Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vitória despede Luís Pinto e já tem substituto

54 Comentários

  • Antonio Clismo II
    Posted Março 10, 2026 at 11:30 am

    A época está feita, o objetivo agora passa por potenciar alguns jovens da formação que possam ser vendidos no final da época e assim financiar a próxima época para gastar todos os cêntimos em estrangeiros sem qualidade para ver se pegam.

    Os projetos em portugal são feitos aos solavancos e em cima do joelho. Não se dá tempo suficiente para os treinadores poderem trabalhar e têm que estar sempre a alterar a estrutura das equipas porque os dirigentes conseguiram transformar isto numa roda viva e carrossel de comissões em que todos os anos têm que sair 20 jogadores para entrarem outros 20… E depois logo se vê

    • Conquistador
      Posted Março 10, 2026 at 12:26 pm

      Que disco riscado minha nossa, provavelmente a equipa que mais aposta em jogadores da formação, que tem 13 jogadores portugueses no plantel e vem falar em financiar em estrangeiros.

      • Antonio Clismo II
        Posted Março 10, 2026 at 12:44 pm

        Sim, concordo, o Vitória sempre teve tradição na formação e na aposta de jogadores da base.

        Curiosamente se olharmos para os últimos 20 anos, as piores fases do clube foram quando acharam que eram ricos e que podiam encher a equipa cheia de estrangeiros, que fizeram com que descessem de divisão em 2006 e também há uns 4 ou 5 anos atrás quando meteram lá o Carlos Freitas e começaram a comprar tudo o que mexia com salários principescos, chegaram a ter mais de 70 jogadores sob contrato.

        O que estou aqui a criticar é a falta de visão e planeamento, o que torna essa aposta na formação, bastante estéril.

  • MAON
    Posted Março 10, 2026 at 11:34 am

    Erro brutal do Vítoria. Mudou grande parte da equipa este ano. As projeções iniciais diriam que iriam lutar para não descer. Ganharam a taça da liga e estão a fazer um campeonato tranquilo.

    • Conquistador
      Posted Março 10, 2026 at 12:29 pm

      O problema aqui é que em 8 meses de trabalho a equipa não tem sequer processos bem definidos, a equipa parece que está em pré-época ainda a conhecer-se

      • Antonio Clismo II
        Posted Março 10, 2026 at 1:13 pm

        Mas há imensas perdas por explicar… Então o Balieiro nem na B se consegue destacar e custou 600 mil euros pagos ao Leixões??

        O Juan Castillo que só meteu água na baliza e cometeu erros de palmatória, custou 700 mil euros ao clube.

        O Mitrovic cedo se percebeu que não é melhor nem do que os médios da equipa B e representou um investimento de 900 mil euros ao clube…

        O Fábio Blanco que veio para Guimarães passar férias e não consegue ter a mínima continuidade custou 1.2 milhões de euros ao clube…

        Talvez seja por isso que o Luís Pinto foi despedido, a direção cometeu erros de palmatória a investir forte nestes flops e agora quer obrigar o treinador a apostar neles para ver se os consegue vender sem perder muito dinheiro…

        E depois os clubes ainda querem a centralização de direitos televisivos, se quando têm pouco dinheiro gerem mal, com mais dinheiro acham que vão passar a gerir bem??? Vai ser um circo e um derreter de dinheiro como nunca se viu…

        O Vitória e a sua história mais recente só nos ensinaram uma coisa. Só geriram bem quando não tinham dinheiro. Só com a corda na garganta é que tiveram uma gestão de luxo. Quando há dinheiro, há sempre despesismo e amadorismo (para não dizer ilegalidades).

        • Conquistador
          Posted Março 10, 2026 at 4:51 pm

          Como é que podes dizer que a direção quer obrigar o luis pinto a investir forte nestes flops quando nem jogam quase???? Falas no Balieiro e tem sido o titular da A e não da B. Claro que há sempre risco quando tens que contratar, mas de quando em vez vais buscar um Raphinha ou um Tapsoba, faz parte, curiosamente não falas nesses.
          Essa do quando não têm dinheiro vão à B quando têm vão à A, vou-te dar uma noticia de ultima hora, o Vitória já à 2 décadas que não tem dinheiro para mandar cantar um cego, faz zero sentido essa do dinheiro

          • Antonio Clismo II
            Posted Março 10, 2026 at 7:36 pm

            Algum presidente nas últimas décadas conseguiu deixar o clube melhor do que aquele que o encontrou? Se calhar só o Júlio Mendes.

