Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Os 29 jogadores chamados para o estágio de pré-época

O que falta aos azuis e brancos? São o único candidato ainda sem reforços, mas Vítor Bruno recuperou alguns encostados, como Carmo, Jaime, Martínez ou Navarro, que podem ter outro impacto sem Conceição.

Vítor Bruno convocou 29 jogadores para o estágio que o FC Porto vai realizar na Áustria:

Guarda-redes: Cláudio Ramos, Gonçalo Ribeiro, Samuel Portugal e Diogo Fernandes; Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Dinis Rodrigues, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Gabriel Brás, Marcano, Otávio, David Carmo, Zaidu e Martim Cunha; Médios: Marko Grujic, Alan Varela, Nico González, Romário Baró, Vasco Sousa, André Franco e Iván Jaime; Avançados: Rodrigo Mora, Galeno, Gonçalo Borges, Gonçalo Sousa, Danny Namaso, Fran Navarro e Toni Martínez.

25 Comentários

  • Jasomp
    Posted Julho 15, 2024 at 4:06 pm

    Como portista, só o facto de ter aqui bastantes jogadores da formação já é muito bom. Esperemos é que haja continuidade e não se fique pela pré-época.

    O Porto tem aqui uma oportunidade de ouro para definir um modelo sustentável assente na formação e com ganhos claros para o futuro.
    Espero mesmo que não estraguem está oportunidade de mudar o paradigma e não comprem um Manez qualquer da Argentina ou um qualquer Roselez da Colômbia, com todo o respeito.

    • PeterWolf
      Posted Julho 16, 2024 at 12:59 am

      Totalmente de acordo!

      Fazendo fé que a equipa dirigente montada por AVB é minimamente honesta e desinteressada (óbvio que não sou inocente ao ponto de pensar que o “amor à camisola” é a única força motriz), acredito que o Porto tem aqui uma oportunidade de uma vida para mudar um paradigma que era obviamente insustentável.

      Ao contrário das opiniões generalizadas, penso que este plantel é bastante forte e bem potenciado bate-se com qualquer rival… Reconheço inúmeras qualidades a Sérgio Conceição, mas há elementos do plantel que nunca contaram verdadeiramente e que acredito que, bem enquadrados, possam vir a ser agradáveis surpresas (Ivan Jaime à cabeça).

      AVB tem ainda do seu lado, quero acreditar, o reconhecimento generalizado da situação do clube, podendo aproveitar essa menor pressão para inventar um novo FCP… e talento não falta nos escalões de base!

      Vamos ver… Vamos ver…

  • Bjorn
    Posted Julho 15, 2024 at 4:27 pm

    Plantel que nos mete pouco acima do Braga, mais uma vez. Falta muito talento a esta equipa portanto é esperar uma de duas coisas se quisermos ter sucesso.
    1) Vitor Bruno mostrar-se mais capaz ainda que Conceição para extrair tudo de todos (Conceição já fazia isto com muitos mas deitava alguns fora)
    2) Benfica e Sporting darem tiros nos pés e baixarem o nível.

    De quaisquer das formas é um ano “zero”. Não vale a pena criar demasiadas expectativas. Finanças na lama a precisarem de ser endireitadas. Há que lutar com o que há e no final fazem-se as contas

    • Jasomp
      Posted Julho 15, 2024 at 4:53 pm

      Falta muito talento porquê? Porque tem mais jogadores da formação? Ainda vai ser a formação a salvar as finanças do clube.

      • Bjorn
        Posted Julho 15, 2024 at 5:13 pm

        Não tens um único defesa que possa ser considerado um grande jogador. Talvez três ou quatro com potencial (Otávio, Gabriel Brás, João Mário e Martim Fernandes) para entrarem na categoria do bom. Tens dois grandes jogadores no meio campo (Varela e Nico) mas tudo o resto tem potencial para, quanto muito, atingir um bom nível ou nível nenhum. Avançados tens um jogador que pode vir a ser grande (Mora), tens um que está num bom nível (Galeno) e o resto, se jogar no máximo das suas capacidades e atingirem o seu potencial, chegam ao bom (se tanto). Nos GR até gosto bastante dos que temos (tirando o GR do Portimonense que é um mistério).

