Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vale a pena ouvir a opinião de Kompany sobre o que aconteceu no Estádio da Luz… e nem Mourinho foi poupado

Vincent Kompany estava a ver o Benfica-Real Madrid e não tem dúvidas que a reação de Vini foi genuína. «É um tema difícil. Assisti ao jogo e fiquei realmente intrigado. Há dois componentes diferentes na história. Primeiro, o que aconteceu em campo; segundo, o que aconteceu com os adeptos. E depois há o que aconteceu após o jogo. Precisamos separar esses componentes. Quando se assiste à ação em si e à reação de Vini, percebe-se que essa reação não pode ser fingida. É possível ver que foi uma reação emocional. Não vejo qualquer benefício para ele em ir ter com o árbitro e colocar todo este peso sobre os seus ombros. Naquele momento, ele viu que era a coisa certa a fazer. Kylian Mbappé normalmente mantém-se sempre diplomático, mas foi muito claro sobre o que viu e ouviu. Depois, há o jogador do Benfica que estava a esconder o que dizia dentro da camisola. No estádio, pode ver-se que havia pessoas a fazer gestos de macaco, está no vídeo», começou por dizer o treinador do Bayern, que também rasgou José Mourinho por ter utilizado o argumento Eusébio para abafar a situação. «E, para mim, o que aconteceu depois do jogo foi ainda pior. José Mourinho basicamente atacou o caráter de Vini Jr ao mencionar o tipo de comemoração de Vini para desacreditar o que ele estava a fazer naquele momento. Foi um grande erro em termos de liderança. Além disso, Mourinho mencionou o nome de Eusébio. Ele disse que o Benfica não pode ser racista porque o seu melhor jogador de todos os tempos foi Eusébio. Sabe o que os jogadores negros tiveram de passar nos anos 60? Ele estava lá para viajar com Eusébio em todos os jogos fora de casa e ver o que ele passou? Usar o nome dele hoje para fazer uma observação sobre Vini Jr. Para ser sincero, não vejo o meu lugar em muitas coisas que estão a acontecer hoje, então não quero fazer parte de um grupo ou de outro».

52 Comentários

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 11:35 am

    Excelente comentário. Muito sentido e extremamente bem fundamentado. Os 3 exemplos do Mourinho também demonstram bem a péssima posição que teve.
    É preciso acabar com o racismo de uma vez. Horrível o que as pessoas têm de sofrer há 500 anos porque nasceram com outra cor de pele. Inacreditável.

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:56 pm

      Incrível o quão baixo desceu a marca Benfica e José Mourinho nos últimos dias… Estão com tanto medo de falar que praticamente já só dão entrevistas ao canal do regime (btv) onde as perguntas são decididas muito antes para espalharem um qualquer ponto de vista que queiram…

      Incrível como um clube que se diz profissional demorou 4 dias para fazer alguma coisa para identificar os energúmenos que estiveram no estádio a cometerem atos racistas… um clube que gasta milhões com câmaras 360, rede 5G de última geração e aqueles jogos de luzes LED ridículos não consegue identificar os adeptos que cometeram crimes puníveis por lei, sendo que para isso estão a usar os vídeos amadores que correm nas redes sociais, se não fosse isso, nem mexeriam uma palha… siga o circo..

      Onde anda o capitão do clube? Não fala? Ou não o deixam falar?

      O Richard Ríos pelo menos já deu a entender que está do lado do Vini Jr, ele que supostamente já terá tudo acertado para regressar ao Brasil nos próximos dias pela porta do Flamengo…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Fevereiro 20, 2026 at 8:37 pm

        O racismo, infelizmente, não é crime punível por lei em Portugal.

        • Antonio Clismo II
          Posted Fevereiro 21, 2026 at 12:07 am

          Artigo 13 da Constituição Portuguesa.