            Nas eleições são todos reis, cheios de planos e boa vontade, mas na prática, quando se sentam no lugar, mudam logo para a sua versão normalizada que é aproveitarem-se do clube o máximo possível e só saem quando a situação está mesmo insustentável

          • Antonio Clismo II
            Posted Março 10, 2026 at 9:50 pm

            O VITÓRIA NÃO TEM DINHEIRO?

            Então onde estão os 3M do Handel? Os 3M do Relvas? Os 14M do Alberto Costa? Os 12M do Manu Silva? Os 9M do Kaio César? Os 7M do Jota Silva? Os 2M do Mangas? Os 8M do André Amaro? Os 8M do André Almeida? Os 3M do Gui Guedes? Os 2M do Rochinha?

            E já para não falar na saída do Rui Borges para o Sporting que supostamente deixou 4M nos cofres do Vitória.

            Só nos últimos 5 anos o Vitória encaixou cerca de 130 milhões de euros em vendas de jogadores, a grande maioria de jogadores da formação.

            Ora, como ousas dizer que o Vitória não tem dinheiro???

            Podes é dizer que têm uma gestão nebulosa, profissional em fazer desaparecer esse dinheiro de uma forma profissional sem deixar rasto…

            • Conquistador
              Posted Março 11, 2026 at 9:24 am

              E se eu te disser que o orçamento do Vitória em média é de cerca de 20M e nos ultimos 4 anos só consegue arrecadar cerca de 5M de receita, fora vendas porque alguém anteriormente antecipou a maior fonte de receita que são os direitos televisivos, o que obriga a vendas para fazer face aos compromissos por exemplo com a banca. Resumidamente o Vitória tem que todos os anos fazer vendas na ordem dos 15M, está aí o dinheiro das vendas.

              • Amadeu Carrelo
                Posted Março 11, 2026 at 11:37 am

                Atenção: apresentar factos concretos e elucidativos pode ser mal recebido. Especular é tão mais divertido

    • Antonio Clismo II
      Posted Março 10, 2026 at 12:45 pm

      Quem dera ao Braga ter o Luís Pinto como treinador… Caso Farioli saia, acho que o Luís Pinto estará na pole-position para o lugar.

      Muito bom treinador.

      • lipe
        Posted Março 10, 2026 at 3:07 pm

        Tive de fazer login só pra assinalar este comentário. Provavelmente a maior Clismada que já li por aqui.
        Parabéns!

        • Antonio Clismo II
          Posted Março 10, 2026 at 4:35 pm

          E se eu te disser que o Vitória de Guimarães tem orçamento parecido ao Bodo/Glimt?
          Só que lá existe planeamento rigoroso e cá é o circo do costume com lavagem de dinheiro, carrosséis e comissões com escrutínio ZERO, doping, match-fixing…

          Se bem que na Noruega também têm graves problemas com match-fixing, mas cá, embora ninguém queira falar muito nisso, 90% das equipas são patrocinadas por casas de apostas e isso apenas dá dinheiro aos dirigentes que permitiram que isso acontecesse, nomeadamente o Pedro Proença que trouxe para cá a Ledman e fez de Portugal um paraíso nessa área para quem quiser fazer dinheiro sem o mínimo de escrutínio.

          O atual presidente da Liga onde anda? Tem algum projeto para os próximos anos? Tem alguma ideia concreta?

        • Conquistador
          Posted Março 10, 2026 at 4:53 pm

          Completamente, é cada tiro no pé, minha nossa. É só ver de que forma é que o Tondela ganho a Liga 2 para perceber que este Luis Pinto não é grande treinador, nem nunca irá ser, o Vicens está a anos luz

    • manel-ferreira
      Posted Março 10, 2026 at 1:45 pm

      Eish que exagero! Que projecções foram essas? Aqui no blog, por exemplo, TODOS os comentadores meteram o VSC em 5o lugar no post da previsão da época. Reddit a mesma coisa. E fora do top-4, os únicos clubes que gastaram mais dinheiro que o VSC neste Verão foram o Famalicão e o Rio Ave (aka Marinakis), portanto nem sequer tiveram assim tão pouco investimento quanto isso.

