Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Renovar com grande parte dos elementos da excelente fornada de 93/94 deve ser a última missão de Godinho; Leõezinhos são o futuro do clube leonino, mas modelo do Ajax (geração anos 90 que venceu a LC) e principalmente Barcelona, é impossível de imitar

Não surpreende o impacto que estão a ter os jovens leões na equipa principal do Sporting (não só no imediato mas principalmente na ideia que o futuro será mais positivo para os verde e brancos), há muito o Visão de Mercado perspectiva que esta é a melhor geração leonina dos últimos anos, também não é difícil já que desde a fornada de jogadores que nasceu em 1986 (Nani, Veloso e Moutinho) houve uma clara travessia no deserto (Patrício foi a única excepção), e como tal desde que tenham oportunidades/espaço para demonstrarem o seu potencial o emblema de Alvalade tem à sua disposição matéria-prima para utilizar, potenciar e igualmente vender (e só com vendas sistemáticas superiores a 15 milhões de euros, os leões podem eliminar o fosso para Benfica e FC Porto). 
Mas, como nada cai do céu e no futebol a qualidade, competência e capacidade em aproveitar o talento e preparar o futuro nem sempre tem seguido uma lógica em Alvalade, cabe aos responsáveis leoninos a curto-prazo (e deve ser essa uma das últimas missões de GL) renovar o contrato, à semelhança do que fez o Benfica com os seus jovens (praticamente todos tem um vínculo até 2018 ou 19) e para evitar novos casos Pedro Mendes, com praticamente todos os elementos desta excelente fornada de 93-94. Por exemplo Ilori só tem mais um ano de contrato, outros que tem actuado mais na B e juniores estão na mesma situação, e apesar de Dier, Bruma e Zezinho estarem garantidos até 2016, esse espaço temporal é demasiado curto no futebol para que haja deslizes. Por outro lado, e algo que é essencialmente da competência de Jesualdo, deve haver um cuidado, além de dar continuidade a alguns elementos (para não travar a afirmação dos mesmos), em trabalhar a força mental dos jogadores. No passado tem sido essa uma das principais lacunas dos leões (quase sempre por culpa da fraca qualidade dos treinadores, igualmente devido aos resultados, mas também pelos adeptos). O Sporting já teve vários jogadores talentosos (até superiores a elementos que agora são convocados à selecção), mas que no futebol sénior nada fizeram, não só porque o processo de evolução não foi acompanhado com um bom trabalho psicológico, como por falta de uma boa base (o Sporting só a teve com Boloni e viu-se a facilidade com que nessa fase entraram alguns jovens na equipa principal…era fácil jogar ao lado de Jardel, JVP, etc, e ainda era mais fácil porque os leões ganhavam mais vezes e como tal a pressão diminuía), mas também porque os adeptos leoninos são os que mais penalizam os seus elementos (Nani, Veloso, Figo, Ronaldo, Patricio, foram assobiados em Alvalade, tiveram a capacidade mental de dar a volta, mas outros já não conseguiram ultrapassar essa barreira psicológica…e como é impossível educar desportivamente os adeptos, cabe a JF preparar os leõezinhos para esta realidade).

Posto isto, e como a formação vai ser uma das bandeiras dos candidatos à presidência do Sporting, é importante frisar alguns aspectos:
Como o VM referiu anteriormente, os leões depois desta fornada de 93-94, exceptuando algumas excepções, apresenta uma geração de 95, 96 e 97 com muito pouco talento. Algo normal, pois Alcochete tem trabalhado mal na última década, apanhou duas boas fornadas (a actual e a de 1986), mas, e apesar de mesmo assim ainda estar melhor que Benfica e Porto, devido a algumas escolhas de treinadores, olheiros, directores, etc, houve uma clara paragem no tempo em relação ao trabalho que era feito no passado. Como tal, o candidato X ou Y dizer que o Sporting vai apostar na formação é muito bonito, mas revela igualmente um profundo desconhecimento da realidade…não saem Figo’s, Ronaldo’s todos os dias, e a tendência é para que isso não aconteça tão cedo, muito pelo contrário (e apostar em jogadores sem qualidade só se o objectivo for lutar pela manutenção).
– Quando se fala em formação há sempre o cliché de se comparar ao Ajax e Barcelona, contudo, e apesar do talento desta geração leonina, ter a ilusão de que o Sporting pode imitar esse patamar não é ser realista. Em 1º lugar porque o Barça apresenta alguns dos melhores jogadores da história (e os leõezinhos apesar de serem bons nunca vão chegar a esse patamar), por outro lado o Ajax que venceu a LC em 95 e foi à final em 96 ainda não tinha sido afectado pelo fenómeno da Lei Bosman e tinha além de muitos jovens talentosos (alguns foram dos melhores holandeses de sempre) uma base importante de veteranos de top Mundial, Rijkaard principalmente, mas também Blind, e até jogadores como os irmãos de Boer, Litmanen, Van der Saar, Finidi já com 24/25 anos. E os leões claramente não tem essa base, e ao contrário do Barcelona também não tem dinheiro para segurar os melhores jogadores.
– Aproveitando este exemplo do Ajax, seria importante que o Sporting juntasse ao talento que tem 4/5 jogadores com outra craveira (como tinha quando foi campeão no inicio deste século), não só pelo que podiam dar à equipa pela sua qualidade mas igualmente pela capacidade de liderança. Acreditar que é possível ser campeão com 8/9 miúdos numa liga como a nossa é irreal, por outro lado os leões não têm nenhum jogador que seja um líder nato, e nesta fase precisavam de ter uns 3/4.
– Por último, e apesar de esta futurologia ser algo perigosa pois alguns jogadores logo numa fase precoce demonstram muito e depois param no tempo e outros só se afirmam mais tarde, sendo certo que nos próximos anos os plantéis leoninos vão estar recheados (ou pelo menos deviam) de elementos desta geração de 93-94, e que a maior parte destas promessas representam o futuro do Sporting (Jesualdo sabe disso e já está a preparar o amanhã dos leões), a verdade é que apenas Eric Dier tem condições para ser uma referência a nível mundial (não é alarmante para o clube leonino, já que na liga portuguesa só mais 3/4 estão nesse patamar). O central inglês de 1m91, pelas suas características físicas, maturidade impressionante que tem (até devia ser já um dos capitães), e qualidade técnica que apresenta, tem tudo para ser de Top (que continue a evoluir e melhore a sua velocidade e leitura de jogo e vai lá chegar). Mas outros, podem ser referências no futebol nacional e chegar a bons clubes europeus, e para o nosso campeonato e numa fase em que cada vez são menos os jogadores de Top Mundial já é um rótulo interessante: João Mário na nossa opinião (apesar de ainda não ter ganho o seu espaço na equipa A) continua a ser o melhor jogador da II Liga, Tobias Figueiredo é outro central que tal como Dier tem muito potencial (sabe dar uso ao seu 1m90 apesar de ser menos dotado tecnicamente que o inglês), Tiago Ilori quando perder alguma timidez pode ser um defesa interessante (é forte nas alturas e por ser extremamente rápido tem um potencial defensivo muito bom), Bruma é um extremo moderno (rápido e desequilibrador), Fokobo tem características para ser um trinco interessante (e ainda funciona como central), Labyad ainda não soltou em Alvalade todo o seu futebol (o contexto não ajudou, mas o marroquino é craque), Rubio foi despromovido esta época mas quando melhorar a sua leitura de jogo vai ter sorte no futuro (é competitivo, intenso e tem alguns princípios interessantes…pode explodir no Mundial sub-20), Carlos Mané à imagem de Bruma também tem tudo para se afirmar, é rápido, tem boa técnica e apresenta uma boa finalização, Etock que até é suplente na equipa B leonina pela sua capacidade física até nos parece que tem mais futuro que Betinho, Esgaio é um jogador com uma qualidade táctica acima da média e será sempre um jogador útil a qualquer equipa, e tanto Chaby como Iuri Medeiros quando aliarem outra competitividade à técnica que apresentam vão ganhar o seu espaço.

93 Comentários

  • Schmeichel
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 1:58 pm

    O Sporting não pode desaproveitar estas duas gerações (dos ex-juniores e dos actuais juniores) porque o que vem a seguir é um deserto. Tem aqui base para, se mantiver estes jogadores por uns 3 anos, devidamente enquadrados por alguns (poucos) jogadores mais experientes mas de qualidade inequívoca, ter uma equipa muito forte.

    O problema é que, como muito bem disse o José Couceiro há uma semana atrás na RTP, mesmo que a banca perdoasse a dívida, quem entrasse hoje no Sporting já ia ter de arranjar dinheiro (para pagar ordenados).

  • AF
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:00 pm

    Considerando esta ''renovação' com a Geração Next Lions, e tendo em conta a necessidade de vender, o plantel para a próxima temporada não deveria fugir muito disto ( Considerando apenas atacar o mercado nacional, e numa excepção o mercado belga, holandês ou dinamarquês, pelo que aceitam-se sugestões aos reforços da eequipa) :

    GR : Rui Patrício/Marcelo ( certamente um dos dois será vendido) e Ricardo(Académica) e Vitor Golas(naturalmente titular na equipa B)

    Defesa Direito : M.Lopes e Cédric/Arias( sendo um titular na equipa B e o outro alternativa ao ML, sendo que deveriam alternar)

    Defesa Esquerdo: Joãozinho/Jander(olhanense) e Edimar (Rio Ave)

    Defesas Centrais: Direita: Eric Dier e Flávio Ferreira ; Esquerda : Rojo e Roberge; havendo ainda Tobias, Ilori e Edilino na equipa B

    Médios centro : Zezinho ou Adrien e Schaars/André Leão ( no caso de Schaars ser vendido) ou João Mário/André Santos ou André Martins

    Nº10 : Labyad e Mateo Kovacic ( este sim, deveria ser feito um esforço para contratar visto que tem um potencial gigante, e quem dá 9 M pelo Elias e 7 pelo Pongolle também poderia dar 10 por este) ou Josué do Paços.

    Alas : Direita : Carrilo e Jeffren/Ricardo(Guimarães, caso Jeffren seja vendido) ; esquerda : Bruma e Capel/Licá(Do estoril) ou Mateus(do Nacional) no caso de Capel sair ; havendo ainda Esgaio, Medeiros, nii Plange, etc na equipa B.

    Avançado : Wolvs/Jelle Vossen( cá está uma das excepções caso o Ricky seja vendido) e Salim Cissé/Ghilas/Hurtado/DEllatorre(um ou dois destes 4 seriam excelentes opções.

    Assim de repente julgo que seria um plantel com capacidade para fazer bem melhor que o actual, forte individual e colectivamente, mais barato e bastante competitivo.

    ESpero opiniões dos carissimos leitores do VM, e com alguns ajustes poderemos enviar este plantel o próximo Presidente do Sporting Clube de Portugal para tentar que o consigam concretizar!

    Saudações Leoninas e Desportivas a todos , e grande abraço ao VM!

