Vídeo: «Liedson, Derlei e Slimani ganharam 0 campeonatos. Podem dizer que faltou um avançado, mas resumir a isso é curto. TT e Paulinho ganharam um campeonato contra equipas que gastaram 100 milhões»
Não aceitar que precisa de um avançado já deixou de ser convicção e passou a burrice.
Na primeira época o Pote marcava pelos dois e quando Paulinho entrou, a qualidade de jogo do Sporting até caiu.
Na segunda época teve um Sarabia fenomenal e um Pote a nivel altissimo.
Esta época teve de recuar Pote, o Coates já não safa nos descontos e o Trincão passeia em campo como hoje e está à vista o resultado. Se não comprarem um avançado de jeito, no próximo ano continuamos com esta conversa e acabamos em 3o ou 4o na mesma
RenatoFr
Posted
Abril 20, 2023 at
9:57 pm
Só lhe faltou referir Bas Dost, que era melhor do que o Slimani.
Já na altura não foi campeão pelo Sporting porque não aproveitávamos as oportunidades em frente da baliza, como aquela do Ruiz
Miguel Mendes
Posted
Abril 20, 2023 at
10:52 pm
Era discutível que fosse melhor.
Eagle
Posted
Abril 20, 2023 at
10:53 pm
Concordo a 100%, tirando que o Dost era melhor que o Slimani, porque nunca foi.
2DedosDeTesta_
Posted
Abril 21, 2023 at
7:07 pm
Se concorda a 100%, não pode haver esses “tirando que”. Um 95% prai ?
Veridis Quo
Posted
Abril 20, 2023 at
11:09 pm
O Bas Dost até podia ser melhor que o Slimani, mas nenhuma equipa ficaria melhor por ter o Bas Dost em vez do Slimani (isto no prime de cada um). Dost limitava em demasia as equipas pela falta de profundidade e de pressão. Por alguma razão já não há avançados nesse molde no futebol atual em equipas de relevo. Slimani era mais “moderno”. Dost vicia as equipas num estilo de jogo que é incompatível com sucesso no futebol atual. Se tivesse nascido 20/25 anos antes teria tido uma carreira melhor. E isso foi notório e um dos fatores para a queda da qualidade de jogo do Sporting de 15/16 para 16/17 e 17/18.
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
12:41 am
Há grandes diferencas no estilo de jogo do Ronaldo do real madrid até agora e do haaland para o bas dost?
Artur Trindade
Posted
Abril 21, 2023 at
7:48 am
Comentário sem sentido.
O Bas Dost é um 9 posicional, semelhante ao Jardel (nas características).
O Haaland é um 9 moderno, semelhante a Slimani, pela profundidade e agressividade que dá no ataque.
E comparar o 9 que foi o Ronaldo (do Real Madrid e após), mesmo com mais 20kg e lesões, ao Bas Dost, é palermice.
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
9:39 am
Porquê?
Artur Trindade
Posted
Abril 21, 2023 at
11:40 am
Porque o R9 fenómeno, mesmo com uma mobilidade reduzida (Real e após), parecida ao Bas Dost, era bem melhor que o holandês.
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
4:25 pm
Mas eu estava a falar do Cristiano Ronaldo, não desse Ronaldo.
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
9:39 am
Palermice é comparar o haaland ao slimani.
Velho do Restelo
Posted
Abril 21, 2023 at
1:50 pm
Por acaso não acho.
Muito mais parecido com Haaland do que o Bas Dost.
Basta ver um jogo de cada…
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
4:26 pm
Eu falei em comparar o Haaland com o Bas Dost, não comparar outro jogador a um destes.
Veridis Quo
Posted
Abril 21, 2023 at
2:02 pm
É bem menos palerma que comparar ao Bas Dost. O Slimani, no seu auge, tem um perfil bem mais aproximado ao Haaland que o Dost. O holandês era um pinheiro de área com pouca mobilidade. Slimani era monstruoso na pressão, móvel e uma seta na profundidade. O Slimani tinha muito mais de Haaland que o Dost.
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
4:26 pm
Desde quando eu comparei o Slimani ao Bas Dost? Eu comparei o Haaland com o Slimani.
Veridis Quo
Posted
Abril 21, 2023 at
5:11 pm
Talvez não me expressei bem. O que disse é que Slimani está mais próximo do perfil de Haaland do que o Dost está.
Veridis Quo
Posted
Abril 21, 2023 at
2:00 pm
O Haaland é um monstro de pressão e é extremamente rápido, sendo um ataque constante à profundidade. Achar que não há grandes diferenças entre o estilo dele e do Bas Dost é qualquer coisa. Terem os dois 1.95 não os tornam iguais no perfil.
Miguel Mendes
Posted
Abril 21, 2023 at
4:27 pm
Eu comparei o Haaland com o Bas Dost, não o Slimani ao Bas Dost ou ao Haaland.
batalha34
Posted
Abril 20, 2023 at
9:58 pm
O Liedson ganhou um campeonato e até fez a famosa assistência para o Kelvin que o permitiu.
Não ligo muito a esta conversa do pós-jogo, o importante que se perceba é que a equipa teve N jogos esta epoca que jogou bem e falhou demasiados golos. 1,2, 3 jogos que isso acontece pode-se considerar azar, uma epoca inteira não é azar, é falta de quem meta as bolas la dentro
Na epoca do titulo tivemos um super-Pote que podia jogar livre na frente porque não andavamos com remendos no meio-campo e tinha um 9 a apoia-lo (seja Paulinho, TT ou até o Sporar), na epoca passado tivemos o Sarabia, esta epoca não temos ninguém que faça esse papel. Acho que isso é evidente e o que se passou esta epoca fala por si.
Agora se esta conversa é sinal que para o ano as opções no banco são arthur e rochinha, então espera-se mais uma epoca cheia de “azar”
Vermelhudo
Posted
Abril 20, 2023 at
10:12 pm
Basicamente, Amon-Rih tem uma boa ideia mas essa ideia tem de ser suportada por jogadores que saibam colocar em prática o que ele deseja.
E não era isso que se lia dele há alguns meses. Ele fazia equipas bomba com tostões e adaptava-se ao que havia e tal e coiso.
Este ano, com uma equipa que faz jogões na Europa, está fraco nas competições internas.
Acontece. É mesmo assim e é assim mesmo.
