Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ninguém puxe os louros para si, muito menos Pinto da Costa, o grande responsável por este título é Sérgio Conceição

Sejamos honestos: quantos, no início da época, acreditavam realisticamente que o FC Porto conseguiria ser campeão nacional? No fim é fácil tomar os louros para si e defender a equipa e as opções tomadas, mas poucos, entre os quais se encontra sem dúvida alguma Sérgio Conceição, demonstraram confiança total no conjunto portista, que está a apenas um ponto de quebrar um jejum de quatro anos.

Claro que o que o técnico português se prepara para consumar não é, de modo algum, milagroso; o FC Porto, mesmo em baixo de moral, continua a ser uma potência a temer e eterno candidato ao ceptro de vencedor do campeonato, mas é interessante analisar aquilo que foi a sua época e o que sucedeu antes do início efectivo da mesma. Desde logo, SC nem sequer foi a primeira opção (Marco Silva seria o nome desejado e, provavelmente, até haveria outros à sua frente na lista de desejados), algo reconhecido por todos; depois, embora contando com um plantel de qualidade incontestável, o mesmo apresentava lacunas evidentes: falta de profundidade, soluções duvidosas para o meio-campo, ausência de uma incursão meticulosa no mercado. Todos esses aspectos eram verdade, e poderiam facilmente ter criado um sentimento de impotência no Dragão, mas Conceição revelou-se capaz de gerir as variadas questões que lhe foram surgindo, chegando a esta fase como nome insubstituível, quando no início até era visto como mera solução de recurso.

Nas últimas semanas (e sobretudo após o triunfo decisivo na Luz), parece haver uma necessidade de outras figuras regressarem à ribalta, aproveitando a carruagem montada e conduzida por Conceição para retomarem uma posição de protagonismo: caso óbvio, Pinto da Costa. Ninguém contesta a preponderância do presidente portista na construção de um FC Porto de topo, mas nos derradeiros anos as decisões erradas têm largamente superado as correctas e, para este ano, até foi incapaz de oferecer ao seu treinador as armas que este pediu. A verdade é que se tanto se fala (com razão absoluta) na “sabotagem” de Luís Filipe Vieira ao Benfica, que dizer do que o líder dos “Dragões” fez? Viu a sua equipa ser intervencionada pela UEFA, algo verdadeiramente escandaloso, o que por seu turno obrigou à venda de dois “meninos queridos” da formação (um deles num bom negócio, o outro nem por isso…) e à impossibilidade de contratar peças pelas quais SC se fartou de clamar (apesar de até o mencionar em conferências de imprensa – pedia mais um médio – o ex-Nantes no Verão só viu chegar Vaná… o 3.º guarda redes).

Assim, por muito que as farpas de PdC possam encontrar acolhimento no seio da família azul e branca (este ano deve ter falado mais no Benfica do que na sua própria equipa… ele que nos últimos quatro anos esteve estranhamente recatado nos comentários), neste momento ninguém tem o direito de retirar o protagonismo a quem o merece por inteiro: Sérgio Conceição. O antigo internacional pela selecção foi vastamente descredibilizado, no decurso da temporada, pelo seu perfil aguerrido e por privilegiar aspectos físicos em detrimento dos técnicos (Óliver, tão exigido, por exemplo também fracassou com Nuno Espírito Santo…), mas no fim do dia residiu aí uma das razões do sucesso dos “Dragões”. Este elenco é, tecnicamente, dos mais carentes dos últimos anos (além de Brahimi não há ninguém incontestavelmente acima da média – Corona é incrivelmente irregular e Óliver, de novo, voltou a fazer pouco para justificar minutos de utilização) e, optando-se por um estilo de jogo mais musculado e dependente da raça e vontade, elementos como Herrera (vilão há um ano), Sérgio Oliveira (nem sequer contava) e Marega (é necessário comentário?) passaram de dispensáveis a indispensáveis.

No fundo, não só o FC Porto será um justo campeão, assim que confirmar a conquista, como a face do sucesso é somente uma, a do treinador. Resistiu à desconfiança inicial e ao clima tempestuoso vivido no Dragão e, com um grupo que soube unir, controlou o campeonato, escorregando em momentos delicados, mas triunfando quando o tinha de fazer, na Luz. Nesta fase, é natural que outros, até por terem estado na mó de baixo durante tanto tempo, procurem ganhar espaço nas capas de jornais e na comunicação social, mas não nos deixemos enganar: este título é, senão a 100%, pelo menos 90%, de um homem só: Sérgio Conceição. Os louros lhe sejam dados…

António Hess

74 Comentários

  • Cpt Obvious
    Posted Abril 30, 2018 at 10:59 am

    Depois de todas as dificuldades financeiras no mercado de inverno, depois da forma pouco ortodoxa como SC foi contratado, depois das aparentes limitações a nivel de plantel com que a epoca foi atacada, todos diziam que este era como que um “Ano 0” para o Porto de SC. O campeonato como é obvio era o principal objectivo, mas no inicio da epoca ninguém ficaria escandalizado se dissessem que o Porto não seria campeão.
    No entanto, as expectativas começaram a subir depois de um arranque de epoca fortíssimo, e felizmente parece que é desta que acaba o jejum.
    Muito, mas muito mérito para o Sérgio pelo trabalho feito, juntamente com momentos como:
    – Lesão de Soares nos primeiros jogos que permitiram Marega entrar e NUNCA mais perder a titularidade a não ser para lesões;
    – Lesão de Danilo que acabou por não comprometer a epoca como muitos previam graças à forte entrada de SO;
    – Vitória ao Estoril;
    – Vitória ao Benfica.

    Uma vez mais, para ti, Sergio, um gigante obrigado!

  • ACT7
    Posted Abril 30, 2018 at 11:04 am

    Tudo dito.
    O SC teve muito mérito ao ganhar o campeonato, não apreciei o seu discurso muitas vezes principalmente naquela conversa dos facilitismos, do somos sempre prejudicados, pior jogo que vi na minha vida, etc.
    Ele pegou num grupo de jogadores que poucos davam alguma coisa por eles e apenas teve “contratações” cirúrgicas, como Aboubakar, Ricardo, Marega e SOliveira.
    Quanto ao estilo de jogo, não aprecio, mas foi eficaz e mas o SC foi inteligente ao apostar nesta forma de jogar pois a grande parte do plantel do Porto beneficia disso. A ambição e a união do Sérgio fez a diferença, é só recordar os clássicos onde raramente se deu contente com o empate e isso acabou por fazer a diferença.
    Parabéns ao Porto pelo campeonato, mas este é do treinador e do plantel. Não da direcção, estrutura (JMarques) que vão querer puxar os louros como diz o texto.

