nunca terá a elegância de Vidic, Carvalho, Kompany, Varane, Thiago Silva, David Luiz, entre outros. E quando se fala em valores superiores a 23 milhões por um central essa característica começa a contar – jogadores fortes fisicamente há vários, os que aliam isso a uma cultura táctica, leitura de jogo, e qualidade com bola acima da média, são raros, e esses é que (pelo menos na teoria) valem mais de 23 milhões – e na nossa opinião Mangala não está nesse lote. Deve o FC Porto deixar sair Mangala? Com o francês, mais Maicon, Otamendi, Reyes e Abdoulaye, é fundamental que pelo menos um central seja transferido no próximo defeso (o excesso de concorrência acaba por tirar o valor de mercado aos suplentes…Maicon por exemplo nesta fase vale 1/3 do que valia há um ano)? Neste âmbito, não deixa de ser curioso que Mangala tenha passado de 3ª opção para o estatuto de melhor central do FC Porto (o que diz bem da qualidade dos azuis e brancos em trabalhar defesas), algo que agora acabar por ter impacto: é um dos 3 jogadores com mais mercado (o facto de ser europeu também ajuda).
F1 – Vitória de Sebastian Vettel no GP da Malásia, 2ª prova do ano, numa corrida recheada de episódios e onde os principais protagonistas foram Ross Brawn e Christian Horner. Depois de uma infantilidade de Alonso ao não parar na box na primeira volta e consequente abandono (toque na asa dianteira na 2ª curva), a concorrência da RedBull parecia ter acabado. Mas uma enorme corrida por parte da Mercedes (Hamilton 3º, Rosberg 4º) fez com que houvesse grande disputa até às voltas finais (fica a ideia de que Rosberg poderia ter atacado o 2º lugar de Webber caso não tivesse havido ordem de Ross Brawn para se manter atrás de Lewis Hamilton). Vitória justa e merecida de Vettel que contudo fica manchada com a desobediência a uma ordem directa de Chris Horner e que pode vir a ter consequências futuras. O alemão quando estava em 2º (contrariando a ordem da equipa) atacou Webber, ia mesmo batendo no australiano e passou para a frente (Webber não gostou, fez logo ver isso no momento e no final disparou em direcção ao alemão criticando a sua atitude. O clima de tensão dentro da equipa Red Bull foi evidente).  Destaque ainda para o excelente 5º lugar de Massa, e para o mau desempenho da Mclaren (Button abandonou no final, mas ambos os pilotos tiveram um péssimo desempenho ao longo de toda a corrida). Por último, Hamilton, além do 3º lugar, protagonizou ainda o momento mais caricato da corrida, ao se ter enganado na box e ter parado na da Mclaren. Hábitos que custam a mudar. Primeiro lugar merecido de Vettel? Irá haver consequências a nível interno na Red Bull e na Mercedes? Será que Massa vai surpreender pela positiva ao longo do campeonato? O que se passa com a McLaren?


Ciclismo – Dia em cheio para os amantes da modalidade. Realizou-se a Gent-Wevelgem, clássica WorldTour disputada na Flandres, onde Sagan (o fenómeno, ler aqui) saiu vencedor, depois de integrar uma fuga num grupo seleccionado (Boonen, Cancellara e Cavendish não o conseguiram), nos últimos quilómetros atacou e autoritariamente chegou isolado à meta. Foi também a última etapa da Volta a Catalunha com chegada a Montjuic, vencida por Thomas De Gendt, destaque para a vitória na classificação geral do irlandês Dan Martin (venceu a etapa rainha ), deixando nos 2º e 3º lugares, Joaquim Rodriguez e Michele Scarponi respectivamente, nota para a queda e consequente abandono de Valverde quando liderava a prova catalã. Já o tradicional Critérium Internacional, que serve de aperitivo para o Tour de France, foi vencido por Christopher Froome, depois de vencer isolado a chegada ao alto de Col de l’Ospedale, relegando para o 2º lugar na geral o seu companheiro de equipa Richie Porte. Daniel Martin (Garmim) protagonizou a 1ª grande surpresa de 2013 (apesar do talento do britânico, vencer uma prova de uma semana, recheada de montanha e frente a adversários como Purito, Scarponi, Quintana, era de todo inesperado)? Vai ser o ano de Sagan e Froome? Porte seria candidato ao Top5 no Tour se tivesse noutra equipa? E Andy Schleck (voltou a terminar uma prova, foi 67º no Criterium International), ainda vai a tempo de fazer algo no Tour?

