Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Real Madrid vence em Old Trafford e carimba passagem para os quartos-de-final da LC; Ronaldo fez o golo decisivo, mas expulsão exagerada de Nani e golaço de Modric (o croata foi determinante) é que mudaram o rumo do jogo; Dortmund elimina Shakhtar Donetsk

Manchester United 1-2 Real Madrid (Sergio Ramos 48´; Modric 66´e C. Ronaldo 69´)

O Real Madrid garantiu a qualificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, depois de uma partida intensa em Old Trafford. Os red devils estiveram melhores sobre o terreno de jogo, e até tinha ganho vantagem no marcador, quando Nani recebeu ordem de expulsão por entrada dura sobre Arbeloa (vermelho exagerado). No minuto seguinte, José Mourinho tira o seu lateral direito e coloca Modric em campo, e o rumo do jogo mudou completamente. O croata marcou um golaço de fora da área e pouco tempo depois, Cristiano Ronaldo marcou pela 8ª vez em 8 jogos na LC 2012-13 (não festejou).
Higuain foi o primeiro jogador a tentar o golo em Manchester, num início de jogo com a bola longe de ambas as balizas. Apesar do Real precisar de um golo para virar a eliminatória, coube ao United o controlo do jogo e domínio territorial. Os red devils iam conquistando pontapés de canto, e num deles, Vidic cabeceou ao poste da baliza de Diego Lopez. Antes do intervalo, foi mesmo o guarda-redes espanhol a evitar o golo do United, numa excelente defesa após remate de Welbeck. O segundo tempo abriu logo com o golo da equipa da casa. Nani recupera a bola na área do Real e cruza para o infeliz desvio de Sergio Ramos. Aos 57 minutos, o internacional português recebeu ordem de expulsão, após uma entrada perigosa sobre Arbeloa. Mourinho foi rápido a reagir e tirou o seu lateral direito (amarelado) e colocou Modric em campo. A partir daí, a história foi outra. Higuain ainda viu Rafael salvar o golo sobre a linha de golo, mas pouco tempo depois, Modric aplicou um forte golpe nas aspirações do United (remate espectacular de fora da área). Os red devils estavam com dificuldades em sair do seu meio campo, enquanto os merengues pressionavam bastante. A reviravolta não tardou. Higuain, dentro da área, cruzou de forma rasteira e com precisão, para o desvio certeiro de Cristiano Ronaldo. O United precisava agora de 2 golos, e mesmo com menos um elemento em campo não desistiu. Os red devils chegaram mesmo a obrigar Diego Lopez a três intervenções de grande nível (mais um remate de Rooney por cima), mas o resultado não se alteraria.

Destaques:

Manchester United Vidic foi imperial (a 100% é um dos 5 melhores centrais do Mundo), Giggs
no seu jogo 1000 como sénior emprestou critério no momento de decidir e
Welbeck foi dos que mais desequilibrou no 1º tempo e podia mesmo ter
marcado. A dupla Carrick-Cleverley anulou bem o meio campo ofensivo
merengue e Evra nunca foi batido. Em termos tácticos e de abordagem ao
jogo, o Man Utd foi a melhor equipa na eliminatória, o lance de Nani
(expulsão muito exagerada) no entanto acabou por condicionar de maneira
decisiva os Red Devils.

Real MadridDiego Lopez disse sempre presente quando foi chamado a
intervir e acabou por ser a principal figura do encontro (tal como contra o Barça voltou a demonstrar que ao contrário
de Casillas, dá pontos nos grandes jogos), Sérgio Ramos foi o melhor
merengue na 1ª parte, mas deitou tudo a perder no 2º tempo com o
auto-golo, Varane voltou a apresentar qualidade, Ozil e Di Maria
estiveram apagados (o argentino saiu lesionado), Ronaldo muito nervoso
(foi algo trapalhão/precipitado nas suas acções), Modric mexeu com o
jogo e foi determinante (marcou um golaço, descobriu linhas de passe,
desmontou o autocarro dos Red Devils e ainda participou na jogada no
2-1).

Borussia Dortmund 3-0 Shakhtar Donetsk (Santana 31´, Gotze 37´e “Kuba” 59´) – Uma partida entre dois conjuntos com um futebol de grande qualidade, mas que cedo ficou resolvida. O bicampeão alemão vai regressar aos quartos-de-final da LC (15 anos depois), com Santana e Gotze a deitarem abaixo a resistência ucraniana. “Kuba” fechou o marcador, numa noite de festa em Dortmund. Principais destaques? Até onde poderão chegar os germânicos?

60 Comentários

  • FÁBIO COSTA
    Posted Março 5, 2013 at 9:41 pm

    Momento decisivo do jogo: vermelho a Nani, que me pareceu exagerado.

    O Real só começou a jogar mais objetivamente nos 10 minutos após a expulsão. De resto, o United foi mais perigoso e podia ter dado a volta.

    Se o Nani já estava queimado no United, com esta expulsão ainda mais queimado ficou, ele tem de mudar de clube no final da época.

  • Joao
    Posted Março 5, 2013 at 9:42 pm

    Expulsao exagerada? Sou adepto do United, e um pouco anti Real eheh, mas a expulsao foi justa. Mesmo com 10 poderiamos ter ganho o jogo, o Diego Lopez esteve muito bem.

