Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Daniel Bragança regressa aos treinos do Sporting

Uma das principais causas da má época dos Leões? Faltou claramente um elemento para a rotação do meio-campo e provavelmente a estrutura não quis ir buscar mais ninguém “à espera” de Bragança. Veremos é como volta, já que mesmo antes da lesão já era um jogador algo lento.

Daniel Bragança foi a grande novidade no treino desta quarta-feira do Sporting. O médio português estava lesionado desde Julho, tendo sido forçado a uma operação ao ligamento cruzado anterior que o fez falhar toda a temporada desportiva.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

28 Comentários

  • Shurza
    Posted Maio 10, 2023 at 2:46 pm

    Excelente notícia!

    Acho que fez mesmo muita falta, não só pela rotação no meio campo da equipa, mas principalmente pela sua capacidade de passe (quer curto, quer longo) e visão de jogo que ofereciam um rasgo diferente daquilo que tanto Ugarte como Morita oferecem, que podia ter desbloqueado alguns jogos contra defesas em bloco mais cerradas. Talvez só Pote seja equiparável, mas este último faz mais sentido mais perto das balizas adversárias.

    E aliás, o Bragança chegou a ser utilizado como falso avançado interior, que na realidade era mais o 3º elemento no meio campo, em que recuava para pegar no jogo de frente. Na minha humilde opinião, até acho que esse papel lhe assenta muito bem, melhor que no meio-campo a 2.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 10, 2023 at 3:05 pm

    Eventualmente a presenca do Braganca podia ter ajudado o Sporting em jogos em que se apanhou a perder e nao teve ocasioes para dar a volta (estou a lembrar-me do Arouca, Marítimo e Boavista, este esteve 1-1 muito tempo sem o SCP criar perido).

    Ele tem a capacidade para descobrir espacos e uma visao de jogo muito acima da média. Mas acho que nao é a principal causa da má época do Sporting (que mesmo assim pode atingir os 76 pontos no campeonato). O Sporting precisava de um 8, é claro. Saiu Matheus, entrou Sotiris. Precisava de um 9, por opcao do treinador nao veio. Para mim as principais causas.

    SL

  • El Bandido
    Posted Maio 10, 2023 at 3:21 pm

    À espera de Brangança? Essa não foi certamente a razão. O Bragança teve uma lesão que demora em média 6 meses a recuperar, já para não falar de todo o período seguinte em que o atleta se volta a adaptar à rotina e a ganhar forma. Claro que não estavam à espera do Bragança… Foram buscar o Sotiris e fiaram-se no Essugo e no Mateus Fernandes, mas deu asneira… A nenhum dos 2 vejo grande qualidade, e podiam beneficiar de empréstimos. A época foi mal pensada a muitos níveis. Amorim gosta muito de plantéis pequenos, e diz que foi dessa forma que ganhou o título (com Paulinho e TT) diz ele, e que com Liedsons e Derleys nunca se foi a lado nenhum. O que ele se esquece é que nos últimos 20 anos, todas as equipas de Porto e Benfica tinham plantéis bem mais compostos e com avançados de qualidade. O ano do título do Sporting, por muito que me custe, foi um verdadeiro alinhar dos astros. Agora se queremos ir longe também na europa, é evidente que o plantel é muito curto…

  • DICAS
    Posted Maio 10, 2023 at 3:28 pm

    A principalm causa da má época foi mesmo não termos ponta de lança.

    Não há por onde pensar que possa ser outra coisa. Agora que o Dani fez falta fez ! É um craque é um mágico e com ele vários jogos que estavam fechados podiam ter sido mais facilmente resolvidos.

    Reforço de peso !!

  • Tiago Silva
    Posted Maio 10, 2023 at 3:33 pm

    É uma excelente noticia para o Sporting, o Sporting não só precisava de um elemento para rodar no meio-campo, mas também de um médio com maior capacidade com bola, em fase de construção. Morita parece-me ser o unico jogador com essas características, mas também tem andado lesionado e por vezes ten que jogar como 6.

    Acredito que o Bragança vá ter minutos este final da epoca e possa estar preparado para ser aposta frequente na proxima, mas terá que se preparar bem e voltar bem da lesão.

