Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Benfica mediático e das redes sociais foi superado pelo Benfica do povo

Durante semanas, o Benfica parecia uma campanha de marketing. As redes sociais tornaram-se trincheiras digitais, onde o voto era promovido como produto e o contraditório tratado como ruído. A estética era cuidada, os vídeos tinham música épica, os slogans vinham com promessas de refundação.

E foi aí que o título se confirmou: o Benfica mediático e das redes sociais foi superado pelo Benfica do povo. Porque o povo não vota em estética – vota em memória. E a memória não se edita em pós-produção.

João Noronha Lopes reuniu apoios públicos de figuras como Nuno Gomes, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Ribeiro, Vítor Paneira, Álvaro Magalhães, Panchito Velázquez, a Pipoca Mais Doce, entre outros. A narrativa era clara: o voto certo era o voto em Noronha. O resto era silêncio.

Mas o Benfica do povo não se deixa seduzir por vídeos bem editados. Quer saber quem esteve, quem aparece, quem resiste. E resiste com boletim – não com likes.

O Benfica é fila de voto em Viseu, é sócio que paga quotas há 40 anos, é velhote que leva o neto pela mão para ensinar o que é o clube. E esse Benfica, que não tem podcast nem patrocínio, votou. Sócios que não seguem debates em direto, que não escrevem crónicas – mas que lembram. Lembram quem esteve, quem fugiu, quem apareceu só em época de eleições.

O Benfica do povo vota com memória. Vota com quotas pagas há décadas, com cachecol gasto, com desconfiança saudável. Vota com 3 votos, com 10 votos, com 20, com 50. Vota com a certeza de que o clube não se entrega a quem aparece só para o discurso. Vota com a dúvida de quem já viu Vale e Azevedo prometer títulos e entregar dívidas. Vota com a prudência de quem viu Vieira transformar o clube em empresa e o sócio em cliente.

E vota com a consciência de que Rui Costa, apesar das falhas, talvez precise de mais um mandato para estabilizar. Não por fé – por lógica. Porque há processos em curso, há feridas por fechar, há decisões por assumir. E o Benfica do povo não vota em slogans. Vota em presença, em coerência, em tempo.

João Diogo Manteigas, que granjeou apoio junto de franjas críticas e jovens sócios, parece agora inclinar-se para apoiar Noronha na segunda volta. Mas essa junção pode custar caro. Porque o Benfica do povo não perdoa alianças feitas à pressa. E quem se apresentou como alternativa independente pode perder o capital simbólico ao tornar-se satélite.

A segunda volta será voto contra o ruído. Contra a estética. Contra o algoritmo. Será voto por memória, por prudência, por resistência. E o Benfica do povo, esse que não tem tempo para debates em direto, lembra-se. Lembra-se de quem esteve, de quem fugiu, de quem apareceu só em época de eleições.

Não se trata de vitória de nomes. Trata-se de memória institucional. O Benfica do povo vota em presença, em coerência, em desconfiança saudável. E foi isso que venceu. Não o ruído, não o marketing, não os vídeos com música épica. Venceu o voto que não precisa de validação pública – só de consciência.

As redes sociais fizeram parecer que só havia uma escolha. Mas o Benfica não é algoritmo. É contradição, é memória, é tradição. E essa tradição não se compra com likes. Compra-se com história. E a história, no Benfica, ainda é escrita por quem vota – não por quem comenta.

Visão do Leitor: Valter Batista

101 Comentários

  • careca_pt
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:29 pm

    Isto foi escrito pela campanha de Rui Costa? Que post sem pés nem cabeça.
    “Lembram quem esteve, quem fugiu, quem apareceu só em época de eleições” JNL não é presença assidua na vida associativa do clube?
    “Rui Costa, apesar das falhas, talvez precise de mais um mandato para estabilizar” continua epoca após epoca a cometer os mesmos erros.
    O maior sinal que Rui Costa é a escolha errada é a reação dos adeptos adversários que estão delirantes com esta provável reeleição.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 8:08 pm

      Caro careca_pt, “sem pés nem cabeça” é o diagnóstico clássico de quem não consegue lidar com opiniões que não cabem na sua cartilha. Não é por discordares que o texto perde estrutura – é por não a conseguires acompanhar que te parece caótico. Falas de presença e criticas Rui Costa, mas esqueces que Noronha Lopes nem sequer apareceu nas eleições de 2021, quando o clube atravessava uma das fases mais turbulentas da sua história. Preferiu a sombra. Rui Costa, com todos os defeitos, esteve lá – e assumiu. Isso, para quem tem memória institucional, ainda conta. Dizes que os adversários estão “delirantes” com a reeleição. Talvez estejam – porque sabem que o Benfica continua a ser ameaça, mesmo com profetas do apocalipse a anunciar fracassos por antecipação. Saudações.

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:31 pm

    Os sócios do Benfica votam com memória? 😂😂😂😂😂😂😂😂…. Só se for memória de peixe, pois deram a vitória ao gajo que foi o braço direito do Vieira durante mais de uma década tendo levado o nome do Benfica para o lodo e indo contra todos os princípios da fundação do clube e depois como presidente em 5 anos ganhou 1 Campeonato contra o pior Porto da era Pinto da Costa e contra um Sporting moribundo do pós-Alcochete… E despede treinadores como eu troco de camisa todos os dias provando que navega à vista sem perceber nada do que está a fazer… E destruiu ainda a formação do clube, tendo as estrelas todos do scouting ido embora
    **
    E nesta época apesar dos mais de 100 milhões Eur investidos e já ter trocado de treinador, chega a Outubro e está em ÚLTIMO lugar na Champions, atrás de colossos como o Pafas ou Qarabag e já nem depende de si para ser campeão nacional
    **
    Na parte financeira está a levar o clube para o abismo, demonstrando ser um completo incapaz também neste campo
    **
    Portanto que memória é que os sócios que votaram nele têm? 😂😂😂😂😂😂…..São é apenas burros nada mais… Agora memória 😂😂😂

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 8:01 pm

      Caro Art Vandelay, a tua análise é tão profunda quanto um tweet mal escrito. Dizes que os sócios votam com “memória de peixe” – talvez porque a tua própria memória só vai até ao último post do Reddit. Rui Costa foi eleito com maioria clara, não por amnésia, mas por escolha. E isso, para quem vive de despeito, dói. Falas em scouting, Champions, finanças, formação, treinadores, estatutos… tudo num tom de quem acha que está a dar uma aula magna, mas só está a repetir chavões de grupo de WhatsApp. E ainda tens a lata de chamar “burros” aos sócios – como se fosses o farol da inteligência benfiquista. Spoiler: não és. És só mais um que confunde frustração com lucidez. E já agora, se achas que emojis e insultos são argumentos, talvez o teu problema não esteja na direção do clube. Talvez esteja na tua incapacidade de participar num debate de ideias sem parecer um adolescente em crise. Saudações.

  • MuchoG
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:35 pm

    Nem sei por onde pegar neste texto, tanto disparate que vai para aqui.
    __
    Tentar vender Rui Costa como o homem do povo, contra o sistema, quando é tão ou mais peneirento que Noronha Lopes e faz tão parte desse mesmo sistema. Que transformou o Benfica no clube dos reforços de 30 milhões apresentados com pompa e circunstancia, no clube dos DJs e influencers num estádio que muitas vezes parece a ópera tal é o silencio, no clube dos fatinhos Armani, das galas sem sócios mas com figurantes.
    __
    O povo que se lembra do como Vieira transformou o clube numa empresa e sócio e cliente, vota na pessoa que nada fez para mudar isso, sendo que a cultura do clube é exatamente a mesma.
    __
    Gostava que o Valter elucidasse que processos estão em curso e porque é que faz sentido dar o tal benefício da dúvida a alguém que foi presidente durante 4 anos, dirigente durante mais que uma década e que nunca mostrou nível os cargos que ocupa. Tal como o “programa” de Rui Costa, é um texto sem conteúdo, repleto de chavões e clichés.
    __
    E fico-me por aqui porque cada parágrafo dava para um testamento. Quando a época acabar em mais um fracasso, não digam que “o Benfica não é isto” ou “o Benfica merece isto”, porque é e merece, é o que os sócios querem.

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:35 pm

    O Benfica é tradição? 😂😂😂😂😂😂😂😂…. O presidente do Benfica na 1ª Champions saiu nesse ano e o presidente da 2ª Champions saiu 2 anos depois… Se o Benfica fosse tradição o Rui Costa com uns miseráveis 1 Campeonato em 5 já se tinha posto a andar faz tempo
    **
    Para vires aqui defender os Burros que votaram no sábado com argumentos sem sentido de tradição e memória e tal, é porque não conheces a verdadeira história do Benfica, uma história que nada tem que ver com o Benfiquinha do Vieira e Rui Costa que tomou o clube de assalto e nunca mais de lá vai sair

    • v de vendetta
      Posted Outubro 28, 2025 at 2:18 am

      O Maurício vieira de brito saiu da direcção porque teve um infarte e foi substituído por o Dr António Fezas Vital. Nenhum deles se recandindatou senão ganhavam fácil. Temos de saber o que estamos a falar antes de mandar postas.

  • Johny45
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:37 pm

    E não se lembra de quem roubou?

  • Manel-Abecasis
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:42 pm

    Mais do que o recorde quebrado, verdadeiramente revelador do que é o Benfica é o resultado destas eleições. Não consigo mesmo perceber o porquê de votar no RC. Se fosse do Benfica nunca votaria no Vieira, mas consigo perceber quem o faça, vejo o argumento. Agora Rui Costa não sou mesmo capaz de perceber. Tendo o Benfica uma massa associativa tão grande e representativa do que é o povo português, acho deprimente ver a reeleição iminente da mediocridade e da areia para os olhos. Derrota enorme para o Benfica e para os portugueses.