    • Antonio Clismo II
      Posted Março 10, 2026 at 7:41 pm

      O Bodo/Glimt tem menos apoio, menos adeptos, menos sócios, menos qualidade na formação e menos dinheiro e mesmo assim conseguiram construir uma equipa tremenda, á prova de tudo e que está nos oitavos da Champions.

      O Bodo/Glimt adorava de ter as condições do Vitória de Guimarães.

      O Vitória de Guimarães adorava ter os resultados práticos do Bodo/Glimt.

      • manel-ferreira
        Posted Março 10, 2026 at 10:22 pm

        Também é muito mais fácil ao Bodo Glimt entrar na Champions (e mesmo LE) jogando na Noruega do que é ao VSC jogando em Portugal onde tem ao pé de si 3 clubes muitíssimos superiores em tudo e outro que já leva um avanço financeiro muito grande.
        Ou seja, há muitos clubes por essa Europa fora que deviam levar esse sermão antes dos vimaranenses.

  • Jeco Baleiro
    Posted Março 10, 2026 at 11:48 am

    O problema do Vitória está muito longe de serem os treinadores ou jogadores. São um clube sempre apelativo para bons treinadores (como é claramente o caso do Luís Pinto) e recrutam sempre bons valores e têm talento na sua cantera (aliás é muitas vezes isso que tem mantido o clube à tona).

    O problema são mesmo os presidentes, o Júlio Mendes ainda aguentou bastante tempo com limitações e conseguiu o maior título da história do clube e já nem vou ao Pimenta Machado, mas o Emílio, o Pinto Lisboa e agora este cromo que lá está enfim…os outros dois parece claro que usaram o clube para proveito pessoal e este anda ao sabor do vento, não parecendo minimamente importado, ou pelo menos há decisões que pecam por não serem muito racionais. Bem, toda a gente sabe que não é a cadeira de sonho dele, se calhar por isso é que não está muito importado.

    • Antonio Clismo II
      Posted Março 10, 2026 at 12:50 pm

      Já para não falar quando o tipo do Moreirense (Vítor Magalhães) pegou no Vitória pensando que seria um brinquedo maior e assim permitiria lavar mais dinheiro, comprou imensos “craques” estrangeiros a equipa perdeu toda a mística que tinha e passado 1 ano estava a descer de divisão…

      Depois teve que sair de mansinho e contentar-se com o Moreirense para o resto da vida.

      • Jeco Baleiro
        Posted Março 10, 2026 at 3:02 pm

        O Moreirense não era nada antes do Vitor Magalhães. Antes de eles subirem á I liga no início do século era um clube que praticamente ninguém ouvia falar. E depois de subirem com o Manuel Machado (e com jogadores como o Alex, o Armando, o Flávio Meireles e o João Ricardo) acabaram por se estabelecer na I liga tirando ali um hiato entre 2005 e 2012.

        Moreira é uma pequena vila do concelho de Guimarães, se calhar a maior parte das pessoas são do clube mais por simpatia, o verdadeiro clube é o Vitória (suponho eu), o Vitor Magalhães deve ser um desses casos. A verdade é que o clube é um dos mais estáveis da atualidade e, indo ao teu propósito principal, vai apostando em jogadores portugueses jovens, desde que tenham qualidade claro: tens à cabeça o Gonçalo Franco e este anoo filho do Nuno Assim tem jogado com alguma regularidade.

        • Conquistador
          Posted Março 10, 2026 at 4:55 pm

          Atenção que o Vitor Magalhães vendeu a maior parte da Sad do Moreirense a um grupo de investidores

          • Jeco Baleiro
            Posted Março 10, 2026 at 7:22 pm

            Sim eu sei, ao mesmo grupo que detém o Bournemouth. Há perspectivas de que possa correr bem, investimentos em infraestruturas e tal.