Veridis Quo
Posted
Abril 20, 2023 at
10:07 pm
Não ver a notória falta de qualidade na definição dos jogadores que jogam na frente é cegueira. Não quer pontas de lança? Ótimo, mas que compre extremos/médios ofensivos/segundos avançados que tenham, de facto, qualidade na definição do remate e último passe consistentemente. Trincão, Edwards, Pote, Paulinho, Chermiti, Arthur, Rochinha não são garantia de absolutamente nada em termos de definição com regularidade. E isso não muda por “treinar muita finalização”, como ele diz. O que muda é trazer jogadores que tenham essa qualidade e características de forma inerente. O que está a tentar fazer é colocar, usando uma expressão estrangeira, “a square peg in a round hole”. E isso não costuma acabar bem.
DNowitzki
Posted
Abril 20, 2023 at
10:16 pm
Que argumentação pífia!
Já agora, onde anda TT? Por que razão o despachou?
Os 100 milhões era uma referência ao Benfica?
Ah, Amorim, já não é a primeira vez que te estendes ao comprido.
Jeco Baleiro
Posted
Abril 20, 2023 at
10:17 pm
Por outro lado o Acosta e o Jardel foram essenciais para a conquista de títulos. Podemos ver para o lado que quisermos.
Mantorras
Posted
Abril 21, 2023 at
9:00 am
Absolutamente.
Assim como me parece evidente que o Liedson seria monstro neste Sporting.
Tudo depende do contexto, e actualmente, nao ha ninguem que consiga alimentar regularmente a equipa com golos/assistencias, muito menos retirando Pote e Nuno Santos de zonas mais adiantadas.
No ano do titulo discutiu-se a estrelinha, ou falta dela, mas era mais sobre “ego clubistico” e semantica, porque todos percebiam “o ponto”. Muitas vitorias houve onde a bola “custou a entrar” e os golos surgiram no final, fora do “estilo de jogo da equipa”, no forcing com “tudo na frente” e chuveirinho e herois improvaveis.
Aconteceu recorrentemente, nao foi sorte, e deu para ser a melhor equipa, mas ja se notava a falta de qualidade na definicao.
Ora, isto foi com um grande Pote, e mesmo assim faltava algo mais e chegaram Paulinho, Saravia, e mais tarde Slimani. Um nao rendeu o que se esperava, o outro veio a prazo e o outro um misto dos dois, mas apesar de tudo, houve uma tentativa de colmatar isto.
Posteriormente, Trincao, Edwards, Rochinha, Arthur, etc, ja demonstraram que nenhum deles tem a qualidade na definicao que tanta falta faz, de forma regular. E assumir isso, e encontrar pelo menos 2 homens com essa qualidade, sendo que um dos quais deve ser um jogador capaz de jogar no meio dos 3 da frente.
Jeco Baleiro
Posted
Abril 21, 2023 at
2:37 pm
Sim, estamos a falar dum gajo com quase 200 golos pelo clube (em cerca de 8 anos) e que era completamente letal no seu prime. E muitas vezes a carregar sozinho a equipa. No contexto actual seria um matador superlativo.
Quanto ao Rúben, faço minhas as palavras do meu consócio Neville: renovamos com ele com as suas qualidades e os seus defeitos. A questão do ponta é a mais vincada. A equipa tem princípios muito mais assimilados agora mas falta quem defina. Acredito eu que ele veja isso muito melhor que nós.
No ano do título não era assunto porque a bola entrava. A questão da estrelinha era muito redutora mas a equipa era muito coesa. Não só marcava como sofria muito pouco. No ano seguinte veio Sarabia. Este ano o rendimento defensivo, à excepção de uma ou outra fase, foi muito mau.
Já nessa época houve um jogador que, na minha opinião, foi mal aproveitado: Sporar. Não era um portento mas tinha qualidade no apoio (como o Rúben gosta) e na definição. Enfim, é o que é.
marcelo12
Posted
Abril 20, 2023 at
11:22 pm
Quantos campeonatos ganharam Sarabia ou Trincao a falso 9?
El Bandido
Posted
Abril 20, 2023 at
11:33 pm
Completamente escusado meter-se com estes comentários, mas pronto… TT ganhou um campeonato e foi dispensado como prémio, foi isso?
O Sporting do Jesus com o Slimani fez mais pontos que qualquer Sporting do Amorim…
Para além disso, as equipas mais dominadoras deste século no nosso campeonato, todas elas tinham um grande avançado… Jackson, Falcão, Cardozo, Lisandro, Jonas… Até Acosta e Jardel se o amorim quiser falar só do Sporting…
Não se pode pegar na exceção que foi este campeonato (que outra equipa sem grandes avançados venceu a liga este século?), e fazer dela a regra! O Sporting nos últimos 10 jogos que acabou com o Coates na frente este ano ganhou quantos? 1 com o casa pia? Meu Deus…
Velho do Restelo
Posted
Abril 21, 2023 at
8:39 am
100% de acordo.
O Sporting até joga um jogo bonito, bem jogado, mas sem poder de fogo.
Ontem foi confragedor ver a bola a rodar à volta da área da Juve sem ninguém rematar, só passes para o lado e ninguém com “killer instinct” para a meter lá dentro, e tem sido isto o ano todo.
Fantantonio
Posted
Abril 20, 2023 at
11:57 pm
Ok… Então o TT não ficou porquê? Tinha muito mais estaleca e entrosamento com a equipa do que Chermiti e Ribeiro quando foi lançado, mostrou ser muito mais jogador. A partir do momento em que saiu, não percebo esta relutância em arranjar um substituto de valia semelhante. O Slimani veio contra a sua a vontade e não resultou, tudo bem, mas isso justifica estar nesta situação? A principal opção estando lesionada, tem como suplente um projeto de PL, ainda longe do que o nível que o Sporting quer exibir, e que tem teste de matemática amanhã, provavelmente. Nesta fase, com tudo perdido, não vale a pena queimar ninguém, mas espero que se tenha em conta esta questão na preparação da próxima época e não se caia nesta teimosia incompreensível.
Velho do Restelo
Posted
Abril 21, 2023 at
8:37 am
Concordo, o erro foi a saída do TT (para ter mais minutos) e entrada do Slimani a meio do ano passado.