        • BP
          Posted Fevereiro 21, 2026 at 3:49 am

          Ai isso é que é. Crime punível com pena de até 5 anos de prisão. Se mesmo o discurso de ódio racial é crime punível, não faria sentido o crime de ódio racial não o ser.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Fevereiro 21, 2026 at 2:59 pm

            Eu queria referir-me ao discurso racista. O discurso de ódio é punível, mas comentários especificamente racistas não são. O ventura, por exemplo, foi condenado por “ofender o bom nome” de uma família e não por discurso racista. Anda a circular uma petição sobre este tema.

  • tivequecriarconta
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 11:37 am

    Espero que metam legendas para que os apoiantes do Rui Túnel Costa possam ouvir. Hoje o defensor do racismo porque tem um amigo preto vai falar ao canal da propaganda mais uma vez porque é o rei da comunicação mas tem medo da nossa comunicação social, que nem sequer tem coragem de o entalar com as próprias declarações. O Benfica neste momento é um clube dominado por racistas, com um “rato atómico” (denominação que dão a este jogador banal) racista com muitos fãs racistas, boa sorte ao outros, não posso dizer que estou admirado

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 11:50 am

    Bravo Kompany, disse tudo o que deveria ser dito, sabe tão bem ouvir um homem livre a falar no mundo de escravos a soldo que é o futebol profissional. E sim, deixou o Mourinho com as costuras à mostra.

  • Nickles
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 11:57 am

    Concordo com tudo – tirando a parte do Mbappe onde este mentiu claramente sobre ter ouvido “mono” 5x, o que é de uma estupidez enorme sendo que esta situação já é suficientemente grave para andar extrapolar ainda mais com mentiras.

    Já agora as pessoas têm de aprender que não há “mas” quando a questão é racismo. Exemplos como “Sou contra todo e qualquer tipo de racismo MAAAS o Vinicius é provocador” são ridiculos já que um “mas” neste contexto serve unica e exclusivamente para usar a primeira parte da frase como maneira a relativizar o que vai ser dito na 2ª, e por consequência não parecer o pior ser humano do mundo. 1. O Vinicius ser provocador e 2. sofrer racismo, são tópicos completamente distintos, têm de ser. Um nunca na vida pode ser a justificação do outro.

    E é possivel odiar o Vinicius sem descer até este nivel. Eu por exemplo não posso com ele e acho-o um jogador provocador e nojento. É exatamente o mesmo sentimento que tenho por exemplo com o Dibu Martinez

    • beterrabapragmatica
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 4:37 pm

      A provocação não justifica o alegado ato racista. No entanto o ato, também não desculpa a provocação. O “mas” não serve de justificação. No entanto discordo a 100% que não tem lugar na discussão. Para se resolver um problema é preciso analisar tudo, e encontrar todos os caminhos para o solucionar. Se a causa for simplesmente ignorada não se chega muito longe.

      As provocações não justificam, mas também não ajudam com certeza. As generalizações que se fazem ao combater estes casos também não. O que acontece nos casos de xenofobia, homofobia, sexismo. Frases como “nem todos os homens mas sempre um homem”, são absolutamente ridículas e afastam pessoas de um luta onde todos deviam fazer parte. Obviamente também existem mulheres violentas, manipuladoras, agressivas, cruéis.

      O pior neste caso, é como Vinicius tenta constantemente usar um tema tão sensivel para justificar as suas ações provocatórias constantes, e assim nunca vai refletir. Se alguém me chamar “filho da…” não vou assumir que não gostam da minha mãe, mas sim que têm algo contra o meu carácter.

      • Pablo2
        Posted Fevereiro 20, 2026 at 5:14 pm

        Quem provocou primeiro foram os adeptos do Benfica bem antes do golo. Ou achas que quando ia a linha de fundo era elogiado? Pq que no Tenis todos ficam em silencio? No contrato do Vini esta que tem de tolerar insultos a rodo?