    • Obscure
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:54 pm

      O Kovacic assinou no passado dia 31 de Janeiro pelo Inter por 15M€. Tens que acordar para a realidade do teu clube e a realidade é que o teu clube não tem liquidez financeira.

    • AF
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:15 pm

      A sério?
      Pois, altura de exames e trabalhos não andei com grande atenção ao mercado.

      tenho que acordar? Quer me parecer que pelo plantel que apresentei estou bem acordado. Considerando os encaixes realizados com os vários jogadores que se perpspectivam que venham a sair, acredito que poderia haver capacidade para contrar algum jogador por um valor um pouco mais elevado, se houvesse essa possibilidade e oportunidade. No entanto, nao duvido que seja quase impossivel neste momento. A minha proposta do Kovacic foi mais um ''capricho'' pessoal, visto que sou um admirador do jogador, mas sempre estive ciente que seria dificil.

    • Obscure
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:02 pm

      Eu usei "acordar" não foi com a intenção de denegrir o teu comentário, tudo bem não estiveste atento, mas 10M€ como falaste é uma impossibilidade para o Sporting. Viste o que aconteceu neste mercado, cortarem forte e feio na folha salarial. Só esse facto já diz tudo sobre a situação financeira e falta de liquidez em cobrir as despesas correntes.

    • Pedro Froes
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 7:32 pm

      Que plantel tão estupido e irrealista.. isso é para que?? Não descer?? Alem disso tens erros: Edilino Ié é trinco e não central, central era o irmão Edgar que agora está no Barcelona; Kovacic já assinou pelo Inter; Dellatorre joga no Porto e no imediato não tem qualidade para um Sporting mesmo em contenção!

    • AF
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 7:59 pm

      Dell Valle do Rio Ave, erro meu.
      Quanto ao Kovacic já referi acima que não estive atento ao mercado internacional neste Inverno.

      Estupido e irrealista em que aspecto? além do já citado jogador do Inter claro.

      Não descer? Para isso lutou esta equipa recheada de internacionais que tinhamos este ano.
      Criticar por criticar é muito facil, apresenta então soluções.

      Aliás, tal como referi no inicio, os reforços(à excepção de 2 jogadores) seriam do nosso campeonato pois são alvos mais fáceis.

  • Emigra
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:04 pm

    E tem mesmo que aproveitar esta geracao, pois nos actuais juniores e juvenis o Sporting nao está tao forte, por isso nao sei se no futuro virao tao bons jogadores como estes…

  • David
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:10 pm

    Pode não ser necessário vender tanto como os rivais: se conseguirem guardar a prata da casa vão ter menos despesas com transferências, salários e prémios de assinatura.

    A questão principal é como conseguir que os jovens das camadas jovens queiram ficar na equipa A durante pelo menos alguns anos. A meu ver, salários interessantes são apenas um lado da solução. As possibilidades de títulos a curto ou médio prazo também têm a sua importância, assim como a mística interna que se consiga incutir.

    Cumprimentos à VM

  • José Henrique
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:27 pm

    Já disse isto num comentário antigo e, a meu ver e tendo em conta a situação económica do Sporting, devia ser este o plantel do clube na próxima época:

    Guarda-Redes:
    – Marcelo Boeck
    – Hugo Ventura
    – Luís Ribeiro

    Defesa Direito:
    – Miguel Lopes
    – Santiago Arias

    Defesa Central:
    – Eric Dier
    – Steven Vitória
    – Valentín Roberge
    – Tiago Ilori

    Defesa Esquerdo:
    – Marcos Rojo
    – João Graça “Joãozinho”

    Médio Defensivo:
    – André Leão
    – Renato Neto

    Médio Centro:
    – João Mário Eduardo
    – Adrien Silva
    – José Lopes “Zezinho”

    Médio Ofensivo Centro:
    – Zakaria Labyad
    – André Martins

    Extremo Direito:
    – Armindo Bangna “Bruma”
    – André Carrillo

    Extremo Esquerdo:
    – Luís Carneiro “Licá”
    – Jeffrén Suárez

    Avançado:
    – Nabil Ghilas
    – Amido Baldé
    – Alberto Coelho “Betinho”

    Notas sobre o plantel:
    – Constituído por 25 jogadores
    – Constituído por 14 jogadores portugueses
    – Constituído por 11 jogadores formados em Alvalade

    Entradas:
    – Steven Vitória (Estoril)
    – Valentín Roberge (Marítimo): Está em final de contrato
    – João Graça “Joãozinho”: Contratar em definitivo
    – André Leão (Paços de Ferreira)
    – Luís Carneiro “Licá” (Estoril): Está em final de contrato
    – Nabil Ghilas (Moreirense): Tempos o direito de preferência pelo jogador
    – Amido Baldé (Vitória de Guimarães)

    Saídas por empréstimo (de preferência a clubes da Primeira Liga):
    – Víctor Golas
    – Cédric Soares
    – Nuno Reis
    – William Carvalho
    – André Santos
    – Valentín Viola
    – William Owusu

    Saídas definitivas:
    – Rui Patrício (Vender, no mínimo, por 20 milhões de euros)
    – João Gonçalves (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Khalid Boulahrouz (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Oguchi Onyewu (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Atila Turan (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Leandro Grimi (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Evaldo Fabiano (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Fabián Rinaudo (Vender, no mínimo, por 3 milhões de euros)
    – Gelson Fernandes (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Jorge Chula (Termina contrato no final da época)
    – Elias Trindade (Vender, no mínimo, por 6 milhões de euros)
    – Stijn Schaars (Vender, no mínimo, por 3 milhões de euros)
    – Danijel Pranjic (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Diogo Salomão (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Wilson Eduardo (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Diego Capel (Vender, no mínimo, por 3 milhões de euros)
    – Valeri Bojinov (Vender pela melhor oferta que houver)
    – Ricky van Wolfswinkel (Vender, no mínimo, por 15 milhões de euros)

    • Kaz Patafta
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:55 pm

      Tem noção do quão ridículo é querer vender o guarda-redes do 9º classificado do fraco campeonato português a, pelo menos, 20 milhões de euros. Se o venderem a 10 considerem um negócio brilhante. O Wolfswinkel vendido a 10 também já era espectacular

    • Pedro Froes
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 7:41 pm

      Entre o seu plantel e o comentário do Kaz Patafta não sei o que é pior..
      Peço imensa desculpa, mas com esse plantel o Sporting desceria.. e não tenho uma duvida! Não ha 1 jogador minimamente experiente nessa equipa.. Depois: Ventura?? Porque?? Vamos contratá-lo a definitivo é? Luís Ribeiro?? Dez vezes o Vítor Golas! Joãozinho?? Mas porque?? o que demonstrou até agora para merecer ficar?? Porque dispensar Atila Turan? Tiago Ilori?? Em vez de Nuno Reis ou Tobias porque? Renato Neto?? A serio?? Porque raio?? Deixa o rapaz ganhar minutos! André Martins é 8 e nunca um 10! Balde?? Lol! Tendo esses 3 avançados realmente é genial emprestar o Viola…

    • Filipe Santos
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 10:51 pm

      Não compreendo todas estas afirmações contra o plantel do Sr. José Henrique.
      No meu entender, este sim é um plantel muito bem pensado, pois tem em conta a situação económica e financeira do Sporting.
      Ao observarmos o plantel sugerido pelo Sr. José Henrique vemos que:
      – Existem muitos portugueses, o que só beneficia a nossa Seleção Nacional;
      – As contratações sugeridas visam dotar o plantel de mais experiência, de forma a complementar a inexperiência dos jovens;
      – Os preços sugeridos para os jogadores a sair do plantel são bastante realistas. Respondendo agora ao Sr. Kaz Patafta, não me parece nada descabido os valores dados às transferências do Rui Patrício e do Ricky van Wolfswinkel. O Rui Patrício é "só" o guarda-redes titular da Seleção Nacional e o Ricky van Wolfswinkel marcou "só" 25 golos a época passada;
      – Respondendo agora ao Sr. Pedro Froes, com este plantel o Sporting conseguiria facilmente derrotar o Braga na luta pelo 3º lugar e até conseguiria dar alguma luta com o Porto e o Benfica, mas para ganhar o campeonato seria um pouco mais difícil. Sr. Pedro Froes, se reparasse o Sr. José Henrique propõe o empréstimo do Víctor Golas. Eu concordo com esse empréstimo pois iria dar ao Víctor Golas alguma experiência de Primeira Liga. Eu vez dele, teríamos no banco o Hugo Ventura ou o Luís Ribeiro que são dois bons guarda-redes e são portugueses. Não vou falar mais do seu comentário, Sr. Pedro Froes, pois não tenho tempo, mas deixe-me só finalizar dizendo que o seu comentário é totalmente descabido (sem ofensa).

      SR. JOSÉ HENRIQUE, NÃO LIGUE AOS COMENTÁRIOS CONTRA SI!
      VOCÊ SIM É UM ADEPTO QUE TEM EM CONSIDERAÇÃO A SITUAÇÃO DO SPORTING AO PROPOR JOGADORES! MUITO BEM!

    • Kaiser227
      Posted Fevereiro 20, 2013 at 10:46 am

      Os guarda redes devem ser para estragar o meu bom humor matinal;
      Os centrais, se deixa o Illori (sim senhor, tbm concordo)tambem devia deixar Nuno Reis entre outros miúdos;
      os alas pronto, não há muito a fazer;
      Renato Neto, na minha opinião, nunca!!;
      Adrien Silva já o vi com melhores olhos;
      André martins é 8, a 10 pareceria que estávamos a jogar com 10, ou então seria o 10 mais disfarçado de 8 da história do futebol;
      os avançados: NÃAAAAAAAO!! Se é para ter prata da casa que «Deixem jogar o Wilson Eduardo» meia época para ver o que fazia, mas nao se manda embora o Betinho nem o Rubio…
      Quanto aos montantes das transferências concordo com Kaz Patafta, sim o RP é GK da seleção, mas vamos lá, apesar de gostar muito dele, a nossa seleção já foi bem melhor, e a concorrência ao lugar, sejamos sinceros, já viu melhores dias, de modo que 20M seriam otimos para os cofres, mas algo inédito para o SCP já para nao dizer irrealista com a época atual. Quanto ao «Lobo», 15M só se fossem pra descontos, para aos cofres chegarem aí uns 8M (valor que acho bem mais provavel e mesmo assim ja a inflacionar porque se fosse por esta época 5/6M compravam aquele conjunto de jogadores que sou incapaz de chamar de equipa) Dizer que ele marcou 25 golos a época passada é brincar, porque esta época só o Jackson (20 batatas no campeonato) já leva mais golos no campeonato que o Sporting em todas as competiçoes… é triste falar assim do meu clube, mas à que ser realista

  • Mike Portugal
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:30 pm

    O modelo do Barça é impossivel de imitar porque o Barça tem MUITO dinheiro disponivel. O SCP deverá aproveitar os seus jovens mas nunca colocar tantos na equipa principal ao mesmo tempo como está a acontecer agora, pois isso é queimar demasiadas etapas na sua formação.