65 Comentários

  • NFM
    Posted Março 24, 2013 at 4:06 pm

    nao espanta…. varane e mangala sao o futuro da frança a nivel de centrais….

    pena o porto ter pouco mais de metade do passe somente

    • Drama
      Posted Março 24, 2013 at 4:56 pm

      O Sakho, esqueceu-se dele !

    • Obscure
      Posted Março 24, 2013 at 5:40 pm

      E também do Mapou Yanga.
      Pessoalmente o Mangala ainda não me convenceu de todo. Acho que assusta mais os adversários com o seu tamanho e agressividade do que outra coisa. Falta-lhe classe para dominar com classe a sua zona de acção em detrimento de controlar com sua força bruta e falta-lhe algum domínio de bola para ser um central de topo. Mas tem tudo para poder chegar lá, tem uma margem de progressão enorme. É preciso é trabalhar diariamente para conseguir atingir esse patamar.

    • Czarli
      Posted Março 24, 2013 at 6:23 pm

      Obscure, realmente ainda lhe falta ganhar aquela classe para ser definitivamente um jogador de topo, mas coisa que se notou na sua evolução foi no controlo e domínio de bola, além disso é dos centrais em Portugal que melhor sai a jogar com a bola controlada no pé.

    • TaKuara
      Posted Março 24, 2013 at 8:05 pm

      O Mangala apesar das suas características fisicas, tem muitas falhas defensivas.
      Os golos que o FCP sofreu com Olhanense e Maritimo tiveram uma participação (negativa) por parte do Francês, e não é uma andorinha que faz uma primavera.

      Esses valores que se falam correspondem ao que o Mangala poderá valer, e não ao que fale na actualidade.

      Abraço

  • benficasempre
    Posted Março 24, 2013 at 4:07 pm

    Eu por mim ia o Mangala para o United e o Garay ficava cá. Isto porque o Benfica só tem 50% do seu passe e a clausula dele é apenas de 20 milhões. Se por acaso vendermos nós ao United apenas ganhamos 10 milhões e perdemos um jogador importantíssimo. Acho que deviam tentar renovar com ele para lhe aumentarem a clausula e aí sim talvez podíamos obter uma boa quantidade de dinheiro

  • SportingFan1906
    Posted Março 24, 2013 at 4:08 pm

    O francês é um excelente central e ainda, devido à sua tenra idade, pode evoluir muito mais ! Como será natural, e também devido à aposta que a Selecção Francesa, faz nos seus jovens valores, o defesa central, que pode igualmente ocupar a posição de lateral, será cada vez mais vezes chamado para defender as cores do seu país, como tal penso que o FC Porto pode negociar a sua venda por valores superiores aos apresentados pelo Man Utd. No entanto penso que de momento, o clube azul e branco tem mais a perder do que a ganhar com a sua venda.

  • Anónimo
    Posted Março 24, 2013 at 4:21 pm

    Se o Mangala se tornar menos agressivo tem tudo para se tornar um dos melhores centrais do Mundo, felizmente ainda é jovem e pode aprender com o tempo!!!!!
    Se for verdade é uma boa oportunidade para o Porto de fazer um bom encaixe financeiro e não precisa de procurar soluções pois já tem o Maicon que este ano tem jogado menos e já tem um jogador contratado para fazer a posição( Diego Reyes)…
    Dúvido é que se o Mangala for para o United o Garay acabe por ficar no Benfica porque se o que se tem dito é verdade e existem assim tantos interessados não estou a ver o Benfica a rejeitar uma boa proposta!!!!

    Renato

  • Hugo Santos
    Posted Março 24, 2013 at 4:54 pm

    Mas que grande arranque de época de ciclismo que estamos a ter, tanto em provas por etapas, como clássicas.
    Os favoritos do costume têm aparecido todos no geral em grande forma e jovens ciclistas como,Sagan,Porte,Dan Martin, Quintana ou Ciolek,entre outros, têm demonstrado que temos espectáculo garantido por muitos anos.