      • _Mushy_
        Posted Fevereiro 20, 2026 at 10:36 pm

        Lá está o “mas” a ser empregue…
        Quantos jogadores não devem sentir na pele estes insultos por parte do publico e jogadores e nada fazem porque não se querem chatear e porque não tem relevância e “poder” dos midia, como o Vini?
        Tal como diz Kompany, existe muitos, mas deixam-se ficar calados.
        *
        Essa teoria “provocações não justificam, mas não ajudam de certeza” é a justificação dos palermas quando dizem “sai de vestido curto e com decote, está à espera do quê?! põe-se a jeito” enquanto assediam e importunam a pessoa porque acham que não é nada de especial.
        *
        Provocações há em muitos jogadores, mas há que perceber a diferença do peso das palavras as suas conotações.
        FDP no futebol não é o mesmo que macaco, pedófilo ou outros mais palermices, há que perceber as diferenças abismais sobre elas.
        E este é o tema, ninguém discute que benfica é racista ou os seus adeptos, mas sim um ato irrefletido de um jovem sem muito juízo no calor do momento e num momento de tensão, mas que estão tentar relativizar com monte de tretas e inventar desculpas com o feitio do Vini.
        Tal como os adeptos, que levou tempo até agora dizerem algo sobre o tema e veremos o que vão fazer.
        *
        No Sporting recentemente um “velhote” armando em esperto quis fazer o mesmo, o Sporting identificou e rapidamente proibiu de entrar em recintos desportivos, a nivel de justiça não sei como ficou.
        *
        Desculpa aproveitar o teu comentário, não é para ti nem contra ti, mas sim para os tem usado essa “desculpa” para relativizar o acontecimento culpabilizado a vitima.

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 6:31 pm

      Sobre o Mbappé estar a mentir, eu estou à vontade para falar, nunc afui fá, mas uma das vantagens de se esperar antes de escrever é ter tempo de refletir. Depois do jogo terminar e ter isto a flash interview dele, não consegui perceber aonde vinha todo o ódio contra ele nas redes sociais (não só do Benfica, mas lá fora também, acusado de mentiroso). Acho que neste caso foi um exemplo clássico precipitação na hora de falar. Começou por dizer que acreditava em Vinicus e até aí tudo certo, faz o seu papel. Disse que nada tinha escutado, mas que o brasileiro lhe dissera que escutara cinco vezes a palavra “mono”. Até aí tudo bem, é colega e faz o seu papel, como Mourinho fez o seu papel ao defender a inocência de Prestianni. Se ão acreditas no teu colega de equipa, muito mal vai o mundo.O erro foi o que veio a seguir. Chama-se “memory enhancement”, aumento de memória, em que uma pessoa expande coisas que não viu, porque passou a acreditar neles. Após ter revisto as imagens, ao ver Prestianni de cara tapada começou a ver coisas onde elas não existem. Típico de quando deixas a emoção aflorar à pele e te cegar. Não o tenho por mentiroso, apesar de não ser fã do jogo dele. Creio que se precipitou a assumir a versão de um colega como verdadeira e ao rever a imagens acabou a tentar recordar as palavras de Prestianni a Vinicius e começou a querer ver o que desejava. Até Vinicius começar com o usual chororó ninguém afirmou ter visto nada, nem Camavinga que está próximo do argentino reage minimamente ao que ele diz. O Mabppé ficou refém do que disse no início e agora é complicado recuar.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 12:59 pm

    De acordo com o teu “já agora”.
    É impressionante a quantidade de vezes que se usa o “mas” nestes casos. “Chamaram-lhe macaco, mas ele é provocador…” como se isso fosse algum tipo de justificação. “Chamar macaco não se pode mas filho da p*** já se pode”, como se fosse minimamente comparável. O racismo é crime. As pessoas até podem insultar como bem entenderem, não podem é passar essa linha.
    100% de acordo com o teu argumento final também. Não posso com o Vini, diria até que o “odeio” enquanto jogador dentro de campo, mas não me passaria pela cabeça insultá-lo chamando-o de macaco.

