Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mbappé apela aos jovens franceses que votem nas legislativas e alerta que “os extremistas estão à porta do poder”

Kylian Mbappé aproveitou a antevisão do França-Áustria para fazer um apelo. “Não quero representar um país que não corresponde aos nossos valores. Penso que estamos a viver um momento crucial na história do nosso país. É por isso que quero dirigir-me a todos os franceses e sobretudo aos mais jovens. Penso que somos uma geração que pode fazer a diferença. Podemos ver claramente que os extremistas estão à porta do poder e que temos a oportunidade de escolher o futuro do nosso país. É por isso que estou a apelar a todos os jovens para irem votar e para perceberem a importância da situação. Espero que a minha voz tenha o maior peso possível. Temos de nos identificar com este país, com os nossos valores de tolerância, diversidade e respeito. Tenho confiança no povo francês; todos os votos contam. Espero realmente que façamos a escolha certa e que tenhamos orgulho em vestir esta camisola no dia 7 de julho”.

31 Comentários

  • MM84
    Posted Junho 16, 2024 at 6:56 pm

    Bem aqui o Mbappe

  • El Bandido
    Posted Junho 16, 2024 at 7:46 pm

    Muito bem a apelar ao voto, mas mal em usar a sua fama para fazer jogo político…

    • SENSEI
      Posted Junho 17, 2024 at 7:19 am

      Mal porquê? Se ele acredita no que diz, não há mal nenhum, até porque até faz um apelo a bons valores. Se não acredita poque lhe incumbiram essa tarefa, aí sim concordo contigo.

      • Mantorras
        Posted Junho 17, 2024 at 10:00 am

        Discordo apenas num detalhe. Bem no apelo ao voto. Indiferente que se posicione seja como for, mas a meu ver devia faze-lo enquanto cidadao, nao enquanto “capitao”.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 16, 2024 at 8:01 pm

    O Mbappé vive no mínimo dos mínimos há quase 15 anos fora da realidade, numa bolha de privilégio, rodeado de seguranças e em condomínios privados, sabe lá ele o que passam os franceses no seu dia a dia e a insegurança que sentem diariamente e a completa descaracterização da França
    **
    Falar no alto de um condomínio privado é fácil, o Mbappé que vá viver para a Paris real, que passe a andar nos comboios e metros de Paris todos os dias, que sinta a verdadeira França e depois venha falar…

    • Stravinsky
      Posted Junho 16, 2024 at 9:04 pm

      Preferias que ele dissesse “votem nos extremismos, ponham o país a ferro e fogo, e os mais pobres que se lixem”…. Podia ter dito, já que para ele era igual uma vez que ele vive em condomínios.
      O futebol é o menos importante e eu diria que se ele conseguir usar a sua força mediática para o bem do país, isso fará dele muito maior. Com as devidas diferenças, obviamente, seria um pouco a imagem do Maradona.

      • Art Vandelay
        Posted Junho 16, 2024 at 9:18 pm

        Não, podia simplesmente dizer que vive numa bolha de privilégio e como tal não tem noção da França Real logo não está capacitado para falar…porque pelo menos há 15 anos (não sei se ele era pobre ou não antes disso) que ele saltou fora
        **
        Ele senão vivesse numa bolha de privilégio, se frequentasse as ruas de Paris sem seguranças, se andasse de comboio, metro etc, saberia que muitos dos franceses que votam nos “extremistas” são franceses que todos os dias têm de lidar com a insegurança galopante que a está aumentar em Francesa… são os franceses que sabem que há bairros de Paris, Marselha e afins em que nem a polícia lá pode entrar…etc etc…mas o Mbappé não faz a mínima ideia disto, vive rodeado de seguranças para todo o lado, que sabe ele da realidade francesa? Há quantos anos ele não apanha um comboio sozinho à noite em Paris? Se é que alguma vez o fez

        • beterrabapragmatica
          Posted Junho 16, 2024 at 10:37 pm

          Isso é o mesmo que dizer que não podes comentar uma guerra porque nunca combateste, não podes comentar uma final da champions porque nunca jogaste uma… etc. Toda a gente pode opinar, e não é por não teres vivido, ou viveres neste momento determinada situação que deixas de poder avaliá-la… e que a tua opinião é incorreta e a de quem vive essa situação passa a ser correta. Bem o Mbappé e mal os “franceses comuns que apanham comboios em Paris” que acham que a solução é votar na extrema direita.

