Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grande vitória do Barcelona na Alemanha

O Barcelona foi à Alemanha vencer o Borussia Dortmund, por 3-2, e colocou-se no 2.º lugar da Liga dos Campeões. Os golos chegaram todos na 2.ª parte, tendo primeiro Raphinha (6 golos em 6 jornadas) aberto o marcador depois de ter sido lançado por Olmo, mas Guirassy, de penálti, empatado logo a seguir. Ferrán Torres, saído do banco, meteu o Barça novamente na frente, mas Guirassy, aproveitando uma saída em falso de Peña, tornou a empatar 3 minutos depois. No entanto, Ferrán também viria a bisar, após passe de Yamal, e garantiu os 3 pontos para os catalães.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

10 Comentários

  • Art Vandelay
    Posted Dezembro 12, 2024 at 12:06 am

    Mesmo que o Yamal não evolua mais nada no resto da carreira, se conseguir manter este nível para o resto da carreira, já dará para fazer uma carreira sempre a titular em clubes de topo e pelo menos entre os 20/30 melhores do Mundo todos os anos
    **
    Se fisicamente evoluir para uma dimensão superior capaz de desiquilibrar em velocidade e potência, então pode-se tornar um autêntico monstro

    • Jasomp
      Posted Dezembro 12, 2024 at 8:09 am

      Quando chegar aos 27 está um Renato Sanches em lesões. Por o miúdo com corpo de adolescente a jogar de 3 em 3 dias é matar a sua carreira.

      • Stravinsky
        Posted Dezembro 12, 2024 at 10:50 am

        Concordo contigo. É uma carga para a qual um corpo de um adolescente não está geralmente preparado. O Wilshere por exemplo pagou bem cara essa fatura.

      • porra33
        Posted Dezembro 12, 2024 at 2:04 pm

        De acordo também. O próprio Mbappé que apareceu também muito jovem e sendo também um prodígio parece não ter dado um salto extra aos 22 ou 23. Muitos como diz o Stravinsky estão no auge aos 22 ou 23 e depois descem. Mesmo assim dos 17 aos 23 com rendimento de melhor do mundo na posição é de valorizar, são 6 anos..

      • Rated R
        Posted Dezembro 12, 2024 at 8:02 pm

        Exagero… Acham mesmo que n esta a ser preparado fisicamente para este desgaste? que n esta a ser gerido de forma correta? Renato Sanches… jasus…
        Ja agora o Messi (e sei que Yamal n é nem será Messi) n fazia mais ou menos algo assim desde que começou?

        • Jasomp
          Posted Dezembro 12, 2024 at 10:05 pm

          Já foi muitas vezes analisado que com o Renato Sanches a sua condição física advém da sobrecarga precoce de jogos com 18 anos. Imagina o Yamal com 16 .
          E já deram aqui o exemplo do Wilshere que é ilustrativo.

          • Rated R
            Posted Dezembro 13, 2024 at 10:49 am

            Sinceramente n concordo que sejam casos iguais. Cada individuo tem uma condição fisiologica propria e carateristicas seja a nivel de fibras musculares, seja a nivel de estrutura ossea ou mesmo resistencia diferente. Mas é a opinião de cada um. O futuro dira quem tinha razão ou nao.

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 13, 2024 at 11:15 am

    Sobre o tema que domina este post, a gestão física do Yamal.

    Não consigo perceber esse discurso. Sempre se começou a jogar nestas idades, a questão é a gestão. Qualquer má gestão põe fim a uma carreira, se um jogador até com 25 anos jogar demasiado lesiona-se e estoura, o essencial é saber dosear o esforço. Pelé, Eusébio, Maradona estrearam-se com 15 anos e jogaram até aos 30 pelo menos, como os melhores do mundo. E naquela altura a medicina era um horror, comparada com hoje e já nem falo das pranchadas que levavam em campo.
    Mais recentemente, do que me vem à cabeça, CR estreou-se com 17 anos, o Messi com 16, Fabregas com 16, algum deles morreu por isso?
    E mesmo que caíssem a pique passado alguns anos, algum dia o Yamal vai abdicar de fazer história e tornar-se um dos melhores sub-21 de sempre só para durar mais?
    O que importa? Estar no Olimpo do futebol ou ter 20 anos de carreira sem brilhar?
    —-
    Se ele ganhar 2 ou 3 BO antes de fazer 21 anos estará na história do futebol, quem trocará isso para durar mais 7 ou 8 anos? Até podia tentar evitar jogar tanto e vir-lhe um lesão traumática e com isso pôr fim à carreira dele, por isso de que adianta evitar jogar tanto? Que garantias tem ele que acabasse a lesionar-se por pauladas que levasse? Quase sempre o declínio precoce de jogadores deve-se à falta de motivação, à falta de objetivos para atingir, uma vez atingido a meta de ficar no Olimpo do futebol, tem zero que ver com lesões.
    Ninguém sabe o dia de amanhã, vai-se abdicar da glória hoje pelo que pode ou não suceder?
    —-
    Dão-se nesta caixa de comentários exemplos errados. O Renato Sanches não estourou por jogar muito com 18 anos (na verdade cresce-se em alguns casos até aos 21 anos, por isso esse argumento é falso), porque senão então inúmeros jogadores teriam passado o mesmo que ele. Ele tem é alguma predisposição para se lesionar. O St Juste é o mesmo, ou foi por jogar muito com 18 anos? Quase todos os jogadores do mundo se estreiam entre os 15-21, mas pouquíssimos têm as taxas de lesões de St Juste ou Renato. Estes casos são genéticos, mas as pessoas é que adoram inventar motivos exógenos ao indivíduo para negar isto.

