Com a vitória sem espinhas no jogo da 2ª mão da meia-final da Taça do Rei frente ao Barcelona, e que pecou unicamente pela escassez dos números perante a lição tática de José Mourinho, importa retirar alguns dados importantes: Varane não é deste planeta, não só porque voa sobre os centrais como se tivesse propulsores a jato e molha a sopa nos grandes jogos como se fosse trivial, mas principalmente pelo calculismo com que aborda cada lance, qual agente da ex KGB no período da guerra fria. Olhando para a sua cédula de nascimento é imperioso questionar: que trilhos irá este fenómeno ainda percorrer? Uma coisa é certa, o Real não precisa de se preocupar com a posição ocupada pelo ET durante os próximos 15 anos.
Não obstante o referido, na estratosfera habita um outro elemento mais antigo de seu nome CR7, Cristiano Ronaldo para os mais puristas ou simplesmente o melhor jogador português de sempre. Com a previsível conquista do troféu mais importante para a FIFA, falo naturalmente da Taça do Rei (veja-se caso Messi em 2012), a juntar aos números que fazem de Raúl parecer um jogador banal (falo em termos estatísticos), o jogador português pode mandar fazer a estante onde irá colocar o segundo troféu do género: A prestigiada Bola de Ouro. O que mais Ronaldo precisaria de fazer? Golos atrás de golos, bater de maneira sucessiva Messi, carregar aquela que foi considerada a melhor equipa do século XX “às costas”, aparecer sempre nos momentos decisivos, inclusivamente fazendo de Camp Nou um terreno simpático e ótimo para quebrar raras séries negativas sem marcar, e com recordes e mais recordes a serem pulverizados como que dá aquela palha, só lhe fica a faltar a cereja no topo do bolo: a conquista da competição mais valorizada do mundo na opinião do organismo internacional que gere o futebol. A concretizar-se, resta-nos aguardar tranquilamente pela recolha dos louros.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Sérgio Tomás



51 Comentários
João
Merece sem dúvida nenhuma o prémio de melhor do Mundo.
Provou mais uma vez a injustiça que foi não ter vencido em 2012.
Esperemos que este ano a FIFA não invente outros critérios na hora de nomear o melhor.
Luís Rosa
O problema é que nem sequer é a FIFA que escolhe, por isso torna-se difícil apontar-lhes parcialidade. Mas sim, os treinadores e jogadores que votam, votam ou por simpatia ou no jogador preferido (mesmo que este não tenha sido para eles o melhor num certo ano) sem responderem a nenhum critério específico.
E assim, o Ronaldo (e Zlatans, Sneijers e afins) vai sair sempre a perder. Mas a verdade é que é tão ridículo não votar num jogador por falhas de personalidade como votar no Quim Barreiros para melhor músico em vez do Jim Morrison, só porque o Jim Morrison tinha um feitio tramado.
Eu, como muita gente, não aprecio certas atitudes (não tantas como isso) dentro de campo do Ronaldo (manguitos para o público e afins. Fora do campo pouco interessa o que é, embora até pareça melhor tipo) mas do ponto de vista estritamente futebolístico (que é o que interessa. O ser português não entra nem tem de entrar na equação) ele é o jogador com mais atributos e actualmente o melhor do mundo. E nos últimos 4 anos não foi apenas o 2º melhor em todos os anos, isso é certo.
Miguel Militão
Messi vai jogar muito de agosto a dezembro e… ganha a bola de ouro como sempre.
De certeza que vai ganhar umas 10… todas de palha ou de notas falsas.
Diogo
Excelente post.
Criterioso, com uma ironia muito inteligente e acima de tudo pertinente.
Parabéns ao autor e ao VM.
PS – Peço-vos que não desistam deste vosso projecto. Ignorem as críticas e não liguem à falta de feedback. Percebo que algumas situações sejam frustrantes para vocês, mas vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar.
M. Silva
Não percebo porque continuam a bater na mesma tecla. Messi ganhou apenas a Taça do Rei como troféus, mas a nível estatístico marcou 91 golos e fez mais de 20 assistências. Ronaldo conquistou o campeonato, marcou menos golos que Messi e fez menos assistências. Se campeonato é mais importante que a Taça do Rei? Sim, é. Mas diria que a nível individual Messi esteve ligeiramente por cima.
Se o Barcelona ganhar campeonato e Liga dos Campeões esta temporada, só o facto de ter a LC é um grande ponto a favor do Messi (e vocês esquecem-se que o Ronaldo não a conquistou em 2012, portanto é descabido comparar ambas as situações, porque não tenho a mínima dúvida que se a tivesse ganho era eleito Bola de Ouro).
Portanto, mais uma vez:
– Caso Messi conquiste apenas o campeonato, e Ronaldo conquiste a taça do Rei e faça mais golos que o argentino, Ronaldo é o principal candidato a vencer a Bola de Ouro 2013;
– Caso Messi conquiste campeonato e Liga dos Campeões, o caso já muda um pouco (e eu não acredito que o Barça vá ganhar a LC).
E mais, relembro que o ano passado o Ronaldo também entrou a todo o gás (a fazer melhores jogos e mais golos que Messi), e depois a coisa mudou por completo. Veremos o que nos reserva este ano.
