Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Frente-a-Frente – FC Porto vs Sporting: Qual o melhor XI?

Na próxima segunda vamos ter um Clássico entre FC Porto e Sporting que tem tudo para ser decisivo nas contas finais. Os azuis e brancos se vencerem ficam com mão e meia no título, já os leões sabem que uma vitória os deixa bem encaminhados para o tri, apesar de continuarem sem dependerem de si. A turma de Farioli chega a este duelo com uma derrota, mas tem feito um campeonato quase imaculado. O conjunto de Rui Borges, por sua vez, terá de ultrapassar o trauma no Dragão (último triunfo dos leões foi em 2016). Com isto, deixamos o desafio aos leitores de escolherem o melhor jogador por posição do possível XI.

Loading…
poll-maker.com

58 Comentários

  • Gorlami
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 12:13 pm

    Diogo Costa
    Martim
    Diomande
    Kiwior
    Maxi Araújo
    Hjulmand
    Froholdt
    Trincao
    Geny
    Pote
    Suarez

    Treinador: Farioli

    Optei por colocar o Kiwior no meio (onde para mim é top 2 centrais em Portugal) e imaginei um Moura vs Maxi Araújo (vitória fácil do uruguaio). Em termos de XI, em qualidade individual, a verdade é que o Sporting é bastante mais forte. Sem querer tirar mérito ao Borges pelo seu trabalho, mas sinto que este Sporting ainda é muito piloto automático dos tempos do Amorim, logo só é preciso não se ser um péssimo treinador (como o João Pereira), para obter bons resultados com esta equipa. Já no caso do Porto, se formos olhar individualmente para cada jogador, temos claramente o plantel mais fraco dos 3 grandes. Por isso, por estarmos em primeiro e a fazer uma grande época, acredito que o Farioli é melhor treinador, pelos resultados que tem obtido com este plantel (podem criticar o futebol jogado, sei que não é ao gosto de todos).

    • Balakov
      Posted Fevereiro 7, 2026 at 4:09 pm

      Tens visto os jogos do Sporting? A equipa joga de uma forma completamente diferente do que jogava com o Amorim.

      • Gorlami
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 5:02 pm

        Não vejo a maioria, confesso. Mas isso nem é relevante para o meu ponto. A equipa foi montada pelo Amorim. A equipa é muito forte individualmente e já há existem automatismos entre os jogadores que vêm dessa era. Mantendo a base e não inventado muito, basta não ser péssimo treinador para continuar a ganhar.

        • Adepto Imparcial
          Posted Fevereiro 8, 2026 at 3:36 pm

          Portanto, o Gorlami não vê a maioria dos jogos, refere que a equipa foi montada pelo Amorim quando já nem jogamos no mesmo sistema e metade do 11 titular – para além do próprio plantel – são da Era Borges… realmente, coitado do Borges, esta teoria do “Sporting de Amorim” ainda vai durar, estou a ver…

        • Tiago Abreu
          Posted Fevereiro 9, 2026 at 3:25 am

          O típico adepto que manda a posta sem saber do que fala…

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 7, 2026 at 5:01 pm

      É preciso ver que Rui Borges foi obrigado a destruir a grande época da equipa B (por isso é que teve 5 derrotas seguidas) porque teve de compor o banco da equipa A onde faltavam muitos jogadores influentes. Foi nestas condições que Rui Borges se manteve na luta pelo campeonato e levou o Sporting aos oitavos da Champions (equivalente a um 1.º lugar nos grupos do formato antigo). Detalhes que te escaparam na hora de avaliar o treinador. Imagina o Farioli manobrar neste cenário adverso.

      • Gorlami
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 6:36 pm

        Não me escaparam, não. Continuo a achar o Farioli melhor, basta ver que estamos em primeiro com um plantel muito inferior.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 7, 2026 at 8:01 pm

          Portanto, confirma-se que te escaparam.

