Renato Veiga sempre foi um líder e sempre teve condições físicas superiores para chegar a um nível elevado. Tecnicamente nunca foi um primor (especialmente para médio) mas a sua passagem para defesa abriu-lhe outras portas.
.
A médio defensivo era limitado.
A central pelo lado esquerdo teria o Inácio e o Matheus Reis à sua frente.
.
Decidiu-se pelo empréstimo e depois venda. Fica a ideia que tem um excelente empresário, porque teve bons momentos no Sporting mas também houveram jogos em que enterrou bastante, especialmente no ano passado pelo Basileia. Teve que ter um excelente empresário para fazer a passagem do Basileia para o Chelsea (também se falou no AC Milan na altura). Obviamente que sendo colocado artificialmente nesses patamares exige depois que dê o litro para aproveitar as oportunidades e parece exactamente isso que está a fazer e isso é merito dele e ninguém lhe tira isso.
filipe19
Posted
Outubro 9, 2024 at
7:18 pm
E também mérito do empresário mas numa cultura de inveja isso já custa mais de admitir.
DNowitzki
Posted
Outubro 9, 2024 at
7:38 pm
Curioso: fica-se com a sensação de que, se vestisse outra cor, a culpa era do treinador, clube, etc. Neste caso é do jogador. Mesmo o suposto elogio final ao dito, é, no fundo, uma crítica genérica.
Curioso…
Johny45
Posted
Outubro 10, 2024 at
9:51 am
Classic!
Diogo Oliveira
Posted
Outubro 10, 2024 at
8:53 am
Eu já conhecia o Renato da formação do Sporting e sempre me pareceu com potencial para chegar à equipa principal e, por momentos, pensei que fosse mesmo chegar. O próprio Amorim já admitiu a sua culpa no cartório e até se pode dar o caso de ele, nessa altura, estar atrás de toda a gente, mas o Sporting libertou-se dele com demasiada facilidade, na minha opinião.
Pelo menos, eu, fiquei surpreendido, na altura.
Nickles
Posted
Outubro 9, 2024 at
5:11 pm
Desde quando este NPC passou a personagem principal?
pg1960
Posted
Outubro 9, 2024 at
5:48 pm
Há erros que todos cometem mas este e o Mateus Fernandes foram jogadores que dava para perceber que davam para o futuro do Sporting.
Se no segundo se percebe para se manter o meio campo titular e mais experiente (com Bragança a aparecer agora fortíssimo também) no caso do Veiga acho que foi mais pelo Amorim não ver nele o que claramente ele seria … O substituto natural de Inácio na esquerda. Perdemos aqui uma oportunidade gritante de podermos vender um dos nossos melhores jogadores e ficarmos com alguém com muita qualidade e margem de progressão.
Aqui foi falta de visão de Amorim que viu o Veiga mais como um médio defensivo (sua posição de origem) e não conseguiu perceber que ele seria um central de excelência.
Este foi erro mas lá está … Não há ninguém em nenhum sector empresarial que não cometa erros.
Neville Longbottom
Posted
Outubro 10, 2024 at
7:54 am
Perdemos uma oportunidade gigante do que mesmo?
Não houve nenhuma proposta, nenhuma abordagem, nem sequer o mais leve contacto pelo Inácio. Mesmo que o quiséssemos vender a 20 euros, não apareceu ninguém. O Veiga não servia, como continuo a acreditar que não serve o nosso modelo. Nem percebo a relação.
Velho do Restelo
Posted
Outubro 10, 2024 at
8:50 am
Calma Neville, sabes lá se não houve propostas de 30/40 M pelo Inácio…
Mas isso não implica que o Amorim tivesse uma bola de cristal para adivinhar o futuro.
Neville Longbottom
Posted
Outubro 10, 2024 at
12:25 pm
Sei que não houve.
.
O Renato pode ser um craque, não ponho isso em causa. Mas temos de ver o enquadramento que é dado no nosso modelo de jogo. Nenhum dos centrais que estava à frente dele (Inácio ou Matheus) é um portento defensivo e no entanto Amorim aposta neles. Porque são a peça que faz sentido na máquina ali. O Renato pelos vistos não era.
.
Da mesma forma que o Ibrahimovic não fazia sentido na máquina do Guardiola e ninguém dúvida que foi um dos melhores jogadores mundiais do século XXI.