Visão de Mercado
O Ronaldo em 2012 não venceu só a Liga, também conquistou a Supertaça e foi às meias-finais do Europeu, sendo que nestas 3 competições foi absolutamente decisivo.
Melhor jogador merengue no campeonato (bateu vários recordes), marcou nas duas mãos da Supertaça e levou uma selecção média (com cada vez menos jogadores acima da média) a umas meias-finais do Europeu (só foi batido pela campeã do Mundo e da Europa nos penáltis).
Luís Rosa
Eu ainda acrescentaria os 3 golos nos oitavos, 2 nos quartos e 2 nas meias-finais da Liga dos Campeões, onde também só caiu nos penalties.
M. Silva
Eu sei que ele conquistou a Supertaça. Mas quando muitos diziam que em 11-12 Messi tinha conquistado quatro títulos (Supertaça Espanhola, Supertaça Europeia, Mundial de Clubes e Taça do Rei), muitos diziam que as Supertaças e afins eram da época anterior. Agora já conta?
E Ronaldo foi decisivo em dois jogos: Holanda e República Checa, onde se exibiu a um nível altíssimo. Contra a Alemanha pouco apareceu, contra a Dinamarca foi dos piores em campo, e contra a Espanha esteve bem, como toda a selecção, mas nada de exuberante. Mas e o Messi também não se exibiu a um bom nível na sua selecção? Parece-me injusto referirem que ele foi longe no Euro quando é uma competição que Messi não pode participar evidentemente por ser argentino.
Melhor jogador merengue concordo em absoluto (mas Messi também não foi o melhor jogador do Barça?); marcou nas duas mãos da Supertaça (Messi também não marcou?); quanto à parte da selecção, sem dúvida que Ronaldo é o nosso melhor jogador e claramente o mais decisivo, mas nós não temos uma selecção tão fraca quanto isso, pelo menos no que toca a 11. Ainda temos Rui Patrício, que é um excelente guarda-redes; Pepe que é um dos melhores centrais do mundo, Bruno Alves que é um central competente, Coentrão que na selecção exibe-se sempre a um excelente nível, Moutinho que é dos melhores B2B do mundo e Ronaldo e Nani que são das melhores duplas de extremos do mundo, apesar de o segundo andar num nível algo baixo. Agora comparemos a Argentina. Têm assim uma selecção tão forte? É que tirando o ataque, onde sim, têm muita qualidade, o resto dos sectores não ficam em nada a dever a Portugal. Será Romero melhor que Patrício? Na minha opinião, não. Será uma dupla constituída por Garay e Federico Fernandez melhor que Pepe e Bruno Alves? Não. Será Rojo melhor que Coentrão? Não. No meio-campo, têm algum médio melhor que Moutinho? Não. E basta ver os jogos da Argentina, para ver que têm muitas dificuldades a nível defensivo, e o jogo colectivo deles é medíocre.
Finalizando, acho ridículo quando dizem que Messi vencer a Bola de Ouro 2012 foi uma injustiça tremenda, quando não é verdade. Acho que ganhando Messi ou Ronaldo, é justo para qualquer um. Em relação a 2013, só o tempo dirá o que irá acontecer. Porque volto a relembrar: o Ronaldo também começou 2012 melhor que Messi, e depois foi o que se viu.
E atenção, não é preciso virem dizer que sou hater do Ronaldo. Não o sou, gosto bastante dele, é um enormíssimo jogador. Simplesmente prefiro o estilo de Lionel Messi, e é uma pena que tenha aparecido na mesma altura que este.
Visão de Mercado
Muitos?
Algum dia leu esse disparate no VM?
Sempre frisamos a questão do ano 2012. E nesse ano o Messi só venceu a Taça do Rei.
Luís Rosa
M. Silva, acho que o debate desta questão não se limita ao último ano, mas ao somatório dos últimos 4/5 anos. Se compararmos, ambos os jogadores tiveram uma performance global semelhante, mas no final o vencedor é sempre o mesmo, quando não há uma diferença clara entre os 2 a não ser aquela criada pelos media, Fifa e preferência dos adeptos.
Uns gostam mais de um estilo, outros doutro mas olhando friamente, a forma de os distinguir talvez fosse aquilo que ganhassem num dado ano. Mas olhando para os últimos 2 anos, não é isso que acontece (nem aconteceu no ano da época fantástica do Sneijder). Há mais seleccionadores e capitães que gostam do estilo de Messi, é o que se retira do prémio.
Quanto ao último ano, virá sempre à baila os 91 golos, mas 63 golos que dão um campeonato (nem entro nas especificidades de cada posição e de cada equipa, como por exemplo uma ter quase 70 e tal por cento de posse de bola em todos os jogos e outra 50%) não valem tanto ou mais?
Último exemplo, que serve para outras competições, para que se veja que nem todos os golos valem o mesmo:
Na Liga dos Campeões do ano passado Messi marcou 8 golos na fase a eliminar e Ronaldo 7. A diferença é que 6 dos golos de Messi foram contra um Leverkusen completamente partido, distribuindo os seus 8 golos por 3 jogos e Ronaldo marcou nos oitavos, quartos e meias, distribuindo os seus golos por 4 jogos. Não estou a tirar mérito aos golos do Messi, mas apenas a chamar a atenção para golos que têm pesos diferentes.