  • Jeco Baleiro
    Posted Maio 10, 2023 at 3:37 pm

    Uma das causas da má época foi a falta de alternativas à dupla de meio campo mas não necessariamente a falta do Bragança. Isto porque ele é claramente um jogador de meio campo a 3, para mim um 8/10 mas nos sub 21 chegou a fazer excelentes jogos a 6, mas não tem o raio de acção, nem a intensidade ou o nervo do Ugarte e mesmo do Morita. Nunca será por falta de talento porque isso ele tem de sobra, o problema é não encaixar no modelo da equipa. Até chegou e entrar nalguns jogos para o trio de frente, fazendo o lugar do Pote.

    O Rúben tem desvalorizado isso, nota-se que tem apreço pelo jogador e pelas suas características mas a verdade é que, tendo jogado vários jogos nas duas épocas anteriores (mais de 60) foi sempre como alternativa e não como titular ou peça fundamental.
    Uma das curiosidades da próxima época é precisamente ver que papel ele vai ter no plantel.

  • Vermelhudo
    Posted Maio 10, 2023 at 4:34 pm

    Pois uma das partes giras do próximo ano será ver que plantel o Amon terá á sua disposição e que abordagem ele terá relativamente a esse mesmo plantel.

    E eu acho que o Bragança é bom jogador, tem toque de bola e tal e coiso, mas tem poucos jogos, pouca experiência, pouca continuidade no que diz respeito a um campeonato de alta rotação como é a primeira liga.
    Depois acho que o sonho do Amon é continuar a ter uma dupla como Ugarte e Morita pois trata bem a bola ao mesmo tempo que luta e regateia pela posse com o adversário.

    Quando é necessária mais criatividade, o Amon pode sempre baixar o Pote e apostar lá na frente no Trincão e nos Edwards desta vida. Aliás, se o Trincão continuar a jogar assim, habilita-se a ser a grande figura do final de época do Sporting. E isso, verdade seja dita, será de rir a bom. Mas de rir a bom rir mesmo, pois estamos falando de alguém que esteve bastante tempo a olhar para ontem em várias partidas.

    Aliás, acho que posso fazer o paralelismo entre Trincão e Félix pela falta de nervo e às vezes foco nos jogos.
    A galera fala de cabedal e tal e coiso, mas não faltaram jogadores ditos magros ou secos que davam lutam como gente grande a qualquer jogador.
    E temos o exemplo do Sérgio Conceição, extremo muito aguerrido, com baba escorrendo e muita determinação em campo.
    É uma questão mental ou, até mesmo, existencial.

    Acho que o Amon não tem tido a coragem de dizer abertamente que o Bragança dificilmente será titularíssimo com ele.
    Elogia o tipo e tal e coiso, mas às vezes parece ser quase uma esmolinha.
    Mas enfim, surpresas acontecem e talvez isso mude.

    O Bellerín não esteve particularmente afoito e o esquema do faraó requer alas com muita ação e desenvoltura atacante, ou não fosse o Sporting um clube grande em Portugal.
    Portanto, ou o Amon vai treinando o Arthur para jogar mais vezes aí ou então têm de arrepiar caminho porque o Esgaio não é um jogador de vertigem.

    Acho que este Sporting promete muita risada da boa.
    O Amon-Rih dificilmente vai meter lá o tão desejado homem de área porque, ao que parece, ele próprio já disse que não sabe idealizar uma forma de jogar coerente com esse tipo de homem.
    Portanto, mais uma vez, acho que haverá galera a ficar com os nervos em franja com o seu Deus.

    Mas atenção… nada de criticarem valentemente o vosso Deus e Senhor! Mau!(!!!!) Querem ser lançados aos crocodilos ou quê?!
    Para “quéque” acham que foram feitos aqueles fossos entre a bancada e o relvado?
    Ainda não sabem o que está lá em baixo? Ahahahahahha! Ca bom!

    • Stravinsky
      Posted Maio 11, 2023 at 7:15 pm

      Concordo mais ou menos com tudo.
      Não me parece que o Bragança seja jogador para o Sporting. Principalmente o Sporting do Amorim.
      Só não concordo com a parte de não se poder criticar o Amorim. Já sabes que estou aqui para fazer isso mesmo, quando achar necessário! ;)

  • Veridis Quo
    Posted Maio 10, 2023 at 4:37 pm

    Causas para a época do Sporting?