        Sim, falta Diogo Costa (o melhor jogador do nosso plantel), Conceição (que deve sair), Pepê (que deve sair), Evanilson (o único avançado que pode entrar na categoria de grande jogador mas ainda não chegou lá), Wendell (nem vale a pena falar) e Eustáquio (nível médio, bom num dia cheio de sorte).

        Sim, falta talento.

        • Jasomp
          Posted Julho 15, 2024 at 7:02 pm

          Isto é a beleza da formação. Dar oportunidade a miúdos que não se dá nada por eles e provar aos que sempre duvidaram da sua capacidade que estiveram sempre errados.

        • João Lains
          Posted Julho 15, 2024 at 7:13 pm

          “O GR do Portimonense que é um “mistério” era considerado por muitas pessoas o melhor da liga, com exceção aos três grandes, e chegou a ser noticiada uma transferência de 10 milhões falhada para a Serie A (Udinese), nos últimos dias do mercado de inverno de 20/21, aparentemente, porque contraiu Covid.

          O Jaime foi eleito o melhor jovem do campeonato antes de se mudar para o Porto. O David Carmo esteve na pré-convocatória para o Mundial do Qatar. O Navarro fez 40 golos em dois anos pelo Gil. Achar que os jogadores não têm talento depois de uma temporada que ficou muito aquém das expectativas é muito comum. Além disso, se há campeonato onde é fácil estar na luta pelo título é o português onde quase 3/4 das equipas partem para a competição com o objetivo da manutenção.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 15, 2024 at 5:19 pm

    Vejo muita gente a desvalorizar o plantel do FC Porto e automaticamente a arredarem-nos do título e também do pódio, o que revela pouco conhecimento..
    Baliza: Com Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal e os prodígios da formação, facilmente os melhores em Portugal.
    Defesa: Melhora lateral direito da Liga neste momento (João Mário), Centrais fracos e lateral esquerdo titular na seleção do Brasil (Wendell).
    Meio-campo: Um meio campo com Alan Varela, Eustáquio, Nico Gonzalez, André Franco ou Vasco Sousa são um mimo para qualquer treinador.
    Ataque: Galeno e Pepê continuam a ser dos melhores extremos da Liga, coadjuvados por jogadores como Francisco Conceição (vamos ver se o tio Mendes lá faz uma operação daquelas para injetar alguma liquidez no clube) ou Gonçalo Borges que pode perfeitamente explodir este ano. Como pontas de lança, Evanilson, Toni Martínez, Namaso e Navarro não serão piores do que Pavlidis, Arthur Picanhas, Marcos Leonardo e Tengstedt..
    .
    O FC Porto de mansinho lá vai fazendo o seu trabalho com muita calma e não me surpreenderia se fizessem uma época irrepreensível na Liga Portuguesa (até podem prescindir muito cedo das competições europeias para se concentrarem a 100% nas provas internas) tal como aconteceu com o Sporting no ano do título 2020/2021…

    • Gato das Bolas
      Posted Julho 15, 2024 at 7:29 pm

      Oxalá que quem dirige agora o clube pense como tu. Está bem bom assim, nem mexia mais

    • Petrol
      Posted Julho 15, 2024 at 8:22 pm

      O Porto vai fazendo o seu trabalho? O Porto não fez nada. Precisa de vender, não vendeu. Tem lacunas, não colmatou ainda. Não entendo como se pode dizer que vai fazendo o seu trabalho quando não fez literalmente nada.