  • Kaz Patafta
    Posted Março 24, 2013 at 4:55 pm

    Então mas não era o Garay? De todo o modo, Mangala tem tudo para ser dos melhores centrais do mundo e teve a sorte de ir parar ao Porto que para mim tem a melhor escola de centrais do mundo. A confirmar-se a transferência por estes valores é um negócio à Porto (leia-se excelente negócio) e que torna curiosa a situação de Garay

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 24, 2013 at 5:31 pm

      Melhor escola de centrais?!!…

    • Kaz Patafta
      Posted Março 24, 2013 at 9:39 pm

      Fernando Couto, Jorge Costa, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves e agora Maicon e Mangala. Quer mais? E eu sou benfiquista

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 25, 2013 at 10:12 am

      Jorge Costa,Bruno Alves,Maicon…Melhores centrais do mundo? Ok…e nem vou falar do Jorge Andrade porque também nunca foi dos melhores do mundo mas se não fosse as lesões provavelmente tinha lá chegado..Acho que devemos ter diferentes significados para o que é uma escola no futebol,o Pepe tinha 22 anos quando chegou ao Porto,o Mangala está há pouco mais de 1 ano no Porto e já é das escolas..ok…

    • Kaz Patafta
      Posted Março 25, 2013 at 1:39 pm

      E o que era o Pepe antes do Porto? O que era Maicon antes do Porto? O que eram todos os que eu disse antes do Porto? Eu nunca disse que todos eram melhores do mundo mas o que é facto é ano sim ano não chegam centrais banais ao Porto e saem de lá com nível para a grande maioria das equipas a nivel mundial. Não seja cego porque eu também não sou. E eu odeio o Porto mas saber reconhecer valor quando ele existe é uma virtude que-lhe falta a si.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 25, 2013 at 1:56 pm

      Continua a não entender o que eu entendo por "escola"…

      Uma coisa é dizer que têm passado bons centrais no Porto,outra é dar a entender que é o Porto que os forma desde pequeninos.

      Daqui a bocado o Inter é uma excelente escola de avançados porque o Etoo e o Milito foram para lá com quase 30 anos,quando o Milito nem sequer era "ninguém".

      Neste caso o Porto tem tido o mérito e a sorte de poder ir buscar alguns centrais bons e jovens,enquanto forma alguns.
      Se o Messi tivesse ido para o Benfica com 20 anos o que seria dele hoje? Será que não tinha nenhuma bola de ouro?…O talento já lá estava…é como o Mangala,fosse para o Porto,paro o Benfica ou para o Rio Ave o talento era o mesmo,não aprendeu nada no Porto que não aprendesse noutros sítios.

  • Anónimo
    Posted Março 24, 2013 at 5:16 pm

    Dizer que Vettel é vencedor merecido da corrida é no mínimo questionável. Se tivessem ordens para correr "mano a mano" talvez o resultado não fosse o mesmo. Quando se espera que o companheiro de equipa não vai atacar, com ordens superiores é normal que se relaxe um pouco. Ingenuidade sem duvida mas dizer que é merecido…

    Péssima corrida dos McLaren? Dado o estado de evolução do carro fazer 5º nesta altura seria muito bom pra Button e a equipa. Outra vez o pit stop a falhar. Perez defendeu-se como pode de um Lotus muito superior. Podia ter feito um pouco melhor. Mas Button fazer uma corrida péssima com a arrastadeira que conduz neste momento?? É preciso ver um pouco mais que isso.

    Rosberg dificilmente chegaria ao 2º pois também ele estava em poupança de combustível e já não tinha ritmo pra chegar à frente.

    António José

    • Ricardo Peixoto
      Posted Março 24, 2013 at 5:35 pm

      Apoiado! Mas que foi uma corrida com belos momentos, lá isso foi! Mas o Vettle e o Webber penso que também voltem ao mesmo! Toda a gente sabe como é o Vettle, até a feijões não gosta de perder,
      Por isso acho que nada lhe vai acontecer, sinceramente!