  • DirtY
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:30 pm

    O proximo presidente do Sporting Clube de Portugal tem de dizer em alto e bom som que o objectivo do clube para a época 2013/2014 é ir á champions… O primeiro passo é esse, não pudemos assumir a candidatura ao titulo ja na proxima epoca…desta forma retiramos alguma pressãoaos miúdos. Acredito que esta equipa em 2015 ou 2016 será campeã…
    O Sporting terá de fazer apenas 2 ou 3 contratações, NADA MAIS!!

    Plantel :
    GR –
    Patricio
    Boeck
    Golas

    DD –
    Miguel Lopes
    Arias
    Cedric

    DE –
    Contrataçao (Por exemplo : Duda)
    Joaozinho

    DC –
    Onyewu
    Rojo
    Dier
    Ilori
    Contratação (Por exemplo : Roberge)

    MD/MC/MO –
    Rinaudo
    Zezinho
    Joao Mario
    Adrien
    Schaars
    Labyad
    Andre Martins

    Ext –
    Capel
    Bruma
    Carrillo
    Ricardo Esgaio
    Viola

    Ava –
    Wolsfwinkel
    Rubio
    Contratação (Por exemplo : Eder)

  • MNL
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:30 pm

    Lamento mas ñ concordo num ponto.
    fazer o primeiro contrato profissional por 4/5/6 anos é na minha opinião contraproducente. O ideal é dar 3 anos de contrato ou seja até aos 21, com opção de mais 1 ano. Um jovem, q no mínimo, ñ consiga afirmar-se numa equipa B ou numa equipa da segunda liga, por exemplo, até aos 21, na minha opinião, ñ tem grd futuro.
    Sugiro até q me demonstrei o contrario.
    Para além de q fazer o primeiro contrato profissional com longa duração normalmente cria relaxamento, por julgarem q a coisa está garantida.

  • SouLeão
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:33 pm

    E a próxima será a geração de 98/99.

  • diogoooo
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:41 pm

    vm o sporting no meu entender deve seguir o exemplo do dortmund esse sim e o mais realista nao o do barça ou ajax

    • Obscure
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:06 pm

      Não compares o incomparável. O Sporting tem receitas na ordem dos 189M€ como teve o Dortmund em 2011/12 e 138M€ em 2010/11? Não tem. Já expliquei a situação do Dortmund num post anterior, podes ver em https://goo.gl/72dx9

      O problema é quem for para o Sporting não irá conseguir manter-se fiel a uma estratégia de revitalização do clube em todos os aspectos devido às influencias externas.

    • Pedro Froes
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 7:44 pm

      Obscure.. se calhar ele estava a falar do Dortmund pre-vitorias.. sabes o que era o Dortmund aqui ha uns anos? Em que precisou de emprestimos do Bayern, desceu de divisao, e depois passado uns aninhos voltou a ser campeão e a gerar receita.. Em parte pela grande aposta na formação!

    • Obscure
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 9:35 pm

      "Pedro Froes
      Em parte pela grande aposta na formação".

      Aí é que estás errado.O Dortmund nunca deixou de apostar noutros mercados. Nunca deixou de gastar dinheiro. A divida do Dortmund em 2006 nem chega aos calcanhares da divida obscena do Sporting. Por isso digo e repito "Comparem o incomparável."

      2006 – Tinga, Valdez, Frei custaram 10M€, veio Pieenar do Ajax em final de contrto. No total gastou 22M€ nesse ano.

      2007 – Hummels chegou por emprestimo e custou 4M€ em 2009 em definitivo. Veio o Rukavina, Petric, Ziegler, Blaszczykowski, Klimowicz, Kovac, entre outros. Gastam nesse ano 20M€.

      2008 – Kevin-Prince Boateng, Zidan, Young-Pyo Lee, Subotic, Owomoyela, Santana, o Schmelzer subiu da equipa B e o Sahin regressou do emprestimo no Feyenoord. No total gastou 30M€ nesse ano.

      2009- Le Tallet, Barrios, Bender, Großkreutz, entre outros. Nesse ano gastaram 19M€.

      2010- Subiu o Götze da B, comparam o Kagawa, Lewandowski, Piszczek, entre outro. Nesse ano gastaram 15M€.

      Agora pergunto onde está a aposta na formação? Desde 2006 até este temporada só ficaram o Sahin, Götze, Hornschuh, Bakalorz, Schmelzer e três aquecem o banco. E o Sahin voltou depois de uma temporada lesionado em Madrid.

      Eu fico sempre sem perceber o que querem dizer quando vejo Sportinguistas dizerem "Temos que fazer como Dortmund". Na maior parte dos casos, acho que nem sabem o que o Dortmund fez para sair da sua crise.

    • Obscure
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 9:36 pm

      O Dortmund nunca NUNCA deixou de gerar receitas. NUNCA!

    • AC
      Posted Fevereiro 19, 2013 at 11:24 am

      Ora ai estão dados que eu desconhecia, também pela falta de iniciativa em procurar..

      Pensava que o BD era um caso de sucesso como Barça e Ajax.. Dito isto pela juventude da equipa.

      Apesar deste reverso na minha opinião sobre o BD, acho que eles estão a ser inteligentes na maneira como estão a abordar o mercado, pela descrição, um pouco como o FCP.

  • Tiago
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:42 pm

    Os adeptos assobiaram Nani, Veloso, Ronaldo, Figo, Quaresma, etc… como estão a fazer com o Carrillo em vez de o apoiar. Como já disse, o Carrillo tem que ser potencializado ao máximo pois tem potencial para outros voos internacionais como United, City, Real Madrir, etc.. e os adeptos têm que contribuir não assobiando-o.
    Em relação aos miúdos, de facto, há alguns jogadores nessas gerações de 95,96,97 que poderão dar jogadores mas em geral, essas gerações são fracas.
    Na minha opinião, era renovar com os jogadores todos da geração de 93/94, na próxima época jogar com miúdos para se irem conhecendo aos poucos ao longo de 3 anos e daqui a 3 anos, estarem a jogar e finalmente retirarmos sucesso desportivo.
    A ida à Liga Europa este ano e na próxima época jogar com os miúdos na Liga Europa, vai ajudá-los bastante.

    • Sporting1906
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:25 pm

      Aproveito o teu comentário para falar um pouco daquilo que acho sobre o que pode vir o futuro destes jogadores.
      Ao contrário do que dizem(tu não) acho que existe 3/4 jogadores do Sporting que podem ser dos melhores do mundo nas suas posições que são Eric Dier, João Mário, Bruma e Carlos Mané mas acredito que qualquer um deles pode atingir um patamar destes acredito mais que Etock, Tobias, Fokobo, Zezinho, Arias, Carrillo e Labyad possam ser surpresas.

      É muito difícil de dizer isto, por isso, percebo o VM ao dizer que apenas o Eric Dier pode ser uma referência mundial pois este é o único que dá garantias bastante positivas(mas pode até não dar nada) agora acredito muito que existem outros que podem vir a ser referências e, principalmente, podem qualquer um deles atingir uma segunda linha mundial.

      Alguns ficaram pelo caminho, outros serão surpresas, outros vão apenas ser o que se esperava deles mas acredito e tenho a esperança que destes jogadores(Eric Dier, Tiago Ilory, Tobias, Arias, Fokobo, Zezinho, João Mário, Chaby, Bruma, Esgaio, Mané, Etock e Betinho) puderam vir a aparecer 3/4 jogadores que serão dos melhores do mundo nas suas posições(mais esperança nos que já referi).

      Não esquecer que existem ainda bons jogadores que não apareceram Stojanovic, William Carvalho, Iuri Medeiros, Ponde e Farley Rosa e outros que se ficarem mais 3/4 anos podem ajudar estes jovens como Adrien, André Martins, Rui Patrício, Rojo, Carrillo e Labyad.

      É claro que não todos vão se afirmar mas estou muito esperançado que venhamos a ter uma super equipa A e com uma grande equipa B no espaço de dois ou três anos e em termos de títulos vai depender da direcção que consiga manter e meter estes jogadores na ordem.

      SL

      P.S. Por fim, gostava de saber se alguém me sabe falar do Zé Roberto que foi emprestado para o Sporting é que já ouvi falar bem dele inclusive que pode ser superior ao Neymar e que o Sporting parece estar já com opção de compra e poderá roubar a pérola ao Santos? Que me sabem dizer?

  • ILLUMINATOR
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:45 pm

    A conversa do imitar o barcelona não faz muito sentido…o sporting é um grande que deve seguir o seu caminho é necessário haver mais prudência estes jovens ainda não são jogadores de top! Acho que seria interessante o VM fazer o melhor 11 dessa formada!

  • Nelson Barbosa
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:50 pm

    Não é bem assim, o Sporting pôde não ter uma geração de 95 e 96 tão equilibrada como esta, mas existem casos de jogadores que certamente serão uma mais valia no futuro dessas gerações, e ás vezes mais vale sair 1 ou 2 muito bons do que 4 ou 5 razoáveis. É o caso de Stojkovic, o guarda-redes, do Cristian Ponde,do Daniel Podence,do Matheus,Hugo Meira e possivelmente mais um ou outro que se irão evidenciar quando chegarem aos juniores e começarem a ganhar outra constituição física.

    • Pedro Froes
      Posted Fevereiro 19, 2013 at 12:59 pm

      Tem toda a razão, aliás e digo mais, discordo totalmente que a geração de 95 e 96 seja fraca: Stojkovic é bom, Meira safa-se, Ricardo Tavares tem tudo para dar um bom DE, Semedo tem evoluido a olhos vistos e tem tudo para continuar assim e dar um belo central, Edilino Ié tem alguma qualidade e pode ser que continue a evoluir bem, Chico Geraldes tem tudo para chegar a equipa A, titular dos Juniores com apenas 17 (juníor de 1º ano), já chamado à equipa B para treinar e inclusive quiseram convoca-lo mas nao estava inscrito, Matheus é bastante bom, Gelson Martins tem qualidade, Daniel Podence muita tambem, Ponde é na mainha opiniao a estrela!
      Pode não ser tão equilibrada lá está, mas tem muita, muita qualidade!
      Aliando as duas, jogadores experientes que já cá estão e mais uma ou outra contratação e daqui a uns anos temos uma equipa muito boa, com bases na formação e Portuguesas!