      Quanto ao plantel concordo. Não é do melhor que o Porto já teve, sem dúvida. Mas é um plantel interessante e com bons valores

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 15, 2024 at 5:25 pm

    Se conseguirem desenvolver e envolver da melhor forma talentos geracionais como o Martim Fernandes, Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa ou Vasco Sousa, ao mesmo tempo mantendo um nível alto na formação (sub19 e equipa B) acredito que possam entrar mais de 100 milhões de euros apenas em atletas da formação nos próximos 3 anos.
    .
    E quando digo envolver da melhor forma, digo em colocar os atletas nos patamares que precisam, com os melhores estímulos possíveis, onde possam evoluir mais rapidamente, com qualidade de jogo, minutos e responsabilidade, no nível mais exigente possível. Caso não seja no clube a curto-prazo, que seja por empréstimo e assim voltarem mais tarde com outro andamento.

  • Ron Weasley
    Posted Julho 15, 2024 at 6:36 pm

    Porto para já a partir muito atrás dos outros dois candidatos.

  • FVRicardo
    Posted Julho 15, 2024 at 7:03 pm

    Tal como disse na apresentação de VB. O plantel não é tão mau como muitos pintam.
    O grande encaixe financeiro necessário será feito com Diogo Costa (50M), que brilhou no Euro, venderia também Fábio Cardoso (2), Franco(2), Baró(2), Grujc (6), Wendel(7), Namaso(4), Borges(3) e rescindiria com Marcano, Samuel e Loum.

    RUI SILVA (7M), Cláudio Ramos

    João Mário, Martim
    Otávio, FAYE(15M), Carmo, Zé Pedro
    MANGAS (5M), Wendel

    Varela, Grujc
    Nico, Eustáquio

    Conceição, Galeno, Jaime, Mora

    Pêpe, Verón
    Evanilson, Navarro, Martinez

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 15, 2024 at 8:04 pm

    Já seriam candidatos ao título com este plantel obviamente, se juntarem um médio e um central, cuidado.

  • TF
    Posted Julho 15, 2024 at 8:31 pm

    Porto só precisam de contratar centrais bons e já com alguma rodagem no futebol europeu, se venderem o Diogo Costa, acredito que consigam buscar outro guarda redes bom( é uma posição fácil de contratar). Têm é de manter o Pepê ( para mim é o melhor jogador do Porto, apresenta consistência e qualidade em várias posições, a 8, a extremo, a segundo avançado até a lateral, não entendo porque muita gente desvaloriza o jogador) e manter o Galeno. Com umas contratações cirúrgicas especialmente no meio da defesa, Porto tem hipóteses de ganhar titulos apostando ao mesmo tempo nos jovens( por favor mandem embora o Martim Cunha, é horrível e não tem lugar no Porto B sequer)

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 15, 2024 at 9:11 pm

      Martim Cunha tem as suas falhas no seu jogo, mas não é muito diferente do Nuno Valente quando tinha a mesma idade. Um jogador (especialmente um defesa) faz-se principalmente com muito trabalho, suor e rigor, no dia-a-dia, nos treinos e nos jogos.
      .
      A sério que queres já cortar as pernas a um jogador que saiu agora dos juvenis e vai ser júnior de primeiro ano?

      • TF
        Posted Julho 15, 2024 at 10:14 pm

        Sim, seria melhor para o jogador jogar na B até fazer os 18 anos e sair para uma equipa da segunda divisão ou liga 3 para estabelecer se e crescer. É um jogador que nunca vai ter qualidade na primeira divisão, tem muitas lacunas no seu jogo, tem um QI de 2 digitos, não sabe acompanhar o extremo como se viu nas selecções jovens, não tem velocidade suficiente para ser lateral, não cruza bem… estamos a falar do Porto, não estamos a falar dum Varzim ou um Leixões. Por mim se fosse eu o treinador metia o na B e dava ordem de saida quando fizesse 18 anos. Isto de apostar em miúdos, é apostar em jogadores que têm potencial não é ficar com eles até aos 23/24 anos na B esperando que tornem se jogador de um Grande. Porto tem Mora, Brás e Vasco, estes têm potencial a sério(Cardoso é outro mas penso que anda desaparecido e deve sair do Porto )e devem ser seguidos e evoluir o seu jogo treinando na A(se apresentarem qualidade ficam na A) e jogando na B regularmente. Este exemplo do Nuno Valente é ridiculo, foi formado no Sporting foi emprestado a Portimonense, Maritimo, UD Leiria( foi comprado penso eu) e só rendeu aos 26/27 anos depois no Porto. Vais esperar 10 anos para que o Martim evoluia? Para além que Nuno Valente era um portento físico com 17 anos coisa que o Martim não é( é franzino ). Cortar as pernas é dar esperança a um jogador que nunca vai dar em nada depois… se ele não sair nunca vai evoluir. Quantos nomes já disparaste e deu sucesso nos seniores? Menos de 1 por cento com certeza.