2 jogadores marcam 10 golos em 10 jogos. 1 marca 5 em 2 jogos, outro marca 1 em cada jogo em 10 vitórias por 1-0. Valem todos o mesmo?
DanIturbe
Realmente.. Está espetacular o texto… Parabéns ao autor..
Só espero que ele continue assim (de certeza que continua devido ao seu espirito competitivo) e que juntamente com Mourinho ganhe a Champions (se o Porto nao estiver na final obviamente).
Saudações..
p
tenham pena é da FIFA, porque todos os anos tem de inventar criterios novos para elevar o Messi que anda desaparecido…
no entanto, bom post e continuem o excelente trabalho e… CR7 para sempre (:
V. Branco
Extraordinária exibição. Lição tática de Mourinho, excelentes Coentrão e Varane. Khedira correu kms, Di Maria defendeu como nunca e após o intervalo atacou como tão bem sabe!
Ronaldo, enfim, o que mais há ainda a dizer??? O homem é um monstro!!!
Que passem em Inglaterra e que vençam a 10ª, CR7 merece e de que maneira!
Jaime Lapa
se os títulos coletivos são o fator mais importante porque não foi o Sneijder que venceu em 2010? Limpou tudo, só faltou vencer o último jogo do campeonato do Mundo.
Visão de Mercado
O problema é que ninguém sabe quais são os critérios.
Em 2011 o Ronaldo foi o melhor marcador da Europa e isso não valeu de nada.
troza
Em 2011 o Messi levou o Barcelona a ganhar tudo menos a copa do rei e foi o melhor marcador da champions, do campeonato de clubes do mundo, etc. Ou seja, o Messi ganhou em 2011 a liga espanhola, supertaça (onde marcou 3 golos contra 1 do Ronaldo), liga dos campeões (onde o Ronaldo marcou 6 golos em 12 jogos e o messe 12 em 13 jogos…), Supertaça europeia e campeonato de clubes do mundo. O Ronaldo ganhou a copa do rei. Ou seja, 5 troféus contra um e o Ronaldo apenas foi o melhor marcador do campeonato (o Messi bateu-o no duelo da supertaça, na liga dos campeões…)
Em 2012 os papeis inverteram-se. Mas o Ronaldo em vez de ganhar 5 troféus, apenas ganhou 2. O Messi ainda foi o melhor marcador do campeonato com uma marca histórica (tal como Ronaldo no ano anterior) o melhor marcador da champions (a igualar um record e a bater o record de mais golos num jogo da champions), bateu o record de golos marcados num ano civil (coisa que Ronaldo poderá ultrapassar este ano, mas fez a diferença). O Ronaldo marcou 3 golos decisivos mas a verdade é que contra as equipas de topo não fez tanto quanto queria. Ele podia ter ganho aqui a bola d'ouro mas não o fez.
Não ver esta diferença e insistir que a situação era a mesma é ser cego: e logo dos piores porque isto só não vê quem não quer. E os portugueses não querem ver que houve uma diferença, pelo menos alguns deles.
Eu sou fã do Ronaldo, gostava que ele nunca tivesse saído do Manchester United (onde já teria o estatuto de lenda e um clube que o apoiava) e tem estado num nível fenomenal. Mas, por favor, parem de dizer que o Messi e o Ronaldo em 2012 trocaram de posições e ganhou o mesmo porque é falso.
joao
e devia ter ganho… Mas houve alguém melhor que o sjneider nesse ano. E atenção eu não acho que os títulos colectivos sejam o mais importante mas uma mescla dos dois e ser um jogador completamente decisivo
Luis
Oh Troza, dizer que o Ronaldo nao tem o estatuto de lenda no Manchester é digno de um inculto a nivel futebolistico! Os adeptos do Manchester United cantam SEMANALMENTE em todos os jogos "Viva Ronaldo!" e o "There's only one Ronaldo!" e o "That boy Ronaldo!".
Querer justificar a bola de ouro do Messi em 2012 não pega. Marcou 91 golos? Parabens. Cristiano tornou-se no unico jogador da liga espanhola a marcar mais de 40 golos em 2 anos seguidos, o unico a marcar a todas as equipas da liga espanhola numa temporada, 3º lugar no euro com uma selecção banal onde também foi o melhor marcador da competiçao, mais o record de golos em clássico, mais o record de golos em Camp Nou. O Ronaldo nao apareceu contra as grandes equipas?
Concordo…só apareceu nos jogos contra o Barça, Bayern, etc, enqanto que Messi marcou cerca de 20 golos em 4 ou 5 jogos como Bayer Leverkusen, Espanol, Corunha, amigavel contra a suiça B e amigavel contra o Brasil D.
So se tem de invejar a mentalidade de Ronaldo. A Sneijder foi.lhe roubada a Bola de Ouro e a carreira dele caiu com a desilusao motivada por essa injustiça. A Cristiano já fizeram essa injustiça por 2 vezes e a resposta dele é de bater ainda mais records e como extremo superar os números de pontas de lança e médios centros…basta ver as stats da La Liga para se aperceberem da dimensao de Cristiano,
troza
Quando falei dos três golos, era do Euro… foi lapso meu não ter verificado o que escrevi.