  • cmche1111
    Posted Março 10, 2026 at 11:58 am

    Que clube meus senhores, que clube.
    A massa adepta do Vitória, a cidade de Guimarães e o ambiente que se vive no Dom Afonso Henriques, superior a todos os clubes, exceptuando os grandes e mesmo aí, nem sempre, merecia um Vitória cronicamente entre os 5 primeiros. Assim é uma casa a arder, mas se não estou em erro, o presidente disse que se demitia caso não ficasse top 5…É marcar eleições

    • Conquistador
      Posted Março 10, 2026 at 12:33 pm

      Ele disse que colocava o lugar à disposição e não que se demitia o que muda logo tudo, ou seja ele convoca assembleia geral extraordinária, coloca o lugar à disposição e pede uma moção de confiança, na qual ganha e fica tudo bem na mesma, nesta história toda o que me preocupa mesmo é a equipa B que vai ficar sem o timoneiro numa altura da época crucial, corre-se o risco de estragar 2 casas.

      • Antonio Clismo II
        Posted Março 10, 2026 at 12:57 pm

        Não creio que seja objetivo do Vitória ter a sua equipa B na segunda liga. Uma vez que não têm equipa sub23, o facto de terem a equipa B num patamar ligeiramente mais baixo (Liga 3) acaba por ser mais estável em termos de patamares de desenvolvimento.

        Acredito que Académica de Coimbra e Belenenses possam subir à Liga 2.

      • cmche1111
        Posted Março 10, 2026 at 2:13 pm

        Não tinha a certeza se era demissão ou lugar à disposição, mas assim sendo tens razão. Sendo que este despedimento do Luís Pinto é ainda mais grave pois ela foi a primeira opção após a saída do Rui Borges, ou seja, foi uma escolha mesmo convicta, e mesmo assim, durou meio ano.

        • Conquistador
          Posted Março 10, 2026 at 4:57 pm

          Esteve lá O Luis Freire antes do Luis Pinto que esteve 8 meses

          • cmche1111
            Posted Março 10, 2026 at 7:16 pm

            Verdade, mas lembro-me que logo na altura da saída de Rui Borges, o nome mais fortemente apontado foi o de Luís Pinto, mas que devido ao Tondela exigir ser compensado, acabaram por ir para Luís Freire.

      • Jeco Baleiro
        Posted Março 10, 2026 at 3:05 pm

        Os sócios estão com a direção e/ou o presidente?

        Não tenho ouvido falar de contestação e lembro-me bem de períodos de enorme turbulência e pressão da massa para afastamento dos presidentes, até no tempo do Pimenta, mas mais recentemente na altura do Emílio e do Pinto Lisboa (este último foi um autêntico desastre!)

        • Conquistador
          Posted Março 10, 2026 at 4:59 pm

          Claramente esses 2 foram os que colocaram as contas no redline, em relação à contestação ela tem havido, ainda hoje colocaram umas tarjas em frente ao campo de treinos a pedir a demissão do presidente mas são sócios isolados, as claques deduzo que estejam compradas

    • Antonio Clismo II
      Posted Março 10, 2026 at 12:53 pm

      Será que aquela zona do país que tem tanta indústria e tanta gente de trabalho e honesta e só conseguem captar estes artistas para se candidatarem às presidências das SAD’s?

      É que só vemos “artistas” a pegarem em clubes e a fazerem deles os seus brinquedinhos de liquidez.

      Mesmo o do Braga é um mafioso de primeira, mas pelo menos conseguiu construir um império nestes últimos 20 anos.

      Não deixa de ser estranho, numa zona com tantos e tão bons gestores, só consigam atrair os piores e os mais sombrios para o futebol

      • lipe
        Posted Março 10, 2026 at 3:10 pm

        Os “tantos e bons gestores” do Minho não estão pra chapinhar na lama que é o futebol português.
        Sendo a política o reduto dos medíocres, o futebol é o reduto dos maus (salvo raras excepções).

    • oMeuUserName
      Posted Março 11, 2026 at 7:11 am

      Qual é o ambiente que se vive no Dom Afonso Henriques? Os assobios aos 15min de jogo que têm sido bastante recorrentes esta época? É que apontar o dedo à direção e fazer dos adeptos vítimas, como se eles não fossem um grande fator de destabilização, é falacioso.

      • Conquistador
        Posted Março 11, 2026 at 9:16 am

        Eu como sócio e tendo ido ver todos os jogos em casa tenho que dizer que isso não corresponde à verdade, aliás a maior parte das pessoas parece que anda meio que adormecida e só nos ultimo 2, 3 jogos é que houve contestação mais incisiva.

