Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

MVP da I Liga 2022-23?

A Liga Portugal Bwin terminou e como tal é o momento de apontar os melhores. Ficam as escolhas do Visão de Mercado para MVP – nomeie o que merece ser distinguido como o melhor da época 2022-23:

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

41 Comentários

  • Nickles
    Posted Junho 3, 2023 at 12:41 pm

    Aursnes de longe, muito longe

  • Fabio Mendes
    Posted Junho 3, 2023 at 1:01 pm

    Respeito a opinião de todos e não obstante da grande quantidade que o Ugarte tem, não percebo como tanta gente o acha MVP do campeonato mais a mais numa equipa que terminou abaixo do esperado.

    • batalha34
      Posted Junho 3, 2023 at 3:05 pm

      Concordando com a opiniao geral de que o Aursnes foi o MVP, acho que o que importa pensar aqui é onde tinha acabado o Sporting sem o Ugarte.

      Foi um jogador muito mas mesmo muito acima da média do resto do plantel chegando a fazer o meio campo “sozinho” em jogos de grande dificuldade quando o Pote foi recuado para 8

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 3, 2023 at 4:18 pm

        Tinha acabado em 4 lugar. Com uma distância muito grande do 5. Igual portanto.

        • batalha34
          Posted Junho 3, 2023 at 7:41 pm

          talvez na tua televisão em que o Trincão é bom jogador, o Paulinho é um avançado em condições e o RA não esteve a epoca toda a boiar na maionese admito que isso possa ser verdade

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 3, 2023 at 4:17 pm

      Equipa = coletivo
      Prémio individual = individual

      Não votei no Ugarte.

  • BENFICA36
    Posted Junho 3, 2023 at 1:05 pm

    Aursnes, sem dúvida alguma.

    A máquina de guerra do Benfica. Se todos os reforços para a próxima época, tiverem metade da qualidade de Aursnes, o Benfica será bicampeão mas fácil.

    Saudações honrosas para Al Musrati, Otávio, Gonçalo Ramos e Ugarte.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 3, 2023 at 1:22 pm

    Vou ser honesto, não acompanhei muitos jogos do Benfica esta época (só fui vendo os jogos mais difíceis e às vezes ligava quando ainda não venciam ao intervalo ou assim), mas fico super surpreendido com esta maioria absoluta de votos de MVP no Aursnes. É um ótimo jogador, um super polivalente que cumpre em quase todas as posições nas quais jogou, mas para mim nem top 2/3 do Benfica foi. Eu sei que a imagem final é a que fica na memória, daí a quebra de rendimento do João Mário e do Ramos influenciem tanto a maneira como é vista a consistência do Aursnes (para mim não teve altos tão grandes como os outros 2 referidos – ou o Grimaldo – mas nunca quebrou tal como os outros 2 quebraram). E não quero estar a tirar qualquer mérito ao norueguês, mas não consigo mesmo perceber esta maioria.

    Para mim, apesar de ter perdido o campeonato, o MVP foi o Otávio. Mas consigo perceber que, graças ao seu carácter, muita gente tenha dificuldade em reconhecer-lhe um valor condizente com aquilo que ele joga.

    • Diogo Moura
      Posted Junho 3, 2023 at 2:41 pm

      Como pouco ou nada viste do Benfica, é normal que não aches o Aursnes MVP. Isso explica tudo. O Aursnes é aquele jogador que não deslumbra para os mais desatentos, mas o jogo da equipa passa todo por ele. Sem bola é um animal, dobra tudo e todos (muito competente defensivamente), e com bola é de uma assertividade incrível. Raramente falha um passe (e arrisca bastante entre linhas), cria imensas jogadas e como bónus, é polivalente. Joga a extremo, a 10, a 8, a 6 e ainda acabou a lateral direito. É capaz de ter feito dois jogos maus este ano, porque de resto, sempre super competente em todas as funções que desempenhou. Foi sempre o empregado do mês do Benfica e tapou tudo o que era buraco no 11 inicial.

      • Veridis Quo
        Posted Junho 3, 2023 at 4:47 pm

        Eu vi e, apesar de gostar do Aursnes, concordo com a maioria do que foi dito. Jogador importante, mas é quase como dar prémios daquelas melhores equipas do Ferguson no final da década de 2000 ao Park Ji Sung. Tapa buracos, farta-se de correr sem bola, acerta no passe, é polivalente, não joga mal… mas quem resolve os jogos são os outros. Se calhar não faz sentido dar ao Park Ji Sung, por muito que tenha a sua importância e valia, quando há o Rooney, o Ronaldo, o Tevez ou outro qualquer.