Quanto à bola de ouro de 2010, concordo com vocês… o Sneijder merecia e nunca disse que não. Agora a carreira dele cair por essa desilusão? Meu amigo… isso já é inventar um bocado, não?
Quanto ao Ronaldo, eu sei que ele tem esse estatuto no Man Utd… Mas tem no Real Madrid? Gostam dele no Man Utd mas mesmo assim não é o melhor jogador de sempre naquele clube para os adeptos… mas se ele estivesse lá a fazer isto, já o seria. Teria um clube que o defendia (e um treinador também, mas isso é a única coisa que tem em Madrid) e até, talvez, a federação e a imprensa inglesa do lado dele. Até porque, historicamente, quem tem saído do Man Utd para ir para o Real Madrid tem feito mal. O Ronaldo contrariou isso mas falta-lhe o apoio dos colegas espanhois e do clube. Era esse o meu ponto.
Quanto a 2012 eu nunca disse quem é que merecia ganhar e o meu ponto é que é uma mentira dizer que em 2011 o Messi teve títulos colectivos e o Ronaldo foi o melhor marcador da europa e a bola de ouro foi para o Messi… em 2012 trocou-se a situação (e aqui está a grande mentira) e ganhou o Messi. Só isso.
Mas claro está… que mentalidade é esta. Apenas falei em factos e vêm-me criticar por eu ter mostrado os números. O Messi pode ter marcado esses golos contra equipas teoricamente mais fracas (claro está que ter marcado mais que o Ronaldo na supertaça não interessou, mas agora o jogo da copa do rei já interessa dizer que o Ronaldo levou o Real Madrid às costas) mas marcou… e o Ronaldo?
E desde quando é que a selecção portuguesa é medíocre? Fogo… temos um dos melhores guarda-redes da europa, um dos melhores centrais do mundo, um meio campo com provas dadas em vários sítios, um dos melhores jogadores da liga inglesa e um jogador que todos os anos luta para ser o melhor do mundo. É uma selecção fraca? Estamos melhor que a maior parte das selecções…
Por fim, a minha opinião: se calhar, nem o Ronaldo nem o Messi mereciam a bola de ouro o ano passado. A champions foi ganha pelo Chelsea, o Europeu pela Espanha e vão-me dizer que não há jogadores que se destacaram na caminhada vitoriosa destas duas equipas? Pelos troféus colectivos, seria assim. Até digo… e o Pirlo? Já merecia ter ganho em 2006 (foi decisivo na meia-final e na final do mundial, mas quem ganhou foi o Canavaro) e este ano nem entrou na conversa depois da época que fez e do euro que fez?
Por fim… é uma hipocrisia o que a maior parte dos portugueses dizem agora do Ronaldo. Quando ele estava no Man Utd e o Mourinho no Chelsea, a maior parte da gente (e principalmente os jornalistas portugueses) só ligavam ao Chelsea e o Mourinho era quase como que o único português no Chelsea… E que se lixe o Ronaldo (já dos melhores jogadores portugueses na altura) e até os jogadores do Chelsea passavam para segundo plano. Agora que ele já foi o melhor do mundo é que estão do lado dele? Hipocrisia ao máximo nível… se ele não chegasse a ganhar, não o defendiam? É só um desabafo porque eu sempre preferi o Man Utd em Inglaterra e torci sempre pelo Ronaldo mas aqui só via "ah o Mourinho isto, ah o Mourinho aquilo" e os comentadores a torcer pelo Chelsea contra o Man Utd.
Luis
A selecção portuguesa não é mediocre?
Avançados centro de nível europeu? ZERO. Médios atacantes de nível europeu? ZERO. Alternativas a Cristiano e Nani nas alas? Temos Pizzi e mais? Alternativas a Pepe e Bruno Alves no centro? Não há. Alternativas a Coentrão na esquerda? Não há. Alternativas a João Pereira (que já de si é um jogador limitadissimo)? Não há. Alternativas a Patrício? Temos Beto…mais? Temos 500 médios centro de características iguais e que só sabem jogar em contenção. As selecções são isso mesmo, selecções, não são só 3 ou 4 jogadores. Uma boa selecção tem sempre alternativas para todas as posições, Portugal vive de Ronaldo, Pepe, por vezes Nani e Moutinho e acabou…
Só ligavam ao Chelsea de Mourinho? Não invente.
Todos se lembram da estreia brutal contra o Bolton. Todos se lembram do Ashley Cole a fazer espargata. E dos livres fulminantes. Os comentadores falam por si…quanto aos adeptos, sempre estivemos tanto do lado de Mourinho e Chelsea como de Ronaldo e Man Utd. Agora é normal preferir o sucesso colectivo do Chelsea nessa altura, visto que o Chelsea tinha portugueses a jogar e a dirigir, já o Man Utd é dirigido por um escocês…No entanto não invalida que os portugueses tenham ficado satisfeitos com as conquistas de CR no Man Utd. Seja adulto sff…
Quanto a Sneijder…basta ver o que aconteceu à carreira dele depois desse ano. Viu-se perfeitamente que a alegria de jogar desapareceu. Ou vai-me dizer que Sneijder nestes ultimos 3 anos tem jogado ao mesmo nível de 2009 e 2010?