O TT acabaria por vir a ser utilizado e quem sabe mais valorizado do que está a ser na Alemanha, mas seria sempre especulação na altura.
André Pires
Posted
Abril 21, 2023 at
12:09 am
Errado.
Lembro-me muito bem de campeonatos ganhos pelo Derlei e pelo Liedson, sendo até decisivos na conquista dos mesmos.
Velho do Restelo
Posted
Abril 21, 2023 at
8:25 am
Ele disse sempre “pelo Sporting”.
Errado estás tu.
André Pires
Posted
Abril 21, 2023 at
1:52 pm
O meu erro foi só ler o título da notícia então.
Em todo o caso, não concordo com o raciocício, do tipo “tivemos pontas de lança espectaculares que não ganharam nada, estes aqui que eram uns cepos já ganharam, por isso a vossa crítica é inválida”.
O Éder também foi campeão da Europa e o Eusébio não.
Velho do Restelo
Posted
Abril 21, 2023 at
1:55 pm
De acordo. Estava só a corrigir a tua observação.
Kacal
Posted
Abril 21, 2023 at
12:51 am
Das duas, uma. Ou o Sporting não tem capacidade de ir buscar um avançado e disse ao treinador que não o vai fazer ou então Amorim é realmente muito teimoso e até orgulhoso demais e não quer dar o braço a torcer pela contratação de Paulinho e “fetiche” que tem com ele não querendo dar razão aos adeptos e críticos. Não vejo outra possibilidade. Isto já roça a parvoíce e quem prefere “perder” a ceder à sua visão demonstra um pouco de falta de inteligência, na minha opinião.
O Sporting precisa de um PL, ponto. O Sporting precisa de Pote a jogar na frente como jogava no ano do titulo, ponto. E com isto é preciso uma alternativa válida que dê garantias na posição #8 para quando Morita não joga, ponto. Diria até um substituto de Palhinha que nunca foi contratado.
Talvez possam vender Ugarte para encaixe e mais uns que não sejam opção para Amorim e ir buscar dois médios (para juntar a Morita) e um PL. Por mim Amorim pode continuar a ser teimoso que assim será menos um rival sério pelo titulo como portista!
Velho do Restelo
Posted
Abril 21, 2023 at
8:25 am
O Ugarte foi o substituto do Palhinha, tanto que o ano passado até o mandou para o banco mais de uma vez.
O substituto do Ugarte é que nunca veio, veio o Sotiris como 2 em 1 para substituit Ugarte e o lugar que o Morita tinha (antes da saida do Matheus, como suplente para MDC/MC).
Kacal
Posted
Abril 21, 2023 at
2:16 pm
Sim realmente tens razão, Ugarte acabou por ser o substituto do Palhinha até tinha ideia dele mais como #8 mas mostrou ser mais #6. Mas sim a dupla Ugarte – Morita dá garantias mas depois faltam alternativas. Amorim não parece confiar em Sotiris e mesmo Tanlongo pelo menos por enquanto e o Essugo talvez esteja “verde” ainda. Pote recuar para o meio-campo não me parece que seja uma boa opção e acho que não deveria acontecer. No Verão é preciso um médio que faça #6 e #8 sendo uma opção válida a Ugarte e Morita ou então dois médios caso vendam Ugarte. E o Pote deve continuar no ataque.
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Abril 21, 2023 at
10:54 am
O que acontece é que o Sporting fez sim um grande esforço para contratar um avançado. O avançado foi o Paulinho. Não resultou como o RA pensava, mas não há margem para ir buscar outro, pelo que tem de se insistir que a solução é esta. Nem é teimosia, é falta de alternativas.
Kacal
Posted
Abril 21, 2023 at
2:17 pm
Certo mas já é hora de desistir disso e tentar encontrar soluções. Não acredito que o Sporting não possa contratar outro avançado. Em vez de investir em posições que já estão bem apetrechadas que foquem esforços num PL.
Artur Trindade
Posted
Abril 21, 2023 at
8:36 am
Compartilho a visão férrea de Amorim, na questão dos 3 centrais, na superioridade desse sistema, mas não partilho a sua rigidez do meio campo para a frente.
Amorim na sua curta carreira, definiu as características do seu pivot de ataque, que é um 10/2º AVA, que pela sua abnegação, desinteresse pelo golo, e qualidade técnica, permita que os extremos sejam os goleadores.
Para este sistema Paulinho é o homem certo, e dificilmente se arranja alguém que junte as características de Paulinho, que ainda tem um porte assinalável para entrar na área.
Um ano perfeito, com Paulinho a 9,5, e alas goleadores como Pote e Sarabia, será quase impossível, para mais sendo o médio grego um elemento nulo, e tendo que Pote se anular como homem golo.
Amorim tem que procurar alternativas, que não passam por tentar ensinar Trincão e Edwards a marcar.
TT foi uma alternativa válida jogando na direita, por adicionar golo, mas Amorim deve procurar adaptar o seu sistema, jogando com um 9 verdadeiro, que é mais fácil encontrar do que um Paulinho.
Ss
Posted
Abril 21, 2023 at
9:50 am
Esteve mal aqui o Ruben. Que ele queira um avançado que se adapte ao sistema que ele implementou até percebo…aliás, o Paulinho é um avançado exactamente para isso. Mas para tal os alas tem que golear – e se bem que o Pote o faz e o Sarabia também o fez, os actuais não são goleadores ( nem de perto) e aí o Ruben tem que mostrar alternativas. E não as tem, já que um plano B no SCP não existe. O Ruben tem que trabalhar um plano B e o SCP se quiser continuar a ter relevo, tem que equilibrar o plantel… Não entendo o recuo do Pote para o meio campo sistematicamente, quando se comprou dois médios e se subiu um da formação. Se temos 3 médios disponíveis, porquê retirar o único jogador com golo de perto da àrea?
Se estes médios não estão à altura do SCP, então algo está mal!
Hirok "The Truth"
Posted
Abril 21, 2023 at
10:21 am
Muito mal aqui o Rúben, para já o Liedson e o Derlei não ganharam no Sporting mas ganharam no Porto e depois ganhou com o Tiago Tomás e mandou-o dar uma volta.. e o mais importante e não é demais referir.. Liedson Derlei e Slimani jogaram com os adeptos nas bancadas a apupá-los é bem diferente do que jogar sem ninguém quase a parecer uma pelada de amigos ao fds..