Diogo Oliveira
Posted
Outubro 10, 2024 at
8:48 am
Aqui concordo, acho que o Amorim o subvalorizou, porque, a meu ver, tem as carateristicas perfeitas que o Amorim gosta num central, rápido, alto, versátil e com boa saída de bola, mas aqui também há sempre duas verdades. O Renato também pode ter querido sair ao vendo que nao ia ser 1.º ou 2.º opção para o Amorim, não significa, propriamente, que o treinador nao acreditava nele de todo.
Há muitas circunstâncias e ninguém é perfeito, mas, sim, o Sporting parece ter perdido aqui um jogador rentável por pouco dinheiro.
Knoxville
Posted
Outubro 9, 2024 at
5:51 pm
Pode agradecer ao Amorim por ter chegado á seleção então.
Stravinsky
Posted
Outubro 10, 2024 at
2:03 pm
Pode agradecer é a ele próprio.
BrunoV
Posted
Outubro 10, 2024 at
2:39 pm
Pode é agradecer é ao empresário dele.
.
Um central-lateral que nem 600 minutos tem nas top 7 ligas ficar à frente de jogadores como T. Araújo, E. Quaresma e T. Gomes (não sou fã)?
EnimigoPublicoN1
Posted
Outubro 11, 2024 at
7:46 am
O Empresário dele é o próprio Pai. Parece-me claramente um miudo humilde, focado e muito trabalhador. Se lá está é por mérito próprio!
Knoxville
Posted
Outubro 10, 2024 at
2:45 pm
Ao Amorim mesmo, caso tivesse apostado no jogador de certeza que não era chamado para a seleção, o espanhol não gosta de titulares do Sporting.
Gndias
Posted
Outubro 10, 2024 at
7:00 am
Temos agora aqui a última coca cola do deserto
Ricardo10_
Posted
Outubro 10, 2024 at
9:36 am
Então porquê? Disse alguma mentira? Não criticou em nada o Sporting ou o Amorim, simplesmente disse a verdade como quem diz: “É a vida!”.
Gndias
Posted
Outubro 10, 2024 at
12:34 pm
Vai á seleçao e é disso que se lembra de falar
É a vida
EnimigoPublicoN1
Posted
Outubro 11, 2024 at
7:43 am
Ele nao se lembrou de falar sobre o tema. Foi uma questão colocada diretamente por um jornalista.
Miguel Lopes
Posted
Outubro 10, 2024 at
8:08 am
Amorim, deixou-o partir e daí?
Nem todos os jogadores se enquadram no sistema de jogo e nem todos servem para o Sporting, tal como há jogadores que são ótimos para o Sporting e não servem noutros contextos.
Se podia ter sido melhor vendido, podia…. Mas jogar depois de saber os números do Euromilhões é fácil.
Artur Trindade
Posted
Outubro 10, 2024 at
10:03 am
Acompanho a formação do Sporting, e houve um momento no processo evolutivo do Renato em que o considerei no ponto para ser lançado por Amorim, e frisei isso aqui no VM, descrevendo-o como elemento ideal para jogar no duplo pivot de Amorim, com igual capacidade defensiva/ofensiva, como o jogador com maior capacidade física na formação em Portugal, sendo que na componente mental/tática sempre foi de nível elevado.
Esse momento em que estava preparado, coincidiu com a saída de Ugarte, mas Amorim pouco o considerou, preferindo sempre apostar no Essugo, desde os 16 anos deste, sendo que tecnicamente sempre foi mais rudimentar, apesar de estar a responder muito bem em Espanha neste momento, mas o Veiga é um lançador exímio, capaz de ganhar metros em condução, intrinsecamente melhor preparado para jogar a 2 que Essugo, que é um trinco puro.
Tenho pena, pois teria sido uma solução interna válida, num clube que tem como projeto não deixar fugir talentos, por forma a contratar pouco (e mais caro).
Antonio Clismo
Posted
Outubro 10, 2024 at
10:19 am
Vi muitos jogos do Veiga como médio na equipa B do Sporting e não dava fiabilidade nenhuma.
.
Cellykaya sempre apostou no 4-3-3 na tática da equipa B e isso limitou a aposta do Renato Veiga, vemos agora com o João Pereira que usa a mesma tática do Amorim, que médios como Felicíssimo ganham facilmente uma nova vida a defesas e possivelmente outros médios como o Alexandre Brito ou Arreiol também poderão ir pelo mesmo caminho.
