Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Fui o nono jogador a entrar no jogo. Foi aí que os pensamentos começaram»

Devia ao menos ter tido uma sequência na pré-época, com 2-3 jogos seguidos com 60 minutos, para mostrar o que vale? É que assim saiu sem se perceber o que podia verdadeiramente acrescentar, sendo que muitos jovens depois não lidam bem com esta frustração.

Andreas Schjelderup assumiu, em declarações à TV2, que a passagem pelo Benfica ficou aquém do que perspetivava. «Fui o nono jogador a entrar no jogo com o Feyenoord [amigável de pré-época]. Foi aí que os pensamentos começaram: será que vou ter oportunidades esta época ou é melhor procurar outra solução? Depois, coube ao meu agente estabelecer contacto com o Benfica sobre a possibilidade de eu sair. Algumas vezes as coisas não pareceram muito boas e fiquei frustrado porque tinha feito um plano sobre como queria que as coisas acontecessem, e não era isto que eu esperava. Fiquei frustrado e com raiva, mas é preciso deixar isso de lado e focar. É difícil mentalmente. Isso afeta uma pessoa e fica com a cabeça um pouco pesada quando tantas coisas acontecem», comentou o norueguês, que comentou ainda a falta de minutos na época passada. «Precisei de um mês para ficar na forma que precisava de competir. Ainda assim, esperava jogar mais. Disseram-me que ia ter alguns minutos, mas não aconteceu. Não sei porquê, não tenho uma resposta. Sinto que estava bem nos treinos e que ia ter oportunidades, mas o Benfica era uma das melhores equipas na Europa, ganhava por 3 e 4-0, jogava na Liga dos Campeões, era complicado entrar.» Já sobre a saída do clube da Luz, referiu: «Estava muito motivado, sentia-me bem na pré-época, mostrei o que podia fazer, mas de repente chegou mais competição inesperada. Foi duro. Na minha idade preciso mais do que um minuto por jogo. Era importante para mim jogar», finalizou o extremo.

33 Comentários

  • daniemartin12
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:09 pm

    Portista a falar…
    Mais um miudo que tem hype (talvez mais do que o que mereça) e quer jogar a todo o custo.
    Não saberemos nunca o que lhe foi prometido… E conhecendo-o, só no FM. Mas não é “fácil” brilhar nos campeoantos que não interessam a ninguém? É… Olhando para a frente de ataque do Benfica, que treinador iria optar por sentar um Rafa\Di Maria\Neres (ou até mesmo Guedes) por um puto (que não é da formação) ? Quase nenhum.. Os treinadores querem homens, quanto mais velho “melhor”.. Menos ensinamentos e trabalho têm.. Não podem exigir a um puto de 17 20 anos o mesmo que um de 27 29 anos… O Benfica fez um bom investimento, não sei lá está que tempo de jogo lhe foi prometido.. Mas se foi o tempo de jogo real – suplente \ jogador para as próximas épocas… Só tinha que respeitar esse estatuto e ser paciente… Agora se a conversa foi outra, pronto .. Fez bem então o Benfica em deixar sair e o rapaz em sair. Custa-me um pouco ver os grandes a investirem em promessas estrangeiras quando têm na sua formação jogadores que talvez tenham a mesma capacidade ou potencial na sua formação… É que só prejudica trazer um puto para fora do seu país, para outro grupo.. Depois claro, não joga.. Não tem o 10 nas costas, o carinho dos seus e dentro de campo tendo ou não tendo oportunidades, a infelicidade e o emocional vão abaixo. Miúdos têm que ser mimados…

  • Schmeichel
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:10 pm

    Ou criou ele próprio expectativas demasiado altas, ou criaram-lhas (o clube? O empresário?). Normalmente não acaba bem, porque num eventual regresso ele vem desconfiado das suas reais possibilidades.

  • MuchoG
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:12 pm

    O Schjelderup parece ser um rapaz com a cabeça no sítio, tinha muitos pretendentes e claro que ia escolher alguém que lhe desse minutos. Pelos vistos foi isso que o Benfica prometeu mas não cumpriu.