  • Kafka
    Posted Abril 30, 2018 at 11:12 am

    Desde Agosto que digo que o Porto tinha a melhor equipa e era o principal candidato ao título, foi a confirmação da vitória da melhor equipa

  • RicardoFaria
    Posted Abril 30, 2018 at 11:13 am

    Sérgio Conceição é, claramente, o rosto deste título!
    Quando se confirmou a sua contratação eu fui um dos que fiquei “irritado” com a mesma porque não achava que seria treinador para o meu FCPorto mas depois disso, sempre apoiei e defendi o meu treinador.
    No sábado/domingo, felizmente, vou ter de engolir em seco e festejar o título que SC ajudou a conquistar.
    Pinto da Costa na ânsia de conquistar títulos na era Lopetegui comprometeu (muito) o futuro do clube, contudo, é uma pessoa que merece várias “segundas oportunidades” por tudo o que nos deu. A partir de agora, espero que, este ano, sirva de exemplo para o que se vai fazer no futuro e que não se volte a gastar mal gasto.
    Todos os jogadores, sem excepção, merecem este apoio porque sempre mostraram raça e acreditaram que era possível chegar ao título.

    Saudações DesPortistas!

  • Sombras
    Posted Abril 30, 2018 at 11:14 am

    O grande responsável por este título é Luís Filipe Vieira, depois Rui Vitória. Depois sim, vem Sérgio Conceição. Não lhe retirando o mérito de ter feito muito com pouco, foi preciso um Benfica demasiado incompetente para o Porto conquistar este, merecido, título.

    • Carlos Rocha
      Posted Abril 30, 2018 at 11:19 am

      Lol. Isso é tudo azia? Por essa lógica os últimos campeonatos do SLB são demérito do Porto e Sporting e não mérito do Benfica. Ganhas-te mais que os outros, ponto. És campeão. Essa lógica não é a melhor. Pelo menos para mim.

      • Sombras
        Posted Abril 30, 2018 at 11:24 am

        O último discordo, mas não tenhas qualquer tipo de dúvida que o penúltimo título do Benfica foi quase só demérito do Sporting.

        E não, não é azia, essa felizmente já passou. Um Benfica minimamente competente no mercado, e um treinador que não andasse a apostar em 4-4-2 que todos víamos que não levariam a lado nenhum, e em Luisões e Felipes Augustos, e o Benfica seria campeão, não tenho qualquer dúvida.

        Mas atenção, isto não retira mérito ao Porto, que foi extremamente competente, num contexto financeiro muito muito complicado. Mas mesmo assim, com tanta incompetência do Benfica foi preciso um paio do Herrera aos 90 minutos para “selar” o título.

        É apenas uma análise crua e dura. Se acreditas que este Porto ficaria à frente de um Benfica competente, eu fico contente, porque é sinal que vão tentar repetir.

        • Galazzi
          Posted Abril 30, 2018 at 11:55 am

          Isto já para não mencionar o Pizzi. Que secalhar só não saiu do 11 porque o Krovinovic se lesiona.

          • Sombras
            Posted Abril 30, 2018 at 12:08 pm

            Eu acho que o Pizzi é mais vítima que réu. Um jogador não pode mudar de posição todos os anos e jogar sempre 50 jogos por época sem se ressentir. O Pizzi precisa de 2 ou 3 meses longe do futebol para se restabelecer.

            • ACT7
              Posted Abril 30, 2018 at 1:09 pm

              A partir do momento que não disputa uma bola, não mete o pé, manda o treinador para o c…. e se acha o o maior, deixa de ser vítima.

        • Ze Maria
          Posted Abril 30, 2018 at 12:52 pm

          Portanto Benfica faz 88 pontos e é demérito do Sporting? O Porto faz 88 pontos (como vai fazer) e é demérito do Benfica? Okok…

    • Junior
      Posted Abril 30, 2018 at 11:43 am

      O Benfica o ano passado à 31ª jornada tinha menos pontos do que esta época e acabou por ser campeão… Foi incompetência de Porto e Sporting o ano passado?

    • tiagoagm
      Posted Abril 30, 2018 at 12:03 pm

      Sem duvida. Vieira tem culpa em não ter dado jogadores de jeito a um treinador tenro que nao se queixa, porque acha se em demasiado bom treinador para potenciar jogadores como Varela, douglas e companhia. Bater tantas vez na estupidez de colocar um jogador reformado como o luisao e o portento douglas na mesma defesa ontem foi demasiado mau.

  • Nickles
    Posted Abril 30, 2018 at 11:16 am

    Acho que é a primeira vez que não concordo totalmente com um post teu.
    Qualquer treinador dos dois grandes, para ser excelente, tem a obrigação de ganhar no minimo 32/33 jogos para o campeonato. Ora o FC Porto pode ser campeão com APENAS 26 vitórias, o que demonstra que alguém andou a dormir. O Sérgio Conceição teve todo o mérito em recrutar jogadores como Marega ou o Sérgio Oliveira, mas pelo meio teve devaneios como por exemplo aquele amor ao José Sá. E ainda ofereceu pelo menos 6 pontos à descarada.. mas mesmo assim ALGUÉM não aproveitou.
    Portanto sim o SC agarrou e colou um FC Porto em cacos (4 anos a ganhar ZEROOO é muito), mas não assim tão bem coladinho para que não se pudesse partir outra vez. 50% do trabalho é todo dele, agora os outros 50% não são nem dele nem do Pinto da Costa nem de nenhum EFETIVO (atenção a esta palavra) do FC Porto.

    • J Silver
      Posted Abril 30, 2018 at 11:26 am

      Ganhar 33 jogos para o campeonato!? Isso não era ser excelente, era ser um deus. Mais calma.

      • Nickles
        Posted Abril 30, 2018 at 12:05 pm

        As 33 vitórias era roçar a perfeição.
        As 32 são as vitórias em todos os jogos com a excepção dos clássicos fora. Não é preciso ser um Deus para se conseguir isso já que na época 2010/11, onde a Liga Nos era muitissimo superior, o Porto do AVB conseguiu ganhar 27 dos 30 jogos (campeonato a 16 na altura). Depois dessa época confirmou-se que o AVB não era Deus nenhum. E só foram 27 porque o Porto a 5 jornadas do fim já era campeão.

    • crdc
      Posted Abril 30, 2018 at 11:32 am

      Se ganhasse 32 jogos faria 96 pontos. O recorde de pontos na liga é de 88 pontos por isso vencer 32 jogos é algo exagerado. Se o porto vencer os 2 jogos que lhe falta, fará 88 pontos igualando o recorde do benfica.

    • AndreADG
      Posted Abril 30, 2018 at 11:56 am

      Isto é que é ter criatividade, visto que se ganhar os 2 jogos que faltam é igualado o recorde de pontos. Mas quero ouvir mais, a ver se me escapou alguma coisa.