        • Antonio Clismo
          Posted Julho 15, 2024 at 11:12 pm

          Lá por teres visto um Europeu sub17 e teres tirado ilações acerca da performance de um jogador que não cumpriu o seu papel, não quer dizer que com trabalho ele não evolua esses aspetos do jogo e daqui a 2 anos já seja um lateral top.
          .
          Concordo contigo, neste momento nem sequer está preparado para a equipa B, mas também não tem de estar. Obviamente que irá competir nos sub19 esta época e é o rumo natural das coisas. Se evoluir bem, no próximo ano estará na equipa B (com 18 anos já seria bem bom).
          .
          Foi-lhe dada esta oportunidade de fazer a pré-época com a equipa principal e só tem que aproveitar para se divertir, aprender e ser competitivo em todos os treinos e exercícios que lhe possam pedir.
          .
          Só o pico da pirâmide consegue chegar ao topo, agora se cortas as pernas a todos os jogadores que compõem a base dessa pirâmide, nunca terás qualquer pico…

  • AAC1990
    Posted Julho 15, 2024 at 9:18 pm

    Não me parece que o plantel do FCP seja assim tão mau.
    Espera-se que Chico Conceição possa sair (queimou muitas pontes quando o pai saiu e deve render bom dinheiro); pelo que, com mais uma ou outra saída, haverá margem para uma ou duas contratações cirúrgicas, de custo não muito elevado. O truque terá de ser contratar elementos com potencial, fora do radar, de baixo custo (como fizeram em 2002, na altura com os Paulos Ferreiras, os Nunos Valentes e os César Peixotos desta vida…).
    ———–
    De resto, apostando forte no campeonato e Taça, até podem conseguir algo de interessante, dependendo de quão bom for Vítor Bruno e da sorte que tiverem com os momentos de forma dos rivais. Claro que não é impossível acabar em 3.º ou 4.º, mas não me aprece uma inevitabilidade.
    De resto, o plantel encaminha-se para ser algo como:
    ———–
    D. Costa (em princípio, não sai), C. Ramos +1
    J. Mário e Martim
    CONTRATAÇÃO e Zaidu (se conseguirem vender Wendell, se não ficará o brasileiro)
    Otávio, Carmo, Marcano, Zé Pedro e G. Brás – ou então, despachar Marcano + 1 e contratar 1 central de nível
    Grujic, Varela, Nico, Eustáquio, Franco, V. Sousa
    Galeno, Pêpê, G. Borges
    Rodrigo Mora, I. Jaime
    Evanílson, F. Navarro, Namaso
    ————
    Ainda há espaço para sair T. Martinez. E, se sair D. Costa, não há crise, que os restantes GR bastam e poderá vir algum reforço adicional com o 3 que render.

  • Kacal
    Posted Julho 15, 2024 at 9:44 pm

    Estou entusiasmado com a época na mesma. Não espero ser campeão portanto estou tranquilo. Espero sim uma aposta nos jovens da formação, uma potencialização dos ativos (sobretudo aqueles que foram descartados e voltaram a ser reintegrados) e um futebol praticado de qualidade. Se assim for os resultados não será o mais importante para mim esta época. Claro que há que ter resultados minimamente decentes, mas se não formos campeões por mim tudo bem. Há que ter paciência e acreditar no caminho dando tempo, de mim terão isso e todo o apoio.

