Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bem ou mal, falem de mim

Longe vão os tempos onde o principal ingrediente para se alcançar sucesso nas mais diversas áreas de entretenimento é a qualidade do produto final apresentado. Recordo-me quando o meu pai me falava sobre música e contava como em criança, de origem humilde, trepava as árvores com amigos para ouvir e vibrar com as grandes bandas da altura como Supertramp, Pink Floyd ou Dire Straits. Gigantes que atravessavam fronteiras através do seu talento. Atualmente, enchem-se estádios para ouvir gente que fala, por cima de um “beat”, sobre marcas de roupa, noitadas, armas e violência. Ligam-se as televisões para acompanhar o dia-a-dia de umas dezenas de estranhos que discutem fechados numa casa. Isto porque se trata de conteúdo facilmente replicado ou criado, e acima de tudo porque gera polémica e controvérsia. Nunca a frase “não existe má publicidade” fez tanto sentido.

No futebol há um nome que se destaca incomparavelmente aos outros no que toca a mediatismo: Cristiano Ronaldo. As competências táticas das equipas evoluíram imenso, o coletivo passou a ser cada vez mais essencial, e consequentemente o individualismo tende a ser menor e o jogo torna-se mais equilibrado. Tal é que se começa a preferir o médio trabalhador ao outrora mítico e desejado camisola 10. Recordam-se com nostalgia os tempos das grandes estrelas como Zidane, Figo, Nesta, Baggio, Ronaldo, etc. Pois para trás ficou essa época e o futebol das últimas décadas ficará para sempre marcado pela luta do português com Messi. Mas ao contrário do astro argentino, que se focou no seu talento e em tudo o que fazia dentro de campo, Ronaldo foi criando uma legião de fãs pelo seu estilo de vida, aparência e recordes. Pouco interessava a queda alarmante da sua qualidade técnica, se conseguisse agitar as redes e fazer a sua dança.

No entanto foi começando a ficar evidente a sua obsessão por fama e atenção, a tentativa de contrariar o inevitável e prolongar a sua carreira muito para lá das suas capacidades. Foram começando a surgir casos atrás de casos, entrevistas a denegrir o seu clube, treinador e antigos companheiros, comentários em redes sociais que o bajulavam e atacavam outros jogadores, a recusa de cumprimentar quem lhe houvesse tecido algum tipo de crítica, entre outros. Dentro de campo ficava evidente que dependia cada vez mais dos companheiros e as constantes birras e busca por protagonismo acabavam por criar um ambiente insustentável, culminando na sua saída pouco amigável dos últimos clubes que representou. No entanto toda esta panóplia de momentos infelizes trouxe aquilo que mais importa no mundo atual, polémica. Muito se escreveu sobre cada um dos casos, as opiniões eram cada vez mais extremas e divergentes, com críticas severas de um lado e uma defesa incansável do outro.

Chegando a hora de representar a seleção as coisas não são diferentes. Todas as atenções recaem sobre o capitão, os treinos são mais requisitados que a maior parte dos jogos da primeira liga e os relvados são invadidos por fãs. No estádio canta-se pelo seu nome e não pelo país, os colegas parecem ser figuras secundárias no seu espetáculo. Pede-se que corram mais para o servir, e não por toda uma nação que os apoia. Arranjam-se bodes expiatórios para todos os maus resultados. Celebram-se recordes individuais, e fala-se de gratidão quando se vive na procura constante da glória individual. A sua busca insaciável por mais um troféu de relevo, que permita manter-se na luta com o seu rival, faz da seleção sua refém e leva muitos a afastar-se daquilo que deixou de ser um momento de união entre todos os portugueses na luta pela glória internacional. Para que o nosso futebol respire melhor há que voltar a existir uma equipa, mas enquanto continuar cego pelo seu narcisismo e por aqueles que o rodeiam continuará na sua caminhada de herói a vilão.

Visão do Leitor: Pedro Gonçalves

129 Comentários

  • ShutterIsland
    Posted Julho 7, 2024 at 2:07 pm

    Texto perfeito! Finalmente a maioria das pessoas já começou a abrir os olhos.

    Enfim só já falta, à partida, mais um mundial para voltar a ter vontade de apoiar a seleção de Portugal e terminar a seleção Ronaldo.

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 8, 2024 at 4:17 pm

      Só mais um Mundial? Eu espanto-me que ainda não se tenha percebido que CR vai tentar jogar se for preciso té aos 60 anos para ganhar um Euro ou Mundial e relançar para os seus fãs a discussão do GOAT.
      Este culto à volta do Ronaldo ganhou contornos absurdos, ele pode entrar em campo com duas pernas partidas e estar sentado todo o jogo que ainda conseguirão defender que jogue 90 minutos e seja sempre convocado e inventarão algo que elogiar. O Ronaldo neste momento e desde há uns anos que se resume a marcar de penalties e encostar, sendo assim vai continuar a apostar em jogar na selecção se for preciso até aos 60 anos e basta que marque um penaltie de praxe que a imprensa irá endeusá-lo. Só nos veremos livres dele quando alguém tiver t*****s para não o convocar mais, porque ele irá continuar nisto até ganhar um Euro ou Mundial.

  • Nickles
    Posted Julho 7, 2024 at 2:08 pm

    Excelente texto. Muito bom mesmo, do melhor que já li aqui ?
    *
    Por falar em bodes expiatórios, hoje os jornais dos quais o Cristiano é dono, o Record e Correio da manhã, publicaram nas suas capas respectivamente “Ronaldo não se rende – Agradece apoio e olha com otimismo para o futuro” e “Dedo apontado – Imprensa estrangeira arrasa Félix”. Ora pegando na capa do CM, já que a outra é a já normal bajulação pura e dura dos jornais portugueses ao rei da Arábia, isto é mentir descaradamente, principalmente depois do artigo do The Guardian onde desancam o Cristiano de cima abaixo (obvio que tinha de ser a Imprensa estrangeira já que da CS Portuguesa nem sequer um pio sobre a prestação horrível deste ex-jogador em funções)
    *
    Depois perguntam todos tansos porque é que o Rafa simplesmente cagou para a selecção, como se não fosse óbvio. Basta olhar para esta tentativa forçada de culpar um jogador que teve 15 minutos em jogos a sério no Euro. Não foi a primeira vez nem será a ultima: 2020 Rafa, 2022 Fernando Santos, 2024 Félix e agora veremos quem será em 2026. As minhas fichas estão no António Silva que já levou um cheirinho neste Euro

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 7, 2024 at 2:43 pm

      A culpa é do Benfica.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 7, 2024 at 3:44 pm

      Um nojo sobretudo o Correio da Manhã que, depois dele os ter comprado, passou de fazer um jornalismo abaixo de cão contra ele para fazer um jornalismo abaixo de cão contra qualquer pessoa que o ataque ou criando bodes expiatórios para ninguém mencionar as suas culpas. Tudo abaixo de cão, e muito ruim, a marca do canalha absoluto que ele é, um ídolo com pés de barro, nunca melhor dito.

      • Artur Trindade
        Posted Julho 7, 2024 at 6:40 pm

        Correto, reconheço as 2 fases do CM, apesar de que quando reconheces a 1ª fase não te granjeie muita popularidade por aqui.
        Dizer no entanto que a 1ª fase durou até ter 37 anos, logo mais que a carreira normal de futebolista, sendo que isto não é muito popular de se dizer,

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Julho 7, 2024 at 7:10 pm

          É Artur mas uma é tão desonesta como a outra, e tal como SEMPRE o defendi quando foi atacado pelo CM, sempre condenarei os ataques do CM ao Félix e outros, para desviarem atenções. Porque obviamente o CM não é jornalismo, é um serviço pago por interesses. Ronaldo comprou-o, é simples.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Julho 7, 2024 at 7:53 pm

          Ah e é triste dizer isto mas tens razão, aquilo que o CM fez ao Cristiano durante quase uma década foi quase pornografico. Ele pagou o preço para ter paz, o problema é que a paz dele significou passar a lançar o ódio contra outros.

          Não preciso de explicar as razões pelas quais acho o CM um intrumento da propaganda fascista, e da ascenção da extema direita. Acho triste que a única forma de os calar seja comprá-los, mas não vale tudo, e o que ele fez neste caso é simplesmente sujo e abaixo de cão. Não é surpreendente mas ele deveria ser um pouco menos buly, sobretudo por ter sido atacado por esta gente ruim e abjeta.

          • Ricardo10_
            Posted Julho 8, 2024 at 10:32 am

            “Não preciso de explicar as razões pelas quais acho o CM um instrumento da propaganda fascista e da ascensão da extrema direita.”

            Larga um bocadinho a internet… ????????

    • Duarte Vader
      Posted Julho 7, 2024 at 4:04 pm

      Não é à toa que o braço de propaganda do Cristiano quis comprar os media. É a melhor forma de tentar reescrever a história.