      • Nickles
        Posted Abril 30, 2018 at 12:09 pm

        Não te escapou nada. Esse recorde por acaso até é do Rui Vitória, e em NENHUM destes últimos 3 anos o Rui Vitória foi excelente, portanto só me estás a dar razão.

    • Braulio
      Posted Abril 30, 2018 at 12:08 pm

      O recorde de pontos no nosso campeonato com 18 equipas é de 88 pontos. O FCPorto tem neste momento 82 e ainda pode conquistar outros 6. Na prática tem tudo para ser o melhor FCPorto a 18 equipas de sempre. Logo será um campeão justo e os outros foram batidos por alguém mais forte (como o sportig ha 2 épocas). Trapattoni foi campeão com menos de 70 pontos e este ano até o Braga fez mais! Logo discordo em absoluto do comentário

  • Trust3r
    Posted Abril 30, 2018 at 11:18 am

    Não concordo a 100% com esta opinião. Pinto da Costa foi de certo o único responsável pela contratação do SC, já que ninguém acreditava que SC fosse treinador para o Porto e que tivesse sucesso. Uma aposta muito arriscada, e que agora é fácil dar palmadas nas costas.
    Quanto aos reforços, em plenas dificuldades financeiras, Pinto da Costa fez um esforço para manter as principais figuras do plantel (Danilo e Brahimi à cabeça), e com isto ainda criticar que não fizeram contratações sonantes é de todo injusto. Pinto da Costa falhou e muito nas últimos 4 anos, mas não se pode acertar sempre, ele não tem poderes mágicos.
    Com isto, Sérgio Conceição é o principal rosto do sucesso desta época sem dúvida. Foi o que mais acreditou, mais que Pinto da Costa certamente.

  • LevonAronian
    Posted Abril 30, 2018 at 11:21 am

    É sem dúvida o principal responsável pela boa campanha do Porto, pôs “mecos” como Marega ou S.Oliveira a jogar bem e com exceção daquelas duas derrotas fora seguidas a equipa, jogando melhor ou pior noutros momentos foi-se sempre aguentando.
    Por outro lado, curioso verificar que, tal como aconteceu no primeiro título destes 4 do Benfica, o ciclo é quebrado quando o atual campeão depois de ganhar tantas vezes se acomoda e pensa que pode substituir craques com Licás, Carlos Eduardos, Varelas e Douglas que ganha na mesma.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 30, 2018 at 11:28 am

    O Porto mudou radicalmente a sua forma de jogar e conseguiu dominar a Liga. Depois o Sérgio Conceição soube potenciar jogadores como o Marega, o Sérgio Oliveira, o Herrera e outros que não serviam inicialmente ao Porto como o Aboubakar do inicio da época ou o Ricardo.

    O Porto foi uma equipa agressiva, intensa, demolidora e vertical e isso na nossa Liga bate tudo. Mesmo na Europa estiveram bem a ganhar jogos importantes contra o Mónaco ou o Leipzig e sendo eliminado contra um super Liverpool.

    Os principais obreiros do título?

    Sérgio Conceição: Pela mudança radical que fez à equipa, pela objetividade com que pôs a equipa a jogar, pela alma que deu à equipa e esteve bem no discurso, sem que nada o prevesse. Melhorou imenso com a passagem no Nantes, trouxe uma identidade à equipa e valorizou muitos ativos.

    Marega: Foi o melhor jogador! A equipa sem ele era outra, a sua velocidade e potência desiquilibraram e foi importante para dar equilibrio no ataque, podendo o Otávio jogar mais por dentro de forma ao meio-campo ficar mais apetrechado.

    Alex Telles: Como eu admiro este jogador e está cada vez melhor. A sua capacidade nas bolas paradas, a sua qualidade de cruzamento e a profundidade que deu ao seu flanco foram fulcrais neste título. Tornou-se no melhor assistente da equipa por larga margem, o que é notável. Merece jogar num tubarão europeu!

    Herrera – O capitão e o motor desta equipa. O meio-campo não é o mesmo sem ele, sem ele a equipa não conseguiria jogar tão à frente no terreno e não seria intensa. Uma voz de comando e que parece ter pilhas que nunca mais acabam. É talvez o jogador mais fundamental deste Porto!

    • ACT7
      Posted Abril 30, 2018 at 11:57 am

      Fica a prova que os 3 grandes se mexem mal nos mercados.
      Porto tinha jogadores emprestados melhores que o que tinha no plantel.
      O Benfica têm jogadores emprestados (Horta, Carrillo, Yuri, Lisandro, Talisca, Jovic, Cristante, etc.) melhores que Luisão, Eliseu, Samaris, Seferovic, etc.
      O Sporting, não é tanto assim, mas têm emprestados, Matheus, D.Duarte, Geraldes, etc.

  • Galazzi
    Posted Abril 30, 2018 at 11:38 am

    A confirmar-se a vitória ou empate no jogo de Domingo, O FC Porto acaba por ser um justo campeão, premiando aquela que foi claramente a equipa mais regular durante toda a época, chegando inclusive a ser a equipa a praticar melhor futebol em Portugal (no meu ponto de vista). Aqui acho que devo destacar também o Braga.
    Claramente o mérito aqui é todo de Sérgio Conceição e dos seus jogadores que acreditaram sempre até ao fim que era possível a conquista do campeonato, trazendo de volta a mística e alma ao seio portista, isto sempre feito em comunhão com os adeptos.

  • Braulio
    Posted Abril 30, 2018 at 12:04 pm

    O problema do FCPorto nestes últimos anos, sem tirar mérito ao benfica foi a falta de identidade. Jorge Costa e Paulinho Santos controlavam um balneário já recheado de esttangeiros. Havia companheirismo, amizade e controlo nas festas entre colegas. Depois ainda houve um Bruno Alves capaz de impor esse respeito. Entretanto houve um vazio. E não se pense que esse problema está resolvido porque Sérgio Conceição levou alguma mística, alguma fome de títulos, obrigou os jogadores a dar tudo mas sem ele a equipa já não será a mesma.

    Provavelmente ainda ficará mais uma época (a ver vamos com que jogadores) e depois de ser bi-campeão provavelmente Jorge Jesus será o senhor que se segue incutindo ainda essa vontade de vencer. Mas é importante segurad alguns jogadores da formação para fazer balneário.

    O FCPorto tem ainda vários problemas. Nas equipas campeãs dos últimos 30 anos (inclui Robson, Oliveira, Jesualdo, Adrianase…) vários jogadores nem sequer calçavam como por ex: Sérgio Oliveira, André André e Herrera (inferiores a um Castro que nunca teve oportunidades), Hernani e Corona (que pela sua irregularidade ficam atrás de elementos secundários como Folha, Tarik ou C.Rodriguez), Marega e de certo modo até todos os centrais (inferiores ao que o FcPorto nos tem habituado). A verdade é que eles renderam única e exclusivamente pela forma comp Sérgio Conceição lidou com eles.