troza
Primeiro… a selecção não é mediocre coisa nenhuma, principalmente quando comparada com outras selecções. Sim, dois ou 3 jogadores (e na selecção portuguesa têm sido 7 ou 8 pelos vistos) dão mais nas vistas mas não é uma selecção mediocre. Até porque o Eduardo é (ou era até este ano) um bom suplente e fez um Mundial 2010 impecável. Na esquerda finalmente temos um lateral como o Coentrão como nunca tivemos… e temos algumas alternativas que até têm estado muito bem na liga espanhola. Se calhar temos o melhor lateral esquerdo desde há muito tempo e a melhor dupla de jogadores à esquerda desde Dimas e Rui Jorge… É certo que na direita estamos mais fracos, mas pronto. No centro do terreno podemos não ter alternativas a esses dois, mas nunca houve uma altura onde conseguíssemos ter 4 centrais de qualidade excepcional. E há muitas poucas equipas e selecções que podem ter o luxo de ter um dos melhores do mundo (Pepe) com um central bem bom como o Bruno Alves a titular.
Quanto ao meio campo, há mais alternativas. Podemos ter médios desses e faltar um 10, mas precisamos desse 10? Hugo Viana não é de classe mundial, mas é bom… se precisarmos está aí. Avançados… nunca foi o nosso forte nos últimos anos. Mas se não fosse o azar do Éder até nisso já não estaríamos tão mal. E o Postiga tem cumprido.
Olhamos para outras selecções e nós somos mais fortes que elas em vários sectores. Nós perdemos contra a Alemanha e fizemos o que fizemos contra a Espanha e no Euro e eram as duas equipas superiores a nós. Talvez Itália também fosse. Mas o resto… Républica Checa, Dinamarca e mesmo a Holanda (que também tem excelentes jogadores mas não é forte em todos os sectores, mais uma história péssima contra portugal… eu diria que temos uma selecção que pode rivalizar com a Holanda, menos em termos de avançados) eram mais fracas que a nossa selecção.
E quanto a isso do Chelsea… talvez tu também sejas daqueles que reparavam no Ronaldo. E é normal preferir o sucesso colectivo do Chelsea ao Man Utd? Pode ser… mas era raro encontrar alguém que fosse dessa opinião, com os comentadores e os jornais a mostrar que essa era a preferência da maioria. Isso de ser um escocês à frente, é esquecer o Queiroz (ok, depois do mundial também n torço por ele) e depois, mais tarde, o Nani. Eu falo do que vi, já que eu e o meu irmão eramos dos poucos a torcer pelo Man Utd entre a maioria do pessoal. Até era mais fácil encontrar fãs do Arsenal do que do Man Utd mais português da história. Mas se calhar foi azar meu… mas o que se viu na imprensa e o que os comentadores diziam na tv é verdade. Portanto, isto não é inventar. Procure o que se dizia do Ronaldo nessa altura e compare com o que dizem agora. Nunca o Ronaldo foi tão apoiado quando estava no Man Utd pela imprensa portuguesa. Essa é a verdade. Portanto… seja você adulto e considere que os outros não dizem as coisas por dizer.
Quanto ao Sneijder… então o Mourinho é tão bom que isso não pode ter influência? Agora perdi-me. Gostava de saber as bases para dizer que ele não joga bem porque está triste, mas eu apostaria mais na queda do Inter pós-Mourinho. O Mourinho pode ter defeitos mas não tirar o máximo dos jogadores que acreditam nele e não meter a equipa a jogar para os seus melhores jogadores não fazem parte da lista deles. Porque fala no Sneijder, eu pergunto-lhe pelo resto dos jogadores do Inter daquele ano. Maicon (que mesmo no City nunca mais foi o mesmo), Milito e tal… Agora dizer que ele ficou triste por isso dos prémios? Sinceramente. Já agora, o Robben devia ter discutido esse troféu também… e ficou triste?
Dr. Bayard
A FIFA não inventa nada. Quem vota são: seleccionadores, capitães da selecção e jornalistas.
Se Ronaldo continuar a este ritmo, vence!
Esperemos é que Messi não vença a champions a partir a loiça toda…
Temos a mania da perseguição, somos um povo de coitadinhos.
A resposta é dada no campo, Ronaldo esta a faze-lo!!!!
Visão de Mercado
Está enganado.
A FIFA e UEFA tem um peso determinante neste tipo nomeações.
Em 1º lugar porque são eles que restringem as listas a determinado número de jogadores.
Em 2º, e mais importante, não foram poucas as vezes que depois de uma boa exibição de Messi tanto Platini como Blatter apareceram em público a elogiar o argentino e colocá-lo num patamar inclusive superior ao de Maradona. E este tipo de manifestação pública acaba por ter uma influência enorme…curiosamente nunca aparecem depois de uma demonstração de qualidade por parte de Ronaldo.
David Silva
Ainda assim a votação não engana ninguém.
Se o Messi ganhou, foi porque seleccionadores, capitães de selecção e jornalistas votaram nele maioritariamente. O resto é treta!
