Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Falcao tem mais idade do que diz ter»

E a verdade é que a sua carreira nos últimos anos tem sido de quem já está numa idade avançada. Ainda por cima isto de ter mais ao menos idade até podia interessar pouco, desde que tivesse rendimento, no entanto El Tigre chegou a jogar Mundiais sub-20 quando, a confirmar-se estes dados, já tinha 22 anos.

Já há uns 10 anos que se comenta que Falcao é mais velho do que diz, e agora Manolo Romero, ex-olheiro do Real Madrid, garante que o próprio ‘Pacho’ Maturana, antigo selecionador da Colômbia, lhe confirmou que o ex-avançado do FC Porto chegou à Europa com uma idade diferente da real. Recorde-se que há uns 10 anos surgiram vídeos e documentos na Colômbia que mostravam que Radamel Falcao tinha nascido em 1984, em vez de em 1986 como está no seu passaporte.

48 Comentários

  • Borsalino
    Posted Setembro 12, 2023 at 11:24 am

    Isto não acontece só na África. Na América do Sul, e principalmente, na França existem muitos jogadores que certamente têm a idade adulterada.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 12, 2023 at 4:03 pm

      Em França só se já chegaram lá com documentos adulterados de outros países. Ninguém nasce em França e depois regista os miúdos passados uns anos, as coisas não funcionam assim.

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 12, 2023 at 4:31 pm

        Exacto. Aliás em qualquer país europeu as multas são elevadíssimas se se registar alguém fora do dia de nascimento.
        E se alguém for pedir uma certidão de nascimento já sendo crescido, creio que há todo um conjunto de burocracias necessárias para o conseguir, tendo contudo que se explicar porque razão apenas agora a criança foi registada.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 12, 2023 at 2:42 pm

    Países com sistemas de registos e notariado que sejam facilmente corrompíveis são países onde estas coisas podem acontecer.

    Mas depois existem países onde nem sequer registam as crianças e só se lembram disso quando precisam de algum documento e depois metem lá uma data qualquer. O caso da Guiné Bissau é um bom exemplo. Essas coisas já não acontecem tanto em Angola ou Cabo Verde por exemplo.

    • Borsalino
      Posted Setembro 12, 2023 at 3:28 pm

      Em Cabo Verde há a obrigatoriedade de se registarem as crianças, até 5 dias após o nascimento.
      O que acontece é que haviam empresários cabo-verdianos (2 ou 3) que à boleia de Guineenses, subornavam pessoas para adulterarem as certidões de nascimento de jovens atletas e tivemos casos embaraçosos como o de Bruno Carvalho (então presidente do Sporting) com o famoso empresário Cabo-verdiano João José da Silva. E por esse episódio (ou do Pecks por exemplo, com o mesmo empresário) o país, e os jovens cabo-verdianos infelizmente, ficaram visados pelos clubes em Portugal e França.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:17 pm

    Até pode ter 53 anos, é o melhor ponta-de-lança que já vi em Portugal. Enfardou forte e feio no Benfica, mas dava gosto vê-lo a jogar. Ainda anteontem me apareceu um vídeo dele com todos os golos naquela mítica Liga Europa de 2010/2011. Que talento.

    Quanto ao facto de há uns anos não render tanto, tem mais a ver com as lesões do que com a suposta idade adulterada. Que continue a ajudar o Rayo e que seja feliz.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:58 pm

    Tenha chegado ao Porto com 23 ou 25 anos, foi de muito longe mesmo o melhor ponta-de-lança que passou pelo nosso futebol nos século XXI. Mas sem sombra de dúvidas mesmo. Houve grandes pontas, como Jackson, Jonas, Cardozo, Liedson, Mccarthy, entre outros. Mas o El Tigre foi mesmo algo diferente.