    • Mushy
      Posted Julho 7, 2024 at 5:40 pm

      No outro post veio chorar e tomou as dores do Felix e a injustiça de muitos falarem mal dele…
      Agora faz o mesmo de outro jogador…
      Como disse no outro post, coerência procura-se e depois reclamares de discursos tóxicos sobre o Felix e fazes o mesmo a todo o tempo sobre outros jogadores da seleção..
      Menos clubite aguda, mais amor pela seleção

    • Artur Trindade
      Posted Julho 7, 2024 at 9:08 pm

      Nikles, dizer que condeno qualquer ataque ao Félix, o penalty é lana caprina, muitos falham, e é abjeto haver algum condeno pela imprensa nacional ou estrangeira, mas reconheces a campanha abjeta do CM em relação a Ronaldo, o jornal mais lido pelo país profundo, contrariando a teoria que Ronaldo tem tudo a favor no país.
      Esta campanha durou até 2 anos atrás.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Julho 7, 2024 at 2:11 pm

    O Pote escreve textos deste e depois admira-se de não ser convocado para o Europeu.

  • Jasomp
    Posted Julho 7, 2024 at 2:30 pm

    Quero acreditar que este último Europeu foi o último da sua carreira. Mas não estou nada confiante. Ele vai querer prolongado isto e vai fazer tudo para estar no Mundial. Já chega porque o que aconteceu neste Europeu foi muito mau. Para ele e para a seleção.

    Mas enquanto se falar no Ronaldo, não se vai refletir mais uma vez o porquê de mais uma fase final paupérrima de Portugal, como já tem sido habitual.

  • cmche1111
    Posted Julho 7, 2024 at 2:42 pm

    Vejo quase toda a gente a responsabilizar jogadores, é o Ronaldo que joga sempre, é o Bernardo e o Bruno que não renderam, é o Félix que falha o penalty, mas pouca gente questiona o selecionador e as suas incoerências desde que chegou, bem como o facto de não responder a nada de nada.

    E menos gente ainda a falar do “trabalho” da federação, se temos um selecionador que é um pau mandado quem o escolheu? Se temos um capitão que se coloca acima do coletivo a culpa não é da estrutura também? Já para não entrar nas “teorias” das escolhas de jogadores com base no empresário e não no rendimento.

    Convém não esquecer que nas últimas 4 fases finais vamos em dois oitavos e dois quartos, eliminados por França, Marrocos, Bélgica e Uruguai, como é que com 4 falhanços em fases finais ninguém questiona o trabalho do presidente da federação e restante estrutura? Isto com um leque de jogadores com qualidade e quantidade como nunca tivemos.

    • Jasomp
      Posted Julho 7, 2024 at 2:52 pm

      Isto. Perder com a França nos penaltis, vá que não vá, é futebol. Agora andamos há praticamente 8 anos a sermos eliminados por Chiles, Uruguais, Bélgicas, Marrocos, que estão longe de ser seleções bichos papões. E isto está a acontecer há demasiado tempo. E não é admissível tendo em conta as seleções que temos tido.
      O que se evidencia em muitos jogos é a falta de observação, trabalho tático. O jogo contra a Alemanha em 2021 foi um exemplo gritante de que alguém lá não se fez o trabalho de casa como devia.

    • henry14
      Posted Julho 7, 2024 at 3:15 pm

      Não é verdade. O treinador está a levar muita porrada também. Mas a verdade é que o treinador fez tudo o que lhe pediram, por isso duvido que saia.
      Quem devia sair pelo próprio pé, toda a gente sabe quem é.

    • Ss
      Posted Julho 7, 2024 at 3:52 pm

      A FPF precisa de uma reestruturação completa – concordo a 100%. No entanto, sejamos realistas: ninguém está lá por amor à camisola, mas sim pelo salário. O foco em torno do Ronaldo e dos empresários enche muitos bolsos de dinheiro…

      O que eles não percebem é que, com prestígio e títulos, seriam intocáveis e poderiam ganhar todo o dinheiro que quisessem. Assim, perdem o lugar… É uma incompetência dupla – tanto em termos de resultados quanto em se protegerem a si próprios!

      Só alguem incompetente ou com segundas intenções escolheria um selecionar como o nosso por exemplo. É o melhor exemplo de falta de noção da FPF … mais uma vez, uma equipa de luxo ( talvez em termos de qualidade vs quantidade a melhor de sempre em Portugal) fica pelo quase…e a comunicação social fala do Ronaldo…apenas e só!

  • henry14
    Posted Julho 7, 2024 at 3:18 pm

    Não sabia que o Pote escrevia tão bem. É só ler este texto para perceber porque não foi convocado.
    Tá a tentar imitar o Rafa.
    Rafa = Son Goku
    Pote=Vegeta.
    Tá sempre um passinho atrás do craque Rafa ahah

    • BrunoV
      Posted Julho 7, 2024 at 4:43 pm

      Neste preciso momento o Vegeta está um passo à frente do Goku (no último filme) ;)

      • henry14
        Posted Julho 7, 2024 at 6:53 pm

        Ah é?
        Parei no final de Dragon Ball Super. Ainda há mais?

      • Art Vandelay
        Posted Julho 7, 2024 at 6:57 pm

        Último filme? Qual último filme? Tinha ouvido em tempos que iam fazer um filme para 2024 e até seria em 3d e não sei que mais, mas não vi mais nada sobre isso…

        • henry14
          Posted Julho 7, 2024 at 7:04 pm

          Tu vÊs Dragon Ball, Rei Kafka?
          Estamos juntos :D .

          • Art Vandelay
            Posted Julho 7, 2024 at 7:43 pm

            Eu nasci na década de 80…portanto apanhei o auge do Dragon Ball que foi a década de 90, onde as escolas paravam na hora do Dragon Ball… Até os professores (adultos portanto) viam e comentavam Dragon Ball com os alunos…
            **
            Os pais viam dragon ball com os filhos e não era para fazerem o “frete” aos filhos como eu hoje em dia vejo o Patrulha Pata com os meus só para lhes fazer a vontade… Eles viam mesmo pq queriam também ver…
            **
            Quem foi vivo naquela década de 90 sabe o impacto mediático que o Dragon Ball teve em toda a geração de 80… Foi incrível

            • henry14
              Posted Julho 7, 2024 at 7:52 pm

              Lindo!

            • PeterWolf
              Posted Julho 8, 2024 at 12:38 am

              Sou da década de 80 também e o Dragon Ball foi um fenómeno que não tenho a certeza de haver paralelo desde aí… Nostálgico mesmo!!!
              Em relação ao Ronaldo, simples: muito bom no Manchester, igual a qualquer outro que lá estivesse no Real Madrid, calamitoso daí em diante.
              A relação com a bola então é rudimentar…
              Não se esqueçam ainda que os números do Ronaldo são inflacionados largamente pelo condicionamento que ele próprio impõe nas equipas e companheiros… É assim mesmo!
              Os únicos pontos onde já foi (ficou à vista neste Euro que já não é) efetivamente superlativo são a condição física e a capacidade de impulsão / técnica de cabeceamento… De resto, 50% dos golos são de encostar!
              Saúdo ainda a máquina mediática que ao longo dos anos lhe permitiu estar num patamar que, para quem gosta do jogo pelo jogo, não pode subscrever.

              • João
                Posted Julho 8, 2024 at 7:53 am

                Igual a qualquer outro que esteve no RM. Isso é sério ? O Homem está num estado lastimável mas calma com o 8 ou 80. É dos melhores da história do clube. Acho que é até o melhor marcador de sempre do RM

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Julho 8, 2024 at 3:23 pm

                  E com médio superior a um golo por jogo, em pleno séc. XXI. Os exageros do pessoal.

              • Artur Trindade
                Posted Julho 8, 2024 at 10:22 am

                Boa Peter, reduzir a fase do Real Madrid em que ele foi o avançado total da história, o único capaz de centrar e ir cabecear na mesma jogada, quer pela capacidade de executar os 2 movimentos, quer pela velocidade que chegava da linha área, o equilíbrio perfeito entre velocidade/força/técnica e finalização, que desaguaram no melhor/mais completo avançado da história do jogo, e do Real Madrid, reduzidos à expressão “qualquer um que lá estivesse não faria igual”.

            • João
              Posted Julho 8, 2024 at 7:50 am

              Dragon Ball era incrível , ainda hoje em dia sou capaz de ver ahah. Nasci em 91

            • Mantorras
              Posted Julho 8, 2024 at 10:45 pm

              Eu meti os meus putos a ver o Dragon Ball. Qual pokemon qual que.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 7, 2024 at 3:48 pm

    Grande texto, parabéns. É isso tudo, e sinceramente começo a torcer para que ele fique, uma vez que dessa modo as ronaldetes, que passaram anos a fazer do terror intelectual a sua verdade, vão cair no escárnio geral de vez! E talvez Portugal saía então melhor disto tudo, enterrando o passado de vez.

    Se têm game box vale a pena verem a noite de ontem na SportTV +, onde Rui Vitória, evitando falar em nomes, deu uma verdadeira Masterclass de futebol, onde o arrasa de cima abaixo, mostrando toda a inutilidade do 9 de Portugal. Vale a pena ver, se não viste.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 7, 2024 at 3:56 pm

    Excelente texto Pedro o qual subscrevo por completo.

    Apreciei particularmente a analogia com a música que neste caso é bem ilustrativa.
    Como músico quase que corto os pulsos de perceber que um Rock in’ qualquer coisa, também substituiu bandas de músicos por Camila Cabellos a comer pastéis de nata…

    Mas é isto que o povo gosta actualmente, da mesma forma como é isto que a geração tiktok e instagram cultivam no imaginário popular.