  • Rúben Sousa
    Posted Março 24, 2013 at 5:21 pm

    O Freguson com Garay e Mangala ficava muito bem servido. E se despachasse Ferdinand, Vidic e Evans era uma limpeza muito bem feita. Os primeiros pelo pesar da idade e níveis físicos e o irlandês pela gritante falta de qualidade. Depois ainda tem os jovens centrais ingleses Phil Jones e Smalling. A equipa ficava muito bem servida nesse sector e aliviava significativamente a massa salarial. Outra zona que precisa de uns bons reforços é o meio-campo, zona central.

    • diogoribeiro
      Posted Março 24, 2013 at 7:53 pm

      Vidic é sem dúvida um dos cinco melhores centrais do mundo, mas como as lesoes nao o têm perdoado… concordo com a sua opinião.

  • Zapata
    Posted Março 24, 2013 at 5:24 pm

    Melhor central do FCP, como sempre disse.
    O Man Utd precisa de 2 centrais para entrar de caras no 11.

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 24, 2013 at 5:34 pm

    Espero que vá o Mangala e o Garay fique. O Garay será sempre um mau negocio para o Benfica porque temos apenas 50% do passe e um central desta categoria render "apenas" 15 milhões é um mau negocio.

    Achei muito bem a atitude do Vettel,aquilo é uma competição para ganhar não é para andar a brincar ás estratégias.

    • Vasco
      Posted Março 24, 2013 at 5:56 pm

      Render 15 milhões? Está a supor que é vendido por 30? Pelo que se tem falado não será assim (embora eu ache que Garay valeria bem os 30). E o Garay por vir envolvido no negócio Coentrão não quer dizer que tenha vindo de borla. Portanto, render 15M é ímpossível.

      Outra coisa, falam dos 50% do Garay (até já li que eram 40%), mas o Porto também só tem 56% do Mangala, a diferença é que pode recomprar o resto, com perda de dinheiro.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 24, 2013 at 6:23 pm

      Falei dos 30 milhões por ser a melhor hipótese e por o jogador valer isso,mas realmente estamos em Portugal,se o Garay fosse do Nápoles ou do Tottenham ninguém tinha duvidas que saia por 35milhoes.

      Que eu saiba o Garay veio por cerca de 5 milhões por 50% do passe,quando falei de render 15 milhões logicamente não contava com esse valor e os ordenados que ele já auferiu…

    • Vasco
      Posted Março 24, 2013 at 6:37 pm

      mas o que tem a ver ser do Benfica ou do Nápoles? Portugal tem vendido com alguma facilidade jogadores acima dos 25M.

      O que se passa é que o Benfica só tem 40 ou 50% do passe, e pode não ter grande poder negocial, inclusive pode ter feito algum acordo com o Real quando o contratou.

      E apesar de ainda ser novo, não tem propriamente 21 ou 22 anos, não tendo grande margem de progressão, daí também não me parecer ser vendido por 30M.

    • Rodrigo
      Posted Março 24, 2013 at 6:50 pm

      Acha bem a atitude do Vettel? A equipa nao esta em 1º lugar? Nao interessa para nada? Acredito que o Vettel nao goste de perder nem a feijoes, mas acho que foi um bocado mau o que ele fez ao Webber, contrariando as ordens da equipa.

    • Czarli
      Posted Março 24, 2013 at 6:54 pm

      Mas quem é o maluco que vai dar 30M pelo Garay quando precisa "apenas" de 20M???

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 24, 2013 at 7:13 pm

      Rodrigo,se tivéssemos no final da época e o Webber estivesse com hipóteses de ser campeão e o Vettel não, seria diferente…agora no inicio da época e já com estas ordens? Continuo a dizer,fez muito bem,que o castiguem por ganhar se quiserem.

      Czarli,precisam de apenas 20 milhões porque? A clausula é de 30…

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 24, 2013 at 7:19 pm

      Tinha a ideia que o Benfica tinha aumentado a clausula do Garay para 30 milhões…que erro monumental por parte do Benfica…

    • Manuel
      Posted Março 24, 2013 at 9:26 pm

      Caro Vasco, um defesa como o Garay com 26 anos não tem margem de progressão? Quer dizer que atingiu a sua plenitude física e cognitiva aos 26 anos? A progressão de um jogador não se dá apenas no físico.