  • Octavio
    Posted Março 5, 2013 at 9:44 pm

    Sou fã de Mourinho e Ronaldo (grande fã) mas tenho de ser sincero: hoje assistiu-se a uma das maiores VERGONHAS no Futebol Internacional.

    O jogo só ficou equilibrado com a INJUSTA expulsão de Nani.

    O United foi sempre superior (excepto entre o minuto 60 e o minuto 68) e não fosse a exibição de Diego Lopez e iam de vela.
    Mas como o Barça está fora, não podiam "desperdiçar" a Décima.

    O senhor árbitro turco entra na galeria de "amigos" de Mourinho, tal como Benquerença na conquista da Champions pelo Inter de Milão.

    Grande exibição do United, com menos individualidades que o Real.

    ps: o que não seria comentado se esta arbitragem tivesse sido a favor do Barçelona.

  • Miguel Borges
    Posted Março 5, 2013 at 9:44 pm

    A expulsão foi exagerada e foi isso que mudou o rumo do jogo, mas é preciso dar mérito ao Mourinho que conseguiu mexer imediatamente com o jogo através da inclusão do Modric no jogo. O Modric veio-se a revelar decisivo com o golo e com o controlo de bola que trouxe ao jogo, de destacar ainda o Kaka que jogou bem de novo. Para mim a dupla de centrais do Real era Varane e Pepe, Sergio Ramos dá muitos erros. Por último, que exibição do Diego Lopez a continuar assim Casillas nem calça mais. Gostava de ver o meu Porto contra o Real na final da Champions, ia ser difícil mas é sempre bom defrontar um colosso como este na final.

    • helder
      Posted Março 5, 2013 at 11:19 pm

      como eu sei o meu benfica ja viveu essa experiencia!o mourinho nao fez nada inclusive e o proprio a admitir que a melhor equipa ficou pelo caminho com um plantel que o real tem em relacao ao man utd pedia-se mais.comprimentos

  • mike-uk
    Posted Março 5, 2013 at 9:46 pm

    Mourinho em directo para a ITV diz que a melhor equipa perdeu.
    A caminho de Manchester… com escala em Paris.

    A expulsão de Nani decide o jogo. Expulso aos 57, empate aos 66, reviravolta aos 69.

  • espanhol
    Posted Março 5, 2013 at 9:47 pm

    Eu acho que o árbitro fez um trabalho pobre, mas a expulsão não é exagerada… ele pode não ter feito de propósito, mas aquilo é cartão vermelho em qualquer lado do mundo (menos no dragão contra o porto)

    • Trust3r
      Posted Março 5, 2013 at 10:43 pm

      O que as cebolas têm a ver com os tijolos?

      Quanto ao jogo de hoje, a expulsão foi exagerada e mudou o jogo. Ficou também por marcar um penalti cometido pelo Rafael (cortou a bola com o braço, num remate que era golo certo). Injusto, mas o futebol é assim. Que Mourinho consiga a CL esta época.

    • Pedro
      Posted Março 5, 2013 at 11:59 pm

      É no Dragão mas também na luz. Situação semelhante à entrada do Maxi Pereira sobre o Moutinho.

      Até no MAN U- Real aparecem bocas ao Porto.

      O VM está assim tão desesperado por comments?

      Não necessitam já todos sabem que é o melhor blogue desportivo em PT.

  • Perfeito
    Posted Março 5, 2013 at 9:51 pm

    Mais um grande jogo entre dois colossos do futebol mundial. Depois de uma primeira parte algo morna (salvou-se a cabeçada ao poste de Vidic), a 2ª (motivada pelo golo cedo do United e pela expulsão de Nani) trouxe grande emoção e espectáculo. A expulsão mudou o jogo, embora seja justo afirmar que foi algo exagerada.

    Do lado do United de destacar Evra, com a sua raça, assim como Giggs, que quase aos 40 anos mostrou o porquê de ser considerado uma lenda do futebol mundial. O meio campo do United também funcionou bem (boa pressão), conseguindo evitar que o Real pegasse no jogo como gosta durante a 1ª parte. Pela negativa talvez van Persie, que apesar de ter lutado muito, falhou algumas oportunidades.

    No Real, destaque claro para Diego Lopez, que para mim foi o melhor em campo. O guarda-redes madrileno esteve intransponível e Casillas que se cuide. A entrada de Modric (grande golo) também foi fundamental, embora não seja novidade nenhuma para mim. O croata é um médio de eleição e espanta-me que não jogue mais vezes e em posições em que ele realmente faça a diferença.

    Em suma, talvez o resultado mais justo fosse o empate, mas o Real (bem Mourinho a mexer) acabou por ser muito forte imediatamente a seguir à expulsão de Nani e foi mais eficaz.