          • João
            Posted Junho 17, 2024 at 5:59 am

            Não é bem a mesma comparação. Porque a realidade dele é bem diferente de uma pessoa comum. Mas se está a apelar ao voto muito bem. Não sei como está a França neste momento mas se tiver pior que PT já não deve ter grande salvação

      • Art Vandelay
        Posted Junho 16, 2024 at 9:20 pm

        Já agora, a ferro e fogo já está a França actualmente…. há bairros em Paris e Marselha onde os brancos e a polícia não podem entrar

        • Stravinsky
          Posted Junho 16, 2024 at 9:39 pm

          Ah, ok! Então já percebi que se dermos todo o poder ao extremismo, resolve-se a insegurança e esses bandidos (que nunca são os brancos, impolutos, claro), deixam de existir! Venha daí essa França com extremistas no poder! Estava ansioso por um período de paz, sem crime e sem desigualdade social.
          Além disso também fica a ganhar a Europa e a Ucrania, claro!
          Tens razão, mal o Mbappé, devia ter apelado ao voto na Le Pen, mas é um privilegiado e de certeza que só está a ganhar com isto!

        • Cimentador
          Posted Junho 16, 2024 at 10:47 pm

          o mbappe nao pode flr pq vive há 15 anos com privilégio, mas pode-se falar de portugal calmamente sobre a realidade francesa ne? A melhor cena é que eu discordo de parte do discurso do mbappe porque me parece a defesa do macron (e aí lá está, ele a falar do lugar de privilegio, porque só alguem privilegiado gosta do macron)
          **
          depois frança tá a ferro e fogo e com insegurança? até podemos concordar nisso, mas a insegurança é a do dia a dia, com as desigualdades em frança a crescerem, o estado social e a segurança que dava saber que se podia ficar doente.
          **
          mas uma cena que eu gostava de perceber sobre marselha, paris e em todo o lado é esse discurso do “nem se pode entrar nesses bairros”. Aqui na tuga já o ouvi sobre bairros em que eu vou mais que uma vez por mês e sendo um betinho branco nunca me senti inseguro e a única violencia que vi foi discussoes entre bebados (coisa que em lisboa no centro nuncaaaaaa se vê) ou então pela ação da polícia. Há narrativas que se vão reproduzindo mesmo sem as pessoas saberem que esses sítios são assim ou são como dizia alguém: se eu disser que vi um cigano a roubar vão acreditar, mas se eu disser que vi um professor a furar pneus fazem-me perguntas e querem pormenores para saber se é vdd ou não. Só se questiona a verdade que não se tá já predisposto a aceitar, aquilo em que se quer acreditar sobre um bairro ou o quer que seja, basta ouvir aí e reproduzir.

          • João
            Posted Junho 17, 2024 at 6:01 am

            Essa última parte do comentário concordo a 100%. Também não acredito que a polícia não possa lá entrar como dizem aqui em PT lol. Claro que a polícia pode entrar onde quiser especialmente a de intervenção para varrer a questão é se estão autorizados a isso. No dia que a polícia tiver medo de entrar num sítio o Mundo acaba

          • GabCel
            Posted Junho 17, 2024 at 8:58 am

            muito bem

        • Fantantonio
          Posted Junho 17, 2024 at 1:44 pm

          Esses bairros em Paris e Marselha estão aqui na sala connosco?
          Tens noção que também há brancos guetizados em Paris e Marselha, certo? Tens noção que os primeiros bairros de lata de França são literalmente de portugueses e uma das bandeiras da FN era literalmente essa. “Morte aos portugueses. Viva a FN” vai lá tu a França e pergunta-te se o que o Mbappé disse aqui está errado.

      • nelsonn
        Posted Junho 16, 2024 at 9:40 pm

        Preso por ter cão e preso por não ter. Vão sempre haver pessoas que vão odiar, o Mbappé pode respirar que vai ser odiado porque tá a respirar com mais dinheiro que os outros, é o que é.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 16, 2024 at 8:59 pm

    Bem aqui o Mbappé, as figuras deste nível têm de apelar a este tipo de situações, porque estamos num caminho muito complicado a nível global.. pelo menos alguns milhares de jovens devem ir votar só por causa destas palavras portanto já foi positivo..

  • Veridis Quo
    Posted Junho 16, 2024 at 9:43 pm

    Concorde-se ou discorde-se, sempre bom ver pessoas com este nível de mediatismo a não ficarem “on the fence” e a partilharem opiniões sociopolíticas próprias. Há demasiados Figos (ou Jordans, com a tirada dos republicanos também compram ténis) com o politicamente correto em tudo e com medo de que qualquer opinião mais para um lado lhes tire coisas.

    • Francisco Goncalves
      Posted Junho 16, 2024 at 10:23 pm

      O Figo tem-se fartado de criticar o PSOE.