    • pogagnolo
      Posted Outubro 27, 2025 at 5:04 pm

      Exatamente, como disse na reação aos resultados das eleições, isto são as mesmas pessoas que votam em quem decide os nossos assuntos de Estado. Se já alguma vez tentaste discutir algo com o user mediano do Facebook, percebes o quão alienada está uma GRANDE percentagem da população. Ao que parece, quase 50% da mesma vive nesta miséria intelectual – é muito grave. Para mim também é fascinante o quão entranhadas estão estas pessoas nas suas câmaras de eco: repetem tudo o que ouvem uma das outras, sem sequer ponderar de onde vêm as suas crenças. Como é que se rebenta uma bolha destas?

      Acredito mesmo que não há nada a fazer com esta geração, e temos de olhar para quem virá: apostar forte na educação das crianças, incutir cultura social, etc.

      • Mantorras
        Posted Outubro 27, 2025 at 6:11 pm

        As pessoas nao querem a responsabilidade e o poder de escolher como devem ser, as pessoas querem apenas encontrar uma justificacao para poderem ser como sao, sucumbindo aos instintos e tentacoes, sem se sentirem mal por isso, mesmo sabendo que estao errados.

    • Mantorras
      Posted Outubro 27, 2025 at 6:02 pm

      Caro Manei, tenho a dizer que nunca concordei tanto contigo.
      É mesmo muito dificil para mim empatizar e perceber o porque de votarem no RC.
      Entendo que gostem dele como figura, mas nao conseguir ver alem disso é deprimente.

    • Mantorras
      Posted Outubro 27, 2025 at 6:11 pm

      Caro Manel*

  • batalha34
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:42 pm

    Parece que é um dado adquirido que só os velhos e burros votaram no Rui Costa, onde estão os dados que suportam este argumento? Mesmo aqui no blog há varios users que votaram Rui Costa

    Isto a mim parece-me uma troupe de pseudo-intelectuais a tentar tirar agua do capote

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:44 pm

      Pode-se fazer um calculo rápido para ver o numero de votos por votante dividindo o número de votos pelo numero de votantes. Se fizermos essas contas rapidas, o Rui Costa teve 22,64 votos por votante e o Noronha teve 19,73 votos por votante. Não é o mais accurated mas dá para ter uma ideia que os sócios com mais anos votam mais no Rui Costa embora sem grande diferença.
      *
      Já agora o Vieira teve 20,73, o Manteigas teve 16,56, o Mayer teve 25,05 e o Cristovão Carvalho teve 21,26. O que dá para concluir no final é que os mais jovens votaram Manteigas ou Noronha e os mais velhos votaram no Rui Costa.

      • batalha34
        Posted Outubro 27, 2025 at 10:13 pm

        pois mas essa diferença não é de todo significativa face à diferença de votos que houve entre os dois, segundo esses numeros se fossem so os jovens a votar o Rui Costa ia em primeiro na mesma, logo esta retorica que so os velhos burros votaram nele nao tem sentido. Alias seguindo essa logica entao os “inteligentes” foram todos votar Vieira também

      • v de vendetta
        Posted Outubro 28, 2025 at 2:07 am

        Tu sabes que podes ter 20 ou 30 anos e ser sócio à 20 ou 30 anos certo?

  • Basu
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:51 pm

    Terceiro texto do Valter sobre as eleições e terceiro chorrilho de disparates. O resultado das eleições é o reflexo do país, o eterno medo da mudança e mania da gratidão eterna. Do ponto de vista racional é impossível ver um argumento a favor de rui costa. É que o passado enquanto jogador em nada o ajuda nas funções do dia de hoje. Um completo ignorante, mais do que provado pelas constantes declarações de vieira mas que mesmo assim consegue quase uma maioria absoluta. Isto quando do outro lado existem pelo menos 2 listas com pessoas muito competentes é completamente surreal. Enfim, serão 4 longos anos mas ou muito me engano ou não vai acabar o mandato, tendo em conta a mudança de estatutos.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:54 pm

      Caro Basu, terceiro texto meu, reação tua. Começo a achar que tens uma crush mal resolvida – ou então és só mais um dos que acham que sabem tudo, mas não conseguem aceitar que há quem pense diferente. Dizes que é impossível ver um argumento racional a favor de Rui Costa. Curioso. Quase maioria absoluta, milhares de votos – tudo de pessoas irracionais, claro. O que é racional, para ti, são as listas que não convenceram os sócios. Porque tu achas. Porque tu sabes. Porque tu és o guardião da lucidez. Mas lamento informar: a tua opinião é tua. E vale exatamente isso – zero. Não escrevo para ti, nem para os iluminados que acham que só eles têm o monopólio da razão. Escrevo para quem lê com inteligência, discorda com respeito e vota com memória. Se forem quatro anos longos, aproveita para amadurecer. Porque o Benfica não se constrói com birras – constrói-se com presença. Saudações.

  • Andy Cole
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:51 pm

    Eu, sportinguista, andava assustado com a possibilidade do Benfica ter uma direção competente, com malta instruída, experiente, apaixonada pelo clube. Dado o capital humano de que dispõem (e que ficou bem patente com a afluência às eleições), poderiam caminhar para uma hegemonia à la Bayern.

    Ontem fiquei mais descansado e ao ler artigos como este… Ainda dá pra gozar mais o prato. E que delicioso que está.

    Rui Costa, Benfica do povo… Sim senhor 😂😂😂😂😂😂

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:54 pm

    Sim, fiquei também com essa ideia no dia em que estive numa casa do Benfica a ver o jogo contra o Newcastle.
    Não sou do borderline portanto falei com muita gente por uma questão de curiosidade, claramente Noronha Lopes não era visto com bons olhos pelos eleitores mais velhos.
    Um argumento engraçado de um dia senhores foi o de que Noronha só diz mal. É tudo mau está tudo mau. É uma conversa que as pessoas não gostam porque isso de ser tudo mau não existe e só mostra que não tem grande consideração pelos constantes.
    Hey isso por acaso foi muito visível aqui no blogue porque quando vão buscar o Carreras era uma vergonha o Benfica apostar num suplente de um clube menor espanhol mas depois também era uma vergonha uma cláusula de opção do United porque agora afinal o jogador era muito bom.
    Quando só se diz mal de alguém a tendência é o ouvinte até ficar com alguma simpatia por essa pessoa quando claramente as críticas até não são justas e as pessoas percebem isso.
    Tão aqui a dizer que é uma vergonha os benfiquistas votarem no RC.
    O Varandas por exemplo na primeira candidatura não dizia pão, tinha muito menos conversa e noção do que João Benedito e outros candidatos e ganhou porque era o médico que meteu pensos e betadine nas vítimas de Alcochete.
    Portanto com todo o respeito acho que as viúvas também não têm grande moral para criticar os borderlines. Ou já sabiam que ia aparecer o Amorim para vos salvar o couro?
    Ah peço desculpa sabem sempre tudo. Aqui no blogue sabem sempre tudo mas quando erram viram o bico ao prego.
    Pregar só se for uma bela de uma missa no Conde Redondo. Sinceramente.
    Por mim é igual, Ruizinho, Noronha, Vieira.
    Igual ao litro.
    Daqui a pouco tempo como eu disse vão pedir novamente eleições.

    • Mantorras
      Posted Outubro 27, 2025 at 5:59 pm

      “Daqui a pouco tempo como eu disse vão pedir novamente eleições.”
      Basta chumbarem dois R&C seguidos, e sinceramente, acho bastante provavel, mas tambem me parece que nos proximos R&C a direccao estara precavida para isso, e vai, por A ou B, garantir que isso nao acontece.

    • Jeremias
      Posted Outubro 27, 2025 at 6:13 pm

      “Quando só se diz mal de alguém a tendência é o ouvinte até ficar com alguma simpatia por essa pessoa quando claramente as críticas até não são justas e as pessoas percebem isso.”
      “”Quando só se diz mal de alguém a tendência é o ouvinte até ficar com alguma simpatia por essa pessoa quando claramente as críticas até não são justas e as pessoas percebem isso.””
      “””Quando só se diz mal de alguém a tendência é o ouvinte até ficar com alguma simpatia por essa pessoa quando claramente as críticas até não são justas e as pessoas percebem isso.”””
      “”””Quando só se diz mal de alguém a tendência é o ouvinte até ficar com alguma simpatia por essa pessoa quando claramente as críticas até não são justas e as pessoas percebem isso.””””
      Repetir mais 1000x até interiorizar.
      Hey, viúvas, cesto, tiktaks e tudo mais

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:57 pm

    Qual Benfica do povo?
    Quem tem 50 votos aos 25 anos porque os pais puderem pagar cotas desde que era bebé (um luxo que muita gente do povo não pode sonhar) e vota em Rui Costa é “povo” aonde? Quem tem 50 votos aos 40 anos porque desde os 15 jogou no clube e conta com 25 anos de associado porque com salário de desportista e algum tacho posterior após o fim da carreira, pôde pagar cotas há um quarto de século, ao passo que outros quarentões só com 30 e tal anos puderem ser independentes dos pais, é povo em que parte do mundo?

    Quem deu a vitória a RC na primeira volta foi o complexo criado pelos funcionários e atletas e ex-atletas dos clubes muitos dos quais dependem do clube para viver. Menos areia para os olhos…

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:47 pm

      Caro Joga_Bonito, o Benfica do povo é o que vota. Não o que inventa teorias para justificar derrotas. A diferença de votos não se explica com funcionários e atletas – explica-se com sócios, presença e memória. Mas claro, para quem vive em bolhas de indignação, a realidade é sempre um problema. Quanto aos 50 votos, parabéns a quem os tem. São sinal de ligação ao clube – não de privilégio. E se achas que isso invalida a legitimidade de um voto, talvez o problema não esteja no sistema. Esteja na tua dificuldade em aceitar que há benfiquistas que pensam diferente – e não precisam da tua autorização para isso. Menos areia nos olhos? Concordo. Mas começa por tirar a que tens nos teus. Saudações.