Artur Trindade
Posted
Outubro 10, 2024 at
1:00 pm
Esse era o passo que faltava, usar a mesma tática até aos sub-19, obviamente num projeto a médio-longo prazo como tem sido o de Amorim, que provavelmente terá futuro curto, portanto esta implementação vem atrasada 2/3 épocas.
Eu repito que o Veiga me pareceu na altura ideal para o duplo pivot de Amorim, que era diferente do sistema de Cellykaya ou do Rui Jorge nos sub-21, o que acaba por se compreender que Rui Jorge o adapte a central.
Já Amorim que tinha o sistema ideal para Veiga, nunca compreendi a falta de aposta.
Veiga tinha o mix defesa/ataque, com grande raio de ação (com o plus do 1,90), que caracteriza o médio perfeito para Amorim, como tinham Ugarte, Matheus Nunes, Morita e o actual Bragança. Mesmo Hujlmand e Palhinha, que aparecem mais como 6, têm facilidade com bola, ao contrário do Essugo jovem (vamos ver no futuro).
Esta aposta não tem que ser séria e definitiva, a não ser que apareça um talento geracional como Quenda, mas tem que EXISTIR para testar todos os talentos, sob pena de serem cometidos erros.
Essa aposta mínima não foi feita com Veiga, ele tem razão.
—
A adaptação do Felicíssimo é natural e terá sucesso futuro, até pela idade (e qualidade do jogador), no caso do Brito (não joga à meses), tem perdas de bola impossíveis de gerir lá atrás, e toda a sua movimentação é de médio.
O Arreiol já acredito que pudesse ser adaptado, tem outra segurança com bola, mas dependendo da evolução acredito que pudesse ser aposta como 6, sabendo que não dá para todos (no Sporting), até porque a idade vai avançando.
Como central do meio, parece que Amorim aposta no brasileiro que veio de Viseu, que estranhamente não foi visto em campo ainda.
Tenho gostado bastante de ver o Mauro Couto, como sósia de Geny, nos últimos 3 jogos da equipa B.
Tudo isto são conjecturas que se poderão desmoronar, se Amorim sair no final deste ano (como acho provável), e se a transição não for feita para João Pereira ou Carlos Fernandes.
E se for essa transição pacífica, a paz e continuidade são sempre fruto das vitórias e competência do trabalho dos mesmos.
Antonio Clismo
Posted
Outubro 10, 2024 at
6:22 pm
Se não se aproveitar um talento tremendo como o Leonardo Barroso apenas por causa desta moda de usar um ala esquerdino do lado direito…
OTioVermelhudo
Posted
Outubro 10, 2024 at
10:19 am
Pois são situações perfeitamente normais, o Amon-Rih estava bem apetrechado, Inácio é bom jogador, Reis também, no centro havia o Coates…
Perfeitamente normal, acho que o treinador tomou a sua decisão tendo em conta muitas variáveis.
—–
Mas esta é a opinião do Tio, que também foi dada relativamente ao Benfica e em relação ao sábio e também recentemente quando disse que o Lage não deve ser criticado por apostar agora pouco no Lauderup e no Prestianiggia. Isto porque o Carreras agarrou o lugar, Beste é um belo jogador e tem de ir ganhando minutos. Depois chegou também o Amdouni, suíço de passaporte mas completamente jogador da África branca com aquela criatividade meio selvagem.
—-
Tio não muda. E tu, gata? Não me digas que agora é diferente só por ser o Amon? … Tão o mundo precisa tanto da tua empatia, e não sei que mais, e agora viras o bico ao prego? Mau… Não faças isso. Sério. És parte da mais alva e brilhante luz que nos vai guiar em direção ao grande recomeço, é, neste mundo sem fantasias. No gods or kings, only (Wo)MAN… … …
Oh… … don’t go breaking my heart… … … …
—-
Não ouvi as declarações, mas por exemplo o Cancelo há uns bons tempos disse que não era fácil ter sido aposta no Benfica porque havia jogador bom e mais experiente à sua frente, etc e tal.
Teria sido correto o Renato Veiga ter dito idêntica cena, porque sem esse detalhe até parece que o Amon amuou ou coisa assim.