    Posto isto concordo inteiramente com o texto e 90% do mérito está no treinador. A estrutura falhou redondamente e provavelmente para o ano os reforços serão Quintero (Conceição vai transformá-lo num Riquelme) e Kelvin (novo Gelson)?!? Dinheiro não há, reforços internos terão que vir e o nosso Luís de Matos que resolva. E sinceramente, dado que o Benfica está em contenção acredito que mesmo sem matéria-prima ele consegue. Vindo Jesus também acredito que se resolva mas é tempo de começar a apostat na prata da casa (D.Costa e Dalot deviam fazer muitos jogos já para o ano) e formar verdadeiros capitães e um espírito de equipa que controle o balneário. Este ano a rodinha funcionou, para o ano vai depender das apostas. Caso o fCPorto não invista e os rivais apostarem em Saviolas e Aimars acho que nem o David Coopperfield pode ser a salvação. Mas quem sabe se umas velinhas na pré-epoca nao engatam num desconhecido tipo Hulk.

    Sérgio és o grande campeão e revelação desta época. Mérito, trabalho, empenho e raça. Contra tudo e contra todos (incluindo vários portistas que faziam de ti alguém que só tinha garra e de conhecimento tático 0) mostras-te ao mundo que és capaz. Mais um ano na tua carreira, mais experiência e apesar de tu és humilde paa aprender com os errros (correção da equipa na champions) e nunca claudicas-te quando foi preciso (vitórias sobre Benfica e Sporting) e isso mostrou aquilo de que és feito, talvez não portista de gema mas alguém que dá tudo. O esforço será recompensado na próxima semana. Parabéns ao maior obreiro

    • José S.
      Posted Abril 30, 2018 at 12:33 pm

      Análise pessoal corretíssima.
      Mas não duvide, Sérgio Conceição é um portista de gema. :)
      Cumprimentos

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 30, 2018 at 12:15 pm

    Sejamos honestos, o grande obreiro deste título não é Sérgio Conceição (fez por isso como é óbvio) e muito menos Pinto da Costa, o grande obreiro deste título é dragão de ouro e chama-se VIEIRA…

    Esse sim é o principal responsável pelo título merecido do FCP.

    • Ze Maria
      Posted Abril 30, 2018 at 12:49 pm

      Sim e o Pinto da Costa é grande obreiro do Tetra!

    • Azevedo
      Posted Abril 30, 2018 at 12:59 pm

      Isso de tentar retirar o merito aos outros é muito feio, O Porto não foi campeão por demerito dos outros como muitos uzers aqui dizem, o porto foi a melhor equipa durante todo o campeonato, logo um justo campeão com muito merito mesmo para SC. isso de o benfica isto ou o vieira aquilo é muito bonito reclamar, o porto nos anos anteriores tambem podia ter sido sempre campeão a culpa foi do Pinto da Costa por não contratar o Leo10 e o CR7 para fazerem um super ataque com o grande Moussa Marega.

    • HeberPrincipe
      Posted Abril 30, 2018 at 8:47 pm

      Até parece que o Benfica não tinha equipa suficiente para ser campeã.

  • M4R7UCH0
    Posted Abril 30, 2018 at 12:27 pm

    Se o VM, for ver no prencipio da epoca deu uma palavra sobre isso e o meu cometario foi
    1 Porto
    2 SPORTING
    3 Benfica
    Acho que não vou errar tanto talvez porque como esta ainda pode ser o Braga 3 e Benfica 4.

  • Rivelino
    Posted Abril 30, 2018 at 12:27 pm

    É muito importante ser campeão no ano em que a CL aumenta de forma substancial os prémios.

    FCP – 43M só por participar
    SLB – 43M só por participar – caso se apure após os 4 jogos de Play Off
    SCP – 23M – só por participar – caso se apure após os 4 jogos de Play Off

    O derby será um jogo crucial para so 2 rivais.

    • andreacteles
      Posted Abril 30, 2018 at 12:44 pm

      Como é que o Benfica pode receber mais 20 milhões que o SCP nas mesmas condições?

      • José S.
        Posted Abril 30, 2018 at 2:36 pm

        Os valores são assim por causa do ranking.
        Sporting está abaixo dos 30 (é não é?) e por isso uma redução maior no orçamento.
        É as novas regras.

    • Diogo23
      Posted Abril 30, 2018 at 12:58 pm

      Como chegas a essas montantes?

      Tinha ideia que a entrada na champions para 2018/2019 dava 15M€.

    • Duplo T
      Posted Abril 30, 2018 at 1:11 pm

      43 m€ so por participar? Aumenta assim tanto?

    • Diogo23
      Posted Abril 30, 2018 at 10:40 pm

      Já estive a ver e percebi a lógica.
      No próximo ano todas as equipas com acesso a fase de grupos recebem 15M€ fixos + 1,1M€ pela sua posição no ranking das 32 equipas apuradas.

      Ou seja, real Madrid, 1º do ranking receberá 15M€ + 32*1,1M€.
      O 32º classificado recebe 15M€ + 1,1M€.

      A diferença entre os 3 deve a posição do ranking.

      Ou seja, isto ainda vem aumentar o défice dos mais “pobres”.

      Real recebe mais de 50M€ só com a entrada na champions..

  • José S.
    Posted Abril 30, 2018 at 12:29 pm

    Toda a gente tem direito à sua opinião (e devíamos ter direito a responder o que não está a acontecer) mas não concordo inteiramente com o teu post Hess e deixa-me dizer-te, se me permitirem obviamente, que até acho um pouco forçado e despropositado mas que até compreendo.
    Indo por partes é lógico que parte do mérito é de Sérgio Conceição por todas as condicionantes, não foi a escolha consensual (mas a 1 de PdC) entre todos inclusive adeptos, não teve reforços (teve 1 vá) e ainda teve de unir uma equipa desfeita mentalmente aproveitando emprestados e jogadores de “2 linha”. Teve ainda de contrariar uma opinião pública generalizada que partiria em terceiro lugar, o que até foi verdade, e de provar o contrário que em Dezembro o Porto estava arreado. Por tudo isto, ele mais que ninguém, merece o título de campeão.
    Segundo, quem contratou SC foi o PdC e foi ele quem forçou a sua vinda e por isso tem a sua cota parte de mérito por acreditar que seria possível com ele, assim como acreditou com NES e quase conseguia, assim como falhou redondamente com lopetegui e há que admitir, não se acerta sempre e nunca se joga sozinho, mas falando do presidente mais titulado e com mais anos em acção acho que não se pode pedir mais. É certo que não teve reforços no início, algo que mais discutido e que SC sempre compreendeu pois tinha de ser. Mesmo assim teve reforços em Janeiro, apesar da sua pouca utilização.
    Isto do aparecer é relativo, falar do Benfica é o momento e é um não assunto quando toda gente sabe ou devia saber que é rivalidade e é assim que tem de ser vista.
    Mais más decisões do que boas por 4 anos sem ganhar nada? Talvez, mas nunca duraria para sempre.
    Quantos anos tiveram outros clubes de más decisões por não ganharem nada?
    Como disse é de momento.
    Tenho imenso gosto de ler os teus comentários, mas este parece-me um pouco forçado de mais. E se tiver que ser criticado que seja, lamento, mas é a minha opinião.
    Cumprimentos

  • Dca
    Posted Abril 30, 2018 at 12:31 pm

    Aboubakar também é forte tecnicamente.