    • Stravinsky
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:42 pm

      Era resposta ao comentário do Nickles.

    • beterrabapragmatica
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 4:18 pm

      Certo, é crime… mas há que aber diferenciar alguns pontos. Nem todos os atos são iguais, nem devem ser tratados do mesmo modo. E o contexto em que ocorrem são também importantes. Homicídio (que na minha opinião é um crime bem mais grave) tem penas diferentes sendo premeditado ou não. Uma coisa não desculpa a outra, o que funciona para os dois lados. Não se pode ser racista como resposta a uma provocação. Nem todas as nossas ações são logo esquecidas porque foram racistas connosco. Mais ainda, o argumento do “não sou racista, mas ele provocou” é tão ridiculo como “era só uma dança”, caso contrário Rudiger não sentiria a necessidade de pedir desculpa aos adeptos. Ou seja, não há um certo e um errado, podem estar os dois errados. E neste caso Prestianni esteve mal tendo chamado de “mono” ou não. E vinicius deve rever, sem dúvida a sua conduta, tem o direito de denunciar, mas não de se vitimizar como se nada tivesse feito (como no post ridiculo que faz em seguida a dizer que as atençoes deviam estar no Real Madrid e na grande vitoria e não nele). Na minha vida nunca me senti insultado/discriminado em qualquer lugar, mas não acho que isso tenha a ver com a minha cor da pele, mas sim porque tenho sempre uma conduta de respeito e trato as pessoas como gostaria que me tratassem. Dito isto, apesar de saber que nada justifica a violencia, não iria a um convívio dos super dragões com uma camisola do Benfica.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 8:38 pm

      Em Portugal não é crime.

    • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
      Posted Fevereiro 21, 2026 at 1:22 am

      Por acaso acho interessante essa ideia do que não é comparável. Chamar “filho da p***” a alguém não é um insulto misógino? Não é uma forma de ofender que foca na sexualidade (promiscuidade) da mulher como humilhação para os homens que a rodeiam? Chamar “m***cón” alguém, como aliás parece que o Prestianni disse que disse para se desculpar, não é extremamente homofóbico? A própria ideia de insultar e ofender consiste em magoar o objecto da ofensa. Inventar uma espécie de ética do insulto é pateta, é infantil. O que tem que acabar é esta ideia de que se pode insultar no futebol.

    • Rosso
      Posted Fevereiro 21, 2026 at 4:39 am

      Primeiro, palavras não são crime. Segundo, não é comparável por quê? E chamar burro do c******, não é grave? Pois especialistas em linguagem labial dizem que o Vinicius disse isso antes do Prestianni retorquir. Não é mera provocação, é insulto do mais grave.

  • Nelson Silva
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 1:32 pm

    Tudo certo e nada a apontar. E quem defende Prestianni? E se por acaso ele for inocente ?
    Eu, sinceramente, quanto mais olho para a quantidade de videos que existem, mais me parece que alguma coisa não bate certo.
    O Camavinga está ao lado e não ouve nada, mas o Mbappé que está a uns 3/4 metros ouve perfeitamente ?
    Aliás, já foi completamente, desmontada a ideia que ele ouviu 5 vozes a palavra mono.

    Estar a condenar, um miúdo de 18 anos, por algo que não se consegue provar, também me parece errado.

    Alguém já pensou que tudo isto pode ser apenas um engano ? Uma má interpretação, por parte de Vinicius, das palavras de Prestianni?

    Tudo isto, não invalida que o Vinícius ache mesmo que ouviu a palavra “Mono”. Mas pode ter ouvido mal.

    De qualquer forma, é um tema que dá muita visibilidade, e por isso, todo este circo que se tem montado á volta disto.