        • Tiago Abreu
          Posted Fevereiro 9, 2026 at 3:27 am

          Estás em primeiro com mérito no que o Porto defende, não no que o Porto joga ..
          O Sporting ofensivamente joga tipo 5 ou 6x mais. Basta ver a quantidade de golos, e somos talvez uma das equipas que mais falhamos.

  • Jeco Baleiro
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 12:15 pm

    Diogo Costa
    Martim, Diomande, Kiwior, Maxi
    Hjulmand, Froholdt
    Trincão, Mora, Pote
    Suarez

  • 20324AC10
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 12:21 pm

    Diogo
    Martim
    Bednarek
    Thiago Silva/Inácio
    Kiwior
    Hjulmand
    Froholdt
    Trincão
    Geny
    Pote
    Suarez
    Farioli

  • 6.Mik
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 12:29 pm

    Acredito que vai entrar Morita para o lugar do Simões.
    Kiwior está a ser o melhor central do campeonato e vai ter pela frente o melhor Geny, vai ser um bom duelo.
    O GR pode pesar muito neste tipo de jogos, e aí Rui Silva não chega perto da qualidade do Diogo Costa.
    Vai ser um bom jogo, com muita alma mas pouco futebol.
    A estratégia do Sporting tinha de ser sempre tirar a posse ao Porto e jogar maioritariamente no meio campo ofensivo, se levarmos o jogo para duelos aí o Porto com a vitamina deles e com os adeptos será sempre difícil trazer um bom resultado.

  • Balakov
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 12:44 pm

    Diogo Costa
    Martim
    Diomande
    Kiwior
    Maxi
    Hjulmand
    Froholdt
    Trincão
    Mora
    Pote
    Suarez

    Sei que o Mora joga pouco, mas a meu ver é titular em qualquer clube, é um craque da cabeça aos pés.

    Nos centrais, tenho que puxar o Kiwior, que é possivelmente o melhor central da liga esta época, Diomande é essencial e nas laterais, Maxi é unânime e tanto como Fresneda como o Martim são medianos, mas o português acho que leva uma ligeira vantagem.

    Meio campo dinamarquês sem margem de dúvida, Trincão e Pote superiores aos extremos do Porto e na frente o Suarez é superior ao Samu.

    O meu resultado para segunda é 3-1 para o Sporting. Não somos favoritos e é uma previsão fora da caixa, mas tenho uma confiança que não costumo ter, espero não sair desiludido.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 1:25 pm

    Diogo Costa, Martim Fernandes, Diomande, Kiwior, Maxi Araujo, Hjulmand, Froholdt, Pepê, Trincão, Pote, Suarez.

  • Fallen Angels
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 1:59 pm

    Não importa quem tem melhor onze. Desde a vitória em 2016 no Dragão para o campeonato com bis de Slimani o Sporting em 10 anos tem 0 vitórias e 10 vermelhos no Dragão.

    Já se foi la jogar com equipas melhores contra Portos piores e nem assim deu, não vai ser este ano quando o Porto tem uma equipa competente e começa o campeonato com 18 vitórias em 19 jogos.

    Se havia altura para o Sporting quebrar o recorde no Dragão devia ter sido nos últimos dois anos.

    • SportingFan1906
      Posted Fevereiro 7, 2026 at 7:43 pm

      0 vitórias em 10 anos é péssimo, mas 10 vermelhos em 9 jogos (o 10º jogo do Sporting no Dragão para o campeonato desde a vitória em 2016 vai ser na segunda) é uma estatística absurda e mostra bem quem realmente manda nos bastidores do futebol português

      • henry14
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 8:14 pm

        Isso para mim é treta! O Benfica também teve superioridade numérica para aí em 4/5 jogos contra o Porto. E as coisas postas assim parece que é ridículo. Mas n´s não temos culpa que eles tenham o Pepe por exemplo. E até te digo, num deles não jogou contra 9 pq “parecia mal” porque David Carmo devia ter ido para a rua depois do Fábio Cardoso.
        E dei-me ao trabalho de ir pesquisar qualquer coisinha e começa bem: 2 vermelhos são logo aos 90+7 e 90+8 em 07/02/25. Imagine-se um deles de quem?? Matheus Reis, a vítima. Conduta anti deportiva aos 90+5 e conduta anti desportiva aos 90+7!!! Coitado do MR e do SCP, são sempre prejudicados!!! Sempre. As vítimas do costume. A deturpação do costume.