  • Filipe
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 2:50 pm

    Se o Sporting nao for a liga europa vai ter dificuldade em conseguir contratar alguns bons jogadores, que bem precisam, aliar jogadores com experiencia e qualidade com estes miudos

  • MNL
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:03 pm

    E já agr relativamente à necessidade de vendas ñ concordo q seja bem assim, isto porque se verificarmos o SCP nos ultimos 10 anos gastou mais de 100M€( sim parece mentira, mas ñ é!) em contratações e o retorno foi residual. Logo esse dinheiro investido em salarios em jogadores formados no clube eram bem mais lucrativo e menos dispendioso.
    O SCP só deve contratar para lugares onde de facto ñ há matéria prima, como por exemplo laterais esquerdos e pontas de lança. Qual é o sentido de gastar uma pipa de massa em medio por exemplo qdo havia jogadores no clube com potencial. Elias, Schaars, Gelson Fernandes, Rinaudo…Qto custaram e ainda custaram estes artistas em prémios de assinatura, transferência e salários?
    E podem dizer que não houve jogadores com potencial mas eu por exemplo vejo Andre Marques q foi lançado por PB este ano a jogar e fazer bons jogos no 3º classificado da Suiça, Tiago Pinto fez o ano passado uma boa época no Rio Ave,Amido Balde e Marco Matias no Guimarães este ano esta a fazer uma boa época, André Santos q infelizmente ñ foi aproveitado e foi recambiado para Espanha, Diogo Rosado e Rui Fonte agr no benfas, Wilson Eduardo com tantos golos na academica com RvW,Renato Neto voltou à belgica e joga e joga bem, Nuno Reis um dos melhores no mundial de sub 20 e com falta de centrais recambiaram para olhão onde certos jogadores tem primazia face a outros , Afonso Taira um dos jogadores mais utilizados no Atletico,Edgar Ié e Agostinho Cá no barça a treinar com plantel A, Juary Soares tem um espacinho nos B's, tem em comum o facto de terem passado por Alvalade terem potencial mas não apostarem devidamente no seu desenvolvimento.
    Dizer q ñ houve talento é uma profecia fácil de acertar, basta q ñ se dê espaço nem confiança à evolução.
    Deixo aqui a seguinte questão: o que seria de Rui Patricio se PB ñ fosse teimoso???? à pois é…

    • Luis
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:16 pm

      Schaars e Rinaudo nao custaram muito face a sua qualidade, em tranferencia os 2 juntos foram 2 milhoes, depois ha os premios e salarios

    • Vadeer
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:29 pm

      Essa ultima questao digo tb frequentemente

      Se Patricio hj é um guarda redes e tem a qualidade que tem muito deve a paulo bento

  • Luis Sa
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:24 pm

    Concordo quando dizem que é preciso uma mudança na estratégia de curto-médio e talvez longo prazo, de aposta nos jovens, apostar na formação (nos ultimos anos tem sido a nossa apresentação ao Mundo do futebol), é preciso criar uma mentalidade ganhadora e de amor ao clube ou pelo menos respeito ao clube para evitar casos como o de Moutinho e Simão. É verdade que o Patricio foi o último grande jogador a sair da formação do Sporting sem questão alguma, mas agora entro na parte que não concordo:
    – Apesar de olhar para Ajax e Barcelona como os Modelos ideais de formação, é preciso não esquecer que os jogadores que ganharam a LC no Ajax eram 3/4anos mais velhos que os jovens que estão agora a aparecer no Sporting. A juntar a isso, existia já jogadores com experiência que ajudava a integração. Se olharmos bem é um pouco o que o Barcelona está a fazer agora com o delofeu, tello e companhia. É errado fazer comparação de miudos de 18/19 anos que apenas agora se estrearam com uma equipa que já tinha rotação/mais maturidade ou outros que jogam ao lado de super-estrelas. Por outro lado o Barcelona, apresenta uma equipa recheada de optimos jogadores da formação mas, Pique, Fabregas, Alba não cresceram no clube, Iniesta e Xavi viveram à sombra de jogadores como Deco e ronaldinho até finalmente terem o seu espaço (até mesmo o Puyol demorou a impor, jogava mais a defesa direito). É verdade que em Alvalade existe a pressa em relação aos resultados e desenvolvimento de jogadores e os casos que apresentam de assobios considero apenas injusto o de Rui Patricio (e não me lembro do Ronaldo ter sido assobiado, se o foi, foi uma vez por perder a bola numa finta, nada mais). O que se passou com o Nani, é o mesmo que se passa com o Carrilo, por vezes alheiam-se do jogo e precisam de um puxão de orelhas mas a ambos é reconhecido o valor. Veloso pela lentidão com que libertava a bola mas cresceu. Agora acho que o ambiente da equipa e que se criou à volta da equipa (falta de estrutura directiva)e a falta de resultados foram os principais problemas, condicionou a afirmação dos jogadores. Eu não acho o Pereirinha (quando apareceu, era certinho e com confiança fazia muito bem o lado direito) inferior a um Ruben Amorim, não acho o Adrien inferior ao Ruben Micael. Não são estrelas mas com outras condições neste momento já seriam indiscutivelmente superiores a esses jogadores, ditos de selecção.
    – Ronaldo e Messi não aparecem todos os dias, nem no Sporting, nem no Barcelona, nem no Ajax nem em lado nenhum do Mundo. São excepções que faz deles uma raridade. Mas bons jogadores aparecem e desde 2000 apareceram muitos bons jogadores no Sporting dos quais aproveitamos 30% do potencial todo (desportivo e financeiro). Casos como Danny e Varela, Hugo Viana e Quaresma.
    – Só o futuro dirá o que serão estes jovens jogadores, a esperança neles é muita e logo aumenta a pressão. Mas também sabemos que apenas aqueles que lidam melhor com a pressão conseguirão chegar mais longe. O Bruma, Dier (o lider, basta ver os berros que manda aos companheiros e no ultimo jogo ao jogador do gil que tentou sacar penalti) Zezinho vão me surpreendendo e estou à espera de ver o João Mário a jogar na A tal com o Carlos Mané, Figueiredo e um Rubio mais maduro.

    • Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:35 pm

      1º – Salientamos esse pormenor do Ajax. E por isso destacamos que os holandeses já tinham outra base quando venceram a LC.

      2º – Danny não foi formado no Sporting.

      3º – Estamos 100% de acordo sobre a sua visão no que diz respeito à futurologia. Os elementos que conseguirem superar a pressão e ultrapassar a barreira psicológica, principalmente num clube como o Sporting (que é tão "minado"), vão certamente se afirmar no futebol português.

  • Vadeer
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:27 pm

    Falta ai o zezinho. Tem uma condiçao fisica impressionante, sabe pautar a velocidade de jogo e com o seu pulmao enche o campo

    Peca por vezes em complicar na saida de bola na zona mais recuada, mas isso sao situaçoes que se treinam e ensinam

    • Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:31 pm

      O Zezinho e Arias são de 1992.

      Como só estávamos a abordar a geração 93-94 optamos por não os referir.

      Mas são 2 jogadores que apreciamos e que juntamos aos 13 citados na ideia do que poderá ser o futuro do Sporting nos próximos anos.

    • Vadeer
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:11 pm

      Tem toda a razao, compreendo entao que nao o tenham referido.

      Dos 15 jogadores totais apontados. Contratar 4 ou 5 lideres como falam e sim, penso que o futuro pode ter um sorriso.

      Já dá um total de 18 jogadores interessantes.

      O proximo treinador tem que ser escolhido a dedo, nao é qualquer um que consegue gerir estes jovens e nao queimar etapas na sua evoluçao

    • Mario S.
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 10:57 pm

      Depois de ver com atencao o Zezinho veio-me a mente uma mistura de Seedorf e Davids. O respeito pela bola, trata-lhe bem e nao a larga sem ser em boas condicoes, ao mesmo tempo lutador, potente, nao tao agressivo como o Davids mas seguramente com classe e uma pujanca fisica impressionante para a idade dele.( se fizerem com ele em termos fisicos o que fizeram com o lingrinhas do Ricky quando chegou, este vai ser um boi). Desde que comecou a epoca, este e o momento que me sinto mais confiante com o futuro do clube e so quero que estes Putos evoluam constantemente e que jogadores como Carrillo e o Labyad explodam duma vez. Importante nao deixar sair o Capel (pode nao ser objectivo mas e o unico jogador que me da pica ver), ele se nao me engano, e o motor fisico e psicologico que estes miudos precisam para evoluir com raca e amor ao clube.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:31 pm

    Quando o autor fala na impossibilidade de seguir o modelo do Barça, por causa do número de jogadores de top produzidos por aquele clube, esquece-se do factor escala e de nomes como Futre, Figo, Nani, Ronaldo, Quaresma, etc. o Sporting é o único clube em Portugal com capacidade e matéria prima para seguir um modelo apoiado na formação. Quanto aos acrescentos de qualidade, quando o Sporting apostar menos na aquisição de quantidade e mais em qualidade, pode despender mais qualquer coisa nessas aquisições. A fornada que joga hoje na equipa B é, efectivamente, muito rica e o Sporting para manter uma equipa baseada em formação não precisa de fornadas destas todos os anos, precisa de um ocasional boom como este, mas basta-lhe ter 2 ou 3 jogadores por ano em condições de subir aos séniores. A ideia não é fazer equipas de 22 jogadores novos todos os anos, a ideia é fazer uma equipa assente na formação. Falar em patamares de qualidade é esquecer que eles são atingidos com competição. Contra o Sporting falo, mas Varela nunca jogou em Alvalade o que joga no fcp… o que o Sporting rpecisa é de mudar este paradigma, não pode estar à espera de trazer jogadores que catapultem o clube, tem é que ser capaz de catapultar os jogadores!

    R. Fonseca

    R. Fonseca

    • Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:36 pm

      Não está a colocar o Quaresma no patamar do Xavi, Iniesta, Busquets, Pique, Puyol, Messi, Fabregas, Pedro, etc.

      Saíram 2 jogadores do outro Mundo do Sporting: Figo e Ronaldo.
      Futre foi de Top igualmente. Nani depende da perspectiva, para nós é, para Ferguson não.
      Outros como Quaresma, Moutinho, Veloso, etc, são bons…mas comparar aos jogadores do Barcelona não é ser realista.

      Nada se compara à formação do Barcelona.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:16 pm

      Como referi é uma questão de escala… não querem comparar a quantidade de adeptos que o Sporting tem com a quantidade de adeptos do Barça, ou os valores que os clubes têm disponíveis para segurar jogadores. Quanto à questão Quaresma, sim, em termos técnicos ponho-o facilmente no patamar de Pedro ou Fabregas, o problema de Quaresma não tem a ver com potencial ou qualidade técnica, tem a ver com mentalidade e profissionalismo, questões, aliás, que a Academia do Sporting tem que trabalhar muito melhor. O Sporting tem todas as condições para assumir uma estratégia de desenvolvimento de talentos idêntica ao Barcelona, deve aprimorar as lacunas que referi. Quando referem que do Sporting, clube com 3M de adeptos, a competir num país com 10M de habitantes, sairam 2 jogadores do outro mundo e outros jogadores de TOP (mais dos que referi… Damas, Manuel Fernandes, só para falar de alguns exemplos dos anos 70 para cá que eram também jogadores de TOP) é dizer muito.

      Acima de tudo o que pretendi dizer é que o modelo a seguir é exactamente o do Barcelona, claro está que não se podem esperar, pelo menos no curto/médio prazo os mesmos resultados. Mas este modelo requer paciência… requer ser capaz de olhar para o benfica e porto a contratar estrelas e ter a contenção de não tentar ir atrás, requer ter a capacidade de ir ao Estádio apoiar a equipa nos maus momentos, requer saber que se luta com armas mais baratas (que poderão não ser inferiores, mas que não serão é confirmadamente superiores). Acima de tudo requer uma nova mentalidade de adeptos, que o sejam porque amam o clube e estão com o clube e não se tornem papagaios de repetição de jornais desportivos.

