Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Se há alguém que gosta de lançar jogadores jovens, sou eu. Lancei o Varane com 18 anos, o Petr Cech com 18 anos, o McTominay com 18 anos…”

Reescrever a história? É dos treinadores que menos tem apostado na formação. Ainda por cima o Cech já tinha 22 anos quando chegou ao Chelsea, o McTominay 20 quando se estreou e o próprio Varane também vinha de uma época a titular no Lens.

José Mourinho parece não confiar nos jovens que têm no banco, mas diz que tem histórico de aposta na juventude. “Vocês falaram de um banco muito jovem. Se há alguém que gosta de lançar jogadores jovens, sou um desses. Se há alguém que lançou jogadores como Varane, Petr Cech… Sou um dos que têm essa história. Estou completamente de acordo que no nosso plantel existam este tipo de jovens. Alguns que vão conseguir chegar mais alto, outros nem tanto. Estou otimista que a nível interno vamos estar ali até janeiro o mais perto possível dos nossos rivais, eventualmente à frente. Vamos estar na luta pelo campeonato. E estou absolutamente convencido que, quando fizermos os primeiros 3 pontos na Champions, colocamo-nos na luta e vamos lutar até ao fim para nos qualificarmos”.

25 Comentários

  • Kacal
    Posted Outubro 24, 2025 at 1:37 pm

    Quem ouvir Mourinho falar assim até pensa que ele lançou e apostou em Petr Cech com 18 anos vindo dos juniores do Chelsea… o Cech já vinha com 3 épocas a titular a nivel sénior num Sparta Praga que ficou em 2º lugar na Liga Checa (uma época) e num Rennes na Ligue 1 (duas épocas) e chega ao Chelsea em 2004 já com 22 anos e custando cerca de 10 milhões (valor bastante significativo para essa altura e tornando-sw o GR mais caro da história do clube nessa altura). Contar isto como aposta na formação parece-me descabido, excessivo e até falso. Para mim apostar em jovens é lançar um jogador de 18/19 anos vindo da formação do clube quando ele ainda não foi aposta ou então ele não ser titular no clube (mesmo após estar lá 1 época depois de subir ou assim) e ser aposta. Agora o que aconteceu com Cech não pode ser considerado.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 24, 2025 at 1:54 pm

      O Mourinho muitas vezes quando abre a boca só diz disparates. Apostar e dar continuidade são duas coisas diferentes e sempre um treinador gastador. Uma vergonha aquilo que se tornou

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 24, 2025 at 2:34 pm

        Concordo com a primeira frase, por isso é que não entendo quem diz que este senhor fala muito bem e é um ás na comunicação. É uma fraude, o típico bom falante que não diz pão e ainda é incoerente e mentiroso, mas que dá a volta aos mais ingénuos. Daria um bom político populista.

      • Kacal
        Posted Outubro 24, 2025 at 2:46 pm

        Sem duvida JJayy! Realmente agora é só desculpas, gostava que ele admitisse mais os seus erros e fosse honesto consigo mesmo.

  • Antonio Clismo II
    Posted Outubro 24, 2025 at 1:42 pm

    São muito mais os jogadores jovens que estragou assim que lhe chegaram às mãos do que aqueles que foi buscar á cantera e desenvolvê-los lançando-os às feras (bem diferente de comprar jovens pérolas).
    No Inter lembro-me que apostou num desconhecido Santon a lateral esquerdo em jogos grandes, tendo-se assumido como titular do nada. No Real Madrid lembro-me do Morata ou Nacho, no Manchester United talvez o McTominay ou o Tuanzebe, no Tottenham o Alfie Devine ou o Scarlett, na Roma o Felix Gyan que depois destraçalhou de alto a baixo acusando-o de falta de profissionalismo ou o Zalewski…
    .
    Mas pouco, muito pouco. Qualquer treinador aposta mais e desenvolve talento interno mais periodicamente do que Mourinho que só o faz em último, mas mesmo último recurso, ou se lhe prometerem uma quota do passe dos jogadores, se não for isso nem sequer olha para eles.
    .
    Também não podemos esquecer os muitos talentos que o Mourinho estragou ou não teve mãozinhas nem paciência para tirar o melhor deles como o De Bruyne, Lukaku, Salah, Martial, Shaw ou o Canales…
    .
    Tenho as minhas dúvidas de que Cristiano Ronaldo ou Messi se tivessem vindo da cantera numa equipa do José Mourinho teriam sido sequer aposta…
    .
    Há treinadores que são bons a construir e a partir pedra e há treinadores “primadona” que acham que só devem trabalhar com produto acabado e fillet mignon… Mourinho está claramente na segunda categoria

    • Tiago Abreu
      Posted Outubro 26, 2025 at 3:25 am

      O Afena Gyan está na 2a divisão turca e nem aí consegue fazer alguma coisa… Bom profissional não deve ser, porque o rapaz até parecia ter algum talento..

  • Valentes Transmontanos
    Posted Outubro 24, 2025 at 2:34 pm

    E o Salah, e o De Bruyne, e o Lukaku… Ah, já sei, “ninguém acerta sempre”. Tá bem.