    Até achei que se tinha apresentado bem na pré época. Não para ganhar um lugar no 11, mas para ser aposta a sair do banco. Mas as oportunidades diminuíram e foram contratados dois jogadores para o seu lugar. A frustração percebe-se.

    Não teve problemas em dar um passo atrás, sabe que para melhorar tem de ter minutos, todos falam da sua ética de trabalho. Acho que há aqui um diamante em bruto para o Benfica explorar.

    O problema é que andam a queimar milhões em jovens numa zona do campo onde parece não haver interesse em rejuvenescer. Rafa é imprescindível para Schmidt, provavelmente vai renovar. O alemão é fã de Guedes, Rui Costa já deu a entender que gostaria que o Di Maria ficasse. Basta 2 destes 3 ficarem para continuar a ser a 5ª ou 6ª opção, que com Schmidt equivale a não jogar.

    Mas o futuro é impossível de prever. É continuar a trabalhar, ganhar mais um ano de experiência, e talvez tenha espaço na próxima época.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:14 pm

    Espero que o miúdo faça uma boa época e que para o ano chegue com muita vontade e compromisso com o clube, o empréstimo sem opção de compra mostra que o Benfica não desistiu dele e isso é bom

  • Borsalino
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:16 pm

    Cheguei a falar exatamente sobre este jogo, em conversas com amigos. Apoio totalmente o jogador, e se fosse eu nem entrava. Colocar um jogador, num jogo de pré-época a jogar muito mal e a perder por 2-0, ao minutos 86 diz muito do quão ridícula é a gestão do treinador em termos de substituições.
    Temo que nunca terá uma real oportunidade de se mostrar, com o atual treinador.

  • Vermelhudo
    Posted Setembro 12, 2023 at 3:28 pm

    Pois foi-se embora o menino Lauderup em busca de mais minutos, minutos que ele não teve no Benfica quando se dizia que era um dos guris mais entusiasmantes da sua geração na Europa.
    Embora para onde? Para a casa de partida. Não gostei. Acho que isto foi mal gerido, ele poderia continuar por Portugal, melhorando o idioma e mostrando à malta a sua evolução.
    Lá longe, num campeonato mais fraquito, não sei não.
    ——————————————————-
    E o Tio vai fazer uma comparação entre o Benfica e o Sporting, clube verdinho onde chegaram dois caras nórdicos de relevo, heróis de legenda que têm tudo para deixar marca: Beowulf e Hrothgar. Até os nomes metem medo aos adversários!
    Já na luz… temos o fantasma Gasparzinho, fantasminha tímido que anda escondido e temos também o já citado Lauderup, que até fisicamente lembra o menino do Sozinho em Casa, menino que era sempre esquecido apesar de lhe dizerem que era muito bonito e parte do plantel e tal e coiso.
    Que diferença!
    ——————————————-
    Claro que poderão dizer que os do Sporting custaram uma pipa e tal e coiso. Ok. Tá certo. Ok.
    Mas não foi o Tio que disse que “agora só se compra com critério no Benfica, agora não se deita dinheiro para o lixo, não há cá mais Gilbertos, é tudo bom pa cacete e não há comissões por debaixo da mesa!” … … … … … … … …
    … … … … …
    Tá.
    Acho que até o míope Mister Magoo analisa melhor o futebol que muita galera
    ——————————-
    Desejo ao menino tudo e bom. O pouco que vi mostrou boas qualidades. Deveria rodar numa liga um pouco melhor.

    • Mantorras
      Posted Setembro 12, 2023 at 4:55 pm

      Mal vi este post estava a espera do comentario do Tio.

      Concordo que ele devia rodar noutro sitio, os 2.5M falaram mais alto, ou talvez se tenha atendido a vontade do rapaz.

      No entanto, nao gostei muito das palavras dele quando diz que “fiz um plano sobre como queria que as coisas acontecessem”… eh pah, por muito que prometam isto ou aquilo, por muito que ele chore por minutos o ano passado, nao so o Benfica estava muito bem (ok, o treinador podia ter gerido diferente, eu defendi muito isso), como as poucas vezes em que ele jogou nao mostrou estar pronto. Para ele jogar tambem jogavam os Diegos Moreiras…

      • Borsalino
        Posted Setembro 12, 2023 at 5:03 pm

        “… como as poucas vezes em que ele jogou não mostrou estar pronto.” Tens a noção que o Schjelderup tem menos de 5(!) minutos pela equipa principal do Benfica? O que é que alguém mostra em menos de 5 minutos, distribuídos por 2/3 jogos?