    O futebol não é diferente.
    E o futebol actual é feito não por adeptos mas por seguidores…

    Continua a escrever Pedro.

  • chuta dai
    Posted Julho 7, 2024 at 4:03 pm

    Precisamos de um Mourinho ou Jorge Jesus na seleção. Eu sei que é uma utopia mas era maneira que nos aproximávamos das conquistas. Com estes 2 jogariam os melhores!

    • Jasomp
      Posted Julho 7, 2024 at 4:11 pm

      Então queres trocar um treinador banal como o Roberto Martinez por dois treinadores ultrapassados como Mourinho e Jesus?

      • chuta dai
        Posted Julho 7, 2024 at 7:17 pm

        Tanto Mourinho como Jesus sabem mais de futebol a dormir que o Martinez acordado. Nas seleções não há treinadores top mundiais. Portanto esses 2 seriam dos melhores selecionadores do mundo e não baixavam as calças para o CR7 nem para ninguém. É a minha convicção!

      • João
        Posted Julho 8, 2024 at 7:48 am

        Jesus ultrapassado ? Nossa. Mourinho ainda entendo agora o Jesus está tudo menos ultrapassado

    • Ricardo10_
      Posted Julho 8, 2024 at 10:29 am

      Já li algumas vezes malta a pedir o Mourinho…Por amor de Deus…Ainda não chega o exemplo do Ronaldo? O Mourinho está completamente acabado há vários anos!! Portugal precisa de um treinador ofensivo, não de um Mourinho cagão!

  • Meshuggah_SLB
    Posted Julho 7, 2024 at 4:13 pm

    Excelente texto do Pedro Gonçalves, os meus parabéns. Abaixo dou a minha humilde opinião sobre o tema.

    Permitam-me parafrasear o magnífico The Dark Knight: “You either die a hero or live long enough to become a villain”.

    Nunca esta frase de um filme me parece que assentou tão bem a um jogador de futebol.

    Tenho mantido distante da discussão sobre CR porque acho que se extremam posições. Parece que atualmente só se vê pessoas que ou o idolatram cegamente ou acham que toda a carreira dele se resume a marketing.

    Sistematizo a minha simples opinião:

    1) CR foi inegavelmente um grande jogador e um dos maiores da história do jogo, essencialmente pelos seus feitos ali entre 2007 e 2018, mais coisa, menos coisa;

    2) Senta-se à mesa com Eusébio, Figo, Futre, Rui Costa entre os melhores jogadores portugueses de sempre. O melhor é subjetivo, cada um deles no seu tempo foi dos melhores mundo e o resto depende do que se aprecia mais num jogador;

    3) O CR até ali 2012 era um extremo rapidíssimo, técnico, virtuoso num estilo diferente do Messi (que é claramente mais completo e com mais talento puro e maior capacidade de deixar jogadores para trás), sendo que marcava muitos golos para extremo. Eu vi em direto (sou de 1991), mas para quem não viu ou não se lembra, vejam no YouTube a magia do ataque que ele formou no Rooney, Tevez e Giggs. Ah e também era um excelente marcador de livres nesta fase;

    4) Isto culmina com o melhor torneio que ele fez individualmente por Portugal e onde foi decisivo a nível superlativo, o Euro 2012, com uma equipa mediana (para os padrões de Portugal), mas unida à sua volta e bem organizada nesse torneio específico pelo Paulo Bento;

    5) A partir de 2013/2014 parece que algo mudou, deixou de ser um jogador de “raides” explosivos e todo o seu jogo desenvolveu-se no sentido de ficar uma besta física cada vez maior, com perda de mobilidade e princípios técnicos básicos, uma espécie de falso avançado vindo da esquerda para finalizar no espaço criado pelo ponta de lança. Tanto fazia ser Benzema no Real como no mítico jogo na Suécia onde se alguém revir os golos vê o Hugo Almeida (acho que é ele) a fixar os defesas para CR aparecer em corrida no espaço nos 3 golos;

    6) A partir daqui até 2018 passou de extremo com muitos golos para um finalizador brutal (com uma capacidade invulgar no jogo aéreo ofensivo para um jogador típico português), perdendo espetacularidade no seu jogo mas tornando-se eficiente. Mas dependia cada vez mais dos colegas e focou-se nos golos para tentar competir com Messi pela Bola de Ouro. Os records para o marketing eram todos individuais e usualmente à base do número de golos marcados;

    7) E é, então, quando vai para a Juventus que começa o declínio real, pese embora nas duas primeiras épocas em Itália se ter mantido um grande finalizador. A Juventus prejudicou-se para o contratar naquela de que ele faria a diferença que daria a Champions, mas ele já não era auto suficiente e necessitava de uma equipa de qualidade que lhe desse o espaço para marcar, sendo que diminuíram precisamente a qualidade do plantel para o contratar…;

    8) No meio disto tudo, desde 2014 que também passou a amar cada vez mais a própria figura, quando algo corria mal vinha uma entourage e a família culpar todos menos o CR, como se ele fosse a vítima de maus contextos. Ninguém que o rodeia lhe parece chamar à atenção e ele tornou-se cada vez mais numa figura de marketing alimentado meramente a golos e a puxar para si os feitos (no Euro 2016 montou-se a ideia que ele liderou uma equipa mediana à vitória, mas isso não é verdade, Nani, Pepe, Patrício ou Renato foram mais fundamentais);

    9) Logo, aquilo que era um somente um ótimo goleador continuou a ser elevado a Deus, girando tudo à sua volta, sempre a serem inventados novos records irrelevantes – era o maior salto, maior impulsão, o mais rápido, o cabeceamento mais potente, etc – e ele deixou-se levar;

    10) Desde que saiu da Juventus veio o desastre. Péssima performance em campo, mas a desfazer o clube que o lançou para o Mundo, a culpa era sempre dos outros, era o roupeiro, os colegas, o treinador, etc. o Man United realmente está mal e não se recomenda, mas ele também quis limpar a sua imagem e marimbar em quem o lançou, em vez de liderar a equipa. A saída culmina num Mundial 2022 pavoroso, a insultar o Fernando Santos e a ser sentado com toda a justiça;

    11) Mas como ele já só quer perseguir records, empola-se o que faz na Arábia Saudita, dá-se permanentemente a titularidade a CR em detrimento do que é melhor para a equipa, porque ele (e muita gente) acha que lhe devemos gratidão eterna e que ele é que sabe.

    12) O que ele recusa em ver, porque se apaixonou por si próprio, é que a idade chegou e ele já não faz a diferença, não só pelo físico, mas também porque nem sequer tem formação de ponta de lança. Como eu disse, ele era goleador a vir da esquerda, como ponta de lança só prejudica a equipa porque não sabe pressionar, não se sabe posicionar e deixa sempre um vazio na área, não sabe desequilibrar ao primeiro toque porque tudo o que ele faz é devolver a bola rapidamente para trás. Até taticamente ele tem sido um desastre;

    13) E assim termina o meu longo texto: não idolatro ninguém, mas nunca esquecerei o que ele deu pela seleção durante vários anos, onde chegou a fazer a diferença e durante uns 3/4 anos era quem elevava o nosso nível. Também nunca vou apagar que foi dos melhores jogadores do mundo e da história;

    14) Mas o ciclo dele acabou há uns anos já (para mim, há uns 4 anos), como tudo na vida, e quanto mais ele prolongar isto, mais gente se vai virar contra ele e com razão, porque tudo gira à volta dele e logo até ele devia ter a inteligência de perceber que o escrutínio é maior. Beneficiou largamente do seu marketing, mas é a mesma exposição mediática que se vai tornar na sua maldição.

    • Jasomp
      Posted Julho 7, 2024 at 6:46 pm

      Serei o único a achar que na verdade esperava-se muito mais do Ronaldo em fases finais ao longo da carreira?
      É que bem vistos os números e a qualidade que apresentou, sinto que na verdade até teve uma carreira decepcionante em termos de Europeus e Mundiais.

      Euro 2004 esteve bem, Mundial 2006 esteve mal, Euro 2008 esteve mal, Mundial 2010 esteve péssimo, Euro 2012 esteve bem contra a Holanda, Mundial 2014 esteve péssimo, Euro 2016 esteve bem contra a Hungria e País de Gales, Mundial 2018 esteve bem contra a Espanha e de resto esteve péssimo, Euro 2020 esteve péssimo, Mundial 2022 nem péssimo esteve e agora outra vez abaixo de péssimo.

      Chamem-me louco mas sinto que na verdade até acabou por ter uma carreira bastante curta na seleção quando o nível e a pressão aumentavam.

      • Art Vandelay
        Posted Julho 7, 2024 at 6:54 pm

        Não és louco nenhum, estás a constatar a realidade, o Aveiro é um flop na selecção… É bom apenas contra os mortos de Andorra e Ilhas Faroé

        • Jasomp
          Posted Julho 7, 2024 at 7:02 pm

          Para além de que, ao contrário do que dizem de ele ter força mental imensa, ele tremer imensa em termos mentais e em momentos decisivos. Basta ver quantos penaltis falhou ele pela seleção portuguesa em fases finais.