      • Joga_Bonito
        Posted Outubro 27, 2025 at 8:22 pm

        Quem inventa teorias é quem nega o evidente. Ou acaso alguém que ganhe o salário mínimo tem condições de pôr 2 ou 3 filhos, mais o casal a pagarem cotas todos os anos? Ou vamos não notar que o Vieira e o Rui Costa só despencam em sócios com 50 votos e disso tinham garantia. E eu pergunto: que lógica isso tem? Porque razão iam achar que na população de votantes com 50 votos iam crescer mais que na de 3 que são sobretudo jovens ou quarentões que passaram quase metade da vida neste Benfica actual.
        A verdade vem sempre ao de cima e não, 50 votos aos 25 anos porque o teu pai pagou as tuas cotas não é sinal de mais ligação ao clube mas sim de mais possibilidades económicas. Ou acaso o adepto que não pode ser sócio desde sempre mas só quiçá nos seus 30 anos mas que vai aos jogos no Norte quando pode e faz Deus sabe que sacrifícios sente menos um clube do que um miúdo de 25 anos cujo pai lhe pode pagar as cotas? Menos areia…
        Eu percebo, muitos dos vieiristas/costistas alimentam o mito que foram mantidos por senhores de 65-80 anos, aqui vendidos como baluarte da mística, ou no discurso contrário dos opositores são velhos gagás vinho de pacote, oposição essa que persiste no erro de atacar esse grupo sem provas algumas ao invés de tentar raciocinar porque Rui Costa até perdeu votantes perante a última eleição, mesmo com o dobro da participação, ou porque Manteigas teve 11% mas Noronha não conseguiu subir. É mais fácil criar chavões com base em estereótipos do que ver a verdade e onde está o problema. Presumir que milhares de votantes do grupo ex-atletas/funcionários com 20-50 votos e muitos sem perspetivas de futuro sem o clube não votam a pensar nisso é presumir que falamos para papalvos. Mas para sairmos da cepa torta, a verdade tem de imperar. Eu não divido os benfiquistas em idades mas sim entre quem serve o clube e quem dele se serve.

  • MuchoG
    Posted Outubro 27, 2025 at 4:59 pm

    É impressionante como a maioria das coisas que acusa a candidatura de Noronha de ser, se aplica ao Benfica. Somos o clube da estética, dos influencers, dos espetáculos de luzes no estádio, das redes sociais que há anos estão repletas de bots e cartilheiros pagos com o dinheiro do clube.
    __
    Tinha mais respeito se admitisse que vota no Rui Costa porque era jogador em vez de perder o seu e o nosso tempo com parágrafos recheados de falsos moralismos e frases feitas.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:44 pm

      Caro MuchoG, escrevo para quem sabe ler – não só palavras, mas ideias. Para quem entende que opinião não é imposição, e que discordar não exige enxovalhar. Se não consegues perceber que há quem vote com memória institucional e não por nostalgia, talvez o problema não esteja no texto – esteja na tua capacidade de o interpretar. Não escrevo para agradar, nem para convencer. Escrevo porque penso, porque analiso, porque tenho contexto. E sim, escrevo para pessoas inteligentes. As que sabem que o Benfica não se resume a luzes, influencers ou frases feitas. As que aceitam que outros pensem diferente sem precisar de desvalorizar. Se não é o teu caso, segue em frente. Aqui, cada linha é trincheira – e cada resposta, um convite à lucidez. Saudações.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 27, 2025 at 5:04 pm

    Dizer também que hoje em dia esses nomes sonantes muitas vezes até atraem más energias, longe vai o tempo em que muita dessa malta era vista como gente cheia de mérito.
    As pessoas ditas comuns olham para esses tipos como avençados, gente que vai para os meios de comunicação ler o chamado script, gente que não é genuína nas suas opiniões.
    E hey um exemplo disso é o Araújo Pereira que uma grande fatia da população portuguesa vê como uma ave garganeira, por exemplo o homem no programa só fala no Ventura e nos cheganos mas quando “chega” a altura de confrontar o homem depois vai para o fundo do baú porque afinal não se dá palco a fachos.
    Palco já ele dá e muito.
    As pessoas olham para um tipo assim e pensam mas que banana, olha o gajo a dar lições e depois a cueca fica suja.
    Na vida como eu já disse aqui tem de ser muito macho, se falas de X tens ao menos de confrontar X, caso contrário és um pateta alegre.
    O Rui Costa talvez represente para muito adepto do borderline isso mesmo, alguém que não é perfeito mas que tenta fazer o melhor pelo clube.
    Foi essa a impressão com que fiquei depois de falar com pessoas do clube.
    Não estou dentro, não critico quem vota contra ou a favor.
    Daqui a uns anos metem o Bernardo Silva a mandar. Vão já agitando a garrafa 🍾 malucos.

    • Rosso
      Posted Outubro 27, 2025 at 8:53 pm

      O Ricardo Araújo Pereira é apenas dos tipos mais inteligentes e com pensamento estruturado que passa na tv, além de tratar bem a língua portuguesa, e não é só no programa dele. É um humorista que usa a sátira e fá-lo muitas vezes contra o Ventura, mas não só. Confrontar o homem é o quê? Ir para um debate com ele? O RAP é humorista, não político profissional. É muito difícil de perceber? Só se fosse para falar do Benfica (e Ventura era grande apoiante de Vieira, o que diz muita coisa).

      • DNowitzki
        Posted Outubro 28, 2025 at 12:12 am

        Além do que dizes, o Araújo é um novo-burguês, um tipo que critica o Ventura , mas votou no PCP.

  • Bruno Cunha
    Posted Outubro 27, 2025 at 5:09 pm

    Um texto destes deve ser para me meter o sangue a ferver a uma segunda feira.

    A melhor parte é dizer que “talvez precise de mais um mandato para estabilizar. Não por fé – por lógica.Porque há processos em curso, há feridas por fechar, há decisões por assumir.”

    Meu caro Valter se há coisa que esta direção já provou é que estabilizar é um conceito que parecem não compreender. As mais de 50 contratações em 3 anos, as mudança de treinadores 1 mes após começar a época e os plantéis novos todos os anos não chegam para mostrar isto?

    Decisões por assumir? Deves passar mais tempo a ser seduzido “por vídeos bem editados”. Pois ainda não te apercebeste que Costa é o típico trabalhador que se conforma com os mínimos. Faz o mínimo a que a sua posição obriga. É constante no discurso dele o “não podia fazer mais”, “não tinha como saber mais”, “era responsabilidade de outros”, “não li”, “não era minha obrigação saber”. Rui Costa não dá mais do que aquilo a que está obrigado, o mínimo exigível.
    Isto são factos, continuar a achar o contrário, isso sim, não é mais que um ato de fé.

    E adoro como o texto já menciona que Manteigas já se está a queimar para o futuro. Ou seja já se está a preparar a desculpinha para daqui a 4 anos queimar outro candidato – porque o clássico “Vale e Azevedo 2.0” não pode dar para sempre.
    Quer dizer com esta gentinha nunca se sabe.

    Leiam estas desculpas para voces no espelho se vos faz sentir melhor, mas não tentem fazer os outros de estúpidos por favor.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:33 pm

      Caro Bruno, agradeço o fervor com que leste a crónica – sinal de que, mesmo discordando, ela tocou onde devia. Não escrevo para agradar a algoritmos nem para embalar indignações de segunda-feira. Escrevo para quem vota com memória, não com espuma. Dizes que Rui Costa “faz o mínimo”. Curioso. O mínimo, para alguns, seria desaparecer em época de eleições e regressar com promessas de refundação. O mínimo seria não assumir o caos herdado, não enfrentar processos judiciais, não reestruturar departamentos, não devolver o clube à liderança financeira da Liga. Mas sim, talvez o “mínimo” seja não fazer vídeos com música épica. Sobre as 50 contratações, os treinadores e os plantéis novos: tens razão – há instabilidade. Mas confundir instabilidade com ausência de rumo é erro de quem vê o jogo só pela timeline. Há decisões erradas? Sim. Há processos por fechar? Também. Mas há presença. E isso, no Benfica, ainda conta. Quanto a Manteigas, não estou a queimar ninguém. Estou a observar. E quem se apresenta como independente e depois se cola à boleia de outro, perde capital simbólico. Não é desculpa – é diagnóstico. Por fim, ninguém aqui chamou estúpido a ninguém. Mas se leres a crónica como quem procura espelhos em vez de trincheiras, talvez o incómodo não esteja no texto – esteja no reflexo. Saudações!

  • Dad Vader
    Posted Outubro 27, 2025 at 5:12 pm

    Um texto que parece saído da equipa de campanha do Rui Costa.
    É engraçado dizer que estes “benfiquistas do povo” votaram em memória. Eu também votei em memória. Em memória de 1 campeonato em 5 anos. Em memória de se gastar rios de dinheiro e deixar um plantel manco na mesma. Em memória do que fizeram ao João Neves. Em memória de se manter um treinador contra a vontade de todos, preparar uma época e passado duas semanas do fecho de mercado despedir o treinador. Duas vezes consecutivas. Em memória de todas as vezes que este presidente se escondeu em alturas que o Benfica precisava de ser defendido. Em memória de todas as pessoas de Vieira que ainda tem à sua volta.
    Não votei Noronha, mas dia 8 votarei. Porque manter Rui Costa é sucumbir à mediocridade em que esta direção deixou o Benfica.
    Se Rui Costa se esforçasse tanto como presidente do Benfica como se esforça para se manter como presidente do Benfica, o nosso futuro seria brilhante. Estes benfiquistas do povo têm um medo aterrador da mudança e não fosse Vieira ter sido preso ainda hoje era presidente. Parece que se tem algum sentimento de gratidão por Rui Costa só porque uma vez chorou num amigável e voltou a Portugal para se reformar.
    Deixo estas perguntas para os benfiquistas do povo: é isto que querem para o Benfica? Estão satisfeitos com o estado atual do clube? Este Benfica medíocre que em 5 anos ganhou 1 campeonato, 2 supertaças e uma taça da liga é o clube que querem apoiar? Então votem Rui Costa.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:39 pm

      Caro Dad Vader, a tua opinião é tua – e vale exatamente isso: uma opinião. Não és mais benfiquista por gritar mais alto, nem menos por não votar em Rui Costa. Mas essa mania de falarem como se fossem a consciência moral do clube é só isso: mania. Dizes que votas em memória. Ótimo. Outros também. A diferença é que alguns votam com memória institucional – não com raiva reciclada. E não, ninguém está aqui por gratidão a lágrimas num amigável. Estamos por presença, por coerência, por saber quem esteve quando era mais fácil fugir. Pensas assim? Boa sorte. Mas não te iludas: ninguém está à espera da tua validação para votar. E muito menos para pensar. Saudações!

