Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cédric: “É triste ver que o Sporting não tem a cultura de fazer regressar os seus ex-jogadores

E que ‘grande’ é que faz regressar jogadores em final de carreira? É que o Nani já tem quase 38, o próprio Cédric tem 33 anos e o Adrien, que andou anos a oferecer-se aos leões, há muito que não tem nível.

Cédric Soares comentou a decisão de Nani prosseguir a carreira em Portugal, no Estrela da Amadora, deixando uma crítica à política de contratações do Sporting. “É triste ver que o Sporting não tem a cultura de fazer regressar os seus ex-jogadores”, referiu o lateral direito, em entrevista ao Canal 11. Já sobre o seu futuro, referiu: “Neste momento, estou a treinar há algum tempo. Tenho treinado com o Adrien, Renato… Estamos a preparar. Há que ter calma e quero tomar a decisão certa. Tive abordagens e algumas propostas, mas é um momento importante e quero ter a certeza de que é o projeto certo e tenho tempo de jogo que necessito. Tenho de decidir bem. Quero um projeto em que acredite e que seja competitivo. Quero que seja algo que me mantenha motivado”, frisou o campeão europeu por Portugal em 2016, não fechando uma porta ao regresso ao futebol português. “Estou aberto às duas hipóteses, mas têm de fazer sentido. Para mim e para os clubes. Que ambos queiram muito e quando assim é, a coisa rola. Queria já estar a competir e ter a vida resolvida”.

47 Comentários

  • Pao com Presunto
    Posted Agosto 1, 2024 at 7:13 am

    Da mesma maneira que o Sporting apostou em jovens para a equipa principal no tempo dos Nanis, Adriens e Cédrics, se calhar deixando de lado outros jogadores veteranos e consagrados com passado no clube, agora… pasme-se, fazem a mesma coisa!

    Triste é o Cédric meter o Adrien e o Nani na mesma frase, quando um conseguiu chegar à equipa sénior no pior Sporting que me lembro (com excepção da época do balázio do Bryan Ruiz, foi tudo mau e culminou mais tarde no ataque a Alcochete), e o outro foi só um dos melhores jogadores do United pós-Ronaldo.

    Como já disse no passado, ainda via Nani no plantel numa óptica de dar experiência a um plantel que viu pesos pesados saírem. No entanto, percebo e aceito que a política do clube não é essa – haverão outros que, não tendo 37 anos, terão experiência suficiente para encaminhar os mais jovens do plantel.

  • Rated R
    Posted Agosto 1, 2024 at 7:29 am

    Se quer tanto voltar que o diga de caras: “eu quero/gostava de voltar ao SCP” e n por entre linhas.
    Sabe se que o que impera hoje em dia no clube é a coesão é a liderança é o bom ambiente e a juventude. Até certo ponto, trazer jogadores com “vicios” e com “egos” pode ser toxico para o ambiente e passar uma mensagem errada aos mais novos de que n se acredita neles e que n se aposta neles.
    Uma coisa é um Coates ou um Neto que ja estavam entruncados no contexto do clube outra coisa é trazer um Adrien ou um Cedric ou mesmo um ronaldo em outro patamar e por tudo aquilo que se construi com esforço em causa só pq sim.
    E essa é umas das razões que n entendo como voltam certos atletas para certos clubes e depois a equipa paga por isso.
    Politicas…

  • Jojo da Caparica
    Posted Agosto 1, 2024 at 7:34 am

    Quando o Sporting abrir um lar geriátrico pode considerar esta opção

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 1, 2024 at 7:42 am

    O Sporting não é a casa do artista

  • Nuno Silva
    Posted Agosto 1, 2024 at 8:00 am

    Que nojo de declaração, ainda por cima quando o próprio Nani voltou 1 ou 2 vezes se não estou errado
    Pensam que isto ainda é o Sporting coitadinho que era um prazer voltar a contar com um Cedric trintão
    Tá bem…

  • Ghost Writer
    Posted Agosto 1, 2024 at 8:16 am

    O Cédric está desesperado para voltar a Portugal e depois faz estas figuras tristes. É que por acaso, foi falar apenas no jogador formado no Sporting que mais retornos teve ao clube (pelo menos que me lembre), voltando duas vezes.
    Engraçado que enquanto estão na berra lá por fora, o regresso a Portugal nunca é opção, quando começam a faltar os bons contratos, lembram-se que existe um clube que os formou e que até pode pagar bem e fazem o choradinho.
    Bem o Sporting, o projeto não passa nem tem que passar por regressos só porque sim em detrimento do desenvolvimento de jovens formados no clube ou de jovens contratados que tenham margem de progressão.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 1, 2024 at 8:17 am

    Muito bem o Sporting.. para Santa Casa já chega o vizinho da 2ª circular

  • Foge Quim
    Posted Agosto 1, 2024 at 8:32 am

    O que seria triste, era o Sporting contratar um jogador que, em 20 cruzamentos, 19 são para fora do estádio.