      • henry14
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 8:20 pm

        Mas esperem lá:
        28/04/24 Edwards é expulso aos NOVENTA!! Mais um jogo que o Sporting é ESCANDALOSAMENTE PREJUDICADO, só que não;
        30/08/22: Porro é expulso aos 75 quando decide fazer de GR e defender um golo cantado (dei-me ao trabalho de ir ao youtube). Mais uma vez o SCP É ESCANDALOSAMENTE PREJUDICADO ahahahahah.
        Pah sejam sérios por favor e não atirem estatísticas ridículas para o ar. Sempre as vitimizações do costume.

      • henry14
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 8:29 pm

        Mas isto só melhora:
        – Porro é expulso aos 88 em 21/4/22 (isto é na taça num momento na segunda mão em que no agregado estava 3 1)
        -no jogo em que o SCP foi realmente prejudicado e que há aquela VERGONHA dos coletes azuis ou lá o que era naquele 2 2 em que o Coates é expulso há 2 expulsões aos 90+10 para cada lado: Marchesin e Pepe/ Tabata+ Palhinha.
        ////
        Claro que depois pegamos neste “monte de lixo”, embrulhamos e atiramos à cara dos outros: “ESCANDALOSO, 10 vermelhos em 9 jogos, hein? Quem mais sofre como nós, o Sporting Clube de Portugal??? Quem é mais prejudicado que nós? Ninguém.”
        E assim se criam as verdades e toerias de conspiração. Com estes dados estatísticos.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 7, 2026 at 10:59 pm

          Achei estranho serem mesmo 10 vermelhos em 9 jogos mas tu deste-te ao trabalho de ir confirmar a veracidade do anterior comentário com três belos testamentos. Obrigado pelo serviço público.

          • henry14
            Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:14 am

            Temos definições distintas de “testamentos”, meu caro.
            Sim, dei-me ao trabalho. Não foi um grande trabalho na realidade. Bastou ir ao flashscore, H2H, ver uns 6/7 jogos de Porto vs Sporting e, deste modo, perceber como essa estatística apesar de ser verdadeira, não passa de uma fraude e de um argumento de Calimero.
            Ora essa, Neville. Para o picuinhas/chatinho das generalizações estar satisfeito, darei sempre o meu melhor. Espero que tenhas gostado.

            • Neville Longbottom
              Posted Fevereiro 8, 2026 at 2:30 pm

              Ir ao flash score de propósito por causa de comentários no VM? Ahah, os picuinhas são os outros.

              • henry14
                Posted Fevereiro 8, 2026 at 3:53 pm

                Fui procurar saber se aquilo que li num comentário da VM era verdade ou mentira. É uma coisa assim tão surreal e descabida? Acho que não. Simplesmente quando comento, gosto de comentar coisas verdadeiras e não mandar simplesmente umas papaias para o ar. Mas pronto, deve ser um defeito meu. Já vi estás noutro nível e que Não perderias o teu tempo numa coisa tão fútil como ir ao Flashscore. Folgo em saber que pelo menos tiras um bocadinho do teu tempo para me responder. E folgo em saber que escreves “ahah”. Pareces sempre tão sério, caríssimo. Bom saber que tens algum sentido de humor.

                • Neville Longbottom
                  Posted Fevereiro 8, 2026 at 6:41 pm

                  Chegamos então à conclusão que esse trabalho todo serviu para confirmar que o comentário original era verdadeiro. 10 expulsões em 9 jogos certo? Polígrafo: verdadeiro. Pelo menos a julgar por ti.