    • GR perto da reforma a enterrar 7 ou 8 vezes num ano;
    • Melhor central andou quase sempre lesionado;
    • Esgaio;
    • Lesões de Porro;
    • Vender o Porro a meio;
    • Vender o Matheus quase no fim do mercado 3 dias antes de um jogo com o Porto no Dragão;
    • Não ter alternativas credíveis para Morita e Ugarte;
    • Recuar Pote para médio imensas vezes;
    • O avançado titular e que joga sempre ter chegado ao início de Março (surreal) com 3 golos e 3 assistências entre Liga, Champions, Taça de Portugal e Liga Europa;
    • Não haver mais avançados para além do craque com esses números previamente apresentados;
    • Substituir Sarabia por Trincão, quando o segundo, ao dia de hoje, tem praticamente os mesmos defeitos do primeiro (pouca capacidade física, explosão e rasgo) e poucas das virtudes (finalização e definição no último terço impecável);
    • Ter um sistema que depende imenso do que os alas possam criar e ter dois alas sem criatividade nenhuma como Nuno Santos (ainda que tenha definição e chegada à área, não inventa lances como Nuno Mendes ou Porro) e Esgaio durante boa parte do ano;

    Acima de tudo, é isto. Depois podemos falar da gestão estranha de Essugo, Mateus, Fatawu e afins, mas acima de tudo o problema esteve na construção do plantel.

    • Totti
      Posted Maio 10, 2023 at 6:55 pm

      Concordo em absoluto com praticamente tudo, tirando a venda do Porro que foi um exelente negócio para a realidade do futebol tuga. De resto o GR a enterrar em jogos críticos, bem como a defesa aos remendos e tudo uns degraus abaixo de épocas transatas. PL nem vale a pena falar que o ceguinho já não é so cego de tanto bater. Depois Trincão por Sarabia é como comprar uma réplica original da outra e fruta no cimo do bolo a venda do meio campo titular da maneira como foi…

    • Stravinsky
      Posted Maio 10, 2023 at 8:51 pm

      Tudo dito.

    • batalha34
      Posted Maio 11, 2023 at 3:00 pm

      gostava de poder fazer aparecer este comentario sempre que alguem começe a falar da ma epoca do Sporting. Está tudo dito sem tirar nem pôr.

      andou-se a brincar ao futebol com Paulinhos e Esgaios a titulares, estando em 5 competições uma delas a CL, sem profundidade nenhuma para além de miudos de 18-19 anos, defesa remendada meio ano porque se contratou um lesionado cronico à espera que fosse titular absoluto. O resultado é o que se viu.

      Só está surpreendido quem ainda acredita no pai natal.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 10, 2023 at 5:13 pm

    O principal problema do Sporting é ter outro PL. Está mais que provado em Portugal nos últimos 15 anos que uma boa dupla ofensiva faz 70% do campeonato de um grande. Já tem o Pote falta o parceiro. Meio campo saindo o Ugarte faltam 2 jogadores.

  • Gil Fernandes
    Posted Maio 10, 2023 at 7:30 pm

    Claramente que NÃO.
    Arrisco em dizer que o Ruben Amorin ia fazer com ele, o mesmo que fez nas ultimas duas épocas. O discurso que teve sobre ele na ultima CI é mais por descargo de consciência e para agradar aos adeptos menos atentos.
    O problema do sporting foi claramente a falta de um homem golo que garanta saldo positivo na finalização.
    Tendo um PDL/AVA que marque golos, todos os outros problemas (lesões flops), eram mitigados.
    O sporting com um Jogador que fosse bom finalizar esta época podia ter ganho todos os jogos excetuando os jogos com Porto e Marselha onde claramente foi inferior.
    O volume ofensivo que o sporting produz sendo canalizado para um PDL digno desse nome, certamente não teria certamente arredado de tudo nesta altura da época.

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Maio 10, 2023 at 7:39 pm

    Não me parece que o Bragança tenha perfil para ser titular na posição 8 do meio campo e muito menos a 6. Falta-lhe rotação e intensidade, vejo-o mais como um medio criativo e a jogar perto dos avançados. Talento ele tem muito, mas jogar no sistema de amorim requer outro tipo de medio.

  • goncalo888
    Posted Maio 10, 2023 at 11:21 pm

    O jogador da moda.
    Sou do Sporting, quem me dera que o Bragança tivesse une excelente carreira.
    Mas digam-me um jogo que tenha acabado esta época e tenham tido o pensamento de:
    -“Hoje o Bragança tinha feito muito falta”

    Ele não tem qualidade para o Sporting, ainda para mais, para ser titular e indiscutível.