          • Art Vandelay
            Posted Julho 7, 2024 at 7:37 pm

            Exactamente

          • Artur Trindade
            Posted Julho 7, 2024 at 8:45 pm

            Pensa assim, é o melhor que se arranjou no país, com todos os defeitos que lhe consigas arranjar, mas que curiosamente são contrariados (esses números que falas), na competição anual que se verifica na europa todos os anos, considerada a maior competição mundial de clubes, onde Ronaldo tem mais números que o 2º, e a diferença aumenta, quando se considera apenas as fases decisivas da prova, jogando em 2 clubes diferentes, e tendo uma larga amostra (15/16 competições?), com pelo menos 10 jogos por ano.
            Queres amostra mais consistente de jogos a eliminar?
            Se calhar, resta-te apenas as balelas do Kafka, acerca do Florentino, e dos árbitros terem marcado pelo Ronaldo, os golos que não conseguiram marcar pelo Raúl, Zidane, R9 ou Figo.

            • Jasomp
              Posted Julho 7, 2024 at 9:16 pm

              Para mim não foi o melhor. Para mim, o melhor e mais talentoso de sempre é o Luís Figo, e já o disse muitas vezes aqui no blog.

              • Artur Trindade
                Posted Julho 7, 2024 at 10:00 pm

                Tu até podias achar o Futre e Rui Barros, melhores que Ronaldo, é a tua avaliação.
                Se disseres que Figo é maior jogador na história, já é uma opinião apenas absurda, contraria o bom-senso, os factos.
                O rendimento desportivo é avaliado pela atribuição de um prémio comumente aceite pela comunidade futebolística, chamado Bola de Ouro, e nessa avaliação de rendimento desportivo Ronaldo tem 5 (ganhas em 2 clubes), Eusébio e Figo 1.
                Quantos ganharam por 2 clubes? Que me recorde, apenas os 2 Ronaldos.
                E a “ajuda seleção” só lhe poderá ter valido numa delas.
                Se contares top-3, Ronaldo é arrasador, terá um valor bem superior a 10, e este top-3 não engana quanto á importância de Messi e Ronaldo no contexto do futebol deste século, não dá para comparar, esquece a tua e a minha opinião, nesta questão.

                • Pablitoaimar82
                  Posted Julho 8, 2024 at 11:12 am

                  MAs agora a bola de ouro já conta? Pensava que era um prémio de interesses movido a favores. Pelo menos quando o messi ganhou era esse o teu discurso. O futebol é colectivo, não é individual e a bola de ouro só vale para quem não faz a mínima ideia do que é futebol. E para com essa treta do melhor europeu de sempre. Nem o melhor português de sempre foi.

                  • Artur Trindade
                    Posted Julho 8, 2024 at 7:27 pm

                    Já sabemos que ele fez um manguito para a bancada, aos 19 anos, e tu levaste como algo pessoal, que ficou para a vida.

            • Art Vandelay
              Posted Julho 7, 2024 at 9:30 pm

              Trindade, eu sei que estás à deriva desde 18 Dezembro, mas tens que ir ver isso rapidamente, porque te começa a afectar também alguns dos sentidos como por exemplo a visão.. porque os benefícios arbitragem são FACTUAIS e estão acessíveis a todos, os vídeos dos jogos estão acessíveis a toda a gente…logo das três uma, ou tu tens graves problemas de visão , ou não sabes as leis do jogo, ou és apenas desonesto e tentas omitir os escândalos arbitrais
              **
              Experimenta ir a um médico ver disso

              • Artur Trindade
                Posted Julho 7, 2024 at 10:03 pm

                Vê lá isso da visão, e da compreensão, neste caso dos números superiores a todos os outros de Ronaldo, terás que ter visto árbitros a marcarem golos e a fazerem assistências.

        • henry14
          Posted Julho 7, 2024 at 7:11 pm

          Acho que ele também é capaz de dar uma perninha contra o Liechtenstein, Luxemburgo, San Marino ou Gibraltar.
          Mas se calhar estou a abusar muito…

      • Meshuggah_SLB
        Posted Julho 7, 2024 at 7:03 pm

        Jasomp,

        Confere, por isso é que num dos pontos digo especificamente que a verdadeira boa prestação dele foi no Euro 2012. Deu-nos a passagem aos quartos contra a Holanda e às meias finais contra a República Checa.

        Nos torneios com o Scolari acho que foi genericamente bom (nada de superlativo, nem dos melhores do mundo, nem nada que se pareça, mas não acho que tenha estado mal).

        Nos Mundiais 2010 e 2014 esteve péssimo, no primeiro a figura em melhor forma era o Nani, que foi afastado pela suposta lesão no ombro ou lá o que foi, em 2014 (que foi um deja vu do Mundial 2002, tudo péssimo na seleção) o próprio Ronaldo chegou lá lesionado e escondido dos jogos.

        De 2016 para a frente só há 3 jogos dignos de registo, os empates 3-3 com a Hungria e Espanha, sendo que neste até marcou num penálti e num frango e especial só mesmo o grande pontapé de livre, mais a vitória 3-1 na Liga das Nações contra a Suíça (hat trick dele também com golos de grande efeito). Tudo o resto muito pobre.

        Tudo somado, acho que em 20 anos de seleção ele só fez a diferença a nível de “entre os melhores do mundo” no Euro 2012 , no playoff com a Suécia em 2013 e na meia final da Liga das Nações com a Suíça em 2019, em tudo o resto variou entre o banal e fraco, sendo que de 2020 para cá tem sido um desastre tático e técnico e nunca fez a diferença quando o nível do oponente aumentou, fazendo birra atrás de birra.

        • Jasomp
          Posted Julho 7, 2024 at 7:24 pm

          “Deu-nos a passagem contra a Holanda”. Isso é outro mito. Nesse jogo, bisou, é verdade. Mas no primeiro golo ele foi colocado em frente à baliza depois de um passe fantástico do João Pereira e no segundo golo foi um contra ataque em que ele finalizou. Ou seja, mesmo aí, não foi nada que resultasse de uma iniciativa individual ou de lance de génio.

          Aliás, falando em lances de génio, ele teve algum em 20 anos de fases finais? Algum golo à Maniche contra a Holanda, Figo contra a Inglaterra em 2000 ou Rui Costa em 2004?

          • Meshuggah_SLB
            Posted Julho 7, 2024 at 7:44 pm

            Assim fica difícil discutir contigo porque simplesmente estás a ser falacioso. Primeiro, ignoras outros momentos que aponto acima onde ele foi decisivo.

            Segundo, o que é isso de lances de génio? Pela tua lógica, o Zidane na final do Mundial 98 deve ter sido banal porque marcou de cabeça em dois cantos. Ou o Iniesta em 2010, foi só aproveitar o passe do Fabregas. Ou o Ronaldo Fenómeno que em 2002 aproveita 2 patos do Kahn. Mas aposto que esses já não criticas.

            Teve grandes pontapés livres contra Suíça e Espanha, marca um cabeceamento difícil e espetacular contra a Rep. Checa em 2012.

            Ah e já agora, o segundo golo contra a Holanda, até parece que foi de encostar, ele recebe, senta o Van der Wiel com uma simulação e marca friamente com o GR pela frente e num momento em que falhava a passagem ficava complicada.

            Eu não sou Ronaldete e isso ficou bem patenteado no meu comentário, mas não entro nessa lógica de hate e demagogia, nem de desvalorização do homem com base em comentários absolutamente a desconversar.

            • Meshuggah_SLB
              Posted Julho 7, 2024 at 7:48 pm

              Já agora, daqui a nada vais dizer que o Maniche (que foi um grande médio e dos melhores da Europa entre 2003 e 2006) era melhor do que o Ronaldo? Bem sei que as posições não são as mesmas, mas por favor… um esteve lá na seleção nem meia dúzia de anos, o outro ainda teve mais alguns momentos e marcava golos que nos colocavam em fases finais. Enfim.

              • Jasomp
                Posted Julho 7, 2024 at 7:58 pm

                Não disse que foi melhor, ora bolas. Mais uma vez estás a deturpar as minhas palavras. O que eu disse foi que o Maniche enquanto esteve na seleção foi tão ou mais decisivo que o Ronaldo em fases finais.

            • Jasomp
              Posted Julho 7, 2024 at 7:57 pm

              Falas desses golos à Suíça mas isso foi num Europeu ou num Mundial? Pura tentativa de enganar.
              Cabeceamento espetacular contra a República Checa? E o que é que aquilo tem assim tão de espetacular? Juro, não entendo mesmo. Espetaculares foram os golos que te falei do Maniche, Rui Costa ou Figo.
              E aferir pelo meu raciocínio que por mim o Zidane esteve banal na final do Mundial é qualquer coisa como deturpar as minhas palavras.

              • Meshuggah_SLB
                Posted Julho 7, 2024 at 8:40 pm

                Respondo às tuas duas respostas por aqui para facilitar.