      • Dad Vader
        Posted Outubro 27, 2025 at 9:23 pm

        Uma resposta que condiz com o texto que escreveste e com as ideias da direção que apoias: uma mão cheia de nada.
        Não respondeste a nada no meu comentário, mas eu respondo aos teus devaneios. Eu não tenho raiva reciclada, nem sei o que isso é. O que sei é fazer incontáveis sacrifícios sendo um benfiquista do Norte para apoiar o clube que tanto gostamos. O que sei é ter gratidão pela obra feita, agradecer e seguir em frente quando um caminho já não nos leva onde queremos ir.
        Engraçado mencionares presença e coerência, precisamente duas coisas que esta direção não tem. Presença não há, exceto quando estamos em altura de eleições. Um presidente ausente que não dá a cara pelo Benfica e não o defende. Falta de coerência há muitos casos, mas podemos mencionar os mais gritantes: dizer que um treinador fica, planear a época e passado duas semanas hipotecar a mesma e despedir o treinador para meter lá outro herdando um plantel que não lhe pertence. Duas vezes consecutivas, repito. Outra é dizer que a formação é a base da equipa, mas forçar a venda dos melhores assim que fazem meia época decente porque tem que pagar os vícios caros como Arthur, Jurasek, Kokçu,.. (lista longa).
        Estou interessado em ganhar, em ter um Benfica dominador em Portugal e a passar boa imagem lá fora. Não quero esta mediocridade, falta de ambição e uma direção conspurcada por um sujeito que levou o nome do Benfica para a lama.
        Não sei se o Noronha fará melhor, mas é preciso mudar porque esta direção já não faz bem ao SL Benfica.
        Houve alguém que falou que esta resistência à mudança é o reflexo do país em que vivemos e da política nacional. Esse user está coberto de razão. Uma espécie de “mais vale o mal que conhecemos”. O problema é que isso nunca nos levou a lado nenhum.

        • Valter Batista
          Posted Outubro 27, 2025 at 11:03 pm

          Caro Dad Vader, concordo contigo em vários pontos. A exigência é legítima, a frustração é real, e o desejo de ver um Benfica dominador é partilhado por todos os que sentem o clube. Mas há uma diferença entre crítica e patrulhamento – e essa linha tem sido atropelada por demasiados bullies de rede social que acham que só há uma forma válida de ser benfiquista: a deles. A minha opinião é minha. Não é devaneio, não é cassete, não é campanha. É presença, é memória, é leitura institucional. E não são os iluminados do teclado que me vão dar recados sobre coerência. Respeito quem discorda com argumentos. Não respeito quem insulta para se sentir relevante. Cada opinião, desde que não venha com pose de superioridade, merece espaço. Saudações.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 27, 2025 at 5:12 pm

    Uma postadela disparatada. Leio esta cassete em tudo o que é apoio a Rui Costa.
    Se, daqui a quatro anos, o Costa voltar a ganhar apenas mais um campeonato, será reeleito.
    Está malta falando Benfica como se soubesse o que é a sua essência ou conhece a sua História. Só faltou falar nas pedras da calçada.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:35 pm

      Caro DNowitzki, disparatada é a arrogância de quem acha que só há uma forma legítima de ser benfiquista – a sua. Falar de Rui Costa não é cassete, é memória. E se for reeleito com mais um campeonato, será porque os sócios assim o quiserem. No Benfica, decide-se com votos – não com frases feitas. Quanto à História, ela não se mede por número de likes nem por superioridade moral. Saudações!

      • DNowitzki
        Posted Outubro 27, 2025 at 8:44 pm

        Se a forma de ser benfiquista arrogante que defendo como única é ser exigente, defensor da transparência, da competência, da honestidade , da Vitória, então enquadro-me nessa imagem.
        Se é ser mole, conformista, perpetuador do que é o vieirismo-costismo, não tenho nada a ver com esse benfiquismo.
        As suas palavras sobre Costa são cassete, porque me fartei de ler esse mesmo discurso ao longo do período eleitoral por parte dos apoiantes daquele.
        Os sócios também elegeram Vale, Damásio, Vieira, Costa. Eu não contesto isso, a liberdade de as pessoas escolherem o que querem, liberdade essa que me dá o direito também de denunciar palermices.
        Quanto à superioridade moral, nunca fui escoltado pela PJ, não fiquei a dever 300 milhões a ninguém, leio as coisas que assino e não sou cego nem surdo ao que se passa em meu redor.
        A História mede-se, por exemplo, por vitórias, atualmente 4 em 16. Parabéns!

        • Valter Batista
          Posted Outubro 27, 2025 at 10:59 pm

          Caro DNowitzki, concordo contigo num ponto: exigência é essencial. Transparência, competência e honestidade também. Mas não é preciso vestir a capa de iluminado para defender esses valores – muito menos para desvalorizar quem pensa diferente. Chamar “cassete” a quem vota com memória é fácil. Difícil é aceitar que há benfiquistas que não alinham com a tua narrativa, mas que também exigem, também criticam e também constroem. E sim, os sócios elegeram Vale, Damásio, Vieira e Costa. Também elegeram Vilarinho, também rejeitaram Noronha, também votaram em massa. Isso chama-se democracia. Saudações.

          • Pedro_Almeida
            Posted Outubro 27, 2025 at 11:36 pm

            Democracia adulterada por interesses é democracia?
            Quantos anos este velhos socios não foram manipulados a votar em Vieira e agora o Costa. Com ajudas as casas do Benfica e entre mais.
            As novas gerações querem mudança, os velhos do restelo querem a conformidade.
            Quem já passou pelo Vietnam passa também por isto não é verdade?
            Não se esqueças é que quem fica no futuro para votar pode já não querer saber disto.
            E o futebol está destinado a morrer mais tarde ou mais cedo.
            As novas gerações pouco se importam com o futebol e os poucos filhos deles muito menos.

          • DNowitzki
            Posted Outubro 28, 2025 at 12:08 am

            Por acaso, uma capa até dava jeito, pois vem aí o frio.
            Se não é preciso ser um Voltaire ou um Locke para defender esses valores, então é preciso ser cegueta para defender quem vive nas sombras, porque Costa representa o oposto.
            Não, eu diria que há quem vote com memória seletiva: Costa apoiou Vale, Costa foi contra a construção do Estádio da Luz, Costa está embrulhado numas cenas familiares de ligação ao Benfica, Costa é o delfim de um celerado, Costa não viu, não ouviu nem leu (portanto, é um desmemoriado), Costa é um derrotado, Costa é um incompetente.
            Eu não tenho problemas que haja pessoas que discordem de mim. O meu pai era do Sporting, por exemplo. Eu tenho problemas com textos ridículos, como o teu, porque está prenhe de frases feitas, de repetições de um discurso costista de campanha, porque se cinge ao culto da idolatria, da pessoa, ainda por cima possuidora dos defeitos acima apontados.
            Eu votei Mayer e não entrei em confronto com ninguém que votou em Noronha ou Manteigas. Nós também temos memória, e é péssima no que toca ao culto da personalidade, seja Vieira ou Costa.

            • Gato das Bolas
              Posted Outubro 28, 2025 at 9:41 am

              Tudo dito neste comentário do DNowitzki.
              Este texto publicado deve ter vindo diretamente de alguma salinha da Luz..

              • Mantorras
                Posted Outubro 28, 2025 at 1:22 pm

                Nao sei onde estava o PC que o pediu, mas veio directamente de um server da openAI, como varios outros do mesmo user.

                • Valter Batista
                  Posted Outubro 28, 2025 at 3:00 pm

                  Caro Mantorras, não sei se foi o PC, o micro-ondas ou a torradeira que te ditou esse comentário, mas uma coisa é certa: o que não veio foi conteúdo. Falar em “servidores da OpenAI” como se estivesses a decifrar um código secreto só mostra que descobriste a conspiração do século. Se achas que um texto com opinião, memória e presença é “gerado”, talvez seja porque nunca escreveste nada que não coubesse num sticker de WhatsApp. E se te incomoda tanto que alguém pense diferente de ti, ou que pense sequer, o problema não está no texto – está no espelho. E não, não sou apoiante de nenhuma candidatura, sou apenas um professor de Português que gosta de escrever sobre este fenómeno, sou livre de pensamento e de opinião, e não faço parte de grupinhos de falhados que até preferem o mal do Benfica para levar as suas ideias avante. Claro que ter uma opinião e utilizar o cérebro, ao contrário de ti, faz com que aches que não podes ser inferior e então a resposta só pode ser AI. Leva a bicicleta. Saudações.

            • Jcarlos
              Posted Outubro 28, 2025 at 11:01 am

              Quando os comentarios são melhores que o texto. fica tudo dito em relação ao texto.