  • FT
    Posted Março 5, 2013 at 9:51 pm

    Antes de mais, se Nani nao fosse expulso desconfio muito que o Real avançasse para a proxima eliminatoria. Nani e mal expulso, visto(e pelo que parece nao ter visto o Arbeleoa). Agora, Mourinho mostrou que é génio no futebol. Qual o treinador, que em desvantagem na eliminatoria, a jogar com mais um jogador que mete mais um medio em campo, e ainda por cima Modric (grande jogador mas que em Madrid pouco ou nada mostrou, ainda para mais marca o golo do empate=? 99.7% dos treinadores iriam aproveitar para colocar mais um avançado em campo. Fica provado que para darmos a volta a resultados o segredo nao está só em avançados mas sim em jogadores que tenham uma boa circulação de bola também. Para mim os melhores em campo foram o Mou e o Diego Lopez, também muito decissivo(Desconfio que o Cassilas volte a jogar na Champions este ano)
    SL

  • Fábio Teixeira
    Posted Março 5, 2013 at 9:51 pm

    Um jogo muito equilibrado, com o domínio da bola a pertencer mais à turma de Madrid.
    No Real destacar Diego López que defendeu tudo, a dupla de centrais que sempre soube iniciar o ataque, embora pequenos erros no cariz defensivo e Özil que dinamizou o jogo e fortificou as ligações entre o meio-campo e o ataque. Ronaldo fez o seu trabalho e Higuaín debateu-se bem com uma defesa experiente. Modric foi o virar de página, controlo de bola perfeito e jogo técnico-tático muito evoluído. Talvez se o Real tivesse um médio defensivo que defendesse bem (Yann M'Vila já se mudou para a Rússia), pudesse afirmar-se como principal candidato à posição 8.
    No United, toda a equipa esteve bem, desde De Gea a Van Persie, passando por Vidic, Carrick, Giggs e Nani.
    O jogo fica marcado pela expulsão (injusta na minha opinião) do "nosso" Nani. Passa a equipa que mais fez por isso, mas esta expulsão tirou brilho ao jogo.

  • Ricardo Afonso
    Posted Março 5, 2013 at 9:53 pm

    Jogo marcado pela expulsão de Nani!! Ridicula. Real só aparece após a expulsão…injusto para o Man Utd.

  • Santos
    Posted Março 5, 2013 at 9:53 pm

    Sir Alex ganhou na táctica ao Mourinho.
    Não gostei da atitude do Sir Alex Ferguson, fez os dois jogos com equipas defensivas e a apostar no contra-ataque, basta ver a posse de bola neste jogo em casa.

    Nani penso que foi mal expulso, apesar de ser uma entrada perigosa, onde foi com a chuteira na zona lombar do adversário que é muito perigoso, não acho que não era merecedor até por todo o jogo, onde houve muitas poucas faltas.

    Ronaldo marcou um quando teve espaço, mas nos últimos 10 minutos podia ter marcado mais 2 pelo menos. Modric é um jogador talhado para estes jogos sem duvida, a capacidade de aproximar a equipa da grande área do Manchester foi incrível.

    Gostei MUITO de Higuaín, que trabalho enorme!

    Arbitro foi influente na expulsão que mudou o jogo, quanto a N penaltis reclamados acho que não houve razão para nenhum.

  • NFM
    Posted Março 5, 2013 at 9:56 pm

    o manchester foi superior na eliminatoria e merecia passar… tinha o jogo claramente controlado e a expulsao injusta alterou radicalmente o jogo…

    é incrivel como tanto o barça como o real sao sempre beneficiados na CL…

    parabens a mourinho e ronaldo pela passagem apesar da tremenda injustiça

  • Carlos
    Posted Março 5, 2013 at 10:04 pm

    Uma vergonha… Este turco foi uma bela encomenda… Sir Alex, o Man U, Giggs e sobretudo o futebol não mereciam… Melhor em campo: Diego lopez !

  • André Sousa
    Posted Março 5, 2013 at 10:11 pm

    Inacreditável como o árbitro teve influência no resultado.
    Apesar de imprudente a maneira como Nani ataca a bola, nunca pode resultar numa expulsão, foi vergonhoso. Coitado do Nani, quando finalmente é titular num jogo de elevada importância, em que estava a jogar bem, já tinha feito uma assistência, é expulso sem perceber porquê.
    Quanto ao jogo, é muito difícil comentar sem falar da expulsão.
    O Man Utd entrou muito bem, com o domínio do meio campo durante grande parte do 1 tempo mas sem grandes oportunidades de golo, o jogo estava equilibrado, lutava-se muito a meio campo sempre com grande intensidade mas o United apenas se aproximava da baliza do Real com perigo efectivo através de bolas paradas.
    No segundo tempo, marcam logo a abrir, o Real nem teve tempo para entrar no jogo. Naturalmente, o Real pressionou mais e começou a mostrar o seu futebol mas também sem reais oportunidades de golo.
    Depois, vieram os dois momentos chave do jogo: a expulsão ridícula do Nani e a entrada de Modric. O croata revolucionou o jogo dos espanhóis com uma excelente posse de bola e marcou um golaço.
    O Real estava por cima e como se previa chega ao golo por Ronaldo, após uma belíssima combinação entre Ozil e Higuain.
    Até ao fim, o jogo partiu-se e ambas as equipas tiveram oportunidades para marcar mas o resultado não se alterou.
    Destaque também para Diego Lopez que fez umas excelentes defesas quando a equipa mais precisava.

    Quanto ao outro jogo, não vi, mas do meu ponto de vista o resultado não surpreende. O Borussia é melhor equipa que o Shakthar, que não tem ritmo de jogo neste momento e perdeu o seu melhor jogador em Janeiro (apesar de ter sido bem colmatado), e a jogar em casa é temível.