—-
Enfim, polémicas sem grande importância, acho o Veiga um jogador interessante, trabalhador, é mais completo que o Toti Gomes e por isso até é natural que lhe tenha roubado o lugar mesmo depois do cara do Wolves ter sido amplamente elogiado.
Novamente, é uma convocatória interessante. Não me “preocupa” a valia dos jogadores, mas sim o uso que o Berto possa fazer deles.
Fireball
Posted
Outubro 10, 2024 at
6:27 pm
Só discordo numa coisa. Não acho nada normal ter roubado o lugar ao Toti Gomes. O Renato Veiga até pode ser melhor, nunca vi nem 10 minutos dele a jogar, não faço a mais pálida ideia, mas começou a ser convocado em Setembro. O Toti foi convocado até Março e nenhum foi ao Euro. Então quer dizer que o Renato durante o verão evoluiu imenso como jogador, devem ter sido umas férias bem intensas cheias de intensidade competitiva, para chegar a Setembro e ser melhor que o Toti. Hmm calma, isto não faz muito sentido, nas férias não há jogos… então… ahhhh ok, o que aconteceu foi que o Renato mudou de clube para um clube com nome. Ou alguém acha que se continuasse no Basileia era sequer ponderado? Ahahah não brinquemos, o Renato está na seleção pelo clube onde joga, não tem NADA a ver com a sua qualidade, porque essa já a tinha há 6 meses e não era tido nem achado para estas contas.
OTioVermelhudo
Posted
Outubro 10, 2024 at
11:19 pm
Pois vou concordar com o que disseste, e vou também dizer que foi um raciocínio que o Tio também fez há tempos quando o Veiga foi chamado em detrimento do Gomes.
Também achei estranho um central tão acarinhado perder logo o lugar.
Contudo, tendo em conta a prestação do cara no Chelsea, onde tem somado minutos, já me parece mais pacífica a opção.
—-
Ou seja, acho que foi chamado por assinar pelo Chelsea, mas acho que também por lá continua porque, de facto, me parece melhor.
Claramente, num primeiro momento, o assinar pelo clube deu via aberta.
Agora, acho que do ponto de vista desportivo se justifica.
Tchim-tchim!
Louis
Posted
Outubro 10, 2024 at
10:23 am
Este miúdo sentiu na pele a atual exigência no Sporting CP.
Na Grécia antiga não existiam só 300 espartanos, foram os 300 que o Leonidas (“filho de Leão”) considerou serem os melhores para o acompanhar na guerra. Claro que os outros milhares que foram as captações e testes para a guerra sentiram que o general não apostou neles – alguns até teriam o seu valor – mas para a Batalha das Termopilas, estes foram os 300 que eram os melhores para fazer face aos persas e fazer parte do plantel de Esparta. Qual foi o resultado? venceram essa batalha.
Qual foi o resultado do Ruben Amorim não ter apostado neste miúdo para ter apostado no Morten? Correu bem a época passada e este ano o miudo é o capitão.
Boa sorte ao Renato Veiga
whatyouth
Posted
Outubro 10, 2024 at
2:15 pm
What???? “não ter apostado neste miúdo para ter apostado no Morten?”?? What?? Nem jogam na mesma posição, comentário absolutamente ridículo.
Niall joaQuinn
Posted
Outubro 10, 2024 at
9:27 pm
Agora não jogam na mesma posição, mas o Renato é medio de origem, acho…
BrunoV
Posted
Outubro 10, 2024 at
2:25 pm
Jesus, Credo!
.
Tanta aldrabice junta, chega de internet por hoje.
.
Espalhar falsa informação deveria ser crime!
.
Tudo o que está neste comentário é falso!
Aconselho a pesquisar sobre Sparta e os conflitos com os Persas, pode ser que abra os olhos.
Louis
Posted
Outubro 11, 2024 at
2:14 pm
chamem a polícia!
Neville Longbottom
Posted
Outubro 10, 2024 at
10:01 pm
A batalha das Termopilas foi muito fantasiada por Hollywood mas nem mesmo eles fizeram com que Leónidas ganhasse essa batalha. Nem entendo bem qual a necessidade de vir com essa conversa.