    Quanto ao estado da carreira, 37 ou 39 anos, com a lesão que teve no joelho, não sei qual é a surpresa com o rendimento (ou falta dele). Já são os poucos que chegam aos 37, então os que chegam aos 37 com a lesão que ele teve aos 27 (ou 29) é mesmo assim depois fazer 70 golos em 3 épocas no Mónaco entre os 30 e 33 anos (ou 32 e 35) está ao alcance de muito poucos.

    • deus_Ex_machina
      Posted Setembro 12, 2023 at 5:21 pm

      Tiago, desculpa mas o melhor PL no nosso futebol no século XXI foi Mário Jardel, mas de muito longe. O que fez no FCP no final do século XX e no Sporting no início do século XXI foi inacreditável.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Setembro 12, 2023 at 6:51 pm

        Concordo deus_Ex_machina

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 12, 2023 at 7:10 pm

        Ia dizer que o Jardel no século XXI só teve uma grande época, o primeiro ano no Sporting. Mas a verdade é que Falcao também só esteve 2 anos no Porto. Aceito a tua correção, não digo que concorde, até porque era pequeno nos tempos do Jardel, por isso não posso propriamente opinar (lembro-me perfeitamente da quantidade animalesca de golos que marcou, mas estava numa altura em que ainda não sabia “ver” futebol como hoje em dia). Vamos dizer que o Falcao foi o melhor a partir de 2002 e o Jardel o melhor dos anos 90 até 2002!

      • Xyeh
        Posted Setembro 12, 2023 at 9:11 pm

        O Jardel foi o maior matador que passou por Portugal, o Falcão no geral foi melhor PL, além disso o Jardel jogou numa época em que podia estar feito pinheiro, o Falcão vinha buscar muito mais jogo, para mim ser mais goleador não significa ser melhor ponta de lança, seja como for foi um prazer ver tanto 1 como o outro a marcar golos pelo meu FCP e ainda ver o Jardel fazer aquela época absurda no SCP. Já viram os PL que passaram por cá? Jardel, McCarthy, Liedson, Cardozo, Lisandro, Jonas, Falcão, Jackson. Um que para mim foi o melhor PL suplente do FCP no século XXI, Ernesto Farias, apanhou Lisandro, Hulk e Falcão e nunca conseguiu o seu lugar a titular mas mesmo assim marcou 34 golos pelo FCP, é obra.

        • Il Codino Divino
          Posted Setembro 12, 2023 at 11:12 pm

          O Ernesto Farias é muito bem lembrado. Era um perigo sempre que entrava e a quantidade de golos mostra bem isso, tendo em conta que esteve tapado pelo Lisandro e Falcão.

          Talvez se fosse titular não tivesse tanto impacto (com as devidas distâncias, um pouco como acontece agora com o Musa). Nunca saberemos, mas o que fica para a história são esses 34 golos.

        • deus_Ex_machina
          Posted Setembro 13, 2023 at 8:26 am

          Eu não te vou dizer que foi um prazer porque coincidiu com más épocas do Benfica :P No entanto a escolha vai do critério de cada um, para mim num PL é mais importante marcar golos do que envolver-se na contrução de jogo. No entanto entendo o teu argumento e concordo que baseado nele Falcão deveria ser considerado melhor. Porém o Jardel era surreal, se a bola chegasse a ele na área era meio golo garantido.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 13, 2023 at 9:05 am

        Lembro-me de ver os dois e não acho Mário Jardel o melhor ponta de lança que cá passou. Acho-o sim o melhor finalizador que vimos em Portugal, com os restantes a larga distância. O homem cabeceava de olhos abertos, aquele retângulo a que chamamos grande área era a sua casa!
        Agora Falcão foi o melhor, no sentido de mais completo, que passou no Porto (em Portugal, existem adeptos que acham outra coisa pelo que não vou entrar nessa discussão). E a seguir até acho que seja Jackson Martinez!