                Vamos lá por partes:

                O golo à Suíça não foi num Europeu ou Mundial, mas foi numa fase final, que eu saiba é um título oficial (podemos estar mais ou menos a marimbar-nos e nunca vai ter a magia, nem a importância de um Europeu ou Mundial, mas não deixa de ser uma fase final de uma competição oficial onde ele apareceu (para variar, nessa fase em que até já nem jogava particularmente bem).

                O cabeceamento contra a Rep. Checa não tem a beleza dos outros (especialmente o do Maniche, que 99 vezes em 100 não se repete, por isso nem vou entrar por aí), mas não deixa de ser um movimento de difícil execução. Aqui retorno, ainda assim: afinal, o que é um golo espetacular?

                E daqui parto para o último ponto: naturalmente que ninguém, e também não acredito que tu o fizesses, chamaria banal ao Zidane.

                A minha resposta tem a ver com lógica apresentada: segundo me parece ser o teu entendimento, o Ronaldo sempre foi banal/fraco/algo do género nas fases a eliminar de grandes competições porque não sacou lances de génio, que pelos exemplos que apontas são golos, na sua maior parte, de outro mundo.

                Por isso, tenho duas questões genuínas, e sem qualquer ataque ou sarcasmo, a bem de uma discussão saudável contigo:

                Então mas agora cada jogador que resolve um jogo de uma grande competição com golos ou lances “normais” tem menos mérito porque os golos não são épicos ou maradonianos? Fogo, se Portugal ganhasse um Euro ou Mundial com um gajo a marcar todos os golos de encostar e de penalty, eu continuaria a achá-lo decisivo e ficava era feliz.

                E além disso, pergunta inversa, se um jogador joga bem e leva uma equipa para a frente ou pelo menos dá o melhor que tem e tem ações de qualidade, mas não marca um golo, foi menos impactante ou decisivo por causa disso?

                Tu na primeira resposta acima ao meu comentário original disseste que ele no “Euro 2012 teve bem contra a Holanda”, entretanto já estás a diminuir os golos (especialmente o segundo que, como apontei, é de facto um belo golo).

                O que eu quis dizer é que ele jogou tanto como outros jogadores nos nossos sucessos e insucessos. Mas não vou dizer que ele nunca foi decisivo, porque também teve os seus momentos e também contribuiu.

                Onde poderia concordar contigo, e aí calo-me, é que se formos por uma lógica de o Maniche no rácio presenças em fases finais / qualidade apresentada é melhor do que o Ronaldo (um esteve bem 2 em 3 vezes, enquanto o outro esteve bem 3 vezes em 11), aí sim, podes dizer que em média o Maniche foi mais decisivo e que o Ronaldo deveria ter aparecido mais vezes para a fama que tinha (“melhor do mundo”, etc.).

                Mas não vou dizer que o Ronaldo nunca foi decisivo só porque não sacou um “lance de génio”, quando teve as suas contribuições (raras, de acordo, mas teve). Ele teve efetivamente momentos em que foi decisivo e fez a diferença, embora momentos que já estão distantes no passado tenham sido demasiado esporádicos para a qualidade que tinha.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Julho 7, 2024 at 8:04 pm

              Esse golo do Ronaldo à Holanda foi muito bom.

      • henry14
        Posted Julho 7, 2024 at 7:03 pm

        Comentário algo desonesto.
        Não podemos estar sempre aqui a criticar o futebol Excel (não sei se o fazes mas muitos fazem, eu incluído) e depois querermos pintar a imagem de que fez um mau Mundial 2006, um mau Euro 2008 e resumir um Euro12 a um jogo só por causa da ausência dos NÚMEROS. Porque o Ronaldo nesses anos era um jogador totalmente diferente. A partir de 2014, sim, começou o declínio (Exibicional) na seleção.
        Acho que a maior parte não te vai chamar louco. Talvez a maior parte até concorde contigo.

        • Jasomp
          Posted Julho 7, 2024 at 7:28 pm

          Não é verdade. No Euro 2012, ele esteve realmente mal. E não foi por não marcar. Lembro-me daquele 3-2 contra a Dinamarca em que falhou golos cantados e falhou passes fáceis e mesmo contra a Espanha, lembro-me de já perto de fim ele estar em bela posição para marcar só com o Casillas pela frente e manda a bola para a bancada.

          Ninguém fala disto, mas o Ronaldo teve uma incapacidade gritante em fazer a diferença na seleção quando realmente foi preciso. O nível geral do Ronaldo em fases finais nao faz dele sequer um dos 6/7 melhores jogadores portugueses de sempre em fases finais.

      • Duarte Vader
        Posted Julho 7, 2024 at 7:18 pm

        Ele nunca apareceu regularmente de forma impactante. O Figo por exemplo teve uma carreira pela selecção muito melhor. O próprio Nuno Gomes teve mais impacto em fases finais.

        • Jasomp
          Posted Julho 7, 2024 at 7:39 pm

          O próprio Maniche, também, se pensarmos apenas nos tempos em que era essencial com o Scolari.

          O Ronaldo tem um percurso paupérrimo na seleção em fases finais e principalmente em jogos a eliminar. Mas ninguém fala disto fora deste blog. Ninguém.
          Um gajo que tem várias bolas de ouro e acaba uma carreira com um registo horrível de 2 golos em jogos a eliminar em 20 ou 21 partidas é qualquer coisa de impensável.

        • Artur Trindade
          Posted Julho 7, 2024 at 8:58 pm

          O Figo (que acompanhei na formação da mesma forma que Ronaldo) teve épocas no Sporting A, em que era assobiado pelos adeptos, em que era suplente de Capucho, até que Spry lhe deu a base física que lhe faltava para ser imparável, isto começou aos 22 anos, apesar de ter começado mais cedo na seleção pela entrada direta que era facilitada por Queiroz e sucessores ás gerações Rhyad e Lisboa, portanto saída aos 33, temos 11 anos a sério.
          Comparar com aquilo que Ronaldo deu consistentemente durante 20 anos, com várias gerações mais fracas que a geração de Figo.
          Mesmo com as últimas 2 competições polémicas, é incomparável em qualquer parâmetro, com qualquer outro.
          Lá está, pode-se discutir vários aspectos parcelares, mas colocar a questão em termos globais, apenas por ressabio,

          • Duarte Vader
            Posted Julho 7, 2024 at 10:04 pm

            Lá está, o Figo, mesmo com todas essas coisas irrelevantes para o tópico que mencionas, foi mais impactante em fases finais vê lá tu, Artur.

            • Artur Trindade
              Posted Julho 8, 2024 at 9:39 am

              “Figo teve uma carreira pela seleção muito melhor”, escreveste ali em cima.
              Provavelmente não era bem o que querias ter escrito, mas saiu-te, não referes fases finais, e usas o termo “muito melhor”, portanto uma posição verdadeira (as tuas mentiras) e nada extremista, zero ressabiamento contra Ronaldo.

              • Duarte Vader
                Posted Julho 8, 2024 at 2:36 pm

                Artur, não sou eu que sou objectivamente apanhado a mentir quase todas as vezes que comenta.

                E ao contrário de ti não dou o dito por não dito. Sim, com todas as palavras para ver se não voltas a tentar as tuas artimanhas manhosas: o Luis Figo teve uma carreira pela selecção muito melhor que o Cristiano Ronaldo. Para mim enquanto Português o que importa, depois de chegar lá, é a forma como Portugal se consegue exibir em fases finais e os que mais contribuem para isso, Não quem consegue marcar mais penaltis ao Luxemburgo ou à Andorra.

                • Artur Trindade
                  Posted Julho 8, 2024 at 7:49 pm

                  Duarte, estás mal resolvido com a questão da mentira, devias ver isso, devias saber que já não temos o delito de opinião.
                  A tua e a minha, são opiniões e fico tranquilo com a tua, apesar de te dizer que estás influenciado pela onda negativa recente acerca de Ronaldo, verás que isso passa com o tempo, ou então não.

      • neyvida
        Posted Julho 7, 2024 at 9:25 pm

        Para um jogador que é considerado um dos “GOATS” as exibições nos torneios internacionais são muito abaixo das expectativas muito fraco mesmo

    • henry14
      Posted Julho 7, 2024 at 6:52 pm

      Excelente cronologia.
      Eu apanhei uma desilusão com CR7, mas muito por culpa de alguns valores que ele aparenta não ter.
      Mas de futebol falando, foi dos melhores que existiu. Obviamente, ele desde há 2/3 anos é um autêntico tamanco que só sabe passar para trás, como dizes e bem. No entanto, podem pegar nas estatísticas de fases a eliminar de mundiais e europeus, entre outras coisas, para o tentar desacreditar mas isso, obviamente, não cola.

      • Meshuggah_SLB
        Posted Julho 7, 2024 at 7:23 pm

        Obrigado, Henry. Tal como eu, já o defendi muito, mas já não dá mais mesmo.

        Não obstante, acho mesmo desonesto que continuem a colar o Ronaldo a mero marketing. Atualmente, até posso concordar, mas o passado dele e o jogador que foi são inegáveis.

        De resto, desacreditar por causa da própria seleção também não faz sentido.