  • Petrol
    Posted Outubro 27, 2025 at 5:21 pm

    Após um texto em que não me revejo completamente, olho para o título e penso de quem será afinal o Benfica mediático. É que o Benfica de Rui Costa todos os anos tem gasto balúrdios em jogadores. Isto não é um Benfica mediático? A mim, o Benfica dos últimos anos faz-me lembrar um Real Madrid em escala mais pequena. Ou um Flamengo no Brasil em que gastam constantemente mais dinheiro do que os rivais e no final, quem ganha são os rivais… O Benfica do povo não devia olhar mais para dentro e colmatar as lacunas com jogadores que fizessem sentido como fazia no passado? Não chegou um mandato em que Rui Costa repetiu vários erros, mostrando que não tem tido capacidade de aprender com eles?

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 27, 2025 at 6:28 pm

    Eu como sportinguista apoio tudo, venha o Vieira, perdão o Rui Costa, mais quatro anos, o Presidente do Benfica mais incompetente que conheci na minha vida tem que continuar e acabar o seu trabalho, eh eh eh.

    • HS10
      Posted Outubro 27, 2025 at 8:16 pm

      És inteligente! Muito bem

      Agora eu atrevo-me a dizer que ganhou o vinho do pacote.

      E pensei que o visão de mercado tinha mais cuidado ao selecionar quem escreve os seus posts.

      Porque este post é de campanha…

      • Valter Batista
        Posted Outubro 27, 2025 at 10:51 pm

        Caro HS10, “ganhou o vinho do pacote”? Que frase tão profunda. Quase parece saída de um curso intensivo de sabedoria popular em modo automático. E depois ainda tens a lata de falar em seleção editorial, como se fosses tu a definir quem pode ou não escrever sobre o Benfica. Este post não é de campanha – é de opinião. De presença. De quem vota, pensa e escreve com contexto. Se te incomoda, talvez seja porque esperavas mais um texto alinhado com a tua bolha. Lamento desiludir: aqui não se escreve para agradar. E já agora, se achas que inteligência se mede por frases feitas e emojis de aprovação, talvez estejas mais perto do pacote do vinho do que da lucidez. Saudações.

    • Dad Vader
      Posted Outubro 27, 2025 at 9:07 pm

      O caro Valter tem aqui a resposta perfeita ao seu texto. Quando os rivais têm este desejo, está tudo dito.

    • Cosme
      Posted Outubro 27, 2025 at 9:42 pm

      Enquanto houver Proença e Proençadas vai haver sporting

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Outubro 28, 2025 at 6:43 am

      Faço apenas uma pergunta adicional: qual o vosso Presidente do Sporting preferido e favorito, o tonto do bruninho ou o Dr. Varandas? Sei a resposta, obviamente que se a escolha fosse vossa, estava lá o tontinho de forma norte coreana e vitalícia, eh eh eh.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 28, 2025 at 10:32 pm

        Olha que não. Pessoalmente, e não o digo por sonsice, achava o BdC intragável, fosse qual fosse o clube que ele representasse. Calhou ser o Sporting. É que nem piada tinha. De vez em quando aparecem assim uns presidentes malucos mas engraçados, mas esse nem essa parte tinha. Era só intragável e mudava de canal sempre que ele aparecia. O futebol português está melhor sem ele.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Outubro 29, 2025 at 5:05 am

          Bom eu também fazia tudo isso, e sim sou sportinguista e sócio. Mas olha que assisti a um fenómeno de loucura coletiva irreal, havia tontinhos ainda mais tontos que o bruninho. E sim isto passou-se no Sporting, no meu tempo de vida.

          E nós, que dizíamos tudo isto, eramos sportingados, croquetes e coisas do género, porque está claro para criticares o bruninho tinhas que o ser.

  • luislaliga
    Posted Outubro 27, 2025 at 6:33 pm

    Texto sublime. Nao podia rever me mais. Parabens

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 7:36 pm

      Obrigado, caro Luís.

      • pogagnolo
        Posted Outubro 27, 2025 at 8:24 pm

        É que não é mesmo, como podes ver pelos demais comentários. Já agora, ver os adeptos do Sporting e Porto a celebrar este resultado não te faz pensar que a eleição do Rui Costa não é benéfica para os nossos rivais?

        • luislaliga
          Posted Outubro 28, 2025 at 7:58 am

          Os benfiquistas tbm festejaram quando ganhou o varandas porque era um panhonhas que não dizia 3 palavras seguidas. No futebol às coisas mudam muito depressa. Um abc

  • Antonio Clismo II
    Posted Outubro 27, 2025 at 6:47 pm

    Nenhum dos candidatos apresentou um projeto condigno para a formação que é o coração pulsante do clube e a única razão para ainda não ter fechado portas na última década..

    • Joga_Bonito
      Posted Outubro 27, 2025 at 9:12 pm

      Mas tu sequer leste os programas ou seguistes as entrevistas dos candidatos? Todos frisaram a importância da formação, não como tu queres que é impingir 550 jogadores todos os anos, mas todos afirmaram que acham um recurso importante do clube. Sequer escutastes as entrevistas ou foi só mandar postas?
      Só para resumir as ideias dos 4 candidatos que não LFV e RC (esses já todos sabemos o que a casa gasta), Cristóvão Carvalho disse querer manter os craques que saiam da formação por 4 anos subindo a massa salarial e falou de um investidor que ajudaria a subir o tecto salarial e assim trazer craques de classe mundial, mas reservar 4 lugares anuais para a formação e manter os melhores da mesma por 4 anos. Este último ponto parece irrealista, mas a ideia dele foi esta. Manteigas, em quem votei, deixou claro que para ele o 3º GR, 4º médio e 4º PL serão sempre miúdos da equipa da formação mais um se for de facto um craque. E que quem for craque tem de subir, ou então se estiver tapado por um craque de valia superior deve-se ter um protocolo com equipas cujo jogo favoreça o seu crescimento num empréstimo. Concordo inteiramente e acho que deveríamos voltar ao modelo antigo, em que os lugares excedentários são compostos pela formação (3º GR+ 4º médio + 4ºpl). Nisto Cristóvão Carvalho disse mais ou menos ou mesmo, que o Benfica deve ter parecerias em clubes (estrangeiros) para colocar lá a jogar os emprestados o que até é bem visto, mesmo que ele seja claramente um cromo. Noronha defendeu uma aposta na formação, mas lá está, falou de mais racionalidade, mas não concretizou claramente o que pretendeu.
      Mayer teve aqui a proposta mais diferente. Apesar do meme do Andres Jonckier, quem se deu ao trabalho de ler o programa e escutar as suas entrevistas, ele até esteve muito bem e deixou claro o que pretende aplicar: a filosofia de Van Gaal no Benfica, criando 4 vagas anuais para a formação. Dando plenos poderes a Joncker, este irá avaliar se os jogadores da formação cumprem os mínimos estabelecidos de qualidade e, se tal suceder sobem 4 ou 4 jogam na equipa titular, dizendo ele aqui que crê que se conseguirmos manter os jovens mais tempo poderemos ter mais talento da formação no 11 titular e não subir 4 por ano por subir. Mas que todos os anos subiriam 4 a fazer provas na equipa principal. O Cristóvão Carvalho disse que subiram sempre 3 com ele, o Mayer disse que subiram 4 mas que por ele daria plenos poderes a Joncker para articular a formação com a equipa principal. E que o holandês teria pleno poder para se entendendo que eles não tendo a qualidade necessária para fazerem parte do plantel principal sacar responsabilidades ao mau trabalho da formação na sua raiz e culpar quem está a formar mal, despedir quem estiver a fazer zero no clube e revolucionar a formação no clube. Acho que deixou nas entrelinhas que entende que o trabalho na formação está a ser mal feito e há muito caos e coisas dúbias, mas diz entregar o futebol a Jonkcer ao passo que ele se foca na parte financeira. Acho que mostrou um projecto coerente e ganhou pontos com isso. Diz que por ele, no seu ideal, o Benfica teria de ter 4 titulares da formação, mas apenas se a qualidade de justificasse.
      Manteigas por fim, deixou claro que por ele haverá sempre 3 vagas excedentárias +1 craque na equipa principal todos os anos. Contudo, ele diz que se deve tentar manter os melhores da formação e que se tal acontecer se possa atingir um número de jogadores formados no clube de cerca de 40% na equipa A em dada altura, se se conseguir reter o talento. Creio que ele tem em mente um projecto que visa manter jogadores como Tino, Gouveia, que poderiam ter feito carreira no clube, ao mesmo tempo evitando a venda de um Neves ao final de um ano, alimentando assim a percentagem de formados com qualidade. Ao contrário do que preconizas com a tua obsessão, JDM percebe que nem todos têm qualidade para jogar no clube, mas que se o clube der um salto financeiro, mantendo os melhores, pode almejar ser como um Barça, que retém 80% dos seus melhores formados e com isso tem muitos formados na equipa A mas de grande qualidade. Pretende-se Araújos e não Ferros e afins…Por fim, disse JDM foi o único que disse claramente que tem de haver uma filosofia transversal para a formação e equipa principal, com modelos de jogos distintos mas a serem testados desde os sub-14 até à equipa principal, para evitar choques e criar uma filosofia de jogo à Benfica.

    • Mantorras
      Posted Outubro 27, 2025 at 10:54 pm

      Acho que foi a unica coisa para a qual todos tinham propostas.
      Isso é comentar por comentar.