        • Veridis Quo
          Posted Setembro 13, 2023 at 9:49 am

          O Jackson até era capaz de ser mais completo, apesar de não ser elite (e aqui falamos mesmo em topo mundial) em nada, ao contrário do Falcao. O Jackson era um 8 em 10 em quase tudo. O Falcao tinha é atributos em que era um 10.

    • Fury
      Posted Setembro 13, 2023 at 2:02 am

      Os adeptos do FCP são sempre isto! Os seus jogadores são sempre “de longe” os melhores. Era o hulk de longe melhor que o di maria e depois é só comparar as carreiras de um e outro para se perceber quem realmente era melhor. O helton também era de longe melhor que o Oblak, James Rodriguez de longe melhor que Aimar e Enzo Perez juntos, Jackson martinez de longe melhor que jonas. É sempre de longe melhor que os outros todos, mas depois quando vamos a ver o City que vence a liga dos campeões, passaram por lá 4 jogadores do benfica no 11 inicial (ederson, cancelo, ruben dias e bernardo silva), mas não encontramos jogador nenhum do clube dos “de longe melhor que os outros todos”.

      • Xyeh
        Posted Setembro 13, 2023 at 7:43 am

        Mas vais dizer que o Jonas era melhor que o Falcão só porque marcou mais golos em mais jogos? Usares as equipas por onde o Hulk passou são uma falácia, o Hulk preferiu o dinheiro apenas e só, o impacto que o Hulk teve cá foi muito maior que o do Di Maria e daí vem a discussão, no geral o Di Maria foi melhor que o Hulk como o Falcão foi melhor que o Jonas, o James foi melhor que o Aimar cá em Portugal não quer dizer que tenha sido um jogador melhor no geral, mas se fores a ver a carreira de ambos o James acaba por ser melhor que o Aimar, usando a lógica que usaste para o Hulk…
        Basta ires à anterior final europeia que vês um jogador que passou pelo FCP como campeão europeu… É cada cavadela cada buraco contigo.

        • Ricardo10_
          Posted Setembro 13, 2023 at 10:56 am

          O Hulk preferiu o dinheiro? Não me digam que foi para a Arábia ganhar 2 milhões por mês…O Hulk preferiu o dinheiro porque não tinha nenhum grande clube europeu interessado! O Hulk sempre foi um jogador extraordinário para campeonatos mais fracos como o Português e o Brasileiro agora. Apesar dos seus atributos, faltava-lhe muita coisa para ser um jogador de topo, para jogar num Real Madrid por exemplo. Pode-se dizer o mesmo de Quaresma, não tinham mentalidade para jogar num clube de topo apesar de todas as qualidades que pudessem ter.

        • Fury
          Posted Setembro 13, 2023 at 3:40 pm

          “O impacto que Hulk teve foi muito maior que o de Di Maria”

          “O james foi melhor que o Aimar”

          E pronto, nós benfiquistas temos que ler comentários destes e aguentar sérios… Meu menino, o James NÃO chega aos calcanhares do Aimar, muito menos se formos comparar a carreira de cada um. Meter Hulk e Di Maria na mesma frase é para rir. Na altura que veio o casillas para o porto, ai daquele que se atravesse a dizer que havia um guarda redes melhor em Portugal, que era logo humilhado, pese embora houvesse um Ederson Morais em melhor forma do que o dito casillas (aí já era relevante a carreira e não apenas o presente). As comparações de jogadores do benfica e porto é conforme vos dá jeito de maneira os do porto serem sempre melhores, mas 6 campeonatos nos últimos 10 anos contra 3, mostra bem quem realmente tem os melhores jogadores, assim como também não há quem venda mais na Europa que nós. Até se chegou a ler que zaidu era melhor que o grimaldo.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 13, 2023 at 7:52 am

        Ah se esses jogadores que referiste do Porto (que têm todos 37/38 anos para cima hoje em dia, não falando dos reformados) não foram campeões este ano pelo City é porque não era realmente bons. Boa avaliação, sim senhor.