        • Mantorras
          Posted Setembro 12, 2023 at 9:18 pm

          Tenho (nesses minutos não tens os descontos). O jogo que me fez achar que nunca na vida dava para ele à data foi o Marítimo vs Benfica, entrou aos 90min e jogou os 5min de descontos.
          Admito que não posso afirmar isto com toda a propriedade do mundo, porque a amostra não é grande, mas creio que no caso dele não era preciso mais. Eu posso achar que consigo ver isso em 5min, e claro que posso estar errado, mas verdade seja dita, tudo o que aconteceu depois aponta para isso. Era claro que ainda estava verde, nervoso, trapalhão, precipitado. Típico de um miúdo, mas para isso é que existe a equipa B, onde também mostrou não ter nível para a AA.
          Como disse acima também, para jogar ele também jogavam os Diegos Moreiras então…

          • dzs
            Posted Setembro 12, 2023 at 11:06 pm

            Bro tu achas que em 5min consegues ver que ele nao serve? e os olheiros do benfica que devem ter passado meses a ver os jogos deles? e que disseram que valia a pena investir 14M? Melhor e o Benfica despedir o departamento de scouting e contratar-te a ti! Tu num dia de trabalho a perceberes isso em 5min deves ver uma divisão inteira

            • Mantorras
              Posted Setembro 13, 2023 at 2:11 pm

              Tu queres me convencer que em meia duzia de minutos nao podes ver se um jogador te parece defiintivamente demasiado verdinho, nervoso e precipitado? Isto para, pelo menos, perceber que naquele Benfica, que estava muito bem, ele nao ia ter mais oportunidades, e que o melhor e jogar pela B e se demonstrar mais, tera mais uns minutinhos?
              Ninguem esta a falar de decidir contratar ou nao alguem, bro. Estamos a falar de ver um jogo, ja na equipa onde foi contratado, bro. Assim, se fosse para substituir alguem, bro, nao eram os olheiros, era o treinador, bro. Esse mesmo treinador, que com os mesmos 5min, pelos vistos, chegou a conclusao que ele devia jogar pela B e nao jogar pela A.
              Podem despedir os olheiros e meter o Roger, nem precisam de mim. Bro.

          • Borsalino
            Posted Setembro 13, 2023 at 10:16 am

            O jogo que mencionas ele não entrou bem, mas era notória a ansiedade e vontade de querer mostrar. Por esse jogo podes julgar o rapaz? Entrou aos 89mn… esperavas muito? Além disso, esteve bem na pré-época e não foi pelas exibições que entrou apenas aos 86 minutos no último jogo de pré-época.

            • Mantorras
              Posted Setembro 13, 2023 at 2:26 pm

              – Sem duvida. Como disse acima, nao da para afirmar nada com propriedade, e isso significa que sim, posso julgar o rapaz, mas nao, nao tenho certezas absolutas. Acho isto logico, nao?
              – O resultado e ele ir para a B jogar e treinar com a A, ou seja, manutencao do estado de coisas, e ate por isso, nao e sequer uma decisao que careca de muita mais reflexao. Ele continua no clube, debaixo de olho. Ninguem lhe apregoa final de carreira por isso. Ninguem decide contratar ou dispensar por 5min, mas pode-se concluir que o melhor para ele e esperar mais um pouco e nao se queimar.
              – Viu-se isso no Jota, Moreira, no Ze Gomes… Ha casos que podem ser dificeis de perceber, mas ha outros que nao. E em ambos, claro que podes errar, mas como a consequencia nao e grave, nao ha grande problema nem tempo a perder.
              – Isto relativamente ha epoca passada.
              ——————————–
              – Quanto a esta epoca.
              – Do que eu vi na pre epoca (nao foi muito), ate comentei aqui que ele estava mais solto e menos precipitado. Mais calmo. Nao tinha tanta necessidade de mostrar servico e jogava menos para a bancada e mais para a equipa.
              – No entanto, o pouco que vi, mais uma vez, apontava para que, chegando os extremos que chegaram, o mais certo era o que ele mostrou nao chegar e, como tal, o melhor para ele era ser emprestado. Tambem nao e uma conclusao dificil de tirar, independemente da pouca amostra da pre epoca, basta olhar para o nivel da equipa do Benfica e para o perfil dos jogadores que lutam com ele.
              – Com esta ultima parte, concordas tu (atiro eu), o Roger, o Andreas e o pai dele ate… portanto, sinto que nao e nenhum crime retirar esta conclusao. Nao sei…