  • Tiago Martins
    Posted Abril 30, 2018 at 12:46 pm

    De longe, o melhor treinador da época. Com o plantel mais limitado dos grandes, conseguiu potenciar o Porto colectivamente e individualmente de uma maneira espantosa (duvido que alguém tivesse previsto este rendimento de Marega, Soares, Sérgio Oliveira …).

  • Canutinho
    Posted Abril 30, 2018 at 12:51 pm

    Mais uma Vez, António hess, excelente texto!!!! Confesso que no inicio não acreditei que o SC tinha capacidade…

  • Slayer666
    Posted Abril 30, 2018 at 12:55 pm

    Acho que é mesmo mais DEMÉRITO do Benfica que mérito do Conceição…
    Benfica teve tudo na mão a 5 jornadas do fim, passou a ser o favorito mor, tinha o jogo do titulo em casa e por INCOMPETÊNCIA perdeu…comparo este titulo ao do Benfica em que o Ruiz manda para a bancada o empate com a baliza totalmente aberta e a apenas “2 metros” da linha de golo e que muito provavelmente daria o campeonato ao Sporting.

    Diria SE ainda tivéssemos o Ederson não sei não…SE SE SE SE fo**u tudo Viera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • HeberPrincipe
      Posted Abril 30, 2018 at 8:45 pm

      Uma coisa é perder um campeonato por 1 golo falhado, outra é por perder dois jogos. Há que ter isso em conta.

  • Nosferatu
    Posted Abril 30, 2018 at 1:07 pm

    Concordo com praticamente tudo. Este título é do Sérgio Conceição.
    Só não concordo que Brahimi seja o único jogador do FCP acima da média. Acho que Casiilas (ainda) está acima da média, e o mesmo se pode dizer de Ricardo, Telles e Danilo.

  • Prontauro
    Posted Abril 30, 2018 at 1:14 pm

    No início da época eu fui um dos muitos que mostraram desconfiança no Sérgio Conceição: fosse pela falta de experiência, por não ter tido uma experiência claramente de sucesso nos clubes por onde passou ou (e, se calhar, principalmente) por não ter tido direito a reforços. A seu favor via a sua garra, a sua competitividade e o facto de achar que, com ele, os jogadores nunca iriam “adormecer” em campo. Não tem sido uma época brilhante, mas tem-me surpreendido bastante e tenho de dar o braço a torcer. Ainda assim, e por muito mérito que tenha na época que está a fazer, ainda não ganhou nada e tem muito a provar.

    Alguns jogadores e momentos importantes nesta época:

    – Marega: um autêntico animal competitivo, muito bem potenciado pelo treinador, marcou muitos golos importantes e, mais que isso, quando ele está em campo a equipa tem uma outra capacidade de ir para cima do adversário, seja através das incursões do maliano, seja pelo factor psicológico que a sua presença tem no resto da equipa.

    – Herrera: o capitão, o outro patinho feio, mandou no meio campo. Tem uma capacidade de trabalho incrível, é incansável e conseguiu compensar a ausência do Danilo.

    – Sérgio Oliveira: a arma secreta para os jogos grandes, assumiu-se como titular na ausência de Danilo, relegou o Óliver e o André para o banco e manteve sempre um nível alto, acompanhando o Herrera.

    – Alex Telles e Ricardo: as duas locomotivas das laterais, dão uma profundidade incrível ao ataque, os cruzamentos do brasileiro são de alto nível e o português está a fazer um final de época numa excelente forma.

    – Marcano: passa muito despercebido, mas, para mim, é um dos jogadores mais importantes da equipa (renovar com ele!). Não é muito espalhafatoso mas é eficaz e sabe mandar um berro quando assim tem de ser. É o líder da defesa.

    – Sai José Sá, entra Casillas: a importância de Iker vai muito para além da qualidade que ainda tem. Vê-se a tranquilidade que dá aos centrais e o facto de estar em constante comunicação com a linha defensiva ajudaram a equipa numa fase decisiva da época.

    – As grandes reações às lesões de jogadores importantes: Danilo, Alex Telles (Dalot!), Ricardo, Aboubakar e Marega (a ausência mais notada destas todas).

    – A capacidade de reação aos desaires na Champions (derrotas com o Besiktas e o Liverpool em casa).

    – As vitórias contra o Estoril e o Benfica fora, e contra o Sporting em casa.

    – O domínio na fortaleza do Dragão (apenas um empate, até agora, no campeonato).

    – A visível união da equipa e a sintonia com o público.

    Por outro lado, também há aspetos negativos:

    – A incapacidade de potenciar alguns dos elementos mais criativos (Óliver, Paulinho, Otávio…).

    – A dupla eliminação das Taças contra o Sporting.

    – O problema com os penáltis.

    – A grave lesão do Danilo.

    – A humilhação sofrida contra o Liverpool.

    – A panca pelo José Sá.

    – A falta de minutos do Vaná.

    – As derrotas com o Paços e o Belenenses.

    – A contratação do Waris.

    – Os empréstimos do Rui Pedro e do Rafa Soares.

    – O regresso do Gonçalo, interrompendo-lhe a boa época que estava a fazer no Vitória.

    Posto isto, espero uma entrada assertiva no próximo jogo com o Feirense para realmente se poder festejar o tão ansiado título e, depois, começar a preparar a próxima época com cabeça, tronco e membros, com as devidas renovações e um reforço cirúrgico do plantel.

    • Marcos
      Posted Abril 30, 2018 at 6:22 pm

      Sem tirar nem pôr. É isto. É preciso renovar com Marcano, Dalot e Ricardo, urgentemente.
      Depois, a meu ver, vender Brahimi. 28 anos, deve ser a última oportunidade dele sair para um campeonato melhor.

  • T. Pinto13
    Posted Abril 30, 2018 at 1:21 pm

    Excelente texto!