      • Ruben Martins
        Posted Setembro 13, 2023 at 10:37 am

        E o benfica de longe o maior do universo e arredores… No final não ganham fora do benfiquistão ha mais de meio seculo.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Setembro 13, 2023 at 12:35 pm

          Benfiquistão? Pronto, tinha de vir a estupidez. É só ver quem tem de longe muito mais campeonatos ganhos em Portugal nos últimos 40 anos. Enfim.

    • Akerlof
      Posted Setembro 13, 2023 at 7:36 pm

      Sinceramente, se nos restringirmos ao que os jogadores apresentaram no Tugão, penso que no século XXI o melhor PL a atuar em Portugal foi mesmo o Jackson Martínez (e que me perdoe o Falcão, que jogador!). Obviamente que não teve nem de longe a carreira que o Falcão teve (mas isso mais nenhum teve, diga-se), mas faz 3 épocas e é 3 vezes melhor marcador, sempre com um rendimento muito constante e a dizer sempre presente em jogos importantes. De resto, um nome que cusriosamente não vi aqui mas podia perfeitamente estar é o de Lima. Já nem falo de tudo o que ele oferecia ao jogo, mas a sua capacidade de finalizar enquanto por cá andou esteve ao nível dos melhores, acrescido do facto de o ter feito em 3 clubes de realidades bastante distintas (Belenenses, Braga e Benfica), o que também atesta a sua qualidade

  • Hugo
    Posted Setembro 12, 2023 at 4:27 pm

    Entao jogou no meu Porto com a idade errada ! Lol mas nao faz mal foi o melhor PDL que vi em Portugal

  • Mantorras
    Posted Setembro 12, 2023 at 5:04 pm

    Melhor e mais completo PL que por ca passou.
    Era soberbo.

    • Rui Silva
      Posted Setembro 12, 2023 at 10:04 pm

      Jonas?
      O falcão nunca sequer foi o melhor marcador da liga… Tinha outras qualidades e era muito bom, sem dúvida mas dizer que era o melhor ponta de lança quando não se destacou pela quantidade de golos…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Setembro 12, 2023 at 10:47 pm

        Lol, não foi o melhor marcador da liga mas foi o melhor marcador (de longe) da Liga Europa. Foi fundamental na conquista de duas ligas europas nos clubes onde jogou.

        O Jonas marcou 1 golo ao Sporting, 1 ao Porto e 1 ou 2 nas competições europeias pelo Benfica.

        Não há comparação possível. Ainda se o tivesses comparado a um Jardel ou a um Cardozo, agora ao Jonas…

        Falcao: 72 golos em 87 jogos pelo Porto. Conclusão: “não se destacou pelos golos” só porque marcou menos um golo do que o Cardozo em 09/10 e por isso nunca foi o melhor marcador da liga ahah

        O Falcao tem uma melhor média de golos por jogo pelo Porto do que o Jonas pelo Benfica, marcou em inúmeros clássicos, aquele golo de calcanhar ao Benfica nos 5-0 foi um dos melhores de sempre em clássicos.

        É que nem há comparação.

        • Ricardo10_
          Posted Setembro 13, 2023 at 10:42 am

          O Jonas marcou 1 ou 2 golos nas competições europeias pelo Benfica? Foram 4.
          O Paulinho neste momento tem uma melhor média que o Falcao, já que marcou 4 golos em 4 jogos, Paulinho bola de ouro!
          O golo de calcanhar ao Benfica é meio atabalhoado, é mais com a sola da bota do que de calcanhar, o efeito que a bola ganha é perfeitamente aleatório até porque bate no chão, a intenção estava lá mas a execução foi defeituosa, mas é um dos melhores golos dos clássicos lol

          • Tiago Peixoto
            Posted Setembro 13, 2023 at 11:21 am

            Ei la, marcou 4?? Então aqueles 17 numa só época do Falcao no Porto são comparáveis. Para não dizer os 13 ou 14 que marcou na 1.ª época do Atlético, mais um hattrick na Supertaça Europeia contra o Chelsea, mais tanto golo que nem vale a pena escrever.