      R. Fonseca

    • Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:30 pm

      Percebemos o seu ponto-de-vista, mas à excepção de Figo e Ronaldo nenhum dos que citou conseguiu a afirmação e o reconhecimento internacional de Pique, Messi, Cesc, Busquets, Puyol, Iniesta, Pedro, Xavi, etc. Já ignorando a parte dos títulos, que na nossa opinião se enquadra mais na ideia da "escala".

      Depois acaba por ser contraditório na sua análise. Pois, diz e bem (e foi essa a ideia que tentamos passar no texto) que o Barça tem outra capacidade financeira para garantir os melhores jogadores. Mas ao mesmo tempo pretende um modelo semelhante ao dos catalães. Como espera, caso alguns dos elementos que citamos se afirmem, que o Sporting os consiga manter? Em termos de necessidade de realizar encaixes financeiros, e mesmo pela questão da própria vontade dos jogadores (querem sempre melhores salários e actuar em ligas mais interessantes), esse cenário é irreal.

    • dgenio
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:54 pm

      Concordo plenamente. Acho até incrivel que desde que me lembro (tenho 25 anos por isso não é assim tanto) oiço falar que o Sporting deve investir na formação como paradigma, e esta é uma promessa de todos os candidatos a presidentes nestes anos, mas o que se verifica é algo muito diferente. Tirando o tempo de Paulo Bento (que milagres fez no Sporting).
      Penso que o maior problema passa mesmo pelos arranjinhos que se fazem com empresarios para colocar certos jogadores no Sporting, dando assim dinheiro a ganhar aos mesmos (e que sabe indirectamente a alguns presidentes/directores).
      Não conhecendo por dentro, o que ouvi/li foi que realmente a qualidade do trabalho diminuio muito. É impensavel deixar a qualidade da academia diminuir, o Sporting deveria esforçar-se mais nesse campo. Claro que não é preciso 22 jogadores por ano a subir a senior, no entanto aquilo que seria a minha estrategia seria a seguinte:
      Antes do mais, pendo que desperdiçar recursos não é inteligente. Dispensar ou vender os jogadores que temos só porque são estrangeiros não é bom. Partindo do plantel que se tem, e assumindo algumas vendas, o Sporting deveria ser um clube que vende-se todos os anos 2 ou 3 dos seus melhores jogadores por valores altos (os 15M do VM), sendo que essas vendas permitiam a subida de 1 ou 2 jovens a equipa principal e a compra de 1 ou 2 estrelas por ano. Desta forma não havia uma pressão demasiado grande sobre a academia, poderia ir se vendendo/emprestando a maioria dos jogadores que de lá veêm, de forma a financiar o custo da mesma. Se pensarem que cada ano há (ou devia haver) pelo menos 11 jogadores novos para os seniores, o Sporting poderia fazer algum dinheiro a vender 10/9 desses jovens a clubes da 1ª ou 2ª Liga. Com esse dinheiro poderia não ser financiar a propria academia(é cara) mas tambem investir um pouco mais em jovens estrangeiros de qualidade (eu sei que isso é mau para a seleção Portuguesa, mas o Sporting deve pensar antes em si).
      Depois, subindo apenas 1 ou 2 jogadores por ano estes não teriam grande problema de pressão e teriam tempo e espaço para jogar e crescer. No entanto, para ficar ao nivel dos melhores em Portugal o Sporting tem de jogar na Champions, e passar a fase de grupos regularmente. Sem isso Benfica e especialmente Porto continuaram noutro patamar. Para garantir essa situação o necessario seria as compras de uma ou duas estrelas para a equipa (não falo de Ronaldos ou Messis), mas será assim tão dificil encontrar um Jackson, um Cardoso, um Maxi, um Lucho? Alem disso, penso que seria sempre importante que a prioridade fosse dada a compra de jogadores já em clubes nacionais (Braga e outros) de forma a diminuir tambem a capacidade desses clubes na luta do campeonato.
      Penso que esta estrategia é relativamente simples e logica de seguir, no entanto o problema principal é iniciar a mesma. Neste momento não há jogadores para vender por 15M e a equipa para lutar para passar o fase de grupos da Champions está muito fraca (nem consegue lá ir!!!). Neste caso, de forma a iniciar um processo de crescimento, existem duas soluções:
      – cortar nos custos, ficando com uma equipa com 3º maior orçamento em Portugal mas muito mais perto do 4º que do 2º. Isto implica continuar o trabalho deste periodo de transferencias (vender/emprestar jogadores com altos salarios e baixo rendimento), apostando na formação constantemente, contratando apenas em Portugal e barato. O perigo desta solução é a entrada em espiral recessiva (o clube não conseguir pagar o custo da sua divida e a qualidade do planter cair imenso).
      – Apostar forte na proxima epoca. Com o apoio de fundos, criar uma equipa mista de jogadores da formação (estes jovens de que se fala) e jogadores que não sejam do Sporting mas que deêm garantias de sucesso. Com isso valorizamos estes jovens ainda mais, voltamos a Champions e podemos ter algum momentum para continuar sem a ajuda de fundos no futuro. O problema é que esta solução implica uma visão de mercado quse perfeita, e tem sido tentada nos ultimos anos (isto foi a solução Godinho +/-) e não resultou.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 10:59 pm

      VM, o Barcelona é uma máquina bem oleada pelo que é difícil comparar resultados, quer em títulos, quer sequer em projecção de jogadores. Quando defendo seguir o modelo do Barcelona não o faço pensando no Sporting num patamar idêntico ou próximo dentro de meia-dúzia de anos, penso num Sporting capaz de lutar pelo título nacional dentro de 2 – 3 anos. O resto vem com calma, por acréscimo. Antes de nos preocuparmos com a competitividade internacional do Sporting, devemos preocuparmo-nos com a competitividade nacional e antecipar o que vai ser o movimento natural de contracção no futebol nacional. O Sporting se prosseguir na tentativa cega de apresentar nomes no defeso para sair nas parangonas dos pasquins desportivos, entra num ciclo de desvalorização de jogadores e, em breve, não consegue contratar ninguém nem ter resultados. Comprar jogadores para reciclar, com problemas fisicos ou mentais já se demonstrou não ser solução… é preferível garantir o Sporting nos 3 primeiros (para isto o Sporting tem orçamento e formação) e ir contratando internamente. O facto de o Sporting poder continuar (voltar) a ser uma das principais referências na Selecção Nacional irá ajudar a projectar jogadores para os mercados internacionais o que ajudará a fazer encaixes.

      A pedra de toque está nos adeptos, na sua paciência e na necessidade de não serem eles próprios a desvalorizar os activos do Sporting. Como alguém já disse e bem, em que é que Pererinha é inferior a Ruben Amorim (selecionável)? Ou André Martins em relação a R. Micael?! Só na experiência e no trato que lhes e´dado pelo clube onde jogam!

      R. Fonseca

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:34 pm

    Utilizar os miudos da formação como bandeira é, não só contraproducente por se tratarem de jogadores muito jovesn, como também completamente descabido do ponto de vista desportivo. Vamos por pontos. Dos jogadores jovens que todos falam, neste momento só dois tem potencial para estar no plantel principal a 100% e mesmo lutar pela titularidade: Dier e Zezinho. Os restante ainda estão muito tenrinhos pelo que mais uma época nos B só lhes faria bem.
    Quanto aos comentarios que indicam um plantel com Joaozinho à esquerda certamente não viram os mesmos jogos que eu…O rapaz é fraquinho a defender e cruzamentos vão sempre pro policia (agora nem isso, já que não há policiamente obrigatorio nos estádios!) atrás da baliza.
    Joaozinho, Jeffren, Boulahrouz não tem lugar no plantel. Claramente a manter: Patricio (dificil…); Rojo (em boa forma e motivado, pode fazer uma grande dupla com Dier); Zezinho (potencial imenso); Carrilo (de longe o melhor jogador de campo do Sporting); Capel (o VM não gosta, está no seu direito, mas é um dos mais desiquilibradores do plantel); Labyad (que começe a jogar o que sabe e será vendido brevemente por bom preço).
    Saidas: Rinaudo (gosto do estilo, postura e garra, mas temos de dar lugar a gente mais barata. E pode dar lucro a sua venda); Schaars (lento para este futebol); Ricky (apenas porque não lhe dão o devido valor aqui). Os não mencionados podem ficar para compor o plantel.

    Cumps,

    Filipe Nunes

  • Guerreiro
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:37 pm

    Concordo que estes jogadores necessitam de amadurecer com 4 ou 5 grandes jogadores ao lado, coisa que não existe neste momento -com excepção de Patrício,Schaars e Boularouz – nem sei se existirá no futuro, pois não estou a ver o SCP gastar muito dinheiro para contratar esses 4 ou 5 jogadores.Terão de ser integrados com jogadores mais experientes da nossa liga, ou estrangeiros experientes de qualidade mas por valores razoáveis(o que é difícil)
    Estes jogadores deveriam ser integrados jogando ao lado de jogadores como , Insua,Moutinho;Liedson, M.Veloso; Polga, que já cá não estão.
    As aquisições centram-se num PL,DC e em um DE.
    Penso que o mais importante por agora é dar minutos aos miúdos,não exigir-lhes nada no imediato, deixá-los amadurecer e prolongar-lhes o contrato com melhorias salariais significativas e cláusulas de rescisão elevadas, para que daqui a 3,4 anos possamos voltar a lutar por títulos.

  • Ruben Pinheiro
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 3:43 pm

    Muito obrigado por mais um excelente artigo (a acompanhar ao de ontem sobre Michael Jordan). Mas faço apenas 2 reparos: – Etock é um jogador com quilos a mais neste momento, tendo todos os defeitos consequentes dessa condição física, os golos que tem marcado ao longo da época resultam do bom posicionamento dentro da área, mas penso que neste momento não faz sentido pensar nele como um jogador interessante no futuro (entre a massa adepta também se comenta a sua conduta pouco profissional com demasiadas saídas nocturnas); o outro reparo vai para Fokobo, que apesar do seu bom posicionamento e estampa física, não tem qualidade técnica para ser médio, quanto muito defesa central, mas mesmo assim não considero que haja condições para o considerar promissor.

    • Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:38 pm

      Citamos 13 jogadores da fornada 93-94 + 2 da de 92 (Arias e Zezinho).

      Consiga o Sporting deste lote de 15 ganhar 8/9 titulares efectivos, não de aqueles para fazer número, mas verdadeiras mais-valias, e o resultado já seria tremendamente positivo.

      Pelas características físicas e técnicas de ambos, tanto o Etock como o Fokobo, na nossa opinião tem margem para ganharem o seu espaço. Se o vão conseguir, não sabemos.