            • Tiago Abreu
              Posted Fevereiro 9, 2026 at 3:33 am

              Podes falar também de um dos jogos onde estava 0-2, e o Coates é expulso com dois vermelhos, quando na primeira falta é pisado pelo Taremi e na segunda o Evanilson se atira para o chão sozinho.
              Duas faltas contrárias transformadas em 1 vermelho… Resultado final 2-2. Assim é fácil né?

              • henry14
                Posted Fevereiro 9, 2026 at 10:51 am

                Se leres melhor, vês que falei. “No jogo em que realmente o SCP foi prejudicado”…
                É só estares um bocadinho mais atento 😤

        • filipe19
          Posted Fevereiro 8, 2026 at 12:11 pm

          Tens toda razão com a amostra das estatísticas. Tudo bem.
          Mas com a tua retórica crias a típica divisão dentro da sociedade. Generalizas e falas na terceira pessoa do plural. Porquê? Estás a responder a um user, então fala diretamente com ele. Mas isso parece-me que custa muito mais, porque arriscas ter uma discussão pessoal com ele, por isso assim é mais fácil colocar todos os adeptos do Sporting no mesmo saco

          • henry14
            Posted Fevereiro 8, 2026 at 2:02 pm

            Ok, assumo. Tenho a tendência a meter tudo no mesmo saco, o que é injusto para alguns (poucos/muitos, não sei) adeptos do SCP. Lamento por isso.

  • Honestly II
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 2:21 pm

    Diogo e froholdt. Kiwior está a lateral por isso o resto é sem espinhas

  • pg1960
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 6:23 pm

    O Sporting nunca na vida ganha neste jogo.

    Esqueçam.

    A pressão que foi feita até agora na dúvida vai sempre cair para o mm lado

    • henry14
      Posted Fevereiro 7, 2026 at 8:01 pm

      É completamente, mas completamente IMPOSSÍVEL o Sporting Clube de Portugal ganhar este jogo no belíssimo estádio do Dragão.
      O árbitro principal, os assistentes e o VAR jamais permitirão que isto aconteça. Mas não são só os árbitros!! O próprio Proença não quer que isso aconteça. O País não quer que aconteça. Está tudo mas mesmo tudo contra o Sporting Clube de Portugal. É muita pressão. E os jornalistas?? Toda gente quer o SCP no lodo.
      O que Varandas, Rui Borges e o plantel do SCP estão a fazer debaixo de toda esta pressão inacreditável já é estrondoso.
      Têm a minha vénia.
      Até desejava boa sorte para Segunda, mas esquece isso. Vão fazer a cama ao Sporting. Como sempre, claro.

      • Jeco Baleiro
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 10:15 pm

        O país não sei mas tu estás claramente contra, já o manifestaste mais que uma vez. Já escreveste aliás que preferes que o Porto seja campeão. E estás no teu direito claro. Mas mais do que benfiquista ou do Arsenal ou lá o que é, és essencialmente um anti-sportinguista. E isso, na minha opinião, é profundamente triste para ti. Mas bem tu é que sabes e estás repito, no teu pleno direito.
        Eu cá tenho um clube e torço apaixonadamente por ele, não torço contra nenhum clube, porque nenhum outro clube tem qualquer tipo de importância na minha vida. Folgo em saber a importância que o Sporting tem na tua caro Henry. Nisso somos iguais.

        • pg1960
          Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:38 am

          Subscrevo.