            • Ricardo10_
              Posted Setembro 13, 2023 at 11:34 am

              E o que é que isso tem a ver com o teres mentido?

              • Tiago Peixoto
                Posted Setembro 13, 2023 at 11:53 am

                Eu?

                • Ricardo10_
                  Posted Setembro 13, 2023 at 12:18 pm

                  Como respondeste, até pensei que o comentário anterior fosse teu. Já vi que não.

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Setembro 13, 2023 at 12:33 pm

                  Não ligues, é um defensor do ventura, literacia não é com ele.

                  Ok, o Jonas há de ter marcado os tais 4 golos, tudo a ver com o Falcao.

                  Não percebi a comparação com o Paulinho, que está muito longe de ter a média de golos do Falcao e do Jonas pelos seus respectivos clubes, mas se calhar sou burro.

                  • Ricardo10_
                    Posted Setembro 13, 2023 at 1:42 pm

                    “Um defensor do Ventura” LOL
                    É com cada boneco com acesso à internet, e ainda por cima manipuladores e mentirosos…Resta ter pena.

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Setembro 13, 2023 at 12:50 pm

                  Ainda por cima não entende que dizer “1 ou 2” é uma força de expressão, tal como se costuma dizer “meia dúzia” de qualquer coisa, sem ser literalmente 6…

                  Mas o nick deve ser a referir o ano em que nasceu, daí ele nem saber quem foi o Falcao.

                  • Ricardo10_
                    Posted Setembro 13, 2023 at 1:46 pm

                    Força de expressão…Para o Falcao vem com números exactos e a fazer médias, para o Jonas atira para o ar que marcou 1 ou 2 golos quando foram 4, que apesar de ser um número baixo, é quatro vezes 1 e duas vezes 2. O número do nick é uma homenagem ao teu QI, que além de mentiroso não passas de um ignorante e está mais que visto que não é apenas no futebol.

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 12, 2023 at 11:24 pm

        Acho que o Jonas é o que mais se aproxima para essa luta de melhor PL que passou por aqui, mas isso de ser ou não o melhor marcador da liga tem muito que se lhe diga.

        Perdeu em 09/10 para o Cardozo (por 1 golo) e acho que quase todos trocaríamos o Cardozo pelo Falcão. Tenho o maior respeito pelo Cardozo, mas o colombiano oferecia muito mais ao jogo. Para além disso, nesse ano houve 1 golo de diferença e tenho quase a certeza que no Porto era o Hulk quem batia os penaltis e no Benfica era o paraguaio.

        E em 10/11 “só” marcou 16 para o campeonato, mas 17 na Liga Europa. No mesmo ano, Cardozo marcou 14.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 13, 2023 at 7:50 am

        Xau, respeito o Jonas, mas insinuar que é superior ao Falcao é uma autêntica piada. Não vejo outra maneira de classificar.

        • Ricardo10_
          Posted Setembro 13, 2023 at 10:49 am

          Jonas tinha uma classe como poucos que passaram em Portugal, golos incríveis, em 3 épocas marcou mais de 100 golos, teve épocas em que tinha quase 1 golo por jogo, numa época marcou 36 golos e fez 16 assistências, tendo participação directa em 52 golos! Mas comparar o Brasileiro com o Falcao é uma autêntica piada, deve ser quase como comparar o Cristiano Ronaldo do Real Madrid com o Martin Pringle!

          • Veridis Quo
            Posted Setembro 13, 2023 at 11:28 am

            O Jonas era um jogador espetacular para Portugal. O Falcao era um jogador espetacular para o topo do futebol. O Jonas nunca na vida sonharia com uma presença no 11 do ano da Fifa ao lado de Messi e Ronaldo. E é ver os avançados que andavam por aí em 2012.