        Primeiro, o Ronaldo naturalmente que na seleção nunca replicou a fundo o que fazia nos clubes, pois os contextos são diferentes. Tenho para mim que o grosso do melhor período dele na seleção é precisamente até 2012/2013, não só pelo jogador que ainda era, mas também porque foram os anos onde ele mais se procurou chegar à frente para compensar a falta de qualidade geral da seleção nesses anos (em 2014 foi tão mau como os outros, mas foram todos maus nesse torneio). A seleção foi péssima entre 2010 e 2014, sendo que a de 2016 conseguiu o grande feito também sem grande qualidade.

        De resto, acho que ele tem dois períodos: até 2008 fez parte de uma grande seleção e não destoou, sendo que nos primeiros torneios até se pode dizer que Figo ainda era o principal jogador; de 2017/2018 para a frente volta a ter uma grande geração (Bruno, Bernardo, Ruben Dias, etc) e aí já é ele que, prestes a entrar na pior fase da carreira e no declínio, claramente parece destoar e não acompanhar a qualidade geral da equipa.

        Agora, eliminar o jogador que ele foi e a alegada falta de força mental… acho que ele sempre foi mais ansioso a jogar pela seleção, isso sim, mas ninguém faz o que ele fazia em fases a eliminar da Champions sem força mental.

        Até dá para os dois lados: pode ser pior estatisticamente em fases a eliminar de seleções, mas estatisticamente também se deve dizer que é dos melhores a nível de fases a eliminar de clubes.

        • beterrabapragmatica
          Posted Julho 7, 2024 at 10:05 pm

          Quando se fala de mero marketing acho que ninguém se refere ao seu tempo no United e grande parte no Real Madrid. Agora o final da sua carreira em Madrid e por aí em diante foi francamente abaixo daquilo que se pinta. O resto depende do gosto pessoal, para quem gosta de um finalizador foi um ótimo jogador. Não o consigo colocar como melhor pois outros, mais pequenitos, tiveram melhores rácios, quer em golos/jogo ou em golos/tentativa, e isto a marcar, por norma, golos de dificuldade mais elevada.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 8, 2024 at 5:48 am

      Excelente resposta, há pontos em que discordo, mas está um ótimo resumo.

      Fora de Madrid faz muito frio… O dia em que eu concluí que ele estava doido dos cornos, e que a egolatria lhe tinha comido o cérebro, foi aquele em que ELE decidiu sair do Real Madrid. Por dinheiro, segundo o que então se disse por querer ganhar o mesmo que o Messi( nota: uns anos depois, quando Bartolomeu caiu, veio-se a saber que o Messi ganhava quase o dobro do que era declarado…). Isso denotava que ele imaginou, no seu delírio que a propaganda que o Mendes vendia era verdadeira, e que era ele quem ganhava as Champions do Real Madrid, e não o contrário, ele que beneficiava de jogar no Real Madrid para vencer Champions e Bolas de Ouro. Enganou-se redondamente.

      • David
        Posted Julho 8, 2024 at 3:05 pm

        Não só o facto de decidir sair do RM é estranho, a forma como o anunciou também. O Cristiano estava aziado depois de ganhar a UCL e isso explica-se pq fez um jogo horrível e não marcou. Como sabia que não ia ser figura optou por dar uma entrevista em campo a meio das celebrações a dizer isso mesmo. É o que sempre foi, um egomaníaco incontrolável.

  • DNowitzki
    Posted Julho 7, 2024 at 4:48 pm

    O azar dos homens foi que, desta vez, os franceses aprenderam e não nos forçaram a jogar com 11.

  • Helder14043
    Posted Julho 7, 2024 at 6:00 pm

    Podia ter acabado a carreira em herói, vai ir embora em vilão, está mais do que visto.
    Memento mori.

  • Heathcliff
    Posted Julho 7, 2024 at 6:29 pm

    Toda a gente fala do Ronaldo que devia saír pelo próprio pé mas a verdade é que nem ele nem ninguem tem de saír pois não é ele que se convoca. Ele disponibiliza-se e quem o convoca se o faz é porque entende que ele é uma mais valia caso contr+ario seria porque? O Ronaldo ia-lhe bater com um pau ? É só não convocar e pronto, o Mundo não acaba. Agora chega é de criticar o jogador convocado pois a convocatória não são os jogadores que a fazem.

    • Fireball
      Posted Julho 7, 2024 at 6:59 pm

      Pensa lá um bocadinho, lê isso de novo, e depois volta a comentar. O Ronaldo deu uma entrevista não autorizada a arrasar clube, treinador e colegas só porque ia ser suplente. O Fernando Santos foi corrido porque o colocou no banco. O que achas tu que ia acontecer se um seleccionador português não convocasse a galinha dos ovos de ouro da FPF? Além disso, achas que a malta que vai aos treinos da seleção e que vai ver os jogos na Alemanha, e que compra as camisolas, são tudo portugueses? Nem perto, muita gente está ali pelo Ronaldo. O Ronaldo estar na seleção é ótimo para a FPF e é o que atrai os olhos do mundo para a seleção portuguesa. Um seleccionador que não quer contar com o Ronaldo nunca será sequer contratado, e se for, será obrigado a convocar e a colocar o Ronaldo a titular os 90 minutos.

      • bpstp
        Posted Julho 7, 2024 at 7:18 pm

        Fireball concordo contigo…
        Esse argumento de Heathcliff é mesmo argumento de quem diz “só vais trabalhar porque queres. Teu patrão não te obriga a ir trabalhar”.

        Teoricamente é o selecionador que escolhe mas qualquer um sabe que Ronaldo joga quando quer. Nota se pelo discurso do Martinez que é apenas uma peça no Xadrez.
        Sabemos que Ronaldo ainda lá anda porque 90% da receita da FPF é por causa do Ronaldo. Mas também sabemos que os feitos Desportivos ainda mais numa seleção deveriam ser mais importantes que a parte financeira.

        Sei que custa muito aos apoiantes do Ronaldo mas são factos. Não é malhar no mesmo.

        Já vi muita gente que o seguia e adorava e agora já estão fartos.

        • João
          Posted Julho 8, 2024 at 7:03 am

          Eu sou um desses exemplos. Admiro a carreira dele e o nível que atingiu mas este Europeu foi a gota de água. Para mim já é aborrecido sequer o nome dele

    • For Dummies
      Posted Julho 7, 2024 at 7:00 pm

      A resposta do Ronaldo obviamente que não ia ser “com um pau”.
      Iria ser sim numa bruta diminuição de receitas, patrocínios e tudo o resto da qual a FPF subsiste.
      Perdoa-me, mas parece-me que a tua constatação é de quem vive no mundo encantado.

    • henry14
      Posted Julho 7, 2024 at 7:07 pm

      Tanta ingenuidade :D .
      Infelizmente, não é assim tão fácil.

    • David
      Posted Julho 8, 2024 at 2:58 pm

      Em pleno mundial, o Fernando Santos colocou o Cristiano no banco e tivemos a família toda do Ronaldo, nem sei se o cão também não esteve envolvido, a rasgar o treinador nas redes sociais, inclusivamente chegou ao cúmulo da Georgina dizer qualquer coisa como “O Cristiano considerava-te um amigo” e tu achas mesmo que o Martinez não foi contratado muito pq aceitou convocar a galinha dos ovos de ouro ad eternum.

    • Stravinsky
      Posted Julho 8, 2024 at 3:53 pm

      Oh pá até é enternecedor ver esta inocencia…

  • Duarte Vader
    Posted Julho 7, 2024 at 6:55 pm

    A única justificação pela qual Cristiano tem sido relevante ao longo destes anos. Não tem nada a ver com futebol como é óbvio. Já há muito que não tem nada a ver com futebol.

    Excelente texto.

  • Joao Gomess
    Posted Julho 7, 2024 at 10:01 pm

    Podemos todos dizer e concordar que aos 39 anos cristiano ronaldo nao joga nada, e nao joga mesmo. Mas é o homem mais dedicado à causa, nao ha noticia nenhuma sobre ele fora do campo. Toda a fama que atingiu foi pelo que fez dentro do campo, porque fora dele nao faz nada. So assim consegue manter aquela capacidade fisica. Este é um texto inventado, sem qualquer base para dizer mal. Falemos de futebol apenas porque aí os haters do Ronaldo têm razão: ele já nao joga nada e prejudicou a seleção neste mundial.

    • Art Vandelay
      Posted Julho 8, 2024 at 8:14 am

      “não há noticia nenhuma sobre ele fora do campo”???????????’ oi???? Mayorga? Impostos em Espanha?? …viveste em Neptuno durante estes anos todos? não chegam informações do Planeta Terra a Neptuno?

      • Stravinsky
        Posted Julho 8, 2024 at 3:51 pm

        E nem só os casos negativos.
        Mesmo os casos “””positivos””” sobre a sua vida privada são plantados desde muito muito cedo nos média. Tudo para se criar uma personagem que é tanto futebolista como jet set. Nem o Beckham teve uma máquina tão oleada no seu marketing pessoal.
        E claro, isso ajuda a criar o culto em sua volta e a hiperbolizar as suas performances no campo.

    • Art Vandelay
      Posted Julho 8, 2024 at 8:19 am

      Também não chega aí a Neptuno as entrevistas dele a rasgar clubes, treinadores e colegas sempre que as coisas não correram mal?