Antonio Clismo
Posted
Outubro 10, 2024 at
10:57 am
Eduardo Felicíssimo já está a ser trabalhado para ser um novo Eduardo Quaresma como central pela direita.
.
João Muniz e Miguel Alves estão a ser trabalhados para serem os novos Gonçalo Inácio como centrais pela esquerda (Renato Veiga não quis ter essa paciência para esperar pelo seu momento).
.
Acredito que Taibo, Arreiol e Alexandre Brito possam ser opção e reprogramarem o seu jogo para serem centrais do meio, uma vez que são intratáveis pelo ar, bons nos duelos e têm conforto com bola no pé.
Miguel Lopes
Posted
Outubro 10, 2024 at
3:09 pm
Se falares no Taibo a central pela esquerda ou ao centro, acredito que possa ser uma boa solução. Já o vi jogar e gostei imenso. Já devia estar no lote de centrais da equipa principal e jogando na B.
O Miguel Alves parece-me mais fogo de vista, o Muniz pareceu interessante.
O Arreiol não parece ter futuro no Sporting, a menos que venha a evoluir muito.
36 Comentários
Antonio Clismo
Renato Veiga sempre foi um líder e sempre teve condições físicas superiores para chegar a um nível elevado. Tecnicamente nunca foi um primor (especialmente para médio) mas a sua passagem para defesa abriu-lhe outras portas.
.
A médio defensivo era limitado.
A central pelo lado esquerdo teria o Inácio e o Matheus Reis à sua frente.
.
Decidiu-se pelo empréstimo e depois venda. Fica a ideia que tem um excelente empresário, porque teve bons momentos no Sporting mas também houveram jogos em que enterrou bastante, especialmente no ano passado pelo Basileia. Teve que ter um excelente empresário para fazer a passagem do Basileia para o Chelsea (também se falou no AC Milan na altura). Obviamente que sendo colocado artificialmente nesses patamares exige depois que dê o litro para aproveitar as oportunidades e parece exactamente isso que está a fazer e isso é merito dele e ninguém lhe tira isso.
filipe19
E também mérito do empresário mas numa cultura de inveja isso já custa mais de admitir.
DNowitzki
Curioso: fica-se com a sensação de que, se vestisse outra cor, a culpa era do treinador, clube, etc. Neste caso é do jogador. Mesmo o suposto elogio final ao dito, é, no fundo, uma crítica genérica.
Curioso…
Johny45
Classic!
Diogo Oliveira
Eu já conhecia o Renato da formação do Sporting e sempre me pareceu com potencial para chegar à equipa principal e, por momentos, pensei que fosse mesmo chegar. O próprio Amorim já admitiu a sua culpa no cartório e até se pode dar o caso de ele, nessa altura, estar atrás de toda a gente, mas o Sporting libertou-se dele com demasiada facilidade, na minha opinião.
Pelo menos, eu, fiquei surpreendido, na altura.
Nickles
Desde quando este NPC passou a personagem principal?
pg1960
Há erros que todos cometem mas este e o Mateus Fernandes foram jogadores que dava para perceber que davam para o futuro do Sporting.
Se no segundo se percebe para se manter o meio campo titular e mais experiente (com Bragança a aparecer agora fortíssimo também) no caso do Veiga acho que foi mais pelo Amorim não ver nele o que claramente ele seria … O substituto natural de Inácio na esquerda. Perdemos aqui uma oportunidade gritante de podermos vender um dos nossos melhores jogadores e ficarmos com alguém com muita qualidade e margem de progressão.
Aqui foi falta de visão de Amorim que viu o Veiga mais como um médio defensivo (sua posição de origem) e não conseguiu perceber que ele seria um central de excelência.
Este foi erro mas lá está … Não há ninguém em nenhum sector empresarial que não cometa erros.
Neville Longbottom
Perdemos uma oportunidade gigante do que mesmo?
Não houve nenhuma proposta, nenhuma abordagem, nem sequer o mais leve contacto pelo Inácio. Mesmo que o quiséssemos vender a 20 euros, não apareceu ninguém. O Veiga não servia, como continuo a acreditar que não serve o nosso modelo. Nem percebo a relação.
Velho do Restelo
Calma Neville, sabes lá se não houve propostas de 30/40 M pelo Inácio…
Mas isso não implica que o Amorim tivesse uma bola de cristal para adivinhar o futuro.