    • SilvadasAguas
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 2:25 pm

      Mas para defender o Prestianni ( que pode ter ou nao dito o que disse, e mesmo que tenha dito, nao é por isso que o torna a pior pessoa do mundo, nem perto) o benfica enquanto instituiçao nao podia ter adotado o discurso de isto é 100% falso, e juntos ao teu lado e nos temos o Eusebio…uma simples declaraçao, como “o jogador disse que nao disse, nos acreditamos no jogador, mas vamos averiguar o que aconteceu para saber verdade porque condenamos o racismo” bastava pra acalmar os animos, nao deixava cair o jogador e a instituiçao benfica nao se dava ao triste espectaculo que se tem dado, mas obviamente isto era pedir demais a uma direcçao completamente amadora que so sabe envergonhar o clube

      • Nelson Silva
        Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:05 pm

        Eu não estou a falar da reacção do Benfica. Desta direção,medíocre, podemos esperar tudo.

        Apenas, quis salientar que existem duas versões, e que nunca saberemos quem tem a razão.

        O problema é que a opinião pública já tomou as dores do Vinicius. E isso, é que é inaceitável.

        Aliás, está situação, em caso de castigo ao Prestianni abre aqui um precedente que nem é bom pensar.

        Mas, não acredito que seja castigado. Simplesmente, não pode!

      • Knox_oTal
        Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:07 pm

        Exactamente!

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:59 pm

      A verdade é que o Benfica gastou quase 30 milhões de euros em 2 extremos jovens, um é racista e o outro andou a partilhar vídeos de pornografia de menores.

      Em ambos os casos, o Benfica decidiu proteger os jogadores em vez de fazer a coisa certa… Isso diz muito sobre o clube e o facto de estarem desesperados por não terem retorno nos investimentos que fizeram nem que para isso levem a marca do clube para a lama…

      • Amadeu Carrelo
        Posted Fevereiro 20, 2026 at 6:43 pm

        Que comentário irresponsável. Não está nada provado quanto ao Prestianni e o Andreas cometeu um erro estúpido, em nada desculpável mas em que a idade que tinha certamente não ajudou a tomar a melhor dcisão. A redução que faz a ambos é absurda

    • Bpanta
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 6:14 pm

      É o que ando a falar desde o momento em que aconteceu, continuo sem compreender como o Camavinga (que no momento da suposta ofensa está a agarrar o braço do Vinicius, não dava para estar mais perto do que isso) e o Mbappe não têm qualquer reação a um insulto racista e inclusive pelos videos do momento parecem bastante confusos quando Vinicius começa a correr na direção do árbitro. O Mbappe disparou para o ar que ouviu 5 vezes o Prestiani a chamar-lhe mono e o Camavinga que está mais perto não afirma em nenhum momento que ouviu e não se posiciona?

    • MiguelBionas
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 8:53 pm

      O Luis Enrique já deu a sua opinião também quando perguntado sobre o tema e outros treinadores pela Europa fora.

      Estou mais na linha do Luís Enrique e outros.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 1:51 pm

    Disse tudo e disse-o melhor que todos os outros que ouvi sobre o assunto. Revejo-me no que disse, incluindo duas coisas que considero fundamentais, o facto de nao se identificar com este mundo onde parece que nao se pode falar dos temas sem atacar ou ser atacado, onde o encaixe e respeito pela opiniao alheia quase nao existe, e com o facto de se dar espaco para voltar atras, para pedir desculpa e admitir o erro.