    Eu tentaria vender Chico Conceição, Diogo Costa e Pepê depois sim tentar reforçar o plantel com poucos mas bons de forma criteriosa e sem entrar em loucuras. Nestes 3 estão mais de 100 milhões encaixados o que seria muito bem-vindo. Falo nos três porque o Chico é provável que saía e tem interessados. O Pepê pelos vistos houve sondagens da Juve por 40 ou 45 milhões e o Diogo é possivelmente o nosso melhor e maior ativo no momento.

    De resto acho que um central, um lateral esquerdo e mais um médio não seriam mal pensados sobretudo os dois da defesa. Mas estou entusiasmado com Rodrigo Mora a ter a oportunidade e espero que tenha minutos e seja forte aposta porque a idade não significa nada e há que ter coragem. Basta ver Yamal no Barça e na Selecção. João Neves cá. ´Se há talento, paixão e personalidade há que lançar e vejo no Mora isso tudo. Poderá ser o nosso novo craque. Também quero ver Carmo, Ivan Jaime e Fran Navarro de volta acho que podem ser mais-valias e ter importância.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 15, 2024 at 10:53 pm

      O Francisco Conceição caso saia por 45 milhões, será apenas devido à movimentação do tio Mendes, e isso paga-se caro, muito caro. Dos 45M se calhar nem metade entraria nos cofres do clube, sendo o resto para pagar as comissões, sejam elas diretas ou indiretas (obrigação de comprar outros jogadores no futuro).
      .
      Faz lembrar a situação do Sporting em 2023… Precisavam urgentemente de liquidez. Pediram ao tio Mendes para colocar o Chermiti no Everton por 13M… Ora, fora comissões, o Sporting teve que dispensar uns misteriosos 4 milhões de euros este ano para comprar um jogador do Valência que afinal não precisava absolutamente nada… (Koba).
      .
      A fatura vem sempre depois… Estes agentes não brincam, e o melhor é nunca recorrer a esse tipo de serviços, porque não costuma acabar nada bem a médio longo prazo.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 15, 2024 at 11:03 pm

      Mas a aposta cega no Francisco Conceição no Europeu não foi inocente… Era para lhe dar um palco para poder fazer com que alguém abrisse os cordões à bolsa sem precisar que o Tio Mendes tivesse de interceder no negócio (metê-lo em clube A ou B por um valor qualquer que o clube precise naquele momento, seja 20 milhões ou 200 milhões. Para o Tio Mendes, nada é impossível.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 16, 2024 at 8:22 am

    Primeiro, sermos o único candidato que ainda não teve reforços é algo que para já não me preocupa. Mourinho pegou numa equipa desmoralizada por Otávio Machado e fez deles campeões (os jogadores são também o momento das suas equipas). Mesmo Sérgio Conceição foi campeão na 1ª época com os jogadores que já estavam no clube. E com isto não estou a dizer que vamos ser campeões mas que a ausência de reforços não é um factor crítico na dinâmica de vitórias.

    Segundo, não temos reforços porque não há dinheiro e isso sim preocupa. O Porto está financeiramente nas ruas da amargura e essa deve ser a prioridade da direcção actual. Obviamente todos os adeptos têm alguma exigência por boas exibições, por vitórias e por títulos mas sabemos que se não os conseguirmos é porque foi necessário um reset da máquina e das pessoas que geriam essa máquina (cada pedra que se levanta é um problema).

    Terceiro, obviamente o plantel precisa de alguns retoques mas não é tão mau como se pinta. Ivan Jaime foi o melhor jogador jovem do campeonato quando o contratamos. Varela é convocado para a seleção sub-23 argentina. Nico Gonzalez tem 37 jogos pelo Barcelona. Pepê e Evanilson tiveram na Copa América pelo Brasil. E ainda existem mais jogadores com valor, apenas queria demonstrar um facto.