  • Kacal
    Posted Abril 30, 2018 at 1:34 pm

    Houve mérito do Sérgio Conceição, como é óbvio. Mérito em trazer uma nova alma, atitude e competitividade à equipa, unir os adeptos novamente e depois o facto de ter potenciado os jogadores adaptando o estilo de jogo aos jogadores e fazendo assim com que tenhamos atingido o nosso potencial máximo dentro das limitações. Além das condicionantes que ele foi conseguindo contrariar. Nem sempre o melhor discurso e postura, nem sempre estive de acordo, mas é inegável que ele teve muito mérito e merece os elogios. Continuo a achar que seremos campeões porquê fomos os menos maus, fizemos uma boa época mas os rivais também tiveram demérito e este Porto noutras épocas não seria campeão. Mas isso vale o que vale, fomos os melhores esta época e seremos campeões como todo o mérito e justiça dentro do que foi a época e o Sérgio Conceição tem mérito nisso. Herrera e Marega são jogadores que destaco além dos outros, mais o Telles, acho que foram os melhores da época!

    • Estigarribia
      Posted Abril 30, 2018 at 3:35 pm

      Kacal, o Sérgio Conceição teve um enorme mérito na conquista do campeonato, até porque, dado as condições do fair-play financeiro, o treinador pegou em jogadores que eram patinhos feios no clube e que não contavam muito em anos anteriores (Marega, Aboubakar, Sérgio Oliveira ou Herrera, por exemplo) e fez com que esses jogadores mais os restantes formassem um núcleo dura da equipa e jogassem sempre focados na conquista do campeonato.
      E depois há outra coisa que quero salientar: aquela rodinha que os jogadores do FC Porto faziam no final de cada jogo mostrava em como os jogadores e equipa técnica estavam focados na conquista do campeonato. E eu sou a favor de que todas as equipas possam realizar essa rodinha sempre no final dos jogos para buscarem motivação extra.

      • Kacal
        Posted Maio 1, 2018 at 12:45 am

        Lá está, potenciou jogadores adaptando o seu estilo de jogo a eles e conseguiu unir o grupo e os adeptos num só. Esse foi o seu mérito. E o titulo deve-se muito a ele.

        Subscrevo!

  • Hilario
    Posted Abril 30, 2018 at 1:42 pm

    SC tem de facto mérito. Transformar o Marega, um verdadeiro pino num indivíduo nacionalmente aclamado pelos media e público em geral é incrível.

    Transformar o Herrera que estava acabadíssimo para o futebol no ano transacto no novo Seedorf é também inacreditável.

    No entanto o Porto é sim um justo campeão. Contudo o futebol praticado foi uma mistura de UFC com atletismo, razão pela qual o texto me parece exageradíssimo.

    SC perdeu 2 jogos fora e deu a liderança ao Benfica que derivado da falta de Jonas , que se viu que é 50% da equipa, e da falta de qualidade/ideia de jogo/ousadia do seu timoneiro do Benfica não soube aproveitar.

    Aquilo que eu quero dizer é que é fácil elogiar agora, mas isto lembra-me bem aquele ano do Kelvin em que se a bola fosse ao poste o JJesus era o maior e como entrou todo o trabalho foi posto em causa e o Vitor Pereira automaticamente foi o maior.

    Um Benfica que não tivesse sido sabotado por LFV e amigos e até mesmo com este treinadorzeco teria limpo este campeonato.

    De referir ainda o fraco nível exibicional do campeonato no geral em que honestamente o melhor colectivo foi o Braga. Muito pouca qualidade individual face a anos passados sobretudo em Benfica e Porto o que aliado a um sururu externo com vouchers emails e tudo o que não seja futebol, contribuiram para que isto fosse um dos piores campeonatos de que há memória recente.

    Inteiramente justa a descida do ranking europeu para Portugal infelizmente.

    Para concluir, já vi o Porto com grandes equipas e grandes ideias de jogo. Este ano não foi um desses anos, foi sim o ano em que o menos mau dos 3 ganha.

    Parabéns ao Porto, porque mais ninguém mereceu.

    • José S.
      Posted Abril 30, 2018 at 2:09 pm

      O comentário não anda longe da verdade, mas a realidade é que a nossa liga tem vindo cada vez mais a tornar-se mais fraca. Não se admite ter 4 equipas na casa dos 70 e 80 pts e depois de 4 para baixo andarem nos 40. Estamos a falar de mais de 30 pts de diferença que depois o suposto 5 ligar poderá disputar um lugar na Europa, mas como se é mais fraco competitivamente? Eu realço e sou mais um, que grande parte de culpa é dos 3 do costume como é várias vezes dito por quase todos nós, mas a liga é a maior culpada disto e enquanto andarem bonecos lá (ainda não esteve nenhum de jeito, quase que era preferível o Valentim salvo seja) isto vai demorar a mudar. Dêem mais importância a todos os clubes e pode ser que não baste apenas fazer mais pontos.
      Mas provavelmente o que falo é utópico e o capital e fanatismo prevalecerão sempre.
      Cumprimentos

  • José S.
    Posted Abril 30, 2018 at 1:53 pm

    Pelo telemóvel é tramado…desculpem pelas 2 vezes postado.
    Cumprimentos

  • Rivelino
    Posted Abril 30, 2018 at 2:21 pm

    Conceição ressuscitou o Porto e o Portismo.

  • Manchester Is Red
    Posted Abril 30, 2018 at 2:40 pm

    Acima de tudo, como benfiquista vi o Sérgio Conceição a trazer de volta a alma do Porto.

    Aprendi a respeitar o Porto por apresentar sempre uma equipa altamente competitiva e com uma garra inigualável no nosso campeonato e essa mística foi se perdendo com o passar dos anos. Gostava do Vítor Pereira porque sempre me pareceu um treinador “à Porto” com uma tremenda vontade de vencer ao serviço do clube mas o que veio depois não se adequou em nada ao perfil do clube.

    Lopetegui “matou” muito da mística do Porto e o Nuno acabou por ter uma passagem um pouco irrelevante no Dragão.

    Sérgio chegou viu e venceu ao incutir desde sempre aquela vontade de vencer que ele próprio aprendeu a ter aquando da sua passagem pelo Porto enquanto jogador.

    O Porto pode não ter sido brilhante e não tem indiscutivelmente melhores individualidades que os restantes rivais, mas tem muito muito muito muito mais vontade de vencer e muito mais raça que todos os restantes adversários.

    Sérgio Conceição é “O” obreiro da recuperação do Porto.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 30, 2018 at 2:48 pm

    Concordo em parte Hess.

    Conceição tem de facto muito mérito pela forma como sem novos ovos conseguiu fazer uma boa omelete mas acima de tudo como potenciou jogadores que à partida estavam acabados no clube e aos olhos dos próprios adeptos, como Marega, Herrera, Sérgio Oliveira ou Aboubakar.

    Com isso fez renascer aquele espírito e mística portistas que andavam arredados do Dragão.

    Isso foi a chave para devolver a crença.

    Contudo e ao contrário do que dizes há muito mérito da estrutura portista na forma como este sucesso é atingido.