      Um jogador com 21 anos está ainda muito verde. Sempre, pois ainda tem muito a aprender. E o contrário é que seria de estranhar.

      Não sabe que os jogadores de futebol, em geral, atingem a maturidade física aos 28 anos, dependendo da posição que ocupam, genética, etc? Os guarda-redes ainda mais velhos.

      Há exemplos de jogadores que atingem a maturidade ainda mais tarde. Cada caso é um caso.

    • Vasco
      Posted Março 24, 2013 at 11:33 pm

      Caro Manuel, acho que não leu bem: «não tendo GRANDE margem de progressão»

      Creio que sabe distinguir entre "não ter" e "não ter grande".

      Um jogador 21 anos tem muito aprender, obviamente, mas é por ter essa grande margem de progressão devido à sua tenra idade que tem mais valor de mercado que um jogador (no caso de semelhante qualidade) com mais 5 anos.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Março 25, 2013 at 1:35 am

      Pois é Ricardo. Gostava de ver a cara do Vettel se precisasse dos 25 pontos no final do Campeonato e o Webber se lixasse para a estratégia e não o deixasse passar!!!

  • ILLUMINATOR
    Posted Março 24, 2013 at 5:39 pm

    Acho que o mangala não vale todo esse dinheiro e e dificilmente a negociação se concretizara! O garay é o jogador que joga em portugal com maior reconhecimento internacional e não sei se vai durar muito tempo cá!
    Ps: não esquecer que o united já tem phil jones.

    • JSilva
      Posted Março 24, 2013 at 5:44 pm

      O que é isso do reconhecimento internacional?

    • Vasco
      Posted Março 24, 2013 at 5:52 pm

      asseguro-lhe que James Rodriguez é o jogador com mais reconhecimento internacional em Portugal (enfim, estou a excluir Aimar, que já quase não conta), pois acompanho muito a imprensa internacional, inclusive alguns programas de tv estrangeiros.

      E depois de James creio que será Moutinho, em terceiro talvez seja Garay.

    • RiefSilva
      Posted Março 24, 2013 at 6:11 pm

      Garay, é o central com mais reconhecimento internacional, mas isso não significa que tenha maior valor de mercado. Nem sempre os melhores jogadores são mais valiosos em termos financeiros.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 24, 2013 at 6:25 pm

      James e Moutinho com mais reconhecimento do que um jogador que já passou pelo Real Madrid e é titular da selecção Argentina?…Brincadeira…

    • Manuel
      Posted Março 24, 2013 at 9:34 pm

      Brincadeira, com certeza. O James é ainda muito novo e só recentemente começou a jogar na selecção. O Garay é titular indiscutível na Argentina, uma das melhores selecções e com mais visibilidade. Messi oblige.

      Moutinho? Reconhecimento internacional? Porquê? Quando ouvi o nome fiquei com vontade de rir.

      Primeiro têm de definir, "reconhecimento internacional".

  • Santos
    Posted Março 24, 2013 at 5:41 pm

    Momento de Hamilton é realmente caricato. Vettel está cada vez mais a aproximar-se de Schumacher, tanto pelas vitorias mas também pelas máfias e protecções da FIA.

    Este ano espero que os construíres sejam da Mercedes, e com sorte Hamilton em pilotos.

    • NFM
      Posted Março 24, 2013 at 6:31 pm

      mafia??? o homem é tricampeao e luta pelo titulo e nao pode tentar ficar em 1 lugar porque???

      o ayrton e o prost quando eram da mesma equipa tambem nao lutavam sempre pelo primeiro lugar… nao se percebe é a ordem para desistir pelo primeiro lugar, se fosse nos ultimos GPs e o wettel precisa se para ser campeao, agora no 2 GP ja decidem que ele nao pode lutar pelo 1 lugar nao tem logica..

      ate porque o vettel é o melhor piloto da red bull… digo eu

    • Filipe
      Posted Março 24, 2013 at 6:58 pm

      Percebe-te, a equipa tem o 1-2 garantido, porquê arriscar ficarem os 2 de fora? Se o Hamilton/Rosberg estivessem colados, é que não se percebia que houvessem ordens para o mais rápido não atacar o menos rápido. Com a Mercedes passou-se o mesmo, aliás o Brown numa das vezes que falou com o Rosberg disse-lhe para não atacar porque não ia além do 3º lugar.