  • Filipe
    Posted Março 5, 2013 at 10:17 pm

    Porque? Porque? Faz essa pergunta agora Mourinho…

    • Jorge
      Posted Março 5, 2013 at 10:34 pm

      É assim tão escandaloso o cartão vermelho ? Mesmo não sendo intencional , o Nani tem uma entrada muito dura .. Por mim , dava amarelo , mas não deixo de compreender o vermelho .. Por exemplo , tenho a certeza que o Cadu a semana passada não quis partir 5 dentes ao adversário nem quis fazer falta , no entanto , fê-lo e foi expulso .

      Já agora , o Mourinho , ao contrário da maioria dos outros treinadores de futebol , admitiu que o árbitro poderia ter dado apenas o amarelo e que se fosse 11×11 o Real não passava a eliminatória .

      Cumprimentos

  • M. Silva
    Posted Março 5, 2013 at 10:25 pm

    Acho que o Manchester foi melhor no geral das duas eliminatórias, mas neste jogo aquela expulsão condicionou um pouco o jogo, quer se queira admitir quer não. É que mesmo 10×11, o United conseguiu encostar o Real depois do 1-2. Dito de outra forma, não sei se conseguiriam passar se não fosse a expulsão, mas é tudo uma questão de ses.

    Excelente exibição do Diego Lopez na segunda parte; Sergio Ramos e Varane tirando um ou outro erro, fizeram uma exibição conseguida (excelente dupla, o Pepe a voltar ao onze, ou será no meio-campo ou o Mourinho terá de passar o Ramos para lateral), e claro, Modric que veio dar mais qualidade e critério ao meio-campo.

    Do lado do United, gostei das exibições de Giggs, Vidic e De Gea também esteve bem na baliza (nada podia fazer nos dois golos).

  • André Gomes
    Posted Março 5, 2013 at 10:29 pm

    Primeiro: Penso que o resultado foi justíssimo. Mas ainda se o United tivesse se classificado também não acho que seria o contrário.
    Segundo: Discordo da maioria aqui, penso que a expulsão do Nani foi justa. Pela imprudência e pela simulação quando percebeu que havia feito besteira. Se não fosse expulso pela entrada (que por si só já valeria vermelho, pois foi sim muito violenta e que se acertasse em cheio faria um estrago no Arbeloa), deveria ser pelo conjunto da simulação e imprudência.
    Terceiro: Mourinho mostrou o porque está no minimo entre os três melhores do mundo. Fez muito bem ao colocar o Modric, que por sinal jogou muito bem, no lugar do Arbeloa (não entendo como esse rapaz tem vaga no Real).
    Acho que junto com o Bayern, o Real é o grande candidato ao título. E mesmo não sendo torcedor do FC Porto, penso que os dragões poderão surpreender.

  • Nuno
    Posted Março 5, 2013 at 10:34 pm

    Grande jogo, enorme intensidade, disputas de bola, movimentações colectivas, velocidade, enfim, dois colossos num jogo que podia bem ter sido a final.
    A expulsão é determinante, até aí o MU dominara o meio campo, anulara Ronaldo, e apenas o génio de Ozil abrira brechas na muralha.
    Depois o United foi obrigado a recuar, e isso foi fatal: Modric, que seria titular em 99% das equipas do mundo, arrancou um grande remate (mas aí a pressão sobre os médios já não era tão elevada) e empatou. O 1-2 veio logo a seguir, e curiosamente, o Real expôs-se um pouco, ao deixar o jogo "partir". Os ingleses podiam ter feito o empate (grande Diego Lopez, e alguma falta de calma), enquanto que do outro lado Ronaldo "tentou" demais.
    Acaba por não ser injusto, mas ficamos sempre com a interrogação do que se passaria caso nani ficasse em campo.

    Diego Lopez e DeGea apanharam tudo o que podiam
    Varane imperial, embora facilitasse no 1-0
    Arbeloa o elo mais fraco
    Xabi e Khedira importantes na circulação, mas faltou alguma agressividade defensiva
    Ozil é um génio, grandes passes
    Higuain muito trabalho de desgaste mas poucaas chances de concretização
    CR foi decisivo, mas quis fazer maisdo que devia
    Modric deu qualidade de passe
    Vidic e Ferdinand portentosos pelo ar
    Rafael e Evra atacaram bem, e conseguiram parar (o possível) os extremos adversários
    Carrick excelente a pressionar e a sair a jogar
    Nani excelente
    Giggs é um senhor
    Wellbeck tem velocidade a mais para a técnica que tem
    van Persie conseguiu pôr a defesa em sentido, mesmo só
    Rooney entrou bem e podia ter sido heroi

  • luis bcn
    Posted Março 5, 2013 at 10:38 pm

    Bem, o primeiro golo (o do United) é em fora de jogo, antes disso ja o diego lopez tinha dado um soco no vidic (era penalti). Depois o Nani foi muito mal expulso e para acabar há um penalti do Ramos sobre o Evra. Hoje o Real teve sorte, espero que joge contra o Porto (se passarmos) porque não me metem medo nenhum.

    • André Gomes
      Posted Março 5, 2013 at 10:44 pm

      Ramos tirou o pé na hora H. Mas opinião é opinião.

    • Anónimo
      Posted Março 5, 2013 at 10:59 pm

      Ehehehe… o Danilo vai secar o Ronaldo, o Alex seca o Di Maria e o Jackson papa o Pepe à grande… e depois o amigo acordou e levou uma cabazada.