Luis
David Silva, se eu for a ADIDAS e prometer umas bolas e uns equipamentos e uns euros de investimento a países como Burundi e Zimbabwe eles até no Tó Madeira votariam. Basta ver a subida das acções da ADIDAS desde que Messi tem tido Bolas de Ouro. A UEFA promove Messi, porque o argentino pesa muito no mercado Europeu…vai-se à globalidade das marcas no panorama Mundial, e Cristiano dá um banho ao argentino.
Isto sem falar das fraudes nas votações…onde até trocam os votos.
PS: Jogue bem ou jogue mal, nunca vi Cristiano a não assumir as responsabilidades e a esconder-se do jogo, Messi já fez isso vezes sem conta….foi com o Real, foi com o Milan, já tinha sido assim com o Chelsea…
Melhor do Mundo a fugir do jogo? Uma vergonha.
Senhor Patrao
Sendo que os prémios da FIFA são atribuídos pela imagem que o jogador projecta, e não pelos seus números em campo, o Ronaldo bem que pode bater o recorde de golos de Messi, e marcá-los a todos de bicicleta, que o prémio não lhe será atribuído.
luis nhamue
Apoio o barcelona desde os tempos que o Real andava acima do Barca. Apoio a seleccao portuguesa por isso gosto de ver o ronaldo a jogar. Mas quando ele esta no Real vejo o como um jogador qualquer, apoiando Messi pelas razoes que ja citei.
Mas tenho que admitir que Ronaldo tem estado a um bom nivel. O que importa nao eh marcar golos apenas, eh necessario fazer a equipa jogar e jogar bonito. Das 3, ronaldo so fazia a primeira, marcar golos. O futebol dele no ano passado era pobre. Este ano, temos visto ele a jogar bonito, vai pra cima dos defesas, nao tem medo do Pique e Puyol e outros defesas considerados de nome. Isso eh que eh um jogador que possa sonhar com uma bola de ouro.
Por isso, nao existe razoes de reclamarem que o Ronaldo tenha que vencer a bola de ouro do ano passado. Se for assim o Jardel seria o melhor de todos tempos. O miudo nestas condicoes pode sim sonhar, pq tem dado espetaculo + golos.
Bruno Fernandes
Não concordo com o VM.
Ronaldo Fenómeno, mas não tenho problema nenhum em admitir que Messi é melhor.
Não percebo esta perseguição desenfreada do VM!!? Por 1 jogo menos conseguido de Messi? Quantos já teve Ronaldo???
Patriotismo – Sim ; Fundamentalismo – Não!!!
Cumprimentos
Visão de Mercado
"Perseguição" ao Messi?
Quer explicar? É que no post o nome do argentino quase não é referido, muito menos a sua qualidade é desvalorizada.
Saiyan
O problema é que o Messi só é melhor quando o Xavi e o Iniesta jogam para ele. Ronaldo carrega a equipa toda a costas.
M. Silva
Mas que perseguição? Eu acho que pessoas como o senhor é que fazem uma perseguição ao VM, e não ao contrário.
Eles, como todos nós, têm direito a expor a sua opinião. Uns concordam, outros não e argumentam. Se não gosta, ao menos diga o porquê e fundamente, não atire postas de pescada só porque sim.
Bruno Fernandes
Calma! Não estou de forma alguma a menosprezar o trabalho de VM, simplesmente não concordo com todas as vossas opiniões…
Apesar de pouco mencionarem o nome de Messi, ficou perfeitamente implícito no vosso texto que, no vosso entender, o Messi por não ter ganho colectivamente grandes títulos não deveria ter sido o Bola de Ouro.
Ora, na minha opinião, a Bola de Ouro é um título individual que premeia o valor individual de um jogador.
Acham justo que um extraordinário jogador, faça uma época extraordinária, mas que não ganhe 1 título colectivo, deva ficar arredado da luta pela bola de ouro?….Julgo que não….
Para terminar, minha opinião:
a) Ronaldo é um finalizador brutal como poucos que vi – Drogba, Nistelroy,Ronaldo (fenómeno), Van Basten, Jardel, Falcão, etc, etc,….
b) Messi é mais outra coisa…outra género de jogadores um bocadinho mais especiais…Maradona, Cruyft, Zidane, talvez até um Figo dos tempos do Barcelona (para mim o melhor Português que vi jogar…)..
Opiniões diferentes, mas acima de tudo, desportivismo…
Cumprimentos
Kaz Patafta
Sr. Bruno, queria deixar-lhe aqui 2 pontos
1º- O post não fala de Messi e o título penso ser uma forma de ridicularizar o prémio da Bola de Ouro. Afinal o argentino ganhou a Bola de Ouro tendo ganho apenas a Taça do Rei logo, se Ronaldo ganhar esta competição, deveria ser ele o vencedor.
2º (em resposta directa ao seu comentário e não ao post)- E vão dois jogos grandes em que Messi desaparece. Basicamente não jogou contra o pior Milan que eu me lembro de ver e que ainda por cima não contava com o seu melhor jogador (Balotelli como é óbvio). E ontem contra um Real que assusta por jogar um futebol tão mau e dependente de CR7 só apareceu num livre.