    • Ricardo10_
      Posted Julho 8, 2024 at 10:25 am

      Neptuno? Deve ser outro planeta mais distante ainda por descobrir…
      Já foram buscar o microfone da CMTV ao lago? Ainda em 2022 em vésperas de mundial fez a vergonha que fez, com aquela entrevista miserável. E em 2024 ainda existe gente que não sabe que o Ronaldo sempre se esteve a c*gar para a selecção, sempre pensou e continua a pensar em records pessoais. A diferença é que já não joga absolutamente nada.

  • jolasdasagres
    Posted Julho 8, 2024 at 1:14 am

    Mais uma acha para a fogueira cristiano. Na altura dos penaltis, ele escolheu a baliza onde marcar em vez de escolher marca primeiro, quando estatiscamente esta demonstrado que quem começa primeiro, vence 60% das vezes. So mais um fun fact que queria deixar aqui.

  • João
    Posted Julho 8, 2024 at 7:01 am

    Ainda o CR , porra

  • Luis 1 2 3
    Posted Julho 8, 2024 at 8:14 am

    Excelente post, a muito que Cristiano deixou de estar no topo.

  • opiniaodeadepto
    Posted Julho 8, 2024 at 8:41 am

    Que obsessão! O homem já foi muito melhor. Claro que sim. Continua a ser muito melhor que a maioria. Obviamente.
    O que fica à vista, é o refúgio de muitos em culpabiliza-lo por tudo o que corre mal na selecção, sempre a esconder outros que são levados nos píncaros e que nunca provaram estar num nível superior.
    O Félix é talvez o melhor exemplo, elevado a futuro bola de ouro, vai mostrando fogachos e depois desaparece durante largos períodos.
    Temos uma selecção que tem qualidade, mas que fica a léguas de outras, bem melhores que não ganharam nada.
    Ainda, assim, acabamos eliminados pela França, num jogo que poderia ter caído para qualquer dos lados.

    • Ricardo10_
      Posted Julho 8, 2024 at 9:49 am

      Continua a ser muito melhor do que a maioria? Qual maioria? Só se for a maioria da terra dos camelos.
      É tão bom actualmente que se calhar nem na Geórgia ou na Eslovénia tinha lugar a titular.
      Mais engraçado é a parte da obsessão e de tentar culpar o Ronaldo, e depois vai buscar o Félix que pouco jogou no europeu e que nada tem a ver com a conversa. Fica a léguas de outras selecções porque jogamos com uma nulidade como ponta de lança /avançado, onde toda a equipa tem de jogar para ele, e poderia ter caído para qualquer dos lados mas não era por causa do Ronaldo, que foi absolutamente zero neste Europeu porque é simplesmente o que ele é agora para o futebol de alta competição: um zero!

      • opiniaodeadepto
        Posted Julho 8, 2024 at 11:17 am

        O que eu digo é que há muita gente com prestações medianas/fracas que passa entre os pingos da chuva, porque se está sempre a olhar para o mesmo.
        Se tiver de analisar a prestação do Ronaldo no euro, direi que foi mediana também, mas não foi o pior nem de perto.
        Uma selecção em que o melhor defesa é o Pepe ao 41 anos … diz tudo sobre o verdadeiro potencial.
        Só referi o Félix a título de exemplo, porque há outros.
        E estás aí da defendê-lo como se fosse só na selecção que tem vindo a ficar-se pela mediania e larga distância do que se vaticinava. Se não jogou mais, foi porque até o Francisco Conceição se mostrou melhor.
        Um meio campo em que só Vitinha mostrou regularidade acima da média.
        Podes dizer que o Bernardo esteve bem com a Turquia, mas nos outros jogos esteve mediano. O Bruno Fernandes também não mostrou nada de especial.
        Em termos atacantes, apenas o Leão esteve acima da média e, mesmo assim, foi muito inconsequente.
        O Cancelo teve alguns fogachos, mas apenas o Nuno Mendes esteve acima da média com regularidade.
        A prestação da selecção do global foi razoável: Passamos o grupo em primeiro lugar e nem precisamos no terceiro jogo (que foi mau, mas também não contava para nada e mostrou a falta de qualidade das segundas linhas)
        Com a Eslovênia deixamos má imagem, mas lá passamos e acabamos eliminados pela França, num jogo que podia ter caído para os dois lados (perfeitamente normal).
        Quanto à terra dos camelos: só tenho a dizer isto, vivemos num mundo capitalista, para o bem e para o mal, e o dinheiro compra tudo ou quase tudo.
        É um campeonato com melhores jogadores, melhores árbitros, melhores estádios, e melhores treinadores do que o português, no global.
        Qualquer miúdo que apareça no Benfica, Porto ou Sporting é logo elevado a vedeta mundial, quando passa a maioria dos jogos a jogar contra Aroucas e afins.
        Basta ver o Ferro que ia ser o melhor central português e agora foi para o Estrela da Amadora aos 27 anos.
        O que eu digo é que há muita gente mediana que passa entre os pingos da chuva, porque se está sempre a olhar para o mesmo.

        • Ricardo10_
          Posted Julho 8, 2024 at 5:09 pm

          O Pepe não foi o melhor defesa no europeu, nem é o melhor defesa português da actualidade, que eu saiba o R.Dias e o Nuno Mendes são defesas.
          Quem foram os melhores portugueses no mundial de 2022? Vê lá se te lembras…
          Essa do Conceição foi só mais uma amostra das cunhas e interesses desta selecção, e da qualidade do seu seleccionador. Um miúdo que fez umas fintas no terceiro classificado em Portugal, um dos piores Portos das últimas décadas, e chega à selecção e passa à frente de quem lá anda há mais tempo, passa a ser uma das primeiras escolhas a saltar do banco. Mais um prego no caixão do ambiente do grupo.
          O campeonato dos camelos pode ter tudo melhor que o campeonato português, tudo menos uma coisa: futebol. Melhores jogadores? lol Meia dúzia de reformados e pré reformados que já se fartaram de jogar futebol. Mas será que ainda não perceberam que 70% ou 80% dos jogadores nem no Arouca tinha lugar? O 3º classificado da Arábia ficava a meio da tabela em Portugal e o 4º classificado ia lutar para não descer! Até a equipa do Ronaldo está cheia de mancos, imaginem as outras!
          Agora falar do Ferro está na moda, até parece que não têm saído de Portugal, portugueses e estrangeiros para grandes clubes europeus com muito sucesso.
          Não há nem nunca houve um jogador tão bajulado e cegamente venerado como o Ronaldo, a quantidade de pessoas que ainda o acha o melhor do mundo é mentalmente assustador. Tal como o próprio Ronaldo que ainda acha que é muito bom jogador, se calhar continua a pensar que é o melhor também. Portanto é normal que se fale tanto sobre um assunto óbvio. Até porque há gente que acha que o Ronaldo tem de ser titular no mundial.

    • David
      Posted Julho 8, 2024 at 2:54 pm

      Que maioria? A Geórgia teve um PL muito melhor do que nós neste Europeu. É bom na liga dos camelos, o que lá vai lá vai e enquanto muita gente não se aperceber que, AOS DIAS DE HOJE, o Cristiano é um jogador medíocre, vamos continuar a perder tudo quando apanhamos uma equipa minimamente decente.

    • David
      Posted Julho 8, 2024 at 2:56 pm

      Ah e vir falar do Félix é tremendamente engraçado quando só jogou 15 minutos em jogos relevantes e fez um cabeceamento com mais perigo do que o suposto melhor cabeceador da história do jogo em quase 500.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Julho 8, 2024 at 3:16 pm

      “Obviamente” eheheh
      _
      Pá, olha bem para o jogo que ele fez com a França. Ele não consegue driblar, ganhar um lance no físico, ganhar um lance em velocidade, ganhar uma bola no ar, finalizar… é um desastre. Nem nos 26 devia estar! Como é que é “obviamente” “muito melhor do que a maioria”? Isto é inacreditável, e o mais surreal é que ainda vamos ler isto em 2026.

      • opiniaodeadepto
        Posted Julho 8, 2024 at 4:56 pm

        Não perco nem mais um minuto a falar do Cristiano … nem me interessa tampouco essa discussão.
        Para mim – e é uma opinião – houve jogadores em muito pior forma durante a competição e o facto de o Pepe ser o melhor defesa desta selecção aos 41 anos diz tudo sobre a qualidade global, não somos top 3 nem top 5, sequer.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Julho 8, 2024 at 10:17 pm

          Eu é que não vou discutir mais um minuto a discutir a selecção, tenho mais que fazer. Mas dizer que o Pepe esteve melhor do que o Vitinha parece-me muito rebuscado.

  • Joaquim Alberto
    Posted Julho 8, 2024 at 9:26 am

    O texto acerta em cheio, é verdade. Desde que se apercebeu ou que alguém lhe mostrou que já não era o jogador que foi em Manchester (2003-2009) e nos primeiros tempos do Real Madrid, Ronaldo adoptou uma estratégia para se manter na ribalta: mudou a sua maneira de jogar (passou de extremo rápido e de drible para finalizador), orientou a carreira para a quebra de recordes (agora, por exemplo, só queria o golo para marcar em x fases finais seguidas, mais nada), pôs os jornaleiros a empolar tudo o que faz (a importância que se dá aos números na Arábia é bizarra, especialmente se se pensar no insucesso da equipa) e convoca a famelga para o defender acefalamente de todas as críticas.