      Bons sonhos,

      R. Fonseca

  • B Soares
    Posted Março 5, 2013 at 10:43 pm

    1 – Quem ouve Mourinho falar na 'flash' percebe perfeitamente qual vai ser o seu próximo clube em Inglaterra.

    2 – Diego Lopez melhor em campo tal como De Gea na primeira mão.

    3 – Nas duas mãos o Man Utd pode ter jogado bem, talvez para muitos merecia passar, mas para mim um colosso a jogar com as linhas atrás como uma equipa pequena (por muito adequado que seja jogar assim contra o Real Madrid) nunca merecerá passar aos 1/4 da Champions.

    4 – Sobre a arbitragem:
    4.1 acho incrível tanta gente referir-se a uma entrada daquelas (que poderia ter partido umas costelas ao Arbeloa) como um falta normal, um simples choque. Na minha forma de ver o jogo, o expulsar um jogador só deveria acontecer em casos muito graves (e portanto se fosse eu provavelmente mostrava amarelo). Agora, segundo o regulamento, e atendendo às recomendações da FIFA (cada vez mais no sentido de ter 'mão pesada' em situações de jogo duro, especialmente entradas com o cotovelo e com a sola da bota), parece-me uma decisão perfeitamente aceitável (claro que o "sir Fergie" está mal habituado com as arbitragens em Inglaterra).

    4.2 parece-me que ficou um penalty por marcar a favor do Real. Num cruzamento, alguém do Real cabeceia na pequena área e, para evitar o golo, Rafael mete o braço à frente intersectando a bola. Seria penalty e vermelho directo.

    Enfim, chegamos aos 1/4 final e Ingleses nem vê-los. Mais uma prova do decréscimo de qualidade das equipas inglesas nos últimos anos. Pelo contrário, o futebol alemão confirma o seu recente grande desenvolvimento.

  • Gabriel
    Posted Março 5, 2013 at 10:45 pm

    Boas!

    Quero ver agora quantos comentários surgem a afirmar que a UEFA está a proteger o Real Madrid. Se tem sido com o Barcelona não havia de faltar, era o fim do mundo.

  • Tiago Meireles
    Posted Março 5, 2013 at 11:03 pm

    Um grande jogo de futebol que se assistiu hoje mas um senhor estragou tudo por completo e não falo só pela expulsão do Nani, falo pelo jogo todo que foi mal arbitrado na minha opinião. O United estava a dominar o jogo e dificilmente iria perder mas a expulsão revolucionou isso tudo.
    Os ingleses a jogar com a linhas recuadas e bem compactas a não deixar o Real fazer aquilo que mais gosta que é jogar em transições rápidas, por sua vez o Real errou e o United fez pagar por isso.
    Fico com a ideia que existe um penalti a favor do United já nos momentos finais de jogo, Nani mal expulso ele não está a ver o Arbeloa era impossível precaver aquele choque, o Rafael também tem um corte com o braço, o Sergio Ramos também cortou a bola com o braço, no conjunto uma má arbitragem.
    A flash interview do Mourinho dá a entender que o futuro passa por Inglaterra.

  • Joel Lopes
    Posted Março 5, 2013 at 11:06 pm

    grande análise do VM. muitos parabéns vocês são um primorosos. nunca desistam. abraço a todos. PS: uma análise subjetiva e sucinta: penso q o MU foi melhor a nivel global mas a expulsão foi fator determinante. o CR7 sentiu o seu regresso a casa e notou se nas suas ações. mas correu bem para o RM e assim foi. um bem haja

  • Fernando
    Posted Março 5, 2013 at 11:07 pm

    Ainda não vi assim nada de transcendente de Varane!! Parece-me um ótimo jogado mas ainda lhe falta evoluir muito…

    De resto, continuação do bom trabalho que têm feito.

  • Pelé
    Posted Março 5, 2013 at 11:08 pm

    Este jogo teve 2 partes, uma até aos 56 minutos, e outra, apartir daí. Antes dos 56 minutos, viu-se um Manchester United muito superior em termos tacticos com 2 linhas de 4 bem juntas quer a atacar quer a defender o que causou enormes dificuldades ao Real Madrid, o golo inaugural do M. United acaba por premiar a melhor equipa até então. Despois vem os 2 lances chave do jogo, o 1º foi a expulsão injusta do Nani que não tem qualquer intenção de atingir o Arbeloa, Nani não contava cxom a presença do espanhol e foi impossível evitar o choque, o 2º momento chave do jogo foi a entrada de Modric aos 59 min que veio revolucionar por completo o futebol do Real Madrid e encostou os red devils ás cordas, conseguindo a reviravolta no marcador e na reviravolta. Daí até final, o M. United não desistiu e ainda teve algumas situações para marcar mas Diego Lopez disse presente. Para mim a passagem do Real Madrid acaba por ser injusta porque se não fosse a expulsão duvido muito que o real consegui-se o apuramento.

    Já o Dortmund vs Shakhtar, não vi o jogo, mas é um resultado que não me surpreende. Há que ter em conta este Dortmund que poderá ser o outsider da prova.