    Quarto, chamar jovens é normal em todos os estágios de pré-época. Com dinheiro ou sem dinheiro, é um prémio de desempenho para uns, é para ocupar lugares vazios para outros, é tentativa de ver como reagem para mais alguns. O Sporting faz, o Benfica faz, o Porto faz. Não se trata de manter o discurso do ouro da casa mas dar continuidade ao que sempre se fez!

    Quinto, olhando para o plantel há coisas que sei que apenas podem acontecer nos meus sonhos e que a realidade será bem mais cautelosa, pelo que vou tentar deixar algo mais realista para a constituição do plantel no 4-2-3-1 de Vitor Bruno.
    GR: Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal. Eu tentaria vender/emprestar Samuel Portugal. Um clube que está com dificuldades financeiras tem que adoptar o método de o 3º GR serem os guarda-redes da equipa B. Caso se venda Diogo Costa, ir ao mercado e contratar alguém (falou-se que Rui Silva podia ser uma hipótese o que me agrada).
    DD: João Mário, Martim Fernandes. Fechado. Já houve oportunidade de vender João Mário (mas a antiga direção só procurava as grandes vendas ou saídas a custo zero) mas perdeu-se e agora desvalorizou devido à última época pelo que não mexia aqui.
    DC: Zé Pedro, Fábio Cardoso, Gabriel Brás, Marcano, Otávio e Carmo. Destas 6 opções, Carmo seria sempre a minha ideia de venda. Não podemos dar-nos ao luxo de ter um jogador de 20M no banco e se for ele o titular, entraria um de 12M para lá, pelo que pelo perfil do jogador e do Porto, seria Carmo a sair. Depois deixava também sair Fábio Cardoso (muito fraco) e tentaria contratar um jogador para o lado direito da defesa. Marcano ficaria como 5º elemento porque não conseguimos rescindir e porque precisamos nesta fase difícil, de jogadores com voz no balneário.
    DE: Wendell, Zaidu. É impossível vender os 2 como seria do agrado de muitos mas estando Wendell no último ano de contrato e Zaidu lesionado, todos sabemos qual seria a opção a sair. Conseguir Alex Sandro a preço de saldos no seu salário para jogar uma época era bastante bom mas não acredito.
    MDF: Varela, Grujic, Eustáquio. Grujic nunca mostrou valor para aquilo que custou e sendo um dos maiores salários do clube seria a minha escolha para sair até porque em duplo pivot também rende menos que qualquer um dos outros.
    MC: Nico, Vasco Sousa. Sempre fui daqueles que gostava de ter visto uma adaptação de Franco aqui mas nunca aconteceu e numa equipa como o Porto falta-lhe, para mim, algo para render mais à frente mas também não seria necessário investimento nesta posição, até porque Eustáquio também pode jogar aqui (apesar de lhe faltar chegada à área).
    MO: Ivan Jaime, Mora, Baró e Franco. Eu ficaria com os primeiros 2 e libertar-me-ia dos seguintes porque nunca lhes vi valor suficiente para jogar com a nossa camisola. Além disto, como falso 9 penso que o nosso melhor jogador até é Namaso (ficaria como 3º elemento desta posição e de PL).
    AD: Chico Conceição, Pepê. Eu sou da opinião que as nossas vendas têm que ser estes e até teriam que ser ambos. Chico é filho de quem é e tendo sido uma saída atribulada e pelo seu feitio explosivo, não sei se iria correr bem. Pepê fez a sua melhor época, foi valorizado pela chamada à Copa América, tem mais 1 ano que Galeno e maior salário, pelo que tentaria que fosse ele a nossa venda. Falou-se num empréstimo de Fábio Veira, para mim era aqui que estava o ouro.
    PL: Navarro, Evanilson e Toni. O último já fez o seu ciclo no clube e já perdemos a oportunidade de o ver sair em alta mas continua a ser a pior opção para a posição 9 e seria por isso a minha escolha. Evanilson era outro que gostava de ver sair mas não acredito que isso aconteça e daí afirmar que tem que ser Chico e Pepê a sair.
    AE: Galeno e Borges. Fechado, a ver se é esta que Borges rende qualquer coisa.

Deixa um comentário