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 27, 2025 at 6:52 pm

    Há uma gralha no título, é “… foi superado pelo Benfica do populismo”. Um detalhe que faz toda a diferença!!!
    .
    De resto, assumo que fui vítima de um síndrome de esperança nestes últimos meses, quiçá reencontrar a paixão pelo meu clube… mas deixei-me enganar! Deixei-me embalar pelo meu imaginário do que seria o lógico e o mais óbvio, mas esqueci-me de atentar aos factos, tendências e histórico da realidade! O problema de falta de seriedade, projecto e identidade do Benfica tem décadas, há mais de trinta anos que o clube está refém de populismos, incompetência e de parasitas que enriquecem às custas do clube e da sua grandeza.
    .
    E uma coisa é certa, quem elege (quase) consecutivamente Damásio, Vale e Azevedo, LFV e Rui Costa não merece outra coisa que o Benfiquinha actual, um entreposto comercial com tiques de burguês, onde a ausência de exigência e valores é gritante. E dizer que é resultado de democracia também é uma piada de mau gosto, o sistema de eleição e os estatutos, protegem e promovem os incompetentes, os populistas e os incompetentes… além de convidar à descarada a corrupção (as Casas do Benfica estão montadas para manter o status quo… há muitas “bocas” a depender dele).
    .
    E depois, claro, a grande moda do séc. XXI… a propagação e normalização dos cultos de personalidade… independentemente dos factos, evidências ou consequências! E no futebol tem N de casos… no Benfica a transição de clube de futebol para uma espécie de seita dá-se com a vinda do “salvador” Luís Filipe Vieira, o clássico revolucionário que afinal quer é ser Rei autoritário, que vinha para servir os interesses das massas, mas afinal queria era assegurar os seus interesses e fazer umas “massas”.
    .
    E depois, dá-se o pináculo da transição com a vinda do herói que refundou o clube, o fiel escudeiro de LFV… Jorge Jesus! Novos e velhos, românticos e menos românticos, muitos se esqueceram que o clube existia antes deste senhor egocêntrico e que sempre se achou superior ao próprio Benfica e nasce um novo clube onde uma parte significativa dos adeptos mais do que a paixão pela sua equipa, tem um culto de personalidade pelo treinador e uma reverência imperial ao presidente. Ao mesmo tempo um maestro tornado marioneta estava ser preparado, seja de forma consciente ou não, seja por incompetência, ingenuidade ou má intenção… Rui Costa como dirigente foi “construído” neste status quo, onde imperativo é salvaguardar as negociatas, agradar os parasitas e o trabalho de bastidores e jogos de poder.
    .
    O Rui Costa para mim, infelizmente pois era um dos meus grandes ídolos de infância e adolescência senão o maior, representa isto: o presidente de fachada perfeito para este Benfiquinha de cultos e divorciado da sua essência e dos seus valores… onde a maioria dos adeptos parece hipnotizada pelas promessas de grandeza megalomana, soundbytes e uma carrada de mentiras para massajar o ego e a falsa superioridade moral destes adeptos.
    .
    Porque no fundo as pessoas votaram nestas sensações, nestas promessas irreais, neste ídolo de pés de barro, mas na verdade em mais de trinta anos desta transformação do Benfica vencedor e referência dos nossos pais e avós neste entreposto comercial de grandeza oca, temos meia dúzia de campeonatos (pouco mais do que isso), época a fio sem planeamento ou coerência, uma formação que serve de “areia para os olhos”, orçamentos recorde todos os anos, vendas milionárias mas sem o proveito desportivo no aumento dos recursos, recursos esses muitas vezes MUITO superiores aos rivais. Até o refundador JJ, com equipas de estalo para o campeonato português tem um currículo magro e longe, muito longe, do anunciado domínio! Ou seja, esta gente que promove este Benfica não se agarra a títulos ou projectos para o justificar (ao menos no FCP os adeptos tinham a desculpa de “fechar os olhos” à corrupção e à ditadura de Pinto da Costa por que no seu reinado viveram o período dourado do clube), no Benfica quem apoia isto agarrasse a populismo puro e duro sem precisar de recompensa (dou de barato a grande obra que LFV fez quando “salvou” o clube, para mim o balanço é claramente negativo e mesmo o que fez de bem tem na sua base suspeita e facturas que no longo prazo pesam imenso no clube)… aliás diria até que os fenómenos actuais das fake news, desinformação e discursos populistas divorciados da realidade já andam a minar o clube da Luz há décadas… Muito antes de ser moda, uma coisa é certa, somos pioneiros em Portugal diria!!!
    .
    Por isso, já devia saber que isto não é uma questão de esperança ou de eleições milagrosas, isto é um problema de décadas, com uma massa adepta que no geral se habituou a esta falsa superioridade moral, que vive de promessas populistas e soundbytes e completamente viciada em cultos de personalidade! E quando se trata se mentalidades é muito difícil de mudar, aliás dificilmente o clube mudará o seu rimo, ou falta dele, sem acontecer um verdadeiro terramoto no clube. Sem isso, Rui Costa, o maestro no campo mas marioneta no escritório, depois de um mandato pleno de falsidades e mentiras, postura ridícula em certos momentos (muito baixo e reles ir buscar Mourinho tão perto das eleições por exemplo) promessas adiadas e com o perpetuar dos vícios da direcção anterior, vai ganhar sem grande dificuldade estas eleições, cujas vieram em números recorde para manter o status quo. Nem consigo estar chateado com ele em particular, pois cada vez estou mais convencido que Rui Costa pouco manda no clube. É apenas uma fachada que conforta as massas para proteger todos os interesses por de trás dos bastidores!
    .
    Eu voltarei ao meu estado dos últimos anos… indiferença a este clube que não é o meu! E não farei falta, ao que parece já há apoio que chegue! E decerto que estou a extrapolar e a exagerar em muitas coisas, por isso quando é assim mais vale nem perder tempo ou dinheiro! Se, e um grande SE, um dia o meu Benfica e o do meu avô voltar, estarei cá para voltar a vibrar com ele!
    .
    Ficou longo (já habitual com temas que causam comichão) e mais lírico do que o costume (também parece que está na moda por aqui, logo sempre não destoa)… mas são os meus “dois tostões” que partilho com quem quiser perder o seu tempo a ler!
    .
    Saudações desportivas

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 8:19 pm

      Partilho da tua frustração, Knox_oTal – mas não da tua conclusão. Rui Costa não é solução perfeita, mas Noronha e a sua campanha foram tudo menos alternativa credível. Há pontos no teu texto que merecem respeito: a tristeza de quem já vibrou com o clube e hoje se sente órfão, o cansaço com promessas adiadas, e a lucidez de quem aceita opiniões diferentes. Mas há também exagero, generalização e uma certa nostalgia que transforma o passado num mito e o presente num apocalipse. Rui Costa não é um presidente imaculado. Mas também não é uma marioneta. Esteve quando era mais fácil fugir, assumiu erros, enfrentou processos, e manteve o clube financeiramente estável – mesmo com todas as contradições. E sim, há decisões que custam a engolir. Mas há também presença, memória e votos. E isso, num clube democrático, ainda conta. Quanto a João Noronha Lopes, a campanha foi um desfile de rábulas: Desde as festa populares com atuações musicais e comida gratuita para inscritos no site, a debates com frases feitas e promessas vagas, onde o projeto parecia mais um PowerPoint do que uma visão institucional; apoios comprados de ex-jogadores reciclados como trunfos emocionais, sem plano concreto para o futebol E até Manteigas, que respeito e admiro muito, admitiu que iria votar em Noronha mas não confiava “a 100% no Benfica dele”. Ou seja, a tal “alternativa” vinha com dúvidas internas, encenação externa e uma equipa que não inspirava independência nem competência. Gostar de Manteigas é legítimo – mas nestas eleições, era voto deitado ao lixo. O Benfica precisa de exigência, sim. Mas também de memória. E quem votou em Rui Costa não o fez por culto – fez por escolha. Pode não ser o Benfica dos nossos avós, mas é o que temos. E enquanto houver quem escreva, critique e vote com lucidez, ainda há clube. Saudações e parabéns pelo texto.

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 28, 2025 at 6:50 am

        Boas Valter!
        .
        Lamento mas, apesar de respeitar a tua opinião, não posso concordar! Até porque omites desde logo um pormaior… Rui Costa já lá estava com Vieira, já lá está há muitos anos! E o resultado, por incompetência ou má intenção, é este Benfica sem rumo e algo anónimo! A estabilidade financeira para serve pouco de argumento num clube de futebol quando há tão pouca transparência ou ausência de corte com vícios do passado recente… é mais do mesmo para beneficiar os mesmos e não em prol do clube e do seu projecto desportivo!
        .
        Saudações desportivas

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 27, 2025 at 7:10 pm

    Esqueci-me da sinopse do meu primeiro e longo comentário. Aqui vai: Knox tenta desenvolver e explicar qual é para si o GRANDE problema do Benfica… os seus adeptos (na sua maioria pelo menos).
    .
    E esta convicção pessoal já vem do Verão de 2015!
    .
    Saudações desportivas

  • beterrabapragmatica
    Posted Outubro 27, 2025 at 8:30 pm

    O benfiquinha do povo (e do caro Valter) vota com memória e não perdoa nada… a não ser incompetência, corrupção e fracasso.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 27, 2025 at 8:41 pm

    Provavelmente nem devia comentar porque não se trata do meu clube, logo não é o meu lugar de fala.
    Mas não consigo ficar calado depois de ler este texto. Parece-me a opinião mais bizarra que por aqui passou. Este Costismo faz-me lembrar o Brunismo que havia no meu clube. Mas lá está, os benfiquistas estão no seu direito de escolher quem quiserem.

    • _Mushy_
      Posted Outubro 28, 2025 at 4:37 am

      Lamento, mas estás bem errado..
      O brunismo é de gente fanática e extremista que continua até hoje com lunáticos ainda querer o seu regresso e a criticar o Varandas por tudo, até por respirar, depois do que já ganhou e pelos troféus nas modalidades, internacionais e nacionais e depois de ultrapassar uma crise “criada”/alimentada por um lunático de reality shows e Dj

      • sandro_falagueiras
        Posted Outubro 28, 2025 at 6:50 pm

        A comparação que ele faz entre Brunismo e Costismo é no facto de haver uma defesa do indefensavel, com graus altissimos de cegueira.

        A defesa que é feita ao presidente que tornou o “benfica ganhador” num acidente e não num projecto é coisa de lunático, digo eu.