    • Ruben Pinheiro
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 11:14 pm

      claro numa fase tão precoce da carreira destes jogadores nenhuma opinião será 100% certeira perante um lote de 15 jogadores, tal quantidade de factores que por vezes têm de se conjugar para alcançar o sucesso. Mesmo em relação a estes 2 jogadores a minha opinião também é pouco fundamentada, em relação a etock estou muito influenciado negativamente pelo momento actual do jogador (não tendo acompanhado a sua carreira nos anos anteriores), em relação ao fabrice na verdade ainda só vi apenas 2 jogos (oliveirense e arouca)sendo que no primeiro a impressão até foi razoavelmente boa no segundo é que fiquei com a impressão mais negativa acima citada, mas Domingo contra o Freamunde terei mais uma oportunidade para perceber melhor as suas potencialidades

  • Ricardo MPB
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:06 pm

    Vejo aqui muita gente a fazer equipas, escolher jogadores, a mascararem-se de olheiros.
    Nada disso é necessário.
    Os dirigentes do Sporting e respectivo staff técnico não andam a dormir. Isto é o seu trabalho. Construir uma equipa, potenciar jogadores, preparar as épocas vindouras e fazer bons negócios. Claro que nos últimos anos os actos de má gestão foram o prato do dia, mas vem aí uma mudança a nível dos quadros directivos e da respectiva mentalidade.
    Como adepto do Sporting acredito, piamente, que quem está á frente do Sporting, independentemente da sua competência (ou falta dela) apenas quer dar o melhor rumo para o Sporting.
    Deixemos nos de futurologias e previsões e ansiaremos por projectos com cabeça tronco e membros, que não venham apenas com ideias e jogadores mas sim com um projecto e um futuro.

    Saudações Leoninas

    • Pedro
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:15 pm

      Estranho.

      ia jurar que o Sporting estava em período eleitoral e que a próxima época não estava a ser preparada por ninguém.
      também ia jurar que as renovações estão em stand-by e que contratações de jogadores a custo zero como aconteceu o ano passado com o Labyad também não vão acontecer, porque esta direcção não o pode fazer…é o que dá estas brincadeiras nesta fase.
      se n são os adeptos a pensar em futurologias quem as vai pensar por nós? até parece que nas últimas décadas tem havido visão de mercado do Sporting.
      e como tenho a certeza que pelo menos o Bruno de Carvalho segue o VM até não acho nada mal esta ideia de projectar plantéis e dar sugestões.

    • José
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:47 pm

      Depois do caso Niculae acredita que o staff técnico não anda a dormir?

      José

    • Padecer
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:39 pm

      Eu gosto é de falar de futebol porque é um desporto que adoro e é o que me da realmente prazer. Se queres falar da gestao mete no EconomicoTv em vez de veres SportTv.
      Saudacoes portistas

    • Ricardo MPB
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 9:32 pm

      Padecer.
      É indissociável falar de gestão quando falamos de futebol. Feliz ou infelizmente foi no que o futebol moderno se tornou. Os interesses económicos são o que movem o futebol, nos dias que correm, estando quase sempre à frente do "espectáculo" que nos apaixona.

  • Anarquista Duval
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:08 pm

    Reproduzir os exemplos de Ajax e Barcelona são realmente difíceis de conseguir, mas não são impossíveis! Pode ser feita uma aproximação e "imitar" o exemplo do Borrusia Dortmund.
    O Dortmund andou vários anos com "estrelas" e "estrelinhas" (ex: Zidan, Mladen Petric, Frei, Pienaar, etc…) a lutar por lugares a meio da tabela, até que foram forçados a mudar de estratégia por questões económicas. Recorreram à cantera e outras contratações pontuais de valor e têm a equipa que todos conhecem neste momento.
    Schmelzer, Subotic, Hummels, Gotze, Grosskreutz, Sven Bender, Sahin foram todos lançados bastante novos. Inclusivé tiveram uma dupla de centrais com 19/20 anos (Subotic e Hummels) que errou, mas é com os erros que se aprende, nem que se tenha de ficar 3 anos fora da luta pelo título.
    Se o Sporting é reconhecido em todo o mundo pelas capacidades de formar jogadores e tem matéria-prima para trabalhar, é este o caminho que o Sporting tem de tomar. Formar uma espinha dorsal com jogadores da casa e fazer contratações pontuais de inegável valor para colmatar as posições em falta. Não há razão para contratar 30 estrangeiros numa época em que mais de metade são restos de outros clubes, lesionados crónicos e eternas promessas!

  • Carlos Alves
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:22 pm

    o Sporting tem que apostar nos jogadores da formação e apostar na contratação de 3 ou 4 jogadores (STEVEN VITORIA, HUGO VIANA, GHILLAS) para tornar a equipa competitiva sem entrar em loucuras. deve ainda reduzir a folha salarial e mandar embora alguns dos jogadores mais caros.
    mais importante ainda é que o Sporting deve ser dono da totalidade dos passes dos jogadores, pois caso contrario irá valorizá-los e depois não retira retorno.
    Assim para a próxima época teríamos o seguinte Plantel:4X3X3
    Guarda- redes: PATRICIO, Golas,
    Defesas: JOAOZINHO, MIGUEL LOPES, ERIC DYER, STEVEN VITORIA, Tiago Ilori, Nuno Reis, Cedric, Mika Pinto
    Médios: RINAUDO, HUGO VIANA, ZEZINHO, Bruma, Esgaio, João Mário, André Martins, Labyad,
    Avançados:CARRILLO, WOLFSWINKEL, GHILLAS, Rubio, Betinho

    • Sportinguuista
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:56 pm

      Hugo Viana também concordo consigo MESMO!!! Será possivel???
      Mika?? Muito fraco, banal.
      Rinaudo podia ir e vinha o andré leao por exemplo.

    • Invicto
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:35 pm

      Talvez conseguisses o 4º lugar, talvez…

    • Mario S.
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 11:26 pm

      Acho que neste plantel as alas tao muito fracas no sentido que nao tem banco.No sistema de Paulo Bento sim, muitos Medios Centro mais um ou outro extremo para desiquilibrar, mas num sistema 4x3x3, e um plantel muito desiquilibrado.Flanqueadores nesse plantel e so o Bruma e o Carrillo, mais ninguem.Na minha opiniao claro.

  • Apenasfutebol
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:28 pm

    Por muita pena minha passa mesmo pelo o Sporting o futuro (outra vez..)da nossa selecção nacional.. Há males que veem por bem e esta crise vai obrigar o clube de Alvalade a apostar na prata da casa.

    Que recuperem rapidamente a qualidade e competividade de outros tempos..

    Cumprimentos

  • Álvaro Costa
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:32 pm

    o problema em Portugal da formação em contraponto com Espanha ou Holanda é que nós aproveitamos o talento que aparece em vez de produzirmos jogadores talentosos.
    Jogadores como Cesc,Iniesta,Xavi,Silva,Thiago,Xabi Alonso,Busquets,Javi Martinez,Sergi Roberto,etc.. que são semelhantes na forma de jogar são produtos de uma formação baseada nos aspectos técnicos, tácticos, cognitivos que se pretende que adquiram num futuro como seniores. A formação dos jogadores deve estar intimamente ligada com aquilo que pretendemos que o Jogador venha a ser. Enquanto que Portugal se aproveita o talento de um jogador mais talentoso que se distingue por algum motivo(excepção ao excelente trabalho de Carlos Queiroz na geração de ouro).
    Espanha vai continuar a ganhar e vai continuar a produzir jogadores de grande nível porque eles são configurados para fazerem aquilo constantemente desde miúdos até seniores.
    Quanto ao trabalho em Alcochete , o que se passa é que o Sporting tem uma rede de Scouting superior aos dos outros ao nível de formação e com isso consegue sempre ir buscar os melhores jogadores mas não se trabalha a nível de "Formação" dos jogadores de forma a servirem a equipa principal do Sporting.
    Deveria existir um modelo desde a base até aos seniores e a formação devia ser feita de forma a que os jogadores fossem configurados com as características que se pretendem sobretudo a nível cognitivo na interpretação,concentração,leitura de jogo e capacidade de decisão.o talento é configurável e pode e deve ir crescendo com a idade e com a aquisição de princípios e de com a capacidade de resolver as situações e de passar os obstáculos que vão surgindo recorrendo a experiências anteriores.O problema das gerações está na forma como as trabalhamos e não na quantidade de talento em bruto que exista em cada uma delas , isso do talento em bruto não existe. o que existe é a capacidade de avaliar as situações e recorrer à memoria de experiência ao conhecimento especifico da modalidade que se vai adquirindo com o tempo

  • Vítor Agostinho
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:35 pm

    Não me lembro de ver os adeptos assobiar o Nani e o Ronaldo. O Patrício e o Veloso, recordo-me bem. Quando as equipas perdem, quase todos são assobiados, exceto em alguns países com uma cultura diferente. Quer uma aposta que se o Barcelona perdesse 5 jogos seguidos e o Messi falhasse uns golos por jogo, também era assobiado?

    • Pedro Rodrigues
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:45 pm

      O Ronaldo acredito que não (também não teve assim tantos minutos de jogo nem responsabilidade na equipa).

      Mas o Nani foi e não pouco assim, quando estava em pior forma e, devido ao seu estilo de jogo, perdia mais bolas.

  • Miguel Coelho
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:48 pm

    O modelo que o Sporting tem de seguir.. é o seu próprio modelo. Fomos campeões em 2000 e 2002 com jovens da canteira mas soubemos ir ao mercado. Há que haver equilíbrio.

  • Kaz Patafta
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:49 pm

    VM se me permitem gostava de saber a vossa opinião sobre o avançado Betinho. Visto ser um jogador que já se estreou pela A e também pertence a essa fornada de 93/94 não percebo o porque de nao darem a vossa opinião acerca dele. Não sei se terá sido por esquecimento ou propositado mas de todo o modo gostaria de saber o que pensam. Obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente artigo

    Cumprimentos

  • Ricardo
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:58 pm

    vejo que se utiliza aqui com muita facilidade a palavra "fraca" para se qualificar as gerações posteriores a 93-94. isso parece-me totalmente errado. não percebo como é que podem afirmar que tem de haver calma e e que tem de se dar tempo aos jovens quando no mesmo parágrafo os criticam.
    isto é sintomático dos sportinguistas… nunca dão tempo e nunca têm paciência.
    o meu desejo enquanto sportinguista é o de ver, um dia, a equipa principal constituida exclusivamente ou quase quase por jogadores da formação e de preferencia portugueses, mas isso nunca há-de acontecer se se começar desde logo a criticar. a geração de 95e 96 pode ter o mesmo potencial que a de 93 e 94 desde que se deixe trabalhar, e desde que não se ponha desde logo o péssimo rótulo de "fraca".
    e se a geração de 95 e 96 é "fraca" que dizer então das formações das outras equipas da liga?
    e se querem que a formação vingue, se puderem apareçam no estádio 4a feira e assistam ao jogo da nextgen