Ricardo10_
Posted
Abril 21, 2023 at
12:11 pm
O Éder também marcou à França e deu a Portugal um Europeu. Não deixou de ser um jogador banalíssimo por isso, tanto antes como depois desse golo.
O Rúben é bom treinador e é um gajo fixe, mas às vezes gosta de se fazer de parvo. Ou então é mesmo. Este amor que tem pelo Paulinho começa a ser suspeito.
Vermelhudo
Posted
Abril 21, 2023 at
12:46 pm
Pois eu vou concordar com o que está dizendo o faraó.
Até esta época, o Amon era visto como alguém muito à frente, um visionário.
E essa reputação foi contruída sem recurso a avançados goleadores.
Portanto, acho que é mais lógico afirmar que o Sporting desta época não esteve tão bem devido a outros fatores. Acho que depois de 2 anos muito bons é muito natural uma época mais fraquita.
Para muita galera esta conversa só dava para treinadores que eles não gostavam.
Surprise suprise!
AAAAAAAAAAAAAhahahahahahhha!
Que ano, que ano…
Se derem um goleador ao faraó, muito provavelmente será igual ao litro.
Se o homem não tiver capacidade para se desdobrar noutras tarefas, bem podem esquecer.
Só se o Amon mudar muito o seu estilo, mas ele tem o dele, trabalhado nos últimos anos. E não creio que o irá mudar, ainda para mais quando foi esse estilo que o fez vencer troféus em Alvalaahd.
Portanto, próxima época será novamente muito gira de se seguir.
O que virá daí?
Ui ui ui!
batalha34
Posted
Abril 21, 2023 at
2:04 pm
Concordo com essa optica de que o Amorim nunca vai querer um jogador estilo Bas Dost, mas entāo estas perguntas nao sāo uma oportunidade de explicar isso melhor em vez de dar esta nāo resposta?
Nāo acho que seja natural num projecto continuo com a mesma direçāo, o mesmo treinador e a mesma base do plantel, haver esta quebra gigante.
Portanto como dizes e bem algo esta epoca nao esteve tāo bem como ele esperava. O problema é que ele nāo explica o quê, e nós também nāo adivinhamos.
O Sotiris e o Tanlongo nāo era o que ele queria? O TT nāo era para ser emprestado? O Edwards e o Trincāo era para renderem o dobro? O Paulinho é para atacar 5 competições sem se lesionar? O Essugo, o Fatawu, o Nazinho e o Chermiti já era para serem mais jogadores? Ninguém sabe, mas também ninguem explica, até agora é tudo resumido ao azar.
DNowitzki
Posted
Abril 21, 2023 at
6:38 pm
Pois é, mas, quando a coisa aperta, o Amorim manda o Bas Pinheiro Dost lá para a frente, só que se chama Coates e é defesa central. Ou seja, nem que fosse para os apertos, o poste deveria existir no plantel e ele não o quis.
Vermelhudo
Posted
Abril 21, 2023 at
8:57 pm
Coates ao menos é defesa central, capitão e soma minutos atrás de minutos.
Um avançado só para essas situações tipicamente de área jogaria muito pouco. Nem titular seria nos joguinhos das taças, porque o Sporting não tem esse estilo de jogo.
Acho que passa por aqui.
Se o Sporting encontrar um avançado que reúna capacidade aérea fortíssima, técnica e mobilidade para servir colegas, então o problema está resolvido.
Um tipo para os apertos que só jogue a ponta de área?
Acho que não vão por aí.
Vermelhudo
Posted
Abril 21, 2023 at
8:00 pm
Creio que os jogadores jovens que referiste são isso mesmo… jogadores jovens.
E parece-me que o Sporting tem a política de investir em força em meninos para lhes ir dando minutos atrás de minutos na perspetiva de os fazer crescer.
Daí ser muito natural tu veres guris que ainda não têm aquilo que o time precisa, mas a ideia é ir apostando até eles estarem prontos para, depois, darem retorno por muito mais do que custaram ao Sporting.
Se estão esperando que o Amon seja completamente honesto, bem podem esperar sentados. Há coisas que não se dizem e ele provavelmente não vai enterrar os jogadores à vista de todos.
Provavelmente ele até acha o Redongo e o Karaguiris algo fraquinhos, mas não o vai dizer assim à cara podre.
Portanto é esperar para ver no que dá a próxima época.
Acho que é o melhor que a galera pode fazer.
Tranquilos-tranquilões.
Se não der certo, depõem o Faraó.
Vermelhudo
Posted
Abril 21, 2023 at
9:01 pm
Aliás, se ele disser abertamente que determinado jogador não serve… está a fazer como o sábio já fez no Sporting.
Acho que foi com o Lumor. O sábio disse abertamente que o jogador tinha ainda muito mas muito para aprender até ser uma opção realmente viável.
Curiosamente, foi muito criticado por isso.
Mas agora… parece que há galera que tá doida para ouvir o Amon fazer o mesmo!
Que ano, mas que ano…
Isto está melhor que a encomenda.
De rir a bom rir!
Pá, juro que bato palminhas se isso acontecer.
Muitas, muitas!
Aahahahahahahhahahahahahahahah!
Ca bom!
Kacal
Posted
Abril 21, 2023 at
2:25 pm
E mais também podemos dizer que Ronaldo Fenómeno e Ibra nunca venceram a Champions mas o Derlei venceu. São comparações sem sentido. Contextos diferentes, rivais diferentes, tempos diferentes.
O Sporting em 2006/2007 com Liedson esteve a 2 pontos do titulo e tinha adeptos na bancada…
Stromp1906
Posted
Abril 21, 2023 at
5:42 pm
Tive que ler e reler para acreditar que a segunda frase era da tua autoria… Muito desiludido.
Se não existe capacidade para perceber que o que RA fez foi exactamente valorizar a qualidade desses jogadores, que apesar dessa qualidade nunca foram campeões, desvalorizando propositadamente o facto de não ser apenas pelos avançados que os objectivos não foram cumpridos, então o problema é de compreensão e de contexto, e haverá pouco a fazer.
Teimoso e casmurro, mas que fique 20 anos no meu clube, do qual sou sócio há 40 anos, e com Box desde a inauguração do novo estádio, um bocadinho diferente de ser “adepto “.