    • Fantantonio
      Posted Maio 11, 2023 at 2:08 am

      Literalmente todos os jogos em que o Pote jogou a médio.

      • Velho do Restelo
        Posted Maio 11, 2023 at 8:28 am

        Completamente de acordo. E muitos dos jogos em que tinhamos Ugarte e Morita demasiado longe da baliza, sair o Uruguaio recuar o Japonês e meter o Bragança era uma opção. O que acabava por acontecer era sair um dos dois e meter o Pote a médio para pôr um “avançado” (se é que existe algum no plantel).

        O Bragança fez falta, e seria uma época de afirmação e crescimento para ele, o próprio RA varias vezes afirmou que ele só não jogava porque tinha um super Matheus numa forma inacreditável à frente dele. Este ano tinha sido perfeito para o lançar com maior frequência.

      • Louis
        Posted Maio 11, 2023 at 9:07 am

        pedi para recuperar a minha password para dizer exatamente isto. obrigado

      • goncalo888
        Posted Maio 11, 2023 at 10:14 am

        O pote, no meu ponto de vista, não cumpre a 8 porque não tem intensidade.
        É o Bragança que vai ter?

        • Fantantonio
          Posted Maio 11, 2023 at 3:00 pm

          Isso é uma falsa questão porque: a) já vimos o Bragança a fazer exibições de MVP unicamente num meio-campo a 2, já o Pote… é discutível; b) num meio-campo a dois, há várias formas de jogar, o Bragança joga sempre de frente para o jogo, acompanhado de alguém que possa cobrir mais terreno, pode muito bem ser o armador de jogo do SCP porque tem bom toque de bola, transporte, visão de jogo e boa capacidade de decisão, pode até armar o jogo a partir de trás como chegou a fazer até aos sub-23 e na própria seleção de sub-21. O que é facto é que nenhuma das outras alternativas, que mostram até algum potencial e um certo caráter (Tanlongo, Mateus, Sotiris, Essugo não são maus projetos de jogador, de todo), mostrou mais ou ser mais útil que o Daniel nas respetivas oportunidades.

          • Stravinsky
            Posted Maio 11, 2023 at 7:04 pm

            Isto é a sério?
            Eu não vejo no Bragança nenhuma das características necessárias para ser um grande médio no Sporting.
            E digo já, espero mesmo estar enganado… mas ao dia de hoje não me parece.

            • Fantantonio
              Posted Maio 12, 2023 at 12:19 am

              O Daniel tem 23 anos e vem de uma lesão grave. A carreira dele a partir daqui será uma incógnita.
              Agora, em termos de potencial, só um cego não vê que a bola agradece passar ali.

        • Velho do Restelo
          Posted Maio 11, 2023 at 5:20 pm

          Do meu ponto de vista o Pote é o melhor médio do plantel, o problema é que também é o melhor avançado.

  • Ramiro
    Posted Maio 11, 2023 at 12:18 am

    Podia ter desbloqueado alguns jogos mais fechados, e ter dado rotação ao meio campo, mas na minha opiniao o grande problema do sporting neste momento (para alem de faltar obviamente um avancado que garanta 15/20 golos na liga) é a falta de alas desequilibradores e capazes no 1×1.
    Apesar de tudo tenho algum apreço pelo jogador e ja vi ali um craque, mas nesta tactica sente mais dificuldades por falta de intensidade e capacidade de choque.
    No entanto, acho que num meio campo a 3 ainda pode explodir, e com 23 anos ainda vai a tempo.

  • Kacal
    Posted Maio 11, 2023 at 7:55 pm

    Talvez o Sporting nem necessite de ir ao mercado buscar um #8 tendo Morita e Daniel Bragança porque o primeiro demonstrou que tem nível para ser titular e assim já ficam com alternativa. Na posição #6 há Essugo, na posição #8 ainda há Tanlongo. Talvez só necessitem de um #6 mais à Palhinha para substituir Ugarte que poderá sair. Embora a situação ideal fosse mesmo ir buscar 2 médios um deles sendo o #6 que falei e outros sendo um jogador “hibrido” que faça de #6 e #8 sendo mais uma alternativa válida já que Essugo e Tanlongo parecem “verdes” ainda.

Deixa um comentário