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 1, 2024 at 8:37 am

    Que asco. Ainda por cima falar do Nani, que regressou duas vezes ao Sporting. Poderíamos falar do Oceano, do Carlos Xavier, do Sá Pinto, do Caneira, do João Pereira. Bem até o Montero e o Slimani (com o resultado que se sabe). Mas isto são jogadores a sério, não um Cedric qualquer. Até tremo quando leio como opção para regressar. Como se tivesse nível para cá estar. Deve ter andado a oferecer-se e como levou nega nada melhor do que ir à casa da Federação tentar atacar o Sporting. Fica tudo em família.
    O Adrien? Aquele que andou a lamber as botas ao Jesus semanas a fio a ver se conseguia ir para o Benfica?
    São gerações desperdiçadas em que se formaram autênticos gatinhos (ser Leão é para gajos de outra fibra). Estes dois nem para limpar as botas ao Nani.
    *
    Gente desta longe, muito longe do Sporting. Agora querem todos o tacho, impressionante.

  • Mike-UK
    Posted Agosto 1, 2024 at 8:47 am

    A única coisa triste aqui, é isto ter eco.
    Mete-se, juntamente com Adrien, no mesmo saco de Nani – e noção, oh Cedric?
    Nani regressou duas vezes ao Sporting e deu tudo pelo clube enquanto o representou, vencendo troféus nas 3 passagens. Continua a demonstrar o seu amor pelo clube sempre que é chamado a falar, e nunca se ofereceu, apesar de nunca ter escondido a esperança em eventualmente voltar.
    Comparar isto com Adrien ou Cedric é comparar atum com caviar.
    Aquilo que Cedric não alcança: mesmo com Trincao, Pote ou Edwards, nenhum Sportinguista se importaria de ter Nani, hoje no plantel.
    O mesmo plantel em que, com Esgaio (!) nenhum Sportinguista veria valor em contar com Cedric.
    Não serve, nem desportivamente, nem institucionalmente.
    Mas talvez desse jeito ao Estrela ou ao Casa Pia…

    • Stravinsky
      Posted Agosto 1, 2024 at 9:09 am

      Concordo com tudo.
      Nani é um símbolo do Sporting. Adrien e Cedric foram bons jogadores pelo Sporting, apenas.

    • Obelix
      Posted Agosto 1, 2024 at 9:20 am

      Eu sou sportinguista e veria muito mais valor na contratação do Cedric do que na do Nani.

      • Mike-UK
        Posted Agosto 1, 2024 at 9:49 am

        Desportivamente contribuiriam com o mesmo.
        A nível de legado e de… nível simplesmente, Cedric senta-se na mesa dos pequenitos. e isso é, no fundo, aquilo que lhe custa entender…

        • Obelix
          Posted Agosto 1, 2024 at 10:41 am

          Ponto prévio – não defendo a contratação do Cedric, longe disso.

          No entanto acho que o Cedric é ao dia de hoje um jogador (muito) superior ao Esgaio, por exemplo. Apesar de tudo foi jogador do Arsenal a época passada. Entenderia a sua contratação numa ótica de jogador experiente suplente – não mais que isso.
          A contratação do Nani faria zero sentido, a meu ver.

          A nível de legado, o do Nani é obviamente muito maior, representou mais vezes o Sporting e, acima de tudo, foi um jogador de um nível internacional brutal.

          Mas é importante não esquecer que o Cédric foi jogador do sporting de 99 a 2014, sempre fez público o seu sportinguismo (ainda ontem o disse várias vezes). Não é uma lenda do Sporting, mas também não percebo bem este ataque, apesar da declaração pouco feliz que teve.