SL
Kacal
Posted
Abril 21, 2023 at
7:57 pm
Que o Amorim tem feito um ótimo trabalho no Sporting acho inegável, mas eventualmente terá que dar passos em frente e a tomar decisões destas por teimosia extrema dificilmente acontecerá. Seja como for eu não sou sportinguista portanto falo de fora por isso não é importante para mim, apenas dou a minha opinião vale o que vale. Se te sentes assim então é o que importa, se nos faz bem e felizes o resto é indiferente, mas vendo de fora eu se fosse sportinguista ficaria um pouco frustrado com estas insistências, mas pronto.
E sobre o “adeptos na bancada” não falei no sentido de maldade mas sim que a pressão com adeptos é sempre maior que sem eles, o que acho natural.
Saudações DesPortistas stromp, abraço!
batalha34
Posted
Abril 22, 2023 at
12:48 am
Ter box desde o inicio do estádio não quer dizer que o que dizes deixa de ser parvoíce. Isto não é o Sporting Clube de Ruben Amorim. Tendo mais epocas como esta como é obvio não terá condições para continuar, voltando as epocas dos 80+ pontos como é obvio tem de se fazer os possivéis para renovar. Tudo depende dos resultados daqui para a frente. Dizer algo em contrário é só obsessão e culto de personalidade.
RA não é nem nunca vai ser a ultima bolacha do pacote, houve Sporting antes e certamente algum dia continuará a haver Sporting depois
54 Comentários
RenatoFr
Não aceitar que precisa de um avançado já deixou de ser convicção e passou a burrice.
Na primeira época o Pote marcava pelos dois e quando Paulinho entrou, a qualidade de jogo do Sporting até caiu.
Na segunda época teve um Sarabia fenomenal e um Pote a nivel altissimo.
Esta época teve de recuar Pote, o Coates já não safa nos descontos e o Trincão passeia em campo como hoje e está à vista o resultado. Se não comprarem um avançado de jeito, no próximo ano continuamos com esta conversa e acabamos em 3o ou 4o na mesma
RenatoFr
Só lhe faltou referir Bas Dost, que era melhor do que o Slimani.
Já na altura não foi campeão pelo Sporting porque não aproveitávamos as oportunidades em frente da baliza, como aquela do Ruiz
Miguel Mendes
Era discutível que fosse melhor.
Eagle
Concordo a 100%, tirando que o Dost era melhor que o Slimani, porque nunca foi.
2DedosDeTesta_
Se concorda a 100%, não pode haver esses “tirando que”. Um 95% prai ?
Veridis Quo
O Bas Dost até podia ser melhor que o Slimani, mas nenhuma equipa ficaria melhor por ter o Bas Dost em vez do Slimani (isto no prime de cada um). Dost limitava em demasia as equipas pela falta de profundidade e de pressão. Por alguma razão já não há avançados nesse molde no futebol atual em equipas de relevo. Slimani era mais “moderno”. Dost vicia as equipas num estilo de jogo que é incompatível com sucesso no futebol atual. Se tivesse nascido 20/25 anos antes teria tido uma carreira melhor. E isso foi notório e um dos fatores para a queda da qualidade de jogo do Sporting de 15/16 para 16/17 e 17/18.
Miguel Mendes
Há grandes diferencas no estilo de jogo do Ronaldo do real madrid até agora e do haaland para o bas dost?
Artur Trindade
Comentário sem sentido.
O Bas Dost é um 9 posicional, semelhante ao Jardel (nas características).
O Haaland é um 9 moderno, semelhante a Slimani, pela profundidade e agressividade que dá no ataque.
E comparar o 9 que foi o Ronaldo (do Real Madrid e após), mesmo com mais 20kg e lesões, ao Bas Dost, é palermice.
Miguel Mendes
Porquê?
Artur Trindade
Porque o R9 fenómeno, mesmo com uma mobilidade reduzida (Real e após), parecida ao Bas Dost, era bem melhor que o holandês.
Miguel Mendes
Mas eu estava a falar do Cristiano Ronaldo, não desse Ronaldo.
Miguel Mendes
Palermice é comparar o haaland ao slimani.
Velho do Restelo
Por acaso não acho.
Muito mais parecido com Haaland do que o Bas Dost.
Basta ver um jogo de cada…
Miguel Mendes
Eu falei em comparar o Haaland com o Bas Dost, não comparar outro jogador a um destes.
Veridis Quo
É bem menos palerma que comparar ao Bas Dost. O Slimani, no seu auge, tem um perfil bem mais aproximado ao Haaland que o Dost. O holandês era um pinheiro de área com pouca mobilidade. Slimani era monstruoso na pressão, móvel e uma seta na profundidade. O Slimani tinha muito mais de Haaland que o Dost.
Miguel Mendes
Desde quando eu comparei o Slimani ao Bas Dost? Eu comparei o Haaland com o Slimani.
Veridis Quo
Talvez não me expressei bem. O que disse é que Slimani está mais próximo do perfil de Haaland do que o Dost está.
Veridis Quo
O Haaland é um monstro de pressão e é extremamente rápido, sendo um ataque constante à profundidade. Achar que não há grandes diferenças entre o estilo dele e do Bas Dost é qualquer coisa. Terem os dois 1.95 não os tornam iguais no perfil.
Miguel Mendes
Eu comparei o Haaland com o Bas Dost, não o Slimani ao Bas Dost ou ao Haaland.
batalha34
O Liedson ganhou um campeonato e até fez a famosa assistência para o Kelvin que o permitiu.
Não ligo muito a esta conversa do pós-jogo, o importante que se perceba é que a equipa teve N jogos esta epoca que jogou bem e falhou demasiados golos. 1,2, 3 jogos que isso acontece pode-se considerar azar, uma epoca inteira não é azar, é falta de quem meta as bolas la dentro
Na epoca do titulo tivemos um super-Pote que podia jogar livre na frente porque não andavamos com remendos no meio-campo e tinha um 9 a apoia-lo (seja Paulinho, TT ou até o Sporar), na epoca passado tivemos o Sarabia, esta epoca não temos ninguém que faça esse papel. Acho que isso é evidente e o que se passou esta epoca fala por si.
Agora se esta conversa é sinal que para o ano as opções no banco são arthur e rochinha, então espera-se mais uma epoca cheia de “azar”
Vermelhudo
Basicamente, Amon-Rih tem uma boa ideia mas essa ideia tem de ser suportada por jogadores que saibam colocar em prática o que ele deseja.