    • Santos
      Posted Março 25, 2013 at 11:02 am

      #NFM

      sim máfia, basta ver as muitas situações irregulares do ano passado. Não digo que não seja o melhor, porque o foi, mas ajudado tudo é mais fácil.
      Schumacher também foi 7 vezes campeão, e depois? Não ajudado? Ou não se lembra? Carros contra as normas, constantes ordens de 'tampão' para Barrichello, para Schumacher ganhar tempo na frente e continuar em primeiro depois da pit…
      Nem compare Ayrton, comparar uma lenda a meninos é crime.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Março 24, 2013 at 5:49 pm

    Por uma verba a rondar os 23M levam o Maicon, que também é um grande central.
    Mangala ficará mais um ano no FC Porto e renderá aos cofres azuis e brancos 30M de euros.

  • CVZeller
    Posted Março 24, 2013 at 5:54 pm

    Tem que ficar mais um ano! Depois do próximo ano, a jogar a titular, sai facilmente por 30 milhões. Que o Otamendi não saia não será nenhuma tragédia. Precisamos de uma equipa para além do dinheiro. Ficaremos muito bem servidos com Otamendi e Maicon. Relembro que o Bruno Alves esteve anos a ser namorado por diversos clubes e retivemo-lo para nosso proveito. No entanto, só a custa de muita sorte o vendemos ao Zenit. O Pinto da Costa (tenho a certeza) saberá medir muito bem os tempos de saída de forma a satisfazer ambos os interesses relevantes ao FCP, tanto o de tesouraria quanto o desportivo

  • bras
    Posted Março 24, 2013 at 6:28 pm

    vettel teve atitude muito feia para com o seu colega de equipa, e para com a equi+a. Rosberg respeitou a decisão da equipa e não ultrapassou o hamilton. Ganhar, não pode ser a qualquer custo.
    Sou fâ do Vettel, mas ele tem de respetar a sua equipa, senão devia ser fortemente penalizado pela equipa. No próximo Grande Prémio de via obrigatoriamente ficar atras do webber

  • Czarli
    Posted Março 24, 2013 at 6:36 pm

    Para o Porto seria preferível o negócio Garay e manter o Mangala por mais um ano. No entanto a confirmar-se os negócios Porto – Man Utd, acho que vender o James e o Mangala por uma verba de 50-60M + Anderson, seria um bom negócio, principalmente com a falta de liquidez que anda, mas não vejo o sir Alex Ferguson a dar tanto dinheiro de uma só vez.

    O Vettel é da mesma raça do Schumacher! Impressionante a comum insensibilidade, para ser simpático…

  • Rodrigo
    Posted Março 24, 2013 at 6:39 pm

    O Mangala entrou bem no 11 do FC Porto esta temporada e tem registado uma grande evoluçao nos ultimos tempos, ao ponto de ser considerado o melhor central do FC Porto neste momento, ultrapassando o experiente Otamendi e o ate a pouco indiscutivel Maicon.

    Penso que a sua capacidade fisica, nomeadamente a impulsao e a marcaçao forte que exerce sobre os adversarios, bem como a velocidade que permitem a equipa jogar num bloco alto e ainda lhe permitem dobrar os campanheiros quando necessario sao as suas melhores caracteristicas. No entanto, um central para valer mais de 20M tem de ter outras caracteristicas como a liderança, a capacidade tecnica para sair a jogar, uma excelente leitura tactica ou a capacidade de passe, algo que o frances ainda nao demonstrou em Portugal.
    Por isso, acredito que deveria ficar mais um ano no Dragao, de modo a valer 25M ou 30M no final da proxima epoca.