    • Miguel
      Posted Junho 17, 2024 at 1:37 am

      Concordo em parte apenas. Que tenham uma opinião e não optem pelo politicamente correcto, é sempre interessante. Agora, um jogador de futebol, que dá uns pontapés numa bola, apelar ao voto em X ou Y e outros ainda acharem maravilhoso que o façam, é algo que me parece francamente ridículo. Alguém que se preze minimamente tem em consideração a opinião do sujeito que o que faz é dar uns pontapés numa bola? Se fosse brasileiro ia votar no Bolsonaro porque o Neymar assim o diz? Se fosse americano ia levar em consideração o que a Taylor Swift diz ou deixa de dizer? Estamos a falar de sujeitos com pouco ou nenhum conhecimento da realidade e com um conhecimento político provavelmente ainda menor.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Junho 17, 2024 at 11:29 pm

        Também rebolo os olhos sempre que uma ‘celebridade’, a maior parte das vezes sem quaisquer credencais, vem apoiar este ou aquele. No entanto, o Mbappé não é só alguém que dá uns chutes na bola. É um indivíduo que, quando fala, fala bem. E aqui acaba por vir apenas apelar aos valores tradicionais republicanos franceses. Eu não sou republicano, não posso com a ideologia do Estado francês, mas alguma coisa lhes reconheço, e é a ideia (mais concretizada do que em quase qualquer outra parte) de que o país pertence a todos aqueles que o escolhem como seu. E qualquer um, seja jogador de futebol ou não, tem o direito de vir apelar ao povo para que se mantenha nesse curso. Apelos não são ordens.

    • CavacoVezesTres
      Posted Junho 17, 2024 at 9:07 am

      O Figo tem sido muito ativo na política… espanhola.

  • Rosso
    Posted Junho 17, 2024 at 12:10 am

    Mas de quem é que ele está a falar? De LePen/ Bardella ( ou Zémmour) ou de Mélanchon? É que há mais do que um radical…

  • Marcus Tulius Cicero
    Posted Junho 17, 2024 at 12:48 am

    Pois… isto é um blog desportivo mas como ele abriu a porta…
    ———————-
    O que me deixa um pouco embasbacado é como as definições políticas hoje em dia são mais fluídas que a fluidez em si. “Extremismos”, “far right”, entre outros são exemplos de palavras com um conteúdo político que são tão usados que perdem a relevância.
    ——————-
    Pois bem, será Le Pen “far right”? Ou será que a RN de Le Pen está a dar uma de Meloni (Itália) e a transformar-se num típico partido de centro direita (semelhante ao que aconteceu no Canadá nos anos 90)? Não sei se Mbappé será a pessoa mais qualificada para conseguir saber a diferença. Será que o comum dos franceses sabe? Provavelmente o comum dos franceses sabe que em cidades governadas pelo partido da Le Pen as pessoa até têm uma opinião positiva. A verdade é que o próprio Macron afirmou, pelos vistos, que já tinha planeado detonar esta “bomba” política por isso…
    ——————-
    Entenderei o VM se não aprovar este comentário porque é político e não desportivo e, apesar de achar por bem que um jogador deste calibre incentive as pessoas a votar, depois acrescentar pormenores como “extermismos” já está a entrar por caminhos que se calhar não conhece bem…

    • Mantorras
      Posted Junho 17, 2024 at 10:06 am

      100% de acordo em relacao ao ponto do “discurso estar totalmente banalizado”.
      As palavras hoje em dia quase nao tem significado.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Junho 17, 2024 at 11:43 am

    Em Portugal também há sítios onde se sente insegurança, e com razão porque não são seguros. Mas quem causa essa ameaça são portugueses tão brancos como a população média. A violência e criminalidade, estatisticamente, são muito mais inter-étnicas do que o contrário. E na França acontece o mesmo.

    • Art Vandelay
      Posted Junho 17, 2024 at 3:21 pm

      Errado, totalmente errado… estatisticamente na União Europeia a criminalidade é maioritariamente efectuada por indivíduos nascidos fora da União Europeia ou que os pais não nasceram na União Europeia, daí as prisões proporcionalmente face ao total da etnia existente no respectivo país, estarem muito acima em etnias que não nasceram na União europeia

      • Fantantonio
        Posted Junho 17, 2024 at 9:10 pm

        Ele falou especificamente no caso de Portugal e não está errado, já experimentaste ir ao Pasteleira? Não vais ver muita melanina por lá.
        Quanto ao resto de que falas, a correlação sociológica de criminalidade e condições materiais cabe onde aí? É que a pobreza e a marginalização afeta de forma desproporcional esses grupos, parece-me um fator assim um pouco relevante demais para ignorar.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Junho 17, 2024 at 11:19 pm

        Não são coisas relacionadas. As prisões estão cheias maioritariamente de indivíduos que praticam crimes avulsos no seio das respectivas comunidades. Já a insegurança que a sociedade sente em algumas ruas (e fora delas) deve-se ao tráfico (de drogas e outros), roubo e furto, que são praticados em geral por pessoas que não se distinguem do meio onde actuam, e que não passam assim tanto tempo na prisão porque não trabalham isoladas (nem podiam se quisessem). O público, no entanto, facilmente confunde o seu receio das ameaças reais com o receio do desconhecido, e associa o sentimento (muitas vezes justificado) de insegurança aos ‘estranhos’ que andam por aqui. Na realidade, o perigo mora muito mais perto e tem uma aparência semelhante à nossa.

  • ForsenCD
    Posted Junho 17, 2024 at 12:52 pm

    Deve ter sido o Macron que lhe mandou dizer isto.

Deixa um comentário