E não era isso que se lia dele há alguns meses. Ele fazia equipas bomba com tostões e adaptava-se ao que havia e tal e coiso.
Este ano, com uma equipa que faz jogões na Europa, está fraco nas competições internas.
Acontece. É mesmo assim e é assim mesmo.
Veridis Quo
Não ver a notória falta de qualidade na definição dos jogadores que jogam na frente é cegueira. Não quer pontas de lança? Ótimo, mas que compre extremos/médios ofensivos/segundos avançados que tenham, de facto, qualidade na definição do remate e último passe consistentemente. Trincão, Edwards, Pote, Paulinho, Chermiti, Arthur, Rochinha não são garantia de absolutamente nada em termos de definição com regularidade. E isso não muda por “treinar muita finalização”, como ele diz. O que muda é trazer jogadores que tenham essa qualidade e características de forma inerente. O que está a tentar fazer é colocar, usando uma expressão estrangeira, “a square peg in a round hole”. E isso não costuma acabar bem.
DNowitzki
Que argumentação pífia!
Já agora, onde anda TT? Por que razão o despachou?
Os 100 milhões era uma referência ao Benfica?
Ah, Amorim, já não é a primeira vez que te estendes ao comprido.
Jeco Baleiro
Por outro lado o Acosta e o Jardel foram essenciais para a conquista de títulos. Podemos ver para o lado que quisermos.
Mantorras
Absolutamente.
Assim como me parece evidente que o Liedson seria monstro neste Sporting.
Tudo depende do contexto, e actualmente, nao ha ninguem que consiga alimentar regularmente a equipa com golos/assistencias, muito menos retirando Pote e Nuno Santos de zonas mais adiantadas.
No ano do titulo discutiu-se a estrelinha, ou falta dela, mas era mais sobre “ego clubistico” e semantica, porque todos percebiam “o ponto”. Muitas vitorias houve onde a bola “custou a entrar” e os golos surgiram no final, fora do “estilo de jogo da equipa”, no forcing com “tudo na frente” e chuveirinho e herois improvaveis.
Aconteceu recorrentemente, nao foi sorte, e deu para ser a melhor equipa, mas ja se notava a falta de qualidade na definicao.
Ora, isto foi com um grande Pote, e mesmo assim faltava algo mais e chegaram Paulinho, Saravia, e mais tarde Slimani. Um nao rendeu o que se esperava, o outro veio a prazo e o outro um misto dos dois, mas apesar de tudo, houve uma tentativa de colmatar isto.
Posteriormente, Trincao, Edwards, Rochinha, Arthur, etc, ja demonstraram que nenhum deles tem a qualidade na definicao que tanta falta faz, de forma regular. E assumir isso, e encontrar pelo menos 2 homens com essa qualidade, sendo que um dos quais deve ser um jogador capaz de jogar no meio dos 3 da frente.
Jeco Baleiro
Sim, estamos a falar dum gajo com quase 200 golos pelo clube (em cerca de 8 anos) e que era completamente letal no seu prime. E muitas vezes a carregar sozinho a equipa. No contexto actual seria um matador superlativo.
Quanto ao Rúben, faço minhas as palavras do meu consócio Neville: renovamos com ele com as suas qualidades e os seus defeitos. A questão do ponta é a mais vincada. A equipa tem princípios muito mais assimilados agora mas falta quem defina. Acredito eu que ele veja isso muito melhor que nós.
No ano do título não era assunto porque a bola entrava. A questão da estrelinha era muito redutora mas a equipa era muito coesa. Não só marcava como sofria muito pouco. No ano seguinte veio Sarabia. Este ano o rendimento defensivo, à excepção de uma ou outra fase, foi muito mau.
Já nessa época houve um jogador que, na minha opinião, foi mal aproveitado: Sporar. Não era um portento mas tinha qualidade no apoio (como o Rúben gosta) e na definição. Enfim, é o que é.
marcelo12
Quantos campeonatos ganharam Sarabia ou Trincao a falso 9?
El Bandido
Completamente escusado meter-se com estes comentários, mas pronto… TT ganhou um campeonato e foi dispensado como prémio, foi isso?
O Sporting do Jesus com o Slimani fez mais pontos que qualquer Sporting do Amorim…
Para além disso, as equipas mais dominadoras deste século no nosso campeonato, todas elas tinham um grande avançado… Jackson, Falcão, Cardozo, Lisandro, Jonas… Até Acosta e Jardel se o amorim quiser falar só do Sporting…
Não se pode pegar na exceção que foi este campeonato (que outra equipa sem grandes avançados venceu a liga este século?), e fazer dela a regra! O Sporting nos últimos 10 jogos que acabou com o Coates na frente este ano ganhou quantos? 1 com o casa pia? Meu Deus…
Velho do Restelo
100% de acordo.
O Sporting até joga um jogo bonito, bem jogado, mas sem poder de fogo.
Ontem foi confragedor ver a bola a rodar à volta da área da Juve sem ninguém rematar, só passes para o lado e ninguém com “killer instinct” para a meter lá dentro, e tem sido isto o ano todo.
Fantantonio
Ok… Então o TT não ficou porquê? Tinha muito mais estaleca e entrosamento com a equipa do que Chermiti e Ribeiro quando foi lançado, mostrou ser muito mais jogador. A partir do momento em que saiu, não percebo esta relutância em arranjar um substituto de valia semelhante. O Slimani veio contra a sua a vontade e não resultou, tudo bem, mas isso justifica estar nesta situação? A principal opção estando lesionada, tem como suplente um projeto de PL, ainda longe do que o nível que o Sporting quer exibir, e que tem teste de matemática amanhã, provavelmente. Nesta fase, com tudo perdido, não vale a pena queimar ninguém, mas espero que se tenha em conta esta questão na preparação da próxima época e não se caia nesta teimosia incompreensível.
Velho do Restelo
Concordo, o erro foi a saída do TT (para ter mais minutos) e entrada do Slimani a meio do ano passado.
O TT acabaria por vir a ser utilizado e quem sabe mais valorizado do que está a ser na Alemanha, mas seria sempre especulação na altura.
André Pires
Errado.