        Grimaldo, Rafa, Ramos, Neres, Enzo e até o João foram mais decisivos.

        O Aursnes passa a época a jogar em posições relativamente adiantadas e acaba com 3 golos e 3 assistências numa equipa super ofensiva. Joga a lateral direito, certo. Mas e a nota de que passou muito mal a defender, seja 1×1, seja posicionalmente quando o fez (viu-se bem a diferença quando o Bah volta)? Joga a extremo e a 10, mas e a nota de que os piores período ofensivo do Benfica surgem exatamente por isso, quando não havia Rafa e/ou Neres para desequilibrar e a equipa se ressentia do Aursnes não ser explosivo, não ter drible e não ser decisivo no passe, no remate ou posicionamento (para aparecer a finalizar) no último terço?

        Repito, excelente jogador, sobretudo a médio, mas há uma sobrevalorização excessiva. Talvez por ser desconhecido e não se esperar muito, ou por Grimaldo, Enzo ou Rafa não serem dos preferidos dos adeptos. Não sei qual a razão, mas acho que há claramente figuras maiores no título. Se calhar não reúnem tanta simpatia, mas para mim parece-me claríssimo.

        E isto é de alguém vindo de fora e que tem zero parcialidade na assunto.

        • Diogo Moura
          Posted Junho 3, 2023 at 5:26 pm

          Percebo a tua ideia, porém, no meu prisma enquanto adepto tenho outra opinião. Para mim, jogadores como o Neres ganham jogos. Jogadores como o Aursnes ganham campeonatos. Essas stats são subjectivas (golos e assistências), visto que o trabalho do Norueguês na equipa nunca foi esse. Foi sempre de equilíbrio. Estava constantemente a compensar as subidas do Bah e do Grimaldo. Teres um Florentino e um Aursnes no meio campo, é dares o bar aberto aos laterais.

          • Veridis Quo
            Posted Junho 3, 2023 at 6:38 pm

            Isso é transversal a todas as equipas. Essa do United também não funcionava sem o Park Ji Sung a compensar muita coisa. Mas eu acho muito mais fácil compensar e equilibrar do que resolver jogos. Como o Enzo fazia com o passe, como o Rafa faz na velocidade e na condução ou como o Neres ou o Grimaldo fazem na criação a partir do drible e do passe. Merece Moutinho ou Meireles mais que Hulk, Falcao, James ou Quaresma?

            É uma questão do que se valoriza mais e do que, para mim, diferencia mais os jogadores. E os prémios serem para os “equilibradores” é algo que me faz alguma confusão. Não se pode dar a Rakitic, quando há Messi, Neymar, Suarez, Dani Alves, Iniesta a fazer o que fazem. E o Rakitic era absolutamente fundamental. Como é o Aursnes.

            Não se trata de negar ou não ver a importância dele, trata-se a valorizar acima de outras. Que, para mim, merecem ser mais distinguidas.

    • For Dummies
      Posted Junho 3, 2023 at 2:45 pm

      Concordo com tudo.

  • Sede de vencer
    Posted Junho 3, 2023 at 2:24 pm

    Aursnes. Sem dúvida. O seu clube deve-lhe grande parte do título.

    Louvo o VM por não engravidar pelos ouvidos. Refiro-me à não valorização dos números do João Mário, e consequente “esquecimento” das opções para MVP.

  • The Mo
    Posted Junho 3, 2023 at 2:46 pm

    Otavio como e obvio.
    O pior cego e aquele que nao quer ver.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Junho 3, 2023 at 3:00 pm

    Fran Navarro

  • Pablo
    Posted Junho 3, 2023 at 3:06 pm

    Aursnes… Mas o João desbloqueou muitos jogos…

  • cards
    Posted Junho 3, 2023 at 3:59 pm

    Justo ou não o melhor é sempre jogador do campeão dessa forma entre Gonçalo Ramos, Aursnes e Grimaldo fico com o Aursnes

    • For Dummies
      Posted Junho 3, 2023 at 4:09 pm

      Em jeito de curiosidade, porque é que o melhor jogador tem de ser obrigatoriamente um atleta da equipa campeã, ainda que atribuído de forma injusta?