          • AM
            Posted Agosto 1, 2024 at 1:14 pm

            Ponto prévio, não gosto do Esgaio.. Mas em que te baseias para dizer que o Cedric é muito melhor que o Esgaio quando nas últimas duas épocas fez mais coisa menos coisa uns (estonteantes) 10 jogos? É que o Esgaio ao menos está entrosado no sistema, no grupo,

          • AM
            Posted Agosto 1, 2024 at 1:16 pm

            em todas as dinâmicas do clube atual e parecendo que não, este não é o Sporting que o Cedric conheceu quando bazou, felizmente ?! Nota: pergunta mesmo sem hard feelings

          • Mike-UK
            Posted Agosto 1, 2024 at 7:58 pm

            Sportinguistas do calibre do Cedric, que olhou para hipótese Sporting quando se esgotou o resto, vir falar a partir da cidade do futebol usando como subterfúgio do seu choradinho um Nani que em 2014 abdicou de melhores opções para regressar a casa ainda no seu pico (foi campeão Europeu com a importância que se conhece pouco depois) e um Adrien que até ir para o Benfica tentou… Sportinguistas deste calibre… dispenso eu e dispensa quem tiver vergonha na cara.
            É um ataque, meu, à falta de noção, dele.

    • O Comendador
      Posted Agosto 1, 2024 at 10:10 am

      Subscrevo.

    • Fantantonio
      Posted Agosto 1, 2024 at 12:20 pm

      Fala por ti. Depois destas declarações, queimou claramente esta ponte, mas desportivamente não tenho dúvidas que escolhia o Cédric ao Esgaio sem pestanejar.

  • LevonAronian
    Posted Agosto 1, 2024 at 9:01 am

    Não faz qualquer sentido.
    Quantos são os jogadores que aceitam regressar (não só Sporting, mas qualquer 1 dos 3 grandes), numa fase da carreira em que efetivamente sejam um acrescento ao clube?

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 1, 2024 at 9:27 am

    Até fui ver o que ele disse para poder contextualizar as suas declarações. Para além do óbvio que deu a entender (gostaria de regressar mas o Sporting não quer, felizmente) ainda conseguiu dar como exemplo da postura do Sporting nestes casos…o Simão Sabrosa. É preciso descer mesmo baixo.

  • Bisc8
    Posted Agosto 1, 2024 at 9:40 am

    O sporting só em jogadores algo velhos nos ultimos anos ( tendo á cabeça Adan e Mathieu) se os mesmos foram claras mais valias. Tendo em conta que o Cedric nos últimos anos só jogou meia duzia de jogos, cria duvidas nos clubes intermédios apostar neles (desde 19/20 tem 74 jogos e desde 22/23 tem 18). Isto quando deveria estar no pico das suas qualidades. É normal um clube como o Sporting ou outro grande não demonstrar interesse devido à qualidade/custo do jogador

  • Mantorras
    Posted Agosto 1, 2024 at 9:40 am

    Eu, como benfiquista, tambem fico triste com esta atitude do Sporting.

  • Bayern de Monchique
    Posted Agosto 1, 2024 at 9:42 am

    Para (um ex-jogador) regressar, teria que acrescentar algo ao plantel e um jogador nessas condições ainda consegue fazer um contrato jeitoso fora de Portugal. Quando acham que é tempo de voltar, salvo raras excepções, deixam de contar ou porque já não acrescentam muito ou porque é mais vantajoso lançar jovens.

    No modelo de jogo de Amorim, sendo campeão nacional, não estou a ver que ex-jogador do Sporting teria impacto querendo, ao mesmo tempo, ter “tempo de jogo” e/ou manter-se “relevante”. Dos que me lembro, talvez (mete talvez nisso) só William pudesse acrescentar algo rodando com Morita e Hjulmand. No entanto é preferível fazer crescer Mateus F. e tentar lucrar com o jogador num futuro próximo tal como o Sporting fez com Matheus, Ugarte, Palhinha ou até mesmo Bruno.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 1, 2024 at 2:45 pm

      Não esquecendo o Dário Essugo que cresceu imenso em Chaves e pode ser uma boa surpresa esta época

  • Zbording
    Posted Agosto 1, 2024 at 10:23 am

    O Sporting não é nenhum centro de reabilitação ou lar de idosos para andar a reempregar veteranos só porque não arranjam clube…
    Triste é este tipo de jogadores só pensarem em “regressar a casa” quando não têm onde cair mortos e longe do auge das suas capacidades, e ainda virem falar como se o clube lhes devesse alguma coisa.
    Que me lembre dos últimos anos, o único que merece esse respeito é o Nani! Voltou duas vezes ao clube em condições de ser uma mais valia (especialmente na primeira) e sempre mostrou um respeito e carinho imenso pelo clube. Acho que nenhum adepto se opunha a um regresso para uma posição estilo Luís Neto.
    Eu nem achava uma má opção para substituir o esgaio como backup, mas depois destas declarações infelizes bem que se pode dedicar à petanca…