    A estratégia de comunicação do Porto foi perfeita porque minou logo antes da época começar o principal rival e deixou o Sporting refém da mesma.

    Com isso Sergio conseguiu preparar a equipa com toda a tranquilidade enquanto a pressão estava toda do outro lado.

    Junte-se a isto o facto do Porto aos olhos dos outros partir com muito menos pressão devido à ausência de reforços e ao fair play financeiro, e gerou-se aí um lote de condições invejável e porventura único para o treinador trabalhar.

    Isto porque apesar de ser indesmentível que o Porto será um justíssimo campeão, não é menos verdade que a qualidade exibicional dos portistas é sofrível e Sérgio até é um dos responsáveis pelo qual o título já não estar assegurado (a birra com Casillas valeu pontos e a eliminação daquela forma da Champions).

    Em resumo, se nada pode por em causa a justiça do título, o mesmo será atingido não por o Porto ser melhor que os outros em futebol jogado mas sim porque este Porto quis muito mais este titulo que toda a concorrência, e essa instauração da crença e mística portista fizeram mais vitórias e uma equipa mais regular.

    O grande teste será na próxima época onde o Porto terá que elevar a qualidade do seu jogo sob pena do espírito guerreiro poder não chegar.

  • Luis ES
    Posted Abril 30, 2018 at 2:54 pm

    Claramente o Sérgio tem muito mérito pela época que o FC Porto se encontra a realizar e que poderá culminar com iminente título de campeão nacional. Potenciou futebolistas que ninguém dava nada, promoveu a união de um balneário como poucos previam à partida e, de um certo modo, devolveu uma confiança que faltava no Reino do Dragão. Todavia, Hess penso que faltou mencionar a situação do Casillas (um ato de gestão questionável, que poderia ter sido fraturante do ambiente do balneário porém acabou por não o ser, tendo a titularidade sido devolvida após a partida com o Liverpool no Dragão). Também é importante referir a contratação de inverno para o meio-campo dos azuis e brancos Paulinho – ao invés do que é dito no texto, penso que por lapso. Porque terá sido pouco utilizado pelo Sérgio Conceição?

  • The Boss
    Posted Abril 30, 2018 at 2:58 pm

    Sem dúvida o grande obreiro da quebra do jejum que perdurou quatro anos. Não teve a possibilidade de ir ao mercado no verão e no inverno também teve de se contentar com banalidades como Osorio, Waris ou Paciência em que nenhum deles acrescentou grande coisa à máquina bem oleada dos dragões. Só não concordo em nada com o mito alimentado durante uma temporada inteira de que o Porto tem um plantel curto. Absolutamente falso. Só ontem o Porto tinha no banco nomes como Maxi, Reyes, Óliver ou Corona sem mencionar Danilo Pereira ou Aboubakar que não constaram na ficha de jogo. Para o medíocre campeonato português ter um plantel como este é formidável.
    Mas, como fiz de questão de escrever no início, nenhum menosprezo ao trabalho regular de Conceição e pela forma como soube aproveitar as melhores características do plantel incorporadas na sua filosofia de jogo. Justos campeões e só mesmo os desaires fora sucessivos em Paços de Ferreira ou no Restelo, adiaram a festa e trouxeram alguma incerteza.

  • Berto
    Posted Abril 30, 2018 at 2:58 pm

    Eu fui dos que achei que o Porto partia como 3º candidato ao título, plantel curto, apenas uma contratação e achava que Marco Silva seria a melhor escolha para o lugar. Verdade seja dita, fruto do seu passado no clube, conseguiu reanimar o portismo em todos, sem precisar de usar o chavão “Somos Porto”. Aproveitou os recursos que tinha, fê-los acreditar, uniu-os em torno de um objetivo e com a palavra mágica O Mar Azul deu destaque a uma força de qualquer clube grande, os seus adeptos, sócios e simpatizantes.

    • NunoLFC
      Posted Abril 30, 2018 at 4:07 pm

      Sérgio Conceição sabe bem o que é ser Porto. NES não sabia. Eu cresci como benfiquista a ver o Porto ganhar tudo. A ver o Porto superar-se. Quando o NES e o Lopetegui vão à Luz jogar para o 0-0, isso não é o Porto a que estava habituado. Quando vejo o Sérgio a ir à Luz com tudo, esse é o Porto que eu conheço. E é isso que eu gostava que o Benfica fosse. O Sérgio percebe o que significa um Benfica-Porto. É mais que um jogo. E ganhou. O Rui Vitória não percebeu. O NES não percebeu. E perderam.

  • Mantorras
    Posted Abril 30, 2018 at 3:27 pm

    SC merece todo o crédito, sem dúvida. Sou suspeito porque sempre gostei dele e do seu estilo, disse aqui que num grande o mais importante é ter a liderança forte, a atitude e o carisma… a parte técnica pode sempre rodear-se de génios da coisa, recursos não faltam. É muito importante ter os jogadores na mão, haver respeitinho, saberem quem manda e muita empatia com os adeptos. É fundamental os adeptos identificarem-se com o “seu” líder também. Tudo isso SC tem. Errou quando falou do Tondela e chamou boneco ao RV, errou na abordagem a alguns jogos sendo Liverpool em casa o mais gritante e o do Paços e Belenenses os piores do campeonato.

    Parabéns ao Sérgio, parabéns ao Porto e a todos os portistas (aqui incluo naturalmente LFV).

    • NunoLFC
      Posted Abril 30, 2018 at 4:02 pm

      Errar todos erram e todos têm facetas que podemos não gostar. Eu preferia ter no Benfica um JJ ou um Sérgio, que têm carisma, pulso, conhecimento e exigência, e que de vez em quando têm tiradas desagradáveis, do que um pacifista incapaz de dar um murro na mesa e incapaz de passar uma mensagem de respeito e de liderança, que só tem crédito por ser, lá está, pacifista.

      • Mantorras
        Posted Abril 30, 2018 at 7:00 pm

        Claro, so mencionei alguns erros para perceberem isso mesmo… todos erram, e quando erram sao criticados como tem que ser, mas e muito importante levar toda a gente “com ele”, “atras dele”. Isso ele sempre conseguiu.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 30, 2018 at 3:28 pm

    O porto só será campeão porque o Sporting foi negligente , com a equipa que tem deveria ter feito melhor, quebrou quando não poderia ter quebrado ali em janeiro/fevereiro e deixou-se ficar para trás. Benfica e porto não têm melhor plantel do que o Sporting.