    Quanto ao Man Utd, penso que precisam claramente de um central, uma vez que os seus centrais tem muitas lesoes ao longo da epoca. Parece-me que Garay seria uma opçao melhor nesta fase, ja que esta mais maduro que o Mangala (nao tem aqueles actos de excesso de agressividade ou falhas de concentraçao durante o jogo), tem outras caracteristicas a mais que o frances (capacidade tecnica, passe, leitura de jogo, serenidade ou bater livres) e tem uma clausula de 20M.

    Relativamente ao ciclismo, creio que este podera ser, de facto, o ano de Sagan e de Froome. Acredito que o eslovaco conseguira mais vitorias nas classicas de Abril, bem como uma boa prestaçao no Tour e nos campeonatos do Mundo. Por outro lado, acredito que o Froome, face ao poderoso bloco da Sky, sera o provavel vencedor da 100ª ediçao da Volta a França.

    No Criterium Internacional o Froome nao deu hipoteses, numa jornada bastante positiva para a Sky fazendo 1º e 2º na etapa e na geral individual. Penso que o Richie Porte e um ciclista de grande valor e acredito que pudesse ser top-5 no Tour noutra equipa, ja que e forte nas montanhas e nos contra-relogios. Ainda assim, estas competiçoes de alguns dias, uma semana no maximo, sao bem diferentes de uma prova de 3 semanas, nao so pela extensao da mesma, mas pelo mediatismo e pressao que rodeia os protagonistas dessas provas, pelo que me parece que o Porte ainda nao estara totalmente pronto para isso.

    Na Catalunha assistimos a uma ultima etapa interessante, onde o Rodriguez nao conseguiu roubar a liderança ao Martin da Garmin, algo que eu previa porque a subida era curta, pouco ingreme e ainda por cima nao coincidia com o final de etapa. Parabens a Garmin pela excelente prestaçao nesta prova e ao Daniel Martin por vencer a sua 1ª grande competiçao de World Tour, depois de Volta a Polonia, demonstrando todo o potencial que se lhe reconhece desde a juventude.

    Quanto ao Andy Schleck, de facto e preocupante a falta de forma e de ritmo do ciclista luxemburgues, nao se prevendo que esteja de volta ao ciclismo da forma como o conheciamos num futuro proximo. Penso que estara a atravessar um mau momento fisico, mas tambem psicologico, agravado pela ausencia do seu braço direito na estrada, o seu irmao Franck Schleck. Espero, sinceramente, que nao tarde em recuperar a capacidade que todos lhe reconhecemos, de modo a ser mais um a dar espectaculo na estrada.

  • luis bcn
    Posted Março 24, 2013 at 6:45 pm

    Ja se sabia que o Vettel e o Webber nao se podem ver a frente e a flash interview foi a melhor que vi em toda a minha vida, só foi pena o 4 classificado nao ir ao podio, assim era mais um para a confusão. Esta claro que o Vettel é o piloto nº1 da Red Bull como o Hamilton da Mercedes. O Alonso é o unico piloto da ferrari pois o Massa é mais um escravo do espanhol do que um piloto. a McLaren este ano nao vai fazer nada. Veremos se a Lotus consegue lutar com a mercedes a Red Bull e a Ferrari por podios pois podemos ter um grande campeonato mais uma vez.

    PS: nao foi proibido as ordens de equipa (de forma oficial), ou foi ao contrario? Lembro daquelas tretas do Schumacher em que o Barrichello parou na recta da meta para o deixar passar…Ainda assim mal o Vettel (de quem sou fã) e o Roseberg disse tudo, "devem-me uma".

  • Xiculas
    Posted Março 24, 2013 at 8:45 pm

    Mas alguém acredita que o MAN UNT vem dar 25m pelo mangala?! pf..

  • Count Zaccone
    Posted Março 24, 2013 at 8:46 pm

    A parte de dizer que o Button não fez uma boa corrida é porque não viram o GP. O Button fez uma excelente corrida (acabaria provavelmente em 5º), estragada pela equipa nas boxes. Tenham cuidado com as análises.

  • Rabensandratana
    Posted Março 24, 2013 at 9:10 pm

    O Mangala espero que fique mais um ano pelo menos no FCPORTO, a vender um central que seja o Nicolás Otamendi que tem cometido imensos erros e tem um excesso de confiança tremendo que tem prejudicado e muito o FCPORTO (inventa sempre).