  • Xtremox
    Posted Agosto 1, 2024 at 10:49 am

    Este homem nem lugar no Aljustrel tem e vem com esta conversa…
    Vai aprender a fazer outra coisa que no futebol já estás a mais

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 1, 2024 at 11:29 am

    Segundo consta o Cédric percebe imenso de nutrição e fisiologia. Ele que vá para a Universidade tirar um curso e quando acabar o curso, aí sim, pode pedir ao Sporting para ir trabalhar para o clube como nutricionista, etc como qualquer outro, a recibos verdes inicialmente e se for bom, depois faz-se um contrato de longa duração a ganhar 30 ou 40 mil euros ao ano (teria de ser mesmo um nutricionista TOP).
    .
    Como futebolista, o Cedric já teve a sua história no clube. Em 2015 não o vi a querer ficar no clube muito mais tempo, com tanta pressa que tinha de ir para o Southampton, deixou apenas uns míseros 6 milhões nos cofres do clube..
    .
    Teve a chance de voltar quando estava sob contrato com o Arsenal e preferiu ficar a treinar com as reservas do que sair do clube (pois iria ter de abdicar de grande % do seu salário)…
    .
    Agora quer voltar para ver se se encosta ao clube sem ter de fazer nenhum? 4 anos encostado a um contrato no Arsenal e agora quer arranjar outro clube para se encostar novamente..

  • disturbed17
    Posted Agosto 1, 2024 at 11:32 am

    Não percebo estas declarações, só pode ser por azia de querer ter voltado um dia e o Sporting nunca querer, e o exemplo do Nani é ridículo porque foi um jogador que até regressou 2x.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 1, 2024 at 11:36 am

    O João Pereira (que nem é da formação do Sporting) regressou ao clube para se sagrar campeão e começar uma nova vida como treinador, e está a fazer o seu caminho, nas calmas.
    .
    Quero com isto dizer que há jogadores que não são da formação do Sporting que depois acabam por sentir mais o clube e voltam para arregaçar as mangas e ajudar a sério.
    .
    O Cédric, embora não o coloque no mesmo saco do que outros que forçaram a saída como João Moutinho, Veloso ou Rui Patrício, não é sequer comparável a outros como o Nani que abdicou sempre de muita coisa para voltar em 2 ocasiões, ou o Bruno Fernandes (outro que nem sequer é da formação do Sporting)…

  • henry14
    Posted Agosto 1, 2024 at 11:41 am

    Olha que lata!!
    Quando são novos , querem é pôr-se a andar , ganhar o seu dinheiro e borrifam-se completamente para o clube (sim eu sei que o clube é recompensado por isso mas isso é outra conversa). E depois querem voltar, para quê? Eu sei para quê. Para estarem perto da família, poderem meter os filhos em escolas em Portugal, viver mais relaxado, etc. Mas era o que mais faltava os clubes darem a mão a jogadores todos podres (que é o caso do Cedric) só por gratidão ou algo assim. Não digo que não possam haver exceções, mas também depende sempre do dinheiro que as vedetas pedem e da forma como encaram o seu regresso: vens para te “armar” e com o desejo de ser bajulado por teres uma carreira interessante onde foste campeão Europeu ou vens só para ser mais um no plantel e ajudar, mesmo sabendo que podes ir para o banco na maior parte das vezes?

  • Outstanding
    Posted Agosto 1, 2024 at 12:00 pm

    Sabes é muito Cedric! Sabes é muito!!!!!
    Bom bom, honrado era o Sporting fazer te regressar, contrato de 3 anos e ordenado alto!
    Cedric… Vai passear…!
    Se um ex jogador, bruno Fernandes da vida quiser voltar, eu vou busca lo à Manchester!

  • Stromp1906
    Posted Agosto 1, 2024 at 12:06 pm

    Mesmo quando jogava num rival, sempre adorei o Renato, era um sobrevivente do futebol puro, de rua, e defendi sempre a sua convocatória para o Europeu onde depois se revelou peça essencial. Num mundo perfeito, em que os jogadores não tivessem lesões, diria que tinha sido um super negocio do Benfica, porque acho que Renato é muito mais jogador que o Neves (é só a minha opinião), num mundo real, temo que acabe a comprar uma casa ao lado do St Juste para poderem fazerem companhia um ao outro.