Lembro-me muito bem de campeonatos ganhos pelo Derlei e pelo Liedson, sendo até decisivos na conquista dos mesmos.
Velho do Restelo
Ele disse sempre “pelo Sporting”.
Errado estás tu.
André Pires
O meu erro foi só ler o título da notícia então.
Em todo o caso, não concordo com o raciocício, do tipo “tivemos pontas de lança espectaculares que não ganharam nada, estes aqui que eram uns cepos já ganharam, por isso a vossa crítica é inválida”.
O Éder também foi campeão da Europa e o Eusébio não.
Velho do Restelo
De acordo. Estava só a corrigir a tua observação.
Kacal
Das duas, uma. Ou o Sporting não tem capacidade de ir buscar um avançado e disse ao treinador que não o vai fazer ou então Amorim é realmente muito teimoso e até orgulhoso demais e não quer dar o braço a torcer pela contratação de Paulinho e “fetiche” que tem com ele não querendo dar razão aos adeptos e críticos. Não vejo outra possibilidade. Isto já roça a parvoíce e quem prefere “perder” a ceder à sua visão demonstra um pouco de falta de inteligência, na minha opinião.
O Sporting precisa de um PL, ponto. O Sporting precisa de Pote a jogar na frente como jogava no ano do titulo, ponto. E com isto é preciso uma alternativa válida que dê garantias na posição #8 para quando Morita não joga, ponto. Diria até um substituto de Palhinha que nunca foi contratado.
Talvez possam vender Ugarte para encaixe e mais uns que não sejam opção para Amorim e ir buscar dois médios (para juntar a Morita) e um PL. Por mim Amorim pode continuar a ser teimoso que assim será menos um rival sério pelo titulo como portista!
Velho do Restelo
O Ugarte foi o substituto do Palhinha, tanto que o ano passado até o mandou para o banco mais de uma vez.
O substituto do Ugarte é que nunca veio, veio o Sotiris como 2 em 1 para substituit Ugarte e o lugar que o Morita tinha (antes da saida do Matheus, como suplente para MDC/MC).
Kacal
Sim realmente tens razão, Ugarte acabou por ser o substituto do Palhinha até tinha ideia dele mais como #8 mas mostrou ser mais #6. Mas sim a dupla Ugarte – Morita dá garantias mas depois faltam alternativas. Amorim não parece confiar em Sotiris e mesmo Tanlongo pelo menos por enquanto e o Essugo talvez esteja “verde” ainda. Pote recuar para o meio-campo não me parece que seja uma boa opção e acho que não deveria acontecer. No Verão é preciso um médio que faça #6 e #8 sendo uma opção válida a Ugarte e Morita ou então dois médios caso vendam Ugarte. E o Pote deve continuar no ataque.
Meu nome é Toni Sylva
O que acontece é que o Sporting fez sim um grande esforço para contratar um avançado. O avançado foi o Paulinho. Não resultou como o RA pensava, mas não há margem para ir buscar outro, pelo que tem de se insistir que a solução é esta. Nem é teimosia, é falta de alternativas.
Kacal
Certo mas já é hora de desistir disso e tentar encontrar soluções. Não acredito que o Sporting não possa contratar outro avançado. Em vez de investir em posições que já estão bem apetrechadas que foquem esforços num PL.
Artur Trindade
Compartilho a visão férrea de Amorim, na questão dos 3 centrais, na superioridade desse sistema, mas não partilho a sua rigidez do meio campo para a frente.
Amorim na sua curta carreira, definiu as características do seu pivot de ataque, que é um 10/2º AVA, que pela sua abnegação, desinteresse pelo golo, e qualidade técnica, permita que os extremos sejam os goleadores.
Para este sistema Paulinho é o homem certo, e dificilmente se arranja alguém que junte as características de Paulinho, que ainda tem um porte assinalável para entrar na área.
Um ano perfeito, com Paulinho a 9,5, e alas goleadores como Pote e Sarabia, será quase impossível, para mais sendo o médio grego um elemento nulo, e tendo que Pote se anular como homem golo.
Amorim tem que procurar alternativas, que não passam por tentar ensinar Trincão e Edwards a marcar.
TT foi uma alternativa válida jogando na direita, por adicionar golo, mas Amorim deve procurar adaptar o seu sistema, jogando com um 9 verdadeiro, que é mais fácil encontrar do que um Paulinho.
Ss
Esteve mal aqui o Ruben. Que ele queira um avançado que se adapte ao sistema que ele implementou até percebo…aliás, o Paulinho é um avançado exactamente para isso. Mas para tal os alas tem que golear – e se bem que o Pote o faz e o Sarabia também o fez, os actuais não são goleadores ( nem de perto) e aí o Ruben tem que mostrar alternativas. E não as tem, já que um plano B no SCP não existe. O Ruben tem que trabalhar um plano B e o SCP se quiser continuar a ter relevo, tem que equilibrar o plantel… Não entendo o recuo do Pote para o meio campo sistematicamente, quando se comprou dois médios e se subiu um da formação. Se temos 3 médios disponíveis, porquê retirar o único jogador com golo de perto da àrea?
Se estes médios não estão à altura do SCP, então algo está mal!
Hirok "The Truth"
Muito mal aqui o Rúben, para já o Liedson e o Derlei não ganharam no Sporting mas ganharam no Porto e depois ganhou com o Tiago Tomás e mandou-o dar uma volta.. e o mais importante e não é demais referir.. Liedson Derlei e Slimani jogaram com os adeptos nas bancadas a apupá-los é bem diferente do que jogar sem ninguém quase a parecer uma pelada de amigos ao fds..
Ricardo10_
O Éder também marcou à França e deu a Portugal um Europeu. Não deixou de ser um jogador banalíssimo por isso, tanto antes como depois desse golo.
O Rúben é bom treinador e é um gajo fixe, mas às vezes gosta de se fazer de parvo. Ou então é mesmo. Este amor que tem pelo Paulinho começa a ser suspeito.
Vermelhudo
Pois eu vou concordar com o que está dizendo o faraó.
Até esta época, o Amon era visto como alguém muito à frente, um visionário.
E essa reputação foi contruída sem recurso a avançados goleadores.
Portanto, acho que é mais lógico afirmar que o Sporting desta época não esteve tão bem devido a outros fatores. Acho que depois de 2 anos muito bons é muito natural uma época mais fraquita.