Neville Longbottom
Sei que não houve.
.
O Renato pode ser um craque, não ponho isso em causa. Mas temos de ver o enquadramento que é dado no nosso modelo de jogo. Nenhum dos centrais que estava à frente dele (Inácio ou Matheus) é um portento defensivo e no entanto Amorim aposta neles. Porque são a peça que faz sentido na máquina ali. O Renato pelos vistos não era.
.
Da mesma forma que o Ibrahimovic não fazia sentido na máquina do Guardiola e ninguém dúvida que foi um dos melhores jogadores mundiais do século XXI.
Diogo Oliveira
Aqui concordo, acho que o Amorim o subvalorizou, porque, a meu ver, tem as carateristicas perfeitas que o Amorim gosta num central, rápido, alto, versátil e com boa saída de bola, mas aqui também há sempre duas verdades. O Renato também pode ter querido sair ao vendo que nao ia ser 1.º ou 2.º opção para o Amorim, não significa, propriamente, que o treinador nao acreditava nele de todo.
Há muitas circunstâncias e ninguém é perfeito, mas, sim, o Sporting parece ter perdido aqui um jogador rentável por pouco dinheiro.
Knoxville
Pode agradecer ao Amorim por ter chegado á seleção então.
Stravinsky
Pode agradecer é a ele próprio.
BrunoV
Pode é agradecer é ao empresário dele.
.
Um central-lateral que nem 600 minutos tem nas top 7 ligas ficar à frente de jogadores como T. Araújo, E. Quaresma e T. Gomes (não sou fã)?
EnimigoPublicoN1
O Empresário dele é o próprio Pai. Parece-me claramente um miudo humilde, focado e muito trabalhador. Se lá está é por mérito próprio!
Knoxville
Ao Amorim mesmo, caso tivesse apostado no jogador de certeza que não era chamado para a seleção, o espanhol não gosta de titulares do Sporting.
Gndias
Temos agora aqui a última coca cola do deserto
Ricardo10_
Então porquê? Disse alguma mentira? Não criticou em nada o Sporting ou o Amorim, simplesmente disse a verdade como quem diz: “É a vida!”.
Gndias
Vai á seleçao e é disso que se lembra de falar
É a vida
EnimigoPublicoN1
Ele nao se lembrou de falar sobre o tema. Foi uma questão colocada diretamente por um jornalista.
Miguel Lopes
Amorim, deixou-o partir e daí?
Nem todos os jogadores se enquadram no sistema de jogo e nem todos servem para o Sporting, tal como há jogadores que são ótimos para o Sporting e não servem noutros contextos.
Se podia ter sido melhor vendido, podia…. Mas jogar depois de saber os números do Euromilhões é fácil.
Artur Trindade
Acompanho a formação do Sporting, e houve um momento no processo evolutivo do Renato em que o considerei no ponto para ser lançado por Amorim, e frisei isso aqui no VM, descrevendo-o como elemento ideal para jogar no duplo pivot de Amorim, com igual capacidade defensiva/ofensiva, como o jogador com maior capacidade física na formação em Portugal, sendo que na componente mental/tática sempre foi de nível elevado.
Esse momento em que estava preparado, coincidiu com a saída de Ugarte, mas Amorim pouco o considerou, preferindo sempre apostar no Essugo, desde os 16 anos deste, sendo que tecnicamente sempre foi mais rudimentar, apesar de estar a responder muito bem em Espanha neste momento, mas o Veiga é um lançador exímio, capaz de ganhar metros em condução, intrinsecamente melhor preparado para jogar a 2 que Essugo, que é um trinco puro.
Tenho pena, pois teria sido uma solução interna válida, num clube que tem como projeto não deixar fugir talentos, por forma a contratar pouco (e mais caro).
Antonio Clismo
Vi muitos jogos do Veiga como médio na equipa B do Sporting e não dava fiabilidade nenhuma.
.
Cellykaya sempre apostou no 4-3-3 na tática da equipa B e isso limitou a aposta do Renato Veiga, vemos agora com o João Pereira que usa a mesma tática do Amorim, que médios como Felicíssimo ganham facilmente uma nova vida a defesas e possivelmente outros médios como o Alexandre Brito ou Arreiol também poderão ir pelo mesmo caminho.