  • cmche1111
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 2:56 pm

    Kompany a acertar em cheio em tudo.
    Já o disse e mantenho, entre Prestianni, Mourinho, departamento de comunicação do Benfica e Rui Costa (que se está a fazer de morto), o argentino foi o menos palerma.
    Teve um comentário muito infeliz, no mínimo, que deve ser punido mas ainda pode alegar o momento a quente, não que sirva de desculpa mas ainda há alguma coisa que dê para pegar. Agora, Mourinho, que vem com a conversa “tenho um amigo que é” e “O Vinicius não deve provocar”, senhores…o Mourinho é provavelmente o treinador mais incendiário que tenho memória, basta recordar Camp Nou pelo Inter ou Turim pela Roma (salvo erro), a comunicação do clube que já provou e continua a provar que não tem competência para gerir a comunicação duma sociedade recreativa duma aldeia, quanto mais de uma instituição como o Benfica, aquele tweet às 2h da manhã a dizer que os outros jogadores não ouviram é dos maiores momentos de vergonha alheia que tenho memória, tweet esse que só apareceu depois da defesa da honra do presidente, que nem 1h demorou a ser desmentido por imagens. Por fim, Rui Costa, o chefe desta gente toda que 3 dias depois do jogo ainda não apareceu, a não ser no túnel metido numa confusão.
    Mas este Benfica com esta gente foi altamente legitimado ainda há uns meses
    Quo vadis Benfica?

  • Daervar
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:03 pm

    Cada vez mais acho que o miúdo é inocente. Não há imagem nenhuma que nos possa convencer da sua culpa.
    Há a queixa de Vinicius, conhecido pela quantidade de imbróglios. Há as declarações de Mbappé que não batem certo. Mais ninguém ouviu nada.

    Por outro lado temos a quantidade de obscenidades dirigidas a Prestianni pelo mesmo Vinicius. Não são apenas atitudes racistas (e não o racismo) que são crime em Portugal, país onde ocorreram os factos. Eu vejo um caso de difamação e injúria agravada. Se Prestianni não deve nem teme, é por aí que deve seguir, faça o patrão dele o que quiser. A quantidade de bullying que sofreu primeiro às mãos de Vinicius Júnior e depois de Killian Mbappé a isso obrigam.

    • Badu
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 6:03 pm

      Excluindo da conversa todo o Benfica como instituição e o Mourinho, tens ideia que ele é inocente porque? Qual é que foi o bulliying que o Prestianni sofreu que não exista em todos os outros jogos em que ele participa, insultos, é isso? Tal como o Kompany disse, a reação do Vinicius foi emotiva e agiu no sentido (e bem) de denunciar. O prestianni resolveria este drama todo se simplesmente dissesse: “Ele percebeu mal, eu chamei-lhe *****, não apoio nem promovo racismo que não tem lugar no futebol”, mas não, tem que se tentar justificar racismo com o facto de o outro jogador ser provocador (cujas atitudes também não aprecio), ou simplesmente dizer que não o chamei isso. Mas não, é preferivel manter esta postura triste.

      • Daervar
        Posted Fevereiro 21, 2026 at 9:06 am

        Perguntas-me porque tenho ideia que ele é inocente?
        Porque nada diz que é culpado além de um tipo que claramente mentiu (Mbappé) e outro que parece sempre ser o único negro nos estádios onde entra.

        Eu vou descrever a situação desta maneira: um dos tipos mais ricos e poderosos do mundo do futebol, injuriou *comprovadamente* e em repetidas ocasiões um miúdo que acabou de fazer 20 anos e nem carreira tem para mostrar. Com o que TODAS as imagens mostram, na dinâmica entre ambos só há uma vítima, e essa vítima é Prestianni.
        Se a definição hoje em dia para o racismo é que ele só existe quando há diferenças de privilégio (por isso muitos negam que ele possa existir de negros para brancos), o que temos aqui é uma situação de puro assédio moral em contexto de trabalho do Vinicius ao Prestianni. E, convém lembrar: com a agravante do Prestianni estar a trabalhar, o que, em Portugal, muda substancialmente a moldura legal e penal.

        Querem que vá buscar o código do trabalho? É que isto tem pano para mangas se o miúdo quiser ir por aí.