      • cards
        Posted Junho 3, 2023 at 4:53 pm

        Eu escrevi justo ou não o melhor é sempre da equipa campeã. Posso dar exemplos no brasileirão o melhor é sempre da equipa campeã, na champions o melhor é sempte da equipa campeã, na nba o mvp finals é sempre da rquipa campeã. Na euroliga o mvp da final foir é sempre da equipa campeã na taça de Portugal e taça hugo dos santos o mvp é sempre da equipa vencedora.
        Não sou propriamente a favor a ser assim, mas já que é sempre assim tem que ser um do Benfica.

        • Veridis Quo
          Posted Junho 3, 2023 at 6:41 pm

          Na NBA já houve Finals MVP para alguém que perdeu, curiosamente. Jerry West

        • For Dummies
          Posted Junho 3, 2023 at 7:37 pm

          Lá está, justo ou não o melhor é sempre da equipa campeã, por isso, nesse prisma, tem de ser sempre um jogador da equipa campeã, pelo menos assim o deduzo.
          Mas se não és a favor de ser assim, porque preconizas o mesmo?
          Para mim Aursnes é MVP, mas dizer que por exemplo o Grimaldo estaria acima do Otávio como MVP da Liga é completamente utópico, apenas por cumprir o critério de estar na equipa campeã.
          Entrando num condicionalismo, fosse o melhor marcador do campeonato (de forma algo expressiva) de uma equipa fora do top4, esse jogador nunca poderia ser MVP da liga por a sua equipa não ser campeã? É neste tipo de prisma que me encontro a esbarrar na linha de pensamento que apresentas.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 3, 2023 at 4:16 pm

      Não podia discordar mais disso.
      Se perdessem com o Santa Clara como era?

      • cards
        Posted Junho 3, 2023 at 7:27 pm

        Isso de perder com o Santa Clara era mais sonho teu

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 3, 2023 at 8:44 pm

          Na verdade era-me indiferente.

          Eu não tenho sonhos com futebol graças a Deus. E graças a Deus que também sei distinguir um prémio coletivo de um individual.

    • The Mo
      Posted Junho 3, 2023 at 4:48 pm

      O Darwin a epoca passada foi justo?

      • Miguel Mendes
        Posted Junho 3, 2023 at 5:32 pm

        Foi, ou queriam que fosse o luiz diaz que saiu em janeiro? Nesse caso seriam coerentes e diziam que quem merecia ser campeao esta epoca era o enzo.

      • cards
        Posted Junho 3, 2023 at 5:50 pm

        Não me recordo do prémio da ultima temporada, mas deves estar enganado porque o Porto bateu o recorde de pontos logo o vencedir teria de ser um portista.
        Dar prémio ao Darwin ou a outro do Benifca ou do Sporting não faz qualquer sentido.
        É o mesmo que dar um prémio ao max Landis quando no Benfica existem 5ou 6melhores doque ele e no Spoeting outros tantos.

  • DNowitzki
    Posted Junho 3, 2023 at 4:30 pm

    Só para chatear os que andam sempre de olhos esbugalhados, Aursnes.

    Se for falar a sério, não sou capaz de escolher, dado que o Benfica valeu pelo conjunto (umas vezes Enzo, outras Mário, outras Ota, outras Neres, outras Gri e por aí foi.

    Sobre o amor do olhar esbugalhado, falta golo ao Otávio para ser tudo aquilo que querem fazer dele.

    • Kacal
      Posted Junho 3, 2023 at 6:44 pm

      Mas então o excel não tem importância mas depois sobre o Otávio já tem? Até concordo quee devia ter mais golo, mas ele também não é propriamente um extremo puro e muito menos um avançado.

      Compensa com as assistências tendo nas últimas 4 épocas feito 13 em 3 delas e 12 na outra.

      • DNowitzki
        Posted Junho 3, 2023 at 8:22 pm

        Só vou responder por causa da interrogação inicial. Uma coisa é reduzir as coisas a números, outra é dizer que os números fazem parte do futebol. O erro está em fazer deles o alfa e o omega do jogo/desporto.

        • Kacal
          Posted Junho 4, 2023 at 2:36 pm

          Peço desculpa mas tu acabaste de fazer deles o alfa e o omega na minha opinião porque o Otávio excluindo números é um grande jogador na nossa realidade que joga e faz jogar a equipa, acrescenta em vários momentos do jogo. E depois ainda conta com 12/13 assistência por época nas últimas 4, mas preferiste focar nos golos. São opiniões, eu também não aprecio o Otávio como “personagem”, mas há que distinguir do jogador.