Artur Trindade
Esse era o passo que faltava, usar a mesma tática até aos sub-19, obviamente num projeto a médio-longo prazo como tem sido o de Amorim, que provavelmente terá futuro curto, portanto esta implementação vem atrasada 2/3 épocas.
Eu repito que o Veiga me pareceu na altura ideal para o duplo pivot de Amorim, que era diferente do sistema de Cellykaya ou do Rui Jorge nos sub-21, o que acaba por se compreender que Rui Jorge o adapte a central.
Já Amorim que tinha o sistema ideal para Veiga, nunca compreendi a falta de aposta.
Veiga tinha o mix defesa/ataque, com grande raio de ação (com o plus do 1,90), que caracteriza o médio perfeito para Amorim, como tinham Ugarte, Matheus Nunes, Morita e o actual Bragança. Mesmo Hujlmand e Palhinha, que aparecem mais como 6, têm facilidade com bola, ao contrário do Essugo jovem (vamos ver no futuro).
Esta aposta não tem que ser séria e definitiva, a não ser que apareça um talento geracional como Quenda, mas tem que EXISTIR para testar todos os talentos, sob pena de serem cometidos erros.
Essa aposta mínima não foi feita com Veiga, ele tem razão.
—
A adaptação do Felicíssimo é natural e terá sucesso futuro, até pela idade (e qualidade do jogador), no caso do Brito (não joga à meses), tem perdas de bola impossíveis de gerir lá atrás, e toda a sua movimentação é de médio.
O Arreiol já acredito que pudesse ser adaptado, tem outra segurança com bola, mas dependendo da evolução acredito que pudesse ser aposta como 6, sabendo que não dá para todos (no Sporting), até porque a idade vai avançando.
Como central do meio, parece que Amorim aposta no brasileiro que veio de Viseu, que estranhamente não foi visto em campo ainda.
Tenho gostado bastante de ver o Mauro Couto, como sósia de Geny, nos últimos 3 jogos da equipa B.
Tudo isto são conjecturas que se poderão desmoronar, se Amorim sair no final deste ano (como acho provável), e se a transição não for feita para João Pereira ou Carlos Fernandes.
E se for essa transição pacífica, a paz e continuidade são sempre fruto das vitórias e competência do trabalho dos mesmos.
Antonio Clismo
Se não se aproveitar um talento tremendo como o Leonardo Barroso apenas por causa desta moda de usar um ala esquerdino do lado direito…
OTioVermelhudo
Pois são situações perfeitamente normais, o Amon-Rih estava bem apetrechado, Inácio é bom jogador, Reis também, no centro havia o Coates…
Perfeitamente normal, acho que o treinador tomou a sua decisão tendo em conta muitas variáveis.
—–
Mas esta é a opinião do Tio, que também foi dada relativamente ao Benfica e em relação ao sábio e também recentemente quando disse que o Lage não deve ser criticado por apostar agora pouco no Lauderup e no Prestianiggia. Isto porque o Carreras agarrou o lugar, Beste é um belo jogador e tem de ir ganhando minutos. Depois chegou também o Amdouni, suíço de passaporte mas completamente jogador da África branca com aquela criatividade meio selvagem.
—-
Tio não muda. E tu, gata? Não me digas que agora é diferente só por ser o Amon? … Tão o mundo precisa tanto da tua empatia, e não sei que mais, e agora viras o bico ao prego? Mau… Não faças isso. Sério. És parte da mais alva e brilhante luz que nos vai guiar em direção ao grande recomeço, é, neste mundo sem fantasias. No gods or kings, only (Wo)MAN… … …
Oh… … don’t go breaking my heart… … … …
—-
Não ouvi as declarações, mas por exemplo o Cancelo há uns bons tempos disse que não era fácil ter sido aposta no Benfica porque havia jogador bom e mais experiente à sua frente, etc e tal.
Teria sido correto o Renato Veiga ter dito idêntica cena, porque sem esse detalhe até parece que o Amon amuou ou coisa assim.
—-
Enfim, polémicas sem grande importância, acho o Veiga um jogador interessante, trabalhador, é mais completo que o Toti Gomes e por isso até é natural que lhe tenha roubado o lugar mesmo depois do cara do Wolves ter sido amplamente elogiado.
Novamente, é uma convocatória interessante. Não me “preocupa” a valia dos jogadores, mas sim o uso que o Berto possa fazer deles.