        • Badu
          Posted Fevereiro 21, 2026 at 12:20 pm

          O prestianni insulta repetidamente e provoca nos jogos em portugal contra os outros clubes. Assim de cabeça lembro-me de um soco contra um jogador do nacional. Ou seja, há imagens e até neste caso agressão em local de trabalho, tu é que escolhes não ver ou defender os outros porque o Benfica ganha e os clubes pequenos não têm o mesmo reach que o Real e o Vini. Estas a tentar justificar uma denuncia de racismo com o facto do Vini ser um provocador mete nojo. Eu até dei uma sugestão fácil para ele se proteger e vindicar que não disse nada e não apoia o racismo. Mas tu insistes em não perceber a questão, ou resolução, porque só ves Benfica à frente e provavelmente fazias o mesmo. Reflete que deves estar a umas frases de “As mulheres são assediadas porque provocam”.

          • Rosso
            Posted Fevereiro 21, 2026 at 4:17 pm

            Tu é que não percebeste: não se tratou de meras provocações, mas de insultos do pior. Até posso concordar em como o comportamento do Prestianni está longe do recomendável, mas e o Vinicius? Com ainda mais responsabilidades, por toda a visibilidade que tem, insiste em comportamentos indignos e degradantes (devia ter sido expulso, aliás) mas passa por uma pobre vítima. E quem ousar contrariar (ou dizer coisas tão sensatas como o Filipe Luís) é rotulado de “racista”, porque “já se sabe o que ele disse”.

          • Daervar
            Posted Fevereiro 21, 2026 at 5:01 pm

            Eu insisto é não seguir essa narrativa da treta. Não afirmei nem metade das coisas que está a tentar rebater.

            Reafirmo:

            -não há provas do alegado insulto racista.
            -há provas de múltiplos insultos do Vinicius ao Prestianni

            Qual a dúvida? Quer rebater estes factos?

    • Nelson Silva
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 7:36 pm

      Precisamente, de acordo com a questão de difamação.
      Se ele não o disse, eu acho que ele se devia defender, e não com posts no X ou em outro lado qualquer.

  • guuupa
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 3:32 pm

    É tudo muito bonito mas e se o prestianni nao disse nada racista? So acho estranho toda a gente estar a cair em cima do preestianni/benfica quando ninguem ouviu nem viu nada e quando ja vimos algumas incoerencias nestas historias. Deixem as entidades competentes trabalhar e depois julgem quem teve mal. E por ultimo porquê ue é sempre o vinicius?

  • BP
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 4:54 pm

    Isto. Tudo dito e muito bem dito.

    Ainda não tinha comentado este assunto porque tenho estado soterrado na vergonha sem fim…

    O rato atómico virou rato de esgoto. Adoro o seu futebol, mas espero bem que a UEFA o suspenda pelos 10 jogos, ou perto disso. É muito óbvio que o Prestianni disse mesmo o que se diz que disse, pelas razões que o Kompany aponta: aquela reacção do Vinicius Jr não se consegue falsificar daquela forma – foi uma reacção obviamente espontânea e genuína, no exacto momento em que o rato de esgoto praticou o crime.

    Os orangotangos que estavam na bancada a imitar orangotangos têm que ser identificados pelo clube e expulsos de sócio – no mínimo, uma suspensão de anos, que realmente lhes doa – era o que aconteceria se o clube ainda fosse o Sport Lisboa e Benfica.

    Racismo é crime, além de ser prova de falta de sinapses funcionantes.

    Se o rato de esgoto me envergonhou profundamente, a resposta do clube ainda foi mais penosa de assistir. O argumento repugnante do mister The Benficaless One, apontando à celebração do golo do Vini Jr, é o rigoroso equivalente ao “ela também pôs-se a jeito, com aquela mini-saia…” para justificar ou relativizar uma violação.

    Nojo deste Benfiquinha, cada vez mais rasteiro e pequenino…

    • Rosso
      Posted Fevereiro 21, 2026 at 4:43 am

      Entre dizer “rato de esgoto” e “mono”, venha o diabo e escolha. E não, nenhuma delas é necessariamente crime. Felizmente que a justiça não depende do “diz que disse”.