Para muita galera esta conversa só dava para treinadores que eles não gostavam.
Surprise suprise!
AAAAAAAAAAAAAhahahahahahhha!
Que ano, que ano…
Se derem um goleador ao faraó, muito provavelmente será igual ao litro.
Se o homem não tiver capacidade para se desdobrar noutras tarefas, bem podem esquecer.
Só se o Amon mudar muito o seu estilo, mas ele tem o dele, trabalhado nos últimos anos. E não creio que o irá mudar, ainda para mais quando foi esse estilo que o fez vencer troféus em Alvalaahd.
Portanto, próxima época será novamente muito gira de se seguir.
O que virá daí?
Ui ui ui!
batalha34
Concordo com essa optica de que o Amorim nunca vai querer um jogador estilo Bas Dost, mas entāo estas perguntas nao sāo uma oportunidade de explicar isso melhor em vez de dar esta nāo resposta?
Nāo acho que seja natural num projecto continuo com a mesma direçāo, o mesmo treinador e a mesma base do plantel, haver esta quebra gigante.
Portanto como dizes e bem algo esta epoca nao esteve tāo bem como ele esperava. O problema é que ele nāo explica o quê, e nós também nāo adivinhamos.
O Sotiris e o Tanlongo nāo era o que ele queria? O TT nāo era para ser emprestado? O Edwards e o Trincāo era para renderem o dobro? O Paulinho é para atacar 5 competições sem se lesionar? O Essugo, o Fatawu, o Nazinho e o Chermiti já era para serem mais jogadores? Ninguém sabe, mas também ninguem explica, até agora é tudo resumido ao azar.
DNowitzki
Pois é, mas, quando a coisa aperta, o Amorim manda o Bas Pinheiro Dost lá para a frente, só que se chama Coates e é defesa central. Ou seja, nem que fosse para os apertos, o poste deveria existir no plantel e ele não o quis.
Vermelhudo
Coates ao menos é defesa central, capitão e soma minutos atrás de minutos.
Um avançado só para essas situações tipicamente de área jogaria muito pouco. Nem titular seria nos joguinhos das taças, porque o Sporting não tem esse estilo de jogo.
Acho que passa por aqui.
Se o Sporting encontrar um avançado que reúna capacidade aérea fortíssima, técnica e mobilidade para servir colegas, então o problema está resolvido.
Um tipo para os apertos que só jogue a ponta de área?
Acho que não vão por aí.
Vermelhudo
Creio que os jogadores jovens que referiste são isso mesmo… jogadores jovens.
E parece-me que o Sporting tem a política de investir em força em meninos para lhes ir dando minutos atrás de minutos na perspetiva de os fazer crescer.
Daí ser muito natural tu veres guris que ainda não têm aquilo que o time precisa, mas a ideia é ir apostando até eles estarem prontos para, depois, darem retorno por muito mais do que custaram ao Sporting.
Se estão esperando que o Amon seja completamente honesto, bem podem esperar sentados. Há coisas que não se dizem e ele provavelmente não vai enterrar os jogadores à vista de todos.
Provavelmente ele até acha o Redongo e o Karaguiris algo fraquinhos, mas não o vai dizer assim à cara podre.
Portanto é esperar para ver no que dá a próxima época.
Acho que é o melhor que a galera pode fazer.
Tranquilos-tranquilões.
Se não der certo, depõem o Faraó.
Vermelhudo
Aliás, se ele disser abertamente que determinado jogador não serve… está a fazer como o sábio já fez no Sporting.
Acho que foi com o Lumor. O sábio disse abertamente que o jogador tinha ainda muito mas muito para aprender até ser uma opção realmente viável.
Curiosamente, foi muito criticado por isso.
Mas agora… parece que há galera que tá doida para ouvir o Amon fazer o mesmo!
Que ano, mas que ano…
Isto está melhor que a encomenda.
De rir a bom rir!
Pá, juro que bato palminhas se isso acontecer.
Muitas, muitas!
Aahahahahahahhahahahahahahahah!
Ca bom!
Kacal
E mais também podemos dizer que Ronaldo Fenómeno e Ibra nunca venceram a Champions mas o Derlei venceu. São comparações sem sentido. Contextos diferentes, rivais diferentes, tempos diferentes.
O Sporting em 2006/2007 com Liedson esteve a 2 pontos do titulo e tinha adeptos na bancada…
Stromp1906
Tive que ler e reler para acreditar que a segunda frase era da tua autoria… Muito desiludido.
Se não existe capacidade para perceber que o que RA fez foi exactamente valorizar a qualidade desses jogadores, que apesar dessa qualidade nunca foram campeões, desvalorizando propositadamente o facto de não ser apenas pelos avançados que os objectivos não foram cumpridos, então o problema é de compreensão e de contexto, e haverá pouco a fazer.
Teimoso e casmurro, mas que fique 20 anos no meu clube, do qual sou sócio há 40 anos, e com Box desde a inauguração do novo estádio, um bocadinho diferente de ser “adepto “.
SL
Kacal
Que o Amorim tem feito um ótimo trabalho no Sporting acho inegável, mas eventualmente terá que dar passos em frente e a tomar decisões destas por teimosia extrema dificilmente acontecerá. Seja como for eu não sou sportinguista portanto falo de fora por isso não é importante para mim, apenas dou a minha opinião vale o que vale. Se te sentes assim então é o que importa, se nos faz bem e felizes o resto é indiferente, mas vendo de fora eu se fosse sportinguista ficaria um pouco frustrado com estas insistências, mas pronto.
E sobre o “adeptos na bancada” não falei no sentido de maldade mas sim que a pressão com adeptos é sempre maior que sem eles, o que acho natural.
Saudações DesPortistas stromp, abraço!
batalha34
Ter box desde o inicio do estádio não quer dizer que o que dizes deixa de ser parvoíce. Isto não é o Sporting Clube de Ruben Amorim. Tendo mais epocas como esta como é obvio não terá condições para continuar, voltando as epocas dos 80+ pontos como é obvio tem de se fazer os possivéis para renovar. Tudo depende dos resultados daqui para a frente. Dizer algo em contrário é só obsessão e culto de personalidade.
RA não é nem nunca vai ser a ultima bolacha do pacote, houve Sporting antes e certamente algum dia continuará a haver Sporting depois