Fireball
Só discordo numa coisa. Não acho nada normal ter roubado o lugar ao Toti Gomes. O Renato Veiga até pode ser melhor, nunca vi nem 10 minutos dele a jogar, não faço a mais pálida ideia, mas começou a ser convocado em Setembro. O Toti foi convocado até Março e nenhum foi ao Euro. Então quer dizer que o Renato durante o verão evoluiu imenso como jogador, devem ter sido umas férias bem intensas cheias de intensidade competitiva, para chegar a Setembro e ser melhor que o Toti. Hmm calma, isto não faz muito sentido, nas férias não há jogos… então… ahhhh ok, o que aconteceu foi que o Renato mudou de clube para um clube com nome. Ou alguém acha que se continuasse no Basileia era sequer ponderado? Ahahah não brinquemos, o Renato está na seleção pelo clube onde joga, não tem NADA a ver com a sua qualidade, porque essa já a tinha há 6 meses e não era tido nem achado para estas contas.
OTioVermelhudo
Pois vou concordar com o que disseste, e vou também dizer que foi um raciocínio que o Tio também fez há tempos quando o Veiga foi chamado em detrimento do Gomes.
Também achei estranho um central tão acarinhado perder logo o lugar.
Contudo, tendo em conta a prestação do cara no Chelsea, onde tem somado minutos, já me parece mais pacífica a opção.
—-
Ou seja, acho que foi chamado por assinar pelo Chelsea, mas acho que também por lá continua porque, de facto, me parece melhor.
Claramente, num primeiro momento, o assinar pelo clube deu via aberta.
Agora, acho que do ponto de vista desportivo se justifica.
Tchim-tchim!
Louis
Este miúdo sentiu na pele a atual exigência no Sporting CP.
Na Grécia antiga não existiam só 300 espartanos, foram os 300 que o Leonidas (“filho de Leão”) considerou serem os melhores para o acompanhar na guerra. Claro que os outros milhares que foram as captações e testes para a guerra sentiram que o general não apostou neles – alguns até teriam o seu valor – mas para a Batalha das Termopilas, estes foram os 300 que eram os melhores para fazer face aos persas e fazer parte do plantel de Esparta. Qual foi o resultado? venceram essa batalha.
Qual foi o resultado do Ruben Amorim não ter apostado neste miúdo para ter apostado no Morten? Correu bem a época passada e este ano o miudo é o capitão.
Boa sorte ao Renato Veiga
whatyouth
What???? “não ter apostado neste miúdo para ter apostado no Morten?”?? What?? Nem jogam na mesma posição, comentário absolutamente ridículo.
Niall joaQuinn
Agora não jogam na mesma posição, mas o Renato é medio de origem, acho…
BrunoV
Jesus, Credo!
.
Tanta aldrabice junta, chega de internet por hoje.
.
Espalhar falsa informação deveria ser crime!
.
Tudo o que está neste comentário é falso!
Aconselho a pesquisar sobre Sparta e os conflitos com os Persas, pode ser que abra os olhos.
Louis
chamem a polícia!
Neville Longbottom
A batalha das Termopilas foi muito fantasiada por Hollywood mas nem mesmo eles fizeram com que Leónidas ganhasse essa batalha. Nem entendo bem qual a necessidade de vir com essa conversa.
Antonio Clismo
Eduardo Felicíssimo já está a ser trabalhado para ser um novo Eduardo Quaresma como central pela direita.
.
João Muniz e Miguel Alves estão a ser trabalhados para serem os novos Gonçalo Inácio como centrais pela esquerda (Renato Veiga não quis ter essa paciência para esperar pelo seu momento).
.
Acredito que Taibo, Arreiol e Alexandre Brito possam ser opção e reprogramarem o seu jogo para serem centrais do meio, uma vez que são intratáveis pelo ar, bons nos duelos e têm conforto com bola no pé.
Miguel Lopes
Se falares no Taibo a central pela esquerda ou ao centro, acredito que possa ser uma boa solução. Já o vi jogar e gostei imenso. Já devia estar no lote de centrais da equipa principal e jogando na B.
O Miguel Alves parece-me mais fogo de vista, o Muniz pareceu interessante.
O Arreiol não parece ter futuro no Sporting, a menos que venha a evoluir muito.