        • henry14
          Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:44 am

          Jeco, o teu comentário é completamente ao lado. Já expliquei a minha forma de pensar, neste época específica. Se não apanhaste, não me vou repetir. Nunca fui anti sportinguista. Aliás, posso dizer-te que o clube mais detesto é o Porto e será sempre. Quem me conhece na realidade e não dum blog sabe perfeitamente que eu estou a falar a verdade e do respeito que por norma eu tenho com o Sporting (até neste mesmo comentário ao que me respondeste, eu não estou a ridicularizar o Sporting mas sim este tipo de pensamento sportinguista).
          Já em relação à essa postura bélica de “ah eu torço por um clube e não torço contra ninguém”… Pah fixe para ti. Tu achas que eu sou triste por torcer contra alguns clubes e eu acho pessoas com esta superioridade de moral de “ah mas eu só tenho um clube e blabla e não torço contra ninguém” autênticos pães sem sal!!
          Basicamente se o Benfica perder em casa contra o Tondela isso não vai te deixar com um sorriso na cara, é isso??? Vai ser indiferente, é isso?? Ah espera, vai ser fixe mas não é por teres nada contra o Benfica mas sim porque vai beneficiar o teu grande amor, o SCP.
          Sempre achei que falávamos a “mesma língua” neste blog mas sinceramente não tenho pachorra para estas perfeições de adeptos que mais do que torcer por um clube (e não torcem contra nenhum 🤣🤣. Sim, claro) ainda tentam dar lições de moral e chamam “tristes” a outros só por pensarem diferente.
          Decepcionante.
          Bom fim de semana.
          PS: eu hoje vou torcer apaixonantemente contra o Manchester City. Seja a ver o jogo ou a receber notificações. Mais um episódio triste da minha parte. Mas se eu disser que torcerei apaixonantemente pelo Liverpool já fico mais bonito na fotografia e um bom exemplo a seguir?? 🤣. Só rir.

          • Neville Longbottom
            Posted Fevereiro 8, 2026 at 2:50 pm

            Já falamos sobre isto. Não há qualquer superioridade moral, ele frisou que és livre de o fazer. Até há gente que apoia o Porto e o Benfica ao mesmo tempo. Liberdade total. Eu estou com ele. Só há Sporting! Há alguns clubes pelos quais nutro alguma admiração mas não passa disso (Athletic ou Fiorentina). Sobre o Benfica perder com o Tondela, estou-me literalmente nas tintas.

            • henry14
              Posted Fevereiro 8, 2026 at 3:46 pm

              “E isso, na minha opinião, é profundamente triste para ti”. Isto para mim é superioridade moral. Basicamente está a partir do pressuposto que a maneira dele estar é a correta e que a minha é triste. Só faltou dizer que tinha pena de mim 🤣. Volto a dizer o que já disse. Que é o futebol sem picardia e rivalidade? Querer que o Sporting perca a possibilidade de ser tricampeão faz de mim um bronco qualquer? Acho que não. E volto a frisar, não sei se pensas o mesmo que o teu companheiro sportinguista, mas eu não me considero anti sportinguista. Quem souber interpretar as minhas palavras (o Jeco Baleiro indiscutivelmente não soube) percebe que eu no meu comentário estou a ridicularizar a opinião do PG60 e não o Sporting. Como já disse acima ao Filipe 19, às vezes exagero e tenho a tendência em meter todos no mesmo saco mas aqui nem foi o caso. Estava a ironizar e a “brincar” com o PG60.
              Em relação à última frase , só posso concluir que para ti o SCP ir a 4 ou 7 pontos ao Dragão é irrelevante porque tu estás-te nas tintas se o Porto perde ou deixa de perder com o Casa Pia. Desculpa, isso para mim é obtuso. Se os nossos rivais perderem, nós estamos mais perto de ganhar. Sempre. Não percebo o que é difícil de entender aqui.

              • Neville Longbottom
                Posted Fevereiro 8, 2026 at 6:43 pm

                É indiferente sim. O Sporting tem de entrar para massacrar no dragão se estiver 20 pontos a frente ou na 40 atrás. A única coisa que deve ocupar espaço na cabeça de um Sportinguista é aquilo que podemos controlar. Eu só falo por mim, outros sportinguistas terão outra opinião se calhar.

          • Jeco Baleiro
            Posted Fevereiro 8, 2026 at 7:34 pm

            Se assumes declaradamente que queres que o Porto seja campeão ao invés do Sporting (e ao contrário seria igual), sendo que não és nenhum dos clubes, então sim és, ou estás a ser anti.