  • Carlos Eduardo
    Posted Março 5, 2013 at 11:10 pm

    Sobre a falta de Nani: O Nani é o 1º homem na bola e não o contrário, logo o lance não pode ser avaliado como sendo uma "entrada" ou um "corte" mas sim como um domínio de bola. O Arbeloa é que vem detrás (de onde o Nani não o vê) e entra "com tudo" pondo o seu corpo à frente da bola, ou seja, antecipando-se. Ganha falta justamente pela antecipação, aceitar-se-ia o amarelo mas NUNCA o vermelho. EXPULSÃO INJUSTA. RESULTADO INJUSTO. GRANDE demonstração de FAIR PLAY e de valorização dos valores do desporto de parte a parte com os seguintes destaques: Após Diégo Lopez aproveitar embate com adversário na área aproveita para queimar tempo. Ainda assim, quando o jogo recomeça, o United perto dos 90min a perder 2-1, com um jogador expulso injustamente e após o adversário estar a perder tempo, devolve a bola ao Real; Durante o jogo, Sir Alex Ferguson mantiveram o diálogo e a cordialidade não obstante as circunstâncias do jogo; No final do jogo, Mourinho reconhece a superioridade do rival, a expulsão injusta de Nani e a preponderância da mesma na vitória do Real. Isto sim é Desporto! Só faltou uma arbitragem à altura. Sergio Ramos ainda cometeu um penálti que ficou por assinalar no final do encontro!

  • Bruso
    Posted Março 5, 2013 at 11:12 pm

    Jogo fica marcado pela arbitragem. Houve alguns lances polémicos que o árbitro deixou passar e bem, mas depois mostrou um critério muito rigoroso na expulsão do Nani.

    Do lado do manchester, grande jogo do Vidic e do Welbeck. Nani também estava fazendo um bom jogo. Acho que o Fergunson errou após a expulsão do Nani ao não ter substituido o Welbeck pelo Valencia para equilibrar a equipa. Estava ganhando e caso precisasse de voltar a marcar tinha no banco Rooney, Young Kagawa e Chicharrito para forçar o ataque. De qualquer maneira o Manchester fez um grande jogo e o momento chave foi mesmo aquele desiquilibrio tático após a expulsão do Nani. Mesmo assim é preciso salientar que ainda tiveram excelentes oportunidades para empatar.

    Do lado do Real, grande 1ªparte do Ramos e do Varane e grande 2º parte do Diego Lopez. Ramos após o autogolo perdeu a tranquilidade, e Varane que também falhou na abordagem ao lance do golo, porque tentou o passe curto quando o que devia ter feito era dar um charuto na frente. É bom ter um central que gosta de sair a jogar mas o problema é que falha e hoje aconteceu isso. Diego Lopez mostrou uma qualidade enorme e está claramente a bater à porta da seleção. Dizer também que pelo que já fez até agora é a melhor contratação da época para o Real Madrid. Mourinho esteve muito bem nas substituições.

  • Sérgio Franco
    Posted Março 5, 2013 at 11:17 pm

    Eu só sei que o árbitro reconheceu que errou pois a seguir à expulsão, houve dois lances em que era falta a favor do Real e o árbitro deixou passar. Até os jogadores do Man Utd já estavam à espera da falta…

    Mas sabem o que é mais bonito? É o Man Utd jogar sempre de igual desde que me apaixonei por esta equipa e por futebol. Big Sir Mister Alex é de outro mundo!!!

    Também foi bonito ver que o Ronaldo nem queria jogar a sério por respeito à antiga equipa e não ter festejado o golo.

    Enfim, fico menos triste por termos sido eliminados pois quero que o Ronaldo e o Mourinho ganhem a Champions.

    Para finalizar, uma vergonha os comentadores da TVI. Somente após o segundo golo do Real é que se lembraram, sim, todos se lembraram que o Man Utd tinha de vencer mesmo o jogo. Que incompetência!!!

  • João G.
    Posted Março 5, 2013 at 11:22 pm

    Era previsível que o United fosse descer as linhas para evitar dar espaço a Ronaldo, e quando se tem Ferdinand e Vidic a formar dupla de centrais as coisas tornam se ainda mais complicadas. Tendo isso em conta nunca pode jogar Xabi Alonso e Khedira, são 2 jogadores muito idênticos, muito defensivos, um jogador como Modric para jogar ao lado de Xabi ou Khedira era o indicado, para poder dar linhas de passe, segurança na posse e controlo de bola em zonas mais avançadas no terreno.

    O Real não entrou para ganhar, a primeira parte foi uma vergonha, não queriam ganhar, jogaram a passo, sem intensidade, foi muito mau, o verdadeiro futebol apareceu na 2ª parte. O United esteve sem dúvida melhor, tem um plantel bem mais equilibrado que o Real.

  • R. Nunes
    Posted Março 5, 2013 at 11:25 pm

    Não vale a pena desculparem-se com o lance da expulsão. O Nani foi bem expulso. Podia não ter a intenção de acertar no Arbeloa (como podia ter, isso só ele sabe) mas é certo que foi imprudente na abordagem ao lance e que acerta no adversário. Posto isto a decisão do árbitro não pode ser contestada, para isso teria de existir video-árbitro ou outro mecanismo qualquer que permitisse escrutinar aquilo que uma pessoa em campo não consegue.

  • Trust3r
    Posted Março 5, 2013 at 11:29 pm

    Quando o Casillas recuperar, Diego Lopez vai de imediato para o banco?
    Era injusto.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 6, 2013 at 1:23 am

      Até ao final da época, com Mourinho, Diego Lopez vai continuar titular quase de certeza.
      Na próxima época Casillas voltará à titularidade, e merecidamente.