        • oMeuUserName
          Posted Março 12, 2026 at 1:28 pm

          “Mais incisiva” é uma coisa diferente. Eu não vou naturalmente ver os vossos jogos, mas nalguns jogos que vi ouviu-se bem na TV os assobios. Com o Braga, por exemplo, quando tiveram um período onde não conseguiam sair de trás, com o AFS para a Taça, e nos últimos jogos então era uma constante, aos 15min estavam a ser assobiados. E estou a falar de cor, mas não sei se com o Santa Clara e o Nacional não chegaram a acontecer também. Não é um ambiente dificílimo para a equipa ou coisa do género, mas houve vários momentos de pressão à equipa. E nem estou a dizer que eram injustificados, porque vocês jogam mesmo pouquinho, mas isto de dar a entender que os adeptos estavam do lado do treinador e foram traídos pela direção parece-me bastante enganador.

  • Neville Longbottom
    Posted Março 10, 2026 at 1:32 pm

    O Vitoria está depauperado. Todos os anos saem jogadores, o investimento é muito residual, no entanto, é o clube da primeira liga com os capitais próprios mais negativos em % do ativo. O que se anda a passar? Para onde vai o dinheiro? Por cada Tiago Silva que sai entra um Nogueira (bom valor atenção), mas se o Vitória vende e não investe, como é que as contas estão neste estado?

    O plantel é muito limitado e inexperiente. Tinham um homem que sabia o que fazia e fez bastante com o que tem. Acho um erro crasso despedir o treinador a não ser que o motivo seja extra desportivo. Muito peso e muita história mas aderência muito parca à realidade. Vão para o 20° ano zero do século XXI?

    • Conquistador
      Posted Março 10, 2026 at 5:13 pm

      A questão foi a divida colossal que foi herdada juntamente com receitas antecipadas e vendas desesperadas dá nisto. Em que sitio viste essa situação das percentagens?(pergunta honesta)

      • Neville Longbottom
        Posted Março 11, 2026 at 10:38 am

        RC 2024/2025. Capitais próprios consolidados da SAD são 24M negativos. E a maior % da primeira liga (no entanto, dada a dimensão, a comparação só seria justa com 4 equipas), com a ressalva de que não vi as contas do Porto, que também tem CP muito negativos mas um ativo que permite acomodar.

    • oMeuUserName
      Posted Março 11, 2026 at 7:16 am

      Fez bastante porquê? Porque teve três reviravoltas contra equipas superiores numa competição? Em 3 jogos onde podia muito bem ter perdido e bem, não fosse o desperdício dos adversários? O Vitória joga muito pouco futebol, tem jogadores com qualidade para muito mais. Não fossem os vários resultados conseguidos no fim dos jogos na base da crença e no “tudo ao molho” e o cenário seria ainda bem pior. Não estou a defender o despedimento, atenção, só não concordo nada que o treinador estivesse a fazer bastante com o que tem, de todo.

      • Conquistador
        Posted Março 11, 2026 at 9:17 am

        É exactamente esse o raciocinio que a maior parte dos sócios tem.

      • Neville Longbottom
        Posted Março 11, 2026 at 10:36 am

        Eu acho que fez o que tinha de fazer. Duvido que o Vitória consiga um lugar europeu este ano. E acho que deviam manter o treinador.

        • oMeuUserName
          Posted Março 12, 2026 at 1:32 pm

          Duvidas tu e toda a gente, estão a 9 pontos do Gil, obviamente que o mais provável é não conseguirem um lugar europeu. O que ainda diz mais sobre o pouco que o treinador tem feito. Deviam manter o treinador porquê? Só porque sim? Eu até acho que ele deveria ter ficado até ao fim da época, porque já não há nada a ganhar ou a perder, mas manter o treinador depois disso (que presumo fosse isso a que te referias) não percebo, porque ele não deu sinais nenhuns de crescimento, a equipa não mostra evolução nenhuma para que a aposta continuada se justifique. Ao contrário do que acontece, a meu ver, no Braga, onde apesar dos resultados práticos da época virem a ser provavelmente curtos, o crescimento mostrado ao longo da época e a maneira como a equipa joga indiciam margem de crescimento e evolução.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 10, 2026 at 2:00 pm

    Cemitério de treinadores talvez seja demasiado forte mas é a par do Benfica o clube mais difícil de treinar pelas expectativas.