            Se o Benfica perder com o Tondela fico contente se isso beneficiar o Sporting. Se não é-me indiferente a vida do Benfica. Aliás até fiquei positivamente espantado com a votação em massa nas eleições e frisei-o aqui pela dimensão do movimento associativo. Mas de resto o Benfica interessa-me zero. Comento coisas do Benfica por ser alguém interessado no fenómeno desportivo mas é só. Sou ensosso segundo tu.

            Não gosto de clubes como o Porto, a Juventus, o Tottenham ou o Flamengo. Mas se o meu clube não estiver a competir com eles não vou ficar a moer por ganharem, desde que o façam de forma limpa.

            Ah e sim, detesto sal. Faz mal em excesso e um ensosso como eu não corre esse risco. O que não é demais e não faz mal são as vitórias do Sporting. Isso é que pode ser em doses industriais.

            Quanto ao ser triste eu disse que era na minha opinião. Se tu não o achas e como a minha opinião vale zero então não é. Lamento que o tenhas interpretado como um insulto, que objectivamente não foi o caso.

            Um abraço Henry e boa semana. E tens de ser mais chill quando o assunto é o Sporting, isso não te faz bem.

            • henry14
              Posted Fevereiro 9, 2026 at 1:05 am

              Eu, sendo Benfiquista, acho natural não querer nenhum dos meus rivais a ser tricampeão. Ganham uma cultura de Vitória e ficam a um passo de um tetracampeonato, que quase que torna a coisa hegemónica. Por essa razão prefiro que o SCP não seja campeão. Isso para mim não faz de mim um anti, faz de mim um rival racional. Se o SCP for campeão, olha , darei os parabéns e pelo menos sei que o Porto fica mais um ano a seco e que o cozinheiro AVB perde mais um ano. Claro que quando o Benfica está na luta nem penso muito nisso mas como sei que este ano não é para nós…
              Agora pronto, pensa o que quiseres. Eu já te disse que não sou anti sportinguista. Agora isso não quer dizer que não hajam lá 3/4 personagens que me metam ranço. Pote, Varandas ou Araújo são algumas delas. Mas por exemplo nada tenho contra Rui Borges, Inácio ou Luís Suarez.
              Só tenho “pena” que venhas com essa conversa num comentário onde eu fui completamente irónico com o PG60, devido ao comentário dele.
              Enfim, é o que é. Assunto encerrado.
              Boa semana.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 7, 2026 at 11:02 pm

        A única parte que se aproveita do comentário é o parágrafo que começa com “o que Varandas, Rui Borges e o plantel”. O resto é delírio, o Sporting pode ganhar, apesar de improvável, duvido que o Proença tenha preferência pelo Sporting e não, nem toda a gente quer o Sporting no lodo.

      • pg1960
        Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:36 am

        Finalmente tiveste um comentário de jeito.

        Já tinha perdido a esperança.

        E sim. Tu não sentes porque estás no clube mais protegido dos três. É fácil para ti teres o teu capitão a dar porrada e não se passa nada mas quando cai ao chão é penaltidis… Desculpa, penalti.

        É fácil ver futebol do teu ângulo.

        Agora em 1 semana !!!! O porto criticou tudo e todos e sabes o que se vai passar ? Nada !!!
        Pressão total e ? Nada !!!
        Luís Godinho é o árbitro que mais expulsões e mais lances críticos prejudicou o Sporting nos últimos jogos grandes …

        É factual

        Presidente do clube faz uma declaração e tau pedido de suspensão logo enquanto os outros clube andam a criticar 2 a 3 vezes por semanas.

        Jogadores dizem yeah e levam os mesmos jogos de suspensao que outros jogadores com entradas assassinas

        Proteção total da imprensa de uns e crítica total de outros.