            • Ricardo10_
              Posted Setembro 13, 2023 at 11:37 am

              O Jonas com 20 e poucos anos, que marcou 42 golos no Grémio e que foi internacional Brasileiro, se calhar sonhou nessa altura com isso e muito mais.

              • Veridis Quo
                Posted Setembro 13, 2023 at 12:52 pm

                Ser estrela no brasileirão e topo do futebol mundial são coisas que andam de mãos dadas mesmo.

              • Veridis Quo
                Posted Setembro 13, 2023 at 1:02 pm

                E, para já, quando marca os 40 golos tem 26 anos, não 20 e poucos. Curiosamente, antes dessa época tinha 63 golos em 189 jogos. É melhor não ir ver o registo do Gabigol… topo do futebol mundial.

                Quanto a ser internacional brasileiro, o Jonas tem uma dúzia de jogos pela seleção e numa altura que não abundavam propriamente avançados de topo. Internacional brasileiro… como o Elias, o Bruno Cortez, o Everton ou o Arão. Não é propriamente um selo de qualidade indiscutível fazer 5/10 jogos pelo Brasil.

                O Jonas nem sequer está na mesma estratosfera do Falcao. Da mesma forma que o Gaitan não está na mesma do Di Maria, o Pizzi na do Bruno. Jogadores para brilhar no tugão ou para brilhar no topo do futebol são coisas diferentes.

                • Ricardo10_
                  Posted Setembro 13, 2023 at 2:00 pm

                  26 anos não são 20 e poucos? Ok, são 20 e muitos.
                  Mas alguém falou de topo mundial? Tu falaste em sonhos e eu respondi em sonhos, ou marcar 42 golos pelo Grémio e chegar à selecção Brasileira são coisas tão banais que não permitem sonhar?
                  A comparação entra o Falcao e o Jonas é em Portugal, não é fora obviamente. Se bem que a carreira lá fora infelizmente também não durou muito.

  • Ricardo10_
    Posted Setembro 13, 2023 at 10:59 am

    Velhos tempos em que o Porto tinha infiltrados no Benfica e lhe roubava os jogadores, nem precisavam de olheiros. O Benfica se não tivesse tido gente tão medíocre durante vários anos, hoje tinha quase 50 campeonatos.

    • Knoxville
      Posted Setembro 13, 2023 at 3:48 pm

      E o Sporting se não tivesse de jogar contra apitos dourados, vouchers, padres, e-mails, etc, quantos campeonatos tinha?
      Tinham 50 campeonatos se o Porto não tivesse desviado uns quantos jogadores… É só rir

      • Ricardo10_
        Posted Setembro 14, 2023 at 10:24 am

        Não, porque habitualmente as equipas do Sporting são banais e por vezes medíocres.
        Medíocre também é falar em vouchers, padres e emais quando não há provas absolutamente nenhumas de nada, mas é a típica conversa de boneco da internet. Muito mais há sobre o cashball ou o caso Cardinal, onde o vice presidente do Sporting andou a depositar dinheiro na conta do arbitro José Cardinal. Factual. Um abraço e as melhoras.

  • Miguel Lopes
    Posted Setembro 13, 2023 at 1:24 pm

    Gostei muito do Falcão, mas PL !!!?…..
    Eu sou do tempo de ver o Jardel a irritar-me e bem, quando ele era o abono de família do Porto.
    O Eng.º do Penta bem pode agradecer ao Jardel porque a equipa não jogava um caracol, mas o Jardel faturava como um doido e digo agradecer, porque ele tinha estragado todo o trabalho que vinha do António Oliveira, tanto que na época seguinte e depois do Jardel faturar imenso, o Porto não conseguiu ser campeão em 1999/2000.
    E depois, não me posso esquecer daquela época maravilhosa no Sporting em que faz 55 golos e 9 assistências. Só tenho pena que na época seguinte se tenha desviado do caminho certo porque ele era tipo para chegar aos 700 golos na carreira. Assim, marcou apenas 415.

Deixa um comentário