  • Ricardo_Vidigal
    Posted Março 5, 2013 at 11:42 pm

    penso que quanto ao jogo, tá tudo dito, não vale a pena estar a acrescentar mtas mais coisas, mas queria apenas deixar aqui um comentário sobre a transmição deste jogo.
    Se no anterior jogo tivemos uma transmição horrivél por parte da TVI com comentários medíocres e com constantes erros de análise e nos próprios nomes dos jogadores, hoje tivemos uma boa transmição com bons comentários e com o Pedro Ribeiro tbm a fazer um excelente trabalho. Penso que devemos criticar quando é para criticar e elogiar quando for para elogiar, hoje a TVI esteve bem!! Pode ser só a minha opinião pessoal (não me parece, acho que mais pessoas tem a mesma opinião) mas pelo menos, e isso ninguem pode dizer que não, a transmição teve mais 'alegria', mais 'vida', que tbm ajuda ao espectáculo deste lado de cá do ecrã!

    • Observador
      Posted Março 6, 2013 at 12:18 am

      Melhorou um bocado…mas mesmo assim fica um pouco a desejar…ainda ouvi coisas do género:
      Depois da substituição do Nani o real ficou por cima no jogo. -.-'

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 6, 2013 at 1:22 am

      Eu concordo, apesar de não serem excelentes (continuo a preferir por exemplo Pedro Henriques e até mesmo Freitas Lobo por exemplo) conseguiram fazer uma transmissão agradável (Barbosa e Dani ex-jogadores fizeram análise a lances e Pedro Ribeiro ligado ao "humor" e comunicação tratou e bem do relato) e competente

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 5, 2013 at 11:52 pm

    Injusto, e ou muito me engano ou não fosse a expulsão estaríamos aqui a falar de uma justa passagem do United. A verdade é que a expulsão galvanizou o Real Madrid que a partir desse minuto sufocou até dar a volta ao marcador… valeu as boas mexidas de Mourinho e Diego Lopez.
    Quanto à expulsão… foi imprudente mas não intencional, acho que o amarelo era mais justo, mas não fico tão escandalizado quanto isso por ter sido vermelho.

    Grande Borussia Doutromundo, cuidado com eles, tenho dito que vão ser a revelação da prova, e se não for o Real a ganhar fico a torcer pelo grande BVB!

  • Celestino
    Posted Março 5, 2013 at 11:59 pm

    Caro VM a expulsão é exagerada? O Nani (e gosto bastante dele e está a ser alvo de uma tremenda injustiça no Manchester, onde o Fergunson não está a aproveitar o jogador que tem) vai com os pitons ao peito do Arbeloa e não é expulsão? Mesmo que não tenha tocado mete a integridade física do jogador em causa. Depois, esta mão o Manchester dominou não haja dúvidas, mas existem duas mãos e não apenas uma. Na primeira mão o Real foi em tudo superior e até podia ter dado ao Manchester 3 ou 4 golos, mas não aconteceu. Para finalizar admira-me como se esquece em uma questão de dias como foi obtido o golo do Manchester em Madrid (uma falta do Rafael sobre Ronaldo não assinalada). O Manchester mereceu esta mão, mas não a eleminatória.

  • Tiago
    Posted Março 6, 2013 at 12:01 am

    O Nani para mim é um dos melhores do mundo, e irei defende-lo sempre, mas expulsão injusta ? Só um cego é que não vê o que esta a vista de todos. O primeiro contacto é sem intenção, mas aquela ultima "chicotada" ninguém vê ? Sejamos justos.
    O Manchester foi o melhor e merecia vencer, mas não pode dar este lance como desculpa pois não tem razão nenhuma. Depois entrou em acção o génio de Mourinho, a antecipa-se ao sistemático erro de uma raposa do futebol, < o esperar para ver >. Mourinho reagiu, deu a volta e ganhou. Parabéns grande Scpecial One .

  • Eduardo
    Posted Março 6, 2013 at 12:39 am

    A expulsão podia e devia ter sido ajuizada com a amostragem de um cartão amarelo na minha opinião.
    Quero ver como é que o Real vai descalçar a bota quando voltar o Casillas, pois o Diego Lopez tem estado muito muito bem mesmo.
    O outro destaque para mim é o facto do Varane ser muito elogiado aqui no VM, mas neste jogo eu não ter achado nada de especial mesmo. Vi os dois jogos contra o Barcelona para a Taça do Rei e gostei de o ver jogar, mas hoje não. O Pepe teria sido melhor opção no eixo defensivo.

  • Icaro
    Posted Março 6, 2013 at 12:42 am

    Os protagonistas do jogo (para quem viu na TVI) foram os comentadores, já à muito tempo que não via um jogo tão bem narrado, muito sinceramente…Bem analisado e com momentos de alguma graça do comentador.

  • JV
    Posted Março 6, 2013 at 12:48 am

    É certo que a expulsão é exagerada mas compreendo o árbitro, foi uma entrada perigosa só que ao que parece foi sem intenção.

    Quanto ao dizerem que o árbitro levou o Real às costas também é demais porque houveram lances contra o Real que o árbitro decidiu mal. O corte com o braço do Rafael quando a bola se dirigia para a baliza ( também não foi intencional como o do Hugo do Beira Mar mas deveria ter sido marcado penalty); o lance do golo do M. United ao que me parece é precedido dum fora-de-jogo do Van Persie.