  • Rosso
    Posted Outubro 27, 2025 at 8:42 pm

    Ah, o povo. Esse entidade mítica, pura e que tem sempre razão, contra as malvadas elites que o tentam dominar.
    Isso é comovente, não batesse em alguns escolhos.
    Para já, o “povo” não é uma entidade colectiva de pensamento uniforme, por estranho que pareça aos populistas de serviço. Todos os que votaram, fossem em Noronha, Rui
    costa e nos outros, são igualmente “povo”.

    Depois, houve imensa campanha mediática dos adeptos de Rui Costa, sim. Páginas e páginas de campanha begra contra Noronha, desde uma duvidosa reportagem da TVI aos milhares de comentários a chamar a Noronha “hambúrger”, “Vale e Azevedo 2” ou “falido”). Uma chusma de mentiras nas quais, aparentemente, o bom “povo” acreditou.

    E a ideia de que Manteigas não deve apoiar Noronha é puro chico-espertismo. Se fosse para apoiar Costa já estava bem? E Vieira, que se fartou de rasgar Costa, também o apoia agora?

    Em suma, este texto é um óptimo exemplo quando alguém perguntar o que é demagogia.

  • Tiago R
    Posted Outubro 27, 2025 at 8:48 pm

    Texto mais disparatado que li novembre VM. Parabéns, tenho os olhos a sangrar.
    Não posso deixar de elogiar a coragem de dar a cara para defender um individuo que fez um dos piores mandatos que se viu num grande do futebol português e sem sinais de melhoria, apresentando os mesmos erros de sempre no ultimo mercado.

    Parabéns pela coragem.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 10:38 pm

      Caro Tiago R, se tens os olhos a sangrar, talvez o problema não esteja no texto – esteja na tua incapacidade de lidar com opiniões que não cabem na tua bolha. Chamar “disparatado” a um texto que respeita votos, reconhece falhas e defende legitimidade democrática diz mais sobre ti do que sobre mim. Falas em coragem como se fosse um insulto. Mas sim, é preciso coragem para dar a cara, escrever com memória institucional e não alinhar na histeria de quem acha que insultar é argumento. E já agora, se achas que repetir chavões sobre o mercado é análise, talvez estejas mais perto da bancada do despeito do que da crítica séria. Saudações.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 27, 2025 at 8:55 pm

    Os da «memória institucional» sabem quem foi o moçambicano João Garrido?

  • Mantorras
    Posted Outubro 27, 2025 at 11:01 pm

    O Benfica mediatico das cartilhas e dos comentadores espalhados com discurso encomendado e pago?
    O Benfica mediatico das lavagens cerebrais na BTV onde, por exemplo, o Rola tenta hipnotizar a malta e convence-los de que so nao ganhamos tudo porque fomos roubados?
    O Benfica mediatico dos bots com 50 comentarios iguais em cada post nas redes sociais, onde ninguem tem nada nos perfis e so comenta coisas do Benfica, atacando os opositores?
    O Benfica mediatico das noticias encomendadas nos jornais, para denegrir uns, desviar atencoes das “brincadeiras” que fazem com o clube, e promover charlatoes?
    O Benfica mediatico das paginas falsas que propagam desinformacao?
    —-
    Um texto cheio de verniz, mas sem unhas.
    Falhou ai qualquer coisa na prompt.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 27, 2025 at 11:23 pm

      Caro imitador de Mantorras, se o verdadeiro Mantorras lesse o teu comentário, provavelmente respondia com um sorriso e um remate de calcanhar. Porque ele sabe o que é representar o Benfica com paixão – não com teorias de conspiração e pose de justiceiro digital. E depois ainda tens a lata de dizer que o texto “falhou na prompt”. A única coisa que falhou aqui foi a tua tentativa de parecer mais esperto do que o conteúdo que criticas. O texto tem verniz, sim, porque foi escrito com memória, presença e respeito. E tem unhas, porque não se esconde atrás de perfis anónimos nem de frases feitas. Se não gostas, tudo bem. Mas não confundas discordância com superioridade. Somos todos benfiquistas. Não há benfiquistas melhores que os outros – há os que aparecem, os que votam, os que respeitam o clube, as eleições e as opiniões diferentes. E depois há os que se escondem atrás de pseudónimos e acham que o Benfica nasceu no dia em que criaram conta nas redes sociais. Saudações.

      • beterrabapragmatica
        Posted Outubro 28, 2025 at 9:23 am

        Que teoria da conspiração? A campanha de ataque nas redes sociais foi do mais nojento que já vi. Eram so páginas do estilo “Hugo Gil Lambe botas” e por aí fora a atacar o Noronha e o Manteigas e comentários sem fim. Ele é imotador de Mantorras, tu és imitador de Benfiquista. Tem vergonha na cara.

      • Jcarlos
        Posted Outubro 28, 2025 at 10:54 am

        Valter o que tu chamas de imitador de mantorras. foi mais acertado em poucas frases do que tu no texto todo.
        O Benfica esta doente. O povo que escreveste nao quer ganhar quer perder. Quem sabe se não são os “cornos mansos” enganados mas gostam de ser enganados.

      • Mantorras
        Posted Outubro 28, 2025 at 1:16 pm

        Refugias-te no ataque pessoal por nao teres mais nada a apresentar, a nao ser tentar diminuir quem te acusou de falta de conteudo, ou foi mesmo por instinto? Demonstrar o tal conteudo estava fora de questao?
        Provavelmente teras que te habituar a que a audiencia por aqui nao seja tao facil de impressionar como as que deves estar habituado a impressionar com uma salada de palavras em jeito de serenata. Varios aqui nao fizeram mais que um pequeno zoom-in no texto que chegou para desmontar a premissa inicial do Benfica mediatico. E tudo o que tens para apresentar é fazer double down no escuro e atacar usernames?!
        Apareceste aqui ha um par de semanas (nao ha mal nisso), mas muitos dos que te criticam neste post ja andam ca ha muito tempo. Achas mesmo que teres escolhido um username com dois nomes proprios faz de ti menos anonimo? É tudo falta de nocao ou passou por atirar o barro a parede, no desespero, e contar que somos todos parvos? Repito, talvez nao seja a audiencia para a qual estas habituado a falar.
        —-
        – “Imitador de Mantorras” é a tentativa de insulto mais patetica que li em muito tempo. Se fosse um concurso nem te davam premio de participacao.
        – Chamar teorias da conspiracao a factos publicos e faceis de comprovar é tipico de quem tem uma agenda e problemas com a verdade.
        – Dizer que nao ha benfiquistas melhores nem piores e partir para fazer uma distincao bacoca entre uns e outros, dizendo uma coisa numa frase e para fazer o contrario na seguinte… como nao amar.
        – Um conselho, quando quiseres acusar alguem de alguma coisa, por exemplo, classificar quem de ti discorda (nao sao so benfiquistas BTW) como “benfiquistas que acham que o Benfica nasceu no dia em que se criou conta nas redes sociais”, nao o faças no mesmo comentario onde tentas diminui-los acusando-os de serem anonimos escondidos dos quais nao sabes nada. Sao coisas mutuamente exclusovas, carissimo.
        – Nao te projectes nos outros para te auto justiicares. É auto limitativo.
        —-
        Tudo basico. Pobre.
        A arte da argumentacao nao é uma arvore de natal para se confundir enfeites com conteudo.
        Capacidade de encaixe precisa-se.

        • Valter Batista
          Posted Outubro 28, 2025 at 2:49 pm

          Caro Mantorras, estava a fazer uma brincadeira com o Mantorras a rematar de calcanhar…não pretendia, de maneira nenhuma, fazer-te um ataque pessoal, lamento se interpretaste assim. Quanto ao resto, é o que vemos, a única opinião aceite é a dos radicais. Sem problema, na net são todos uns mauzões, lamentamos é que nunca terão qualquer poder de decisão no Benfica. Saudações.

          • Mantorras
            Posted Outubro 28, 2025 at 10:04 pm

            Sim, na tua cabeca nos vivemos “na net”, e tu es um gangster. É isso tudo.
            O poder de decisao todos tem, mas ser minoria tem destas coisas, se a maioria fosse a voz da razao o mundo seria um sitio melhor e o funk nao tinha ouvintes.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Outubro 28, 2025 at 4:15 pm

          Belo comentário. Finalmente mais gente diz o que ando aqui a dizer há semanas. Muito floreado, pouco conteúdo (e muitas vezes incluindo conteúdo enganador).

          • Mantorras
            Posted Outubro 28, 2025 at 10:08 pm

            Vou-te confessar que quando li esse teu comentario ja pensava o mesmo e comecei “a passar a frente”.

      • Super Hans
        Posted Outubro 28, 2025 at 4:32 pm

        Não sei se é desconhecimento ou outra coisa, mas se há user com uma conduta exemplar aqui no blog é precisamente o Mantorras, e não é por concordar com ele que o afirmo. Certamente não faltarão users a corroborar tal.
        Os ataques de que tem sido alvo nestes últimos dias por defender as suas ideias são do mais mesquinho que há.

        • Mantorras
          Posted Outubro 28, 2025 at 10:07 pm

          Muito obrigado pela parte que me toca, Super Hans.
          Tenho certamente uma coleccao grande de momentos, aqui, dos quais nao me orgulho, mas todos temos os nossos dias. Vou tentando.
          Gosto bastante das tuas intervencoes e postura, e nao o digo para retribuir nada. E genuino.
          Abraco.