    Para uma época ser bem sucedida o Vitória tem que ser no mínimo quinto e ter Europa. Só acima disso é que um treinador excede as expectativas e qualquer um abaixo disso corre o risco de ser despedido.

    Luis Pinto é jovem e na minha opinião é um belíssimo treinador. Contudo as expectativas do Vitória são excessivas face ao plantel que tem. O plantel do Vitória não é superior ao da sua concorrência direta. Em alguns casos é inferior.

    E concordo com o Clismo.
    O Lameiras estava a fazer um grande trabalho nos B, e agora ficar em sétimo ou décimo não faz assim tanta diferença. É gerir e lançar mais miúdos que serão a base do futuro.

    E matéria humana de juventude em Guimarães não falta.

    • oMeuUserName
      Posted Março 11, 2026 at 7:36 am

      Demasiado forte? Moreno, Paulo Turra, Álvaro Pacheco, Daniel Sousa, Luís Freire e agora Luís Pinto, em 2 anos e meio. O Salvador tem menos despedimentos nos últimos 10 anos e continua a ter fama de ser impaciente…

      Quanto à exigência, é a treta do costume. Se isso é o mínimo exigível, então fazem muito poucas épocas de mínimos… É que nos últimos 10 anos, o Vitória tem dois 5° lugares e um 4°, de resto ficou sempre abaixo. Quem pôs a fasquia no 5° lugar foi o presidente, numa altura em que parecia que a maioria dos adeptos estava ciente de que seria uma época de reconstrução e com menos pressão.

      Em conclusão, o Vitória continua a ser menos do que querem fazer dele, e por isso a culpa das expectativas é mais de quem continua a negar a realidade do clube, sejam adeptos do clube ou adeptos de outros clubes, dirigentes ou comunicação social (por exemplo, na insistência em falar do Afonso Henriques como um dos estádios mais difíceis de se jogar, quando o Porto tem 13 vitórias e 1 empate nas últimas 14 deslocações lá ou quando o Benfica não perde com o Vitória desde a final da Taça de 2013).

  • Fireball
    Posted Março 10, 2026 at 2:02 pm

    Outra vez arroz? Ter sucesso no Vitória acho que é ser campeão. Estou em crer que até ficar am 2º ia dar direito a despedimento. Adorava saber quais são os objetivos do Vitória, porque acabar em 5º dá despedimento, ganhar uma Taça da Liga dá despedimento… o quê que não dá?

    • Conquistador
      Posted Março 10, 2026 at 5:09 pm

      Quantas vezes o Vitoria ficou em 5º ou menos nos ultimos 10 anos??? 3 vezes. E já agora respondendo à tua questão, aqui o pessoal acima das classificações interessa a forma como a equipa joga que tem de ter qualidade e entrega

  • O Comendador
    Posted Março 10, 2026 at 3:48 pm

    Mais um grande feito para Rui Borges, ter saído para um grande sem ser despedido pelo Vitória!
    Ah ah ah ah ah!!

    Agora mais a sério: é o Tugão.

    SL

  • Tiago Silva
    Posted Março 10, 2026 at 9:02 pm

    Que parvoíce, estamos a falar de um treinador que acabou de vencer um dos poucos troféus da história do clube. De um treinador ainda muito jovem e com muito para aprender e evoluir. De um treinador que foi obrigado a apostar em muitos jogadores jovens e a potenciá-los. Que conseguiu colocar a equipa a jogar bom futebol com jogadores com pouca experiência. O Vitória poderia ter aqui um grande projeto, mas tarda em afirmar-se por estar a dar constantes tiros nos pés.

    Quanto ao sucessor acho que tem imenso potencial mas o timing é terrível. Esta temporada o Vitória já não tem nada para lutar e a equipa B está bem na luta pela subida à Segunda Liga. Até nisto foi um tiro no pé!

  • JoaoGama
    Posted Março 10, 2026 at 9:48 pm

    O VSC cemitério de treinadores?! Só falta chamarem coveiro ao sr. António Miguel Cardoso só porque este é o seu 9° treinador desde que assumiu a presidência em 2022…

Deixa um comentário