Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

João Graça renova pelo FC Porto até 2019; Ex-Real no Kilmarnock; Tiago Pires retira-se do surf internacional

Tem sido um dos melhores elementos da equipa B, um médio forte no passe, que tem critério e visão de jogo, mas que numa perspectiva de subida à equipa principal está atrás de outros jogadores como Chico Ramos e Ismael.

O médio João Graça renovou pelo FC Porto até ao final da época 2018/19, passando a ter uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Esta temporada, Graça, de 20 anos,  já disputou 32 jogos pelos “bês”, 29 deles na Ledman LigaPro e três na Premier League International Cup.

O lateral/extremo estava sem clube desde o final da época passada – O Francês Julien Faubert assinou com o Kilmarnock, da Escócia, até final da temporada. O defesa até tinha estado a semana passada a treinar no Saint Johnstone, mas acabou por assinar pelo clube de Rugby Park. Faubert, um dos maiores flops da história do Real Madrid (só fez 2 jogos), regressa ao Reino Unido depois de ter jogado 5 anos no West Ham

Foi o único português a chegar à elite do Surf Mundial, onde permaneceu durante 7 temporadas consecutivas (2008-2014), venceu o prémio de rookie do ano na Triple Crown do Havai em 2000, chegou por diversas vezes às meias finais do Mundial de Surf e amealhou 650 mil dólares no Circuito – O surfista português Tiago Pires, de 35 anos, anunciou esta sexta-feira o fim da carreira profissional e o adeus ao circuito mundial, depois de uma década a competir ao mais alto nível.

0 Comentários

  • Hugo Moura
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 9:29 pm

    Falar de João Graça é o mesmo que falar no jogador mais subvalorizado do panorama da formação nacional. Fico à espera da próxima convocatória dos sub21. Talento incrivel que tive o prazer de defrontar.

    • Artur Matias
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 9:53 pm

      Por vezes faz lembrar Deco.

    • Júlio Antunes
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 11:16 pm

      O Graça utilizou e de que maneira o espaço na equipa B para evoluir como jogador, e é para isso que as equipas B servem. Quando saiu dos júniores não estava minimamente preparado para o futebol profissional mas agora, depois de 40 ou 50 jogos na Segunda Liga já começa a mostrar o seu valor.

      Não sei se tem lugar nos sub21 (jogadores como Tozé, Rony Lopes ou Bruno Fernandes estão a ir abaixo o que o benefeciaria numa eventual chamada) mas a evolução de outros jogadores como Jota ou Renato Sanches faz-me acreditar que ainda falta algum tempo para o João Graça ser chamado. Mas se continuar a evolução e quiçá se conseguir mostrar a bom nível num clube de Primeira Divisão, então claro que será chamado.

    • Luís Miguel
      Posted Fevereiro 27, 2016 at 7:05 pm

      Hugo Moura, essa tua perspectiva está completamente errada, então agora o João Graça conseguiu um contrato de mais 3 épocas e tu achas que está subvalorizado?

      Então e ficas à espera que ele vá brincar aos sub21 para alterares a tua perspectiva?

      Já agora gostaria de saber qual seria a tua perspectiva se ele fosse vendido ao Milan ou PSG e continuasse sem ser chamado aos sub21. Continuarias com a perspectiva da subvalorização?

      É que uma coisa é o futebol profissional e outra são as brincadeiras nas selecções. Ir às selecções é desvalorizar.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 9:34 pm

    João Graça é um craque, muito desvalorizado. Potencial para ser um 10 de eleicao.

    Mario

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 9:46 pm

      Concordo em absoluto. Sigo normalmente a equipa B e temos ali grandes jogadores que devidamente aproveitados poderiam ser grandes mais valias ao Porto num futuro muito próximo(próxima época) e o João Graça é um desses casos muito talento tem este menino.
      Gostava que para a próxima época ele o Francisco Ramos,Vitor Gracia,o Rafa Soares e os extremos da B fizessem pelo menos a pré época na equipa A como também um prémio pelo grande época que estão a fazer pela equipa B e porque muitos deles não fariam pior que os que estão na equipa A com toda a certeza.
      Acorda Porto!!!!!!

      Luis Monteiro

    • luis bcn
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:03 pm

      Na equipa b, na II divisão são todos craques…o Marega também partiu a defesa toda do Porto mas contra o Dortmund em 180 minutos nem uma vez consegui passar pelo defesa esquerdo que é mais baixo e mais lento que ele.

      Há diferenças de patamar entre o Porto B e o Porto gritantes. Não significa muito mais do que isso. Todos os jogadores evoluem.