  • sr_arbitro
    Posted Outubro 24, 2025 at 4:24 pm

    A única forma de continuar a levar este senhor a sério é se me disserem que este vídeo foi gerado por inteligência artificial.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 24, 2025 at 5:59 pm

    Lançou alguém que outro alguém já tinha lançado…

    É só mais do mesmo com Mourinho.
    Apostas efetivas em jovens das canteras onde esteve são pouquissimas, apostas em jovens já potenciados noutros sítios já são mais.

    Mas a culpa aqui não é de Mourinho.
    Ele sempre foi assim, e o Benfica sabia o que pagava.

    O verdadeiro aldrabão está no comando (até ver) dos destinos do clube.

    Ainda ontem, os candidatos falaram à boca cheia da formação e da aposta nos jovens do Seixal, sendo que o ainda Presidente também fez disso bandeira.

    Contudo, quem quer uma aposta na formação formação, não devia nunca apostar em Mourinho como técnico e isso só demonstra o desnorte e a falta de projeto desportivo da ainda direção

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 24, 2025 at 6:11 pm

    O Mourinho sempre gastou muitos milhões em todo o lado onde esteve e pouco apostou na prata da casa. O único clube onde lançou alguns jovens foi mesmo na Roma, onde lançou o Bove, o Afena-Gyan e o Zalewski. E foi apenas numa fase onde ele criticava todos os jogadores que tinha e que tinham brilhado com o Paulo Fonseca como o Diawara ou o Villar. Portanto lançou-os um pouco para se proteger e arranjar a desculpa de que são jovens jogadores e que se perdesse era porque ainda são inexperientes. Mas isso não vai resultar no Benfica porque os adeptos querem ganhar sempre e o alvo é sempre o treinador.

    • Kacal
      Posted Outubro 24, 2025 at 9:29 pm

      Concordo Tiago. Mas acrescento Nacho Fernández e Álvaro Morata, de certa forma lançou-os no Real Madrid. Foi com ele que subiram ao plantel principal e tiveram algumas oportunidades. Scott McTominay no Man Utd também. Mas sim se houve 5 jogadores jovens a sair da formação que ele lançou e deu minutos sérios já é muito.

    • Tiago Abreu
      Posted Outubro 26, 2025 at 3:22 am

      Mas o que é certo, é que jogadores como o Diawara, Darboe ou o Villar, não deram em nada até agora..

  • Barrichello15
    Posted Outubro 24, 2025 at 6:31 pm

    Mas alguem ainda acredita que isto vai dar certo?

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 24, 2025 at 8:55 pm

    O Cech? Depois de brilhar pela República Checa no Euro 2004 e o ter comprado por 13 milhões para sentar o Cudicini? Era para fazer rir?

  • Mantorras
    Posted Outubro 24, 2025 at 9:25 pm

    É Zé, eu gostava de acreditar, mas nao vai dar.
    PS: para de fazer as pessoas de parvas.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Outubro 24, 2025 at 10:33 pm

    Compreendo que se interprete dessa maneira, mas ele aqui não estava a falar da formação, estava mesmo a falar de junioridade. É à volta desse ponto que anda a conversa toda.

  • Red Scorpius
    Posted Outubro 25, 2025 at 9:40 am

    Mourinho esticou-se bastante, nos termos já referidos por outros comentadores deste blogue.
    Em sua defesa, poderemos recordar que o FCP venceu a taça UEFA e a Champions com Paulo Ferreira, Nuno Valente, Nuno Mendes e Derlei, jogadores que o Benfica nunca contrataria, como ele deu a entender, dando como exemplo o caso de Nuno Valente, quando recusou voltar ao Benfica, preferindo Ir para o FCP , para onde conseguiu convenceu Maniche a rumar.
    Penso até que o FCP tem sido injusto com Manuel Vilarinho que deixou sair Mourinho para fazer o que fez no FCP.
    O primeiro Chelsea de Mourinho contratou ótimos jogadores mas que à época não estariam nos top 10 nas suas posições como Cech e Drogba e ainda Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho, sendo que este já seria top 10 na sua posição.
    Espero que no SLB, Mourinho tenha tempo para construir a sua equipa, tendo que sobreviver até ao mercado de janeiro, quando poderá retocar a equipa.
    Porém esse prazo é curto, expira no final da época.
    Num Benfica que não venceu os últimos 2 campeonatos, com adeptos impacientes, não há projetos a prazo. Há que apostar no titulo, custe o que custar, como no longo período negro iniciado em meados da década de noventa do século passado.

    • Kacal
      Posted Outubro 25, 2025 at 12:17 pm

      Ninguém tira o mérito e competência de Mourinho na sua carreira. Potenciou varios jogadores e até jovens. Mas vai lá ver os planteis que treinou e vais confirmar que jogadores abaixo de 23/24 anos foram poucos. Formação quase nenhum e mesmo jovens até 23 anos foram raros.

    • omcf
      Posted Outubro 26, 2025 at 8:16 pm

      O Nuno Valente era da formação do Sporting. Foi lançado aos 18 anos mas acabou por ser emprestado ao Maritimo e aos 25 anos foi para o U.Leiria https://www.zerozero.pt/jogador/nuno-valente/416

  • Tiago Abreu
    Posted Outubro 26, 2025 at 3:28 am

    O problema do Mourinho é que de uns bons anos para cá (desde que passou pelo Real e não correu como esperado digamos), é que agarra-se muito ao que já fez para se desculpar, e muitas das vezes, são balelas…

Deixa um comentário