        Rapaz, é tão óbvio e constante que eu nem preciso que te lembres do passado, basta estares atento ao presente e futuro porque o padrão repete-se todas as semanas

        Está atento vá lá tu consegues

        • henry14
          Posted Fevereiro 8, 2026 at 2:14 pm

          Obrigado amigo.
          Não percas a esperança, não estou ao teu nível mas vou sempre a tempo de evoluir.
          Tentarei dar o meu máximo para estar atento a todos os detalhes e bastidores do futebol português 🤜🤛.
          Abraço 🫂

          • Honestly II
            Posted Fevereiro 8, 2026 at 9:03 pm

            O problema é este comentário ser no gozo…

          • Honestly II
            Posted Fevereiro 8, 2026 at 9:16 pm

            Nem é preciso ires muito longe… 38 minutos e o gr do Alverca já levou amarelo por perdas de tempo.
            39 min mais uma entrada perto da área do otamendi que fosse um diomande seria amarelo fácil.. queres mais?

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:07 pm

        Onde tu te foste meter Henry.
        Um abraco solidario e muita forca.

        • henry14
          Posted Fevereiro 9, 2026 at 12:55 am

          Fui meter-me num covil de Leões, sendo um deles o Longbottom 😅. Não é fácil, mas dei o meu melhor 😂.
          Obrigado pela força, amigo 🥰.
          Grande abraço.

  • _Mushy_
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 9:37 pm

    Apesar de haver mais jogadores do Sporting no XI e achar que tem mais qualidade individual, mas isso não ganha jogos.
    Porto joga a 3 no meio, ponto mais fraco do Sporting a época toda porque os da frente não recuam e pressionam, apenas Geny.
    Depois disso, são jogadores com mais fulgor físico e ganham duelos diretos do meio campo e no jogo aéreo.
    Sporting vai ter dificuldades de ganhar superioridade no meio campo, a não ser que decida por Maxi a EE para ajudar, mas depois fica sem um DE de jeito :D
    Pote é um jogador extraordinário, mas do meio campo para a frente, atrás não defende, marca apenas a zona onde está e não está para correrias atrás do portador da bola ou de que desmarca-se, por isso não é ter o melhor XI individualmente que se ganha jogos.
    A defesa do Porto é muito mais sólida (com Kiwior no meio), porque tem um meio campo batalhador que ajuda na defesa e extremos que são autênticos alas que fazem o corredor todo a defender e atacar, daí ter mais facilidade a defender.
    E atacar Porto ataca em velocidade e como o Sporting joga com muitos na frente e habitou-nos a ver a defesa a defender 1 para 1, basta uma falha ou o que o Porto faz melhor, ataque rápido e desmarcações, será complicado se não mudarem a forma de jogar.
    Esperemos que seja um jogo sem casos e que vença o Sporting :D
    *
    Aos consumidores ávidos de frutose, o problema foi o Varandas ter falado UMA VEZ em Fevereiro que mudou o rumo da arbitragem..
    Em semana e meia, AVB já veio 3x falar do jogo, do árbitro, conselho arbitragem, etc
    Desde o inicio da época já se perdeu a conta da pressão e condicionamento sobre arbitragem, mas é o manto verde e o Varandistão.
    Vamos ver quantas entradas duras vão ser precisas para o Rosário levar um amarelo, aposto que 4 ou 5, sendo que amarelo sai lá para o minuto 85 como de costume

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 10:05 pm

    Jogar no dragão nunca é fácil para ninguém. Quer dizer, tirando raras excepções tipo Brugges ou o Benfica que às vezes vão lá dar 4, a maioria das equipas sente grandes dificuldades com o ambiente e com a vontade de ganhar dos portistas.
    Não me acredito que o Sporting se amedronte muito. O maior perigo para o Sporting contra este Porto é mesmo apanhar-se a ganhar e não saber controlar a vantagem, sobretudo quando o cansaço se começar a sentir no jogo.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 7, 2026 at 11:43 pm

    Claro, o Sporting tem 8 melhores posições que o Porto que só tem 3 melhores… mas no final de contas o Sporting não consegue ganhar ao Porto… tá certo.

    • Arel
      Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:26 am

      Individualidades não fazem um colectivo meu caro… Que o diga o Sporting de 20/21 – alguém acreditava num título dessa equipa, nessas comparações 1vs1 na altura?