  • GSS
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 4:59 pm

    Há vários pontos desta vossa analise que discordo completamente.Desde já o facto de verem como impossíveis a reprodução de aposta na formação de Ajax e Barcelona.
    Falando apenas na equipa do Barça(visto que não vi a equipa do Ajax jogar),essa mesma formação apareceu após anos de alguns erros graves de contratações,semelhante ao que acontece com o Sporting,da sua cantera não saem também apenas "deuses do futebol" como querem fazer parecer,passaram por lá jogadores formados e não formados muito fracos como por exemplo Sylvinho,Gabri,Rodri,Pitu,Ramon Ros ou Silvestre(estes últimos 2 não tenho a certeza se são formados mas lembro me vagamente de jogos feitos por eles,possivelmente na pré-época,em que me pareceram jogadores ao nível do banco do Cucujães) e ainda vários talentos desperdiçados pelo Barcelona que,tal como Fabio Paim por exemplo,não atingiram o que prometiam lembro-me de dois exemplos gritantes como Assulin ou Giovanni dos Santos.
    De resto concordo com o que disseram e de facto,do conhecimento que vou tendo dos jogos dos juniores,a próxima fornada não estará recheada de pontencial como esta e falta de facto uma voz de comando e experiência neste equipa.Só para finalizar dizer que acho que seria um erro enorme colocar a pressão de ser capitão no Dier visto que ainda tem idade de junior e dizer também que o Ronaldo foi assobiado em Alvalade porque na altura era posto a jogar no lugar do Quaresma que era visto por todos os adeptos como um jogador fantástico e o Ronaldo era um desconhecido.SL

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:01 pm

    Foi o que eu disse no final no utlimo jogo, à 2/3 jovens que têm de ter já o contrato renovado, primeiro ainda não se assumiram e por isso o ordenado não será tão elevado para renovar e 2º, 2/3 anos de contrato no mundo do futebol não é nada, e se prolongar na próxima época já vai começar a apertar o tempo e quando derem por eles… é tarde!

  • Nuno
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 5:14 pm

    Nunca se sabe como os jogadores evoluem; quem seguia o Sporting via no Peixe um craque de nível mundial, enquanto que o Figo não passaria de um bom jogador.

    Há aqui duas questões:
    1) o futuro imediato passa pela aposta na equipa B, e em contratações de jovens jogadores, mais ou menos desconhecidos, por valores curtos.
    2) o futuro a longo prazo passa por integrar os jovens numa estrutura consolidada, e em que exista estabilidade (não podem entrar e sair 10 jogadores por ano), e um conjunto de jogadores mais experientes que permita a entrada dos jovens aos poucos, lhes dê margem de erro, e lhes permita evoluir

    Ou seja: a curto prazo, o Sporting não poderá competir com Porto e Benfica. Isso nem se discute (a não ser que um xeque invista a sério em 4 ou 5 reforços de craveira mundial). A longo prazo, a estratégia terá que passar por aposta na Academia. Só assim, o Sporting será competitivo. Mesmo sabendo que passarão alguns anos em que o talento não aparece em quantidade, e os resultados serão piores, o rumo a seguir deve ser esse.

  • Rui Amaral
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:12 pm

    Reparem … é impressionantte haver tanta qualidade em apenas uma geração!!!!!
    Temos muita sorte de ser no nosso clube que isto esta a acontecer … se virem esta equipa B e os juniores actuais ja da para formar um PLANTEL!!!!

    claro que nao temos o dinheiro do barça para manter os jogadores mas se tivermos uma boa base podemos chegar la !

    Reparem
    –>se viesse outra geraçao igual com tantos e bons jogadores ia haver conflito de geraçoes e acabavam por se perder alguns!
    –> Se a academia fornecer uma media de 1 ou 2 jogadores por ano ja nao era mesmo nada mau …
    –> nao é presiso a academia so dar estrelas ela ja estao tambem no nosso campeonato! ( ex: Pepe, Bruno Alves, Deco) é só saber fazer uma boa gestão e um clube tem sempre soluções para ter boas equipas!

    agora … é preciso essa boa gestao! e arranjar dinheiro para renovar e pagar a estes jogadores ( que sao muito mais economicos que os estrangeiros)!

  • Tiago
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:14 pm

    Não é só o Dier, na minha opinião, que tem futuro a nível mundial. Penso que o Bruma pela sua versalidade, velocidade e técnica tem todas as condições para ter sucesso a nível internacional, assim como o Labyad tem um excelente futuro à sua frente.

    Penso que estes 3 jogadores têm todas as condições, caso evoluam continuadamente, para daqui a 3/4 anos estarem, não digo JÁ Real Madrid ou Barcelona mas para serem jogadores importantes num Arsenal, United, Dortmund,etc…

  • Rui Amaral
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:27 pm

    RINAUDO

    ultimamente tenho visto alguns comentarios acerca deste jogador que "é muito fraco" …. " tem um salario elevado tem de sair" ….. " tem um mau posicionamento" …. "nao sabe sair a jogar" ………… etc

    é das poucas coisas que nao concordo com o VM !!!

    Rinaudo é um jogador com 1,77 com uma boa constituição fisica , raçudo e com provavelmente o MAIOR PULMÃO da liga!!!!
    dizem que na posição o Matic é melhor … errado!!!! …. o Matic (é um 8 que joga a 6) parece melhor porque joga numa equipa estavel que raramnete enfrenta um clube que joge ao ataque e por isso nao tem grandes dificuldades defensivas …. apenas mostra o seu melhor que é o posicionamente e a tecnica no passe e visao de jogo …..
    Fernando é melhor …. nao sei! ….. este sim ja é um seis mas sera que no Sporting ele mostrava todo o seu potencial?!

    • Jorge Siqueira
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 9:46 pm

      Rinaudo é um jogador banal que nunca chegará a lado nenhum, o próprio Jesualdo já disse que ele não tem cultura táctica nenhuma. O ideal é que ele jogue com um elemento ao lado porque como trinco não tem capacidade para uma equipa média/alta.

  • Rui Amaral
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:33 pm

    Fernando é muito bom a defender e miserável a atacar!!!! talvez seja arazao para nunca ser convocado para a canarinha….

    Rinaudo é o jogador que até hoje considero como melhor recuperador a nivel mundial !!! ele é um monstro a nivel defensivo que peca um pouco por quer fazer tudo numa equipa que nao tinha ponta por onde se lhe pegar!

    também sabe e bem construir jogadas e apesar de nestes ultimos ter corrido mal … tem uma boa precisão no passe!

    por estas razoes! considero o Rinuado o melhor trinco a jogar em portugal mas que apenas esta numa fase má …. e como não há grandes trincos a nivel mundial mais nao digo

    ps: sem resposta

    • Tiago Santos
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 7:05 pm

      ps: tem que começar a ver os jogos do porto e analisar racionalmente os do sporting…

    • Rui Amaral
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 8:08 pm

      la está …. por isso é que em cima disse que nao sabia quem era melhor … aparentemente parece o fernando mas se este tivesse no sporting neste momento e o rinaudo no porto, talvez o sr. o e eu inclusivé, estaríamos a defender jogadores diferentes

      SL

    • Lourenço
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 8:48 pm

      Rinaudo um dos melhores recuperadores mundiais???
      Rinaudo nunca jogou numa equipa que acabasse o campeonato no pódio. MENOS!! Rinaudo está a jogar mal esta época. Não tem timing no corte (por vezes pressiona que nem um louco, descompensando a equipa), é excessivamente duro, mau de cabeça (nem chega a aceitavel) e não tem humildade para jogar curto e passar logo a bola…
      Apesar disto, considero um jogador acima da média no nosso campeonato.

    • Diogo Albuquerque
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 9:26 pm

      Amigo como sportinguista, o Rinaudo tem grande atitude mas muita pouca cabeça, provavelmente é pela atitude que toda a gente sportinguista parece idolatrar, mas na procura de recuperar a bola sem atender a posição que se encontra e ao espaço que é da sua responsabilidade Rinaudo expõem em demasia a sua equipa. Um pouco à imagem de Capel, treino miúdos de formação no escalão de sub-11 que têm a mesma percepção do jogo que ele, correr para a frente com ou sem cobertura e nunca jogar nos apoios para retirar a bola da zona de pressão adversária e mudar o centro de jogo.
      Sobre o melhor em Portugal peço-lhe que veja o Benfica, Matic que senhor, e eu fui um dos inicialmente discrentes! Qualidade em tudo superior ao Javi

    • Diogo Albuquerque
      Posted Fevereiro 18, 2013 at 9:27 pm

      Amigo como sportinguista, o Rinaudo tem grande atitude mas muita pouca cabeça, provavelmente é pela atitude que toda a gente sportinguista parece idolatrar, mas na procura de recuperar a bola sem atender a posição que se encontra e ao espaço que é da sua responsabilidade Rinaudo expõem em demasia a sua equipa. Um pouco à imagem de Capel, treino miúdos de formação no escalão de sub-11 que têm a mesma percepção do jogo que ele, correr para a frente com ou sem cobertura e nunca jogar nos apoios para retirar a bola da zona de pressão adversária e mudar o centro de jogo.
      Sobre o melhor em Portugal peço-lhe que veja o Benfica, Matic que senhor, e eu fui um dos inicialmente discrentes! Qualidade em tudo superior ao Javi

    • Vadeer
      Posted Fevereiro 19, 2013 at 1:53 am

      Monstro a nivel mundial ?

      Temos que ver as coisas como sao. Palavras que caem em exagero.

      Rinaudo nao tem cultura tatica, faz excesso de faltas e apartir dos 75 minutos esse tal pulmao acaba se a parte para a agressividade e faz faltas em zonas de perigo

      Tem caracter e raça ? Sem duvida…mais nada, é um jogador util mas nao uma mais valia

    • Obscure
      Posted Fevereiro 19, 2013 at 9:47 am

      O pior cego é aquele que não quer ver ou finge não ver.

      Alguns adeptos do SCP como este Rui Amaral, vivem num mundo paralelo, só pode.

    • Rui Amaral
      Posted Fevereiro 19, 2013 at 1:18 pm

      o grande problema é que vocês baseiam-se apenas nesta época …. realmente nao acrescenta muito a equipa!

      Lourenço: sim penso que a recuperar é dos melhores e veja um jogo do sporting no ano passado e conclui isso ….. ps: desde quando é que é preciso jogar numa equipa que esta sempre no podio para ser dos melhores do mundo?!!!! ex: De Rossi (Roma) nao deixa de ser dos melhores na pisição e desde que ele joga la na roma quantas vezes é qe esta ficou no podio ?!

      Diogo Albuquerque: concordo com isso …. mas porque ninguem naquela equipa faz pressão ele vê constantemente adversarios a progredir no terreno sem oposição … ponha-se na posição e imagine como deve ser frustante (ps: mesmo assim nao é desculpa) ….. o matic foi posto a prova defensivamente nesta epoca em dois ou tres jogos, por isso nao pode ser considerado o melhor 6 da liga …. rinaudo é testado todos os jogos claro que tente a mostrar mais erros!