      • Vermelhudo
        Posted Setembro 12, 2023 at 5:10 pm

        Pois olá, muito boa tarde ao amiguinho.
        Vou começar por pedir desculpa se nem sempre respondo aos comentários, mas o tempo nem sempre o permite.
        Haters ou amiguinhos, o Tio gosta sempre de responder a todos. A gargalhada é garantida. Ahah!
        —————————-
        Relativamente ao que disseste, eu percebo onde queres chegar. De facto o guri não é ninguém ainda no mundo da bola para exigir isto ou aquilo. Porém, e tendo e atenção o que dele se falava, acredito que ele tenha vindo para o Benfica porque lhe deram a entender que o novo plano da galera assentaria na aposta gradual em meninos talentosos.
        Vimos isso com o Tony Adams-Silva, também porque os outros se lesionaram, e no Neviesta que foi tendo os seus minutinhos.
        O Lauderup mal se viu. Foi pena. Acho que ele é mais inteligente a jogar que o Frank Moreiry, pelo menos fiquei com essa impressão.
        ——————————————
        Mas o mundo não acaba com este empréstimo, apenas acho que ele deveria ter sido arranjado um pouco mais cedo e num campeonato um pouco melhor.
        Imaginemos por exemplo uma segunda liga inglesa, onde bastantes clubes gostariam de ter um jovem talento mesmo sem clausula de opção. Seria bom para ele.
        O Fata-who?, que fez menos no futebol europeu, foi para um bom time dessa liga.
        ——————————————-
        De resto, agora só falta ver o dossier Trubinado, dossier que muita gargalhada tem dado ao Tio.
        E isto porque o Rogério fez bem ao não enterrar o Rufai Soares. No lugar dele, o Tio não teria metido o jogador no plantel, para terceiro bastaria um veterano de alguma equipa dita menor.
        Mas tendo em conta que o Rufai ficou, então o Rogério não poderia trocar de redes a cada jornada.
        ———————————————-
        E agora, depois da goleada sobre o Vitória, o Rogério não tem assim grande justificação para tirar o guri. Eu digo uma coisa… … … … … … … … … … … se o Rufai não sai do 11 o ano todo… … … … … … … … … … … Meu Deus… …. muita galera pode já ir barrando os bonés com Tulicreme…
        AhAhAh!
        ¡aHaHaH
        Até fica tudo ao contrário!
        —————————————-
        Tchim-tchim!

        • Mantorras
          Posted Setembro 12, 2023 at 9:41 pm

          Ora essa Tio, obrigado pela resposta!
          Também me parece que o Andreas tem mais inteligência a jogar, é outro tipo de jogador, mas no seu tempo achei o mesmo do Jota, por exemplo. Na altura dizia, sobre o Jota, que me lembrava o Freddy Adu (com as devidas distâncias), porque tinha tanta vontade de mostrar que começava a fazer uma finta ainda o defesa estava a 5m de distância. O Andreas sem os defesas se mexerem ia de frente contra eles. Atenção, acredito que vai dar jogador, mas sem saltar etapas.
          Pelas declarações do Roger, parece-me que o Trubin salta lá para dentro no próximo jogo (máximo no seguinte). Já teve tempo para se ambientar e conhecer os colegas, já fez umas semanas de treinos, correu bem, ou seja, o Samu não comprometeu nem se queimou, e está na hora de parar de arriscar. Acho que ele pensou assim e vai agora lançar o Ucraniano.
          Tchim-tchim!