    Que eu saiba o Garay tem uma claúsula de rescisão de 20M e desse valor o SLB só terá direiro a 40% numa próxima transferência.

    O FCPORTO também tem um pouco mais de 50% do passe do francês Mangala.

  • patrickmf
    Posted Março 24, 2013 at 9:21 pm

    Este inicio de temporada de ciclismo esta sendo fabuloso nunca tinha visto um inicio tão bom, parece que o que aconteceu a Armstrong motivou os ciclistas.
    Porte penso que ainda não tem maturidade para liderar a Sky no Tour, mas tem capacidades para liderar na Vuelta ou no Giro, mas penso que devia liderar a Sky na Vuelta pois o Giro vai ser liderado por Wiggins e o Tour por Froome.

  • Junior
    Posted Março 24, 2013 at 10:48 pm

    Não se esqueçam do Rolando. Este também deverá ser somado à lista de centrais, pois ao que parece o Nápoles não está muito inclinado a avançar com a contratação em definitivo. Apesar de concordar que o Porto tem alguns bons centrais, existe uma tendência de sobrevalorização face à qualidade que apresentam. Desde Carvalho e depois Pepe, que o Porto não tem um central de topo. Os que vão surgindo são bons, mas muito longe da qualidade destes dois que mencionei.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 25, 2013 at 12:22 am

    Não acredito, ainda é cedo para algum clube chegar a estes valores por Mangala, ainda para mais o United que raramente entra nestas "loucuras". Mas a evoluir assim, acredito que no final da próxima época até possa sair por uma proposta até ligeiramente superior…

  • leugimM
    Posted Março 25, 2013 at 12:24 am

    O jogador do FC Porto, Mangala, tem todas as condições para ser uma verdadeira referência no futebol mundial. Rapidíssimo, agressivo (por vezes até em excesso), grande capacidade física, forte no jogo aéreo e na antecipação. Porém, não é de todo o momento certo para o jovem francês abandonar o Dragão para um patamar/campeonato superior, visto que na minha opinião terá que fazer pelo menos mais duas épocas de grande nível nos azuis-e-brancos (não será fácil segurar um dos defesas-centrais mais promissores da atualidade, juntamente com Varane, Sakho e Nastasić).
    Por outro lado, fazendo referência ao Manchester United em concreto, penso que o Garay é, comparando com o gaulês, uma solução bem mais adequada. Trata-se de um jogador de qualidade inquestionável (para mim, a par de Otamendi, é o melhor na sua posição a jogar em Portugal), internacional argentino pela seleção A, com um preço extremamente apelativo para o seu valor e, acima de tudo, já com a maturidade competitiva necessária para competir ao mais alto nível (Mangala é ainda muito jovem).

    Cumprimentos.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 25, 2013 at 1:28 am

    Então o Vettel vai na linha de outros campeões que jogavam sujo quando lhes convinha? lembro-me de Senna da Silva e de Michael Schumacher…É pena.

  • Nuno Rocha
    Posted Março 25, 2013 at 10:50 am

    Mangala é sem duvida um jogador com um enorme potencial. Sendo aquilo que mais se destaca, na minha opinião, a sua velocidade. Numa equipa "grande" que por norma jogam com um bloco subido é importantissimo ter um central destes, capaz de correr 30 meteros num ápice e apanhar avançados que lhes fujam pelas costas.
    Mas ainda lhe falta evoluir muito para chegar a outro patamar. Não tenho duvidas que Otamendi e Garay são neste momento centrais com mais qualidade que o francês.

    E discordo totalmente quando dizem que o Man. Utd. necessita de 2 centrais que entrem de caras no 11. Vidic em condições "normais" é um dos top5 mundial e Jones, é na minha opinião um dos top5 em termos de centrais do futuro. A meu ver precisam de 1 que colmate as ausencias de Vidic. Não esquecer que Jones chegou muito recentemente a Manchester e custou perto de 20 milhões de euros.

  • CarlosSCP
    Posted Março 25, 2013 at 4:10 pm

    Acho que o Mangala tem tudo para ser dentro de 2 anos um dos 10 melhores centrais do Mundo

Deixa um comentário