      Vadeer: releia novamente que vê que eu escrevo "é um monstro a nível defensivo" …. devido á escasse de trincos de qualidade a nivel mundial e sendo Rinaudo internacional pela ARGENTINA sim considero-o um dos melhores a nivel mundial, mas ainda longe de ser um "Monstro"

      Obscure: há três coisas que eu sou contra quanto a comentários em bloges de Sporting
      –> Criticas á qualidade de Rinaudo
      –> sou contra aqueles que defendem que devemos pôr a equipa B na integra e a jogar na 1ª liga sem haver integração gradual
      –> e sou CONTRA pessoas que nao respeitam a opinião dos outros (ainda por cima opiniões fundamentadas) e que insultam essas mesmas pessoa chamando-as de "cegos", "burros" , etc opiniões são opiniões … se voçê me explicar a sua sou capaz de concordar consigo e passar a compreender o seu ponto de vista.

      Espero ter respondido a tudo. Saudações Leoninas

  • Invicto
    Posted Fevereiro 18, 2013 at 6:33 pm

    Para conseguir aplicar o modelo do barcelona é presiso ser feito um trabalho a nivel de formacao, para que essa sirva a equipa principal. Isto nao acontece… a academia do Sporting apenas procura os novos talentos. O objectivo e criar uma base para que estes jovens sejam talhados para servir o plantel principal, que é exatamente o que o barcelona faz. Mas isto passa obviamente por um modelo de jogo e tactica que se aplique tanto aos rapazes de 15 anos como aos seniores, e isso é que é dificil, porque no Sporting não há nenhun Guardiola. Abracos para todos.

  • Mario S.
    Posted Fevereiro 19, 2013 at 12:08 am

    Eu acho que o futuro destes jogadores e do futebol do Sporting depende mais do que tudo,aparte da Gestao Financeira, do sistema de jogo que se quer implementar no Clube.

    Nos ultimos 7 a 8 anos nao conseguimos formar mais craques porque na minha opiniao o Clube desviou-se um pouco daquilo que e o normal na sua Escola, que e formar Flanqueadores por excelencia.

    Apesar de admirar Paulo Bento, passamos bastante tempo a jogar com 4 medios, sem extremos, e acho que a formacao pagou por isso porque daquela Academia nao sairam extremos para a primeira equipa porque simplesmente nao os utilizavamos. Excepcao feita ao Nani que conseguiu juntar um pouco da Posicao 8 a posicao 7.De resto nao vejo um extremo de jeito nos ultimos anos a sair da Academia.

    Tenho muita fe no Bruma mas acho pouco para aquela "Maquina" de Formacao que temos.

    Acho por isso que o sistema de jogo tem de ser um so, com as devidas alteracoes tacticas pontuais mas nunca fugindo a base. Estamos perante uma fornada que pode ser a futura selecao nacional, e que se o Clube fizer uma gestao competente, pode tirar o Clube da situacao financeira catastrofica que se encontra hoje.

    As principais lacunas da nossa formacao, continua a ser o potenciar dos Pontas de Lanca da Academia para a Equipa A por isso precisamos de investir com precisao nessa possicao.

    Outra das lacunas ate agora era a defesa no geral, tirando os centrais desta geracao, nunca conseguimos desde o Beto, promover um Central com Categoria da Academia para a Equipa A.

    Laterais da Academia parece que nao existem, nao se aproveita um, nao sei se por falta de qualidade ou por uma transicao para os seniores mal gerida, mas a verdade e que precisamos de constantemente estar a investir nesta posicao. Por isso e indispensavel investir nestas posicoes.

    No meio-campo nao precisamos de ninguem, ha la potencial para dar, vender e oferecer. Nao estao nos niveis de qualidade para um Sporting Clube de Portugal, mas eles vao crescer e tenho a certeza que vao explodir, porque qualidade nao falta. 3 Jogadores da Formacao mais 2 com Experiencia e nao precisamos de mais nada.

    Nas Alas e que e a tal questao, temos o Bruma, Carrillo, Capel, Jeffren e Viola.Se me dissesem ha 2 anos atras que tinhamos estas alas eu dria directo que nao estavamos inferiores a ninguem mas depois destas 2 ultimas temporadas, fiquei muito desiludido.Capel, Bruma e Carrillo tem que ficar, o Viola e um jogador que me agrada, nao esta no seu melhor ainda mas acho que e um jogador que pode ser util.Jeffren pelo que custou e pelo que ganha, tem que sair.

    Ha muita coisa a fazer e talvez mesmo mais alteracoes a fazerno Plantel, mas para resumir e se nao sair ninguem precisamos de:

    -Um Grande Ponta de Lanca (quando digo grande , nao tem de ser caro, simplesmente eficaz)
    -Um grande Central (Experiente)
    -Mais um Ala de Qualidade (para a Esquerda)
    -Um nro 10 por excelencia (experiente e que puxe pelo Labyad)

    Penso que assim poderiamos conseguir a Champions e daqui a 2/3 anos com contratacoes cirurgicas mais os jogadores da academia no seu ponto mais alto, tentar o Titulo.

  • Pedro Vieira
    Posted Fevereiro 19, 2013 at 1:02 am

    Acho é preciso ter calma com os miudos. Espero que não lhes venha a vaidade à cabeça.
    Para a idade que têm, têm uma enorme qualidade. Com o ambiente certo, podem chegar longe. Esgaio, Rubio, Dier, João Mario, Zezinho, Golas, Bruma e Arias estão na linha da frente (os mais velhos com menos potencial, mas mais impacto imediato)

  • Ricardo
    Posted Fevereiro 19, 2013 at 1:06 am

    Proxima epoca

    gk: Patricio, Marcelo e Golas (caso o patricio saia que acho provável penso que o marcelo pode assumir sem problemas e ai secalhar o ventura seria opção.

    DD – Miguel Lopes e Arias (Emprestar Cedric)
    DE – Joãozinho e Helder Cabral (gosto dele)
    DC – Rojo, Eric Dier, Onyewu ou Bolodearroz e Nuno Reis (mais o Ilori na B)
    Med Def – Rinaudo e André Leão
    Med 8 – Schaars, Adrien e Zezinho
    Med 10 – Labyad e André Martins
    Extremos – Carrillo, Jeffren, Capel, Bruma e Wilson Eduardo
    PL- RVW, Rubio e Gihlas

    Isto um plantel sem grande investimento tendo por base a prata da casa.

    Compras – Helder Cabral, Joãozinho, André Leão e Gihlas.

    Obviamente se houver algumn dinheiro ou alguma venda como o Ricky, um jogador como o bony wilfried era sempre bem vindo.

  • Carlos5902
    Posted Fevereiro 19, 2013 at 8:57 am

    o meu plantel para a proxima temporada:

    guarda redes : rui patricio , vitor golas e luis ribeiro

    defesas esquerdos : joaozinho e mica
    defesas centrais : tiago ilori , eric dier , tobias figueiredo , nuno reis e rojo
    defesas direitos : miguel lopess , cedric , arias

    medios defensivostrincos: fabrice fokobo , fabia rinaudo

    medios centronumeros 10 : labyad ,hugo viana, joao mario , zezinho grande jogador e andre martins

    extremos: bruma , capel,carrillo , esgaio iuri medeiros e jeffren

    pontas de lança : ricky van wolfswinkel , rubio , carlos mané e um avançado como o eder do braga e hassan ( rio ave )

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 20, 2013 at 2:37 pm

    No inicio dos anos 2000, vivíamos no Sporting a melhor geração de “putos” que eram aproveitados na 1ª equipa (Quaresma, Viana, Nani,Veloso, e até CR). Quase fomos campeoes (2006) nao fora um golo "fantasma" do Paços de Ferreira em Alvalade.Não tínhamos os orçamentos de Benfica e do Porto, tão pouco os seus planteis tão valiosos. Mas começou aqui a matriz da má gestão. o que aconteceu no Sporting foi tao somente isto: a obcessão em torno do défice e do passivo, (alguma coincidencia com a realidade politica?) Foi o velho paradigma da “manta curta”. Ou cobrimos os pés ou cobrimos a cabeça. O Sporting da altura, com passivos a roçar o vermelho, tinha duas alternativas: a politica expansionista, com respetivo endividamento perigoso (lembram-se no caso do Benfica em que os passes dos jogadores estavam penhorados pela Socónstroi?) ou, por outro lado, uma politica de contenção em que, inclusive, o aproveitamento da formação seria mais num sentido de lucro financeiro (venda do CR e Nani), ao invés de ser lucro desportivo.O Sporting não tinha manta suficiente comprida para cobrir pés e cabeça. Ou vendíamos as pérolas, conseguindo receitas que nos serviram por exemplo para construir a Academia (já a construção do Estadio é um erro), e com isso perdíamos competitividade, porque o Cristiano e o Nani valem meia equipa, ou aproveitamos os craques mais 2, 3 ou 4 anos, mas tínhamos que preparar os sócios para uma verdadeira refundação do conceito futebolístico, que era: formação, formação, formação, e adaptação dos putos à primeira equipa e ver Porto e Benfica a continuar a passarem-nos à frente. Que é aquilo que, por exemplo Arsenal e Liverpool fazem atualmente. Assim , o CR não seria o que é hoje e tão pouco o Nani.O ADN do Sporting é a de um clube de futebol que tem de formar para depois aproveitar a formação, mas que para isso tem que ter tempo e para ter tempo tem que ter dinheiro e paciência e para ter dinheiro tem que ter a banca credora e para ter paciência tem que ter sócios e adeptos disponíveis para estares 3, 4, 5, anos sem ganhar nada.é um ciclo vicioso. Esses mesmos sócios e adeptos que nos últimos 30 anos comemoraram 2 títulos (muitos deles nem sequer comemoraram).
    Mas agora o tempo tem de ser outro, e na minha opiniao o Jesualdo Ferreira é o homem certo no momento certo. O momento é de apostar nesta geraçao e convencer os adeptos que temos que dar um passo atrás, repensar, para daqui a um medio prazo voltarmos a ser competitivos. O proximo Presidente tem que pensar que Eric Dier, Tiago Lori,Bruma, Zezinho, Betinho, Joao Mario e tantos outros nao podem ser materia exportável, mas sim a materia prima, da qual dependa o funcionamento da máquina.É preciso um homem visionário, mas com adeptos que o acompanhem nessa visão.

    LUIS MARTINS

  • Helder Casca
    Posted Fevereiro 25, 2013 at 3:05 pm

    Concordo em absoluto com o post.

    Faltam alguns elementos de elevada craveirA para ajudar esta fornada de juventude…

    Os adeptos são muito contestários e podem queimar alguns elementos com capacidades, têm que ser mais condescendentes para com estes miúdos e lembrar o que nós éramos e fazíamos quando nós tínhamos 18,19 e 20 anos…

    Atenção, mas sem ovos(dinheiro) não se fazem omoletes…

    sAUDAÇÕES

  • Helder Casca
    Posted Fevereiro 25, 2013 at 3:07 pm

    Concordo em absoluto com o post…

    Os adeptos têm que ser mais condescendentes com os miúdos e lembrar o que cada um de nós fazia com 17,18 e 19 anos…

    Mas sem ovos(dinheiro) não se fazem omoletes…

    SAUDAÇÕES

Deixa um comentário