          • DNowitzki
            Posted Junho 4, 2023 at 2:50 pm

            Não tem a ver com a personna futebolística. Apenas disse que, para ser aquilo que muitos dizem dele, lhe falta golo.

  • Kacal
    Posted Junho 3, 2023 at 6:41 pm

    Votei no Aursnes. Nem sempre o MVP tem que ser aquele com melhores números ou mesmo o melhor jogador global, por vezes a importância de um jogador também conta e o Aursnes foi pau para toda a obra esta época no Benfica, foi fundamental nesse sentido e sempre com um rendimento alto e consistente sendo um “relógio-suiço”, acho que foi um elemento determinante para o titulo.

  • Mantorras
    Posted Junho 3, 2023 at 10:52 pm

    Este campeonato nao tem um MVP claro, porque Enzo saiu a meio. Acho que nao iria haver grande discussao se tivesse ficado, mas assim o caso muda de figura.

    Vejo muita gente a votar no Aursnes, mas entre ele, Octavio, Ugarte e Musrati… quantos destes e que sao “o melhor medio do campeonato”? Os quatro? O mais dificil no futebol e desiquilibrar, e todos estes sao jogadores de equilibrios.

  • Knoxville
    Posted Junho 3, 2023 at 11:17 pm

    Aursnes é o MVP aqui da zona porque assim dita a maioria. Se 70 ou 80% do blog é benfiquista é mais que normal que ganhe o craque Aursnes, aquele jogador que é bom em tudo mas não é o melhor em nada

  • v de vendetta
    Posted Junho 4, 2023 at 8:45 am

    O João Mario não estar neste lote é de quem não percebe muito de futebol e só viu este ultimo mês. O campeonato começou em Agosto de 2022 rapazes.

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 4, 2023 at 9:50 am

    Não querendo ser do contra, para mim este campeonato não tem um claro MVP e não poderia votar no Aursnes.

    MVP para mim é o maestro da equipa e não o carregador de piano. Infelizmente, Enzo no Benfica saiu a meio da época e Ramos, João Mário ou Rafa passaram por fases de menor fulgor ao longo da época e acho que é por isso que estamos a eleger um jogador que sendo bom em muita coisa e lugares não é excelente em nenhum.

    Ainda me lembro que o Norueguês veio para a rotação com Florentino e Enzo e raramente foi ali que jogou. Acabou a época a lateral mas ainda com o Sporting a produção da equipa aumentou quando ele saiu dali e foi para a frente. Jogou a extremo com a lesão dos outros mas era o médio dos equilíbrios. Raramente falha um passe mas quantos tem de rutura? Foi colocado nas costas do avançado mas quando golos e assistências tem quando comparado com Neres? Os jogos que vi e achei que era bom jogador foi na Champions mas pelos equilibrios que dava e não pelo contrário, mas aí tinha Rafa e Ramos a fazer o resto do trabalho.

    Nada contra o jogador, acho-o um achado mas um faz tudo não seria para mim um MVP do campeoanto. Foi dos mais importantes da equipa é certo, mas o melhor jogador do campeonato?

    Contudo, não consigo dizer que foi este ou aquele e daí não ter votado nesta categoria. Como curiosidade, para o goalpoint nesta época e a passada foi Otávio!

  • Fireball
    Posted Junho 4, 2023 at 10:37 am

    Confesso estranhar imenso a vantagem que o Aursnes tem aqui. É um jogador interessante, polivalente, com qualidade. Mas o melhor do campeonato? Oi?

    Já disse isto noutro post, posso não votar no Otávio porque é odioso e por mim podia ficar lesionado a época toda que só tinha o que merecia. Mas disseram-me que isto era para o MVP da liga e não o prémio fair-play. Por isso tenho que votar Otávio. Ugarte também merecia, fica em segundo, João Mário em 3º, Ramos e Taremi no Top5.

  • Mr.433
    Posted Junho 4, 2023 at 10:46 pm

    Creio que houve muitas estrelas, inclusive dentro do próprio vencedor. Mas acho que tem duas fazes distintas o campeonato.

    Até a dezembro, onde Rafa e Enzo foram de longe os melhores jogadores. E na segunda parte, creio que foi entre Ugarte e Aursens

    Posto isto, creio que se for por ir pelo mais regular, creio que foi aursens. Por outro lado, creio que foi a primeira parte do campeonato que ‘levou o Benfica ao título’. Por isso até diria que foi Rafa ou Enzo

Deixa um comentário