    Deixem-no jogar! Esta mania de querer agora culpar as lesões dos jogadores a qualquer factor externo advém da incapacidade de entender que a vida pressupõe risco, contrariedades e não certezas absolutas. O Yamal estreava-se aos 21 anos, davam-lhe uma pranchada de meia-noite, ia para o estaleiro na mesma e que diferença fazia? As lesões surgem porque sim, se tiverem de surgir nada há a fazer.
    Mas estrear-se agora permite-lhe candidatar-se a ser um dos melhores sub-21 da história, se ficar no Olimpo do futebol isso conta mais que ter 20 anos de carreira banal só para durar mais.
    O físico tem de ser gerido, mas ninguém tem certezas de nada.
    É deixá-lo desfrutar enquanto dura, ninguém sabe o amanhã…

    • Jasomp
      Posted Dezembro 13, 2024 at 12:44 pm

      Uma coisa é um miúdo ter uma carga física aos 21. Outra é ter aos 16, quando ainda está em formação. Ou o Yamal tem o melhor físico da história da humanidade ou então muito dificilmente não terá um declínio precoce.
      Comparar com o Pelé nem sentido faz. As cargas do tempo dele não têm nada a ver com as de agora.

      • Joga_Bonito
        Posted Dezembro 13, 2024 at 2:48 pm

        Isso é treta. O Messi começou com a mesma idade e durou o que durou…
        Além disso, qual o mal de ter um declínio precoce? Se ele ganhar tudo agora e depois quiser se acomodar, vai cair na mesma e quem o vai obrigar a jogar?
        Os jogadores não são todos iguais. Nem todos estão fadados para ter carreiras longas, existem jogadores que têm picos altíssimos e depois caem, aliás o Fenómeno, Ronaldinho e outros são disso mostra. O Messi, CR e outros tiveram porque mantiveram os níveis motivacionais exigidos, mas outros não, independentemente do físico. Ou Messi é fisicamente mais poderoso que outros da sua geração?
        E depois há os casos de Figo ou Zidane que duraram mais que um Ronaldinho mas nunca tiveram o pico sub-21 que Yamal está a ter, aliás do que me recordo nenhum dos dois parecia que ia dar o que deu quando tinham meros 20 anos…
        Agora todos têm de durar 20 anos numa carreira? Os jogadores são todos iguais? Existem prodígios que o são na adolescência, jogam até aos 25 e depois decaem porque já nada têm para conquistar, nem tão pouco querem jogar até aos 40 anos.
        Qual o mal de haver jogadores com um pico aos 21 anos e depois declinam a partir dos 25 anos? Nem todos estão fadados para terem um físico que dure até aos 40 anos! Vão abdicar de jogar no prime (e alguns prodígios o prime que têm é entre 15-21) só para durarem até aos 40 anos?
        Aliás, os prodígios que eram nível BO antes dos 21 anos, todos eles só puderem ser conhecidos como tal porque jogaram nessas idades, se arrancassem só aos 21 anos às tantas já nem faziam nada…
        Acaso teríamos o Ronaldo Fenómeno rei do Minerão com 16 anos, presente no mundial de 94 com 17 anos e BO aos 19 anos com esse discurso?
        Além do mais, a predisposição dele para as lesões coloca a questão que se ele nem esse prime tem tido, se só arrancasse aos 21 anos, aos 22 lesionava-se no jogo com a Lázio na mesma mas ao invés de estar no Olimpo do futebol seria apenas uma estrela dos sub-21 do escrete…
        Ele teria tido na mesma os problemas que teve com lesões mas sem a glória que teve…
        Se Yamal for gerido como Messi foi terá poucas lesões. Mas se estiver no destino dele acabar cedo mas ter um grande pico até aos sub.21 mais vale apostar nisso do que viver paralisado pelo medo de se lesionar e deixar de viver a carreira.

Deixa um comentário