  • FVRicardo
    Posted Agosto 1, 2024 at 1:37 pm

    Aziado e pouco inteligente.

    Cédric queria voltar e, por exemplo, em Agosto do ano passado faria sentido, pois é superior ao Esgaio e ainda não havia Geny. Este ano há Geny e Fresneda para suplente. Não há espaço para Cédric.

    Se Cédric fosse inteligente esperaria pelo próximo ano e poderia acontecer entre Geny ou Fresneda um se valorizar e sair. Com estas declarações creio que o SCP é uma porta fechada para ele.

  • cmche1111
    Posted Agosto 1, 2024 at 2:07 pm

    Para começar, isto é mentira, Esgaio, Ilori, Slimani regressaram recentemente.
    Depois isto do “romantismo de jogadores regressarem” é jogadores de outra loiça, Rui Costa, Pepe, Nani, agora jogadores como Adrien, Cedric, João Mário não são desse nível.
    Por fim, gostava de ver esta vontade do Cedric regressar quando o Sporting andava pelas ruas da amargura como em 2018 quando Nani regressou, agora o Sporting não é a santa casa, anda a receber jogadores na fase descendente com bons salários, jogadores esses que quando estavam cá queriam ir embora.

    • ForsenCD
      Posted Agosto 1, 2024 at 7:40 pm

      Esqueceste-te do João Pereira e o próprio João Mário regressou como mencionaste.
      Cá para mim o Cedric não soube poupar as quantias bárbaras de dinheiro que recebeu e agora está à rasquinha.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 1, 2024 at 5:38 pm

    Podia ser só um péssimo lateral formado na casa, na linha de outros tantos. Podia…

    Quis arvorar-se em diretor desportivo, como se o Sporting fosse um lar da Santa Casa para aqueles que, com todo o respeito, decidiram ir ganhar dinheirinho para fora.

    Só tenho uma pergunta: o que é que o Nani e o Credic fizeram pelo Sporting?! Pensam que são quem- o Jordão ou o Manuel Fernandes??? Oh pá querem é mama!

    • SportingFan1906
      Posted Agosto 1, 2024 at 9:40 pm

      O Nani foi um grande jogador formado no Sporting, que voltou a casa por duas vezes, a segunda logo a seguir ao ataque de Alcochete. É óbvio que não está perto de um Manuel Fernandes, mas para mim é uma lenda do Sporting, uma das duas maiores lendas dos últimos 20 anos juntamente com o Coates. O Cédric sim, é só um jogador razoável (péssimo é obviamente um exagero à Paulo Roberto Falcao) formado pelo Sporting.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Agosto 2, 2024 at 6:01 am

        Esqueceste de dizer que voltou a casa duas vezes emprestado basicamente porque estava encostado no seu clube. No Sporting foi um talento promissor primeiro, um jogador bom na segunda passagem, e um desastre na terceira, portanto muito LONGE desse estatuto de lenda, a léguas de outros. Até o Simão e o Capucho fizeram mais no Sporting que o Nani.

        Quanto Cedric são opiniões. Se gostas de gajos que correm para a linha e centram para as nuvens ele é o teu homem. São gostos.

        O que acho lamentável é ver que não te incomodas com o facto do senhor Cedric Soares imaginar, no seu delírio, que pode mandar na política desportiva do nosso clube, e achar que o Sporting é a Santa Casa, e deve ser um lar de jogadores velhos e arrumados.

      • Pringle
        Posted Agosto 2, 2024 at 7:02 am

        Dizer que o Nani foi formado no Sporting, quando apenas faz um ano nos juniores, é um pouco exagerado.

  • Mike-UK
    Posted Agosto 2, 2024 at 6:26 am

    A minha lista de comentários neste não assunto já vai longa, mas uma vez que li agora toda a entrevista que o Cedric deu, que até o João Mário (e respectiva trafulhice ocorrida aquando da rescisão com o Inter) defende com um “o Sporting pode não ser a mulher para a vida toda”.
    A mesma pessoa que implora por um qualquer princípio de lealdade que entende dever o clube ter para com ex-jogadores.
    Um vintém é mesmo um vintém.

Deixa um comentário