      Os extremos tem muita qualidade (o panamiano é bom mas o Gleison tem um qualidade técnica brutal).

      De resto, concordo, com o Luis Monteiro, os jogadores mencionados são no mínimo de I divisão. O onze inicial é muito forte…mas para jogar no FCP tem que ser mesmo craques.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:11 pm

      Pois mas este ano qualquer equipa e qualquer jogador faz estragos na defesa do Porto.Nunca vi o FCP com uma defesa tão fraca(vá la salva-se ali o Miguel Layun que para mim foi uma surpresa pois nao conhecia este jogador e o maxi quando está em forma).

      Luis Monteiro

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 9:39 pm

    Dizer adeus ou não era quase igual, já não tinha nível para o WCT, ficou patente neste último ano se bem que em Tahiti teve uma muito boa prestação. Portugal tem uma boa geração mas é preciso muito para chegar ao nível dos melhores.

    Luís Magno

    • Fura
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:27 pm

      O ano passado já só competiu no WQS. E na perna havaiana esteve muito bem. Essa prestação no Tahiti já foi em 2014…Mas antes dessa teve muitas mais.

      Ainda está para vir alguém que eleve o nome de Portugal tão alto como ele o fez durante anos a fio. Esperemos que não falte muito, mas o inicio do ano (tal como o final do ano passado), não augura nada de bom…

  • João Magalhães
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 9:44 pm

    Já eu acho o João um jogador completamente normal e que é curto para a realidade do Porto. Alguns bons atributos – mas isso quase todos o têm – que lhe permitem ter alguma qualidade ofensiva em especial a jogar dentro do bloco adversário. Fora isso é um jogador típico e abundante, hoje em dia nem tanto, que vai aparecendo no nosso futebol de formação.

    Excelente capacidade técnica, mas dificuldades a jogar no espaço e na profundidade, fruto de uma locomoção lenta e uma capacidade atlética (não confundir com tamanho ou peso, antes agilidade, aceleração com e sem bola) vulgar. Vários degraus abaixo daquilo que era o Sérgio Oliveira – que tem exactamente o mesmo handicap, daí que este tipo de número 10 só ganhe em recuar no terreno, onde as tais capacidades que referi são menos necessárias (creio que o próprio Paulo Fonseca fez isso com ele no Paços)- e, já agora, do Chico Ramos. Para mim, ele sim, um dos mais desvalorizados na formação em Portugal, já que liga as duas vertentes no seu jogo. Quem olha para ele imagina mais um jogador de trabalho e de pressão, mas tecnicamente e naquilo que é o jogo é muito forte intelectualmente. Médio para fazer uma boa carreira, a meu ver, e a pegar numa boa equipa numa fase mais avançada da carreira, já que nem todos têm que fazer o mesmo trajecto de explosão aos 19/20 (um pouco à imagem do Meireles).

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:03 pm

      Veneras o André Gomes que com 20 anos apresentava menos qualidade que o João, não consigo compreender.

      Mario

    • luis bcn
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:08 pm

      Para mim o Rafa (tecnicamente já não é da equipa b) é o melhor jogador português nos "b" do Porto, mesmo à frente do André Silva.

      De resto, o Gleison e o Ismael são de longe os melhores jogadores da equipa.

      Não me acredito que o Graça ou o Chico Ramos cheguem ao plantel principal, estão ao nível do Leandro Silva.

    • João Magalhães
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:08 pm

      São incomparáveis. Tudo aquilo que referi como handicap no Graça são forças no Gomes. E já agora o André aos 19 anos tinha sido inclusive chamado à selecção principal de Portugal. Não que isto seja garante do que vai ser o futuro, mas derruba por completo esse teu comentário.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:09 pm

      Não compreendes, Mário, porque não entendes futebol. E isso é mentira. O andré gomes aos 19 anos jogava na equipa principal do benfica com alguma regularidade e tinha oposicao de top, como matic, enzo, etc etc.

      Em relacao ao comentario do joao, subscrevo. Ha que diferenciar patamares…

      Luis

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:16 pm

      João, excelente comentário, fundamentado e a descrever bem o jogador. Agora anda na moda dizer que os jogadores com técnica sao os melhores, mas olhamos para as equipas de top e vemos jogadores brutais fisicamente (os tais atributos que referes, nao a altura e o peso), que sao rapidos, aceleram bem, dominam varias fases do jogo e tecnicamente sao bons. Dava aqui uns 50 exemplos dos tais 10 que jogam quase parados na nossa formacao e sao excelentes tecnicamente, mas chegam la cima e claro que nao servem para grandes.