  • Veridis Quo
    Posted Setembro 12, 2023 at 5:23 pm

    Tem consciência que precisa de jogar e viu que não ia fazer no Benfica. Não percebo de onde vem a conversa do vedetismo ou ser mimado. Parecia evidente que ficar este ano no Benfica não lhe ia trazer nada de positivo, pois não ia ter minutos.
    Escolhe o Benfica, supostamente em detrimento de outros, provavelmente com a promessa de ter minutos e depara-se com meia época com 3 minutos e com uma segunda época com as mesmas opções para a posição + Di Maria e Tiago Gouveia. Natural que queira sair, diria.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 12, 2023 at 7:17 pm

      Tudo dito! De certeza que o Benfica lhe prometeu muitos minutos na equipa principal e prometeu-lhe ser aposta, por isso é que escolheu o Benfica e não o Liverpool. Isto parece-me óbvio, o Benfica não lhe deu o que prometeu, e ainda assim pede para ter minutos e sair sem fazer grande alvoroço. Não sei onde anda a falta de profissionalismo aqui, até mostra que tem muita cabeça.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 12, 2023 at 5:32 pm

    O Chaimite (lá estou eu a insultar o treinador do Benfica novamente) gere mal a questão dos suplentes. É óbvio que o Shell (agora é o jogador) quer jogar, vinha com expectativas e não lhe deram grandes oportunidades. Com a idade que tem, necessita de jogar, não de treinar e limpar bancos ou bancadas. Só assim poderá mostrar se tem qualidade para fazer parte do plantel.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 12, 2023 at 5:51 pm

    Pedro Santos e Henrique Pereira estão num nível idêntico ou mesmo superior, não tenho dúvidas que teriam feito melhor com as oportunidades do Schjelderup e teriam sido 14 milhões poupados… Com esses 14 milhões dava para construírem outra Academia do Seixal…

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 12, 2023 at 7:15 pm

      Que oportunidades do Schjelderup? Fez uns incriveis 15 minutos no total da época ou o que foi…

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Setembro 12, 2023 at 7:55 pm

    Eu continuo a dizer: o Benfica emprestou um jogador com 19 anos, que joga nas mesmas posições que Neres, Rafa, João Mário, Di Maria, Guedes e Aursnes, pelo que isto só é assunto por ser o Benfica. O jogador não foi vendido, não foi dispensado, foi emprestado para ganhar minutos e continuar a evoluir. Em que parte é que isto constitui motivo de assunto é coisa que eu ainda não consegui perceber.

    • Manel Albuquerque
      Posted Setembro 12, 2023 at 9:10 pm

      Guedes, lesionado crónico.
      João Mário, gajo que foi trazido pela tua obcessão (JJ) e que tu nem gostas de ver no Benfica.
      Rafa, gajo que tipos como tu diziam ter sido o carrasco do Lage.

      Só por aqui já estava à espera que desancasses de cima a baixo o treinador. Se ele fizer madeixas brancas mudas de discurso já sabemos.

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Setembro 13, 2023 at 11:28 am

        Eh léeei! Então mas comemos na mesma malga ou quê?!
        Quem é que lhe dá a si autoridade para falar do que eu acho ou devo achar?
        Não que eu ache que tenha que responder a comentários que só revelam a boçalidade de quem os faz, mas: a) acho o João Mário um dos, senão o, melhores jogadores de futebol do Benfica neste momento; b) nunca ninguém me ouviu dizer que quem quer que fosse tivesse andado a fazer a cama ao Lage; c) nunca ninguém me ouviu dizer que o JJ “expulsou” o Bernardo Silva do Benfica, porque o Bernardo na altura estava na mesmíssima situação em que está agora o Schjelderup (por muitas asneiras que o JJ tenha feito, nunca o acusei das que não fez, nem deixei de elogiar o que fez bem).

    • João
      Posted Setembro 13, 2023 at 6:15 am

      Isto é assunto porque iludiram o rapaz. Ele até foi bastante sensato e nem andou por aí a falar mal

      • porra33
        Posted Setembro 13, 2023 at 8:40 am

        Não é assunto à mesma. Poderia ter tido mais minutos o ano passado mas a gestão muito questionável de Schmidt não permitiu. Este ano estava tapado porque vieram melhores jogadores que ele. Sai para jogar por empréstimo. Volta para o ano. Fim.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 13, 2023 at 8:25 am

      Muitos benfiquistas dizem que o Benfica é enorme, mas também muitos benfiquistas nao sabem lidar com isso.