  • Xyeh
    Posted Abril 30, 2018 at 4:57 pm

    Há algo que deve ser dito, vejo muita gente a dizer que o Porto não foi a melhor equipa mas foi a que mais quis ganhar, o Porto estava a ser a equipa que jogava melhor futebol até à lesão do Danilo Pereira, aí o SC teve que mexer na equipa e mudar a forma de jogar passando aí a jogar muito mais na profundidade para explorar a velocidade e força do Marega. Sem o Danilo notou-se que a equipa foi obrigada a correrias extras e o desgaste apareceu (e as lesões todas).

  • CarlosFCP
    Posted Abril 30, 2018 at 6:36 pm

    No decorrer da pré época, o Porto apresentou se muito forte, se conseguisse manter essa potência ao longo da época,como de facto fez, com alguns tropeções, conseguiria ser campeão, desde logo, não foi uma surpresa total a conquista deste título.

    O que foi uma surpresa foi ter conseguido com jogadores que um ano antes não contavam, o brahimi só começou a jogar com o nes quando o Otávio se lesionou, por exemplo, o que a equipa não produzia com nes, produziu com Conceição, e muitas vezes em abundância,apesar de ter perdido a segurança defensiva da temporada anterior, e apesar do Porto do nes ter jogado muito mal em muitos jogos, não se pode dizer que ele é mau treinador, caso contrário, não teria passado o championship a pente fino, mas o que é certo é que quando saiu, estava com má reputação e deu a volta a isso.

    Marega foi o jogador mais decisivo, tem a capacidade de levar tudo à frente e, isso sim, ninguém contava que fosse a ser tão importante.

    Um elevado número de jogos resolvidos cedo e com facilidade, principalmente em casa.

    O momento mais negativo foi o estrondo da eliminação contra o Liverpool, não no sentido de ter sido uma surpresa, porque não foi, mas sim por ter passado a sensação que em 2 meses o treinador nunca viu um jogo do Liverpool, errado por completo a abordagem ao jogo, na próxima época não se poderá admitir semelhante.

    Dito isto, é começar a preparar o plantel da próxima temporada, a defesa vai ser quase toda renovada, o brahimi também acredito que poderá sair, e com os novos prémios da UEFA, é possível que o Porto tenha a capacidade para contratar que não teve esta temporada.

    Fica ainda a expectativa de como será o plantel dos rivais, não acredito que as birras do bruninho com os jogadores possam ser esquecidas, e se o Benfica terminar em 3° será curioso ver quem é que vai sair e entrar no plantel, e até se o próprio treinador irá continuar ou não, não seria nenhuma surpresa ver o Abel na Luz.

    Será uma pré época interessante para os 3 clubes.

  • Duck.
    Posted Maio 1, 2018 at 3:38 am

    Penso que se voltarmos ao início da época,não se torna assim tão imprevisível este desfecho. É fácil falar agora ( e atenção que o Porto ainda não ganhou nada), mas eu já tinha esta discussão com os meus colegas benfiquistas na abertura do campeonato.
    A verdade é que o Benfica perdeu vários titulares indiscutíveis (Lindelof, Ederson, Nelson Semedo,Mitroglou) e nunca os substituiu convenientemente (atitude de sobranceria perante os rivais?). Para além disso Jonas já não caminha para novo e parece susceptível a lesões(apesar de continuar a ser o melhor jogador do campeonato). Juntando a tudo isto, temos um Benfica, que sendo a equipa mais competente nos últimos anos, foi ganhando vários jogos decisivos no final do tempo regulamentar ou em tempo de descontos (estrelinha de campeão?) e apesar de se terem visto ainda momentos parecidos esta época, não foi suficiente (a verdade é que estiveram bastante perto do penta, muito por demérito do FCP).
    Quanto ao Sporting, apesar de ser a equipa que mais investiu e na minha opinião a com melhor plantel, vive num constante momento de indecisão e revolta resultante da presidência de BdC e como vai sendo hábito claudicou as suas hipóteses ainda bastante cedo.
    Por outro lado, o Porto não vendeu quase nenhum jogador (Rúben Neves apesar de todo o seu potencial não era titular e acho Aboubakar bastante superior a André Silva) e ainda trouxe de volta emprestados que se mostraram grandes mais valias ( Aboubakar, Sérgio Oliveira, Marega e Ricardo Pereira) o que aliado a um estilo de jogo que favorece plenamente as caraterísticas deste tipo de jogadores mais físicos (enorme trabalho de SC neste aspeto) se revelou preponderante. Gostari ainda de deixar uma palavra a NES, que apesar de não ser muito apreciado por grande parte dos Portistas , teve o mérito de ter consolidado rotinas na defesa e ao capitão Herrera que fez uma grande época sempre a um nível altíssimo e tem ainda o mérito de ter marcado um golo de uma vida no estádio da Luz.

  • Teixeira
    Posted Maio 1, 2018 at 11:59 am

    Boas…

    A concretizar-se, este título é 40% SC e 60% jogadores. O SC tem o mérito de trazer de volta ao Dragão a famosa mística e vontade de ganhar.

    Quantos dos actuais jogadores do plantel, foram campeões nacionais? Quantos deles tinham cultura de vitória? Daí se ter dito no início da época, e bem, que o FCP era o que partiria mais atrás na corrida ao título, uma vez que o treinador e o plantel nunca tinham ganho nada.

    Mas para mim os verdadeiros obreiros desta, ainda não, conquista são os jogadores. Primeiro porque souberam perceber o momento que o clube atravessava (culpa da vergonhosa gestão da SAD) e porque souberam adaptar-se às circunstâncias que lhe foram aparecendo. A primeira volta do FCP é quase perfeita, não fossem algumas arbitragens, digamos, infelizes. Na champions a equipa sentiu dificuldades, porque o plantel era claramente desequilibrado, mas com a boa preparação das bolas paradas lá deu para seguir em frente e arrecadar mais uns milhões.

    Depois veio a altura em que os jogadores tiveram de segurar isto tudo, que foi o início do ano em que os jogos eram em catadupla e apareceram as lesões quase todas. Foi nesta altura que o nível exibicional baixou e que o Porto cedeu as primeiras derrotas “duras” de engolir.

    Com todas estas adversidades os jogadores lá foram andando, acabaram por perder a liderança e foram eliminados categoricamente da Champions. Até que chegou a altura dos homens aparecerem e nesse 15 de Abril o FCP deslocou-se ao estádio do adversário mais directo, arrecadando uma vitória suada. Dir-me-ão que foi o SC quem ganhou na Luz, eu acho que não (Nem acho o SC um grande estratega táctico). Foram os jogadores que o quiseram e conseguiram, com o Herrera à cabeça, numa demonstração (ao longo da época) do que é ser um jogador e capitão à Porto. Depois de tudo o que ele passou nas outras épocas, chegar a esta altura e ser o líder incontestado deste plantel, é obra simplesmente do Herrera, que teve força mental suficiente para aguentar a pressão dos adeptos.

    Se eu pudesse personificar este título, seria no Herrera.

    Cmpts

Deixa um comentário