      Comparar o gomes ao graça, creio que é uma piada.

      Abraço,
      Pedro Miguel Ferreira

  • Hugo Moura
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:05 pm

    João, não sei se foi coincidencia ou nao mas eu lembro-me de 2 jogos em que o Graça nao jogou por indisponibilidade na equipa B do Porto e a sua ausencia fez-se logo notar. Concordo em absoluto com o que dizes do Chico Ramos mas, para mim, que acompanho os jogos todos do FC Porto B o Graça é o mais decisivo no processo ofensivo do Porto. É ele que inventa as jogadas, é ele que descobre brechas para passar, para driblar, quer em progressao quer em ação posicional. É um jogador muito acima da média, comparo-o claramente ao Joao Carvalho, são muito parecidos. Eu até gostava de ver o Graça alguma vezes a jogar na ala esquerda, porque ele no um para um é imbativel. Graça é tudo menos um jogador normal. Acredito que nao tenhas vistos os melhores jogos dele. Um defeito que lhe aponto é o arriscar pouco no remate e às vezes dar um toque a mais na bola quando pode passar mais cedo. Fisicamente tambem concordo contigo, nao é muito desenvolvido, mas dizer que Graça é um jogador "completamente normal" é para quem nao o conhece a fundo.

    • João Magalhães
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:33 pm

      Posso estar errado ou enganado, nada contra isso, é uma opinião e foi para ouvir outras que fiz o meu comentário. Mas não é por não o conhecer, já que o vejo jogar há 7,8 anos. Naquilo que faz no campo concordo em compará-lo ao João Carvalho, mas sinceramente, em termos de impacto, acho que está alguns degraus abaixo.

    • Hugo Moura
      Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:39 pm

      Sim, talvez se tivesse mais um palmo de altura e tivesse outro fisico estariamos a falar de outro jogador, para voos muito maiores. Digo eu.

  • Pedritxo
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 10:53 pm

    Parabens ao Tiago Pires que elevou e bem o nome de Portugal no Surf, tem o meu reconhecimento e bem o merece.

  • FootOlheiro
    Posted Fevereiro 26, 2016 at 11:09 pm

    Tem qualidade e é positivo renovar, mas está uns bons furos abaixo tanto do colega Chico Ramos, como do Guzzo ou do Francisco Geraldes (todos da geração de 95).

  • Marcos
    Posted Fevereiro 27, 2016 at 12:26 am

    O Porto tem muita matéria-prima da equipa B para usar… Rafa, Victor Garcia, André Silva, os extremos, estes jogadores têm que ser aproveitados. Já o digo há muito – despachar Angel, vender Herrera (é certo que está a subir de forma com Peseiro, mas nunca me convenceu a 100%), Marega (não acrescenta nada, é um jogador que ajuda a defender), Varela, Brahimi (vedetismo a mais)… Prefiro jogadores que não sejam os maiores craques mas que se esforcem, que saibam o que é ser jogador do FC PORTO, do peso que a camisola tem. Veremos se Peseiro continua na próxima época, mas não me convence nadinha. Marco Silva era a minha opção sem pensar muito,ou AVB.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 27, 2016 at 8:00 am

    Era bonito ver um plantel com pelo menos Rafa, Graça, Ivo, Leandro,Chico Ramos, André Silva, Ismael… Victor Garcia talvez mas seria sempre um suplente. Talvez devolvesse alguma identidade ao Fc Porto mas parece-me uma verdadeira utopia. Seria demasiado arriscado numa altura em que o clube, claramente, não está bem. Este ano arriscam-se a ficar 3 anos sem um título e na história recente do Fc Porto. Agora, se a juntar a esta juventude o clube conseguisse juntar qualidade de jogadores experiente que conhecem a casa( B. Alves, Pepe, Hulk um dia, o próprio Vieirinha), jogadores que sentem a camisola e com muito futebol nas pernas, isso talvez fosse interessante! Porque apesar de não conhecer bem a formação do clube parece-me haver ainda mais qualidade a vir: Moreto, Rui Pedro, Rui Pires, Ruben Macedo, os Diogos da geração de 99… O meu favorito a chegar à equipa principal continua a ser o Diogo Costa: maturidade impressionante para um tão jovem guarda-redes e com um jogo de pés que é um deleite de ver. Um perfil não tão comum no guarda-redes português e que faz falta. Apesar da concorrência do Gudiño o Porto tem ali um gr para muitos anos

    AE

Deixa um comentário