  • BP
    Posted Outubro 28, 2025 at 4:46 am

    Bem…a expressão “cantas bem, mas não me alegras” nunca fez tanto sentido…

  • jmmendesc
    Posted Outubro 28, 2025 at 8:21 am

    Valter, discordo de que o povo vota com memória. Se o fizesse o povo lembrar-se-ia que Rui Costa fez parte do Vieirismo e foi braco direito de um presidente que foi tirado do cargo pela justica. E como já foi referido n vezes, ou sabia e também fazia parte ou nao sabia e sendo tao próximo de Vieira isso revela algo da capacidade cognitiva do mesmo. Além disso, se o povo tivesse memória também se lembraria que o Benfica conquistou apenas 3 títulos dos 20 disputados nas últimas 5 épocas. E também lembrar-se-ia que as últimas duas épocas foram caracterizados por uma aposta em treinadores em que os plantéis foram feitos à sua medida para serem despedidos pouco depois do fecho do mercado. O povo nao vota com memória, o povo vota com medo e também com ignorancia porque o povo nao le programas eleitorais nem se interesse por nomes que nao conhece.

  • Xtremoxxx
    Posted Outubro 28, 2025 at 9:39 am

    Ainda estou para perceber porque raio me enviaram uma sms no dia das eleições a dizer para votar no Noronha.
    Que eu saiba, no dia das eleições, não pode fazer campanha.
    E sei de mais pessoas que receberam.
    Foi violado o RGPD e não aceito que alguém dessa lista tenha o meu contacto.
    É por situações destas que os benfiquistas não acreditaram no seu projeto.
    Campanha de muito baixo nível e isso eu não quero no meu Benfica.

  • porra33
    Posted Outubro 28, 2025 at 9:47 am

    “O Benfica do povo vota em presença, em coerência, em desconfiança saudável.” O povo do Benfica vota numa presença fraquíssima (1 campeonato em 4), vota em coerência (coerência de despedir um treinador em agosto), e vota com uma desconfiança saudável (desconfiança que alguém diferente vá fazer melhor, desconfiança saudável de quem venha ser um Vale e Azevedo 2.0 sabe-se lá porquê…).
    .
    O texto de Vitor Batista faz passar a impressão do povo ser o verdadeiro Benfica e se calhar até é, e quem acredita nos valores de antigamente é que está errado. O “povo Benfiquista” não ter orgulho do passado glorioso do clube, de valores como a honestidade, da garra, dos 15 minutos à Benfica, do Inferno da Luz. Isso são os outros os “intelectuais”. O “povo Benfiquista” é o actual do qual Vitor Batista pertence: tem orgulho em ir para o estádio a assitir à ópera e reclamar com que ousa apoiar, tem orgulho em ir tirar selfies, tem orgulho em ir ser enxuvalhado para a Champions porque o que interessa é participar, tem orgulho em contratar treinadores sem nenhum projecto e ao sabor do vento e despedi-los na época seguinte, que tem orgulho em vender os jogadores da formação e em ser o campeão do mercado.
    .
    Vitor Batista e o seu “povo Benfiquista” ignorante e cobarde ganhou da forma mais democrática e limpa possivel e como tal caminhará com felicidade para a competição com o Braga como terceiro grande português e resta aos intelectuais que sonham com um Benfica ganhador, orgulhoso e raçudo aceitarem que esse barco partiu. A instituição com os valores criados por Cosme Damião já não existe há muito tempo e o prego final foi dado pelos próprios adeptos com toda a legitimidade.
    .
    O Benfica não morreu foi morto pelo “povo Benfiquista” e está tudo bem.

    • Pereirinha89
      Posted Outubro 28, 2025 at 10:45 am

      Meu caro, mas que grande texto. Permita-me adicionar que este senhor que escreveu o texto acima com certeza não tem memória do Vieirismo que caíu, mas ficou no clube sob forma de Rui Costa, o menino da lágrima. O menino do “o Joãozinho não queria sair”, mas lá foi a preço de saldo. O Rui Costa que abandonou o seu treinador Bruno Lage (não admiro de todo) após escândalo das gravações, dá-lhe voto de confiança, monta plantel para e com ele, e depois passado 2 meses manda-o embora, indo buscar José Mourinho como carta eleitoral (não foram videos com AI, mas foi muito pior, entalando um possível próximo presidente). Mas também não me esqueço do Rui Closta que estava sob Vieira, não via nada, mas assinava tudo. É o Rui Costa sem planeamento, com aumento de passivo e de custos fixos, o Rui Costa que mente e esconde, mas como há festival de luzes na luz está tudo bem. Se Rui Costa não fez campanha, ela claramente chegou aqui através deste autor, que, provavelmente como muitos benfiquistas de gema, não está habituado a ganhar, ganha apenas às vezes, e foi nisso que os benfiquistas votaram. Na continuidade do medíucre disfarçado de clube grande,a na continuidade do Vieirismo porque foi ele quem nos deu títulos (sabe-se lá a custo de quê, porque a bem não saiu de certeza, as autoridades que o digam). O Benfica dá de comer a muita gente, e o Benfica é um clube gigante disfarçado de clude de bairro, mas nem isso, porque os clubes do bairro batem, choram e ganham, o Benfica em 2025 é o clube do Aurnes a lateral passado 5 anos de mandato, é o Benfica dos avançados suplentes de 20M, o Benfica sem estrutura, o Benfica que sem ser o festival das luzes na Luz, está em silêncio o resto do jogo. Havia pessoas e listas com elementos bem mais competentes (de lembrar que Rui Pedro Brás não fazia campanha, mas desfilava como ninguém quando ia buscar os jogadores ao aeroporto com medo deles fugirem, o seu únio ofício..). Votou-se na continuidade do Vieirismo e do medíucre, mas são estes os nossos sócios, os sócios românticos e benfiquistas de gema, que ganham às vezes…com mais orçamento, condiçóes, estabilidade financeira, equipas, plantéis, custos fixos. ps. Há muitas maneiras de fazer campanha, a Benfica TV que o diga

      • porra33
        Posted Outubro 28, 2025 at 3:09 pm

        Estou de acordo com o que dizes. Quem votou não sabe ou quer saber ler portanto é indiferente quantas vezes são expostos à informação porque simplesmente vão ignorar..

    • Mantorras
      Posted Outubro 28, 2025 at 1:20 pm

      O Benfica Caviar, este Benfica Novo tem 3 Fs: Fracos, Falidos e Felizes.

      • porra33
        Posted Outubro 28, 2025 at 3:08 pm

        Infelizmente nós é que estamos mal. O que mais surpreende é o F de Felizes, mas os felizes ganharam portanto temos tempos dificeis pela frente. Se os sócios estão felizes há que olhar para o barco a afundar com uma distância confortável e de cadeirinha. Os do barco irão observar um grande cartaz a dizer “eu bem te disse” mas irão afundar-se com um sorriso porque não sabem ler.

    • Gato das Bolas
      Posted Outubro 28, 2025 at 5:39 pm

      Excelente comentário Porra33 e excelente resposta Pereirinha89.

  • Gato das Bolas
    Posted Outubro 28, 2025 at 9:52 am

    Resumo: Síndrome de Estocolmo

  • Jcarlos
    Posted Outubro 28, 2025 at 10:49 am

    Povo do BENFICA com memoria?? diria mais Alzheimer… E que gosta de Perder. Porque um voto em Rui Costa é votar na instabilidade na mudança constante de treinador, sem projeto algum para o que quer seja.
    Porque veja o exemplo Contrata O alemão primeira epoca muito bom, o que faz no segundo? contrata entulho e cobarde como é deixa o Treinador completamente sozinho. chega a 5 jornada e despede o treinador vem o lage recupera alguma coisa, mas falha no campeonato e na taça. Apresenta um futebol miseravel.
    Quando se pensa que tem um planeamento defino, pasme -se e chegamos a 5 jornada e lage rua. vem o mourinho velho e acabado. no proximo ano a 5 jornada vai ser despedido.
    As finanças do Benfica são miseraveis. não um fio condutor. estao a destruir o tal benfica que falaste. onde se entra no estadio e ouve musica de Dj da treta. o Benfica não é isso, como diz o parreira isto não é um cinema para ir ver e comer pipocas. mas como CFO disse os socios para eles são clientes. esta tudo dito em relação ao que o Rui Costa e sua equipa deseja.
    Quanto as modilidades espelho do futebol rios e rios de dinheiro gasto e titulos zero.
    E atenção podemos perder e o desporto é mesmo assim, mas não se vê um projeto, é uma navegação a vista. é o faz e de faz para ser se temos sorte.
    é esta a memoria que falas?

  • DiveBomb
    Posted Outubro 28, 2025 at 5:53 pm

    Até criei uma conta para comentar.

    Não sendo benfiquista, fico “encantado” com esta definição do povo benfiquista. É que os resultados do povo nesta eleição, embora favoráveis a Rui Costa mostram uma diferença de 7% entre os dois candidatos.

    Atenção o Benfica e, por consequência, os seus sócios têm todo o direito ao sistema eleitoral que entenderem, mas o povo é cada um dos sócios, não se multiplicam em mais pessoas por terem mais votos.

    Achei também curiosa a expressão a segunda volta será voto por memória. Memória de quê? Sendo Luís Filipe Vieira um presidente com currículo (melhor que o de Rui Costa), não houve memória para esse? Eu sei que houve, dos problemas que ele trouxe. Mas qual é a memória de Rui Costa? O jogador? Diria que a única hipótese, certamente, será essa… um homem que enquanto dirigente assinou contratos sem os ler… até para associação de alguidares de baixo deveria ser olhado com desconfiança.

    Para quem está de fora, fica claro, que João Noronha Lopes cometeu um enorme erro ao não se candidatar nas eleições anteriores. Se é justo ou não, não sei, mas acredito que tenha impacto em muitos eleitores.

    Por último o povo benfiquista talvez devesse ver a canalhice que fizeram um dos seus e pensar quais os maiores interessados nessas mentiras, talvez votar neles não seja a melhor opção… digo eu.

  • sandro_falagueiras
    Posted Outubro 28, 2025 at 6:43 pm

    “Lembram quem esteve, quem fugiu, quem apareceu só em época de eleições.” Mas que bela barrigada de riso, muito obrigado!

Deixa um comentário