Messi não vive sem a equipa a trabalhar para ele. Já o Real pura e simplesmente não vive sem o seu jogador Cristiano Ronaldo
Cumprimentos
Bruno Fernandes
Sim, são formas diferentes de se analisar as questões..
Também posso dar inúmeros exemplos ao contrário, em que Ronaldo esteve desaparecido em combate em jogos de Real Madrid ou da selecção e por sua vez Messi levou a equipa às costas…
Não concordo quando diz que Messi não vive sem a equipe e Ronaldo sim… Acho precisamente o contrário…
Ronaldo é um finalizador, não tendo jogadores a fazer jogadas para ele ou a "ganhar" penaltys ou faltas à entrada da área, Ronaldo dificilmente faz golos…
Messi por sua vez (e que já o viu jogar ao vivo se calhar compreende melhor) já pega no jogo, pega bola, corre com ela, assiste, tabela, finta, arrasta defesas e marcações, enfim, oferece muito mais em termos de jogo à equipe..
Mas são visões e percepções diferentes do jogo…
Cumprimentos
JR
Portanto, segundo o Sr. Bruno, Ronaldo não pega no jogo, não corre com a bola, não assiste, não finta, não arrasta defesas e marcações? Dificilmente faz golos sem ser de livres e penaltys?
Tenho que ligar para a sporttv devo andar a ver jogos diferentes… o Ronaldo É o futebol do Real hoje em dia. Chega a meter impressão como *TODAS* as jogadas de ataque de jeito que o real faz, passam por ele
Luis
Eu só tenho a dizer isto….jogue bem ou jogue mal, Cristiano ASSUME SEMPRE! Nunca foge das responsabilidades que ele proprio chama a si.
Messi quando pode foge dos jogos! Eu nunca vi Ronaldo fugir de nenhum jogo como Messi o fez contra o Real. Mas desafio alguém a dar-me um exemplo de um jogo em que Cristiano tenha estado assim ausente como Messi fez…
Miguel M.
Parabéns pelo post, deu gosto de ler!E ontem deu muito gosto ver o recital dado pelo Mourinho e pelo Ronaldo!
Sinceramente, não vale a pena dar grande atenção a esse prémio ridículo do Balão de Ouro.Cada vez desilude mais,os critérios são porque a pessoa X gosta mais deste ou daquele, portanto, basta ter uma excelente imprensa, não interessa se se é o melhor, realmente!Cristiano Ronaldo, para mim, é o melhor jogador do mundo e tem-no sido no último ano e alguns meses.Já li aqui opiniões diferentes, não concordo com elas, mas também, não vou criticá-las.
Cristiano Ronaldo é daqueles jogadores que me dá imenso prazer a ver jogar e sendo ele Português, ainda me dá mais gosto e orgulho!Só espero, é que quando o ciclo dele no futebol terminar, Portugal tenha outro craque, para me continuar a fazer acreditar na nossa seleção e a adorar a magia do futebol!
Rui Miguel Ribeiro
Francamente! Ainda estamos em Fevereiro e já a dar-lhe com a bola de ouro. Não bata mais no ceguinho! Compre um cativo no Bernabéu e delicie-se com os seus ídolos.
Wonderkid
Vendo os comentários que aqui estão é caso para se dizer que os Portugueses não merecem o CR7 que têm! Este continua a dar a resposta em campo e a calar tudo e todos! ;)
Pedro Aimar
Não creio que todas as conversas tenham de ir parar à inevitável comparação Messi vs Ronaldo..Toda a gente sabe a opinião da FIFA acerca disso, ou seja, preferem Messi mesmo quando não merece. Eu prefiro Ronaldo, mas é apenas a minha opinião, no entanto acho que Messi ontem não apareceu no jogo e se bem me lembro é a 1ª vez que o vejo tão apagado num derby, mas isso não implica nem belisca em nada a sua super qualidade,até porque se fizermos um best of de Real Madrid x Barcelona iremos ver grandes momentos do Messi (mais do que Ronaldo, infelizmente). Eu sou apologista, que devemos desfrutar do futebol de dois craques mundiais que temos o prazer de ver na nossa geração…Guerras à parte,quem ganha é o espectáculo, agora se X é melhor que Y ,para mim é indiferente,são os dois muito bons.
Saudações
Ricardo
O que eu vejo aqui e' pessoas incomodadas pelo CR7 estar neste momento acima do Messi. CR7 ontem superior e ja vem sendo superior nos ultimos 4/5 classicos. Nao questiono a qualidade do Messi porque sim tem muita. Agora a imprensa e os 'amigos' na fifa e uefa estao 'a vista. O Platini ja veio dizer que o Messi tem de ter proteccao arbitral, quando faz uma boa exibicao la vem o Platini dizer que e' o melhor. O Platini nao vem defender o Ronaldo quando ele acaba os jogos em sangue nas pernas ou no olho ou quando faz uma excelente exibicao. Agora quanto ao jogo nota-se que com uma boca tactica e quando nao ha conexao xavi-iniesta-messi o messi simplesmente passa ao lado do jogo. Foi assim em Milao e foi assim ontem. Todos sabemos como o barcelona joga… vai ter sempre a posse de bola e as equipas comecam a dar volta a essa situacao… Ontem o Barcelona arriscou uma goleada… E' bonito ver os jogadores jogarem 'a rabia com 70/80% de posse de bola e depois perdem. Dou merito ao Ronaldo no mundo do futebol.. Foi para Manchester como um desconhecido levou o clube ao exito evoluiu e tornou-se um dos melhores de sempre do clube. Em Madrid sao recordes atras de recordes. Eu sou adepto do Real desde sempre e digo que esta epoca senao fosse o CR7 nao sei onde o clube estaria. Ele leva o real 'as costas esta menos egoista com a bola e esta no seu topo de forma. Por mais que falem o Real e' CR7 mais 10 e o Barcelona sao 10 + Messi. Messi e' um fenomeno? Sim sem duvida mas vemos uma equipa a viver para ele!!