    Existiriam muitas questões a levantar em relação ao árbitro mas não creio que tenha decidido a eliminatória para o lado do Real. O Real teve mais posse, não criava muito perigo mas controlou o jogo praticamente todo, tirando os últimos 15, 20 minutos.

    Realço também a feliz ideia de mudarem de relatador, o Fernando Correia é mau demais. Existe uma maior interacção entre os 3 comentadores intervenientes e o Pedro Ribeiro, embora não seja da área, acho que tem algum jeito.

  • Ricardo
    Posted Março 6, 2013 at 12:50 am

    Expulsão injusta?…Claramente vermelho directo,é incrível realmente tanta gente com tantas duvidas…

    Quem acha esta arbitragem vergonhosa tem andado a dormir ou não vê jogos da 1º liga Portuguesa…o Manchester provavelmente merecia passar..e depois? Nem sempre o melhor passa.

  • FilipeA
    Posted Março 6, 2013 at 12:58 am

    Não vi o jogo mas ao ver a repetição do lance no resumo do jogo, Nani ao fazer aquela falta claramente "meteu-se a jeito" para ver o cartão vermelho. Normalmente quando a acção do jogador põe em risco a integridade física do adversário devem ser punidos com cartão vermelho. E infelizmente para o jogador português considero que foi isso que fez. Ao que parece foi um momento decisivo e de viragem no jogo, mas acho que foi expulso de forma justa. Será que Mourinho ganha outra LC este ano? Não deixaria de ser curioso. Será que acontecendo isso Ronaldo será de novo o melhor do Mundo? A ver vamos, como se costuma dizer…

    Boa noite

  • Bruno
    Posted Março 6, 2013 at 1:21 am

    Que delícia ver o Borussia jogar. Se há equipa que merece ir a Wembley é esta. Fantástico jogo do Götze, Robert igual a si mesmo e hoje até o Santana esteve a grande nível. E aquele estádio, aquele ambiente é algo de único no futebol mundial, não há palavras para descrever estes adeptos!

  • Anónimo
    Posted Março 6, 2013 at 1:31 am

    Volto a defender que a expulsão parece exagerada, mas toma contornos mais exagerados no sentido do rumo que jogo tomou embora as coisas devam ser analisadas independentemente umas das outras.Creio que no conjunto das di«uas mãos o M. Unided pela abordagem inteligente que fez merecia passar embora reconheça que o Mourinho hoje mexeu muito bem na equipa e acabou por ter mérito na vitória.
    Aconselho qq português a ler os comentários que fazem na marca no às e no el mundo deportivo em relação aos portugueses para não se darem ao trabalho de os criticarem e ou odiarem já há mt quem o faça.
    mais naõ sou pelo rela nem pelo barcelona sou pelos portuguese que estão no estrangeiro pq me dizem mt mais q quisquer outros.

    António

  • Charal
    Posted Março 6, 2013 at 1:37 am

    Acho piada ao facto de dizerem que Casillas não dá pontos… Estou a lembrar-me de um jogo, que estava 0.0 e o Robben correu todo o meio campo espanhol completamente sozinho e acabou por não marcar, devido a uma grande defesa do GR espanhol, o jogo ficou 1.0, a favor da Espanha, que se sagrou campeã do mundo. Casillas nesse jogo não deu pontos, deu o título mundial. Que não tem o nível do melhor Buffon ou Kahn, parece me óbvio, mas dizer que Diego Lopez dá pontos e um GR que já ganhou o Casillas ganhou não dá, parece me um pouco exagerado.

  • Hugo
    Posted Março 6, 2013 at 9:14 am

    Um grande jogo de futebol! Custa-me a perceber um pouco as pessoas que dizem que foi uma vergonha mundial o que se passou, por causa da expulsão.

    E se não fosse expulso? É garantia que Mourinho não teria feito algo para tentar ganhar na mesma? Era impossível que o Real marcasse um golo e fosse a prolongamento? Não se sabe. A expulsão influenciou, mas não acho que o árbitro fê-lo de forma a que prejudicasse. O Nani entrou com tudo e foi infeliz (acho que foi exagerada), mas também não acho que o árbitro errou de uma forma tão escandalosa.

    O Manchester foi melhor e merecia mais, mas não aconteceu e passou o Real Madrid. Eu acho que vai ser o Dortmund a ganhar este ano :)

  • mitico
    Posted Março 6, 2013 at 11:52 am

    O M.United estava ser melhor e controlava o jogo até o arbitro inventar e levar real à proxima fase.
    Mesmo com 10 United tem oportunidades várias para passar valeu grande exibição do gr do real.
    Se fosse barça no lugar do real era um escândalo como é real assobia-se para lado e até se tenta justificar um vermelho sem sentido

  • Buzz
    Posted Março 6, 2013 at 10:30 pm

    ninguem fala da ausencia do rooney? o fergie ta sempre a falhar neste tipo de "surpresas". uma vez e o tevez que sai para jogar o park, hoje sai o rooney para jogar o nani r o welbeck… nao percebo este "entendido do futebol", nas está visto que nao é tatica que resulte, deixar os melhores de fora dos grandes jogos,

    Buzz

Deixa um comentário