  • ZeNando
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 4:57 pm

    Na mouche.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 5:54 pm

    A minha crença é que Prestianni disse algo sério e foi racista. A realidade não sabemos daí que será dificil tirar conclusões para um eventual castigo, mas vamos ver o que sai daqui. Confirmando-se de alguma forma que não estou a ver qual, espero que seja severamente castigado. Agora até prova em contrário tem direito à sua inocência, mesmo que eu e muitos não acreditamos nela. Cabe aos responsáveis agir, mas vejo que o Benfica está a ficar muito mal visto e o clube vale mais do que isto, as pessoas que o dirigem estão a afundá-lo na lama! Espero que se resolva o mais rapido possível. Agora os adeptos temos certeza do que fizeram e está em vídeo, aqueles tais… portanto não sei que espera o Benfica para analisar e tomar atitudes. De resto Kompany disse tudo e subscrevo cada palavra, cirúrgico!

  • Valentes Transmontanos
    Posted Fevereiro 20, 2026 at 8:57 pm

    Mas sim, mas e as lendas africanas do Benfica? Não falam?

    • _Mushy_
      Posted Fevereiro 20, 2026 at 10:45 pm

      Não precisam tem os piões de brega a fazer isso nos programas TV e CS, a profissão de vendedores de quiosque tem de ser feita e o não se pode parar.. curiosamente vieram todos com a mesma promoção “há tantos negros no campeonato espanhol e só Vini se queixa”

  • FIRESNAKE
    Posted Fevereiro 21, 2026 at 12:14 pm

    Mais um fantoche do sistema

  • JJ Okocho
    Posted Fevereiro 21, 2026 at 2:34 pm

    Pois, a minha crença é de que as toalhas e bolas desaparecem no Dragão não por iniciativa dos miúdos. Crentes somos todos.
    O Prestianni provocou de algum modo o Vini, pois sabe que este tem pouco poder de encaixe, e poderia fazer-se expulsar ou pedir substituição. Deve ser inédito no futebol.
    O que disse ao certo ninguém sabe. A uefa vai investigar, acredito. Em Portugal era provável que caísse no esquecimento, como as cadeiradas no Dragão, mas nisto a uefa não costuma facilitar e o Benfica é peixe pequeno comparado com Real. Mas não nos desviemos do factual, todo o circo mediático está longe de ser em defesa de valores e ética. Prova disso, AVB já se intrometeu num assunto que nem lhe diz respeito… tirando o facto do prestianni poder ficar impedido de jogar no Clássico

  • Barbose
    Posted Fevereiro 21, 2026 at 9:50 pm

    A mim secalhar esta-me a passar alguma declaração do Mo, mas do que me recordo ele até se resguarda de comentar sobre a questão do Prestianni. Ele critica é de uma forma individualizada o festejo do Vini, que vamos ser francos foi uma provocação de baixo nivel de tal forma que o Rudiguer vem la de longe a chama-lo e a pedir desculpa aos adeptos. O mo disse apenas que ele marca um golo daqueles e vai festejar daquela forma? E falou de Eusébio e pele e di stefano como exemplos para dizer que nenhum desses senhores que jogavam mt tb e n se prestavam a um papel daqueles – posso nao ter ouvido alguma coisa depois mas acho este ataque ao Mo ridículo. Ja a questão do Prestianni eu acredito que ele tenha dito o que o Vinni o acusa de dizer ou então algo do mesmo nivel senão ele n tapava a boca daquela forma, agr o santo do mbappe ouvir 5 vezes uma coisa que o camavinga nao ouve uma….
    ca em Portugal é inocente ate provar o contrário mas a opinião pública ja julgou, deu a sentença e siga o puto de 19 anos é culpado.
    E vamos ser francos o Vinni não é santo nenhum mas lá está la porque ele provoca toda a gente nao justifica que o outro reaja daquela forma.
    Tenho pena pelo puto que como ja muitos aqui disseram vai ficar manchado.

Deixa um comentário