Cumprimentos
Joao Lisboa
Isto é subjectivo, o que interessa é ganhar hoje.
Veja-se este caso:
– Barcelona em 1º a 16pontos do Real
– Messi melhor marcador com un nº absurdo de golos.
Bastou o Ronaldo ter dado show ontem que já reclamam que é o melhor.
O que interessa é ganhar HOJE, porque ontem já não interessa. Esta discussão nunca vai acabar.
eduardobrg
Melhor comentario de sempre!!!! Isto é como na politica, se amanha o Passos Coelho aumenta se os salarios toda a gente se esquecia do que ele anda a fazer, Tipico Portugues.
Andre
Seria interessante fazer um estudo estatistico criterioso dos numeros do CR e do Messi em 2012 e ver o resultado do melhor.
Seria um exercicio interessante determinar quais os criterios que definem qual o melhor jogador e que peso dar a cada criterio.
Sideshow Bob
La vem a Bola de Ouro outra vez, ainda agora se atribuiu uma já querem entregar a próxima, sempre com estas comparações e discussões, conheço malta que vibra mais com a rivalidade Messi/Ronaldo ou Barça/Real do que com o próprio clube e isso é ridículo !
Desfrutem destes tempos em que podemos contar com estes dois génios em vez de se matarem em conversas que não vão levar a lado nenhum (como a discutir a Bola de Ouro em Fevereiro) .
Um abraço
JCCJCC
O troféu da FIFA em 2012 seguiu o mesmo critério que em 2011.
Foi eleito aquele que os treinadores e capitães de equipa entenderam ser o melhor do ano.
As taças ganhas não contam minimamente para o caso.
Para mim em 2012, com ou sem taças, o Messi foi melhor que o Cristiano Ronaldo.
Até ver, em 2013, o Cristiano Ronaldo está bem melhor. Resta saber se assim se vai manter.
Já agora, o Real Madrid perde, a culpa é dos jogadores, do casillas, do sérgio ramos, e dos dirigentes que estão contra o Mourinho. O Real Madrid ganha a culpa é banho táctico. Haja coerência.
Não confundam orgulho nacional com cegueira.
Mister Sky
André Salgado
Eu sou Português e por consequência apoio os jogadores portugueses. Contudo, à que saber colocar os pesos na balança(a bola de ouro, não consagra aquele que tem mais títulos, ou aquele tem melhor desempenho individual, tem que consagrar um misto destas várias variáveis).O Messi no ano de 2012 foi absolutamente arrebatador no ponto de vista individual(melhor marcador da liga(recorde),melhor marcador da champions,melhor marcador de sempre num ano civil) e também conseguiu vencer a taça do rei que é um troféu que devido ao despique(Real-Barcelona)assumiu uma grande relevância. Contudo não deixo de referir que a época de Ronaldo não deixa ser excepcional(levou o Real ao titulo e também tendo conseguida números extraordinários).Por estas razões, é ridiculo na minha opinião tentar convencer alguém que foi só por ter ganho a taça da rei que o messi ganhou a bola de ouro.
Nazareno
CR7 = Extraterrestre
Messi = Humano
João Souto
Quem vota são os capitães e seleccionadores..não é uma decisão da Fifa. Por isso as mentalidades é que tem de mudar, e a publicidade negativa que fazem do contigente português em Espanha tambem !! As pessoas não votam em Ronaldo e Mourinho porque não querem ser conotadas com eles. Como sabem os votos são tornados publicos passado um dia ou dois da entrega dos prémios.
Tomas W
Eu estava convencido que para participar na visão do leitor os artigos tinham que ser isentos, algo que não vejo neste artigo.
Além de parcial é também futurista porque já sabe que o CR7 vai ganhar a Taça de Espanha
Quais records do Messi é que o CR7 bateu?
Bateu de maneira sucessiva o Messi? Relembre-me lá o número de Real-Barça ou Barça-Real é que disputou CR7 e quantos ganhou? E já agora quantos títulos ganhou CR7 no Real? E o Messi no Barça no mesmo período?
Eu compreendo que o facto de ao fim de uma dúzia de clássicos FINALMENTE conseguir ganhar com clareza leve a libertar toda a frustração contida. Mas também não é caso para deixar de pensar.
Anónimo
Adoro o Cristiano Roanldo e não adoro o messi por a simples razão de nao ser portugues. Agora sei preceber as diferenças e a qualidade de ambos. O Messi é excelente e tem uma máquina incrível a trabalhar para ele o cristiano tem sido uma máquina a trabalhar para si.
António