      Correto. Se fosse o Oliveira do Hospital a emprestar um jogador pouco utilizado nao era notícia.

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Setembro 13, 2023 at 11:22 am

        Exactamente. Só é assunto porque é no Benfica. O Sporting emprestou o Tiago Tomás depois de ele ter sido importante e ter tido bastantes minutos no primeiro campeonato em vinte anos e isso não deu nem metade do assunto que isto parece dar.

    • porra33
      Posted Setembro 13, 2023 at 8:38 am

      Isto. Continua a fazer-se um filme numa não questão. Jogador jovem emprestado para clube onde vai jogar e até vai jogar de maneira ofensiva podendo crescer. Seria pior emprestá-lo a um clube que jogasse para não descer. Volte para o ano mais forte que o talento está lá. Sem drama.

    • Borsalino
      Posted Setembro 13, 2023 at 9:54 am

      É assunto porque o jogador claramente escolheu o Benfica porque lhe foram prometido minutos. Foram 8 meses de péssima gestão por parte do Benfica, que ao mesmo tempo que contratou uma das maiores promessas do futebol mundial, contratou jogadores de nível , não lhe dando espaço para mostrar o jogador que é.
      Não podemos chegar ao ponto de ter que apostar em Schjelderup e Prestianni, e ao mesmo tempo ter um plantel com Rafa, Di Maria, João Mário, Guedes, Aursnes, Neres e Tiago Gouveia. É preciso tomar decisões ou então vamos estar a desperdiçar o talento do Prestianni e do Schjelderup… e fechar as portas para potenciais jovens promessas que possam querer vir para o Benfica.

      • porra33
        Posted Setembro 13, 2023 at 11:38 am

        Não é um assunto à mesma, se chegasse em Janeiro e fosse melhor que o Neres, Rafa, J. Mário ou o Guedes tinha jogado. É um jogador novo com margem de crescimento precisa de jogar saiu para jogar e volta para o ano.
        Esse mito dos wonderkids tem que cair por terra. No Benfica jogam os melhores tenham 35 ou 19 anos. Se chegasse o R. Dias, Schmidt tinha que jogar com A. Silva e Otamendi à mesma? Ou sentaria o wonderkid A. Silva para meter o Dias. Para mim é óbvio que tinha que jogar com Dias Otamendi. Têm que jogar os melhores. Jogar com wonderkids é no Famalicão e no Estoril, no Benfica têm que jogar os melhores. O Enzo wonderkid pegou porque efectivamente era melhor que os outros e não porque era wonderkid de FM.
        O potencial não entra em campo, entra o rendimento efectivo do jogador e não “o que pode render daqui a três anos”.

        • Borsalino
          Posted Setembro 13, 2023 at 11:47 am

          Como é que vai ter “rendimento efetivo” ou mostrar que era melhor se nem tem 10mn para poder se mostrar? Não houve é aposta nenhuma. O clube fez um esforço enorme para depois contratar jogadores que iriam retirar-lhe espaço, ainda por cima jogadores que estarão, a princípio, apenas 1 ano como o Guedes e Di Maria (nem falo do Rafa). Para mim não faz muito sentido esta estratégia, e em Janeiro chega o Prestianni.

          • porra33
            Posted Setembro 13, 2023 at 1:22 pm

            Concordo que não houve aposta, e fui daqueles que na época passada questionou bastante a gestão de plantel do Schmidt, mas não é nenhum drama. Um jovem jogador foi emprestado e vai voltar para mostrar o seu valor. Os jovens não tem que jogar automaticamente por serem jovens prodígios, devem jogar se acrescentarem no imediato. Agora acho melhor um jovem jogador se ainda não tem nível para jogar na equipa que o comprou jogar numa equipa com o perfil da equipa principal numa liga mais fraca que ficar a jogar na B ou num clube da primeira liga. Tino é um bom exemplo de que emprestar um jogador não é dizer que não serve. Tem que ganhar o seu espaço e mostrar valor.

Deixa um comentário