    Podia ter saído em grande, abdicando da selecção em 2019, por exemplo, depois de ganhar a Liga das Nações (competição em que só lhe apeteceu participar quando chegou a fase decisiva, para ver se marcava um golo numa final e pavonear-se com a taça). Ia brincar lá para a Arábia e pronto, acompanhava a selecção como faz o Figo. Mas não, prefere dinamitar qualquer hipótese de a selecção ter sucesso outra vez, com a conivência da FPF (que quer o dinheiro que Ronaldo traz) e do seleccionador que aceita ser um banana.

  • Joaquim Alberto
    Posted Julho 8, 2024 at 9:29 am

    E por muito que custe às Ronaldetes, o melhor futebol que vimos a selecção praticar nos últimos 10 anos foi sem Ronaldo. Foi assim na fase de grupos da Liga das Nações que ganhámos, em que sua excelência não quis participar até à final four, e no Mundial de 2022, em que destruímos uma Suíça não muito diferente da actual que todos elogiam.

  • bong0
    Posted Julho 8, 2024 at 10:28 am

    “Atualmente, enchem-se estádios para ouvir gente que fala, por cima de um “beat”, sobre marcas de roupa, noitadas, armas e violência.”
    Vai para aqui um cheiro a mofo e a fraldas de velho do restelo…

    • Carocho1
      Posted Julho 8, 2024 at 9:41 pm

      Completamente. Perdi metade do interesse em ler o texto depois dessa passagem. “Dantes é que era”…

    • Valentes Transmontanos
      Posted Julho 9, 2024 at 12:08 am

      Temos de dar um desconto. “Antigamente é que era bom”, disse alguém no século II ahahah

    • Andre Filipe
      Posted Julho 9, 2024 at 6:39 am

      Ora nem mais. Até nem discordo de grande parte do artigo, mas não percebi de todo esta referencia, e o que é que isso tem de mal, ou a haver com o caso. Então mas a malta não pode gostar de “ouvir gente que fala, por cima de um beat”? Eu pessoalmente não desgosto, mesmo tendo os Pink Floyd como a minha banda favorita de sempre

      • beterrabapragmatica
        Posted Julho 10, 2024 at 4:59 am

        Cada um pode gostar do que quiser, não foi isso que foi posto em questão. Apenas constatar que é um conteúdo fraco e facilmente replicado, abordando temas questionáveis e pouco construtivos. Para além dos intervenientes serem mais ligados às polémicas que ao talento. Querer comparar um Gucci Gang às obras de arte que se faziam antigamente é surreal. Uma crítica não é um insulto.

  • rmatos24
    Posted Julho 8, 2024 at 11:14 am

    Excelente texto. Concordo plenamente com o mesmo e com a ideia que passa. Mas mais que escrutinar muito do que já foi dito aqui no blog em relação a Ronaldo, gostaria de refletir sobre o futuro. E o futuro é daqui a menos de 2 meses. A 5 e a 8 de setembro iniciamos a Liga das Nações contra Croácia e Escócia. E pergunto: Mudará alguma coisa em relação ao que foi o Euro 2024? A minha previsão é de que não. Agora vai tudo de férias, começa o campeonato, começa-se a falar de Benfica, Sporting e Porto e a seleção vai ficar para segundo plano… Lá está, se o autor do texto fala e bem que o importante é que se fale, neste caso os responsáveis da Federação querem é que não se fale, que se esqueçam que logo no início de setembro há nova convocatória de Martinez. Falem só nessa altura e esqueçam que até lá se poderia começar a trabalhar numa seleção diferente que comece a dar mais garantias em fases finais. E questiono, há esse legítimo interesse por parte da Federação? Ou vão continuar a ignorar o elefante na sala porque lhes dá jeito? Não vai já sendo tempo de fazer diferente?

    Pois, para mim não seriam necessárias muitas mudanças, é um facto, mas as mudanças teriam que ser impactantes. Dar o murro na mesa. Cortar definitivamente com Ronaldo e falar com Martinez para mudar a sua postura, o seu discurso. O homem parece que vive numa realidade diferente, conferências de imprensa surreais, fuga aos reais problemas, péssimas decisões tanto no sistema, como no 11, como na leitura de jogo… Percebo que se possa dar outra oportunidade, mas o espanhol teria que mostrar ter tomates para o cargo. Já chega desta personagem que parece que ganhou um desejo na Wish e está a viver o seu sonho.

    Agora, o que vai acontecer na realidade? Já cá andamos há muitos anos para perceber. Primeiro, a convocatória não será muito diferente. Sairá Pepe, talvez Patrício (depende se arranja um bom clube onde jogue) e pouco mais. Ronaldo ficará, regressa Otávio. Os outros, mais diferença, menos diferença, serão os mesmos. As criticas ficarão iguais, os resultados também. Andaremos a deslumbrar perante as Andorras desta vida, para depois levarmos banho de realidade nas grandes competições porque iremos repetir os erros do costume.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 8, 2024 at 3:58 pm

    Já o tinha dito antes e mantenho. O problema do Ronaldo é ter demasiados fãs que se interessam por ele não pelo que ele joga mas pelo que ele é fora de campo. Acaba a ser produto da sua aposta em tornar-se uma marca global e na exposição da sua vida privada colorida mas seja como for, quando és um jogador de futebol e tens mais fãs que se interessam pela tua vida privada do que pelo que jogas é mau para ti e para o jogo. A posta do César Mourão em 2022 “eu sou daqueles que preferia ter perdido contra a Suíça mas ter Ronaldo em campo” mostra que ele atraiu demasiados deste tipo de fãs, gente que ou não gosta de futebol ou não sabe nada do mesmo mas gosta do Ronaldo. À excepção dos casos em que um jogador se torna figura pública por razões políticas, por exemplo por defender alguma causa ou tomar uma posição firme perante algum acontecimento, um jogador tem sempre de ter o núcleo de fãs vindos de adeptos de futebol e não das páginas cor-de-rosa…
    E mesmo na política, por vezes esse jogo pode ser perigoso, havendo jogadores que apostam em colar-se a causas políticas que lhes tragam benefícios na imagem, acabando a valer mais como produtos de popularidade do que como jogadores. Um dos legados negativos de Ronaldo será o ter descentrado o futebol no foco das questões fundamentais do jogo em coisas acessórias. O

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 8, 2024 at 4:03 pm

    (ficou cortado)

    O que importa no futebol não é popularidade, vender produtos ou camisolas da FPF ou bater recordes pessoais: é o jogo, o colectivo, a equipa, servir o futebol. Ronaldo desfocou-se demasiado do importante no jogo para se focar em coisas acessórias. O seu próprio jogo reflectiu isso. Passou a preocupar-se apenas e só em marcar um golinho da praxe, salvar a imagem e virar herói, quantas vezes à custa da equipa sair prejudicada. As equipas com Ronaldo não raro jogam pior com ele que sem ele. Marcar todos os livres quando já não o sabe fazer só prejudica a equipa mas ajuda-o nos seus objetivos pessoais e para colocar posts a mostrar as poses nas marcações para os seus fãs histéricos. Insistir em jogar na selecção quando já não tem nível só para alimentar o seu ego, recordes e cumprir metas de contratos milionários de publicidade interessa zero ao futebol, apenas serve-o a ele, à sua entourage e aos “fãs” tipo Mourão.

  • Mantorras
    Posted Julho 8, 2024 at 11:02 pm

    Bom texto.
    Sempre o vi egocentrico. Centrado em si. Pouco preocupado com a equipa.
    O reclamar constante com os colegas, as caretas nas vitorias sem marcar, e os festejos de sorriso amarelo nos golos dos companheiros porque nao lhe passaram a bola nao aconteceram uma ou duas vezes. Na altura desculpava-se tudo, mas nunca foi nenhuma invencao. Infelizmente, nem aos 40 desapareceram os livres directos pateticos em zonas onde se pedia o cruzamento. Ele sempre foi assim. O melhor finalizador do universo precisava sempre de rematar de todo o lado e tentar mais que os outros.
    A entrevista que foi o trigger da sua saida do united foi uma confirmacao, nada mais. Alguns acordaram, mas a maioria ja sabia o que a casa gastava. Desde que saiu para as arabias entao, a lavagem passou a ser cada vez mais anedotica, mas faz eco na mesma. Este euro talvez tenha sido a cereja no topo do bolo, mas mesmo nunca tendo sido um idolo meu, nem perto disso, nada tinha contra ele ser convocado ou titular, mas jogar todos os minutos? Depois sao os recordes que o perseguem, ne? Foi o contrario do que um capitao deve ser. O oposto de maturidade. Zero empatia pelos colegas que mereciam disputar a prova de igual modo.
    —-
    Vao dizer que tem muita fome. Muita vontade. Que acredita muito. Ele gosta mais dele proprio do que de futebol e sabe que so os numeros o colocam perto do melhor da sua geracao. Se falta qualidade tenta-se ganhar pelo cansaco. Sera sempre um dos maiores da historia do futebol, mas esqueceu-se de crescer.

Deixa um comentário