    • SportingFan1906
      Posted Fevereiro 9, 2026 at 12:20 am

      Qual é o 11 combinado do Stravinsky? Para aí 8 jogadores do Porto e 3 do Sporting não?

  • Miccoli30
    Posted Fevereiro 8, 2026 at 11:23 am

    Pelas opções do VM:
    Diogo Costa
    M. Fernandes
    Diomande
    Inácio
    Kiwior
    Hjulmand
    Froholdt
    Geny
    Trincão
    Pote
    Suárez

    Mas pessoalmente trocava o Inácio pelo Kiwior e colocava o M. Araújo na esquerda.

    Apesar de ter escolhido mais jogador do Sporting, como já tinha dito noutro artigo, acredito que fique 3-1 para o Porto (o histórico do Sporting no Dragão é irrisório), e o Benfica tem aqui uma oportunidade de ouro de se aproximar do 2o lugar.

  • JoaoGama
    Posted Fevereiro 8, 2026 at 1:45 pm

    Quem vota no Rui Silva ou no Borja deveria ser proibido de ter internet…

  • Kacal
    Posted Fevereiro 9, 2026 at 12:36 am

    Nem vi este post e só comento agora abah mas pronto pode ser que alguém ainda veja. Tive mais duvidas no Thiago Silva vs Inácio e no Gabri Veiga vs Trincão. O prime Thiago Silva era mil a zero ao Inácio, mas atualmente foi mais numa de poder entregar veterana e liderança já que escolhi Diomande ao lado. Por mim até seria Diomande e Kiwior a dupla mas não dá portanto fiquei indeciso. Acho que há pontos a favor de ambos. Depois no segundo confronto apenas porque Trincão não é médio ofensivo e depende da tática que cada um assumir. Em 433 acho que faz mais sentido Gabri Veiga mas noutras faz mais o Trincão.

    De resto em todas as outras foi fácil para mim com Diogo Costa, Martim Fernandes, Diomande, Maxi Araújo, Hjulmand, Froholdt, Geny Catamo, Pote e Luís Suárez. E a treinador também tive duvidas já agora mas optei por Farioli pelo potencial que lhe vejo e a época atual. Embora o futebol do Sporting até seja mais atraente a meu ver, mas pronto admito alguma parcialidade minha aqui.

    Faço batota e escolho Trincâo e meto o Pote no meio ahah. Seja como for considero o Sporting superior na maioria do XI em termos individuais, acho que nos vale a nós ser uma solidez defensivo e um forte colectivo. No XI Base e melhor do Sporting só colocaria Diogo Costa, lateral direito (acho que qualquer um jogaria porque é o ponto fraco do XI do Sporting e prefiro os nossos) e Froholdt de resto não trocava ninguém há que ser sincero. Claro que há imensos jogadores nossos que seriam úteis no plantel do Sporting como Gabri Veiga, Mora, Pepê, Borja Sainz e Samu em termos ofensivos mas falo no XI. Só mais uma coisa o Borja Sainz sendo um elemento raiz da esquerda e olhando ao seu perfil nem me admirava que fosse titular olhando ao futebol do Sporting podendo Trincão jogar na direita e Pote mais centralizado e ele na esquerda. Já que o Sporting procura uma solução para aquele lado e tem procurado. Mas pronto. Acho que o Sporting individualmente está bem 70-30 em %. Mas jogamos em casa, somos fortes defensivamente e estamos em 1º. Temos os nossos argumentos ofensivos também e embalados pelo nosso público podemos e devemos ganhar, bora!

  • Alex RQ7
    Posted Fevereiro 9, 2026 at 9:16 am

    A resposta à questão quem é melhor, dá um resultado diferente da resposta quem chega em melhor forma ao clássico. Por exemplo Hujlmand é claramente melhor do que Pablo Rosário, mas o Dominicano está neste momento a viver um melhor momento.

Deixa um comentário